To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estimulação sensorial.

Journal articles on the topic 'Estimulação sensorial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Estimulação sensorial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Liebano, Richard Eloin, and Luciane Machado Alves. "Comparação do índice de desconforto sensorial durante a estimulação elétrica neuromuscular com correntes excitomotoras de baixa e média frequência em mulheres saudáveis." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 15, no. 1 (February 2009): 50–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922009000100011.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A estimulação elétrica neuromuscular é uma estratégia clínica para aumento da performance muscular. Sabe-se que um dos principais fatores limitantes da estimulação elétrica para aumento de força é o desconforto causado pelas correntes utilizadas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi comparar o nível de desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral. MÉTODOS: Participaram do estudo 45 voluntárias saudáveis com idade entre 18 e 30 anos. Todas as voluntárias foram submetidas à estimulação elétrica com correntes de baixa e média freqüência. A análise do desconforto sensorial foi feita por meio de uma escala visual analógica (EVA). RESULTADOS: Os resultados revelaram um valor médio de 6,1 para o desconforto sensorial na estimulação de baixa freqüência (BF) e de 6,4 para a estimulação de média freqüência (MF), não havendo diferença estatisticamente significante entre elas (p = 0,61). Em relação às intensidades utilizadas, a média foi de 45,64mA para a estimulação de BF e 121,67mA na estimulação com a MF, sendo essa diferença estatisticamente significante (p < 0,0001). CONCLUSÃO: Não houve diferença entre o desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz Aguiar, Edvan, Salomão Alencar de Farias, and Francisco Vicente Sales Melo. "O significado de cores e iluminação em uma atmosfera de serviços gastronômicos." REBRAE 6, no. 3 (July 27, 2013): 291. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.06.003.ao06.

Full text
Abstract:
Desde a sistematização do construto atmosfera de loja, estudos acadêmicos evidenciam a questão do ambiente de varejo e sua relação com o comportamento do consumidor, indicando que estímulos ambientais exercem influências emocionais e sensoriais. Em face disso, outras variáveis vêm sendo agregadas a fim de melhor compreender o poder da estimulação sensorial, como a experiência de consumo. Esta pesquisa buscou identificar os significados atribuídos pelos consumidores aos estímulos sensoriais visuais dispostos em uma atmosfera de serviços centrados na experiência gastronômica. Assumindo natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso com inspiração fenomenológica. A partir da identificação dos significados “bem-estar”, “retrô”, “tranquilidade”, “conforto”, “agradável”, “convidativo para a conversa”, “relaxante”, “descontraído”, “animado”, “alegre”, “vivo” e “diferenciado”, verificou-se um alinhamento deles com a proposta de experiência ofertada pela organização de serviços investigada. Assim, o trabalho tanto contribui para a compreensão estratégica da influência da estimulação sensorial visual no comportamento do consumidor quanto traz uma perspectiva alternativa para a investigação do fenômeno experiência de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos-Monteiro, Jailma, Rubem Carlos de Araújo Guedes, Raul Manhães de Castro, and José Eulálio Cabral Filho. "Estimulação psicossocial e plasticidade cerebral em desnutridos." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 2, no. 1 (April 2002): 15–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292002000100003.

Full text
Abstract:
RESUMO: É feita uma revisão sobre as estratégias e efeitos da estimulação sensorial e ambiental de indivíduos desnutridos. Reportam os autores evidências provenientes de experimentos com modelos animais e de estudos em seres humanos, mostrando os benefícios da administração da estimulação sensorial ou psicossocial programadas sobre as funções neuro-comportamentais. Mostram ainda a importante participação que a plasticidade cerebral pode ter neste processo. Finalmente enfatizam que as evidências eletrofisiológicas - obtidas pela técnica da depressão alastrante cortial em animais - e as observações em seres humanos indicam que as regiões cerebrais comportam-se diferencialmente nesta recuperação. Daí, sugerem uma abordagem nos cuidados médicos em indivíduos desnutridos levando em conta estas peculiaridades regionais do cérebro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dos Santos, Gabriel Alysson Costa, Polyanna Gomes Lacerda Cavalcante, Tayná Barros da Silva Sousa, Ruan Victor Rodrigues Benício, Ben-Hur James Maciel De Araujo, Francisco Irisvan Coelho de Resende Dias, Allana Rhamayana Bonifácio Fontenele, and Fuad Ahmad Hazime. "Efeito da estimulação elétrica periférica e cerebral na força isométrica máxima dos extensores do joelho: ensaio clínico aleatorizado." Revista Pesquisa em Fisioterapia 9, no. 3 (August 9, 2019): 321–30. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2388.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Recentes evidências têm demonstrado resultados bastante promissores para o uso de estratégias não invasivas de neuromodulação na melhora de habilidades físicas ou esportivas. A estimulação elétrica periférica (EEP) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) são técnicas não invasivas e não farmacológicas bastante utilizadas para modular a excitabilidade neuronal de áreas cortico-motoras e estimular a recuperação funcional. No entanto, poucos estudos têm investigado o efeito dessas técnicas na melhora do desempenho muscular. OBJETIVO: Investigar o efeito da estimulação elétrica periférica sensorial (EEPs) seguida de estimulação elétrica periférica motora (EEPm) ou estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) na força isométrica máxima dos extensores do joelho em indivíduos saudáveis. MÉTODO: 20 universitários saudáveis foram distribuídos aleatoriamente em dois blocos distintos de 10 participantes cada: Bloco n°1 EEPs real + EEPm real ou EEPs simulada + EEPm real e bloco n°2 EEPs real + ETCC real ou EEPs simulada + ETCC real em uma única sessão. A contração voluntária isométrica máxima (CVIM) dos extensores do joelho foi avaliada por meio da dinamometria manual antes, durante e 10 min pós-estimulação. RESULTADOS: A CVIM dos extensores do joelho aumentou significativamente 10 minutos pós-ETCC isolada (diferença média = 0,23 N/Kg; IC 95% = 0,01 a 0,44 N/Kg; p = 0,04). A ETCC isolada também apresentou maior proporção cumulativa de respondedores seguido de EEPs+ETCC. CONCLUSÃO: A estimulação transcraniana por corrente contínua induz a aumentos significativos na CVIM em indivíduos saudáveis. No entanto, a aplicação prévia de estimulação elétrica periférica sensorial não impulsiona os efeitos da estimulação elétrica periférica motora ou cerebral na CVIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Veronica Batista, Nelma Ellen Zamberlan-Amorim, Kele Jaqueline Pinotti, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi, and Ana Claudia Mirândola Barbosa Reis. "Teste de percepção de fala com figuras: aplicabilidade em crianças com deficiência auditiva." Revista CEFAC 19, no. 2 (March 2017): 180–89. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719215716.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: verificar a aplicabilidade do teste de percepção de fala com figuras, desenvolvido por Souza e Reis (2015), em crianças com deficiência auditiva. Métodos: estudo descritivo exploratório. Participaram 40 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária entre 2 e 11 anos, sendo 20 normo ouvintes (GC) e 20 com deficiência auditiva (GE), equiparadas por tempo de estimulação sensorial auditiva com audição normal. Os grupos foram subdivididos de acordo com tempo de estimulação sensorial auditiva, sendo GC1 (2 anos de idade), GC2 (3 anos de idade), GC3 (4 anos de idade), GE1 (2 anos de estimulação auditiva), GE2 (3 anos de estimulação auditiva), GE3 (4 anos de estimulação auditiva). Resultados: os grupos apresentaram as seguintes porcentagens de acertos: GC1 87.33%, GC2 85.6% e GC3 98.67%. O grupo estudo, composto pelas crianças com deficiência auditiva, os resultados foram, GE1 61.33%, GE2 76.8% e GE3 88% de acertos. Houve diferença significante para seis das 25 palavras (gelo, faca, rato, trem, cão, flor), quando associados acertos e erros. Conclusão: o teste é viável para a avaliação e monitoramento da percepção de fala em crianças com deficiência auditiva, independente da capacidade de verbalização das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Tiago Pereira De, and Maria Cristina De Almeida Freitas Cardoso. "Crioral - Instrumento de Estimulação Térmica Intraoral:." Revista Neurociências 20, no. 3 (March 31, 2001): 379–85. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8250.

Full text
Abstract:
Objetivo. produzir um instrumento terapêutico específico para a es­timulação térmica intraoral a ser aplicada no processo de reabilitação de pacientes com disfagia, de forma a viabilizar a realização de deglu­tições eficientes para a reintrodução de via oral de alimentação sem oferecer riscos ao paciente e verificar a sua eficácia comparando-o ao produto usualmente utilizado, ou seja, o espelho laríngeo número 00. Método. Trata-se de um estudo transversal, experimental e de caráter quantitativo, cujo fator em estudo será o estímulo sensorial frio e a construção de um estimulador sensorial para este fim. A comparação dos dados se deu através do Coeficiente de Condutibilidade Térmica, verificados por termômetro e multímetro digital. Resultados. Para a fabricação do produto utilizamos o processo de isolamento térmico, através dos materiais: polipropileno, aço inoxidável 306 e politetraflu­oretileno, além de aumentar a área de contato intraoral respeitando o aspecto de conforto anatômico. O espelho laríngeo leva, em média um minuto para chegar próximo a temperatura corporal, enquanto isso o estimulador térmico mantém uma média de dez graus abaixo deste limiar. Conclusão. Os testes com o produto idealizado demonstram alta superioridade funcional, quando comparado ao Espelho Laríngeo 00, em 30 e 60 segundos de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Osnar Da, Aparecida Maria Bernardo Matos, Iracema Campos Cusati, and Rita Di Cássia de Oliveira Angelo. "Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação." Debates em Educação 11, no. 25 (December 23, 2019): 365. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384.

Full text
Abstract:
<p><span style="font-family: Arial; font-size: small;">A diversificação de estímulos sensoriais nas estratégias pedagógicas, aumenta o foco atencional e melhora o rendimento escolar. A partir dessa hipótese, este estudo objetiva apresentar os efeitos de estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de História e fundamentadas na neuroeducação. Trata-se de um estudo transversal com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvido com 100 escolares do Ensino Médio. A intervenção pedagógica consistiu na estimulação visual, auditiva e cinestésica associadas à aula expositiva. Verificou-se que uma prática pedagógica baseada na estimulação sensorial como ferramenta para manter o foco atencional e melhorar o arquivamento de novas informações, causou efeito na melhora do rendimento escolar.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Cyntia Rogean De Jesus. "Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre o stiffness do membro hipertônico." Fisioterapia Brasil 8, no. 1 (January 1, 2018): 69. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v8i1.1748.

Full text
Abstract:
O presente estudo analisou o stiffness dos membros inferiores de um hemiparético mediante aplicação de estimulação elétrica. Foi avaliado um indivíduo hemiparético de 39 anos e sexo masculino. A Escala de Ashworth Modificada (EAM) pontuou clinicamente a hipertonia e o aparelho isocinético Cybex Norm mensurou os torques dos membros inferiores. Utilizou-se um protocolo de 30 minutos de estimulação com um Endophasys R ajustado no limiar sensorial, freqüência modulada de 2500Hz e freqüência de pulso de 20Hz. A avaliação foi realizada antes e imediatamente após o protocolo. A EAM pontuou 3 tanto antes como após a intervenção.O teste isocinético detectou redução do stiffness após uso da corrente com destaque para os torques extensores na velocidade de 90o/s (p < 0,005). Estes resultados se assemelham àqueles obtidos em outros estudos, embora apresentem discrepâncias nas metodologias. A estimulação elétrica parece ser um potente adjuvante na reeducação de indivíduos comalterações no controle motor.Palavras-chave: rigidez, espasticidade, hipertonia, estimulação elétrica transcutânea, acidente vascular cerebral
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Liliana. "Influência da privação visual precoce na resposta à estimulação auditiva: experiência realizada em ratos (Rattus Norvegicus)." PSICOLOGIA 2, no. 4 (August 25, 2014): 387. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v2i4.945.

Full text
Abstract:
Foram estudados s efeitos da privação visual precoce na resposta a estímulos auditivos comparando o comportamento de animais em situação de privação com o de animais de controle. Os dois grupos não diferiam significativamente mas, no grupo de animais privados, verificaram-se diferenças entre as respostas aos estímulos auditivos estudados. Os resultados não confirmam a hipótese de compensação sensorial no que diz respeito a esta tarefa específica. É discutida a possibilidade da compensação sensorial de manifestar noutro tipo de tarefas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peixoto, Beatriz De Oliveira. "Lesão medular: estudo do potencial evocado como recurso prognóstico e comparação entre o tratamento de estimulação elétrica neuromuscular e fisioterapia convencional." Fisioterapia Brasil 4, no. 1 (February 10, 2009): 18. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v4i1.2995.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou o diagnóstico e o prognóstico de pacientes com lesão medular através do potencial evocado sômato sensorial (PESS), avaliação ASIA (classificação neurológica da lesão medular e medida de independência funcional (FIM) e escala de deficiência) e avaliação fisioterápica. O efeito da estimulação elétrica neuromuscular (EENM) foi comparado ao tratamento fisioterápico convencional (FC). Foram estudados 19 pacientes com lesão medular, com idade de 16 a 50 anos e de ambos os sexos, que foram divididos em 2 Grupos: Grupo A - EENM - 09 pacientes paraplégicos e tetraplégicos pertencentes ao Programa de Estimulação Elétrica Neuromuscular (PEENM) e Grupo B - FC - 10 pacientes paraplégicos e tetraplégicos pertencentes ao Programa do Tratamento Fisioterápico Convencional (PFC). Os dados foram submetidos à análise descritiva através de tabelas de freqüência e medidas de posição e dispersão. Para comparar os dois grupos em relação às variáveis da avaliação ASIA, foi utilizado o teste t de student. Para comparar os dois grupos com relação às variáveis categóricas da avaliação fisioterápica, foi utilizado o teste Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de 0,05. A análise estatística revelou uma melhora nas respostas das avaliações ASIA, avaliação fisioterápica tanto no PEENM e PFC, sem diferença entre os mesmos. Em relação ao PESS, o paciente que mostrou potencial evocado normal obteve maior progresso na medida de independência funcional (FIM) e escala de deficiência ASIA em comparação com os outros pacientes. Estas análises levaram à avaliação da viabilidade de um Programa de Estimulação Elétrica Neuromuscular como complemento do Programa de Fisioterapia Convencional em pacientes com lesão medular na fase crônica. A avaliação da ASIA e avaliação fisioterápica complementaram, no diagnóstico e prognóstico de pacientes com lesão medular. O tamanho da amostra residual impediu que se avaliasse estatisticamente o papel de um resultado do PESS normal no prognóstico dos pacientes, embora empiricamente esse pareça ser o caso.Palavras-chave: Tetraplegia, paraplegia, potencial evocado sômato-sensorial, estimulação elétrica neuromuscular, fisioterapia convencional, avaliação ASIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lima, Monica Gomes, Bruno Duarte Gomes, Dora Fix Ventura, and Luiz Carlos de Lima Silveira. "Métodos utilizados na avaliação psicofísica da visão de cores humana." Psicologia USP 22, no. 1 (March 4, 2011): 197–222. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642011005000002.

Full text
Abstract:
A cor é um atributo perceptual que nos permite identificar e localizar padrões ambientais de mesmo brilho e constitui uma dimensão adicional na identificação de objetos, além da detecção de inúmeros outros atributos dos objetos em sua relação com a cena visual, como luminância, contraste, forma, movimento, textura, profundidade. Decorre daí a sua importância fundamental nas atividades desempenhadas pelos animais e pelos seres humanos em sua interação com o ambiente. A psicofísica visual preocupa-se com o estudo quantitativo da relação entre eventos físicos de estimulação sensorial e a resposta comportamental resultante desta estimulação, fornecendo dessa maneira meios de avaliar aspectos da visão humana, como a visão de cores. Este artigo tem o objetivo de mostrar diversas técnicas eficientes na avaliação da visão cromática humana através de métodos psicofísicos adaptativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Boldrini, Fábio Chittero, Alexandre Dias Lopes, and Richard Eloin Liebano. "Efeitos da diatermia por ondas curtas no torque do músculo quadríceps femoral durante a estimulação elétrica neuromuscular e contração voluntária em indivíduos saudáveis." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 19, no. 4 (August 2013): 247–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922013000400004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A influência dos efeitos do calor no torque em indivíduos de ambos os gêneros é desconhecida, principalmente quando associado à estimulação elétrica. OBJETIVOS: Analisar o efeito da diatermia por ondas curtas no torque do músculo quadríceps femoral gerado pela contração voluntária e eletricamente induzida em indivíduos assintomáticos de ambos os gêneros e avaliar o desconforto gerado pela corrente elétrica. MÉTODOS: Participaram do estudo 26 voluntários, onde foi avaliada a capacidade de produção de torque em um dinamômetro isocinético através de contrações isométricas voluntárias máximas (CIVM) e eletricamente induzida (TEI). Os voluntários foram submetidos a quatro momentos: mensuração do torque através de contração voluntária, contração voluntária após aplicação do calor, contração eletricamente induzida e contração eletricamente induzida após aplicação do calor. O desconforto sensorial durante a estimulação elétrica foi avaliado com a escala visual analógica (EVA). RESULTADOS: O torque no sexo masculino foi maior quando submetido à aplicação da corrente elétrica associado ao calor (p = 0,030). Em relação ao desconforto gerado pela corrente elétrica, foi observado aumento no sexo feminino quando associado ao calor (p = 0,044) comparado ao sexo masculino. CONCLUSÃO: A diatermia por ondas curtas não influenciou o torque produzido pela contração voluntária, porém houve aumento do torque eletricamente induzido (TEI) após aplicação de calor em indivíduos do sexo masculino e aumento do desconforto sensorial gerado pela corrente apenas nos sujeitos do sexo feminino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Marco Aurélio Rocha, Mário Sérgio Lei Munhoz, Marco Aurélio L. Peixoto, Vitor Geraldi Haase, Jussara L. Rodrigues, and Luciana Macedo Resende. "Contribuição do Mismatch Negativity na avaliação cognitiva de indivíduos portadores de esclerose múltipla." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, no. 6 (December 2006): 800–807. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000600011.

Full text
Abstract:
O Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo endógeno, gerado por mudanças no processo de discriminação que ocorrem no córtex auditivo que avalia a memória sensorial auditiva. OBJETIVOS: Avaliar se, quando presente, o MMN pode ser utilizado como um índice funcional do córtex auditivo supratemporal e correlacionar com comprometimento cognitivo, avaliado pelo Teste Auditivo Compassado de Adição Seriada (PASAT). MATERIAL E MÉTODOS: Um grupo controle e outro com diagnóstico definido de EM foram submetidos ao registro do MMN com estímulos auditivos com variação de duração e de freqüência. O grupo de EM foi submetido ao PASAT. As latências e as amplitudes negativas do MMN foram comparadas entre os grupos. Os escores do PASAT foram correlacionados com a presença ou ausência do MMN nos dois protocolos de estimulação auditiva. RESULTADOS: O MMN esteve presente em 60% dos indivíduos no grupo de EM no protocolo de estimulação auditiva com variação de duração, e em 45% no protocolo de estimulação auditiva com variação de freqüência. Encontrou-se uma correlação estatisticamente significante entre a ausência da onda do MMN com a presença de comprometimento cognitivo avaliado pelo PASAT. CONCLUSÕES: A ausência do MMN se correlaciona com comprometimento cognitivo avaliado pelo PASAT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Do Nascimento, Francisca Tavares. "Avaliação da dor durante estimulação sensório-motora em RN prematuros." Fisioterapia Brasil 12, no. 1 (May 20, 2017): 43. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v12i1.599.

Full text
Abstract:
Os recém-nascidos prematuros (RNPT) têm a sensibilidade aumentada à dor, por imaturidade do sistema neurológico. A técnica fisioterapêutica de estimulação sensório-motora foi desenvolvida para facilitar o aprendizado e estimulação das funções corticais, baseando-se nas técnicas de cinesioterapia, integração sensorial, facilitação neuromuscular proprioceptiva, posicionamento terapêutico, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do bebê. O objetivo do estudo foi avaliar a dor durante a técnica de estimulação, segundo a escala de PIPP (Premature Infant Pain Profile). Foi realizado um estudo de corte transversal, com 12 RNPT internados na UTI Neonatal do Hospital Universitário Júlio Muller, totalizando 29 intervenções. A técnica realizada foi a estimulação sensório motora por 10 minutos. Os bebês foram avaliados antes da intervenção (M0), 5 minutos (M1), ao final (M2) e 30 minutos após (M3). Para tanto, utilizou-se a escala PIPP. Para a análise estatística foram utilizados os testes Friedman e Wilcoxon e análise de médias e desvio padrão. A média de peso dos RNPT avaliados foi 1655,69 g ± 373,02 g e a média de idade gestacional, 34,37 ± 2,07 semanas. As médias dos escores da escala PIPP foram 4,24 ± 2,16, 7,06 ± 2,60, 5,44 ± 2,09, 4,44 ± 1,76 (M0, M1, M2 e M3, respectivamente). Verificou-se que a dor aumentou significativamente nos momentos M1 e M2 comparados ao M0 (p < 0,001 e p < 0,02, respectivamente). Observou-se que a sensação dolorosa diminuiu significativamente ao comparar os momentos M2 e M3 em relação ao M1 (p < 0,013 e p < 0,0002, respectivamente). Verificou-se ainda que a sensação dolorosa apresentou diminuição significante no momento M3 comparado ao M2 (p < 0,03), retornando próximo aos valores iniciais. Conclui-se que os resultados do presente estudo demonstram que a estimulação sensório-motora desencadeia sensações dolorosas leves no RNPT, podendo ser aplicada em prematuros estáveis.Palavras-chave: prematuro, dor, estimulação sensório-motora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lima Alves, Francielle, and Sindiany Suelen Caduda dos Santos. "MANGUEZAL PARA OS SENTIDOS: UMA EXPOSIÇÃO SENSORIAL COMO PRÁTICA INCLUSIVA." Revista Temas em Educação 30, no. 2 (May 31, 2021): 58–77. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56096.

Full text
Abstract:
A garantia de igualdade de condições de educação e permanência na escola é um direito de todos(as) e é assegurada por lei. Desta forma, é necessário garantir meios de ensino e aprendizagem que permitam a leitura do mundo a partir do conhecimento científico, de uma forma inclusiva. Este trabalho surgiu com o propósito de aproximar estudantes com deficiência visual a um dos ecossistemas mais ricos do estado de Sergipe: os manguezais. Para tanto, objetivou-se avaliar a experiência da aplicação de uma exposição sensorial no ecossistema de manguezal como uma proposta metodológica inclusiva de ensino e aprendizagem. Inicialmente, a exposição sensorial foi produzida e avaliada. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos. Durante a exposição, os dados foram coletados a partir da observação sistemática e analisados a partir de discursos. A exposição sensorial revelou a importância da elaboração de recursos didáticos inclusivos que reflitam sobre a realidade dos(as) alunos(as), aproximando-os(as) de uma realidade previamente desconhecida, e apontou de que forma a leitura de mundo dos(as) alunos ganhou significado em meio à estimulação olfativa e tátil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Degani, Marcia, and Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione. "Uma proposta da abordagem Snoezelen em estimulação multissensorial no contexto da Gerontologia – um ensaio reflexivo." Revista Kairós : Gerontologia 22, no. 2 (June 30, 2019): 175–96. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2019v22i2p175-196.

Full text
Abstract:
Através dos sentidos do corpo, o ser humano se constitui e estabelece as suas relações com o mundo. A perda da acuidade sensorial que ocorre com o envelhecimento afeta todos os indivíduos em diferentes níveis, causando transtornos que comprometem a independência, a autonomia, as relações interpessoais e o sentido de identidade. A abordagem Snoezelen, razão das presentes reflexões, tem sido utilizada tanto como conceito, quanto como intervenção terapêutica, visando à adaptação e à melhoria na qualidade de vida dos idosos. Palavras-chave: Estimulação; Idoso; Sentidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pasquali, Kati Luiza. "Estimulação sensorial em mulheres mastectomisadas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Concórdia – SC." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 1, no. 2 (March 11, 2013): 164–70. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v1i2.307.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo verificar efeitos da estimulação sensorial na região cicatricial das mulheres mastectomizadas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Concórdia – SC. Conhecendo os limites sensitivos antes e após intervenção fisioterápica. Materiais e Métodos: O estudo realizado foi de caráter quantitativo, contando com a população das mulheres mastectomizadas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Concórdia –SC. A amostra foi composta por 10 mulheres que foram submetidas à mastectomia, que utilizam o serviço de fisioterapia da RFCC, as mulheres se submeteram a avaliação, tratamento e reavaliação sensorial, utilizando diferentes texturas na região cicatricial da mama. Conclusão: Ao final deste estudo, pode-se verificar que dentre as 10 (dez) mulheres que fizeram parte da população estudada, todas apresentam déficit da sensibilidade tátil, térmica e de pressão, na região da cicatriz da mama. Dessa forma pode-se concluir que, o processo cirúrgico interfere na sensibilidade, sendo responsável por algumas alterações funcionais contribuindo para a diminuição da qualidade de vida dessas mulheres. A prevenção é um dos principais aspectos a serem orientados aos pacientes de forma a evitar complicações. Os resultados dessa pesquisa, embora tendo um número reduzido de sessões, demonstraram melhora na sensibilidade de pressão, tato e temperatura na região cicatricial, verificados pelas avaliações, comparando-se pré e pós-tratamento fisioterapêutico. As pacientes referiram verbalmente melhora no sintoma de hipoestesia, após a aplicação com diferentes texturas na região cicatricial da mama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

SILVA, Lucilene Correia, and Fábio Mendes CAMILO. "ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NO PAÍS OPERATÓRIO DE CESARIANA." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 5, no. 7 (March 16, 2017): 41–8. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v5i7.2336.

Full text
Abstract:
A TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) pode ser utilizada na rotina pós-operatória hospitalar como coadjuvante da analgesia convencional. O presente trabalho trata-se de uma revisão que tem como objetivo verificar a eficácia da TENS como recurso analgésico alternativo em caso de pós-cirurgia de cesariana, assim como sua participação como recurso coadjuvante no processo de humanização do parto. Os artigos foram obtidos a partir das bases de dados eletrônicas de livre acesso e de acesso restrito: Medical Literature Analysis and Retrieval System (Medline), na biblioteca de busca Cochrane e Pubmed, no perí­odo compreendido entre 2005 a 2015. Foram selecionados artigos através de títulos que abordavam o uso da TENS no pós-cirúrgico de cesariana. Idiomas: português e inglês. Os artigos avaliados mostram resultados satisfatórios na redução do quadro álgico das pacientes, apresentando similaridade nos parâmetros empregados como: disposição dos eletrodos (peri-incisional) e frequência da corrente (100Hz) e divergindo nos seguintes: tempo de aplicação (entre 30 a 60 minutos), na duração do pulso (50 a 100µs) e intensidade da corrente (entre o "limiar de tolerância" e "sensorial forte"). Apesar da divergência metodológica empregada pelos autores dos trabalhos analisados, a TENS mostra-se como recurso não medicamentoso eficaz na redução do quadro álgico em mulheres submetidas à cirurgia de pós-cesariana e importante recurso na humanização do puerpério.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pellini, José Roberto. "Rituais: afetos, sentidos e memórias. Uma proposta." Habitus 14, no. 1 (October 12, 2016): 141. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v14.1.2016.141-156.

Full text
Abstract:
Resumo: o cheiro adocicado do incenso, a luz trêmula das velas, o movimento ritmado das pessoas, a frieza angustiante do mármore, tudo impressionava meus sentidos. Nós, como seres corporificados, formamos e resgatamos memórias a partir dos encontros que temos com a materialidade do mundo. A maneira como a materialidade do mundo nos impressiona através dos sentidos determina a força e a qualidade dos processos de lembrar e esquecer. Ritual neste contexto opera dentro de uma relação corporal onde a estimulação ou o controle sensorial criam e sedimentam memórias. Palavras-chave: Ritual. Sentidos. Afetos. Memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

De Faria, Larissa Oliveira Melloni. "Atualizações no tratamento não-farmacológico da doença de Alzheimer." Fisioterapia Brasil 10, no. 6 (December 16, 2017): 436. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i6.1583.

Full text
Abstract:
A doença de Alzheimer representa o tipo mais freqüente de demência senil. Uma vez que os medicamentos não se mostram totalmente eficazes no tratamento dos sintomas comportamentais, abordagens não-farmacológicas vêm ganhando cada vez mais a atenção de pesquisadores e clínicos da área geriátrica. A proposta deste artigo é difundir métodos de tratamento não-farmacológico que visam abordar o paciente em seus aspectos globais. O presente trabalho consiste em revisão de literatura atual através de busca à base de dados Medline, entre os anos 1998 a2008. Foram selecionadas alternativas de tratamento a fim de diminuir o declínio cognitivo e funcional dos pacientes e o estresse dos cuidadores. São citados o uso da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), estimulação multi-sensorial, toque terapêutico, musicoterapia, aromaterapia, terapia assistida por animais domésticos e atividades cinesioterapêuticas e cognitivas. Todas as intervenções têm como objetivo comum melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Porém, há escassez de pesquisas científicas documentadas, o que sugere a realização de mais estudos em torno do assunto. Palavras-chave: tratamento não-farmacológico, fisioterapia, doença de Alzheimer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Allegretti, Kátia Maria Gonçalves, Mirna Sayuri Kanashiro, Vanessa Costa Monteiro, Heloise Casangi Borges, and Sissy Veloso Fontes. "Os efeitos do treino de equilíbrio em crianças com paralisia cerebral diparética espástica." Revista Neurociências 15, no. 2 (June 30, 2007): 108–13. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.10291.

Full text
Abstract:
Objetivo. Verificar os efeitos do treino de equilíbrio, como conduta fisioterapêutica, no ajuste postural e nas atividades funcionais de crianças com PC diparética espástica, utilizando o teste de equilíbrio de Berg e da Gross Motor Function Measure (GMFM). Método. Participaram do estudo 4 crianças, 1 menina e 3 meninos, com idade entre 7 e 8 anos. Foi utilizado um programa de treino de equilíbrio, contendo 7 atividades em diferentes superfícies (estáveis e instáveis) e a utilização de diferentes demandas sensoriais (olhos abertos e fechados). O tratamento foi realizado por um período de 3 meses consecutivos, 1 vez por semana, em sessões com duração de 60 minutos cada. Resultados. Os resultados sugerem que há possibilidade de melhora do equilíbrio funcional em crianças com PC diparética espástica com idade entre 7 e 8 anos, devido à variabilidade da prática, utilizando nas terapias diferentes atividades funcionais e promovendo a estimulação do sistema sensorial multimodal em diversos ambientes. Todas as crianças mostraram melhora no ajuste postural funcional pelo teste de equilíbrio de Berg e pelo GMFM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Allegretti, Kátia Maria Gonçalves, Mirna Sayuri Kanashiro, Vanessa Costa Monteiro, Heloise Casangi Borges, and Sissy Veloso Fontes. "Os efeitos do treino de equilíbrio em crianças com paralisia cerebral diparética espástica." Revista Neurociências 15, no. 2 (January 23, 2019): 108–13. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2007.v15.8701.

Full text
Abstract:
Objetivo. Verificar os efeitos do treino de equilíbrio, como conduta fisioterapêutica, no ajuste postural e nas atividades funcionais de crianças com PC diparética espástica, utilizando o teste de equilíbrio de Berg e da Gross Motor Function Measure (GMFM). Método. Participaram do estudo 4 crianças, 1 menina e 3 meninos, com idade entre 7 e 8 anos. Foi utilizado um programa de treino de equilíbrio, contendo 7 atividades em diferentes superfícies (estáveis e instáveis) e a utilização de diferentes demandas sensoriais (olhos abertos e fechados). O tratamento foi realizado por um período de 3 meses consecutivos, 1 vez por semana, em sessões com duração de 60 minutos cada. Resultados. Os resultados sugerem que há possibilidade de melhora do equilíbrio funcional em crianças com PC diparética espástica com idade entre 7 e 8 anos, devido à variabilidade da prática, utilizando nas terapias diferentes atividades funcionais e promovendo a estimulação do sistema sensorial multimodal em diversos ambientes. Todas as crianças mostraram melhora no ajuste postural funcional pelo teste de equilíbrio de Berg e pelo GMFM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mariano, Marina Rufino, Ivy Veras De Sousa, Priscila Thais Araújo Dos Santos, Paulo Roberto Milanez Oliveira Junior, Francisco Eliezer Xavier Magalhães, and Dionis De Castro Dutra Machado. "Efeito agudo das correntes Russa e Aussie na força muscular de flexores de punho e dedos." Fisioterapia Brasil 21, no. 5 (November 19, 2020): 438. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v21i5.2691.

Full text
Abstract:
Introdução: As alterações motoras e sensoriais da mão diminuem a força dos músculos que compõe esse segmento e pode repercutir na qualidade de vida do indivíduo. No campo da Fisioterapia, a diminuição da força muscular é frequentemente tratada com o emprego de correntes excitomotoras, dentre aquelas comumente empregadas, as correntes russas e Aussie destacam-se por serem de média frequência e promoverem estimulação sensorial confortável. Objetivo: Identificar os efeitos agudos do uso das correntes Aussie e russa sobre a força muscular de flexores de punho e dedos. Métodos: Foi realizado um estudo de caráter experimental, no qual se avaliou a força de preensão palmar antes e após a aplicação de correntes excitomotoras (Aussie e russa). Os voluntários foram divididos em dois grupos, GR, os quais foram submetidos a terapia com corrente russa, e GA, que recebeu a terapia usando a corrente Aussie. A estimulação utilizando a corrente russa foi efetuada com frequência portadora de 2500 Hz com burst de 10 ms, frequência de estimulação de 50 Hz, tempo On 5 segundos e tempo Off 15 segundos e modulação de 20%. Já a estimulação com a corrente Aussie foi realizada com frequência portadora de 1000 Hz com burst de 2 ms, frequência de modulação a 50 Hz, tempo On em 5 segundos, tempo Off 15 segundos, Rampas de subida e descidas fixadas em 2 segundos. Em ambas as estimulações, a intensidade da corrente foi ajustada de acordo com a tolerância do participante, buscando desencadear contração muscular visível, e o tempo total de aplicação foi de 10 minutos. Resultados: As alterações na goniometria e dinamometria foram analisadas por meio de uma ANOVA de dois fatores. Ao analisar os efeitos principais dos dados da goniometria, não foram observadas diferenças estatisticamente significativa entre os grupos [F(2,114) = 2,662; p=0,074] e entre os momentos [F(1,114)= 2,893; p=0,092]. Os dados da dinamometria também não apresentaram efeito principal para os momentos [F(1,114) = 0,392; p=0,533]. No entanto, observou-se efeito principal para grupos com [F(2,114) = 3,119; p=0,048]. Assim, o presente estudo não encontrou diferenças estatísticas significativas no ganho de força de preensão palmar como resultado de uma única aplicação das correntes estudadas. Conclusão: Sugere-se a realização de estudos adicionais utilizando eletroestimulação, buscando estabelecer parâmetros mais indicados para promover maiores ganhos de força muscular e benefícios terapêuticos.Palavras-chave: Fisioterapia, eletroestimulação, força muscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Menezes, Bianca Santiago, and Everaldo Nery de Andrade. "Estimulação elétrica nervosa transcutânea interativa e convencional em mulheres com dismenorreia primária." Fisioterapia Brasil 22, no. 2 (May 21, 2021): 196–204. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v22i2.4240.

Full text
Abstract:
A dismenorreia primária é uma dor na região inferior do abdômen, antes ou durante a menstruação e independente de patologias pélvicas. Tratamentos fisioterapêuticos são alternativas para a melhora dos sintomas, dentre esses recursos, a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). O objetivo deste estudo foi comparar o efeito terapêutico e analgésico da TENS interativa e convencional na dor secundária à dismenorreia primária. A aplicação da TENS, em ambos os grupos, foi realizada no primeiro dia do período menstrual por 35 minutos. Na TENS interativa todas as voluntárias optaram pelos seguintes parâmetros: frequência de 250 Hz, duração de pulso de 25 µs e intensidade conforme nível sensorial, sendo essa ou a duração do pulso reajustado, a cada 5 minutos, conforme houvesse necessidade. Na TENS convencional foi utilizado os seguintes parâmetros: frequência de 100 Hz, duração de pulso de 50 µs e com a intensidade conforme grupo anterior. A análise estatística foi realizada por meio do software GraphPadPrism®, versão 5.0, sendo empregado o teste t de Student e com nível de significância de p < 0,05. Obteve-se como resultado uma redução da dor entre as participantes de ambos os grupos logo após o tratamento. Porém não houve diferença na analgesia promovida pelos dois métodos de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Novaes, Morgana Menezes, Gabriela Lopes Gama, Jamille Taveira Rocha Vieira de Melo, Doralúcia Pedrosa de Araújo, and Carlúcia Ithamar Fernandes Franco. "Avaliação da Interação Multissensorial na “Ilusão da Mão de Borracha”." Revista Neurociências 19, no. 1 (March 31, 2011): 26–33. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.10373.

Full text
Abstract:
O conhecimento do mundo é construído através dos vários estímulos sensoriais, associados ou em situações conflitantes. Objetivo. Avaliar a percepção sensorial produzida diante de informações multisensoriais conflitantes entre propriocepção, visão e estímulos tátil e doloroso, comparando a ilusão após estimulação tátil com a ilusão após estímulo doloroso em ordens diferentes. Método. Estudo experimental com 22 alunos saudáveis, divididos em dois grupos: A – recebeu primeiro estímulo tátil e depois doloroso e B – primeiro estímulo doloroso e depois estímulo tátil. Materiais do experimento: caixa, mão de borracha, pincéis e palitos de madeira. Escalas de ilusão: questionário adaptado de Botivinick e Escala Visual Analógica. Resultados. Através do questionário identificou-se ilusão após estímulo tátil e doloroso. Quando comparada a ilusão após os estímulos, o doloroso apresentou maior ilusão que o tátil, para alguns itens, no grupo A e no grupo A + B. Através da escalavisual analógica, o grupo A mostrou maior ilusão após estímulo doloroso que após estímulo tátil. Conclusão. Houve ilusão quando interagiu visão, propriocepção e tato e na interação entre visão, propriocepção e dor, com o estímulo doloroso proporcionando maior ilusão em alguns itens do questionário e na escala analógica, no grupo A.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Novaes, Morgana Menezes, Gabriela Lopes Gama, Jamille Taveira Rocha Vieira De Melo, Doralúcia Pedrosa De Araújo, and Carlúcia Ithamar Fernandes Franco. "Avaliação da Interação Multissensorial na “Ilusão da Mão de Borracha”." Revista Neurociências 19, no. 1 (March 31, 2001): 26–33. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8401.

Full text
Abstract:
O conhecimento do mundo é construído através dos vários estímulos sensoriais, associados ou em situações conflitantes. Objetivo. Avaliar a percepção sensorial produzida diante de informações multisensoriais conflitantes entre propriocepção, visão e estímulos tátil e doloroso, comparando a ilusão após estimulação tátil com a ilusão após estímulo doloroso em ordens diferentes. Método. Estudo experimental com 22 alunos saudáveis, divididos em dois grupos: A – recebeu primeiro estímulo tátil e depois doloroso e B – primeiro estímulo doloroso e depois estímulo tátil. Materiais do experimento: caixa, mão de borracha, pincéis e palitos de madeira. Escalas de ilusão: questionário adaptado de Botivinick e Escala Visual Analógica. Resultados. Através do questionário identificou-se ilusão após estímulo tátil e doloroso. Quando comparada a ilusão após os estímulos, o doloroso apresentou maior ilusão que o tátil, para alguns itens, no grupo A e no grupo A + B. Através da escala visual analógica, o grupo A mostrou maior ilusão após estímulo doloroso que após estímulo tátil. Conclusão. Houve ilusão quando interagiu visão, propriocepção e tato e na interação entre visão, propriocepção e dor, com o estímulo doloroso proporcionando maior ilusão em alguns itens do questionário e na escala analógica, no grupo A.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lopes, Robson Ricardo, and Phelipe Muniz Furtado. "ANÁLISE TERMOGRÁFICA E FUNCIONAL EM MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO/PLÉGICO DE INDIVÍDUOS COM AVC APÓS ESTIMULAÇÃO SENSORIAL – ESTUDO TRANSVERSAL." Brazilian Journal of Development 6, no. 8 (2020): 55388–96. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-094.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Morimoto, Hisa Costa, Márcia Yumi Yonekura, and Richard Eloin Liebano. "Estimulação elétrica nervosa transcutânea nas modalidades convencional e acupuntura na dor induzida pelo frio." Fisioterapia e Pesquisa 16, no. 2 (June 2009): 148–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502009000200010.

Full text
Abstract:
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um recurso não-farmacológico já consagrado na modulação de dores agudas e crônicas. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da TENS convencional e na modalidade TENS-acupuntura na dor induzida pelo frio. Trinta indivíduos saudáveis com idade entre 18 e 40 anos foram distribuídos ao acaso em três grupos: placebo, TENS convencional e TENS-acupuntura. Foi utilizado um protocolo de indução de dor pelo frio composto por seis ciclos: dois pré-tratamento, dois durante e dois após o tratamento. A TENS foi aplicada por 20 minutos por dois canais, sendo a modalidade convencional, no nível sensorial, na freqüência de 80 Hz e a modalidade acupuntura, no nível motor, a 4 Hz. Foram medidos limiar de dor, tolerância à dor e intensidade da dor. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante nos valores medidos durante a após o tratamento quando comparados aos dos ciclos pré-tratamento, em todas as variáveis. Nas duas modalidades estudadas pois, a TENS, nos parâmetros de aplicação utilizados, não modificou a dor induzida por frio, sugerindo-se novos estudos com maior tempo de aplicação da TENS e diferentes modelos de dor experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Blázquez, Gustavo. "Fazer cultura. Fazer(-se) estado: vernissages e performatividade de estado em Córdoba." Mana 18, no. 1 (April 2012): 37–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132012000100002.

Full text
Abstract:
O artigo explora os processos de formação do Estado e as políticas culturais governamentais em Córdoba (Argentina) durante a primeira década do século XXI. A partir da análise das cerimônias que marcam a inauguração de mostras de arte, ou vernissages, são discutidas as dimensões performativas das práticas estatais e descritas performances que, em nome da cultura, “fazem Estado” através de formas altamente estetizadas que apelam para a captação sensorial. Nessas performances, que envolvem os sujeitos a partir da estimulação poética de seus sentidos, o Estado se materializa duas vezes. A “magia do Estado” se faz quando acrescenta e estatiza as relações de interdependência entre diferentes agentes e quando materializa uma imagem atraente encarregada de reforçar a distinção como recurso para a produção de hegemonia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Matos, Jennifer da Silva, Luanny Tavares da Silva, and Fabiano José da Silva Boulhosa. "ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NEONATAL EM UMA UNIDADE DE CUIDADO INTERMEDIÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n2-22.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a abordagem da Fisioterapia Neonatal em uma Unidade de Cuidado Intermediário. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, de caráter qualitativo, realizado em uma Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), em um Hospital de referência Materno Infantil, na cidade de Belém/PA. A vivência foi realizada durante o Estágio Supervisionado Curricular em Neonatologia no período de abril a maio de 2021. Os atendimentos eram iniciados com uma avaliação fisioterapêutica, em que eram testados reflexos neurológicos, verificação da hemodinâmica, perfusão periférica, expansibilidade torácica, padrão respiratório, tônus, trofismo, ausculta pulmonar e cardíaca, posteriormente eram realizadas condutas respiratórias, de reexpansão pulmonar, drenagem autógena assistida, estímulo da tosse e estimulação diafragmática, gerenciamento do controle de O2 em cateter nasal, bem como, fisioterapia motora, com mobilizações, dissociações de cinturas escapular e pélvica, exercícios de alcance e rolamentos, estimulação sensório-motora e por fim, orientações e informações aos familiares. Resultados: Os recém-nascidos apresentaram melhora da capacidade cardiorrespiratória, sensorial e motora, além do aumento de ganho de peso, resultando em um número importante de altas na UCI. Conclusão: Destaca-se a importância dos Fisioterapeutas presentes em uma Unidade de Cuidado Intermediário ao cuidado neonatal, para prevenção de agravos e comprometimentos futuros, melhorando a capacidade motora do recém-nascido e sua funcionalidade, respeitando a particularidade de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Hayashi, Ayne Murata, and Julia Maria Matera. "Princípios gerais e aplicações da acupuntura em pequenos animais: revisão de literatura." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 8, no. 2 (July 1, 2005): 109–22. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v8i2.3131.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar e divulgar a técnica, instrumental, mecanismos de ação e principais aplicações da acupuntura em pequenos animais. Fontes Pesquisadas: CAB, MEDLINE e Web of Science por um período retrospectivo de 20 anos e acervos da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZI USP) e da BlREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Síntese dos Dados: A acupuntura é um método de tratamento que consiste na estimulação sensorial, provocando liberação de neuropeptídios locais e a distância, devido ao envolvimento do sistema nervoso central e periférico. As finalidades terapêuticas compreendem a promoção de analgesia, recuperação motora, regulação das funções orgânicas, imunológicas, endócrinas e ativação de processos regenerativos. Conclusões: A partir da década de 1990, diversas pesquisas científicas corroboraram com a divulgação das aplicações clínicas da acupuntura, contribuindo para sua aceitação e incorporação como parte integrante do tratamento de diversas patologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pessoa Jr., Osvaldo. "Tempo e consciência: os estudos de pré-datação de Benjamin Libet." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 42, no. 3 (December 15, 2020): e56203. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v42i3.56203.

Full text
Abstract:
Examinam-se os estudos de Benjamin Libet e colaboradores, nas décadas de 1960-70, a respeito da pré-datação temporal. Após estudos de estimulação elétrica direta do córtex somatossensorial, que demora meio segundo para tornar-se consciente, Libet refinou a tese clássica do ‘presente ilusório’, defendendo que processos conscientes em geral demorariam em torno de meio segundo para se formar. A seguir, explorou o efeito de mascaramento realizando experimentos envolvendo estímulo sensorial (uma picada na mão) seguido pelo estímulo cortical, e por fim concluiu que ocorre uma pré-datação da experiência consciente da picada (sentida meio segundo depois) para um instante de tempo próximo daquele em que de fato ocorreu. Este resultado foi interpretado por alguns filósofos e neurocientistas como sendo um desafio para a tese da identidade mente-encéfalo, provocando uma reação de Patricia Churchland de negar a validade do experimento ou do conceito de pré-datação. Argumentamos que tal reação negativa não se justifica, e que os experimentos são consistentes com uma visão fisicista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Toble, Aline Maximo, Renata Pedrolongo Basso, Andréa Cristina Lacerda, Karina Pereira, and Eloisa Maria Gatti Regueiro. "Hidrocinesioterapia no tratamento fisioterapêutico de um lactente com Síndrome de Down: estudo de caso." Fisioterapia em Movimento 26, no. 1 (March 2013): 231–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502013000100025.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Os deficit sensoriais presentes na Síndrome de Down podem interferir no controle da postura, movimentos, equilíbrio e coordenação, por isso é importante a intervenção fisioterapêutica, porém a literatura é escassa em relação aos efeitos da terapia aquática. OBJETIVO: Investigar a eficácia da hidrocinesioterapia como método complementar de tratamento fisioterapêutico na aquisição de habilidades motoras grossas de um lactente com Síndrome de Down e deficiência auditiva. MATERIAIS E MÉTODOS: Participou da pesquisa um lactente com Síndrome de Down, sexo masculino, 1 ano e 4 meses de idade, com perda auditiva bilateral de grau severo. O desenvolvimento motor foi avaliado por meio da Alberta Infant Motor Scale (AIMS), na pré-intervenção e nas Etapas I e II da pós-intervenção. Na Etapa I, foi realizada a intervenção em solo, baseada no conceito neuroevolutivo; na Etapa II, intervenção em solo e na hidrocinesioterapia. Totalizaram ambas as etapas 24 sessões. RESULTADOS: Após as Etapas I e II, foi observado aumento de três pontos no escore bruto da AIMS, passando de 11 para 14 habilidades na Etapa I, e a 17 habilidades na Etapa II. Após a Etapa I, ocorreram ganhos de um ponto nos escores das posturas supino, sentado e em pé, e após a Etapa II, ganho de um ponto no escore da postura prona e dois na postura sentada. CONCLUSÃO: A intervenção hidroterapêutica propiciou a estimulação sensorial e o aprimoramento do controle e do fortalecimento dos músculos do tronco do lactente com Síndrome de Down, refletindo melhor desempenho motor nas posturas antigravitacionais, prona e sentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Da Silva, Maria das Graças Barreto, Vitória Helena Cunha Espósito, Conceição Vieira da Silva Ohara, and Barbara Pereira Genesi. "A linguagem expressiva do toque no grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 7 (June 22, 2012): 22. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc7(1)556.

Full text
Abstract:
Introdução: Uma das ações educativas do projeto de extensão Grupo de massagem e estimulação de bebês (GMEB). Espaço que propicia estar com o bebê, levando em conta os benefícios do toque para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e o contexto sócio cultural em que estão inseridas, onde frequentemente compartilha-se os cuidados dos filhos com outros cuidadores. O referencial utilizado como base técnica para a massagem em bebês, desenvolvida pelo GTMEB, é a massagem sensorial, amplamente conhecida em nosso meio como “Shantala”. Objetivo: Este estudo buscou desvelar os modos de ser da mãe com seu bebê ao realizar a massagem no Grupo terapêutico de massagem e estimulação de bebês (GTMEB), Método: Trajetória de pesquisa qualitativa fenomenológico-hermenêutica, tendo como região de inquérito o GTMEB, onde após aprovação do Comitê de ética com o n. 466/99, entrevistamos onze mães, sujeitos da pesquisa, a partir da seguinte questão norteadora: Descreva como foi a experiência da massagem para você e seu filho. Do núcleo de sentido gerado pelos discursos maternos, para este estudo, destacamos o toque como eixo para as reflexões. Resultados: No dizer das mães o toque é identificado como uma linguagem expressiva de vida: “a massagem é um jeito de dar carinho: pegar, sentir, estimular, abraçar. Só isso é tão importante”; relacionado com um sistema de signos que otimiza a comunicação, entre elas e os bebês: “Através do toque sentido e prolongado em partes do corpo, que acabam sendo esquecidos, pudemos, mãe e filho, nos lançar num jogo lúdico de aprendizagem”. Ao participar do GTMEB, a atenção das mães encontra-se voltada para a importância do toque - consciente, firme e lento -, para que as experiências vividas pelos bebês, nesta fase, sejam satisfatórias e forneça-lhes uma base segura para as relações futuras. Neste cenário, elas consideram a massagem uma experiência que favorece a tranqüilidade, imprimindo afeto, contribuindo para a otimização da maternagem. Considerações finais: As mães desvelam que por meio do toque é possível conhecer os bebês e ampliar a interação entre elas e seus filhos, trazendo qualidade às relações. Para nós profissionais, compreender o que acontece com a mãe e o bebê em situação de massagem evidencia seguir com paciência e cautela, deixando os acontecimentos fluírem, oferecendo sustentação, criando um círculo de cuidado e respeito; evidenciando o fazer do GTMEB como ação educativa que por ser social, também é ética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Torres, Flavia, Ludmila Guterres Campos, Helena Fetter Fillipini, Karen Loureiro Weigert, and Giovana Formolo Dalla Vecchia. "Efeitos dos tratamentos fisioterapêutico e odontológico em pacientes com disfunção temporomandibular." Fisioterapia em Movimento 25, no. 1 (March 2012): 117–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502012000100012.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Verificar os efeitos dos tratamentos odontológico e fisioterapêutico na redução da dor em pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). MATERIAIS E MÉTODOS: A amostra foi composta por dez pacientes (idade média de 34,3 anos) com DTM. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o índice clínico de severidade para DTM, a escala visual analógica de dor (EVA) e a versão brasileira do Questionário McGill de Dor (Br-MPQ). Cinco pacientes realizaram o tratamento fisioterapêutico, com dez sessões (três semanas) de aplicações de estimulação elétrica nervosa transcutânea (Tens), ultrassom, massoterapia e alongamento; e cinco pacientes realizaram o tratamento odontológico com procedimentos farmacológicos e a confecção de uma placa miorrelaxante, usada por três semanas. RESULTADOS:Comparando-se as médias dos resultados diários pré e pós-tratamento fisioterapêutico, houve redução significativa (p < 0,05) do quadro álgico em 69,3%. Analisando-se a dor inicial e final, observou-se redução de 96,5% no tratamento fisioterapêutico (p < 0,05) e de 30,9% no tratamento odontológico (p > 0,05). No Br-MPQ a média de redução no tratamento fisioterapêutico, por categorias, foi de 92,5% na categoria sensorial, 80% na afetiva, 80% na avaliação subjetiva e 92% na mista; e no tratamento odontológico foi de 40,1% na categoria sensorial, 51,9% na afetiva, 34% na avaliação subjetiva e 55,9% na mista. Quanto à intensidade, no tratamento fisioterapêutico houve diminuição de 83,6% (p < 0,05) e no odontológico foi de 43,75 (p > 0,05). CONCLUSÕES:Ambos os tratamentos demonstraram ser positivos para o alívio da sintomatologia dolorosa em pacientes com DTM, sendo a fisioterapia, neste caso, um tratamento indicado, com melhora significativa da dor a curto prazo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rosa, João Luiz Da Silva. "Contribuição da equoterapia na recuperação do equilíbrio corporal em pacientes com trauma raquimedular." Fisioterapia Brasil 12, no. 6 (May 20, 2017): 453. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v12i6.958.

Full text
Abstract:
A lesão raquimedular ocorre quando uma força externa, tal como fratura de uma vértebra ou penetração de um objeto, causa estiramento, contusão, laceração ou compressão da medula espinal. A lesão primária resulta do agravo mecânico sobre os neurônios, a lesão secundária surge em função das inúmeras alterações bioquímicas e histológicas que ocorrem dias ou semanas após a lesão. Essa destruição em cascata que ocorre na área da lesão e em áreas de edema e necrose circunvizinhas é considerada o foco primário dos tratamentos laboratorial e clínico para limitar a extensão da lesão na medula espinal. O objetivo deste estudo foi demonstrar a contribuição da equoterapia na recuperação do equilíbrio corporal em pacientes com trauma raquimedular. A metodologia é de estudo de caso (N = 5), três do sexo masculino e dois do feminino, com média de idade 33,4 anos, todos com diagnóstico médico de lesão raquimedular tipo paraplégico incompleto, nível torácico que apresentava comprometimento do equilíbrio corporal. Foram realizadas sessões de equoterapia, com frequência de duas vezes semanais e duração média de 50 minutos. Para mensuração da oscilação corporal foi utilizado o Teste Clínico de Integração Sensorial e Equilíbrio (CTSIB), que mensura a velocidade média de oscilação do centro de pressão (COP). Os resultados obtidos mostraram que a equoterapia pode contribuir com os recursos terapêuticos já consagrados na recuperação do equilíbrio cinético corporal de pacientes com trauma raquimedular. Podemos concluir que a equoterapia configura ser mais um recurso terapêutico eficaz na recuperação do equilíbrio corporal, por se tratar de uma proposta terapêutica que visa à estimulação sensorial e sinergismo motor, determinante para aquisição da funcionalidade.Palavras-chave: traumatismos da medula espinhal, equilíbrio postural, terapia assistidas por cavalos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Migliorucci, Renata Resina, Dannyelle Christinny Bezerra de Oliveira Freitas Passos, and Giédre Berretin-Felix. "Programa de terapia miofuncional orofacial para indivíduos submetidos à cirurgia ortognática." Revista CEFAC 19, no. 2 (March 2017): 277–88. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171921317.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: apresentar um Programa de Terapia Miofuncional Orofacial para indivíduos submetidos à cirurgia ortognática. Métodos: foram realizadas 3 etapas distintas: a primeira envolveu a elaboração do programa inicial a partir da revisão da literatura sobre o processo terapêutico após a cirurgia; a segunda a aplicação do programa inicial por duas fonoaudiólogas especialistas em motricidade orofacial em 21 indivíduos, após ortognática, que sugeriram modificações no protocolo inicial, resultando numa segunda versão; na terceira e última etapa, o mesmo foi analisado quanto ao conteúdo por três fonoaudiólogas especialistas em Motricidade Orofacial e novas modificações foram realizadas. Resultado: o programa foi elaborado com base em 38 trabalhos científicos, cuja aplicação pelas fonoaudiólogas resultou em modificações considerando a tipologia facial e as condições dento-oclusais, armazenamento do soro fisiológico; detalhamento dos objetivos das atividades propostas e alongamento do lábio superior. Após as sugestões das especialistas a versão final foi constituída de 12 sessões, sendo a primeira avaliação, 10 sessões de terapia uma vez por semana, envolvendo exercícios miofuncionais, estimulação sensorial e treino funcional, sendo a última sessão de reavaliação. Conclusão: foi possível desenvolver um Programa de Terapia Miofuncional Orofacial para indivíduos submetidos à cirurgia ortognática, sendo necessário que o mesmo seja validado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Araújo, Hayslenne Andressa Gonçalves de Oliveira, Andreia Mara Moreira, Andreia Maria Silva, Carolina Kosour, and Luciana Maria Reis. "Doença de Parkinson: efeito da terapia vibratória no recrutamento da musculatura postural." Fisioterapia Brasil 20, no. 1 (February 19, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v20i1.1251.

Full text
Abstract:
A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por sintomas motores, alterações musculoesqueléticas e posturais que podem ser influenciadas por um processo de organização sensorial anormal. A eletromiografia (EMG) é uma ferramenta de avaliação não invasiva importante para análise do recrutamento da musculatura postural. A terapia vibratória surge como uma opção promissora na estimulação somatossensorial desta população. Objetivo: Avaliar os efeitos da terapia vibratória no recrutamento da musculatura postural em pacientes com DP. Métodos: Foram analisados os músculos longuíssimo lombar (LL) e trapézio ascendente (TA) por EMG. Foi realizada a aplicação de um protocolo de 8 semanas (24 atendimentos) de terapia vibratória em 10 indivíduos com DP, com avaliação e reavaliação por análise eletromiográfica da contração isométrica voluntária (CIV). Resultados: A terapia vibratória não mostrou resultados significativos na ativação da musculatura postural na DP, pela avaliação por EMG, sendo na comparação pré e pós-tratamento TAD (p = 0,655), TAE (p = 0,655), LLD (p = 0,848) e LLE (p = 0,565). Conclusão: Não houve resultados significativos na EMG após intervenção com terapia vibratória em indivíduos com DP, o que pode ser devido principalmente ao tamanho amostral. Sugere-se a realização de novos estudos com maior tamanho amostral para comprovar a eficiência da terapia vibratória nesta população.Palavras-chave: Parkinson, vibração, eletromiografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sousa, Nathália Chaves, Manuelle De Sousa e Souza, Vicari Mayla Barros De Queiroz, Rodrigo Luís Ferreira Da Silva, and Mariana dos Anjos Furtado De Sá. "Comparação entre as técnicas de estimulação sensorial em diferentes texturas e banho de contraste na melhora da sensibilidade plantar em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2." Fisioterapia Brasil 21, no. 2 (May 2, 2020): 174. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v21i2.3620.

Full text
Abstract:
Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é considerado um dos principais problemas da saúde pública. Assim, uma das complicações a longo prazo está relacionada as alterações de sensibilidade principalmente na região podal. Objetivo: Comparar os efeitos entre as técnicas de estimulação sensorial em diferentes texturas e o banho de contraste para melhora da sensibilidade plantar de indivíduos diabéticos tipo 2. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, no qual os indivíduos foram inclusos por ordem de adesão através de sorteio, sendo 6 participantes do circuito com estações em diferentes texturas (GDT) e 6 participantes do revezamento em banho de contraste (GBC) com idade média de 63 ± 12 e 56 ± 11 anos. A avaliação sensitiva foi realizada em 9 pontos dos pés, antes e após 24 intervenções fisioterapêuticas, sendo aplicadas 5 dias por semana. Resultados: Tanto a técnica GDT quanto a GBC apresentaram melhora significativa, com o valor de p < 0,0001 comparando o antes e depois. A variável entre os grupos obteve o resultado de 0,0258. Conclusão: Foi possível identificar que as duas técnicas promoveram a melhora da sensibilidade plantar de forma significativa, evidenciando que a técnica do banho de contraste mostrou-se mais eficaz comparada a variável do protocolo de diferentes texturas.Palavras-chave: diabetes mellitus, neuropatias diabéticas, Fisioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cândido, Ana Flávia de Sales, Emmanuella Costa de Azevedo Mello, Ana Clara Amorim Sarmento Vieira, Ericka Costa de Azevedo Freire, Emmanoela de Almeida Paulino Lima, and Manuela Leitão De Vasconcelos. "Estratégias fonoaudiológicas para o manejo da disfagia em pacientes acometidos por Covid-19: revisão integrativa." Revista Eletrônica Acervo Científico 16 (December 26, 2020): e5366. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e5366.2020.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou apresentar as estratégias de atuação fonoaudiológica e os cuidados descritos na literatura para o manejo da disfagia em pacientes acometidos de COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em setembro de 2020 nas bases de dados PubMed/Medline, Lilacs, Scopus e Web of Science, utilizando os descritores “COVID-19”, “SARS-Cov-2”, “therapy”, “speech therapy” e “deglutition disorders”, combinados por meio dos operadores AND e OR. Foram inseridos estudos que abordavam a temática de interesse, pesquisas em humanos com COVID-19; publicações disponíveis em português, inglês ou espanhol, estudos do tipo artigos originais, caso controle, transversais e estudos de caso. Foi realizada leitura dos títulos e resumos, excluindo aqueles que não se encaixavam na pesquisa. Foram selecionados 3 artigos, cujo resultados mostraram relação do surgimento da disfagia com a COVID-19, em decorrência da intubação orotraqueal e dos danos neurológicos causados. Os cuidados com os atendimentos e a necessidade de acompanhamento também foram abordados. Verificou-se literatura escassa em relação aos procedimentos de avaliação e estratégias de intervenção fonoaudiológicas, mas sugerem atividades de estimulação sensorial e que promovam o fortalecimento dos músculos envolvidos na deglutição, além de estratégias de cuidado que visem proteger o paciente e os profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Monteiro, Brenda Beatriz Silva, Daniela Ferreira Leite, Luisa Cabral Matias, Larissa Thais de Oliveira Rosa da Silva, Rodrigo Canto Moreira, and Luciane Lobato Sobral. "ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LIPOFUSCINOSE CERÓIDE NEURONAL TIPO 2 (LCN2) -INFANTIL TARDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 1, V13N1 (2021): 1–6. http://dx.doi.org/10.36692/v13n1-24.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a atuação fisioterapêutica na lipofuscinose ceróide neuronal tipo 2 infantil tardia. Metodologia: relato de experiência, prospectivo, longitudinal de caráter qualitativo, desenvolvido a partir da vivência prática do estágio supervisionado obrigatório em Fisioterapia Neurofuncional, do quinto ano do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) realizado na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) no Ambulatório de Neurofuncional da mesma Instituição, localizado no campus II em Belém-PA. Resultados: Criança, 4 anos, sexo masculino. Os atendimentos ocorreram no turno matutino, de 8 a 12 horas, de segunda a sexta-feira, sendo os serviços ofertados por uma equipe composta de três discentes do 50 ano do curso de fisioterapia da UEPA, além de dois docentes/fisioterapeutas e pela fisioterapeuta responsável técnica do setor. De acordo com o laudo fisioterapêutico, o atendimento iniciou no dia 25/09/2020, sendo na avaliação inicial relatado como queixa principal a marcha em equino, quedas frequentes e dificuldades em realizar atividades de coordenação motora grossa como pular, correr, escalar e escorregar. Conclusão: O atendimento multiprofissional na LCN2 é fundamental para minimizar as possíveis complicações que a doença pode causar. Sendo assim, a atuação fisioterapêutica torna - se imprescindível para a estimulação motora e sensorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Voos, Mariana Callil, Tatiana de Paula Oliveira, and Maria Elisa Pimentel Piemonte. "Diretrizes para avaliação e tratamento fisioterapêutico da Síndrome de Pusher: estudo de caso." Fisioterapia e Pesquisa 18, no. 4 (December 2011): 323–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502011000400005.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Pusher (SP) é uma alteração perceptual presente em 10% dos casos de hemiparesia causada por Acidente Vascular Encefálico (AVE). Caracteriza-se por queda para o lado parético, comportamento de empurrar-se para o lado acometido com o hemicorpo não parético e resistência à correção externa. Este estudo visou descrever a avaliação, o tratamento e a evolução de uma paciente com hemiparesia à esquerda e SP, devido a um AVE no hemisfério cerebral direito. Seis meses após a lesão, a paciente realizou testes perceptuais (do desenho da figura humana, comportamental de inatenção, escala de avaliação do sintoma de empurrar, miniexame do estado mental) e de desempenho funcional (escala de avaliação postural para pacientes com AVE, teste de função manual de Jebsen-Taylor, medida de independência funcional e índice de Barthel) e iniciou fisioterapia duas vezes por semana. Cada sessão teve 3 partes de 20 minutos: estimulação sensorial, treino motor e integração sensório-motora. Após o tratamento a paciente foi reavaliada e apresentou melhora em todas as escalas. A de avaliação do sintoma de empurrar e o teste de função manual de Jebsen-Taylor foram os que registraram maiores percentuais de melhora, 79% e 46%, respectivamente. O protocolo utilizado, mesmo tendo sido iniciado seis meses após a lesão, proporcionou melhora perceptual e funcional, o que sugere a importância da fisioterapia na recuperação da SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Marcela Aparecida, Marcia Caires Bestilleiro Lopes, and Célia Regina Nakanami. "DESEMPENHO FUNCIONAL NAS ATIVIDADES BÁSICAS DE VIDA DIÁRIA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." Psicologia e Saúde em Debate 7, no. 2 (July 15, 2021): 113–30. http://dx.doi.org/10.22289/2446-922x.v7n2a8.

Full text
Abstract:
A visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento normal da criança. Quando há o comprometimento dessa via sensorial, a criança pode apresentar dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, na relação familiar e ainda nas habilidades da vida diária. Avaliar o desempenho das habilidades funcionais e de assistência dos pais/cuidadores nas atividades básicas de vida diária em crianças com deficiência visual em comparação ao desempenho de crianças sem deficiência visual. Este estudo prospectivo, observacional e transversal foi realizado no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce - Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual do Instituto da Visão do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo. O instrumento utilizado foi o PEDI - Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, aplicado através de entrevista individual com o responsável pela criança nas áreas de Habilidades Funcionais e Nível de Assistência do Cuidador. O PEDI é subdividido em itens: autocuidado, mobilidade e função social. Segundo os dados obtidos, as crianças deficientes visuais apresentaram um déficit de desempenho na área de autocuidado e são mais dependentes do cuidador na mobilidade e função social. As crianças sem deficiência visual apresentaram um menor desempenho na área de autocuidado e mesmo nível de dependência do cuidador nas três áreas. Crianças com deficiência visual necessitam de mais ajuda para desempenhar suas atividades diárias em todas as áreas funcionais se comparadas com as crianças sem deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Teodoro, Elaine Cristina Martinez. "Avaliação baropodométrica e tratamento cinesioterapêutico na lesão de tornozelo." Fisioterapia Brasil 10, no. 6 (December 16, 2017): 448. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i6.1585.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo teve por objetivo analisar a evolução cinético-funcional, biomecânica e baropodométrica de um sujeito que sofreu entorse de tornozelo esquerdo acompanhada de fratura maleolar submetido à reabilitação cinesioterapêutica, visando uma melhora de sua qualidade de vida e capacidades funcionais. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo de caso transversal desenvolvido nas dependências da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá FEG-UNESP e no setor público de fisioterapia pertencente à cidade de Aparecida/SP. Antes e após a realização do tratamento, a participante foi submetida a uma avaliação fisioterapêutica e a análise baropodométrica, por meio de um sistema de baropodometria, constituído por duas plataformas de força desenvolvidas no Laboratório de Biomecânica da FEG – UNESP de Guaratinguetá/SP. A intervenção fisioterapêutica consistiu em alongamentos musculares, mobilizações articulares, estimulação sensorial proprioceptiva e vestibular, sendo realizada três vezes por semana, com uma hora de duração cada sessão, por um período de quatro meses. Resultados: Após o tratamento houve uma melhora na amplitude de movimento de ambos os pés, principalmente no pé esquerdo para os movimentos de flexão plantar e dorsiflexão. Na avaliação baropodométrica, observou-se uma melhor distribuição das forças plantares, refletindo positivamente na distribuição do peso corporal do sujeito, que passou de 62% para 56% no pé direito e de 38% para 44% no pé esquerdo. Conclusão: Estes resultados indicaram que a intervenção proposta foi efetiva, sugerindo um aumento das aferências cutâneo-plantares, com conseqüente facilitação do controle motor e estabilidade postural, o que pôde favorecer a melhor estabilidade para a realização das atividades diárias e deambulação.Palavras-chave: lesões de tornozelo, modalidades de fisioterapia, propriocepção, baropodometria, força plantar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hayashi, Ayne Murata, Julia Maria Matera, Franklin De Almeida Sterman, Caterina Muramoto, and Silvia Renata Gaido Cortopassi. "Avaliação da eletroacupuntura na consolidação óssea em cães com fratura de rádio-ulna." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 45, no. 5 (October 1, 2008): 339. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2008.26674.

Full text
Abstract:
Acupuntura promove estimulação sensorial periférica e liberação de neuropeptídeos, podendo influenciar a consolidação óssea. O objetivo deste estudo clínico prospectivo foi avaliar os efeitos da eletroacupuntura (EA) na consolidação óssea e densidade mineral óssea em cães com fratura de rádio-ulna (FRU) após redução fechada e imobilização externa. Dez cães com FRU foram aleatoriamente destinados em dois grupos. Grupo 1 (n=5) recebeu EA percutânea imediatamente após a redução fechada e imobilização externa; após este primeiro momento, foram feitas aplicações duas vezes por semana durante 4 semanas. Grupo 2 (n=5) não recebeu EA. Um sistema de escore radiográfico (ER) e densitometria óptica radiográfica (DOR) foram utilizados para avaliar a consolidação da fratura no primeiro dia de avaliação clínica no hospital (M1), 30 dias (M30) e 45 dias (M45) após tratamento. O nível de significância adotado foi de 5%. Valores (média ±DP) de DOR (mmAl) entre os grupos 1 e 2 não tiveram diferença significativa (P=0.15) em todos os momentos, respectivamente valores de M1 (4.94±0.94; 4.3±1.14), M30 (5.19±1,24; 4,91±1.45) e M45 (5.16±1.12; 5.31±1.71). Média±DP de ER do grupo 1 no M30 (2.8±0.83) foi significativamente diferente (P=0.003) do M45 (4.6±0.54). Entretanto, média±DP de ER do grupo 2 no M30 (4.4±1.51) não teve diferença significativa (P=0.30) do M45 (5.16±0.75). Comparações dos valores de ER entre os grupos 1 e 2 não tiveram diferença significativa no M30 (P=0.07) e M45 (P=0.19). Conclui-se que a EA não acelerou a consolidação óssea e não aumentou a densidade mineral óssea em cães com FRU durante os 45 dias avaliados após o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Juliana Cristina de Melo, Mariana Lima da Silva Lousada, Aneide Rocha de Marcos Rabelo, and Sarah Cristine Silva Macedo. "Orientações terapêuticas ocupacionais nos leitos de retaguarda / Occupational therapist guidelines in the recovery beds." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2, no. 3 (July 31, 2018): 542–54. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto14496.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo caracterizar as orientações terapêuticas ocupacionais fornecidas aos pacientes e seus familiares nos Leitos de Retaguarda, para que alcancem o máximo de independência e autonomia nas suas áreas de desempenho ocupacional. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa documental, referente aos meses de março e abril de 2015. A população do estudo foi formada por usuários do serviço de um hospital escola, de ambos os sexos. As orientações foram retiradas a partir de um diário de campo dos profissionais. Esses dados foram tabulados para análise em frequência simples. Houve uma predominância do sexo masculino e a média de idade foi de 68 anos. As principais orientações fornecidas foram: melhor inserção nas AVDs, posicionamento no leito, transferência, estimulação sensorial, cuidados durante o manuseio com o membro superior afetado, mudança de decúbito, uso dos recursos de tecnologia assistiva, manutenção da orientação temporal/espacial, simetria durante as AVDs e mobilização. Diante disso, as orientações terapêuticas ocupacionais visam contribuir no tratamento do paciente, auxiliando o mesmo a lidar com as mudanças, evitando complicações para que este alcance independência e qualidade de vida. Através destas o paciente pós AVE poderá retomar sua vida de forma ativa e satisfatória.AbstractThe aim of this study was to characterize the occupational therapy guidelines provided to patients and their families in the Recovery Beds, seeking the achievement of a maximum independence and autonomy in their areas of occupational performance. This is a cross-sectional descriptive study. The data were collected from a documentary survey during the period of March and April of 2015. The study population was formed by the service users of a school hospital, from both sexes. The guidelines were taken from a field journal of professionals. These data were categorized for simple frequency analysis. There was predominance of males and the mean age was 68. The main guidelines were: insertion in ADL, improvement, bed positioning, transfer, sensory stimulation, care during manipulation with the affected upper limb, change of decubitus, use of assistive technology resources, maintenance of temporal / spatial orientation, symmetry during ADL and mobilization. Therefore, the occupational therapy guidelines aim to contribute to the patient treatment, helping him/her to cope with the charges, avoiding complications in order to achieve independence and quality of life. Due to that the patient post CVA can readjust his/her life in an active and satisfactory way.Keywords: cerebrovascular Accident; Hospitalization; Guidance; Occupational Therapy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Okada, Daniel Mochida, Ektor Tsuneo Onishi, Fernando Ioriatti Chami, Andrei Borin, Nicolle Cassola, and Viviane Maria Guerreiro. "O uso da acupuntura para alívio imediato do zumbido." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, no. 2 (April 2006): 182–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000200006.

Full text
Abstract:
O zumbido, definido como percepção consciente de um som originado nas orelhas ou no sistema nervoso do paciente, representa até os dias atuais um grande desafio no que concerne seu tratamento, baseia-se na estimulação com agulhas de pontos específicos definidos sobre a anatomia humana. A utilização da Acupuntura (ACP) em sintomas como o zumbido assemelha-se ao modelo aplicado nos quadros álgicos, já que ambos estão relacionados como experiência sensorial e emocional subjetiva e desagradável. OBJETIVO: Estudar a eficácia da acupuntura no alívio sintomático de forma aguda no zumbido. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego em 76 pacientes atendidos no Ambulatório de Zumbido do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP-EPM no período compreendido entre abril e junho de 2005. Todos os pacientes tinham queixa de zumbido e foram submetidos a anamnese clínica, exame físico e exames subsidiários a fim de se investigar sua etiologia. Os pacientes eram então encaminhados a um primeiro pesquisador que determinou um valor numérico subjetivo inicial do zumbido através de Escala Visual Analógica (EVA), variando de 0 a 10 pontos. Após isto, foram encaminhados para outra sala na qual um médico acupunturista, que não tinha acesso à avaliação inicial, separou os pacientes em Grupo Controle e Grupo Estudo de acordo com a ordem de atendimento, de maneira alternada. O ponto de ACP utilizado nos pacientes do Grupo Estudo situa-se a 6,5cm acima do ápice do pavilhão auditivo na região têmporo-parietal. O ponto utilizado no Grupo Controle situa-se 3cm acima do ponto anterior, na mesma linha vertical. Foram então encaminhados à sala inicial para uma nova avaliação pelo primeiro pesquisador, onde foram orientados a redefinir o escore subjetivo do zumbido. RESULTADOS: Dos 76 pacientes estudados, 29 eram do sexo masculino (38,2%) e 47 do sexo feminino (61,8%), com idade média 56,9 + 12,0 anos. Os Grupos Estudo e Controle contaram com 38 pacientes cada. Através do teste Anova foi constatado que houve diferença significante (p<0,001) entre os momentos pré e pós-agulhamento e que no grupo Estudo essa melhora é bem maior (p = 0,0127). O teste t-independente mostrou que houve uma diferença significante (p=0,017) entre os escores pré e pós-agulhamento nos grupos Estudo e Controle. CONCLUSÃO: Concluímos que houve redução significante da contagem dos momentos pré e pós-agulhamento em ambos os grupos (controle e estudo), sendo que no grupo estudo a redução é maior que no grupo controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Da Silva, Renato Alves, Ihana Thaís Guerra de Oliveira Gondim, Caroline de Cássia Batista De Souza, Kássia Maria Clemente Da Silva, Liliane Pereira Da Silva, and Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano. "Treino do passo e da marcha com estimulação auditiva rítmica na doença de Parkinson: um ensaio clínico randomizado piloto." Fisioterapia Brasil 18, no. 5 (February 27, 2018): 589. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i5.705.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos têm evidenciado que estímulos sensoriais podem ser utilizados para adequação da marcha de indivíduos com doença de Parkinson. Objetivo: Avaliar os efeitos do treino do passo e da marcha associados à estimulação auditiva rítmica sobre a marcha e mobilidade funcional na doença de Parkinson. Métodos: Ensaio clínico randomizado piloto. Os indivíduos foram randomicamente alocados em dois grupos e ambos receberam como intervenção nove exercícios. O grupo com estimulação auditiva rítmica (GEAR) executou o treino do passo e da marcha com a estimulação auditiva rítmica, enquanto o grupo controle (GC), sem o estímulo. Os indivíduos foram avaliados pelo Teste de caminhada de 10 metros (TC10m) e o Timed Up & go (TUG). Resultados: O GEAR apresentou redução do tempo no TUG (diferença de média DM= -0,27; intervalo de confiança IC 95% 4,12-4,65) e no TC10m (DM = -0,53; IC 95% 1,76-2,81), maior velocidade (DM= 0,14; IC 95% 0,44-0,72) e cadência (DM= 0,12; IC 95% 0,19-0,43) no TC10m. Não houve diferença significativa com o teste T pareado em nenhum parâmetro (p>0,05). Conclusão: Considerando as limitações, não é possível inferir que a estimulação auditiva rítmica adicionada aos treinos propiciou melhores resultados que a realização dos treinos isoladamente, entretanto, a análise pareada no GEAR sugere que esta estratégia pode ser promissora, necessitando mais investigações.Palavras-chave: doença de Parkinson, estimulação acústica, música, marcha, limitação da mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Luz, Suelma Regina dos Santos, Matheus Silva Alves, Mizael Calácio Araújo, Marianna Basso Jorge, Naylanne Lima de Sousa, and Lívia Muritiba Pereira de Lima Coimbra. "Elaboração e análise sensorial de iogurte sabor sapoti (Manilkara zapota L.)." Caderno de Ciências Agrárias 11 (December 21, 2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15950.

Full text
Abstract:
A busca por alimentos saudáveis e nutritivos tem estimulado o setor de laticínios a desenvolver diferentes sabores de iogurtes, para atender as demandas de consumo da população. Adicionar polpa ou pedaços de frutas regionais é uma das estratégias utilizadas pela indústria alimentícia, com isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver iogurtes sabor sapoti e avaliar sua aceitabilidade e intenção de compra. Para tanto, foram desenvolvidas duas formulações de iogurte, com leite integral (F1) e leite desnatado (F2). As formulações, foram então, submetidas a análises microbiológicas para investigar presença de coliformes totais, fecais e microrganismos patogênicos, além de análise sensorial e intenção de compra, ambas através de Escala Hedônica. Foi calculado o Índice de Aceitabilidade para o atributo qualidade global. Na análise estatística os resultados foram submetidos ao teste “t” de Student (p<0,05) à nível máximo de significância de 5%. As formulações apresentaram condições higiênico-sanitárias adequadas. Na avaliação sensorial foram consideradas bem aceitas (≥70%) no índice de aceitabilidade, sendo que as amostras se diferiram estatisticamente (p< 0,05) em todos os atributos avaliados (aroma, cor, sabor, textura e qualidade global),porém, a F1 obteve médias maiores em relação a F2. Desta forma, concluiu-se que as duas formulações de iogurte utilizando sapoti, obteviveram avaliações favoráveis por parte dos provadores, representando ótimas alternativas de consumo e aproveitamento do fruto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Reis, Fidelcino Neves. "PROCESSOS FORMATIVOS EM TEATRO MUSICAL NO ENSINO TÉCNICO EM ARTES CÊNICAS: UM GESTO MULTIPERCEPTIVO." Cena, no. 34 (May 31, 2021): 141–51. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.110538.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca investigar algumas estratégias metodológicas elaboradas para atender a formação técnica e também profissional de alunos no gênero Teatro Musical. Nesse sentido, o conceito de gesto multiperceptivo, o qual busca integrar a preparação corporal com o trabalho vocal, foi considerado uma ferramenta importante para o desenvolvimento das metodologias apresentadas ao longo desse texto. O campo da pesquisa nos desafiou a investigar determinadas questões, por exemplo, o desenvolvimento de um trabalho de exploração sensorial, através de uma abordagem somática, que permitisse ao aluno-ator dialogar com as múltiplas artes que compõe o espetáculo teatral, estimulando-o a desempenhar várias funções em um musical. Palavras-chaveMultipercepção. Gesto. Corpo. Voz. Educação Somática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography