To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estética do erro.

Journal articles on the topic 'Estética do erro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Estética do erro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Zaffari, Guilherme, and André Luiz Battaiola. "Princípios para o Design de Jogos Digitais com base em Erro Humano." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 12, no. 3 (December 30, 2015): 267–301. http://dx.doi.org/10.51358/id.v12i3.382.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa referente à incorporação, por meio de princípios, do Erro Humano ao design de jogos digitais. De uma forma geral, questões sobre Erro Humano são consideradas no desenvolvimento de interfaces em jogos digitais, porém, quando relacionadas ao design do jogo, são necessárias adaptações a elas, uma vez que o desafio é um fator importante para se proporcionar diversão e, sob a ótica do Erro Humano, o desafio pode ser considerado um erro. A pesquisa utilizou as classificações de Erro Humano, a triangulação de dados coletados via inspeção preventiva de erro e a teoria do fluxo expandida para possibilitar a formulação de um conjunto de princípios com o objetivo de compatibilizar o design de desafios lúdicos com os princípios do Erro Humano. A partir do resultado, conclui-se que a aplicação do Erro Humano no design dos jogos tem um efeito positivo para o jogador, permitindo que ele interaja somente com erros associados à estética do jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gadelha, Hugo Sarmento, Agílio Tomaz Marques, Arthur Mendes Gasperini, Paola Baratella Vaccari, Edeonne Carla Sousa Ferreira, João Marcos Marinho Cavalcanti, Murilo de Paula Flavio, João Marcos Batista Gomes de Araujo, José Cândido da Silva Nóbrega, and José Djalisson Santos Oliveira. "Responsabilidade médica no procedimento estético no Brasil." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 11, 2021): e572101119561. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19561.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisou as questões provenientes do erro médico nas modalidades da responsabilidade penal e civil em consequência do dano estético. O erro médico é proveniente de um comportamento profissional inadequado, que por conseguinte caracteriza-se por imprudência, imperícia ou negligência, considerando que, uma inobservância técnica pode ocasionar dano a vida ou a saúde de outrem. Em face a essa problemática o artigo versará sobre a responsabilidade do erro médico da cirurgia plástica estética no Brasil, buscando compreender como se adota a punição desse profissional diante desse tipo de acontecimento. Dessa forma esse trabalho objetiva realizar uma breve análise da responsabilidade civil e penal médica decorrente do erro do procedimento estético. Para melhor desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método de abordagem dedutivo, enquanto a técnica foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a análise documental por meio da pesquisa exploratória. Através da pesquisa foi possível constatar que o ordenamento jurídico, disciplina a questão das sanções cometidas por erro médico visto que, o dano causado pela atividade do médico configura, como qualquer outro, responsabilidade civil, penal e disciplinar decorrente de ato ilícito ou da má prestação de serviço. Dessa forma cabe ao cirurgião plástico prestar ao paciente informação clara, completa, precisa e inteligível, de modo que o mesmo, conhecendo os riscos advindos de suas decisões e do tratamento perseguido, assuma as responsabilidades de seu consentimento informado, e se comprometa em seguir as instruções para o período pós-operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barros, Ana Taís Martins Portanova. "FOTOGRAFIA, CIÊNCIA E MITO Uma interseção estética." Revista Contracampo, no. 21 (September 21, 2010): 206. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.42.

Full text
Abstract:
Passados mais de 170 anos de sua descoberta, a fotografia ainda assombra ciência e senso comum por sua testemunhabilidade, acenando para uma estética profundamente enraizada no tempo vivido. A ciência e, nesse caso especial, a semiologia, vocacionada à desmitologização, fez da fotografia objeto de estudo sob a égide de sua ontologia sígnica em geral, indicial em particular. Paradoxalmente, as tentativas científicas de separar representação de realidade fazem supor o absoluto da realidade fotográfica, retornando ao tempo total do mito, remitologizando o que se queria desmitologizado. Em vez de indicar um erro no procedimento científico, essa recursividade sinaliza a imperatividade da experiência e a presença do illud tempus mesmo no mais racional dos empreendimentos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gazana, Cleber, Virgínia Pereira Cegato Bertomeu, and João Vicente Cegato Bertomeu. "Glitch Art e suas relações com o passado da arte visual." Texto Digital 11, no. 1 (July 30, 2015): 315. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p315.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p315Este artigo discute a arte Glitch digital e suas relações com a arte visual do passado, com ênfase na arte moderna, com o intuito de entendermos o porquê e como este recente gênero artístico e sua estética são apreciados atualmente. Começamos definindo a arte Glitch e suas duas classificações mais difundidas: Pure glitch e Glitch-alike, assim como descrevemos suas características visuais e apresentamos artistas que utilizam a estética do erro. Seguimos para uma breve e relevante apresentação da música Glitch e de alguns artistas no campo da arte sonora do ruído e do som danificado, a fim de constatar semelhanças entre as práticas sonoras e visuais. Avançamos na investigação das diversas características das artes do passado, em suas diferentes manifestações visuais, e suas relações com a arte Glitch, para assim entendermos que muito do que se aprecia hoje neste gênero artístico são elementos que já vem sendo considerados e debatidos como arte há séculos atrás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Koßler, Matthias. "A primeira concepção filosófica de Schopenhauer." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9, no. 1 (July 13, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.5902/2179378633257.

Full text
Abstract:
Em geral, a assim denominada doutrina da consciência melhor é vista como a primeira concepção filosófica de Schopenhauer. Nos Manuscritos, porém, antes da primeira aparição do conceito de “consciência melhor”, aparece várias vezes como projeto a expressão “completo” ou “verdadeiro criticismo”. Com essa intenção, Schopenhauer almejava ir além do criticismo de Kant ao remediar seu “maior erro”, a saber, o descuido com relação à contemplação estética e ao significado do conhecimento intuitivo em oposição ao conceitual. Essa tentativa, que, por um lado, introduziu o conflito com Kant, e por outro, guarda uma proximidade com os projetos filosóficos do primeiro romantismo, será discutida nesta investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lepargneur, Hubert. "REDUCIONISMO CIENTÍFICO E ABERTURA À TRANSCENDÊNCIA." Síntese: Revista de Filosofia 31, no. 99 (May 20, 2010): 91. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v31n99p91-105/2004.

Full text
Abstract:
Este artigo relaciona o reducionismo da ciência, atividade da razão teórica, com a virtual abertura da experiência estética, mais sensível a uma realidade superior que podemos chamar de transcendente. Numa época de desconsideração metafísica, será que a arte pode substituir a filosofia no seu antigo papel de propedêutica religiosa? A própria questão merece exame filosófico. Limitamos o inquérito ao exame de dois escritos paradigmáticos, obras competentes em seus respectivos setores, o livro de Antônio R. Damásio “O erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano”, o autor sendo pesquisador em neurologia, e o livro de George Steiner “Real Presences. Is there anything in what we say?”, obra de um eminente ensaísta filólogo.Abstract: This article confronts the reductionism of science, product of theoretical reason, with the virtual aperture of aesthetical experience, more sensitive to a superior reality which may be called transcendental. In times of contempt of metaphysics, can the Art replace the traditional function of Philosophy as introduction to a religious attitude? This question is a philosophical one. We restrict the inquiry to the examination of two meaningful best-sellers from competent authors, Antônio R. Damásio, author of “Descartes’ error. Emotion, reason and the human brain”, and George Steiner, author of “Real Presences. Is there anything in what we say?”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hermann, Nadja. "Virtude e amor em Rousseau." História da Educação 17, no. 41 (December 2013): 29–42. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592013000300003.

Full text
Abstract:
Rousseau rompe o vínculo considerado indissolúvel entre consciência moral e consciência cultural, para dar lugar à relação entre natureza e ética, bem como revoluciona o modo de compreender o homem e sua relação com o mundo. Desconfiado da razão que não é educada pelos sentimentos o filósofo propõe, em Emílio, uma educação que defenda o coração do homem do erro e do vício provenientes da sociedade. Em Júlia ou a Nova Heloísa, um romance por meio de cartas, o autor combina o discurso da paixão com o discurso moral para mostrar o conflito entre o amor e o dever e indicar que amor e virtude são inseparáveis. Dramatiza posições filosóficas e contribui com a criação de uma nova ética e uma nova estética, em que se reafirma a formação do homem virtuoso. O artigo conclui que as duas obras marcam a contribuição decisiva de Rousseau para a criação de uma nova mentalidade que aspira à interioridade e à espontaneidade provenientes da natureza e que desperta a sensibilidade romântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordeiro, Juliana Tuane de Lima, Vinicius Mendes Barbosa, and Debora Cristina Coutinho Vilas Boas. "Levantamento das manifestações patológicas da construção civil: um estudo em residência domiciliar na Cidade de São Luís, Maranhão." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 17, 2021): e184101220487. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20487.

Full text
Abstract:
Com o passar dos anos, a vida útil das edificações pode sofrer uma degradação natural ou influente de ações humanas. Essas degradações, de certa maneira, podem afetar a segurança, a estética, a utilização e a durabilidade das construções. As manifestações patológicas trazem transtornos não só para o cliente, mas também para o construtor, pois os custos de uma eventual intervenção posterior a uma entrega de obra são maiores se comparados aos custos de uma execução bem-feita. Por isso se torna interessante ter conhecimento das fases do processo de concepção de uma edificação, de forma a saber seu histórico de construção e a origem do problema, e então, apontar em que fase do processo aconteceu o erro e como pode ser resolvida essa patologia. O presente artigo retrata um estudo de caso em uma edificação localizada no município de São Luís – MA. Neste estudo foi realizado um levantamento das patologias encontradas na residência de modo a identificar as possíveis causas e possíveis soluções para os problemas encontrados. No processo, foi realizada uma vistoria no local do estudo, onde foi possível constatar a grande presença de umidade na alvenaria do imóvel, que, após longo período de exposição das paredes aos efeitos da umidade, acabou levando a ser um fator predominante para o surgimento dessas manifestações patológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bidaseca, Karina, and Lucia Nuñez Lodwick. "Ilse Fusková. Cuerpo, estética y memoria cuir." La Manzana de la Discordia 15, no. 2 (February 20, 2021): 47–63. http://dx.doi.org/10.25100/lamanzanadeladiscordia.v15i2.10080.

Full text
Abstract:
Este trabajo se propone indagar en el artivismo de Ilse Fusková, referente histórico del feminis-mo lesbiano de Buenos Aires, a partir de la teoría del archivo. El cuerpo vivo de la artista y su obra son el archivo de nuestra historia feminista y disidente. Apelamos a la construcción de una memoria cuir y colectiva frente a la deshistorización de las grandes narrativas que tendieron al borramiento de las disidencias sexuales, cuyas vivencias en la región fueron atravesadas por la violencia política y las represiones estatales. Ergo este texto es una apuesta a la reivindicación de la experiencia estético-poético-política de los cuerpos insumisos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

García, Roger A. Pérez. "Muerte, estética y filosofía: el arte de filosofar según Schopenhauer." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8, no. 2 (December 1, 2017): 43. http://dx.doi.org/10.5902/2179378633599.

Full text
Abstract:
Proponemos interpretar el problema del miedo a la muerte en la filosofía deSchopenhauer como un error basado en la ilusión trascendental. En tanto error, este miedo es erradicado por argumentos, pero, en tanto ilusión, Schopenhauer debe proveernos de una vía para corregir la intuición. Esta vía, sostendremos, es la intuición estética. En ese sentido, analizamos las facultades artísticas del genio y su relación con el quehacer del filósofo; en particular, la contemplación estética como captación intuitiva de las Ideas platónicas. Sostendremos que las Ideas funcionan como bisagra entre el mundo como representación y el mundo como voluntad. Estas Ideas permiten al filósofo 1) vencer la resistencia interna que el sujeto opone a la tesis idealista al proveerla de contenido intuitivo, y 2) romper con la ilusión trascendental, al revelar el carácter ilusorio del mundo empírico e interpretarlo en función de distintos grados de objetivación de la Voluntad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Contier, Arnaldo Daraya. "O "Ensaio sobre a Música Brasileira": Estudo dos Matizes Ideológicos do Vocabulário Social e Técnico-Estético (Mário de Andrade, 1928)." Revista Música 6, no. 1-2 (December 23, 1995): 75. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v6i1/2.59121.

Full text
Abstract:
No Ensaio sobre a música brasileira, Mário de Andrade, em 1928, utilizou um vocabulário técnico-estético e ideologicamente marcado por uma determinada interpretação da História do Brasil. Naquela obra, Mário realizou um estudo amplo e genérico sobre possíveis relações entre as músicas popular e erudita, almejando envolver emotivamente o jovem artista (compositor ou intérprete) no seu projeto em prol da nacionalização da música erudita brasileira. Para Mário, a Nação brasileira era considerada atrasada, sob os pontos de vista: econômico, social, político, cultural e filosófico. Apesar de criticar o atraso, a falta de tradição cultural e a "ignorância" estética da burguesia da Belle Époque, Mário assumiu no Ensaio, em alguns de seus trechos, uma visão "otimista" em face do futuro, exaltando o "progresso" como algo natural e inconscientemente internalizado no homem, capaz de voltar-se para as suas "raízes", contribuindo para a "libertação" do Brasil em face do seu passado musical visto como "decadente", em especial durante o período de 1889 a 1918. Mário esboçou no Ensaio uma pregação missionário-doutrinária, visando despertar nos artistas uma tomada de consciência de seus "erros", tais como: exotismo; individualismo exacerbado; mimetismo; apologia do tradicionalismo musical europeu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Milena Carolini da. "RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EM DECORRÊNCIA DE ERRO MÉDICO NAS CIRURGIAS ESTÉTICAS REPARADORAS REALIZADA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE." Revista da ESMESC 26, no. 32 (December 16, 2019): 183–207. http://dx.doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v26i32.p183.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo tratar, a Responsabilidade Civil do Estado em decorrência de erro médico. Cumpre analisar qual é a Responsabilidade a que estão sujeitos o Estado e seus agentes. Inicialmente considera-se o estudo da Responsabilidade Civil, e uma rápida evolução histórica, os tipos de Responsabilidade e os requisitos para o enquadramento na norma legal. Para tanto, analisa-se, brevemente, a jurisprudência acerca da Responsabilidade Civil. Examina-se a aplicabilidade da Responsabilidade em decorrência do erro médico, para, na sequência, estudar a repercussão da dimensão do erro médico estético na esfera pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barroso, Paulo. "The theatre of cruelty aesthetics: does postmodern life have to be “beautiful” or morally good?" Comunicação e Sociedade 18 (December 30, 2010): 201–8. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).999.

Full text
Abstract:
Pretendo reflectir sobre as implicações da relação entre os indivíduos e a sociedade, a partir da pergunta: Será que a vida pós-moderna em sociedade tem que ser bela ou moralmente boa? Para o efeito, apoio a minha perspectiva na obra de Franz Kafka, Na Colónia Penal, para representar um teatro social da estética da crueldade nas sociedades contemporâneas da pós-modernidade. A dimensão social da ética é uma espécie de prática de crueldade, assim como uma espécie de estética representando receitas da sociedade, que se confronta com as tendências contemporâneas das sociedades pós-modernas e se caracteriza pelo individualismo, narcisismo, consumo e espectáculo dos média. O teatro da crueldade funciona na punição dos condenados, para o qual existe essencialmente um trabalho de estética ou ética social higienista. A máquina insensível da Lei tem autoridade social e incorpora as falhas ou os erros punidos. Esta máquina continua a trabalhar (de forma invisível) nas nossas sociedades, onde as exigências sociais são as da ordem do Direito?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Freitas, Hannae Coelho Damasceno de, and Kelly Terra Pinheiro de Oliveira. "Uso da toxina botulínica na estética facial: benefícios e complicações." Medicus 3, no. 1 (August 5, 2021): 14–19. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6484.2021.001.0002.

Full text
Abstract:
A Toxina Botulínica é uma substância que revela um crescimento constante em nossa sociedade. Representando ser um aliado na busca constante da beleza e do rejuvenescimento do Mundo. Este assunto foi escolhido devido sua popularidade na atualidade, à curiosidade que a substância desperta devido aos seus efeitos serem praticamente imediatos e aos cuidados sobre as consequências da sua aplicação. A toxina botulínica se tornou um dos procedimentos injetáveis mais populares em todo mundo, considerado uma técnica minimamente invasiva, aplicada via intramuscular que previne o envelhecimento, no qual se destaca com a paralisação das rugas dinâmicas. A aplicação da toxina botulínica avoca riscos e preveem aumentar os cuidados na sua execução, devido à varias complicações que em sua maioria são de forma passageiras como ptose palpebral, edema, eritema e outras, que surge devido aos erros ligados ao produto ou na técnica de aplicação. Apresenta eficácia clínica satisfatória, posto que repetidas aplicações possam levar à limitação destes efeitos por imunização em alguns casos. Os efeitos adversos relatados são pouco severos e estão relacionados com a reação inflamatória da aplicação ou com a inativação da toxina. O presente trabalho tem como objetivo, elucidar os cuidados constantes na aplicação desta toxina, de forma a minimizar os episódios de possíveis complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Espinosa, María Cristina Ríos. "Estética y hermenéutica de la irrupción festiva: devoción del Niñopa en Xochimilco." Alea: Estudos Neolatinos 22, no. 1 (April 2020): 75–92. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/20202217592.

Full text
Abstract:
Resumen El objetivo de este artículo es mostrar cómo la estetización ritual del Niñopa, celebrada en Xochimilco, México, el 2 de febrero de cada año, desde su instauración por los misioneros franciscanos en el siglo XVI hasta nuestros días, es una manifestación exuberante de resistencia política, de práctica ritual “contrahegemónica”. Esta investigación es pertinente en el campo de la poética-estética y hermenéutica de la liberación, y los estudios de la decolonialidad. La metodología de análisis es multidisciplinaria, se recuperarán algunas de las categorías teóricas de la filosofía de la liberación de Enrique Dussel, las empleadas por Bolívar Echeverría en su filosofía de la cultura y del antropólogo y etnógrafo Félix Báez, para aplicarlas a nuestro objeto de estudio. Se trata de probar dos hipótesis, 1) es un caso de “contrahegemonía ritual” frente al catolicismo institucional y, si es así, sería un error ubicar la devoción del Niñopa como expresión del “catolicismo popular”; 2) es una práctica de “criptoreligiosidad-indoamericana” en el sentido de oculto y prohibido disfrazado de un signo cristiano hegemónico y vencedor, como es la imagen de un santo, así como un fenómeno de mestizaje simbólico de supervivencia identitaria conocido como ethos barroco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Macêdo Santos, Danyllo Freire. "A responsabilidade civil do cirurgião-dentista em virtude do dano estético." Revista Científica do Curso de Direito, no. 01 (December 23, 2017): 52. http://dx.doi.org/10.22481/rccd.v0i01.2709.

Full text
Abstract:
A Responsabilização do cirurgião-dentista é matéria que vem sendo discutida de forma mais ampla atualmente, no que tange à sua obrigação em diversos ramos do Direito, seja na ordem civil, penal ou ética, e até mesmo das obrigações advindas do CDC (Código de Defesa do Consumidor), às quais está sujeito no exercício de sua atividade profissional. Percebe-se um nítido crescimento dessas discussões da atuação do cirurgião-dentista na esfera da responsabilização civil, ganhando novas nuances e um aspecto mais meticuloso, sobretudo sob o viés do dano estético, configurado como resultado lesivo ao paciente, decorrente de erro ou culpa por imprudência, imperícia ou negligência, e, via de regra, gerando ao profissional o dever de reparar o dano provocado e diante dessa temática o presente artigo pretende informar sobre a responsabilidade civil do odontólogo frente ao dano estético, além de propiciar a esses profissionais formas de lidar, evitar e se defender em processos de natureza cível que incluam essa modalidade de dano, uma vez que é imprescindível por parte dos profissionais da Odontologia, um maior conhecimento sobre aspectos éticos e legais que norteiam a profissão, bem como correlacionar essa abordagem com o universo jurídico, proporcionando de igual forma aos aplicadores do Direito, um embasamento mais detalhado sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brandão, Marcelo Luiz, Amina Muhamad Mota Mustafá, and Jordana Lopes Costa. "Glicose como causa e tratamento de necrose cutânea." Jornal Vascular Brasileiro 17, no. 4 (December 2018): 341–47. http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.004818.

Full text
Abstract:
Resumo A escleroterapia continua sendo um dos procedimentos mais executados pelos cirurgiões vasculares brasileiros. O conhecimento das suas complicações é imprescindível para que possamos evitá-las. Os efeitos colaterais graves desse método de tratamento para as telangiectasias dos membros inferiores são raros e frequentemente associados a um erro técnico ou à dosagem injetada. São predominantemente locais, apresentando-se, algumas vezes, como uma situação de difícil resolução. Relatamos um caso de formação de necrose cutânea após escleroterapia química com glicose hipertônica (75%) e sua cicatrização utilizando preparação tópica contendo vaselina e glicose 60%, cujo resultado estético foi satisfatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Magalhães, Anderson Salvaterra. "Escritas da brasilidade: subjetivação e política lusófona na documentação vernacular." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 29, no. 1 (2013): 1–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502013000100001.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, o objetivo é demonstrar como escritas sobre o Brasil fundamentam e são fundamentadas por valores determinantes dos discursos que constroem o senso de vernáculo. São analisados a "Carta" de Pero Vaz de Caminha, escrita chave para a produção do discurso da brasilidade, e o poema "Erro de português", de Oswald de Andrade, tomado como reformulação da escrita fundadora. A implicação ética do acabamento estético das duas escritas em língua portuguesa articula processos de subjetivação que definem identidades culturais possíveis e atualiza uma política linguística que confere tensão entre o caráter genitivo e locativo do vernáculo, respectivamente, do Brasil e no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Yamauti, Karen, and Talita Zerbini. "A oftalmologia no tribunal: avaliação das sentenças judiciais no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo." Saúde, Ética & Justiça 19, no. 2 (December 5, 2014): 78. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v19i2p78-85.

Full text
Abstract:
A oftalmologia envolve tratamentos clínicos e cirúrgicos com um amplo espectro de patologias, é uma especialidade sujeita a processos judiciais em diversos campos. As ações contra médicos oftalmologistas e entidades médicas vão desde insatisfações com óculos a resultados de procedimentos cirúrgicos complexos. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar os processos referentes a erro médico na área de oftalmologia julgados em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Foi realizado levantamento de dados <em>online </em>das sentenças de acórdãos em segunda instância, através de pesquisa das jurisprudências disponíveis no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) entre 01/01/1997 e 30/09/2014, utilizando os termos “oftalmologista” e “erro médico” no campo disponibilizado para pesquisa. O levantamento resultou em um total de 100 acórdãos, sendo incluídos 55 de interesse para o estudo. Todas as ações apresentavam acusação por erro médico; 91% envolviam procedimentos cirúrgicos. Em 61,8% dos acórdãos o autor alegou cegueira e em 23,6%, dano estético. Na maioria dos casos (90,9%) houve perícia médica, e a decisão do juiz baseou-se no laudo pericial em 86% das vezes. Em relação à decisão judicial, 81,8% dos pedidos foram indeferidos em segunda instância, 9,1% deferidos e 9,1% obtiveram provimento parcial do pedido. Os dados apresentados mostraram, entre outros achados, o papel fundamental da perícia médica nos processos por erro médico, expondo a sua importância nas decisões judiciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

González Pendás, María. "Errores concretos, o la magia de los cascarones." Bitácora arquitectura, no. 37 (May 25, 2018): 32. http://dx.doi.org/10.22201/fa.14058901p.2017.37.64829.

Full text
Abstract:
<p>El error ha jugado un papel particularmente importante en el desarrollo de las tecnologías estructurales y constructivas del concreto, material cuya dimensión estética y mediática también ha permitido explotar el fallo desde su significado etimológico más sugerente, es decir, desde el del engaño o engatusamiento, a través de artimañas de lo visual propias de los mejores trucos de magia. Este artículo revela lo fundamental del error en la magia que sustentó a una de las arquitecturas de concreto más reconocidas y exitosas de la modernidad: los cascarones que Félix Candela realizó con su compañía constructora Cubiertas Ala a mediados del siglo xx. A partir de los dos errores más estrepitosos que sufrió Cubiertas Ala en sus dos décadas de vida: el colapso parcial de uno de los cascarones en construcción y el colapso financiero de la empresa, este artículo ofrece una nueva crítica histórica —y no matemática— de los cascarones, revelando lo fundamental del error cotidiano y encarnado en sus procesos de producción.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brandão, André Figueiredo. "PARA UMA CRÍTICA LUKACSIANA À IDEIA DE ARTE ENQUANTO PANFLETO." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 13, no. 34 (July 8, 2021): 125–41. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n34.p125-141.

Full text
Abstract:
O atual crescimento das preocupações artísticas vinculadas a perspectivas em tese marxistas e populares, por seu momento ainda embrionário, tem caído diversas vezes em erros já observados no passado, ao propor a arte como mero veículo de uma palavra de ordem imbuída de um verniz estético. Uma crítica adequada a tal fenômeno, que pode ser mobilizada a partir de contribuições como as de Gyorgy Lukács, Ernst Fischer e Leandro Konder, necessita investigar os problemas de figuração existentes em tal percurso tendo o devido cuidado para não incorrer no oposto também contestável, em que a arte passa a residir em uma torre de marfim, pretensamente apartada das influências e questões sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Torres, Fernando César, Liliane De Sousa Holanda, Paulo Eduardo Guedes Carvalho, Tarcila Triviño, Cláudio Froes De Freitas, and Acácio Fuziy. "Posicionadores de braquetes ortodônticos – revisão de literatura e desenvolvimento de um projeto de patente*." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 27, no. 1 (November 17, 2017): 14. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v27i1.239.

Full text
Abstract:
Em Ortodontia, a colagem de braquetes é um dos passos mais importantes durante o tratamento, principalmente na técnica Straight Wire, na qual os acessórios possuem uma forma específica para levar cada dente à posição prescrita, no que se refere à inclinação, angulação, ou mesmo adequando a posição vestíbulo-lingual das coroas, que variam devido às suas diferentes espessuras anatômicas. Outro ponto fundamental é a altura na qual os braquetes são posicionados, o que interfere diretamente na oclusão e na estética do sorriso. Se ocorre o posicionamento incorreto dos braquetes, além de contatos prematuros e outros possíveis danos, o profissional despenderá mais tempo realizando dobras compensatórias ou recolagens de acessórios. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e inscrever um projeto de patente, composto por um conjunto de posicionadores de braquetes ortodônticos, no intuito de promover um melhor e mais fácil posicionamento dos braquetes durante a colagem, diminuindo a chance de erros, otimizando o processo e tornando a rotina da clínica ortodôntica mais previsível e eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Manzini, Merlei Cristina, Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho, and Paulo Ricardo Criado. "Termo de consentimento informado: impacto na decisão judicial." Revista Bioética 28, no. 3 (September 2020): 517–21. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020283415.

Full text
Abstract:
Resumo O termo de consentimento informado é fundamental na relação jurídica entre médico e paciente. Visando avaliar seu impacto na sentença judicial, realizou-se estudo retrospectivo de 70 processos de responsabilidade civil envolvendo procedimentos médicos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos com termo de consentimento assinado pelos pacientes. Os casos analisados, julgados entre 2014 e 2016, foram selecionados nos sites dos tribunais brasileiros e classificados em dois grupos: médicos absolvidos (51%) e condenados (49%). No primeiro grupo, 39% das absolvições se embasaram na apresentação adequada do termo de consentimento informado, enquanto, no segundo, 50% dos médicos foram condenados por não o ter incluído. Portanto, o termo de consentimento informado se destaca nos julgamentos de erro médico. O dever de informar é um dos pilares da responsabilidade civil desse profissional e, quando negligenciado, constitui fator substancial para condenação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pereira, Vicente Cretton. "Não vamos errar o bom caminho." Maloca: Revista de Estudos Indígenas 3 (November 23, 2020): e020017. http://dx.doi.org/10.20396/maloca.v3i00.13539.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca entender o que os Mbya Guarani consideram ser uma caminhada pelo “bom caminho” (tape porã), explorando as possibilidades de compreensão oferecidas pelo conceito stratherniano de estética (entre outros). Primeiramente investiga-se as disposições tanto pessoais quanto corporais para uma bela caminhada. Disposições que se traduzem numa certa escuta ou modo de percepção que se faz com o corpo, captando os sentidos de objetos e sujeitos que afetam a pessoa positivamente ou negativamente. Em seguida, sugere-se que há entre o “bom caminho” e o “errar à toa” (nhembotavy rei, isto é, os desvios em relação ao mesmo) uma relação de complementaridade, como se para se chegar àquele fosse preciso experimentar aquilo que seria um “mau caminho”, ou os “erros” (-javy) do caminho. Em resumo, busca-se mostrar que trilhar um caminho bom ou belo é algo que, a princípio não excluiria as passagens pelos caminhos ruins ou maus, mostrando que nestas passagens reside inclusive a possibilidade de criação de uma nova moral e um novo corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Sena, Samara, and Richard Perassi Luiz De Souza. "Conhecimento de sintaxe visual aplicado ao design de jogos digitais independentes." Design e Tecnologia 6, no. 11 (August 1, 2016): 42. http://dx.doi.org/10.23972/det2016iss11pp42-52.

Full text
Abstract:
Os estudos de Sintaxe Visual buscam conhecer e prever os efeitos de sentido estético e significação geral, na variação dos arranjos gráficos e pictóricos em composições visuais. Anteriormente, tratava-se de um conhecimento básico para a realização de produtos gráfico-artesanais, porque orientava os processos de criação e produção, reduzindo os ensaios por “tentativa e erro”, com economia de trabalho e material. Porém, depois do acesso generalizado aos recursos de computação gráfica, os ensaios criativos ficaram cada vez mais ágeis e econômicos, porque o meio gráfico-digital oferece rapidez para fazer, desfazer e refazer ações de desenho, com pouco custo de produção. Mais recentemente, diante da popularização da produção de jogos independentes, a valorização do conhecimento básico sobre Sintaxe Visual deve ser renovada como diferencial competitivo, por causa da ampla oferta de produtos concorrentes e das limitações na composição e na atuação técnica das equipes, incluindo dificuldades orçamentárias e restrições no cronograma de produção. Neste artigo, o conhecimento de Sintaxe Visual é destacado no processo de criação e desenvolvimento do jogo independente Adventurezator: when pigs fly, ressaltando-se as soluções decorrentes de sua aplicação consciente na área de Design de Jogos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bezerra Santos, Weynner Kenneth, and Walter Franklin Marques Correia. "FACAS TÁTICAS: NOVAS CONFIGURAÇÕES ERGONÔMICAS PARA ADEQUÁ-LAS À CAÇA E À PRÁTICA MILITAR." Ergodesign & HCI 8, no. 1 (November 24, 2020): 96. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i1.1455.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma investigação revisada das características estéticas e funcionais das facas táticas, isso é, aquelas projetadas estrategicamente para operações de risco, como nas atividades de policiais, bombeiros, socorristas, campistas, mergulhadores ou caçadores. Estes produtos tiveram seu desenvolvimento minimamente registrado na ciência formal, sendo que o conhecimento sobre o design e sobre a avaliação de facas táticas se deu quase exclusivamente em meio artesanal ou industrial. As empresas não revelam seus processos de design, e os artesãos que o fazem, não têm qualquer comprovação científica quanto aos resultados que alcançaram no decorrer das décadas: foi um processo de tentativa e erro, até se chegar a níveis de qualidade adequados aos usuários. Neste projeto, investigam-se possíveis diretrizes formais da ergonomia e da usabilidade de facas táticas que possam ser registradas e futuramente testadas na produção desses produtos, buscando registrar cientificamente tal linha de pesquisa e sua relevância à indústria da segurança. Desde à época da realização deste projeto de conclusão de curso, em 2012, até o ano corrente, não havia produções acadêmicas que definissem, classificassem ou testassem facas táticas, sob a visão de qualquer disciplina de análise de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Braga, Cristine Pritsch, Guilherme Drumond Vanzin, Ernani Menezes Marchioro, and João Carlos P. Beck. "Avaliação do coeficiente de atrito de braquetes metálicos e estéticos com fios de aço inoxidável e beta-titânio." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 9, no. 6 (December 2004): 70–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192004000600011.

Full text
Abstract:
Um fator importante que define a eficácia dos aparelhos ortodônticos fixos é o atrito existente entre as superfícies de fios e braquetes. Assim, este estudo teve como objetivo investigar o coeficiente de atrito estático entre fios de aço inoxidável e beta-titânio (TP Orthodontics) e braquetes de aço inoxidável (Dynalock® - Unitek), braquetes estéticos com slot de aço inoxidável (Clarity® - Unitek) e estéticos convencionais (Allure® - GAC). Para tanto, construiu-se um equipamento no Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da PUCRS. Antes de serem iniciados os testes, foi quantificado o erro de método e constatou-se que não houve interferência significante (p>0,05) do fator operador nas medições. Então, pôde-se calcular o valor do coeficiente de atrito, obtido pela divisão da força de atrito pela carga normal. O método estatístico utilizado neste estudo foi Análise de Variância (ANOVA) e teste de Comparações Múltiplas (Tukey). Constatou-se que: 1) a combinação com menor coeficiente de atrito foi composta pelo fio de aço inoxidável e braquete Dynalock® e a que apresentou maior coeficiente foi a do braquete Allure® com o fio de beta-titânio; 2) o fio de beta-titânio apresentou coeficiente de atrito significativamente maior do que o fio de aço inoxidável; 3) o braquete Dynalock® não apresentou diferenças significativas em relação ao coeficiente de atrito do braquete Clarity® quando o fio utilizado foi de beta-titânio. No entanto, quando o fio testado foi de aço inoxidável, apresentou coeficiente de atrito significativamente menor. O braquete Clarity® apresentou coeficiente de atrito significativamente menor do que o braquete Allure®.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rosa, Zilli Lía. "CREATIVIDAD EN LAS PRÁCTICAS DOCENTES DEL NIVEL INICIAL. UN ESTUDIO DESDE LA EDUCACIÓN MUSICAL." Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências 6, no. 2 (December 20, 2017): 167. http://dx.doi.org/10.22481/rbba.v6i2.3668.

Full text
Abstract:
El presente artículo, tiene como objetivo comunicar los principales resultados a los que se arribó desde un estudio de caso sobre estrategias creativas de enseñanza musical, investigadas en tres profesores de música de la Educación Inicial de la ciudad de Santa Fe en el año 2016 - 2017[i]. Las estrategias creativas de enseñanza musical se relacionaron con el diseño de Secuencias Didácticas Flexibles y fueron consideradas desde los aportes Educación Experiencial en el currículum de la Educación Inicial. De esta manera, se expresa la importancia de pensar, estudiar, diseñar, y evaluar prácticas pedagógico - musicales remitidas a un modelo educativo particular, que logran desde la creatividad del maestro, experiencias de aprendizaje creativo. Se postula en dicho estudio el desarrollo de estrategias creativas de enseñanza musical que parten del juego como mediador, de las experiencias sensoriales como aproximación a la experiencia estética, de la indagación sonora y la construcción a partir del error del alumno como reflexión y evaluación sobre la acción; interpelando de una manera particular las prácticas de enseñanza musical. [i] Dicha investigación corresponde a la tesis de Maestría en Didácticas Específicas (FHUC - UNL), presentada y defendida en diciembre 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vazquez, Rolando, and Miriam Barrera Contreras. "Aesthesis decolonial y los tiempos relacionales Entrevista a Rolando Vázquez." CALLE14: revista de investigación en el campo del arte 11, no. 18 (October 4, 2016): 76. http://dx.doi.org/10.14483/udistrital.jour.c14.2016.1.a06.

Full text
Abstract:
RESUMEN Hay que pensar la decolonialidad en relación a las artes. En esta entrevista exploramos cómo las artes decoloniales se diferencian de la estética moderna/colonial. La decolonización de la estética conlleva la liberación de a la aiesthesis, es decir de las formas de relacionarnos con el mundo y de hacer mundo a través de los sentidos. La aiesthesis decolonial se distingue de los principios del arte contemporáneo y en particular de su sujeción a la temporalidad moderna, abriéndonos hacia las temporalidades relacionales. Los artistas decoloniales ejercen una temporalidad distinta que conlleva no sólo una crítica radical al orden de la representación y de la visualidad modernas sino que también nos dan la posibilidad de entender a la decolonialidad cómo un movimiento cargado de esperanza, cargado de la posibilidad de nombrar y vivenciar los mundos interculturales que han sido negados. PALABRAS CLAVE Decolonialidad, tiempo relacional, esperanza, cuerpo, interculturalidad KAI SUTI AESTHESIS ÑAGPAMANDA KAUSAKUNA TUKUIKUNAWA TAPUCHI SUG RUNATA ROLANDO VÁSQUEZ SUTITA SUGLLAPI Kaipi kawachinakumi iska ruraikuna ñugpamanda chasallata kunaurramanda. Kai suti aiesthesis, kawachiku imasami pai kawa kawachimanda ukusinama paipa iuaikunawa. Aiesthesis kame tukuikunamanda sugrigcha.Lsx artistxs kawachinakumi ñugpamanda kausikuna munankuna kawachingapa charrami kausanakunchi parlanakumi ñugpata imasami mana lisinsiaskakuna allí ruraikuna tukuikunamanda. IMA SUTI RIMAI SIMI: Ñugpamanda, parlaikuna sullai, nukanchi kikin, tukuikuna. DECOLONIAL AESTHESIS AND THE RELATIONAL TIMES. INTERVIEW WITH ROLANDO VÁSQUEZ ABSTRACT We have to hink the decoloniality in relation with the arts. This interview explores the difference between the modern/colonial aesthetic and the decolonial arts. The aesthetic decolonization leads to the release of the aesthesis, ergo it relates in every way to the connection and creation of a world through the senses. The decolonial aesthesis is particularly different from the contemporary art principles in the way it grasps the modern temporality consenting the creation of a path toward relational temporalities. The decolonial artists exercise a different temporality that results in not only a radical criticism to the modern representation and visuality but it makes possible to understand the decolonialization as a hopeful movement, full of possibilities for naming and experiencing neglected intercultural worlds. KEYWORDS Decolonialization, relational time, hope, body, interculturality ESTEHÉSIE DÉCOLONIALE ET LE TEMPS RELATIONNELS. ENTRETIEN À ROLANDO VASQUEZ RÉSUMÉ Il faut penser la décolonisation en relation aux arts. Dans cet entretien on explore comment les arts décoloniaux sont différents de l’esthétique moderne-coloniale. La décolonisation de l’esthétique entraîne la libération de l’estehésie, c’est-à-dire, la libération des façons de nous mettre en relation avec le monde et d’en créer un nouveau à travers les sens. L’estehésie décoloniale se différence des principes de l’art contemporain, principalement pour son fixation à la modernité en nous emmenant vers les temporalités relationnelles. Les artistes décoloniaux exercent avec une temporalité qui n’implique pas juste une critique radicale à l’ordre de la représentation et de la vision moderne, mais aussi de la possibilité de comprendre la décolonisation comme un mouvement plein d’espoir, chargé d’une possibilité de nommer et de mettre en relief les interculturalités qu’ont été niées. MOTS-CLEFS Décolonisation, temps relationnels, espoir, corps, interculturalité ESTESIA DESCOLONIAL E O TEMPO RELACIONAL ENTREVISTA A ROLANDO VAZQUEZ RESUMO Temos que pensar a descolonização em relação as artes. Nesta entrevista é explorado como as artes descoloniais são diferentes da estética moderna-colonial. A descolonização da estética conduz a emancipação da estesia, isto é, das formas de relacionamento com o mundo e da fôrma de fazer mundo a partir dos sentidos. A estesia descolonial distinguese dos princípios da arte contemporânea particularmente pela fixação o tempo moderno, abrindo-nos para a temporalidades relacionales. Os artistas descoloniais exercem uma temporalidade diferente que implica não só uma crítica radical à ordem da representação e à visão moderna, mas também à possibilidade de entender a descolonização como um movimento cheio de esperança, carregado da possibilidade de designar e viver os mundos interculturais que foram negados. PALAVRAS CHAVES Descolonização, esperança, tempo relacional, fôrma, intercultural. Recibido el 20 de enero de 2015 Aceptado el 26 de febrero de 2015
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carrasco Filisola, Luis Edgar. "Del Guitarrista al Neoguitarrista: Análisis y Reflexión Sobre la Semántica de la Palabra Desde la Música." ARTSEDUCA, no. 27 (September 1, 2020): 174–84. http://dx.doi.org/10.6035/artseduca.2020.27.13.

Full text
Abstract:
La música está dentro del plano de las emociones, pero no en el mismo de la tristeza, la alegría, el miedo, la ira, o la sorpresa, que se desencadenan ante hechos y estímulos específicos, relevantes, e inesperados; en oposición a eso la música no sería un estímulo natural, carece del factor sorpresa y de una respuesta conductual adaptativa (Díaz, 2010:544). Sin embargo, independientemente del origen o proceso, las emociones que devienen del estímulo musical se manifiestan mediante la gestualidad y se transmiten por el sonido, por lo que: “[…] es probable que la estructura espaciotemporal de los movimientos corporales acoplados a la música provea de significaciones que serían importantes para comprender su semántica, lo cual es motivo de indagaciones particulares” (Díaz, 2010:544).En el presente estudio la gestualidad musical está íntimamente ligada a la ergonomía de la guitarra eléctrica, por lo que es necesario diferenciarla de la guitarra acústica para efectos de poder analizar y demostrar que las exigencias técnicas y gestuales son muy diferentes entre ellas, aunado a fuertes cargas culturales que les atribuye diferentes ‘identidades’ musicales, no solo por la forma y estructura de su música, sino también por la estética de su gestualidad musical. En el caso de la guitarra eléctrica, su sonido, gestualidad y técnica se desarrolla de la ‘mano’ con el rock y sus vertientes; su sonido evoca a Chuck Berry, Jimi Hendrix, Angus Young, Stevie Ray Voughan, Yngwie Malmsteen, Ritchie Blackmore, Michael Romeo, y varios más; sin embargo siendo tan diferente su tecnología, técnica, sonido, forma, estética (imagen) y gesto musical, respecto a los intérpretes de la guitarra acústica; a todos se les llama ‘guitarristas’. Lo que sin duda representa un grave error de sintaxis respecto a la semántica musical de la palabra, un problema que al parecer ha pasado desapercibido por al menos cincuenta años, por lo que el presente trabajo busca abordar el problema planteado y ofrecer una propuesta como alternativa, donde a pesar de que el fin principal es provocar la reflexión, existe la posibilidad de dar un fin utilitario dentro de la semántica musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Beltrán Almería, Luis. "Humorismo, la cultura de la risa." LETRAS, no. 68 (July 6, 2020): 15–36. http://dx.doi.org/10.15359/rl.2-68.1.

Full text
Abstract:
Las categorías estéticas suelen ser imprecisas, pero mucho más lo son las que giran en torno al concepto de risa o humor. Esa imprecisión tiene varias causas: la primera es la no consideración de formas de comunicación previas al lenguaje oral articulado. La segunda causa es imponer a los fenómenos humorísticos un sentido único: alegre y liberador. Y un tercer error viene a suponer la risa como una excepción en un contexto de seriedad. La seriedad sería lo natural y la risa lo excepcional. Estos problemas conllevan la necesidad de una categorización unitaria y primordial, que dé cuenta de la gran evolución de los fenómenos culturales y de la escisión entre la cultura popular y la cultura sabia. A partir del concepto de grotesco, este artículo se refiere al alcance de los fenómenos de la risa en el contexto de la gran evolución cultural de la humanidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Macedo, Roberto. "Paulo Silva sobre Carlos Gomes: notas sobre o ensino de contraponto nos séculos XIX e XX." Revista Brasileira de Música 33, no. 1 (August 2, 2020): 19–30. http://dx.doi.org/10.47146/rbm.v33i1.37017.

Full text
Abstract:
Em 1936 era publicada uma edição da Revista Brasileira de Música comemorativa do centenário de nascimento de Antônio Carlos Gomes (1836-1896). Neste volume, um interessante artigo de Paulo Silva tratava dos estudos de contraponto e fuga do autor de Il guarany. Silva, professor de contraponto e fuga do então Instituto Nacional de Música, selecionou exemplos de exercícios de Gomes realizados na Itália sob a orientação de Lauro Rossi, professor e diretor do Conservatório de Milão. Em muitos desses exemplos, são apontados erros ou deslizes que Silva atribui, pelo menos em parte, às deficiências do método de ensino de Rossi. O presente trabalho busca encontrar as motivações, estéticas e ideológicas, subjacentes aos comentários presentes em seu artigo. A figura do partimento e seus desdobramentos na formação contrapontística de Gomes foram o ponto de partida para a discussão sobre o ensino do contraponto na Europa e no Brasil no século XIX e primeira metade do XX. A isso soma-se uma menção ao ambiente musical brasileiro à época em que o artigo de Silva foi publicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gava Pizi, Eliane Cristina, Ana Beatriz Millan Sasso, Millena Queiroz Cavalheiro, Thiago Henrique Scarabello Stape, Claudia De Oliveira Lima Coelho, and Graziela Ávila Prado Galhano. "A plataforma Moodle no treinamento de estudantes de Odontologia na avaliação de restaurações classe II em resina composta." Revista da ABENO 17, no. 1 (March 13, 2017): 45–54. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.355.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar o padrão de conduta de acadêmicos de Odontologia frente a restaurações classe II em resina composta cuja situação clínica seja de caráter duvidoso. Deste modo, pode-se detectar dificuldades comuns dos estudantes na tomada de decisão da conduta clínica, por meio de critérios de avaliação padronizados, bem como aperfeiçoar uma metodologia auxiliar de ensino digital baseada na plataforma Moodle. Participaram da pesquisa 65 estudantes da disciplina de Dentística que já haviam recebido treinamento teórico sobre critérios clínicos para avaliação de restaurações conforme FDI (World Dental Federation). A coleta de dados foi feita por meio de questionários disponíveis no site Aprender Unoeste (plataforma Moodle). Os estudantes analisaram 22 imagens de restaurações classe II em resina composta disponíveis no site observando os seguintes itens: parâmetros estéticos (brilho superficial, manchamento superficial e marginal, correspondência de cor e translucidez), parâmetros funcionais (fratura do material e retenção, adaptação marginal, forma anatômica proximal/contorno) e parâmetros biológicos (recorrência de cáries e integridade dental). A média de acertos dos alunos foi 6,3±0,7 (sobre pontuação máxima = 10), sendo que os parâmetros estéticos apresentaram menor percentual de acertos. Após o preenchimento do questionário os estudantes obtinham o feedback imediato de suas avaliações, tendo então a possibilidade de verificar seus erros e qual seria a resposta adequada. O estudo detectou dificuldades dos estudantes de Odontologia na análise de restaurações em resina composta e possibilitou que estes adquirissem experiência visual clínica, desenvolvendo seu senso crítico, como auxílio de novas metodologias de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Janaina Cardoso da, and Christina Ferraz Musse. "TERRORISMO MIDIÁTICO: disseminação do medo em programa televiso francês." Revista_Mídia_e_Cotidiano 11, no. 1 (May 17, 2017): 156. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.353.

Full text
Abstract:
O estudo apresenta um programa de televisão exibido pelo canal francês France2 que revive, um ano depois, todos os detalhes dos ataques terroristas que marcaram o dia 13 novembro de 2015, em Paris, quando 130 pessoas foram mortas e outras 350 se feriram enquanto se divertiam em bares, restaurantes e em uma casa de shows, no que seria uma noite normal de sexta-feira. O objetivo é discutir a opção da produção em relatar a tragédia com uso de elementos estéticos típicos de filmes de ação e suspense. A construção de uma narrativa que além de chocar imageticamente, revela erros, falhas e despreparo das instituições no socorro às vítimas, na atuação das forças de elite e na segurança do país. O artigo pretende argumentar se o papel da veiculação midiática da verdade com linguagem sensacionalista contribui para disseminação do medo, da insegurança e da xenofobia coletivos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Janaina Cardoso da, and Christina Ferraz Musse. "TERRORISMO MIDIÁTICO: disseminação do medo em programa televiso francês." Revista_Mídia_e_Cotidiano 11, no. 1 (May 17, 2017): 156. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9817.

Full text
Abstract:
O estudo apresenta um programa de televisão exibido pelo canal francês France2 que revive, um ano depois, todos os detalhes dos ataques terroristas que marcaram o dia 13 novembro de 2015, em Paris, quando 130 pessoas foram mortas e outras 350 se feriram enquanto se divertiam em bares, restaurantes e em uma casa de shows, no que seria uma noite normal de sexta-feira. O objetivo é discutir a opção da produção em relatar a tragédia com uso de elementos estéticos típicos de filmes de ação e suspense. A construção de uma narrativa que além de chocar imageticamente, revela erros, falhas e despreparo das instituições no socorro às vítimas, na atuação das forças de elite e na segurança do país. O artigo pretende argumentar se o papel da veiculação midiática da verdade com linguagem sensacionalista contribui para disseminação do medo, da insegurança e da xenofobia coletivos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

López, Andrés Felipe, and Álvaro Enrique Sanabria Quiroga. "Características clínicas y administrativas que se relacionan con el retraso en el diagnóstico y tratamiento de los pacientes con cáncer de cabeza y cuello." Revista Colombiana de Cirugía 35, no. 1 (March 27, 2020): 66–74. http://dx.doi.org/10.30944/20117582.589.

Full text
Abstract:
Introducción. En Colombia, el diagnóstico de los tumores de cabeza y cuello es tardío, lo cual aumenta la mortalidad, las secuelas estéticas y funcionales, y los costos para el sistema de salud. Actualmente, hay poca información sobre los factores que retrasan el diagnóstico y tratamiento de los pacientes con cáncer de cabeza y cuello. Métodos. Se trata un estudio transversal y analítico. Como referencia, se utilizó el cálculo de muestras para una población finita con un nivel de confianza del 95 % y un margen de error del 5 %, para un total de 159 pacientes con diagnóstico de cáncer de cabeza y cuello atendidos en la Clínica Vida de Medellín, entre los años 2016 y 2017. Resultados. Se evaluaron 146 pacientes. Los síntomas más frecuentes por los que consultaron fueron masa cervical y disfonía. Solo el 53,4 % de los pacientes buscó atención médica inmediata ante la presencia del síntoma. De aquellos que no la buscaron, la causa más frecuente fue la creencia de que el síntoma desaparecería espontáneamente. Discusión. Con base en los resultados obtenidos, se puede concluir que el síntoma de presentación juega un papel importante para que el paciente decida buscar o no buscar atención médica inmediata. El síntoma de presentación y el vivir en el área rural, retrasan el tiempo transcurrido entre la aparición del síntoma y la primera valoración por un médico de atención primaria. Los factores que se asociaron al retraso entre el diagnóstico y el inicio del tratamiento, fueron la seguridad social y el haber presentado tos como síntoma inicial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Puntel, Lorenz B. "OBSERVAÇÕES CRÍTICAS SOBRE UMA RESENHA DE GUIDO IMAGUIRE DA OBRA: ESTRUTURA E SER. UM QUADRO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA FILOSOFIA SISTEMÁTICA." Síntese: Revista de Filosofia 40, no. 126 (August 20, 2012): 43. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v40n126p43-72/2013.

Full text
Abstract:
Este artigo responde pormenorizadamente às críticas feitas por G. Imaguire em sua resenha do livro indicado no título (= ES). Trata-se principalmente de nove temas respectivamente teses de caráter central para a concepção exposta no livro. O presente artigo analisa cada um destes temas, em parte corrigindo erros de apresentação e de interpretação e em todos os casos respondendo às objeções de Imaguire. Trata-se dos seguintes temas/teses: (1) Para esclarecer o estatuto das sentenças filosóficas, ES propõe uma teoria dos três operadores que explicitam o caráter de sentenças: são estes o operador teórico, o operador prático e o operador estético. O artigo esclarece o sentido exato desta teoria. (2) ES apresenta uma nova definição de saber/conhecimento em oposição direta à já famosa definição “knowledge is true justified belief” articulada por E. Gettier. (3) ES defende uma concepção de orientação ontológica das estruturas formais fundamentais (lógicas e matemáticas); estas são esclarecidas. (4) Em ES é exposta e defendida uma nova concepção de ontologia em perfeita conformidade com a semântica de uma linguagem filosófica transparente; esta ontologia exclui o conceito de “substância” e critica o uso do conceito de “objeto”. (5) ES expõe uma nova teoria semântico-ontológica da verdade que tem como consequência um relativismo moderado da verdade. (6) ES formula um argumento muito especial contra o fisicalismo; o artigo explica pormenorizadamente este argumento. (7) A concepção exposta em ES afirma que o cristianismo, em virtude do caráter racional e teórico da teologia que o explicita, constitui, em oposição a outras religiões, uma temática com prioridade de importância e atenção para o filósofo sistemático. Neste artigo esta tese é explicada e defendida contra interpretações erradas. (8) O oitavo tema é a grande questão posta pelo conceito de mundo no contexto das relações entre teorias filosóficas e teorias científicas. O artigo esclarece uma série de mal-entendidos a respeito deste grande tema. (9) Finalmente, com relação a um argumento-chave que ES apresenta para fundamentar a tese que, por razões sistemáticas, se deve admitir uma dimensão absolutamente necessária do Ser, o artigo demonstra que a resenha comete um muito grave erro de interpretação, baseando neste erro uma crítica infundada ao argumento. O artigo esclarece extensamente o argumento, suas pressuposições e suas consequências.Abstract: This article is a detailed answer to G. Imaguire’s criticisms of the book Structure and Being: A Theoretical Framework for a Systematic Philosophy (hence referred as ES). Imaguire focuses on nine topics that are central to the book. The present article analyses each one of these theses, sometimes correcting errors made and misrepresentations introduced by Imaguire, and in all cases, responding to Imaguire’s objections. The theses are the following: (1) In order to clarify the status of theoretical sentences occurring in philosophical works, ES presents a theory about the three operators that make explicit the statuses of three mutually irreducible kinds of sentence: the theoretical operator, the practical operator, and the aesthetic operator. (2) ES offers a new definition of knowledge in significant opposition to the now-famous definition formulated by E. Gettier, “knowledge is true justified belief.” (3) ES defends an ontologically oriented conception of the fundamental formal (logical and mathematical) structures. (4) In ES, a new ontology is propounded in strong conformity with the semantics of a transparent philosophical language. This ontology rejects the category of substance and criticizes the widely used concept of object. (5) ES presents a completely new semantico-ontological theory of truth. One of its consequences is a moderate relativism with respect to truth. (6) ES presents a unique argument against physicalism; this article elaborates on it. (7) ES considers the phenomenon of religion and states that, due to its rational and theoretical theology, Christian religion, in opposition to other religions, provides a uniquely promising resource for philosophical considerations. (8) ES extensively thematizes the concept of world in connection with the problem of the relationship between philosophy and science. (9) Finally, ES develops the main features of a theory of Being as such and as a whole. ES offers especially an important argument on behalf of the thesis that the universal dimension of Being must be conceived of as two-dimensional: as the dimension of absolutely necessary Being and the dimension of contingent beings. This article reconstructs the exact meaning of the argument and explains its presuppositions and consequences.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cruz Parcero, Juan Antonio. "DE POEMAS, BANDERAS, DELITOS Y MALAS DECISIONES. LA SENTENCIA DE LA SUPREMA CORTE SOBRE EL CASO WITZ." Revista de la Facultad de Derecho de México 56, no. 245 (September 6, 2017): 423. http://dx.doi.org/10.22201/fder.24488933e.2006.245.61702.

Full text
Abstract:
<p>El poeta campechano Sergio Witz tuvo el infortunio de escribir un poema que probablemente lo lleve a prisión o al pago de una multa. Algunos consideraron al poema un atrevimiento intolerable, otros un “seudo poema” (esta fue la opinión de uno de los Ministros de la Suprema Corte el día que se debatió el proyecto que le concedía amparo y que fue finalmente rechazado, entre otras cosas con este tipo de opiniones). El poema se presta al debate y a tomar posturas encontradas dependiendo donde se sitúe el lector. El poema usa expresiones fuertes, que invitan a calificarlo de indecente, obsceno, atrevido, o quizá de valiente, osado, y agréguenle ustedes las que gusten a favor o en contra. Para que el lector juzgue por sí mismo reproduzco el poema:<br />"Yo/ me seco el orín en la bandera/ de mi país,/ ese trapo/ sobre el que se acuestan/ los perros/ y que nada representa,/ salvo tres colores/ y un águila/ que me producen/ un vómito nacionalista/ o tal vez un verso/lopezvelardiano/ de cuya influencia estoy lejos,/ yo, natural de esta tierra/ me limpio el culo/ con la bandera/ y los invito a hacer lo mismo:/ verán a la patria/ entre la mierda/ de un poeta".<br />¡Tan impropias son las palabras “culo” y “mierda” que el diccionario de Microsoft Word de mi computadora, tan políticamente correcto, las marca como un error y las subraya con rojo!</p><p>Si de una discusión literaria se hubiera tratado quizá entonces el jurado hubiera podido con toda libertad expresar sus opiniones estéticas o políticas para denostar el poema y tacharlo de “seudo poema” y de antinacionalista.<br />Pero desafortunadamente lo que aquí nos ocupa no se trató de un concurso de poesía sino de un juicio constitucional. Los ministros no ocupan tan digno cargo para hacernos saber sus opiniones estéticas, sus creencias o sus convicciones patrióticas y menos para decidir con base en ellas. Pero esto desgraciadamente no les queda claro al menos a los tres ministros que tomaron la decisión de declarar que en México escribir contra la bandera está prohibido, que ultrajarla de palabra es uno de los límites constitucionales que tenemos y que además, en su opinión, correctamente –desde el punto de vista constitucional- constituye un delito.<br />El caso del poema llegó a la Suprema Corte de Justicia en enero del 2004 porque Sergio Witz promovió primero un amparo contra el auto de sujeción a proceso que le dictó un Juez de Distrito por el delito de ultrajes a los símbolos patrios, y posteriormente un recurso de revisión por el fallo que confirmó dicho auto. El 5 de octubre del 2005 la Primera Sala de la Corte emitió el fallo en sesión pública, donde se rechazó el proyecto de concederle el amparo que presentó uno de los ministros; la decisión fue dividida con una votación de tres contra dos. La sentencia se hizo pública hasta diciembre.<br /> Lo que la Suprema Corte tenía que decidir era si el delito de ultrajes de palabra a las insignias nacionales (Art. 91 del Código Penal Federal) era o no inconstitucional por oponerse a dos de los derechos constitucionales más importantes en una democracia, la libertad de manifestar ideas (libertad de expresión) y de publicarlas (libertad de prensa), respectivamente consagradas en el artículo 6º y 7º de la Constitución.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Eufrásio, Mário Antônio. "Sistemas de investigação e paradigmas, de Håkan Törnebohm." Plural (São Paulo. Online) 3 (November 25, 1996): 181. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1996.68035.

Full text
Abstract:
O artigo traz a incorporação por Törnebohm, no contexto de sua teoria de pesquisa, de versões alternativas, ampliadas e mais flexíveis, da concepção dos programas de pesquisa cientifica, proposta por Lakatos em 1968m e a dos paradigmas em Ciência, proposta por Kühn em 1962. As disciplinas cientificas, ou sistemas de investigação, compõem-se de complexos H, I P, de hipóteses, instrumentos e problemas que se modificam no decorrer dos processos de investigação (ou programas de pesquisa, que compreendem ações de planejamento de procedimentos e de implementação de decisões e a obtenção de resulados) que se sucedem no tempo, em novos complexos H, I, P, e dão margem às sequências dos programas de pesquisa em desenvolvimento. Em cada disciplina se exerce uma crítica interna, com critérios de avaliação de resultados que permitam identificar as mudanças progressivas nos próprios programas de pesquisa, tendo em vista revisar erros e socializar resultados. O trabalho realizado nos programas de pesquisa é dirigido e controlado por um conjunto de fatores orientadores ou paradigma, que se compõe de uma concepção de pesquisa e da ciência que se trabalha, de orientações para as decisões quanto a procedimentos a adotar na pesquisa e de uma representação do mundo, bem como de critérios éticos e estéticos de avaliação crítica. Trasmitidos na instrução do pesquissdor e afetados por sua experiência de pesquisa, os paradigmas estão na origem das tradições de pesquisa, das famílias de teorias e das integrações interdisciplinares. Discussões metodológicas especiais, de planejamento tático da pesquisa, para a resolução dos problemas em cada disciplina, implicam a aceitação de um dado paradigma: as discussões metodológicas gerais, de planejamento estratégico da pesquisa, debatem os próprios paradigmas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rodrigues, Mikael Timóteo, Lincoln Gehring Cardoso, Sérgio Campos, Bruno Timóteo Rodrigues, and Zacarias Xavier de Barros. "COMPORTAMENTO DO SOFTWARE TERRAVIEW NA CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA EM DIFERENTES BACIAS." ENERGIA NA AGRICULTURA 31, no. 3 (December 30, 2016): 282. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2016v31n3p282-290.

Full text
Abstract:
O objetivo principal desse trabalho é averiguar a atuação do software TerraView 4.2.2 desempenhando a classificação supervisiona por meio do padrão espectral em imagem Landsat 5, associada a comparação do uso da terra das bacias hidrográficas dos rios Lavapés e Capivara, inseridas no município de Botucatu/SP utilizando-se técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. As áreas de treinamento supervisionado foram definidas a partir de nove classes para bacia do Lavapés e sete para bacia do Capivara, fundamentais para o estudo e análise do uso e ocupação da terra, como mata, solo, culturas - agricultura, corpos d´água e malha urbana dentre outras classes encontradas. Tais áreas de treinamento supervisionado foram definidas por meio de polígonos que representaram as respectivas classes de uso e ocupação da terra, considerando a cor, brilho, padrão e textura emitida por cada pixel da imagem. A diferença de resultados entre as duas bacias avaliadas foi notória, onde a bacia do Capivara apresentou melhores resultados, seguramente por apresentar um número menor de classes de uso da terra e uma menor área urbana, assim causando menos confusões para o algoritmo. Outro fator evidente foi à clara diferença dos produtos derivados a partir da classificação gerada e posteriormente pós-classificados com o filtro majoritário (majority filter), onde sempre após a reclassificação a acurácia foi elevada, apresentado menos erros de omissão e comissão nas matrizes e suavização dos mapas classificados, com a eliminação de classes de 10 e 75 pixels por região, o que abrandou consideravelmente a estética dos mapas e consequentemente a diminuição de erros. PALAVRAS-CHAVE: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens, Uso do solo. BEHAVIOR TERRAVIEW SOFTWARE IN SUPERVISED CLASSIFICATION IN DIFFERENT WATERSHEDSABSTRACT: The main objective of this study is to ascertain the performance of the TerraView 4.2.2 software performing the classification oversees through the spectral pattern on Landsat 5, associated with comparing the land use of the Lavapés and Capivara’s watersheds, set in Botucatu/São Paulo using remote sensing and GIS. The areas of supervised training were set from nine classes for Lavapés watershed, and seven for Capivara watershed, fundamental for the study and analysis of the use and occupation of land as forest, soil, crops – Agriculture, Water Bodies and Mesh urban, found among other classes. Such areas of supervised training were defined by polygons representing the respective classes of use and occupation of land, considering the color, brightness, pattern and texture emitted by each pixel of the image. The difference in results between the two watersheds was evaluated notorious, where the Capivara watershed showed better results, surely by having a smaller number of land use classes and a smaller urban area, thus causing less confusion for the algorithm. Another obvious factor was the clear difference of products derived from the classification generated and subsequently post-classed with the majority filter, where ever after reclassification accuracy has always been high, presented less errors of omission and commission in the headquarters and smoothing of classified maps, with the elimination of 10 and 75 pixels per region classes, which greatly slowed the aesthetics of maps and therefore decrease errors.KEYWORDS: Geoprocessing, Remote Sensing, Image Processing, Use of the soil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Delgado, Ana Carolina. "Inspiración poética y conocimiento en el Ion platónico." Nuevo Itinerario, no. 14 (April 6, 2019): 253. http://dx.doi.org/10.30972/nvt.0143715.

Full text
Abstract:
<p>El planteamiento con el que se aborda la cuestión de la interpretación literaria responde en Ion no a un interés estético relativo a la adecuada producción y recepción de la poesía, sino, más bien, a un interés de corte estrictamente epistemológico. En efecto, la pregunta que atraviesa el análisis de este diálogo apunta a examinar las condiciones que habría de involucrar toda práctica discursiva, como la de interpretar una obra poética, para llevar a cabo adecuadamente su objetivo. El modelo al que se recurre para analizar la práctica de la interpretación poética es el de la technê, esto es, el de un saber especializado que rige la producción de una determinada obra. De este tipo de saber se destacan en el diálogo dos de sus características fundamentales, a saber, la de abordar un dominio unitario de objetos y la constituirse a sí misma a partir de un objeto específico. En este marco temático, se observa que, contra lo que suele suponerse, el motivo de la inspiración divina no es introducido por Platón para referirse a la posibilidad de que en el origen de la poesía se encuentre un fenómeno de carácter sapiencial superior. El de la inspiración es, más bien, un tópico que viene a expresar exactamente la misma conclusión a la que se arriba en los dos momentos refutatorios del diálogo, a saber, la carencia de conocimiento por parte del rapsoda Ión, y de todo aquél que lleve a cabo su oficio al modo en que Ión lo hace. Los términos en que se expresa la conclusión en el discurso socrático es elogioso y, por tanto, más aceptable, pero el contenido de la conclusión es la misma.</p><p>La tesis fuerte de Platón en este diálogo defiende que un saber efectivamente conducente a la adecuada interpretación de un discurso incluye necesariamente un pasaje previo por el conocimiento del correlato externo al que el discurso se refiere. Dicho de otro modo, la hermenéutica trabaja como conocimiento si y sólo si se emplaza en una específica relación de dependencia respecto del conocimiento de los asuntos de que se trata en los discursos; conocimiento que, a su vez, compete a los saberes especializados en esos determinados asuntos. De lo contrario la hermenéutica no dejaría de ser sino una mera práctica librada a error que, en el mejor de los casos, podría proceder de una mera afición y obtener exitosos resultados sólo de manera más o menos casual. En este sentido, las discursivas son siempre técnicas subsidiarias de las ciencias que se ocupan de los temas tratados en los distintos discursos del caso.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Petreca, Emilio Fasanelli, and Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler. "Lei e direito no trabalho do enfermeiro como profissional liberal no Brasil." Enfermagem Brasil 18, no. 6 (January 12, 2020): 727. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i6.3894.

Full text
Abstract:
O enfermeiro tem um papel de destaque na assistência multiprofissional em saúde, cabendo a ele a responsabilidade pelas ações da equipe de enfermagem e também, em regra, pela interlocução com a equipe médica e demais profissionais de saúde. Assim, cabe a ele o gerenciamento da assistência ao usuário e a gestão dos serviços de atendimento em saúde, o que acarreta maior exposição no seu atuar. Com isto, há possibilidade de ser responsabilizado por seus atos na atuação junto ao paciente, com repercussões legais que podem se situar na área jurídica da responsabilidade civil [1].A enfermagem brasileira é uma profissão regulamentada pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 [2], que traz em seu bojo, já como fundamento precípuo da atuação profissional da classe, que “é livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta lei”. Acrescenta-se, ainda, no que diz respeito à regulamentação da atuação do profissional de enfermagem, as disposições constantes em seu código de ética profissional vigente, objeto da Resolução Cofen n° 564/2017 [3], o qual em seu Capítulo I – Dos Direitos, já no artigo 1º, dispõe que é direito do profissional de enfermagem, “exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos”.Essa reconhecida liberdade e autonomia funcional, somada à necessária formação acadêmica e registro junto ao conselho ou órgão profissional, diferem o enfermeiro do profissional autônomo, conferindo-lhe o status de profissional liberal. Em que pese todas as disposições legais e demais regulamentações que conferem ao enfermeiro essa condição de profissional liberal, além dos recorrentes debates e pesquisas que sustentam e defendem essa inquestionável autonomia profissional, na prática ela ainda se revela muito mitigada. No entanto, cada vez mais tal condição é discutida e enfrentada, não só nos órgãos de classe e ambientes profissionais, mas também no interior das instituições de ensino, em pesquisas e na mídia, mostrando a força e representatividade do enfermeiro e da enfermagem traduzida em confiança para atuar com a autonomia que lhe é conferida por lei.A responsabilização civil do enfermeiro como profissional liberal tem a configuração de uma conduta dolosa quando o dano decorrente de sua atividade profissional é intencional, ou culposa quando o dano é causado por ação ou omissão, em qualquer de suas modalidades (imprudência, negligência ou imperícia). Na análise da conduta culposa do enfermeiro, é preciso que o ofendido faça a prova da ocorrência de três requisitos fundamentais: a) ação culposa do ofensor; b) a existência do dano; c) o nexo de causalidade entre a ação culposa do ofensor e o dano causado à vítima.O registro completo e adequado das informações referentes à assistência prestada pelo enfermeiro, a princípio é um dever ético, mas vai muito além disso, representa verdadeira e fundamental prova em sua defesa, quando exposto a um procedimento administrativo, civil ou mesmo penal. Então, ao negligenciar os registros de seu ofício, o enfermeiro estará negligenciando, também, com sua própria defesa.Em que pese ainda não ser uma rotina aos enfermeiros, a manutenção de consultórios e clínicas vem ganhando espaço entre eles, nas mais diversas especialidades. Surge, então, a indagação quanto a responsabilidade da pessoa jurídica constituída, perante os pacientes e terceiros atendidos. Cabe lembrar que uma vez constituída a clínica ou consultório de enfermagem, tendo, portanto, personalidade jurídica, faz-se necessário o seu registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem, definindo-se o responsável técnico, responsabilizando-se também pelos profissionais de enfermagem atuantes na sua clínica/consultório, como empregador.A responsabilização do empregador ou comitente advém do fato dos empregados ou prepostos, de forma ou outra, estarem prestando os seus serviços sob as ordens de outro ou dele dependendo. E justamente em consequência dessa relação, que responderão eles, pelos danos causados ao paciente, de forma solidária. Isto, devido à responsabilidade “in eligendo” (responsabilidade civil, ao eleger os seus funcionários, pela conduta danosa ao paciente daqueles, na execução de suas tarefas, tanto do ponto de vista técnico como moral) e “in vigilando” (responsabilidade civil nos mesmos aspectos referidos, mas no que tange à vigilância – fiscalização – da sua correta atuação na assistência aos pacientes). A legislação, contudo, não deixou os empregadores ou superiores hierárquicos à sorte, dispondo, nesses casos de assunção de responsabilidade por ato de terceiro, quanto ao denominado direito de regresso. Há, nesse contexto, e desde que comprovada a conduta culposa de seu empregado ou preposto, o denominado direito de regresso, pelo qual poder-se-á reaver do profissional apontado como causador do dano indenizado, as quantias despendidas, o que encontra respaldo legal no artigo 934, do Código Civil Brasileiro, pelo qual, aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que tiver pago, daquele por quem pagou.O atuar do enfermeiro, invariavelmente, demandará o uso de equipamentos, materiais e substâncias a serem utilizadas no paciente. No escólio de Neri Tadeu Câmara Souza [1], a utilização do objeto confunde-se com a tarefa executada pelo enfermeiro no seu trabalho cotidiano. Nas demandas em que haja uma reclamação em razão de dano causado por equipamento, material, substância ou mesmo medicação utilizada no paciente submetido a um determinado procedimento de assistência em enfermagem, caberá ao julgador avaliar se está caracterizada ou não a conduta culposa do enfermeiro, considerando que na situação de erro cada profissional responde no nível de sua culpa. A essa espécie de responsabilidade civil dá-se a denominação de responsabilidade pelo fato da coisa, já que é inerente não à conduta do enfermeiro propriamente dita, mas ao meio por ele utilizado.Afere-se, também, ainda que persista um pequeno dissenso a respeito, que a relação entre o enfermeiro e o paciente espelha uma relação de consumo, a qual se formaliza, em regra, por meio de um contrato de vontades, nem sempre expresso, pelo qual o profissional assume uma obrigação perante o assistido. Tal obrigação está que, ressalvadas os procedimentos puramente estéticos, será sempre de meio, em face do que deve o enfermeiro agir com o maior zelo e diligência, valendo-se da melhor prática recomendada e disponível naquela circunstância e perante aquela assistência assumida, para, então, ver afastada a sua responsabilização. Temos, por fim, que a diligência profissional, atrelada a uma constante evolução técnica, e a observância aos direitos do paciente assistido encerram uma atuação profissional do enfermeiro isenta de falhas ou condutas culposas, o que refletirá na ausência de sua responsabilização civil, ainda que qualquer insatisfação seja levada a Juízo pelo paciente ou seu representante legal. Para isso, também, é inquestionável a importância do acesso a condições adequadas de trabalho, nem sempre colocadas à disposição do enfermeiro. No Relatório da Comissão de Peritos em Ensino de Enfermagem, da OMS, que se reuniu em Genebra, em 1953, com a participação da Dra. Glete de Alcântara, está contido o seguinte:"no país em que a evolução da enfermagem se encontra nos primeiros estágios, a formação básica profissional da enfermeira incluirá preparo para ensino e supervisão. Ao desenvolver-se mais, a assistência de enfermagem e a relação enfermeira/paciente receberão maior ênfase na formação da enfermeira".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Da Rocha, Priscila Kely, and Ligia De Carvalho Abões Vercelli. "Habilidades socioemocionais na escola: guia prático da educação infantil ao ensino fundamental, Roseli Bonfante Curitiba: Juruá Editora, 2019. 91 p." Dialogia, no. 35 (August 28, 2020): 283–87. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n35.17437.

Full text
Abstract:
Roseli Bonfante é graduada em Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), é especialista em Terapia Cognitiva pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC). É mestranda no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (ProfEPT-IFC) e atua como servidora pública na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Rio do Sul, no interior de Santa Catarina.A obra Habilidades socioemocionais na escola produzida por Bonfante resulta de sua experiência profissional dedicada ao desenvolvimento de um projeto de saúde mental para o pleno crescimento socioemocional de crianças de 4 a 6 anos, etapa da Educação Infantil, e de alunos de 10 e 11 anos de idade, que cursam o Ensino Fundamental, em uma cidade do interior de Santa Catarina.A obra é dividida em quatro capítulos nos quais a autora aborda o projeto, tomando como base para sua argumentação autores como Caminha, Goleman, Matos, entre outros. Ressalta sua motivação para a elaboração do projeto, suas reflexões e ações coerentes com as práticas de Psicologia aplicada à Educação. Na introdução, Bonfante sinaliza com que intensidade, e por quanto tempo, as emoções foram negligenciadas e vistas como processos separados e independentes no indivíduo. A autora nos esclarece que, no passado, a emoção não era vista como algo que a escola precisasse se preocupar, contudo, atualmente, a educação socioemocional vem ganhando espaço no contexto escolar. Traz estudos como os apontados por Nunes (2009), que mostram a criança como um sujeito integral em seu processo de desenvolvimento, e assim deve ser explorada pela escola, ou seja, como um corpo físico, intelectual, social e emocional. Afirma que a escola deve contribuir para que a criança aperfeiçoe sua autoconfiança, maneje suas emoções, controle seus impulsos, promova e aumente a empatia e a resiliência de forma eficaz, adequada e saudável, de maneira que apresente uma melhoria significativa em seu desenvolvimento cognitivo, mental e social.No primeiro capítulo intitulado “Breve nota sobre emoções e sentimentos”, a autora apresenta as contribuições da Psicologia, da Biologia e da Neurociência para o estudo das emoções, citando que reações fisiológicas e cognições produzem estados mentais que são percebidos como agradáveis ou desagradáveis, cujo resultado pode ser chamado de emoção. Destaca como esses processos ocorrem e que são naturalmente a essência do ser humano.À luz de diversos autores, conceitua as emoções primárias, como medo, raiva, tristeza, alegria, amor, nojo, e emoções secundárias, como culpa, vergonha, decepção, saudade, solidão, preocupação, explicando como acontecem suas funções, os eventos ambientais que as impulsionam, o que advém de seu excesso ou falta, as experimentações fisiológicas da ocorrência de cada emoção e sua função adaptativa.Apresenta os primeiros estudos sobre inteligência emocional, tratada na Psicologia, definida como a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a habilidade de lidar com eles. Ressalta como os estudos ficaram amplamente conhecidos em 1995 nos livros Inteligência emocional, de Daniel Goleman, e O erro de Descartes, de António R. Damásio. Aponta que esses dois autores se baseiam em estudos anteriores de Peter Salovey e John Mayer sobre inteligência emocional e ampliam suas pesquisas a respeito da capacidade do sujeito de criar motivação para si mesmo, de persistir no objetivo apesar das dificuldades, de controlar os impulsos, de adiar satisfações, de ser empático, autoconfiante e conter a ansiedade. Sugerem também que as habilidades e aptidões emocionais são aprendidas e aprimoradas desde a mais tenra idade. Daí surge a necessidade da Educação Emocional como forma de auxiliar a criança na busca por estratégias para o manejo adequado e hábil de suas emoções.No segundo capítulo, “O desenvolvimento socioemocional na criança”, a autora aponta, com base em BEE (2003) e Brazelton (1994), como paulatinamente a criança adquire consciência de suas emoções, sendo um dos aspectos mais importantes desse desenvolvimento a modulação e a regulação de suas expressões emocionais por meio das conversas que entabula, bem como orientações no tocante aos comportamentos adequados e inadequados. As regras sociais de expressão emocional têm aprendizado tácito a partir de sinais observados no ambiente. Perceber emoções em si própria e nos outros são habilidades importantes e necessárias para que a criança tenha boas relações sociais e essas competências devem ser estimuladas.No capítulo terceiro, “Educação socioemocional na Educação Infantil: os professores como promotores de saúde mental”, Bonfante relata as experiências do trabalho desenvolvido por professores da Educação Infantil a partir do projeto apresentado a eles pela autora, mediante as formações continuadas na cidade de Rio do Sul, cujo objetivo foi aumentar a saúde e o bem-estar global das crianças. Elencaram-se os objetivos norteadores do trabalho cujo foco foram as emoções sob a premissa de que a criança atuasse como protagonista de sua evolução, capaz de criar, interpretar, colocando em ação diferentes linguagens, esquemas afetivos, cognitivos, sociais, motores e estéticos. Sempre partindo de situações reais dentro de um contexto significativo para ela.No ano de 2014, a autora iniciou uma formação com professores de Educação Infantil da rede municipal de Rio do Sul sob o título de “Emoções e educação socioemocional”, que abrangia trinta e um Centros de Educação Infantil e atingia 3 362 crianças. Após a formação, as professoras passaram a pôr em prática as atividades propostas com crianças de quatro a seis anos e construíram portfólios que foram apresentados e discutidos nos encontros formativos. As atividades foram ministradas nos contextos de sala de aula dentro de temáticas que as professoras já vinham praticando com suas turmas alinhadas às propostas do projeto Educação Socioemocional. Assim, algumas professoras usaram as ideias de atividades dessa temática nos projetos que já estavam desenvolvendo e que serviram de base para compor atividades relacionadas às emoções; outras, optaram por realizar oficinas e momentos conversando especificamente sobre o tema com as crianças.Ainda nesse capítulo, a autora nos apresenta a forma como a temática “emoções” é inserida nos diversos projetos nas escolas onde o projeto maior aconteceu. Aponta como ele foi aplicado nas oficinas e a maneira como o conceito foi abordado, tendo a roda de conversa e as percepções da criança como pontos de partida. O momento de desenvolvimento das crianças e sua capacidade de abstração dos conceitos a respeito das emoções também foi levado em conta, trabalhando-se as emoções primárias com as crianças pequenas.A autora entende que o trabalho com Habilidades Socioemocionais deva acontecer nas escolas de forma contínua, para além do projeto, a fim de que os resultados sejam percebidos a médio e a longo prazo, pois trata-se de construir, num processo paulatino e reflexivo, conhecimentos cada vez mais complexos acerca das emoções e sentimentos; porém, ainda nos encontros formativos, as professoras trazem nos portfólios relatos e depoimentos de suas percepções sobre o modo como as crianças avançaram na compreensão e reconhecimento de seus próprios sentimentos e de seus colegas.No quarto capítulo, “Ciranda das emoções: um projeto de promoção de saúde para estudantes do Ensino Fundamental”, como o próprio título evidencia, a autora apresenta um relato de sua experiência na implantação do projeto nas escolas municipais de Rio do Sul, porém agora com uma nova estruturação voltada ao Ensino Fundamental, especificamente com crianças dos quintos anos. Bonfante ressalta, a princípio, um panorama da temática das emoções em modelos internacionais como Reino Unido e Estados Unidos. Descreve o Programa de Ensino de Habilidades de Vida que foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adaptado para a população brasileira, enfatizando que a escola, com seu papel social, é o melhor cenário para o desenvolvimento integral da criança, resultando na minimização da desigualdade e contribuindo, assim, para uma cidadania plena.Com a ampliação do projeto, ajustado para atender também a essa etapa de ensino, e visando ao momento de desenvolvimento das crianças maiores, caracterizadas por outras subjetividades, o trabalho ganha novos contornos, e ganha uma equipe multidisciplinar. Entretanto, a essência do trabalho é mantida, com as oficinas semanais no contexto escolar objetivando potencializar as habilidades sociais, emocionais de todos os envolvidos.Com esse grupo, surgem temáticas como: civilidade, assertividade, solução de problemas interpessoais, resiliência, autocontrole, empatia e expressividade emocional, destacando a contribuição para a formação de sujeitos críticos com habilidades para lidar de maneira apropriada com suas emoções e sentimentos, capazes de lidar com a frustração e ansiedade, colocando-se no lugar do outro, sendo colaborativos e responsáveis, respeitando a diversidade com altruísmo e otimismo.Nessa obra, Roseli Bonfante nos apresenta o resultado empírico e positivo de seu trabalho nas escolas da rede municipal de Rio do Sul, ciosa da relevância de estudos que tratam de questões do desenvolvimento da criança de forma integral, não apenas considerando o sujeito cognitivo, mas percebendo a importância de edificar nele competências sociais e afetivas. De forma agradável e didática, a autora apresenta seu projeto desde o espaço formativo com professores, e seus desdobramentos, até os primeiros resultados de sua implementação. O caráter prático e interventivo de sua obra evidencia a necessidade do aprofundamento de pesquisas e contribui no alinhamento de velhas práticas dos educadores às novas propostas educacionais. Cite como: (ABNT NBR 6023:2018) ROCHA, Priscila Kely da; VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões. Habilidades socioemocionais na escola: guia prático da educação infantil ao ensino fundamental, Roseli Bonfante. Dialogia, São Paulo, n. 35, maio/ago. 2020. Resenha, p. 283-287. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17437. American Psychological Association (APA) Rocha, P. K., Vercelli, L. de C. A. (2020, maio/ago.). Habilidades socioemocionais na escola: guia prático da educação infantil ao ensino fundamental, Roseli Bonfante. Resenha. Dialogia, São Paulo, 35, p. 283-287. https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.17437.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pérez-Delgado, Hitandehui. "Teatro, discapacidad e inclusión social Un acercamiento desde la obra de teatro ciego La casa de los deseos. (México)." Revista de la Facultad de Medicina 63, no. 3Sup (October 20, 2015): 61–66. http://dx.doi.org/10.15446/revfacmed.v63n3sup.49342.

Full text
Abstract:
><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify; line-height: 200%; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Antecedentes.</span></strong></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify; line-height: 200%;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Este artículo es<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>resultado de un proceso investigativo de dos años y que hace parte de la tesis: <span class="Cursiva">Del escenario teatral al escenario social: teatro, discapacidad e inclusión social.</span></span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial;"> <span lang="ES-MX">Se realizó un estudio exploratorio en torno a las prácticas teatrales de la población con discapacidad visual y comunidad de sordos identificados en México hasta el año 2013; centrándose en dos experiencias: Compañía de teatro de sordos <span style="color: #00b0f0;">S</span>eña y <span style="color: #00b0f0;">V</span>erbo y la puesta en escena de </span></span><span class="Cursiva"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; mso-ansi-language: ES-CO;">La casa de los deseos. </span></span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">El presente escrito aborda las implicaciones sociales <span style="color: #00b0f0;">de esta</span> puesta en escena.</span><em style="mso-bidi-font-style: normal;"></em></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Objetivo.</span></strong></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Identificar los ámbitos en los que tiene impacto el teatro producido desde la población con discapacidad visual, o para esta, a partir del análisis de la obra teatral <span class="Cursiva">La casa de los deseos</span><em style="mso-bidi-font-style: normal;">, </em><span style="color: #00b0f0;">obra </span>realizada con la técnica de teatro ciego y presentada en México desde hace 15 años. </span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Material y métodos</span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">. </span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Estudio exploratorio con método cualitativo a través de entrevistas semiestructuradas y semidirigidas, así como observación <span style="color: #00b0f0;">directa. </span></span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Resultados.</span></strong></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Tras el trabajo de campo realizado y las entrevistas con actores clave de <span class="Cursiva">La casa de los deseos,</span> se encontraron constantes en cuanto al impacto de esta experiencia en la vida de los actores ciegos y el acceso a sus derechos económicos, sociales y culturales, agrupándose en las siguientes categorías: inclusión laboral y económica, desarrollo profesional y capital cultural.</span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Conclusión.</span></strong></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Las propuestas estéticas y artísticas desde la discapacidad aportan e impactan positivamente en las vidas de quienes las crean o participan de ellas, así como en la comunidad a la que pertenecen y por ende en la cultura. La perspectiva latinoamericana sobre teatro y la discapacidad consiste en que cada vez se amplían las propuestas interesadas en este tema, haciendo teatro con personas ciegas o para ellas donde es frecuente el uso de la técnica de teatro ciego o teatro a oscuras. </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify; line-height: 200%; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Palabras clave: </span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;">Arte; Distancia social; Personas con discapacidad </span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Arial','sans-serif'; mso-ansi-language: ES-CO;">(DeCS).</span><strong id="tinymce" class="mceContentBody " dir="ltr"></strong></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify; line-height: 200%; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><strong id="tinymce" class="mceContentBody " dir="ltr"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; color: black; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Abstract</span></strong></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; color: black; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Background. </span></strong></p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; color: #212121; mso-ansi-language: EN;" lang="EN">This article is the result of a two year research process and is part of the thesis "From the theatrical stage to the social scene: theater, disability and social inclusion", An exploratory study was conducted around the theatrical practices of people with visual disabilities and the deaf community identified in Mexico up till 2013; focusing on two experiences: Deaf Theatre Company Seña y Verbo and the staging of </span><span class="Cursiva"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">The Wish House</span></span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; color: #212121; mso-ansi-language: EN;" lang="EN">. This paper discusses the social implications of this staging.</span><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; line-height: normal; tab-stops: 45.8pt 91.6pt 137.4pt 183.2pt 229.0pt 274.8pt 320.6pt 366.4pt 412.2pt 458.0pt 503.8pt 549.6pt 595.4pt 641.2pt 687.0pt 732.8pt; background: white;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-family: 'Courier New'; color: #212121; mso-ansi-language: EN; mso-fareast-language: ES-MX;" lang="EN"> </span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; color: black; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US"> </span></strong></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Objective.</span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US"> To identify areas in which theater produced by or for people with visual disability has an impact, from the analysis of the play <span class="Cursiva">The Wish House</span>, play of blind theater that has been presented in Mexico for 15 years. </span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Material and methods.</span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US"> Exploratory study with a qualitative approach using semi-structured and semi-</span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">directed interviews, as well as non-participant observation.</span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Results.</span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US"> After the fieldwork and interviews were done with key actors of the play <span class="Cursiva">The Wish House</span><em style="mso-bidi-font-style: normal;">, </em>constants about the areas of impact of this theatrical experience on the lives of blind actors and their access to economic, social and cultural rights were found. These constants can be classified in the following categories: economic and labor inclusion, professional development, and cultural capital.</span></p><p class="MsoBodyText2" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Conclusion</span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">. The aesthetic and artistic proposals from a disability perspective contribute and have a positive impact in the lives of those who create or participate in such proposal, as well as in the community to which they belong and, therefore, in their culture. The Latin-American perspective about theatre and disability shows that proposals interested on this topic are wider, producing theatre plays by or for blind people, where the use of blind theater or theatre in darkness techniques is frequent.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 28.8pt; mso-para-margin-bottom: 2.4gd; line-height: 200%;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Key words: </span></strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Art; </span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; color: black; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: ES-MX; mso-bidi-font-weight: bold;" lang="EN-US">Disabled Persons</span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 200%; font-family: 'Verdana','sans-serif'; mso-bidi-font-family: Arial; mso-ansi-language: ES-CO;" lang="EN-US">; Social Distance (MeSH).</span></p><
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lago, Clenio. "Nietzsche: tradição filosófica e educação." Revista Educação em Questão 45, no. 31 (April 15, 2013). http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31id5109.

Full text
Abstract:
O emergir de Nietzsche no debate filosófico e educacional contemporâneos promoveu a necessidade de uma nova rearticulação da tradição filosófica e educacional, visto que seu pensamento lança e dá força ao paradigma estético, conferindo espaço às diversidades, desde a contraposição entre Apolo e Dionisio, dois grandes princípios artísticos estruturadores da cultura ocidental. Porém, a estimulação ininterrupta pela qual descambou a estética impossibilita e até impede a sensibilidade reflexiva. Assim, perguntando sobre o impacto do pensamento de Nietzsche na tradição filosófica em meio aos desafios contemporâneos, revisitaram-se e apresentaram-se as bases e os propósitos da estética nietzscheana, as implicações na educação, evidenciando o erro em ficarmos presos a um telos previamente definido. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a rearticulação de tais fins em meio ao dinamismo da realidade, tornando imprescindível a dimensão estética como condição humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Almeida, Mirla Lays Dantas de, Gymenna Maria Tenório Guênes, Luanna Abílio Diniz Melquiades de Medeiros, Mylena de Araújo Régis, Marcus Vinícius Lia Fook, Darlene Cristina Ramos Eloy Dantas, and Danúbia Roberta Medeiros Nóbrega. "Avaliação in vitro da resistência de duas resinas compostas submetidas a teste de compressão." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no. 9 (February 20, 2020). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i9.3245.

Full text
Abstract:
Introdução: O aumento da demanda pela odontologia estética guiou o desenvolvimento de resinas compostas com melhores propriedades físicas e mecânicas. Por isso, percebe-se que há atualmente disponibilidade de uma grande variedade desse material. Dessa forma faz-se necessário a realização de estudos científicos acerca das resinas composta. Objetivo: Avaliar comparativamente, in vitro, à resistência de duas resinas compostas fotopolimerizáveis encontrados no mercado: a Filtek Z350 XT da 3M e a Zirconfill da Technw, após teste mecânico de compressão e análise estatística dos resultados. Material e método: Quatro amostras de cada resina composta foram submetidas ao teste de resistência à compressão numa máquina de ensaio universal. Os resultados foram analisados estatisticamente através do teste de Mann-Whitney com margem de erro 5.0%. Para digitar os dados e obter os cálculos estatísticos foi utilizado o programa IBM SPSS na versão 23. Resultados: A média da força foi mais elevada na resina Zirconfill do que na resina Z350; entretanto, a mediana foi mais elevada na resina Z350. Para a margem de erro fixada (5,0%) não há comprovação de diferença significativa (p > 0,05) entre as duas resinas em relação à força de resistência analisada. Conclusão: As resinas compostas testadas mostram valores de resistência a compressão semelhantes e não apresentam diferenças relevantes.Descritores: Resinas Compostas; Nanotecnologia; Odontologia.ReferênciasBowen RL. Use of epoxy resins in restorative materials. J Dent Res. 1956;35(3):360-69.Chagas LS. Avaliação da resistência flexural e módulo de elasticidade de uma resina do tipo Bulk Fill em comparação com uma resina convencional [monografia de conclusão de curso]. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC; 2016.Behr M, Proff P, Kollbeck C, Langriegr S, Kunze J, Handel G et al. The bond strength of the resin-to-zirconia interface using diferente bonding concepts. J Mech Behav Biomed Mater. 2011;4(1):2-8.Rodrigues DS. Análise da porosidade, resistência mecânica e desgaste de cimentos de ionômero de vidro e resina composta [dissertação]. Porto: Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa; 2014.Pereira AFV, Miranda Junior WG. Avaliação in vitro da microinfiltração e adaptação marginal em restaurações classe v simulando lesões de abfração: estudo piloto. Arq Cent Estud Curso Odontol Univ Fed Minas Gerais. 2008;44(2):18-25.Ferracane JL. Resin composite – state of the art. Dent Mater. 2011; 27(1):29-38.Han JM, Lin H, Zheng G, Shinya A, Gomi H, Shinya A et al. Effect of nanofiller on wear resistance and surface roughness of resin composites. Chin J Dent Res. 2012;15(1):41-7.Mitra SB, Wu D, Holmes B. An application of nanotechnology in advanced dental materials. J Am Dent Assoc. 2003;134(10):1382-90.Mota EG, Weiss A, Spohr AM, Oshima HMS, Carvalho LMN. Relationship between filler content and selected mechanical properties of six microhybrid composites. Rev odonto cienc. 2011;26(2):151-55.Rosa RS. Propriedades mecânicas de resinas compostas com nanopartículas [tese]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia; 2010.Souza ALT, Oliveira FMMPC, Moysés MR, Assis CPD, Ribeiro JCR, Dias SC. Avaliação da resistência à compressão de resinas compostas fotopolimerizáveis. Arq Odontol. 2007;43(1):30-5.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Schianchi, Alejandro. "El error en los aparatos como posibilidad estética." Artnodes, no. 12 (January 1, 2013). http://dx.doi.org/10.7238/a.v0i12.1591.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

AFONSO, Lidiane Cunha, Patrícia Marcoccia SOUZA, and Renato Leite ROSA. "O DIAGNÓSTICO COMO PARTE INTEGRANTE DO TRATAMENTO REABILITADOR ESTÉTICO." DENS 17, no. 2 (December 31, 2009). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v17i2.15583.

Full text
Abstract:
O profissional dentista que transita na área da reabilitação estético- funcional do sorriso lida com áreas limítrofes da emoção de seus pacientes, nem sempre obtendo respostas racionais por parte dos mesmos. Felizmente, de maneira concomitante, a vertiginosa evolução dos materiais odontológicos nos fornece o aporte de tecnologia auxiliar baseada na computação gráfica. Softwares e hardwares têm socorrido o profissional dentista habilitado no seu emprego afastando-os de erros comuns. Em outra via, a quantidade de publicações oriunda na seara odontológica e voltadas para este segmento tem permitido que dentistas estruturem protocolos pessoais de obtenção e do tratamento de imagem que, juntamente com modelos articulados e encerados, permitem às pessoas envolvidas uma previsibilidade do que será realizado. Desta maneira teremos fatores delimitadores do espaço da criatividade artística para não comprometer a função do estomatognático atingindo objetivos definidos. O objetivo do presente trabalho é descrever em um protocolo simples métodos de diagnósticos de discrepâncias que afetam a estética buco dentária de maneira a favorecer a construção de um plano de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

GUIMARÃES, Mayara Ribeiro. "Clarice Lispector: Por uma Poética do Erro." Revista Texto Poético 3, no. 4 (May 27, 2014). http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2007n4a169.

Full text
Abstract:
Avaliação do projeto estético elaborado por Clarice Lispector em A paixão segundo G.H. e concretizado em Água viva, fundamentado no diálogo entre pintura e música, no anti-convencionalismo literário, no rebaixamento do poético, na mistura de gêneros e na explicitação do procedimento poético, de modo que a expressão lingüística seja apresentada como problema e objeto de procura do sujeito. Nesse movimento, a reflexão arma o movimento do pensamento sobre si e aponta o paradoxo da tradição literária moderna: a reflexão é ao mesmo tempo caminho para realização do poético e seu empecilho, processo que recupera o diálogo com o Romantismo alemão a partir do movimento de dobra do pensamento sobre si por meio da imaginação e do sentimento, e culmina na Modernidade Literária do século XX. PALAVRAS-CHAVE: Clarice Lispector; hibridismo; poética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Dos Santos SOUZA, Patrícia, Fernanda Brasil Daura Jorge BOSS, Joel MOTTA JUNIOR, and Glaykon Alex Vitti STABILE. "CORREÇÃO CIRÚRGICA DE LÁBIO DUPLO ASSIMÉTRICO: RELATO DE CASO." DENS 19, no. 2 (December 31, 2011). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v19i2.24023.

Full text
Abstract:
Patrícia dos Santos Souza* Fernanda Brasil Daura Jorge Boos Joel Motta Junior Glaykon Alex Vitti Stabile O lábio duplo é um crescimento anormal da mucosa labial presente com maior frequência no lábio superior, tornando-se evidente ao sorrir. Pode interferir na fonética, mastigação e principalmente na estética, causando constrangimento ao paciente. O lábio duplo pode ser de origem congênita ou adquirida por trauma, não tendo prevalência por gênero ou etnia. Este trabalho tem como objetivo abordar as características clínicas dessa condição, formas de tratamento, possíveis erros de técnica, além de apresentar o relato de caso clínico. Paciente do gênero feminino, 46 anos de idade apresentava lábio duplo assimétrico com histórico de trauma crônico por mordiscamento e queixa estética. Por meio do relato da paciente não foi possível determinar se a condição evoluiu em decorrência do trauma ou vice-versa. O procedimento consistiu em plastia labial por excisão controlada de mucosa e submucosa. No pós-operatório evidenciou-se o desaparecimento do lábio duplo, dando à paciente a estética desejada. Palavras-chave: Lábio duplo; Mucosa; Remoção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography