To see the other types of publications on this topic, follow the link: Estudos pré-teste/pós-teste.

Journal articles on the topic 'Estudos pré-teste/pós-teste'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Estudos pré-teste/pós-teste.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Oliveira, Naiara Medeiros, and Orison Marden Bandeira de Melo Jr. "Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês." Revista Letras Raras 7, no. 1 (April 29, 2018): 241–63. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Graciane Barboza da, Thais Cristina Guststein Nazar, and Beatriz Fátima Rigo. "PROFESSORES E HABILIDADES SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA DE QUALIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLAR." Iniciação Científica Cesumar 22, no. 2 (December 21, 2020): 215–23. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n2p215-223.

Full text
Abstract:
O trabalho do professor mostra-se composto por além de uma prática curricular, mas também uma reflexão sobre como o fazem. Este trabalho objetiva descrever e analisar os efeitos do Programa de Qualidade de Interação Escolar (PQIE) sobre as Habilidades Sociais de professores. Participaram do estudo sete professores do ensino fundamental anos iniciais (3º, 4º e 5º anos). O estudo desdobrou-se em cinco etapas a saber: divulgação e inscrições, seleção dos participantes, coleta de dados do pré-teste, realização da intervenção e coleta de dados do pós-teste. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), respondido pelos professores participantes. Os dados de comparação do pré e pós-teste identificaram aumento nos escores gerais e fatoriais de habilidades sociais após a intervenção, com destaque para o fator de enfrentamento e autoafirmação com risco. Os dados corroborados com outros estudos permitem levantar a influência e importância das habilidades sociais na qualidade da relação professor-aluno. Estudos futuros com uma amostra maior e com possíveis comparações entre grupo (grupo experimental e grupo controle) são desejáveis a fim de identificar outras variáveis que permeiam as habilidades sociais na relação professor-aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chagas, Mauro Heleno, Elder Lopes Bhering, Juliana Castro Bergamini, and Hans-Joachim Menzel. "Comparação de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 2 (April 2008): 99–103. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000200003.

Full text
Abstract:
O alongamento é uma prática comum no treinamento da flexibilidade, porém existe uma deficiência de informações específicas sobre os componentes da carga utilizados, em especial, sobre a intensidade do alongamento. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito agudo de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento (ADM) de extensão do joelho. Participaram deste estudo 14 voluntários do sexo masculino. Os dois membros inferiores de cada participante foram avaliados, sendo que um membro executou o treinamento na intensidade submáxima de alongamento (TS, N=14) e o outro na intensidade máxima de alongamento (TM, N=14). O treinamento utilizou a técnica passiva-estática executando quatro repetições com duração de 15 segundos. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa para os valores de ADM entre o pré-teste (68,0±10,5) e o pós-teste (74,0±10,0) no TM. Os valores de ADM para o pré-teste (68,9±14,0) e o pós-teste (71,0±14,4) no TS não apresentaram diferença significativa. Os resultados analisados através da ANOVA two-way apresentaram interação significativa entre o grupo e o teste (F=1.26; df=8,62; p=0,007). O estudo demonstrou que o treinamento na intensidade máxima de alongamento promove aumento agudo da ADM. Dessa forma, os estudos que avaliam os componentes ideais da carga de treinamento na melhora da flexibilidade não devem negligenciar o controle da intensidade do estímulo de alongamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Vinicius Santos, Maria Aparecida Oliveira, and Luc Vandenberghe. "Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para universitários." Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, no. 1 (March 2014): 73–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722014000100009.

Full text
Abstract:
Apesar da introdução na atuação comunitária de práticas baseadas em evidências, sabemos pouco sobre a eficácia das intervenções fora de contextos de pesquisa. A área dos treinamentos de habilidades sociais carece de estudos em settings de mundo real, com números suficientes de participantes e follow-up. Investigou-se, em 34 universitários, o efeito a curto e longo prazo de um grupo de treinamento de habilidades sociais, num contexto de mundo real. Escores de habilidades sociais (IHS) e ansiedade (IDATE) foram verificados antes, depois da intervenção e após um intervalo de follow up. Os escores em ambos os testes melhoraram do pré-teste para o pós-teste, e se mantiveram estáveis do pós-teste para o follow-up no intervalo de três meses a cinco anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wannmacher Pereira, Vera Wannmacher, and Thais Vargas Vargas dos Santos. "Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio." Signo 41, no. 71 (October 17, 2016): 03. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082.

Full text
Abstract:
Neste artigo, é relatado estudo que examinou a contribuição de materiais para leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, destinados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, no que se refere ao uso de estratégias de leitura. Teve como base os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção de módulos com foco em estratégias de leitura, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados obtidos indicaram: diferença significativa na comparação pré e pós-teste no uso das estratégias de leitura, considerando escolaridade, gênero textual – com destaque a favor da crônica - e ambiente de aprendizagem; ausência de diferença significativa entre as tecnologias, com tendência favorável à virtual no 1º ano e à não virtual no 9º ano; e crescimento aproximado entre os dois anos escolares, com tendência favorável ao 1º ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cabral, Audrey Sartori, Lisa Carla Narumia, and Luis Augusto Teixeira. "Facilitação do planejamento e da aprendizagem por meio da prática mental na Paralisia Cerebral." Revista Neurociências 18, no. 2 (March 31, 2001): 150–55. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8478.

Full text
Abstract:
Introdução. A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio da motricidade que resulta em incapacidades e limitações funcionais. Frequentemente, os portadores da PC são mais lentos na execução dos movimentos, em função do déficit de planejamento e coordenação do movimento. Alguns estudos mostram os benefícios da prática mental na aprendizagem motora e reabilitação funcional. Esse estudo objetivou avaliar em crianças com PC se a prática mental melhora a aprendizagem motora. Método. A amostra foi composta por seis crianças com PC divididas em dois grupos: experimental e controle. O grupo experimental foi submetido a um treinamento composto por oito sessões de prática mental, com duração de dez minutos cada. O grupo controle não realizou nenhum treinamento. A habilidade de subir uma escada de seis degraus com corrimão foi avaliada antes e após o treinamento e dois dias após o pós-teste (teste de retenção). Resultados. No grupo experimental, houve uma diminuição do tempo gasto na realização da atividade no pósteste em relação ao pré-teste, enquanto no grupo controle houve um aumento deste. Além disso, houve uma melhora qualidade do movimento. O desempenho no pós-teste foi replicado no teste de retenção. Conclusão. A prática mental parece melhorar a aprendizagem motora de crianças com PC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Jardel Coutinho dos, and Mayra Carolina Vélez Ruiz. "Using ClassDojo to motivate kids participation in the efl online classes during the Covid-19 pandemic: a case study." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 10, no. 2 (May 17, 2021): 58. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i2.78711.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia da COVID-19 mudou a forma como as aulas eram ministradas em todo o mundo. Os professores equatorianos foram obrigados a implementar aulas de forma síncrona e assíncrona. Consequentemente, todo o conteúdo foi adaptado para este novo tipo de aula. Por outro lado, os alunos, apresentam cansaço durante as aulas, desmotivação para aprender e infelicidade com a nova modalidade. Estudos têm demonstrado as vantagens do Computer Assisted Language Learning (CALL) para motivar os alunos. Método: Este estudo de caso teve como objetivo investigar a eficiência do ClassDojo para motivar a participação de alunos equatorianos durante as aulas online de inglês. Uma amostra de 29 alunos do sexto ano de uma escola particular, com idades entre 9 e 11 anos, participou desta pesquisa. Os dados foram coletados durante quatro meses de aulas (agosto a novembro de 2020) por meio de provas (pré e pós), entrevista e diário do professor. Resultados: Após a implementação do aplicativo, os participantes apresentaram diferença significativa entre o pré-teste (M = 2,03, DP = 1,26) e o pós-teste (M = 7,28, DP = 1,69) com p = 0,00 e d de Cohen = 3,52. Os resultados recolhidos do pré e pós-teste revelaram que o ClassDojo motivou a participação dos alunos nas aulas. Os resultados da entrevista mostraram as opiniões positivas dos alunos sobre o uso do ClassDojo. Conclusões: Este aplicativo permitiu aos participantes aprender, interagir e se divertir ao mesmo tempo. Esta pesquisa é dirigida a professores que têm aulas online e desejam aumentar a participação dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Roberto, Gabriela B., Liane Ziliotto, and Meire Christina Seki. "Avaliação comparativa de dosagem do marcador tumoral CA 15-3 em cadelas hígidas ou com neoplasia mamária." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 9 (September 2018): 1800–1807. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-5136.

Full text
Abstract:
RESUMO: O antígeno CA 15-3 é uma proteína presente no soro utilizado no acompanhamento de mulheres com câncer de mama, essencialmente na detecção de metástases. Os objetivos deste estudo foram avaliar a efetividade e a viabilidade da utilização do marcador tumoral CA 15-3 em cadelas, comparando-se os valores do marcador entre cadelas sem e com neoplasia mamária, avaliando-se alterações nos valores do marcador após a mastectomia, e suas correlações entre o tipo histológico. Foi realizada a quantificação sérica do marcador tumoral CA 15-3 (teste de eletroquimioluminescência), em vinte cadelas hígidas (grupo controle) e vinte cadelas com neoplasia mamária (grupo teste). Os animais com neoplasia tiveram a dosagem do marcador realizada antes e 10 dias após a mastectomia. Ainda, foi realiza a citologia vaginal no momento da mastectomia e foram estabelecidos três grupos de acordo com a fase estral de cada cadela, Diestro, Proestro e Anestro. As massas tumorais foram encaminhadas para exame histopatológico. A avaliação dos dados de citologia vaginal entre os grupos Diestro, Proestro e Anestro pelo teste de ANOVA não demonstrou diferença estatística significativa entre os valores encontrados. E na análise para a comparação dos valores do marcador tumoral com os tipos histológicos de neoplasias, divididas em dois grupos, benignas e malignas, utilizando o teste de Mann-Whitney Rank Sum Test, o teste não demonstrou diferença estatística significativa visto que p>0,05. Os valores encontrados do marcador no grupo controle foram uma média de 0,19+0,39 U/mL, no grupo pré-mastectomia 1,56+0,39 U/mL e pós-mastectomia 0,66+0,27 U/mL. Em análise estatística com a comparação de grupo pré e pós-mastectomia, e do grupo controle com o grupo pré e pós-mastectomia observou-se significância com p< 0,005. Assim, observou-se diferença nos valores do marcador antes e depois da remoção cirúrgica da neoplasia, sugerindo seu possível uso como controle de crescimento tumoral pós-mastectomia individual. Porém há muita variação dos resultados nos diferentes métodos existentes, e não há ainda um padrão dos valores de referência para cada método, sendo necessários mais estudos sobre o uso dos marcadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sciorra Sales Mello, Jackeline, Daniel Vicentini de Oliveira, Naelly Renata Saraiva Pivetta, and Sônia Maria Marques Gomes Bertolini. "Intervenção pelo método Pilates no solo:influência sobre o desempenho motor, funcional e cognitivo de idosos." Arquivos de Ciências da Saúde 26, no. 1 (August 28, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1300.

Full text
Abstract:
Introdução: Ainda são escassos estudos que avaliem a efetividade do método Pilates no solo, principalmente na população idosa. Objetivo: Avaliar a influência de um programa interventivo com o método Pilates no solo, no desempenho motor, funcional e cognitivo de idosos. Casuística e Métodos: Estudo quase-experimental, realizado com 10 idosos. No momento pré e pós o programa de intervenção, foi utilizado para avaliação o teste índex-chão, Mini Exame do estado Mental (MEEM), o Protocolo de Avaliação da Autonomia Funcional do grupo de Desenvolvimento Latino Americano para Maturidade (GDLAM), e o teste força de preensão manual. Os idosos participaram durante três meses, duas vezes por semana, de um programa de exercícios do método Pilates, no solo. Os dados foram analisados por meio do teste t pareado, considerando significância quando p< 0,05. Resultados: Os idosos avaliados obtiveram melhoras significantes (p< 0,05) nos testes de caminhar 10 metros, teste de levantar da cadeira e locomover-se pela casa, e teste de vestir e tirar camiseta, que fazem parte do protocolo GDLAM. Conclusão: A intervenção com o método Pilates impactou positivamente na capacidade funcional dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Ana Paula Metz, Eliseo Berni Reategui, Daniel Epstein, Daniel Derrossi Meyer, Evelyn Gonçalves Lima, and Karina Heck da Silva. "Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no Ensino Fundamental." Ciência & Educação (Bauru) 23, no. 1 (March 2017): 91–109. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170010006.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo apresenta dois estudos independentes que têm como objetivo investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir no processo de construção de conceitos científicos por estudantes do Ensino Fundamental. Os estudos foram realizados através de pesquisa quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-teste, utilizando grupos controle não equivalentes. Textos refutacionais de pesquisas já publicadas foram utilizados nas intervenções, assim como testes de performance correspondentes aos textos. Os conceitos abordados foram energia e natureza particulada da matéria. Os estudos foram conduzidos em duas turmas de 9º ano de uma escola municipal no sul do Brasil. Análises estatísticas do desempenho nos testes mostraram melhora significativa dos estudantes que utilizaram o SOBEK como suporte para estudo dos textos. Investigações mais detalhadas são necessárias para identificar a ocorrência e extensão das modificações na estrutura conceitual dos estudantes e sua relação com a estratégia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nuzzo, Elena, and Anna Whittle. "Insegnare la grammatica italiana a bambini immigrati. Un esperimento sul focus on form nella classe multilingue." Revista de Italianística 2, no. 26 (December 13, 2013): 47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p47-72.

Full text
Abstract:
Este trabalho explora as possíveis aplicações da didática da L2 na perspectiva do focus on form (foco na forma) na realidade multilíngue da escola primária italiana. A novidade deste estudo consiste no fato de que o tratamento didático experimental envolvei três turmas do segundo ano da escola primária (68 crianças), frequentadas por falantes nativos, quase-nativos e não-nativos de italiano, de idade entre sete e oito anos. Os principais informantes da experiência são, no entanto, apenas 14 aprendizes chineses que, após dois anos de escolarização na Itália, ainda manifestam uma escassa competência gramatical, embora com uma boa capacidade de comunicar com os pares e com os professores. Isso sugere que o ensino a que foram expostos na escola, essencialmente baseado no conteúdo, não tenha fornecido um input adequado para o desenvolvimento de sua interlíngua, na mesma linha do que foi constatado em estudos anteriores e em contextos análogos. A hipótese é, portanto, que, para facilitar a aquisição da L2 por parte dessas crianças fosse necessário inserir na prática didática um dispositivo de focalização da forma: o modelo do foco na forma nos pareceu ser o instrumento mais adequado para fazer isso, sem renunciar à qualidade comunicativa da interação. Os dados sobre a interlíngua das crianças foram coletada em três momentos: com um pré-teste antes do tratamento didático, um pós-teste logo após e um pós-teste tardio após seis semanas. Para eliciar a fala durante os testes foi utilizada uma bateria de tarefas planejadas para isso. O tratamento didático concentrou-se na flexão dos verbos e, em especial, três formas do presente do indicativo (1a e 2a do singular e 3a do plural). Esses objetivos gramaticais foram selecionados a partir dos dados coletadas com o pré-teste e analisados com base na Teoria da Processabilidade (Pienemann, 1998; Bettoni, Di Biase, in print). A análise estatística mostra um forte efeito positivo do tratamento didático para o grupo experimental tanto no pós-teste imediato quanto no pós-teste tardio; nenhuma variação significativa foi observada no grupo controle, que não recebeu nenhum tratamento. Com a análise qualitativa evidenciam-se claramente algumas etapas evolutivas para o grupo experimental. O estudo possui interessantes consequências na didática, pois demonstra que breves e regulares sessões de italiano L2 baseadas no foco na forma são benéficas para o desenvolvimento da interlíngua de crianças migrantes e podem ser aplicadas com eficácia na sala de aula multilíngue
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Quadros-Flores, Paula Maria, Daniela Mascarenhas, and Manuela Machado. "O método de Polya e a Gamificação como estratégias na resolução de problemas." REVISTA PRACTICUM 5, no. 2 (December 18, 2020): 47–64. http://dx.doi.org/10.24310/revpracticumrep.v5i2.10227.

Full text
Abstract:
Estudos revelam que os estudantes portugueses apresentam dificuldades na resolução de problemas. Este estudo, desenvolvido com alunos do 4º ano, teve como objetivo promover melhoria na resolução de problemas envolvendo a operação divisão. Desenharam-se três objetivos específicos: analisar a influência do método de Polya na resolução de problemas; perceber a abordagem da gamificação na motivação e envolvimento dos alunos; compreender o efeito de recursos tecnológicos digitais no processo de aprendizagem. Seguindo metodologia de investigação-ação e abordagem mista, utilizaram-se os instrumentos de recolha de dados: observação participante, diário do projeto, aplicação de um teste antes (pré-teste) e depois (pós-teste) das situações formativas. A aplicação do método de Polya ajudou a melhor compreender e organizar o problema, fomentando autonomia na resolução do mesmo; o recurso à gamificação estimulou o entusiasmo e o desejo dos estudantes atingirem os seus objetivos; os recursos digitais, como avatares, facilitou a articulação curricular e capacidades de colaboração
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Zampieri, Marília, Patrícia Waltz Schelini, and Carolina Rosa Crespo. "Eficácia de um programa de estimulação de capacidades intelectuais." Estudos de Psicologia (Campinas) 29, no. 3 (September 2012): 353–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2012000300005.

Full text
Abstract:
O modelo Catell-Horn-Carroll divide a inteligência em dez fatores gerais, decompostos em fatores específicos. Estudos da área abordam a possibilidade de estimulação da inteligência, por meio de programas específicos para esse fim. O objetivo do presente estudo foi desenvolver atividades para estimulação de três componentes desse modelo - Inteligência Fluida, Inteligência Cristalizada e Memória de Curto Prazo -, bem como implementar um programa de estimulação e avaliar sua eficácia. O programa foi realizado ao longo de 13 sessões. Participaram do estudo 22 crianças com idade entre 7 e 10 anos, divididas em dois grupos para a realização das atividades. Os instrumentos utilizados no pré e pós-teste foram a Escala Weschsler de Inteligência para Crianças - III, o Teste de Desempenho Escolar e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Os resultados apontaram aumento significativo no escore total da Escala Wechsler em todas as análises e no Teste de Desempenho Escolar, no que se refere à estimulação da inteligência cristalizada e memória de curto prazo, o que parece ser indicativo da eficácia do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Xavier, Breno Henrique da Silva, Caique Uriat, Thábata Viviane Brandão Gomes, and Nádia Fernanda Schmitt Marinho. "EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DE FUTEBOL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS." BIOMOTRIZ 15, no. 1 (July 14, 2021): 155–63. http://dx.doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.452.

Full text
Abstract:
Estudos de corte transversal apontam que a prática de esporte de forma sistematizada auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais (HMF). Neste tipo de delineamento não se pode afirmar que a prática do esporte auxiliou as crianças no seu desenvolvimento motor, ou se as crianças procuraram a prática de um esporte por terem desenvolvimento motor alto. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da prática sistemática de futebol no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais a partir de um delineamento longitudinal. Participaram do estudo 10 meninos, sendo 04 iniciantes na prática sistematizada de futebol (GPF= 6,65±0,39 anos) e 06 sedentários (GC=6,42±0,44). O GPF realizava além das aulas de Educação Física, prática orientada de futebol duas vezes por semana, uma hora/dia. O GC realizava apenas aulas de educação física escolar. Utilizou-se como medidas o escore padrão locomotor e de controle de objetos do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Os grupos realizaram o primeiro teste no início do ano e, após 6 meses, realizaram o segundo teste. O teste U de Mann Whitney não apontou diferença significante entre os grupos antes ou após intervenção em nenhuma das variáveis (p>0,05). O teste de Wilcoxon, com correção de Bonferroni (p<0,025), não apontou diferença significante entre pré e pós-teste para nenhum dos grupos (p>0,05). Estes resultados indicam que as habilidades do futebol (especializadas), podem não beneficiar o desenvolvimento de HMF, confirmando a ideia de hierarquia do desenvolvimento. Estudos futuros podem analisar a qualidade das aulas oferecidas, diferentes tempos de intervenção e uma amostra maior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tsutsumi, Myenne Mieko Ayres, Paulo Roney Kilpp Goulart, Mauro Dias Silva Júnior, Verônica Bender Haydu, and Érika Larissa de Oliveira Jimenéz. "Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: Uma revisão sistemática da literatura." Revista Portuguesa de Educação 33, no. 1 (June 29, 2020): 38–55. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.19130.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura de estudos empíricos que avaliaram o efeito de jogos educativos na aprendizagem de assuntos acadêmicos, comparando os efeitos de estudos com diferentes delineamentos de pesquisa. Na revisão, foram incluídos artigos empíricos e relatos de casos publicados em inglês ou português, de janeiro de 2006 a setembro de 2019, que mencionavam ou continham palavras-chave definidas previamente que avaliavam os jogos como método de intervenção para o ensino de conteúdo escolar formal. Inicialmente, 171 registros foram localizados e 24 foram selecionados com base nos critérios de inclusão. Verificou-se que: as crianças foram os principais participantes; os jogos eletrônicos foram os mais utilizados; e a Matemática foi a disciplina utilizada na maioria estudos. Em 13 estudos, o desenho do grupo foi empregado e verificou-se que o grupo experimental apresentou melhor desempenho acadêmico quando comparado ao grupo-controle. Em todos os 11 estudos que utilizaram um delineamento de caso único, o desempenho pós-teste foi maior que o do pré-teste. Esses resultados mostraram que os jogos tiveram o efeito de aumentar o desempenho acadêmico dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pereira, Dauster Souza, José Valdeni De Lima, Alberto Bastos do Canto Filho, Paulo Santana Rocha, Rafaela Ribeiro Jardim, Francisco Euder dos Santos, and Priscilla Perez da Silva Pereira. "Práticas com Simulações Computacionais para Melhoria de Desempenho para Lidar com Situações de Emergências." Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 23 (July 11, 2019): e07. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.23.e07.

Full text
Abstract:
Este artigo é um recorte de uma proposta de pesquisa que visa utilizar a simulação computacional como ferramenta de apoio para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa envolveu 48 participantes. Na fase de diagnóstico preliminar, aproximadamente 80% dos estudantes avaliaram que o uso das simulações facilitaria ou facilitaria muito o aprendizado teórico-prático, 16% já utilizaram esse recurso durante os estudos e todos gostariam de ter acesso aos mesmos durante às aulas, porém 62% relataram que entendem pouco sobre o uso dessas ferramentas no processo de aprendizado. Já na fase de protótipo da simulação, os participantes foram submetidos a um pré-teste e um pós-teste com onze questões objetivas referentes a situações emergenciais relacionadas à crise convulsiva e crise asmática. A média de acertos no pré-teste, ou seja, antes de participar da simulação foi 5,15 (DP:1,77). Após participarem das simulações a média de acertos passou para 8,93 (DP:1,6; p<0,01). Concluiu-se que simulação não está sendo utilizada no contexto educacional dos participantes desta pesquisa. Os resultados da aplicação do experimento mostraram uma melhoria de desempenho dos participantes de modo a poder afirmar que as simulações podem contribuir para o aprendizado sobre atendimento pré-hospitalar nas emergências médicas do tipo crise convulsiva e crise asmática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Couto, Bruno Pena, Guilherme Augusto Silva da Costa, Marcos Pinotti Barbosa, Mauro Heleno Chagas, and Leszek Antoni Szmuchrowski. "Efeito da aplicação de vibração mecânica sobre a impulsão vertical." Motriz: Revista de Educação Física 18, no. 3 (September 2012): 414–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742012000300001.

Full text
Abstract:
Vários estudos apontam que o treinamento com vibrações pode contribuir no desenvolvimento da força muscular e do desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da vibração mecânica aplicada na direção da resultante das forças musculares sobre a impulsão vertical. A amostra foi composta por 18 voluntários que realizaram o teste de salto vertical antes e após 20 segundos de vibração mecânica, 20 Hz de frequência e 6 mm de amplitude, aplicada na direção da resultante das forças musculares. Os mesmos voluntários foram utilizados como controle e, para isto, realizaram pré e pós-teste sem treinamento com vibração. Houve um aumento significativo de 8,5% na altura de salto vertical após o treinamento com vibração. O procedimento controle não gerou alterações significativas. Estes resultados sugerem que a aplicação de vibração mecânica na direção da resultante das forças musculares de membros inferiores foi capaz de gerar aumentos agudos na impulsão vertical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Freitas, Geisa Rodrigues de, Sandra Leal Calais, and Hugo Ferrari Cardoso. "Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo." Psicologia Escolar e Educacional 22, no. 2 (August 2018): 319–26. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018018180.

Full text
Abstract:
Resumo Estudos indicam presença de sintomas de estresse, ansiedade e baixa qualidade de vida ligada à docência no ensino público; entretanto, poucos são de caráter interventivo. O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos do Relaxamento Progressivo de Jacobson adaptado por Sandor nas medidas de estresse, ansiedade e qualidade de vida (QV) de professores de escolas públicas. Constituíram a amostra 105 professores de escolas públicas estaduais, divididos em três grupos: intervenção, palestra e passagem de tempo. Utilizou-se comparação pré e pós-teste com os instrumentos ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI. No grupo experimental, identificou-se redução significativa (p=0,004) no pós-teste para estresse,e alterações na percepção do estresse no trabalho, ansiedade e QV, sem significância estatística, entretanto, indicando tendência de melhora nos sintomas. Verificou-se que esse relaxamento foi favorável aos professores. Sugerem-se outras investigações de caráter interventivo com docentes, possibilitando-se a ampliação do repertório comportamental de respostas saudáveis frente a estímulos ambientais aversivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Woellner, Simone Suzuki. "Treinamento elíptico em hemiparéticos crônicos pós-AVC." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 9, no. 4 (December 10, 2010): 233. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v9i4.3541.

Full text
Abstract:
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das síndromes mais incapacitantes da atualidade caracterizada por um déficit focal súbito de origem vascular. A incapacidade mais comum é a hemiparesia, e consequente déficit de marcha, equilíbrio e descondicionamento físico. Estudos com diversas modalidades de treinamento vêm sendo publicados, e o treinamento elíptico pode ser inserido em programas de reabilitação neurológica. Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento elíptico em hemiparéticos crônicos pós-AVC. Materiais e métodos: Pesquisa quase experimental, tipo séries de tempo com três pré e pós-testes, com 4 indivíduos hemiparéticos. Os instrumentos de medida utilizados foram esfigmomanômetro modificado para força do quadríceps, teste de equilíbrio de Berg, Timed Up and Go e manovacuometria. O programa de treinamento teve frequência de duas vezes semanais durante 8 semanas (16 sessões). Resultados: Os sujeitos apresentaram uma melhora significativa pelo teste t (p < 0,05) nas medidas da velocidade da marcha e TUG, com melhora no desempenho de 35,2% e 22,07%, respectivamente, e pelo Berg, com melhora de 6,8%. Conclusão: O presente estudo buscou inserir uma nova modalidade terapêutica em um programa de reabilitação neurológica e os resultados iniciais devem incentivar novas pesquisas com diferenciação nos grupos de amostra. Palavras-chave: acidente vascular cerebral, hemiparesia, treinamento aeróbico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Amaral, Míriam Cristina Santos, Cynthia Fantoni Alves Ferreira, Liséte Celina Lange, and Sérgio Francisco de Aquino. "Avaliação da biodegradabilidade anaeróbia de lixiviados de aterro sanitários." Engenharia Sanitaria e Ambiental 13, no. 1 (March 2008): 38–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522008000100006.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste artigo foram investigar as condições ambientais e operacionais favoráveis ao desenvolvimento do teste de biodegradabilidade anaeróbia para lixiviados de aterro sanitário. As condições avaliadas foram a relação alimento/microrganismo (A/M), aclimatação do lodo, e toxicidade devido à alta concentração de amônia. Os resultados indicaram que a relação A/M equivalente a 0,45 apresentou-se como a mais favorável à realização do teste, e que o lodo empregado apresentou boa capacidade de adaptação ao lixiviado, não demandando aclimatação prévia. O lixiviado em questão apresentou relativamente baixa biodegradabilidade anaeróbia, associado aos resultados de estudos de biodegradabilidade aeróbia anteriores que sugerem que uma significativa fração de matéria orgânica é refratária mesmo ao metabolismo aeróbio,indica que o tratamento físico-químico deve ser utilizado como forma de pré ou pós-tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Barbosa, Viviane do Rocio, Sandra Regina Kirchner Guimarães, and João Rosa. "O Impacto do Ensino de Regras Morfológicas na Escrita." Psico-USF 20, no. 2 (August 2015): 309–21. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200211.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo investiga a contribuição do ensino de regras morfológicas para a escrita de palavras e pseudopalavras. Participaram 111 (cento e onze) alunos do 4º ano fundamental de uma escola pública, separados em três grupos experimentais e um grupo de controle. Os estudantes foram submetidos a pré-teste e pós-teste (imediato e diferido) em medidas de controle e discriminação escrita. A intervenção trabalhou com o ensino explícito de regras abordando os seguintes elementos mórficos: "-esa"/"-eza" (morfologia derivacional), "-am"/"-ão" (morfologia flexional), "-iu"/"-il" (morfologia flexional e derivacional). Os resultados mostraram que a intervenção provocou um impacto específico no aumento de desempenho na escrita de palavras e, principalmente, na escrita de pseudopalavras, cuja grafia não pode ser acessada de informações lexicais. Os resultados corroboram os de outros estudos, confirmando o efeito positivo e duradouro do ensino explícito de regras morfológicas sobre a escrita de palavras complexas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Assis, Maria Luiza Fava Lopes Camargo de. "A influência do curso de extensão PROEPRE: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas para educação infantil na formação de professores." ETD - Educação Temática Digital 8, no. 2 (December 3, 2008): 307. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v8i2.664.

Full text
Abstract:
A Educação Infantil tem sido objeto de inúmeros estudos que dão ênfase à sua importância na sistematização e nos programas de ensino diante das exigências da sociedade atual. No decorrer do trabalho, são tratadas questões relacionadas à educação em geral e especificamente à educação infantil, ressaltando nosso objeto de análise que é o PROEPRE, sob a modalidade de curso de extensão universitária e também como um programa que foi implantado em diversos estados e municípios brasileiros. A fim de colaborar com a discussão, o objetivo do presente estudo foi fazer uma análise sobre a influência que o PROEPRE tem na formação continuada dos profissionais da educação infantil que participaram do Curso de Extensão Universitária? PROEPRE - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (EDU 015) de Campinas, Americana e Itapira, no ano de 2006. Para essa investigação recorremos à coleta de dados e à analise de dois instrumentos: um questionário para coleta de dados demográficos e o teste situacional, aplicado como pré e pós-teste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo, and Nayane Martoni Piovezan. "Avaliação do Programa Informatizado de Leitura Estratégica para estudantes do ensino fundamental." Paidéia (Ribeirão Preto) 22, no. 51 (April 2012): 83–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2012000100010.

Full text
Abstract:
Estudos e avaliações nacionais realizadas no Brasil têm revelado que alunos do ensino fundamental apresentam, em sua maioria, dificuldades para compreender textos, apesar de esta competência ser imprescindível para o sucesso escolar. O presente estudo objetivou avaliar o Programa Informatizado de Leitura Estratégica (PILE) destinado a promover a compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 58 alunos de 5ª a 8ª séries, com idade de 12,52 anos, em média, 29 estudantes compuseram o grupo controle (GC) e 29 o de intervenção (GI). O Teste Cloze Básico-MAR foi utilizado como pré e pós-medida. O PILE foi administrado durante seis semanas, totalizando 19 encontros. Verificaram-se melhoras significativas, da pré para a pós-medida, para os níveis de compreensão em leitura de GI e GC. Constatou-se que GI sofreu grande efeito da intervenção, o que sugere que o PILE foi efetivo na implementação da compreensão em leitura desses estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Luana Otone Costa, Jessica Oliveira Moreira, Mayara Marylin de Azevedo Silveira, Neumir Sales de Lima, Caíque Olegário Diniz Magalhães, Bruno Ferreira Mendes, and Ricardo Cardoso Cassilhas. "Treinamento em circuito melhora cognição, funcionalidade e qualidade de vida de idosos." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 22, 2021): e13610917091. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17091.

Full text
Abstract:
Introdução: O envelhecimento vem aumentando ao longo das últimas décadas, com isso se aumenta o risco de declínio cognitivo, diminuição funcional e piora da qualidade de vida. A prática de exercício físico ganha destaque por seu caráter preventivo e/ou terapêutico, de custo baixo e acessível. A maioria dos estudos utilizam períodos longos de intervenção (6 meses ou mais), com exercícios aeróbios ou resistidos, no entanto são escassos os trabalhos que utilizam da metodologia de treinamento em circuito. O presente estudo avaliou os efeitos de 12 semanas de um programa de treinamento em circuito sobre aspectos funcionais, funções cognitivas e qualidade de vida de idosos. Metodologia: Vinte idosos foram submetidos a um programa de treinamento em circuito por um período de 12 semanas e avaliados no período pré e pós intervenção. Foram utilizados: questionário SF-36, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Time Get up and go (TUG), Teste de sentar e levantar, Teste de flexão de antebraço, Teste de velocidade de marcha de 6 minutos. Resultados: Os dados obtidos mostraram uma melhora de 26% na média do SF-36, 7% na velocidade da marcha para o teste de 6 minutos, e aumento de 1,6 pontos para o mini mental. Conclusão: O treinamento físico em circuito foi capaz de melhorar qualidade de vida, funcionalidade e cognição em idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Faria-Fortini, Iza, Ciomara Maria Pérez Nunes, Gabriela dos Santos Bretas, Christina Danielli Coelho de Morais Faria, Aline Alvim Scianni, and Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela. "Adaptação transcultural do Stroke Upper Limb Capacity Scale (SULCS): um instrumento de avaliação da capacidade manual em indivíduos com hemiparesia." Acta Fisiátrica 26, no. 4 (December 31, 2019): 192–98. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v26i4a169453.

Full text
Abstract:
Após a ocorrência do Acidente Vascular Encefálico (AVE), é comum a presença de deficiências residuais, com potencial impacto na utilização dos membros superiores (MMSS) na realização de atividades cotidianas, consideradas essenciais para uma vida independente. O Stroke Upper Limb Capacity Scale (SULCS) avalia a função proximal e distal dos membros superiores de indivíduos pós-AVE por meio de 10 itens, hierarquicamente ordenados, que representam tarefas significativas relacionadas às atividades diárias realizadas em ambiente domiciliar. Objetivo: Adaptar transculturalmente o SULCS para uso no Brasil. Método: O processo de adaptação transcultural foi realizado em cinco estágios, seguindo procedimentos padronizados: tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, comitê de especialistas e aplicação da versão pré-final em 15 indivíduos pós-AVE. Resultados: As versões original e retrotraduzida apresentaram adequada equivalência semântica. O comitê de especialistas adequou a descrição dos itens às regras gramaticais da língua portuguesa. Em um item da escala, foi acrescentada observação sobre a forma de realização da tarefa, para equivalência experimental, e realizada adaptação do material de teste em três itens, para equivalência cultural. Não foram observadas dificuldades de compreensão dos itens no teste da versão pré-final. Conclusão: O SULCS-Brasil apresentou adequadas equivalências semântica, idiomática, cultural e experimental. Os resultados desse estudo viabilizam o uso do SULCS-Brasil como uma ferramenta para avaliação da capacidade dos membros superiores de indivíduos pós-AVE. Estudos futuros são necessários para continuidade do processo de validação da escala, a partir da investigação de outras propriedades de medida, tais como validade de construto e confiabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Reis, Vivianne Margareth Chaves Pereira, Betânia Maria Araújo Passos Ogando, Josiane Santos Brant Rocha, Ronilson Ferreira Freitas, Gustavo Souza Santos, Alenice Aliane Fonseca, and Francisco Godim Pitanga. "Efeito de um programa de hidroginástica sobre o perfil lipídico de mulheres pós-menopáusicas." ConScientiae Saúde 13, no. 4 (February 12, 2015): 571–77. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v13n4.5134.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos associam alterações bioquímicas à incidência de doenças cardiovasculares, e um programa de hidroginástica apresenta-se como coadjuvante para melhora dessas enfermidades. Objetivo: Identificar o efeito de um programa de treinamento em hidroginástica sobre o perfil lipídico de mulheres pós-menopáusicas. Métodos: Participaram 33 mulheres divididas em grupo experimental, com 22 voluntárias que realizaram treinamento em hidroginástica, e grupo controle, com 11 integrantes que não efetuaram nenhum treino sistematizado. Resultados: Os resultados do grupo experimental, pré e pós-teste, evidenciaram redução das variáveis LDL, triglicérides e colesterol total. No grupo controle, observou-se diminuição somente nos níveis de HDL, LDL e colesterol total. Em relação aos dois grupos, após intervenção, também observou-se redução do triglicérides e do VLDL. No entanto, não foram evidenciadas diferenças significativas nas variáveis deste estudo. Conclusão: Verificou-se que o treinamento aeróbico em hidroginástica promoveu uma modesta redução do perfil lipídico das mulheres pós-menopáusicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sales, Ricardo Pombo, Carlos Eduardo César Miné, Andréia Dellú Franco, Érika Lima Rodrigues, Renato de Souza e. Silva, José Carlos Cogo, Rodrigo A. B. Lopes-Martins, Rodrigo Lazo Osorio, and Wellington Ribeiro. "Efeitos da suplementação aguda de aspartato de arginina na fadiga muscular em voluntários treinados." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 11, no. 6 (December 2005): 347–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922005000600008.

Full text
Abstract:
A atividade física influi em mecanismos específicos responsáveis pela redução da produção de força e conseqüentemente à fadiga. A preocupação em melhorar o desempenho físico tem sido propostos; observamos que estudos dão atenção para reduzir acúmulos dos metabólitos que diminuem a fadiga durante o exercício físico intenso, usando aminoácidos conhecidos por induzir mudanças metabólicas, entre eles a arginina. O presente estudo teve como objetivo estudar o efeito da suplementação aguda de aspartato de arginina em indivíduos sadios treinados submetidos a um protocolo de exaustão em um cicloergômetro. Foram utilizados 12 indivíduos treinados do sexo masculino, idade de 22,6 ± 3,5 anos. Realizaram três testes 90 minutos após a administração em dose única do aspartato de arginina ou solução placebo, em um cicloergômetro, em que incrementos de cargas foram adicionados até a exaustão. Amostras sanguíneas foram obtidas para análises bioquímicas como: creatinina, uréia, glicose e lactato. Diferenças estatísticas não foram encontradas ao comparar os valores de Freqüência Cardíaca Máxima, Tempo Máximo e Carga Máxima e também ao comparar os resultados anteriores e posteriores ao teste para uréia, creatinina e glicose. As concentrações de lactato (mmol/l) apresentaram diferença estatística ao comparar os valores pré-teste (Controle: 2,2 ± 0,14; Arginina: 2,43 ± 0,23; Placebo: 2,26 ± 0,11) com valores pós-teste (Controle 10,35 ± 0,57; Arginina: 12,07 ± 0,88; Placebo: 12,2 ± 0,96), p < 0,001. Os principais resultados deste estudo indicam que a administração aguda de aspartato de arginina não se mostrou efetiva em aumentar a tolerância à fadiga dos indivíduos avaliados e tratados no protocolo de teste incremental até a exaustão. Assim, podemos concluir que a dose utilizada não foi capaz de aumentar a tolerância à fadiga muscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Anderson Wagner dos, Daniel Simões Rebello, and Danielle Bernardes Amorim. "Estados transitorios de humor de atletas de basquete." Conexões 6 (August 6, 2008): 560–71. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637857.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar os estados transitórios de humor de atletas de basquete participantes dos jogos do JIMI (Jogos do Interior de Minas). Para sua realização, foram selecionados 10 adultos da faixa etária entre 18 a 27 anos, do sexo masculino, participantes da fase classificatória do JIMI de basquete masculino que ocorreu no mês de junho deste ano. Para coleta dos dados, foi aplicado o questionário POMS (perfil dos estados de humor) que contem 65 itens que abordam o vigor como fator positivo de humor, e como fatores negativos, tensão, raiva, fadiga, depressão e confusão mental. Os dados do teste de POMS foram anotados em planilhas especificando os avaliados, jogo (primeiro e segundo) e momento (pré e pós) e foram calculadas as medias de cada estado em cada um dos momentos de cada jogo. Em seguida, foi feita a análise de variância e pós-teste de comparação. Como resultado, verificou-se que os atletas tiveram seus estados de humor (fadiga, raiva, depressão, vigor) muito altos durante os dois jogos, sendo que tensão e confusão mental não se alteraram. Porém, entende-se como necessário a realização de outros estudos sobre as emoções e sentimentos dos jogadores de basquete, para que de algum modo possamos auxiliar em futuros campeonatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Krenchinski, Fábio Henrique, Vinicius Gabriel Caneppele Pereira, Bruno Flaibam Giovanelli, Mateus Dalpubel Mattiuzzi, Alfredo Junior Paiola Albrecht, and Felipe Gustavo Wagner. "Seletividade de herbicidas na cultura do cártamo." Revista Brasileira de Herbicidas 18, no. 1 (March 10, 2019): 636. http://dx.doi.org/10.7824/rbh.v18i1.636.

Full text
Abstract:
O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma planta oleaginosa que apresenta elevado potencial de cultivo no Brasil. O controle das plantas daninhas na cultura é essencial para proteger o seu potencial produtivo. O objetivo deste estudo foi avaliar a seletividade de herbicidas aplicados em pré-plantio incorporado (PPI), pré-plantio (PRÉ) e pós-emergência (PÓS) do cártamo. Ao todo, três estudos foram instalados em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os herbicidas avaliados para aplicação em PPI (Experimento I) foram: diclosulam, metribuzin, pendimethalin e trifluralin; para aplicação em PRÉ (Experimento II) foram utilizados os herbicidas: 2,4-D, ametryn+clomazone, atrazine, carfentrazone, carfentrazone + sulfrentrazone, clomazone, diclosulam, flumioxazin, imazaqin, imazethapyr, isoxaflutole, lactofen, mesotrione, metribuzin, metsulfuron - methyl, pendimethalin, saflufenacil, s-metolachlor, sulfrentrazone e trifluralin e, para a aplicação em PÓS (Experimento III) foram avaliados: ametryn+clomazone, atrazine, bentazon, bentazon + imazamox, carfentrazone, chlorimuron, clethodim + fenoxaprop, clethodim, clodinafop, floroxypyr, fluazifop+fomesafen, fluazifopP, flumiclorac-pentyl, flumioxazin, fluroxipir, fomesafen, foramsulfuron + iodosulfuron, haloxyfop, imazethapyr, iodosulfuron, lactofen, mesotrione, nicosulfuron, tembotrione e tepraloxydim), comparados com a testemunha sem aplicação. A fitotoxicidade foi avaliada aos 7, 14, 21 e 28 dias após aplicação (DAA), usando a escala percentual de zero a 100, e a massa fresca e seca foram obtidas aos 35 DAA. Os dados foram submetidos a análise de variância e, as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p≤0,05). O herbicida trifluralin apresenta seletividade a cultura do cártamo nas modalidades de PPI e PRÉ, enquanto que cletodim, fluazifop-p-butyl e haloxifope-p-metílico são seletivos para aplicação em PÓS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Adriana Lucia Pastore e., Marco Kawamura Demange, Riccardo Gomes Gobbi, Tânia Fernanda Cardoso da Silva, José Ricardo Pécora, and Alberto Tesconi Croci. "Tradução e validação da escala Knee Society Score: KSS para a Língua Portuguesa." Acta Ortopédica Brasileira 20, no. 1 (2012): 25–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522012000100005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Traduzir, adaptar culturalmente e validar o "Knee Society Score" (KSS) para a língua portuguesa e verificar suas propriedades de medida, reprodutibilidade e validade. MÉTODO: Avaliados 70 pacientes de ambos os sexos, em estudo clínico transversal, idade entre 55 e 85 anos, osteoartrose primária submetidos a artroplastia total de joelho, com o questionário KSS pelo avaliador 1 (inglês) e após 30 minutos pelo avaliador 2 (português) no pré- operatório e após três e seis meses de pós-operatório. RESULTADOS: O índice alfa de Cronbach e a diagramação de Bland-Altman não detectaram diferença entre as médias das duas avaliações no pré-operatório (p=1,000), com três meses (p=0,991) e seis meses de pós-operatório (p=0,985) na pontuação do joelho e na nota da função do joelho, p=1,000 nos três períodos. CONCLUSÃO: A versão brasileira do Knee Society Score, o Escore da Sociedade do Joelho, mostrou ser um instrumento de fácil compreensão e aplicação; válido e confiável para medir a pontuação e função do joelho de pacientes brasileiros submetidos a ATJ. Nível de Evidências: Estudos diagnósticos - Nivel de Evidência I, Teste de critérios diagnósticos desenvolvidos anteriormente em pacientes consecutivos (com padrão de referência "ouro" aplicado).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Souza, Samuel Miranda, José Fernando Pereira Costa Neto, and Jorge Eduardo Tavares Santos. "Efeito da auto liberação miofascial na força muscular em atletas de futebol feminino: ensaio clínico randomizado." Revista Pesquisa em Fisioterapia 10, no. 2 (May 6, 2020): 188. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i2.2814.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a variável força muscular (FM) na prática esportiva, sobretudo no futebol, é de extrema importância em atividades como chutes, disputas de bola, arrancadas e saltos. Além disso, permite identificar indivíduos que estão em grupos de risco para lesões. Assim, técnicas, como a auto liberação miofascial (ALM), vêm sendo utilizadas para o aprimoramento do desempenho esportivo e para prevenir lesões. OBJETIVO: verificar o efeito crônico da ALM na FM em atletas de futebol feminino. METODOLOGIA: este estudo trata-se de ensaio clínico randomizado. Participaram do estudo 14 atletas de futebol feminino. Inicialmente foram realizadas avaliações no aparelho dinamômetro isocinético dos extensores e flexores de joelho. As participantes foram divididas em dois grupos, um grupo intervenção (GI) e um grupo controle (GC). As participantes do GI realizaram um aquecimento associado à ALM com um foam roller. Já as participantes do GC, realizaram o mesmo aquecimento, porém sem a associação da ALM. Após 48 horas da última intervenção, foi realizada uma reavaliação no aparelho dinamômetro isocinético. RESULTADOS: não foram verificados efeitos significativos entre os grupos no pós-teste. Na comparação pré e pós-teste entre os grupos, houve uma piora significativa na variável pico de torque de extensão do membro inferior dominante no grupo que não fez a ALM (p = 0,013). CONCLUSÃO: conclui-se que uma abordagem crônica de ALM não foi capaz de gerar mudanças significativas na FM dos extensores e flexores de joelho. Mais estudos são necessários para apoiar esses achados. Registro ReBEC: RBR-7qnxty.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Saad, Ivete Alonso Bredda, Neury José Botega, and Ivan Felizardo Contrera Toro. "Avaliação da qualidade de vida em pacientes submetidos a ressecção pulmonar por neoplasia." Jornal Brasileiro de Pneumologia 32, no. 1 (February 2006): 10–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132006000100005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com ressecção de parênquima pulmonar por neoplasia. MÉTODO: Os pacientes foram estudados no pré-operatório e posteriormente nos 30º, 90º e 180º dias do pós-operatório, através do questionário The Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey. Utilizaram-se como modelo estatístico as Equações de Estimação Generalizada em que a variável dependente qualidade de vida muda para cada paciente ao longo dos tempos de coleta, considerando como variáveis independentes: sexo, idade, escolaridade, tipo de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, capacidade vital forçada e teste de caminhada de seis minutos. O nível de significância adotado foi de 5%. RESULTADOS: Concluíram o estudo 36 pacientes, sendo 20 do sexo masculino. Dezessete foram submetidos a lobectomia, 10 a pneumectomia, 6 a segmentectomia e 3 a bilobectomia. Quinze pacientes receberam quimioterapia, 2 radioterapia e outros 2 rádio e quimioterapia. Houve melhora da qualidade de vida nos domínios: social após três meses da cirurgia; físico e funcional nos pacientes com melhor desempenho do teste de caminhada de seis minutos e capacidade vital forçada; e físico nos pacientes com menor ressecção cirúrgica. Houve piora da qualidade de vida nos domínios: social no sexo feminino; físico e social mediante tratamento com rádio e/ou quimioterapia; e físico e funcional nos primeiros 30 dias do pós-operatório. CONCLUSÃO: É importante a realização de estudos sobre os vários componentes da qualidade de vida e o impacto das formas de tratamento oncológico sobre estas variáveis, visando à melhora da qualidade de vida após ressecção pulmonar por neoplasia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira, Vera Wannmacher, and Thais Vargas Santos. "Consciência linguística no uso de estratégias de leitura na escola, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual / Linguistic awareness in the use of reading strategies at school, on virtual and non-virtual technology." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 10, no. 1 (June 26, 2017): 66–82. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.66-82.

Full text
Abstract:
RESUMO:Neste artigo, é relatado um estudo que examinou a contribuição de materiais de leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, para 52 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à consciência linguística no uso de estratégias de leitura (predição, leitura detalhada e scanning). Tal estudo tem como suporte os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção dos materiais de ensino, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados indicam: diferença significativa na comparação pré e pós-teste; diferença não significativa na comparação entre as tecnologias (virtual e não virtual) com tendência favorável à não virtual na leitura da fábula e da crônica e à virtual na leitura do conto; presença de diferença significativa em situações pontuais no que se refere à comparação de desempenho entre as estratégias de leitura. ABSTRACT:In this article, we report a study that examined the contribution of reading materials of chronicles, short stories and fables, on virtual and non-virtual technologies, to 52 students of the 9th grade of Middle School, regarding linguistic awareness in the use of reading strategies (prediction, detailed reading and scanning). This study is based on Psycholinguistic studies on reading applied to teaching, with support on Computation. The research involved the teaching materials production, the team preparation, the construction and application of these materials in workshops at the selected school, the construction and application of pre-test before the workshops and post-test after the workshops and the data treatment. The results indicate: significant difference in the pre-test and post-test comparison; a non-significant difference in the comparison between technologies (virtual and non-virtual) with tendency towards non-virtual in the fable and chronicle reading and favorable to virtual in the tale reading; presence of a significant difference in specific situations regarding the comparison of performance among the reading strategies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Viana, Talita Santos, Luis Claudio Paolinetti Bossi, Ticiane Marcondes Fonseca da Cruz, Clodoaldo José Dechechi, and Charles Ricardo Lopes. "Respostas na composição corporal e performance após 8 semanas de treinamento do Método Pilates." Fisioterapia Brasil 17, no. 3 (October 20, 2016): 244. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v17i3.483.

Full text
Abstract:
Introdução: Poucos estudos relatam a utilização com sequências de exercícios do método Pilates e a descrição das variáveis de treinamento utilizadas. Assim, torna-se necessário analisar os efeitos das variáveis de treinamento em uma aula de Pilates com equipamentos. Objetivos: Analisar os efeitos da sobrecarga do Método Pilates com aparelhos na composição corporal, flexibilidade e salto horizontal em indivíduos do sexo feminino após oito semanas de treinamento. Material e métodos: Participaram do estudo 24 mulheres fisicamente ativas e saudáveis, com idade entre 18 e 35 anos; peso: 62,02 ± 3,2 kg; estatura: 167 ± 4,1 cm. As voluntárias foram divididas randomicamente em dois grupos: 12 voluntárias no grupo de treinamento periodizado com o método Pilates (GP) e 12 no grupo controle (GC), totalizando 24 sessões de treinamento. A composição corporal foi obtida pelo método duplamente indireto, mensurando a espessura de dobras cutâneas, por meio de um plicômetro (Sany®); a flexibilidade, utilizando o teste com o banco de Wells; e o salto horizontal parado, realizando três tentativas de salto, com intervalo mínimo de 40 segundos entre os mesmos. A normalidade e homogeneidade das variâncias foram verificadas por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov e de Levene, respectivamente. Anova (2x2) medidas repetidas com os fatores de grupo (GP versus GC) e condição (pré e pós) foi utilizada para verificar diferenças significativas para as variáveis: composição corporal, salto e flexibilidade. Uma significância (α) de 5% foi utilizada para todos os testes estatísticos. Resultados: Foram observadas reduções significativas nos momentos pré x pós-sessão para flexibilidade. Conclusão: A manipulação da sobrecarga no Método Pilates com aparelhos parece ser efetiva para a melhora da flexibilidade em mulheres fisicamente ativas.Palavras-chave: composição corporal, treinamento de resistência, mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bachur, Cynthia Kallás, José Alexandre Bachur, Sarah da Silva Candido, Juliana Pereira Machado, Ana Carolina Queiroz Godoy Daniel, Cássio Magalhaes da Silva e. Silva, and Eugenia Velludo Veiga. "O uso das metodologias ativas como estratégias de ensino da medida da pressão arterial." Journal of Human Growth and Development 30, no. 3 (October 15, 2020): 443–50. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.11112.

Full text
Abstract:
Introdução: A medida da pressão arterial é parte do exame físico realizado por estudantes da área da saúde. Metodologias ativas podem estar vinculadas ao sistema de ensino, com contribuições positivas para o conhecimento sobre as etapas da medida da PA. Objetivo: Comparar o conhecimento sobre as etapas da medida da PA, pré e pós uma intervenção educativa entre estudantes de fisioterapia e medicina. Método: Estudo quase experimental, com grupo único que será controle dele mesmo, antes e depois da intervenção, realizado no ano de 2020, na Unifran. As avaliações foram baseadas nas metodologias ativas: KAHOOT, para avaliação teórica, e o método OSCE para avalição prática. Realizou-se uma intervenção educativa, com o recurso da Sala de Aula Invertida, seguida de debates, utilizando a prática e simulação para melhor aprendizado. Utilizou-se o teste de Wilcoxon, na comparação pré e pós intervenção, sobre o conhecimento teórico e prático dos estudantes referentes à medida da PA. Resuladots: 81 estudantes, idade média de 22,31+3,24 anos. No conhecimento teórico, a partir do KAHOOT, na comparação pré e pós intervenção educativa, observou-se diferença significativa no total dos itens de acertos (p<0,001), exceto na etapa “posição do paciente” (p=0,227). Na análise do conhecimento prático, a partir do checklist utilizado no OSCE, houve melhora significativa após a intervenção educativa em todas as etapas analisadas (p=0,001). Conclusão: a intervenção educativa com metodologias ativas Sala de aula invertida, KAHOOT e OSCE foram efetivas na apreensão de conhecimento sobre a medida da PA e sugere estudos de maior amplitude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

PELOSI, Miryam Bonadiu, Renata Mousinho Pereira da SILVA, Gladis dos SANTOS, and Nathalya Herzer REIS. "Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down." Revista Brasileira de Educação Especial 24, no. 4 (December 2018): 535–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000500005.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo teve como objetivo investigar os resultados produzidos por uma oficina de linguagem, com foco no estímulo das habilidades fonológicas, e a compreensão do sistema alfabético, com um grupo composto por cinco crianças e adolescentes com síndrome de Down, com idades entre 9 e 12 anos e 11 meses. O trabalho foi desenvolvido por equipe interdisciplinar, com duração de 90 minutos, uma vez por semana, por um ano, e realizado na brinquedoteca terapêutica de um hospital universitário da Região Sudeste do país. A metodologia foi a de estudos de casos coletivos, e a pesquisa contou com a aplicação de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os instrumentos utilizados avaliaram a leitura de palavras isoladas; a consciência fonológica; a memória sequencial auditiva, a habilidade de repetição de palavras reais e de não palavras. Para a análise dos dados, foi utilizado o software Statistical Package for The Social Sciences - SPSS, versão 23.0, com o teste de t Student. Os resultados mostram significância estatística para as habilidades de consciência fonológica de rima, manipulação e transposição silábica, segmentação, síntese, manipulação e transposição fonêmica; memória de trabalho fonológica medida pela repetição de não palavras dissílabas e leituras de palavras isoladas trissílabas de alta frequência. Concluiu-se que a estimulação sistemática de habilidades cognitivo-linguísticas, especialmente as fonológicas, foi capaz de favorecer a aprendizagem da leitura e escrita de crianças e adolescentes com síndrome de Down.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Acácia Aparecida Angeli dos, and Evelin Zago de Oliveira. "Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental." Psico-USF 15, no. 1 (April 2010): 81–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712010000100009.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo investigar a adequação da técnica de Cloze para a avaliação e o desenvolvimento da compreensão em leitura. A primeira etapa foi realizada com 314 alunos de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental e os resultados indicaram que o instrumento apresentava parâmetros psicométricos adequados. Na etapa seguinte, foram realizados dois programas de intervenção, o primeiro envolvendo 85 e o segundo 73 alunos de 3ª e 4ªs séries separados em grupos experimentais (GE) e de controle (GC), que responderam aos testes de Cloze validados, como pré e pós-testes. Os grupos experimentais participaram de sessões, nas quais foram apresentadas variações da técnica de Cloze, visando incrementar a compreensão da leitura. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC na situação de pós-teste apenas no segundo programa de intervenção. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de testar a possibilidade de generalização dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Martins, Margarida Alves, Lourdes Mata, and Cristina Silva. "Conceptualizações sobre linguagem escrita – Percursos de investigação." Análise Psicológica 32, no. 2 (June 7, 2014): 135–43. http://dx.doi.org/10.14417/ap.841.

Full text
Abstract:
Neste artigo é feita uma revisão de um conjunto de estudos sobre a escrita infantil antes do ensino formal e sobre a literacia familiar. O ponto de vista estrutural de Ferreiro (1988) de que as crianças pré-escolares evoluem linearmente de uma 1ª fase em que as escritas não têm em conta aspectos linguísticos até uma última fase de escritas alfabéticas, é contrariado por estudos que demonstram a heterogeneidade dos percursos infantis até à compreensão do princípio alfabético. Em relação à literacia familiar, é realçada a heterogeneidade das práticas familiares e da sua frequência, a qual estará associada às diferentes concepções sobre o papel dos pais no desenvolvimento da literacia dos filhos, sendo demonstrada a importância da leitura de histórias para o desenvolvimento das competências de literacia. São ainda apresentados um conjunto de estudos com programas de escrita que visam melhorar a qualidade das escritas de crianças de idade pré-escolar. Estes programas, aplicados individualmente ou em grupo, demonstraram que as crianças dos grupos experimentais, no pós-teste, passam a utilizar na sua escrita mais letras convencionais e transferem os conhecimentos adquiridos para a leitura de palavras. Para além disso, estes programas conduzem a progressos na consciência fonológica, em particular na consciência fonémica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lima, Camila Carlos, Ricardo da Costa Padovani, Ricardo Luís Fernandes Guerra, and Milena de Barros Viana. "Efeitos do treinamento com biofeedback sobre medidas de ansiedade, estresse e humor em corredores de rua: um estudo experimental longitudinal." Revista de Educação Física / Journal of Physical Education 88, no. 4 (May 21, 2020): 1011–21. http://dx.doi.org/10.37310/ref.v88i4.847.

Full text
Abstract:
Introdução: O estresse competitivo pode acarretar alterações fisiológicas e emocionais que podem interferir em varios aspectos da sua vida do atleta. Estudos sugerem que o treinamento com biofeedback pode contribuir para melhorar o desempenho desportivo e o bem-estar psicológico de atletas. Objetivo: Examinar a eficácia do treinamento psicofisiológico, utilizando equipamento de biofeedback de variabilidade da frequência cardíaca (VFC), na redução dos indicadores psicológicos (ansiedade, alterações do humor e estresse) entre corredores de rua. Métodos: Estudo experimental, longitudinal, com amostra por conveniência, que contou com a participação de 10 corredores de rua (acima de 10 km), do sexo masculino (não profissionais). OS desfechos foram sintomas de: ansiedade pré-competitiva e de estresse e estados de humor. Além disso, foram aplicadas duas entrevistas: uma para avaliação pré-intervenção e outra semiestruturada para análise qualitativa pós-intervenção. A intervenção com treinamento de biofeedback ocorreu ao longo de seis semanas. Para comparar os resultados pré e pós-intervenção utilizou-se o teste t de Student para amostras pareadas com nível de confiança de 95%. Resultados: Os resultados mostraram que o treinamento alterou de maneira significativa as medidas de raiva e vigor, mas não as medidas de ansiedade competitiva e de estresse, apesar da maioria dos participantes ter demonstrado maior coerência da VFC ao longo das sessões. A análise qualitativa demonstrou que, na avaliação dos sujeitos, o treinamento com biofeedback atuou de maneira positiva, melhorando aspectos físicos e psicológicos. Conclusão: Os resultados sugerem que o treinamento com biofeedback reduziu sintomas relacionados ao estresse competitivo, como estados negativos de humor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Alves, Jean Flávio, Antônio Coppi Navarro, Paulo Ferreira De Araújo, and Rita de Fátima Da Silva. "Efeito agudo do treinamento aeróbio contínuo e variado na glicemia de portadores de diabetes mellitus do tipo 2." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 10, no. 4 (December 10, 2011): 219. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v10i4.3450.

Full text
Abstract:
Estudos demonstraram que o exercício físico pode resultar queda nos níveis glicêmicos mesmo quando analisado de forma aguda em diabéticos. O objetivo do trabalho foi analisar os efeitos agudos do treinamento aeróbio praticado de forma contínua e variada em portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Oito indivíduos com DM2 de ambos os sexos, entre 40 e 55 anos, foram submetidos a duas sessões de 30 minutos cada, sendo uma sessão no método de treinamento aeróbio contínuo (TAC) na velocidade fixa de 5,5 km/h e outra no método de treinamento aeróbio variado (TAV) com velocidades de 5 e 6 km/h intercalando a cada 5 minutos, as quais correspondiam a uma intensidade de 70 a 80% da frequência cardíaca máxima (FCMáx.) predita pela idade média do grupo, tendo um intervalo entre as sessões de 48 horas. Em ambas as sessões foi aferida a Glicemia Capilar (GC) 5 minutos pré, 15 minutos durante, 5 e 15 minutos pós-exercício. Ambas as sessões executadas no período da manhã com os participantes pré-agendados no mesmo horário, sem intervenção de alimento e medicamento. Foi observado além das características peculiares dos portadores de DM2 que o TAC resultou em uma queda de 28 mg/dl (p < 0,005 ANOVA teste t Student) e o TAV resultou em queda de 20 mg/dl (p < 0,181 ANOVA teste t Student) sendo ambos protocolos, mesmo por apenas 30 minutos de atividade, benéficos para a redução da glicemia em DM2.Palavras-chave: treinamento aeróbio, diabetes mellitus, efeito agudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gubiani, Marileda Barichelo, and Márcia Keske-Soares. "Evolução fonológica de crianças com desvio fonológico submetidas a diferentes abordagens terapêuticas." Revista CEFAC 16, no. 2 (August 30, 2012): 663–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462012005000071.

Full text
Abstract:
No Português Brasileiro, aproximadamente entre 4 ou 5 anos de idade, a criança já adquiriu todos os fonemas do sistema fonológico adulto. Porém, este processo nem sempre ocorre de acordo com o esperado, verificando-se afastamentos/desvios na aquisição dos sons da fala. O objetivo deste trabalho foi verificar e comparar a evolução do sistema fonológico de crianças com desvio fonológico submetidos à terapia fonológica, acrescida ou não de estimulação das habilidades práxicas orofaciais. A amostra foi composta por seis sujeitos (três meninas e três meninos), com idades entre 5:4 e 7:0 no início da terapia. Os sujeitos foram divididos em três grupos, recebendo todos terapia fonológica, sendo os do grupo estudo tratados com estimulação de habilidades práxicas de face e língua (GFoLFa), e com exercícios de habilidades práxicas de língua (GFoL), e o grupo controle submetido apenas à terapia fonológica (GFo). Todos foram avaliados pré e pós-terapia quanto ao sistema fonológico (Yavas, Hernandorena e Lamprecht, 1991); ao Teste de Praxias Orofaciais (Berzoatti, Tavano e Fabbro, 2007); e ao Teste de Praxias Articulatórias e Bucofaciais (Hage, 2000). Os resultados foram analisados e descritos comparando os três grupos. Os resultados obtidos evidenciaram que todos os grupos apresentaram evoluções no inventário fonético, o GFoLFa obteve evoluções maiores no PCC-R. Conclui-se que os grupos que receberam intervenção práxica obtiveram maiores evoluções fonológicas, porém, sugerem-se novos estudos aplicando este modelo, para que possam ser confirmados esses resultados, com outras amostras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Da Silva, Giuliano Roberto, Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, Cassiano Merussi Neiva, Marcelo Rodrigo Tavares, Eduardo Nilton Aguiar De Souza, Mirelle De Souza Cassette, Gesiane Bifaroni De Sousa, and Bruno Barbosa Rosa. "Treinamento aeróbico e concorrente em adolescentes com indicadores da síndrome metabólica integrantes do projeto geração saúde." Conexão Ciência (Online) 12, no. 1 (May 4, 2017): 94–103. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v12i1.519.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) por apresentar diferentes critérios diagnósticos ao redor do mundo, torna-se muito perigosa pela sua detecção tardia, muitas vezes com consequências sérias já instaladas. Estudos apontam que há um efeito benéfico do exercício aeróbico e concorrente para a saúde das pessoas, e, principalmente na adolescência, auxiliando na melhora postural, fortalecimento dos ossos e articulações, adaptações cardiovasculares, diminuição do percentual de gordura, e controle da pressão arterial. Objetivo: observar as respostas do treinamento aeróbico e concorrente em adolescentes obesos após 12 semanas de treinamento com quatro sessões durante a semana. Metodologia: Foram estudados indivíduos de ambos os sexos na faixa etária entre 12 e 19 anos de idade com IMC elevado, vindos do Projeto Geração Saúde da cidade de Alfenas MG. Após um período de adaptação a série de exercícios, foi determinada uma zona alvo de intensidade de treinamento após a realização de um teste de carga máxima em cada exercício. Resultados: após a aplicação do protocolo, avaliando Percentual de Gordura, PAS, PAD, IMC, RCQ, FC, peso corporal pré e pós-treinamento, observou-se que nas categorias Percentual de Gordura, PAD, IMC e RCQ em ambos os protocolos, não houve mudanças estatísticas em relação ao quadro inicial, porém nas categorias, FC e PAS, houve redução significativa entre o grupo concorrente pós e pré-treinamento. Conclusão: A partir dos resultados obtidos, conclui-se que houve um efeito benéfico na atividade cronotrópica e inotrópica cardíaca, promovendo melhora na eficiência contrátil do miocárdio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bastos, Alice M., Carolina Silva, and Óscar F. Gonçalves. "Uma abordagem multimétodo do desenvolvimento pessoal com estudantes do ensino superior." PSICOLOGIA 13, no. 1/2 (June 4, 2014): 209. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.511.

Full text
Abstract:
Após um século de Psicologia, entendemos que é necessário integrar no estudo do desenvolvimento humano abordagens capazes de nos aproximarem da complexidade dos processos de desenvolvimento e mudança. Na linha de alguns autores, entendemos que é possível aproximar abordagem quantitativas e qualitativas na Psicologia (e.g., Patton, 1990; Mertens, 1998). A nossa proposta é a de que se integrem no plano de investigação diferentes metodologias, efectuando uma aproximação ao problema a partir de diferentes ângulos. Além disso, consideramos que, na avaliação da intervenção em desenvolvimento humano (estudo experimental), as medidas de pré e pós-teste são insuficientes para compreender a complexidade da mudança, assumindo os estudos de follow-up uma importância crucial. Entendemos ainda que é necessário efectuar uma exploração inicial do problema sob investigação e daí a utilidade de um estudo exploratório (estudo transversal de observação), pois permite um esboço inicial do contexto em que vamos intervir. Finalmente, defendemos que é de particular relevância ir além do silêncio dos números, introduzindo no plano de investigação os valores extremos e as histórias que co-construímos nos movimentos de desenvolvimento e mudança (estudo de casos extremos).DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.511
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Eliane Braga, and Georgete Medleg Rodrigues. "AS CONCEPÇÕES DE MEMÓRIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A OCORRÊNCIA DO TEMA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA." PontodeAcesso 3, no. 3 (December 22, 2009): 216. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v3i3.3613.

Full text
Abstract:
Resultados parciais de pesquisa descritiva e explicativa sobre as concepções de memória identificadas na literatura especializada em Ciência da Informação e seus reflexos na produção dos cientistas da informação no Brasil. Parte da hipótese que o tema memória desempenha papel periférico nas preocupações da área. Cita estudos desenvolvidos nas ciências humanas e sociais e observa que, na Ciência da Informação, o tema é mais presente em textos que tratam de Gestão do Conhecimento. Apresenta análise quantitativa dos dados obtidos a partir da identificação de documentos que abordam o tema memória, a saber: teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação do Brasil e artigos de periódicos vinculados a esses programas. Os resultados do pré-teste não evidenciam uma preocupação direta dos pesquisadores da área com a temática da memória, o que pode ser observado nos números pouco expressivos de teses, dissertações e artigos de periódicos identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barroso, Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade, Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes, and Antonio Jose Feleciano Barbosa. "Programa de prevencao do uso/abuso de alcool para adolescentes em contexto escolar: parar para pensar." Escola Anna Nery 17, no. 3 (September 2013): 466–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452013000300009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o efeito do programa Parar Para Pensar na prevenção do uso/abuso de bebidas alcoólicas de adolescentes em contexto escolar. MÉTODO: Realizou-se estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com 178 participantes, estudantes no 7º ano escolar; o grupo experimental (n = 70) foi sujeito à intervenção durante um ano, e o grupo de controle (n = 108) não sofreu intervenção. Foram utilizados o Questionário de Conhecimentos Acerca do Álcool; Questionário de caracterização dos consumos; Escala de Expectativas Acerca do álcool e Escala de Aptidões Sociais. RESULTADOS: Constatou-se que os adolescentes submetidos ao programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: frequência do consumo e ocorrência de episódios de embriaguez; e, ainda, melhorou os conhecimentos, as expectativas acerca do álcool e a percepção do consumo pelos pares (p < 05). CONCLUSÃO: O programa foi eficaz na estabilização do consumo, no aumento dos conhecimentos, na estabilização das expectativas positivas e na percepção do consumo pelos pares. Sugerem-se novos estudos e manutenção de follow-up para consolidar os resultados encontrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Cácio Costa Costa da, and Crésio De Aragão. "Efeitos da atividade física leve na glicemia e pressão arterial de mulheres diabéticas acompanhadas num centro de saúde em Jequié, Bahia." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 10, no. 3 (January 1, 2011): 209. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v10i3.5879.

Full text
Abstract:
Introdução: A hipertensão e o diabetes melittus tipo 2 constituem um grave problema de saúde pública que podem ser amenizados com instituição de hábitos de vida saudáveis. Objetivo: Verificar os efeitos da atividade física leve na glicemia e pressão arterial de repouso em mulheres acompanhadas num centro de saúde pública. Metodologia: Estudo de intervenção comparando níveis glicêmicos e pressão arterial antes e após um programa de exercícios. O programa de exercícios consistiu em alongamentos, caminhadas leves, exercícios resistidos e atividades lúdicas com duração de 60-90 minutos, realizados duas vezes por semana, durante 12 meses. A análise estatística utilizou o teste-t para amostras dependentes, com nível de significância de 5%. Resultados: Um grupo de 19 mulheres (idade: 53 a 76 anos; estatura: 139 a 163 cm: massa corporal total: 55,4 a 98,8 kg; índice de massa corporal: 23,1 a 37,7 kg/m2) foram avaliadas. O valor médio da glicemia na avaliação pré-programa (108,0 ± 26,4 mg/dL) e pós-programa (96,6 ± 27,4 mg/dL), mostrou redução média de 11,4 mg/dL (p = 0,00). O valor médio da pressão arterial diastólica pré-programa (99,4 ± 10,9 mmHg) e pós-programa (87,1 ± 11 mmHg), mostrou redução média de 12,3 mmHg (p = 0,00). Não houve significância estatística nas alterações da pressão arterial sistólica basal (151,2 ± 16,5 mmHg) e pós-programa (143,5 ± 19,0), com redução média de 7,7 mmHg (p = 0,06). Conclusão: Os resultados deste estudo piloto apontam que atividades físicas leves, com frequência de duas vezes por semana e duração de 60-90 minutos por sessão de exercício, podem contribuir na redução da glicemia e pressão arterial de mulheres diabéticas. Sugerem-se estudos controlados com um maior número de participantes para a confirmação desses dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Amorim, Fernando Mitidieri. "Avaliação da autonomia funcional em idosos após período de treinamento contra resistência." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 12, no. 12 (February 10, 2019): 130–37. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v12i12.25.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos de um treinamento contra resistência (TCR) sobre a autonomia funcional de idosas. Participaram do estudo 12 mulheres com idade entre 60 e 81 anos, com média de idade de 70,5 + 5,9 anos, residentes em Varginha - MG. Foram criados três grupos: grupo sedentário, submetido ao treinamento de força (GSFOR, n=3), grupo praticante do treinamento de força (GPFOR, n=6) e grupo controle que não praticou nenhuma atividade (GCONT, n=3). Todos os grupos foram submetidos a testes de avaliação de autonomia funcional antes e após o TCR. A análise descritiva dos dados demonstrou que as idosas apresentavam bom desempenho para a idade e que houve uma evolução do pré para o pós-teste intragrupos. Percebeu-se, também, que apesar de verificado o melhor desempenho do GSFOR em relação ao desempenho dos grupos GCONT e GPFOR, não foi possível afirmar que esta superioridade tivesse significância estatística. Assim, sugere-se, que novos estudos possam ser realizados, levando em consideração o tempo de duração da intervenção, o número de sessões de prática, o número de sujeitos participantes do estudo e a aplicação de outros testes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pillon, Carolina Bravo, Régio Pierre Da Silva, and Carla Skilhan De Almeida. "Aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na definição e priorização de requisitos de projeto para o desenvolvimento de jogos digitais para os idosos." Design e Tecnologia 7, no. 13 (June 30, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.23972/det2017iss13pp1-14.

Full text
Abstract:
O aumento da população senescente no Brasil e no mundo implica ações específicas para satisfazer às necessidades e preferências do público idoso. Nesse contexto, novas tecnologias de intervenção baseadas nos jogos digitais têm sido utilizadas para promover a prática de atividade física com o propósito de prevenir o declínio funcional em idosos. Entretanto, torna-se necessário desenvolver produtos interativos que levem em consideração as exigências e aspirações desse grupo de usuários. Objetivo: demonstrar a aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na definição e priorização de requisitos de projeto para o desenvolvimento de jogos digitais para os idosos. Metodologia: foi realizado um estudo de caso com três idosos frequentadores do projeto de extensão do Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso (Celari) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os procedimentos para a realização da pesquisa foram: estratégia de divulgação, seleção dos participantes e distribuição aleatória dos grupos, coleta de dados (pré-teste) e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), realização da intervenção e coleta de dados (pós-teste) e análise dos dados. Resultados: a utilização do método QFD possibilitou: i. obtenção de um conjunto de requisitos de usuário; ii. obtenção de um conjunto priorizado de requisitos de projeto; iii. análise das relações de conflito entre os requisitos técnicos do projeto; iv. análise dos produtos concorrentes. Conclusões: os achados dessa pesquisa podem, eventualmente, contribuir para orientar o desenvolvimento de um jogo digital utilizando a interface natural para o público de usuários idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lima e Souza Lopes, Anna Karolyne Kaimmi, Olga Akiko Takano, Juliana Ilídio da Silva, Vagner Ferreira do Nascimento, Amanda Cristina De Souza Andrade, and Ana Claudia Pereira Terças-Trettel. "Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças expostas à infecção congênita pelo Zika vírus." Revista Pesquisa em Fisioterapia 11, no. 3 (August 4, 2021): 482–94. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3843.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A comprovação da associação de microcefalia no Brasil com a infecção congênita pelo Zika vírus, leva a necessidade de estudos sobre a repercussão no desenvolvimento das crianças decorrentes do comprometimento do sistema nervoso central (SNC). OBJETIVO: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças expostas à infecção congênita pelo Zika vírus e sua associação com características e diagnósticos pré natais, neonatais e pós natais da mãe/criança. MÉTODOS: Estudo transversal com crianças de zero a três anos, nascidas entre 2015 e 2018, classificadas com infecção congênita pelo Zika vírus. Na coleta das características clínicas e sócio demográficas, utilizou-se um questionário semiestruturado e na avaliação do DNPM o Teste de Triagem de Denver II. Na associação, utilizou-se o teste exato de Fisher (p<0,05). RESULTADOS: Avaliou-se 30 crianças, 46,67% apresentavam alterações do DNPM, os maiores foram na linguagem (46,67%) e motricidade fina (43,33%). 23,33% tinham mais que 24 meses, idade que associou-se a alterações do DNPM (p<0,012). A infecção predominou entre 4 e 12 semanas de gestação e obteve associação com os atrasos do DNPM (p<0,002). 46,67% das crianças apresentaram microcefalia e 40% calcificações cerebrais, ambos com associação a atrasos no DNPM (p<0,001). Em exame físico 36,7% apresentaram alterações de postura e persistência de reflexos primitivos, 40% hiperirritabilidade, 33,33% disfagia e deformidades articulares, todas com associação importante com as alterações no DNPM (p<0,001). CONCLUSÕES: Crianças expostas à infecção congênita pelo Zika vírus apresentaram atrasos no DNPM e quanto mais precoce a infecção na gravidez, maior o envolvimento do sistema nervoso central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Jacobs, Monica Amadio Piazza, Felipe Nasser, Eduardo Zlotnik, Marcos de Lorenzo Messina, and Ronaldo Hueb Baroni. "Alterações endometriais após embolização de leiomiomas uterinos avaliadas por ressonância magnética de alto campo (3 Tesla)." Einstein (São Paulo) 11, no. 1 (March 2013): 58–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082013000100011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar alterações endometriais relacionadas à embolização de artérias uterinas para tratamento da leiomiomatose uterina sintomática (dor pélvica e/ou sangramento uterino), por meio de ressonância magnética de alto campo (3 Tesla). MÉTODOS: Estudo longitudinal e prospectivo, no qual foram incluídas 94 pacientes com diagnóstico clínico e por imagem de leiomiomatose uterina sintomática, todas tratadas por meio de procedimento de embolização das artérias uterinas. As pacientes foram submetidas a avaliações por ressonância magnética de alto campo da pelve antes e 6 meses após o procedimento. Foram realizadas avaliações específicas do endométrio nas sequências ponderadas em T2 e nas sequências ponderadas em T1, antes e após a infusão endovenosa dinâmica do meio de contraste paramagnético. Diante dos resultados dessas medidas, foram realizadas análises estatísticas por meio de teste t de Student para comparação dos resultados obtidos antes e após o procedimento. RESULTADOS: Observou-se um aumento médio de 20,9% no sinal endometrial nas imagens ponderadas em T2 obtidas após o procedimento de embolização das artérias uterinas, quando comparadas com a avaliação pré-procedimento (p=0,0004). Nas imagens obtidas com a infusão endovenosa do meio de contraste paramagnético, foi observado um aumento médio de 18,7% na intensidade de sinal endometrial pós-embolização de artérias uterinas, quando comparadas com a medida pré-embolização (p<0,035). CONCLUSÃO: Após a embolização de artérias uterinas, houve significativo aumento do sinal endometrial nas imagens ponderadas em T2 e nas imagens pós-contraste, inferindo possível edema e aumento do fluxo endometrial. Estudos futuros são necessários para avaliar o impacto clínico destes achados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography