Academic literature on the topic 'Etnografia da práxis antropológica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Etnografia da práxis antropológica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Etnografia da práxis antropológica"

1

Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza, Mary Landy Vasconcelos Freitas, Augediva Maria Jucá Pordeus, Samira Valentim Gama Lira, and Juliana Guimarães e. Silva. ""Amor não correspondido": discursos de adolescentes que tentaram suicídio." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 5 (2009): 1825–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000500024.

Full text
Abstract:
O estudo descreve as razões de tentativas suicidas em adolescentes, analisando sua repercussão no contexto familiar e social sob o prisma antropológico. Foi utilizada a abordagem qualitativa e a etnografia como método. Os participantes do estudo foram doze adolescentes, admitidos em um hospital de emergência, em Fortaleza, Ceará, Brasil, por tentativa de suicídio por qualquer mecanismo. Realizou-se no período de março a agosto de 2005. Os resultados evidenciaram como razão primaz o amor não correspondido, tendo esse amor conotação afetiva, de namoro, de caso, da primeira entrega; contudo, não
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramos, Alcida Rita. "Da etnografia ao indigenismo: uma trajetória antropológica." Anuário Antropológico, no. I (June 1, 2010): 43–56. http://dx.doi.org/10.4000/aa.773.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ingold, Tim, and Rafael Antunes Almeida. "Antropologia versus etnografia." Cadernos de Campo (São Paulo - 1991) 26, no. 1 (2018): 222–28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p222-228.

Full text
Abstract:
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo. A antropologia e a etnografia têm muito a contribuir entre si, mas os seus fins e objetivos são diferentes. A etnografia é um fim em si mesmo e não um meio para fins antropológicos. Ademais, a observação participante é um modo antropológico de trabalhar, não um método para coletar dados etnográficos. Estudar antropologia é estudar com as pessoas, não faze
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calil Júnior, Alberto. "etnografia do mundo espírita virtual." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 10, no. 10 (2020): 117–36. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.3978.

Full text
Abstract:
Um dos produtos da chamada era digital, a internet vem despertando o interesse da parte da população brasileira. Este “novo espaço de sociabilidade” se constitui como arena privilegiada para toda uma gama de acontecimentos que ganham corpo e vida no “ciberespaço”. Neste sentido, chama atenção a emergência das “comunidades virtuais”. Com a ampla participação dos internautas brasileiros estas vêm despertando o interesse dos Cientistas Sociais que descobriram um novo espaço para o estudo da sociabilidade contemporânea, a tal ponto que para muitos a pesquisa na internet está associada à sua anális
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Elsen, Ingrid, and Marisa Monticelli. "Nas trilhas da etnografia: reflexões em relação ao saber em enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 56, no. 2 (2003): 193–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672003000200017.

Full text
Abstract:
Apresenta-se uma reflexão sobre a etnografia como meio para a construção do conhecimento em enfermagem. A partir da concepção antropológica de etnografia e do cotejamento de alguns estudos de enfermeiras que usaram a etnografia como método/metodologia em suas pesquisas, são tecidas considerações acerca da problematização, do quadro teórico utilizado, da opção pela etnografia como caminho metodológico, da concepção e envolvimento com o trabalho de campo e do texto etnográfico elaborado no cenário do cuidado de enfermagem, apontando-se então algumas implicações que deixam entrever uma forma espe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cesarino, Letícia. "Antropologia digital não é etnografia." Civitas - Revista de Ciências Sociais 21, no. 2 (2021): 304–15. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39872.

Full text
Abstract:
O artigo transpõe para a antropologia digital o argumento polêmico de Tim Ingold de que “antropologia não é etnografia”, reivindicando a vocação transdisciplinar da disciplina nos “quatro campos” a partir da perspectiva que Gregory Bateson chamou de explicação cibernética. Ilustra as possibilidades dessa abordagem explorando a produtividade de noções da teoria antropológica clássica para lançar luz sobre alguns dos efeitos anti-estruturais – não-pretendidos, porém sistêmicos – da plataformização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kirksey, S. Eben, Stefan Helmreich, Felipe F. Vander Velden, and Thiago Mota Cardoso. "emergência da etnografia multiespécies." Revista de Antropologia da UFSCar 12, no. 2 (2020): 273–307. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v12i2.359.

Full text
Abstract:
Antropólog(a)s têm se dedicado, ao menos desde Franz Boas, a investigar as relações entre natureza e cultura. No alvorecer do século XXI, este interesse recorrente vem sendo alterado diante de novas torções. Um conjunto de “etnógrafo(a)s multiespécies” começaram a depositar ênfase inédita na subjetividade e na agência de organismos cujas vidas estão emaranhadas às vidas humanas. A etnografia multiespécies emergiu na interseção de três linhas de investigação interdisciplinares: os estudos ambientais, os estudos sociais da ciência e da tecnologia (STS) e os estudos animais. Começando pelos cláss
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gerber, Rose Mary. "Uma aventura antropológica: a perda da inocência." Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 23, no. 23 (2014): 47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p47-60.

Full text
Abstract:
<p><span>Este artigo é resultado de minha pesquisa com pescadoras no doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC. O objetivo é apresentar algumas reflexões sobre o exercício do trabalho de campo e da escrita como elementos que se interconectam continuamente e que compõem nossa construção como antropólogos, tendo como exercício central a etnografia. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Basques, Messias. "UMA ANTROPOLOGIA DAS COISAS: ETNOGRAFIA E MÉTODO." Espaço Ameríndio 4, no. 1 (2010): 150. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.12233.

Full text
Abstract:
O presente ensaio bibliográfico tem como base o livro que resultou de uma série de discussões promovidas por um grupo de estudantes de doutorado do Departamento de Antropologia Social da Universidade de Cambridge, no final da década de 1990. Não obstante a diversidade dos contextos etnográficos, todos os autores partilham o desafio de reformular a relação entre o método etnográfico e a teoria antropológica no que concerne ao estudo daquilo que se convencionou chamar de cultura material. Donde o título Pensando Mediante as Coisas, além de denotar uma questão antropológica a respeito do que os i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marcus, George. "Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial." Revista de Antropologia 34 (December 30, 1991): 197–221. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1991.111301.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa os dilemas que a etnografia precisa enfrentar para compreender a modernidade. A etnografia contemporânea se vê obrigada a abandonar uma perspectiva de análise, que parte unicamente da experiência vivenciada em nível local, e procurar atendimento de um ponto de vista global. Esse deslocamento coloca sob o foco da reflexão antropológica o modo como as identidades coletivas e individuais são negociadas nos lugares onde o antropólogo faz suas pesquisas de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Etnografia da práxis antropológica"

1

RIBEIRO, VIEIRA LIMA MARCO ANTONIO. "O que estamos fazendo: três centros de pesquisa antropológica e interdisciplinar no Brasil contemporâneo (LACED, CEAO, PNCSA)." Doctoral thesis, Università degli Studi di Milano-Bicocca, 2017. http://hdl.handle.net/10281/172090.

Full text
Abstract:
A presente etnografia estuda e analisa como, hoje em dia, o trabalho científico é pensado, elaborado, organizado, estruturado, produzido e praticado por três importantes centros de pesquisa antropológica e interdisciplinar que possuem atuação intensiva e destacada no Brasil contemporâneo: LACED (Laboratórios de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento), CEAO (Centro de Estudos Afro-orientais) e PNCSA (Projeto Nova cartografia Social da Amazônia). Em particular, descreve-se uma forte relação dialógica entre pesquisadores/pesquisadoras e movimentos sociais, um decidido compromisso com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kopper, Moisés. "Arquiteturas da esperança : uma etnografia da mobilidade econômica no Brasil contemporâneo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/141243.

Full text
Abstract:
Uma economia em crescimento, baixo desemprego e múltiplas políticas públicas construíram o caminho para a redução das desigualdades sociais e a mobilidade ascendente de milhões de brasileiros na década de 2000. Economistas, jornalistas, políticos e marqueteiros viram na ascensão econômica dessa população a emergência de uma “nova classe média”, definida na releitura de estatísticas nacionais e tornada alvo de intervenções governamentais e de mercado. A partir de uma pesquisa multissituada realizada entre 2012 e 2015 em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Washington D.C., esta tese problemati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

AZEVEDO, Alexandre Mauricio Fonseca de. "Porto das brincadeiras no Porto-do-Sal (Belém-Pará): uma leitura antropológica das práticas da infância." Universidade Federal do Pará, 2006. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3052.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-10-11T22:12:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_PortoBrincadeirasPorto.pdf: 2137820 bytes, checksum: e689ea1cbc5b440b07b4d53a0480a8d9 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-10-16T13:50:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_PortoBrincadeirasPorto.pdf: 2137820 bytes, checksum: e689ea1cbc5b440b07b4d53a0480a8d9 (MD5)<br>Made available in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bem, Daniel Francisco de. "Tecendo o axé : uma abordagem antropológica da atual transnacionalização afro-religiosa nos paises do Cone Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/54082.

Full text
Abstract:
Redes de agentes afro-religiosos permitem a circulação de pessoas, objetos e ações entre o Brasil e o exterior. A partir da descrição etnográfica de contatos com pais-de-santo realizados entre 2005 e 2010 em Porto Alegre (BR), Santana do Livramento (BR) e Rivera (UY), Montevidéu (UY) e arredores, Buenos Aires (AR) e algumas cidades do conurbano e da província homônima, apresenta-se, nesta tese, o acompanhamento dos atores em seus trânsitos transnacionais e nas suas relações com as sociedades envolventes em cada cidade. Pela análise e interpretação dos dados etnográficos percebe-se que existe u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Corrêa, Guilherme Torres. "Os labirintos da aula universitária." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10022017-130943/.

Full text
Abstract:
Definiu-se como objetivo deste trabalho compreender a aula universitária em suas múltiplas determinações, mediações, contradições e dimensões, sobretudo por se configurar como o espaço-tempo privilegiado de realização do processo educativo na universidade e por ser um objeto relativamente naturalizado pelos sujeitos do campo da pedagogia universitária, que tem se constituído como um campo de práticas, formação e pesquisa sobre a docência no ensino superior. Na medida em que este campo tem construído sua trajetória numa direção tendencialmente reformista, identificou-se a necessidade de conhece
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferraz, Deise Luiza da Silva. ""Livros em festa" : a cultura organizacional da Feira do Livro de Porto Alegre." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7246.

Full text
Abstract:
A Feira do Livro de Porto Alegre é um ritual de compra e venda de livros realizado, ininterruptamente há 51 anos, na Praça da Alfândega. Este trabalho objetivou desvendar a cultura organizacional do evento atentando para os fatos administrativos levado a efeito na Praça. Para tanto, os seguintes objetivos específicos foram traçados: a) verificar os aspectos culturais compartilhados ou não entre os membros da Comissão Executiva da Feira do Livro; b) identificar os palcos, os atores, os autores e os homenageados presentes na cultura organizacional da Feira do Livro; e, c) identificar e analisar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Etnografia da práxis antropológica"

1

Reflexividade na pesquisa antropológica em saúde: desafios e contribuições para a formação de novos pesquisadores. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460077.

Full text
Abstract:
O ofício antropológico é feito de reflexividade. Andamos sempre na corda bamba, entre fazer uma etnografia da bruxaria do ponto de vista da bruxa ou do ponto de vista de um geômetra, seguindo a famosa comparação de Clifford Geertz. Quando entramos no campo da saúde, o trabalho fica mais desafiador. Lidamos com emoções, com corporalidades, com doença, com dor, com morte. Lidamos, além disso, com uma instituição extremamente potente, do ponto de vista não apenas de sua penetração social, de sua capacidade de acolhimento de tudo isso, mas, sobretudo, de sua eficácia simbólica, fortemente enraizad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Etnografia da práxis antropológica"

1

DE BRITO SILVA, WELLINGTON, and PEDRO HENRIQUE DE MELO TEIXEIRA. "DA LÓGICA DA PRÁTICA À PRÁXIS DOCENTE: APONTAMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR." In Formação de Professores (Vol. 03). Editora Realize, 2025. http://dx.doi.org/10.46943/x.conedu.2024.gt01.068.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa, a partir do relato das experiências de pesquisa dos autores, a relação precípua entre reflexividade docente e práxis pedagógica. No núcleo das argumentações que embasam este escrito está a reflexão sobre as possibilidades de se estabelecer uma relação dialógica entre observação e objetivação da prática docente com uma prática político -pedagógica efetiva, considerando que a prática docente é, essencialmente, uma relação social que ocorre sob a influência da estrutura social em que ela está inscrita e, dessa forma, é parte do processo de construção da própria experiência de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PEREIRA SILVA, VALDEIR, and PAULA ALMEIDA DE CASTRO. "COMPREENSÕES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA ESCOLAR: DIÁLOGOS COM O ROMANCE CAPITÃES DA AREIA DE JORGE AMADO." In Formação de Professores (Vol. 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt01.028.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve o objetivo de discutir as contribuições que o método etnográfico traz para a pesquisa em educação, mais especificamente, no que diz respeito à formação de professores e sua prática pedagógica. Nesse sentido, traz-se, numa perspectiva autoetnográfica, a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado (2004), a fim de inspirar a exposição didática da temática discutida, de modo a inovar o modo de debater a pesquisa em sala de aula e revelar contribuições para além do óbvio. Para tanto, utiliza-se da Pesquisa Bibliográfica como aporte metodológico, ao passo em que são convidados out
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!