Academic literature on the topic 'Estudos pré-teste/pós-teste'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Estudos pré-teste/pós-teste.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Estudos pré-teste/pós-teste"

1

De Oliveira, Naiara Medeiros, and Orison Marden Bandeira de Melo Jr. "Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês." Revista Letras Raras 7, no. 1 (April 29, 2018): 241–63. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Graciane Barboza da, Thais Cristina Guststein Nazar, and Beatriz Fátima Rigo. "PROFESSORES E HABILIDADES SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA DE QUALIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLAR." Iniciação Científica Cesumar 22, no. 2 (December 21, 2020): 215–23. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n2p215-223.

Full text
Abstract:
O trabalho do professor mostra-se composto por além de uma prática curricular, mas também uma reflexão sobre como o fazem. Este trabalho objetiva descrever e analisar os efeitos do Programa de Qualidade de Interação Escolar (PQIE) sobre as Habilidades Sociais de professores. Participaram do estudo sete professores do ensino fundamental anos iniciais (3º, 4º e 5º anos). O estudo desdobrou-se em cinco etapas a saber: divulgação e inscrições, seleção dos participantes, coleta de dados do pré-teste, realização da intervenção e coleta de dados do pós-teste. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), respondido pelos professores participantes. Os dados de comparação do pré e pós-teste identificaram aumento nos escores gerais e fatoriais de habilidades sociais após a intervenção, com destaque para o fator de enfrentamento e autoafirmação com risco. Os dados corroborados com outros estudos permitem levantar a influência e importância das habilidades sociais na qualidade da relação professor-aluno. Estudos futuros com uma amostra maior e com possíveis comparações entre grupo (grupo experimental e grupo controle) são desejáveis a fim de identificar outras variáveis que permeiam as habilidades sociais na relação professor-aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chagas, Mauro Heleno, Elder Lopes Bhering, Juliana Castro Bergamini, and Hans-Joachim Menzel. "Comparação de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 2 (April 2008): 99–103. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000200003.

Full text
Abstract:
O alongamento é uma prática comum no treinamento da flexibilidade, porém existe uma deficiência de informações específicas sobre os componentes da carga utilizados, em especial, sobre a intensidade do alongamento. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito agudo de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento (ADM) de extensão do joelho. Participaram deste estudo 14 voluntários do sexo masculino. Os dois membros inferiores de cada participante foram avaliados, sendo que um membro executou o treinamento na intensidade submáxima de alongamento (TS, N=14) e o outro na intensidade máxima de alongamento (TM, N=14). O treinamento utilizou a técnica passiva-estática executando quatro repetições com duração de 15 segundos. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa para os valores de ADM entre o pré-teste (68,0±10,5) e o pós-teste (74,0±10,0) no TM. Os valores de ADM para o pré-teste (68,9±14,0) e o pós-teste (71,0±14,4) no TS não apresentaram diferença significativa. Os resultados analisados através da ANOVA two-way apresentaram interação significativa entre o grupo e o teste (F=1.26; df=8,62; p=0,007). O estudo demonstrou que o treinamento na intensidade máxima de alongamento promove aumento agudo da ADM. Dessa forma, os estudos que avaliam os componentes ideais da carga de treinamento na melhora da flexibilidade não devem negligenciar o controle da intensidade do estímulo de alongamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Vinicius Santos, Maria Aparecida Oliveira, and Luc Vandenberghe. "Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para universitários." Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, no. 1 (March 2014): 73–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722014000100009.

Full text
Abstract:
Apesar da introdução na atuação comunitária de práticas baseadas em evidências, sabemos pouco sobre a eficácia das intervenções fora de contextos de pesquisa. A área dos treinamentos de habilidades sociais carece de estudos em settings de mundo real, com números suficientes de participantes e follow-up. Investigou-se, em 34 universitários, o efeito a curto e longo prazo de um grupo de treinamento de habilidades sociais, num contexto de mundo real. Escores de habilidades sociais (IHS) e ansiedade (IDATE) foram verificados antes, depois da intervenção e após um intervalo de follow up. Os escores em ambos os testes melhoraram do pré-teste para o pós-teste, e se mantiveram estáveis do pós-teste para o follow-up no intervalo de três meses a cinco anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wannmacher Pereira, Vera Wannmacher, and Thais Vargas Vargas dos Santos. "Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio." Signo 41, no. 71 (October 17, 2016): 03. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082.

Full text
Abstract:
Neste artigo, é relatado estudo que examinou a contribuição de materiais para leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, destinados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, no que se refere ao uso de estratégias de leitura. Teve como base os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção de módulos com foco em estratégias de leitura, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados obtidos indicaram: diferença significativa na comparação pré e pós-teste no uso das estratégias de leitura, considerando escolaridade, gênero textual – com destaque a favor da crônica - e ambiente de aprendizagem; ausência de diferença significativa entre as tecnologias, com tendência favorável à virtual no 1º ano e à não virtual no 9º ano; e crescimento aproximado entre os dois anos escolares, com tendência favorável ao 1º ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cabral, Audrey Sartori, Lisa Carla Narumia, and Luis Augusto Teixeira. "Facilitação do planejamento e da aprendizagem por meio da prática mental na Paralisia Cerebral." Revista Neurociências 18, no. 2 (March 31, 2001): 150–55. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8478.

Full text
Abstract:
Introdução. A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio da motricidade que resulta em incapacidades e limitações funcionais. Frequentemente, os portadores da PC são mais lentos na execução dos movimentos, em função do déficit de planejamento e coordenação do movimento. Alguns estudos mostram os benefícios da prática mental na aprendizagem motora e reabilitação funcional. Esse estudo objetivou avaliar em crianças com PC se a prática mental melhora a aprendizagem motora. Método. A amostra foi composta por seis crianças com PC divididas em dois grupos: experimental e controle. O grupo experimental foi submetido a um treinamento composto por oito sessões de prática mental, com duração de dez minutos cada. O grupo controle não realizou nenhum treinamento. A habilidade de subir uma escada de seis degraus com corrimão foi avaliada antes e após o treinamento e dois dias após o pós-teste (teste de retenção). Resultados. No grupo experimental, houve uma diminuição do tempo gasto na realização da atividade no pósteste em relação ao pré-teste, enquanto no grupo controle houve um aumento deste. Além disso, houve uma melhora qualidade do movimento. O desempenho no pós-teste foi replicado no teste de retenção. Conclusão. A prática mental parece melhorar a aprendizagem motora de crianças com PC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Jardel Coutinho dos, and Mayra Carolina Vélez Ruiz. "Using ClassDojo to motivate kids participation in the efl online classes during the Covid-19 pandemic: a case study." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 10, no. 2 (May 17, 2021): 58. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i2.78711.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia da COVID-19 mudou a forma como as aulas eram ministradas em todo o mundo. Os professores equatorianos foram obrigados a implementar aulas de forma síncrona e assíncrona. Consequentemente, todo o conteúdo foi adaptado para este novo tipo de aula. Por outro lado, os alunos, apresentam cansaço durante as aulas, desmotivação para aprender e infelicidade com a nova modalidade. Estudos têm demonstrado as vantagens do Computer Assisted Language Learning (CALL) para motivar os alunos. Método: Este estudo de caso teve como objetivo investigar a eficiência do ClassDojo para motivar a participação de alunos equatorianos durante as aulas online de inglês. Uma amostra de 29 alunos do sexto ano de uma escola particular, com idades entre 9 e 11 anos, participou desta pesquisa. Os dados foram coletados durante quatro meses de aulas (agosto a novembro de 2020) por meio de provas (pré e pós), entrevista e diário do professor. Resultados: Após a implementação do aplicativo, os participantes apresentaram diferença significativa entre o pré-teste (M = 2,03, DP = 1,26) e o pós-teste (M = 7,28, DP = 1,69) com p = 0,00 e d de Cohen = 3,52. Os resultados recolhidos do pré e pós-teste revelaram que o ClassDojo motivou a participação dos alunos nas aulas. Os resultados da entrevista mostraram as opiniões positivas dos alunos sobre o uso do ClassDojo. Conclusões: Este aplicativo permitiu aos participantes aprender, interagir e se divertir ao mesmo tempo. Esta pesquisa é dirigida a professores que têm aulas online e desejam aumentar a participação dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Roberto, Gabriela B., Liane Ziliotto, and Meire Christina Seki. "Avaliação comparativa de dosagem do marcador tumoral CA 15-3 em cadelas hígidas ou com neoplasia mamária." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 9 (September 2018): 1800–1807. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-5136.

Full text
Abstract:
RESUMO: O antígeno CA 15-3 é uma proteína presente no soro utilizado no acompanhamento de mulheres com câncer de mama, essencialmente na detecção de metástases. Os objetivos deste estudo foram avaliar a efetividade e a viabilidade da utilização do marcador tumoral CA 15-3 em cadelas, comparando-se os valores do marcador entre cadelas sem e com neoplasia mamária, avaliando-se alterações nos valores do marcador após a mastectomia, e suas correlações entre o tipo histológico. Foi realizada a quantificação sérica do marcador tumoral CA 15-3 (teste de eletroquimioluminescência), em vinte cadelas hígidas (grupo controle) e vinte cadelas com neoplasia mamária (grupo teste). Os animais com neoplasia tiveram a dosagem do marcador realizada antes e 10 dias após a mastectomia. Ainda, foi realiza a citologia vaginal no momento da mastectomia e foram estabelecidos três grupos de acordo com a fase estral de cada cadela, Diestro, Proestro e Anestro. As massas tumorais foram encaminhadas para exame histopatológico. A avaliação dos dados de citologia vaginal entre os grupos Diestro, Proestro e Anestro pelo teste de ANOVA não demonstrou diferença estatística significativa entre os valores encontrados. E na análise para a comparação dos valores do marcador tumoral com os tipos histológicos de neoplasias, divididas em dois grupos, benignas e malignas, utilizando o teste de Mann-Whitney Rank Sum Test, o teste não demonstrou diferença estatística significativa visto que p>0,05. Os valores encontrados do marcador no grupo controle foram uma média de 0,19+0,39 U/mL, no grupo pré-mastectomia 1,56+0,39 U/mL e pós-mastectomia 0,66+0,27 U/mL. Em análise estatística com a comparação de grupo pré e pós-mastectomia, e do grupo controle com o grupo pré e pós-mastectomia observou-se significância com p< 0,005. Assim, observou-se diferença nos valores do marcador antes e depois da remoção cirúrgica da neoplasia, sugerindo seu possível uso como controle de crescimento tumoral pós-mastectomia individual. Porém há muita variação dos resultados nos diferentes métodos existentes, e não há ainda um padrão dos valores de referência para cada método, sendo necessários mais estudos sobre o uso dos marcadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sciorra Sales Mello, Jackeline, Daniel Vicentini de Oliveira, Naelly Renata Saraiva Pivetta, and Sônia Maria Marques Gomes Bertolini. "Intervenção pelo método Pilates no solo:influência sobre o desempenho motor, funcional e cognitivo de idosos." Arquivos de Ciências da Saúde 26, no. 1 (August 28, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1300.

Full text
Abstract:
Introdução: Ainda são escassos estudos que avaliem a efetividade do método Pilates no solo, principalmente na população idosa. Objetivo: Avaliar a influência de um programa interventivo com o método Pilates no solo, no desempenho motor, funcional e cognitivo de idosos. Casuística e Métodos: Estudo quase-experimental, realizado com 10 idosos. No momento pré e pós o programa de intervenção, foi utilizado para avaliação o teste índex-chão, Mini Exame do estado Mental (MEEM), o Protocolo de Avaliação da Autonomia Funcional do grupo de Desenvolvimento Latino Americano para Maturidade (GDLAM), e o teste força de preensão manual. Os idosos participaram durante três meses, duas vezes por semana, de um programa de exercícios do método Pilates, no solo. Os dados foram analisados por meio do teste t pareado, considerando significância quando p< 0,05. Resultados: Os idosos avaliados obtiveram melhoras significantes (p< 0,05) nos testes de caminhar 10 metros, teste de levantar da cadeira e locomover-se pela casa, e teste de vestir e tirar camiseta, que fazem parte do protocolo GDLAM. Conclusão: A intervenção com o método Pilates impactou positivamente na capacidade funcional dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Ana Paula Metz, Eliseo Berni Reategui, Daniel Epstein, Daniel Derrossi Meyer, Evelyn Gonçalves Lima, and Karina Heck da Silva. "Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no Ensino Fundamental." Ciência & Educação (Bauru) 23, no. 1 (March 2017): 91–109. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170010006.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo apresenta dois estudos independentes que têm como objetivo investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir no processo de construção de conceitos científicos por estudantes do Ensino Fundamental. Os estudos foram realizados através de pesquisa quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-teste, utilizando grupos controle não equivalentes. Textos refutacionais de pesquisas já publicadas foram utilizados nas intervenções, assim como testes de performance correspondentes aos textos. Os conceitos abordados foram energia e natureza particulada da matéria. Os estudos foram conduzidos em duas turmas de 9º ano de uma escola municipal no sul do Brasil. Análises estatísticas do desempenho nos testes mostraram melhora significativa dos estudantes que utilizaram o SOBEK como suporte para estudo dos textos. Investigações mais detalhadas são necessárias para identificar a ocorrência e extensão das modificações na estrutura conceitual dos estudantes e sua relação com a estratégia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Estudos pré-teste/pós-teste"

1

Garcia, Luz Mery González. "Modelos baseados no planejamento para análise de populações finitas." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-19062008-183609/.

Full text
Abstract:
Estudamos o problema de obtenção de estimadores/preditores ótimos para combinações lineares de respostas coletadas de uma população finita por meio de amostragem aleatória simples. Nesse contexto, estendemos o modelo misto para populações finitas proposto por Stanek, Singer & Lencina (2004, Journal of Statistical Planning and Inference) para casos em que se incluem erros de medida (endógenos e exógenos) e informação auxiliar. Admitindo que as variâncias são conhecidas, mostramos que os estimadores/preditores propostos têm erro quadrático médio menor dentro da classe dos estimadores lineares não viciados. Por meio de estudos de simulação, comparamos o desempenho desses estimadores/preditores empíricos, i.e., obtidos com a substituição das componentes de variância por estimativas, com aquele de competidores tradicionais. Também, estendemos esses modelos para análise de estudos com estrutura do tipo pré-teste/pós-teste. Também por intermédio de simulação, comparamos o desempenho dos estimadores empíricos com o desempenho do estimador obtido por meio de técnicas clássicas de análise de medidas repetidas e com o desempenho do estimador obtido via análise de covariância por meio de mínimos quadrados, concluindo que os estimadores/ preditores empíricos apresentaram um menor erro quadrático médio e menor vício. Em geral, sugerimos o emprego dos estimadores/preditores empíricos propostos para dados com distribuição assimétrica ou amostras pequenas.
We consider optimal estimation of finite population parameters with data obtained via simple random samples. In this context, we extend a finite population mixed model proposed by Stanek, Singer & Lencina (2004, Journal of Statistical Planning and Inference) by including measurement errors (endogenous or exogenous) and auxiliary information. Assuming that variance components are known, we show that the proposed estimators/predictors have the smallest mean squared error in the class of unbiased estimators. Using simulation studies, we compare the performance of the empirical estimators/predictors obtained by replacing variance components with estimates with the performance of a traditional estimator. We also extend the finite population mixed model to data obtained via pretest-posttest designs. Through simulation studies, we compare the performance of the empirical estimator of the difference in gain between groups with the performance of the usual repeated measures estimator and with the performance of the usual analysis of covariance estimator obtained via ordinary least squares. The empirical estimator has smaller mean squared error and bias than the alternative estimators under consideration. In general, we recommend the use of the proposed estimators/ predictors for either asymmetric response distributions or small samples.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinto, Paula Cristina de Sousa. "Desafios da Escrita no Ensino Secundário Profissional: Um estudo pré-teste-pós-teste com alunos de duas turmas de Português." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10348/221.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas
O presente trabalho nasce da consciência de que a escrita tem uma inegável importância social afigurando-se como um elemento fundamental para se obter sucesso educativo. É, porém, na aula de Língua Materna que as exigências são mais elevadas. Cabe ao Professor de Língua Materna a árdua tarefa de avaliar quantitativa e qualitativamente as produções obtidas, bem como estimular os alunos para que adquiram competências a este nível. Reportamo-nos a um processo de gestão complexa, dificultado não só pelas exigências programáticas mas também pela escassez temporal. Neste contexto surgem os erros e os lapsos que têm dado origem a diversos estudos. Não obstante isto, este tema está longe de estar esgotado, daí a relevância deste estudo. O trabalho, agora apresentado é composto de duas partes e constitui-se um estudo desenvolvido na área da didáctica. Na primeira parte abordaremos as questões ligadas à evolução da escrita ao longo dos tempos, tal como os desafios que coloca e tem colocado a professores e alunos, nomeadamente quando ocorrem erros. Tendo em conta os programas de Português actuais debruçamo-nos sobre a maneira como a questão do erro é tratada na sala de aula. Na segunda parte do trabalho, de carácter empírico, incide sobre a realização de um estudo pré-teste-pós-teste efectuado com duas turmas do Ensino Secundário Profissional do 11º ano. São descritas as etapas e estratégias e analisados os resultados obtidos. Após a análise dos dados recolhidos são apresentadas as nossas conclusões e sugestões.
The following work is born from the awareness that the ability of writing has an undeniable social importance figuring itself as a basic element to achieve educational success. It is, however, in the mother tongue classes that the requirements are higher. It belongs to the mother-tongue teacher the arduous task of evaluating quantitatively and qualitatively the obtained essays as well as to motivate students so that they can acquire skills at this level. We are referring ourselves to a process of complex management which is made difficult not only by the programmatic demands but also by lack of time. It is in this context that errors and lapses appear having given rise to several studies. In spite of this, the subject is far from being exhausted, therefore the importance of this study. The work we now present sets itself as a study developed in the field of Didactics and is divided into two parts. In the first part we will speak about the questions concerning the development of the process of writing through times, as well as the challenges that it sets and has set to teachers and students, namely in what concerns the occurrence of errors. Bearing in mind nowadays Portuguese Syllabus, we devoted ourselves to the way the error issue is handled in the classroom. The second part describes the stages, strategies and results obtained during the study. After having analyzed the data obtained we present our conclusions and suggestions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sopelsa, Andiara. "Uso do pré e pós-teste no estudo da eficácia da intervenção vocacional: estudo com o Plano Solomon de Quatro Grupos." Master's thesis, 2010. http://hdl.handle.net/1822/34590.

Full text
Abstract:
Mestrado Integrado em Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
This study aims to discuss to what extent the results of the study of career interventions effectiveness can be contaminated from pre-test to post-test, in a plan with an equivalent control group. In the last fifteen years, several international and Portuguese studies on the career interventions effectiveness, were based on that methodology, and may have been tainted with this problem (cf. Faria, 2008). What can be done and studied, from a methodological point of view, to assess and mitigate such effect? We discuss the limitations of the quasi-experimental design, to improve the design of the evaluation of career interventions, and specifically, the evaluation of the program "The Future is Cool!”. This program was developed by Taveira and col. (Taveira, Faria, Loureiro, Pinto, Viola, Trigueiros, & Santos, 2009, 5th ed.), to support the career exploration and the decision-making of Portuguese elementary students. In addition, we present and discuss the results of a new study of the effectiveness of this program, done with an alternative research plan, that Solomon design with four groups (1949).The sample included 310 students, living in the Norwest of Portugal, who were divided into two experimental groups, with pre-post-test and post-test only; and two control groups, in the same conditions. The results of Career Decision Scale (CDS, Osipow, 1976; adapt. por Taveira, 1997) and of the Career Exploration (CES; Stumpf, Collarelli & Hartman, 1983; Taveira, 1997). Measures within this new research plan, indicate that the program “The Future is Cool!” is effective, and that there is an effect of pretest in post-test. We conclude in favor of the use of the Solomon plan, with a rigorous analysis of it’s of cost-benefit relation.
Este estudo pretende discutir até que ponto os resultados da eficácia da intervenção vocacional podem ser contaminados do pré- para o pós-teste, num plano com grupo de controlo equivalente. Nos últimos quinze anos, diversos estudos internacionais e portugueses sobre a eficácia das intervenções de carreira assentes naquela metodologia, podem estar a enfermar deste problema (cf. Faria, 2008). O que pode ser estudado e feito, do ponto de vista metodológico, para avaliar e atenuar tal efeito? Aprofundam-se as limitações do desenho quasi-experimental, com vista a melhorar o desenho de avaliação da eficácia do programa de intervenção vocacional ”Futuro Bué!” (Taveira, Faria, Loureiro, Pinto, Viola, Trigueiros, & Santos, 2009, 5ªed.), destinado a apoiar a exploração e decisão de carreira de estudantes do ensino básico. Apresentam-se e discutem-se, além disso, os resultados de um novo estudo da eficácia do programa “Futuro Bué!”, que recorre ao plano de investigação alternativo proposto por Solomon (1949), levado a cabo com uma amostra de 310 alunos do noroeste de Portugal, divididos em dois grupos experimentais, com pré-pós-teste e só pós-teste, respectivamente; e dois grupos de controlo nas mesmas condições de observação. Os resultados das medidas Career Exploration Survey (CES, Stumpf, Collarelli & Hartman, 1983; Taveira, 1997) e Career Decision Scale (CDS, Osipow, 1976; adapt. por Taveira, 1997) com este novo plano de observação indicam que o programa é eficaz e um efeito do pré-teste no pós-teste. Conclui-se a favor do recurso ao plano Solomon, em futuros estudos, com uma avaliação rigorosa dos seus custos-benefícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Estudos pré-teste/pós-teste"

1

SOARES NETO, JOSAPHAT. "A SEQUÊNCIA FEDATHI: PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.052.

Full text
Abstract:
PRETENDEMOS COM O ESTUDO APRESENTAR A SEQUÊNCIA FEDATHI (SF) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA AO ENSINO DE ANATOMIA. TRATA-SE DE UM RECORTE DA TESE DO AUTOR. É UM ESTUDO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO QUE FOI REALIZADA COM 43 ESTUDANTES DA TURMA DE FARMÁCIA 2019.1, MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC. O RECURSO METODOLÓGICO USADO FOI A (SF), NA SESSÃO DIDÁTICA SOBRE O SISTEMA URINÁRIO.FOI USADO COMO COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, PRÉ-TESTES E PÓS-TESTES. PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA UTILIZOU-SE O SOFTWARE GRAPHPAD PRISM 6 E FOI REALIZADO O TESTE DE MANN-WHITNEY, SENDO CONSIDERADO SIGNIFICANTE QUANDO APRESENTARAM<0,05. OS DADOS RELATAM QUE 60,4 % DOS ALUNOS (N=26) GOSTARAM DO MÉTODO DA (SF) EM RELAÇÃO AO MÉTODO TRADICIONAL.COM 39,6 % (N=17). TORNANDO-SE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA VIÁVEL AOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Estudos pré-teste/pós-teste"

1

Lopes, Alexandre, and Andréa Ohashi. "Estimular o Pensamento Computacional através da Computação desplugada aos alunos do Ensino Fundamental." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.424.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta estudo teórico-prático, o qual investigou a aplicação do Pensamento Computacional (PC) tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental na rede municipal da escola Dr. José João de Melo em Castanhal-PA. O ensino do PC baseia-se em quatro pilares, os quais foram aplicados utilizando atividades impressas e dinâmicas interativas, cujo objetivo foi estimular o desenvolvimento de inventividade, criatividade e produtividade. Para a pesquisa foram utilizados questionários com professores, pré e pós-teste aos alunos e aulas com aplicação de atividades desplugadas. Ao final da pesquisa, pode-se comprovar a viabilidade de estimular e desenvolver habilidades do PC com a utilização da Computação Desplugada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Mayra Silva, and Antonio Stabelini Neto. "EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO BASE-DOMICILIAR SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA E TEMPO DE TELA EM ADOLESCENTES OBESOS." In Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1986.

Full text
Abstract:
Introdução: A prevalência da obesidade está aumentando significativamente na infância e adolescência, tornando-se um problema global. Nesta perspectiva, a promoção de saúde por meio da prática regular de atividade física é considerada uma estratégia para diminuir a obesidade na adolescência, além de estimular um estilo de vida mais ativo fisicamente para toda a vida. Objetivo: Verificar o efeito de uma intervenção base - domiciliar sobre os níveis de atividade física e tempo de tela em adolescentes obesos. Metodologia: A amostra foi composta por 19 adolescentes obesos (≥ percentil 95º). Um ensaio clínico aleatorizado com a duração de 2 meses foi adotado para a presente investigação. Os participantes foram alocados em dois grupos: grupo 1 - orientação de atividade física com pedômetro; grupo 2 - controle. As variáveis analisadas foram: avaliação antropométrica, nível de atividade física dos últimos 7 dias e tempo de tela. O teste de Shapiro Wilk foi empregado para a verificar a normalidade dos dados. Os efeitos das intervenções experimentais nas variáveis foram analisados através do teste t de Student para amostras pareadas, sendo adotado um nível de significância de p < 0,05. Resultados: Após as 8 semanas foi constatado aumento significativo no número de passos/dia (pré= 7.543±2,753; pós= 11.138±3,348) no grupo intervenção. Para o tempo de tela e variáveis antropométricas, não foram observadas diferenças estatísticas em nenhum dos grupos. Conclusões: O presente estudo visa o incentivo a prática de atividade física por meio do estabelecimento de metas promoveu o aumento significativo do número de passos realizados por estes adolescentes obesos. Diante disto, intervenções similares com finalidade de verificar os efeitos da promoção de AF, diminuição do tempo de tela e prevenção/redução da obesidade com períodos mais prolongados devem ser conduzidas nesta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mattana, Leticia, and João Carlos Souza. "Concepção estrutural em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.292.

Full text
Abstract:
O ensino de estruturas para estudantes de arquitetura e urbanismo é fundamental. Entretanto, muitos são os desafios existentes, sendo alguns deles a falta de aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula e as aulas meramente expositivas. A possibilidade de simular o comportamento estrutural e desenvolver o domínio da concepção do projeto estrutural pode ser realizada com a introdução de tecnologias digitais no ensino, dentre as quais encontra-se atualmente em difusão no Brasil o BIM, ou Building Information Modelling, conhecido como a Modelagem da Informação da Construção. Este resumo aborda uma experiência de ensino-aprendizagem realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. A experiência consistiu na proposição de uma atividade extra curricular no formato de curso com duração de 15 semanas, chamada “Oficina BIM”, envolvendo cinco estudantes de Arquitetura e Urbanismo e um estudante de Engenharia Civil, de diferentes fases dos cursos de graduação. A Oficina BIM teve início em 10/09/2020 e término em 17/12/2020 e caracteriza-se como curso de formação complementar. O objetivo da experiência é realizar a concepção e análise estrutural por meio de desenvolvimento de projetos de concepção estrutural baseados em uma arquitetura pré-determinada. A Oficina BIM foi dividida em três módulos, que compreendem o lançamento e análise estrutural para os seguintes sistemas estruturais: (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural. O objeto de estudo refere-se à uma habitação de interesse social disponível em um caderno de projetos-padrão de um banco brasileiro, com aproximadamente 42m² de área construída (GIDUR/VT, 2006), cujo projeto de arquitetura foi modelado em BIM. Para preparar os estudantes para a oficina, foram realizados seminários introdutórios sobre o tema de cada módulo. Após o nivelamento do conhecimento teórico, foram realizadas as práticas de projeto no software AltoQi Eberick 2021 e AltoQi QiBuilder 2021, para desenvolvimento dos projetos de cada módulo. Os participantes receberam as licenças dos softwares, obtidas a partir de uma parceria acadêmica com a empresa AltoQi. Foram realizadas treze aulas síncronas em ambiente virtual usando a ferramenta de videoconferência Google Meet e duas aulas de forma assíncrona. Cada aula síncrona teve duração de uma hora por semana, nas quintas-feiras das 17h às 18h. O método de ensino-aprendizagem adotado é uma experiência didática de aprendizagem baseada em projetos/problemas. Os conceitos teóricos foram desenvolvidos integrados à prática projetual e pela geração de erros e incoerências no lançamento de cada projeto. Foram desenvolvidas competências básicas pela compreensão de fundamentos e aplicação prática visando solução de problemas (demandando habilidades de articulação de conhecimentos), desenvolvimento de pensamento crítico pelo acesso e análise de diversas informações do projeto, colaboração, comunicação e curiosidade, tornando os estudantes protagonistas de seu aprendizado (SUCCAR, SHER, WILLIAMS, 2013). Os dados obtidos foram agrupados quanto ao processo e quanto ao produto oriundo do experimento. O produto refere-se à concepção estrutural desenvolvida por cada estudante e o processo são as etapas cumpridas pelo estudante para elaborar o produto. O produto foi avaliado de forma quantitativa por meio de notas baseadas em critérios, enquanto que o processo foi avaliado de forma qualitativa, por meio de questionários aplicados ao grupo para autoavaliação das habilidades adquiridas. Como resultados, foram obtidos os modelos de concepção em (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural (Figura 1). Após a finalização da Oficina BIM, os participantes responderam ao Questionário Pós Teste, visando identificar fatores que influenciaram na aprendizagem, habilidades adquiridas no processo realizado e autoavaliação geral do experimento. Nas respostas, percebe-se forte acordo com a afirmação de que é necessário integrar BIM no ensino de estruturas para dar suporte ao ateliê de projeto de arquitetura, evidenciando a importância da aprendizagem integrada e aplicada. Além disso, todos os participantes concordam que a visualização 3D, a teoria envolvida com a prática e a relação da concepção estrutural com o modelo arquitetônico adotado foram os fatores que mais influenciaram a aprendizagem no decorrer da Oficina. Na seção de “Auto Avaliação”, para 83,3% dos participantes, o que gerou mais dificuldade no trabalho realizado na Oficina foi resolver os erros após o processamento da estrutura no software Eberick. Ao serem questionados sobre o que contribuiu para a aprendizagem durante as aulas, todos concordam que a explicação da instrutora e as atividades desenvolvidas em aula (exercícios) foram os fatores que mais contribuíram, seguidos do uso do projeto arquitetônico para aprendizagem de estruturas a partir dele (66,7%). Desta forma, esta oficina contribui com a temática de ensino de BIM no Brasil ao propor um experimento piloto e preparatório para implementação em sala de aula. A experiência ocorreu de forma colaborativa com participação de estudantes da graduação e a pesquisadora, que também é professora nesta instituição. Com o apoio dos estudantes foi possível elaborar um material didático complementar, contendo um tutorial que será distribuído aos estudantes quando a experiência se tornar uma disciplina curricular, podenser ser utilizada pela comunidade para aprendizagem das ferramentas BIM. Todas as aulas foram gravadas para que pudessem ser utilizadas posteriormente como material de apoio para os participantes desta pesquisa e para os próximos estudantes. O experimento faz parte de uma pesquisa de doutorado que estuda a inserção de BIM na etapa de concepção estrutural para estudantes de arquitetura e urbanismo. Apresenta-se como uma ação que promove a indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão pela formação complementar de estudantes de graduação de diferentes cursos, pelo caráter científico envolvendo uma pesquisa de doutorado e pela geração de uma apostila comunitária com o tutorial para uso das ferramentas BIM adotadas no experimento. Em relação às áreas de difusão BIM, propostas por Succar (2015), este experimento se enquadra nas políticas de integração e colaboração na educação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/k8qjnNBtFRM
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography