Academic literature on the topic 'Evasão Escolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Evasão Escolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Evasão Escolar"

1

Abreu, Waldir Ferreira de, Damião Bezerra de Oliveira, and Maria Domingas M. da Silva. "EVASÃO E FRACASSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO DE UMA ESCOLA RURAL." Revista Margens Interdisciplinar 5, no. 6 (May 22, 2016): 71. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2804.

Full text
Abstract:
A pesquisa trata da evasão escolar em uma escola da zona rural do município de Concórdia do Pará. Constatou-se que as crianças participam da produção agrícola com seus familiares e, no período de colheita, elas se ausentam das atividades escolares para a vida produtiva da comunidade. O principal objetivo da investigação foi analisar as causas da evasão na Escola Santa Maria I, na zona rural do município de Concórdia do Pará. A pesquisa usou a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas com professores, alunos e famílias dos alunos, com a finalidade de compreender o proquê de a evasão escolar ser tão frequente na zona rural do minicípio, principalmente na escola localizada na comunidae Santa Maria I. Concluímos que o modelo educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Concórdia está descontextualizado da realidade da comunidade Santa Maria, assim como o currículo escolar não atende às necessidades da zona rural de Concórdia do Pará.Palavras-chave: Evasão Escolar. Educação do Campo. Comunidade. Escola Rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Damiani, Magda Floriana. "Discurso pedagógico e fracasso escolar." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 14, no. 53 (December 2006): 457–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362006000400004.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que, em sua primeira parte, identificou os fatores de risco para fracasso escolar (entendido como repetência e/ou evasão) em uma coorte formada por todas as crianças nascidas nos hospitais da cidade de Pelotas (RS), em 1982. Isto foi levado a cabo por meio de um modelo multivariado que examinou o risco de fracasso associado a diferentes variáveis pessoais e familiares das crianças. Os resultados confirmam os encontrados em outras pesquisas, indicando a importante influência de fatores como grupo étnico, renda familiar, número de irmãos, escolaridade dos pais, tipo de moradia, entre outros, sobre o desempenho das crianças. A segunda parte do trabalho relata estudos de caso de duas escolas (que atendem populações com os mesmos fatores de risco) cujas taxas de reprovação e evasão eram contrastantes (altas em uma escola e baixas na outra). Os resultados indicam que as instituições de ensino diferem entre si e apontam para a importância de fatores intra-escolares, em especial o discurso pedagógico das escolas (conceito definido por Bernstein), para o desempenho das crianças. A ênfase nos aspectos acadêmicos da escolarização (discurso instrucional), verificada na escola com menores taxas de reprovação e evasão, possibilitou a modificação de uma das importantes correlações, encontrada também em outras pesquisas, entre fracasso escolar dos estudantes e baixo nível de escolarização de seus pais. A escola que apresentava maiores taxas de fracasso era caracterizada por um discurso pedagógico regulativo (assistencialista).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Wander. "Evasão escolar no ensino médio no Brasil/School evasion in high school in Brazil." Educação em Foco 19, no. 29 (April 11, 2017): 13–14. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v19i29.1910.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de pesquisa teórica e empírica contido em um capítulo da tese de doutorado do autor sobre a evasão escolar no Brasil e exterior. Indica um histórico de pesquisas realizadas em alguns países sobre a abordagem teórica e metodológica da análise para o fenômeno da evasão escolar no Ensino Médio, bem como da possibilidade da utilização de estratégias para a permanência de alunos, evitando a evasão escolar neste nível de ensino. O presente estudo se concentra na esfera das políticas públicas. Apresenta dados estatísticos e análises sobre a evasão escolar nas escolas públicas de ensino médio brasileiras principalmente entre os anos 2007 a 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Denise Bianca Maduro, and Fabrício Aparecido dos Santos. "O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina." Cadernos PROLAM/USP 18, no. 35 (December 30, 2019): 132–49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974.

Full text
Abstract:
No sentido de aportar para a análise do problema da evasão escolar na secundária técnica argentina, apresentam-se, neste trabalho, os dados estatísticos educacionais nacionais para esse nível de ensino no ano de 2015, os quais são discutidos em relação a qualidade do dado obtido e desagregados por modalidade (técnica e não técnica), sexo e tipo de oferta (privada e pública). A discussão dos dados quantitativos se faz com base em literatura sobre evasão escolar e 18 depoimentos de gestores da informação educacional e da modalidade educação técnico-profissional no país. Constatou-se que ainda estão em processo de desenvolvimento sistemas de informações capazes de trazer a medida da evasão escolar e qual a real influência dos fatores escolares a ela associados. Sem informações sistematizadas o discurso em torno dos fatores associados à evasão escolar pode trabalhar em prol de preconcepções de enraizamento histórico a respeito da escola secundária técnica - como seu mandato seletivo e questões de gênero - influenciando o discurso sobre as iniciativas pensadas, negadas ou invibilizadas no combate à evasão escolar na secundária técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Renato Américo Dantas Camilo de, Jonathan Bento Cavalcanti, Luís Augusto Soares Castellon, and Edwirde Luiz Silva Camêlo. "Indicadores de Autolesão e Evasão Escolar entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental no Estado da Paraíba: estudo de série temporal." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 2, 2021): e317101119596. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19596.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a correlação entre os indicadores de evasão escolar em escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e a prevalência de hospitalizações por conduta autolesiva entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos no estado da Paraíba. Metodologia: Estudo ecológico exploratório com desenho de séries temporais entre os anos de 2009 e 2018, a partir da coleta de dados secundários extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN. As análises estatísticas foram realizadas no programa R (versão 3.6.2). Resultados: Foram notificadas 205 internações hospitalares por autolesão entre crianças e adolescentes em idade escolar, com média anual de 20,5±20,17. O volume de lesões autoprovocadas aumentou significativamente a partir do ano de 2014. No mesmo período, a taxa média de evasão escolar anual foi 13,07±4,3. A partir de 2017 houve um aumento da evasão nas escolas da zona urbana e uma diminuição nas escolas rurais. Conclusão: Espera-se que o presente estudo possa contribuir no avanço das discussões acerca do papel social da escola enquanto agente facilitador de estratégias psicopedagógicas e de políticas públicas em saúde mental com foco no enfrentamento dos fatores socioambientais associados à autolesão infantil e à evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fini, Lucila Diehl Tolaine. "Evasão e fracasso escolar." Psicologia: Ciência e Profissão 9, no. 3 (1989): 41. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98931989000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

TROMBINI, JANAINE, FABIANE OLEGRÁRIO, and Luís Fernando Da Silva Laroque. "A evasão no ensino médio." REVISTA INTERSABERES 12, no. 25 (June 16, 2017): 144. http://dx.doi.org/10.22169/intersaberes.v12i25.573.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que levam os alunos a evadir as salas de aula de uma escola pública de ensino médio localizada no Vale do Taquari/RS e as práticas pedagógicas/estratégias que o supervisor poderá elaborar juntamente com o grupo de professores e funcionários. Nos últimos anos a realidade de muitas escolas públicas há grande índice de evasão no ensino médio. Nesta direção, o trabalho preocupou-se também em encontrar maneiras/estratégias possíveis de serem executadas pelo grupo gestor juntamente com os professores a fim de amenizar esse elevado índice de evasão. Foram realizadas revisões bibliográficas de obras que tratam sobre a evasão escolar (livros, leis, artigos) e também realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores do ensino médio de uma escola publica estadual do município de Progresso, juntamente com questionários sobre o tema deste projeto com supervisores e alunos (casos) que permanecem nesta escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Francisco Euguenys Medeiros da, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Aldayr de Oliveira Monteiro, Pedro Bruno Silva Lemos, and Paulo César da Silva Rocha. "Evasão escolar como desafio contemporâneo à Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape-CE." Research, Society and Development 8, no. 8 (June 8, 2019): e43881251. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1251.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a problemática da evasão na Escola de Ensino Médio Luiz Girão, situada no município de Maranguape no Estado do Ceará, no Brasil. A nossa investigação reporta-se ao período entre os anos de 2013 e 2017. A evasão escolar engendra discussões com ênfase nas turmas de 1ª série do ensino médio, etapa conclusiva da educação básica, no Brasil. A metodologia utilizada para a análise desse fenômeno deu–se através de um estudo de caso, tomando como referência a pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada, utilizando a técnica do questionário, realizado com 15 (quinze) discentes evadidos entre os anos de 2013 e 2017, que retornaram à Escola após o quadriênio. Como pergunta central, tem-se: “Quais as reais motivações que levaram a sua evasão na educação básica, especialmente na 1ª série do Ensino Médio?”. O objetivo deste trabalho foi conhecer algumas das causas que contribuíram para o abandono escolar e consequente evasão de um determinado número de alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os resultados apontam que as causas da evasão em 40% refletem condicionantes externos ao ambiente escolar, isto é, foram causas relacionadas às questões de emprego, trabalho, renda, saúde. Nesse sentido, o presente estudo de caso constatou que as premissas da evasão são multifatoriais e reverberam para a retenção escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Filho, Raimundo Barbosa, and Ronaldo Marcos De Lima Araújo. "Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências." Educação Por Escrito 8, no. 1 (June 29, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527.

Full text
Abstract:
Neste artigo, objetivou-se trazer para o debate algumas considerações sobre evasão e abandono escolar na educação brasileira. Verifica-se a necessidade de ter como eixo a compreensão de suas dimensionalidades, pois suas formas de interpretação não permitem chegar a uma definição precisa. Os próprios órgãos oficiais da educação trazem à tona a falta de conceito claro. Fatores internos e externos contribuem diretamente para que a evasão e o abandono se perpetuem. O Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH. A evasão é um processo muito complexo, dinâmico e cumulativo de saída do estudante e pode ser vista como expulsão escolar. As metas estipuladas pela Constituição Federal de 1988, que determinam a universalização do ensino fundamental e a “erradicação” do analfabetismo, ainda não se concretizaram. A “evasão” pode ser considerada um “ato solitário” e pode denotar o próprio fracasso das relações sociais; não tem uma origem definida e por isso não terá um fim por si só. Drogas, sucessivas reprovações, prostituição, falta de incentivo da família e da escola são alguns dos fatores que podem levar o educando a sair da escola. Observa-se que existem três dimensões conceituais indispensáveis à investigação da evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Ilza Paula Suares. "A EVASÃO ESCOLAR NA EJA." Olhares & Trilhas 20, no. 1 (April 28, 2018): 61–72. http://dx.doi.org/10.14393/ot2018vxx.n.1.61-72.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Evasão Escolar"

1

Pacheco, Andressa Sasaki Vasques. "Evasão." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90309.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2012-10-23T08:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. A expansão da educação superior no Brasil, devido a sua extensão territorial, é um desafio para os governantes. Para isso, o Governo brasileiro vem incentivando ações para o desenvolvimento da Educação a Distância nas IES, tendo como um dos pontos principais dessa ação da UAB/MEC o projeto piloto do curso de Administração a distância. Em busca de informações para uma das IES participante desse projeto, este trabalho objetivou analisar os fatores dificultadores à permanência dos alunos e seus reflexos no processo de evasão no curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos caracteriza-se como: teórico-empírico, descritivo, ex-post-facto, aplicado, bibliográfica, participante e estudo de caso, com abordagem predominantemente quantitativa. Foram coletados dados junto aos alunos freqüentes e evadidos ao curso. Conclui-se que não há um fator preponderante para a evasão, apresenta-se sim um conjunto de fatores, sendo a maioria característicos da modalidade a distância, como os relacionados com contato ou com a tutoria. Pôde-se perceber também que muitos dos fatores citados como dificultadores e contribuintes a evasão, advêm de uma carência oriunda de um modelo mental da modalidade presencial, ou seja, fatores como a falta de contato direto com professores, colegas e tutores traz dificuldades aos alunos, podendo assim levá-los ao abandono do curso. Ressalta-se também que alguns fatores contribuintes à evasão podem ser minimizados com uma divulgação prévia do curso mais eficiente. Além disso, faz-se necessária a desmistificação de que na modalidade a distância não há cobrança, ou que a qualidade dessa é inferior ao presencial, tendo assim um compromisso de todos os agentes do processo em angariar confiança e credibilidade à EaD. Por fim, recomenda-se o monitoramento contínuo dos fatores de evasão, bem como dos fatores dificultadores aos alunos, podendo assim criar prognósticos consistentes sobre a realidade desse fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Shirasu, Maitê Rimekká. "Determinantes da evasão e repetência escolar no Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15223.

Full text
Abstract:
SHIRASU, Maitê Rimekká. Determinantes da evasão e repetência escolar no Ceará. 2014. 47f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, Ce, 2014.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2016-02-18T20:17:04Z No. of bitstreams: 1 2014_dissert_mrshirasu.pdf: 800832 bytes, checksum: 9e979540d358edd9690e2627625b3e4f (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2016-02-18T20:17:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_dissert_mrshirasu.pdf: 800832 bytes, checksum: 9e979540d358edd9690e2627625b3e4f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-18T20:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_dissert_mrshirasu.pdf: 800832 bytes, checksum: 9e979540d358edd9690e2627625b3e4f (MD5) Previous issue date: 2014
Considering the overall benefits from education, the dropouts and school failures bring about severe consequences for economic progress and welfare of the population. The purpose of this study was to identify the determinants for the occurrence of such problems in public high schools of the State of Ceará. For doing this, a longitudinal database of SPAECE of 2008, extended to 2009-2011, is applied to a multilevel logistic model on a hierarchical basis, which is divided in two dimensions: school and students. It is found evidence that factors associated with both the students themselves and their families’ status affects significantly the chances for dropouts and school failures. While the cash transfer (Bolsa Família) to student’s household is an important mechanism to reduce the probability of dropout and school failure, the lack of students' dedications in school activities and persistency of failures are the main deficiencies for increasing the chances of dropouts from school. Since the sampled schools have similar infrastructure, the intervention of educators must be driven to student motivation in scholar activities, through educational measures that call for their attention and warn them effectively on the social and economic benefits arising from the accumulation of education in the medium and long term, as it occurs in developed countries.
Tendo em vista os reconhecidos benefícios sociais e econômicos advindos da educação, tanto em nível individual quanto agregado, identificar os fatores que causam os problemas de evasão e repetência escolar tem persistido como ponto importante na agenda de pesquisadores, seja de países em desenvolvimento ou desenvolvidos. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar os determinantes da evasão e da repetência escolar no ensino médio das escolas públicas do Ceará. Para tanto, foi utilizada a base de dados longitudinal do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (SPAECE) de 2008, acompanhada de 2009 a 2011, sobre a qual se construiu um modelo logístico multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos em níveis de alunos e de escolas. Os resultados indicam a importância do Programa Bolsa Família para a redução da probabilidade, tanto para a ocorrência de evasão, quanto de repetência escolar. Além disso, dentre os fatores que têm a maior influência no aumento das chances de o aluno deixar a escola, estão o desinteresse pelos estudos e a persistência de repetência em anos anteriores. Sendo este último, junto com o atraso escolar, os principais determinantes da retenção dos alunos cearenses. Uma vez que essas escolas possuem infraestruturas semelhantes, a intervenção dos educadores deve estar atrelada à motivação dos alunos pelos estudos, através de medidas pedagógicas que os envolvam e os alertem efetivamente sobre os benefícios sociais e econômicos advindos pela acumulação de educação a médio e longo prazo, tal como ocorre nos países desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marun, Dulcinéa Janúncio. "Evasão escolar no ensino médio: um estudo sobre trajetórias escolares acidentadas." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10641.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dulcinea Januncio Marun.pdf: 762025 bytes, checksum: 97f87d3d08df939422a7e11f1a3118d4 (MD5) Previous issue date: 2008-02-26
This study aimed to examine the educational bumpy path of students who study the regular high school in the period night on the network of state public education, these trajectories characterized by abandonment and return, to the extent that these young people, for little or long time, once or several times, left the school and then returned to regular classes. The basics procedures for the collection of data were interviews, conducted in 2007, with four students (two male and two female), who were in that situation, in a school located in the city of Osasco, by means of which were collected information about the family life, school and work, and the main social relationships they fought. How procedure enhancement, were interviewed two teachers and educational coordinator responsible for the nocturnal period, to collect information both about their views on these students, and there were actions that seek some kind of strategy for the resolution of this problem. Data analysis was performed based on the contributions of Bourdieu (1982, 1989, 1998), especially as it pertains to these differentiations students in terms of cultural capital of origin, the influence of social relationships built, as well as the actual trajectory pregressa school. The main findings of this research can be summarized thus: both the expectations of the social fate of students who had dropped out and returns to school seem much more marked by the social position of origin than by the level of education achieved, the students incorporated the prospect of that the difficulties encountered in school say much respect themselves than the processes of education, but the educators find these problems, both individually as collectively do not create any initiative for a possible referral
Este trabalho teve por objetivo analisar a trajetória educacional acidentada de alunos que cursam o Ensino Médio regular no período noturno na rede pública estadual de ensino, trajetórias essas caracterizadas pelo abandono e retorno reiterativos, na medida em que esses jovens, por pouco ou longo tempo, uma vez ou várias vezes, deixaram a instituição escolar e a ela, posteriormente, retornaram às classes regulares. Os procedimentos básicos para a coleta de dados foram as entrevistas, realizadas em 2007, com quatro alunos (dois do sexo masculino e duas do sexo feminino), que se encontravam nessa situação, em uma escola situada no município de Osasco, por meio das quais foram coletadas informações a respeito da vida familiar, escolar e profissional, bem como das principais relações sociais por eles travadas. Como procedimento acessório, foram entrevistadas duas professoras e a coordenadora pedagógica responsável pelo período noturno, para coletar informações tanto a respeito de suas visões sobre esses alunos, bem como se existiam ações que procurassem algum tipo de estratégia para a resolução desse problema. A análise dos dados foi efetuada com base nas contribuições de Bourdieu (1982, 1989, 1998), especialmente no que tange às diferenciações desses alunos em termos de capital cultural de origem, da influência das relações sociais construídas, assim como da própria trajetória escolar pregressa. Os principais achados desta investigação podem ser assim sintetizados: tanto as expectativas quanto o destino social de alunos que apresentaram abandonos e retornos reiterativos à escola parecem muito mais marcados pela posição social de origem do que pelo grau de escolaridade alcançado; os alunos incorporaram a perspectiva de que as dificuldades encontradas na escolarização dizem muito mais respeito a si próprios do que aos processos de ensino; embora os educadores constatem esses problemas, tanto individualmente quanto coletivamente não criam qualquer iniciativa para um possível encaminhamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]. "Evasão e evadidos: o discurso dos ex-alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1998. http://hdl.handle.net/11449/102247.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1998-10-02Bitstream added on 2014-06-13T19:42:21Z : No. of bitstreams: 1 gomes_aa_dr_mar.pdf: 3360060 bytes, checksum: 3fd2a553ee954f0ba1040d42a12ac211 (MD5)
Constitui-se num estudo sobre a evasão escolar no ensino superior. Resgatamos a história da universidade e dos cursos de formação de professores desde o seu surgimento até a realidade brasileira como forma de contextualização do problema. Coletamos dados estatísticos sobre a evasão escolar no ensino superior brasileiro, especificamente sobre o ensino público, buscando relacioná-los com dados sobre a FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente. Foram investigados 7ex-alunos evadidos dos cursos de licenciatura da FCT/UNESP (Educação Física, Geografia, Matemática e Pedagogia). Utilizamos um roteiro de questões para captarmos as causas que levaram os entrevistados à evasão escolar. A análise dos dados foi realizada a partir da categorização das informações, evidenciando as seguintes características da evasão escolar no ensino superior: 1) as pressões sofridas pelo jovem universitário por parte da família para ingressar na universidade e as dificuldades de adaptação ao novo ambiente escolar causam grande insatisfação, frustração e muitas vezes, o abandono da carreira escolhida; 2) frustração pelas dificuldades de adaptação e pelas profundas diferenças em relação ao ambiente escolar de 2º grau; 3) a falta de opções para ingresso na universidade, tem levado jovens a ingressarem em cursos noturnos, principalmente na área de Ciências Humanas; 4) as expectativas dos sujeitos entrevistados diferenciam-se em função da idade, experiência de vida e maturidade de cada um deles; 5) a falta de informações sobre o curso em que ingressam leva muitos alunos a evadirem do curso; 6) uma das razões para o abandono do curso é a dificuldade de conciliar trabalho e escola; 7) a decepção com o curso superior e a universidade leva alguns alunos a desvalorizarem a carreira pela qual optaram inicialmente, levando-os a uma nova opção... .
This work consists of a descriptive-analytical study about the school evasion in higher education, with a specific focus on undergraduate courses. In order to achieve a deeper analysis, we went back to the history of universities and undergraduate courses in Brazil, from their beginning until the present brazilian reality as a form of contextualization of the problem. Statistic data about the evasion on brazilian higher education, specifically in public education, was also collected, aiming to relate them to data of the State University of São Paulo - UNESP and the Presidente Prudente College for Science and Technology. Seven students who dropped out from undergraduate courses at Presidente Prudente College for Science and Technology (Physical Education, Physics, Geography, Mathematics and Pedagogy) were the subjects of the study. To collect the data, a semi-structured questionnaire was used, in order to collect the largest amount of information about the causes that led the subjects to abandon school. The data analysis was accomplished starting from the categorization of the information provided by the former students, showing the following characteristics of the higher education school drop out rates: - family pressure to enter an university too early and the new environment adaptation difficulties, causes the young university student great dissatisfaction, frustration and, sometimes, the abandon of the chosen career; - the expectation on the universitary environment the student has, is frustrated by the adaptation difficulties and the strong differences from the high school environment; - the wish of graduating is strongly attached to ideals of social and economical growth, in other words, social projection and good jobs and wages; - the lack of options for university entrance has been leading young students to enter night courses, mainly in the area of human sciences... (Complete abstract, click electronic address below).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Muniz, Marilene Antonia dos Santos. "Por que perdemos nossos alunos? Um estudo da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás." reponame:Repositório Institucional do UniCEUB, 2015. http://repositorio.uniceub.br/handle/235/9654.

Full text
Abstract:
Submitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-24T17:32:45Z No. of bitstreams: 1 61300175.pdf: 1477015 bytes, checksum: fbca068d24301e41b84d09a9e6d282a1 (MD5)
Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T18:13:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61300175.pdf: 1477015 bytes, checksum: fbca068d24301e41b84d09a9e6d282a1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-25T18:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61300175.pdf: 1477015 bytes, checksum: fbca068d24301e41b84d09a9e6d282a1 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24
A evasão escolar e a repetência têm sido presença marcante na escola onde a professora pesquisadora trabalha. Por isso, optou-se por pesquisar esse tema. Ao longo da realização desta pesquisa, buscou-se conhecer os fatores históricos e sociais gestados na estrutura da instituição Escola, que servem de base mantenedora para o fracasso e evasão escolar. Objetivou-se analisar a visão de professores, equipe pedagógica, alunos matriculados e alunos evadidos acerca do tema, delimitando os fatores favoráveis à evasão apontados pelo grupo, bem como suscitando reflexões sobre a relevância e o impacto deste fenômeno tanto para o aluno como para a sociedade. A finalidade da presente pesquisa é provocar discernimento sobre os fatores que potencializam a evasão escolar, analisando o poder social, o papel e o significado da escola contemporânea. Os resultados permitiram afirmar que em grande medida, a escola que temos não está adequada aos alunos que se propõe atender, pois adota currículos e uma dinâmica de funcionamento que muitas vezes não se encaixa ao perfil de alunos pretendidos. Ficou evidente a necessidade de se trabalhar mais em equipe adequando o fazer pedagógico às especificidades dos alunos, de modo que a organização do ambiente social de aprendizagem seja condizente com a modalidade de ensino, com o perfil de alunos atendidos e com a filosofia de trabalho adotada pela instituição. As metodologias de ensino e o fazer pedagógico precisam considerar o sujeito plural, real, cultural e social que ocupa os bancos escolares. Como em demais pesquisa da área, neste trabalho, os grupos pesquisados relacionaram a evasão escolar tanto a fatores individuais dos alunos e suas famílias quanto a aspectos da estruturação do ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Violin, Lilian Aparecida Berwanger. "Evasão escolar na educação superior: percepções de discentes." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/357.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa aborda o fenômeno da evasão escolar sob a ótica do aluno, com o objetivo de identificar as causas deste processo no curso superior de Engenharia de Computação. Visa-se à compreensão do processo cultural de construção da identidade na aprendizagem e a interação do discente em seu ambiente universitário, bem como suas possíveis relações com o processo de evasão. Este processo é estudado com base nos trabalhos de Knechtel (2005), Cevasco (2003) e Woodward (2007), que destacam o aspecto multicultural da educação. A partir de Freitas (1997) e Velho (2004), estuda-se a importância da cultura organizacional e dos mapas orientativos na reformulação da identidade do aluno. Os estudos de Oliveira (2011) a respeito da chamada Geração Y ajudam a contextualizar esse aluno. O trabalho segue, então, destacando o caráter cultural e dialético da relação entre identidade e processos educativos, como sugerem Rego (2010), Candau (2000) e Vieira (2002). A partir da doutrina de Marchesi e Pérez (2004), parte-se do pressuposto de que escolas e docentes são responsáveis por entender e combater esse fenômeno de evasão – tese essa corroborada por Libâneo (2003). Essas doutrinas orientam a interpretação dos dados coletados mediante questionários, aos quais se aplicou a metodologia survey de análise estatística, bem como análise gráfica. Foram coletados também dados do sistema acadêmico. Apresentam-se então as possíveis causas de evasão no curso universitário de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba, que podem ser divididas em sociais, pedagógicas e psicológicas. Conclui-se que o discurso tradicional sobre o processo de evasão é parcial, uma vez que foca somente nos fatores econômicos. A compreensão do fenômeno, todavia, requer um olhar sobre a individualidade e subjetividade do aluno.
This research discusses the school evasion phenomenon from the student’s point of view and aims at identifying the causes of such process in the undergraduate course of Computer Engineering. By doing so, the present research also aims at understanding the cultural process of the identity construction in the learning stages, and the students’ interaction in the university environment as well as its possible connections to the evasion process. The study of such process is based on studies of Knechtel (2005), Cevasco (2003), and Woodward (2007), who highlight the multicultural aspect of the education. The importance of the organizational culture and of the guiding maps of the reformulation of the student’s identity are studied according to Freitas’ (1997) and Velho’s (2004) perspective. The studies of Oliveira (2011) regarding the so-called Generation Y help to contextualize the student in question. This paper then keeps on highlighting both the cultural and the dialetical character of the relationship between identity and the educational processes, as suggested by Rego (2010), Candau (2000), and Vieira (2002). Based on the theory of Marchesi and Pérez (2004), it is assumed that both school and teachers are responsible for understanding and also for fighting this phenomenon – such thesis is reinforced by Libâneo (2003). The mentioned theories guide the interpretation of the data collected from questionnaires, to which both surveying statistics analysis methodology and a graphical analysis were applied. Data on the academic system were also collected. Thus, the possible causes of the evasion from the Computer Engineering Undergraduate Course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, are presented and may be divided into social, pedagogical and psychological issues. The conclusion is that the traditional speech on the evasion process is only a partial one, because it only focuses on the economic factor. The understanding of such phenomenon, however, requires a look at both the individuality and the subjectivity of each student.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bruns, Maria Alves de Toledo. "Evasão escolar : causas e efeitos psicologicos e sociais." [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253334.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Ines Fini
Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-13T21:10:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruns_MariaAlvesdeToledo_M.pdf: 7751653 bytes, checksum: 56788aed9b91d7bd60f07a19c7d5c45c (MD5) Previous issue date: 1985
Resumo: Com o objetivo de acrescentar dados à compreensão do fracasso escolar a partir dos efeitos psicológicos e sociais percebidos pelos sujeitos da evasão foi realizada esta pesquisa junto aos egressos das 5as, 6as, 7as e 8as, séries dos anos de 19?9 a 1983, da Escola Estadual de Primeiro Grau "Cristiano Volkart" e da Escola Municipal de Primeiro Grau "Raul Pila" da cidade de Campinas, São Paulo. Na coleta de dados utilizou-se um instrumento que permitiu a caracterização do universo escolar e um roteiro de entrevista que permitiu coletar dados referentes à percepção e expectativas dos sujeitos frente ao fracasso escolar. Inicialmente foram identificadas 216 sujeitos houve entretanto uma perda significativa reduzindo a população para um total de 48 sujeitos, Esta perda pela sua dimensão motivou um estudo à parte dentro da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa analítico-descritiva onde o discurso foi tomado como ponto central de análise. material básico onde as percepções dos sujeitos foram apreendidas e interpretadas. A partir das respostas textuais procurou-se evidenciar os fatores que determinaram as percepções e expectativas para então serem aglutinadas em categorias. Foram identificadas as seguintes categorias: Percepção do contexto social em que vivem os sujeitos; Percepção dos s_ jeitos acerca da importância da escolaridade; Percepção dos sujeitos acerca da escola que freqüentaram; Atribuições de Responsabilidades do Fracasso Escolar; Expectativas dos sujeitos em relação a escola como instituição; Expectativas dos sujeitos em relação ao futuro. Os resultados evidenciaram que os efeitos psicológicos da evasão ainda se fazem presentes na vida dos ex-alunos que se sentem estigmatizados e excluídos de outras vantagens sociais por não possuírem a escolaridade completa, projetando em suas expectativas de vida futura os efeitos da exclusão. Conclui-se também que embora possuidores de uma percepção realista das limitações da escola os sujeitos tendem a atribuir a si mesmos as causas do seu fracasso escolar. Os resultados indicam que a escola de 1º grau da maneira como se apresenta hoje, não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade no fracasso do aluno
Abstract: With the objective of increasing the grantity of data for dertanding school failure based on the psychological and social perceived by school drop-outs research involving drop-out students the fifth. sixth. seventh and eight grades enrolled between 1979 1983 in the state primary school "Cristiano Volkart" and the primary s municipal school "Raul Pila", both situated in Campinas - S.P, Brazil, was cassied out. In the data collection an instrument which permitted the characterization of the school universe and a questionaire wich uneffects of and permitted cha the collection of data relevant to the perceptions and hopes of the subjects faced with school failure were wed. Inicially 216 subjects were identified. However there was a significant lobs reducing the population to a total of 48 subjects. This loss, due to its large dimension, motivated a separate study within this research effort. The research dealt with was of an analytical-descriptive nature where speech was taken as the central part of the analysis basic material, from where the subject's perceptions were learned interpreted. From the verbal responses it was sougth to evidence wich determine the perceptions and hopes for eventual classification categories. The following categories were identified: subjections of the social context in wich the subjects live; subject about the importance of schooling, subject perceptions of schools frequented, responsibility assignments of school failure, eject expectancies in relation to the school as an institution; and subjects hopes for the future. The results show that the psychological effects of school sion. are still present in the ex-students life, who feel and factors in percept the sub the eva stigmatized a and excluded from other social advantages because they do not possess school diploma. This projects into their expectancies of future the exclusion effects. Also. it is concluded that inspite of having realistic perception Df school limitation. the subjects fend to life. Attribute to them selves the cause of their school failure. The results indicate that the primary school the way it exists today. can not be exempted from its parcel of responsibility for student failure
Mestrado
Psicologia Educacional
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, José Nailton Martins de. "Principais fatores que impactam na reprovação e evasão dos alunos dos cursos tecnológicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16136.

Full text
Abstract:
SOUSA, José Nailton Martins de. Principais fatores que impactam na reprovação e evasão dos alunos dos cursos tecnológicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2015. 28f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-Ce, 2015.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2016-04-06T18:42:04Z No. of bitstreams: 1 2015_disset_jnmsousa.pdf: 100914 bytes, checksum: 1dc5437a0a456072439f7af2f77668f1 (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2016-04-06T18:42:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_disset_jnmsousa.pdf: 100914 bytes, checksum: 1dc5437a0a456072439f7af2f77668f1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-06T18:42:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_disset_jnmsousa.pdf: 100914 bytes, checksum: 1dc5437a0a456072439f7af2f77668f1 (MD5) Previous issue date: 2015
This paper aims to analyze the main factors impacting the level of failure and/or avoidance of students in technological courses of IFCE, Campus-Fortaleza. The methodology used was the econometric model of panel data with information on technological courses offered by the Federal Institute of Ceará, in the period 2006 to 2013. The database was extracted from the Academic Support System of Camper 23 of the Federal Institute of Ceará which has 22.000 students enrolled in different educational levels. Among other results, it was found that a 1% increase in the percentage of students with family income less than two minimum wages causes elevations of Evasion and disapproval rate of approximately 0.72%. The increase in the percentage of original public school students at 1%, decreased the failure rate at 0.07%. In a way, it can be inferred that public policies that have objective reduce failures could be directed to increase the income of the families of students and investment in public education.
O presente trabalho tem como objetivo central analisar os principais fatores que impactam no nível de reprovação e/ou evasão dos alunos nos cursos tecnológicos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus-Fortaleza. A metodologia empregada foi o modelo econométrico de dados em painel, com informações dos cursos tecnológicos ministrados pelo Instituto Federal do Ceará, no período de 2006 a 2013. A base de dados foi extraída do Sistema de Acompanhamento Acadêmico dos 23 campi do Instituto Federal do Ceará, que possui 22.000 alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino. Dentre outros resultados obtidos, verificou-se que um aumento de 1% do percentual de alunos com renda familiar inferior a 2 salários mínimos ocasiona uma elevação média da Taxa de Evasão e Reprovação de aproximadamente 0,72%. A elevação do percentual de alunos originários de escolas públicas em 1% contribui para redução da Taxa de reprovação em 0,07%. De certa forma, pode-se inferir que políticas públicas que objetivam diminuir as reprovações poderiam ser direcionadas ao aumento da renda das famílias dos estudantes e ao investimento em educação pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Arruda, Danielle Zanon Marques. "Evasão escolar no ensino técnico : um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza /." Franca, 2019. http://hdl.handle.net/11449/181424.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Madalena Gracioli
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é identificar os motivos que levam o jovem a interromper seus estudos nos cursos técnicos. Indiscutivelmente a evasão é uma dificuldade enfrentada na educação, que pode ser desencadeada por várias causas, relativas a diversos contextos, e as consequências são inúmeras. No entanto, a conjuntura em que elas estão inseridas é uma só, um futuro prejudicado e sem desenvolvimento pleno, uma vez que o abandono dos estudos é a renúncia ao direito à educação. Essa investigação de caráter qualitativo utilizou a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos, dissertação e teses, e por uma pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados teve por base a desenvolvida por Bardin. A partir do estudo do material colhido foi possível identificar os motivos da evasão nos cursos técnicos, que constituída por fatores externos como trabalho; distância da escola; problemas familiares; a conclusão da educação básica em outras instituições; e, por fatores internos apontados pelos alunos como disciplinas difíceis; curso cansativo; lentidão no processo de ensinar e falta de conhecimento especifico do conteúdo ministrado por alguns professores. Também foi possível perceber que faltam políticas públicas direcionadas ao incentivo e permanência do aluno no Ensino Técnico.
Abstract: The main goal of this project is to identify the specific reasons that lead young people to drop out of technical school. Undoubtedly, evasion is a difficulty faced in education which may be caused by many factors, and its consequences abound. However, the future they foresee can be only one: damaged and without full development, as abandoning studies equals giving up education. This qualitative study used books, scientific papers, dissertations and theses as bibliography, as well as semi-structured interviews. Data analysis was based on content analysis developed by Bardin. Using the collected material, it was possible to identify the reason for the evasion from technical schools, which are caused by external factors such as work, distance, family problems, or finishing basic education in other institutions; and internal factors such as hard subjects, exhausting courses, and lack of expertise by teachers. It was also possible to detect the lack of public policies aimed at motivating the students.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Alberto Albuquerque. "Evasão e evadidos : o discurso dos ex-alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura /." Marília, 1998. http://hdl.handle.net/11449/102247.

Full text
Abstract:
Orientador: Alda Junqueira Marin
Resumo: Constitui-se num estudo sobre a evasão escolar no ensino superior. Resgatamos a história da universidade e dos cursos de formação de professores desde o seu surgimento até a realidade brasileira como forma de contextualização do problema. Coletamos dados estatísticos sobre a evasão escolar no ensino superior brasileiro, especificamente sobre o ensino público, buscando relacioná-los com dados sobre a FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente. Foram investigados 7ex-alunos evadidos dos cursos de licenciatura da FCT/UNESP (Educação Física, Geografia, Matemática e Pedagogia). Utilizamos um roteiro de questões para captarmos as causas que levaram os entrevistados à evasão escolar. A análise dos dados foi realizada a partir da categorização das informações, evidenciando as seguintes características da evasão escolar no ensino superior: 1) as pressões sofridas pelo jovem universitário por parte da família para ingressar na universidade e as dificuldades de adaptação ao novo ambiente escolar causam grande insatisfação, frustração e muitas vezes, o abandono da carreira escolhida; 2) frustração pelas dificuldades de adaptação e pelas profundas diferenças em relação ao ambiente escolar de 2º grau; 3) a falta de opções para ingresso na universidade, tem levado jovens a ingressarem em cursos noturnos, principalmente na área de Ciências Humanas; 4) as expectativas dos sujeitos entrevistados diferenciam-se em função da idade, experiência de vida e maturidade de cada um deles; 5) a falta de informações sobre o curso em que ingressam leva muitos alunos a evadirem do curso; 6) uma das razões para o abandono do curso é a dificuldade de conciliar trabalho e escola; 7) a decepção com o curso superior e a universidade leva alguns alunos a desvalorizarem a carreira pela qual optaram inicialmente, levando-os a uma nova opção... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo).
Abstract: This work consists of a descriptive-analytical study about the school evasion in higher education, with a specific focus on undergraduate courses. In order to achieve a deeper analysis, we went back to the history of universities and undergraduate courses in Brazil, from their beginning until the present brazilian reality as a form of contextualization of the problem. Statistic data about the evasion on brazilian higher education, specifically in public education, was also collected, aiming to relate them to data of the State University of São Paulo - UNESP and the Presidente Prudente College for Science and Technology. Seven students who dropped out from undergraduate courses at Presidente Prudente College for Science and Technology (Physical Education, Physics, Geography, Mathematics and Pedagogy) were the subjects of the study. To collect the data, a semi-structured questionnaire was used, in order to collect the largest amount of information about the causes that led the subjects to abandon school. The data analysis was accomplished starting from the categorization of the information provided by the former students, showing the following characteristics of the higher education school drop out rates: - family pressure to enter an university too early and the new environment adaptation difficulties, causes the young university student great dissatisfaction, frustration and, sometimes, the abandon of the chosen career; - the expectation on the universitary environment the student has, is frustrated by the adaptation difficulties and the strong differences from the high school environment; - the wish of graduating is strongly attached to ideals of social and economical growth, in other words, social projection and good jobs and wages; - the lack of options for university entrance has been leading young students to enter night courses, mainly in the area of human sciences... (Complete abstract, click electronic address below).
Résumé: non disponible
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Evasão Escolar"

1

LeCompte, Margaret Diane. Giving up on school: Student dropouts and teacher burnouts. Newbury Park, Calif: Corwin Press, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PAIXÃO, Antonio Jorge Paraense da, Denis Carlos Lima COSTA, and R. C. C. G. SILVA. EVASÃO ESCOLAR: contribuições interdisciplinares da Pedagogia e da Inteligência Artificial. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978854443714.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ARRUDA, D. Z. M. Evasão escolar no ensino técnico: a análise de políticas públicas educacionais no ensino técnico. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5956-816-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FERREIRA, SILVANA F. Evasão e Avaliação Escolar na Era da Educação Digital: Por uma Prática de Ensino Participativa e Integrada às Demandas Sociais. Editora e Livraria Appris, 2020. http://dx.doi.org/10.18366/sffr.2909.2020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Uma análise da percepção docente, gestora e familiar sobre a qualidade da educação básica em escolas públicas em defesa do modelo cívico-militar. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/hp07.2021.33.

Full text
Abstract:
The objective of this study was to analyze the perception of teachers, managers and family members of the municipal and state education system in a city in the Metropolitan Region of Recife / PE regarding the quality of basic education, difficulties faced, student performance and the process of implementing the civic-military model in the the public school. 64 subjects participated in the study, which were subdivided into 13 managers, 30 teachers working in elementary and high school and 21 parents / guardians of a municipal school and a state school. The instruments used for data collection were 3 (three) electronic questionnaires developed in Google forms, containing objective and subjective questions, directed to managers, teachers and parents / guardians. Quantitative data were treated statistically by the PRISMA for Windows program - Version 4.03 and analyzed by the Chi-square test, with p <0.05, expressed in percentages, and the data referring to the qualitative evaluation were treated through analysis of content, with data represented qualitatively and expressed in a table. It was found in this study, from the perception of teachers, managers and parents about basic education, that the main problems faced are associated with the low interest of students in studies (69.2%; 76.7%, p= 0.032) and lack of adequate structure (50%, p= 0.038). Regarding the contribution of the civic-military model, the study pointed out the improvement of students' behavior in the family, school and social environment (71.4% p= 0.053), improving the quality of basic education with an emphasis on access, permanence and in learning (66.7% p= 0.036), makes the teacher feel valued (61.9% p= 0.042), contributes to preventing violence in the school environment and improving school performance (66.7% p= 0.024), contributes to the promotion of society's moral, civic and patriotic values (81.0 p= 0.031), and based on the current model (55%; 54.2% p= 0.005) of teachers and parents feel dissatisfied. We conclude that the civic-military model can contribute to reducing evasion, valuing the teacher, improving student behavior, improving the quality of basic education with an emphasis on access, permanence and learning and contributing to the promotion of society’s family, civic and patriotic end moral values.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Evasão Escolar"

1

Batista, Elaine Aparecida Saraiva. "Educação: evasão escolar." In Desafios da educação na contemporaneidade 3, 241–42. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.34.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Maria Carolina Silva, Maria José dos Santos Nascimento, Nelma de Cassia Barbosa Souza, and Abdoral Cardoso Santos Júnior. "Evasão escolar na educação básica." In Tópicos Especiais em Educação. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-081-1.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Padilha, Francieli Pedroso Gomes, and Siomara Cristina Broch. "Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno." In Ensino médio em discussão: estudantes, tecnologias digitais e práticas educativas, 158–85. Dictio Brasil, 2019. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-92921-39-2_158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Krindges, Shana, and Elisete Gomes Natário. "EVASÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES." In A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura, 183–94. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.31020091118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maria, Willian Silvano, João Lucas Damiani, and Max Roberto Pereira. "REDE BAYESIANA PARA PREVISÃO DE EVASÃO ESCOLAR." In Informática Aplicada à Educação 2, 19–29. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7461922043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Correia, José Edson de Barros. "A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR: PARTE I." In Multiplicidades Linguísticas: Artes, Hibridismo e Sociedade, 111–23. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060609.

Full text
Abstract:
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar (BDDE) e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima. O trabalho foi estruturado em duas partes de modo que a parte I trata dos aspectos introdutórios e a revisão de literatura. A parte II trata da metodologia, análise e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Correia, José Edson de Barros. "A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR: PARTE II." In Multiplicidades Linguísticas: Artes, Hibridismo e Sociedade, 124–39. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060610.

Full text
Abstract:
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar (BDDE) e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima. O trabalho foi estruturado em duas partes de modo que a parte I trata dos aspectos introdutórios e a revisão de literatura. A parte II trata da metodologia, análise e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Matheus Ladislau Gomes de, Francisco Valdimar Lopes Agostinho, Raiane de Brito Sousa, Paulo Sérgio de Araujo Sousa, and Elenice Monte Alvarenga. "EVASÃO ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." In Pensando as Licenciaturas 2, 174–82. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18319120217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Maria Gorete Hermenegildo. "AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FREIRE DE LEMOS." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, 171–85. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.11-15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Kelledaiane Cristina Cantuário. "A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO REFLEXO DA EVASÃO ESCOLAR." In AMPLAMENTE: INCLUSÃO E LUDICIDADE NA ESCOLA, 88–97. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2021.04-06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Evasão Escolar"

1

Maria, Willian, João Luccas Damiani, and Max Pereira. "Rede Bayesiana para previsão de Evasão Escolar." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.920.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Ana Luiza, Antônio de Pádua Nunes Tomasi, and Ivo de Jesus Ramos. "Uma reflexão sobre evasão escolar e formação ao longo da vida." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0101.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma reflexão sobre a evasão escolar e as contribuições da formação ao longo da vida no contexto de trajetórias acadêmicas entrecortadas. A evasão escolar ainda é uma dura realidade. Em si tratando das camadas populares a situação se torna ainda mais grave, pois a baixa escolaridade é um fator desfavorável à mobilidade social e consequentemente melhoria de vida desses indivíduos. Não obstante os diversos fatores que influenciam a descontinuidade dos estudos nas camadas populares, existe algo que move o sujeito a retornar e a assumir o papel de protagonista na sua formação. Especialmente, quando ele encontra um ambiente onde os seus saberes e competências podem ser reconhecidos. A formação ao longo da vida pode vir a ser, dentre outras, uma possibilidade de formação para os indivíduos que, por razões diversas, evadiram da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Ana Luiza, Antônio de Pádua Nunes Tomasi, and Ivo de Jesus Ramos. "Uma reflexão sobre evasão escolar e formação ao longo da vida." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0101.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma reflexão sobre a evasão escolar e as contribuições da formação ao longo da vida no contexto de trajetórias acadêmicas entrecortadas. A evasão escolar ainda é uma dura realidade. Em si tratando das camadas populares a situação se torna ainda mais grave, pois a baixa escolaridade é um fator desfavorável à mobilidade social e consequentemente melhoria de vida desses indivíduos. Não obstante os diversos fatores que influenciam a descontinuidade dos estudos nas camadas populares, existe algo que move o sujeito a retornar e a assumir o papel de protagonista na sua formação. Especialmente, quando ele encontra um ambiente onde os seus saberes e competências podem ser reconhecidos. A formação ao longo da vida pode vir a ser, dentre outras, uma possibilidade de formação para os indivíduos que, por razões diversas, evadiram da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Queiroz Lima Duarte, Jenerson, Daiana Cavalcante Gomes, Lady Day Pereira de Souza, and Dinalva Barbosa da Silva Fernandes. "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFRO." In 22º CIAED Congresso Internacional de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, 2016. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiiciaed.2016.00199.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ladislau Gomes de Oliveira, Matheus, Francisco Valdimar Lopes Agostinho, Raiane de Brito Sousa, Paulo Sérgio de Araujo Sousa, and Elenice Monte Alvarenga. "EVASÃO ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." In VI Congresso internacional das lincenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima Júnior, Ubirajara, and Mônica Vicente. "Frequência x Evasão: Proposta de protótipo para detecção de alunos em sala de aula." In IV Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2017.9929.

Full text
Abstract:
A evasão é um desafio para a gestão de escolas públicas, por isso torna-se necessário um procedimento que permita o controle e o gerenciamento desse processo. Este trabalho tem por objetivo colocar em prática uma proposta de automação de registro de frequência de alunos através de microcontrolador Arduino e etiquetas de rádio frequência (RFID), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Juazeiro, com o intuito de realizar um plano de ação contra a evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

H. Filho, Fernando, Diogo Siqueira, and Bruno Leal. "Predição de Evasão Utilizando Técnicas de Classificação: Um Estudo de Caso do Instituto Federal do Ceará." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11478.

Full text
Abstract:
A evasão escolar tem se consolidado ao longo do tempo como uma das principais problemáticas presentes nas instituições de ensino nacionais e internacionais. A literatura elenca inúmeras causas e fatores que podem vir a justificar uma evasão discente e várias ações já foram e vêm sendo propostas no intuito de tentar minimizar os índices de evadidos. O presente artigo encara a evasão escolar como um problema de classificação e, baseado nesta premissa, tem como objetivo propor uma abordagem para predição de evasão de discentes, utilizando os principais classificadores de aprendizagem de máquina, a partir de dados previamente coletados, levando em consideração o estudo de caso do campus Paracuru do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares da Silva Junior, Adonias, Jeferson Cardoso da Silva, Samuel dos Santos Junio, Anabela Aparecida Silva Barbosa, Luciana Cristina Freitas Rios, and Pedro Augusto de Oliveira. "A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO À DISTÂNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS." In 22º CIAED Congresso Internacional de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, 2016. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiiciaed.2016.00088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kuhn, Igor, Francisco Dutra dos Santos Jr, Leandro Wives, and Mariete Ferrari. "Relato de uma Experiência Inovadora em um Curso EJA na Modalidade EAD Semipresencial no ensino fundamental." In Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/desafie.2019.12181.

Full text
Abstract:
Um dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental, ao longo dos anos de funcionamento na escola em que o projeto é realizado, tem sido reduzir os índices que envolvem a defasagem escolar, bem como combater níveis elevados de evasão e reprovação. Para tanto, a EJA EAD Semipresencial foi estruturada como uma proposta pedagógica mais flexível que leva em consideração as particularidades e as experiências dos educandos sem com isso abrir mão da qualidade. Para isso foi desenvolvida uma estrutura própria quanto à organização curricular, duração, regime escolar e metodologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Everton, Josilaine Silva, and Cassiano De Albuquerque. "Uma Análise da Evasão Escolar nos Cursos de Tecnologia da Informação: Um estudo de caso em Floresta/PE." In XXIV Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2016.9685.

Full text
Abstract:
A evasão escolar nos cursos de tecnologia da informação, afeta diretamente a economia e o desenvolvimento cultural de qualquer sociedade. A interrupção no ciclo escolar afeta a economia, pois resulta em escassez de mão-de-obra qualificada, o que dificulta o desenvolvimento econômico regional. Para tratar deste problema, o governo brasileiro tem traçado metas para atenuar este fenômeno, que é ainda mais acentuado no Sertão Nordestino. Este artigo expõe de forma qualitativa e quantitativa os índices de evasão escolar nos cursos de tecnologia da informação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano no Campus Floresta, apontando possíveis soluções atenuadoras para esta problemática tão relevante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography