Academic literature on the topic 'Estética do erro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estética do erro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estética do erro"

1

Zaffari, Guilherme, and André Luiz Battaiola. "Princípios para o Design de Jogos Digitais com base em Erro Humano." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 12, no. 3 (December 30, 2015): 267–301. http://dx.doi.org/10.51358/id.v12i3.382.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa referente à incorporação, por meio de princípios, do Erro Humano ao design de jogos digitais. De uma forma geral, questões sobre Erro Humano são consideradas no desenvolvimento de interfaces em jogos digitais, porém, quando relacionadas ao design do jogo, são necessárias adaptações a elas, uma vez que o desafio é um fator importante para se proporcionar diversão e, sob a ótica do Erro Humano, o desafio pode ser considerado um erro. A pesquisa utilizou as classificações de Erro Humano, a triangulação de dados coletados via inspeção preventiva de erro e a teoria do fluxo expandida para possibilitar a formulação de um conjunto de princípios com o objetivo de compatibilizar o design de desafios lúdicos com os princípios do Erro Humano. A partir do resultado, conclui-se que a aplicação do Erro Humano no design dos jogos tem um efeito positivo para o jogador, permitindo que ele interaja somente com erros associados à estética do jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gadelha, Hugo Sarmento, Agílio Tomaz Marques, Arthur Mendes Gasperini, Paola Baratella Vaccari, Edeonne Carla Sousa Ferreira, João Marcos Marinho Cavalcanti, Murilo de Paula Flavio, João Marcos Batista Gomes de Araujo, José Cândido da Silva Nóbrega, and José Djalisson Santos Oliveira. "Responsabilidade médica no procedimento estético no Brasil." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 11, 2021): e572101119561. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19561.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisou as questões provenientes do erro médico nas modalidades da responsabilidade penal e civil em consequência do dano estético. O erro médico é proveniente de um comportamento profissional inadequado, que por conseguinte caracteriza-se por imprudência, imperícia ou negligência, considerando que, uma inobservância técnica pode ocasionar dano a vida ou a saúde de outrem. Em face a essa problemática o artigo versará sobre a responsabilidade do erro médico da cirurgia plástica estética no Brasil, buscando compreender como se adota a punição desse profissional diante desse tipo de acontecimento. Dessa forma esse trabalho objetiva realizar uma breve análise da responsabilidade civil e penal médica decorrente do erro do procedimento estético. Para melhor desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, enquanto a técnica foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a análise documental por meio da pesquisa exploratória. Através da pesquisa foi possível constatar que o ordenamento jurídico, disciplina a questão das sanções cometidas por erro médico visto que, o dano causado pela atividade do médico configura, como qualquer outro, responsabilidade civil, penal e disciplinar decorrente de ato ilícito ou da má prestação de serviço. Dessa forma cabe ao cirurgião plástico prestar ao paciente informação clara, completa, precisa e inteligível, de modo que o mesmo, conhecendo os riscos advindos de suas decisões e do tratamento perseguido, assuma as responsabilidades de seu consentimento informado, e se comprometa em seguir as instruções para o período pós-operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barros, Ana Taís Martins Portanova. "FOTOGRAFIA, CIÊNCIA E MITO Uma interseção estética." Revista Contracampo, no. 21 (September 21, 2010): 206. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.42.

Full text
Abstract:
Passados mais de 170 anos de sua descoberta, a fotografia ainda assombra ciência e senso comum por sua testemunhabilidade, acenando para uma estética profundamente enraizada no tempo vivido. A ciência e, nesse caso especial, a semiologia, vocacionada à desmitologização, fez da fotografia objeto de estudo sob a égide de sua ontologia sígnica em geral, indicial em particular. Paradoxalmente, as tentativas científicas de separar representação de realidade fazem supor o absoluto da realidade fotográfica, retornando ao tempo total do mito, remitologizando o que se queria desmitologizado. Em vez de indicar um erro no procedimento científico, essa recursividade sinaliza a imperatividade da experiência e a presença do illud tempus mesmo no mais racional dos empreendimentos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gazana, Cleber, Virgínia Pereira Cegato Bertomeu, and João Vicente Cegato Bertomeu. "Glitch Art e suas relações com o passado da arte visual." Texto Digital 11, no. 1 (July 30, 2015): 315. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p315.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p315Este artigo discute a arte Glitch digital e suas relações com a arte visual do passado, com ênfase na arte moderna, com o intuito de entendermos o porquê e como este recente gênero artístico e sua estética são apreciados atualmente. Começamos definindo a arte Glitch e suas duas classificações mais difundidas: Pure glitch e Glitch-alike, assim como descrevemos suas características visuais e apresentamos artistas que utilizam a estética do erro. Seguimos para uma breve e relevante apresentação da música Glitch e de alguns artistas no campo da arte sonora do ruído e do som danificado, a fim de constatar semelhanças entre as práticas sonoras e visuais. Avançamos na investigação das diversas características das artes do passado, em suas diferentes manifestações visuais, e suas relações com a arte Glitch, para assim entendermos que muito do que se aprecia hoje neste gênero artístico são elementos que já vem sendo considerados e debatidos como arte há séculos atrás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Koßler, Matthias. "A primeira concepção filosófica de Schopenhauer." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9, no. 1 (July 13, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.5902/2179378633257.

Full text
Abstract:
Em geral, a assim denominada doutrina da consciência melhor é vista como a primeira concepção filosófica de Schopenhauer. Nos Manuscritos, porém, antes da primeira aparição do conceito de “consciência melhor”, aparece várias vezes como projeto a expressão “completo” ou “verdadeiro criticismo”. Com essa intenção, Schopenhauer almejava ir além do criticismo de Kant ao remediar seu “maior erro”, a saber, o descuido com relação à contemplação estética e ao significado do conhecimento intuitivo em oposição ao conceitual. Essa tentativa, que, por um lado, introduziu o conflito com Kant, e por outro, guarda uma proximidade com os projetos filosóficos do primeiro romantismo, será discutida nesta investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lepargneur, Hubert. "REDUCIONISMO CIENTÍFICO E ABERTURA À TRANSCENDÊNCIA." Síntese: Revista de Filosofia 31, no. 99 (May 20, 2010): 91. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v31n99p91-105/2004.

Full text
Abstract:
Este artigo relaciona o reducionismo da ciência, atividade da razão teórica, com a virtual abertura da experiência estética, mais sensível a uma realidade superior que podemos chamar de transcendente. Numa época de desconsideração metafísica, será que a arte pode substituir a filosofia no seu antigo papel de propedêutica religiosa? A própria questão merece exame filosófico. Limitamos o inquérito ao exame de dois escritos paradigmáticos, obras competentes em seus respectivos setores, o livro de Antônio R. Damásio “O erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano”, o autor sendo pesquisador em neurologia, e o livro de George Steiner “Real Presences. Is there anything in what we say?”, obra de um eminente ensaísta filólogo.Abstract: This article confronts the reductionism of science, product of theoretical reason, with the virtual aperture of aesthetical experience, more sensitive to a superior reality which may be called transcendental. In times of contempt of metaphysics, can the Art replace the traditional function of Philosophy as introduction to a religious attitude? This question is a philosophical one. We restrict the inquiry to the examination of two meaningful best-sellers from competent authors, Antônio R. Damásio, author of “Descartes’ error. Emotion, reason and the human brain”, and George Steiner, author of “Real Presences. Is there anything in what we say?”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hermann, Nadja. "Virtude e amor em Rousseau." História da Educação 17, no. 41 (December 2013): 29–42. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592013000300003.

Full text
Abstract:
Rousseau rompe o vínculo considerado indissolúvel entre consciência moral e consciência cultural, para dar lugar à relação entre natureza e ética, bem como revoluciona o modo de compreender o homem e sua relação com o mundo. Desconfiado da razão que não é educada pelos sentimentos o filósofo propõe, em Emílio, uma educação que defenda o coração do homem do erro e do vício provenientes da sociedade. Em Júlia ou a Nova Heloísa, um romance por meio de cartas, o autor combina o discurso da paixão com o discurso moral para mostrar o conflito entre o amor e o dever e indicar que amor e virtude são inseparáveis. Dramatiza posições filosóficas e contribui com a criação de uma nova ética e uma nova estética, em que se reafirma a formação do homem virtuoso. O artigo conclui que as duas obras marcam a contribuição decisiva de Rousseau para a criação de uma nova mentalidade que aspira à interioridade e à espontaneidade provenientes da natureza e que desperta a sensibilidade romântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordeiro, Juliana Tuane de Lima, Vinicius Mendes Barbosa, and Debora Cristina Coutinho Vilas Boas. "Levantamento das manifestações patológicas da construção civil: um estudo em residência domiciliar na Cidade de São Luís, Maranhão." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 17, 2021): e184101220487. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20487.

Full text
Abstract:
Com o passar dos anos, a vida útil das edificações pode sofrer uma degradação natural ou influente de ações humanas. Essas degradações, de certa maneira, podem afetar a segurança, a estética, a utilização e a durabilidade das construções. As manifestações patológicas trazem transtornos não só para o cliente, mas também para o construtor, pois os custos de uma eventual intervenção posterior a uma entrega de obra são maiores se comparados aos custos de uma execução bem-feita. Por isso se torna interessante ter conhecimento das fases do processo de concepção de uma edificação, de forma a saber seu histórico de construção e a origem do problema, e então, apontar em que fase do processo aconteceu o erro e como pode ser resolvida essa patologia. O presente artigo retrata um estudo de caso em uma edificação localizada no município de São Luís – MA. Neste estudo foi realizado um levantamento das patologias encontradas na residência de modo a identificar as possíveis causas e possíveis soluções para os problemas encontrados. No processo, foi realizada uma vistoria no local do estudo, onde foi possível constatar a grande presença de umidade na alvenaria do imóvel, que, após longo período de exposição das paredes aos efeitos da umidade, acabou levando a ser um fator predominante para o surgimento dessas manifestações patológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bidaseca, Karina, and Lucia Nuñez Lodwick. "Ilse Fusková. Cuerpo, estética y memoria cuir." La Manzana de la Discordia 15, no. 2 (February 20, 2021): 47–63. http://dx.doi.org/10.25100/lamanzanadeladiscordia.v15i2.10080.

Full text
Abstract:
Este trabajo se propone indagar en el artivismo de Ilse Fusková, referente histórico del feminis-mo lesbiano de Buenos Aires, a partir de la teoría del archivo. El cuerpo vivo de la artista y su obra son el archivo de nuestra historia feminista y disidente. Apelamos a la construcción de una memoria cuir y colectiva frente a la deshistorización de las grandes narrativas que tendieron al borramiento de las disidencias sexuales, cuyas vivencias en la región fueron atravesadas por la violencia política y las represiones estatales. Ergo este texto es una apuesta a la reivindicación de la experiencia estético-poético-política de los cuerpos insumisos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

García, Roger A. Pérez. "Muerte, estética y filosofía: el arte de filosofar según Schopenhauer." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8, no. 2 (December 1, 2017): 43. http://dx.doi.org/10.5902/2179378633599.

Full text
Abstract:
Proponemos interpretar el problema del miedo a la muerte en la filosofía deSchopenhauer como un error basado en la ilusión trascendental. En tanto error, este miedo es erradicado por argumentos, pero, en tanto ilusión, Schopenhauer debe proveernos de una vía para corregir la intuición. Esta vía, sostendremos, es la intuición estética. En ese sentido, analizamos las facultades artísticas del genio y su relación con el quehacer del filósofo; en particular, la contemplación estética como captación intuitiva de las Ideas platónicas. Sostendremos que las Ideas funcionan como bisagra entre el mundo como representación y el mundo como voluntad. Estas Ideas permiten al filósofo 1) vencer la resistencia interna que el sujeto opone a la tesis idealista al proveerla de contenido intuitivo, y 2) romper con la ilusión trascendental, al revelar el carácter ilusorio del mundo empírico e interpretarlo en función de distintos grados de objetivación de la Voluntad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estética do erro"

1

Fernandes, José Carlos Silvestre. "A estética do erro digital." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18260.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Carlos Silvestre Fernandes.pdf: 2842549 bytes, checksum: 564b7814528253ff647a36247f79cc8c (MD5) Previous issue date: 2010-02-19
This dissertation proposes an outline of an aesthetics of the error in Digital Art. We start with a survey of works in Digital Art that explore the theme of the error, and advance a rigorous definition of what we call error, to introduce our main hypothesis: that the error is a revealing of the Materiality of Informatics. We investigate the particularities of this materiality and this revealing, fundamented in authors such as Hayles, Kittler, Simondon and Fuller. Next, we consider the cultural reverberations of the error state from this revealing of materiality: its subversive connotations, its association with hacker culture, and its sub-text of nostalgia. Our main sources for this second part are Kittler, Stiegler and Pias. Throughout our theoretical discussion, we analyse the works of many artists to demonstrate how each of these themes and concerns are explored therein; we give particular attention to the works of Ant Scott, JODI, and Cory Arcangel. We adopt, however, an anti-hermeneutic approach to most works, molded after the practice of Friedrich Kittler: an emphasis in the technical and social systems implicated rather than in interpretation and a search for meaning contained in the works themselves. We hope to finally present a theoretical framework which may support the analysis and exploration of the aesthetics of error, a fairly unprecedented topic. Moreover, much of our discussion is of interest in fields beyond Digital Art
Esta dissertação propõe-se a esboçar os princípios de uma estética do Erro na Arte Digital. Principiamos com um levantamento de obras de Arte Digital que exploram o tema do erro, bem como com uma definição rigorosa de o que entenderemos por erro, para partir para nossa principal hipótese: de que o erro é um revelar da Materialidade da Informática. Investigamos as particularidades desta materialidade e deste revelar, fundamentados em autores como Hayles, Kittler, Simondon e Fuller. Em seguida, consideramos as reverberações culturais do estado de erro a partir desta revelação da materialidade: sua conotação de subversão, sua associação com a cultura hacker, e seu sub-texto de nostalgia. Nossas principais fontes, para esta segunda parte, são Kittler, Stiegler e Pias. No decorrer da explanação teórica, analisamos as obras de vários artistas para demonstrar como cada um destes temas e destas preocupações ocorre em suas obras no que toca o tema do erro; damos particular atenção para os trabalhos de Ant Scott, JODI, e Cory Arcangel. Adotamos, todavia, uma leitura anti-hermenêutica da maioria das obras, aos moldes daquela praticada por Friedrich Kittler: uma ênfase nos sistemas técnicos e sociais implicados, e não na interpretação e na busca por significados contidos nas próprias obras. Ao fim, acreditamos ter apresentado um framework teórico a partir do qual a estética do erro, um tema relativamente inédito, pode ser pensada e analisada. Além disso, muitos dos temas porque passamos tem interesse para além da Arte Digital
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gazana, Cleber [UNESP]. "Glitch Art: uso do erro digital como procedimento artístico e possibilidade estética." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/136255.

Full text
Abstract:
Submitted by CLEBER GAZANA (clebergazana@gmail.com) on 2016-03-13T16:11:00Z No. of bitstreams: 1 cleber_gazana_dis_me_unesp_glitch_art.pdf: 22450806 bytes, checksum: 1ff9ea658df80665b9bdecf854bb12e5 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-03-14T22:39:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 gazana_c_me_ia_par.pdf: 1834545 bytes, checksum: 9ab6d42f3a3b8f8870f06e3404ffe295 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-14T22:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gazana_c_me_ia_par.pdf: 1834545 bytes, checksum: 9ab6d42f3a3b8f8870f06e3404ffe295 (MD5) Previous issue date: 2016-02-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Esta pesquisa tem como objetivo constatar a possibilidade e potencialidade estética por meio do uso do erro digital e de usos não projetados dos dispositivos técnicos e softwares na Glitch Art. Por ser um tema quase inédito, foi importante explicar o significado dos termos tilt, bug, failure, fault, error e mistake em relação ao campo técnico e artístico da Glitch Art, à sua prática e a nossa experiência, assim como a definição do termo glitch e de seu uso como designação deste recente gênero artístico. Seguiu-se para a investigação de suas bases fundamentais, classificações, características visuais, procedimentos artísticos, relação com o passado da arte, seus artistas visuais mais expressivos e sua aplicação para além da arte digital. Para tanto, este trabalho apoiou-se, principalmente, nos pensamentos de Moradi, Manon, Temkin e Menkman nos aspectos exclusivos da Glitch Art. Por fim, de modo teórico-prático, resultou a criação da obra Decode, de minha autoria, onde se dialogou e se experienciou as teorias e os procedimentos aqui discutidos.
This research aims to verify the possibility and aesthetic potential through the use of digital error and not designed uses of technical devices and software in Glitch Art. For being an almost unheard subject, it was important to explain the meaning of tilt, bug, failure, fault, error and mistake terms in relation to the technical and artistic field of Glitch Art, its practice and our experience as well the definition of glitch term and its use as designation of this recent artistic genre. We proceed to the investigation of its fundamental basis, classifications, visual characteristics, artistic procedures, relationship with the past of art, its more expressive visual artists and its application beyond the digital art. Therefore, this research grounds on mainly thoughts of Moradi, Manon, Temkin, and Menkman in exclusive aspects of Glitch Art. Finally, with theoretical and practical way has resulted in the creation of my own work Decode, where was connected and experienced the theories and procedures discussed herein.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gazana, Cleber 1982. "Glitch art : uso do erro digital como procedimento artístico e possibilidade estética /." São Paulo, 2016. http://hdl.handle.net/11449/136255.

Full text
Abstract:
Orientador: Milton Terumitsu Sogabe
Banca: Fernando Luiz Fogliano
Banca: Agnus Valente
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo constatar a possibilidade e potencialidade estética por meio do uso do erro digital e de usos não projetados dos dispositivos técnicos e softwares na Glitch Art . Por ser um tema quase inédito, foi importante explicar o significado dos termos tilt, bug, failure, fault, error e mistake em relação ao campo técnico e artístico da Glitch Art, à sua prática e a nossa experiência, assim como a definição do termo glitch e de seu uso como designação deste recente gênero ar- tístico. Seguiu-se para a investigação de suas bases fundamentais, classificações, características visuais, procedimentos artísticos, relação com o passado da arte, seus artistas visuais mais expressivos e sua aplicação para além da arte digital. Para tanto, este trabalho apoiou-se, principalmente, nos pensamentos de Moradi, Manon, Temkin e Menkman nos aspectos exclusivos da Glitch Art . Por fim, de modo teórico-prático, resultou a criação da obra Decode, de minha autoria, onde se dialo- gou e se experienciou as teorias e os procedimentos aqui discutidos
Abstract: This research aims to verify the possibility and aesthetic potential through the use of digital error and not designed uses of technical devices and software in Glitch Art. For being an almost unheard subject, it was important to explain the meaning of tilt, bug, failure, fault, error and mistake terms in relation to the technical and artistic field of Glitch Art, its practice and our experience as well the definition of glitch term and its use as designation of this recent artistic genre. We proceed to the investigation of its fundamental basis, classifications, visual characteristics, artistic procedures, relationship with the past of art, its more expressive visual artists and its application beyond the digital art. Therefore, this research grounds on mainly thoughts of Moradi, Manon, Temkin, and Menkman in exclusive aspects of Glitch Art. Finally, with theoretical and practical way has resulted in the creation of my own work Decode, where was connected and experienced the theories and procedures discussed herein
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Robert Anthony do Amaral. "Glitch music." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2340.

Full text
Abstract:
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2016-08-12T13:37:22Z No. of bitstreams: 1 robertantonydoamaraloliveira.pdf: 1577784 bytes, checksum: f57955865f54475642dacfb0a5a1aa08 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-08-15T13:35:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 robertantonydoamaraloliveira.pdf: 1577784 bytes, checksum: f57955865f54475642dacfb0a5a1aa08 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-15T13:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 robertantonydoamaraloliveira.pdf: 1577784 bytes, checksum: f57955865f54475642dacfb0a5a1aa08 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31
Este trabalho traz questões relacionadas com a glitch music, gênero ligado à estética do erro que surgiu na década de 1990. Divido em dois pontos: no primeiro, a pesquisa parte de definições iniciais sobre o glitch e a glitch music, buscando delinear um contexto geral que o gênero se desenvolveu. Levantamos também questões conceituais sobre o “erro”, procurando apontar o uso do erro como estética na música. No segundo, mostramos três perspectivas de abordagens distintas do glitch em três compositores diferentes: Yasunao Tone, Oval e Alva Noto. Por último, o trabalho busca abrir novas discussões a respeito do que é o gênero glitch music e o que ele engloba.
This work brings questions related to glitch music, genre linked with the aesthetic of failure that arose in the 1990's. It is divided in two parts. In the first part, the research starts with definitions about glitch and glitch music, trying to outline a general context that the genre has developed. We also bring conceptual questions about "failure" trying to point out the use of error as an aesthetic in music. In the second part, we show three perspectives of different approaches of glitch in three different composers: Yasunao Tone, Oval and Alva Noto. Lastly, this work intends to open new discussions concerning what glitch music genre is, and what it includes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cunha, Raquel Vicente da. "Intervenções estéticas : um contrato de empreitada?" Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/31706.

Full text
Abstract:
Na presente dissertação, procurou-se analisar e refletir sobre a possível aplicabilidade do regime jurídico do contrato de empreitada, ao contrato celebrado entre Médico e Cliente, quando este último recorre ao profissional de saúde para uma intervenção, no seu corpo, de cariz puramente estético, nomeadamente na colocação de próteses dentárias, nas cirurgias plásticas, e, in fine, nas depilações a lazer. Atendendo às particularidades da relação que nasce entre Médico e Paciente neste campo específico da área da Medicina, refletiu-se sobre a possibilidade de se estar na presença de uma verdadeira obrigação de resultado por parte do Profissional de Saúde, e não perante uma obrigação de meios, como é aceite pela maioria da jurisprudência e doutrina portuguesas, relativamente aos contratos de prestação de serviços médicos, colocando o Cliente numa posição contratual claramente mais frágil, maxime, nos casos de cumprimento defeituoso por parte do Médico – o intitulado dano estético. A decisão pela abordagem desta questão surgiu, não só pelo interesse dogmático que a mesma suscita, mas também pelas repercussões práticas que da sua aplicação possam advir, tendo em consideração a exponencial e progressiva procura por procedimentos de cariz estético, e o número de litígios associados aos mesmos.
In this dissertation, we sought to analyse and reflect on the possible applicability of the legal regime of the construction contract to the contract signed between Doctor and Client, when the latter resorts to the health professional for an intervention, on his body, of a purely aesthetic nature, namely in the placement of dental prostheses, in plastic surgery, and, finally, in laser hair removal. Taking into account the specificities of the relationship that is born between a Doctor and a Patient in this particular field of Medicine, the possibility of being in the presence of a true obligation of result on the part of the Health Professional was reflected. An obligation of means was not considered, as it is widely accepted in the majority of the portuguese jurisprudence and doctrine, regarding medical services provision contracts, placing the Client in a clearly weaker contractual position, mainly in the cases of defective performance by the Doctor, giving rise to the so-called aesthetic damage. The decision to approach this issue arose, not only due to the dogmatic interest it raises, but also due to the practical repercussions that may arise from its application, taking into account the exponential and progressive search for procedures of an aesthetic nature, and the number of disputes associated to them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maccario, Irene, and Ana Paula Smolinsky. "Proyecto fracaso : la relación entre error/fracaso y placer como experiencia estética a partir de la técnica del clown." Bachelor's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/11086/17470.

Full text
Abstract:
El presente trabajo de investigación escénica tiene como objetivo analizar la relación entre error/fracaso y placer en la búsqueda de generar una experiencia estética. A partir de las herramientas que brinda la práctica de clown nos embarcamos en la construcción de dinámicas de juego abiertas al público que permitan a las personas participantes vivir una experiencia estética a través de una práctica interactiva. Nos proponemos indagar en el teatro y más específicamente en la técnica de clown como vehículo para la transformación social. De esta manera entendemos la práctica artística como parte necesaria de la vida y como un derecho cultural para todes. El recorte que establecemos en esta práctica se debe a que le clown se alimenta del error y acepta el fracaso. Esta idea es recurrente en les distintes autores que abordan el lenguaje clown y funciona como antítesis de lo que significa el error o el fracaso como conceptos sociales.
Fil: Maccario, Irene. Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Artes. Departamento Académico de Teatro; Argentina.
Fil: Smolinsky, Ana Paula. Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Artes. Departamento Académico de Teatro; Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estética do erro"

1

Gallardo, Inti Lucila. "La materialidad de la imagen en movimiento: el medio entre lo digital y lo analógico." In IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.9621.

Full text
Abstract:
Mi objeto de estudio se enmarca en un corpus de ejercicios que quieren dar cuenta de la búsqueda por hacer visible el “territorio” de la imagen en sus materialidades cruzadas entre lo estético y lo político, atravesando conceptos como el error, la anacronía, lo in/tangible, produciendo encuentros y tensiones entre las materialidades. Desde mi práctica artística, entiendo la tecnología como herramienta de desplazamiento, y en este contexto asumo la necesidad contemporánea de enmarcarlas como artes mediales. En el desarrollo artístico desde el comienzo de la modernidad hasta nuestros días, la vinculación con los medios audiovisuales, y en particular con la imagen en movimiento, es lo que me lleva a plantear una pregunta sobre los puntos de convergencia y divergencia de la imagen entre lo analógico y lo digitales. Para esto considero la constante idea de tangibilidad e intangibilidad como dos polaridades que no se anulan, sino que se complementan en una fuga que genera nuevas síntesis a través de los elementos que se ponen en juego. Propongo a través de mi trabajo el ejercicio permanente del rescate de imágenes como un ejercicio disidente, entendiendo que destruimos el mundo que habitamos y nos rodeamos de máquinas que lo duplican.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography