Academic literature on the topic 'Estilo brasileiro de gestão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estilo brasileiro de gestão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estilo brasileiro de gestão"

1

Thiago, Fernando, and Edson Keyso de Miranda Kubo. "Escala de Estilo de Gestão para Produtores Rurais." Revista de Administração IMED 10, no. 2 (December 29, 2020): 95. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2020.v10i2.3840.

Full text
Abstract:
A produção rural nacional tem respondido por grande parte do PIB brasileiro e é considerando um dos principais players de exportação de commodities. A gestão das propriedades rurais tem sido assunto de interesse dos produtores, visto que as questões tecnológicas têm sido atendidas. Para tanto, o objetivo desta pesquisa foi validar uma escala para avaliar o estilo de gestão dos produtores rurais brasileiros. Tratou-se estilo de gestão como a manifestação das características de se administrar a interação entre as pessoas e entre pessoas e a estrutura, de um ou coletivo de gestores de uma determinada organização. Foram considerados os fatores liderança, decisão, comunicação, controle, planejamento e motivação como seus componentes. Os dados foram obtidos por meio da técnica survey. Para validação semântica, as sentenças foram submetidas ao teste piloto de dez juízes experientes em gestão de organizações agropecuaristas, sendo oito modificadas. A validação empírica foi realizada com a aplicação do instrumento de avaliação a 101 gestores de propriedades rurais, posteriormente submetidas aos testes de análise fatorial confirmatória e análise fatorial exploratória unidimensional. A solução final para o instrumento ficou composta por 22 sentenças, distribuídas em seis dimensões. As limitações da pesquisa são pertinentes à amostragem por conveniência. O instrumento final é indicado para aplicação na gestão das organizações rurais, permitindo a realização de diagnóstico organizacional, como também pode ser utilizado para investigações científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Lucas Do Monte. "A AUTONOMIA DA GESTÃO DAS ENTIDADES GESTORAS DO FUTEBOL BRASILEIRO." Revista Thesis Juris 5, no. 1 (May 1, 2016): 145–61. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v5i1.218.

Full text
Abstract:
Com o fracasso da seleção brasileira na busca pelo hexacampeonato na Copa do Mundo 2014, provocou-se diversos debates quanto a possibilidade de uma reformulação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, por extensão, da forma de gestão dos clubes brasileiros, bem como trouxe à tona discussões sobre o nível de autonomia que tais entes possuem no Brasil. Utiliza-se dessa derrota como um ponto de partida para uma mudança paradigmática na forma de gestão do esporte brasileiro e, mais especificamente, a gestão do esporte mais popular do Brasil, o futebol. Dessa discussão, sob uma ótica jurídica, engendra-se dois questionamentos, os quais servem de premissa lógica para responder a hipótese levantada pelo artigo: É viável a intervenção do Estado na gestão das entidades gestoras do futebol brasileiro? Caso ela seja possível, qual seria o limite da intervenção estatal nessa esfera, isto é, em quais âmbitos seria positiva a ingerência do governo, sem prejudicar a autonomia de tais entes? Para responder esses questionamentos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e do método hipotético-dedutivo, com o objetivo de verificar tal possibilidade, levando em consideração a legislação infraconstitucional e constitucional do ordenamento jurídico brasileiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Prado, Edmir Parada Vasques, Mônica Mancini, and Alexandre Grotta. "Estilo de liderança e sucesso em projetos de TI em organizações brasileiras." Revista de Gestão e Projetos 11, no. 2 (September 10, 2020): 64–86. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v11i2.17387.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do estilo de liderança dos gerentes de projeto de tecnologia da informação no contexto das organizações brasileiras públicas e privadas de acordo com porte e setor. Dado que este é um tema ainda pouco explorado em países em desenvolvimento, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o estilo de liderança e o sucesso de projetos de tecnologia de informação no contexto brasileiro e de acordo com o porte e o setor das organizações. A fundamentação teórica foi baseada na literatura sobre liderança e sucesso em projetos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que compreendeu organizações brasileiras públicas e privadas com uma amostra de 343 profissionais, que atuam no gerenciamento de projetos. Adotou-se o questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2019 e entre os resultados obtidos destacam-se: (1) o estilo de liderança adotado pelas organizações brasileiras carece de aprimoramento em diversos aspectos; (2) o sucesso em projetos de TI possui maior foco no curto e médio prazo do que em questões de longo prazo; e (3) estilo de excelência em liderança foi positivamente associado ao sucesso em projetos de TI. Esta pesquisa contribui para a prática da gestão de projetos, identificando oportunidades para que as organizações brasileiras melhorarem os resultados de longo prazo dos projetos, em especial em organizações de pequeno a médio porte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Daniela Meirelles, Carolina Lescura de Carvalho Castro, and José Roberto Pereira. "Cidadania ou "estadania" na gestão pública brasileira?" Revista de Administração Pública 46, no. 1 (February 2012): 177–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000100009.

Full text
Abstract:
O processo de democratização brasileira ocorreu de uma forma bem diferente da vivenciada por outros países, como Estados Unidos da América e França. Nesse sentido, o objetivo deste artigo teórico é apresentar os elementos centrais sobre democracia e cidadania e demonstrar como a formação histórica do Estado brasileiro impulsionou o fortalecimento de uma "estadania" nacional em detrimento da cidadania. Demonstrou-se que a formação do Estado brasileiro é um entrave para a consolidação da cultura cívica, pois não consegue desenvolver os direitos sociais, políticos e civis como apresentados por Marshall. Assim, o que se percebe é que o exercício da democracia não é uma tarefa fácil, porém, para uma nação evoluir em termos de participação efetiva dos cidadãos, os mesmos precisam participar do processo. No Brasil, nota-se prevalência de ações que conferem maior poder ao Estado, como responsável pela estruturação e desenvolvimento da vida social. Portanto, prevalece em nossa nação a "estadania", visto a ausência de uma cultura cívica, cabendo aos atores não estatais um papel de coadjuvantes no processo. Por outro lado, mudanças relacionadas à democratização mais efetiva do Estado e à democratização da própria democracia fazem-se necessárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Do Nascimento, Leila Procópia, and Valeska Nahas Guimarães. "Gestão escolar no Brasil: reflexões sob a ótica da reforma do estado e da modernização da gestão pública." Perspectiva 36, no. 3 (October 23, 2018): 1052–71. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p1052.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca das relações entre a reforma do Estado brasileiro, a modernização da gestão pública e suas conexões com a reforma educacional brasileira a partir da década de 1990, considerando a repercussão destes encaminhamentos e seus desdobramentos no modelo de gestão escolar delineado para as escolas públicas. O texto assume uma perspectiva crítica em relação às condições históricas, políticas e econômicas em que a Reforma Educativa aconteceu no Brasil. Num primeiro momento foram levantadas reflexões sobre o cenário geopolítico de modernização das economias na perspectiva gerencialista em nível global. Na segunda parte foi feita uma relação desse contexto macro histórico no âmbito nacional e verificamos algumas ingerências em relação às políticas públicas voltadas para a modernização do Estado e da Gestão Pública no Brasil. Na terceira e última parte discorremos sobre as conexões entre a Reforma do Estado e a Reforma da Educacional Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Rossana Rocha. "A política do Brasil para as migrações internacionais." Contexto Internacional 33, no. 1 (June 2011): 47–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292011000100003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a maneira como o Estado brasileiro vem se posicionando em relação às migrações internacionais, e seu comportamento em relação aos fluxos migratórios contemporâneos que envolvem o país. Ao longo dos últimos vinte anos, o Brasil adotou uma série de novas políticas voltadas ao atendimento dos brasileiros no exterior, à gestão dos movimentos transfronteiriços e aos imigrantes no Brasil, políticas estas que respondem não somente ao ativismo dos migrantes e seus aliados, mas também à estratégia da política externa brasileira, sobretudo ao longo do governo Lula. Nos últimos anos, as migrações internacionais despontam como um tema estratégico para as relações internacionais no século XXI, e o Estado brasileiro tem explorado a questão como uma plataforma para criticar determinados países e demandar mudanças na ordem internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Arruda, Elenise Pinto de, and Maria Lília Imbiriba de Sousa Colares. "Gestão democrática: trajetória e desafios atuais." Revista HISTEDBR On-line 15, no. 66 (February 26, 2016): 222. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643712.

Full text
Abstract:
A gestão democrática traz consigo determinantes históricos, políticos e econômicos. No campo das políticas em educação, é indiscutível a necessidade de se resgatar as reformas educativas que se fortaleceram a partir da década de 1990. As reformas educativas ocorreram diante da nova organização do setor produtivo, provocada pela crise do capitalismo, do reordenamento do papel do Estado e a partir das reformas neoliberais implementadas. No Brasil, ocorreu a Reforma do Estado brasileiro, que entre diversas medidas, teve o ajuste da administração pública. Acompanhando o pacote de ações, a reforma educativa implementada influenciou fortemente na administração da educação e, com isso, a gestão da educação foi reformulada e adequada aos novos parâmetros impostos. Esse cenário é composto ainda pela luta da democratização da sociedade brasileira, que buscou, por meio de movimentos e lutas populares, a erradicação da Ditadura civil militar no país. Todos esses aspectos contribuíram para a construção e reconstrução da história da gestão democrática no Brasil. Assim, tecemos neste artigo algumas considerações sobre esse contexto a fim de se pontuar os fatos que marcaram a trajetória da gestão democrática brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Simas, Fábio Do Nascimento. "A tortura no superencarceramento: Estado brasileiro e questão criminal." Revista Vértices 22, Especial (December 31, 2020): 772–86. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v22nespecial2020p772-786.

Full text
Abstract:
O presente ensaio busca problematizar a relação entre o superencarceramento no Brasil e o incremento das práticas de tortura pelos aparelhos de repressão do Estado brasileiro, cuja base material são as formas utilizadas de gestão da pobreza a partir da crise do capital. Entende-se aí que tais formas consagradas de gestão da pobreza possuem particularidades que não podem ser desprezadas na sociedade brasileira, dada a sua formação social de capitalismo dependente, marcada pela autocracia burguesa e pelo racismo estrutural. Para tanto, problematiza-se o reposicionamento da luta de classes nas últimas décadas, a função desempenhada pelo sistema criminal no capitalismo e suas formas no Brasil contemporâneo. Neste sentido, foram utilizadas pesquisas e dados estatísticos que indicam a relação do superencarceramento com o agravamento da tortura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Machado, Roseli Belmonte, and Débora Duarte Freitas. "Políticas de inclusão em saúde." Momento - Diálogos em Educação 29, no. 1 (July 22, 2020): 171–86. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v29i1.9354.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz uma reflexão sobre os enredos entre inclusão e saúde, a partir de uma ideia de gestão de riscos, praticadas pelo Estado brasileiro, buscando responder: como as políticas de inclusão em saúde têm se constituído em formas de governo das condutas na sociedade brasileira contemporânea? O objetivo é o de debater como os enredos entre inclusão, saúde e gerenciamento da vida se manifestam em políticas brasileiras em uma racionalidade política contemporânea. Para tanto, nos debruçamos sobre materiais que versam sobre políticas de saúde para o Estado brasileiro, tendo por base a governamentalidade e a biopolítica. A partir das análises, foi possível refletir que as políticas inclusivas em saúde, pela educação, atuam na condução das condutas dos sujeitos para que se tornem saudáveis e responsáveis por si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Batista, Neusa Chaves. "A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais." EccoS – Revista Científica 9, no. 2 (July 28, 2008): 387–408. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1089.

Full text
Abstract:
Neste artigo, pretende-se discutir a relação entre a formação do Estado brasileiro e a gestão de políticas educacionais na atual conjuntura da sociedade capitalista no Brasil. Trata-se de discussão fundamentada na idéia de que, em nosso país, as representações sociais sobre gestão pública trazem a marca do colonizador. Argumenta-se que esse fenômeno sociopolítico e cultural bem como a atual conjuntura do capitalismo em âmbito global, mais precisamente a influência da gestão do tipo empresarial no setor público, têm trazido entraves para a prática do princípio constitucional de gestão democrática do ensino público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estilo brasileiro de gestão"

1

Chu, Rebeca Alves. "Contribuições à compreensão da gestão à brasileira." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2006. http://hdl.handle.net/10438/2252.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:51:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 115196.pdf.jpg: 15844 bytes, checksum: e62e5570a720846063e54bf738e7f5b1 (MD5) 115196.pdf: 1663792 bytes, checksum: 150a904d9fc839ebe46bd316faa7dc16 (MD5) 115196.pdf.txt: 371781 bytes, checksum: cc00e98a78511c8c3809940ea060cf66 (MD5) Previous issue date: 2006-06-21T00:00:00Z
This research is conducted within the fields of national cultures and Brazilian organizational culture. The research’s purpose is to investigate the Brazilian style of management considering as its base the cultural traits which define it. More specifically, this study aims to understand and describe how the Brazilian style of management is nowadays characterized taking into account the recent changes in the global and national contexts. Its relevance rests on the fact that these recent changes may have impacted the way management is conducted. The approach employed to the investigation is a qualitative and empirical one. In this sense, 25 semi-structured interviews were conducted with Brazilian managers who had worked in foreign management cultures and foreign executives working in Brazil. Results were interpreted according to one specific technique of content analysis: the thematic categorical analysis. Three main results were obtained: (i) the traits which compose the current Brazilian style of management can be organized in the following groups: interpersonal relationships, relations to power, work organization and planning, and relations to the environment and inside some of the groups there are traits which stand out and others which have a less impacting presence (ii) the changes that impact the current style of management are related to the national institutional environment, to the internationalization of management and to the profile of the Brazilian manager (iii) the current style reveals itself to be in a process of transformation and consolidation and is formed as a synthesis between global integration and local adaptation which characterizes it as a ‘glocal’ one.
A presente pesquisa situa-se no campo das culturas nacionais e da cultura organizacional brasileira. Seu objetivo é investigar o estilo brasileiro de gestão utilizando como base os traços culturais que o definem. Mais especificamente, o estudo visa compreender e descrever como se caracteriza o estilo brasileiro de gestão atualmente face às mudanças recentes nos contextos mundial e nacional. Sua realização é relevante, pois as mudanças recentes no contexto internacional e as alterações no contexto interno impactam a forma como a gestão é feita no país. A partir de uma abordagem qualitativa e empírica foram realizadas 25 entrevistas semiestruturadas divididas entre executivos brasileiros que trabalharam em culturas estrangeiras de gestão e executivos estrangeiros que estavam trabalhando no Brasil. Para interpretação dos resultados foi utilizada uma das técnicas da análise de conteúdo: a análise categorial temática. Três foram os principais resultados encontrados no estudo: (i) os traços que compõem o estilo da gestão no país organizam-se nos grupos relações interpessoais, relação com o poder, organização e planejamento do trabalho e relação com o ambiente sendo que dentro de alguns grupos há traços mais marcantes e outros menos (ii) as mudanças que influenciam o estilo atual estão relacionadas ao ambiente institucional nacional, à internacionalização da gestão e ao perfil do gestor e (iii) o estilo atual estaria atualmente em processo de transformação e consolidação e constituiria uma síntese entre integração global e adaptação local caracterizando-se como ‘glocal’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jordão, Cláudia da Silva. "A cidadania na reforma do estado: um instrumento estratégico para a gestão pública brasileira." Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/1837.

Full text
Abstract:
Submitted by Joel de Lima Pereira Castro Junior (joelpcastro@uol.com.br) on 2016-06-13T15:55:07Z No. of bitstreams: 1 ClaudiaJordao.pdf: 1380325 bytes, checksum: 661e50ced701dbdccf32879807e37c6e (MD5)
Approved for entry into archive by Biblioteca de Administração e Ciências Contábeis (bac@ndc.uff.br) on 2016-06-20T16:57:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ClaudiaJordao.pdf: 1380325 bytes, checksum: 661e50ced701dbdccf32879807e37c6e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-20T16:57:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClaudiaJordao.pdf: 1380325 bytes, checksum: 661e50ced701dbdccf32879807e37c6e (MD5)
Fundação de Amparao à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense. Centro de estudos sociais aplicados. Niterói, RJ
Para uma reforma na gestão pública ser plausível deve-se atentar para a necessidade prioritária de uma gestão democrática e cidadã, no sentido da participação do público, acompanhando, controlando e trazendo demandas. É isso que trará ampliação da democracia, fazendo com que a gestão pública seja mais transparente e permeável (GURGEL, 2008). Mas são esses os valores presentes desde a adoção da reforma gerencial no Brasil? A reforma gerencial do Estado que se faz constante desde 1995, afirmou Bresser-Pereira (1998, p. 17), “está voltada para a afirmação da cidadania no Brasil” e só tem condição de ser vitoriosa se atender a duas teses fundamentais: a primeira diz respeito à necessidade do regime democrático e do fortalecimento das instituições; a segunda tese é a de que a reforma “só fará sentido se realmente lograr atender melhor o cidadão”. No entanto, a experiência comprovou que a democracia e o bom serviço ao cidadão não se consolidaram, preponderando as regras e a concorrência do mercado. Para realizar a pesquisa, o trabalho adota a método quali-quanti. Analisa teoricamente a questão e, na pesquisa de campo, faz aplicação do survey a um público qualificado, pós-graduandos da Universidade Federal Fluminense, com o intuito de mensurar o grau de adesão ao discurso da reforma gerencialista e verificar em que esfera esse público tem exercido efetivamente a sua participação.
To a reform in public administration to be plausible must look to the priority need of a democratic and citizen management, in the sense of the participation of the public, following, controlling and bringing demands. That is what will bring expansion of the democracy, making that the public administration to be more transparent and permeable (GURGEL, 2008). But are these the values present since the adoption of the managerial reform in Brazil? The managerial State Reform that has been making constant since 1995, pointed out Bresser-Pereira (1998, p. 17), "is directed to the affirmation of the citizenship in Brazil" and it has only condition of be successful if it answer two fundamental principles: the first concerns the need of a democratic system and of strengthening of the institutions; the second argument is that the reform "will only make sense if indeed attend better the citizen". However, the experience has proved that the democracy and the good service to citizen were not consolidated, prevailing the rules and the market competition. To perform the survey, the paper adopts the qualitative-quantitative method. Analyzes theoretically the issue and, in the field research, makes application of survey to a qualified public, postgraduate students of the Fluminense Federal University, with aim of measure the degree of adherence to discourse of the managerial reform and verify in which sphere this public has effectively exercised the their participation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cotrim, Irene Carvalho de Brito. "Cultura organizacional e gestão da mudança: um estudo de caso CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional de Guanambi." Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18142.

Full text
Abstract:
Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-10-19T21:16:52Z No. of bitstreams: 1 IRENE CARVALHO DE BRITO COTRIM.pdf: 4676892 bytes, checksum: bbc999a5551d4af5c21c50446710eef6 (MD5)
Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-10-19T21:30:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IRENE CARVALHO DE BRITO COTRIM.pdf: 4676892 bytes, checksum: bbc999a5551d4af5c21c50446710eef6 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-19T21:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRENE CARVALHO DE BRITO COTRIM.pdf: 4676892 bytes, checksum: bbc999a5551d4af5c21c50446710eef6 (MD5)
This paper aims at analyzing how the organizational culture elements of the State Center for Health and Management Professional Education – CEEP influenced and influence the process of change experienced by the institution. Thereby it is discussed the important role played by the organizational culture in public education institutions, as they also present deep rooted cultural elements of politics and national culture. This study is specially based in Prates and Barros (1996), using the model of investigation and analysis of cultural features found in Brazilian companies and that influence their management, the “Brazilian Style of Managing”. For this purpose, desk research, participant observation and semi-structured interviews with former and present teachers, managers, articulators, and educational coordinator were carried out. Features of national culture were identified in the first managements of CEJDC (Educational Center João Durval Carneiro) as abuse of power, mobilization and affectivity. In its process of change to CEEP (State Center for Health and Management Professional Education – Guanambi-BA) those features were modified, others were produced that influenced the current management and the operation of the whole school community, either complicating or facilitating the change. The research can be used by other Centers of Productive Backland that face problems which generate similar situations, as one more element of analysis, comparison and discussion for the production of new knowledge and strategies of change.
O presente estudo analisa como elementos da cultura organizacional do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão – CEEP influenciaram e influenciam no processo da mudança pelo qual passa a instituição. Com isso, discute-se a relevância do papel desempenhado pela cultura organizacional nas instituições públicas de ensino, por estas apresentarem, também, elementos culturais mais arraigados da política e da cultura nacional. Este estudo se fundamenta, especialmente, em Prates e Barros (1996), utilizando o modelo de investigação e análise dos traços culturais encontrados nas organizações brasileiras e que influenciam nas suas gestões, o “Estilo Brasileiro de Administrar”. Para este fim foram realizadas pesquisa documental, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com professores, gestores, articuladores dos eixos tecnológicos e coordenação pedagógica, antigos e atuais. Foram identificados traços da cultura nacional nas primeiras gestões do CEJDC (Centro Educacional João Durval Carneiro), como abuso de poder, mobilização e afetividade. No seu processo de mudança para CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão – Guanambi-BA) estes traços foram modificados, produzindo e criando outros que influenciam a gestão atual e o proceder de toda a comunidade escolar, ora dificultando, ora facilitando a mudança. A pesquisa poderá ser utilizada por outros Centros do Sertão Produtivo, que enfrentam problemas que geram situações análogas, como mais um elemento de análise, comparação e discussão, para produção de novos conhecimentos e estratégias de mudança.
This paper aims at analyzing how the organizational culture elements of the State Center for Health and Management Professional Education – CEEP influenced and influence the process of change experienced by the institution. Thereby it is discussed the important role played by the organizational culture in public education institutions, as they also present deep rooted cultural elements of politics and national culture. This study is specially based in Prates and Barros (1996), using the model of investigation and analysis of cultural features found in Brazilian companies and that influence their management, the “Brazilian Style of Managing”. For this purpose, desk research, participant observation and semi-structured interviews with former and present teachers, managers, articulators, and educational coordinator were carried out. Features of national culture were identified in the first managements of CEJDC (Educational Center João Durval Carneiro) as abuse of power, mobilization and affectivity. In its process of change to CEEP (State Center for Health and Management Professional Education – Guanambi-BA) those features were modified, others were produced that influenced the current management and the operation of the whole school community, either complicating or facilitating the change. The research can be used by other Centers of Productive Backland that face problems which generate similar situations, as one more element of analysis, comparison and discussion for the production of new knowledge and strategies of change.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Vanessa José. "Gestão ambiental no setor rodoviário brasileiro : o caso da pavimentação da BR-163 no estado do Pará." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3439.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2006.
Submitted by mariana castro (nanacastro0107@hotmail.com) on 2009-11-17T19:53:01Z No. of bitstreams: 1 VANESSA JOSÉ DA ROCHA.pdf: 1287272 bytes, checksum: 50caf67a175d3838774f35b232cfe677 (MD5)
Approved for entry into archive by Carolina Campos(carolinacamposmaia@gmail.com) on 2010-01-26T19:26:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VANESSA JOSÉ DA ROCHA.pdf: 1287272 bytes, checksum: 50caf67a175d3838774f35b232cfe677 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-26T19:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VANESSA JOSÉ DA ROCHA.pdf: 1287272 bytes, checksum: 50caf67a175d3838774f35b232cfe677 (MD5) Previous issue date: 2006
A presente dissertação objetivou discutir a aplicação dos instrumentos de gestão ambiental, atualmente utilizados pelo setor rodoviário, a partir de uma visão sócioambiental, utilizando o estudo de caso da pavimentação da BR-163 no estado do Pará. Para realizar o trabalho foi feito um referencial dos marcos regulatórios do setor de transporte e da questão ambiental no Brasil, bem como se recorreu ao processo histórico do planejamento no país, buscando sua interface com a evolução do rodoviarismo brasileiro. Também se buscou identificar os principais instrumentos de gestão ambiental e suas implicações no processo decisório do setor rodoviário. A compreensão do desenvolvimento e do histórico da pavimentação da BR-163 foi útil para identificar os principais impactos de uma rodovia, bem como apresentar o cenário político que envolve o processo de planejamento de construção de rodovias. Diante da confirmação da hipótese levantada quanto à falta de harmonia entre a gestão ambiental e rodoviária, foi identificada a necessidade de implantação de um SGA - Sistema de Gestão Ambiental Rodoviário que abrigasse as fases de planejamento e execução de obras rodoviárias, incluindo-se o componente territorial enquanto instrumento de gestão. Assim, foram apresentadas diferentes propostas de sistemas de gestão ambiental, cujas orientações podem ser adequadas à gestão de rodovias as quais foram inseridas dentro de um contexto territorial, dando base para que o trabalho chamou de Território Rodoviário. ________________________________________________________________________________________
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Álvares, Antonio Carlos Teixeira. "Inovação horizontal: um modelo ambidestro de gestão da inovação com base em um caso brasileiro." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/25712.

Full text
Abstract:
Submitted by ANTONIO CARLOS TEIXEIRA ALVARES (teixeira@actapar.com.br) on 2018-11-21T16:39:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Inovação Horizontal com ficha catalográfica.pdf: 1593465 bytes, checksum: 7dfdc07a33c2896d0350b84d11cbe407 (MD5)
Approved for entry into archive by Debora Nunes Ferreira (debora.nunes@fgv.br) on 2018-11-21T17:16:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-Inovação Horizontal com ficha catalográfica.pdf: 1593465 bytes, checksum: 7dfdc07a33c2896d0350b84d11cbe407 (MD5)
Approved for entry into archive by Isabele Garcia (isabele.garcia@fgv.br) on 2018-11-21T17:55:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-Inovação Horizontal com ficha catalográfica.pdf: 1593465 bytes, checksum: 7dfdc07a33c2896d0350b84d11cbe407 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-21T17:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Inovação Horizontal com ficha catalográfica.pdf: 1593465 bytes, checksum: 7dfdc07a33c2896d0350b84d11cbe407 (MD5) Previous issue date: 2018-11-07
Esta pesquisa trata da questão dos efeitos provocados pela busca da inovação a partir de todas as pessoas da organização, particularmente da possibilidade da organização se tornar inovadora, assim entendido como capaz de produzir sistematicamente inovações de qualquer natureza e magnitude. Tal questão é relevante pois a inovação a partir de todas as pessoas de uma organização, praticamente não tem sido estudada pelos especialistas em inovação. Apesar de muito abordada pelo movimento de qualidade no tema de melhoria continua via sistemas de sugestões do tipo kaizen. A denominação Inovação Horizontal foi criada pelo autor para designar as inovações que se originam a partir de todos os funcionários da organização, usualmente a partir de programas internos de sugestões. Os sistemas internos de sugestões produzem basicamente inovações incrementais, denominadas pelos especialistas em qualidade como melhorias contínuas. Alguns autores apresentaram no passado a teoria de que novações incrementais competem com as inovações radicais. Em contraposição foi criado o conceito de ambidestria segundo o qual as organizações inovadoras produzem tanto inovações radicais quanto incrementais. A presente pesquisa a foi baseada em estudo de caso único de uma empresa de um setor maduro (metalurgia) que pratica Inovação Horizontal (a partir de todas as pessoas). Foram entrevistados dezoito gestores, todos os quatro diretores executivos, dez gerentes, dois coordenadores gerais e dois pesquisadores aposentados. O resultado indicou que a organização é inovadora sistemática, tendo criado um modelo de gestão da inovação ambidestro que produz sistematicamente inovações incrementais e radicais, tanto de produtos como de processo e gestão.
This research deals with the effects caused by the search for innovation from all the people of the organization, particularly the possibility of the organization becoming innovative, understood as capable of systematically producing innovations of any nature and magnitude. This issue is relevant because innovation from all the people of an organization, practically has not been studied by the experts in innovation. Although much approached by the movement of quality in the theme of continuous improvement via kaizen type suggestion systems. The denomination Horizontal Innovation was created by the author to designate the innovations that originate from all the employees of the organization, usually from internal programs of suggestions. Internal feedback systems basically produce incremental innovations, called by quality experts as continuous improvements. Some authors have in the past presented the theory that incremental innovations compete with radical innovations. In contrast, the concept of ambidexterity was created whereby innovative organizations produce both radical and incremental innovations. The present research was based on a single case study of a company from a mature sector (metallurgy) that practices Horizontal Innovation (from all people). Eighteen managers, all four executive directors, ten managers, two general coordinators and two retired researchers were interviewed. The result indicated that the organization is a systematic innovation, having created an ambidextrous innovation management model that systematically produces incremental and radicals innovations, of product, process and management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Maria Raquel Alves. "A gestão do patrimônio arqueológico pelo estado brasileiro: o caso do sítio arqueológico do Morro da Queimada, Ouro Preto-MG." Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. http://hdl.handle.net/1843/AMFE-98YML8.

Full text
Abstract:
The question of environmental conservation is becoming more common in discussions about public management in Brazil. The high concentration of Brazilian population in the urban area causes the crowding of central areas, and the growth of cities towards the suburbs, in most cases, without planning. Another problem is the implementation of infrastructure highly divorced from environmental preservation. Along with the extraction activities carried out without discretion in rural areas, unplanned urban sprawl causes environmental damage, including therein the destruction of existing cultural property in these areas, especially those most vulnerable and fragile, like the nature of archaeological property. In Minas Gerais, the urban historical sites from the colonial era, which were preserved until the mid-twentieth century, resumed their socioeconomic activities since the seventys, with a new economic cycle tied to iron ore and also with the tourist activity, starting a process of urban sprawl, changing the original landscape and deteriorating the existing archaeological heritage around the town. Considering the fact that Historic Urban Sites have specific forms of protection, this study sought to understand how to happen the management of the archeological traces inserted in urban sites declared cultural heritage is done. With this search we tried to learn the concepts and values that guided the preservation of international protocols, the UNESCO legal instruments, and its relationship with national laws and policies for the management of the Brazilian heritage, with a focus on the archaeological heritage. In relation to the field research, we selected the Archaeological site of the Morro da Queimada, located in Ouro Preto-MG, which preserves traces of the former camp miner originated the Historic Urban Site declared national heritage and protected by IPHAN. Through the analysis of the documents from the IPHAN Archive's Administrative, in Ouro Preto, we observed the activity of the Institute for the conservation of the archaeological site in question, its obstacles and achievements. Thus, the research makes a contextualization of the policies to preserve archaeological sites in Brazil and performs a statistical analysis of this process of preservation, especially in the Morro da Queimada. The understanding of this situation is crucial to the achievement of urban policies that fully reconciled development and preservation.
A questão da preservação ambiental vem tornando-se mais frequente nas discussões referentes à gestão pública no Brasil. A alta concentração da população brasileira na zona urbana ocasiona o adensamento das áreas centrais e o crescimento das cidades para as periferias, na maior parte dos casos, sem planejamento. Outro agravante é a implantação de obras de infraestrutura de modo desvinculado da preservação ambiental. Conjuntamente com as atividades extrativistas realizadas sem critério em áreas rurais, o crescimento urbano sem planejamento causa danos ao ambiente, incluindo-se aí a destruição dos bens culturais existentes nestas áreas, sobretudo aqueles mais frágeis e vulneráveis, como os bens de natureza arqueológica. Em Minas Gerais, os sítios urbanos históricos da época colonial, preservados até meados do século XX, a partir da década de setenta retomaram suas atividades socioeconômicas, com um novo ciclo vinculado ao minério de ferro e também com a atividade turística, iniciando-se um processo de crescimento urbano desordenado, modificando a paisagem original e deteriorando o patrimônio arqueológico existente no entorno do centro histórico. Considerando o fato de que Sítios Urbanos Históricos possuem formas de proteção específicas, esta pesquisa buscou compreender como se dá a gestão do patrimônio arqueológico inserido em sítios urbanos tombados. Buscou-se conhecer os conceitos e os valores que nortearam os protocolos internacionais de preservação, as Cartas Patrimoniais, e sua relação com a legislação nacional e as políticas de gestão do patrimônio brasileiro, com foco no patrimônio arqueológico. Em relação à pesquisa de campo, selecionou-se o Sítio Arqueológico do Morro da Queimada, localizado em Ouro Preto-MG, que guarda vestígios do antigo arraial minerador que deu origem ao Sítio Urbano Histórico tombado pelo IPHAN. Através da análise dos documentos do Arquivo Administrativo do IPHAN em Ouro Preto, observou-se a atuação do Instituto na preservação do sítio arqueológico em questão, seus entraves e conquistas. Assim, a pesquisa faz uma contextualização das políticas de preservação arqueológicas no Brasil e realiza análises estatísticas deste processo de gestão, principalmente no Morro da Queimada. O entendimento desta situação é fundamental para a realização de políticas urbanas que conciliem de modo integrado desenvolvimento e preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Leonardo Moraes da. "A prisão no contexto neoliberal brasileiro : a hipertrofia punitiva do estado burguês e a participação privada na gestão do aprisionamento." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, 2017. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000215368.

Full text
Abstract:
Esta dissertação tem como objetivo analisar a prisão no contexto neoliberal brasileiro, apropriando-se, dessa forma, de dois fenômenos oriundos deste contexto, isto é, a hipertrofia punitiva do Estado e a participação privada na gestão do aprisionamento. A discussão sobre este tema torna-se importante na medida em que a iniciativa privada, sustentada pelo ideal burguês “ressocializador”, surge como uma solução à situação calamitosa que permeia o sistema prisional no Brasil no contexto de crise do capital. Para examinar estes fenômenos, a pesquisa parte da concepção marxista de que a prisão se configura como um dos elementos materiais que compõem a força do Estado, para assim, compreender as especificidades do aprisionamento no capitalismo brasileiro, sobretudo, em sua fase neoliberal. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisa a Parceria Público-Privada na gestão do aprisionamento brasileiro, detendo-se ao Projeto de Lei do Senado nº 513/2011 e à experiência do Complexo Prisional de Ribeirão das Neves-MG. Verifica que a exacerbação do encarceramento no Brasil se deu a partir do contexto capitalista neoliberal, momento em que também se iniciou o processo de aprofundamento da miserabilidade de amplos setores da superpopulação relativa. Constata, ainda, que a hipertrofia punitiva do Estado brasileiro tem reafirmado a prisão como um instrumento estatal fundamental à ordem capitalista e proporcionado a participação privada na gestão prisional. Conclui que a estratégia capitalista privatista não contribui para solucionar os problemas do sistema prisional brasileiro, pelo contrário, além de aprofundar a direção repressiva do Estado burguês, proporciona lucros exorbitantes às empresas privadas envolvidas na gestão prisional.
This dissertation aims to analyze the prison in the Brazilian neoliberal context, thus appropriating two phenomena from this context, that is, the punitive hypertrophy of the State and private participation in the management of imprisonment. The discussion on this theme becomes important insofar as the private initiative, sustained by the bourgeois ideal "resocializador", appears as a solution to the calamitous situation that permeates the prison system in Brazil in the context of capital crisis. In order to examine these phenomena, the research starts from the Marxist conception that prison constitutes one of the material elements that compose the force of the State, in order to understand the specificities of the imprisonment in Brazilian capitalism, especially in its neoliberal phase. Through a bibliographical and documentary research, it analyzes the Public-Private Partnership in the management of the Brazilian imprisonment, holding to the Senate Bill No. 513/2011 and the experience of the Prison Complex of Ribeirão das Neves-MG. It verifies that the exacerbation of imprisonment in Brazil occurred from the neoliberal capitalist context, at which time the process of deepening the misery of large sectors of the relative superpopulation began. It also notes that the punitive hypertrophy of the Brazilian State has reaffirmed imprisonment as a fundamental state instrument to the capitalist order and provided private participation in prison management. It concludes that the privatist capitalist strategy does not contribute to solving the problems of the Brazilian prison system, on the contrary, besides deepening the repressive direction of the bourgeois state, it provides exorbitant profits to the private companies involved in prison management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maurício. "Avaliação por imagens SAR da reserva legal dos assentamentos no Estado de Rondônia aplicando o Código Florestal Brasileiro." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92171.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2012-10-24T06:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 250111.pdf: 17995851 bytes, checksum: c448d781d840eb21fda2cf9089eab229 (MD5)
A região Amazônica vem sofrendo um grande impacto social e ambiental, evidenciado com mais intensidade nas últimas quatro décadas. Através de um processo de ocupação pseudo-planejada e da prática descontrolada de remoção da cobertura vegetal esta ocupação resultou na destruição de diversos ecossistemas, bem como, na perda de biodiversidade. Em Rondônia o impacto desta ocupação, em conseqüência das correntes de migração para ocupação da nova fronteira econômica brasileira, são mais evidentes nos assentamentos implantados, principalmente ao longo da BR364, numa faixa marginal de 100 quilômetros. Neste mesmo período houve alterações executadas na legislação ambiental que instituiu diversos mecanismos legais voltados à proteção da cobertura florestal. Neste estudo analisou-se uma amostra desses assentamentos considerando sua atual cobertura florestal destinada a reserva legal. Para apoiar esta análise utilizou-se imagens de satélites e de radar, mais especificamente do radar SAR aeroembarcado no R99B do SIPAM. A partir da reunião de diversas fontes de informações e da base composta pelas imagens, foi possível classificar a cobertura da terra em duas principais categorias, desmatamento e floresta. Como resultado desta classificação identificou-se que 61,4% da área dos 86 assentamentos estudados sofreram desmatamento. Nestes assentamentos onde a ocupação foi induzida e financiada pelo governo federal, o mesmo responsável pela implementação da legislação que restringe o aproveitamento completo dos imóveis com vistas a conservação ambiental, a situação da cobertura destinada a reserva legal apresenta-se em desacordo tanto com a MP 2166-67/2001 quanto com as demais legislações que tratam da reserva legal. As características diferenciadas do percentual de reserva legal em relação às distintas condições e situações dos assentamentos, demonstram que, pelo menos, 350.000 hectares referem-se a áreas de reserva legal que sofreram corte raso da vegetação. Dessa forma, o modelo de produção, adotado atualmente pelo estado, de estimulação da pecuária (e da soja) é extremamente nocivo às áreas de reserva legal, dada a necessidade de grandes áreas para a produção. Como em grande parte os imóveis no estado de Rondônia foram criados tomando como base áreas de 50 e 100 hectares, apesar da reconcentração que essas terras vêm sofrendo, a produção de gado acaba por avançar sobre a área de reserva legal, como também sobre as áreas de produção alimentar, visto que alternativas de produção integrando a floresta, não tem sido alvo das políticas de ocupação e desenvolvimento para a região. Torna-se assim urgente a adoção de um plano para recuperação dessas áreas que passa pela construção de um sistema de informações territoriais baseado no cadastro dos imóveis rurais do estado. The Amazon region is suffering a great social and environmental impact, evidenced with more intensity in the last four decades. Through a process of pseudo-planned occupation and the uncontrolled practice of removing vegetation cover this occupation resulted in the destruction of various ecosystems, and the loss of biodiversity. In Rondônia the impact of this occupation and the current occupation of migration to the new economic frontier of Brazil, are most evident in the settlements implanted, mainly along the BR364, a buffer zone of 100 kilometers. In the same period there were changes implemented in environmental laws establishing various legal mechanisms aimed at protecting forest cover. It is proposed in this study analysed a sample of these settlements considering its current forest coverage to legal reserve. To support this analysis is used images from satellites and radar, more specifically the radar SAR airborne on R99B of the SIPAM. From the meeting of various sources of information and the base composed of the images, it was possible to classify the coverage of the land into two main categories, deforestation and forest. As a result of this classification identified that 61.4% of the area, of the 86 settlements studied, suffered deforestation. In these settlements where the occupation was induced and has financial support by the federal government, the same responsible for implementing the law that restricts the use of the land with a view to environmental conservation, the state of coverage for legal reserve disagree with the percentage established at MP 2166-67/2001 and other laws that deal with the legal reserve. The characteristics differentiated the percentage of legal reserve regarding the different conditions and situations of settlements, show that at least 350,000 hectares of these are areas of legal reserve who suffered deforestation. Thus, the model of production currently adopted by the state, stimulating of the livestock is extremely hostile to the areas of legal reserve, given the need for large areas for production. How of the lot in the state of Rondônia were created taking as a basic area of 50 to 100 hectares, despite the reconcentration that these lands are suffering, the production of cattle ultimately move on the area of legal reserve because of production alternatives integrating the forest, has not been the target of the policies of occupation and development for the region. It is therefore urgent the adoption of a plan for rehabilitation of those areas that involve the construction of a territorial information system based on the rural cadastre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Joséli Fiorin. "Estado brasileiro e administração pública: o poder judiciário do Estado do Rio Grande do Sul e o plano de gestão pela qualidade do judiciário." Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2006. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2380.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-05T17:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A complexidade do contexto contemporâneo acarretou a discussão sobre uma crise nos Estados. Com isso, suas instituições e a concretização de suas promessas são questionadas. Frente a isso, a administração pública é posta em xeque, porque nela se encontram muitos dos problemas que contribuem para a crítica situação de incapacidade do Estado em atender às demandas sociais. Com isso, diversas propostas de reforma são postas em prática, como a reforma gerencial. Contudo, outras reformas administrativas já foram realizadas no País, mas poucos resultados apresentaram. Nesse passo, é preciso observar a tradição político-administrativa do Estado brasileiro e sua influência nas hodiernas propostas de mudança na gestão do Poder Judiciário, para perquirir sobre os motivos subjacentes ao desenvolvimento e permanência do seu problemático panorama. Diante disso, o presente trabalho destina-se a examinar a adoção da gestão pela qualidade total no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, sob o prisma da Teo
The complexity of the contemporary context has brought about a debate on the States crisis. As a result, its institutions and the fulfillment of its promises are questioned. Public administration is therefore challenged since it contains many of the problems which play a part in the critical situation of the State incapacity to respond to social demands. Hence, several reform proposals are put into practice, such as the managerial reform. Even though many other administrative reforms were made, the results were few. Thus, Brazil’s political administrative tradition and its influence on current proposals for changes in the management of Judicial Department must be considered, in order to investigate the underlying reasons to the development and to the permanence of its problematic panorama. Therefore, the present dissertation aims to examine the adoption of Total Quality Management in the scope of Judicial Department of Rio Grande do Sul, under Jurisprudence, to discuss the import of organizations models and c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Filho Edmilson de Jesus. "A politica cientifica e tecnologica no setor aeroespacial brasileiro : da institucionalização das atividades ao fim da gestão militar - uma analise do periodo 1961-1993." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286730.

Full text
Abstract:
Orientador: Andre Tosi Furtado
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias
Made available in DSpace on 2018-07-26T18:37:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CostaFilho_EdmilsondeJesus_M.pdf: 6990548 bytes, checksum: 2e345014f8ab66f87115ca69bc09d784 (MD5) Previous issue date: 2000
Resumo: Nas últimas quatro décadas o programa espacial brasileiro vem passando por mudanças significativas, associadas à condução da política setorial pelo governo. Este trabalho se propõe a analisar a política científica e tecnológica no setor aeroespacial brasileiro, destacando a Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), que emerge neste contexto como o primeiro programa setorial de longo prazo e com objetivos definidos. A MECB também tinha por objetivo conjugar os esforços dos atores em tomo de um programa único. Assim, a Missão foi dividida em três sub-programas: o sub-programa de satélites, tocado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o sub-programa do Veículo Lançador de Satélites, conduzido pelo Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e o sub-programa dos Centros de Lançamento, que tinha por objetivos construir um novo Centro de lançamento na Cidade de Alcântara - MA, tocado pelo Ministério da Aeronáutica (MAer). A coordenação da Missão ficaria a cargo da Comissão Brasileira de Atividades Espaciais (COBAE), vinculada ao Estado Maior das Forças Armadas (EMF A).Diante deste contexto, buscou-se fazer um estudo histórico sobre as atividades espaciais no Brasil, ressaltando duas particularidades da Missão: 1) A bi-institucionalidade da Missão e; 2) O descompasso ocorrido entre o programa de satélites e o programa do veículo lançador de satélites, ocorrido ao longo da MECB. Os argumentos levantados são que essas particularidades foram condicionadas aos problemas endógenos, relacionados a cultura organizacional das Instituições, aos problemas exógenos, relacionados aos embargos internacionais, e aos problemas de coordenação, que se referem à natureza do arranjo institucional apresentado na Missão. Para realização do estudo foi feito um corte temporal no objeto, onde tratamos das atividades espaciais brasileiras à partir de 1961, quando se deu a institucionalização dessas atividades, até o ano de 1993, quando é extinta a COBAE
Abstract: In the last of four decades the Brazilian space program is undergoing by significant changes, associated to the conduction of the sectorial policy by the govemment. This dissertation intends to ana1yses the scientific and technological policy in the Brazilian aerospace sector, looking more carefully to the Complete Brazilian Space Mission (MECB). The Mission emerges in this context as the first long period sectorial program with defined objectives. MECB also had the purpose to conjugate the actor's efforts around a single program. Thus, the Mission was divided in three subprograms: the subprogram of satellites, executed by the National Institute of Space Researches (INPE), the subprogram of the launching vehicle, led by the Technological Center ofthe Aeronautics (CTA) and the subprogram ofthe Launching Center's, that had for objectives to build a new launching center in Alcântara - MA, coordinated by the Ministry of the Aeronautics (MAer). The co-ordination of the Mission would be under the responsibility ofthe Brazilian Commission ofSpace Activities (COBAE), linked to the Higher State of the Armed Forces (EMF A). In this context, we have made a historical study of the space activities in Brazil, pointing out two particularities of the Mission: 1) the bi-institucionality of the Mission and; 2) The discompass happened between the program of satellites and the program of the launching vehicle, happened along MECB. The lifted up arguments are that those particularity was conditioned by endogenous factors, related the organizational culture of the Institutions, by exogenous factors, related to the international relations and by coordination problems, that refers to the nature of the institutional arrangement presented in the Mission. For the accomplishment of the study we made a temporary cut in the object, where we treated ofthe space activities since 1961, when theinstitutionalization was proceeded, until the year of 1993, when COBAE was extinguished.
Mestrado
Politica Cientifica e Tecnologica
Mestre em Política Científica e Tecnológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Estilo brasileiro de gestão"

1

Reis, Rômulo Meira. Gestão do Campeonato Brasileiro de Futebol: Economia, política, mídia e tv. Curitiba: Editora Prismas, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

A participação das mulheres na gestão do esporte brasileiro: Desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Euza Maria de Paiva. A participação das mulheres na gestão do esporte brasileiro: Desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brasiliano, Antonio Celso Ribeiro. Cenários prospectivos em gestão de riscos corporativos: Um estudo de caso brasileiro. São Paulo: Sicurezza Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brazil. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. Inventário das principais medidas para melhoria da gestão pública no governo federal Brasileiro. Brasília: Secretaria de Gestão, Ministério do Planejamento, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mattar, Michel Fauze. Na trave: O que falta para o futebol brasileiro ter uma gestão profissional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Elsevier, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Contribuições para a gestão da zona costeira do Brasil: Elementos para uma geografia do litoral brasileiro. 2nd ed. São Paulo, SP, Brasil: Annablume, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moraes, Antonio Carlos Robert. Contribuições para a gestão da zona costeira do Brasil: Elementos para uma geografia do litoral brasileiro. 2nd ed. São Paulo, SP, Brasil: Annablume, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Isabel Cristina dos. Gestão do conhecimento nas indústrias de alta tecnologia: Um caso de sucesso no setor aeronáutico brasileiro. Brazil]: UNITAU, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mineração, Instituto Brasileiro de. Modelo nacional de gestão de recursos hídricos: A posição do setor mineral, na visão do IBRAM. Brasília, DF: IBRAM, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Estilo brasileiro de gestão"

1

Kleber Danylo Mendes da, Silva, Pontes Guilherme de Siqueira Freitas, Silva Simone de Paula, and Silva Erick Viana da. "CONHECIMENTO DOS GESTORES DE UM DOS CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SOBRE NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 174–87. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.174-187.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo o entendimento do fenômeno de práticas empreendedoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. Os protagonistas do estudo foram os gestores da instituição de ensino em questão. A temática norteadora visou a descoberta de novos horizontes, por meio de métodos qualitativos e quantitativos no tocante ao conhecimento desses gestores acerca de fenômenos como o empreendedorismo e as empresas juniores, além de compreender as possíveis ações empreendedoras no local de ensino. Ademais, buscou-se compreender quem era esta persona, através da coleta de dados pessoais como sexo biológico e etnia. No que concerne ao desenvolvimento da pesquisa bibliográ*fica a respeito dos assuntos estudados, tal projeto aprofundou-se em leituras de alguns autores de relevância reconhecida sobre a temática. Desta forma, por meio da aplicação a partir da aplicação de métodos inovadores para a educação brasileira, isto é, com a tríade ensino, pesquisa e extensão, que representa a função social das universidades estatais brasileiras. É válido também o resgate das experiências estrangeiras com empresa juniores, bem como uma importante instituição brasileira de fomento e desenvolvimento às ações empreendedoras, tal como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE. A necessidade do conhecimento gerado neste estudo é de suma validade, já que, a partir de uma perspectiva recorrente no ensino brasileiro, a educação é uma ferramenta aliada ao desenvolvimento social. Assim, entender as diversas metodologias empreendedoras de educação e a visão daqueles que tomam as decisões no cotidiano deve ser de interesse público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kleber Danylo Mendes da, Silva, Ponte Guilherme de Siqueira Freitas, Silva Simone de Paula, and Silva Erick Viana da. "CONHECIMENTO DOS GESTORES DE UM DOS CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SOBRE NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMOq." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 174–87. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.174-187.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo o entendimento do fenômeno de práticas empreendedoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. Os protagonistas do estudo foram os gestores da instituição de ensino em questão. A temática norteadora visou a descoberta de novos horizontes, por meio de métodos qualitativos e quantitativos no tocante ao conhecimento desses gestores acerca de fenômenos como o empreendedorismo e as empresas juniores, além de compreender as possíveis ações empreendedoras no local de ensino. Ademais, buscou-se compreender quem era esta persona, através da coleta de dados pessoais como sexo biológico e etnia. No que concerne ao desenvolvimento da pesquisa bibliográ*fica a respeito dos assuntos estudados, tal projeto aprofundou-se em leituras de alguns autores de relevância reconhecida sobre a temática. Desta forma, por meio da aplicação a partir da aplicação de métodos inovadores para a educação brasileira, isto é, com a tríade ensino, pesquisa e extensão, que representa a função social das universidades estatais brasileiras. É válido também o resgate das experiências estrangeiras com empresa juniores, bem como uma importante instituição brasileira de fomento e desenvolvimento às ações empreendedoras, tal como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE. A necessidade do conhecimento gerado neste estudo é de suma validade, já que, a partir de uma perspectiva recorrente no ensino brasileiro, a educação é uma ferramenta aliada ao desenvolvimento social. Assim, entender as diversas metodologias empreendedoras de educação e a visão daqueles que tomam as decisões no cotidiano deve ser de interesse público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Rosane Barros, João Paulo Borin, Alessandro Tosim, and Paulo Cesar Montagner. "GESTÃO NO ESPORTE PARALÍMPICO: O FORTALECIMENTO DO GOALBALL BRASILEIRO." In Educação Física e Áreas de Estudo do Movimento Humano 3, 113–26. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1072015069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Claudio Luiz de Oliveira, Costa, Mizrahi Márcia Ester, and Lepsch Miriam Assunção de Souza. "O ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL E SUAS ALTERAÇÕES ADVINDAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 106/2020." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 32–52. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.32-52.

Full text
Abstract:
O mundo se deparou com a pandemia da COVID-19 no início de 2020 e ainda está lidando com seus impactos socioeconômicos. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral apresentar os dispositivos promulgados pela Emenda Constitucional 106/2020 e suas consequências para a execução do orçamento público brasileiro de 2020. A metodologia adotada se caracteriza como de natureza qualitativa, sendo desenvolvida por pesquisa bibliográfica e documental, considerando a base em livros, artigos, legislação e sites de órgãos públicos. No desenvolvimento da pesquisa foi realizada a análise da Emenda Constitucional 106/2020, chamada de “orçamento de Guerra”, no que tratou dos temas voltados para o atendimento à necessidade de combate à COVID-19, buscando identificar os seus possíveis impactos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 e, consequentemente, na execução orçamentária. No resultado da análise foi observado que o governo brasileiro flexibilizou as regras orçamentárias e de gestão fiscal para atos relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus com a expectativa de que a execução do orçamento atendesse às demandas da sociedade em decorrência da crise na área de saúde. Conclui-se diante desse cenário ficou evidenciado que a atual crise originada pela pandemia da COVID-19 não tem precedentes. Assim é fundamental que o governo brasileiro tenha tomado as ações necessárias para que o orçamento público fosse adequado aos novos desafios apresentados pela COVID-19. Ademais, cabe observar a execução dessas medidas e acompanhar os desdobramentos que a epidemia causou na economia. A partir disso, será possível entender se as medidas já aprovadas foram eficientes ou se é necessário fazer mais para que o Brasil possa continuar sua trajetória de responsabilidade fiscal sem comprometer as gerações atuais e as que estão por vir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Claudio Luiz de Oliveira, Costa, Mizrahi Márcia Ester, and Lepsch Miriam Assunção de Souza. "O ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL E SUAS ALTERAÇÕES ADVINDAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 106/2020." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 32–52. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.32-52.

Full text
Abstract:
O mundo se deparou com a pandemia da COVID-19 no início de 2020 e ainda está lidando com seus impactos socioeconômicos. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral apresentar os dispositivos promulgados pela Emenda Constitucional 106/2020 e suas consequências para a execução do orçamento público brasileiro de 2020. A metodologia adotada se caracteriza como de natureza qualitativa, sendo desenvolvida por pesquisa bibliográfica e documental, considerando a base em livros, artigos, legislação e sites de órgãos públicos. No desenvolvimento da pesquisa foi realizada a análise da Emenda Constitucional 106/2020, chamada de “orçamento de Guerra”, no que tratou dos temas voltados para o atendimento à necessidade de combate à COVID-19, buscando identificar os seus possíveis impactos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 e, consequentemente, na execução orçamentária. No resultado da análise foi observado que o governo brasileiro flexibilizou as regras orçamentárias e de gestão fiscal para atos relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus com a expectativa de que a execução do orçamento atendesse às demandas da sociedade em decorrência da crise na área de saúde. Conclui-se diante desse cenário ficou evidenciado que a atual crise originada pela pandemia da COVID-19 não tem precedentes. Assim é fundamental que o governo brasileiro tenha tomado as ações necessárias para que o orçamento público fosse adequado aos novos desafios apresentados pela COVID-19. Ademais, cabe observar a execução dessas medidas e acompanhar os desdobramentos que a epidemia causou na economia. A partir disso, será possível entender se as medidas já aprovadas foram eficientes ou se é necessário fazer mais para que o Brasil possa continuar sua trajetória de responsabilidade fiscal sem comprometer as gerações atuais e as que estão por vir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PINHEIRO, Williane Silva, Tamires Dos Santos PEREIRA, Anna Caroline Feitosa LIMA, Daniel Arnóbio Dantas Da SILVA, and Josilene De Assis CAVALCANTE. "CONVIVÊNCIA COM A SECA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS ÁREAS RURAIS DOS ESTADO DA PARAÍBA." In Gestão, qualidade e acesso às águas no Nordeste Brasileiro, 24–29. EPATAgri, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/526404.1-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ÁVILA NETO, Alfredo Moreira, Cecilio ARGOLO JUNIOR, and Roberto SANTOS JÚNIOR. "Sistema penitenciário brasileiro: gerenciamento de crise em rebeliões." In GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS, 59–76. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/514125-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vital, Ivan Viana Araújo, and Stephanie Kalynka Rocha. "Análise de balanços públicos: um estudo sobre as principais capitais do nordeste brasileiro no período de 2017 a 2019." In A Contabilidade como instrumento de gestão, 9–26. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.17.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Ana Paula Ferreira Da, Abinoécia Nunes Do Nascimento, Marco Aurélio Benevides De Pinho, and James Anthony Falk. "Estudo bibliometrico sobre custo em organizações da construção civil: contribuições do congresso brasileiro de custo de 1996 a 2010." In Gestão de custos: contribuições teóricas e práticas. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200300531.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, Leandro Gomes, Patrícia Silva Cruz, Dayany Aguiar Oliveira, Ranielle Daiana dos Santos Silva, and José Etham de Lucena Barbosa. "COMPARAÇÃO DE ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DE ESTADO TRÓFICO EM RESERVATÓRIO UTILIZADO PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO DURANTE PERÍODO DE SECA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO." In Gestão de Recursos Hídricos e Sustentabilidade 2, 47–54. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2541909016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estilo brasileiro de gestão"

1

Modesto, Augusto S. C., Emilie T. de Morais, Eduardo H. F. Moreira, Hugo F. Martins, Leonardo C. Corrêa, and Rejane M. C. Figueiredo. "Ferramentas de Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação: análise de aderência à legislação brasileira." In XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2016.15131.

Full text
Abstract:
A contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) pelos órgãos públicos federais brasileiros é uma realidade complexa e requer dos órgãos que esses executem a gestão. Nesse cenário é essencial a utilização de um apoio ferramental que possa auxiliar a gerência da execução do contrato. Recentes diretrizes do governo federal vedam a contratação de fábricas para o desenvolvimento de softwares para atividades meio. Este trabalho tem como objetivo a proposição de um checklist para analisar a adequação das ferramentas de gestão de contratos de acordo com as normas e modelos vigentes. O checklist foi aplicado às ferramentas disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (PSPB). Este estudo foi realizado em quatro fases: desenvolvimento do checklist, a seleção das ferramentas disponíveis no PSPB nas categorias que envolvem gestão, a avaliação das ferramentas selecionadas; e a análise e redação dos resultados. Como resultado, constatou-se que as ferramentas disponíveis no PSPB não atendem às normas e modelos vigentes para a contratação de serviços de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fagundes, Vladimir, and Jonice De Oliveira Sampaio. "Método de Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal (MGCGovBR): Estudo de Caso da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia." In Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. http://dx.doi.org/10.5753/waihcws.2020.12346.

Full text
Abstract:
O Estado Brasileiro vem buscando novos patamares de conhecimento e transformando tais conhecimentos em valores individuais e organizacionais. Contudo, para verificar se a gestão do conhecimento (GC) está sendo efetiva é necessário um instrumento que viabilize a avaliação do grau de maturidade da GC em órgãos da administração pública federal (APF) brasileira. Baseado no enfoque exposto acima, este artigo apresenta método de avaliação da maturidade da GC para a APF do Brasil que esteja alinhado com as determinações dos direcionadores governamentais e do conhecimento da sociedade organizada e do cidadão comum. Acrescenta-se que esta pesquisa apresenta o resultado de um estudo com parte do método na Secretaria de Governo Digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COUTINHO, VERONICA BARBOSA, ANA KÉTI LORAS RODRIGUES, and DANIEL ARAÚJO SOMBRA SOARES. "DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL COMO UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1110.

Full text
Abstract:
Introdução. A descentralização da gestão ambiental no Marajó pode ser vista como um processo de desenvolvimento sustentável nos municípios integrantes da região, sendo que a distribuição de responsabilidades entre poder público e comunidade local acerca da gestão do território local, possibilite a atuação direta mediante os desafios que afetam o patrimônio natural. Material e Métodos, A presente pesquisa teve como área de estudo três municípios integrantes do Marajó, dos quais foram citados: Breves, Curralinho e Gurupá houve aplicação de questionário qualiquantitativo sobre a gestão ambiental, bem como, referências bibliográficas e consultas à legislação pertinente. Foram analisados os dados referentes à estrutura institucional e a estrutura operacional das Secretarias de meio ambiente. Resultados. Por mais que os municípios possuam similaridades regionais, existem distintas diferenças no avanço da política ambiental, Breves considerada uma cidade pólo do Marajó, foi identificada a estruturação física e administrativa com um sistema e organograma estabelecido através de diretorias administrativas, além dos instrumentos de gestão que constituem atributos da gestão descentralizada, podemos perceber que o desmatamento ilegal ainda é uma atividade que mais causa impacto no município, conforme. Avaliou-se o sistema de meio ambiente do município vem mudando sua postura com relação ao desenvolvimento local. Com a criação de um pacto municipal contra o desmatamento ilegal no município. O município de Gurupá por sua vez, possui organograma da estrutura do órgão municipal de meio ambiente (OAM), no qual amplia suas ações de controle e administração, tendo como resultado dos índices de desmatamento. O Município de Curralinho, embora seja considerado um município de pequeno porte, ainda possui dificuldades no sistema de controle. O que requer uma atuação maior em virtude do alto percentual de áreas protegidas no município. Por outro lado o município se fortaleceu com seu aparato normativo, e estruturou seu conselho de meio ambiente garantindo a participação da sociedade civil. Trabalhou de forma compartilhada com outros órgãos locais, a questão da educação ambiental voltada para a realidade de Curralinho. Conclusão, Esses avanços constituem uma construção coletiva e contínua, que demanda do gestor municipal a habilidade na implementação dos instrumentos de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável no município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nésio, Renata, Pedro F. Freitas, and Gustavo M. Freitas. "Laboratório de Projeto - Concepção, Gestão e Implementação de Projetos Aplicados ao Ensino de Engenharia de Sistemas." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1600.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a metodologia de ensino aplicada na disciplina Laboratório de Projeto III do curso de graduação de Engenharia de Sistemas da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a disciplina, os alunos desenvolvem um projeto complexo com base em um caso de estudo, desde sua concepção até a implementação de um protótipo funcional. Para tal, os alunos aplicam conceitos de Engenharia de Requisitos, e empregam mapas conceituais e máquinas de estado finito para obter uma visão holística do projeto, cujo desenvolvimento é gerenciado através das metodologias Scrum e Kanban de gestão ágil. O caso de estudo apresentado consiste na construção de um guindaste automático, integrando conteúdos de mecânica e modelagem 3D, eletroeletrônica e software. Durante a execução do projeto, são utilizados software gratuito e hardware livre para a implementação de um protótipo em escala de baixo custo, viabilizando o emprego da metodologia didática proposta em outras universidades e instituições de ensino públicas do País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

S. Leite Filho, Efraim, João O. Bovoloni Falavigna, and Adriano S. de Lima. "Hemeroteca Digital." In XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2019.7454.

Full text
Abstract:
O projeto Hemeroteca Digital tem como propósito ser um sistema de gestão documental dos Diários Oficiais do Estado de Sergipe, digitalizando-os de forma a se tornarem mais acessíveis ao público. Além do processo de gestão, foi criado um site de acesso aos documentos digitalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Elias, and Juliana Diniz. "Gestão do conhecimento, aprendizagem móvel e direito do consumidor: estratégia para acesso à informação." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6081.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada sobre a utilização da gestão do conhecimento atrelada a tecnologia móvel para a promoção dos direitos do consumidor. A utilização das informações por meio da aprendizagem móvel resultou em um aplicativo que disponibiliza a informação na temática estudada ao mesmo tempo em que promove acesso aos serviços da delegacia do consumidor de Pernambuco e outros órgãos de defesa dos direitos deste consumidor. Além deste, uma cartilha informativa foi desenvolvida e disponibilizada para que possa ser impressa e ser utilizada em um curso na modalidade a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, a profissionais de segurança pública da região metropolitana do Recife e interior do estado de Pernambuco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

M. Lima, C., H. M. Nakamura, U. C. P. Junior, I. S. de Carvalho, C. C. M. de M. Carvalho, and M. E. de L. Tostes. "Desenvolvimento de software de gerenciamento energético aplicado a análises tarifárias com estudo de caso na Universidade Federal do Pará." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1377.

Full text
Abstract:
Devido às recentes crises energéticas do setor elétrico brasileiro, tem-se a necessidade de desenvolver softwares capaz de auxiliar a gestão do consumo energético. Utilizando o sistema computacional desenvolvido é possível monitorar e analisar as tendências de grandezas elétricas, diminuir desperdício e, consequentemente, os gastos com energia elétrica. Por meio do software Sistema de Gestão de Energia Elétrica (SISGEE) desenvolvido na Universidade Federal do Pará (UFPA), tem-se monitorado o comportamento de cargas elétricas prediais em vários pontos no campus. Dado o exposto, este artigo apresenta o software, evidenciando a gestão de demanda e consumo, bem como a implementação de medidas de gerenciamento de energia, como a visualização e análise gráfica dos dados de consumo, tensão, corrente, potência (ativa, reativa e aparente), fator de potência, fator de carga, fator de demanda, distorção harmônica total de tensão e corrente, duração relativa da transgressão de tensão (precária e crítica), utilizadas para tomada de decisão para redução do consumo de energia elétrica e adequação do modelo tarifário contratado pela UFPA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

R. G. de Oliveira, Rafael, Iago R. M. R. Morais, Ulisses C. Paixão J., Maria E. L. Tostes, Vinicius B. Andrade, and Carminda C. M. M. Carvalho. "Desenvolvimento e aplicação de software de gerenciamento energético para comparação da demanda no período de pandemia do COVID-19." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1618.

Full text
Abstract:
Um sistema de gestão energética tem como objetivo monitorar, controlar e gerir variáveis de grandezas elétricas, buscando otimizar determinado sistema. Neste artigo é apresentado o desenvolvimento do software e a aplicação do sistema de gestão de energia elétrica (SISGEE) na coleta de dados para análise do comportamento das cargas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Por conseguinte, é apresentado um estudo de caso na UFPA, evidenciando o impacto do período de pandemia do COVID-19 na demanda e nos custos de energia no intervalo atual de quarentena (2020), quando comparado ao mesmo período letivo do ano de 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

S. Brasil, Alexandre, Fernando S. Brasil, Allan R. A. Manito, and Marcus V. A. Nunes. "Processo de Acreditação de um Laboratório de Ensaios em Alta Tensão conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17025: Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e Calibração de Equipamentos." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2472.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva descrever a experiência de desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade para o Laboratório de Ensaios em Alta Tensão da Universidade Federal do Estado do Pará, bem como apresentar o processo de calibração dos equipamentos deste. O desenvolvimento do sistema e a calibração dos equipamentos foram os primeiros passos na busca de uma futura acreditação baseada nos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2017. O sistema desenvolvido para o laboratório buscou implementar os seguintes itens determinados pela norma citada: documentação do sistema de gestão; controle de documentos do sistema de gestão; controle de registros; ações para abordar riscos e oportunidades; ações de melhorias; ações corretivas; auditorias internas e, análises críticas pela gerencia. As calibrações, por outro lado, foram realizadas respeitando os preceitos das normas IEC 61083-1 (2001) e ABNT NBR IEC 60060-2 (2016).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Confort, Valdemar, Kate Revoredo, Fernanda Baião, and Flávia Santoro. "Extração de Ontologias a partir de Histórias: um estudo exploratório em storytelling." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5823.

Full text
Abstract:
Empresas e sistemas de TI estão enfrentando um aumento na complexidade do ambiente caracterizada pela colaboração, mudança e variedade de clientes, fornecedores e produtos. Aplicar a técnica de group storytelling pode contribuir para a Gestão do Conhecimento da organização. A contagem de histórias traz benefícios desde a captura até fixação da informação, passando pela comunicação e entendimento dos conceitos. Empresas americanas (3M e Apple), japonesas (Sony e Toshiba) e européias (ClubMed e Océ) já utilizam esta abordagem na prática. Por outro lado, a Engenharia de Ontologias pode contribuir na melhoria da qualidade da informação e oferecer uma solução para lidar com a gestão do conhecimento de forma sistemática. No entanto, a especificação e gestão de ontologias realizadas de forma manual podem ser caras, tediosas, enviesadas e propensas a erro. O aprendizado automático de ontologias é uma abordagem que extrai ontologias a partir de dados, tanto estruturados como não estruturados (textos). Este trabalho apresenta, em fase exploratória, uma proposta capaz de especificar automaticamente os elementos que compõem uma ontologia, a partir do conhecimento tácito dos envolvidos no domínio. Um estudo exploratório foi capaz de obter os conceitos de uma ontologia, de forma automática, a partir de histórias contadas numa ferramenta de group storytelling sobre os processos de negócio de uma das secretarias de uma Universidade de Ensino Superior Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Estilo brasileiro de gestão"

1

Athaydes, Andreia, Gustavo Hasse Becker, Rodrigo Silveira Cogo, Mateus Furlanetto de Oliveira, and Paulo Nassar. Estudo Transcultural sobre Liderança em Relações Públicas e Gestão da Comunicação: análise quantitativa dos temas de maior importância para os brasileiros/Transcultural Study on Leadership in Public Relations and Communication Management: quantitative analysis of the issues of greatest importance to the Brazilian. Revista Internacional de Relaciones Públicas, December 2013. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-6-2013-02-05-28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography