To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estágio supervisionado.

Journal articles on the topic 'Estágio supervisionado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Estágio supervisionado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vieira, Marcilio Souza. "Estágio/Docência o Aprender da Profissão: reflexões sobre o estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Dança da UFRN." Cena 22, no. 38 (October 7, 2022): 01–12. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.122971.

Full text
Abstract:
Essa escrita partiu das inquietações e reflexões sobre a temática do Estágio Supervisionado Obrigatório, em particular do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN, e de minhas experiências vividas em tais estágios supervisionados como professor orientador. O objetivo desse artigo se propõe a compreender como se dá a formação inicial do aluno-docente em Dança no campo de estágio a partir da leitura e reflexões dos relatórios de estágio supervisionado obrigatório do Curso de Dança da UFRN. Delineado o objetivo, questiona-se: O Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN “prepara” o aluno em sua formação inicial para o mercado de trabalho? Como, a partir de tais estágios o aluno pode desenvolver habilidades necessárias para a docência? Qual a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação inicial do aluno futuro docente do curso de Dança da UFRN? A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa descritiva, tendo como abordagem a Análise de conteúdo. Para essa escrita foram lidos os relatórios de estágio de 2011 até 2021 e priorizamos para essa pesquisa os estágios feitos no Ensino Fundamental I.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Marilandi Maria Mascarello, and Josimar De Aparecido Vieira. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 17 (December 10, 2019): e7569. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.7569.

Full text
Abstract:
O estágio supervisionado, se bem planejado e conduzido, constitui-se num momento importante de construção de saberes sobre a docência e contribui para a formação docente. Assim, o objeto de estudo do presente trabalho é o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional e tem por objetivo explicitar a organização e as principais características dos estágios supervisionados que neles são desenvolvidos. Foi elaborado com base na análise de produções acadêmicas sobre o tema e contém o relato das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado que ocorre em dois cursos de formação de professores para os componentes curriculares da área técnica oferecidos no Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Aponta as contribuições de Pimenta (2011), Pimenta: Lima (2009), Almeida; Pimenta (2014), Canário (2001), Kulcsar (2012) e Piconez (2012), dentre outros. Os resultados indicam que os estágios supervisionados nos cursos de formação de professores para a educação profissional não tem se configurado como objeto de estudos acadêmicos ou relatos de experiências e, assim, nesse texto, visando contribuir para a sistematização de estudos sobre o tema, descrevemos a experiência do estágio supervisionado no IFRS - Campus Sertão que demonstra que o desenvolvimento do estágio supervisionado no processo de formação inicial de professores para a educação profissional se traduz como oportunidade para o estudante compreender criticamente o contexto onde irá atuar profissionalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Elvson Arlindo da, Gauquilane Júlia da Silva, and Givanildo Da Silva. "A experiência do estágio supervisionado na EJA no curso de pedagogia da UFAL: As vozes dos estudantes." Dialogia, no. 41 (May 10, 2022): e21116. http://dx.doi.org/10.5585/41.2022.21116.

Full text
Abstract:
O objetivo geral da pesquisa foi compreender a visão dos estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, sobre o estágio supervisionado na EJA. Os objetivos específicos foram perceber o papel do estágio supervisionado na EJA na formação dos estudantes e analisar, a partir da visão dos estudantes, as práticas vivenciadas no estágio supervisionado na EJA no curso de Pedagogia da UFAL. O caminho metodológico da pesquisa esteve pautado em uma abordagem qualitativa e na pesquisa exploratória. Os participantes da pesquisa foram estudantes do curso de Pedagogia, da UFAL, campus A. C. Simões, matriculados nos estágios III e IV, no semestre 2020.2. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line. Os dados foram analisados a partir da Análise do Conteúdo. Como resultados, foi possível notar que a práxis pedagógica dos estágios supervisionados esteve baseada na ação-reflexão-ação, reverberando em uma ação significativa para os estagiários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Simone Ribeiro da, Renato Abreu Lima, and Taciana Carvalho Coutinho. "Análise das contribuições do estágio supervisionado e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para formação de professores no Alto Solimões, Amazonas." Iniciação & Formação Docente 7, no. 2 (July 31, 2020): 355. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4192.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, as universidades ocupam um papel essencial para a formação do professor, pois no decorrer da graduação o aluno universitário realiza os estágios supervisionados que permitem um contato direto do futuro docente para conhecer o âmbito escolar e vivenciar a realidade educacional. Este trabalho teve como objetivo conhecer o funcionamento do Estágio Supervisionado e do PIBID, bem como, as concepções dos alunos sobre as respectivas realidades; analisar e comparar os documentos que regulamentam o Estágio supervisionado e o programa PIBID. A pesquisa foi realizada no Instituto Natureza e Cultura (INC/UFAM) e, teve como público alunos do 9º período matriculados no Estágio supervisionado III e, bolsistas e ex-bolsistas do PIBID. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sendo os resultados analisados quantitativa e qualitativamente. Como resultado, destaca-se que as contribuições de ambos, PIBID e Estágio Supervisionado, está centrada na melhoria da formação inicial de professores possibilitando uma integração entre universidade-escola, o que possibilita a inclusão do licenciado no contexto escolar desde o início da sua formação. Desta forma fica claro que tanto o Estágio Supervisionado como o programa PIBID tem contribuição para a formação de futuros professores da educação Básica, norteando e orientando os licenciandos para realização da prática pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Valsechi, Marília Curado. "Estágio supervisionado nas licenciaturas: concebendo o objeto sob a ótica dos estudos da linguagem." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 1, no. 1 (May 3, 2013): 500–504. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.106.

Full text
Abstract:
Esta obra reúne vários artigos que tomam o estágio curricular supervisionado na formação inicial docente em distintas licenciaturas como objeto de pesquisa. Trata-se de uma valiosa contribuição dos estudos da linguagem para compreensão do estágio supervisionado, tradicionalmente abordado pelas pesquisas da área da Educação. Ao trazer o olhar da Linguística Aplicada, a obra não só enriquece a descrição do fenômeno sob estudo, como contribui para uma reflexão crítica acerca dos modelos de estágios supervisionados, tão relevantes para a formação docente e, paradoxalmente, tão desvalorizados no cenário educacional, muitas vezes, pelos próprios agentes envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Maria do Carmo de, Maria Teresa Zampieri, and Renata Prenstteter Gama. "O O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada." Revista Baiana de Educação Matemática 2, no. 01 (December 7, 2021): e202126. http://dx.doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225.

Full text
Abstract:
Este artigo se refere a uma pesquisa qualitativa, caracterizada como documental e interpretativa em uma perspectiva histórica. Tem como objetivo apresentar o movimento de uma política institucionalizada do estágio supervisionado compartilhado de Matemática, identificando as ações que podem ser decorrentes desse movimento, com especial atenção para o contexto pandêmico. A metodologia da pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Estudo documental a partir de documentos Nacionais e de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre os estágios supervisionados obrigatórios, incluindo os documentos publicados para o contexto pandêmico; 2. Análise interpretativa dos dados das Reuniões institucionais do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto pandêmico, uma vez que, nessa instituição, o estágio supervisionado compartilhado é parte integrante do mesmo. Os resultados apontam que o estágio supervisionado compartilhado se fortaleceu na medida em que o processo de institucionalização vem avançando. As ações identificadas nesse processo consideram três dimensões: política nacional e regional de formação de professores, gestão de articulação entre universidade e escola e formação pedagógica com vistas às práticas que ocorrem nos estágios. Por fim, tais ações trazem reflexões sobre o contexto do ensino remoto na Educação Básica e a organização do estágio supervisionado nesse período, em relação ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garda, Carla Munique Aparecida, Sandra Maria Wirzbicki, and Bárbara Grace Tobaldini de Lima. "Estágio curricular supervisionado em ciências e biologia: compreensões de licenciandos e professores-orientadores." ACTIO: Docência em Ciências 8, no. 3 (December 28, 2023): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v8n3.17163.

Full text
Abstract:
A pesquisa aborda a temática Estágio Supervisionado, que pode ser compreendido como uma etapa de formação e preparação para o exercício da profissão. O estudo objetiva conhecer as concepções que os licenciandos e professores-orientadores dos estágios supervisionados do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza-PR, possuem em relação aos estágios, além de compreender como os licenciandos concebem a figura desse professor e supervisor de estágios. Considera-se importante conhecer essas compreensões, pois a prática do estágio pode gerar reflexos na ação docente por parte do futuro professor e do professor que orienta os estagiários. A coleta de informações deu-se a partir de um questionário com os licenciandos que haviam cursado as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Ciências I e Biologia I, considerando que para a realização do ECS em Biologia I o licenciando precisa ter cursado ECS em Ciências I e II, e uma entrevista com os orientadores de estágio. A análise dos dados baseou-se na Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram organizadas duas categorias mistas: I) Estágio Curricular Supervisionado: um momento de Formação, partilha de experiências e reflexão sobre a prática. II) Professores orientadores e supervisores: sujeitos fundamentais na relação entre as duas instituições formadoras. Tais categorias permitiram pensar sobre a importância de conceber o estágio como um momento de formação reflexiva e sobre a necessidade de um maior envolvimento entre universidade e escola, possibilitado pela aproximação entre os citados docentes e supervisores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Favaro, Tereza, and Elizangela Ribeiro. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Revista Serviço Social em Perspectiva 4, no. 1 (July 4, 2020): 22–44. http://dx.doi.org/10.46551/rssp.202002.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de inquietações das autoras sobre o estágio supervisionado, a partir de experiências apreendidas no exercício da profissão de Serviço Social, com trabalho voltado para a assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás, que é realizada a supervisão de estágio de campo e acadêmico em Serviço Social. O estágio é considerado essencial no processo da formação qualificada como um direito social ao estudante e também contribui na formação e reflexão do fazer profissional, como uma das dimensões de seu trabalho o estágio supervisionado, em uma instituição pública, espaço de constantes contradições, de lutas e resistências para contribuir no processo de democratização do acesso, condições de permanência e da formação, dos direitos sociais e na ruptura do ultraconservadorismo, próprio da estrutura capitalista, na conquista de outra sociabilidade, justa e igualitária, ao resguardar o direito à diversidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fonseca, Vilma Nunes da Silva. "Formação inicial de professores e a escrita reflexiva." Olhar de Professor 25 (February 4, 2022): 1–20. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.25.15802.001.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutimos como se dá o processo de reflexão de estagiários sobre a prática docente a partir da constituição de saberes adquiridos pelo aluno-mestre nos contextos escolar e acadêmico. Para isso, buscamos evidenciar na perspectiva de Smyth (1991), o percurso dos movimentos reflexivos realizados pelo futuro professor durante a produção de textos escritos no Estágio Supervisionado Curricular. Os fragmentos textuais analisados foram extraídos de relatórios de estágio supervisionado e de diários de campo, disponibilizados para pesquisa no Centro Interdisciplinar da Memória dos Estágios Supervisionados, da Universidade Federal do Tocantins. Essa incursão teórico-analítica de natureza documental aponta que os acadêmicos assumem uma postura reflexiva à medida que registram percepções que integram o conjunto de informações que contextualizam o contato com a escola, com os professores, com os alunos da Educação Básica e com o ambiente de ensino na universidade. Palavras-chave: Estágio Supervisionado Curricular; Formação inicial do professor; Escrita reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Tais Dantas da. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, no. 4 (June 30, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i4.8900.

Full text
Abstract:
Por meio deste relato de experiência, o texto pretende discutir questões relacionadas à viabilidade e aplicabilidade do estágio supervisionado em música realizado de forma remota, a partir das atividades desenvolvidas no componente Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em música da UEFS, refletindo sobre seus benefícios e desafios para a formação docente. O texto aborda o panorama curricular e administrativo do estágio em música na universidade, além de enfatizar de que forma a instituição regulamentou a realização de atividades remotas e como os estágios supervisionados se inseriram nesse contexto. O estágio supervisionado foi realizado em contexto não escolar de forma remota, cujo aporte teórico é um recorte das temáticas trabalhadas no componente curricular, destacando o ensino de música em espaços não escolares, como projetos de inclusão sócio musical e a extensão universitária. Foi possível verificar que uma parte significativa dos processos de ensino e aprendizagem no estágio cumpriu seus objetivos. Assim, é correto afirmar que a prática desenvolvida contribuiu no processo de formação, contudo entendemos que a mesma não substitui a experiência de sala de aula presencial, sendo um caminho possível dentro das diferentes formas de aprender e ensinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Camargo, Daiana, and Marilúcia Antonia de Resende Peroza. "Aprendizagem da Docência no Estágio: Trocas de Experiências em uma Proposta Extensionista." Revista Ensin@ UFMS 4, no. 8 (December 31, 2023): 747–61. http://dx.doi.org/10.55028/revens.v4i8.19659.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma ação extensionista desenvolvida no âmbito dos estágios curriculares supervisionados do Curso de Pedagogia da UEPG/PR. Trata-se da “Mostra de Estágio” que é compreendida como um espaço de partilha e de trocas de experiências referentes aos processos de aprendizagem da docência (MIZUKAMI, 2010). A proposta extensionista que abrange todas as disciplinas de estágios na Educação Básica, será focalizada em alguns aspectos importantes para a formação docente na Educação Infantil, expressos na avaliação dos discentes que participaram da proposta. O evento foi organizado de modo que os acadêmicos apresentassem à comunidade os materiais desenvolvidos nas práticas com as crianças e com as profissionais das escolas, assim como, os resultados de reflexões oriundas do Estágio Curricular Supervisionado em docência na Educação Infantil, do Estágio Curricular Supervisionado em docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional I e II a fim de apresentar ao conjunto de acadêmicos do Curso de Pedagogia e professores, as propostas que foram desenvolvidas no decorrer do ano letivo. As avaliações indicam que o momento de socialização das aprendizagens e experiências de estágios por meio do evento traz contribuições para a formação inicial dos acadêmicos e favorece a valorização das propostas e reflexões desenvolvidas pelos discentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Jociane Marthendal Oliveira. "Estágio supervisionado e práticas educativas em foco." Laplage em Revista 4, no. 2 (May 15, 2018): 200. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201842490p.200-203.

Full text
Abstract:
Estágio Supervisionado e Práticas Educativas: diálogos interdisciplinares tem como foco ampliar as discussões e pesquisas sobre estágios supervisionados e se estes estariam provocando o surgimento para um campo próprio de investigações interdisciplinares. A presente obra foi publicada pela Editora UEMS em 2011, tem 336 páginas, e é composta por prefácio, apresentação da obra, agradecimentos. O livro é dividido em três partes. A primeira composta por três capítulos que tratam dos questionamentos de modelos e concepções sobre o fazer-se professor e o estágio como proposta de oportunizar a constituição e auto percepção do sujeito docente; a segunda, também composta por três capítulos reúne áreas distintas relacionadas a questões relativas às práticas educativas na formação docente e a terceira e última parte; organizada em nove capítulos, apresenta e discute experiências de estágio supervisionado em diferentes cursos de licenciatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Martins, André Ferrer P. "Estágio supervisionado em física: o pulso ainda pulsa..." Revista Brasileira de Ensino de Física 31, no. 3 (September 2009): 3402.1–3402.7. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172009000300006.

Full text
Abstract:
Situado no campo da formação inicial de professores, esse trabalho aborda questões referentes ao estágio curricular supervisionado em física. Embora as disciplinas de "Prática de Ensino" e/ou "Estágio Supervisionado" das Licenciaturas devam desempenhar um papel de "disciplinas integradoras" entre a prática de sala de aula e os conteúdos acadêmicos, cabe perguntar se esses componentes curriculares têm cumprido essa função, assim como pesquisar quais tipos de problemas surgem durante a realização dos estágios supervisionados. Nesse estudo, procuramos investigar as principais dificuldades enfrentadas por licenciandos do último semestre de um curso de licenciatura em física, especificamente no que diz respeito ao momento dos estágios supervisionados. Avaliamos, também, as condições oferecidas, pelas escolas, para o trabalho dos licenciandos. Tendo como principal instrumento o "diário de campo" de observação, construído ao longo das visitas efetuadas a 19 escolas durante o segundo semestre de 2007, construiu-se um conjunto de três categorias de análise, a partir das quais os dados puderam ser interpretados. Nossas conclusões sugerem reflexões em diversos níveis, desde certas reorientações do curso de Licenciatura até recomendações endereçadas aos poderes públicos responsáveis pela gestão das instituições escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira, Lúcia Gracia. "REINVENTAR A DOCÊNCIA: PROBLEMATIZANDO O TEMPO DA PANDEMIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 3, no. 8 (June 30, 2022): 1–25. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v3i8.11008.

Full text
Abstract:
O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória das licenciaturas que foi muito impactada pela pandemia da COVID-19, devido ao seu caráter prático de atuação profissional. Dessa forma, buscamos neste artigo problematizar o tempo da pandemia para o desenvolvimento do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia, tomando como ponto de entrada a reinvenção da docência. Sabemos que a profissão de professor foi atingida pela crise sanitária de modo peculiar, visto que foi necessário a implementação do ensino remoto emergencial, em razão da suspensão das atividades presenciais. Com isso, aqui encontram-se partilhadas de narrativas de estudantes de um estágio supervisionado ocorrido durante a pandemia, produzidas a partir de uma situação-problema proposta como atividade avaliativa da disciplina. Assim, deu-se no âmbito qualitativo e exploratório no primeiro semestre letivo do ano de 2020. As narrativas são expostas em blocos e mostraram que a pandemia exigiu mudanças nos modos de organizar e desenvolver os estágios supervisionados dos cursos de licenciaturas. Além disso, impulsionou a construção de muitas aprendizagens da docência, relacionadas as incertezas que pairam sobre a profissão docente para os quais devemos estar preparados, que na docência é preciso refletir e também infletir, questionar, não ceder, reconhecer as necessidades, construir, mobilizar, ressignificar, reinventar entre outros. Dessa forma, o tempo da pandemia foi problematizado no estágio supervisionado e pudemos aprender com isso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mistura Zanon, Jessica. "A mobilização de saberes docentes no estágio supervisionado: contribuições na/para a formação de futuras professoras de Matemática." Com a Palavra, o Professor 3, no. 3 (December 17, 2018): 180. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v3i3.244.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de Matemática. Uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em estudos sobre a formação inicial, a aprendizagem da docência, o estágio supervisionado e a formação matemática do professor. Foi realizada em uma universidade pública do sul Bahia e teve como participantes três alunas/estagiárias, três professoras de Matemática – supervisoras do estágio nas escolas campo e duas professoras que lecionaram as disciplinas Estágio Supervisionado II e III na universidade. Os instrumentos para produção do material empírico foram a análise do Projeto Acadêmico Curricular (BAHIA, 2006) do curso de licenciatura em Matemática; observações durante as aulas de Estágio Supervisionado II e III na universidade; observações durante a realização das atividades de estágio (oficina e regência) nas escolas campo de estágio; e entrevistas com: coordenador do curso, três alunas/estagiárias; duas professoras da disciplina Estágio Supervisionado II e III e as professoras de Matemática supervisoras nas escolas campo do estágio. Diante do material empírico localizado e produzido, os dados foram analisados e organizados em três categorias: a mobilização dos saberes docentes durante o estágio supervisionado; a articulação entre universidade, escola da educação básica e aluna/estagiária e as contribuições do estagio supervisionado para a formação inicial do professor de Matemática. Os resultados obtidos indicaram que as alunas/estagiárias mobilizaram uma variedade de saberes docentes. Contudo, cada uma vivenciou uma realidade diferente tendo aprendizagens singulares. Entre os saberes mobilizados, destacamos: o disciplinar (Matemática); o pedagógico; o conhecimento sobre os alunos e aqueles adquiridos a partir da experiência com as professoras da universidade e das escolas. No que diz respeito à articulação universidade – escola, constatamos que ainda não acontece, durante o desenvolvimento dos Estágios Supervisionados II e III. Por fim, para cada aluna/estagiária o estágio supervisionado contribuiu de forma diferenciada, pois, além das realidades distintas, as experiências docentes anteriores eram diferentes, o que também contribuiu para a formação docente nos seguintes fatores: a relação/troca de experiências com as professoras, da universidade e das escolas; a oportunidade de aprenderem a ensinar e se tornarem professoras; momentos de reflexão e ressignificação dos saberes docentes e mudanças na prática que evidenciaram um desenvolvimento profissional. Entretanto, destacaram-se algumas barreiras que representam o distanciamento entre a teoria e a prática, principalmente em relação ao saber disciplinar (Matemática) estudado na universidade e o ensinado na escola, o que permitiu inferir sobre a necessidade de repensar o projeto do curso e as propostas de formação do professor de Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos, and Tamyres Bernardo de Souza. "O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre a práxis docente na formação inicial de professores de química do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Nilópolis." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 22, 2020): e391996918. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6918.

Full text
Abstract:
A formação de professores, em específico, o estágio supervisionado, é alvo de discussão entre diversos pesquisadores das áreas de ensino e educação no Brasil há muito tempo. Com o objetivo de compreender a percepção que os licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ, campus Nilópolis, possuem sobre a contribuição e importância do Estágio Supervisionado em sua formação docente, em diversos aspectos, realizou-se o presente trabalho. Esta pesquisa trata-se de uma investigação qualitativa realizada com alunos que cursaram pelo menos um dos três estágios supervisionados obrigatórios oferecidos no curso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aberto, constituído por cinco perguntas abertas, e a metodologia empregada na pesquisa foi a Análise de Conteúdo, segundo Bardin, que prediz a categorização do conteúdo das respostas obtidas por frequência de aparecimento de termos iguais ou termos com mesmo conteúdo semântico. Através da análise dos resultados da pesquisa pôde-se concluir que os futuros docentes compreendem o estágio supervisionado, na maioria das vezes, como a parte prática do seu curso de formação. O estágio deve ser entendido pelos futuros docentes como um espaço que propicia a construção da identidade docente e momentos de reflexão sobre a prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Nacaguma, Simone, and Alvaro Antonio Caretta. "A parceria Escola-Universidade no protagonismo da formação docente: leituras e olhares." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 1, no. 1 (May 3, 2013): 436–54. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.71.

Full text
Abstract:
Resumo O presente relato tem como objetivo descrever o início dos estágios supervisionados em língua portuguesa e suas literaturas a partir da relevância do estabelecimento da parceria escola-universidade. Busca ainda tecer algumas reflexões acerca do olhar da universidade sobre as escolas públicas de educação básica. Palavras-chave: estágio supervisionado; parceria escola-universidade; leituras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Noro, Luiz, and Paulo Capel Narvai. "Estágio curricular supervisionado." Revista da ABENO 21, no. 1 (December 22, 2021): 1744. http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1744.

Full text
Abstract:
O estágio curricular obrigatório desenvolvido pelos cursos de Odontologia é o elemento mais estratégico para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) como ordenador da formação de cirurgiões-dentistas. No presente estudo busca-se aprofundar a reflexão sobre a origem das limitações ao desenvolvimento do estágio no SUS e o papel de diferentes instituições e atores nessas dificuldades. Também procura avaliar as limitações e desafios impostos a essa orientação educacional considerando a hegemonia da odontologia de mercado na formação, a qual se expressa no papel pedagógico central atribuído ao procedimento odontológico individual em detrimento do que preconiza a saúde bucal coletiva. Trata-se de ensaio teórico, em que se identificam avanços nessas atividades, obtidos ao se colocar o SUS como campo de estágio essencial para a formação profissional, analisando-os à luz da Constituição Federal, das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Odontologia e de iniciativas desencadeadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde. A análise reconhece o estágio curricular como um elemento potencialmente estruturante do SUS e identifica fatores que o favorecem e que a ele se contrapõem, no próprio SUS, na academia e nos movimentos empresariais. Para isso, deve efetivar parceria com os serviços públicos de saúde, contribuir com o planejamento e gestão de suas atividades, proporcionar formação aos preceptores e pessoal auxiliar envolvidos, além de prover articulação com o controle social. Todos os docentes deveriam ser atores estratégicos dos estágios a partir de sua vinculação de modo permanente a alguma ação ou serviço do SUS, em seus diferentes graus de complexidade, independentemente dos componentes curriculares aos quais está vinculado. Esse desafio transcende os processos tradicionais de formação uma vez que mais do que as estratégias pedagógicas, para essa conquista é mister que o Estado brasileiro, efetivamente, cumpra seu papel no fortalecimento do SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Melo, Marilândes Mól Ribeiro, and Anelise Grunfeld De Luca. "EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REALIZADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 18 (March 29, 2020): e7502. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2020.7502.

Full text
Abstract:
Os Estágios Supervisionados foram regulamentados na década de 1970, considerando que havia um sério debate nas instituições escolares sobre as atribuições a serem assumidas pelos estagiários. Nesse contexto ocorria que os profissionais eram substituídos por estagiários que recebiam baixas remunerações por possuírem formação incompleta. Com a promulgação da Lei nº 11.788 de setembro de 2008, a prática de Estágio Supervisionado foi regulamentada e estabeleceu o caráter educacional dessa atividade formativa. Assim sendo, visa à formação e a inserção do acadêmico na prática profissional de professor, constituindo-se uma referência de conhecimento para o futuro docente e uma oportunidade que as instituições de ensino oferecem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para além da sala de aula; é neste momento que o futuro professor faz sua inserção e reflexões iniciais sobre a profissão. Dito isto, o presente artigo tem como finalidade analisar as experiências de Estágio Supervisionado obrigatório, realizadas no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari. Para isso, fazemos uma abordagem histórica de constituição do curso, para em seguida debater sobre a concretização do Estágio Supervisionado, descrevendo sua forma de realização, bem com abordando os principais temas e práticas desenvolvidos pelos acadêmicos do referido curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Parma, Fabiano Willian, and Roberto Nardi. "O papel das atividades experimentais segundo futuros professores de física em estágio de regência." Revista de Enseñanza de la Física 33, no. 2 (November 5, 2021): 429–36. http://dx.doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n2.35293.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva investigar, no contexto das atividades de regência de um estágio supervisionado, que sentidos são atribuídos por futuros professores de Física para o papel das atividades experimentais desenvolvidas durante as aulas ministradas. Sendo assim, são discutidas as modalidades e características das atividades experimentais que podem ser desenvolvidas no ensino de Ciências e, também, sobre o papel dos estágios supervisionados na formação de professores. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos discursos produzidos por um grupo de licenciandos em três momentos da disciplina de Estágio Supervisionado: logo após a regência, por meio de um questionário; durante as reuniões de reflexão; e por meio do relatório final do estágio. A análise dos dados foi fundamentada a partir de noções da Análise de Discurso pecheutiana, desenvolvida no Brasil, principalmente, por Eni Orlandi. Sob tal contexto, os resultados mostram que, ao planejar as atividades do Estágio, os futuros professores têm como proposta realizar atividades experimentais em uma perspectiva investigativa. No entanto, em sua prática docente acabam reproduzindo a prática de seus formadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Marafigo, Sheila, and Ivanilda Higa. "Estágio Supervisionado Investigativo." Linhas Crí­ticas 27 (September 8, 2021): e37823. http://dx.doi.org/10.26512/lc27202137823.

Full text
Abstract:
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação teoria e prática e entre sujeitos e instituições no estágio de docência e, de forma consequente, propor diretrizes para a organização de um Estágio Supervisionado Investigativo (ESI). Argumentamos por um ESI em que relações entre instituições e sujeitos sejam mais horizontais, fomentando a articulação entre teoria e prática mediante a práxis num processo formativo transformador. Em consonância com os princípios freireanos sistematizados nos Três Momentos Pedagógicos (Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), propomos diretrizes para um ESI na formação inicial de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lopes, Debora Cristina. "Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente: análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR." Revista de Iniciação à Docência 9, no. 1 (May 27, 2024): e13688. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13688.

Full text
Abstract:
A pesquisa busca analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente. Para tanto, foram discutidas questões relacionadas às dificuldades encontradas pelo estagiário em sua prática docente e o papel da Universidade como instituição formadora. A pesquisa bibliográfica baseia-se em autores como: Tardif (2014), Pimenta e Lima (2004; 2006), Pimenta (1997), Souza e Guarnieri (2016). A pesquisa de campo contou com entrevistas semiestruturadas com 33 (trinta e três) estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, realizadas via formulário do Google. O questionário com 24 (vinte e quatro) questões trata sobre o perfil do estudante, papel do estágio na formação docente e as dificuldades encontradas na realização das disciplinas de estágio. Para a análise das respostas foi utilizada como metodologia a análise de conteúdo (Bardin, 2011), e assim, definidas três categorias: 1) Contribuições do curso de formação inicial na prática docente; 2) Importância do estágio curricular supervisionado na formação docente; 3) Dificuldades encontradas na realização do estágio. A partir das análises realizadas, a pesquisa aponta as contribuições dos estágios supervisionados na formação do professor e as principais dificuldades encontradas no início da carreira, limites e possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Carvalho Filho, Josué José de, Paula Batista, and Samuel De Souza Neto. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES." Movimento (Porto Alegre) 27 (October 8, 2021): e27055. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.112069.

Full text
Abstract:
Esta scoping review visou mapear a produção de conhecimento (teses e dissertações) sobre estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física no Brasil entre 1996 e 2019, com o horizonte de identificar fatores contributivos para o processo de profissionalização do ensino. Ancorada em Arksey e O’malley (2005) e no guia “Prisma-ScR” (TRICCO et al., 2018), as buscas ocorreram nas plataformas online Capes e BDTD, com os descritores: “Estágio Curricular Supervisionado”; “Estágio Supervisionado”; “Estágio Curricular”; “Prática de Ensino”; “Estágio Supervisionado” AND “Formação de Professores”, combinados com AND “Educação Física”, identificando-se 62 trabalhos (46 dissertações e 16 teses). Os dados revelam um crescimento de pesquisas entre 2012-2019, maior concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%). Transversalmente as pesquisas evidenciaram a necessidade de efetivação da parceria universidade-escola ao nível dos papéis formativos das instituições e dos atores envolvidos nos estágios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gehlen, Fernanda dos Santos, Hellen Maria Bezerra Santiago Adorno, Caroline Severo de Jesus, Adriana Keila Dias, Mairy Ferreira Melo Rezende, Reobbe Aguiar Pereira, and Glaucya Wanderley Santos Markus. "A percepção de acadêmicos da área da saúde acerca dos estágios supervisionados." Research, Society and Development 11, no. 9 (July 4, 2022): e12411931562. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31562.

Full text
Abstract:
O estágio supervisionado é a união dos conhecimentos teóricos e práticos como forma de desenvolvimento das habilidades para atuação no âmbito profissional. Assim o presente estudo tem como objetivo descrever a percepção dos discentes do Instituto Educacional Santa Catarina- Faculdade Guaraí (IESC-FAG) da área da saúde acerca dos estágios supervisionados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com análise quantitativa. Analisando as 82 respostas obtidas através do questionário online realizado, é notório que grande parte dos participantes não se sentiam completamente preparados para o início dos estágios supervisionados, onde os mesmos se sentiram nervosos e ansiosos para o momento. Contudo, o questionamento quanto a indispensabilidade do estágio ocorreu com predominância entre os mesmos. Com isso, os resultados da pesquisa discorreram de forma bastante diversificada, uma vez que os acadêmicos dos diferentes cursos opinaram com respostas distintas através de pontos positivos e/ou negativos, onde observa-se que os estágios supervisionados são indispensáveis, para que haja o melhor aproveitamento da prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Menezes, Jones Baroni Ferreira de, and Maria Márcia Melo de Castro Martins. "Estágio supervisionado remoto e docência: (auto)percepção de professores em formação." Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 3, no. 1 (May 9, 2022): e022007. http://dx.doi.org/10.51281/impa.e022007.

Full text
Abstract:
Durante o ano de 2020, os estágios supervisionados precisaram ser remodelados diante da interrupção das atividades educacionais presenciais devido à pandemia da COVID-19. Diante desse cenário, esta investigação intenciona compreender a (auto)percepção de professores em formação sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionados, de modo remoto, na educação básica. A pesquisa, descritiva e de abordagem qualitativa, foi realizada com 57 licenciandos(as) de Biologia. Os dados foram coletados por meio de um formulário online e, posteriormente, analisados seguindo-se orientações da análise de conteúdo de Gibbs (2009). Pode-se perceber que para 86,21% dos participantes, o estágio ocorreu dentro do esperado ou superou as expectativas iniciais. Para mais, a aquisição de novos conhecimentos foi o aspecto de maior incidência nas expectativas superadas. Opostamente, empenho e envolvimento nas atividades desenvolvidas tiveram menor expectativa. Assim, apesar dos reveses encontrados durante o caminho, o desenvolvimento do estágio supervisionado, de modo remoto, trouxe novas aprendizagem e ressignificou sua prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Grasel, Gleydnara, José Costa Filho, Lúcio Vidal, Marilza Suanno, and Amarilia Silva. "Estágio supervisionado no ensino médio integrado." Metodologias e Aprendizado 7 (March 17, 2024): 78–101. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v7i1.4945.

Full text
Abstract:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) promove a formação profissional do estudante preparando-o para o mundo do trabalho. O estágio supervisionado é um instrumento pedagógico que oportuniza a relação teoria-prática e a formação integral pretendida, utilizando o trabalho como prática formativa. Logo, este estudo identifica a concepção ontológica do trabalho enquanto princípio educativo nas publicações relacionadas ao estágio supervisionado no ensino médio integrado (EMI) ofertados na EPT. Como metodologia foi adotada a pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, utilizando-se de levantamento bibliográfico (2005 a 2023) que tenha como objeto a prática de estágio no EMI. Observou-se que a maior parte das pesquisas analisadas se estruturam a partir da concepção ontológica do trabalho. Ademais, os resultados apontam para estudos que indicam: i) a precarização do trabalho praticada mediante a atividade de estágio; ii) o estágio supervisionado como importante elemento da formação profissional; iii) dificuldades apresentadas nos processos de gestão dos estágios realizados. A pesquisa contribui com a agenda que debate o trabalho como princípio educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Almeida, Lucilene Ferreira, and Victor Régio Da Silva Bento. "NA CAPITAL E NO INTERIOR: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE." Revista de Geografia 37, no. 3 (December 24, 2020): 261. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2020.246517.

Full text
Abstract:
O presente trabalho traça um panorama sobre as diferentes formas de organização e prática do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Acre, no recorte temporal 2014-2018. Esta instituição federal de ensino superior oferta seus cursos de graduação em diferentes modalidades, de acordo com as necessidades dos programas e projetos vinculados. Destacamos neste artigo os desafios de ministrar o estágio no curso regular de Licenciatura em Geografia, situado no campus de Rio Branco, assim como no projeto de interiorização, no município de Sena Madureira e em um Programa de Formação de Professores, ministrado no município de Cruzeiro do Sul. Como recurso metodológico, além das análises das normativas que regulamentam este componente curricular, foram analisadas as vivências dos estagiários no espaço escolar e o processo de construção do relatório final da disciplina. Espera-se que este texto contribua para reflexões e atuações nos planejamentos e desenvolvimento dos estágios supervisionados em cursos de licenciatura, bem como para a construção dos Projetos Curriculares, tendo em vista a importância deste componente para a formação docente.Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Geografia; Ufac.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lira Júnior, Fernando César Rocha. "Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação do docente de geografia." Geosaberes 8, no. 14 (April 6, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v8i14.538.

Full text
Abstract:
O estágio é imprescindível na formação de qualquer profissional, na formação docente é o momento do contato com a escola. Esta é uma reflexão sobre as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado na formação do docente em Geografia, considerando: legislações, concepções e nossas experiências em torno da temática. O objetivo geral é analisar as contribuições dos estágios curriculares. Nos objetivos específicos, tencionou-se identificar as legislações acerca do estágio; compreender as principais concepções de estágio ao longo da história da formação de professores; refletir sobre as nossas experiências com os estágios, enquanto licenciando do curso de Geografia – UFC. Foram feitos levantamentos bibliográficos acerca da legislação dos estágios, da década de 40 até 2008. Além de pesquisas bibliográficas sobre as concepções de estágio, que têm sua dicotomia colocada antes/pós década de 1990. Foram levados em consideração os relatórios de estágio (I, II, III e IV) como registro de nossas experiências. Concluímos que as leis apresentam inadequações sobre a atividade de estágio e necessitam de fiscalização. Concebido como o momento de refletir sobre a práxis docente, o estágio é rico em experiências e reflexões sobre a futura profissão docente e no desenvolvimento de habilidades e técnicas de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Wagner Rodrigues, and Alline Laís Schoen Diniz. "Estágio supervisionado obrigatório das licenciaturas como contexto de pesquisa da linguística aplicada." Trabalhos em Linguística Aplicada 53, no. 2 (December 2014): 333–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132014000200005.

Full text
Abstract:
Com propósito de comprovar que estágios supervisionados de diferentes licenciaturas Brasileiras, como Geografia e História, no que tange ao uso da linguagem, são contextos relevantes para a investigação científica na Linguística Aplicada, apresentamos um estudo de como professores em formação inicial percebem a alienação do trabalho do professor do ensino básico envolvendo a escrita, em relatórios de estágio supervisionado, utilizados como atividade avaliativa final nas referidas disciplinas obrigatórias das licenciaturas. Os relatórios são tomados como dados a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, orientada pela concepção de Linguística Aplicada indisciplinar, caracterizada pela mobilização de pressupostos teórico-metodológicos originários de diferentes áreas do conhecimento, conforme objeto construído para investigação crítica. Os resultados mostram que, normalmente, o professor não é visto institucionalmente como um profissional autônomo, mas as disciplinas de estágio supervisionado das licenciaturas podem servir como um importante contexto para desestabilização da alienação do trabalho docente ainda na formação inicial de professores, sendo a escrita acadêmica reflexiva um importante instrumento para o empoderamento docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vaz, Débora Rodrigues, Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira, Denise Maria De Almeida, Cláudia Prado, Alfredo Almeida Pina-Oliveira, and Maria de Fatima Prado Fernandes. "A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos." Revista de Graduação USP 2, no. 2 (July 4, 2017): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p65-73.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um heurístico para estimular a reflexão sobre o clima emocional e as dimensões relacional e comunicacional no estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A metodologia consistiu na tradução, adaptação, reorganização e desenvolvimento de um heurístico com foco na vivência durante os estágios curriculares supervisionados da Licenciatura em Enfermagem. O heurístico é composto por 53 indagações reflexivas que evidenciam quatro dimensões: o relacionamento entre o licenciando e o professor supervisor; entre o licenciando e os funcionários das instituições de saúde; entre os licenciandos e os estudantes; e entre os próprios licenciandos. O uso do heurístico pode contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e auxiliar o licenciando a (re)pensar seu desempenho com vistas ao seu aprimoramento pessoal e docente a partir da análise de suas próprias emoções, relações interpessoais e estratégias de comunicação que podem interferir em seu processo de ensino e de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sousa, Albeniza Oliveira de, and Maria Angelucia Oliveira. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO/SUPERVISED INTERNSHIP." Brazilian Journal of Development 7, no. 1 (2021): 7692–703. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n1-522.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Antônio Caldeira Neves, Marco. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA." Revista Ciranda 4, no. 1 (September 10, 2020): 95–106. http://dx.doi.org/10.46551/259498102020008.

Full text
Abstract:
O presente Artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no Estágio Supervisionado em Música da Unimontes buscando um paralelo com as experiências apresentadas por autores/professores de Estágio em outras universidades do país. Tem como foco a discussão sobre os desafios e perspectivas do Estágio Supervisionado em Música a partir da Lei 11.769/2008 e da Lei 13.278/2016. A Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do § 6o “a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. A Lei 13.278/2016 vem acrescida do acrescido do § 6o “As artes visuais, a dança, e música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular”. O estágio é uma atividade teórica de conhecimento da práxis dos professores, compreende como uma etapa de grande significância para a formação docente, pois, aproxima o futuro educador do cotidiano da escola, fazendo com que seja selecionado os principais aspectos educativos que possam ser analisados, refletidos, significados, investigados bem como abordados pelo estagiário e com a finalidade de qualificação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Vedovatto, Dijnane, Samuel De Souza Neto, and Larissa C. Benites. "espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física." Revista e-Curriculum 21 (October 31, 2023): e56293. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as modalidades de organização e supervisão dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. Escolheu-se o estudo qualitativo, exploratório, tendo como técnica a análise documental dos projetos pedagógicos de três cursos de licenciatura em Educação Física, com foco nos estágios supervisionados. Os resultados destacam: a aproximação e as parcerias entre Universidades e Escolas - Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias de Ensino; adoção crítica de políticas governamentais de incentivo à educação; implementação gradual de estágios e programas de formação para formadores de campo. Concluiu-se que o processo de profissionalização da docência conduz à consolidação de parcerias institucionais e reflexão crítica sobre a política de estágio curricular supervisionado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Sousa, Marco Aurélio Batista de, and Gilberto José Miranda. "Um estudo a respeito do estágio curricular supervisionado nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com foco na teoria experiencial de aprendizagem." Revista Contemporânea de Contabilidade 16, no. 39 (October 21, 2019): 66–88. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p66.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo investigar como as Instituições de Ensino Superior organizam e operacionalizam o estágio curricular supervisionado nos Cursos de Ciências Contábeis no Brasil à luz da Teoria Experiencial de Aprendizagem de David Kolb. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, tendo sido elaborado por meio de coleta documental nos Projetos Pedagógicos e/ou Regulamentos de Estágios de uma amostra de 210 instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Como resultado, verificou-se que: 97% das instituições investigadas estabelecem o Estágio Supervisionado como uma atividade a ser desempenhada individualmente; a carga horária para a realização da atividade é bastante heterogênea; a maior parte das instituições estabelecem as responsabilidades dos alunos, mas não dos demais envolvidos (IES, professores, empresas cedentes e supervisores); o propósito central do Estágio Supervisionado evidenciado é expor o aluno a situações práticas, sendo possível visualizar os estágios do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb nas regulamentações da maioria das IES investigadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Souza, Juliana Campos Sabino de, and Wembesom Mendes Soares. "Estágio Supervisionado na formação inicial do docente de matemática no contexto do ensino remoto: reflexões sobre a experiência do Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural." Revista Baiana de Educação Matemática 2, no. 01 (December 7, 2021): e202134. http://dx.doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12375.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência é resultado de uma reflexão sobre a oferta das disciplinas de Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural no contexto do ensino remoto. O ensino remoto debatido neste relato ocorreu nos anos de 2020 e 2021 devido à crise sanitária provocada pelo coronavírus (COVID-19). Em virtude dessa pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, na maior parte das escolas brasileiras, sendo adotado o ensino remoto. Ao longo do relato será descrito como foi a oferta das disciplinas de estágio supervisionado II e III no referido curso e serão debatidos seus impactos e desafios. O desenho estrutural do relato de experiência se deu inicialmente por uma pesquisa bibliográfica, também foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de forma a compreendermos a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores e contextualizarmos a temática no ensino remoto, além de apresentarmos percepções dos vários atores envolvidos na execução do Estágio Supervisionado em formato remoto. Assim, realizou-se o levantamento de informações em documentos oficiais norteadores da formação de professores, portarias ou resoluções recentes correlatas ao ensino remoto, atas de Colegiado, Planos de Trabalho do Estágio supervisionado, Relatórios de Frequência, Fichas de Avaliação, formulários específicos do componente curricular, diários de classe, apresentação dos trabalhos dos alunos da disciplina, dentre outros. Foram analisados os dados das referidas turmas referentes aos semestres de 2020.1, 2020.2 e 2021.1, sendo 14 alunos de Estágio II e 13 alunos de Estágio III. Alguns alunos da Licenciatura em matemática destacaram que foi uma experiência interessante, pois aprenderam bastante quanto ao uso de tecnologias no ensino de matemática, outros alunos citaram, nas aulas de estágio e nos relatórios, o quanto aprenderam durante esse período de estágio supervisionado sobre o uso de diversas possibilidades tecnológicas e estratégias relacionadas ao ensino de matemática. Ressalte-se, ainda, que diversos graduandos relataram dificuldades referente a realização dos estágios, os desafios foram vários, tendo que improvisar espaços de estudo, enfrentando problemas de conexão e de ruídos, desmotivação, dentre outros fatores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mendes, Diego De Sousa, and Mauro Betti. "O ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COMO “COISA VIVA”: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA SEMIÓTICA E DO PRAGMATICISMO DE CHARLES S. PEIRCE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 4 (November 25, 2017): 1245. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.71897.

Full text
Abstract:
O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do Estágio Supervisionado a partir de conceitos da Semiótica e do Pragmaticismo de Charles S. Peirce. Para tal, realizamos uma pesquisa-ação com uma turma de Estágio Supervisionado em Educação Física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em que vivenciamos um enfoque pedagógico fundamentado no conceito de “ciência como coisa viva” na obra de Peirce, a fim de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de estágio focado na comunicação, reflexão e no ímpeto de investigação coletiva sobre as práticas pedagógicas impactou na conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em termos de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sousa, Andresa Ferreira de, and Francisco José de Lima. "Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 10, no. 30 (October 28, 2023): 01–14. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10573.

Full text
Abstract:
No contexto da formação inicial de professores, os Estágios Supervisionados são componentes curriculares importantes por constituírem-se como espaços/tempos capazes de potencializar a aprendizagem da profissão docente. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre experiências vividas durante a realização do Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, centrando-se em observações de regências de aulas de Matemática como espaço de aprendizagem docente. De abordagem qualitativa, o estudo se caracteriza como relato de experiência e trata-se de exposição de aprendizados vivenciados nas atividades do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática. As observações de regência de sala de aula aconteceram em uma escola de estadual, localizada no interior cearense, entre os dias 26 de maio de 2022 a 13 de setembro de 2022, totalizando uma carga horária de 40 horas/aula na escola-campo. Dentre as principais experiências destacam-se as atividades de observação de sala de aulas na disciplina de Matemática, acompanhadas no estágio, como tempo de aprendizagem docente em que o licenciando tem contato com a profissão na ambiência do Ensino Médio, observando a prática de professores experientes na perspectiva desenvolvimento profissional e construção de saberes docente. As vivências justificam-se pelo seu caráter formativo, propiciando ao licenciando em Matemática aprendizagens tanto para a formação pessoal quanto profissional, pois, a partir dessas experiências, compreende-se ainda mais o papel do professor no dia a dia da sala de aula. O estágio enriquece a formação inicial docente na construção de aprendizagens sobre o que é ser professor, bem como melhorar o processo de escrita a partir da construção de relatos de observações de aulas e Relatório Final de Estágio Supervisionado III.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro, and Jeane Cristina Gomes Rotta. "O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados." Ciência & Educação (Bauru) 20, no. 3 (September 2014): 739–50. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300014.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a necessária formação de Licenciados em Ciências Naturais para atuar em toda a Educação Básica, e a estruturação dos Estágios Supervisionados do referido curso. Profissionais diversos têm ocupado o cargo de professores de Ciências sem, no entanto, ter formação específica para tal. Este fato pode ser responsável pelo baixo rendimento evidenciado na área, repercutindo em toda a vida escolar do educando. Nesse cenário, o estágio supervisionado pode ser um forte eixo articulador na melhoria da formação inicial dos docentes, sobretudo no que tange ao rompimento da dicotomia entre a teoria e a prática e na constituição do estágio como espaço de pesquisa para a elaboração de projetos coletivos de formação do educador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nascimento, Clesley, and Renata Silva Barbosa. "Diversidade de corpos no Estágio Supervisionado." Terra Livre 1, no. 60 (February 23, 2024): 157–86. http://dx.doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3195.

Full text
Abstract:
O espaço escolar está estruturado em políticas e práticas educacionais que cotidianamente refletem e perpetuam normas de gênero e poder que excluem ou marginalizam certos corpos e identidades. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender em que medida a diversidade dos corpos interfere no desempenho dos licenciandos(as) no decorrer dos estágios (observação e regência). Desse modo, foram aplicados questionários nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e III, do curso de Licenciatura em Geografia, na Universidade Regional do Cariri – URCA. Logo, considera-se que a experiência do estágio na formação docente, ao colocar na berlinda o corpo em sua relação com o espaço, revelou que o ambiente escolar permanece subjugado à perspectiva colonialista, seja nas relações de poder estabelecidas, seja no modo de saber e de ser dos sujeitos que ali se encontram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Almeida, Walquíria Marcelina de, Kátia Regina de Souza da Silva, and Terezinha de Jesus Rodrigues Barbagelata. "Estágio Supervisionado Superior em Belém do Pará: Reflexões educacionais em tempo de pandemia." Research, Society and Development 11, no. 7 (May 20, 2022): e17211729670. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29670.

Full text
Abstract:
Este artigo relata às práticas de ensino e formação acadêmica dos discentes graduados em Belém do Pará, trazendo reflexões a partir de análise dos estágios supervisionados em tempos da pandemia, fortemente influenciado pelo desenvolvimento tecnológico e pela guerra biológica que assolam o mundo globalizado e que coloca em pauta a formação profissional. Nessa perspectiva o objetivo geral desta pesquisa é propiciar reflexões sobre os desafios de se fazer estágios supervisionado na modalidade remota, no ensino superior. Essa é uma pesquisa do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa com o foco voltado para a Práxis, critica dialética moderna seguido do diálogo e a interação entre os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico utilizado foi baseado em Kosik, Gaspar, Ghedin, com as concepções de atividade de práxis no estágio; Andrade, sobre as concepções de estágio, conceitos e definições; e Prodanov e Freitas, sobre a aproximação do pesquisador ao problema. Nesse estudo, além da contribuição para novos diálogos que envolve o atual contexto social, também é mostrado que assim como as ofertas de estágio fora do campo de atuação oportuniza o crescimento profissional dos alunos, de igual maneira as oportunidades de estágio no ambiente virtual, também oportunizam o crescimento destes e tende a fortalecer a integração entre teoria e prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alencar, Edvonete Souza de, and Etienne Lautenschlager. "Apresentação: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas." Revista de Iniciação à Docência 9, no. 1 (May 28, 2024): e14885. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14885.

Full text
Abstract:
Esse dossiê temático tem como objetivo difundir pesquisas e ações de estágio supervisionado que veem sendo desenvolvidas no Brasil. É sabido das diferentes perspectivas inerentes às ações de estágio supervisionado no país. Pimenta e Lima (2017) apresentam as relações e anseios da teoria e prática do estágio supervisionado e esses podem ser corroborados nos artigos apresentados nesse dossiê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Garcia, Maria de Fátima, and Francisca Geny Lustosa. "O estágio supervisionado e a constituição da profissionalidade docente." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 1, no. 1 (May 3, 2013): 90–115. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.78.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o estágio supervisionado sob três aspectos interrelacionados: a pesquisa colaborativa entendida como uma metodologia problematizadora de atuação utilizada no desenvolvimento das práticas do referido estágio; a imersão do estudante em sua futura profissionalidade docente; e a escola, território de tensões e transformações, lugar de operacionalização dos estágios e das práticas profissionais. Os dados produzidos remetem-se ao segundo semestre/2010 tendo como empiria relatórios de estágio dos estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN, Caicó/RN. Teorizações relacionadas à pesquisa colaborativa, estágio e profissionalização trazem, dentre outros, Garcia (2002); Pimenta e Lima (2002;2004); Sacristán (1995); Lustosa (2010), os filósofos Deleuze; Guattari (1995;1996; 2008), intercessores do estudo. Ao final da investigação pode-se afirmar que a experiência do estágio, com base na problematização da escola, na ação-colaboração, e na multiplicidade de vivências, compõe a miríade rizomática traduzida na constituição da profissionalidade docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Maria Edwirges Gomes da, and Maria Marta dos Santos Buriti. "Para aprender a apreender: o papel do estágio de observação no desenvolvimento didático-pedagógico do professor de Geografia." Revista Ensino de Geografia (Recife) 3, no. 3 (December 24, 2020): 269. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2020.246428.

Full text
Abstract:
Os estágios supervisionados são etapas obrigatórias dos cursos de licenciatura que visam oportunizar ao professor em formação contextos de aprendizagem dinâmicos e propositivos ao estabelecimento de uma relação dialética entre a teoria e a prática. Amparando-se nesta perspectiva, neste trabalho objetivamos compreender a importância do Estágio de Observação para o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas no âmbito da formação do professor de Geografia, tomando como referência as discussões teóricas e as experiências práticas desenvolvidas no decorrer do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia I, ofertado pelo o Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, no semestre 2019.2. No que se refere ao encaminhamento metodológico, adotamos aqui uma abordagem marxista-dialética amparada por procedimentos quali-quantitativos, os quais nos permitiram uma análise crítica fundamentada na problematização de fatores específicos que se explicam na articulação com a totalidade de onde descolam. A partir dos resultados alcançados, podemos inferir que o Estágio Supervisionado em Geografia I, destinado a observação no ensino fundamental e médio, proporciona uma aproximação eficiente e consciente do licenciando com a realidade escolar, na qual, priorizando-se a formação de um professor-pesquisador, se coloca como atividade formativa o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas voltadas para a pesquisa e a intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lopes, Lucineia, Fernanda Teresa Moro, and Lisandra Almeida Lisovski. "Estágio Curricular Supervisionado no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: desafios e possibilidades." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 4 (November 20, 2020): 325–40. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11824.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva investigar os desafios e dificuldades que os acadêmicos estagiários do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim, apresentam durante o estágio IV, bem como se as atividades experimentais fazem parte de seus planejamentos nos referidos estágios. Buscamos respostas para o seguinte problema: Quais os desafios e dificuldades que os acadêmicos enfrentam durante a elaboração do planejamento do estágio supervisionado no ensino médio? A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa. A análise dos dados, coletados junto aos acadêmicos que realizaram o estágio IV (primeiro semestre 2019), incluiu um questionário com perguntas abertas, a partir do qual foram elaboradas categorias de respostas, analisadas conforme proposições da Teoria Fundamentada de Charmaz (2009). Como resultados apontamos dificuldade dos estagiários na articulação das disciplinas de biologia, física e química, com seus respectivos conteúdos de forma interdisciplinar. Os resultados apontam a necessidade de olhares diferenciados para a formação inicial em um curso interdisciplinar, promovendo o enriquecimento dos planejamentos, bem como contemplar a interdisciplinaridade e o uso de atividades experimentais em componentes curriculares do curso e nos estágios supervisionados, para que ambas possam efetivamente permear e enriquecer a práxis do futuro professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lopes da Silva, Richardson, Elielbson Santos de Souza, Lucas Portilho Nicoletti, and Vinícius Denardin Cardoso. "Influência da imigração venezuelana nas aulas de Educação Física em Boa Vista, Roraima." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 1, no. 1 (August 29, 2018): 102–8. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v1i1.407.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência emerge das vivências de observações, coparticipações e regências na disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima – UERR. O objetivo do estudo é descrever a influência da imigração venezuelana nas aulas de Educação Física de escolas estaduais de Roraima e também, as dificuldades evidenciadas pelos acadêmicos no cumprimento do Estágio Supervisionado.O estágio ocorreu em três escolas estaduais do município de Boa Vista, Roraima, durante o período de março a junho de 2017, com discentes do Ensino Fundamental II. No decorrer do estágio, foi notória a presença de escolares venezuelanos em todas as turmas nas aulas de Educação Física, em decorrência da forte imigração que vem acontecendo atualmente. A barreira linguística foi a principal dificuldade evidenciada durante o estágio supervisionado. O estágio supervisionado nos proporcionou a possibilidade de vivenciarmos o cotidiano escolar na Etapa de Ensino Fundamental II, colocando os alunos a refletir sobre suas práticas e propor novos caminhos para o exercício da docência crítica e criativa. Além disso, o professor de Educação Física deve estar preparado para realidade escolar, principalmente com a chegada de alunos Venezuelanos em suas aulas, nesse sentido, o professor precisa propor estratégias de ensino que busquem a inclusão desses alunos e consequentemente oferecer um suporte educacional e sociocultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Maknamara, Marlécio. "Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN." ETD - Educação Temática Digital 18, no. 1 (April 6, 2016): 215. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858.

Full text
Abstract:
O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Polon, Luana Caroline Kunast. "Considerações sobre o estágio supervisionado em Geografia." Revista Internacional de Educação Superior 3, no. 2 (July 4, 2017): 432–36. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7758.

Full text
Abstract:
O presente ensaio versa sobre algumas considerações acerca do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Geografia, tendo como base percepções constituídas a partir da experiência com orientações e supervisões de estagiários, bem como reflexões a partir de bases teóricas que discorrem sobre a relevância dos estágios no contexto de formação dos professores, em especial no âmbito da Geografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Oliveira Lima, Maria José, and Eliana Bolorino Canteiro Martins. "ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL." Revista Serviço Social em Perspectiva 4, no. 2 (September 22, 2020): 90–109. http://dx.doi.org/10.46551/rssp.202017.

Full text
Abstract:
O artigo pretende apresentar e refletir sobre a efetivação do estágio supervisionado, a partir de pesquisa bibliográfica sobre a temática, e pesquisa documental referente a implementação da supervisão acadêmica no Curso de Serviço Social – UNESP/Campus de Franca/SP, tendo como referência as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) e as legislações que tratam especificamente do Estágio Supervisionado em Serviço Social (Resolução 533 CFESS; Política Nacional de Estágio – 2010 entre outros). A construção, implementação e avaliação do processo de formação profissional pela atividade de estágio supervisionado e da supervisão acadêmica, objeto de estudo e reflexão desse artigo, evidencia a importância da contribuição de todas as representações da comunidade acadêmica (docentes, discentes/estagiários, supervisores de campo e supervisores acadêmicos) na efetivação de uma formação profissional de qualidade, na direção do projeto ético-político profissional e reafirma a extrema contribuição do estágio supervisionado, de forma específica da supervisão acadêmica, para atingir este objetivo da formação. Diante dos estudos e avaliações realizadas durante o período de 2017 a 2020, reafirma-se a necessidade constante de reflexões e avaliações sobre a realidade do estágio supervisionado nos cursos de Serviço Social, haja vista, os grandes desafios impostos pelas Instituições de Ensino Superior, pelas Instituições Campos de Estágio e pelo acirramento do processo de precarização da educação superior no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Jesus, Jolúcia Santos, Kaique Nascimento Martins, Andrei Steveen Moreno-Rodríguez, and Elisa Prestes Massena. "Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC." Revista Insignare Scientia - RIS 4, no. 6 (October 8, 2021): 437–62. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11975.

Full text
Abstract:
O Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional. Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo. Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Almeida Machado, Andressa Maiara, and Gustavo Marques da Costa. "Estágio curricular supervisionado e a importância no processo de formação docente." Revista Insignare Scientia - RIS 6, no. 2 (May 18, 2023): 361–79. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13583.

Full text
Abstract:
O estágio é essencial para o desenvolvimento dos licenciandos, pois é um processo de aprendizagem indispensável na formação do docente. O objetivo deste estudo foi apresentar um relato do estágio curricular supervisionado e a contribuição no processo de formação do professor. Os Estágios Curriculares Supervisionados I e II foram desenvolvidos em uma escola na região noroeste do estado do RS numa turma de 6º ano. De acordo com as observações realizadas, os alunos que estavam em aulas remotas entregavam as tarefas propostas pela professora da disciplina. Nesse sentido, o papel do professor como mediador do conhecimento é o de incentivar e motivar a aprendizagem de seu aluno, valorizando os saberes e experiências adquiridas até o momento. O período de estágio de observação foi conturbado, com momentos de incertezas e medos, pois aquela troca de energia e experiências que acontece no presencial se perde no ensino remoto. No entanto, os estágios de observação e regência proporcionaram aos futuros docentes uma experiência e uma enorme satisfação de ser professor, mesmo por um curto período. Foi possível vivenciar o dia a dia de uma sala de aula na convivência com os alunos e na troca de energia, algo não encontrado no ensino remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography