To see the other types of publications on this topic, follow the link: Evasão Escolar.

Journal articles on the topic 'Evasão Escolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Evasão Escolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Abreu, Waldir Ferreira de, Damião Bezerra de Oliveira, and Maria Domingas M. da Silva. "EVASÃO E FRACASSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO DE UMA ESCOLA RURAL." Revista Margens Interdisciplinar 5, no. 6 (May 22, 2016): 71. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2804.

Full text
Abstract:
A pesquisa trata da evasão escolar em uma escola da zona rural do município de Concórdia do Pará. Constatou-se que as crianças participam da produção agrícola com seus familiares e, no período de colheita, elas se ausentam das atividades escolares para a vida produtiva da comunidade. O principal objetivo da investigação foi analisar as causas da evasão na Escola Santa Maria I, na zona rural do município de Concórdia do Pará. A pesquisa usou a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas com professores, alunos e famílias dos alunos, com a finalidade de compreender o proquê de a evasão escolar ser tão frequente na zona rural do minicípio, principalmente na escola localizada na comunidae Santa Maria I. Concluímos que o modelo educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Concórdia está descontextualizado da realidade da comunidade Santa Maria, assim como o currículo escolar não atende às necessidades da zona rural de Concórdia do Pará.Palavras-chave: Evasão Escolar. Educação do Campo. Comunidade. Escola Rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Damiani, Magda Floriana. "Discurso pedagógico e fracasso escolar." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 14, no. 53 (December 2006): 457–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362006000400004.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que, em sua primeira parte, identificou os fatores de risco para fracasso escolar (entendido como repetência e/ou evasão) em uma coorte formada por todas as crianças nascidas nos hospitais da cidade de Pelotas (RS), em 1982. Isto foi levado a cabo por meio de um modelo multivariado que examinou o risco de fracasso associado a diferentes variáveis pessoais e familiares das crianças. Os resultados confirmam os encontrados em outras pesquisas, indicando a importante influência de fatores como grupo étnico, renda familiar, número de irmãos, escolaridade dos pais, tipo de moradia, entre outros, sobre o desempenho das crianças. A segunda parte do trabalho relata estudos de caso de duas escolas (que atendem populações com os mesmos fatores de risco) cujas taxas de reprovação e evasão eram contrastantes (altas em uma escola e baixas na outra). Os resultados indicam que as instituições de ensino diferem entre si e apontam para a importância de fatores intra-escolares, em especial o discurso pedagógico das escolas (conceito definido por Bernstein), para o desempenho das crianças. A ênfase nos aspectos acadêmicos da escolarização (discurso instrucional), verificada na escola com menores taxas de reprovação e evasão, possibilitou a modificação de uma das importantes correlações, encontrada também em outras pesquisas, entre fracasso escolar dos estudantes e baixo nível de escolarização de seus pais. A escola que apresentava maiores taxas de fracasso era caracterizada por um discurso pedagógico regulativo (assistencialista).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Wander. "Evasão escolar no ensino médio no Brasil/School evasion in high school in Brazil." Educação em Foco 19, no. 29 (April 11, 2017): 13–14. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v19i29.1910.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de pesquisa teórica e empírica contido em um capítulo da tese de doutorado do autor sobre a evasão escolar no Brasil e exterior. Indica um histórico de pesquisas realizadas em alguns países sobre a abordagem teórica e metodológica da análise para o fenômeno da evasão escolar no Ensino Médio, bem como da possibilidade da utilização de estratégias para a permanência de alunos, evitando a evasão escolar neste nível de ensino. O presente estudo se concentra na esfera das políticas públicas. Apresenta dados estatísticos e análises sobre a evasão escolar nas escolas públicas de ensino médio brasileiras principalmente entre os anos 2007 a 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Denise Bianca Maduro, and Fabrício Aparecido dos Santos. "O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina." Cadernos PROLAM/USP 18, no. 35 (December 30, 2019): 132–49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974.

Full text
Abstract:
No sentido de aportar para a análise do problema da evasão escolar na secundária técnica argentina, apresentam-se, neste trabalho, os dados estatísticos educacionais nacionais para esse nível de ensino no ano de 2015, os quais são discutidos em relação a qualidade do dado obtido e desagregados por modalidade (técnica e não técnica), sexo e tipo de oferta (privada e pública). A discussão dos dados quantitativos se faz com base em literatura sobre evasão escolar e 18 depoimentos de gestores da informação educacional e da modalidade educação técnico-profissional no país. Constatou-se que ainda estão em processo de desenvolvimento sistemas de informações capazes de trazer a medida da evasão escolar e qual a real influência dos fatores escolares a ela associados. Sem informações sistematizadas o discurso em torno dos fatores associados à evasão escolar pode trabalhar em prol de preconcepções de enraizamento histórico a respeito da escola secundária técnica - como seu mandato seletivo e questões de gênero - influenciando o discurso sobre as iniciativas pensadas, negadas ou invibilizadas no combate à evasão escolar na secundária técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Renato Américo Dantas Camilo de, Jonathan Bento Cavalcanti, Luís Augusto Soares Castellon, and Edwirde Luiz Silva Camêlo. "Indicadores de Autolesão e Evasão Escolar entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental no Estado da Paraíba: estudo de série temporal." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 2, 2021): e317101119596. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19596.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a correlação entre os indicadores de evasão escolar em escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e a prevalência de hospitalizações por conduta autolesiva entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos no estado da Paraíba. Metodologia: Estudo ecológico exploratório com desenho de séries temporais entre os anos de 2009 e 2018, a partir da coleta de dados secundários extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN. As análises estatísticas foram realizadas no programa R (versão 3.6.2). Resultados: Foram notificadas 205 internações hospitalares por autolesão entre crianças e adolescentes em idade escolar, com média anual de 20,5±20,17. O volume de lesões autoprovocadas aumentou significativamente a partir do ano de 2014. No mesmo período, a taxa média de evasão escolar anual foi 13,07±4,3. A partir de 2017 houve um aumento da evasão nas escolas da zona urbana e uma diminuição nas escolas rurais. Conclusão: Espera-se que o presente estudo possa contribuir no avanço das discussões acerca do papel social da escola enquanto agente facilitador de estratégias psicopedagógicas e de políticas públicas em saúde mental com foco no enfrentamento dos fatores socioambientais associados à autolesão infantil e à evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fini, Lucila Diehl Tolaine. "Evasão e fracasso escolar." Psicologia: Ciência e Profissão 9, no. 3 (1989): 41. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98931989000300012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

TROMBINI, JANAINE, FABIANE OLEGRÁRIO, and Luís Fernando Da Silva Laroque. "A evasão no ensino médio." REVISTA INTERSABERES 12, no. 25 (June 16, 2017): 144. http://dx.doi.org/10.22169/intersaberes.v12i25.573.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que levam os alunos a evadir as salas de aula de uma escola pública de ensino médio localizada no Vale do Taquari/RS e as práticas pedagógicas/estratégias que o supervisor poderá elaborar juntamente com o grupo de professores e funcionários. Nos últimos anos a realidade de muitas escolas públicas há grande índice de evasão no ensino médio. Nesta direção, o trabalho preocupou-se também em encontrar maneiras/estratégias possíveis de serem executadas pelo grupo gestor juntamente com os professores a fim de amenizar esse elevado índice de evasão. Foram realizadas revisões bibliográficas de obras que tratam sobre a evasão escolar (livros, leis, artigos) e também realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores do ensino médio de uma escola publica estadual do município de Progresso, juntamente com questionários sobre o tema deste projeto com supervisores e alunos (casos) que permanecem nesta escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Francisco Euguenys Medeiros da, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Aldayr de Oliveira Monteiro, Pedro Bruno Silva Lemos, and Paulo César da Silva Rocha. "Evasão escolar como desafio contemporâneo à Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape-CE." Research, Society and Development 8, no. 8 (June 8, 2019): e43881251. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1251.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a problemática da evasão na Escola de Ensino Médio Luiz Girão, situada no município de Maranguape no Estado do Ceará, no Brasil. A nossa investigação reporta-se ao período entre os anos de 2013 e 2017. A evasão escolar engendra discussões com ênfase nas turmas de 1ª série do ensino médio, etapa conclusiva da educação básica, no Brasil. A metodologia utilizada para a análise desse fenômeno deu–se através de um estudo de caso, tomando como referência a pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada, utilizando a técnica do questionário, realizado com 15 (quinze) discentes evadidos entre os anos de 2013 e 2017, que retornaram à Escola após o quadriênio. Como pergunta central, tem-se: “Quais as reais motivações que levaram a sua evasão na educação básica, especialmente na 1ª série do Ensino Médio?”. O objetivo deste trabalho foi conhecer algumas das causas que contribuíram para o abandono escolar e consequente evasão de um determinado número de alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os resultados apontam que as causas da evasão em 40% refletem condicionantes externos ao ambiente escolar, isto é, foram causas relacionadas às questões de emprego, trabalho, renda, saúde. Nesse sentido, o presente estudo de caso constatou que as premissas da evasão são multifatoriais e reverberam para a retenção escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Filho, Raimundo Barbosa, and Ronaldo Marcos De Lima Araújo. "Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências." Educação Por Escrito 8, no. 1 (June 29, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527.

Full text
Abstract:
Neste artigo, objetivou-se trazer para o debate algumas considerações sobre evasão e abandono escolar na educação brasileira. Verifica-se a necessidade de ter como eixo a compreensão de suas dimensionalidades, pois suas formas de interpretação não permitem chegar a uma definição precisa. Os próprios órgãos oficiais da educação trazem à tona a falta de conceito claro. Fatores internos e externos contribuem diretamente para que a evasão e o abandono se perpetuem. O Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH. A evasão é um processo muito complexo, dinâmico e cumulativo de saída do estudante e pode ser vista como expulsão escolar. As metas estipuladas pela Constituição Federal de 1988, que determinam a universalização do ensino fundamental e a “erradicação” do analfabetismo, ainda não se concretizaram. A “evasão” pode ser considerada um “ato solitário” e pode denotar o próprio fracasso das relações sociais; não tem uma origem definida e por isso não terá um fim por si só. Drogas, sucessivas reprovações, prostituição, falta de incentivo da família e da escola são alguns dos fatores que podem levar o educando a sair da escola. Observa-se que existem três dimensões conceituais indispensáveis à investigação da evasão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Ilza Paula Suares. "A EVASÃO ESCOLAR NA EJA." Olhares & Trilhas 20, no. 1 (April 28, 2018): 61–72. http://dx.doi.org/10.14393/ot2018vxx.n.1.61-72.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Denise Bianca Maduro. "Evasão escolar e educação profissional." Linhas Críticas 22, no. 49 (June 14, 2017): 619–22. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v22i49.4952.

Full text
Abstract:
Resenha do livro: HEIJMANS, Rosemary Dore; ARAÚJO, Adilson César de; MENDES, Josué de Sousa (Orgs.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: Editora do IFB/RIMEPES, 2014, 466p. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/rimepes/livros.html. A obra, aqui apresentada, foi produzida no contexto da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) e oferece um olhar diversificado sobre a evasão escolar no ensino médio, em particular na educação profissional; tema ainda carente de pesquisas. A presente resenha relaciona os capítulos dos textos constantes da obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Giselly De Oliveira, José De Lima Albuquerque, Marco Aurélio Benevides de Pinho, Rodolfo Araújo de Moraes Filho, and Carlos William Ferreira de Araújo. "Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 53 (December 28, 2020): 1010–25. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2925.

Full text
Abstract:
Resumo: A evasão e o abandono escolar atingem todas as esferas educacionais e modalidades de ensino, inclusive a educação básica, que se apresenta como tema desse ensaio. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as políticas públicas educacionais direcionadas ao enfrentamento da evasão e abandono escolar na educação básica brasileira. Quanto aos procedimentos, tratou-se de uma pesquisa bibliométrica e documental, realizada a partir de uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram pesquisados pelos descritores “evasão escolar”; “abandono escolar”; “educação básica” e “políticas públicas”. Após a busca foram filtrados os artigos relacionados ao tema em um período de 06 anos (2014-2019), totalizando 09 artigos. A partir da realização da pesquisa foi possível averiguar os diferentes motivos que levam os estudantes a evadirem ou abandonarem a escola, e conhecer algumas políticas públicas educacionais voltadas para reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes para sua permanência na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Belonia, Carla Ferreira Alves, and Sônia Maria da Costa Barreto. "Saúde e evasão escolar de alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos: uma revisão bibliográfica." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (December 11, 2020): e4982. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4982.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Revisar na literatura científica diferentes concepções sobre a evasão escolar na educação de jovens e adultos e como questões de saúde podem influenciar nessa situação. Revisão bibliográfica: A pesquisa foi um estudo bibliográfico dando ênfase a uma abordagem qualitativa que permite um processo investigativo acerca da problemática: quais são as questões de saúde existentes que potencializam a evasão escolar dos alunos na Educação de Jovens e Adultos? Com o resultado deste estudo foi possível identificar as peculiaridades pela qual os alunos da educação de jovens e adultos se evadem, visando amenizar as dificuldades enfrentadas por esses estudantes no processo ensino aprendizagem, apontando políticas de saúde e educação que possibilitem reduzir os números da evasão escolar. Considerações finais: Pode-se concluir que a temática continua sendo um desafio para os educadores, que devem procurar entender os motivos que geram a evasão, dada a multiplicidade de fatores causais. Compete à escola buscar métodos que incentivem o grupo escolar a acolher pessoas e não as afastar devido a problemas do cotidiano, além de ações geradas pelas políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Temp, Haury, and Renato Xavier Coutinho. "Evasão escolar no ensino médio: uma análise cienciométrica." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 14, 2020): e8391210785. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10785.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo identificar e analisar, a partir de uma análise cienciométrica, as produções acadêmicas relacionadas à evasão escolar no Ensino Médio disponíveis no site das bibliotecas das cinco Universidades Federais do RS, explorando no campo de buscas, o banco de teses, dissertações e monografias disponíveis on-line e vinculadas aos respectivos programas de pós-graduação a partir dos termos “evasão no Ensino Médio Integrado”, “evasão no Ensino Médio” e “evasão escolar”. Foram encontradas 193 publicações, das quais seleciona 11 monografias e quatro dissertações conforme matriz analítica construída para esta investigação. A análise considerou os objetivos das pesquisas, metodologias, causas e soluções para evitar a evasão escolar. Identificou-se que as causas mais decisivas para o abandono escolar são o baixo interesse e relação estudo/trabalho; enquanto que as alternativas para diminuir a evasão relacionam-se a maior participação da comunidade e adequação curricular. Conclui-se que a evasão escolar é multifatorial, apontando a necessidade em rever a relação das causas, suas consequências e as ações de prevenção. Assim, evidencia-se a insuficiência de estudos que possam apontar a caminhos e alternativas para combater a evasão escolar a partir de bases científicas vinculadas aos programas de pós-graduação das Universidades Federais do RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Beneti, Marcelo, and Lucia Villas Boas. "A evasão escolar na educação profissionalizante técnica." Cadernos de Pós-graduação 17, no. 1 (April 4, 2018): 157–68. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7491.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento que se prope a estudar o assunto evaso escolar, pois preocupante em todos os graus de ensino e em diferentes sistemas educacionais. Deste modo este texto tem como objetivo principal evidenciar motivos que levam a evaso escolar na educao profissionalizante tcnica em uma escola pblica municipal de So Caetano do Sul - SP. A realizao deste trabalho demandou o uso de reviso bibliogrfica, de forma qualitativa a qual leva constituio do quadro terico, do conjunto de definies, princpios, categorias etc. Observou-se que so variados os motivos de evaso escolar como exemplo menciona-se, condies socioeconmicas, culturais, geogrficas, programas didticopedaggicos e tambm por muitas vezes a baixa qualidade do ensino. Conclui-se que entre alunos que desistem do curso tcnico ressaltam que tinham dificuldades para se dedicar ao curso, pois devido a vida difcil a maioria precisava trabalhar e acabavam sem tempo para acompanhar as disciplinas do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Torres Marques, Leonardo, Angélica Félix De Castro, Bruno Torres Marques, Jesaias Carvalho Pereira Silva, and Paulo Gabriel Gadelha Queiroz. "Mineração de dados auxiliando na descoberta das causas da evasão escolar: Um Mapeamento Sistemático da Literatura." RENOTE 17, no. 3 (December 31, 2019): 194–203. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99470.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre evasão escolar, em que se buscou identificar tecnologias de mineração de dados e fatores indutores para evasão escolar, que vem sendo exploradas para desvendar as possíveis causas da evasão escolar. As buscas foram realizadas em quatro bases de dados científicas, com o objetivo de responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais ferramentas, técnicas e fatores indutores vem sendo utilizados para desvendar possíveis causas da evasão escolar?”. Observou-se que a ferramenta Weka é a mais utilizada para auxiliar a desvendar as causas da evasão escolar. Entre as técnicas, destaca-se a utilização da classificação. Por fim, o mapeamento identificou que os principais trabalhos da área se concentram em estudar fatores relacionados às características individuais do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fritsch, Rosangela, and Ricardo Ferreira Vitelli. "Trajetórias Escolares de “Sucesso” de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Públicas." Revista Meta: Avaliação 11, no. 33 (December 13, 2019): 664. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2320.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo delinear o perfil e as características de estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e avaliar os fatores que potencializaram o “sucesso” das suas trajetórias escolares. Para isso, foi aplicado um questionário a alunos desse grupo, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados da análise realizada a partir de tais dados permitem inferir que não é possível estabelecer uma relação determinista entre o perfil e as características dos discentes e a propensão à evasão escolar, ainda que as diferenças de classe social e outros determinantes socioeconômicos impactem os processos e resultados escolares. Todavia, a escola não se apresenta como mera reprodutora social, mas também como produtora de possibilidades de justiça social e curricular e como promotora de condições que desencadeiam a permanência e o sucesso escolar de discentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Branco, Emerson Pereira, Gisele Adriano, Alessandra Batista de Godoi Branco, and Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse. "EVASÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA." Revista Contemporânea de Educação 15, no. 34 (December 29, 2020): 133–55. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v15i34.34781.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta considerações sobre evasão e abandono escolar na educação básica a partir de revisão bibliográfica e documental. Considera fatores intra e extra escolares associados à desistência dos alunos. A análise permitiu evidenciar como os índices se elevam conforme o avanço dos níveis de ensino. A descontinuidade e lacunas na organização educacional, a falta de compreensão e organização pedagógica, os problemas sociais e a exigência econômica sobre os jovens, contribuem para os altos índices de abandono e evasão. Prever estratégias de superação para romper com a permanência ou agravamento deste quadro, constitui-se em um desafio para sociedade, poder público, escolas e educadores para garantir o acesso e a permanência dos estudantes numa educação de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pereira, Rita de Cássia, André Brandão, and Salete Da Dalt. "A Evasão Escolar sob a Ótica de Profissionais de Ensino." SER Social 13, no. 29 (March 7, 2012): 113–45. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12668.

Full text
Abstract:
Este paper empreende a análise de dados qualitativos coletados em escolas de Ideb alto, médio e baixo de todas as regiões brasileiras. Nosso objetivo foi perceber como vem se orquestrando o entendimento sobre infrequência e evasão escolar no ensino público. A partir de um levantamento do estado da arte das discussões sobre o tema, identificamos seis grupos explicativos dos motivos que favorecem a manutenção deste fenômeno (exclusão na escola, inadequação do sistema de ensino, fenômeno político macrossocial, aluno problema, despossessão de capital social e vulnerabilidade social). Em seguida, procedemos à análise dos dados e conjugamos as perspectivas teóricas com os dados da pesquisa. O estudo aponta que os profissionais identificam a pressão do trabalho sobre os alunos como um aspecto fundamental para explicar a não adesão à escola, mas também sinalizam que a "resolução" do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

França de Souza Borja, Izabel Maria, and Alcina Manuela de Oliveira Martins. "Evasão escolar: desigualdade e exclusão social." Revista Liberato 15, no. 23 (2014): 93–101. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2014v15n23.p93.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Deganut, Rodolfo Gabriel, and Tatiane Da Silva. "Diagnóstico da evasão em cursos de educação profissional por intermédio do Projeto Político Pedagógico." Revista IPecege 5, no. 1 (March 22, 2019): 24–33. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.24.

Full text
Abstract:
Abandonar a própria qualificação profissional é acabar com perspectivas de inserção no mercado de trabalho ou ainda interromper o próprio crescimento profissional. Diagnosticar e combater a evasão são ações que requerem a participação de todos os agentes escolares. Tendo em vista esse pressuposto, o objetivo deste trabalho consistiu na elaboração, por meio do Projeto Político Pedagógico, de ferramentas auxiliadoras que possam estimular a permanência dos alunos em uma instituição que promove cursos de capacitação profissional. Por intermédio de revisões bibliográficas e de aplicação de questionários com alunos que solicitaram o cancelamento de sua matrícula, bem como com docentes, coordenação e supervisão escolar, foi possível estabelecer alguns dos fatores preponderantes que estão relacionados à evasão escolar da instituição de ensino foco da pesquisa. Os resultados indicam que aproximadamente 50% dos alunos que se matriculam no ensino profissional realizaram o cancelamento de sua matrícula, justificado por dois tipos de fatores, internos e externos à escola, mas que em ambos os motivos se constatou que o colégio pode contribuir na promoção de meios que efetivem a profissionalização e conclusão do aluno no curso escolhido. O estreitamento de relações entre educandos e agentes escolares, priorizando o diálogo e estabelecendo estruturas favoráveis a permanência do aluno, é um dos conceitos básicos do Projeto Político Pedagógico, que elaborado coletivamente, resulta em uma escola colaborativa e acessível à comunidade, diminuindo assim a evasão dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Xavier, Maria do Perpetuo do Socorro Ramos, Marcos César da Rocha Seruffo, and Yomara Pinheiro Pires. "Análise Sobre Persistência e Evasão Escolar em EJA: Um estudo de Caso no Município de Castanhal-Pa." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 23, 2020): e190963481. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3481.

Full text
Abstract:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica destinada à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Nessa perspectiva, elaborou-se um estudo cujo objetivo consiste identificar os fatores que contribuem para a persistência e evasão escolar dos estudantes da EJA no nordeste, Castanhal-PA e propor ações para permanência dos estudantes da EJA. O lócus da pesquisa consistiu, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, que possuem também estudantes da zona rural. A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Os dados quantitativos foram adquiridos através de pesquisa in loco e os qualitativos por meio de entrevistas e questionários socioeconômicos. Dentre as variáveis prognosticadas do motivo da evasão dos estudantes da EJA na escola destacam-se as notas baixas, falta de interesse, doença, trabalho, entre outras; as variáveis diagnosticadas do motivo da persistência desses estudantes, dentre outras, foram: aprendizagem da leitura e escrita, desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional. Constatou-se que as variáveis de cunho social impactam significativamente na persistência e/ou evasão dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Eurípedes da Silveira, Rodrigo, and Álvaro da Silva Santos. "GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde 2, no. 01 (December 1, 2013): 89–98. http://dx.doi.org/10.18554/2317-1154v2n1p89.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Maduro Silva, Denise Bianca, Remi Castioni, and Rogfel Thompson Martínez. "Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015." Revista Vértices 23, no. 2 (June 1, 2021): 437–60. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460.

Full text
Abstract:
O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Veloso, Cláudia Magarete Lacerda, ADRIANA DO CARMO SILVA ROCHA COUTO, and MAYARA DE CARVALHO VALENTIM. "O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMG." Journal of Engineering and Exact Sciences 4, no. 4 (October 23, 2018): 0399–404. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404.

Full text
Abstract:
Estudos revelam que nas últimas três décadas ocorreram uma expressiva ampliação do ensino superior e, principalmente, nos cursos de Engenharia. No entanto, os índices de evasão nos cursos de Engenharia são expressivos. Muitos estudantes que conseguem se matricular nos cursos de Engenharia, acabam abandonando o curso. Muito embora o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições socioeconômicas nas quais, muitas vezes se encontram, contribuem fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos. No intuito de diminuir a evasão escolar, as Instituições de Ensino Superior tem oferecido a esses alunos que apresentam uma formação escolar incipiente alguns instrumentos de nivelamento. Nesta pesquisa iremos identificar os instrumentos de nivelamento utilizados pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, para os cursos de Engenharia Civil. Interessa-nos saber se o nivelamento escolar oferecido pela FACEMG contribui na redução da evasão nos cursos de Engenharia Civil. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ostrovski, Crizieli Silveira, and Zélia Delgado Correia. "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EVASÃO ESCOLAR: ANÁLISE E PROPOSIÇÃO." Educação: Teoria e Prática 28, no. 57 (May 2, 2018): 23–40. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p23-40.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo abordar as causas da evasão escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. Analisam-se os dados estatísticos obtidos por meio das respostas do questionário aplicado como instrumento de coleta, apontam-se estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no ambiente escolar, visando a permanência do aluno neste programa de educação formal. A pesquisa foi direcionada aos alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos- CEEBJA, escola localizada em uma cidade do interior o Paraná, matriculados no primeiro semestre de 2011. Os resultados mostram que, apesar das inúmeras causas que justificam o alto índice de evasão, há, por outro lado, grande interesse do aluno em concluir seu estudo formal. Então, considerando os dados compilados, para o profissional de educação que trabalha na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, fica a “missão” de delinear novas ações, adaptar e rever antigas posturas, para melhorar o processo educativo no ambiente escolar e a consequente permanência do aluno na EJA. Palavras-chave: Evasão Escolar. Situação Social. Educador. EJA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Ronaldo Efigenio De, and Vicente De Paulo Santos de Oliveira. "Evasão escolar no Campus Arraial do Cabo-IFRJ: a influência das dimensões socioeconômica e acadêmica." Revista Vértices 21, no. 3 (December 19, 2019): 379–405. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p379-405.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre evasão, permanência e êxito escolar no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar a influência das dimensões socioeconômica e acadêmica na evasão escolar em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A população estudada foi de 122 estudantes que evadiram do curso no período de março de 2011 a dezembro de 2017. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para se levantar as informações sobre evasão escolar que vêm ocorrendo no Campus Arraial do Cabo do IFRJ. A análise dos dados foi qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que as dimensões socioeconômica e acadêmica se articulam e influenciam a evasão escolar. Desta forma, o investimento em políticas sociais e pedagógicas que abarquem estas questões tornam-se importantes estratégias para a permanência e o êxito do estudante. Além disso, os trabalhos de divulgação dos fatores que causam a evasão escolar e as formas de enfrentá-la poderão contribuir para melhorar os índices de permanência e êxito escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Barcelos da Silva, Cristiana. "EVASÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA." Brazilian Journal of Policy and Development 3, no. 2 (July 5, 2021): 4–15. http://dx.doi.org/10.52367/brjpd.2675-102x.2021.3.2.4-15.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa trata do tema Evasão Escolar que parece relevante no contexto da educação, pois, produz significativos impactos no interior dos sistemas e instituições de ensino. Demonstrando também de grande importância na trajetória de vida dos estudantes e na elaboração de políticas públicas educacionais. Objetiva apresentar um mapeamento organizado das principais categorias de análises relacionadas com a Evasão Escolar no Ensino Médio. Pautou-se em uma revisão bibliográfica sistemática associadas ao fenômeno em estudo. Nela, descreveu-seas características das investigações que relacionavam Evasão Escolar e Ensino Médio indexados na base de dados Scopus Elsevier, entre os anos de 2014 e 2018. Enquanto resultado, verificou-se que a maior parte das investigações encontradas na base analisada foram pesquisas descritivas que apresentavam um “retrato detalhado” do problema educacional. Em menor proporção, apareceram as investigações que propuseram ações práticas para a redução da Evasão Escolar no Ensino Médio, no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Sousa, Antônio Jefferson Teixeira, Marcos Andrade Alves Santos, Juliana Brito Cavalcante Assêncio, Daniele Gruska Benevides Prata, and Gabriele Gruska Benevides Prata. "Notas sobre evasão escolar em uma escola do interior do Ceará." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 38023–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-373.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Daros, Michelli Aparecida. "ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EVASÃO ESCOLAR NO IFSP: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO." Conexões - Ciência e Tecnologia 10, no. 1 (July 1, 2015): 32. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.792.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados encontrados na pesquisa de mestrado que teve por tema o estudo da evasão escolar e a atuação do Serviço Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), realizada no período de 2008-2013. Nessa pesquisa, a partir de dados documentais e empíricos, foram identificados os motivos de evasão escolar de seis campi do IFSP. No presente artigo, apresentamos os motivos de evasão escolar, a interpretação sobre os dados encontrados e a análise das possibilidades de enfrentamento da evasão escolar pelas ações de Assistência Estudantil existentes no IFSP. No segundo momento, propomos alguns elementos para a reconfiguração das ações de Assistência Estudantil, a fim de construir a "Assistência Estudantil Ampliada".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Wilney Fernando, Lidinei Santos Costa, and Dieny Eduarda Santos dos Anjos. "Dados educacionais com foco na evasão escolar." Revista Educação e Políticas em Debate 10, no. 2 (July 23, 2021): 838–54. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v10n2a2021-56733.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva fazer um diagnóstico acerca da evasão escolar no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Avançado Porteirinha, apontando os principais motivos do fenômeno. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, aplicado aos discentes que ingressaram na instituição no ano de 2018 e evadiram-se. Foram identificadas as seguintes causas: incompatibilidade entre horário de trabalho e estudos, dificuldade de deslocamento, baixa renda familiar, didática e desconhecimento da profissão e do curso. Conclui-se que tais fatores possuem abrangência interna e extraescolar, demandando o esforço para que a escola compreenda a conjuntura em que os discentes estão inseridos e busque realizar ações preventivas para minimizar tais causas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Caldeira-Machado, Sandra Maria, and Fernanda Cristina Campos da Rocha. "A invisibilidade dos problemas de percurso dos alunos: dos registros escolares à fabricação das estatísticas educacionais oficiais (Minas Gerais, 1907-1917)." História da Educação 19, no. 46 (August 2015): 53–73. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/51224.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apreender as formas de fabricação dos registros escolares elaborados por um grupo escolar e pela administração pública do governo de Minas Gerais. A análise foi construída acompanhando a trajetória dos modos de produção dos dados desde a documentação escolar até a divulgação nos registros oficiais: relatórios e a revista Vida Escolar. Os registros das publicações oficiais entre 1907 a 1917 pautavam-se em categorias recorrentes como matrícula, frequência, aprovações e conclusões de curso. Os dados do Grupo Escolar Paula Rocha, Sabará/MG, apresentam detalhamentos que revelam aspectos positivos e problemas da escola, como evasão e repetência. Inversamente, os dados oficiais reelaboram estes registros e produzem uma imagem da escolarização como um processo ascendente após a Reforma de 1906.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Jacometti, Márcio, Luciano Blasius, Márcio José Polido, and Murilo Martins de Andrade. "Até que ponto o bullying influencia o aumento da demanda por educação de jovens e adultos?" ETD - Educação Temática Digital 16, no. 2 (July 30, 2014): 307. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v16i2.1321.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo descrever o processo de bullying que ocorre nas escolas como possível causa da evasão escolar e do aumento da demanda por Educação de Jovens e Adultos (EJA) observada no contexto educacional brasileiro atual, de modo a buscar uma resposta ao questionamento aventado. Trata-se de um ensaio teórico-empírico descritivo, que utiliza fontes secundárias e a experiência de vida dos pesquisadores sobre bullying para compor a análise. Evidenciou-se que a escola pública está longe de ser um espaço democrático, sendo muitas vezes um ambiente hostil que desestimula a permanência dos alunos no ensino regular. Por outro lado, existem muitos educadores preocupados em consolidar a escola como um local de bem-estar, que combate a violência e forma novos cidadãos, visualizando a EJA como uma forma de reverter o processo de evasão e bullying. A partir dessas constatações, o artigo explora possíveis causas da evasão e da demanda pela EJA e recomenda novas pesquisas para esclarecer essas questões e as consequências do processo de bullying.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Souza, Juarina Ana Da Silveira. "PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 6 (April 4, 2016): 19. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2013.3498.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da permanência e evasão escolar nos cursos oferecidos na Educação Profissional de Nível Técnico, com ênfase no Curso Técnico Subsequente de Redes de Computadores, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante. Busca-se com isso contribuir com reflexões e proposição de uma política para a diminuição da evasão escolar tão frequente nos cursos técnicos subsequentes. Os instrumentos utilizados consistiram em análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, os quais permitiram a coleta de dados e análise qualitativa. Os resultados mostraram que os fatores relacionados à permanência ou à evasão escolar estão intrinsecamente relacionados aos aspectos internos à instituição, corroborando com o aporte teórico utilizado. Fatores como: o perfil/desempenho do corpo discente, os recursos e estruturas físicas escolares, os processos e as práticas pedagógicas foram citados como importantes para favorecer a permanência do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Schilling, Flávia Inês, and José Manuel Resende. "Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo." ETD - Educação Temática Digital 20, no. 2 (April 11, 2018): 301–4. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651992.

Full text
Abstract:
As políticas públicas no domínio da educação estão hoje munidas de ações públicas cheias de boas intenções. Entre muitas ações públicas destacamos dois princípios que desde a institucionalização da escola pública têm animado o debate político nacional e internacional. Um está ligado à igualdade de oportunidade escolar para todos; o segundo está associado à escolaridade obrigatória para todos os alunos em idade escolar. Contudo, a aplicação destes dois princípios ainda estão aquém da sua concretização pública. As taxas de reprovação e do abandono ou da evasão escolares ainda são elevadas. É o que têm acontecido quer no Brasil, quer em Portugal. Neste sentido a escola para todos é ainda uma miragem. Há uma percentagem de alunos que na idade escolar não completam a escolaridade obrigatória que tem estado a ser prolongada pelas políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Alvarez, Karine Rodrigues, Suelem Cristina Alves, and Roberta Pereira Matos. "Evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal: Levantamento de fatores motivacionais e propostas de intervenção." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 22, 2021): e12510615630. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15630.

Full text
Abstract:
Verificou-se neste artigo como o fenômeno da evasão escolar tem sido desvelado no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No estudo de caráter qualitativo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para subsidiar a construção de um panorama de estudos sobre a problemática. Os resultados apontaram que os pesquisadores conceituaram a evasão escolar como a perda de vínculo entre aluno e Instituição de ensino. Os fatores motivacionais identificados como promotores da evasão escolar foram: falta de adaptação à vida acadêmica, desencanto ou desmotivação com o curso escolhido, pouca capacidade de aprendizagem e habilidade de estudo, questões didático-pedagógicas, gestão acadêmica do curso e conjuntura econômica e social. As propostas de intervenção se apresentaram por meio de ações de acolhida direcionada aos discentes ingressantes e acompanhamento do desempenho escolar. Pode-se concluir que os diagnósticos dos fatores motivacionais da evasão escolar se fazem necessários para mitigar seus efeitos, assim como direcionar a construção de propostas de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Muniz, Vanessa Messias, and Alice Teles de Carvalho. "O Programa Nacional de Alimentação Escolar em município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos beneficiários do Programa." Revista de Nutrição 20, no. 3 (June 2007): 285–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000300007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a adesão e a aceitação da alimentação escolar e seus determinantes sob o ponto de vista dos beneficiários do Programa Nacional de Alimentação Escolar. MÉTODOS: A amostra foi aleatoriamente composta por 240 alunos da quarta série de 10 escolas municipais de João Pessoa, Paraíba. A análise das perguntas fechadas do questionário foi realizada utilizando-se freqüência simples e teste qui-quadrado. As questões abertas foram categorizadas a partir do conceito central contido nas respostas. RESULTADOS: A maioria (87,0%) dos escolares considerou a alimentação escolar importante e mais de 90% referiram aderir ao Programa. Desses, 137 (57,3%) consomem a merenda, às vezes, devido, principalmente, à inadequação de algumas preparações ao hábito alimentar. Quanto à aceitação, 196 escolares afirmaram gostar da alimentação, principalmente por ser saborosa. Também foram positivamente referidas as características de: quantidade (79,8%), variedade (92,9%), temperatura (85,8%), tempo disponível para se alimentar (63,0%) e a forma de distribuição (66,5%) da alimentação. Os baixos percentuais de escolares que referiram só freqüentar a escola pela oferta da merenda (0,9%) e deixar de freqüentá-la, caso o Programa de Alimentação Escolar fosse extinto, (4,4%) merecem destaque. CONCLUSÃO: A inadequação ao hábito alimentar e o sabor foram os principais motivos referidos pelas crianças para não aderir e aceitar a alimentação, respectivamente. A adequação do cardápio aos hábitos alimentares e a essencialidade do Programa para reduzir a evasão escolar são fatores que requerem maior investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pedralli, Rosângela, and Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti. "Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 13, no. 3 (September 3, 2013): 771–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982013005000019.

Full text
Abstract:
O presente artigo é fruto de um estudo de caso de tipo etnográfico e tem como tema a evasão no universo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua relação com a cultura escrita. Com o estudo, objetiva-se: (1) discutir o problema da evasão em espaços de EJA; (2) compreender em que medida a constituição identitária pode implicar no movimento de permanência/evasão no/do espaço escolar; (3) estabelecer relações possíveis entre as práticas de letramento e esse movimento; e (4) refletir sobre a aproximação da condição de insider ou de outsider por parte dos estudantes no espaço escolar e as implicações para a evasão. O estudo defende que o fenômeno da evasão é um complexo construto social, com desdobramentos expressivos no que diz respeito aos aspectos identitários e à construção/ressignificação das práticas de letramento dos alunos, complexidade que não pode ser denegada nos processos de escolarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moura, Fernanda Carminati de, Elis Maria Teixeira Palma Priotto, and Cintia Soares Guerin. "Álcool: uma das causas na evasão e abandono escolar do adolescente." Revista Valore 3 (December 26, 2018): 587–95. http://dx.doi.org/10.22408/reva302018151587-595.

Full text
Abstract:
A adolescência é um período mudanças de comportamento e vulnerabilidades sendo uma dessas o contato e o uso do álcool. O objetivo desse estudo foi analisar se o uso de álcool por adolescentes interfere no abandono e evasão escolar. Este estudo foi revisão bibliográfica com análise qualitativa, realizado entre maio e julho de 2018. Obteve-se que o uso do álcool por ser uma droga licita é usado com maior frequência, devido à facilidade de acesso, fazendo com que os adolescentes consumam de maneira elevada podendo interferir em seu aprendizado e como consequência a evasão e abandono escolar. Diante dessa problemática evidenciou-se a necessidade de intervenções para prevenção do uso por adolescentes nas escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Viviane Rauane Bezerra, and Maria Fernanda dos Santos Alencar. "O trabalho como fator da evasão e do retorno à EJA: uma análise de uma turma da Educação de Jovens e Adultos de Caruaru-PE." Diversitas Journal 6, no. 1 (January 31, 2021): 1606–19. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1433.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este texto aborda o trabalho como fator relevante para a evasão e o retorno dos alunos que hoje fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo compreender a interferência do trabalho para a evasão e o retorno à escola na modalidade EJA; tendo como campo empírico uma escola da periferia na cidade de Caruaru, no ano de 2019. Nos amparamos nas contribuições dos autores (Gagno e Portela (2013); Cury (2000); Groppo (2000); Freire (1996); Ribeiro (2010); Arroyo (2006); Silva e Moura (2013); e Batalha e Silva (2018), para analisar e fundamentar toda nossa pesquisa. Onde a mesma tem o seu caráter qualitativo, realizando entrevistas semiestruturada a 14 estudantes da EJA do ensino fundamental, anos finais, com uso da análise de conteúdo para a análise das entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram que 10 estudantes: 5 homens e 5 mulheres deixaram e retornaram aos estudos por conta da necessidade precoce do trabalho; 4 mulheres disseram ter saído da escola por conta da gravidez precoce, mas retornavam galgando concluir os estudos e entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, observamos que o mesmo fator – trabalho, que causa a evasão escolar também é responsável pelo retorno à escola. Esse retorno traz expectativas em torno de novas condições de trabalho, salário e melhores condições de vida e uma continuidade dos estudos visando, para as mulheres, uma profissionalização. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho, Evasão, Retorno escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Carvalho, Marília Pinto de. "ESTATÍSTICAS DE DESEMPENHO ESCOLAR: O LADO AVESSO." Educação & Sociedade 22, no. 77 (December 2001): 231–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302001000400011.

Full text
Abstract:
Algumas das principais políticas para a educação no País, hoje, centram-se sobre a "correção do fluxo escolar", isto é, a diminuição dos índices de evasão e repetência, assim como as diversas práticas de "aceleração". Os resultados dessas políticas são avaliados por meio de estatísticas de desempenho escolar, que vêm sendo alardeadas pelos governos federal e do estado de São Paulo como grandes vitórias. Este artigo pretende olhar o avesso da produção desses dados, isto é, buscar como eles vêm sendo produzidos e utilizados no cotidiano das escolas, suas interações com a cultura escolar e seus efeitos sobre a aprendizagem das crianças. Com esses objetivos, está baseado em dados obtidos em observações, entrevistas e consultas a documentos de uma escola pública de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, de um município da região metropolitana de São Paulo. Essa experiência de pesquisa relatada reforça a importância de nos posicionarmos a favor da permanência das crianças e jovens na escola, mas contra a maquiagem estatística da ignorância e do fracasso do sistema em ensinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ribeiro, Sérgio Costa. "A pedagogia da repetência." Estudos Avançados 5, no. 12 (August 1991): 07–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141991000200002.

Full text
Abstract:
Neste trabalho comparamos as taxas de transição de série (repetência, promoção e evasão) obtidas pelo Serviço de Estatística do Ministério da Educação com base no Censo Escolar, com as taxas obtidas pelo PROFLUXO, modelo matemático que permite, utilizando dados do PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE, obter estes indicadores. O quadro que surge indica que a metodologia do MEC contém erros graves que distorcem completamente a visão da realidade educacional do Brasil. Mostra-se que as taxas de evasão escolar, ao contrário do que indicam os dados do MEC, são muito baixas nas primeiras séries do 1º Grau. Este fato faz com quea visão de que as crianças no Brasil abandonam precocemente a Escola mor motivos de ordem social ou culturalestá completamente equivocada e que as famílias fazem um esforço enorme para que seus filhos permaneçam na Escola e que é a péssima qualidade da escola que impede, através da repetência, a universalização da Educação Fundamental da população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Matheus, Tiago Luis Corbisier, and Letícia Daidone Oliveira. "Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades." Pro-Posições 29, no. 2 (August 2018): 185–209. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0154.

Full text
Abstract:
Resumo Esta pesquisa toma a educação como eixo privilegiado para o enfrentamento da vulnerabilidade social juvenil na região de M’Boi Mirim e proximidades. Por meio de entrevistas qualitativas, foram ouvidos educadores, diretores e gestores locais, de escolas (15 e um EJA) e equipamentos de formação complementar (3 centros de juventude). As escolas investigadas mostram dificuldade no enfrentamento dos desafios lá vividos: sobrecarregadas na função social assumida, vivem problemas de diversos tipos, desde restrições financeiras, inconstância do corpo docente, evasão escolar, violência dentro e fora do meio escolar, e dificuldade de tornar a escola um lugar inclusivo e plural. Há, porém, escolas, centros de juventude e educadores locais que têm desenvolvido estratégias fecundas para o enfrentamento da vulnerabilidade social juvenil, criando dispositivos de não discriminação, espaços de diálogo e de respeito compartilhado e abrindo seus portões para o convívio regular e cotidiano com o entorno, entre outras ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dos Anjos, Isaias Belo, and Joelson Rodrigues Miguel. "Evasão e Repetências Escolares: Desafios de consequências Sociais Imprevisíveis / School Dropout and Repetition: Challenges of unpredictable social consequences." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 51 (July 30, 2020): 895–907. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2640.

Full text
Abstract:
A Evasão escolar ainda representa um grande desafio para os gestores educacionais. Diversos são os fatores que ocasionam a evasão escolar, dentre eles podem ser citados o trabalho infantil, o fracasso escolar, as desigualdades sociais e a estruturação familiar, que em muitos casos interferem na vida da criança, causando problemas psicológicos que afetam seu rendimento em sala de aula, dentre outros. O presente estudo objetivou uma discussão sobre Evasão e Repetências Escolares, enfocando os desafios atuais e consequências futuras. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Brandão (2017); Carvalho (2017); Júnior e Souza Maciel (2017); Melo (2009); Oliveira (2017); Pedralli e Cerutti-Rizzatti (2013); Tavares; Faria e Lima (2012); Vygotsky (1997) e outros. Os resultados demonstraram que os desejos e aspirações dos indivíduos, podem permitir-lhes construir novas perspectivas de inserção e de participação na vida social. Contudo, a educação precisa ser apresentada aos alunos por um viéis que os instigue a aprender, a buscar repostas para suas dúvidas, mas para isso é necessário o envolvimento governamental, garantindo políticas públicas alinhadas com uma formação continuada dos docentes, bem como com o provimento de estrutura e materiais necessários a um bom desempenho pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Martins, Ronaldo Rodrigues, Matheus Henrique Bertuci, and Lucas Polimeno Peniani. "MINERAÇÃO DE DADOS NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (December 18, 2020): 103–15. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.885.

Full text
Abstract:
Instituições brasileiras de ensino superior, públicas ou privadas, tem buscado nos últimos anos meios de frear o aumento da evasão escolar. Neste sentido, a mineração de dados tem se mostrado uma ferramenta eficiente para extração de conhecimento de grandes bases de dados, permitindo dessa maneira coordenar ações administrativas e pedagógicas no combate à evasão escolar. Este trabalho apresenta uma revisão de trabalhos primários sobre o uso de mineração de dados no combate à evasão escolar no ensino superior brasileiro. São destacadas as técnicas de mineração, variáveis mais relevantes, acurácia, metodologia, e quais bases de dados são utilizadas na extração de conhecimento. Ao final, são apresentadas direções para trabalhos futuros que podem orientar novas pesquisas sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Dos Santos, Celso Ubirajara Soares, Patricia Duro Vianna, and Fabio Andrade Bulhosa. "O Fracasso Escolar entre Estudantes do 6º Ano de Escolas Públicas Estaduais de Rio Grande, RS." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no. 2 (June 23, 2016): 126. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p126-131.

Full text
Abstract:
<p>A escola complementa o trabalho da família, por isto há preocupação tanto com o desempenho e a permanência dos alunos, quanto com o papel da família nesse processo. Na família, a criança começa o seu primeiro aprendizado e com ele referencia toda a educação formal. O termo “Fracasso Escolar” remete às dificuldades na leitura ou escrita, ao baixo rendimento, a múltiplas repetências, à evasão escolar ou à falta de ajuste às regras institucionais. Assim, esta pesquisa teve por objetivo verificar as causas que levaram alunos do 6º ano de duas escolas públicas da cidade de Rio Grande, sem patologias ligadas a dificuldades de aprendizagem, a fracassarem na escola. A pesquisa foi realizada por meio de um instrumento de análise quantitativa. Os resultados sugerem as dificuldades dos responsáveis na orientação às dúvidas dos alunos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ramos, Lázaro Saluci, Renata dos Santos Ribeiro Guzman, Hilka Quinelato, Bethânia Fricks Jordão Belonia Mota, Claudia Márcia Fricks Jordão Belonia Terra, Fernanda Baiense de Almeida Paes, Maria Aparecida Terra Tonon, Chirlene Wandermurem Louzada, Jacira Marvila Batista Viana, and Simone Fernandes de França. "A gravidez na adolescência produzindo evasão escolar: um exame bibliográfico." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 52 (July 9, 2020): e3621. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3621.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Objetiva-se na presente revisão abordar, aglomerando desenlaces, o problema da gravidez na adolescência como causadora de evasão escolar nas escolas públicas brasileiras, a fim de introduzir novas táticas e políticas públicas que visem garantir o direito a educação nos casos em questão. Revisão bibliográfica: A bibliografia atual aponta métodos de desenvolvimento e adequação do ambiente escolar para introduzir no campo acadêmico facilitadoras simples e complexas, todavia, o problema da gravidez na adolescência causando evasão escolar é também um problema de saúde pública. A ideia é levar a amostra de dados já publicados visando garantir que saúde e educação devem unir forças na busca por soluções viáveis. O espectro socioeconômico quando levado em conta, aponta a desigualdade social e o difícil acesso à informação, como causadores do óbice, além da omissão estatal. Considerações finais: Entende-se, portanto, que instruir somente, não é suficiente para alcançar resultados satisfatórios, mas atentar para os problemas causados pela desigualdade social e inovar com políticas contemporâneas garantindo os direitos básicos de educação e saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Favacho, Marivane de Fátima da Cruz, Amanda Alves Fecury, Rosilene Ilma Ribeiro de Freitas, Carla Viana Dendasck, Maria Helena Mendonça de Araújo, Keulle Oliveira da Souza, Iracely Rodrigues da Silva, et al. "Quantitativo de matrículas e taxa de abandono escolar no Ensino Médio do Estado do Amapá (2015-2017), Brasil." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 30, 2020): e715985964. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5964.

Full text
Abstract:
A educação é um direito social e dever do Estado, devendo ser obrigatória e gratuita durante toda a Educação Básica (EB). Em vista de efetivar esse direito, o Estado estabeleceu a meta para garantir a progressiva universalização do acesso à educação, no entanto, a evasão escolar ainda é um dos grandes gargalos da educação no Brasil. Diante desse contexto, o presente artigo buscou demonstrar a quantidade de matrículas e a taxa de abandono escolar no Ensino Médio do Estado do Amapá, entre 2015 e 2017, a partir de buscas realizadas no banco de dados do INEP, bem como pesquisa bibliográfica e documental. Esses dados apresentam a soma de discentes matriculados no Ensino Médio (EM), Ensino Médio Técnico Integrado (EMTI) e Estudantes Incluídos; e também, demonstram a porcentagem de discentes que abandonaram a escola, no período estudado. As informações analisadas expressam uma redução ano a ano na taxa de matriculados e na porcentagem de abandono escolar. Esse comportamento pode ser explicado pelo fato de a escola pública registrar os maiores índices de abandono e uma das maiores taxas de reprovação. No entanto, esses dados são conflitantes, pois não avaliam a existência de evasão escolar e reprovação por fatores intra e extraescolares, percentuais que interferem no número de concluintes de uma série para outra no ensino médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bernárdez Gómez, Abraham, and María Luisa Belmonte. "Evasão escolar, determinantes, políticas educacionais e itinerários subsequentes." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 14, 2020): e6849109234. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9234.

Full text
Abstract:
Este texto busca conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, o estado da pesquisa sobre o problema da desistência escolar em termos de seus determinantes, políticas educacionais e itinerários subsequentes. Este trabalho, relevante para o nosso sistema educacional, é reforçado por fazer parte das prioridades da Europa 2020 e vamos realizá-lo através de uma revisão documental sistematizada. Uma vez conhecida a literatura, será testada para identificar os núcleos temáticos dos estudos dentro do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Vasconcelos, Justina Pacheco de, and Andrea Marques Vanderlei Fregadolli. "FATORES PREDITORES DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO." Revista Evidência 2, no. 1 (2020): 7–37. http://dx.doi.org/10.29327/220687.2.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography