Academic literature on the topic 'Estimulação sensorial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estimulação sensorial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estimulação sensorial"

1

Liebano, Richard Eloin, and Luciane Machado Alves. "Comparação do índice de desconforto sensorial durante a estimulação elétrica neuromuscular com correntes excitomotoras de baixa e média frequência em mulheres saudáveis." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 15, no. 1 (February 2009): 50–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922009000100011.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A estimulação elétrica neuromuscular é uma estratégia clínica para aumento da performance muscular. Sabe-se que um dos principais fatores limitantes da estimulação elétrica para aumento de força é o desconforto causado pelas correntes utilizadas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi comparar o nível de desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral. MÉTODOS: Participaram do estudo 45 voluntárias saudáveis com idade entre 18 e 30 anos. Todas as voluntárias foram submetidas à estimulação elétrica com correntes de baixa e média freqüência. A análise do desconforto sensorial foi feita por meio de uma escala visual analógica (EVA). RESULTADOS: Os resultados revelaram um valor médio de 6,1 para o desconforto sensorial na estimulação de baixa freqüência (BF) e de 6,4 para a estimulação de média freqüência (MF), não havendo diferença estatisticamente significante entre elas (p = 0,61). Em relação às intensidades utilizadas, a média foi de 45,64mA para a estimulação de BF e 121,67mA na estimulação com a MF, sendo essa diferença estatisticamente significante (p < 0,0001). CONCLUSÃO: Não houve diferença entre o desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz Aguiar, Edvan, Salomão Alencar de Farias, and Francisco Vicente Sales Melo. "O significado de cores e iluminação em uma atmosfera de serviços gastronômicos." REBRAE 6, no. 3 (July 27, 2013): 291. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.06.003.ao06.

Full text
Abstract:
Desde a sistematização do construto atmosfera de loja, estudos acadêmicos evidenciam a questão do ambiente de varejo e sua relação com o comportamento do consumidor, indicando que estímulos ambientais exercem influências emocionais e sensoriais. Em face disso, outras variáveis vêm sendo agregadas a fim de melhor compreender o poder da estimulação sensorial, como a experiência de consumo. Esta pesquisa buscou identificar os significados atribuídos pelos consumidores aos estímulos sensoriais visuais dispostos em uma atmosfera de serviços centrados na experiência gastronômica. Assumindo natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso com inspiração fenomenológica. A partir da identificação dos significados “bem-estar”, “retrô”, “tranquilidade”, “conforto”, “agradável”, “convidativo para a conversa”, “relaxante”, “descontraído”, “animado”, “alegre”, “vivo” e “diferenciado”, verificou-se um alinhamento deles com a proposta de experiência ofertada pela organização de serviços investigada. Assim, o trabalho tanto contribui para a compreensão estratégica da influência da estimulação sensorial visual no comportamento do consumidor quanto traz uma perspectiva alternativa para a investigação do fenômeno experiência de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos-Monteiro, Jailma, Rubem Carlos de Araújo Guedes, Raul Manhães de Castro, and José Eulálio Cabral Filho. "Estimulação psicossocial e plasticidade cerebral em desnutridos." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 2, no. 1 (April 2002): 15–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292002000100003.

Full text
Abstract:
RESUMO: É feita uma revisão sobre as estratégias e efeitos da estimulação sensorial e ambiental de indivíduos desnutridos. Reportam os autores evidências provenientes de experimentos com modelos animais e de estudos em seres humanos, mostrando os benefícios da administração da estimulação sensorial ou psicossocial programadas sobre as funções neuro-comportamentais. Mostram ainda a importante participação que a plasticidade cerebral pode ter neste processo. Finalmente enfatizam que as evidências eletrofisiológicas - obtidas pela técnica da depressão alastrante cortial em animais - e as observações em seres humanos indicam que as regiões cerebrais comportam-se diferencialmente nesta recuperação. Daí, sugerem uma abordagem nos cuidados médicos em indivíduos desnutridos levando em conta estas peculiaridades regionais do cérebro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dos Santos, Gabriel Alysson Costa, Polyanna Gomes Lacerda Cavalcante, Tayná Barros da Silva Sousa, Ruan Victor Rodrigues Benício, Ben-Hur James Maciel De Araujo, Francisco Irisvan Coelho de Resende Dias, Allana Rhamayana Bonifácio Fontenele, and Fuad Ahmad Hazime. "Efeito da estimulação elétrica periférica e cerebral na força isométrica máxima dos extensores do joelho: ensaio clínico aleatorizado." Revista Pesquisa em Fisioterapia 9, no. 3 (August 9, 2019): 321–30. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2388.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Recentes evidências têm demonstrado resultados bastante promissores para o uso de estratégias não invasivas de neuromodulação na melhora de habilidades físicas ou esportivas. A estimulação elétrica periférica (EEP) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) são técnicas não invasivas e não farmacológicas bastante utilizadas para modular a excitabilidade neuronal de áreas cortico-motoras e estimular a recuperação funcional. No entanto, poucos estudos têm investigado o efeito dessas técnicas na melhora do desempenho muscular. OBJETIVO: Investigar o efeito da estimulação elétrica periférica sensorial (EEPs) seguida de estimulação elétrica periférica motora (EEPm) ou estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) na força isométrica máxima dos extensores do joelho em indivíduos saudáveis. MÉTODO: 20 universitários saudáveis foram distribuídos aleatoriamente em dois blocos distintos de 10 participantes cada: Bloco n°1 EEPs real + EEPm real ou EEPs simulada + EEPm real e bloco n°2 EEPs real + ETCC real ou EEPs simulada + ETCC real em uma única sessão. A contração voluntária isométrica máxima (CVIM) dos extensores do joelho foi avaliada por meio da dinamometria manual antes, durante e 10 min pós-estimulação. RESULTADOS: A CVIM dos extensores do joelho aumentou significativamente 10 minutos pós-ETCC isolada (diferença média = 0,23 N/Kg; IC 95% = 0,01 a 0,44 N/Kg; p = 0,04). A ETCC isolada também apresentou maior proporção cumulativa de respondedores seguido de EEPs+ETCC. CONCLUSÃO: A estimulação transcraniana por corrente contínua induz a aumentos significativos na CVIM em indivíduos saudáveis. No entanto, a aplicação prévia de estimulação elétrica periférica sensorial não impulsiona os efeitos da estimulação elétrica periférica motora ou cerebral na CVIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Veronica Batista, Nelma Ellen Zamberlan-Amorim, Kele Jaqueline Pinotti, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi, and Ana Claudia Mirândola Barbosa Reis. "Teste de percepção de fala com figuras: aplicabilidade em crianças com deficiência auditiva." Revista CEFAC 19, no. 2 (March 2017): 180–89. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719215716.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: verificar a aplicabilidade do teste de percepção de fala com figuras, desenvolvido por Souza e Reis (2015), em crianças com deficiência auditiva. Métodos: estudo descritivo exploratório. Participaram 40 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária entre 2 e 11 anos, sendo 20 normo ouvintes (GC) e 20 com deficiência auditiva (GE), equiparadas por tempo de estimulação sensorial auditiva com audição normal. Os grupos foram subdivididos de acordo com tempo de estimulação sensorial auditiva, sendo GC1 (2 anos de idade), GC2 (3 anos de idade), GC3 (4 anos de idade), GE1 (2 anos de estimulação auditiva), GE2 (3 anos de estimulação auditiva), GE3 (4 anos de estimulação auditiva). Resultados: os grupos apresentaram as seguintes porcentagens de acertos: GC1 87.33%, GC2 85.6% e GC3 98.67%. O grupo estudo, composto pelas crianças com deficiência auditiva, os resultados foram, GE1 61.33%, GE2 76.8% e GE3 88% de acertos. Houve diferença significante para seis das 25 palavras (gelo, faca, rato, trem, cão, flor), quando associados acertos e erros. Conclusão: o teste é viável para a avaliação e monitoramento da percepção de fala em crianças com deficiência auditiva, independente da capacidade de verbalização das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Tiago Pereira De, and Maria Cristina De Almeida Freitas Cardoso. "Crioral - Instrumento de Estimulação Térmica Intraoral:." Revista Neurociências 20, no. 3 (March 31, 2001): 379–85. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8250.

Full text
Abstract:
Objetivo. produzir um instrumento terapêutico específico para a es­timulação térmica intraoral a ser aplicada no processo de reabilitação de pacientes com disfagia, de forma a viabilizar a realização de deglu­tições eficientes para a reintrodução de via oral de alimentação sem oferecer riscos ao paciente e verificar a sua eficácia comparando-o ao produto usualmente utilizado, ou seja, o espelho laríngeo número 00. Método. Trata-se de um estudo transversal, experimental e de caráter quantitativo, cujo fator em estudo será o estímulo sensorial frio e a construção de um estimulador sensorial para este fim. A comparação dos dados se deu através do Coeficiente de Condutibilidade Térmica, verificados por termômetro e multímetro digital. Resultados. Para a fabricação do produto utilizamos o processo de isolamento térmico, através dos materiais: polipropileno, aço inoxidável 306 e politetraflu­oretileno, além de aumentar a área de contato intraoral respeitando o aspecto de conforto anatômico. O espelho laríngeo leva, em média um minuto para chegar próximo a temperatura corporal, enquanto isso o estimulador térmico mantém uma média de dez graus abaixo deste limiar. Conclusão. Os testes com o produto idealizado demonstram alta superioridade funcional, quando comparado ao Espelho Laríngeo 00, em 30 e 60 segundos de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Osnar Da, Aparecida Maria Bernardo Matos, Iracema Campos Cusati, and Rita Di Cássia de Oliveira Angelo. "Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação." Debates em Educação 11, no. 25 (December 23, 2019): 365. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384.

Full text
Abstract:
<p><span style="font-family: Arial; font-size: small;">A diversificação de estímulos sensoriais nas estratégias pedagógicas, aumenta o foco atencional e melhora o rendimento escolar. A partir dessa hipótese, este estudo objetiva apresentar os efeitos de estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de História e fundamentadas na neuroeducação. Trata-se de um estudo transversal com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvido com 100 escolares do Ensino Médio. A intervenção pedagógica consistiu na estimulação visual, auditiva e cinestésica associadas à aula expositiva. Verificou-se que uma prática pedagógica baseada na estimulação sensorial como ferramenta para manter o foco atencional e melhorar o arquivamento de novas informações, causou efeito na melhora do rendimento escolar.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Cyntia Rogean De Jesus. "Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre o stiffness do membro hipertônico." Fisioterapia Brasil 8, no. 1 (January 1, 2018): 69. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v8i1.1748.

Full text
Abstract:
O presente estudo analisou o stiffness dos membros inferiores de um hemiparético mediante aplicação de estimulação elétrica. Foi avaliado um indivíduo hemiparético de 39 anos e sexo masculino. A Escala de Ashworth Modificada (EAM) pontuou clinicamente a hipertonia e o aparelho isocinético Cybex Norm mensurou os torques dos membros inferiores. Utilizou-se um protocolo de 30 minutos de estimulação com um Endophasys R ajustado no limiar sensorial, freqüência modulada de 2500Hz e freqüência de pulso de 20Hz. A avaliação foi realizada antes e imediatamente após o protocolo. A EAM pontuou 3 tanto antes como após a intervenção.O teste isocinético detectou redução do stiffness após uso da corrente com destaque para os torques extensores na velocidade de 90o/s (p < 0,005). Estes resultados se assemelham àqueles obtidos em outros estudos, embora apresentem discrepâncias nas metodologias. A estimulação elétrica parece ser um potente adjuvante na reeducação de indivíduos comalterações no controle motor.Palavras-chave: rigidez, espasticidade, hipertonia, estimulação elétrica transcutânea, acidente vascular cerebral
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Liliana. "Influência da privação visual precoce na resposta à estimulação auditiva: experiência realizada em ratos (Rattus Norvegicus)." PSICOLOGIA 2, no. 4 (August 25, 2014): 387. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v2i4.945.

Full text
Abstract:
Foram estudados s efeitos da privação visual precoce na resposta a estímulos auditivos comparando o comportamento de animais em situação de privação com o de animais de controle. Os dois grupos não diferiam significativamente mas, no grupo de animais privados, verificaram-se diferenças entre as respostas aos estímulos auditivos estudados. Os resultados não confirmam a hipótese de compensação sensorial no que diz respeito a esta tarefa específica. É discutida a possibilidade da compensação sensorial de manifestar noutro tipo de tarefas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peixoto, Beatriz De Oliveira. "Lesão medular: estudo do potencial evocado como recurso prognóstico e comparação entre o tratamento de estimulação elétrica neuromuscular e fisioterapia convencional." Fisioterapia Brasil 4, no. 1 (February 10, 2009): 18. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v4i1.2995.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou o diagnóstico e o prognóstico de pacientes com lesão medular através do potencial evocado sômato sensorial (PESS), avaliação ASIA (classificação neurológica da lesão medular e medida de independência funcional (FIM) e escala de deficiência) e avaliação fisioterápica. O efeito da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) foi comparado ao tratamento fisioterápico convencional (FC). Foram estudados 19 pacientes com lesão medular, com idade de 16 a 50 anos e de ambos os sexos, que foram divididos em 2 Grupos: Grupo A - EENM - 09 pacientes paraplégicos e tetraplégicos pertencentes ao Programa de Estimulação Elétrica Neuromuscular (PEENM) e Grupo B - FC - 10 pacientes paraplégicos e tetraplégicos pertencentes ao Programa do Tratamento Fisioterápico Convencional (PFC). Os dados foram submetidos à análise descritiva através de tabelas de freqüência e medidas de posição e dispersão. Para comparar os dois grupos em relação às variáveis da avaliação ASIA, foi utilizado o teste t de student. Para comparar os dois grupos com relação às variáveis categóricas da avaliação fisioterápica, foi utilizado o teste Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de 0,05. A análise estatística revelou uma melhora nas respostas das avaliações ASIA, avaliação fisioterápica tanto no PEENM e PFC, sem diferença entre os mesmos. Em relação ao PESS, o paciente que mostrou potencial evocado normal obteve maior progresso na medida de independência funcional (FIM) e escala de deficiência ASIA em comparação com os outros pacientes. Estas análises levaram à avaliação da viabilidade de um Programa de Estimulação Elétrica Neuromuscular como complemento do Programa de Fisioterapia Convencional em pacientes com lesão medular na fase crônica. A avaliação da ASIA e avaliação fisioterápica complementaram, no diagnóstico e prognóstico de pacientes com lesão medular. O tamanho da amostra residual impediu que se avaliasse estatisticamente o papel de um resultado do PESS normal no prognóstico dos pacientes, embora empiricamente esse pareça ser o caso.Palavras-chave: Tetraplegia, paraplegia, potencial evocado sômato-sensorial, estimulação elétrica neuromuscular, fisioterapia convencional, avaliação ASIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estimulação sensorial"

1

Seixas, Margarete de Fátima. "Estimulação sensorial enquanto intervenção promotora da reabilitação da pessoa com AVC." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16422.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de Reabilitação, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A estimulação sensorial constitui a estimulação através dos sensores (visual, auditivo, táctil, olfativo, gustativo e som estésico). A entrada de informação proveniente do meio favorece a aprendizagem e a constituição de novos circuitos neuronais, bem como a plasticidade cerebral. A sua aplicação pode ser realizada através do enriquecimento do ambiente e da regulação sensorial / multissensorial. Os objetivos deste relatório compreendem a descrição e análise de atividades realizadas em estágio para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). E também o desenvolvimento da compreensão relativa à aplicabilidade da estimulação sensorial na reabilitação da pessoa com AVC. Este relatório tem um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades desenvolvidas em dois locais de estágio. Um dos quais mais direcionado para a vertente da Reabilitação Sensório-motora e Cognitiva e um segundo, para a vertente da Reeducação Funcional Respiratória. Nestes locais foram prestados cuidados através do desenvolvimento de planos de reabilitação, numa filosofia subjacente do autocuidado na perspetiva de Dorothea Orem. Com o intuito de promover a capacitação da pessoa e família. O desenvolvimento do estágio teve como linha orientadora um trabalho de projeto delineado anteriormente. A estimulação sensorial pode ser usada para promover a reabilitação da pessoa com AVC. Esta pode contribuir para favorecer a recuperação da função cognitiva, sensorial, motora contribuir para a regulação emocional da pessoa com AVC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rech, Eduardo. "Sounds of consumption : the influence of nonmusical sounds on services and retail settings." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/178398.

Full text
Abstract:
Estímulos sensoriais como imagens e aromas, podem afetar a escolha dos consumidores no varejo. Pistas visuais (ex.: imagens de frutas), por exemplo, fazem com que as pessoas escolham mais comidas saudáveis, especialmente quando estão com fome (Forwood et al., 2015). Seguindo esta lógica, o som também pode ativar escolhas e percepções dos consumidores. No entanto, a literatura existente tem dado pouca atenção ao papel do som. O presente trabalho trata dos sons auxiliares (não musicais) no ambiente de compra, especificamente aqueles colocados intencionalmente no ambiente de compra. Mais especificamente, o trabalho busca investigar se os sons auxiliares influenciam as escolhas, decisões e percepções das pessoas por meio das propriedades semânticas (significados) dos sons. Cinco estudos foram realizados no sentido de investigar estes efeitos dos sons auxiliares, onde o primeiro estudo foi um experimento de campo, enquanto que os demais foram estudos de laboratório. O estudo de campo, com caráter mais exploratório, demonstrou que os sons auxiliares podem ter um efeito sobre o comportamento de escolha dos clientes. O primeiro estudo de laboratório (Study 1) considerou o processo de escolha no contexto de serviços de agência de viagem, onde os sons influenciaram a escolha dos consumidores (ex.: sons de cidade fizeram com que os destinos turísticos de cidade fossem mais escolhidos, comparado com os destinos de praia). O estudo 2 (Study 2) verificou a influência dos sons auxiliares em um ambiente com mais opções disponíveis para escolha O estudo evidenciou que a congruência entre os sons e as opções disponíveis podem influenciar a escolha dos consumidores, mesmo com uma maior gama de opções. No estudo 3 (Study 3) a associação feita pelo consumidor entre som e o apelo/posicionamento do produto aumenta a intenção de compra dos consumidores em relação ao produto. O último estudo (Study 4) demonstrou que o uso dos sons auxiliares congruentes com o posicionamento de uma loja, fazem com que o consumidor tenha atitudes mais positivas em relação à loja, e consequentemente aumenta a intenção de visitar a loja. No entanto, este resultado foi significativo apenas para lojas com posicionamento experiencial. Estes resultados são um primeiro passo no estudo dos sons auxiliares nos ambientes de varejo e serviço, trazendo à tona alguns efeitos que servem como um parâmetro inicial no do estudo deste fenômeno. Isto reflete também em aplicações estratégicas dos sons musicais no ambiente de compra de modo a enriquecer a experiência de compra do cliente.
Previous literature shows that sensory stimulation, such as pictures and scents, can affect consumers’ choices in a retail setting. Visual stimulation (i.e., pictures of fruit), for example, make people choose more healthy foods, especially when they are hungry (Forwood, Ahern, Hollands, Ng, & Marteau, 2015). Following the same logic, sound might also trigger consumers’ choices and perceptions, meaning that specific products are expected to be chosen more frequently when congruent sounds are played. However, the extant literature has paid little attention to this role of sound. This work therefore focuses on auxiliary sounds (nonmusical) in the shopping environment, especially those intentionally set using audio systems to improve and compose the experiential shopping environment. More specifically, this research investigates whether auxiliary sounds influence people’s choice, decisions, and perceptions through the semantic properties (meanings) of sounds. Five studies were conducted to investigate these effects of auxiliary sounds; the first is a field experiment and the other four are lab studies. The field study showed exploratory results on the effect of auxiliary sounds on people’s choice behavior The first lab study (Study 1) considered a service context choice, where sounds were set in the “soundscape” of a fictitious travel agency. When city sounds were played as the background sound in the environment, the city destination was chosen more than the beach destination. Study 2 showed that congruence between sounds and options increase the choice of those options, even when more options are available. Study 3 found that when sound is strongly associated with product appeal or positioning, and this association is perceived by the consumer, it increases people’s intention to buy the product. The last study showed that, for an experiential positioning, congruent sounds can improve people’s intentions to visit the store by improving people’s attitudes toward the store. These results shed light on the study of auxiliary sounds in retail and services environments, bringing to surface some effects that serve as an initial parameter on the study of this phenomenon. It also has managerial contributions as sounds can be strategically used by marketers in order to promote a richer consumption experience.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes. "Mobilização rápida de citocromo-oxidase por estimulação sensorial em córtex visual de gatos e primatas." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994. http://hdl.handle.net/11422/3604.

Full text
Abstract:
Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-02-07T23:20:32Z No. of bitstreams: 1 213156.pdf: 8809114 bytes, checksum: 6f63636896b1be11b8ef28da02574089 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-07T23:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 213156.pdf: 8809114 bytes, checksum: 6f63636896b1be11b8ef28da02574089 (MD5) Previous issue date: 1994-12
CAPES
FINEP
A mobilização rápida de citocromo-oxidase por estimulação visual foi estudada em doze gatos (Felis catus) e três macacos (Cebus apella). A estimulação visual de baixa frequência espacial, desprovida de orientação espacial e com grandes variações de brilho ou cor permitiu a visualização de grumos ricos em citocromo-oxidase em preparações planas do córtex visual de gatos. Estes grumos apareceram nas camadas supragranulares de Vl, V2, V3 e outras áreas extra-estriadas do gato, e são morfologicamente equivalentes aos blobs recentemente descritos em gatos através de métodos histoquímicos não-convencionais. A análise morfométrica revela um aumento do tamanho médio de blobs de Vl para V2 e de V2 para V3. A análise densitométrica de secções do córtex estriado de macacos estimulados monocularmente por diferentes tempos revelou um pico de ativação de citocromo-oxidase em trinta minutos de estimulação, seguido de queda da densidade óptica em tempos maiores. Estes resultados indicam que o fenômeno seja fásico. A estimulação monocular por luz estroboscópica permite evidenciar colunas de dominância ocular em Vl de macaco após trinta minutos. O fenômeno de mobilização rápida de citocromo-oxidase pode provir da ativação imediata de um ou mais genes que codificam suas subunidades, de interações alostéricas com ATP ou da redistribuição local de mitocôndrias.
The cytochrome oxidase fast mobilization was studied in twelve cats (Felis catus) and three monkeys (Cebus apella). Visual stimulus of low spatial frequency, with variations in colour and brightness and no spatial orientation allowed the observation of cytochrome oxidase-rich patches in flattened sections of cat's visual cortex. The patches appeared in Vl, V2 and V3 supragranular layers, as well as in other extra-striated areas. Morphologically, those patches are equivalent to the blobs recently described in cat by improved histochemical methods. The morphometric analysis reveals that blobs medium size tend to increase from Vl to V2 and from V2 to V3. The densitometric analysis of monocularly stimulated monkey' s striate cortex sections shows a cytochrome-oxidase activation peak after thirty minutes of stimulation, followed by a decrease in optical density at greater times. This indicates that the phenomena is composed of two distinct phases. The monocular stimulation by stroboscopic light shows ocular dominance columns in monkey's Vl after thirty minutes. The cytochrome oxidase fast mobilization phenomena may be the product of the immediate activation of one or more genes of the enzyme' s subunits, of allosteric interactions with ATP, or of local redistribution of mitochondria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lucchesi, Fernando Del Mando. "Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear /." Bauru : [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/11449/97474.

Full text
Abstract:
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu
Banca: Raquel Melo Golfeto
Banca: Maria José Monteiro Benjamin Buffa
Resumo: O implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que seu usuário recupere, ou tenha pela primeira vez, a detecção auditiva. No entanto, para aprender outras habilidades auditivas (discriminar, reconhecer, compreender, memorizar) e a linguagem oral, faz-se necessário, em muitos casos, um processo de reabilitação e ensino sistemático. O programa "Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos" se constitui em uma proposta de ensino sistemático consolidada na área de estudos sobre o comportamento verbal e função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino de leitura e escrita "Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos" sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear. Para tanto, participaram duas crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear, com idades entre sete e oito anos.O delineamento consistiu na Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes a após a exposição das três primeiras Unidades do Módulo 1 do programa de ensino. Na avaliação inicial, ambos os participantes foram caracterizados como aptos à exposição do programa, com desempenhos baixos de leitura e escrita, no entanto, bons desempenhos em tarefas de seleção, sobretudo envolvendo identidade entre palavras. Durante os 13 passos de ensino expostos, os participantes demandaram, em média, duas exposições de cada passo para que apresentassem 100% de acertos em tarefas de seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas (AC) e tarefas de ditado por composição de sílabas (AEs), envolvendo as palavras de treino. Nos testes realizados após o ensino, os participantes demonstraram desempenhos superiores em relação... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The cochlear implant is an electronic device that allows its users to regain, or have for the first time, sound detection skills. Nevertheless, in order to learn other hearing skills (discriminate, recognize, comprehend, memorize) and oral language, it is necessary, in many cases, a rehabilitation and sytematically teaching process. The program "Learning to Read and Spell in Small Steps" ("Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos") is a proposition of systematic teaching based upon verbal behavior and symbolic functions' fields of research, and operated by the equivalence realtions paradigm. The goal of the present study was to assess the effects of the program Learning to Read and Spell in Small Steps on the speech intelligibility of hearing-impaired and implanted children. Two children with prelingual hearing loss and cochlear implant users, with ages between seven and eight years old, participated in this study. The data collection design consisted on the Reading and Spelling Web Assessment before and after the teaching Modulo 1's three first Units exposition. In the initial assessment, both participants were characterized as suitable for the program, with low reading and spelling scores, although, presenting good scores in word identity selection-based tasks. During the 13 teaching steps exposed, participants required a mean of two expositions of each step to present a 100% of correct answers in dictated - printed words matching tasks (AC) and constructed response syllable matching of dictated words (AEs) tasks, involving training words. In the assessment exposed after teaching, both participants presented superior scores than the initial tests, showing the teaching program effects' extension over the speech intelligibility, even without the adoption of any vocal topographic modeling procedure (i.e. imitation)... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Venturin, Arlete. "Jardim sensorial e práticas pedagógicas em educação ambiental." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/290.

Full text
Abstract:
O trabalho intitulado “Jardim Sensorial e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental” relata uma pesquisa desenvolvida em uma escola privada localizada na cidade de Pato Branco, Paraná. O estudo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas conduzidas por docentes em um Jardim Sensorial implantado nesta escola, com o intuito de identificar possíveis relações entre as práticas desenvolvidas pelos docentes e diferentes perspectivas de Educação Ambiental no Brasil, ainda que as atividades não fossem pensadas explicitamente como de Educação Ambiental. Neste texto apresentamos um breve histórico dos jardins ambientais e sensoriais no Brasil, bem como apresentamos uma revisão de estudos que tenham discutido a utilização desses espaços para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Focalizamos teoricamente a Educação Ambiental, situando-a historicamente no contexto da crise ambiental. Contemplamos algumas considerações teóricas sobre as atuais tendências dessa educação no país. Os dados foram coletados mediante observação participante e entrevistas com professores e alunos após as práticas desenvolvidas no Jardim Sensorial. O desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores utilizando esse espaço suscitou questões e reflexões que poderiam ser consideradas do âmbito da Educação Ambiental, as quais talvez não tivessem aparecido se tais práticas tivessem sido desenvolvidas em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de os professores estarem preparados para uma atuação pedagógica que extrapole os limites de suas disciplinas de formação, no sentido da interdisciplinaridade e para a pertinência da transversalidade na Educação Ambiental. Acreditamos que as práticas desenvolvidas no Jardim Sensorial e relatadas nesta dissertação, por mais simples que tenham sido, encaminharam alunos e professores ao desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre o meio ambiente. Por fim, o trabalho demonstra que a utilização de ambientes diferentes dos convencionais em práticas pedagógicas pode propiciar aprendizado e crescimento mútuo entre docentes e discentes, bem como promover uma Educação Ambiental de forma criativa, na direção contrária das práticas pontuais e sem sentido, as quais têm pouco ou nenhum impacto duradouro.
This work entitled Sensory Garden and Pedagogical Practices in Environment Education reports a research developed in a Private School located in Pato Branco, Paraná. The study aimed to analyze pedagogical practices conducted by teachers in a sensory garden installed in this school, in order to identify possible relationship between the practices developed by teachers and different perspectives on Environment Education in Brazil, even though the activities were not designated explicitly to Environment Education. In this dissertation we present a brief history of environmental and sensory in Brazil and make a revision of studies that have discussed the use of these spaces to the development of pedagogical practices. We focus theoretically the Environment Education, situating it historically in the context of environment crisis. We contemplate some theoretical considers about current trends in this education in Brazil. The data were collected through participant observation and surveys with teachers and students after the practices developed in the sensory garden. The development of pedagogical practices by teachers using this place raised questions and reflections that could be considered the scope of environmental education, which might have not appeared if such practices have been developed in classroom. Finally, this work demonstrates that the use of different spaces in pedagogical practices can promote mutual growth and learning between teachers and students, as well as promote Environmental Education in a creative way, in the opposite direction of the specific practices and meaningless, which have little or no lasting impact.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Sandra Regina Souza Teixeira de [UNESP]. "Avaliação da estimulação elétrica nos parâmetros qualitativos de carcaças bovinas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/104105.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-02-13Bitstream added on 2014-06-13T19:22:53Z : No. of bitstreams: 1 carvalho_srst_dr_botfmvz.pdf: 515780 bytes, checksum: e44ad97228d55b58523eb7f271bd1d61 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Foram utilizados 20 bovinos sãos, castrados, da raça Nelore, sendo divididos em cinco abates realizados em épocas diferentes. As colheitas foram divididas em 2 fases, de 10 animais cada, e para cada avaliação foram utilizados 5 animais estimulados (EE) e 5 não estimulados eletricamente (NE). O tempo de maturação foi de 28 dias. Foram avaliados força de cisalhamento, índice de fragmentação miofibrilar e avaliação sensorial no músculo Longissimus dorsi. Quando avaliada a força de cisalhamento, as carcaças estimuladas eletricamente apresentaram carne mais macia que as não estimuladas, com diferenças significativas entre os tratamentos nos períodos de 2 e 7 dias de maturação. As carcaças EE não apresentaram aumento do índice de fragmentação miofibrilar (IFM) em relação ao tempo de maturação, porém nas carcaças NE houve aumento do IFM avaliado aos 21 dias de maturação. Na avaliação sensorial, a estimulação elétrica melhorou os atributos de maciez e mastigabilidade.
Twenty healthy castrated bovines (Bos taurus indicus) were used and divided into 5 slaughters, which were done at different time. The study was divided into two phases with ten animals each, and for each evaluation 5 electrically stimulated animals and 5 non-stimulated animals were used. The ageing time was 28 days. It has been evaluated shear force, myofibril fragmentation index and sensorial evaluation in the Longissimus dorsi muscle. When the shear force was evaluated, the electrically stimulated carcasses showed a meat more tender than the non-stimulated ones, with real differences among treatments in the periods of 2 and 7 days of ageing. The electrically stimulated carcasses did not show an increase in the myofibril fragmentation index toward the ageing time. Nevertheless, in the non-stimulated carcasses there was an increase in the myofibril fragmentation index evaluated after 21 days of ageing. In the sensorial evaluation, the electric stimulation improved the attributes of tenderness and mastication.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Mauro Conti. "Sistema de substituição sensorial para auxílio a deficientes visuais via técnicas de processamento de imagens e estimulação cutânea." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-19092006-164118/.

Full text
Abstract:
Este trabalho visou desenvolver e integrar técnicas, algoritmos e equipamentos para o auxílio a deficientes visuais em sua familiarização para orientação e mobilidade, permitindo uma maior autonomia de locomoção e, em uma segunda etapa, a leitura de cartazes e sinais. Para tal, foi proposta a substituição sensorial da visão pelo tato, permitindo que imagens sejam capturadas, tratadas digitalmente para detecção de bordas, com simplificação da imagem e diminuição de sua resolução. Estas imagens simplificadas são posteriormente transmitidas ao usuário por meio de eletroestimulação cutânea no abdome. Foi desenvolvido um protótipo de hardware, firmware para comandá-lo e software em um microcomputador para tratar a imagem capturada, além de uma matriz de eletrodos e estimação de distância por ultra-som, para compensar a falta de estereoscopia. Este protótipo foi projetado para ser o mais flexível possível para permitir o teste de diferentes maneiras de estímulo. Foram realizados testes preliminares comprovando a viabilidade do conceito, e um segundo protótipo maior foi então projetado e construído. Este sistema provou ser útil também como equipamento para pesquisas em psicologia experimental, na área de cognição e aprendizagem.
This work intended to develop and integrate techniques, algorithms and equipments to aid visually handicapped people with the familiarization of unknown environments, as involved in orientation and mobility techniques, making locomotion an easier task. In a second phase, it allowed the blind user to receive signals corresponding to signs with letters, allowing them to \"read\" these signs. In order to do that, it was proposed the sensory substitution of vision by touch. Images were captured, processed digitally to be simplified, have their edges detected (contours of objects) and have their resolution reduced. This reduced image was then passed to the user by cutaneous electro-stimulation on the abdomen. A hardware prototype was developed, as well as firmware to control it, software to digitally process the image, a flexible matrix of electrodes, and an ultrasonic distance estimation system, to compensate for the lack of stereoscopy. The system was designed to be as flexible as possible to allow several stimuli tests. Preliminary tests were conducted that proved the feasibility of this concept. A second prototype, larger, was then designed and built. This device proved valuable also as a tool for research in experimental psychology, in cognition and learning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Giongo, Caroline Comis. "Estimulação transcraniana com corrente contínua na recupração sensorial de pacientes com parestesia do ramo mandibular (V3) : estudo piloto." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/128930.

Full text
Abstract:
A estimulação transcraniana com corrente contínua (ETCC) vem sendo utilizada na reabilitação de diversas patologias que envolvem a disfunção do sistema sensitiva. Apesar disso, a opção para tratamento de parestesias do ramo mandibular nunca foi empregada. Este estudo piloto teve como objetivo avaliar os efeitos da ETCC em pacientes com queixa de parestesia em ramos do nervo mandibular. Seis pacientes com parestesia referida na topografia do ramo alveolar inferior (uni ou bilateral), com sintomas iniciados após cirurgia bucomaxilofacial, receberam 10 sessões de ETCC (2 mA, 20 min). A avaliação sensitiva composta pelo teste de sensibilidade tátil com o estesiômetro Semmes-Weinstein e pelo teste térmico com solução spray -50° C foi realizada previamente ao tratamento e após a quinta e a décima estimulação, em 24 pontos na topografia de inervação do ramo em estudo. Houve melhora significativa na sensibilidade no teste tátil nas regiões hipoestésicas, com a terceira avaliação significativamente diferente da primeira (p-valor= 0,0015), mas não diferente da segunda (p-valor=0,1932). No teste térmico os participantes reconheceram mais pontos gelados com o passar das avaliações (p-valor=0,05). A aplicação de ETCC pareceu melhorar a sensibilidade tátil e térmica, assim como alívio das parestesias decorrentes de cirurgia bucomaxilofacial.
Transcranial direct current stimulation (tDCS) has been used in the rehabilitation of various diseases that involve dysfunction of the sensory system. However, the option for treating the mandibular branch paresthesia has not been already employed. This pilot study aimed to evaluate the effects of tDCS in patients with paresthesia in branches of the mandibular nerve. Six patients had paresthesia of inferior alveolar nerve (unilateral or bilateral) and symptoms that began after maxillofacial surgery. They received 10 sessions of tDCS (2 mA, 20 min). The sensory evaluation was conducted prior to the treatment, after the fifth and after the tenth application in 24 points in the branch innervation of topography study. The evaluation was composed by tactile sensitivity test with the Semmes-Weinstein esthesiometer and thermal test with spray solution -50 ° C. There was significant improvement in the sensitivity during the tactile test in hypoesthesia regions, with the third evaluation significantly different from the first (p-value = 0.0015), but not different from the second evaluation (p-value = 0.1932). In the thermal test, the participants recognized a larger number of cold areas in the course of ratings (p-value = 0.05). The use of tDCS seemed to improve the tactile and thermal sensitivity of paresthesia, as well as the relief of paresthesias caused by oral and maxillofacial surgery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Sandra Regina Souza Teixeira de 1969. "Avaliação da estimulação elétrica nos parâmetros qualitativos de carcaças bovinas /." Botucatu : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/104105.

Full text
Abstract:
Orientador: Roberto de Oliveira Roça
Banca: André Mendes Jorge
Banca: Germano Francisco Biondi
Banca: João Garcia Caramori Júnior
Banca: Carmem Josefina Contreras
Resumo: Foram utilizados 20 bovinos sãos, castrados, da raça Nelore, sendo divididos em cinco abates realizados em épocas diferentes. As colheitas foram divididas em 2 fases, de 10 animais cada, e para cada avaliação foram utilizados 5 animais estimulados (EE) e 5 não estimulados eletricamente (NE). O tempo de maturação foi de 28 dias. Foram avaliados força de cisalhamento, índice de fragmentação miofibrilar e avaliação sensorial no músculo Longissimus dorsi. Quando avaliada a força de cisalhamento, as carcaças estimuladas eletricamente apresentaram carne mais macia que as não estimuladas, com diferenças significativas entre os tratamentos nos períodos de 2 e 7 dias de maturação. As carcaças EE não apresentaram aumento do índice de fragmentação miofibrilar (IFM) em relação ao tempo de maturação, porém nas carcaças NE houve aumento do IFM avaliado aos 21 dias de maturação. Na avaliação sensorial, a estimulação elétrica melhorou os atributos de maciez e mastigabilidade.
Abstract: Twenty healthy castrated bovines (Bos taurus indicus) were used and divided into 5 slaughters, which were done at different time. The study was divided into two phases with ten animals each, and for each evaluation 5 electrically stimulated animals and 5 non-stimulated animals were used. The ageing time was 28 days. It has been evaluated shear force, myofibril fragmentation index and sensorial evaluation in the Longissimus dorsi muscle. When the shear force was evaluated, the electrically stimulated carcasses showed a meat more tender than the non-stimulated ones, with real differences among treatments in the periods of 2 and 7 days of ageing. The electrically stimulated carcasses did not show an increase in the myofibril fragmentation index toward the ageing time. Nevertheless, in the non-stimulated carcasses there was an increase in the myofibril fragmentation index evaluated after 21 days of ageing. In the sensorial evaluation, the electric stimulation improved the attributes of tenderness and mastication.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Amanda Vitória Lacerda de. "Efeito da Estimulação Magnética Transcraniana de alta frequência sobre a função sensorial e motora de indivíduos com Lesão Medular Incompleta." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-09072018-033119/.

Full text
Abstract:
A Lesão Medular incompleta (LMi) é uma condição gerada por processos lesionais que afetam parcialmente a integridade da medula espinhal, ocasionando comprometimento na função sensório-motora devido ao declínio do funcionamento das vias medulares. Tal comprometimento impacta diretamente em aspectos físicos, psicológicos e sociais, com consequente redução da qualidade de vida e da independência funcional. Dessa forma, uma reabilitação efetiva requer a redução dos danos ocasionados ela LMi e, portanto, depende de técnicas capazes de favorecer a neuroplasticidade dos circuitos medulares remanescentes. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) de alta frequência é uma técnica capaz de induzir aumento na excitabilidade do córtex motor primário, trato córtico-espinhal e medula espinhal, facilitando o desenvolvimento da conectividade responsável pela melhora sensório-motora e funcional. Objetivou-se avaliar os efeitos da EMTr de alta frequência aplicada sobre a área dos membros inferiores em M1 na função sensório-motora e nos níveis de espasticidade em indivíduos com LMi crônica. Esse estudo duplo-cego, placebo controlado avaliou quinze indivíduos com LMi crônica (35.3 ± 7.9 anos, média ± desvio padrão) incluídos sequencialmente em cinco sessões de EMTr placebo e cinco sessões de EMTr ativa à 5Hz, separadas por um período de repouso de uma semana. Avaliações clínicas foram feitas antes e depois de da EMTr placebo e ativa. Foram observadas mudanças estatisticamente significativas nos escores motores do International Standards for Neurological Classification of Spinal Cord Injury Patients/Padrões Internacionais para Classificação Neurológica de Pacientes com Lesão Medular (ISNCSCI) (T(1, 14) = 5.359, P < 0.001), as quais foram acompanhadas de tamanhos de efeito clinicamente significativos. A sensibilidade superficial avaliada pelo ISNCSCI também apresentou mudanças estatisticamente significativas nos escores após EMTr ativa (T(1, 14) = 2.223, P < 0.043). Não foram observadas mudanças nos níveis de espasticidade. Nenhum participante relatou efeitos adversos graves, com exceção de dor de cabeça transitória após algumas sessões. O presente estudo encontrou mudanças estatísticas e clinicas consistentes na função sensório-motora em indivíduos com LMi crônica após EMTr ativa. Dessa forma, essa técnica pode ser uma forma efetiva de reabilitação em indivíduos com LMi
Incomplete Spinal Cord Injury (iSCI) is a condition generated by lesional processes that partially affect the integrity of the spinal cord, causing impairment in the sensorimotor function due to the decline in the functioning of the spinal cord. Such impairment directly impacts on physical, psychological and social aspects, with consequent reduction of quality of life and functional independence. Thus, effective rehabilitation requires the reduction of the damage caused by iSCI and, therefore, depends on techniques capable of favoring the neuroplasticity of the remaining medullary circuits. High frequency repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) is a technique capable of inducing increased excitability of the primary motor cortex, corticospinal tract and spinal cord, facilitating the development of connectivity responsible for sensorimotor and functional improvement . The objective of this study was to evaluate the effects of high frequency applied rTMS on the lower limbs area in M1 on sensorimotor function and on spasticity levels in individuals with chronic iSCI. This double-blind, placebo-controlled study evaluated fifteen subjects with chronic iSCI (35.3 ± 7.9 years, mean ± standard deviation) included sequentially in five placebo rTMS sessions and five sessions of active rTMS at 5Hz separated by a washout period of one week. Clinical evaluations were done before and after the placebo and active rTMS. Statistically significant changes in the International Standards for Neurological Classification of Spinal Cord Injury Patients (ISNCSCI) motor scores (T (1, 14) = 5,359, P <0.001) were observed, which were accompanied by clinically significant effect sizes. The superficial sensitivity assessed by the ISNCSCI also showed statistically significant changes in the scores after active rTMS (T (1,14) = 2,223, P <0.043). No changes in spasticity were observed. No participant reported severe adverse events, except for transient headache after a few sessions. The present study found consistent statistical and clinical changes in sensorimotor function in individuals with chronic iSCI after active rTMS. Thus, this technique can be an effective form of rehabilitation in individuals with iSCI
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Estimulação sensorial"

1

Ribas, Cristiane Gonçalves, Bruna Baldívia Berndt, Clara Tavares, and Tauani Zart Necker. "A INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO SENSORIAL E DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TEA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA." In Processos de Intervenção em Fisioterapia e Terapia Ocupacional 2, 211–23. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44720071223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estimulação sensorial"

1

PACHECO, IARA CAMARGO VECCHI, Bruce Lorran Carvalho Martins de Sousa, and Alice Melo Ribeiro. "O JARDIM SENSORIAL: A ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESPECIAL." In Anais do Congresso Nacional de Práticas Inclusivas. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/141967.2-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, André Luiz dos. "CÉLULAS ESTAMINAIS PLURIPOTENTES INDUZIDAS PARA TRANSPLANTES DE RETINA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1437.

Full text
Abstract:
Introdução: Células estaminais pluripotentes induzidas (iPSC) são capazes de gerar células novas, tal como as células estaminais embrionárias que têm origem no embrião humano e são capazes de se dividir em novas células iguais ou novas especializadas. As iPSC estão em variados tecidos, não somente como embrionárias, mas inclusive na retina humana, podendo ser induzidas a transformação em células estaminais embrionárias. O inconveniente é que a especialização para reparação do tecido não ocorre in natura, mas somente in vitro. Objetivo: Verificar como se dá a aplicação das células retinianas produzidas para atendimento a neuropatias. Metodologia: A revisão usa as bases de dados Pubmed, Lilacs, Scopus, Bireme e Portal Periódico Capes no limite de dez anos de publicação, nos termos: células estaminais pluripotentes induzidas, iPSC, transplantes autólogos, retinopatias e transplantes de retina. Resultados: O transplante de retina é um procedimento complexo e custoso que pretende recuperar a capacidade de visão do paciente. Busca-se desenvolver essa terapia substituindo células retinianas danificadas por novas. Pesquisas estão dedicadas as células epiteliais pigmentadas e as células fotorreceptoras. As primeiras processam nutrientes para a retina, de forma que sendo eficaz a substituição de células doentes por saudáveis, a retinopatia deixará de evoluir. As segundas são sensoras das ondas luminosas para a retina e são as últimas no processo de perda de visão nas retinopatias. Elas precisam ser substituídas antes que acabem completamente e ocorra perda total da visão. O transplante de células maduras não é viável pois elas não evoluem nem criam as conexões nervosas e ainda interagem com os sistemas de defesa do organismo. Quando autólogas, todas as células do organismo possuem as mesmas doenças hereditárias mantendo as mesmos potenciais mutagênicos. Tais argumentos dão importância do uso de células iPSC. Os bancos de olhos fazem o Processamento de córneas e escleras gerando como resíduo a raspagem e limpeza da esclera, portanto, ainda não ocorre processamento das células da retina, estimulando as pesquisas para cultivo e especialização das iPSC em retinianas. Conclusão: A metodologia iPSC importa para aumento no atendimento para tratamento das neuropatias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography