Academic literature on the topic 'Estrutura de camadas (Solidos)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estrutura de camadas (Solidos).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estrutura de camadas (Solidos)"

1

Oliveira, C. V., J. C. Ker, M. N. Duarte, N. Curi, and L. E. F. Fontes. "Atributos micromorfológicos de solos do Projeto Jaíba, norte de Minas Gerais." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 1 (2000): 117–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000100014.

Full text
Abstract:
Amostras indeformadas de horizontes representativos de solos do Projeto Jaíba, norte de Minas Gerais, e camadas compactadas e não compactadas de solos sob uso intensivo foram coletadas e analisadas micromorfologicamente, com vistas em obter maiores informações relativas ao seu grau de evolução e avaliar as alterações causadas nos solos pelo uso agrícola. Foram estudados quatro solos derivados de calcário (P1, P2, P3 e P4) e um originado a partir de sedimentos detríticos (P5), além das camadas com e sem indícios de compactação. A micromorfologia revelou que os solos apresentam características bastante distintas e variáveis, dependendo da classe e do material de origem. O Cambissolo originado de calcário tem como característica marcante o fluxo vertical de sílica e argila, sem, no entanto, caracterizar horizonte B textural, além de maior desenvolvimento de estrutura em blocos. O Cambissolo originado de sedimentos detríticos apresenta fluxo lateral de argila, presença marcante de cutãs de difusão de ferro e estrutura menos desenvolvida tendendo a granular. O Podzólico Vermelho-Escuro apresentou estrutura em blocos e presença de cutãs de deposição, muitos destes incorporados pela matriz, o que pode indicar transição para Latossolo. Os Latossolos apresentam-se com estrutura granular, mas esta é muito menos desenvolvida que a observada para os Latossolos gibbsíticos já analisados no País, o que pode indicar um menor grau de evolução destes solos. A atividade da fauna parece ser o principal agente responsável pelo desenvolvimento da microestrutura do Podzólico e dos Latossolos. Quanto à compactação, a micromorfologia relevou diferenças na organização do plasma e na forma dos poros, quando se compararam camadas compactadas com não compactadas. De maneira geral, o plasma das camadas compactadas é mais denso e os poros se apresentam alterados em razão do esforço físico impingido aos solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pires, Luiz Fernando, and Osny Oliveira Santos Bacchi. "Mudanças na estrutura do solo avaliada com uso de tomografia computadorizada." Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, no. 4 (2010): 391–400. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010000400007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar, em escala milimétrica, a modificação da densidade e da porosidade de amostras deformadas de solo submetidas a ciclos de umedecimento e secamento (U-S), por meio da tomografia computadorizada de raios gama. Amostras com 98,1 cm³ foram preparadas procedendo ao peneiramento do solo em malha de 2 mm e acondicionamento de forma homogênea em tubos de PVC. As amostras de solo foram submetidas a um, dois e três ciclos de U-S. As amostras controle não foram submetidas a nenhum ciclo de U-S. Após a aplicação dos ciclos de U-S, a porosidade das amostras diminuiu e as camadas de solo se adensaram. Os dados de tomografia computadorizada permitiram análise contínua da densidade do solo e de sua porosidade, em camadas milimétricas (0,08 cm), o que não pode ser alcançado facilmente por métodos tradicionais usados em física do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca Camargos, Juliana Sofia, Adriana De Oliveira Semmer, and Sidney Nicodemos Da Silva. "CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO GRAFENO E DO ÓXIDO DE GRAFENO E AS PRINCIPAIS ROTAS PARA SÍNTESE." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 8 (2017): 1118–30. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1118-1130.

Full text
Abstract:
No presente artigo foi feita uma revisão bibliográfica a respeito das principais rotas de síntese do grafeno e os principais métodos de caracterização utilizados. O grafeno é um material bidimensional formado por átomos de carbono que se organizam em uma estrutura hexagonal. As rotas de síntese de grafeno podem ser divididas em dois tipos: bottom-up e top-down. A primeira parte de átomos simples de carbono para a formação da estrutura hexagonal e a segunda parte da grafita, material formado camadas de átomos de carbono ligados entre si formando hexágonos, e esfolia essas camadas afim de se obter apenas uma, que é o grafeno. As principais técnicas de caracterização utilizadas para a caracterização são Difração de raio X (DRX), Microscopia eletrônica de varredura (MEV), Microscopia eletrônica de transmissão (MET) e espectroscopia RAMAN, sendo que a última é a mais determinante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Taciano Oliveira da, Carlos Alexandre Braz de Carvalho, Dario Cardoso de Lima, Maria Lúcia Calijuri, and Carlos Cardoso Machado. "Influência do tráfego de veículos comerciais em rodovias vicinais não pavimentadas: estudo de caso aplicado à VCS 346, Viçosa, MG." Revista Árvore 35, no. 3 (2011): 539–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000300016.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a influência da variação da carga por eixo e da pressão de enchimento dos pneus sobre as deflexões superficiais recuperáveis previstas na estrutura de pavimento da estrada não pavimentada VCS 346, considerada representativa da malha vicinal do Município de Viçosa, MG. O programa de estudo considerou as seguintes análises: (i) contagem volumétrica do tráfego, inclusive de veículos comerciais do tipo 2C; (ii) deflexões recuperáveis previstas, em função dos dados disponíveis no estudo; (iii) estrutura do pavimento, com dados referentes ao material das camadas. Com as análises, observou-se que a aplicação de níveis mais críticos de carregamento interferiu significativamente na vida útil do pavimento e, dependendo da combinação da carga por eixo e da pressão de enchimento dos pneus, a vida útil da estrada pode sofrer redução da ordem de 89%. Investigaram-se ainda, neste trabalho, dois métodos para dimensionar a espessura do revestimento primário para rodovias não pavimentadas. Um desses métodos foi o empírico, qual seja, o método do DNIT para dimensionamento de pavimentos flexíveis; e o outro foi fundamentado em teoria elástica para sistemas de camadas. Para o dimensionamento de estradas não pavimentadas melhoradas com uma camada de revestimento primário (sistema de duas camadas), concluiu-se que o procedimento mais adequado foi o emprego da teoria elástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguiar, Shesterson, Sandra Maria Carmello-Guerreiro, and Luiza Sumiko Kinoshita. "Ontogenia e estrutura do pericarpo de Prestonia riedelii (Müll. Arg.) Markgr. (Apocynaceae)." Acta Botanica Brasilica 23, no. 3 (2009): 729–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062009000300012.

Full text
Abstract:
O trabalho teve por objetivos descrever a ontogenia e estrutura do pericarpo de P. riedelii, visando fornecer subsídios aos trabalhos taxonômicos, filogenéticos e ecológicos realizados para família. Flores e frutos em diferentes estádios de desenvolvimento foram fixados em FAA, incluídos em resina plástica, seccionados com 10 ìm e corados com azul de toluidina para análise estrutural. O fruto de P. riedelii é um folicarium, sendo formado por dois frutículos do tipo folículo. O epicarpo, originado da epiderme externa do ovário, é formado por uma camada de células epidérmicas de cutícula espessa e tricomas tectores multicelulares e unisseriados. O mesocarpo, originado a partir do desenvolvimento do tecido fundamental, é formado por várias camadas de células parenquimáticas, feixes vasculares, fibras não lignificadas e laticíferos. O endocarpo sensu lato é formado por duas camadas de esclerócitos de disposição cruzada, que se originam da epiderme interna do ovário e de uma camada de células do tecido fundamental. A deiscência de cada folículo é marginal e o processo de deiscência envolve um conjunto de características anatômicas, como células de parede delgada e sinuosa formando a linha de deiscência, fibras não lignificadas no mesocarpo e esclerócitos de disposição cruzada no endocarpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Stumpf, Lizete, Eloy Antonio Pauletto, Rafaela Costa de Castro, et al. "Estrutura de um solo construído cultivado com diferentes espécies de poáceas." Ciência Rural 44, no. 12 (2014): 2171–77. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131514.

Full text
Abstract:
Na mineração de carvão a céu aberto, a superfície é completamente suprimida de vegetação e as camadas de solo e rochas que recobrem os bancos de carvão são removidas, causando drásticas alterações no perfil do solo original. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes espécies de poáceas na recuperação da estrutura de um solo construído, como parte da estratégia de recuperação de áreas degradadas por mineração de carvão. Os tratamentos avaliados foram: T1 - Hemarthria altissima, T2 - Paspalum notatum, T3 - Cynodon dactilon, T4 - Urochloa brizantha. Como testemunha, utilizou-se o solo construído sem cobertura vegetal, denominada T5. Foram coletadas amostras de solo não preservadas e preservadas nas camadas de 0,00-0,10m e 0,10-0,20m, para as determinações da porcentagem de macroagregados e microagregados, diâmetro médio ponderado, carbono orgânico, densidade e macroporosidade do solo construído. Os resultados obtidos foram analisados aos 05, 41 e 78 meses após o estabelecimento do experimento. Aos 78 meses de condução do experimento, observa-se ação positiva das quatro espécies vegetais na recuperação da agregação do solo construído, com destaque para a Urochloa brizantha que proporcionou a menor densidade do solo e um dos maiores valores de macroporosidade. As poáceas proporcionaram uma melhoria na estruturação do solo construído, principalmente a partir dos 41 meses de condução do experimento, quando houve um incremento nos valores de DMP, principalmente na camada de 0,00-0,10m. Os teores de carbono orgânico foram incrementados ao longo do tempo, entretanto, isso não se refletiu em aumento do DMP aos 78 meses
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, Celso Dal Ré, and Felipe Garcia Domingues da Costa. "Estruturas atectônicas da Bacia do Paraná em Campinas (SP): deformação sin-sedimentar no Subgrupo Itararé." Terrae Didatica 2, no. 1 (2015): 34. http://dx.doi.org/10.20396/td.v2i1.8637464.

Full text
Abstract:
Entre 2000-2001, obras na Rodovia D. Pedro I expuseram dobras atectônicas no Subgrupo Itararé, Bacia do Paraná, no trevo da estrada que une Campinas a Moji-Mirim e Moji-Guaçu. Ocorrem dobras convolutas decimétricas, fechadas a isoclinais, controladas por siltitos laminados. As obras também expuseram, e depois destruíram, ondulações com comprimento de onda da ordem de 20 m. Sintetizam-se critérios distintivos desse tipo de estrutura e descrevem-se feições similares, entre SP e SC. A origem das deformações pode ser associada diretamente à ação do gelo ou ao deslizamento subaqüoso de camadas inconsolidadas. As ocorrências de Campinas parecem resultar de ambos os processos. Localmente, camadas não-confinadas em ambiente subaqüoso sofreram deformações penecontemporâneas à sedimentação, ao passo que as ondulações mais amplas e abertas devem-se à ação direta do gelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Stumpf, Lizete, Eloy Antonio Pauletto, Luiz Fernando Spinelli Pinto, et al. "Condição física e desenvolvimento radicular de gramíneas em solo construído após mineração de carvão." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (2016): 1078–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900007.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a condição física e a potencialidade de uso agrícola de um solo construído após mineração com carvão, além do desenvolvimento radicular de gramíneas tropicais nesse solo, tendo-se considerado diferentes períodos de revegetação. O solo foi construído no início de 2003, e o experimento instalado em novembro/dezembro de 2007. A condição física do solo construído foi avaliada nas parcelas ocupadas por gramíneas perenes, como Urochloa humidicola, Panicum maximum e U. brizantha. Em julho de 2012, foram coletadas amostras de solo com estrutura preservada e não preservada para a determinação dos atributos físico-químicos, nas camadas de 0,00-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,30 m. Monólitos de solo foram coletados para caracterização do sistema radicular das diferentes gramíneas. Após 58 meses de revegetação, a condição física do solo construído ainda é inadequada ao uso agrícola que envolva práticas mais intensivas de manejo de solo. Entre as camadas avaliadas, somente a de 0,00-0,10 m fornece condições para que o solo cumpra suas funções no ecossistema. Urochloa brizantha mostra-se mais promissora para a recuperação da estrutura do solo na camada de 0,00-0,10 m, e a densidade radicular foi o atributo mais sensível para a diferenciação do desenvolvimento potencial das diferentes espécies nesta camada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coltro, Leda, Sílvia T. Dantas, Maurício A. Jaime, and Débora S. Venâncio. "Avaliação do Efeito do Transporte no Desempenho de Embalagem Tipo Stand-up Pouch para Produtos Líquidos." Polímeros 12, no. 2 (2002): 69–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282002000200005.

Full text
Abstract:
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de estimar o efeito do transporte rodoviário no desempenho de embalagem do tipo stand-up pouch tendo folha de alumínio (8µm) na estrutura, para o acondicionamento de produtos líquidos. O stand-up pouch foi submetido ao ensaio de simulação de transporte seguindo os padrões adotados na norma ASTM D4728-95, durante 4 horas. A intensidade da vibração randômica e o tempo de ensaio representam uma distância percorrida de aproximadamente 2000km. Como ocorreu falha na estrutura de algumas unidades de embalagem devido a solicitação de vibração, foram feitas avaliações empregando-se microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura dos stand-up pouches antes e após a simulação de transporte a fim de elucidar a causa dos danos. As prováveis causas da falha observada na estrutura podem estar associadas aos seguintes fatores: a) características da laminação da estrutura (tipo de material, força de adesão das camadas, etc.); b) flexibilidade e características de elasticidade da folha de alumínio; c) efeito crítico da solicitação mecânica da embalagem pelo uso da mesma com um produto líquido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, A. R. S., M. R. F. Machado, V. S. Melo, L. L. Martins, L. M. Leal, and L. C. A. Sartori. "Avaliação macroscópica e microscópica de implante de Biomembrana em estômago de coelhos (Oryctolagus cuniculus)." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 1 (2014): 177–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352014000100025.

Full text
Abstract:
Neste estudo foi implantado um retalho de biomembrana de látex natural em substituição a um fragmento da parede de estômago de coelhos albinos, raça Nova Zelândia, adultos, machos não castrados (n=12), com o intuito de avaliar o processo de reparação tecidual no que se refere à biocompatibilidade, à capacidade de reparação tecidual e a possíveis complicações. Aos 15, 30 e 60 dias de pós-operatório, os animais foram sacrificados, mediante o emprego de tiopental sódico (200mg kg-1), para posterior avaliação macroscópica e análise histopatológica da interface do implante com o tecido nativo. Macroscopicamente, aos 15, 30 e 60 dias de pós-operatório observou-se presença de aderências na face serosa. Aos 60 dias de pós-operatório, em todos os animais avaliados, a biomembrana não foi encontrada. Sob microscopia de luz, aos 15 e 30 dias, verificaram-se descontinuidade das camadas muscular e mucosa, presença de infiltrado inflamatório polimorfonuclear. Foram visualizados vasos sanguíneos e fibras musculares. Aos 60 dias, as camadas mucosa, muscular estavam completamente reconstituídas. O implante foi biocompatível e forneceu arcabouço para orientação e desenvolvimento das camadas teciduais do estômago, mediante processos de reparação, restabelecendo a estrutura do órgão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estrutura de camadas (Solidos)"

1

Iikawa, Fernando 1960. "Estudo de hetero-estruturas de camadas tensionadas de InGaAs/GaAs." [s.n.], 1988. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278583.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Motisuke<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin<br>Made available in DSpace on 2018-07-17T18:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iikawa_Fernando_D.pdf: 1319228 bytes, checksum: 215b0e11823968ce02ada7ee77413e80 (MD5) Previous issue date: 1988<br>Resumo: Este trabalho apresenta um estudo detalhado de poços quânticos e super-redes de camadas tencionadas de InxGa1-xAs/GaAs. A deformação de cada camada das super-redes foi determinada por medida de espalhamento Raman a 300K. As energias dos estados confinados de elétron na banda de condução e dos buracos na banda de valência foram obtidas por medida de fotoluminescência e absorção a 2K. A partir destas medidas foi obtido o fator Qe da descontinuidade da banda de condução da junção In0,12Ga0,88As/GaAs, como sendo 0,5 < Qe < 0,6. Apresenta também um estudo do efeito de tratamento térmico em poços quânticos e super-redes de InxGa1-xAs/GaAs. As amostras foram recozidas em uma atmosfera de AsH3 + H2 com temperaturas variando entre 750 e 900 ºC. Os deslocamentos na posição de pico da banda de luminescência e de absorção foram interpretados, quantitativamente, em termos da mudança do perfil de potencial, devido ao efeito de interdifusão de In e Ga e da relaxação da tensão. Os valores obtidos para o coeficiente de interdifusão de In e Ga a 850ºC e a energia de ativação foram, respectivamente, de 3 x 10-17 cm2/seg e 2,07 eV<br>Abstract: We present a detailed study of InxGa1-xAs/GaAs strained-layer single quantum well and superlattices. The strain in each type of layer in the superlattices was determined from the Raman measurements. We determined the energy difference between the confined states of electrons in the conduction band and the strain-split heavy and light holes in the valence band from photoluminescence and transmission spectra. From this difference we obtain 0.5 < Qe < 0.6 for the band off-set at the In0.12Ga0.88As/GaAs hetero-junction. We also studied the effects of thermal annealing on the confined electronic states of InxGa1-xAs/GaAs strained-layer quantum well and superlattices. The samples were annealed under AsH3 + H2 atmosphere at different temperatures in the range 750 to 900 ºC. The shift to high energy of the photoluminescence and absorption peaks are quantitatively interpreted in terms of changes in the potential profile due to both, the In and Ga interdiffusion and strain release. We determined the interdiffusion coefficient at 860 ºC to be 3 x 10-17 cm2/seg, with an activation energy of 2.07 eV<br>Doutorado<br>Física<br>Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Ralpho Rinaldo dos. "Estudo de compostos de intercalação de Fe OCI : sintese, caracterização e propriedades." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/249009.

Full text
Abstract:
Orientador : Oswaldo Luiz Alves<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica<br>Made available in DSpace on 2018-07-18T18:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reis_RalphoRinaldodos_M.pdf: 4855056 bytes, checksum: 6257382f26ca3d1a3b5c544976f768c7 (MD5) Previous issue date: 1993<br>Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costella, Ângela Mari dos Santos 1971. "Estudo de compostos de intercalação da matriz 2- carboxietilfosfonato de estanho (IV) e substancias nitrogenadas." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/266521.

Full text
Abstract:
Orientadores : Wagner dos Santos Oliveira, Oswaldo Luiz Alves<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Quimica<br>Made available in DSpace on 2018-07-28T21:19:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Costella_AngelaMaridosSantos_M.pdf: 4010963 bytes, checksum: 67a5b361a11bc171bcf3cb30bc50285b (MD5) Previous issue date: 2001<br>Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Eliézer Fernando de. "Estrutura eletrônica de materiais orgânicos para aplicações em camadas ativas de células solares /." Bauru, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144995.

Full text
Abstract:
Orientador: Francisco Carlos Lavarda<br>Banca: Luiz Carlos da Silva Filho<br>Banca: Julio Ricardo Sambrano<br>Banca: Paula Homem de Mello<br>Banca: Mauricio Domingues Coutinho Neto<br>Resumo: Materiais orgânicos vêm sendo utilizados em diversos tipos de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, sendo um dos destaques seu uso em células solares. Atualmente, células solares que utilizam materiais orgânicos na camada ativa já atingem eficiências em torno de 12% na conversão da energia solar em elétrica. Apesar destes materiais apresentarem vantagens em relação ao custo do produto final e processamento comparado aos inorgânicos, a comunidade científica ainda se depara com problemas relacionados às propriedades intrínsecas, como por exemplo, baixa estabilidade à oxidação e energias de bandgap elevadas; deste modo, ainda é viável encontrar novos materiais orgânicos que superem tais problemas. Este trabalho teve como finalidade a busca de novos materiais orgânicos, mais especificamente polímeros conjugados, para aplicações em camada ativa de células solares utilizando métodos teóricos de modelagem de materiais em níveis de teoria semi-empírico e DFT. A primeira parte deste trabalho focou no estudo de novos copolímeros de comonômeros similares e novos homopolímeros derivados de P3HT. Aqui foi possível verificar que, através de substituições químicas realizadas no P3HT, pode-se encontrar novos polímeros com valores mais apropriados para as energias dos orbitais moleculares de fronteira e maiores mobilidades de carga, propriedades que estão intimamente relacionadas à eficiência e à estabilidade que a célula solar pode atingir. Um dos novos polímeros que apresentou potenci... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: Organic materials have been used in various types of electronic and optoelectronic devices, with prominent application in solar cells. Solar cells in which the active layers are composed of organic materials already reach efficiencies of around 12% in the conversion of solar energy into electricity. Although these materials have advantages in relation to the final cost and processing compared to the inorganics, the scientific community still face problems related to intrinsic properties, such as low oxidation stability and high bandgap energy; thus, it is desirable to find new organic materials that overcome these problems. This work aimed sy the search for new organic materials - specifically conjugated polymers - for applications in active layers of solar cells employing theoretical methods of material modeling of semi-empirical and DFT theory levels. The first part of this work focuses on the study of new cepolymers of similar comonomers and new P3HT derivatives. Here it was observed that, through chemical substitutions made in P3HT, one may find new polymers with appropriate values for the energies of the frontier molecular orbitals and increased charge mobility, properties that are closely related to the efficiency and stability that the solar cell can achieve. One of the novel polymers found which have potential for use in active layers was the fluorinated P3HT, later confirmed by experimental works. For copolymers of similar comonomers, it was found that the electronic and optical properties of these materials exhibit a linear dependence with the same properties and the monomers proportion of the homopolymers that were used as comonomers in the construction of the copolymer; most important is that through this linear relatioship one may design new copolymers of similar comonomers before a possible synthesis. The second part of this study evaluated the methodologies for modeling of organic... (Complete abstract electronic access below)<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Eliézer Fernando de [UNESP]. "Estrutura eletrônica de materiais orgânicos para aplicações em camadas ativas de células solares." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/144995.

Full text
Abstract:
Submitted by Eliézer Fernando de Oliveira null (eliezer@fc.unesp.br) on 2016-12-01T22:42:08Z No. of bitstreams: 1 tese-oliveiraef-final-2016.pdf: 4897359 bytes, checksum: e91f8fa951ca10c244974954f09cb53b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-12-05T13:21:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 oliveira_ef_dr_bauru.pdf: 4897359 bytes, checksum: e91f8fa951ca10c244974954f09cb53b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-12-05T13:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 oliveira_ef_dr_bauru.pdf: 4897359 bytes, checksum: e91f8fa951ca10c244974954f09cb53b (MD5) Previous issue date: 2016-11-28<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)<br>Materiais orgânicos vêm sendo utilizados em diversos tipos de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, sendo um dos destaques seu uso em células solares. Atualmente, células solares que utilizam materiais orgânicos na camada ativa já atingem eficiências em torno de 12% na conversão da energia solar em elétrica. Apesar destes materiais apresentarem vantagens em relação ao custo do produto final e processamento comparado aos inorgânicos, a comunidade científica ainda se depara com problemas relacionados às propriedades intrínsecas, como por exemplo, baixa estabilidade à oxidação e energias de bandgap elevadas; deste modo, ainda é viável encontrar novos materiais orgânicos que superem tais problemas. Este trabalho teve como finalidade a busca de novos materiais orgânicos, mais especificamente polímeros conjugados, para aplicações em camada ativa de células solares utilizando métodos teóricos de modelagem de materiais em níveis de teoria semi-empírico e DFT. A primeira parte deste trabalho focou no estudo de novos copolímeros de comonômeros similares e novos homopolímeros derivados de P3HT. Aqui foi possível verificar que, através de substituições químicas realizadas no P3HT, pode-se encontrar novos polímeros com valores mais apropriados para as energias dos orbitais moleculares de fronteira e maiores mobilidades de carga, propriedades que estão intimamente relacionadas à eficiência e à estabilidade que a célula solar pode atingir. Um dos novos polímeros que apresentou potencial para aplicação em camadas ativas de células solares foi o P3HT fluorado, que posteriormente foi confirmado através de trabalhos experimentais. Para os copolímeros de comonômeros similares, verificou-se que as propriedades eletrônicas e ópticas destes materiais apresentam uma dependência linear com as mesmas propriedades e a proporção de monômeros dos homopolímeros que foram utilizados como comonômeros na construção do copolímero; o destaque maior é que através desta relação linear pode-se projetar novos copolímeros de comonômeros similares antes de uma possível síntese. A segunda parte deste trabalho avaliou as metodologias de modelagem de materiais orgânicos baseadas na (TD)DFT que seriam viáveis para a correta descrição teórica das propriedades ópticas. Verificou-se que uma confiável previsão da energia de transição vertical pode ser obtida por meio do funcional M06HF, adicionando um fator de correção de -0,75 eV nas energias obtidas com ele. Em relação à absorção óptica do estado excitado, o funcional B3LYP não prevê corretamente as energias de transição entre os estados excitados, ao passo que resultados mais confiáveis podem ser obtidos com os funcionais BHLYP e CAM-B3LYP comparado aos dados experimentais disponíveis.<br>Organic materials have been used in various types of electronic and optoelectronic devices, with prominent application in solar cells. Solar cells in which the active layers are composed of organic materials already reach efficiencies of around 12% in the conversion of solar energy into electricity. Although these materials have advantages in relation to the final cost and processing compared to the inorganics, the scientific community still faces problems related to intrinsic properties, such as low oxidation stability and high bandgap energy; thus, it is desirable to find new organic materials that overcome these problems. This work aimed at the search for new organic materials – specifically conjugated polymers – for applications in active layers of solar cells employing theoretical methods of material modeling of semi-empirical and DFT theory levels. The first part of this work focuses on the study of new copolymers of similar comonomers and new P3HT derivatives. Here it was observed that, through chemical substitutions made in P3HT, one may find new polymers with appropriate values for the energies of the frontier molecular orbitals and increased charge mobility, properties that are closely related to the efficiency and stability that the solar cell can achieve. One of the novel polymers found which have potential for use in active layers was the fluorinated P3HT, later confirmed by experimental works. For copolymers of similar comonomers, it was found that the electronic and optical properties of these materials exhibit a linear dependence with the same properties and the monomers proportion of the homopolymers that were used as comonomers in the construction of the copolymer; most important is that through this linear relationship one may design new copolymers of similar comonomers before a possible synthesis. The second part of this study evaluated the methodologies for modeling of organic materials based on (TD)DFT that would be viable for a proper theoretical description of the optical properties. It was found that a reliable prediction of the vertical transition energy from the ground state of conjugated polymers can be obtained with the M06HF functional adding a correction factor of -0.75 eV in its obtained energies. Regarding the excited state optical absorption, the B3LYP functional do not correctly predicts the transition energy between the excited states, while more reliable results can be obtained with BHLYP and CAM-B3LYP functionals compared to the available experimental data.<br>FAPESP: 2012/21983-0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Albertin, Kátia Franklin. "Estudo de camadas dielétricas para aplicação em capacitores MOS." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3140/tde-08012008-144158/.

Full text
Abstract:
Foram estudados filmes de oxinitreto de silício obtidos por PECVD à 320°C, a partir da mistura gasosa de N2O+SiH4+He, com diferentes valores de pressão e potência de deposição com o objetivo de produzir boa qualidade de interface deste material com o Si e de obter uma baixa densidade de carga efetiva visando a aplicação desses filmes em dispositivos semicondutores MOS. Os resultados mostraram que com uma pressão de deposição de 0,160 mbar e potências menores que 125 W/cm2 é possível obter um valor de densidade de estados de interface (Dit) de 4x1010 eV-1.cm-2, campo elétrico de ruptura (Ebd) de 13 MV/cm, valores comparáveis ao SiO2 térmico e uma densidade de carga efetiva (Nss) de 4x1011 cm-2. Segundo resultados experimentais esse valor de Nss é o mínimo possível que se pode atingir com a limpeza química utilizada em nosso laboratório. Pode-se dizer que estes são resultados bastante interessantes considerando que se trata de um material obtido por PECVD à baixa temperatura, porém viável para aplicação em dispositivos MOS. Iniciando os estudos com dielétricos de maiores valores de constante dielétrica optamos por estudar filmes de TiOx (k=40-100), obtidos por sputtering reativo, a partir da mistura gasosa de Ar+O2 e utilizando alvo de Ti. Foram fabricados capacitores MOS com estes filmes e obteve-se valores de constante dielétrica que variaram de 40-160. Porém esses materiais ainda apresentavam valores apreciáveis de corrente de fuga que foram minimizadas em ordens de grandeza quando utilizados dielétricos de dupla camada com SiO2 ou SiOxNy (otimizado neste trabalho) na interface, além de se observar uma melhora significativa da qualidade de interface. Utilizando dupla camada dielétrica com filmes de SiOxNy e SiO2, ainda espessos (³ 1nm) para camada intermediária, obteve-se uma constante dielétrica efetiva em torno de 20. Vale ressaltar que os dois filmes SiOxNy e TiOx, conseqüentemente a dupla camada, foram fabricados a baixas temperaturas.<br>Silicon oxynitride films obtained by the PECVD technique from N2O+SiH4+He gaseous mixtures, at 320°C, with different deposition pressure and RF power were studied intending to improve the interface quality with Si, decreasing the effective charge density and the interface state density in order to utilize them in MOS semiconductor devices. The results showed that with a deposition pressure of 0.160 mbar and a RF power density lower than 125 W/cm2 it is possible to obtain interface state density (Dit) values of 4x1010 eV-1.cm-2, Electrical Breakdown (Ebd) of 13 MV/cm, comparable with the obtained for thermally grown SiO2 , and an effective charge density (Nss) of 4x1011 cm-2. According with experimental results this Nss value is the minimum attainable with our chemical cleaning process. In this way it can be said that these results are very promising, considering that these materials were obtained by PECVD at low temperatures, but still viable for MOS devices application. In order to initiate studies with high dielectrics constant material, TiOx films (k= 40-180), obtained by reactive sputtering through the Ar+O2 gaseous mixture utilizing a Ti target, were chosen. MOS capacitors with these films were fabricated and dielectric constant values varying from 40 to 160 were obtained. However, until now, these materials have presented appreciable leakage current values, which were, minimize by orders of magnitude with the addition of a thin SiO2 or SiOxNy (optimized in this work) layer at the interface were utilized. This thin layer also resulted in a significant improvement of the interface quality. Utilizing double dielectric layer with SiOxNy or SiO2, still thick (³ 1nm) as intermediate layer a dielectric constant value of 20 was obtained. Its important to mention that the SiOxNy and TiOx films, and consequently the double layer, were deposited at low temperatures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Eliézer Fernando de. "Estrutura eletrônica de derivados de Poli(3-Hexiltiofeno) para aplicações em camadas ativas de células solares orgânicas /." Bauru : [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/11449/99719.

Full text
Abstract:
Orientador: Francisco Carlos Lavarda<br>Banca: Julio Ricardo Sambrano<br>Banca: Fernando Sato<br>O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, PosMat, tem caráter institucional e integra as atividades de pesquisa em materiais de diversos campi da Unesp<br>Resumo: Hoje existe uma necessidade de novos polímeros com propriedades ajustadas para utilização em camadas ativas de céluas solares, uma vez que os materiais mais utilizados ainda não são eficientes, nem suficientemente estáveis, de modo que possam substituir os dispositivos de silício. O poli(3-hexiltiofeno) (P3HT), é um polímero amplamente utilizado em dispositivos fotovoltaicos, e muito importante em células solares. Tem sido relatado modificações na posição 4 das suas unidades monoméricas que levaram a novos polímeros com propriedades diferentes daquele sem modificações. O trabalho que será apresentado visou estudar as propriedades estruturais e ópticas do P3HT e possíveis alterações ocorridas devido às modificações realizadas na posição 4 de suas unidades monoméricas. Tal estudo utilizou ferramentas de cálculo de estrutura eletrônica de materiais, com os métodos PM6 e DFT. Concluímos que o P3HT em solução e no estado sólido não é plantar. Com o nosso modelo para o P3HT, através da conjunção dos métodos ZINDO-S/CIS, obtivemos um pico de absorção óptica teórico em clorofórmio de aproximadamente 385 nm, sendo este em boa concordância com o valor experimental. Em relação às substituições químicas, estudamos teoricamente 15 derivados de P3HT e os cálculos indicaram que é possível obter compostos com uma diminuiçao significativa do gap com estabilidade e solubilidade similares à do P3HT, principalmente com a ligação do átomos de oxigênio ou grupos orgânicos conjugados ao anel tiofênico<br>Abstract: Today there is a need new polymers with properties adjusted for use in active layers of solar cells since the most employed materials still are not efficient nor stable enough so that they can replace the silicon devides. The poly(3-hexylthioplene) (P3HT), is a polymer widely used in photovoltaic devices, and very important in solar cells. It has been reported modifications at position 4 of its monomeric units that led to new polymers with different properties than the pristine one. The work that will be presented aimed to study the structural and optical properties of P3HT and possible changes due to chemical substitutions made in position 4 of the monomer units. This study used tools calculating the electronic structure materials, with PM6 and DFT methods. We conclude that the P3HT, in solution and in the solid state, is not planar. With our model for the P3HT, through the combinations of the ZINDO-S/CIS methods, we obtained a theoretical optical absorption peak in chloroform of about 385 nm, in good agreement with the experimental value. In relation to the chemical substitutions, we studied 15 derivatives of P3HT and the calculations indicated that it is possible to obtain compunds with a significant decrease in the gap with stability and solubility similar to that of P3HT, especially with the binding of oxygen atoms or conjugated organic groups to the thiophenic ring<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Eliézer Fernando de [UNESP]. "Estrutura eletrônica de derivados de Poli(3-Hexiltiofeno) para aplicações em camadas ativas de células solares orgânicas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/99719.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-02-04Bitstream added on 2014-06-13T19:25:43Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_ef_me_bauru.pdf: 5543085 bytes, checksum: 90e82da3ce30b958035782b939b534c5 (MD5)<br>Hoje existe uma necessidade de novos polímeros com propriedades ajustadas para utilização em camadas ativas de céluas solares, uma vez que os materiais mais utilizados ainda não são eficientes, nem suficientemente estáveis, de modo que possam substituir os dispositivos de silício. O poli(3-hexiltiofeno) (P3HT), é um polímero amplamente utilizado em dispositivos fotovoltaicos, e muito importante em células solares. Tem sido relatado modificações na posição 4 das suas unidades monoméricas que levaram a novos polímeros com propriedades diferentes daquele sem modificações. O trabalho que será apresentado visou estudar as propriedades estruturais e ópticas do P3HT e possíveis alterações ocorridas devido às modificações realizadas na posição 4 de suas unidades monoméricas. Tal estudo utilizou ferramentas de cálculo de estrutura eletrônica de materiais, com os métodos PM6 e DFT. Concluímos que o P3HT em solução e no estado sólido não é plantar. Com o nosso modelo para o P3HT, através da conjunção dos métodos ZINDO-S/CIS, obtivemos um pico de absorção óptica teórico em clorofórmio de aproximadamente 385 nm, sendo este em boa concordância com o valor experimental. Em relação às substituições químicas, estudamos teoricamente 15 derivados de P3HT e os cálculos indicaram que é possível obter compostos com uma diminuiçao significativa do gap com estabilidade e solubilidade similares à do P3HT, principalmente com a ligação do átomos de oxigênio ou grupos orgânicos conjugados ao anel tiofênico<br>Today there is a need new polymers with properties adjusted for use in active layers of solar cells since the most employed materials still are not efficient nor stable enough so that they can replace the silicon devides. The poly(3-hexylthioplene) (P3HT), is a polymer widely used in photovoltaic devices, and very important in solar cells. It has been reported modifications at position 4 of its monomeric units that led to new polymers with different properties than the pristine one. The work that will be presented aimed to study the structural and optical properties of P3HT and possible changes due to chemical substitutions made in position 4 of the monomer units. This study used tools calculating the electronic structure materials, with PM6 and DFT methods. We conclude that the P3HT, in solution and in the solid state, is not planar. With our model for the P3HT, through the combinations of the ZINDO-S/CIS methods, we obtained a theoretical optical absorption peak in chloroform of about 385 nm, in good agreement with the experimental value. In relation to the chemical substitutions, we studied 15 derivatives of P3HT and the calculations indicated that it is possible to obtain compunds with a significant decrease in the gap with stability and solubility similar to that of P3HT, especially with the binding of oxygen atoms or conjugated organic groups to the thiophenic ring
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pavan, Leandro. "Análise modal e otimização numérica de sistemas acoplados vibroacústicos tridimensionais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/13787.

Full text
Abstract:
A excitação dos modos acoplados vibroacústicos de um sistema, essencialmente em baixas freqüências, amplifica-se devido à ressonância, modificando o campo acústico interno e gerando regiões vizinhas de alta e baixa pressão acústica. O desconforto decorrente deste fato pode ser diminuído ou eliminado, dependendo das possibilidades de se evitar o casamento das freqüências naturais acoplada, com as freqüências naturais dos sistemas de transmissão e das fontes excitadoras. O tratamento de problemas acoplados considerando a interação fluido - estrutura existente, a exemplo dos sistemas vibroacústicos, vem sendo com o passar dos anos, diante da maior disponibilidade de ferramentas analíticas, numéricas e experimentais, um desafio possível de solução e de alvo constante de pesquisa em diversos segmentos tecnológicos da indústria aeronáutica, automotiva, nuclear, civil, biomecânica, etc. O desenvolvimento da análise e otimização numérica em modelos vibroacústicos, tema desta pesquisa, sob condições de contorno definidas, é importante não só para compreensão do fenômeno físico, mas também para se adquirir sensibilidade quanto aos fatores que influenciam a resposta vibroacústica em diferentes sistemas, onde a interação fluido-estrutura deve ser considerada. Dentre os objetivos da pesquisa consideram-se, o desenvolvimento analítico de uma formulação simples para a análise modal de sistemas vibroacústicos tridimensionais, a implementação computacional dessa formulação para comparação com os resultados advindos de um programa comercial disponível, e a solução modal com aplicação da otimização em sistemas vibroacústicos. A metodologia da pesquisa utiliza um tratamento analítico para modelagem do domínio estrutural, do domínio fluido e do acoplamento fluido-estrutura, através de uma discretização por elementos finitos, contextualizando a análise modal por meio de uma formulação matricial assimétrica u-p, em deslocamento u da estrutura e da pressão p do fluido. Na seqüência, avalia-se a otimização numérica em sistemas vibroacústicos, explorando-se alguns tipos de funções objetivo, dentre elas, a otimização da massa estrutural ou de uma freqüência acoplada pré-definida, onde as variáveis de otimização estão relacionadas aos parâmetros dimensionais da estrutura, caracterizando um problema de otimização dimensional. Considerando os valores das freqüências naturais do sistema estrutural e do sistema fluido desacoplado em quatro sistemas vibroacústicos, assim como os valores das freqüências naturais e as formas modais dos modos acoplados, observa-se se as franjas de pressão no fluido seguem a forma da deformação da estrutura ou vice-versa, e com isso é possível verificar se é a estrutura ou o fluido que predomina no modo acoplado. Esses resultados possibilitam o controle modal do sistema vibroacústico.<br>The structure-acoustic coupled modes excitement of a system, essentially in low frequencies, are amplified due to the resonance, modifying the internal acoustic field and generating areas of high and low acoustic pressure near this field. The discomfort resulting of this fact can be decreased or eliminated, depending on the possibilities to avoid the union of the coupled natural frequencies with the natural frequencies of the transmission systems and the excitation sources. The coupled problems treatment considering the existing fluid-structure interaction, as an example of the structure-acoustic systems, has become throughout the years, before a larger readiness of analytical, numerical and experimental tools, a challenge of possible solution and constant target of research in several technological segments, such as the aeronautical, automotive, nuclear, civil, biomechanics industry, etc. The analysis development and numerical optimization in structure-acoustic models, subject of this research, under defined contour conditions, is important not only to understand the physical phenomenon, but also to acquire sensibility as for the factors that influence the structure-acoustic answer in different systems, where the fluid-structure interaction must be considered. The research has as objectives the analytic development of a simple formulation for the modal analysis of three-dimensional structure-acoustic systems, the computational implement of that formulation for the comparison with the results originated from an available commercial program, and the modal solution with the optimization application in structure-acoustic systems. The research methodology uses an analytical treatment for modeling the structural domain, the fluid domain and the fluid-structure coupled, through the discretization for finite elements, presenting the modal analysis through a up asymmetric matrix formulation, in displacement u of the structure and the pressure p of the fluid. In the sequence, the numerical optimization is evaluated in structure-acoustic systems, being some types of objective functions explored, such as the structural mass optimization or a pre-defined frequency coupled, where the optimization variables are related to the dimensional parameters of the structure, characterizing a problem of dimensional optimization. Considering the values of the structural system natural frequencies and the fluid system uncoupled in four structure-acoustic systems, as well as the values of the natural frequencies and the modal forms of the coupled modes, it is observed if the pressure patterns in the fluid follow the deformation form of the structure or vice-versa, and then it is possible to verify if it is the structure or the fluid that prevails in the coupled mode. These results make the modal control of the structureacoustic system possible.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Roldao, Juan Carlos. "Estrutura eletrônica de derivados de politieno[3,4-b]-tiofeno-co-benzoditiofeno para aplicação em camadas ativas de células solares orgânicas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/138182.

Full text
Abstract:
Submitted by Juan Carlos Roldão null (36780115860) on 2016-04-28T18:17:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Versão-Final-Juan_Carlos_Roldao.pdf: 3885340 bytes, checksum: 0d245c89d075ddeea3f1fc7154e9c5a9 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-05-02T13:34:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 roldao_jc_me_bauru.pdf: 3885340 bytes, checksum: 0d245c89d075ddeea3f1fc7154e9c5a9 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-05-02T13:34:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 roldao_jc_me_bauru.pdf: 3885340 bytes, checksum: 0d245c89d075ddeea3f1fc7154e9c5a9 (MD5) Previous issue date: 2016-03-03<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>Atualmente existe uma intensa busca por novos materiais com propriedades ajustadas para utilização em células solares orgânicas de modo a obter um aumento em sua eficiência de conversão para que possam substituir os dispositivos de silício. O politieno[3,4-b]-tiofeno-co-benzoditiofeno (PTB7) é um polímero recentemente proposto na literatura e com propriedades muito interessantes em células solares orgânicas, o que o coloca como uma possível alternativa ao amplamente utilizado poli(3-hexiltiofeno) (P3HT). Tem sido relatadas modificações em diferentes posições da unidade monomérica deste copolímero, tanto na estrutura benzoditiofeno (BDT), quanto na estrutura tienotiofeno (TT), que o compõe. Estas modificações levaram a novos polímeros com propriedades diferentes e por vezes mais interessantes que aquelas do PTB7 sem substituições. O trabalho que será apresentado visou estudar as propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas do PTB7 e possíveis alterações ocorridas devido às modificações químicas realizadas na estrutura do BDT de suas unidades monoméricas. Tal estudo utilizou ferramentas de otimização de estruturas como Mecânica Molecular, Dinâmica Molecular e o método semi-empírico Parametric Method 6 (PM6), assim como de cálculo de estrutura eletrônica de materiais, como a Teoria do Funcional da densidade (DFT) e de cálculos de propriedades ópticas como a Teoria do Funcional da Densidade Dependente do Tempo (TD-DFT). Concluímos que o PTB7 no estado sólido pode ser considerado planar. Com o nosso modelo para o PTB7, obtivemos uma diferença de energia ∆EHL entre o Último Orbital Molecular Ocupado HOMO (do inglês Highest Occupied Molecular Orbital) e o Primeiro Orbital Molecular Desocupado LUMO (do inglês Lowest Unoccupied Molecular Orbital) de aproximadamente 1,84 eV, sendo que este valor está em boa concordância com o valor experimental. Em relação às substituições químicas, estudamos teoricamente 8 derivados do PTB7 e os resultados mostraram que é possível obter compostos com uma diminuição significativa do ∆EHL e também que é possível obter compostos com valores de energia do HOMO e do LUMO mais interessantes que os do PTB7 quando na camada ativa for empregado como material doador o fenil-C61-butírico ácido metil ester (PCBM).<br>Currently there is an intensive search for new materials with tuned properties for use in organic solar cells to obtain an increase in its conversion efficiency and replace silicon devices. The polythieno[3,4-b]-thiophene-co-benzodithiophene (PTB7) is a polymer recently proposed in the literature and with very interesting properties in organic solar cells, which places it as a possible alternative to the widely used poli(3-hexilthiophene) (P3HT). It has been reported changes in different positions of the monomeric unit of this copolymer, both in benzodithiophene (BDT) structure, as in the thienothiophene (TT) structure that compose it. These modifications led to new polymers with different properties and sometimes more interesting than those of PTB7 without substitutions. The work to be presented aimed to study the structural, electronic and optical properties of PTB7 and possible changes due to chemical changes made in the BDT structure of its monomeric units. This study employed optimization tools like Molecular Mechanics, Molecular Dynamics and Parametric Method 6 (PM6), as well as calculations of the electronic structures with the Density Functional Theory (DFT) method, and optical properties such as the Time Dependent Density Functional Theory (TD-DFT) calculations. We conclude that the PTB7 chains in the solid state can be considered planar. With our model for PTB7, we obtained a difference ΔEHL between the Highest Occupied Molecular Orbital (HOMO) and the Lowest Unoccupied Molecular Orbital (LUMO) of approximately 1.84 eV, and this value is in good agreement with the experimental value. Regarding chemical substitutions, we studied theoretically 8 derivatives of PTB7 and the results showed that it is possible to obtain compounds with a significant decrease in ΔEHL and that it is possible to obtain compounds with HOMO and LUMO energy values more adjusted to the widely employed acceptor material phenylC61-butyric acid methyl ester (PCBM).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Estrutura de camadas (Solidos)"

1

Seitz, Frederick. The modern theory of solids. Dover Publications, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estrutura de camadas (Solidos)"

1

SOUTO, MARCELO PEREIRA, VINICIUS SAMUEL PEREIRA SILVA, FERNANDO PEREIRA LOPES, et al. "DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DE ROTOMOLDAGEM DE BAIXO CUSTO PARA PROCESSAR POLIETILENO RECICLADO." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00038.

Full text
Abstract:
O intuito deste trabalho foi desenvolver uma maquina de rotomoldagem de baixo custo de fabricacao para testes com processamento de polietileno reciclado a fim de diminuir a quantidade de residuos solidos descartados na natureza e incentivar a reciclagem. Para diminuir os custos de fabricacao da maquina foram utilizados materiais como correntes, perfis metalicos, engrenagem e chapas reaproveitados de maquinas em desuso e comprados a um menor preco em ferro-velho. O presente trabalho contempla os estudos para construcao da maquina como o projeto em ambiente CAD, selecao dos materiais, analise de resistencia da estrutura de sustentacao do molde, isolamento termico do forno e fabricacao do prototipo. Os ensaios feitos na estrutura mostraram que a capacidade de resistencia ficou bem acima do limite de escoamento do material utilizado e o isolamento aplicado no forno atende aos parametros estipulados no projeto. Dessa forma, com o desenvolvimento a baixo custo da maquina de rotomoldagem para processamento de polietileno reciclado, foi possivel realizar testes de processo de fabricacao ate chegar a produtos finais como vasos de plantas, lixeiras e baldes prontos para serem comercializados podendo assim, ter uma maior margem de lucro alem de contribuir para preservacao do meio ambiente. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Natalia Nakamura, Regina Coeli Ruschel, and Vanessa Gomes da Silva. "Esquema conceitual de Internet das Coisas para ACV na fase de uso de edificações." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.144.

Full text
Abstract:
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) investiga sistematicamente os impactos ambientais e encontra aplicações inclusive na indústria da construção. Tao et al. (2014) desenvolveram uma arquitetura de Internet of Things (IoT) e extração de materiais em BIM para o nível de produção de produto. Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com o método Design Science Research (DSR), e mantém seu foco na fase de sugestão do método. Propõe-se uma adaptação do arcabouço conceitual de Tao et al. (2014) para aplicação à etapa de uso do edifício. O esquema IoT + BIM para ACV de edificações permaneceu com as mesmas camadas da estrutura proposta por Tao et al. (2014), mas altera o seu conteúdo devido ao propósito e escopo da ACV: (i) as atividades da camada de percepção estão relacionadas ao uso da edificação; (ii) a camada de dados inclui o modelo BIM e os dados de monitoramento de uso do espaço; (iii) A camada de serviço é reordenada e incorpora algoritmos de IA; e (iv) A camada de aplicação inclui profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Uma arquitetura de IoT baseada em BIM com inteligência para ACV no estágio de uso de edifícios é muito promissora e inovadora ao permitir a coleta de dados ambientais em tempo real, e a sua transformação - de forma inteligente e dinâmica - em indicadores. Esta estrutura será subsequentemente avaliada em ambientes institucionais de laboratório durante uma fase de uso.&#x0D;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CARRARA, LUIZ FELIPE BONONI, and MAURILIO MESSIAS DE ARAUJO FILHO. "APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS NA OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS, EM AUTODESK INVENTOR." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2020-00060.

Full text
Abstract:
A pesquisa visa, com base no Metodo dos Elementos Finitos (M.E.F.), procedimento numerico para solucoes aproximadas de problemas de valores sobre o contorno de equacoes diferenciais, relacionar estruturas e suas propriedades com suas versoes aprimoradas para fim de comparacao e desenvolvimento tecnologico. O M.E.F., por subdividir o dominio de um problema em partes menores, cria certas vantagens para o ambito de analise, como por exemplo: a representacao precisa de geometrias complexas e a identificacao de efeitos localizados (duas caracteristicas fundamentais na area estrutural). O software Autodesk Inventor, utilizado no trabalho, atendeu perfeitamente as necessidades de manipulacao geometrica e de interpretacao numerica dos modelos estudados. Algumas das ferramentas utilizadas, alem das de modelagem em duas e tres dimensoes, exigiram certo dominio para serem executadas, visto que sao aplicadas em situacoes extremamente especificas. Foi possivel observar o comportamento de diversos solidos em diferentes ambientes, simulando, em certas ocasioes, a mesma estrutura geometrica mas com diferentes materiais aplicados e diferentes caracteristicas de carregamento externo de forcas e pressoes, possibilitando uma maior compreensao de determinados efeitos sobre geometrias de distintas naturezas. A otimizacao geometrica de estruturas em tres dimensoes apresenta um nivel de dificuldade mais elevado, assim como maior custo computacional e de tempo. Algumas ferramentas do software tornam mais acessivel, em termos de tempo e de custo computacional, a analise e conclusao de modelagens dessa natureza, pois possibilitam que o usuario decida o nivel de precisao dos calculos realizados pelo sistema, mas em forma de analise estrutural, ou seja, e cabivel decidir o nivel de custo-beneficio de um dado modelo a partir de sua aplicacao futura. Apos a realizacao de diversas simulacoes, analises e realizacao de novos modelos, ainda foi possivel comparar modelos semelhantes geometricamente em situacoes de fadiga do material, pensando em utilizar fatores de seguranca condizentes com o nivel tecnologico da aplicacao a ser realizada. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Oliveira Alves Takeuchi, Renan, Nicole Polityto Cremasco, and Jair Urbanetz Junior. "Aterramento Funcional em Sistemas Fotovoltaicos de Filme Fino." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1611.

Full text
Abstract:
Associado a expansão do setor fotovoltaico, estudos dos fatores de perdas apresentados em plantas em operação ganharam notoriedade na literatura pela busca do entendimento da causa e soluções dos danos. No universo de módulos fotovoltaicos de filme fino com estrutura de superstrato, fatores como a Degradação Induzida pelo Potencial (PID), corrosão eletroquímica da camada de Óxido Transparente Condutivo (TCO) e a delaminação das camadas são mais recorrentes na literatura e normalmente estão correlacionados através do potencial do gerador fotovoltaico e da corrente de fuga. Alguns procedimentos são adotados para evitar a ocorrência destes fatores de perda, garantindo o correto funcionamento do sistema. A isolação galvânica comumente é sugerida por fabricantes de módulos, porém essa medida isolada não é suficiente para solucionar integralmente esses fatores de perda. O aterramento funcional de sistemas fotovoltaicos de filme fino é indicado por fabricantes de módulos como recurso para impedir o surgimento do PID, através da polarização uniforme das células ao aterrar o pólo negativo do gerador fotovoltaico. Sendo assim, este estudo apresenta uma revisão da literatura referente aos fatores de perda que os módulos de filmes finos estão sujeitos, além dos procedimentos adotados para impedir o surgimento destes fatores de perda. Com isso, contribui como um guia rápido para os pesquisadores e estudantes no campo fotovoltaico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!