Academic literature on the topic 'Estrutura de contraventamento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estrutura de contraventamento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estrutura de contraventamento"

1

Medeiros, Wallison Angelim, and Guilherme Aris Parsekian. "Alvenaria participante em pórtico de concreto pré-moldado." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 3 (September 28, 2018): 191–202. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i3.8650860.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta estudo sobre alvenaria estrutural construída dentro de pórticos em concreto pré-moldado dimensionada como parte do sistema de contraventamento das edificações, definindo esse tipo de elemento como Alvenaria Participante. São identificados os principais detalhes construtivos das paredes de alvenaria participante que influenciam o comportamento do pórtico pré-moldado frente às ações horizontais. No Brasil, a contribuição dessas paredes não é considerada no dimensionamento da estrutura devido à falta de informações e à sua complexidade, o que leva a projetos mais conservadores. Neste estudo, identifica-se os principais detalhes construtivos das paredes de alvenaria participante que influenciam no contraventamento das edificações. Também, são consideradas as variáveis e mecanismos que algumas das principais normas internacionais utilizam na análise de alvenaria participante em pórticos para a estabilidade das estruturas. Além de, realizar a comparação entre esses mecanismos normatizados e o modelo realizado a partir do uso de ferramenta computacional utilizando o Método de Elementos Finitos (MEF). Mesmo existindo unanimidade quanto aos efeitos de enrijecimento no pórtico pela alvenaria participante, percebe-se que a formalização de sua consideração no contraventamento de edifícios de estruturas pré-moldadas requer um maior conhecimento do meio técnico. Este trabalho visa, portanto, contribuir para divulgar e analisar criticamente os detalhes construtivos e os métodos usuais para consideração da alvenaria participante no projeto de edifícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Azevedo, Marluce Araújo de, and José Wallace Barbosa do Nascimento. "ESTRUTURA DE MADEIRA PARA COBERTURA DE AVIÁRIOS NO ESTADO DA PARAÍBA." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 3, no. 3 (December 1999): 385–90. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n385-390.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho apresenta o cálculo estrutural de cobertura com treliça do tipo "Howe", utilizando-se as madeiras roxinho ( Peltogyne sp., Leguminosae ) e maçaranduba ( Manilkara sp., Sapotaceae ) disponíveis no mercado de Campina Grande, Paraíba, e visa a execução de projeto de estrutura para aviário, considerando-se as recomendações da norma técnica brasileira NBR 7190/1997 e duas situações de galpão: aviário com oitões em alvenaria e ventilação artificial e aviário com oitões abertos e túnel de vento no sentido longitudinal, ambas com 12 m de vão e 125 m de comprimento. Devido à globalização da economia, a escolha do projeto arquitetônico se deu em função do tipo de exploração, dos parâmetros de conforto térmico, manejo, custo e uso racional da madeira. Os resultados obtidos indicam que a estrutura formada por treliça composta de banzos com seções transversais simples de 7,5 x 12,5 cm, diagonais com seções transversais simples de 7,5 x 10,0 cm e montantes com seções transversais duplas de 3,5 x 12,5 cm, terças com seções transversais de 7,5 x 15 cm, contraventamento tendo seção transversal de 7,5 x 12,5 cm e espaçamento entre treliças de 2,72 m, apresenta o menor consumo de madeira por metro quadrado de área coberta e, conseqüentemente, o menor custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, João Vitor, and Cláudio Cruz Nunes. "Comparação de deslocamentos e tensões normais de um grupo de paredes de um edifício em alvenaria estrutural: método dos elementos finitos versus elementos de pórtico espacial." E&S Engineering and Science 8, no. 3 (November 29, 2019): 21–36. http://dx.doi.org/10.18607/es201988588.

Full text
Abstract:
A alvenaria estrutural tem como vantagens a economia de fôrmas, a redução significativa de revestimentos, a redução nos desperdícios de material e mão-de-obra, a redução do número de especialidades e a flexibilidade na execução da obra. O painel de contraventamento é o elemento resistente aos esforços de flexão, sendo definido pela área do grupo estrutural na direção do plano de atuação do momento fletor e abas perpendiculares, sem avaliar se estão na direção dos eixos principais de inércia. Foram comparados os modelos espaciais de Grupos Isolados de Paredes, em que os grupos de paredes são tomados independentes entre si, o de Grupos de Paredes com Interação, em que os lintéis que ligam as paredes são modelados como vigas, e a modelagem em elementos finitos (MEF) de casca. Utilizou-se da dependência generalizada entre deslocamentos para simular o comportamento de diafragma rígido da laje e excentricidades dos lintéis. Após a obtenção dos resultados, observou-se que o deslocamento da estrutura no modelo de MEF e no de Grupos Isolados na direção X diferiu de 10,85%, e na direção Z, 7,94%. Isso se deve a modelagem em elementos finitos apenas do grupo G1, semelhante ao que ocorre no modelo de Grupos Isolados. Quanto às tensões, como as diferenças chegaram a 17,28%, entre os modelos de MEF e Grupos Isolados, recomenda-se calcular um grupo com geometria complexa, como abordado neste trabalho, pelo método dos elementos finitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bruna, Paulo Julio Valentino, and Sonia Maria Milani Gouveia. "Requalificação do Edifício Riachuelo no Centro Histórico de São Paulo." Revista CPC, no. 22 (April 20, 2017): 193. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p193-216.

Full text
Abstract:
O Edifício Riachuelo foi projetado e construído entre 1942 e 1945 pelos engenheiros Lindenberg & Assumpção, com 17 pavimentos. O primeiro proprietário foi a Associação de Empregados do Comércio de São Paulo, que ocupava apenas alguns andares com atividades sociais. Os demais foram vendidos. O espaço ocupado pela Associação, após 1978, foi utilizado por uma escola de contabilidade e, quando esta saiu, o edifício foi ficando pouco a pouco vazio. Em 1994, foi invadido por moradores de rua. A expulsão dos invasores pelos policiais acarretou uma profunda depredação do imóvel, com destruição de portas, janelas, sanitários, elevadores e prumadas de águas pluviais. A Prefeita Marta Suplicy, durante seu governo (2000/2004), iniciou o programa Morar no Centro, que visava a ocupação do centro histórico, não apenas por setores da administração municipal, mas também por moradores em um sistema de “locação social”. Em 2004, o escritório Paulo Bruna Arquitetos foi contratado pela Cohab-SP para reabilitar o edifício. A área do terreno é de 516m2 e a área total construída é de 7.870,54m2. A recuperação procurou respeitar a lógica construtiva original. Entre os salões de escritórios havia paredes de alvenarias de tijolos maciços que foram mantidas porque são integradas no contraventamento da estrutura. Assim, basicamente cada escritório transformou-se em um apartamento. Foi possível acomodar 120 unidades, variando de 28m2 a 48m2 de área útil. Muitos têm balcões e portas-janelas privativas, que foram mantidos, pois a fachada foi classificada como bem de valor histórico. Os apartamentos acabaram sendo vendidos e os moradores valorizam e conservaram o condomínio de maneira exemplar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Molina, Julio Cesar, Carlito Calil Neto, Anderson Diego da Fé, Ulysses Martins Freitas, Pablo Henrique de Morais, and Gabriela da Silva Matos. "Gridshell em madeira: aspectos teóricos e construtivos." Ambiente Construído 20, no. 1 (March 2020): 277–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000100374.

Full text
Abstract:
Resumo As gridshells são estruturas leves, que permitem a obtenção de grandes vãos livres, além de uma ampla variedade de formas arquitetônicas. No entanto, no Brasil, não existem registros da construção desse tipo de estrutura (em caráter permanente) nem muitas informações bibliográficas sobre o seu comportamento estrutural. Neste manuscrito, são apresentados os principais aspectos teóricos, como também os detalhes de projeto e de construção de uma gridshell, construída em madeira, em escala real. Os custos de construção também foram relacionados neste caso. Na confecção da estrutura utilizou-se uma configuração de malha quadrangular plana, formada por ripas duplas de madeira de Lyptus (Classe D40), unidas ortogonalmente entre si por parafusos com diâmetro de 6,35 mm. A malha plana (com dimensões totais de 9 m x 9 m) foi deformada até a obtenção da forma curva desejada e, posteriormente, travada por contraventamentos diagonais. A bagagem de conhecimento adquirida como resultado dessa aplicação prática levou a um aperfeiçoamento significativo da ideia de projeto inicial, relacionada ao controle da forma da estrutura durante as fases de montagem e à otimização das estratégias executivas. As recomendações de construção aqui apresentadas enriquecerão a literatura nacional sobre o assunto tendo-se em vista a carência de textos dessa natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Elcio Cassimiro, and Paula Mayer Dos Santos Souza. "Dimensionamento Otimizado De Pilares-Parede." Revista Sul-americana de Engenharia Estrutural 17, no. 1 (October 13, 2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.5335/rsaee.v17i1.9087.

Full text
Abstract:
A estabilidade global de uma edificação alta é usualmente garantida por estruturas de contraventamento, tais como pilares-parede retangulares ou em “U”. Dessa forma, este artigo objetiva realizar o dimensionamento otimizado de pilares-parede a partir das solicitações existentes e em acordo com as prescrições normativas. Será utilizado um programa computacional desenvolvido na plataforma Matlab para obtenção da solução otimizada, a qual é calculada por meio do Método dos Pontos Interiores. Serão analisados dois exemplos, um referente à seção retangular e outro à seção em “U”. O dimensionamento de ambos envolverá dois métodos, o tradicional e o da decomposição em faixas, de modo a comparar as áreas de aço otimizadas. Em seguida, pretende-se otimizar a resistência característica do concreto à compressão ( ) de cada uma das seções a fim de verificar a economia resultante dessa otimização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Elcio Cassimiro, and João Fernando Martins Paixão. "ANÁLISE DE ESTABILIDADE GLOBAL EM EDIFÍCIOS ALTOS." REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 13, no. 1 (August 31, 2016). http://dx.doi.org/10.5216/reec.v13i1.39552.

Full text
Abstract:
RESUMO: O projeto de edifícios esbeltos em concreto armado normalmente tem como principal desafio a busca por uma solução estrutural que viabilize sua estabilização horizontal, sem comprometer a segurança, nem os aspectos arquitetônicos ou a economia. Para formar o sistema de contraventamento desses edifícios, normalmente têm-se disponíveis a associação de vigas e pilares formando pórticos, ou a adoção de núcleos rígidos quando a estrutura de tais edifícios exige grande rigidez frente a ações horizontais. Neste trabalho é apresentado o estudo da estabilidade de uma edificação em concreto armado composta por laje nervurada, com ordem de esbeltez de um para quatro para três tipologias de sistemas de contraventamento: pórticos, núcleos rígidos em formato (“U” e pilar-parede). Em cada sistema, foram considerados dois diferentes tipos de ligações (rígidas e semi-rígidas) para avaliar não só a participação das vigas no contraventamento da estrutura como também, a influência de tais modelos e critérios nos deslocamentos laterais e na estabilidade global da edificação, a partir do parâmetro de instabilidade z previsto na norma brasileira NBR 6118 (ABNT, 2014). Para as modelagens foi utilizado o programa comercial Altoqi Eberick V9, que considera as premissas e as prescrições de dimensionamento de estruturas de concreto previstas nas normas brasileiras. Os valores encontrados pelo Software foram analisados e reforçam a importância da utilização de Pilar -Parede ou núcleos rígidos em formato “U” para edifícios altos em concreto armado. ABSTRACT: The Project of slender buildings in reinforced concret, normally has as main challenge the search for a lasting solution that allow its horizontal stabilization, without compromising the safety, neither the architectural aspects or the economy. To form the bracing system of these buildings, normally has been available the association of beams and pillars forming the frameworks, or the adoption of rigid cores when the structure of these buildings requires great rigidity against horizontal actions. In this research aimed to study the overall stability of a building in reinforced concrete consisting of waffle slab, with slenderness approximately one to four, for three types of bracing systems, frameworks and rigid core into two types of format ("U" and pillars in which the lengths are signifi cantly larger than their widths). In each system were considered two different types of connections ( rigid and semi-rigid ) to evaluate not only the participation of the beams in the bracing structure, even as the influence of such models and criteria in the lateral displacement and the overall stability of the building, using instability parameter z fixed on Brazilian standard NBR 6118 (ABNT, 2014). For the modeling, was used the commercial software Altoqi Eberick V9, which considers the assumptions and the sizing requirements of concrete structures described in Brazilian standards. The values that were found by the software, they were analysed, and reinforce the importance of using pillars in which the lengths are signifi cantly larger than their widths or rigid core "U" for tall buildings in reinforced concrete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Filipe Luigi Dantas Lima, Júlia Cruz da Silva, Rita Dione Araújo Cunha, Alexandre de Macêdo Wahrhaftig, and Sandro Fábio César. "Resistência ao cisalhamento de ligações de madeira para produção de painel do sistema wood frame com eucalipto jovem." Matéria (Rio de Janeiro) 25, no. 4 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620200004.1208.

Full text
Abstract:
RESUMO Em estruturas de wood frame, as ligações entre montantes e banzos tem como finalidade garantir a rigidez e o contraventamento necessários para essas construções, que são naturalmente flexíveis, quando submetidas aos esforços horizontais tais como vento e sismos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência ao cisalhamento de ligações de madeira para produção de painel de wood frame produzidos com madeira de eucalipto jovem (menos que 15 anos de idade), tendo em vista que o plantio de espécies desse gênero é mais abundante no país. Os tipos de ligações escolhidas para este estudo foram do tipo chapa de dente estampado, parafuso autoatarraxante e encaixe de madeira. Para cumprir esse objetivo, foram utilizados corpos de prova de madeira de Eucalyptus pellita com idade variando entre 7 e 10 anos (classe C20). Foram utilizados os procedimentos experimentais previstos no projeto de revisão de norma da ABNT PN 02:126.10-001-4 (ABNT, 2017). Os resultados indicaram que a ligação do tipo encaixe é a mais apropriada para a ligação entre banzos e montantes de painéis de wood frame produzidos com madeira de eucalipto jovem, por ter melhor resistência e maior rigidez ao cisalhamento quando comparada com as ligações com parafuso autoatarraxante à 90° e chapa de dente estampado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Estrutura de contraventamento"

1

Franca, Marcelo Pessoa de Aquino. "Estudo da eficiência dos contraventamentos treliçados em edifícios com estrutura de aço." Universidade Federal de Pernambuco, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5810.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:41:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6651_1.pdf: 3758426 bytes, checksum: 912fa7d1da38c4d0e651d9035165d5a8 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2003
Contraventamento treliçado é um dos sistemas de resistência a cargas laterais mais utilizado em edifícios de andares múltiplos estruturados em aço. Diversas são as possibilidades de uso deste tipo de contraventamento, podendo ser empregado satisfatoriamente tanto em edifícios de pequena quanto de elevada altura, como nos altos arranha-céus com estruturas tubulares treliçadas. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo das diversas possibilidades de utilização deste sistema de resistência a cargas laterais. Diversos aspectos foram analisados. Entre outros, podemos citar a esbeltez do contraventamento, o tipo de treliçamento, a contribuição da rigidez axial dos elementos da treliça nos deslocamentos da estrutura, a posição do contraventamento em relação ao centro de rotação da edificação, a variação do contraventamento ao longo da altura da edificação, a associação entre contraventamentos, o posicionamento dos contraventamentos ao longo da altura e o tamanho dos módulos do treliçamento. Foi realizada uma análise numérica utilizando o método dos elementos finitos, sendo os elementos estruturais pré-dimensionados de acordo com as prescrições da NBR-8800. Para as vigas e as lajes foi adotado o sistema misto, não escorado, onde as propriedades geométricas da seção mista foram obtidas por homogeneização teórica da seção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Ana Claudia de Oliveira. "Estudo da influência da modelagem estrutural do núcleo nos painéis de contraventamento de edifícios altos." Universidade de São Paulo, 2000. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-22112017-104958/.

Full text
Abstract:
O núcleo resistente, considerado um dos principais elementos componentes dos sistemas estruturais de edifícios de andares múltiplos, quando associado ao sistema de contraventamento, consegue conferir à estrutura um razoável acréscimo de rigidez. O núcleo é ainda o único elemento estrutural capaz de resistir isoladamente a todos os esforços atuantes na estrutura de um edifício, contribuindo na determinação mais precisa dos seus deslocamentos. Baseado nestes fatores, acredita-se que as diferentes modelagens, adotadas para o núcleo, proporcionarão diferentes resultados para a mesma estrutura de contraventamento. Este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência que estas modelagens exercem na estrutura de contraventamento. Inicialmente, são apresentadas algumas das modelagens mais utilizadas para o núcleo. Com estas modelagens foram processadas algumas estruturas, e os diversos resultados obtidos utilizados no processo comparativo. Para o processamento foram consideradas análises em teoria de primeira e segunda ordem e, para as fundações, vinculação rígida. Não serão consideradas as deformações por esforço cortante nos elementos.
Resistant cores, are considered one of the principal elements of the structural systems of multistory buildings. When associated to the bracing structure, it gives to the structure a reasonable stiffness increment. The core is still the only structural element capable to resist separately all the efforts in the structure of a building, contributing to a more accurate determination of its displacements. Based on these factors, it is believed that different modeling adopted for the cores will provide different results for the same bracing structure. The main aim of this work is to analyze the influence that these modeling exerts on the bracing structure. First, some of the most used core modeling were presented. Then some structures were processed, using these modeling. The several obtained results were compared. For all the analysis it was considered the first and second order theory and rigid connections for the foundations. Shear deformation were not considered in the elements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Sara Brandão e. "Otimização de topologia aplicada ao projeto conceitual de edifícios usando o método da estrutura base." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6407.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2016-10-17T18:47:03Z No. of bitstreams: 3 Dissertação - Sara Brandão e Silva - 2016 - Parte 01.pdf: 12396227 bytes, checksum: 53cc99a947a01ed352cf6cbd21751a01 (MD5) Dissertação - Sara Brandão e Silva - 2016 - Parte 02.pdf: 10222149 bytes, checksum: 976fb375235891b3c9f19b810c83b325 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2016-10-18T16:18:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação - Sara Brandão e Silva - 2016 - Parte 01.pdf: 12396227 bytes, checksum: 53cc99a947a01ed352cf6cbd21751a01 (MD5) Dissertação - Sara Brandão e Silva - 2016 - Parte 02.pdf: 10222149 bytes, checksum: 976fb375235891b3c9f19b810c83b325 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-18T16:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação - Sara Brandão e Silva - 2016 - Parte 01.pdf: 12396227 bytes, checksum: 53cc99a947a01ed352cf6cbd21751a01 (MD5) Dissertação - Sara Brandão e Silva - 2016 - Parte 02.pdf: 10222149 bytes, checksum: 976fb375235891b3c9f19b810c83b325 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-01-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Topology optimization provides design solutions to several engineering applications and density methods are the most popular approach in this field. However, when it comes to building design, the dimension of the extended domain related to the high of the building provides material concentration at the basis of the building. On the other side, the ground structure method provides desirable grid solutions using a highly connected truss in an approach close to size optimization techniques. This work presents a prospective study about the application of ground structure method to obtain bracing systems for buildings comparing with the known solutions obtained by density methods. Desirable manufacturing constraints such as patterns repetition and symmetry are considered. Multiple loading functions are Simulations are developed in two-dimensional building configurations to validate the method and show the structural comportment. Three dimensional examples are developed to show possibility of interesting solutions obtained with the ground structure method.
A otimização de topologia fornece soluções para muitas aplicações da engenharia e os métodos baseados na densidade são as abordagens mais populares neste campo. No entanto, quando se trata da concepção de edifícios a dimensão do domínio estendido em relação à altura dos edifícios propicia a concentração de matéria na base do edifício. Por outro lado, o método da ground structure fornece soluções desejáveis usando uma treliça altamente conectada em uma abordagem próxima as técnicas de otimização de dimensões. Este trabalho apresenta um estudo sobrea a aplicação do método da ground structure para obtenção do projeto conceitual dos sistemas de contraventamento dos edifícios comparando com o conhecido método baseado na densidade. Para isso leva-se em consideração características de manufatura como simetria e repetição de padrão, além das considerações de múltiplos carregamentos. Simulações em 2D são apresentadas para validação do método e observação do comportamento estrutural. Exemplos em 3D com arquiteturas mais ousadas são desenvolvidos para mostrar as possiblidades arquitetônicas que as soluções obtidas pela ground structure propicia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Liserre, Luiz. "Sistema computacional com geração de dados e visualização de resultados para estrutura de edifícios." Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-03062016-095636/.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata do desenvolvimento de um sistema computacional, para a geração de dados e apresentação de resultados, específico para as estruturas de edifícios. As rotinas desenvolvidas devem trabalhar em conjunto com um sistema computacional para análise de estruturas com base no Método dos Elementos Finitos, contemplando tanto as estruturas de pavimentos; com a utilização de elementos de barra, placa/casca e molas; como as estruturas de contraventamento; com a utilização de elementos de barra tridimensional e recursos especiais como nó mestre e trechos rígidos. A linguagem computacional adotada para a elaboração das rotinas mencionadas é o Object Pascal do DELPHI, um ambiente de programação visual estruturado na programação orientada a objetos do Object Pascal. Essa escolha tem como objetivo, conseguir um sistema computacional onde alterações e adições de funções possam ser realizadas com facilidade, sem que todo o conjunto de programas precise ser analisado e modificado. Por fim, o programa deve servir como um verdadeiro ambiente para análise de estruturas de edifícios, controlando através de uma interface amigável com o usuário uma série de outros programas já desenvolvidos em FORTRAN, como por exemplo o dimensionamento de vigas, pilares, etc.
This work deals with a pre and pos data processing computational system specific for building structures. This computational system has been developed to work together with a finite element program for structural analysis, and it must include elements for flood structures analysis, as bars, plates, membranes and springs; and elements for bracing structures, as 3D-bar and rigid elements. Borland\'s Delphi, a rapid application development environment based on Object Pascal, has been used in this work. The reason for this choice is to provide an easy way to future modifications and additions in the source code. Finally, the developed system should make possible the integration, through user friendly interfaces, with other programs already developed in Fortran, for instance, for designing beams, columns, and others structural elements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Denise Itajahy Sasaki. "Análise não-linear física simplificada de estruturas de contraventamento de edifícios de alvenaria estrutural." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-28072010-095239/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho são discutidos os aspectos referentes à análise não-linear física de painéis de contraventamento em alvenaria estrutural. O objetivo foi a obtenção de coeficientes a serem aplicados ao produto de rigidez à flexão (EI) para a consideração da não-linearidade física de forma simplificada. As estruturas foram analisadas de forma paramétrica através de um modelo de elementos finitos lineares (pórtico plano), com a utilização de duas diferentes taxas de armaduras para uma combinação de ação horizontal e vertical aplicada. A ação horizontal limitou o deslocamento do topo do painel em H/3500, nas análises lineares. A ação vertical simulou a reação de uma laje com peso próprio e sobrecargas de utilização. A alvenaria foi considerada como um meio contínuo e homogêneo (macro-modelos). Foi apresentada uma metodologia para a obtenção do coeficiente de rigidez à flexão para ser aplicado nas análises lineares e simular o efeito da não-linearidade física. Os valores do coeficiente de redução do produto de rigidez à flexão apresentaram-se muito baixos, com uma variação de 0,1 a 0,4, sugerindo a verificação do modelo matemático bem como do programa utilizado nas análises.
This study deals with aspects related to the nonlinear analysis of physical shear walls in masonry. The objective was to obtain coefficients to be applied to the product of bendind stiffness (EI) for considering physically nonlinear behavior in a simplified analysis. The structures were analyzed usig a parametric finit element model using linear elements (plane frame), with two different reinforcement ratios for one combination of horizontal and vertical actions. The horizontal action limited de top displacement of the shear wall in H/3500. The vertical loads simulated the reaction of a slab with self-weight and burdens of use. The masonry was considered as a means continuous and homogeneous (Macro-models). Was presented a methodology for obtaining the coefficient of bending stiffness to be applied in linear analysis and simulate the effect of non-linearity. The coefficient of reduction product of bending stiffness were very low, with a variation of 0.1 to 0.4, suggesting the verification of mathematical model and the program used in the analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Molina, Julio Cesar [UNESP]. "Análise de edificações de aço considerando a ação diafragma." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/91487.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-02-12Bitstream added on 2014-06-13T19:53:03Z : No. of bitstreams: 1 molina_jc_me_ilha.pdf: 1032005 bytes, checksum: ca5a19c94abacf21752f94991dff250b (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Fundação de Ensino Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (FEPISA)
Este trabalho de pesquisa tem a finalidade de analisar o comportamento de edificações de aço. Essas edificações são constituídas de pórticos, espaçados igualmente no sentido longitudinal, considerando o conjunto telha - terça na sua contenção transversal e principalmente longitudinal. As telhas são fixadas nas terças e este conjunto é fixado ao pórtico, de maneira a garantir a sua funcionalidade como um painel rígido, ação diafragma. A análise estrutural é efetuada através do processamento numérico, e são analisadas edificações de aço com dimensões transversais de 10.0, 15.0 e 20.0 metros de vão, tendo o espaçamento longitudinal entre pórticos de 4.0, 5.0, 6.0 e 7.0 metros. Primeiramente são analisados os painéis laterais das edificações, e na seqüência a edificação como um todo com relação ao seu comportamento global. Para finalizar, uma vez definidas todas as características da estrutura, é avaliado o comportamento da edificação quanto ao seu estado limite de utilização, ou seja, a rigidez proporcionada pelo sistema convencional e a ação diafragma formada pelo conjunto telha - terça.
This research work has the purpose to analyze the behavior of buildings in steel. Those buildings have been made by frames, with the same distance in the longitudinal direction, and used the purlin-sheeting system it your transverse restrain and mainly longitudinal. The sheetings are fastened on purlins and this system conected in the frame, in way to guarantee the functionality as a rigid panel, diaphragm action. The structural analysis is made through the numeric processing, and the steel buildings are analyzed with traverse dimensions of 10.0, 15.0 and 20.0 meters, and longitudinal dimension to the each other with 4.0, 5.0, 6.0 and 7.0 meters. Initially the lateral panels purlinsheeting system, are analyzed isolated, and in the sequence this system is connected to the building and analyzed with relationship the global behavior. Finally, once defined all the characteristics of the structure, the building behavior is evaluated with the limit state used, in other words, the proportionate rigidity for the braced system and the action diaphragm formed by the purlin-sheeting system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Rivelli da Silva. "Análise não-linear das estruturas de contraventamento de edifícios em concreto armado." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-31032016-095019/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho são discutidos os aspectos inerentes à análise não-linear física (NLF) e geométrica (NLG) das estruturas de contraventamento em concreto armado. O estudo proposto tem como base a análise estrutural de pórticos planos de concreto armado, desenvolvendo-se uma ferramenta rigorosa capaz de analisar essas estruturas de forma elaborada e consistente. Com essa ferramenta serão avaliadas as reduções de inércia que ocorrem em pórticos planos de concreto armado, submetidos a diferentes condições de carregamento e a diferentes taxas de armadura, contribuindo para o estabelecimento de estimativas confiáveis dos efeitos da NLF nessas estruturas. Estes resultados, combinados com os parâmetros de estabilidade α e γz - capazes de estimar com bastante precisão os efeitos devidos à NLG - permitem o estabelecimento de métodos simplificados para a análise não-linear física e geométrica das estruturas de contraventamento de edifícios em concreto armado, de grande utilidade para os projetistas.
In this work the inherent aspects to the physical nonlinear analysis (PNL) and geometric nonlinear analysis (GNL) of reinforced concrete bracing structures are argued. The considered study is based in the structural analysis of in reinforced concrete plane frames, developing a rigorous tool capable to analyze these structures of elaborated and consistent form. Using this tool, inertia reductions that occurs in reinforced concrete plane frames, submitted the different loading conditions and the different levels of reinforcement will be evaluated, contributing for the establishment of trustworthy estimates to the effects of PNL in these structures. These results, matched with the stability parameters α e γz - capable to estimate with sufficient accuracy the effects of GNL - allow the establishment of simplified methods for physical and geometrical non-linear analysis of reinforced concrete buildings bracing structures, of great utility for the designers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Gustavo Souza. "Contribuições à análise de estruturas de contraventamento de edifícios em concreto armado." Universidade de São Paulo, 1997. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-06062018-143447/.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata de detalhes de modelagem de estruturas de contraventamento de edifícios de concreto armado. Inicialmente são discutidos esquemas de modelagem para núcleos de rigidez. São comparados resultados obtidos através de três procedimentos distintos, com diferentes graus de simplicidade e eficiência. É também avaliada a contribuição de vigas secundárias, vigas que não estão conectadas diretamente em pilares, na estrutura de contraventamento. Para tanto são apresentados alguns arranjos onde a consideração das referidas vigas muda significativamente os resultados obtidos e a modelagem de uma estrutura completa de edifício com e sem as referidas vigas secundárias. Por fim, são apresentados um gerador de estruturas de contraventamento e um pós-processador gráfico para visualização da estrutura gerada e dos resultados obtidos, sejam esforços ou deslocamentos.
This work deals with some modelling details of bracing structures for reinforced concrete buildings. lnitially, modelling schemes of structural cores are discussed. Results obtained by three different procedures, with distinct levels of simplicity and efficacy, are compared. The work also shows the contribution of secondary beams, ones that are not directly connected to columns, to the stiffness of bracing structures. Some schemes, in which the consideration of those beams changes expressively the obtained results, and the complete modelling of a building structure, with and without secondary beams, are presented. Finally, the work also introduces a generator of bracing structures and a pos-processor, that permit the visualisation of the obtained results: internal efforts and displacements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, José Ricardo Donin de. "ANÁLISE DAS TENSÕES EM ELEMENTOS DE CONTRAVENTAMENTO DE EDIFÍCIOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL." Universidade Federal de Santa Maria, 2008. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7699.

Full text
Abstract:
The challenge of conceiving buildings each time higher and higher in structural masonry makes away to look for to the improvement of the calculation processes, in a way to optimize the structures. A factor of great importance in the project of the masonry is the consideration of the board of compression effect in the resistance of the walls of the construction, mainly for those where the action of the wind is more significant. Another aspect of great relevance is the analysis of structural safety's concepts in the calculation of the masonry. In this work the analysis of the active tensions is accomplished in the elements of resistance of a building of ceramic structural unreinforced masonry, with eight pavements, according to the considerations of the Brazilian Norms NBR 10837:1989 and NBR 8681:2003, of the British Standard BS 5625:1992, and by the numeric modelling through the Finite Element Method. Starting from the obtained results, it can be verified that are significant the variations in the results of tensions, obtained starting from the normative considerations; and that the numeric methods, that consider a very larger universe of factors, they allow a much more discerning analysis of the state of tensions that the structure is submitted. The analysis of structural safety's concepts in the calculation of the masonry is of fundamental importance for the project of the structure.
O desafio de se conceber edifícios cada vez mais altos em alvenaria estrutural faz com que seja buscado o aprimoramento dos processos de cálculo, de forma a otimizar as estruturas. Um fator de grande importância no dimensionamento da alvenaria é a consideração da mesa de compressão nas paredes de contraventamento da edificação, principalmente para aquelas onde a ação do vento é mais significativa. Outro aspecto de grande relevância é a análise dos conceitos de segurança estrutural no cálculo da alvenaria. Neste trabalho é realizada a análise das tensões atuantes nos elementos de contraventamento de um edifício de alvenaria estrutural cerâmica não armada, com oito pavimentos, segundo as considerações das Normas Brasileiras NBR 10837:1989 e NBR 8681:2003, da Norma Britânica BS 5628:1992, e pela modelagem numérica por meio do Método dos Elementos Finitos. A partir dos resultados obtidos pode-se constatar que são significativas as variações nos resultados de tensões, obtidos a partir das considerações normativas, e que os métodos numéricos que consideram um universo muito maior de fatores permitem uma análise muito mais criteriosa do estado de tensões a que estrutura é submetida. A análise dos conceitos de segurança estrutural no cálculo da alvenaria é de fundamental importância para o dimensionamento da estrutura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros, Rodolfo Costa de. "Forças em peças de contraventamento de treliças de madeira." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-22042010-082927/.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa as forças atuantes no contraventamento de treliças triangulares de coberturas de madeira por meio de modelos numéricos computacionais. Os modelos foram confeccionados no sistema de análise estrutural Strap e consideram o funcionamento do contraventamento na estrutura tridimensional. Os valores máximos das forças obtidas nos modelos tridimensionais foram comparados aos valores mínimos indicados pelo método de estimativa da NBR 7190 (1997), este, baseado na instabilidade lateral do elemento contraventado. Os valores dos modelos tridimensionais também foram comparados aos métodos do Eurocode 5, da norma sul-africana SABS 0163 e aos valores propostos por Underwood (2000), por apresentarem formulação semelhante ao da NBR 7190 (1997). Os modelos representam galpões usuais na prática, com dimensões variando de 12 a 24 metros de vão; 24 a 96 metros de comprimento; 3, 4 e 6 metros de altura do pilar. Foram analisados para os tipos de treliça Howe e Pratt, para as classes de madeira C30 e C50 e para os tipos de telhas fibrocimento, metálicas e cerâmicas, materiais mais utilizados no Brasil. Os resultados mostram que as forças atuantes no contraventamento dos modelos tridimensionais são superiores aos valores obtidos pelo método da NBR 7190 (1997) e que valores obtidos pelos métodos propostos pelo Eurocode 5 e por Underwood (2000) apresentam-se mais seguros diante do funcionamento global da estrutura.
This work analyzes the forces acting on the bracing bars of triangular timber trusses by computational numerical models. The models are produced in the system of structural analysis Strap and consider the operation of bracing in the three-dimensional structure. The maximum forces obtained in the three-dimensional models are compared to the minimum values indicated by the estimation method of the NBR 7190 (1997), which is based on the lateral instability of the braced element. The values of three-dimensional models are also compared to the methods of Eurocode 5, the South African standard SABS 0163 and the values proposed by Underwood (2000). The models represent sheds with usual dimensions ranging from 12 to 24 meters wide, 24 to 96 feet long, and pillar 3, 4 and 6 meters tall. Are analyzed the Pratt and Howe types of truss, the timber classes C30 and C50 and the types of tiles: cement, metal and ceramics, materials most used in Brazil. The results show that the forces acting on the bracing of the three-dimensional models are greater than those obtained by the NBR 7190 (1997) and values obtained by methods proposed by the Eurocode 5 and Underwood (2000) provides more insurance on the overall functioning structure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Estrutura de contraventamento"

1

Arruda, Thais, and Gustavo Siqueira. "Otimização do posicionamento de amortecedores elastoméricos em estruturas de contraventamento." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720191828.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography