To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estimulação neuronal.

Journal articles on the topic 'Estimulação neuronal'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 46 journal articles for your research on the topic 'Estimulação neuronal.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Krueger Beck, Eddy, Eduardo Mendonça Scheeren, Guilherme Nunes Nogueira Neto, Vera Lúcia da Silveira Nantes Button, and Percy Nohama. "Efeitos da estimulação elétrica funcional no controle neuromuscular artificial." Revista Neurociências 19, no. 3 (2001): 530–41. http://dx.doi.org/10.4181/rnc.2010.06ip.11.

Full text
Abstract:
Regiões distintas do sistema nervoso central ativam o sistema neuromuscular. Atualmente, utilizam-se sistemas artificiais para mimetizarem as ações fisiológicas perdidas devido a uma lesão neurológica. A estimulação elétrica de tecidos humanos in vivo, como forma de tratamento, desenvolveu-se por meio de pesquisas e do aprimoramento da tecnologia. Pessoas que sofreram lesão medular podem perder parcial ou totalmente a função motora de uma determinada região corporal. A aplicação de estimulação elétrica no tecido neuromuscular gera movimentação artificial que pode desenvolver uma melhora de lon
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shiozawa, Pedro, Carolina Marçal, Mailu Enokibara da Silva, et al. "Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em psiquiatria." Debates em Psiquiatria 3, no. 5 (2013): 14–19. http://dx.doi.org/10.25118/2763-9037.2013.v3.359.

Full text
Abstract:
A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma nova proposta terapêutica em rápido desenvolvimento nos últimos anos, parecendo ser uma técnica promissora para o tratamento de vários transtornos psiquiátricos. Esta consiste na aplicação de uma corrente elétrica direta no cérebro, que flui entre dois eletrodos relativamente grandes (cátodo e ânodo). Durante a ETCC, uma corrente elétrica de baixa intensidade é aplicada através do couro cabeludo, penetrando no crânio e chegando ao córtex cerebral e podendo modificar o potencial de repouso da membrana neuronal, e, por conseguinte, m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dos Santos, Gabriel Alysson Costa, Polyanna Gomes Lacerda Cavalcante, Tayná Barros da Silva Sousa, et al. "Efeito da estimulação elétrica periférica e cerebral na força isométrica máxima dos extensores do joelho: ensaio clínico aleatorizado." Revista Pesquisa em Fisioterapia 9, no. 3 (2019): 321–30. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2388.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Recentes evidências têm demonstrado resultados bastante promissores para o uso de estratégias não invasivas de neuromodulação na melhora de habilidades físicas ou esportivas. A estimulação elétrica periférica (EEP) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) são técnicas não invasivas e não farmacológicas bastante utilizadas para modular a excitabilidade neuronal de áreas cortico-motoras e estimular a recuperação funcional. No entanto, poucos estudos têm investigado o efeito dessas técnicas na melhora do desempenho muscular. OBJETIVO: Investigar o efeito da estimulaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Pedro Rodrigues, Lucca Tamara Alves Carretta, Leonardo Meireles Santana, et al. "Estimulação da neuroplasticidade na reabilitação de adultos pós acidente vascular cerebral: uma revisão integrativa." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 4 (2024): e71010. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n4-019.

Full text
Abstract:
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC), segunda maior causa de morte mundial, desencadeia um processo complexo de reabilitação mediada pela plasticidade neuronal. Apenas 5 a 20% dos pacientes afetados conseguem recuperar completamente a função do membro comprometido. Objetivo: Compilar os diferentes métodos de estimulação da plasticidade neuronal na reabilitação de adultos após um AVC. Método: Revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no PubMed. Utilizou-se uma combinação dos termos "neural plasticity" AND (stroke OR AVC OR CVA) AND rehabilitation AND adult.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hirakawa, Celso Kiyoshi, Marco Aurélio Sertório Grecco, oão Baptista Gomes dos Santos, Vilnei Matiolli Leite, and Flávio Faloppa. "Estudo comparativo da ação do fator de crescimento de fibroblastos e fragmentos de nervo na regeneração de nervo tibial em ratos." Acta Ortopédica Brasileira 15, no. 2 (2007): 114–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000200012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar quantitativamente, a estimulação da regeneração do nervo tibial de ratos pelo Fator de Crescimento de Fibroblastos e por fragmentos de nervo dentro tubos de silicone. MÉTODOS: Foram utilizados 18 ratos da raça Wistar. A cirurgia consistiu inicialmente na ressecção de um segmento de 8 mm do nervo tibial, seguida da interposição com tubos de silicone. No lado direito, o tubo foi preenchido com solução de Fator de Crescimento de Fibroblastos (FGF) e, no lado esquerdo, com segmentos do nervo cortados em fragmentos de 1 mm. Após três meses, os animais foram submetidos a nova ciru
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, Ana Paula Ocaña, Bruna Carine Pasa, Kátine Marchezan Estivalet, Aline Sarturi Ponte, and Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma. "Análise do uso da tecnologia através de aplicativos de jogos como recurso de estimulação cognitiva em idosa com queixas subjetivas de memória: uma análise de prática/ Analysis of the use of technology through game applications as a cognitive stimulation resource in elderly women with subjective memory complaints: a practice analysis." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 4, no. 5 (2020): 813–20. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34319.

Full text
Abstract:
O estudo aponta o uso da tecnologia, através de aplicativos de jogos, como recurso possível na estimulação cognitiva em idosa com queixas subjetivas de memória. Logo, trata-se de uma análise de prática, exploratória, descritiva e comparativa pré e pós-intervenção terapêutica ocupacional dos resultados da Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC). Foram realizadas 16 intervenções com uma idosa de 77 anos, utilizando com recurso o aplicativo de jogos Brainilis, percebendo-se melhora em diferentes funções cognitivas. Os jogos podem ser importantes potencializadores terapêuticos, estimulando o fu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Fernando Campos, Rodrigo Martins Tadine, Janaina Drawanz Pereira Rezende, Gabriel César Dias Lopes, and Emiliana Junqueira da Silva. "Intervenções neurotecnológicas em psiquiatria: o impacto da estimulação cerebral no tratamento de transtornos mentais." CERES - Health & Education Medical Journal 3, no. 1 (2025): e71. https://doi.org/10.62234/ceresv3n1-007.

Full text
Abstract:
Introdução: O tratamento de transtornos psiquiátricos ainda é um desafio, pois 30-70% dos pacientes não respondem adequadamente às terapias convencionais. Avanços na neurociência mostram que essas condições estão ligadas a disfunções em redes neurais, não apenas em estruturas isoladas. Técnicas de estimulação cerebral, invasivas e não invasivas, surgem como alternativas promissoras, modulando circuitos neuronais e oferecendo opções personalizadas, especialmente para casos resistentes. Objetivo: Analisar os tratamentos de estimulação cerebral mais relevantes, estabelecidos ou em investigação, p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Lucas Ferrari da Silva, Isadora Fonseca Pinheiro, Verival Ferreira Dias dos Santos Júnior, et al. "Atuação da estimulação magnética transcraniana na indução de neuroplasticidade na reabilitação pós-acidente vascular encefálico." Research, Society and Development 12, no. 11 (2023): e50121143547. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i11.43547.

Full text
Abstract:
Introdução: Mudanças estruturais no nível celular impactam mudanças funcionais no cérebro como resultado de conexões entre as múltiplas redes responsáveis pelas funções do Sistema Nervoso Central. O AVC modifica o padrão de conectividade funcional das regiões cerebrais, resultando em déficits intrínsecos ao papel agora desempenhado pelos neurônios perdidos. Objetivo: compreender, a partir da literatura, as implicações terapêuticas da Estimulação Magnética Transcraniana em pacientes vítimas de acidente vascular cerebral. Metodologia: trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Resultados e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Franco, Camila Santos, Bruna Guimarães Fernandes Tavares, Davi Lucas Ribeiro Rodrigues, Victoria Fernandes Campos, and Luciano Rezende Vilela. "O USO DA EMT EM PACIENTES COM TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR: UMA ABORDAGEM PROMISSORA." Cognitus Interdisciplinary Journal 2, no. 2 (2025): 115–25. https://doi.org/10.71248/am2y1g43.

Full text
Abstract:
O Transtorno Depressivo Maior (TDM) caracteriza-se por humor deprimido, perda de interesse, alterações de peso e sono, fadiga, sentimentos de inutilidade e pensamentos suicidas, o que impacta significativamente a vida de pacientes e familiares. Episódios prolongados e sintomas graves reduzem a taxa de recuperação e aumentam a resistência ao tratamento convencional com antidepressivos, o que possibilita o surgimento de terapias com fármacos modificados e associações com antipsicóticos atípicos que apresentam efeitos adversos, além de técnicas de estimulação cerebral para tratamento do quadro. O
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Inês Tello Milheiras. "Fundamentos e aplicabilidade clínica da Estimulação Magnética Transcraniana na Reabilitação das Afasia." Revista Neurociências 23, no. 2 (2015): 305–12. http://dx.doi.org/10.4181/rnc.2015.23.02.1020.8p.

Full text
Abstract:
A recuperação após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é baseada nos mecanismos de plasticidade neuronal e na forma como o sistema nervoso central se reorganiza para compensar a perda das áreas afeta­das. Neste contexto específico, as técnicas de neuromodulação, onde se enquadra a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), têm tido avanços promissores e suscitado grande interesse por parte da comu­nidade científica pelo seu potencial terapêutico, especialmente nas se­quelas pós-AVC. A EMT resulta da produção de campos magnéticos modulados, induzindo a produção de correntes eléctricas no córtex
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

SANTOS, Alexandre dos, Caroline Eduarda de Oliveira CUBO, and Rosymeire Alves da Costa e. SILVA. "ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA." UNIFUNEC CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR 14, no. 16 (2025): 1–12. https://doi.org/10.24980/ucm.v14i16.6650.

Full text
Abstract:
O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento de uma pessoa. Embora os sintomas possam variar amplamente de um indivíduo para outro, algumas características comuns incluem dificuldades na comunicação verbal e não verbal, padrões repetitivos de comportamento e interesses restritos. Uma das características mais marcantes do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a dificuldade na interação social, o que pode comprometer a capacidade de entender e expressar emoções, interpretar sinais sociais e estabelecer vínculos interpessoais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Aline de Carvalho, Maria Eduarda Carrara, Maria Fernanda Drumond Barbosa, et al. "NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL: INTERVENÇÕES QUE ESTIMULAM A RECUPERAÇÃO ENCEFÁLICA APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL." Revista Contemporânea 4, no. 3 (2024): e3701. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n3-132.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar se as intervenções em pacientes com acidente vascular encefálico podem alterar a plasticidade cerebral, provocando melhoras no quadro clínico. Métodos: revisão integrativa realizada nas bases de dados PUBMED, LILACS e SciELO. A equação de busca utilizada foi: (stroke AND (brain regeneration)) AND (Neuronal Plasticity). Foram incluídos 13 artigos na amostra final. Resultados: as abordagens terapêuticas foram evidenciadas destacando-se a realidade virtual, robótica, fisioterapia, protocolo de movimento induzido por contenção, terapia medicamentosa, estimulação elétrica transcra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rocha, Wanize Almeida, Mauricio Paiva Facini, Cintia Helena Santuzzi, et al. "Diferenças de gênero no limiar sensitivo para estimulação elétrica nervosa em adultos jovens." Acta Ortopédica Brasileira 19, no. 2 (2011): 74–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522011000200002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar diferenças de gênero no limiar neuronal sensitivo (LNS) para estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) entre adultos jovens, e os presumíveis efeitos da termoterapia prévia. MÉTODOS: Foram divididos por gênero, 30 estudantes jovens sadios (15 homens e 15 mulheres entre 6/11 ciclo estral) com 22±2 anos de idade. TENS foi aplicada simultaneamente nos joelhos direito e esquerdo dos sujeitos com frequência de 20 Hz e duração de pulso 230µs. A amplitude da corrente elétrica (mǺ) foi aumentada gradativamente para registro do limiar de percepção (LS) e tolerância (LT), ant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Yasmim, Ferreira de Araujo Costa; Isabela Carolina dos Santos da Silva Rodrigues; Lucas Mário Silva; Rebeca Santos de Lima; Vitória Carolina Alves da Silva; Danielle Andrade Uchôa Santos; Juliana Flávia Moura da Mata; Adrielly Evelyn Ferreira de Freitas Dennys Guilherme de Sousa Lima; Camila Rodrigues Rosa; Michel Gomes de Melo. "IMPACTOS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA SOBRE OS SINTOMAS DEPRESSIVOS DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS." REVISTA FT 27, no. 125 (2023): 32. https://doi.org/10.5281/zenodo.8213332.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou descrever os impactos da estimula&ccedil;&atilde;o cognitiva sobre os sintomas depressivos de idosos institucionalizados. Trata-se de uma revis&atilde;o integrativa da literatura, realizada durante os meses de outubro a dezembro de 2022, onde se utilizou a estrat&eacute;gia PICO para elabora&ccedil;&atilde;o da pergunta norteadora, por consulta a biblioteca&nbsp;<em>Scientific Electronic LibraryOnline&nbsp;</em>(SciELO) e atrav&eacute;s das bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ci&ecirc;ncias da Sa&uacute;de (LILACS) e&nbsp;<em>Medical Literature
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Araújo, Gilvane de Lima, Viviann Alves de Pontes, Carolina Giulia de Farias Castro Araújo, et al. "A estimulação transcraniana por corrente contínua para disfunções motoras na esclerose múltipla: uma revisão sistemática." Caderno Pedagógico 21, no. 6 (2024): e4907. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n6-118.

Full text
Abstract:
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica degenerativa crônica que acomete o sistema nervoso central, ocasionando inflamação e destruição da bainha de mielina, a qual promove degeneração axonal, bloqueio da condução neuronal e formação de tecido cicatricial. Técnicas como a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) estão sendo estudadas para uma variedade de aplicações no gerenciamento de sintomas da EM, incluindo fadiga, déficits cognitivos, dor neuropática e deficiências motoras. Sendo assim, objetivou-se avaliar de forma sistemática os estudos que utilizaram a ETCC par
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Nikhole, Clarice Malina, Julia Campana Bertollo, et al. "Repercussões da terapia de estimulação elétrica da medula no traumatismo raquimedular." Núcleo do Conhecimento 15, no. 11 (2022): 108–29. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/traumatismo-raquimedular.

Full text
Abstract:
A terapia de estimula&ccedil;&atilde;o el&eacute;trica da medula &eacute; utilizada para reabilita&ccedil;&atilde;o de pacientes que possuem les&atilde;o medular. Essa t&eacute;cnica vem apresentando resultados promissores, incluindo uma significativa recupera&ccedil;&atilde;o funcional, al&eacute;m de reduzir o quadro &aacute;lgico e proporcionar melhor qualidade de vida. Dentro deste contexto, a quest&atilde;o norteadora da pesquisa foi definida como: Quais s&atilde;o as repercuss&otilde;es da terapia de estimula&ccedil;&atilde;o el&eacute;trica da medula no traumatismo raquimedular? Esta pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Monteiro, Brenda Beatriz Silva, Daniela Ferreira Leite, Luisa Cabral Matias, Larissa Thais de Oliveira Rosa da Silva, Rodrigo Canto Moreira, and Luciane Lobato Sobral. "ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LIPOFUSCINOSE CERÓIDE NEURONAL TIPO 2 (LCN2) -INFANTIL TARDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 1, V13N1 (2021): 1–6. http://dx.doi.org/10.36692/v13n1-24.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a atuação fisioterapêutica na lipofuscinose ceróide neuronal tipo 2 infantil tardia. Metodologia: relato de experiência, prospectivo, longitudinal de caráter qualitativo, desenvolvido a partir da vivência prática do estágio supervisionado obrigatório em Fisioterapia Neurofuncional, do quinto ano do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) realizado na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) no Ambulatório de Neurofuncional da mesma Instituição, localizado no campus II em Belém-PA. Resultados: Criança, 4 anos, sexo m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Leite, Renata Aparecida, Luciene Stivanin, Christian César Cândido de Oliveira, Caroline Rondina, Carla Gentile Matas, and Claudia Inês Scheuer. "Funcionamento da via auditiva e da linguagem em gêmeas monozigóticas com características de mutismo seletivo." Revista Neurociências 13, no. 2 (2019): 74–79. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2005.v13.8831.

Full text
Abstract:
Introdução: Estruturas do sistema nervoso central podem sofrer modificações funcionais com estimulação. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar possíveis modificações nos achados audiológicos após intervenção fonoaudiológica em comunicação e linguagem. Métodos: Gêmeas univitelinas com alteração de linguagem foram submetidas às medidas de imitância acústica, audiometria vocal e potencial evocado auditivo de tronco encefálico antes e após quatro meses de intervenção fonoaudiológica. Resultados: Na primeira avaliação audiológica, uma das crianças apresentou alteração da via auditiva no tr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferreira, Valeska Beatrice, Gilson Tanaka Shinzato, Fernando de Quadros Ribeiro, et al. "Associação de estimulação por ondas de choque a toxina botulínica e baclofeno durante a reabilitação de paciente com lesão medular e trauma cranioencefálico: relato de caso." Acta Fisiátrica 30, no. 3 (2023): 209–12. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v30i3a215979.

Full text
Abstract:
Recentemente, a terapia por ondas de choque extracorpóreas (TOCE) mostraram-se ser uma promissora tecnologia não invasiva para neuromodulação e recuperação funcional devido a melhora em brotamento neuronal, neuroproteção, controle de neuroplasticidade e reorganização neuronal, além de atuar em fatores de neurogênese. Objetivo: Descrever um caso que usa TOCE como um adjuvante na reabilitação de trauma medular. Relato de caso: LPS, 25 anos, estudante de medicina, sofreu uma queda de altura indeterminada com fratura de C5 e lesão medular associada a trauma cranioencefálico. Na fase aguda, ele se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Filippo, Thais Raquel Martins, Fabio Marcon Alfieri, Flavio Rodrigo Cichon, Marta Imamura, and Linamara Rizzo Battistella. "Neuroplasticidade e recuperação funcional na reabilitação pós-acidente vascular encefálico." Acta Fisiátrica 22, no. 2 (2015): 93–96. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v22i2a114512.

Full text
Abstract:
O conceito de reabilitação no acidente vascular encefálico (AVE) atualmente é baseado em evidências da neuroplasticidade, considerada responsável pela recuperação após AVE. A escassez de informações na literatura e, principalmente, de métodos que avaliem especificamente a neuroplasticidade não condiz com a sua importância funcional. A literatura aborda, geralmente, as avaliações funcionais dos membros após o AVE e poucos estudos se concentram no comprometimento cerebral. Objetivo: Revisar a literatura para avaliar os programas de reabilitação atuais em AVE e seu potencial para promover melhori
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Togni, Paulo Henrique Alves, Lilian Mara Alves Togni, João Lucas Morete Caieiro Da Costa, et al. "Demonstração por imagem dos efeitos agudos do álcool sobre o cérebro humano." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 1 (2024): 4078–88. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n1-331.

Full text
Abstract:
Objetivos: determinar alterações no sistema nervoso central causadas pelo consumo agudo de álcool detectáveis com o exame de Cintilografia de Perfusão Cerebral (SPECT), associando-os com sua fisiologia. Materiais e métodos: foi realizado exames de SPECT em pacientes com ingestão aguda de álcool, os quais se encontravam na fase excitatória determinada por critérios observacionais. Resultados: observou-se um aumento da perfusão e consequente estimulação dos lobos frontais e parietais de todos os indivíduos submetidos ao exame após a ingestão alcoólica. Conclusões: o estudo em questão demonstrou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Luiza Sousa, Beatriz Lisboa Pinto, Letícia Alves Santos, et al. "NEUROCIÊNCIA DO ENVELHECIMENTO: ABORDAGENS PREVENTIVAS PARA A DEMÊNCIA E INTERVENÇÕES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS." Cognitus Interdisciplinary Journal 2, no. 2 (2025): 366–85. https://doi.org/10.71248/gsv7z487.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo investigar estratégias preventivas baseadas em evidências científicas que promovam o envelhecimento cognitivo saudável e reduzam o risco de demência. Trata-se de uma revisão da literatura realizada em bases como PubMed, LILACS, BDENF e Web of Science, com recorte temporal de 2015 a 2025. Os resultados destacaram que abordagens como dieta mediterrânea, prática de exercícios físicos, estimulação cognitiva e terapias farmacológicas e não farmacológicas promovem efeitos positivos na plasticidade sináptica, no metabolismo neuronal e na prevenção do acúmulo de proteína
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinheiro, Lígia Silva, Andreza Carla Maria da Silva Mansur, Vanessa Luisa Destro Fidêncio, Luciana Paula Maximino, and Camila de Castro Corrêa. "Efeitos da música na comunicação do idoso: panorama das pesquisas brasileiras." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 4 (2021): 626–30. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i4.4918.

Full text
Abstract:
Introdução: A fonoterapia pode auxiliar na comunicação de quadros neurológicos, como Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica e Demências, podendo ser potencializada com a utilização de música associada. Objetivo: Investigar os efeitos da música na comunicação do idoso, baseado nos achados brasileiros. Métodos: A revisão bibliográfica foi estabelecida a partir de buscas realizadas nas bases de dados Google Acadêmico e Portal Regional Virtual Health Library, por meio dos cruzamentos dos seguintes descritores música, idoso e reabilitação. Resultados: As ref
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Ligya Castro, Thauan Castelo Branco Ferreira Carvalho, Eulalia Caldas Fantinel, et al. "SÍNDROME CONVERSIVA: MECANISMOS NEUROFISIOLÓGICOS, CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS MULTIDISCIPLINARES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 11, no. 4 (2025): 2065–89. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18825.

Full text
Abstract:
A Síndrome Conversiva, também denominada Transtorno Neurológico Funcional (TNF), é caracterizada por disfunções motoras e sensoriais não explicadas por condições neurológicas estruturais. Embora sua etiologia seja complexa e multifatorial, avanços recentes na neurociência têm permitido uma melhor compreensão de seus mecanismos neurofisiológicos, envolvendo alterações funcionais na conectividade neuronal e no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. No entanto, desafios diagnósticos persistem, e a eficácia das abordagens terapêuticas multidisciplinares ainda requer maior sistematização. Esta revisão i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Okoti, Diogo Uechi Fukuda, Konnery Kazelly Marinho, Kelly Kerolayne Marinho Marques, et al. "DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS SINTOMAS QUE IMPACTAM A QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES." Revista Contemporânea 4, no. 7 (2024): e5011. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n7-056.

Full text
Abstract:
A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pelo declínio progressivo da função cognitiva e comportamental. Inicialmente, manifesta-se como perda de memória recente, dificuldade de concentração, desorientação no tempo-espaço, e labilidade do humor. Com a progressão, os pacientes enfrentam maiores desafios em tarefas diárias, linguagem, memória, raciocínio e comunicação, resultando em deterioração da qualidade de vida e impacto nos cuidadores. A epidemiologia da DA indica maior prevalência em idosos, mas também pode acometer jovens. Fatores de risco incluem: idade avançada, histórico familiar, a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Okano, Alexandre Hideki. "Atividade cerebral relacionada ao apetite e exercício físico: implicações para a ingestão alimentar e controle do peso corporal." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 11, no. 1 (2019): 48. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v11i1.3381.

Full text
Abstract:
Conhecimentos sobre exercício físico e apetite são importantes tanto para atletas que almejam aumento do desempenho físico quanto para aqueles interessados na manutenção do peso corporal saudável. Componentes tanto homeostáticos quanto hedônicos, responsáveis pela sensação de prazer e atração pelo alimento controlam sinais de fome e saciedade em vias periféricas e centrais. Os sinais advindos da periferia fornecem informação sobre o estado nutricional corporal ao sistema nervoso central. Este último media e integra os sinais de fome e saciedade e após isto, formula uma resposta fisiológica que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Prado Martins Rosal, Maria Eduarda, Gustavo Vasconcelos Ribeiro, Heloisa Marilak Alves Veloso, et al. "EPILEPSIA DO TIPO AUSÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5, no. 5 (2024): e555237. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5237.

Full text
Abstract:
A epilepsia do tipo ausência é uma forma específica de epilepsia generalizada, caracterizada por episódios frequentes e breves de perda de consciência, que geralmente duram alguns segundos a um minuto. Objetivo: Analisar os mecanismos fisiopatológicos e condutas terapêuticas da epilepsia do tipo ausência, fornecendo uma síntese atualizada da literatura científica. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando artigos presentes nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus e SciELO Foram incluídos artigos originais e revisões sistemáticas em inglês e português publicadas entre 2
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Andreoti Borges, Mariani, Danilo Jahel Meireles, Rafael Soares Zago Andrade, Enzo Henrique Mota, and Leandro de Oliveira Veloso. "Neuroplasticidade e seu Potencial para Reabilitação após Lesões Cerebrais: Uma Revisão Abrangente." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 6 (2024): 303–16. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n6p303-316.

Full text
Abstract:
Neuroplasticidade refere-se à capacidade do cérebro de se reorganizar e remodelar suas conexões neurais em resposta a experiências e lesões. Essa propriedade do cérebro tem sido amplamente estudada no contexto da reabilitação após lesões cerebrais, como acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e lesões traumáticas. A compreensão da neuroplasticidade oferece insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias de reabilitação eficazes. Por exemplo, intervenções que visam promover a plasticidade neuronal, como terapia ocupacional, fisioterapia e treinamento cognitivo, podem facilitar a recuperaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santana, Janieli Maciel, Mariana Duarte de Sousa, Silviane Henriques Dantas, and Eloise de Oliveira Lima. "Prática mental e equilíbrio em indivíduos após Acidente Vascular Cerebral isquêmico." Revista Neurociências 28 (November 18, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2020.v28.11030.

Full text
Abstract:
Introdução. A prática mental (PM) tem sido sugerida como uma possibilidade de terapia auxiliar na reabilitação motora de pacientes com desordens neurológicas. A técnica requer que o paciente mantenha a capacidade de movimento, mas que tenha somente a intenção de realizar alguma tarefa motora. Objetivo. Avaliar a influência da prática mental sobre o equilíbrio de indivíduos com Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVC). Método. Participaram da pesquisa seis pacientes atendidos no setor de neurologia da Clínica Escola da UNINASSAU-CG, com idade média de 56±13,91 anos, sexo masculino. Foram divi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Castro, Júlia Vasconcellos, Thainá Baltazar Ferreira da Cruz, Isabela Oliveira Fonseca, and Glauce Cordeio Ulhôa Tostes. "ANÁLOGOS DO GLP-1 E NEUROPROTEÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 5, no. 4 (2023): 2727–40. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p2727-2740.

Full text
Abstract:
O Diabetes Mellitus 2 (DM2) é uma doença crônica de incidência crescente, resultando em aumento de morbimortalidade devido a complicações associadas, dentre elas estão a neurodegeneração e as alterações estruturais cerebrais, relacionadas à resistência insulínica e hiperglicemia. Os hormônios insulinotrópicos, como os agonistas do receptor GLP-1, estimulam a secreção de insulina e regulam a glicemia. A ativação central do GLP-1R reduz o apetite e o peso corporal, aumentando a fosforilação de PKA e MAPK e diminuindo a atividade de AMPK no núcleo do trato solitário. Esses impactos incluem o aume
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Da Silva Ponciano, Fernando Alcino, and Heulália Teodora Cerqueira Gonçalves. "Ayahuasca: N, N-dimetiltriptamina (DMT) una Herramienta Psicodélica con Posibles Propiedades Psicoplastogénicas." Revista de Investigación Científica y Tecnológica 6, no. 2 (2022): 103–18. http://dx.doi.org/10.36003/rev.investig.cient.tecnol.v6n2(2022)12.

Full text
Abstract:
Ayahuasca, un té utilizado inicialmente por pueblos amerindios, con fines medicinales, religiosos y sacramentales, y luego se difundió en muchas partes del mundo en contextos urbanos, que, además de su uso religioso y espiritual, también el uso recreativo. El té de ayahuasca contiene un perfil químico bien característico de compuestos alcaloides psicoactivos que son N, N-dimetiltriptamina (DMT) de estructura de triptamina y alcaloides de harmala con estructura de β-carbolina, que, administrados vía oral, en sinergia, actúan sobre receptores en las células, principalmente en el sistema nervioso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Veras, Camila Kelly Gomes, Manoel Veridiano Farias Veras, Luisa Karen Gomes Veras, et al. "O IMPACTO DA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista ft 29, no. 140 (2024): 12–13. https://doi.org/10.69849/revistaft/ch10202411290812.

Full text
Abstract:
A paralisia facial periférica é consequência da lesão neuronal periférica do nervo facial. Pode ser primária ou secundária. A paralisia facial pode ser uma condição estigmatizante e, em muitos casos, pode afetar a função de fechamento dos olhos, a expressão facial, a passagem das vias aéreas nasais, a linguagem e a ingestão nutricional em graus variados. O fisioterapeuta é um profissional indispensável no tratamento com pacientes acometidos por PFP, buscando devolver-lhes muito mais que os movimentos da face, e sim, qualidade de vida, melhorar a autoestima, A paralisia facial periférica (PFP)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sousa, Maria da Glória Canto de, Cristina Ganança, and Eduardo Pondé de Sena. "Efeito da reabilitação vestibular em paciente pós traumatismo cranioencefálico (TCE): relato de caso." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 12, no. 4 (2014): 547. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9214.

Full text
Abstract:
&lt;p class="Normal1" style="text-align: justify;"&gt;&lt;strong&gt;&lt;span style="font-size: 10.0pt; color: windowtext;"&gt;Introduçã&lt;/span&gt;&lt;/strong&gt;&lt;span style="font-size: 10.0pt; color: windowtext;"&gt;o: O controle postural é uma das mais complexas funções sensoriomotoras do corpo, uma vez que a perfeita harmonia na execução e compreensão das informações vestibular, visual e proprioceptiva é integrada pelo sistema nervoso central (SNC). A perturbação na integração desses sistemas determina prejuízos motores, sensitivos, e/ou cognitivos os quais comprometem a mobilidade do i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Treto, Rafael Ramón Rodríguez, Renildo De Moura Cunha, Wagner De Jesus Pinto, Mardelson Nery de Souza, and Luiz Aaron Silvério Gutierrez. "Atividade motora em camundongos Swiss submetidos a treino físico (natação) combinado ou não com Clonazepam." Revista de Medicina da UFC 58, no. 2 (2018): 9. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p9-13.

Full text
Abstract:
A plasticidade neuronal é expressão da capacidade adaptativa do sistema nervoso às mudanças ambientais, traduzindo-se fisiologicamente em alterações na excitabilidade e metabolismo neuronais em função da distribuição de cargas em ambos os lados das membranas celulares bem como da liberação de neurotransmissores nas fendas sinápticas. Portanto, mudanças nesses parâmetros do sistema motor podem alterar a atividade motora somática. Objetivo: determinar a ação de diferentes doses de Clonazepam combinado com exercício físico (natação) sobre a atividade motora em camundongos Swiss. Material e Método
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Faíco-Filho, Klinger Soares, Josimar Henrique Sampaio Rodrigues, Brenda Silva Givisiez, Iggor De Freitas Silva, and Melissa Araújo Ulhoa. "Benefícios na prevenção de lesão neuronal pós-parada cardiorrespiratória (PCR) na hipotermia terapêutica: breve revisão." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 2 (2015): 1774. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i2.22500.

Full text
Abstract:
A hipotermia terapêutica vem sendo utilizada como um grande aliado em pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória no intuito de prevenir tanto a morte quanto as sequelas das lesões neuronais. Motivados pelos pequenos avanços, a elevada mortalidade e diversos graus de sequelas neurológicas nos pacientes acometidos por parada cardiorrespiratória, este trabalho faz-se necessário para o esclarecimento dos profissionais da área da saúde em especial aos dos serviços de terapia intensiva acerca dos benefícios da hipotermia terapêutica. Trata-se de uma revisão de literatura com base em livros e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Torres Guerrero, Haydée, Ricardo Jair Ramírez Carreto, Yesica María Rodríguez Cortés, and Anahí Chavarría Krauser. "The hypotalamic disturbances during obesity: neuroinflammation and metabolic dysfunction/La alteración hipotalámica en la obesidad: neuroinflamación y disfunción metabólica." Revista Mexicana de Trastornos Alimentarios/Mexican Journal of Eating Disorders 13, no. 2 (2023): 170–86. http://dx.doi.org/10.22201/fesi.20071523e.2023.2.754.

Full text
Abstract:
La obesidad es considerada actualmente como un problema de salud pública global y se caracteriza por la hipertrofia e hiperplasia del tejido adiposo debido a la ingesta hipercalórica y la falta de actividad física, desarrollando disfunción metabólica, inflamación sistémica crónica de bajo grado y gradualmente neuroinflamación hipotalámica. El tejido adiposo actúa como un órgano endocrino secretando adipocinas y citocinas alrededor de los órganos periféricos, actuando como regulador del metabolismo, sin embargo, la presencia de niveles elevados de ácidos grasos libres y de moléculas inflamatori
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Astudillo Mariño, Nicolay, and Patricia Cecilia Erazo Noguera. "Serie de casos de pacientes con diagnóstico de Atrofia Muscular Espinal Tipo I (Werdnig-Hoffmann) en Ecuador." Revista Ecuatoriana de Pediatría 23, no. 1 (2022): 62–70. http://dx.doi.org/10.52011/132.

Full text
Abstract:
Introducción: La atrofia muscular espinal, la principal causa genética de muerte infantil, es un conjunto heterogéneo de enfermedades que se caracterizan por la degeneración de las neuronas motoras de la médula espinal y del tronco encefálico, lo que resulta en hipotonía y debilidad muscular. El objetivo es la descripción de 5 casos de pacientes con diagnóstico genético de AME tipo I, todos los pacientes con número de copias para SMN2: 2 copias y Gen SMN 1 con deleción Homocigótica.&#x0D; Métodos: Se describen las manifestaciones clínicas y los resultados genéticos de 5 pacientes con diagnósti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Da Cruz Fontes, Bruna Maria, and Cleide Barbieri de Souza. "Células-Tronco Pluripotentes Induzidas (iPSC) na Modelagem do Transtorno do Espectro Autista (TEA)." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 25, no. 5-esp. (2022): 619–27. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n5-esp.p619-627.

Full text
Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza pela manifestação de déficits persistentes na comunicação e interação social associados aos padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades. Sua prevalência demonstrou crescimento nos últimos anos, em 2000 era de 1 em 150 crianças, alcançando, em 2016, estimativas de 1 em 54 crianças diagnosticadas, estimulando a busca pela identificação de aspectos biológicos em âmbito molecular do transtorno. Com o advento das células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC), através da reprogramação de células somáticas, tornou-s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ruiz Ariza, Alberto. "ACTIVIDAD FÍSICA COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA PARA MEJORAR EL RENDIMIENTO ESCOLAR." International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 3, no. 1 (2017): 465. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v3.1016.

Full text
Abstract:
Abstract.PHYSICAL ACTIVITY AS EDUCATIONAL STRATEGY TO IMPROVE SCHOOL PERFORMANCECurrently, there is a great social concern for the low levels of school performance among the Spanish young people compared to other European countries. The practice of physical activity (PA) has recently been used as a stimulant to improve the cognitive performance in young people and to have positive repercussions on the academic performance (Ruiz-Ariza et al., 2017). The present research aims to conceptualize the relationship between PA and cognition, as well as to associate different physical qualities with bet
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Albernaz, Eduarda Kaylanne Souza, Jéssica Pereira Teles, Alex de Souza Machado, Bernardo Ribeirão Quintão, and Analice Aparecida Dos Santos. "Ascensão da estimulação magnética transcraniana para depressão refratária ao tratamento convencional." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 2 Edição Especial (2024). http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n2-ed.esp.177.

Full text
Abstract:
O transtorno depressivo maior (TDM), é umas das principais doenças psíquicas que leva a incapacidade e está associada a significativa morbimortalidade. Acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundo e há falha no tratamento geral, como medicação e psicoterapia, em aproximadamente 30% dos pacientes. Já a estimulação magnética transcraniana (EMT) é um procedimento que vem sendo considerado como tratamento complementar há anos e apresenta eficácia e segurança consideráveis para que possa beneficiar o tratamento de múltiplas patologias neuropsiquiatras refratárias. Ela provoca uma estimulação neu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Emanuel Moura de Souza Santos, Yuri Ribeiro Cantudo Mai, Hortência Silva Andrade, et al. "NEUROCIRURGIA FUNCIONAL: TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS COM ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA." Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 16, no. 2 (2024). http://dx.doi.org/10.36692/v16n2-146r.

Full text
Abstract:
A neurocirurgia funcional é uma especialidade que busca tratar distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos por meio de intervenções cirúrgicas que alteram a função cerebral. A Estimulação Cerebral Profunda (ECP) é uma das abordagens mais inovadoras e eficazes na neurocirurgia funcional, envolvendo a inserção de eletrodos em áreas específicas do cérebro para modular a atividade neuronal. Esta técnica tem mostrado resultados promissores no tratamento de distúrbios como a doença de Parkinson, tremores essenciais, distonia e transtornos obsessivo-compulsivos. Este resumo explora os princípios da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Nikhole, Clarice Malina, Julia Campana Bertollo, et al. "Repercussões da terapia de estimulação elétrica da medula no traumatismo raquimedular." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, December 5, 2022, 108–29. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/traumatismo-raquimedular.

Full text
Abstract:
A terapia de estimulação elétrica da medula é utilizada para reabilitação de pacientes que possuem lesão medular. Essa técnica vem apresentando resultados promissores, incluindo uma significativa recuperação funcional, além de reduzir o quadro álgico e proporcionar melhor qualidade de vida. Dentro deste contexto, a questão norteadora da pesquisa foi definida como: Quais são as repercussões da terapia de estimulação elétrica da medula no traumatismo raquimedular? Esta pesquisa tem como objetivo relatar os principais impactos do manejo terapêutico em questão. Trata-se de uma revisão bibliográfic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Carlos, Wagner Leal Cordeiro Júnior Luara Bela Rocha Gomes Emilly Louise Rodrigues de Oliveira João Pedro Garcia Jorgetti Thalizy Cristina Pereira Santos. "ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA (EMT) EM PACIENTES COM DEPRESSÃO RESISTENTE AO TRATAMENTO: EFICÁCIA E MECANISMOS DE AÇÃO." June 13, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.11637628.

Full text
Abstract:
A depress&atilde;o resistente ao tratamento (DRT) representa um desafio significativo na pr&aacute;tica cl&iacute;nica, afetando aproximadamente 30% dos pacientes diagnosticados com transtorno depressivo maior (TDM) que n&atilde;o respondem adequadamente aos tratamentos convencionais, como antidepressivos e psicoterapia (NEMEROFF, 2007). Nesse contexto, a Estimula&ccedil;&atilde;o Magn&eacute;tica Transcraniana (EMT) emergiu como uma interven&ccedil;&atilde;o terap&ecirc;utica promissora. A EMT&nbsp;&nbsp;&eacute; uma t&eacute;cnica&nbsp;&nbsp;n&atilde;o&nbsp;&nbsp;&nbsp; invasiva&nbsp;&nbsp;&
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

"Efeito da manipulação de inibidor seletivo de recaptação de serotonina sobre o consumo de dieta hiperlipídica e ativação neuronal no hipotálamo de ratas adultas." International Journal of Development Research, January 30, 2021, 43477–83. http://dx.doi.org/10.37118/ijdr.20753.01.2021.

Full text
Abstract:
As doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morbi-mortalidade do mundo. Atualmente, existem cerca de 1,6 bilhão de pessoas com sobrepeso e 650 milhões obesas. Provavelmente a principal causa disso, seja o consumo de dieta ricas em gorduras e carboidratos. O tratamento dessas doenças geralmente envolvi adjuvantes farmacológicos como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina para reduzir o consumo alimentar ou até tratamentos mais invasivos como cirurgias (By-pass Gástrico) para redução da área de ingestão alimentar e saciedade. O objetivo desse trabalho foi investi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

"A dor fantasma e suas principais abordagens terapêuticas: revisão de literatura." International Journal of Development Research, March 26, 2021, 45384–87. http://dx.doi.org/10.37118/ijdr.21386.03.2021.

Full text
Abstract:
A síndrome dolorosa do membro fantasma, ou “dor do membro fantasma” caracteriza-se como um quadro álgico potencialmente debilitante, com difícil manejo clínico e farmacológico, que acomete pacientes previamente amputados. Embora de etiologia não totalmente esclarecida, acredita-se que a dor neuropática apresentada seja decorrente de associação de mecanismos centrais e periféricos das vias aferentes da dor, bem como de uma reorganização cortical e sensitiva. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever o manejo farmacológico e não farmacológico para abordagem da síndrome dolorosa do memb
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pessoa, P. E. M., G. Q. Soares, H. F. C. Filho, L. M. Lopes, and W. L. M. S. Fonseca. "Efeitos da atividade física na melhoria da qualidade de vida em pacientes com doença de Alzheimer." Congresso Médico Acadêmico UniFOA 6 (April 24, 2023). http://dx.doi.org/10.47385/cmedunifoa.240.6.2019.

Full text
Abstract:
A população idosa é a que mais cresce em todo o mundo. Com os avanços da medicina e novas noções de qualidade de vida, a expectativa de vida foi aumentando. Por essa razão, a medicina viu-se diante de um novo desafio: o aumento de enfermidades neurovegetativas. Dentre as doenças do envelhecimento, a doença de Alzheimer (DA) é de alta prevalência e tornou-se um problema de saúde pública. Essa disfunção é um processo neurodegenerativo progressivo e fatal, e a terapia farmacológica só pode retardar sua progressão ou reduzir alguns sintomas. Atualmente, cerca de 35 milhões de pessoas no mundo são
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!