Academic literature on the topic 'Estoques C e N'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estoques C e N.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estoques C e N"

1

Silva, Helton de Souza, Adailson Pereira de Souza, Silvânia Maria de Sousa Gomes Nascimento, Mary Anne Barbosa de Carvalho, and Léa Cristina de Medeiros. "Modelagem do carbono e nitrogênio de um latossolo amarelo distrófico utilizando o Century 4.0." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, no. 19 (2021): 711–23. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081904.

Full text
Abstract:
A remoção da vegetação nativa e introdução de práticas agrícolas aumenta a decomposição da matéria orgânica do solo, adicionalmente, ocorre redução da produção primária pela retirada das florestas, culminando em elevadas perdas nos estoques de carbono (C) e nitrogênio (N) do solo. Objetivou-se com o presente trabalho mensurar o impacto das mudanças no uso do solo nos estoques de C e N e avaliar a eficiência do modelo Century 4.0 em simular os estoques de carbono e nitrogênio para as condições da Microrregião do Brejo Paraibano. Para realizar as simulações utilizou-se os dados de um experimento de longa duração realizado na Estação Experimental Chã-de-Jardim, do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB). A parametrização do modelo foi realizada com os dados de solo, clima e ajuste na entrada de N. Inicialmente, realizou-se a simulação de equilíbrio por um período de 6.000 anos para Floresta Tropical Úmida Montana, para obtenção de estoques estáveis de C e N. Após o equilíbrio das variáveis de saída, realizou-se as simulações do diferentes sistemas de uso do solo e dos tratamentos com as diferentes doses de N (0, 30, 70 e 95 kg.ha-1). A remoção da floresta e implantação da agricultura causa redução do estoque de carbono e nitrogênio do solo, sendo o compartimento lento o que tem maior perda absoluta. A adubação nitrogenada na cultura do milho em plantio direto na dose de 95 kg.ha-1 favorece a manutenção do estoque de carbono do solo. O Century é adequado para simulação do estoque de carbono orgânico do solo na Microregião do Brejo Paraibano. Já para o estoque de nitrogênio o modelo não é indicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Luiz Fernando Carvalho, Milton José Cardoso, Daniela Batista Costa, Rita de Cássia Alves de Freitas, Valdenir Queiroz Ribeiro, and Sandra Regina da Silva Galvão. "Estoques de C e de N e produtividade do milho sob sistemas de preparo e adubação nitrogenada em um Latossolo Vermelho-Amarelo do cerrado piauiense." Ciência Rural 39, no. 9 (December 2009): 2460–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000900012.

Full text
Abstract:
Os estoques totais de carbono orgânico (C) e nitrogênio (N) e a produção de culturas são influenciados pelo preparo do solo, pelo aporte de resíduos e pela fertilização nitrogenada. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes sistemas de preparo associados às doses de nitrogênio sobre a produtividade do milho e os estoques de C e N de um Latossolo Vermelho-Amarelo no cerrado piauiense. O experimento foi realizado no Município de Baixa Grande do Ribeiro, sudeste do Estado do Piauí. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 5, (dois sistemas de preparo: (plantio direto (PD) e convencional (PC) e; cinco doses de nitrogênio (0, 60, 120, 180 e 240kg N ha-1)), com seis repetições. Foram avaliados a produtividade de grãos (PG), os aportes de C e N, provenientes da cultura do milho, e os estoques de C e N no solo, nas camadas de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40cm. As doses de N ocasionaram resposta quadrática na produtividade de grãos e no aporte e estoque de C e N, tanto no PC, quanto no PD. As maiores produtividades de grãos foram obtidas com as doses de 138 e 134kg N ha-1 para PC e PD, respectivamente. Os maiores aportes de C e N no PC foram observados nas doses de 140 e 175kg ha-1 de N e no PD, nas doses de 139 e 100kg ha-1 de N, respectivamente. A adubação nitrogenada aumentou os estoques de C no solo, no sistema PD, em comparação ao PC, nas camadas de 0-5 e 5-10cm. A adoção do sistema plantio direto em combinação com aplicação balanceada de fertilizante nitrogenado é importante para construção da matéria orgânica em solos do cerrado piauiense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Victor Maurício da, Alex Fabian Rabelo Teixeira, Jacimar Luis de Souza, Gabriel Pinto Guimarães, Antônio Carlos Benassi, and Eduardo de Sá Mendonça. "Estoques de Carbono e Nitrogênio e Densidade do Solo em Sistemas de Adubação Orgânica de Café Conilon." Revista Brasileira de Ciência do Solo 39, no. 5 (October 2015): 1436–44. http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20140520.

Full text
Abstract:
RESUMO A produção de café conilon em sistemas de manejo orgânico tem aumentado no Estado do Espírito Santo. Porém, faltam informações sobre o impacto desse manejo sobre os estoques de carbono e nitrogênio do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adubação orgânica sobre os estoques de C e N e a densidade do solo (Ds) em agrossistema de café conilon. O experimento foi implantado em lavoura localizada no município de Linhares, ES, no delineamento em blocos casualizados com distribuição fatorial 2 × 2 × 5, com três repetições, sendo os fatores: dois compostos orgânicos; presença e ausência da leguminosa feijão-de-porco nas entrelinhas; e cinco proporções de cada composto em substituição à adubação mineral recomendada (0; 25; 50; 75; e 100 %). Cada repetição foi formada por amostragem de solo sob a copa de uma planta em parcela com 30 cafeeiros. Os compostos foram: composto 1, preparado com capim-elefante e palha de café na proporção 1:1 (v:v); e composto 2, preparado com capim-elefante, palha de café e cama de frango na proporção 2:1:1 (v:v:v). As coletas de solo foram realizadas 240 dias após a adubação (240DAPA) do 1º ano agrícola e aos 30 dias após a 1ª etapa da adubação (30DAPA) do 2º ano agrícola. O uso de composto na adubação do cafeeiro acarretou redução da Ds de aproximadamente 13 %. O incremento das proporções de compostos na adubação aumentou o teor e o estoque de C e N do solo aos 30DAPA do 2º ano agrícola. Houve acréscimos de 11 e 0,4 Mg ha-1 para o estoque de C e N, respectivamente, para cafeeiros adubados com 100 % de composto 1, em relação à adubação mineral. A adubação com composto é alternativa para aumentar os estoques de C e N no agrossistema de conilon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rangel‑Vasconcelos, Lívia Gabrig Turbay, Osvaldo Ryohei Kato, and Steel Silva Vasconcelos. "Matéria orgânica leve do solo em sistema agroflorestal de corte e trituração sob manejo de capoeira." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 8 (August 2012): 1142–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000800015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos do ciclo pousio‑cultivo sobre as frações leves da matéria orgânica do solo (MOS), em sistema agroflorestal sequencial de corte e trituração, com diferentes manejos de capoeira, na Amazônia Oriental. A amostragem foi realizada nas fases de pré‑pousio, pós‑pousio e pós‑cultivo de milho. Foram determinados os estoques de matéria orgânica leve livre (MOL‑L) e matéria orgânica leve oclusa (MOL‑O), carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (NT) e estoques de C e N na MOL‑L e na MOL‑O. Não houve efeito do manejo da capoeira nas variáveis estudadas, exceto quanto ao NT a 30-50 cm e à MOL‑O a 10-20 cm de profundidade do solo. As frações da matéria orgânica leve foram afetadas pelas fases do sistema agroflorestal sequencial de corte e trituração. Os maiores estoques de C e N foram observados na MOL‑L, nos períodos pós‑pousio e pós‑cultivo. Embora os estoques de C e N totais do solo não tenham aumentado, o aumento da MOL‑L e de seus estoques de C e N indica melhoria e manutenção da qualidade do solo no sistema de corte e trituração da biomassa acumulada em 23 meses de pousio, mesmo após período de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Winck, Bruna Raquel, Fabiane Machado Vezzani, Jeferson Dieckow, Nerilde Favaretto, and Rudimar Molin. "Carbono e nitrogênio nas frações granulométricas da matéria orgânica do solo, em sistemas de culturas sob plantio direto." Revista Brasileira de Ciência do Solo 38, no. 3 (June 2014): 980–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832014000300030.

Full text
Abstract:
A qualidade do solo em plantio direto está relacionada ao sistema de culturas e pode ser avaliada pelo teor de matéria orgânica particulada (>53 ∝m), em razão da funcionalidade que essa fração proporciona ao solo e à sua sensibilidade às diferenças de manejo. Visando estudar a qualidade do solo em sistemas de culturas em plantio direto, este trabalho foi conduzido em experimento de longa duração (21 anos) em Latossolo Vermelho distrófico típico nos Campos Gerais do Paraná. Seis sistemas de culturas foram avaliados, em que trigo-TR (Triticum aestivum L.), soja-SO (Glycine max L.), milho-MI (Zea mays L.), aveia-preta-AV, para cobertura (Avena strigosa Schreb.), ervilhaca-ER, para cobertura (Vicia villosa Roth); azevém-AZ, para feno (Lolium multiflorum Lam.); ou alfafa-AL, para feno (Medicago sativa L.) compuseram os seguintes sistemas: TR-SO (referência), ER-MI-AV-SO-TR-SO, ER-MI-TR-SO, AV-MI-TR-SO, AZ-MI-AZ-SO e AL-MI (milho a cada três anos). Os estoques de carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (NT) e de C e N na matéria orgânica (MO) particulada (>53 µm) e associada aos minerais (<53 µm) foram determinados em 0-5, 5-10 e 10-20 cm. O sistema semiperene AL-MI apresentou os maiores estoques de COT e NT na camada de 0-20 cm (63,6 Mg ha-1 COT e 4,6 Mg ha-1 NT), com incrementos anuais de 0,23 Mg ha-1 COT e 0,03 Mg ha-1 NT, em relação ao sistema TR-SO. O sistema AL-MI também teve os maiores estoques de C e N na MO particulada nessa camada (12,5 e 0,91 Mg ha-1, respectivamente), por causa da maior adição de fitomassa pelas raízes e a proteção física dos resíduos orgânicos. Os menores estoques de COT e NT na camada 0-20 cm ocorreram no sistema ER-MI-TR-SO (57,8 Mg ha-1 COT e 4,03 Mg ha-1 NT), sem apresentar incremento anual em relação ao sistema TR-SO. Os estoques de C e N na MO particulada foram de 10,4 e 0,67 Mg ha-1, respectivamente. Essa tendência repetiu-se para as camadas individuais, com diferença significativa entre os sistemas na camada de 0-5 cm e não significativa, para as de 5-10 e 10-20 cm. Na média dos sistemas, a MO particulada contribuiu em torno de 30 % para o estoque total de C na camada 0-5 cm. Rotação de culturas com espécies que tenham sistema radicular ativo por mais tempo, como o sistema semiperene AL-MI, tem potencial de incrementar o estoque total de C e N, especialmente da fração MO particulada, proporcionando funcionalidade ao solo e, consequentemente, qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Edicarlos Damacena de, Sergio Ely Valadão Gigante de Andrade Costa, Ibanor Anghinoni, Paulo César de Faccio Carvalho, Marcelo Andrigueti, and Eduardo Cao. "Estoques de carbono orgânico e de nitrogênio no solo em sistema de integração lavoura-pecuária em plantio direto, submetido a intensidades de pastejo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 6 (December 2009): 1829–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000600031.

Full text
Abstract:
Sistemas de integração lavoura-pecuária têm um alto potencial de uso no sul do país, especialmente em áreas de soja sob plantio direto, com espécies de cobertura no inverno. A condução de sistemas de integração com diferentes intensidades de manejo da pastagem resultará, ao longo do tempo, em estoques de C orgânico (CO) e de N diferenciados, decorrentes do aporte diferenciado de resíduos. Este trabalho foi realizado para avaliar a evolução dos estoques de CO e de N total (NT) e em frações físicas da matéria orgânica em solo submetido a diferentes intensidades de pastejo, em plantio direto. O experimento foi iniciado em 2001, em um Latossolo Vermelho distrófico, após a colheita da soja. Os tratamentos constaram de alturas de manejo da pastagem (aveia-preta + azevém): 10, 20 e 40 cm, com bovinos jovens, e sem pastejo, seguido do cultivo de soja, em delineamento de blocos ao acaso. Amostras de solo foram retiradas no início do experimento (maio 2001), após três anos (maio de 2004) e após seis anos (maio de 2007), para a avaliação dos teores e dos estoques de CO e de NT. Intensidades de pastejo moderadas (20 e 40 cm de altura do pasto) promoveram aumento nos estoques de CO total, CO particulado, NT e N na matéria orgânica particulada no solo, semelhante ao plantio direto sem pastejo. Na alta intensidade de pastejo (10 cm), houve redução no estoque desses elementos, com degradação da qualidade da matéria orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Xavier, Francisco Alisson da Silva, Stoécio Malta Ferreira Maia, Teógenes Senna de Oliveira, and Eduardo de Sá Mendonça. "Biomassa microbiana e matéria orgânica leve em solos sob sistemas agrícolas orgânico e convencional na Chapada da Ibiapaba - CE." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 2 (April 2006): 247–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000200006.

Full text
Abstract:
Em muitos casos, a substituição da vegetação nativa por sistemas agrícolas resulta em decréscimo nos conteúdos de C e N nos diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo. Para testar se as práticas de manejo que priorizam o aporte de resíduos orgânicos promovem aumento dos compartimentos da matéria orgânica mais sensíveis ao manejo, este estudo se propôs estudar áreas de uma propriedade que utiliza um sistema de produção de acerola em larga escala, sob manejo orgânico, e uma área sob cultivo convencional de cenoura e beterraba em rotação com milho, pertencentes à Fazenda Amway Nutrilite do Brasil e à Associação de Horticultores do Pivot Central, respectivamente, ambas localizadas na região da Chapada da Ibiapaba, Ceará. Selecionou-se, também, uma área de pastagem localizada no interior da primeira propriedade amostrada, bem como áreas sob mata nativa, próximas às áreas de cultivo. Amostras de um Neossolo Quartzarênico foram coletadas nas profundidades de 0-5 e 5-15 cm e foram determinados os teores de C orgânico total, de C e N microbiano (Cmic e Nmic) e da matéria orgânica leve (Cmol e Nmol), além do C mineralizável obtido por respirometria. O acúmulo médio nos estoques de Nmic nas áreas sob manejo orgânico em relação à mata nativa foi de 11,7 kg ha-1, o que representou um incremento de 585 % de Nmic nas áreas de cultivo. Já na pastagem, ocorreu acúmulo de 211 kg ha-1 no estoque de Cmic em relação à mata nativa em subsuperfície, representando um incremento de 514,6 %. Por outro lado, os estoques de Cmic no cultivo convencional sofreram reduções de 59 e 53 %, nas camadas de 0-5 e de 5-15 cm, respectivamente, em relação à mata nativa. Os estoques de Cmol obtidos nas linhas de cultivo nos sistemas orgânicos apresentaram incremento de 106 %, na camada de 0-5 cm, em relação à mata; no sistema convencional, porém, constatou-se uma redução em 31 % no estoque de Cmol na camada superficial. Os resultados indicaram que o manejo realizado nas áreas sob cultivo orgânico com acerola e pastagem contribuiu para a manutenção e recuperação dos conteúdos de C e N da biomassa microbiana (BMS) e da matéria orgânica leve (MOL) do solo. Os incrementos e, ou, reduções de C e N nos compartimentos BMS e MOL, comparativamente à área nativa de referência, foram proporcionalmente maiores que os valores obtidos, quando considerados somente os estoques de C orgânico e N totais, principalmente na área sob sistema de cultivo convencional. Isto indica serem tais compartimentos sensíveis às mudanças no estado da matéria orgânica de acordo com o manejo. Os sistemas de manejo orgânico e pastagem constituem estratégias de manejo importantes que devem ser consideradas para a conservação e, ou, aumento da matéria orgânica e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade do solo e implementação do seqüestro de C na região da Chapada da Ibiapaba, Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pulrolnik, Karina, Nairam Félix de Barros, Ivo Ribeiro Silva, Roberto Ferreira Novais, and Carolina Braga Brandani. "Estoques de carbono e nitrogênio em frações lábeis e estáveis da matéria orgânica de solos sob eucalipto, pastagem e cerrado no Vale do Jequitinhonha - MG." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 5 (October 2009): 1125–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000500006.

Full text
Abstract:
A substituição da vegetação nativa na região de Cerrado por florestas plantadas de eucalipto pode levar a mudanças nos estoques de C e N das diferentes frações da matéria orgânica do solo (MOS). Contudo, a intensidade e a direção da mudança nos teores de MOS dependem do tipo de solo, clima e manejo da área plantada. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do plantio de eucalipto nos estoques de C e N em frações lábeis e estáveis da MOS em região de Cerrado no Vale do Jequitinhonha, MG. O estudo foi desenvolvido utilizando-se amostras de solos provenientes de povoamentos de Eucalyptus urophylla e de áreas adjacentes com vegetação natural de Cerrado e cultivo de pastagem. Para o plantio do eucalipto, a vegetação do Cerrado foi cortada, a lenha removida e os resíduos enleirados e queimados. As plantações de eucalipto com 20 anos apresentaram teores de carbono orgânico total (COT) similares aos da vegetação de Cerrado e pastagem. Nas frações ácido húmico e ácido fúlvico (FAH e FAF), os teores de C foram de 16,6 e 17,5 % maiores para o solo de eucalipto em comparação com os solos da pastagem, e 17,5 e 36,9 % com os solos do Cerrado, respectivamente. O cultivo do eucalipto não reduziu o estoque de C e N da biomassa microbiana do solo (BMS) em comparação com a do Cerrado e pastagem, e proporcionou incremento nas quantidades de C e N na matéria orgânica leve (MOL), o que contribuiu para o aumento da MOS. A contribuição do C derivado do eucalipto para a MOS, após 20 anos de cultivo, foi de 5 %. Isso indica uma baixa taxa de substituição do C nativo pelo C derivado do eucalipto, com uma média anual de 0,25 %. Assim, a substituição da vegetação nativa do Cerrado por eucalipto não resultou na diminuição do estoque de C nas frações FAH, FAF, MOL e BMS da MOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Letícia Silva de, Verônica Aparecida Santos Ferreira, Luiz Arnaldo Fernandes, Leidivan Almeida Frazão, Agda Loureiro Gonçalves Oliveira, and Regynaldo Arruda Sampaio. "Indicadores de qualidade do solo em cultivos irrigados de cana-de-açúcar." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1539–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900053.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da mudança de uso da terra na dinâmica do carbono orgânico, no nitrogênio total e em atributos microbiológicos do solo ao longo do tempo, em cultivos irrigados de cana-de-açúcar. Os sistemas foram avaliados em quatro áreas com cana-de-açúcar, numa cronossequência com 5, 7, 8 e 9 anos de cultivo, além de uma área com vegetação nativa. As amostras foram analisadas quanto ao estoque de C e N e quanto às propriedades microbiológicas do solo. O sistema com 8 anos apresentou os maiores valores de C na biomassa microbiana e de respiração basal, bem como os menores de quociente metabólico (qCO2). Já os maiores valores de estoque de C e N foram observados na área com vegetação nativa. Estes resultados estão associados à deposição constante de serrapilheira e à intensa atividade biológica na vegetação nativa. A deposição de palhada de cana-de-açúcar sobre a superfície, ao longo tempo, melhorou a qualidade do solo e manteve os estoques de C e N semelhantes aos observados na área de vegetação nativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Juliana Martins, Leidivan Almeida Frazão, Luiz Arnaldo Fernandes, Regynaldo Arruda Sampaio, Paulo Henrique Silveira Cardoso, and Agda Loureiro Gonçalves Oliveira. "Fertilidade do solo e estoques de carbono e nitrogênio sob sistemas agroflorestais no Cerrado mineiro." Ciência Florestal 29, no. 2 (June 30, 2019): 913. http://dx.doi.org/10.5902/1980509825310.

Full text
Abstract:
Os sistemas agroflorestais são utilizados para diversificar a produção de alimentos, proporcionar aumento na biodiversidade da fauna e da flora e conservação do carbono e nutrientes no solo. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a fertilidade e os estoques de carbono (C) e nitrogênio (N) do solo após dez anos de implantação de sistemas agroflorestais (SAFs) no Cerrado mineiro. O estudo foi realizado no Assentamento Agroextrativista Americana, localizado no município de Grão Mogol, mesorregião norte do Estado de Minas Gerais. Foram selecionados três SAFSs e duas áreas de vegetação nativa (VN) adjacentes, utilizadas como referência para o estudo, as quais foram agrupados em função da classe de solo: Latossolo Vermelho Amarelo e Cambissolo Háplico. A amostragem do solo foi realizada em março de 2013, dez anos após a implantação dos SAFs, em que amostras compostas foram retiradas das camadas 0-5 e 0-20 cm de profundidade para avaliação dos teores de nutrientes e densidade aparente, e na primeira camada os estoques de C e N do solo. Os SAFs que foram implantados com manejo baseado em desrama e manutenção da diversidade florística contribuíram com e melhoria da qualidade do solo e manutenção da fertilidade e estoques de C em níveis semelhantes à vegetação nativa. Já o SAF que foi implantado com a prévia supressão da vegetação nativa reduziu a diversidade arbórea e, consequentemente, os estoques de C ao longo do tempo. Porém, o manejo com culturas anuais e uso de leguminosas contribuiu para a melhoria da fertilidade do solo e incremento dos teores e estoques de N.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estoques C e N"

1

Sacramento, José Augusto Amorim Silva do. "Estoques e fluxos de C e N em Sistemas agrícolas tradicional e agroflorestais no Semiárido brasileiro." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9049.

Full text
Abstract:
SACRAMENTO, J. A. A. S. Estoques e fluxos de C e N em Sistemas agrícolas tradicional e agroflorestais no Semiárido brasileiro. 2012. 76 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Solos e Nutrição de Plantas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Submitted by Francisco Lacerda (lacerda@ufc.br) on 2014-09-11T16:46:18Z No. of bitstreams: 1 2012_dis_jaassacramento.pdf: 1162810 bytes, checksum: 1709bb3360f0140cdbc1f905255069ac (MD5)
Approved for entry into archive by José Jairo Viana de Sousa(jairo@ufc.br) on 2014-09-11T23:23:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_dis_jaassacramento.pdf: 1162810 bytes, checksum: 1709bb3360f0140cdbc1f905255069ac (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-11T23:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_dis_jaassacramento.pdf: 1162810 bytes, checksum: 1709bb3360f0140cdbc1f905255069ac (MD5) Previous issue date: 2012
The objective was to assess the changes promoted in the stocks and flows of C and N from the soil by farming systems agroforestry (agrosilvipasture - AGP and silvipasture - SILV) and traditional (TR), compared to natural vegetation of Caatinga (VN), after 13 years, the experiment was installed on a typical Ortic Chromic Luvisol, the city of Sobral, Ceará. Soil samples were collected at depths 0-6, 6-12, 12-20, 20-40 and 40-60 cm, relief in four replicates per. Was determined by the total carbon carbon (TOC); total nitrogen (NT) and bulk density. The gas flow was measured using an analyzer in the field of O2, CO2, NO / NO x and SO 2 (UNIGAS Eurotron 3000). To this end, were used for still cameras based on galvanized steel and PVC cover installed in the field. The sampling was done in three replicates, considering the relief plan, convex and concave in each study situation. For each determination were performed triplicate, totaling nine chambers for relief. Soil samples were collected for determination of soil bulk density (Ds) and particle (Dp) and gravimetric moisture (Ug), which allowed the calculation of total porosity (Pt) and the pore space filled with water (EPPA). Among the agroforestry systems studied, the silvipasture, long-term, promoted greater reductions in C stocks and N, the system promoted agrossilvipastroil lower losses and represents a sustainable alternative to sequestration of soil C and N in the Brazilian semi-arid conditions. The traditional cropping system provided a reduction of 58.87 and 9.57 (Mg ha-1), which meant, a reduction of 6.5 and 1.06 (Mg ha-1), for those of TOC and TN, respectively. These results demonstrate the inadequacy of this system for the Brazilian semi-arid conditions. The concave topography (AGP) and flat (SILV) showed the highest values of TOC. For NT the concave shape (VN, AGP, and SILV) showed the highest values. Flows of C-CO2 varied with the time, AGP and SILV being similar to NV in the wet season, while in the dry season are higher. The TR has a different behavior, being higher during the wet season and similar to AGP and SILV in the dry. The flow behavior of NO present without a tendency similar to C-CO2: AGP and SILV presents similar to each other in the wet season, but smaller than VN. During the dry SILV and VN are larger than AGP. In TR NO was not detected in the two periods. The convex shape of relief TR system showed the highest values of C-CO2 fluxes in the wet season. In the dry season were found higher values of C-CO2 flows in AGP, SILV and RT, compared to NV flat terrain. Soil moisture was the variable most correlated with the fluxes of NO, what might be observed in systems SILV and AGP and VN convex reliefs.
Objetivou-se avaliar as alterações promovidas nos estoques e fluxos de C e N do solo por sistemas agrícolas agroflorestais (Agrossilvipastoril – AGP e Silvipastoril – SILV) e tradicional (TR), comparativamente à vegetação natural de Caatinga (VN), após 13 anos, em experimento instalado sobre um Luvissolo Crômico Órtico típico, no município de Sobral, Ceará. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-6, 6-12, 12-20, 20-40 e 40-60 cm, em quatro repetições, considerando os relevos plano, convexo e côncavo em cada situação de estudo. Nestas amostras foram determinados o carbono orgânico total do solo (COT), nitrogênio total (NT), densidades do solo (Ds) e de partícula (Dp) e a umidade gravimétrica (Ug), o que possibilitou o cálculo da porosidade total (Pt) e o espaço poroso preenchido por água (EPPA). O fluxo dos gases foi quantificado no campo utilizando um analisador de O2, CO2, NO/NOX e SO2 (Unigás Eurotron 3000). Para tanto, foram utilizadas câmaras estáticas com base de aço galvanizado e tampa de PVC instaladas no campo em triplicatas, totalizando nove câmaras por relevo. Entre os sistemas agroflorestais estudados, o silvipastoril, em longo prazo, promoveu maiores reduções nos estoques de C e N, enquanto que agrossilvipastoril promoveu menores perdas, representando uma alternativa sustentável para o sequestro de C e N do solo nas condições semiáridas brasileira. O sistema de cultivo tradicional (TR) apresentou redução no período 13 anos de 58,87 e 9,57 Mg ha-1 (6,5 e 1,06 Mg ha-1 ano-1) dos estoques de COT e NT, respectivamente, o que comprova a não adequação deste sistema para as condições semiáridas brasileiras. Os relevos côncavo (AGP) e plano (SILV) apresentaram os maiores valores de estoques de COT, enquanto que para o NT, a forma côncava apresentou os maiores valores, no caso VN, AGP e SILV. Os fluxos de C-CO2 variaram com a época, sendo AGP e SILV semelhantes à VN no período úmido, enquanto no período seco estes mesmos sistemas foram maiores. O TR apresenta comportamento diferenciado, sendo maior no período úmido e semelhante ao AGP e SILV no seco. Os fluxos de NO apresentaram comportamento com tendência diferente do C-CO2: AGP e SILV apresentaram-se semelhantes entre si no período úmido, porém menores que VN. No período seco, SILV e VN foram maiores que AGP. No TR, o NO não foi detectado nos dois períodos. O relevo convexo no TR apresentou os maiores valores de fluxos de C-CO2 no período úmido. No período seco foram encontrados maiores valores de fluxos de C-CO2 em AGP, SILV e TR em relação à VN no relevo plano. A umidade do solo foi a variável que mais se correlacionou com os fluxos de NO, o que pôde ser observado nos sistemas SILV e AGP e na VN relevos convexos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Deon, Diana Signor. "Mudança de uso da terra e impacto na matéria orgânica do solo em dois locais no Leste da Amazônia." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-03072013-084639/.

Full text
Abstract:
Mudanças de uso da terra afetam a dinâmica da matéria orgânica e o acúmulo de C e N no solo e estão associadas a emissões de gases de efeito estufa (GEEs). A região Amazônica é relevante para as emissões brasileiras de GEEs oriundas das mudanças de uso da terra. O objetivo deste trabalho foi determinar alterações quantitativas e qualitativas nos estoques de C e N no solo em função de mudanças de uso da terra em Santarém-PA e São Luís-MA. Foram coletadas amostras de solo sob diferentes usos da terra: vegetação nativa, vegetação secundária, pastagem degradada, pastagem melhorada e agricultura anual. Adicionalmente, foram avaliadas áreas de mata queimada em Santarém-PA e de fruticultura e horticultura em São Luís-MA. Houve diferenças entre os solos de vegetação nativa nos dois locais, apesar dos estoques de C e N terem sido similares. Em Santarém, fósforo e granulometria relacionaram-se aos estoques de C e N. Em São Luís a acidez potencial ajudou a estimar o estoque de C; granulometria e capacidade total de troca de cátions estimaram o estoque de N. Os estoques de C e N na vegetação secundária foram similares aos da vegetação nativa nos dois locais e relacionaram-se com a acidez potencial do solo. Em Santarém o estoque de C (0-30 cm) na pastagem melhorada foi maior que na vegetação nativa. Em São Luís, o estoque de C foi semelhante ao da vegetação nativa. Os estoques de N tiveram comportamento similar aos estoques de C. Na pastagem melhorada de Santarém a soma de bases foi importante para estimar os estoques de C e N; em São Luís houve efeito negativo da densidade do solo. Estoques de C e N nas pastagens degradadas foram semelhantes à vegetação nativa, mas foram influenciados por parâmetros diferentes. Áreas de agricultura anual apresentaram estoques de C inferiores aos das pastagens melhoradas e da vegetação nativa e a sua manutenção relaciona-se com a redução da acidez potencial e com o aumento das bases trocáveis. A qualidade da matéria orgânica do solo foi avaliada nas amostras de São Luís. A mudança de uso da terra reduziu o C na fração orgânica (75-2000 ?m), mas os usos mais conservacionistas aumentaram o C nas formas estáveis (< 53 ?m). Vegetação secundária e pastagem recuperada apresentaram índice de manejo de C semelhantes aos da vegetação nativa. A conversão de vegetação nativa para agricultura ou pastagem reduziu o C na biomassa microbiana, mas os sistemas com grande aporte de material orgânico e com reduzida mobilização do solo apresentaram teor de C microbiano similar à vegetação nativa. Pastagem e agricultura também apresentaram os menores quocientes microbianos, indicando condição de estresse da biomassa microbiana.
Land use changes affect organic matter dynamics and the accumulation of C and N in the soil and are associated with greenhouse gas emissions (GHGs). Amazon region is relevant to Brazilian GHG emissions from land use changes. The aim of this study was to determine quantitative and qualitative changes in C and N stocks in the soil due to land use changes in Santarém (PA) and São Luís (MA). Soil samples were collected under different land uses: native vegetation, secondary vegetation, degraded pasture, improved pasture and annual agriculture. Additionally, we evaluated burnt forest areas in Santarém (PA) and fruit-growing and horticulture in São Luís MA. There were differences between the soils of native vegetation in both sites, despite the C and N stocks were similar. In Santarém, phosphorus and soil particle size were related to C and N stocks. In São Luís potential acidity was used to estimate C stock; soil particle size and total cation exchange capacity estimated N stock. C and N stocks in secondary vegetation were similar to those of native vegetation in both sites and related with the soil potential acidity. In Santarém C stock (0-30 cm) in improved pasture was greater than in native vegetation. In São Luís, C soil stock was similar to that of native vegetation. N stocks had similar behavior to C stocks. In improved pasture of Santarém sum of bases was important to estimate the C and N stocks; in São Luís there was negative effect of soil density. C and N stocks in degraded pastures were similar to native vegetation, but were influenced by different parameters. Annual agricultural areas had C stocks below those of improved pastures and native vegetation and its maintenance is related to the reduction of soil potential acidity and to the increase of soil exchangeable bases. Quality of soil organic matter was evaluated in samples of São Luís. Land use changes reduced the content of C in organic fraction (75-200 ?m), while more conservationists uses have increased the C in stable shapes (< 53 ?m). Secondary vegetation and improved pasture presented carbon management index similar to native vegetation. Conversion of native forest to agriculture or pasture reduced the C microbial biomass, but systems with large organic material input and with reduced tillage presented microbial C content similar to native vegetation. Pasture and agriculture also presented the smallest ratios of microbial biomass C to total organic C, indicating stress of microbial biomass.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Durigan, Mariana Regina. "Mudanças nos estoques de carbono e nitrogênio do solo em função da conversão do uso da terra no Pará." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-03062013-093119/.

Full text
Abstract:
A atividade de mudança do uso da terra na Amazônia vem sendo apontada como principal fonte de CO2 para a atmosfera em função das emissões de C e N provenientes do solo. A prática de manejo adotada pode influenciar significativamente nos estoques de C e N do solo funcionando como dreno ou fonte de C e N para a atmosfera. Além disso, podem ser alterados: a fertilidade e a densidade do solo bem como as frações e a origem da MOS. Com o objetivo de avaliar o impacto das mudanças de uso da terra na região leste da Amazônia foram coletadas amostras de terra nos principais usos da terra na região de Santarém-PA, em três profundidades: 0-10, 10-20 e 20-30 cm. Através das amostras foi realizada a caracterização físico-química das áreas e foram determinados os teores de C e N do solo e os isótopos ? 13C e ? 15N com a finalidade de quantificar os estoques de C e N do solo e avaliar a dinâmica e origem da MOS. Para um subconjunto de amostras foi realizado o fracionamento físico da MOS e a determinação do C da biomassa microbiana para compreender como a mudança de uso da terra interferiu nessas frações. Somado a essas determinações foi realizada a estimativa dos fatores de emissão com base na metodologia descrita pelo IPCC. Através da caracterização físicoquímica as áreas de estudo são caracterizadas por solos argilosos a muito argilosos. Os maiores valores de pH, macronutrientes, CTC, SB e V% foram observados nas áreas de agricultura (AGR) sugerindo que a utilização de práticas como adubação e calagem, são capazes de alterar os padrões de fertilidade do solo na Amazônia, aumentando seus índices de fertilidade. Para os estoques de C e N pode-se dizer que a mudança de uso da terra na região estudada está contribuindo para as perdas de C e N do solo, principalmente quando a conversão é realizada para áreas de agricultura (AGR) e pastagem (PA) sendo que os estoques de C observados na camada de 0-30 cm nessas áreas foram 49,21 Mg C ha-1 (PA) e 48,60 Mg C ha-1 (AGR). O maior valor de ? 13C foi encontrado nas áreas de pastagens, -25,08?, sugerindo que para as áreas de PA existe diluição isotópica e que parte do C do solo ainda é remanescente da floresta. As frações da MOS apresentaram alterações na quantidade de C e na proporção das frações leve e oclusa, principalmente nos usos AGR e PA. A fração lábil da MOS (C da biomassa microbiana) também apresentou grande diferença entre os usos FLO e AGR (526,21 e 296,78 ?g g-1de solo seco), indicando que a AGR foi o uso que mais alterou os estoques de C e N do solo e também as frações da MOS. Os fatores de emissão calculados confirmam todos os resultados observados em relação a conversão de FLO para AGR, sendo que para esse uso o fator de emissão foi de 0,93 ± 0,033, sendo então o uso que mais emitiu C. Com base nos resultados conclui-se que a introdução de áreas agrícolas na região de Santarém, é a principal causa de perda de C e N do solo e consequentemente é o uso que mais contribui com as emissões de gases do efeito estufa.
The land use change in the Brazilian Amazon has been identified as the main source of CO2 to the atmosphere due to emissions of soil carbon and nitrogenl. The management practice adopted can strongly influence the soil C and N stocks and may works like a sink or source of C and N to the atmosphere. Furthermore, can be changed: the soil fertility and bulk density as well as the SOM fractions and C source of the SOM. With the objective of evaluate the impact of the land use change in eastern Amazonia soil samples were collected in the main land uses in Santarém region, Para State of Brazil, at three depths: 0-10, 10-20 and 20-30 cm. Through the samples was performed the physicochemical characterization of the areas and were determined the soil C and N contents as well the isotopes ? 13C and ? 15N in order to quantify the soil C and N stocks and understand the SOM dynamics and evaluate the SOM origin. For a subset of samples were performed the physical fractionation of SOM and the determination of microbial biomass C to understand how the land use change may interfere in these fractions. Added to these determinations were estimated the emission factors based on the methodology described by the IPCC. Through the physicochemical characterization study areas can be characterized as a clayey loamy soils. The highest values of pH, macronutrients, CEC , sum of bases and base saturation were observed in croplands (CP), suggesting that the use of practices such as fertilization and liming are able to change the soil fertility patterns in the Amazon, increasing their fertility. For C and N stocks can be said that the land use change in the study area is contributing to the loss of soil C and N, especially when the conversion is done for croplands (CP) and grasslands (GS) areas and the value observed for soil C stocks in the 0-30 cm layer in these areas were 49.21 Mg C ha-1 (GS) and 48.60 Mg C ha-1 (CP). The highest ? 13C value was found in GS, -25.08 ?, suggesting that for these areas is occurring an isotope dilution and that part of the soil C is still remaining from forest. The SOM fractions showed changes in the amount of C and in the proportion of light and occluded fractions, especially in the uses CP and GS. The labile SOM fractions (microbial biomass) also showed a large difference between the UF and CP uses (526.21 and 296.78 mg g-1 of dry soil), indicating that CP affects the soil C and N stocks and also the SOM fractions. The emission factors calculated confirm all results observed for the conversion of UF for CP, and for this use the emission factor was 0.93 ± 0.033, and then this was the use that emitted more C. Based on the results we conclude that the introduction of croplands in Santarem region is the main cause of soil C and N loss and consequently contributes more to the greenhouse gases emission.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Frazão, Leidivan Almeida. "Conversão do Cerrado em pastagem e sistemas agrícolas: efeitos na dinâmica da matéria orgânica do solo." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/64/64135/tde-18092007-113334/.

Full text
Abstract:
A mudança de uso da terra no Cerrado acarreta em alterações na dinâmica da matéria orgânica do solo (MOS). Práticas de manejo com revolvimento das camadas de solo aceleram a decomposição da MOS, favorecendo as emissões de gases do efeito estufa do solo para atmosfera. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar as mudanças na dinâmica da MOS de um Neossolo Quartzarênico submetido a diferentes usos e sistemas de manejo, utilizando como referência o sistema nativo (Cerrado). O presente estudo foi realizado no município de Comodoro - MT (13º50\'00\" a 13º50\'03\" S e 59º37\'18\" O). Foi empregado o delineamento experimental inteiramente casualizado com sete áreas de estudo. As coletas foram realizadas em julho de 2005 e fevereiro de 2006 e as áreas amostradas foram: Cerrado nativo (CER); pastagem (CAP22); plantio convencional com a cultura da soja (CS1), sucessão de culturas arroz-soja (CAS3) e sucessão arroz-soja-sorgo ou milheto (CAS/Sor3 e CAS/M3); e plantio direto (CAP13S/M5). Foram estudadas as seguintes variáveis: atributos físicos e químicos do solo, estoques de carbono (C) e nitrogênio (N) do solo, teores de C e N nas frações granulométricas da MOS, quantidades de N inorgânico, C e N microbiano do solo, quociente metabólico (qCO2) e fluxos de gases do solo (CO2, N2O e CH4). Os resultados deste estudo indicaram que os sistemas com plantio convencional e plantio direto avaliados apresentaram melhoria nos atributos físicos e químicos do solo em relação a pastagem (CAP22), com menor compactação do solo e aumento na disponibilidade de fósforo, cálcio e magnésio. Foram obtidos maiores estoques de C e N em CAS/Sor3 e CAS/M3, áreas com maiores teores de argila. A área CAP13S/M5 também mostrou maiores teores de argila, porém baixos estoques de C e N, resultado atribuído ao uso da terra por treze anos com pastagem sem reforma e ao pouco tempo de implantação do sistema plantio direto. Analisando as frações granulométricas da MOS verificou-se maiores teores de C e N na fração menor que 50 \'mü\'m. As maiores quantidades de N inorgânico em relação ao CER foram observados na área CAS/M3, e com exceção desta área, a forma predominante de N inorgânico foi o amônio. Foram obtidas maiores quantidades de C e N microbiano na época úmida, quando todas as áreas estavam com cobertura vegetal. Entre as áreas de estudo, as maiores quantidades de C e N microbiano foram obtidos em CAP22. Os fluxos de C-CO2, com exceção da área CAS/Sor3, foram maiores na época úmida, enquanto que os fluxos de N-N2O e C-CH4 foram semelhantes entre as épocas de estudo. Os fluxos de gases em C equivalente não apresentaram diferenças significativas entre as áreas de estudo devido ao alto desvio padrão verificado para cada gás. A mudança de uso da terra promove alterações na dinâmica da MOS, porém neste estudo não foi possível distinguir qual o melhor sistema de uso para o Neossolo Quartzarênico devido ao pouco tempo de implantação dos sistemas plantio convencional e plantio direto, e a degradação da pastagem (apesar do maior tempo de implantação)
Land-use changes of Brazilian savanna (Cerrado) result in alterations of the soil organic matter (SOM). Managements practices with tillage accelerate the SOM decomposition, enhancing greenhouse gases emissions from the soil to the atmosphere. Therefore, the objective of this work was to evaluate the changes in the SOM dynamics of a Typic Quartzipisamment submitted to different uses and managements systems, using as reference the native system (Cerrado). The present study was conducted in areas located at Comodoro (Mato Grosso state, Brazil) (from 13º50\'00\" till 13º50\'03\" S and 59º37\'18\" W). At each site, samples were taken randomly within seven areas. Sampling activities were performed in July 2005 and February 2006 and the sample sites consist of an area of \"Cerrado\" (CER); pasture (CAP22); conventional tillage with soybean (CS1), rice-soybean succession (CAS3) and rice-soybean-sorghum or millet (CAS/Sor3 and CAS/M3) successions; and a field with no-tillage system (CAP13S/M5). Studied variables were: physical and chemical attributes, C and N stocks, isotopic composition of 13C/12C and 15N/14N, C and N content in the SOM fractions, quantity of inorganic N, microbial C and N biomass, metabolic quotient (qCO2), and the soil gases fluxes (CO2, N2O and CH4). The results of this study showed that all evaluated fields under conventional or no-tillage systems result in physical and chemical attribute improvement in relation to the pasture (CAP22), with soil compaction decrease, pH increase and improvement of the availability in phosphorus, calcium and magnesium. The C and N stocks were higher in areas CAS/Sor3 and CAS/M3, corresponding to the highest clay content. The area CAP13S/M5 showed similar clay content, but smaller C and N stocks, this result was attributed to the land-use: thirteen years as pastures without reform and also the short time of no-tillage implantation. Analyzing the SOM fractions, it was verified higher C and N contents in the 50 \'mü\'m fraction. The higher quantities of inorganic N in relation to the CER were found in area CAS/M3, and with exception of this area, ammonium was the predominant form of inorganic N. Higher quantities of the microbial C and N were obtained during the wet season, when all areas presented a cover crop. Among areas, the higher quantities of microbial C and N were obtained in CAP22. The fluxes of C-CO2, excepting area CAS/Sor3, were higher during the wet season, while the fluxes of N-N2O and C-CH4 were similar between seasons studied, because high standard deviations were calculated for each gas. The land use promoted alterations in SOM dynamic, however it was not possible to differentiate the best land use for this Typic Quartzipisamment, mainly due to the short time of no-tillage implantation, and the degradation of the pasture (although of the implantation time was higher)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SANT?ANNA, Selenobaldo Alexinaldo Cabral de. "Balan?o de gases de efeito estufa em ?rea de cultivo de cana-de-a??car." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2120.

Full text
Abstract:
Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-24T17:04:36Z No. of bitstreams: 1 2013 - Selenobaldo Alexinaldo Cabral de Sant'Anna.pdf: 1507873 bytes, checksum: 9bcc529b3a4670b9741f4312862f95c3 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-24T17:04:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Selenobaldo Alexinaldo Cabral de Sant'Anna.pdf: 1507873 bytes, checksum: 9bcc529b3a4670b9741f4312862f95c3 (MD5) Previous issue date: 2013-02-25
CNPq
The study aimed to evaluate the changes in the soil stocks of C and N under non-burnt sugarcane grown in an area previously with pasture, and to quantify greenhouse gas emissions (N2O and CH4) and ammonia volatilization losses when using fertilizer and vinasse. The study was conducted in an area of a clayey Oxisol (LVef) in Ribeir?o Preto-SP. For the evaluation of C and N it was considered a chronosequence of two sugarcane areas, with 3 and 25 years of cultivation, and areas with pasture and over 30 years secondary forest. The stocks of C and N were estimated for the 0-30 cm and 0-100 cm layers. There was no statistical difference for the depth 0-30 cm, after correction for soil equal mass between forest, pasture and sugarcane of 3 years, which amounted to, respectively, 55.05, 48.85 and 49.96 Mg C ha-1 and 4.27, 3.74 and 3.83 Mg N ha-1. The area under the > 25 years sugarcane, for this depth range, showed statistically lower values of C stocks (46.04 Mg C ha-1) and N (3.45 Mg Nha-1) compared to secondary forest; but these values did not differ from the other two systems of land use. In the 0-100 cm layer, the forest showed a value significantly higher (118.36 Mg C ha-1) than the > 25 years sugarcane (103.25 Mg C ha-1) and the pasture (102.29 Mg C ha-1). The C stock (109.97 Mg C ha-1) in the 3 years sugarcane did not differ from the other systems. The forest and the 3 years sugarcane had higher N stock, respectively 8.52 and 8.02 Mg N ha-1, when compared with the sugarcane > 25 years (7.04 Mg N ha-1), but they were not different from the pasture (7.79 Mg N ha-1), which was not different from the > 25 years sugarcane. For sampling of gases and volatilization losses of NH3, a study was conducted in a completely randomized block design with six treatments: CSP-control without straw, FSP-fertilizer without straw, FCP-fertilizer with straw, CCP-control with straw, VSP-vinasse without straw and VCP-vinasse with straw, with five replications and three sampling periods in the years 2010, 2011 and 2012. The treatments consisted of applying 160 m3 ha-1 equivalent to 59 kg N ha-1 vinasse in 2010, 70 kg N ha-1 in 2011, and 108 kg N ha-1 in 2012, application of urea at a dose of 52 kg N ha-1 in 2010, and 100 kg N ha-1 in 2011 and 2012, and controls. The temporal variation of N2O fluxes in the three years was from 5.12 to 42.49 ?g N2O-N m2 h-1. In 2010 there was no difference among treatments, and in 2011 and 2012 it followed the FSP = FCP > CSP = CCP = VCP = VSP order. The emission factors ranged from 0.01 to 0.4%. The average flow rates of CH4 were negative. The NH3 volatilization losses in the three years of evaluation were less than 15% and 2% for doses of fertilizers and vinasse, respectively. The results suggest that the planting of sugarcane in pastures with low production does not significantly modify the stocks of C and N in the soil, although they reach values below the secondary forest (> 30 years) ones. The usage of nitrogen fertilization induces the production of N2O from the soil; the same tends to occur with vinasse application. Also, even with the maintenance of the straw, the emission levels are too low to be credited to these practices a risk of compromising the ethanol program.
O trabalho teve como objetivo avaliar as mudan?as nos estoques de C e N no solo em ?rea de cana-de-a??car cultivada sem queima em ?rea antes ocupada por pastagem e quantificar as emiss?es de gases (N2O e CH4) e as perdas por volatiliza??o de am?nia do solo pelo uso de fertilizante e vinha?a. O estudo foi realizado em uma ?rea de LATOSSOLO VERMELHO Eutrof?rrico (LVef), textura argilosa, no Munic?pio de Ribeir?o Preto-SP. Para avalia??o dos estoques de C e N foi considerada uma cronossequ?ncia com duas ?reas de cana-de-a??car, uma com mais de 25 anos e outra com 3 anos de cultivo respectivamente, e uma ?rea ocupada com pastagem e outra com floresta secund?ria com mais de 30 anos. Os estoques de C e N foram estimados para as camadas de 0-30 cm e de 0-100 cm. N?o houve diferen?a estat?stica para a profundidade 0-30 cm corrigido para massa igual de terra entre a floresta, pastagem e cana 3 anos, que somaram, respectivamente, 55,05, 48,85 e 49,96 Mg C ha-1 e 4,27, 3,74 e 3,83 Mg N ha-1. A ?rea sob cana > 25 anos para esse intervalo de profundidade apresentou estatisticamente menores valores dos estoques de C (46,04 Mg C ha-1) e N (3,45 Mg N ha-1) em rela??o a floresta secund?ria, por?m esses valores n?o diferiram dos outros dois sistemas de uso do solo. Na camada 0-100 cm a floresta apresentou valor significativamente maior (118,36 Mg C ha-1) do que as ?reas de cana > 25 anos (103,25 Mg C ha-1) e a pastagem (102,29 Mg C ha-1). A ?rea de cana com 3 anos apresentou estoque de C (109,97 Mg C ha-1) que n?o diferiu entre os tr?s outros sistemas. A floresta e a cana com 3 anos apresentaram maiores estoque de N, respectivamente (8,52 e 8,02 Mg N ha-1), comparada com a ?rea de cana > 25 anos (7,04 Mg N ha-1), mas n?o diferente da ?rea de pastagem (7,79 Mg N ha-1), a qual n?o diferenciou da ?rea de cana > 25 anos. Para as amostragens de gases e as perdas por volatiliza??o de NH3 o trabalho foi realizado em delineamento experimental em bloco inteiramente casualizado, com seis tratamentos: CSP - controle sem palha, FSP - fertilizante sem palha, FCP - fertilizante com palha, CCP - controle com palha, VSP - vinha?a sem palha e VCP - vinha?a com palha e com cinco repeti??es e em tr?s per?odos de amostragens correspondentes aos anos de 2010, 2011 e 2012. Os tratamentos consistiram na aplica??o de 160 m3 ha-1 de vinha?a equivalente a 59 kg N ha-1 em 2010, a 70 kg N ha-1 em 2011 e a 108 kg N ha-1 em 2012, aplica??o de ureia na dose de 52 kg N ha-1em 2010 e 100 kg N ha-1 em 2011 e 2012 e controles. A varia??o temporal dos fluxos de N2O nos tr?s anos foi 5,12 a 42,49 ?g N-N2O m2 h-1. Em 2010 n?o houve diferen?a entre tratamentos e em 2011 e 2012 seguiram a ordem FSP = FCP > CSP = CCP = VCP = VSP. Os fatores de emiss?o variaram entre 0,01 e 0,4%. Os fluxos m?dios de CH4 foram negativos. As perdas por volatiliza??o de NH3 nos tr?s anos de avalia??o foram menores que 15% e 2% para as doses de fertilizantes e vinha?a respectivamente. Os resultados sugerem que o plantio da cana-de-a??car em ?reas de pastagens de baixa produ??o n?o modifica significativamente os estoques de C e N do solo, mas alcan?am n?veis inferiores aos da floresta secund?ria (>30 anos). O uso da fertiliza??o nitrogenada induz a produ??o de N2O do solo, assim como tende a ocorrer com a aplica??o da vinha?a, e mesmo com a manuten??o da palhada, os n?veis de emiss?o s?o muito baixos para se atribuir a essas opera??es um risco de comprometimento do programa de etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Josiane Bürkner dos. "Alterações no estoque e taxa de sequestro de carbono em um Latossoto vermelho submetido a sistemas de manejo." UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, 2006. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2193.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-25T19:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 josiane.pdf: 937524 bytes, checksum: fac9597a15355333fedce082a07f433d (MD5) Previous issue date: 2006-05-17
The objective of this study was to quantify the changes of the total carbon (C) and total nitrogen (N) stock, and the variation of the C pool’s in monthly soil samples, and the C balance and C sequestration rates provoked by the soil tillage systems. The soil samples were accomplished in a long term experiment implanted in 1988, in the experimental station of Fundação ABC located in Ponta Grossa city, Center-South area of the Paraná State. The soil tillage systems were comprised: a) Conventional Tillage (CT); b) Minimum Tillage (MT); c) No-tillage with chisel plow (NTCP) each three years; and d) No-tillage – Continuous (NTC). Soil samples for each treatments were obtained by digging 3 profiles of 20-cm x 50-cm (surface area) x 50-cm deep for each replicate, and collected from three depths (0,0- to 2.5- cm, 2.5- to 5-cm, 5- to 10-cm). In the samples collected in October of 2003, May of 2004 and November of 2004, the total organic carbon (TOC) and the total nitrogen in all of the depths was measured. The particle size fractionation was accomplished, separating the soil in fractions in the size of 2000 - 210 Wm, 210 - 53 Wm and <53 Wm. In all these fractions TOC was determined. The treatments had significant effects on TOC and TN contents and pools. The total C and N stock in NTC was superior to the other systems demonstrating larger maintenance of C in the soil. The larger concentration of C was observed in the 210 to 53 Wm particle size fraction in the NTC. In the 2000 - 210 Wm fraction of the 0,0-2,5 cm layer were observed larger changes in the C stock due to the management systems in the samples at all long year. The greatest change was accomplished to CT. In NTP, the stock of C was larger in all soil samples, indicating that the maintenance of the cultural residues in the associated surface protection of the aggregates allows larger accumulation of C. Although the C stock in the particle size fraction <53 Wm not to present significant differences among the management systems, and was observed the C migration of the coarse fractions (210-53 and 2000-210 Wm) to the recalcitrant particle size fraction, indicating a continuous C flow. The C balance model adjusted for the local conditions revealed that the oxidation rate acted by K2 is inferior to the simulations accomplished by other authors, demonstrating the importance of the local conditions. With this model, the minimum amount of crop residues to maintain NTC system in steady-state was 8,05 Mg ha-1 year-1 while in the PC treatment it won't be possible to reach the balance with the amount of crop residues placed in this long term experiment, being a deficient system.
RESUMO Este estudo teve por objetivo quantificar as alterações provocadas pela adoção de sistemas de manejo do solo sobre o estoque total de carbono (C) e nitrogênio (N), a variação do estoque do C nas épocas de coleta, o balanço de C e as taxas de seqüestro de C. As coletas do solo foram realizadas em um experimento de longa duração, implantado em 1988, na estação experimental da Fundação ABC em Ponta Grossa, Meso Região Centro-Oriental do Estado do Paraná. Os sistemas de manejo do solo foram avaliados: a) Preparo convencional (PC), Preparo mínimo (PM), plantio direto escarificado (PDE) e plantio direto permanente (PDP). As amostras foram coletadas em 12 épocas com intervalos mensais e nas profundidades de 0,0-2,5; 2,5-5,0 e 5,0-10 cm de profundidade. As amostras deformadas foram coletadas em mini-trincheiras nas camadas de 0,0-2,5 e 2,5-5,0 cm e na camada de 5,0- 10,0 cm com o auxílio do trado. Nas amostras coletadas em outubro de 2003, maio de 2004 e novembro de 2004 foi determinado o carbono orgânico total (COT) e o nitrogênio total (NT) em todas as profundidades amostradas. Nas amostras coletadas mensalmente foi realizado o fracionamento granulométrico da matéria orgânica, separando o solo em frações no tamanho 2000 – 210 Wm, 210 – 53 Wm e < 53 Wm. Em todas estas frações foi determinado o COT. O estoque total de C e N no PDP foi superior aos demais sistemas de manejo demonstrando maior manutenção do C no solo. O estoque de C nas frações granulométricas apresentaram diferenças significativas entre as camadas amostradas, observando-se maior concentração de C na fração 210 a 53 Wm do PDP. Na fração 2000 – 210 Wm da camada de 0,0-2,5 cm observaram-se maior alteração no estoque de C devido aos sistemas de manejo durante as épocas de coleta, sendo a maior amplitude de variação atribuída ao PC. No PDP, o estoque de C foi maior em todas as épocas de coleta indicando que a manutenção dos resíduos culturais na superfície associada à proteção dos agregados permite maior acúmulo de C. Embora o estoque de C na fração < 53 Wm não apresentar diferenças significativas entre os sistemas de manejo, observou-se uma migração do C das frações mais grosseiras (210-53 e 2000-210 Wm) para esta fração mais recalcitrante, indicando um fluxo contínuo de C. O modelo de balanço de C proposto por Henin e Dupuis (1945) e ajustado para as condições locais revelou que a taxa de oxidação representada pelo K2 é inferior às simulações realizadas por outros autores, demonstrando a importância das condições locais. Com este modelo, a quantidade mínima de resíduos culturais para manter sistema PDP em equilíbrio foi de 8,05 Mg ha-1 ano-1 enquanto no PC não será possível atingir o equilíbrio com a quantidade de resíduos culturais aportada, sendo um sistema deficitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares, Paula Fernanda Chaves. "Varia??o de atributos e din?mica de carbono e nitrog?nio em Organossolos em fun??o de uso e manejo agr?cola no Rio de Janeiro." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1226.

Full text
Abstract:
Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2016-10-03T15:58:13Z No. of bitstreams: 1 2011 - Paula Fernanda Chaves Soares.pdf: 2114719 bytes, checksum: 6297f456308144b9c0a8b946d61316f4 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-03T15:58:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Paula Fernanda Chaves Soares.pdf: 2114719 bytes, checksum: 6297f456308144b9c0a8b946d61316f4 (MD5) Previous issue date: 2011-02-15
Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico - CNPQ
The Histosols are characterized by high organic content, distinguishing this class from others in the Brazilian System of Soil Clasification. Because of this characteristic they are more fragile in face of agricultural use and management than mineral soils. The agricultural drainage is the most important practice that changes soil properties and it is the cause of subsidence, which impacts on other attributes. On the other hand, Histosols are an important natural reservoir of carbon in the soil. However, there are few studies on the dynamics of carbon and nitrogen and potential contribution of greenhouse gases as a result of agricultural usage. The study aims to identify changes in edaphic attributes and dynamics of carbon and nitrogen of Histosols in a floodplain environment in State of Rio de Janeiro, according to types of land use and agricultural management. Three areas with different managements were selected. Two areas are located in Macae municipality, under pasture and annual crop rotation, and the third in Santa Cruz, in Rio de Janeiro city, cultivated with cassava (Manihot esculenta). They were evaluated: chemical and physical attributes, including aggregate stability and specific attributes of Histosols; content soil organic matter (SOM), carbon in the fractions - humin (HUM-C), humic acid (HAF-C) and fulvic acid (C-FAF); stocks of C and N; and flux of gases CO2 and N2O from soil to atmosphere. In general, the area cultivated with cassava had the highest values for the exchangeable cations at all depths; in the first sampling the H value varied from 32.1 to 33.2 cmolc kg-1, and Ca from 20.4 to 15.7 cmolc kg-1. In the second sampling K and P (5.16 to 4.36 cmol c kg-1, and 4 mg kg-1, respectively) were highest in the cassava crop area. The levels of (SOM) were highest in the pasture for the two sampling periods, with values ranging from 306.3 to 249.0 g kg-1 (WB method) and 297.8 to 278,5 g kg-1 (oven method) for the first sampling, and from 303.2 to 153.9 g kg-1 (WB) and 322.9 to 176.1 g kg-1 (oven) in the second period, indicating that this usage is less aggressive to the soil. The physical properties of Histosols may be used to indicate degree of subsidence. Thus, the high values of particle density and bulk density (1.9 and 0.8 Mg m-3); the total volume of pores that ranged from 54 to 60% with the lowest values in the two samplings; and minimum residue and mineral material highest than other usages (0.49 to 0.44 cm and 85.1 cm-1 to 80.7%, respectively) in the cassava area point to the high subsidence ot these soil. As for SOM chemical fractionation, the C_HUM indicated that this fraction had highest expression in all areas. In the second sampling the cassava area showed the lowest values of C-HUM (79.05 to 76.27 g kg-1), followed by C_FAH (44.56 to 40.05 g kg-1) and C_FAF (20.37 to 14.36 g kg-1). The stocks of C and N were highest in the pasture area, indicating better preservation of SOM, with values from 72.93 to 117.12 mg kg-1 for C and from 8.35 to 2,67 mg kg-1 for N. The values of CO2-C flux were within the range of variation proposed by the IPCC, where the highest emission value corresponded to 0.09 Mg CO2 ha-1 day-1 in the pasture area. The values of N2O-N flux were lower than the emission rate proposed by the IPCC, with the highest value around 270 g N2O-N m-2 day-1 in the area with beans. In general, the area with pasture management stood up as management that caused the least damage to the Histosols properties, among the land use evaluated.
Os Organossolos caracterizam-se pelo alto teor de material org?nico, que distingue essa classe das demais no Sistema Brasileiro de Classifica??o de Solo. Ainda, por essa caracter?stica s?o solos mais fr?geis diante do uso e manejo agr?cola que solos com dom?nio de minerais. Dentre as pr?ticas que mais alteram as propriedades ed?ficas, a drenagem ? a mais importante e ? respons?vel pelo processo de subsid?ncia com impactos em v?rios atributos. Por outro lado, os Organossolos s?o importante reservat?rio natural de carbono no solo. Ainda assim s?o poucos os estudos sobre a din?mica de carbono e nitrog?nio e o potencial de contribui??o com gases de efeito estufa diante do manejo agr?cola. O estudo visa identificar altera??es nos atributos ed?ficos e na din?mica de carbono e nitrog?nio de Organossolos em ambiente de v?rzea no Estado do Rio de Janeiro, em fun??o de tipos de uso e manejo agr?cola. Foram selecionadas tr?s ?reas com manejos distintos. Duas ?reas localizam-se em Maca?, com pastagem e rota??o de culturas anuais, e a terceira em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, com mandioca (Manihot esculenta). Foram avaliados: atributos qu?micos e f?sicos, incluindo estabilidade de agregados e atributos espec?ficos de Organossolos; teores de mat?ria org?nica do solo (MOS) e o teor de C nas fra??es humina (C-HUM), ?cido h?mico (C-FAH) e ?cido f?lvico (C-FAF); estoques de C e N; e fluxos dos gases CO2 e N2O do solo para a atmosfera. Em geral, a ?rea com mandioca apresentou os maiores valores para o complexo sortivo em todas as profundidades; na primeira coleta o H variou de 32,1 a 33,2 cmolc kg-1, e o Ca entre 20,4 e 15,7 cmolc kg-1. Na segunda coleta destacam-se os valores de K e P (5,16 e 4,36 cmolc kg-1 e 4 mg kg-1, respectivamente) tamb?m maiores na ?rea com mandioca. A MOS mostrou maior teor na ?rea de pastagem para as duas coletas, com valores variando entre 306,3 a 249,0 g kg-1 (m?todo WB) e 297,8 a 278,5 g kg-1 (m?todo da mufla) na primeira coleta, e para a segunda coleta de 303,2 a 153,9 g kg-1 (WB) e 322,9 a 176,1 g kg-1 (mufla), o que indica que esse manejo ? menos agressivo ao solo. As propriedades f?sicas dos Organossolos podem indicar o seu grau de subsid?ncia. Assim, os valores altos de densidade da part?cula e densidade do solo (em torno de 1,9 e 0,8 Mg m-3) mais o volume total de poros, que variou de 54 a 60% sendo os menores nas duas coletas, e o res?duo m?nimo e material mineral com valores maiores (0,49 a 0,44 cm cm-1 e 85,1 a 80,7%, respectivamente) indicam para a ?rea de mandioca maior grau de subsid?ncia. No fracionamento qu?mico da MOS o C_HUM indicou que essa fra??o teve maior express?o em todos as ?reas. Na segunda coleta a ?rea de mandioca apresentou os menores valores de CHUM (79,05 a 76,27 g kg-1) seguidos de C_FAH (44,56 a 40,05 g kg-1) e C_FAF (20,37 a 14,36 g kg-1). Os estoques de carbono e nitrog?nio foram mais altos no solo sob pastagem, indicando melhor conserva??o da MOS, com valores entre 117,12 e 72,93 Mg kg-1 para C e 8,35 e 2,67 Mg kg-1 para N. Os valores de fluxo de C-CO2 estiveram dentro da faixa de varia??o proposta pelo IPCC, em que o maior valor de emiss?o correspondeu a 0,09 Mg CO2 ha-1 dia-1 na ?rea de pastagem. Os valores de N-N2O foram menores que a taxa de emiss?o proposta pelo IPCC, com o valor mais elevado em torno de 270 ?g N-N2O m-2 dia-1 e na ?rea com feij?o. Em geral, a pastagem se destacou como o manejo que causou menor altera??o nas propriedades dos Organossolos, dentre as formas de uso da terra avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ahern, J. M. "Radical hydroacylation of C-C and N-N double bonds in air." Thesis, University College London (University of London), 2011. http://discovery.ucl.ac.uk/1309819/.

Full text
Abstract:
The formation of C-C and C-N bonds in modern organic synthesis is a key target for methodological advancement. Current methods of C-C and C-N bond formation often involve the use of expensive catalysts, or sub-stoichiometric reagents, which can lead to the generation of undesirable waste products. This thesis describes a novel and environmentally benign set of reaction conditions for the formation of C-C and C-N bonds by hydroacylation and this is promoted by mixing two reagents, an aldehyde and an electron-deficient double bond, under freely available atmospheric oxygen at room temperature Chapter 1 will provide an introduction to the thesis and mainly discusses methods for C-C bond formation, in particular, radical chemistry and hydroacylation. Chapter 2 describes the hydroacylation of vinyl sulfonates and vinyl sulfones (C-C double bonds) with aliphatic and aromatic aldehydes with a discussion and evidence for the mechanism of the transformation. Chapter 3 details the synthesis of precursors for intramolecular cyclisations and studies into aerobic intramolecular cyclisations. Chapter 4 describes the hydroacylation of vinyl phosphonates (C-C double bonds) and diazocarboxylates (N-N double bonds) with aliphatic and aromatic aldehydes bearing functional groups. In addition, the hydroacylation of diazocarboxylates with chiral aldehydes will be discussed. In conclusion, a new, facile and clean set of reaction conditions for the formation of C-C and C-N bonds has been developed via aerobic C-H activation of aldehydes providing access to unsymmetrical ketones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Qian, Xin. "Cobalt-Catalyzed C-C and C-N Coupling reactions." Phd thesis, Ecole Polytechnique X, 2013. http://pastel.archives-ouvertes.fr/pastel-00943479.

Full text
Abstract:
Ce travail de these a permis le déveloippement de nouvelles reactions de couplage catalysées par des sels de cobalt(II) Le premier chapitre décrit l'allylation cobalta catalysée d'halogénures d'alkyles. La méthode est facile à mettre en œuvre, efficace avec une grande variété d'halogénures d'alkyes et des acétates ou carbonates d'allyle substitués. Les rendements vont de bons à excellents et la tolérance fonctionnelle élevée. Dans le cas d'acétates d'allyle substitués le produit linéaire est obtenu majoritairement ou exclusivement. Quelques expériences ont permis de mettre en lumière la formation d'espèce radicalaire lors du cycle catalytique. Les premiers essais pour étendre cette méthodologie aux couplages allyle-allyle et alkyle-alkyle sont également décrits. Le deuxième chapitre porte sur l'amination catalysée au cobalt d'organozinciques fonctionnalisés en utilisant des N-chloroamines. La procédure est simple et générale et demande des conditions plus douces que celles précédemment décrite, tout en tolérant un très large éventail de substrats, avec une bonne tolérance à de nombreux groupes fonctionnels. Les premiers essais pour étendre la méthodologie à la réaction entre un organozincique et une source électrophile de soufre en vue de former des liaisons C-S sont également exposés. Enfin le dernier chapitre décrit la réaction d'organozinciques engendrés par catalyse au cobalt avec une source " verte " de cyanure électrophile, N-cyano-N-phenyl-p-methyl-benzenesulfonamide (NCTS), pour conduire avec de bons rendements aux arylnitriles correspondants. Des sources analogues de CN+ ont également été testées.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simayi, Rena. "Synthesis and reaction chemistry of various N,N,C- and O,N,C- palladium pincer complexes." Thesis, University of Leicester, 2017. http://hdl.handle.net/2381/39392.

Full text
Abstract:
In this thesis, the synthesis, characterisation and complexation chemistry of a series of related NNC and ONC pyridine based pincer ligands, together with some reaction chemistry of the metal complexes is described. The pro-ligands and the metal complexes have been characterised by a combination of multinuclear NMR spectroscopic techniques, IR spectroscopy, mass spectrometry and, for selected examples, by single crystal X-ray crystallography; remarkable spectroscopic and structural data are discussed. In Chapter 2, the synthesis and characterization of thirteen NNC and ONC pyridine based pincer ligands is described, including nine novel pincer ligands and four pyridine based pincers which have been previously reported. In Chapter 3, the palladium/platinum chemistry of NNCaryl and ONCaryl pyridine based pincer ligands is explored. Variation on the donor atoms has allowed an investigation of donor property influences on C-H activation, by giving peri-activated palladium pincer complexes for the ketimine-, aldimine-, amine- and biyridine-armed ligands and generating ortho-activated ONC palladium pincer complexes in the case of the alcohol-armed pro-ligand. Use of different palladium salts also led to different regioselective C-H activations. With the ketimine-armed naphthyl ligand (HL1ket-nap) as the example, the interconversion chemistry between the ortho- and peri-C-H activated products is also explored. In Chapter 4, sp3 C-H activation of the Et-armed ligand HL4Et with both palladium acetate and palladium chlorides has been unsuccessful, giving the N,N-coordinated bidentate species. The reaction of palladium acetate with the iPr-armed pro-ligand HL4iPr has resulted in minor amounts of C-H activated vinyl species with the major product being the non-activated palladium diacetate complex. Noticeably, upon reaction with Na2PdCl4, a mixture of the non-activated bis-chloride palladium complex and the sp3 C-H activated NNC-tridentate palladium species has been obtained, in a ratio of 1:1.5. Moreover, the sp3 C-H activation and the isolation of a rare sp3 C-H activated palladium complex have been achieved by reacting the tBu-armed pro-ligand HL4tBu with palladium acetate. The reaction of this ligand with Na2PdCl4 also resulted in the successful C-H activation of the tBu-arm to give a palladium pincer complex with a yield of 95%. Other than the NMR and FABMS analyses, the solid state X-ray structure of the latter complex confirmed the formation of the material as a rare sp3 C-H activated palladium complex. The stoichiometric reactivity of the (NNC/ONC)PdCl species towards AgBF4/AgPF6, and the subsequent ligand exchange reactions are disclosed in Chapter 5, together with the application of twelve palladium complexes as a series of promising catalysts in the allylic arylation of various allylic acetates with sodium tetraphenylborate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Estoques C e N"

1

Souci, Robert D. San. N. C. Wyeth's pilgrims. San Francisco: Chronicle books, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

i, Hung Kha. Khu c tie u ai oa n: Truye n kich. [s.l.]: ♯o i Nay, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Va n Xua n Nhi Ho . Ho n em hanh phu c: Ta p truye n. Los Alamitos, Calif: Xua n Thu, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Anh, Phan. Con lo c ©ʻoi: Tuye n ta p truye n. Los Alamitos, Calif: Xua n Thu, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tran, Tieu. Ky u c cua con ve n. Glendale, Ca: Dai Nam, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

B-C-N nanotubes and related nanostructures. Dordrecht: Springer, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Binh Nguye n. Lo c. Ky tha c: Ta p truye n. Westminster, Calif: Va n Nghe, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Shubin, V. G. A N C: A view from Moscow. Bellville, South Africa: Mayibuye, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Johnson, Craig A. Methods for analysis of ¹⁵N/¹⁴N and ¹³C/¹²C in solid and aqueous cyanides: An interim report. [Denver, CO]: U.S. Geological Survey, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Françoise, Billarant, and Billarant Jean-Philippe, eds. Premières pages: D/m/c n°492, 2009. Paris]: Aux Éditions des Cendres, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Estoques C e N"

1

Lindsley, C. W., and M. E. Layton. "Fragment N—C—N—C—C—N." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-017-00676.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lindsley, C. W., and M. E. Layton. "Fragment N—N—C—N—C—C." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-017-00680.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lindsley, C. W., and M. E. Layton. "Fragment C—C—N—N—C—N." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-017-00683.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lindsley, C. W., and M. E. Layton. "Fragment N—C—C—N—N—C." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-017-00686.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

von Angerer, S. "Fragment N—C—N—C—N—C." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-017-00796.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Aggarwal, P., and M. W. P. Bebbington. "Fragments N—N, C—C, C—N." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2012. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-117-00227.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aggarwal, P., and M. W. P. Bebbington. "Fragment C—C—N—N—C—N." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2012. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-117-00242.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aggarwal, P., and M. W. P. Bebbington. "Fragment C—N—C—C—N—N." In Six-Membered Hetarenes with Two Unlike or More than Two Heteroatoms and Fully Unsaturated Larger-Ring Heterocycles, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2012. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-117-00244.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sato, N. "Fragment N—C—C—N—C—C." In Six-Membered Hetarenes with Two Identical Heteroatoms, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-016-00950.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sato, N. "Fragment C—N—C—C—N—C." In Six-Membered Hetarenes with Two Identical Heteroatoms, 1. Georg Thieme Verlag KG, 2004. http://dx.doi.org/10.1055/sos-sd-016-00953.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estoques C e N"

1

Davis, Philip, Stewart Novick, Stephen Kukolich, Adam Daly, Kexin Li, Ian Dorell, and Lu Kang. "THE ROTATIONAL SPECTRA OF CYANOACETYLENE DIMER, H-C-C-C-N ••• H-C-C-C-N." In 71st International Symposium on Molecular Spectroscopy. Urbana, Illinois: University of Illinois at Urbana-Champaign, 2016. http://dx.doi.org/10.15278/isms.2016.wa09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jenkins, Elizabeth E., and Marvin L. Marshak. "Large N[sub c]." In 10TH CONFERENCE ON THE INTERSECTIONS OF PARTICLE AND NUCLEAR PHYSICS. AIP, 2009. http://dx.doi.org/10.1063/1.3293846.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Polo-Ces, Paula, Pablo Frieiro-Gomis, Fátima Lucio-Martínez, Paula Munín, Pablo Romarís, M. Pereira, and J. Vila. "Palladacycles derivates of diimines ligands [N,C,C,N]." In The 21st International Electronic Conference on Synthetic Organic Chemistry. Basel, Switzerland: MDPI, 2017. http://dx.doi.org/10.3390/ecsoc-21-04760.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Georgier, Georgi Nikolov, and Mariana Nikolova Georgiera-Grosse. "Theorem for the relation between the L1(c, n) and L2(c,ρ, n) numbers." In 2014 XXXIth URSI General Assembly and Scientific Symposium (URSI GASS). IEEE, 2014. http://dx.doi.org/10.1109/ursigass.2014.6929203.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jakes, P. "Synthesis and EPR studies of N@C[sub 60] and N@C[sub 70] radical anions." In The 14th international winterschool on electronic properties of novel materials - molecular nanostructures. AIP, 2000. http://dx.doi.org/10.1063/1.1342493.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Plank, W. "Thermal stability of the heterofullerene (C[sub 59]N)X for X=C[sub 59]N,H." In ELECTRONIC PROPERTIES OF MOLECULAR NANOSTRUCTURES: XV International Winterschool/Euroconference. AIP, 2001. http://dx.doi.org/10.1063/1.1426811.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lingyun Li, Junqing Li, Shengxian Xie, and Huishan Yu. "The implications between C-SPR and CRn (n′, n) visited." In 2012 IEEE 14th International Conference on Communication Technology (ICCT). IEEE, 2012. http://dx.doi.org/10.1109/icct.2012.6511314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Weidinger, A., B. Pietzak, M. Waiblinger, K. Lips, B. Nuber, and A. Hirsch. "Study of N@C[sub 60] and P@C[sub 60]." In The 12th international winterschool on electronic properties of novel materials: progress in molecular nanostructures. AIP, 1998. http://dx.doi.org/10.1063/1.56478.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

WU, F. Y. "PROFESSOR C. N. YANG AND STATISTICAL MECHANICS." In Statistical Physics, High Energy, Condensed Matter and Mathematical Physics - The Conference in Honor of C. N. Yang'S 85th Birthday. WORLD SCIENTIFIC, 2008. http://dx.doi.org/10.1142/9789812794185_0028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hwang, W.-Y. Pauchy. "Large N[sub c] QCD sum rules." In The third international symposium on symmetries in subatomic physics. AIP, 2000. http://dx.doi.org/10.1063/1.1330916.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Estoques C e N"

1

Gland, J. L. Hydrogen induced C-C, C-N, and C-S bond activation on Pt and Ni surfaces. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), January 1992. http://dx.doi.org/10.2172/6915688.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gland, J. L. Hydrogen induced C-C, C-N, and C-S bond activation on Pt and Ni surfaces. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 1992. http://dx.doi.org/10.2172/10102894.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gland, J. L. Hydrogen Induced C-C, C-N, & C-S Bond Activation on Pt & Ni Surfaces. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 2004. http://dx.doi.org/10.2172/830711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gland, J. L. [Hydrogen induced C-C, C-N, and C-S bond activities on Pi and Ni surfaces]: Summary. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 1994. http://dx.doi.org/10.2172/10110807.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Friend, J. P. High-speed tapping for N/C machining centers. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), November 1991. http://dx.doi.org/10.2172/6114424.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ball, J. Timothy. Running Title: C and N Allocation in Pine. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 1996. http://dx.doi.org/10.2172/762784.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Joyner, Rex W. Diffractive Processes in 200-GeV/c $\pi^- N \to \pi^- \pi^- \pi^+ N$ Interactions. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), August 1987. http://dx.doi.org/10.2172/1433220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Karl, G., and H. J. Lipkin. Flavor symmetry in the large N{sub c} limit. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 1991. http://dx.doi.org/10.2172/10107252.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Karl, G., and H. J. Lipkin. Flavor symmetry in the large N sub c limit. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), January 1991. http://dx.doi.org/10.2172/6138160.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

McGuigan, M., and C. B. Thorn. Quark-antiquark Regge trajectories in large N{sub c}QCD. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 1992. http://dx.doi.org/10.2172/10155611.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography