Academic literature on the topic 'Estimativas de autovalores'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estimativas de autovalores.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estimativas de autovalores"

1

Sakaguti, Eduardo Shiguero, Martinho de Almeida e. Silva, Richard Louis Quaas, Elias Nunes Martins, Paulo Sávio Lopes, and Luiz Otávio Campos da Silva. "Avaliação do crescimento de bovinos jovens da raça Tabapuã, por meio de análises de funções de covariâncias." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 4 (August 2003): 864–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000400011.

Full text
Abstract:
As estimativas de máxima verossimilhança restrita (REML), das variâncias e das covariâncias genéticas aditivas e residuais, do peso ao nascimento e dos pesos ajustados aos 120, 205, 240, 365, 420 e 550 dias de idade foram empregadas para determinar funções de covariâncias (CFs) do crescimento de 41.415 bovinos da raça Tabapuã, nascidos entre 1975 e 1997 e criados em regime de pastagem. A estimação das CFs mostrou-se bastante útil, pois, além de avaliar covariâncias entre qualquer par de idades, a análise das autofunções, associada aos autovalores das matrizes de coeficientes das CFs, revelou que as curvas de crescimento dos animais podem ser rapidamente alteradas pela seleção. Fatores como o estresse provocado pelo desmame, o ganho compensatório e a seleção de animais, nos períodos finais, provocaram várias mudanças na trajetória das (co)variâncias genéticas, fazendo com que apenas as CFs de ordens de ajuste mais complexas estimassem valores mais próximos das estimativas da REML. Entretanto, nessas funções de alta ordem de ajuste, os polinômios de Legendre tenderam a descrever ondulações nas trajetórias das variâncias, nas extremidades do período, o que parece não ter uma razão biológica coerente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sarmento, José Lindenberg Rocha, Lucia Galvão de Albuquerque, Robledo de Almeida Torres, Marcelo Teixeira Rodrigues, Paulo Sávio Lopes, and João Cruz Reis Filho. "Comparação de modelos de regressão aleatória para estimação de parâmetros genéticos em caprinos leiteiros." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 10 (October 2008): 1788–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008001000011.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a melhor modelagem para as variâncias genética aditiva, de ambiente permanente e residual da produção de leite no dia do controle (PLDC) de caprinos. Utilizaram-se modelos de regressão aleatória sobre polinômios ortogonais de Legendre com diferentes ordens de ajuste e variância residual heterogênea. Consideraram-se como efeitos fixos os efeitos de grupo de contemporâneos, a idade da cabra ao parto (co-variável) e a regressão fixa da PLDC sobre polinômios de Legendre, para modelar a trajetória média da população; e, como efeitos aleatórios, os efeitos genético aditivo e de ambiente permanente. O modelo com quatro classes de variâncias residuais foi o que proporcionou melhor ajuste. Os valores do logaritmo da função de verossimilhança, de AIC e BIC apontaram para seleção de modelos com ordens mais altas (cinco para o efeito genético e sete para o efeito de ambiente permanente). Entretanto, os autovalores associados às matrizes de co-variâncias entre os coeficientes de regressão indicaram a possibilidade de redução da dimensionalidade. As altas ordens de ajuste proporcionaram estimativas de variâncias genéticas e correlações genéticas e de ambiente permanente que não condizem com o fenômeno biológico estudado. O modelo de quinta ordem para a variância genética aditiva e de sétima ordem para o ambiente permanente foi indicado. Entretanto, um modelo mais parcimonioso, de quarta ordem para o efeito genético aditivo e de sexta ordem para o efeito de ambiente permanente, foi suficiente para ajustar as variâncias nos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Puerro Neto, João, and Carlos Alexandre Felício Brito. "Mobilidade funcional em função da força muscular em mulheres idosas fisicamente ativas." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, no. 5 (October 2015): 369–71. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220152105112756.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: São muitas as alterações que influenciam a mobilidade funcional em idosos, como alterações pos-turais, diminuição da força muscular e amplitude de movimento. Objetivo: Determinar o parâmetro mais adequado para a estimativa da mobilidade funcional, assim como o efeito da força muscular sobre a mobilidade funcional de pessoas idosas. Métodos: A amostra foi constituída por 41 mulheres saudáveis na faixa etária de 60 a 78 anos de idade, que foram submetidas ao teste Time up and go (TUG), que testa as habilidades de mobilidade básicas das pessoas idosas frágeis (tempo para levantar e se mover), escala de equilíbrio de Berg (EEB), teste de alcance funcional (FRT) e teste de uma repetição máxima (1RM). Resultados: A análise de componente principal (PCA) revelou que somente a escala de Berg apresentou eigenvalue (autovalor) maior que um, explicando 59% da variância. Por outro lado, a força muscular foi preditora de mobilidade funcional somente quando o TUG foi analisado, sugerindo que 20% da mobilidade funcional pode ser explicada pela força muscular (R=-0,42[R2=0,20, β=-0,29 ± 0,12, p=0,023]). Conclusão: Conclui-se que a EEB pareceu representar o procedimento mais adequado para a estimativa da mobilidade funcional. A força muscular foi preditora de mobilidade funcional somente quando o TUG foi analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Luiz Roberto, Solange Andreoni, João Macedo Coelho-Filho, Maria Fernanda Lima-Costa, Divane Leite Matos, Monica Rebouças, and Renato Veras. "Perguntas mínimas para rastrear dependência em atividades da vida diária em idosos." Revista de Saúde Pública 47, no. 3 (June 2013): 506–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2013047004325.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar questões não redundantes sobre independência nas atividades da vida diária de idosos que representem o espectro de dependência em idosos.MÉTODOS: Projeto multicêntrico com amostra populacional probabilística de 5.371 idosos residentes em São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Bambuí, MG, e Fortaleza, CE, em 2008. Foi realizado inquérito domiciliar e aplicado questionário com 20 atividades da vida diária dos idosos para autoavaliação da dificuldade/necessidade de ajuda para realizá-las. As respostas foram analisadas segundo: a prevalência de alguma dificuldade ou necessidade de ajuda para cada atividade da vida diária; a frequência de não resposta; e o agrupamento das atividades numa análise fatorial.RESULTADOS: As atividades pessoais (e.g., vestir-se) tiveram prevalência de dificuldade ou necessidade de ajuda referida baixa quando comparadas às atividades instrumentais (e.g., fazer compras), além de terem taxas de respostas inválidas mais baixas. Foram identificados três fatores de agrupamento das atividades da vida diária: mobilidade (andar 100 m); necessidades pessoais (tomar banho); e o que outra pessoa pode fazer pelo idoso (lavar roupa). As atividades da vida diária com maiores autovalores em cada grupo foram analisadas à luz da prevalência de necessidade de ajuda referida e da proporção de respostas válidas. Três atividades foram selecionadas como representativas do espectro de dependência e bem compreendidas pelos idosos: levantar da cama, banhar-se e andar 100 m.CONCLUSÕES: Com três atividades da vida diária podemos ter um instrumento de rastreio simples e confiável capaz de identificar idosos com necessidade de ajuda no dia a dia. A estimativa de demanda por cuidados na vida diária é um indicador importante para o planejamento e gestão dos serviços de saúde dentro do paradigma das doenças crônicas e do envelhecimento populacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Figueiredo, Adelson Martins, Maurinho Luiz Dos Santos, and Viviani Silva Lirio. "DIFERENCIAÇÃO POR ORIGEM E SUBSTITUIÇÃO NAS EXPORTAÇÕES DE SOJA EM GRÃO DO BRASIL, DOS EUA E DA ARGENTINA." Revista de Economia e Agronegócio 2, no. 4 (June 1, 2015). http://dx.doi.org/10.25070/rea.v2i4.42.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar e analisar a elasticidade de substituiçãoentre Brasil, EUA e Argentina nas exportações de soja em grão, em mercados importadoresselecionados. Esse fato é importante, na medida em que aumenta a integração daseconomias mundiais, colocando em destaque a adaptabilidade às exigências da demandamundial, como fator fundamental para expansão das exportações. Assim, dada a relevânciaeconômica das exportações brasileiras de soja em grão, buscou-se, especificamente,verificar a possibilidade de substituição entre as exportações de soja em grão doBrasil, dos EUA e da Argentina. Após realização de testes Dickey-Fuller expandido(ADF), para estacionariedade e testes traço e de máximo autovalor para co-integração,adotou-se o Modelo de Correção de Erros (MCE) na estimativa da elasticidade desubstituição. Esse modelo mostrou-se bem ajustado aos dados e permitiu identificar apresença ou ausência de rigidez de mercado, ademais, que não há substitutibilidadeperfeita nas exportações de soja em grão. Dessa maneira, investimento em diferenciaçãodo produto, via rastreabilidade e preservação de identidade, pode impulsionar asexportações brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Estimativas de autovalores"

1

Bezerra, Adriano Cavalcante. "Sobre teoremas de rigidez e estimativas de autovalores." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32380.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2018.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-25T17:24:46Z No. of bitstreams: 1 2018_AdrianoCavalcanteBezerra.pdf: 642497 bytes, checksum: 758ee468124ba5b744b8d306da895c90 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-07-31T19:17:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_AdrianoCavalcanteBezerra.pdf: 642497 bytes, checksum: 758ee468124ba5b744b8d306da895c90 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-31T19:17:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_AdrianoCavalcanteBezerra.pdf: 642497 bytes, checksum: 758ee468124ba5b744b8d306da895c90 (MD5) Previous issue date: 2018-07-31
Neste trabalho, faremos um estudo de estimativas de autovalores para alguns operadores elípticos, buscando entender quais são suas relações com resultados de rigidez sobre a imersão a qual foram definidos. Na primeira parte do texto, estudaremos o operador drifting Laplaciano em variedades Riemannianas compactas com fronteira, com uma condição na curvatura de Ricci Bakry-Émery. Na segunda parte do texto, abrangendo os capítulos 3 e 4, buscaremos estabelecer condições sobre os operadores de estabilidade e super estabilidade de uma subvariedade mínima imersa no espaço hiperbólico, e sobre a norma da segunda forma fundamental,para concluir que a imersão e totalmente geodésica. Um resultado similar será obtido para uma superfície tipo-espaço com curvatura média constante, imersa no espaço de Lorentz L3 .
In this work, we will make a study of eigenvalue estimates for some elliptical operators, trying to understand what their relationships with rigidity results on the immersion to which they were defined. In the first part of the text, we will study the Laplacian drifting operator in compact boundary Riemannian manifolds, with a condition in the Ricci Bakry- Emery curvature. In the second part of the text, covering chapters 3 and 4, we will seek to establish conditions on the stability and super stability operators of a minimal submanifolds immersed in the hyperbolic space, and on the norm Ld of the second fundamental form, for conclude that the immersion is totally geodesic. A similar result will be obtained for a space-like surface with constant mean curvature, immersed in the Lorentz space L3.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Oslenne Nogueira de. "Estimativas para os autovalores do operador de Dirac." Universidade Federal do CearÃ, 2012. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8444.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas estimativas para os autovalores do operador de Dirac em variedades Riemannianas Spin compactas com curvatura escalar positiva. Para isto, utilizaremos algumas ferramentas clÃssicas de geometria Riemanniana e algumas de suas propriedades tais como Ãlgebra de Clifford, grupos spin, conexÃes,derivada covariante e operador de Dirac.
The aim of this work is to present some estimates for the eigenvalues of the Dirac operator on compact Riemannian Spin manifolds with positive scalar curvature. For this, we use some tools of classical Riemannian geometry and some of its properties as Clifford algebra, spin groups, connections, covariant derivative and Dirac operator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, Oslenne Nogueira de. "Estimativas para os autovalores do operador de Dirac." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4076.

Full text
Abstract:
ARAÚJO, Oslenne Nogueira de. Estimativas para os autovalores do operador de Dirac. 2012. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática)- Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fortaleza, 2012.
Submitted by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br) on 2012-11-27T13:17:08Z No. of bitstreams: 1 2012_dis_onaraújo.pdf: 350911 bytes, checksum: 13484f2e29b5af876a1526fb8dc26aa6 (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales(rocilda@ufc.br) on 2012-11-27T13:21:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_dis_onaraújo.pdf: 350911 bytes, checksum: 13484f2e29b5af876a1526fb8dc26aa6 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-11-27T13:21:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_dis_onaraújo.pdf: 350911 bytes, checksum: 13484f2e29b5af876a1526fb8dc26aa6 (MD5) Previous issue date: 2012
The aim of this work is to present some estimates for the eigenvalues of the Dirac operator on compact Riemannian Spin manifolds with positive scalar curvature. For this, we use some tools of classical Riemannian geometry and some of its properties as Clifford algebra, spin groups, connections, covariant derivative and Dirac operator.
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas estimativas para os autovalores do operador de Dirac em variedades Riemannianas Spin compactas com curvatura escalar positiva. Para isto, utilizaremos algumas ferramentas clássicas de geometria Riemanniana e algumas de suas propriedades tais como álgebra de Clifford, grupos spin, conexões,derivada covariante e operador de Dirac.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Jeferson Camilo. "Estimativas para autovalores de sistemas elípticos quase lineares." Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10085.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2017-04-18T13:28:25Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 897990 bytes, checksum: 0e82a7bc4059c2972fb511fb54faf911 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-18T13:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 897990 bytes, checksum: 0e82a7bc4059c2972fb511fb54faf911 (MD5) Previous issue date: 2016-07-25
No presente trabalho apresenta-se estimativas para autovalores de sistemas elipticos. O objetivo é estabelecer condições para que a estimativa obtida para os autovalores do sistema com domínio em R seja a mesma para uma classe de conjuntos em Rn quando considera-se 0 sisterna corn dominio em Rn. Para isso, utiliza-se varias mudanças de variáveis sobre o sistema considerado.
In this magister’s dissertation we present estimates for eigenvalues of elliptic systems. The goal is to establish conditions for the estimate obtained for the eigenvalues of the system with domain in R is the same for a class of sets in Rn, when we consider the system with domain in Rn. For this, we use several changes of variables on the system considered.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Filipe MendonÃa de. "Estimativas extrÃnsecas de autovalores de operadores elÃpticos em hipersuperfÃcies." Universidade Federal do CearÃ, 2010. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5098.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
O objetivo desse trabalho à mostrar estimativas superiores para o menor autovalor nÃo-nulo lambda1 do operador de Laplace-Beltrami delta. Os resultados que se seguem foram encontrados por R. Reilly [1] e a dupla A. El Soufi e S. Ilias [2]. A estimativa de Reilly à feita para variedades imersas no espaÃo euclidiano Rn, e a de Soufi-Ilias para variedades conformemente imersas na esfera Sn. A partir daà concluiremos o resultado, tambÃm de Soufi-Ilias [2], para subvariedades do espaÃo hiperbÃlico Hn.
The aim of this works is to show superior estimatives to the least non-zero eingenvalue lambda1 of the Laplace-Beltrami operator delta. The forthcoming results were discovered by Reilly [1] and the duo A. El Soufi and S. Ilias [2]. Reillyâs Estimative was calculated for immersed manifolds in the Euclidian Space Rn, and Soufi-Ilias for conformally immersed manifolds in the sphere Sn.Then, we conclude the result, again by Soufi-Ilias [2], for submanifolds of the hyperbolic space Hn.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Filipe Mendonça de. "Estimativas extrínsecas de autovalores de operadores elípticos em hipersuperfícies." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/893.

Full text
Abstract:
LIMA, Filipe Mendonça de; LIRA, Jorge Herbert Soares de. Estimativas extrínsecas de autovalores de operadores elípticos em hipersuperfícies. 2010. 40f. Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduação em Matemática, Fortaleza-CE, 2010.
Submitted by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br) on 2011-10-11T16:47:37Z No. of bitstreams: 1 2010_dis_fmlima.pdf: 310534 bytes, checksum: 1a8b8d9692129d8dc24a99abf2487ed3 (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales(rocilda@ufc.br) on 2011-10-11T16:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_dis_fmlima.pdf: 310534 bytes, checksum: 1a8b8d9692129d8dc24a99abf2487ed3 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-10-11T16:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_dis_fmlima.pdf: 310534 bytes, checksum: 1a8b8d9692129d8dc24a99abf2487ed3 (MD5) Previous issue date: 2010
The aim of this works is to show superior estimatives to the least non-zero eingenvalue lambda1 of the Laplace-Beltrami operator delta. The forthcoming results were discovered by Reilly [1] and the duo A. El Soufi and S. Ilias [2]. Reilly’s Estimative was calculated for immersed manifolds in the Euclidian Space Rn, and Soufi-Ilias for conformally immersed manifolds in the sphere Sn.Then, we conclude the result, again by Soufi-Ilias [2], for submanifolds of the hyperbolic space Hn.
O objetivo desse trabalho é mostrar estimativas superiores para o menor autovalor não-nulo lambda1 do operador de Laplace-Beltrami delta. Os resultados que se seguem foram encontrados por R. Reilly [1] e a dupla A. El Soufi e S. Ilias [2]. A estimativa de Reilly é feita para variedades imersas no espaço euclidiano Rn, e a de Soufi-Ilias para variedades conformemente imersas na esfera Sn. A partir daí concluiremos o resultado, também de Soufi-Ilias [2], para subvariedades do espaço hiperbólico Hn.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Leon Denis da. "Estimativas de autovalores para subvariedades de curvatura mÃdia localmente limitadas em N X R." Universidade Federal do CearÃ, 2010. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5100.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Obtemos limites inferiores para o tom fundamental de conjuntos abertos em subvariedades com curvatura mÃdia localmente limitada no espaÃo produto N x R, onde N à uma variedade Riemanniana completa n-dimensional com curvatura seccional K à menor ou igual que a curvatura do espaÃo forma. Quando a imersÃo à mÃnima nossas estimativas sÃo Ãtimas.
We give lower bounds for the fundamental of open sets in submanifolds with locally bounded mean curvature in N X R, where N is an n-dimensional complete Riemannian manifold with radial sectional curvature KN is less than or equal to the curvature of space form. When the immersion is minimal our estimates are sharp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Leon Denis da. "Estimativas de autovalores para subvariedades de curvatura média localmente limitadas em N X R." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/954.

Full text
Abstract:
SILVA, Leon Denis da; BESSA, Gregório Pacelli Feitosa. Estimativas de autovalores para subvariedades de curvatura média localmente limitadas em N X R. 2010. 43 f. : Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduação em Matemática, Fortaleza-CE, 2010.
Submitted by Rocilda Sales (rocilda@ufc.br) on 2011-10-27T13:45:03Z No. of bitstreams: 1 2010_dis_ldsilva.pdf: 262769 bytes, checksum: 5c2c48d90f5ef233452f1ee1247a38c9 (MD5)
Approved for entry into archive by Rocilda Sales(rocilda@ufc.br) on 2011-10-27T15:43:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_dis_ldsilva.pdf: 262769 bytes, checksum: 5c2c48d90f5ef233452f1ee1247a38c9 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-10-27T15:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_dis_ldsilva.pdf: 262769 bytes, checksum: 5c2c48d90f5ef233452f1ee1247a38c9 (MD5) Previous issue date: 2010
We give lower bounds for the fundamental of open sets in submanifolds with locally bounded mean curvature in N X R, where N is an n-dimensional complete Riemannian manifold with radial sectional curvature KN is less than or equal to the curvature of space form. When the immersion is minimal our estimates are sharp.
Obtemos limites inferiores para o tom fundamental de conjuntos abertos em subvariedades com curvatura média localmente limitada no espaço produto N x R, onde N é uma variedade Riemanniana completa n-dimensional com curvatura seccional K é menor ou igual que a curvatura do espaço forma. Quando a imersão é mínima nossas estimativas são ótimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro de. "Uma nova forma aberta do princípio do máximo fraco e estimativas de autovalores para uma classe de operadores diferenciais elípticos." Universidade Federal do Amazonas, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4995.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-05-03T18:56:20Z No. of bitstreams: 1 Tese - Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda.pdf: 5725957 bytes, checksum: 608e325c9c09666cd44e53ddfba72e23 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-05-03T18:56:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda.pdf: 5725957 bytes, checksum: 608e325c9c09666cd44e53ddfba72e23 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-05-03T18:57:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda.pdf: 5725957 bytes, checksum: 608e325c9c09666cd44e53ddfba72e23 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-03T18:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Juliana Ferreira Ribeiro de Miranda.pdf: 5725957 bytes, checksum: 608e325c9c09666cd44e53ddfba72e23 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This view is composed of two parts. Initially we present an open way the principle of the weak maximum for a specific class of elliptic operators with applications hypersurface height estimates immersed mean curvature k constant warped products, whose base is a line interval. Later, we display estimates involving eigenvalues of an operator in n-divergently in limited domains with boundary conditions of Dirichlet, a Riemannian manifold Full and found a sharp estimate, compared to asymptotic formula Weyl, to the eigenvalues of the n-Laplacian operator
Esta tese é composta de duas partes. Inicialmente apresentamos uma forma aberta do princípio do máximo fraco para uma classe específica de operadores elípticos com aplicações em estimativas de altura de hipersuperfícies imersas com k-curvatura média constante em produtos warped, cuja base é um intervalo da reta. Posteriormente, exibimos estimativas envolvendo autovalores de um operador na forma n-divergente em domínios limitados, com condições de bordo de Dirichlet, de uma variedade riemanniana completa e encontramos uma estimativa sharp, em relação a fórmula assintótica de Weyl, para os autovalores do operador n-laplaciano
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leandro, Claudemir Silvino. "Estimativas sobre o Primeiro Autovalor Não-Nulo de Steklo." Universidade Federal de Alagoas, 2005. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1034.

Full text
Abstract:
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
Este trabalho visa obter estimativas para o primeiro autovalor não-nulo de Steklo. Nos concentramos, basicamente, em três artigos de J. F. Escobar, publicados nos anos 1997, 1999 e 2000. Nestes artigos, são obtidas estimativas para o primeiro autovalor não-nulo de Steklo em função da geometria da variedade Riemanianna. Inicialmente, demonstramos um teorema afirmando que para o problema de Steklo em uma superfície compacta, com curvartura Gaussiana não-negativa e curvatura geodésica da fronteira limitada inferiormente por uma constante positiva c, o primeiro autovalor não-nulo de Steklo é necessariamente maior ou igual a c e, além disso, a igualdade ocorre se, e somente se, a superfície é o disco Euclidiano. Este resultado é obtido usando a fórmula de Bochner-Lichnerowicz e o Princípio do Máximo. No problema de Steklo em variedades Riemannianas n-dimensionais, com n 3, mostramos uma estimativa para o primeiro autovalor não-nulo de Steklo em função do primeiro autovalor não-nulo do Laplaciano no bordo da variedade dada. Apresentamos também uma conjectura feita por Escobar afirmando que o teorema descrito no parágrafo anterior tambám é verdadeiro para dimensões maiores ou igual a três. Esta conjectura se encontra em aberto e mostramos uma contribuição para a mesma exibindo uma estimativa aproximada, embora não tão ótima, feita por Escobar em 1999.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Estimativas de autovalores"

1

S. Mingorança, Jeanderson, Igor D. Melo, Matheus P. Antunes, and Bráulio C. de Oliveira. "Avaliação da estabilidade de tensão em sistemas de potência através de análise modal e estimação de estados." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1686.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a avaliação da estabilidade de tensão em sistemas de potência utilizando análise modal aplicada aos resultados obtidos por um estimador de estados. Na abordagem proposta, medições são obtidas de uma rede elétrica monitorada por medidores de grandezas elétricas e essas são processadas através do método dos mínimos quadrados ponderados (MQP). A partir das estimativas de magnitudes e ângulos de tensões em barramentos do sistema, é possível calcular uma matriz de sensibilidade das potências reativas em relação às magnitudes de tensão através de equações algébricas. A análise modal é aplicada nesta matriz, calculando seus autovalores e autovetores os quais são utilizados para se estimar fatores de participação de cada barra do sistema indicando as mais críticas. O sistema IEEE de 30 barras será utilizado para a condução de testes e os resultados de estimação serão analisados através de métricas estatísticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography