To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estudo misto.

Journal articles on the topic 'Estudo misto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Estudo misto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Aires, Marines, Fernanda Laís Fengler Dal Pizzol, Carla Cristiane Becker Kottwitz Bierhals, Duane Mocellin, Ana Cláudia Fuhrmann, Naiana Oliveira dos Santos, Carolina Baltar Day, and Lisiane Manganelli Girardi Paskulin. "Responsabilidade filial no cuidado aos pais idosos: estudo misto." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 6 (December 2019): 691–99. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900095.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Examinar a relação entre atitudes de responsabilidade filial e comportamentos de cuidado dos filhos cuidadores. Métodos: Estudo de métodos misto com triangulação concomitante de dados com 100 filhos cuidadores de idosos vinculados a serviços de atenção primária. Na etapa quantitativa, para avaliação das atitudes de responsabilidade filial, foram aplicadas as Escalas de Expectativa Filial e Dever Filial. Os comportamentos de cuidado foram avaliados por meio do apoio instrumental, emocional e financeiro, companhia e visita. Na etapa qualitativa utilizou-se questões abertas sobre atitudes e comportamentos de cuidado. Foram feitas análises inferencial e temática e triangulação dos dados. Resultados: Apoio financeiro e emocional apresentaram associação com Dever Filial (p=0,050; p=0,001) e Expectativa Filial (p=0,013; p=0,023), respectivamente. Na etapa qualitativa estes comportamentos filiais emergiram como sobrecarga financeira e ensinamentos para seus próprios filhos também os cuidarem na velhice. Companhia e visita foram associadas apenas com Dever Filial (p=0,015), de forma semelhante ao encontrado nos depoimentos relativos a ser um dever natural e satisfação de estar presente na vida dos pais. Não houve associação entre atitudes de responsabilidade filial e ajuda nas atividades de vida diária, divergente dos achados da categoria “Dificuldades em ser filho cuidador”. Conclusão: Compreender atitudes e comportamentos de cuidado contribui para melhoria da qualidade da atenção dos profissionais que assistem essa população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Saldanha, Laísa Saldanha de, Leticia Silveira Cardoso, Ana Caroline da Silva Pedroso, Nara Regina da Costa e. Silva Tarragó, Graciela Dutra Sehnem, and Emanuele Lopes Ambrós. "Gestação durante a privação de liberdade: um estudo misto." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 28, 2020): e64953030. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3030.

Full text
Abstract:
Objetivo: evidenciar o processo de ser gestante em privação de liberdade. Método: estudo transversal, realizado em 2019 em uma penitenciária estadual situada em área de fronteira na região oeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Para a coleta de dados aplicou-se a técnica de entrevista semiestruturada. A análise de dados sustentou-se na abordagem mista que permite a conjugação de dados qualitativos e quantitativos. Resultados: do conjunto de 32 mulheres reclusas, oito atendem aos critérios de inclusão, por gestar em um ambiente carcerário. Observa-se um aumento no número de filhos dessas gestantes. Conclusão: as gestantes demandam de um cuidado diferenciado de saúde, visto isso, ressalta-se a necessidade de se ter uma Unidade Básica de Saúde Prisional no local e uma assistência à mulher tanto a sua saúde reprodutiva, quanto no planejamento familiar. Compete aos profissionais de saúde fortalecer a mulher nos seus aspectos psicoemocionais e orientá-la durante as consultas de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kochem, Raimundo Fagner Freitas, and Silvana De Nardin. "Piso misto de pequena altura: componentes e processo construtivo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 3 (September 28, 2018): 167–77. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i3.8650817.

Full text
Abstract:
A procura por sistemas construtivos mais eficientes vem crescendo gradualmente nos últimos anos no Brasil. Neste cenário está inserido o sistema misto de aço e concreto que apresenta grandes vantagens tanto estruturais como construtivas. O piso misto de pequena altura trata-se da associação entre viga mista e laje mista, cuja principal característica é o embutimento da viga na laje; tal embutimento proporciona redução da altura total do sistema laje-viga aumentando o pé-direito do pavimento. Por ser um sistema em que grande parte dos elementos é industrializado, o piso misto de pequena altura permite diversas combinações entre vigas e lajes, sempre mantendo sua principal característica que é o embutimento total ou parcial da laje na viga. Assim, tomando o piso misto de pequena altura como objeto de estudo, o presente artigo apresenta as principais características desse sistema, descreve os principais componentes, dando destaque aos componentes pré-fabricados, às técnicas inerentes ao processo construtivo, incluindo equipamentos necessários à execução e detalhes construtivos. Isto é feito para quatro configurações de piso misto de pequena altura: perfil Deltabeamâ e laje mista; perfil Deltabeamâ e laje pré-fabricada de concreto, perfil I assimétrico de aço associado a laje mista e perfil I assimétrico e laje pré-fabricada de concreto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Izu, Marina, Zenith Rosa Silvino, Cláudio José de Souza, Fabiana Lopes Joaquim, and Alexandra de Oliveira Matias Ferreira. "Pragmatismo e o método misto." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 21, 2020): e151963516. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3516.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi refletir sobre o pragmatismo nas vertentes dos filósofos Charles Sanders Peirce, William James e John Dewey como referencial filosófico do método misto de Creswell & Clark. O pragmatismo como visão de mundo surgiu de ações, situações e consequências, ao invés de condições antecedentes (como no pós-positivismo), tendo preocupação com aplicações (o que funciona) e soluções para os problemas. Os pesquisadores enfatizaram os problemas e usaram todas as abordagens disponíveis para entenderem o problema, ao invés de se concentrarem no método, tendo liberdade para escolher métodos, técnicas e procedimentos de pesquisa que melhor atendessem suas necessidades e finalidades, o que coadunou com o método misto, que combinou método qualitativo e quantitativo, possibilitando a complementação dos dados coletados e analisados, para obter informações mais abrangentes em relação à questão de investigação, permitindo rompimento das limitações metodológicas dessas abordagens. A partir da reflexão foi possível concluir que o método misto de múltiplos métodos, diferentes visões de mundo, e variadas suposições, bem como formas diversas de coleta de dados e análise, encontra-se filosoficamente conectado ao pragmatismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vargas, Vagner De Souza, and Maria Cristina Flores Soares. "Estado nutricional e padrões de aleitamento em crianças acometidas por doenças respiratórias no Sul do Brasil." ConScientiae Saúde 9, no. 2 (August 10, 2010): 194–205. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2155.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar as principais características de aleitamento até o sexto mês de vida de crianças de 0 a 59 meses que apresentaram infecção respiratória e seu estado nutricional atual. Método: Esse estudo foi realizado por meio da comparação de dois estudos transversais, de base populacional, na cidade do Rio Grande/RS, em 1995 e 2004. No segundo estudo, houve um aumento significativo na proporção de crianças com déficit de altura/idade. Resultados: As curvas de amamentação exclusiva e amamentação predominante mostraram uma queda progressiva dessa prática até o sexto mês, sendo o aleitamento misto predominante na prática de alimentação infantil, mais comum entre as crianças com doenças respiratórias dessa cidade. Conclusão: Portanto, apesar da difusão dos benefícios da amamentação exclusiva, essa prática é pouco utilizada em Rio Grande/RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Manuel Monteiro, and Ana Isabel Veloso. "‘e-fatura’ - Estudo misto com participantes Seniores num projeto Municipal em Viseu." Páginas a&b : Arquivos & Bibliotecas, especial (2020): 175–87. http://dx.doi.org/10.21747/21836671/pag2020a12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Torquetti, Andressa Bonfada, Silviamar Camponogara, Fabiéli Vargas Muniz Schneider, Etiane De Oliveira Freitas, Lenize Nunes Moura, and Jeanini Dalcol Miorin. "Empoderamento estrutural de enfermeiros atuantes em pronto socorro: estudo de método misto." Revista Enfermagem UERJ 29 (December 3, 2021): e62928. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.62928.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar o empoderamento estrutural de enfermeiros atuantes em pronto socorro. Método: estudo de método misto, realizado entre fevereiro e junho de 2019, em pronto socorro de hospital universitário no Sul do Brasil. Os dados quantitativos foram coletados com 21 enfermeiros, por meio da ficha de caracterização sociodemográfica e do Questionário de Condições de Eficácia no Trabalho II e submetidos a análise estatística descritiva. Os qualitativos foram obtidos a partir de entrevista semi-estruturada, com 14 enfermeiros e analisados mediante análise de conteúdo. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: os enfermeiros possuem um nível moderado de empoderamento estrutural (18,06±dp 0,9). Destacaram-se aspectos que influenciaram, como: acesso parcial a suporte, poder formal e informal, participação em projetos, insuficiência de recursos materiais, humanos, tempo e suporte organizacional. Conclusão: o empoderamento estrutural no ambiente de trabalho dos enfermeiros permite o desenvolvimento e desempenho profissional dentro do ambiente laboral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Braga, Augusto Cezar Gomes, and Walnório Graça Ferreira. "Pilares mistos aço-concreto e comparativo de custo com pilares de aço e pilares de concreto armado." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 4 (December 2011): 407–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000500004.

Full text
Abstract:
O estudo de novas técnicas e processos construtivos mais eficientes e racionais vem sendo alvo de muitos pesquisadores. O conhecimento do método construtivo aço-concreto e de seu processo construtivo industrializado de produção mostra-se como um importante agente de transformação numa indústria tradicionalmente baseada na construção de estruturas em concreto armado. Na busca de novas técnicas e processos construtivos, objetivando a racionalização na construção, a utilização de pilares mistos em sistemas estruturais apresenta eficiência significativa. Nesse trabalho, é feita uma ampla abordagem sobre os pilares mistos aço-concreto, avaliando a viabilidade da utilização de pilares mistos para uma racionalização na construção civil brasileira. Também são feitos alguns estudos comparativos de custo entre os pilares mistos aço-concreto, entre pilares mistos aço-concreto e pilares de concreto armado e entre pilares misto aço-concreto e pilares de aço, utilizando preços praticados na região da Grande Vitória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Andréa Silva de, Rita de Cássia Ribeiro Silva, Rosemary Leovigildo Fiaccone, Elizabete de Jessus Pinto, and Ana Marlúcia Oliveira Assis. "Efeito da duração da amamentação exclusiva e mista sobre os níveis de hemoglobina nos primeiros seis meses de vida: um estudo de seguimento." Cadernos de Saúde Pública 26, no. 2 (February 2010): 409–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000200020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da duração da amamentação exclusiva e mista sobre os níveis de hemoglobina de lactentes. Trata-se de um estudo de seguimento com seis meses de duração, envolvendo 150 crianças nascidas na maternidade de Mutuípe, Bahia, Brasil. Mensalmente, as crianças eram submetidas ao exame de sangue para avaliação dos níveis de hemoglobina e realizava-se coleta de dados de consumo alimentar. Foram obtidos, ainda, dados obstétricos e sócio-econômicos. Utilizou-se o modelo linear de efeitos mistos para investigar as associações de interesse. Ao final do seguimento, a perda amostral foi de 15,3%, e detectou-se uma prevalência de 71,7% de anemia. Constatou-se um incremento de 0,091g/dL nos níveis de hemoglobina a cada mês de duração de aleitamento materno exclusivo (p = 0,031), enquanto, a cada mês de duração de aleitamento materno misto, os níveis de hemoglobina declinaram em 0,097g/dL (p = 0,017). Concluiu-se que as práticas alimentares inadequadas parecem estar diretamente envolvidas na etiologia da deficiência nutricional de ferro nesse período da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, Raphael Martins. "Modulação autonômica cardíaca em jovens durante e após realização de dois tipos de exercícios em cicloergômetro." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 12, no. 4 (August 10, 2013): 213. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v12i4.3335.

Full text
Abstract:
Introdução: A avaliação da frequência cardíaca (FC) e variabilidade da FC permite o estudo do impacto autonômico cardíaco durante e após o exercício. A literatura é escassa quanto aos efeitos de diferentes tipos de exercícios no comportamento destas variáveis. Objetivo: Avaliar a modulação autonômica cardíaca de jovens saudáveis submetidos a 2 sessões de cicloergômetros: bicicleta ergométrica e cicloergômetro misto. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com 21 indivíduos jovens que foram divididos em Protocolo Cicloergômetro misto (n = 11); Protocolo bicicleta ergométrica (n = 6) e Protocolo controle (n = 4). Ambos os grupos experimentais realizaram os protocolos a 65% da frequência cardíaca de reserva cronotrópica, durante 30 minutos de forma contínua. No protocolo controle, os voluntários não se exercitaram. A variabilidade da frequência cardíaca foi analisada antes dos protocolos, durante e até 45 minutos após. Resultados: Como resultado, foi observada diferença estatisticamente significativa nos valores de FC e VFC durante o exercício e na primeira janela de recuperação pós-exercício (5-10 minutos) nos grupos experimentais (cicloergômetro misto e bicicleta ergométrica) em relação ao controle, mas de mesma magnitude quando comparados entre eles. Os demais valores de recuperação são todos iguais, inclusive quando comparados ao protocolo controle. Conclusão: Ao fim deste estudo podemos observar que tanto a bicicleta estacionária quanto o cicloergômetro misto não apresentaram diferenças significativas em relaçãoà modulação autonômica.Palavras-chave: exercício, frequência cardíaca, sistema nervoso autônomo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, João Lucas Campos de, Ana Maria Müller de Magalhães, Juliana Aparecida Peixoto Nishiyama, Dagmar Willamowius Vituri, Sonia Silva Marcon, and Laura Misue Matsuda. "Pesquisa com métodos mistos na enfermagem: experiência na pós-graduação." Revista de Enfermagem da UFSM 9 (October 22, 2019): e2. http://dx.doi.org/10.5902/2179769238441.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a experiência de planejamento e execução de uma pesquisa com métodos mistos na pós-graduação stricto senso em enfermagem. Método: relato de experiência de pesquisa vinculada a Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Paraná e grupo de estudos na área gestão em saúde e enfermagem. O processo de planejamento e execução da investigação ocorreu no período de março de 2015 a dezembro de 2017. Resultados: o estudo foi sistematizado pelo método misto na estratégia explanatória sequencial. A experiência, descrita em três momentos/etapas: Pré-concepção, na qual realizou-se aproximação primária com a vertente metodológica; Planejamento do projeto de pesquisa, fase em que houve intensa imersão ao delineamento de estudo e objeto, culminando ao desenho de pesquisa, e; Execução, onde os procedimentos e fases da investigação planejados foram operacionalizados. Considerações Finais: apesar de desafiadora, a experiência foi profícua porque se mostrou factível à robustez dos resultados de pesquisas na enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Simonete, Gaston Beunen, and José Maia. "Valores normativos do desempenho motor de crianças e adolescentes: o estudo longitudinal-misto do Cariri." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 1 (March 2011): 111–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000100011.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivos: 1) apresentar cartas percentílicas e valores de referência para um conjunto variado de testes motores; e 2) comparar o desempenho das crianças e jovens cearenses com o de outros estudos desenvolvidos noutras regiões do país e do exterior. A amostra total é composta por 6.238 indivíduos (3.122 meninas e 3.116 meninos) com idades compreendidas entre os oito e os 17 anos. As cartas percentílicas foram construídas separadamente para cada sexo utilizando o método LMS implementado no "software" LMSchartmaker Pro versão 2.3. As cartas de referência produzidas para o Cariri apresentam um comportamento genérico semelhante ao verificado nos estudos considerados. Com exceção da prova do "trunk lift", constata-se uma nítida superioridade do desempenho dos meninos, enfatizando a presença de forte dimorfismo sexual. A comparação dos valores do P50 de crianças e jovens do Cariri relativamente às de Londrina (Brasil) e de Portugal mostraram performances consistentemente inferiores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

SOUZA, Michele Caroline de, Cláudia Lúcia de Moraes FORJAZ, Thayse Natacha GOMES, Fernanda Karina dos SANTOS, Joey EISENMANN, and José António Ribeiro MAIA. "Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 29, no. 1 (March 2015): 35–45. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000100035.

Full text
Abstract:
O propósito deste estudo é apresentar o uso da modelação multinível (MMN) com informação oriunda de um estudo longitudinal-misto sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 5155 indivíduos divididos em quatro coortes que abrangem as faixas etárias dos 10 aos 12, 12 aos 14, 14 aos 16 e 16 aos 18 anos. As variáveis de estudo foram a força de preensão manual e o percentual de gordura total (%GTotal). A análise mostrou trajetórias curvilíneas do desempenho de força de preensão, com maiores incrementos anuais nos meninos. O %GTtotal apresentou associação positiva com o desempenho da força estática; constatou-se uma forte variabilidade interindividual. O recurso ao delineamento longitudinal-misto permitiu a recolha mais célere da informação; e a metodologia MMN mostrou-se suficientemente flexível e robusta para acomodar, num modelo único, aspectos da mudança individual e das diferenças interindividuais do desempenho da força estática condicionados à ação do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barbosa, Maria Célia Teixeira, Ana Cristina Silva Pinto, Laisa Figueredo Ferreira Lós de Alcantara, Eliza Cristina Macedo, Vânia Maria Fernandes Teixeira, Leila Leontina Couto, Vera Lúcia Freitas, et al. "Educação em Saúde através de mídias sociais para pacientes submetidos a endoscopia digestiva: Revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 4, 2021): 4710312983. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12983.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo investigar as evidências acerca da comunicação via mídias socias entre profissionais de saúde e pacientes que serão submetidos à Endoscopia Digestiva. É uma revisão integrativa considerando as seguintes bases de dados: Pubmed, Web of Science e Scopus. A amostra foi composta por 08 artigos internacionais. Quanto à localização de realização do estudo, 04 são asiáticos, 02 europeus e 02 norte-americanos. Os delineamentos mais frequentes foram o estudo prospectivo randomizado, com 06 estudos, seguidos pelo método misto com 01 e estudo descritivo com 01. Portanto, 06 estudos (75%) apresentaram nível de evidência 02 (forte) e dois (25%), nível de evidência 6 (fraca). Os resultados apontam para a escassez de estudos brasileiros que analisem o uso das mídias sociais como ferramenta de apoio para processos de educação em saúde, principalmente nos benefícios a exames diagnósticos como forma de minimizar os cancelamentos e ou realização de forma ineficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pinheiro, Ana Lúcia Uberti, Quézia Boeira da Cunha, Daiane Dal Pai, Rosângela Marion da Silva, Suzinara Beatriz Soares de Lima, and Silviamar Camponogara. "Carga de trabalho de enfermagem em sala de recuperação pós-anestésica: um estudo misto." Revista de Enfermagem da UFSM 10 (February 21, 2020): e6. http://dx.doi.org/10.5902/2179769240333.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a carga de trabalho de enfermagem em Sala de Recuperação Pós-Anestésica de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Método: abordagem metodológica mista, explanatório sequencial. Na etapa quantitativa, transversal, foi avaliada a carga de trabalho pelo Nursing Activities Score, em 209 pacientes. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com 14 participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada no SPSS Statistics 21.0. Os dados qualitativos passaram por análise de conteúdo de Bardin. Resultados: a carga de trabalho verificada foi de 57%. Duas categorias surgiram: Características dos pacientes e situações determinantes para a carga de trabalho - as condições clínicas dos pacientes são apontadas como intensificadoras da carga de trabalho; e Organização do trabalho: características que influenciam na carga de trabalho – dimensionamento de pessoal e cooperação entre a equipe são fatores determinantes. Conclusão: a carga de trabalho é alta e os trabalhadores percebem características que a influenciam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Martins da Silva, Herberth Diego, Danielle Godinho de Araújo Perfeito, Anderson Rodrigo Da Silva, and Nei Peixoto. "CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DA ESTABILIDADE FÍSICA DE SUCO MISTO ADOÇADO DE MANGABA E CAGAITA." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 4, no. 2 (June 28, 2017): 81–87. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v4i2.1542.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho consistiu em desenvolver e avaliar as características físico-químicas e sensoriais do suco tropical misto de mangaba e cagaita e verificar sua estabilidade física. Para isso, foram desenvolvidas três formulações padronizadas em 40% de polpa com as seguintes proporções: Formulação 1) 20% mangaba e 20% cagaita; Formulação 2) 10% mangaba e 30% cagaita; e, Formulação 3) 30% mangaba e 10% cagaita. A caracterização físico-química dos sucos foi avaliada pelo teor de sólidos totais, acidez titulável, pH, sólidos solúveis e ratio. Para avaliação sensorial, cinquenta consumidores não treinados avaliaram aparência, aroma, sabor, textura e impressão global. Após a avaliação sensorial, a formulação de melhor aceitação foi analisada quanto à estabilidade física. Os resultados das análises físico-químicas das formulações foram satisfatórios, dentre os quais destaca-se o baixo pH, valor desejável. As médias das notas atribuídas na análise sensorial classificaram todas as formulações como “gostei moderadamente”. As três formulações foram aceitas pelos consumidores, sendo a formulação 1 escolhida para a realização do teste de estabilidade. O suco apresentou tendência à sedimentação, o aquecimento diminuiu ainda mais sua estabilidade. No tempo de 1 a 2,5 minutos de aquecimento a pectina impediu o efeito sob a desestabilização do suco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, Mary Vânia Gonçalves, Virgínia Kelly Gonçalves Abreu, Tatiana De Oliveira Lemos, Djany Souza Silva, and Ana Lucia Fernandes Pereira. "Elaboração de néctar misto de uva e gengibre." Brazilian Journal of Food Research 8, no. 3 (December 22, 2017): 126. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n3.4464.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi de avaliar as características físico-químicas de formulações de néctares misto de suco de uva e bebida de gengibre e realizar testes sensoriais para selecionar a formulação com melhor aceitação sensorial. Três formulações foram preparadas nas proporções de 70/30; 50/50 e 30/70, respectivamente, para o suco de uva integral e bebida de gengibre. Foram realizadas análises físico-químicas de pH, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, açucares redutores e totais e compostos fenólicos. Para as análises microbiológicas, realizou-se determinação de coliformes a 35 °C (UFC/mL) e bolores e leveduras. A avaliação sensorial teve a participação de 60 provadores não treinados e o produto foi avaliado quanto aos atributos de cor, aparência, aroma, corpo, sabor, doçura, acidez e impressão global em escala hedônica de 9 pontos. A atitude de compra foi avaliada mediante escala de 5 pontos. Os resultados das análises microbiológicas foram satisfatórios, com ausência de coliformes totais e fecais. Os parâmetros físico-químicos apresentaram-se coerentes para néctares mistos. O néctar misto com proporção de 70% de suco de uva integral e 30% de bebida de gengibre, apresentou maior índice de aceitabilidade para todos os atributos sensoriais, e bom desempenho para atitude de compra do produto. Portanto, esta formulação demonstra alto potencial para o mercado de néctares mistos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Perri, Sílvia Helena Venturoli, and Antonio Francisco Iemma. "Procedimento "MIXED" do SAS® para análise de modelos mistos." Scientia Agricola 56, no. 4 (October 1999): 959–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161999000400025.

Full text
Abstract:
O modelo misto consiste numa importante classe de modelos que tem sido tradicionalmente analisada por meio de procedimentos da análise de variância. Nos modelos mistos, três aspectos são fundamentais: estimação e testes de hipóteses dos efeitos fixos, predição dos efeitos aleatórios e estimação dos componentes de variância. Na análise de modelos lineares mistos desbalanceados, a estimação dos componentes de variância é de fundamental importância e depende da estrutura de covariâncias e dos métodos de estimação utilizados. Nesse contexto, este artigo pretende apresentar os principais métodos de estimação e de análise utilizados no estudo de modelos lineares mistos com estruturas gerais de covariâncias nos efeitos aleatórios, disponíveis no procedimento MIXED, do SAS (Statistical Analysis System).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Jardim, Andreia Crystina Silva, Melquisedeque Santana de Souza, João Mateus Lima de Souza, Pedro Henrique dos Santos Alves, and Milton Shintaku. "ÓRGÃOS DE JUVENTUDE NOS ESTADOS DO MARANHÃO, MATO GROSSO DO SUL E RIO GRANDE DO NORTE." Revista Juventude e Políticas Públicas 2, EE (April 30, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.22477/rjpp.v2iee.134.

Full text
Abstract:
A estrutura brasileira formada pelas esfera federal, estadual e municipal descentraliza ações, compartilhando o poder, mas requerendo articulação entre as esferas. Nesse sentido, requer conhecimento de todos os órgãos que atuam em um tema, como a juventude, que possui um órgão federal: a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo levantar as unidades de juventude municipais nos estados do Maranhão, Mato Grosso de Sul e Rio Grande do Norte, a fim de criar uma amostra do cenário nacional sobre essas unidades. Um estudo misto, com coleta de dados efetuada nos estados, verificou que os estados possuem órgãos de juventude, mas nem todos municípios desses estados possuem. Da mesma forma, podem-se apresentar indícios de que o tamanho da população não é um fator preponderante para ter ou não unidade de juventude nas cidades brasileiras. Assim, a presente análise procura apoiar estudos sobre a organização políticas dos municípios brasileiros, apresentando uma amostra do cenário sobre a presença das unidades de juventude nas cidades dos estados do Maranhão, Mato Grosso de Sul e Rio Grande do Norte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Torres, Marta, Sofia von Humboldt, and Isabel Leal. "THE INFLUENCE OF SEXUAL CHANGES ON THE SEXUAL SATISFACTION OF THE ERDERLY." Psicologia, Saúde & Doença 21, no. 01 (March 2020): 90–96. http://dx.doi.org/10.15309/20psd210114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Barros, Sandro Da Silva, Jeferson Pereira Martins Silva, Evandro Ferreira da Silva, Jeangelis Silva Santos, Adriano Ribeiro de Mendonça, Gilson Fernandes da Silva, and Nívea Maria Mafra Rodrigues. "Projeção do diâmetro de árvores de Hevea brasiliensis por meio de modelos mistos não lineares." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 31–41. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0004.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo avaliar a acurácia de modelos mistos não lineares na projeção do crescimento em diâmetro de árvores individuais de Hevea brasiliensis. A área de estudo está localizada no município de Linhares, Espírito Santo e possui área total de 784 m². As árvores estão plantadas no espaçamento de 2,0 x 2,0 m. As medições do diâmetro a 1,3 m do solo das árvores foram realizadas anualmente dos dois aos 14 anos de idade. Foram ajustados três modelos não lineares considerando efeitos fixos e efeitos aleatórios, sendo estes os modelos de Pienaar e Schiver, Mitscherlich e Chapman-Richards. A avaliação das estimativas geradas pelos modelos mistos e fixos foi realizada, tanto para o ajuste como para a projeção, com base no coeficiente de correlação (r), viés [V (%)], relative root mean square error [RMSE(%)]. O desempenho dos modelos de regressão quando considerado também efeitos aleatórios foi superior aos modelos de efeito fixo, sendo capaz de modelar a heterocedasticidade e a autocorrelação observada na análise gráfica dos ajustes dos modelos com efeito fixo. O RMSE mais baixo dos modelos de efeito fixo foi 4,53% e para o efeito misto foi 3,71%. Quando comparado o valor de RMSE da projeção, o menor valor obtido com o modelo de efeito fixo foi de 22% e com efeito misto de 4,38%. A utilização de modelos de efeitos fixos e aleatórios resultou em ganhos significativos de acurácia, boa aplicação em dados agrupados e permitiu modelar a heterocedasticidade e a autocorrelação dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vilar, Silvana Belém de Oliveira, Andressa Ribeiro de Oliveira, Nailton de Macedo Albuquerque Júnior, Sâmela Leal Barros, Newton Carlos Santos, Ana Júlia de Brito Araújo, Aurianna Coelho Barros, and Juliana Cantalino dos Santos. "Caracterização físico-química de suco misto em pó obtido pelo método de secagem em camada de espuma." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 11, 2020): e416985539. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5539.

Full text
Abstract:
Diante da busca do consumidor por produtos com elevado valor nutricional e com praticidade no consumo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um suco misto de frutas e hortaliças (líquido e em pó). O método utilizado foi o de secagem em camada de espuma. Para a formação da espuma, foram adicionados ao suco misto goma arábica e emulsificante, posteriormente a mistura foi agitada em batedeira e conduzida ao secador de bandejas com circulação de ar e temperatura de 60 °C. O suco líquido e seu respectivo pó foram analisados com relação ao teor de água, sólidos solúveis totais, pH, acidez total titulável, açúcares redutores e açúcares não redutores, teor de ácido ascórbico cor (L*, a* e b*), cinzas, cloretos e fibras. Obteve-se um suco em pó com boas características físico-químicas, porém é salutar que estudos complementares sejam realizados, pois observou-se reduções na coloração verde e teor de vitamina C após secagem do suco em camada de espuma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Azoubel, Marcos Spector, Karina Carpi, Monalisa Michele Costa, Victor Macedo Alcantara Lima, Matheus Henrique de Souza Mello, Flávia Maria Mascarenhas Veras Morais, Amanda Nunes Rossini, Acauã Galdino Vieira Silva, Maynary Elizabethe Azevedo de Souza, and João Eduardo Cattani Vilares. "Explicação de comportamentos sob esquemas misto e múltiplo: efeitos da ordem de observação e do acesso a expressões faciais." Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 23 (December 29, 2021): 1–15. http://dx.doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1583.

Full text
Abstract:
Estudos sugerem que a observação de expressões corporais de indivíduos em situações nas quais comportamentos não estão evidentemente discriminados pode evocar explicações internalistas de outros, incompatíveis com o modelo de causalidade analítico-comportamental. Este estudo objetivou avaliar o efeito do acesso a expressões corporais sobre explicações do comportamento de clicar em esquemas de reforçamento misto (não sinalizado) e múltiplo (sinalizado), compostos por DRL 10 s e VR 4. Vinte adultos foram instruídos a explicar, por escrito, o comportamento de clicar de dois personagens em quatro vídeos. Metade dos participantes teve acesso às expressões corporais dos personagens. As explicações foram classificadas em: (a) referência a eventos públicos observáveis no vídeo; (b) referência a eventos públicos hipotetizados; e (c) referência a eventos privados. Os resultados sugerem que o acesso às expressões e ao esquema misto parecem evocar explicações internalistas e ter efeitos sutis sobre as outras classific
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santana, Kelly Isis, Flávia Regina Passos, André Mundstock Xavier de Carvalho, and Fabricia Queiroz Mendes. "SUCO MISTO DE LARANJA E CENOURA EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES." Journal of Engineering and Exact Sciences 4, no. 3 (July 16, 2018): 0338–44. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl4iss3pp0338-0344.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste estudo avaliar físico-químicamente e sensorialmente suco misto de laranja e cenoura em diferentes concentrações. As análises físico-químicas foram realizadas em intervalos de oito dias por 22 dias de armazenamento. A análise sensorial foi realizada através do teste de aceitação no oitavo dia de armazenamento. Os sólidos solúveis e a acidez titulável não variaram entre os tratamentos. A acidez titulável variou ao longo do período de armazenamento, sendo esta variação acompanhada pelo aumento do pH. O tratamento controle apresentou menor teor de resíduo seco, diferindo do tratamento com 20% de suco de cenoura. Ao final do período de armazenamento, o teor de resíduo seco apresentou um aumento significativo. Os açúcares redutores diminuíram gradualmente em todos os tratamentos no decorrer do período de armazenamento dos sucos. Os tratamentos com 10% e 20% de suco de cenoura obtiveram melhor aceitação, não tendo sido verificado diferença significativa entre o tratamento controle
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Freitas, Etiane de Oliveira, Tania Solange Bosi de Souza Magnago, Ana Maria Müller de Magalhães, Rafaela Andolhe, Quézia Boeira da Cunha, and Silviamar Camponogara. "Carga de trabalho da enfermagem em unidade de terapia intensiva: um estudo de método misto." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e161911733. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1733.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou analisar a carga de trabalho da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo de método misto, do tipo paralelo convergente. Os dados quantitativos foram coletados por meio do Nursing Activities Scores, em 73 prontuários de pacientes e submetidos a análise descritiva e correlacional. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevista, com 18 trabalhadores de enfermagem e analisados via análise de conteúdo. Após, os dados quantitativos e qualitativos, foram analisados conjuntamente, visando a integração entre os mesmos. Verificou-se que os pacientes ocupam em média 70% do tempo de um trabalhador de enfermagem, o que indica alta carga de trabalho. Esse resultado foi confirmado por meio dos dados qualitativos, organizados nas seguintes categorias: Demanda de cuidados dos pacientes atendidos na UTI de um hospital universitário e Organização do trabalho: repercussões na carga de trabalho da enfermagem e na segurança do paciente, as quais evidenciaram uma percepção de elevada carga de trabalho e problemas na organização do trabalho que interferem, inclusive, na segurança do paciente. Os dados quantitativos e qualitativos convergiram entre si e apontaram que os trabalhadores de enfermagem estão sobrecarregados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Vera Teixeira, Bruno Allan Teixeira da Silva, Luciene Farias de Melo, and Vilma Leni Nista-Piccolo. "A avaliação na educação física escolar: um estudo com professores da rede pública do estado de São Paulo." Conexões 16, no. 1 (May 7, 2018): 2–16. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v16i1.8649716.

Full text
Abstract:
O foco desse estudo foi investigar como o professor de Educação Física tem realizado a avaliação no contexto escolar. A amostra foi composta por sessenta e quatro professores de Educação Física, atuantes na rede pública das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino da região Centro-Sul, no estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto, e analisados numa abordagem qualitativa utilizando a análise do conteúdo. Os resultados mostram que os professores utilizam diversos instrumentos para avaliar seus alunos, porém, ficou explícita a falta de articulação, interação e interdependência entre os processos de avaliação e de aprendizagem, bem como a falta de conhecimento docente sobre o tema. Aponta-se a necessidade de práticas avaliativas que tenham sentido e significado para alunos e professores, as quais estejam articuladas ao processo de aprendizagem. Além disso, a avaliação deve fornecer dados para sustentar e reestruturar o percurso pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Viera, Cláudia Silveira, Luana Cecília Rocha, Marialda Christoffel, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, and Janaine Fragnan Peres. "Amamentação e o desenvolvimento Pondo-Estatural do lactente até o sexto mês de vida." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 42, no. 2 (September 28, 2021): 179. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n2p179.

Full text
Abstract:
Objetivo: comparar o crescimento pondo-estatural dos lactentes aos seis meses de vida em aleitamento materno exclusivo e aleitamento complementar ou misto. Método: estudo transversal, com 38 mães e lactentes entre o quinto e o sexto mês de vida, cuja coleta de dados ocorreu em unidades de saúde de um município no Oeste do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: a prevalência do aleitamento materno exclusivo foi de 21% (n=8) da amostra. As variáveis antropométricas (peso, altura e perímetro cefálico - PC) dos lactentes em aleitamento materno exclusivo apresentaram médias inferiores àqueles em aleitamento materno predominante e/ou com uso de fórmula. Conclusão: o crescimento pondo-estatural dos lactentes aos seis meses de vida em aleitamento materno exclusivo e em aleitamento complementar ou misto estava dentro do esperado para a idade. Contudo, evidenciou-se baixa prevalência de aleitamento materno exclusivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fontana, Rosiane da Silva, Márcio Moacyr de Vasconcelos, Jairo Werner Jr., Fernanda Veiga de Góes, and Edson Ferreira Liberal. "Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 65, no. 1 (March 2007): 134–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2007000100027.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a prevalência de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em crianças de quatro escolas públicas brasileiras. MÉTODO: Estudo de prevalência. A população consistiu em todos os alunos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental com idades entre 6 e 12 anos de quatro escolas públicas (CIEPs). Na primeira etapa do estudo, os professores efetuaram triagem para TDAH utilizando os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - IV Edição (DSM-IV). A triagem resultou em dois grupos de crianças: suspeitos e não suspeitos. Na segunda etapa, os pais das crianças suspeitas foram convidados a comparecerem à escola para entrevista com os pesquisadores e preenchimento dos critérios diagnósticos de TDAH, anamnese e exame físico pediátrico e neurológico. Ao final desta etapa, as crianças foram classificadas em "casos" de TDAH e crianças "indeterminadas" (crianças que preenchiam parcialmente os critérios diagnósticos). RESULTADOS: De uma população de 602 alunos, 461 fizeram parte do estudo. A prevalência de TDAH considerando o conjunto das 4 escolas foi 13%. A proporção masculino: feminino foi 2:1. O subtipo de TDAH mais freqüente foi o misto com 61,7% dos casos. CONCLUSÃO: A prevalência de TDAH nestes escolares brasileiros (13%) é mais elevada que a prevalência tradicionalmente mencionada (3-5%). O sexo masculino foi mais acometido que o feminino e o subtipo de TDAH mais prevalente foi o misto, ambos de acordo com estudos anteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Maia dos Santos, Guilherme, Ximena Mendes de Oliveira, Isabel Homczinski, Rafaella Carvalho Mayrinck, and Willian Dos Santos Cavassim. "Modelagem mista generalizada para estimar afilamento do fuste de árvores de Pinus taeda em diferentes espaçamentos de plantio." Advances in Forestry Science 8, no. 1 (July 1, 2021): 1261–69. http://dx.doi.org/10.34062/afs.v8i1.12414.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi testar dois modelos de afilamento não segmentados, considerando o ajuste de efeito fixo e ajustes de efeitos mistos, variando em relação ao nível dos coeficientes aleatórios (talhão, classe diamétrica e árvore). Foram utilizados dados de cubagem de 60 árvores de Pinus taeda em dois talhões, com espaçamentos de plantio de 4 m x 2 m e 3 m x 2 m. Os ajustes resultaram em estimativas precisas de diâmetros ao longo do fuste, com valores de RMSE inferiores a 0,87 cm e MAE inferior a 0,65 cm. O ajuste com efeitos mistos propiciou melhoria das estimativas, comparado ao ajuste com efeitos fixos. Nos modelos mistos, o efeito aleatório no nível de árvore propiciou as melhores predições, com RMSE inferior a 0,51 cm e MAE inferior a 0,38 cm. O polinômio de potências inteiras e fracionárias, com ajuste misto e efeito aleatório no nível de árvore foi selecionado e a validação pelo método Bootstrap com 100 amostras aleatórias indicou estimativas precisas em um curto intervalo. Concluiu-se que a modelagem mista é recomendada para melhorar as estimativas e o polinômio de potências inteiras e fracionárias, com os coeficientes aleatórios em nível de árvore individual, pode ser utilizado em ajuste generalizado para povoamentos com diferentes espaçamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Zuleyce Maria Lessa Pacheco de, and Anézia Moreira Faria Madeira. "Vivenciando o parto humanizado: um estudo fenomenológico sob a ótica de adolescentes." Revista da Escola de Enfermagem da USP 36, no. 2 (June 2002): 133–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342002000200005.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo compreender o que significa para as adolescentes passarem pelo parto dito humanizado. Paraisso, utilizei a fenomenologia como trajetória de pesquisa, para chegar a essência do fenômeno. Participaram do estudooito adolescentes que foram atendidas no Hospital Sofia Feldman, instituição filantrópica, sem fins lucrativos - BeloHorizonte/MG. Para a coleta de dados utilizei observação de campo e entrevista aberta. O estudo possibilitou apreender trêscategorias de análise: Pré-parto/Parto: o corpo sendo controlado; Pré-parto/Parto: misto de dor e de prazer; PartoHumanizado: a assistência esperada e desejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cruz, Ilara Reis Nogueira da, Carlos Rafael Fernandes Picanço, and Romariz Da Silva Barros. "USO DO PROCEDIMENTO DE MÁSCARA PARA VERIFICAR RELAÇÕES DE CONTROLE DE ESTÍMULOS EM MACACOS-PREGO." Revista Brasileira de Análise do Comportamento 6, no. 1 (December 6, 2012): 55. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v6i1.991.

Full text
Abstract:
Diferenças sutis entre as relações de controle planejadas pelo experimentador e aquelas efetivamente estabelecidas nos treinos discriminativos são frequentemente encontradas em estudos com participantes humanos com desenvolvimento severamente atrasado ou com sujeitos não humanos. Grande parte das vezes, essas diferenças só são identificadas por meio de testes. O presente estudo avaliou a viabilidade do uso do procedimento de máscara para verificar relações de controle em discriminação condicional (emparelhamento ao modelo por identidade) com macacos. Foram utilizados dois macacos da espécie Cebus cf. apella como sujeitos. O procedimento consistiu no treino de emparelhamento ao modelo por identidade e testes de relações de controle, nos quais ora o S+, ora o S– era substituído por uma janela vazia (máscara). Com a remoção desses estímulos em tentativas de sonda, avaliou-se sua participação na determinação de diferentes tipos de relações de controle do comportamento de escolha: Controle pelo S– ou Controle por Rejeição; Controle pelo S+ ou Controle por Seleção; ou ambos, ou seja, Controle Misto. Os dados obtidos mostram que (1) as discriminações estabelecidas não deterioraram com a aplicação dos testes e (2) as escolhas nas tentativas de sonda permitiram inferir com sucesso as relações de controle vigentes. O sujeito M09 apresentou Controle por Rejeição inicialmente em uma das relações condicionais e Controle Misto nas outras relações testadas. O sujeito M16 apresentou Controle Misto em todas as relações testadas. Com esses achados, o procedimento de máscara pode ser considerado adequado para verificação de relações de controle em discriminações condicionais com macacos como sujeitos. Encoraja-se o uso desse procedimento em estudos futuros sobre classes de equivalência com não humanos para verificar se de fato foram estabelecidas relações condicionais arbitrárias modelo-S+ (i.e., Controle por Seleção ou Misto). Palavras-chave: procedimento de máscara, emparelhamento ao modelo por identidade, Cebus cf. apella.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Araújo, Auryclennedy Calou de, Flávio Luiz Honorato da Silva, Josivanda Palmeira Gomes, and Francilania Batista da Silva. "Caracterização da qualidade de néctar misto de carambola com hortelã." Agropecuária Técnica 39, no. 1 (May 23, 2018): 68. http://dx.doi.org/10.25066/agrotec.v39i1.33115.

Full text
Abstract:
A elevada procura por produtos naturais e nutritivos nos últimos anos tem levado a indústria de alimentos ao desenvolvimento e elaboração de novos produtos que agreguem valor, gerem renda e estimule o cultivo, consumo e preservação de espécies pouco exploradas. Tendo em vista esses aspectos, o objetivo do presente estudo foi verificar o comportamento dos parâmetros físico-químicos de um néctar composto de polpa carambola e hortelã, em razão do fruto (carambola) ser pouco explorado regionalmente em escala comercial. Foram elaboradas três formulações e analisadas quanto ao o teor de água, açúcares (totais, não redutores e redutores), atividade de água, acidez titulável, vitamina C, sólidos solúveis, pH, cinzas e cor. As formulações resultaram em produtos com alta atividade de água, permaneceram dentro da faixa ácida (pH ≤ 4,5) e atende aos parâmetros estabelecidos para néctares de frutas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pimentel, Danyelle Siqueira, and Patrícia Kozuchovski Daré. "Aproximações entre a classificação das constituições na ayurveda e na escola alemã da iridologia." Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares 3, no. 4 (June 6, 2014): 11. http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v3e4201411-22.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar as classificações da constituição psicofísica (Prakriti) da Medicina Tradicional Ayurveda com a teoria da biotipologia da escola alemã de Iridologia desenvolvida por Josef Deck. Participaram do estudo 87 pessoas 18 a 70 anos atendidos no Centro de Práticas Naturais da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL no ano de 2011/2. Os instrumentos utilizados foram um questionário de avaliação da constituição psicofísica (prakriti) para identificação do dosha e fotos da íris para verificar a biotipologia de acordo com a escola alemã de Iridologia. Os dados foram analisados considerando as relações entre os dados da população estudada, avaliadas por meio do método não-paramétrico de Kruskal-Wallis ou método de correlação de Pearson. Para diferença estatística significativa foi utilizado um valor p< 0,05. Observou-se que os gráficos de comparação das constituições dos doshas Vata e Pitta apresentaram correlações estatísticas com o biótipo misto biliar ferrocromatoso, o dosha Kapha com o biótipo misto biliar e seu subtipo ferrocromatoso e o dosha Vata/Pitta apresentou correlações estatísticas com o biótipo misto biliar ferrocromatoso. Entretanto evidenciaram-se nesta pesquisa pequenas relações diretas entre as constituições psicofísicas (prakriti) da Medicina Tradicional Ayurveda e as biotipologias da escola alemã de Iridologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Correa, Cynthia Harumi Watanabe, Isabel Merlo Crespo, Ida Regina Chitto Stumpf, and Sonia Elisa Caregnato. "Portal de Periódicos da CAPES: um misto de solução financeira e inovação." Revista Brasileira de Inovação 7, no. 1 (August 19, 2009): 127. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v7i1.8648960.

Full text
Abstract:
O Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) é uma biblioteca digital de acesso à informação científica e tecnológica produzida em âmbito mundial. Atende instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa, planejamento e desenvolvimento, para as quais disponibiliza um acervo de periódicos em texto integral, bases de dados, patentes, monografias e outros recursos. O estudo delineia o histórico do Portal a partir do relato de pessoas diretamente envolvidas com o projeto e com as ações que o antecederam. As entrevistas foram complementadas com a consulta a documentos institucionais. Descreve-se o panorama inicial a partir das experiências do PAAP/CAPES (Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos) e do ProBE/FAPESP (Programa Biblioteca Eletrônica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), bem como as tentativas de solução dos problemas de acesso às publicações periódicas internacionais, que levaram à criação do Portal. Relatam-se as dificuldades iniciais de negociação com as editoras e as restrições ao uso do meio eletrônico pela comunidade acadêmica. Mostra-se como foram superadas as dificuldades de aceitação e de infra-estrutura, para que a implantação do Portal tivesse êxito. Conclui-se que o Portal é uma ferramenta de caráter democrático e irreversível de acesso à informação científica e tecnológica, contribuindo para melhorar a qualidade da ciência brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bauer, Adriana. "Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica." Estudos em Avaliação Educacional 23, no. 53 (December 30, 2012): 104. http://dx.doi.org/10.18222/eae235320121917.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Neves, Luiz Antonio, and José Mendes Ribeiro. "Consórcios de saúde: estudo de caso exitoso." Cadernos de Saúde Pública 22, no. 10 (October 2006): 2207–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2006001000027.

Full text
Abstract:
Consórcios Intermunicipais de Saúde têm sido utilizados como modelo alternativo e inovador na superação de lacunas na assistência à saúde. Mantêm forte vínculo com a estratégia de regionalização de saúde no Brasil, sendo adequados ao processo de reforma administrativa do setor, buscando maior eficiência, racionalidade e qualidade na oferta de serviços à população. No desenvolvimento dessas cooperações observamos consórcios como estruturas frágeis e de pouca duração, enquanto outros se sustentam há longo tempo. Recorremos ao estudo do Consórcio de Penápolis, o mais antigo do Brasil, que se sustenta há mais de 14 anos, para examinar a dinâmica da cooperação e procurar desvendar as razões da sua sustentabilidade. Sua formação é um misto de reestruturação da oferta regional associada ao aspecto empreendedor de seus líderes e incentivos estaduais. Sua capacidade de resolução das demandas locais, com qualidade e flexibilidade na gestão, foram importantes fatores demonstrados. Há uma importante noção entre os participantes de que as regras de funcionamento são justas e as razões para o sucesso decorrem da percepção coletiva de ganhos políticos razoavelmente simétricos como resultado da cooperação política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sturbelle, Isabel Cristina Saboia, Daiane Dal Pai, Juliana Petri Tavares, Leticia de Lima Trindade, Deise Lisboa Riquinho, and Larissa Fonseca Ampos. "Violência no trabalho em saúde da família: estudo de métodos mistos." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 6 (December 2019): 632–41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900088.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Verificar a prevalência de violência no trabalho em Unidades de Saúde da Família, caracterizar as vítimas e conhecer as implicações das condições e da organização do trabalho na exposição dos trabalhadores. Métodos Estudo misto, do tipo concomitante. A etapa quantitativa contou com amostra de 106 profissionais de saúde de 17 unidades de saúde de família que responderam questões acerca de dados sociodemográficos e ao Survey Questionnaire Workplace Violence in the Health Sector. Na etapa qualitativa 18 trabalhadores vítimas de violência foram intencionalmente seíecionados para responder à entrevista semiestruturada. Achados quantitativos foram submetidos a estatísticas descritivas e analíticas, e os dados qualitativos à análise temática. Resultados Cerca de 69,8% dos trabalhadores foram expostos à violência, sendo as principais vítimas os trabalhadores mais jovens e da equipe de enfermagem (p=0,047). A violência também foi associada à pior avaliação sobre os relacionamentos com colegas (p=0,003) e chefias (p=0,008). Os entrevistados atribuíram à recepção da unidade o espaço de maior risco de agressões. A falta de recursos, ausência de médico na unidade e sua localização em zonas de tráfico foram aspectos relacionados à exposição dos profissionais à violência. Conclusão A violência se mostrou prevalente no trabalho em unidades de saúde da família e melhorias na estrutura, recursos humanos e materiais, bem como segurança pública são necessários para controlar e prevenir agressões aos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Medeiros, Fabiana Fontana, Izabel Dayana de Lemos Santos, Juliana Vicente de Oliveira Franchi, Sebastião Caldeira, Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, and Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli. "Tempo de espera ao acesso ambulatorial especializado no pré-natal de alto risco: estudo de método misto." Research, Society and Development 11, no. 1 (January 4, 2022): e16611124626. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24626.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o tempo de espera ao acesso ambulatorial especializado no pré-natal de alto risco. Metodologia: estudo de método misto com desenho explanatório sequencial. Na etapa quantitativa realizou-se um estudo transversal analítico com 319 puérperas durante sua internação hospitalar, utilizando instrumento semiestruturado e entrevista, seguido de análise descritiva e analítica por meio do Teste Qui-quadrado (p≤0,05). Na fase qualitativa o estudo direcionou-se pela Fenomenologia Social com 13 gestores da assistência indireta no pré-natal de alto risco, por meio de entrevista audiogravada face a face e analisados à luz da Fenomenologia Social. Resultados: o período aguardado para acesso ao serviço especializado foi de 15 dias (32,3%), 16 a 30 dias (27,9%), acima de 90 dias (9,4%) e (19,1%) não tiveram acesso ao serviço ambulatorial. Os resultados demonstraram como fatores que influenciam no tempo de espera: insuficiência de vagas, incompletude ou não monitoramento das informações e não atendimento aos critérios de encaminhamento. Os gestores apontaram que a equipe de saúde precisa ter bagagem de conhecimento suficiente para desenvolver suas ações com reciprocidade de intenções no processo cuidar e do cuidado. Conclusão: a primeira consulta em serviço especializado ocorre em tempo prolongado e algumas mulheres não conseguem nem mesmo o acesso ao serviço, resultando no cuidado exclusivo da atenção primária, a qual não está organizada para assumir o cuidado exclusivo à gestante de alto risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fausto, Maria Arlene, Mariângela Carneiro, Carlos Mauricio de Figueiredo Antunes, Jorge Andrade Pinto, and Enrico A. Colosimo. "O modelo de regressão linear misto para dados longitudinais: uma aplicação na análise de dados antropométricos desbalanceados." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 3 (March 2008): 513–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000300005.

Full text
Abstract:
Os dados provenientes de estudos longitudinais se caracterizam pela seqüência de duas ou mais observações em cada indivíduo. Nos estudos de coorte, esses dados geralmente apresentam estrutura desbalanceada. Uma casuística que envolve a avaliação longitudinal de crescimento de lactentes nascidos de mães infectadas pelo HIV foi acompanhada no ambulatório de AIDS pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil. O objetivo deste estudo é demonstrar a aplicação do modelo linear misto na análise de dados longitudinais desbalanceados provenientes dessa coorte. Os resultados mostram que, aos seis meses de idade, os meninos eram, em média, 1,8cm maiores que as meninas e as crianças sororrevertoras eram, em média, 2,9cm maiores que as infectadas. Aos 12 meses, a diferença na altura entre meninos e meninas passou a ser, em média, de 2,4cm enquanto a diferença entre infectados e sororrevertores passou a ser, em média, de 3,5cm. Além de descrever o comportamento longitudinal do crescimento, o modelo também permite estimar a velocidade de crescimento das crianças por sexo e grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tavares, Silvio Roberto de Lucena, and Marília Amaral de Moura Estevão Tavares. "PRECIFICAÇÃO DA ENERGIA DISPONÍVEL NO BRIQUETE DE CARNAÚBA E CAPIM-ELEFANTE E NA LENHA DO SEMIÁRIDO POTIGUAR." HOLOS 5 (October 1, 2015): 271. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2661.

Full text
Abstract:
Um dos maiores entraves para a consolidação do mercado para briquetes é o mito de que esses biocombustíveis são sempre mais caros do que a lenha advinda do puro extrativismo. Através da análise comparativa do preço da energia disponível para queima em uma tonelada de lenha e briquete misto de palha de carnaúba e capim-elefante, este estudo comprovou que, dependendo do teor de umidade da lenha, o rendimento do briquete é superior em metade das 60 simulações feitas com três tipos de espécies vegetais do semiárido do Rio Grande do Norte. A análise se baseou no cálculo do Poder Calorífico Útil de cada uma das biomassas analisadas e nos preços das respectivas toneladas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Delatore, Lara Godela, Renato Arantes Lima Simões, Roberta Molinari Gazola, Regina Celia Ajeje Pires De Albuquerque, and Débora de Cássia Tomaz Fernandes. "Discinesia paroxística não cinesiogênica." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 52, no. 2 (July 5, 2019): 150–55. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v52i2p150-155.

Full text
Abstract:
Modelo do estudo: Relato de caso. Importância do problema e comentários: A discinesia paroxística não cinesiogênica é um tipo de discinesia paroxística. É caracterizada por movimentos involuntários unilaterais ou bilaterais, do tipo coreico, distônico, balístico ou misto. É uma desordem rara e o diagnóstico precoce é crucial para seu tratamento e melhoria na qualidade de vida do indivíduo. O presente estudo relata um caso de Discinesia Paroxística Não Cinesiogênica e seus achados clínicos, além de apresentar breve revisão da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fernandes de Freitas Gottardi, Camila Priscila, Andréia Fróes Galuci Oliveira, Aurélio Ricardo Queiroz de Souza, Bruno Reis Ferreira, Thales Silva Ferreira, and João Eduardo Pereira Abaker. "EFEITO DO SEXO SOBRE DESEMPENHO PRODUTIVO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FRANGOS DE CORTE." JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE 6, no. 2 (May 3, 2019): 52–58. http://dx.doi.org/10.32404/rean.v6i2.1738.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito do sexo sobre o desempenho produtivo e características de carcaça de uma linhagem comercial de frangos de corte, em região de clima quente. Foram utilizados 360 pintinhos de um dia, da linhagem comercial Cobb 500®, distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos (macho, fêmea e misto) e quatro repetições. Para o desempenho, avaliou-se o peso vivo, consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar nos períodos de 1-7, 1-14, 1-21, 1-28, 1-35 e 1-42 dias, e para as características de carcaça avaliou-se o peso e rendimento de carcaça, peso e rendimento de cortes comerciais e de miúdos comestíveis e peso da gordura abdominal aos 42 dias. Para o período de 1-42 dias, tanto para peso vivo, consumo de ração e ganho de peso, os machos apresentaram os maiores valores. O peso da carcaça e da sobrecoxa foram maiores para os machos e, para peso da coxa e da asa, o lote misto e os machos foram iguais com peso superior ao das fêmeas. O rendimento de coxa foi maior para os machos e mistos. Os frangos de corte machos da linhagem Cobb 500® apresentaram melhor desempenho e peso de carcaça em comparação aos lotes mistos e de fêmeas. Contudo, recomenda-se a criação de machos em região de clima quente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santesso, Caroline Antonelli, and Karin Maria Soares Chvatal. "Consumo energético de salas de escritório climatizadas de modo misto em São Paulo: considerações sobre o projeto." Ambiente Construído 18, no. 4 (October 2018): 119–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400297.

Full text
Abstract:
Resumo Na literatura há poucos estudos sobre edifícios climatizados de modo misto (ou com ventilação híbrida) com estratégias simples de projeto. Dessa forma, esta pesquisa avalia o impacto de parâmetros arquitetônicos (formato da sala, tamanho e orientação das aberturas) e de uso (densidade de carga de equipamentos e temperatura de acionamento do ar-condicionado) no desempenho energético de salas de escritório de modo misto na cidade de São Paulo. O método consistiu em um levantamento de dados dessa tipologia de edifício, caracterizando os modelos de estudo, e simulações paramétricas no programa EnergyPlus. Verificou-se que o uso da ventilação híbrida proporcionou reduções de até 52% no consumo energético do ar-condicionado para resfriamento. Ao se adotar essa estratégia, é importante associar a forma da sala à área da janela. Menores consumos energéticos foram observados para as combinações de salas estreitas e profundas com janelas maiores ou de salas menos profundas e mais largas com janelas menores. Contudo, a diminuição da área efetiva para ventilação alterou essas conclusões, tendo sido obtido menor consumo de energia sempre com janelas menores. Este trabalho indica que a combinação adequada dos parâmetros estudados pode gerar projetos com menor consumo energético, o que auxilia na concepção dessa tipologia de edifício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Soares, Elisângela Barros, and Carla Maria Cavalcanti Padilha de Brito. "Perfil vocal do guia de turismo." Revista CEFAC 8, no. 4 (December 2006): 501–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462006000400011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: caracterizar o perfil vocal dos guias de turismo, bem como gênero e idade. MÉTODOS: participaram desse estudo 23 guias de turismo, de ambos os gêneros, com idade entre 25 a 64 anos, participantes do Sindicato de Guias de Turismo do Estado de Pernambuco, que compareceram às reuniões trimestrais no período da coleta. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, observacional e transversal. Para coleta foi realizada avaliação perceptivo-auditiva GRBAS. RESULTADOS: observou-se que a maioria dos guias apresentou loudness adequada, pitch normal e voz alterada. Além disso, as médias dos tempos máximos de fonação das vogais e das fricativas encontravam-se reduzidas e ataque vocal isocrônico. A ressonância, na maioria dos guias, estava equilibrada, mas houve uma incidência de ressonância laringo-faringea. A articulação foi precisa, com tipo e modo respiratório misto e nasal, respectivamente. Quanto à escala GRBAS as alterações apareceram de forma leve no G (grau de alteração vocal) em 68%. CONCLUSÃO: na amostra estudada, a maioria era do gênero feminino com média de idade de 46 anos, e perfil vocal caracterizado por tempo máximo de fonação reduzidos, relação s/z adequado, ataque vocal isocrônico, pitch normal, loudness adequado, qualidade vocal alterada, com presença de rouquidão, soprosidade, tensão. A ressonância da maioria estava equilibrada e a articulação precisa, com tipo e modo respiratório misto e nasal, respectivamente. Quanto à escala GRBAS, as alterações apareceram de forma leve no grau de alteração vocal (G) em 68% e tensão (S) em 78% dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Belli, Tiago José, André Aguiar Battistelli, João Paulo Bassin, Miriam Cristina Santos Amaral, and Flávio Rubens Lapolli. "Influência da idade do lodo na colmatação das membranas em um biorreator à membrana tratando esgoto sanitário." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 1 (February 2019): 157–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019169848.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo avaliou o efeito da idade do lodo (θc) no potencial incrustante do licor misto em um biorreator à membrana (BRM) tratando esgoto sanitário. Tal avaliação foi conduzida em BRM construído em escala de bancada, com volume útil de 15 L, operado por 420 dias na modalidade de batelada sequencial. Durante o período experimental, foram aplicadas 3 estratégias operacionais, E-1, E-2 e E-3, em que foram testadas as idades de lodo de 80, 40 e 20 dias, respectivamente. Os resultados revelaram que a utilização da idade de lodo de 20 dias resultou em licor misto com maior potencial incrustante, apresentando, neste caso, uma velocidade de colmatação (VC) das membranas de 1,95 mbar dia-1, aproximadamente 2 vezes maior do que a observada nas idades de lodo de 80 e 40 dias. A maior colmatação observada foi atribuída a maior concentração de produtos microbianos solúveis (PMSs) no licor misto e a maior relação proteínas/polissacarídeos (PN/PS) dos flocos biológicos nesse período em questão. Por outro lado, a aplicação da idade de lodo de 80 dias resultou em menor VC das membranas do BRM, com valor de 0,82 mbar dia-1. Contudo, no período final dessa estratégia foi observado crescimento excessivo de bactérias filamentosas, que se refletiu em piora da filtrabilidade do licor misto e aumento da VC das membranas. De maneira geral, os resultados obtidos mostraram que a aplicação da idade de lodo de 40 dias resultou em licor misto com menor potencial incrustante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rodrigues, Paulo Rogério Melo, Rosangela Alves Pereira, Diana Barbosa Cunha, Rosely Sichieri, Márcia Gonçalves Ferreira, Ana Amélia Freitas Vilela, and Regina Maria Veras Gonçalves-Silva. "Fatores associados a padrões alimentares em adolescentes: um estudo de base escolar em Cuiabá, Mato Grosso." Revista Brasileira de Epidemiologia 15, no. 3 (September 2012): 662–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2012000300019.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar padrões alimentares de adolescentes e sua associação com características socioeconômicas, estilo de vida e estado nutricional. MÉTODOS: Investigou-se amostra probabilística de estudantes entre 14 a 19 anos de idade do ensino médio público e privado de Cuiabá/Mato Grosso (n = 1.139). Os dados foram coletados em sala de aula utilizando-se questionário autoaplicado. Para a obtenção de dados de consumo alimentar, aplicou-se questionário de frequência alimentar semiquantitativo. O estado nutricional foi classificado pelo escore z do Índice de Massa Corporal (IMC = peso/estatura²). Para a classificação socioeconômica considerou-se a escolaridade do chefe da família e a presença de bens e equipamentos no domicílio. Os padrões alimentares foram identificados por meio da análise fatorial exploratória (método de extração: análise de componentes principais) e sua associação com as características socioeconômicas, estilo de vida e estado nutricional foi estimada por modelos de regressão linear múltipla mutuamente ajustados para os outros padrões. RESULTADOS: Foram identificados três padrões alimentares: "ocidental", "tradicional" e "misto". Estudar no turno vespertino e consumir bebidas alcoólicas foram associados (p < 0,05) a maior aderência ao padrão "ocidental". Meninos de escolas públicas, com menor poder aquisitivo e IMC na faixa de normalidade aderiam ao padrão "tradicional". O padrão "misto" foi adotado pelos meninos, estudantes de escolas públicas e que relataram prática de atividade física. CONCLUSÃO: Em adolescentes, vários fatores se associam aos padrões alimentares, mas destacamos que o consumo dos alimentos tradicionais da dieta brasileira associou-se ao IMC na faixa de normalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Campos, E. P., C. R. Padovani, and A. M. J. Cataneo. "Paracoccidioidomicose: estudo radiológico e pulmonar de 58 casos." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 33, no. 4 (August 1991): 267–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651991000400005.

Full text
Abstract:
Provas funcionais respiratórias foram realizadas em 58 pacientes com Paracoccidioidomicose (Pbmicose) pulmonar uni e multifocal em 52; tumoral em 5 e genital feminino interno em 01. A idade oscilou de 20 a 74 anos e a duração da doença variou de 3 a 25 anos. Manifestações respiratórias, tegumentares e linfáticas foram predominantes. Catorze deles desenvolveram Cor pulmonale, função renal alterada em 19, modificações eletrocardiográficas em 8 e atividade hiporeatora adrenal em 13 dos 20 casos estudados. A análise radiológica revelou lesões designadas: leve em 16; moderada em 24 e grave em 18 que à evolução evidenciaram: manutenção e piora, respectivamente, em 35 e em 23 deles. As provas funcionais respiratórias mostraram: espirografia normal em 17; obstrutivo em 32 e misto em 9 doentes. O espaço morto foi superior a 35% em 25 e a ventilação alveolar minuto estava elevada em 54. A diferença alvéolo-arterial de Oxigênio estava aumentada em todos. A análise estatística revelou associação significativa entre radiologia: evolução radiológica e a função pulmonar. A Pbmicose em doentes tabagistas inveterados conduziu ao enfisema, enquanto que as modificações alvéolo-arteriais anoxêmicas propiciaram a disseminação da Doença de Lutz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Schons, Andressa Karine, Claudia Terezinha Müller, and Flávia Michelle Pereira Albuquerque. "A pós-COVID-19 e saúde mental: implicações na população." Conjecturas 22, no. 4 (March 23, 2022): 138–54. http://dx.doi.org/10.53660/conj-772-e12.

Full text
Abstract:
A nova pandemia do coronavírus (COVID19) é uma doença infecciosa com impacto global significativo e tem causado aumento de comorbidades e mortalidade. É uma emergência mundial, e necessita de atenção em todos os seus meios. Este estudo teve como objetivo verificar os impactos da pandemia COVID19 na saúde mental de moradores de Santa Rosa RS. O estudo foi realizado nas unidades de saúde da Fundação Municipal de Saúde da FUMSSAR. A coleta de dados foi realizada através de questionário online. Esta é uma pesquisa mista, com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 219 cidadãos. Quando questionados sobre os sentimentos vivenciados na pandemia, o medo (40,2%), a ansiedade (22,8%) e a angústia (16,9%) foram às sensações mais frequentes ao longo dos dias. Esse misto de sentimentos aliados ao isolamento social gera graves problemas de saúde mental para as pessoas, pois se trata de um problema de saúde pública, quando se pensa nisso é fundamental considerar estratégias de enfrentamento para minimizar os danos, entender que o distanciamento social é uma forma de prevenir transmissão do vírus, e buscar tratamento, além disso, o apoio psicoemocional a população é ponderoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Menezes, Flávio Luiz, Fernanda Rodrigues Souza, Renata Rodrigues de Souza, Thauany Lucas de Souza Norberto, Valdeci Alves de Rezende, Cesar Enderle, Marcos Antonio Miotto Souza, Clodoaldo Alves, Leonardo de Lima Silva, and Cláudio Vieira Araújo. "Estudo de parâmetros genéticos sobre o desempenho ponderal de bovinos da raça Caracu." Research, Society and Development 11, no. 3 (February 14, 2022): e9311326153. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26153.

Full text
Abstract:
Objetivou-se obter estimativas de herdabilidade e tendências genéticas de bovinos da raça Caracu sobre variáveis de pesos corporais. Os animais eram pertencentes ao estado de Mato Grosso, com informações sobre pesos nascimento, pesos ajustados para idades aos 240, 500, 830 dias de idade. Os grupos de contemporâneos foram formados pela combinação dos efeitos fixos de ano e época de pesagem e sexo do animal. Para a estimação dos componentes de variância foi utilizado modelos lineares misto com efeitos fixos de grupo de contemporâneos, efeitos aleatórios genético aditivo, genético materno (para os pesos pré desmama) e residual, utilizou o método da máxima verossimilhança restrita e as equações de modelos mistos para a predição de valores genéticos. As tendências genéticas foram estimadas por meio de regressão linear dos valores genéticos dos animais em função do ano de nascimento, para machos e fêmeas, separadamente. As estimativas de herdabilidades diretas foram de 0,24 a 0,45 para todos os pesos demonstrando a presença de variabilidade genética. As tendências genéticas foram estimadas para o peso nascimento de -0,169 e -0,016, peso a desmama de 0,117 e 0,138, peso ao sobreano de 0,430 e 0,341 e peso adulto iguais a -0,541 e -0,176 quilogramas por ano, respectivamente, para machos e fêmeas. As herdabilidades e a tendência genética indicaram que diante a seleção direta para as características ponderais, obtém uma resposta esperada para a raça Caracu, denotando um aumento de velocidade de crescimento na recria e evidenciando a desmama como um critério de seleção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Demétrio, Franklin, Elizabete de Jesus Pinto, and Ana Marlúcia Oliveira Assis. "Fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno: um estudo de coorte de nascimento em dois municípios do Recôncavo da Bahia, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 28, no. 4 (April 2012): 641–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012000400004.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar a duração mediana e os fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno. Envolveu uma coorte de nascimento de 531 crianças acompanhadas até os dois anos de idade em dois municípios do Recôncavo da Bahia, Brasil. Utilizaram-se a análise de sobrevivência e o modelo multivariado de Cox. A duração mediana foi de 74,73, 211,25 e 432,63 dias, respectivamente, para o aleitamento materno exclusivo, misto complementado e total. A ausência materna ao pré-natal elevou em 173% (HR = 2,73; IC95%: 1,89-3,93) o risco de diminuir a duração do aleitamento materno exclusivo, em 83% (HR = 1,83; IC95%: 1,06-3,16) o risco da adoção do aleitamento misto complementado e em 38% (HR = 1,38; IC95%: 1,06-1,81) o risco da descontinuidade do aleitamento materno. O trabalho materno fora do domicílio e a área de residência urbana aumentaram o risco para interrupção precoce do aleitamento materno. A ampliação do acesso ao pré-natal e da rede de proteção às mães que trabalham fora do domicilio e àquelas que residem na área urbana poderia aumentar a duração da amamentação no Recôncavo da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography