Academic literature on the topic 'Evolucao (Teoria)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Evolucao (Teoria).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Evolucao (Teoria)"

1

Tigre, Paulo Bastos. "Paradigmas Tecnológicos e Teorias Econômicas da Firma." Revista Brasileira de Inovação 4, no. 1 (August 18, 2009): 187. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v4i1.8648911.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a evolução das teorias da firma à luz das mudanças tecnológicas ocorridas em três paradigmas: (i) a Revolução Industrial britânica, que dominou a economia mundial durante todo o século XIX e foi a base de observação para a elaboração da teoria neoclássica; (ii) o paradigma Fordista, que efetivamente deu origem à economia industrial; e (iii) o paradigma das Tecnologias da Informação, cuja construção teórica está baseada, principalmente nas correntes evolucionistas e neo-institucionalistas. A análise da evolução das teorias da firma e sua relação com paradigmas organizacionais distintos mostra que não existe um corpo teórico único e coerente, pois as teorias estão condicionadas por diferentes filiações metodológico-teóricas, enfocam aspectos distintos (produção ou transação) e baseiam-se em contextos institucionais, históricos e setoriais diversos. Conclui que o processo de mudanças tecnológicas e institucionais exige que a teoria evolua continuamente, adotando aportes interdisciplinares e recorrendo mais sistematicamente a pesquisa empírica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matte, Juliana, Vandoir Welchen, Luana Folchini Da Costa, Ana Cristina Fachinelli, Daniel Hank Miri, Cassiane Chais, and Pelayo Munhoz Olea. "Evolução e tendências das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias." Revista Tecnologia e Sociedade 17, no. 49 (October 1, 2021): 102. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v17n49.13364.

Full text
Abstract:
Teorias de adoção e aceitação de tecnologias procuram examinar fatores que influenciam o consumidor a adquirir ou aceitar um produto. As tecnologias são desenvolvidas, evoluem, mas para sobreviver, uma fase do seu ciclo de vida é a aceitação. Dessa forma, diferentes teorias estudam esse tema sob diferentes olhares: Teoria de Difusão da Inovação, Teoria da Ação Racional, Teoria do Comportamento Planejado, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Modelo de Aceitação de Tecnologia 2, Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 e Teoria Unificada da Aceitação e Utilização da Tecnologia. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias. Foi empregado o método SystematicSearchFlow (SSF), com a análise de 145 artigos. Os resultados mostram que as teorias iniciais se preocupavam com o indivíduo ou características do produto com relação à utilidade, facilidade e qualidade. As teorias mais recentes exploraram aspectos como o desempenho e eficácia, direcionando novos estudos para essa perspectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Luis, Mário Sacomano Neto, and João Maurício Gama Boaventura. "INFLUÊNCIA DO PODER NAS REDES DE NEGÓCIO - ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA TEORIA." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 22, no. 1 (April 2016): 1–25. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.025162016.62022.

Full text
Abstract:
RESUMO Esta pesquisa busca compreender como as relações de poder são abordadas na literatura de organizações, por meio de uma revisão sistemática da literatura utilizando a base de dados Thomson Reuters (ISI) Web of Science. Embora a literatura de relações interorganizacionais reconheça o papel crítico do poder, uma sucessão de teorias com diferentes perspectivas empíricas, teóricas e metodológicas demonstra que ainda há uma falta de consenso a respeito de quais atores detêm o poder nestes contextos. São questões de pesquisa: Como os recentes estudos em redes de negócio abordam o poder? Quais as implicações dos principais paradigmas teóricos utilizados? A análise das publicações selecionadas aponta para a multiplicidade de perspectivas teóricas na abordagem do poder na literatura e indica um aumento do interesse no tema ao longo do tempo. As principais perspectivas teóricas identificadas são a Teoria da Dependência de Recursos; a Teoria da Troca em Redes; e a Teoria de Custos de Transação. Essas teorias são analisadas sob o quadro teórico e um conjunto de proposições conceituais é definido, de modo a avaliar as implicações dos paradigmas associados a cada corrente teórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Camila Laranjeira Costa de, Maria Cilene Freire de Menezes, and Olívia Maria Pereira Duarte. "O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II." Revista Exitus 7, no. 3 (September 14, 2017): 172. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id353.

Full text
Abstract:
Embora a Teoria da Evolução seja um tema de grande importância para a compreensão de assuntos relacionados às diversas áreas das ciências biológicas, é notória a dificuldade de compreensão do tema, principalmente no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a abordagem do ensino dessa teoria por professores de ciências dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública do município de Senhor do Bonfim – Bahia. Também se buscou identificar as concepções dos professores sobre a temática e levantar os possíveis obstáculos ao ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários compostos por perguntas fechadas e abertas. Os resultados demonstraram limitações no ensino da teoria evolutiva, relacionadas à formação inicial dos docentes; à existência de barreiras para o entendimento da teoria da evolução diante de concepções criacionistas e à falta de entendimento acerca do sistema de teorias evolutivas por parte dos docentes. Essas observações indicam que o ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental é deficiente e pode contribuir para a formação de concepções equivocadas acerca do tema. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Teoria da Evolução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vasconcelos, Flávio C., and Álvaro B. Cyrino. "Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional." Revista de Administração de Empresas 40, no. 4 (December 2000): 20–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902000000400003.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma análise das quatro principais correntes teóricas que tratam do fenômeno da vantagem competitiva, isto é, a ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas. São examinadas, em termos de seus pressupostos e de suas conseqüências, as teorias de posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas. Finalmente, este artigo defende a tese de uma convergência entre estratégia empresarial e teoria organizacional como uma via de pesquisa fundamental para a evolução de ambas as disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Jair Lúcio Prados. "Teoria da evolução em Friends." Genética na Escola 12, no. 2 (November 30, 2017): 132–41. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2017.285.

Full text
Abstract:
Em um episódio do seriado Friends, a hippie Phoebe Buffay debate com o doutor em paleontologia Ross Geller a respeito da validade da teoria da evolução. Apresenta-se nesse artigo uma análise da discussão a partir de conceitos da filosofia da ciência, como o problema da demarcação de Karl Popper, os paradigmas de Thomas Kuhn e a validade empírica das teorias científicas de Bas Van Fraassen. Argumenta-se que as temáticas da ciência, por vezes, parecem desconectadas da sociedade, e a filosofia da ciência ainda mais. A abordagem crítica do episódio pode contribuir para diminuir esse afastamento e induzir a práticas pedagógicas diferenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mendes, Thales Cerqueira, Bruno de Andrade Martins, Claysson Xavier Da Silva, and Thyla Cerqueira Mendes. "ASPECTOS ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE LEV VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN." REVISTA FOCO 16, no. 4 (April 12, 2023): e1556. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n4-030.

Full text
Abstract:
Tanto para Vygotsky quanto para Kuhn, aspectos históricos e sociais influenciam em suas teorias. Dessa forma, por meio de uma análise documental dos trabalhos desses pensadores, buscar-se-á aproximações entre a teoria sociocultural daquele e a teoria das revoluções científicas deste. Por uma análise de conteúdo, foi possível perceber uma semelhança entre aspectos das duas teorias, porém em aplicações distintas: uma ao processo de cognição e a outra, ao da evolução da ciência. Emerge dessa análise relações entre níveis de desenvolvimento real e potencial, zona de desenvolvimento proximal, conceito, significado, mediação por instrumentos e signos, processo de internalização, funções complexas e pseudoconceito – da teoria da aprendizagem - e ciência normal e revolucionária, paradigma, dogma, crise, Gestalt, processo de acumulação e anomalias – da teoria do desenvolvimento da ciência. Apresenta-se nesse trabalho uma descrição contextualizada dos significados dessas premissas que norteiam as duas teorias e depois, se expõe os aspectos de intersecção entre elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Waizbort, Ricardo. "Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 8, no. 3 (December 2001): 633–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702001000400007.

Full text
Abstract:
A teoria da evolução por seleção natural de Charles Darwin, ao relacionar os seres vivos genealogicamente, interpreta as espécies e sua fantástica diversidade como uma história de transformações lentas e graduais. Embora as descobertas de Darwin sejam importantíssimas e continuem a ser corroboradas pelas novas teorias e técnicas da biologia molecular, a teoria (sintética) da evolução é pouco conhecida fora dos círculos acadêmicos. Nesse sentido são de grande relevância as novas abordagens que tentam estabelecer elos consistentes entre a teoria social e a teoria (neo)evolutiva. Para que essa ponte possa tornar-se ainda mais sólida, seria importante derrubar as barreiras que separam o público em geral, e o escolar em particular, da perigosa mensagem de Darwin, que afirma serem nossas capacidades sociais e mentais originadas no reino animal sem interferência alguma de forças especiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leffa, Vilson J. "Transdisciplinaridade no ensino de línguas A perspectiva das Teorias da Complexidade." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 6, no. 1 (2006): 27–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982006000100003.

Full text
Abstract:
Este texto parte do pressuposto de que o aprendizado de uma língua estrangeira é muito complexo para que possa ser explicado através de uma única teoria de aprendizagem. Para tentar resolver esse problema, propõe uma abordagem transdisciplinar, partindo das Teorias da Complexidade, incluindo as teorias do caos, do pensamento complexo e a da atividade. Resume as idéias de Nicolescu sobre transdisciplinaridade, baseadas numa perspectiva de evolução da ciência pelos estágios da disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Propõe, finalmente, como exemplo de abordagem transdisciplinar, que a pesquisa seja direcionada do problema para a teoria, e não no sentido oposto, como normalmente tem sido feito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Papavero, Nelson, and Christian Fausto Moraes dos Santos. "Evolucionismo darwinista? Contribuições de Alfred Russel Wallace à teoria da evolução." Revista Brasileira de História 34, no. 67 (June 2014): 159–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882014000100008.

Full text
Abstract:
Teria sido mesmo Charles Darwin o autor da teoria do processo evolutivo? Em suas pesquisas, Darwin discute mais a origem da seleção natural do que propriamente a origem das espécies. Três anos antes da publicação do artigo de Darwin, outro naturalista, Alfred Russel Wallace, publicou um trabalho propondo que todas as espécies vivas descendiam de um único ancestral comum. Foi Wallace o primeiro a notar que cada margem dos rios amazônicos podia ser habitada por espécies diferentes de macacos. Em 1858, Wallace sintetiza a teoria da seleção natural, mas ao invés de publicar a descoberta, remete-a para Darwin que, pouco tempo depois, publica A Origem das Espécies. Este artigo visa discutir quais seriam as contribuições de Wallace para as teorias evolutivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Evolucao (Teoria)"

1

Teitelbaum, Silvio. "A evolucao das teorias organizacionais : o homem como foco." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1997. http://hdl.handle.net/10183/149042.

Full text
Abstract:
O presente estudo possui características de uma pesquisa de natureza exploratória, cujo foco é caracterizar a evolução do pensamento administrativo desde seus primórdios até a ReAdministração, através das escolas selecionadas, tendo o homem como centro de referência. A idéia aqui esboçada é identificar os vários modelos de homem, preconizados pelas ou subjacentes 'as várias escolas do pensamento administrativo, desde o homo economicus da Escola Clássica ao homem total da ReAdministração. O produto final deste estudo visa oferecer uma melhor compreensão do homem como elemento-chave para o entendimento do sucesso - ou insucesso - de uma organização.
The present study has the characteristic of an exploratory research. The focus is to characterize the evolution of the administrative thinking from the early times to the ReAdministration, based on selectec schools, being the man the center of the study. The main ideia here outlined is to identify the various models of men - according to the different Administrative Schools, from the homo economicus of the Classic School to the total man ot the ReAdministration. The final product of the present study is a better understanding of man as the key-element to the success of organizations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Madeira, Andréa Porto Luiz. "Fé e evolução: a influência de crenças religiosas sobre a criação do homem na aprendizagem da teoria da evolução com alunos do 3° ano do ensino médio." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2033.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T19:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrea Porto Luiz Madeira.pdf: 5120861 bytes, checksum: 2883ab1622035799fd02cb11e0a4bfeb (MD5) Previous issue date: 2007-08-30
The Recognition of the religious field changing in the last few decades, and more recently, the increase and visibility of the Pentecostal Protestantism, well known as evangelic group, and the insertion of these in several scopes of the Brazilian society and more specifically in public institutions and spaces, it motivated us to study and try to understand how the internal religions dynamics and the Christianity in general configure individual and collective positions that reflect the relations and interactions underlying human beings scope, conflicts and tensions to a well bigger and complex context: the axle science-religion. Due to historical relevance and the present time questions and controversies as well as the origin of the universe, of the life and the human being explanations, this work thematic comes to argue the degree of knowledge and adhesion to the known theories such as evolutionism and creationism and the way how they are understood, interpreted and mediated by opinion influents social agents, for example: teachers and religious leaders. Therefore our work is this research outcome that investigates the conception, certainty and the interpretation of the young secondary students come from popular economic classes in the Great São Paulo, more specifically of the city of Guarulhos, about the origin of the life and the human being. As a starting point we take the public education reality, more particularly, the biology education. The research points to the conjugation and the coexistence needing of distinct and conflicting opinions in the classroom scope, as well as, to the recognition of an indicative map that reflects constituent elements of adhesion and affiliation in both spheres and, points with respect to a hybrid adhesion that configures itself maybe in a new way of fundamentalist identity re-meaning in both fields: scientific and religious. In this direction, we understand this ideological confrontation between evolution and creation consolidates itself as an important basic element in the analysis and understanding of the Brazilian society aspects that has been calling the educators and researchers attention in the social sciences scope
O reconhecimento das transformações do campo religioso nas últimas décadas, e mais recentemente, o aumento e visibilidade do protestantismo pentecostal, mais conhecido como grupo de evangélicos, e a inserção destes em diversos âmbitos da sociedade brasileira e mais especificamente em instituições e espaços públicos, nos motivou a estudar e tentar compreender como a dinâmica interna das religiões e do cristianismo em geral, configura posturas individuais e coletivas que refletem no âmbito das relações e interações humanas, conflitos e tensões subjacentes a um contexto bem maior e complexo: o eixo ciência-religião. Devido à relevância histórica e a atualidade das questões e controvérsias quanto às explicações da origem do universo, da vida e do homem, a temática deste trabalho vem discutir o grau de conhecimento e adesão às teorias conhecidas como evolucionismo e criacionismo e a forma como são entendidas, interpretadas e, mediadas, por agentes sociais formadores de opinião como, por exemplo, professores e líderes religiosos. Nosso trabalho é, portanto, o resultado dessa pesquisa que investiga a concepção, convicção e a interpretação de jovens secundaristas da classe popular da Grande São Paulo, mais especificamente do município de Guarulhos, quanto à origem da vida e do homem. Tomamos como ponto de partida, a realidade educacional pública, mais particularmente, o ensino de biologia. A pesquisa aponta para a necessidade da conjugação e a convivência de opiniões distintas e conflitantes no âmbito da sala de aula, bem como, para o reconhecimento de um mapa indicativo que reflete elementos constitutivos de adesão e afiliação em ambas esferas e, apontam para uma adesão híbrida que se configura talvez, numa nova forma de ressignificação de identidade fundamentalista em ambos os campos: científico e religioso. Nesse sentido, entendemos que esse confronto ideológico entre evolução e criação, cada vez mais, se consolida, como um elemento de fundamental importância na análise e compreensão de aspectos da sociedade brasileira que muito tem chamado a atenção de educadores e pesquisadores no âmbito das ciências sociais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jacobsen, Rafael Bán. "Plasma de quarks e glúons no interior de estrelas de nêutrons." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/15328.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o estudo da matéria nuclear em altas densidades, considerando-se as fases hadrônica e de quarks à temperatura nula, com a perspectiva de aplicar o formalismo desenvolvido no trabalho à análise das propriedades estáticas globais das estrelas de nêutrons. No trabalho, depois de apresentarmos aspectos importantes da evolução estelar e da teoria das estrelas de nêutrons, estudamos as propriedades e os modelos da matéria nuclear. No estudo da matéria nuclear para a fase hadrônica, consideramos os modelos relativísticos da teoria quântica de campos nucleares desenvolvida por J. D. Walecka, J. Zimanyi e S. A. Moszkowski, e por J. Boguta e A. R. Bodmer, também conhecidos, respectivamente, como modelos Sigma-ômega, ZM e Não-linear. Nesses modelos, a matéria nuclear é descrita a partir de uma formulação lagrangeana relativística de muitos corpos, com os campos efetivos dos bárions acoplados aos campos dos mésons, responsáveis pela interação nuclear. Nesse estudo, consideramos, inicialmente, a descrição de propriedades estáticas globais de sistemas nucleares de muitos corpos à temperatura nula, como, por exemplo, a massa efetiva do núcleon para matéria nuclear simétrica e matéria de nêutrons. O conhecimento da equação de estado da matéria de nêutrons torna possível a descrição de propriedades estáticas globais de uma estrela de nêutrons, como sua massa e seu raio, através das equações de Tolman, Oppenheimer e Volko . Os resultados obtidos neste trabalho estão em plena concordância com os resultados apresentados por outros autores. Posteriormente, incorporamos ao formalismo as equações de equilíbrio químico, a presen ça de graus de liberdade leptônicos de elétrons e múons, o octeto bariônico fundamental e a condição de neutralidade de carga. Nossa escolha para as constantes de acoplamento dos híperons está baseada na simetria SU(6) e nas regras de contagem para quarks. A consideração, no formalismo, do equilíbrio beta generalizado entre as partículas gera um sistema de onze equações acopladas que deve ser resolvido numericamente para se encontrar as diferentes populações fermiônicas. Por m, estudamos um modelo fenomenológico para a matéria nuclear com acoplamento derivativo ajustável, no qual a intensidade dos acoplamentos méson-núcleon é parametrizada por expressões matemáticas com coe cientes ajustáveis. Estudamos a in- uência desses acoplamentos na determinação das principais propriedades nucleares e nas propriedades estáticas globais das estrelas de nêutrons. Esse modelo é o que utilizamos, na parte nal do trabalho, para desenvolver nosso estudo da transição de fase entre matéria hadrônica e matéria de quarks livres, usando o critério de Gibbs. No estudo da matéria de quarks, consideramos o modelo de sacola desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) por A. Chodos, R. L. Ja e, K. Johnson, C. B. Thorn e V. F. Weisskopf. Como resultado principal, determinamos uma equação de estado geral para a matéria hadrônica e para a matéria de quarks e analisamos condições de equilíbrio de estrelas híbridas. Enfocamos, então, a in uência dos acoplamentos do modelo ajustável na determina ção da densidade bariônica em que ocorre a transição de fase. Analisamos, também, como a existência de um caroço de quarks na estrela repercute em suas propriedades estáticas globais (tais como raio e massa máxima) e na propriedade termodinâmica conhecida como índice adiabático. Os resultados obtidos nessa etapa do trabalho, embora inéditos, são coerentes com aqueles obtidos por outros autores.
The purpose of this work is the study of nuclear matter at high densities considering the hadronic and quark phases at zero temperature, with the perspective of applying the developed formalism to the analysis of global static properties of neutron stars. in this work, after presenting important aspects of stellar evolution and neutron star theory, we study the properties and models of nuclear matter. In the nuclear matter studies for the hadronic phase, we have considered the relativistic nuclear quantum eld theory developed by J. D. Walecka, J. Zimanyi and S. A. Moszkowski, and by J. Boguta and A. R. Bodmer, also known, respectively, as Sigma-omega, ZM and Non-linear models. In these models the nuclear matter is described by a relativistic and strong interaction lagrangian many-body formulation with baryon e ective elds coupled to scalar, vector and iso-vector mesons. In this study we consider initially the description of global static properties of manybody nuclear systems at zero temperature as, for instance, the nucleon e ective mass for symmetric nuclear and neutron matter. Knowledge of the neutron matter equation of state makes it possible the description of global static properties of a neutron star, such as its mass and radius, through the Tolman, Oppenheimer and Volko equations. The results we have obtained in this work are in agreement with the corresponding ones presented by other authors. We have further included into the formalism the chemical equilibrium equations, lepton degrees of freedom for electrons and muons, the fundamental octet of baryons and the charge neutrality condition. Our choice for the hyperonic coupling constants is based on the SU(6) symmetry and on the counting rules for quarks. The consideration of generalized beta equilibrium among the particles in our formalism generates a strongly coupled system of eleven equations to be numerically solved to nd the di erent fermionic populations. At last we study a phenomenological lagrangian model of nuclear matter with adjustable derivative coupling, which exhibits a parametrization, through mathematical expressions with adjustable coe cients, of the intensity of the meson-nucleon coupling. We study the in uence of these couplings in the determination of the main nuclear properties and global static properties of neutron stars. This model is the one we use to develop our study of the hadronic matter to quark matter phase transition in the last part of our work, using the Gibbs criteria. In the quark matter study, we have considered the bag model developed ih the Massachusetts Institute of Technology (MIT) by A. Chodos, R. L. Ja e, K. Johnson, C. B. Thorn and V. F. Weisskopf. As a main result, we have determined a general equation of state for hadronic and quark matter, and we have analyzed the equilibrium conditions for hybrid stars. We have then focused the in uence of the adjustable model couplings in the determination of the phase transition baryon density. We have also analyzed how the existence of the quarkgluon plasma core in the star repercutes in its global static properties (such as radius and maximum mass) and in the thermodynamical property known as the adiabatic index. The predictions of our work, even though based on new results, are in complete agreement with the corresponding ones obtained by other authors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Aguirre, Eduardo Küpper Pacheco de. "A evolução metafísica da teoria do delito." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8960.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:30:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Kupper Pacheco de Aguirre.pdf: 594174 bytes, checksum: fe79fbfb302450f7c7c088bb162ed415 (MD5) Previous issue date: 2010-05-27
This work analyzed the metaphysic evolution of the Theory of Crime causal theory by starting and finishing in the finalist theory. The concept of crime over several times has been undergoing changes and to describe them were found the philosophical underpinnings of each of these currents. Were evaluated with different dogmatic approaches of scholars such as Liszt, Beling, among others. We conclude believing that discussions on the concept of crime should not end quite the contrary, the existence of climate and new understandings of criminal acts must always be present in the intricacies of criminal law in order that the theory can continue evolving and largely given to the interests of society
Esta dissertação analisou a evolução metafísica da Teoria do Delito começando pela teoria causalista e terminando na teoria finalista. O conceito de delito ao longo de diversas épocas vem passando por transformações e para descrevê-las foram observados os fundamentos filosóficos de cada uma destas correntes. Foram avaliadas diferentes dogmáticas com as abordagens de doutrinadores, tais como: Lizst, Beling, Mezger, entre outros. Concluiu-se que as discussões sobre a conceituação do delito não devem se encerrar, muito pelo contrário, as críticas e os novos entendimentos sobre a ação delituosa devem estar sempre presentes na discussão jurídico-penal, a fim que a teoria possa continuar evoluindo e atendendo amplamente aos interesses da sociedade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martinelli, Tiago. "Evolução sem evolução: assimetria e a emergência do tempo na teoria quântica." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-12052017-151551/.

Full text
Abstract:
Na teoria quântica é usual se referir a probabilidade de encontrar uma partícula entre as posições x e x + dx no instante t, embora a teoria não forneça quando ocorre a detecção. Nos primórdios da teoria, Pauli apresentou um argumento refutando a ideia de introduzir um operador que descreva a probabilidade do instante em que ocorre a detecção. Mais tarde, Page e Wootters, motivados pelo fato de não se observar autoestados de superposição de energia, apresentaram um formalismo quântico não-relativista num espaço estendido em que espaço e tempo desempenham papéis equivalentes, sendo consistente com as indagações feitas por Pauli. Isso leva a uma descrição dada pela probabilidade condicional de encontrar uma partícula entre x e x + dx em relação ao tempo [t, t + dt] dado por outra partícula, chamada de partícula relógio. Essa dissertação consiste de uma revisão da proposta de Page e Wootters para abordar o problema do tempo na mecânica quântica bem como de uma análise detalhada desta utilizando de ferramentas recentes introduzidas na área de informação quântica para o tratamento de simetrias em física.
In quantum theory it is usual one refers to the probability of finding a particle between the positions x and x + dx at time t, although the theory does not provide when detection occurs. In the primordies of the theory, Pauli presented an argument refuting the idea of introducing an operator describing the probability of the instant in which the detection occurs. Later, Page and Wootters, motivated by the fact that one is not able to observe energy eigenstates superposition, presented a non-relativistic quantum formalism in an extended space in which space and time play equivalent roles, being consistent with Pauli´s inquiries. This leads to a description given by the conditional probability of finding a particle between x and x + dx in respect to the time [t, t + dt] given by another particle, called the clock particle. This dissertation consists in a review of the Page and Wootters proposal to address the time problem in quantum mechanics as well as a detailed analysis of this using recent tools introduced in the area of quantum information for the treatment of symmetries in physics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bannwart, Junior Clodomiro Jose. "Estruturas normativas da teoria da evolução social de Habermas." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280632.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcos Nobre
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-11T01:47:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BannwartJunior_ClodomiroJose_D.pdf: 4684104 bytes, checksum: cd6bd028eec3fb5ed152f2c17cbe2306 (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: O trabalho parte do pressuposto, afirmado por Habermas em Problemas de legitimação do Capitalismo Tardio, de que a teoria da evolução social deve servir de base para a formulação de uma teoria da sociedade. A vinculação dessas duas teorias no início da década de 1970 orienta-se pela colocação de duas outras importantes teorias: a teoria da ação comunicativa e a teoria da modernidade. Num primeiro momento, explora-se a construção da teoria da sociedade verificando-se como Habermas reformula os pressupostos da teoria crítica, inscritos numa base evolucionária com pretensões emancipatórias. Num segundo momento, discute-se a estruturação da teoria da evolução social nos textos da década de 1970, principalmente em Para a Reconstrução do Materialismo Histórico, enfatizando-se o problema da homologia entre ontogênese e filogênese e as tentativas de Habermas em equacionar indivíduo e sociedade por intermédio de três caminhos: a formação da identidade pós-convencional, a dimensão prático-moral e a capacidade de aprendizagem. Num terceiro momento, destaca-se a capacidade de aprendizagem como caminho que mantém aberta a possibilidade da relação ontofilogenética e única alternativa de que Habermas dispõe para manter em pé a sua teoria da evolução social na Teoria da Ação Comunicativa. Nesta obra, destaca-se, sobretudo, o deslocamento da psicologia do desenvolvimento para a incorporação de autores ligados à sociologia, principalmente Mead e Durkheim, visando-se à estabilidade da relação ontofilogenética enquanto ponto para a manutenção da teoria da evolução social e, conseqüentemente, da própria teoria social crítica de Habermas inscrita no paradigma da comunicação
Abstract: This work intends to discuss about the theory of social change. Habermas in Legitimationsprobleme im Spätkapitalismus analyses that the theory of social change should serve as a basis for the formulation of a society theory. The linkage of these two theories at the beginning of the 1970 guides for the placement of two other important theories: the theory of communicative action and the theory of modernity. In a first time explores the construction of the theory of society as checking Habermas recasts the assumptions of the Critical Theory, entered an evolutionary basis with emancipator claims. In a second time discusses the structure of the theory of social change in the texts of the decade of 1970, mainly for the Reconstruction of Historic Materialism, highlighting the problem of homology between ontogeny and philogenesis and attempts to equate Habermas in individual and society through of three paths: the formation of the post-conventional identity, the extent practical-moral and capacity to learn. In a third time, there is a capacity for learning as the only way that keeps open the possibility of the relationship ontofhilogenesis and only alternative that Habermas has standing to maintain his theory of social change in the Theory of Communicative Action. In this work, there is, above all, the displacement of psychology of development for the incorporation of authors linked to sociology, particularly Mead and Durkheim, targeting the stability of the relationship as an ontofhilogenesis point for the maintenance of the theory of social change and, onsequently, own critical social theory Habermas inscribed on the paradigm of communication
Doutorado
Doutor em Filosofia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Luis, de Andrade Santos Bruno. "Uma teoria de periodicidade para certas equações de evolução." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7087.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo647_1.pdf: 897384 bytes, checksum: c9418f10abbbb7ccd442ab4b1654fa38 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Neste trabalho estudamos diversos tipos de periodicidade para equações de evolução. As técnicas utilizadas são uma combinação de Análise Funcional e Topologia. Para exibir a aplicabilidade de nossos resultados vários exemplos são apresentados. A saber, mostramos aplicações em equações diferenciais parciais, equações diferenciais fracionárias e equações integrais com retardo infinito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Domingos. "Análise estatística da teoria de quase-espécies de evolução molecular." Universidade de São Paulo, 1999. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-11112013-115236/.

Full text
Abstract:
Nesta tese propomos e estudamos um modelo alternativo para investigar a evolução de quase-espécies moleculares, no qual supomos que a população seja uma combinação aleatória das moléculas constituintes em cada geração. Essa aleatoriedade deve-se a inclusão de um procedimento adicional de amostragem da população além dos procedimentos usuais de mutação e reprodução diferenciada. O modelo, denominado modelo de amostragens, é baseado em um algoritmo que mimetiza procedimentos experimentais que usam técnicas de transferências em série para reproduzir o processo de evolução de microorganismos in vitro. Além do modelo reproduzir a solução exata do estado estacionário do modelo de quase-espécies no regime determinístico, ele permite o estudo da evolução da quase-espécie molecular em todo espaço de parâmetros de controle, incluindo o caso em que a população é finita. A generalização dessa formulação alternativa para uma classe geral de relevos de replicação permite-nos realizar um estudo bastante completo do fenômeno do limiar de erro, levando-nos a uma análise crítica sobre a generalidade desse fenômeno
In this thesis we propose and study an alternative model to investigate the evolution of a molecular quasispecies, in which we assume that the population is a random combination of the constituent molecules in each generation. This randomness is due to the inclusion of an additional sampling procedure of the population, besides the usual procedures of mutation and differential reprodution. This model, termed sampling model, is based on an algorithm that mimics experimental procedures using serial transfer techniques to study the microbial evolutionary process in vitro. Besides yielding the exact steady-state solution of the quasispecies model in the deterministic limit, the sampling model allows the study of the molecular evolution in the full space of the control parameter, including the case where of population is finite. The generalization of this alternative formulation to a general class of fitness landscapes, allows us to investigate thoroughly the error threshold phenomenon, leading us to discuss critically the generality of this phenomenon in molecular evolution
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Allgayer, Heloisa. "A teoria da evolução entre a teleologia e a síntese contemporânea." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2015. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4918.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-10-27T15:08:24Z No. of bitstreams: 1 Heloisa Allgayer_.pdf: 1365327 bytes, checksum: e073d61cdb4831421209a9f2d87669e3 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-27T15:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heloisa Allgayer_.pdf: 1365327 bytes, checksum: e073d61cdb4831421209a9f2d87669e3 (MD5) Previous issue date: 2015-04-10
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A obra Origem das Espécies de Charles Darwin é um marco na ciência, tanto pela sua abordagem evolucionista da origem das espécies, quanto pela sua estratégia argumentativa em favor da hipótese de que a seleção natural seja seu principal mecanismo. Darwin chama sua obra de “um longo argumento”, e este argumento, ou seja, a obra, é estruturada tendo do princípio de seleção natural como seu principal eixo constante biológico na natureza que determina quais espécies serão preservadas e quais serão extintas, pela preservação das variações úteis a seus possuidores em face de suas “condições de vida” e extinção das que lhes sejam injuriosas. A síntese evolutiva consiste na união entre o viés naturalista o qual descende diretamente de pensamento de Darwin, e os geneticistas (empiristas) que reavivam Mendel para desenvolverem suas pesquisas em genética, essas duas áreas aparentemente distintas se conciliam e assim a síntese é desenvolvida. A síntese estendida é a teoria da evolução descrita previamente unindo-se a novas descobertas e o desenvolvimento de técnicas moleculares, que possibilitaram o descobrimento da estrutura do DNA e do projeto genoma. O objetivo geral dessa dissertação é argumentar em favor de uma modificação de uma teoria teleológica (em Darwin) para uma teoria não teleológica (Síntese estendida). Os objetivos específicos são analisar a teoria de Darwin desenvolvida na Origem, analisar a construção da síntese e finalmente analisar os componentes da síntese estendida. Para responder ao objetivo geral são descritas a teoria de Darwin, a síntese e a síntese estendida, e analisados de que forma podemos encontrar noções de cunho teleológico no que concerne a causalidade. Através dessa análise, pude perceber que a causalidade em Darwin é de cunho teleológico, mas está incluída em um tipo diferente de teleologia por sua causalidade não ser intencional. Na síntese estendida, devido ao avanço nas pesquisas, que a teoria da evolução perde essa noção teleológica no que concerne a causalidade.
The book Origin of Species Charles Darwin is a milestone in science, both for its evolutionary approach the origin of species, as for its argumentative strategy in favor of the hypothesis that natural selection is its main mechanism. Darwin called his book of "one long argument", and this argument, the work is structured with the principle of natural selection as its main axis constant biological in nature that determines which species will be preserved and which shall be extinct, the preservation variations useful to their owners in the face of their "living conditions" and extinction of injurious to them. The evolutionary synthesis consists of the union between the naturalistic bias that directly descended from thinking of Darwin, and geneticists (empiricist) that rekindle Mendel to develop their research in genetics, these two apparently distinct areas are reconciled and so the synthesis is developed. The extended synthesis is the theory of evolution previously described joining the new discoveries and the development of molecular techniques that enabled the discovery of the structure of DNA and the genome project. The overall objective of this dissertation is to argue in favor of a modification of a teleological theory (Darwin) to a non-teleological theory (extended synthesis). The specific objectives are to analyze Darwin's theory developed in the Origin, analyze the construction of the synthesis and finally analyze the components of the extended synthesis. To respond to the overall objective are described Darwin's theory, synthesis and extended synthesis, and analyzed how we can find teleological notions regarding causality. Through this analysis, I could see that causality in Darwin is teleological, but is included in a different kind of teleology for causality not be intentional. In the extended synthesis, due to advances in research, that the theory of evolution loses this teleological notion regarding causality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moura, Susana Ferreira de. "O ensino da teoria da evolução: a construção de conceitos científicos." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6808.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2017-02-01T09:41:47Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Susana Ferreira de Moura - 2016.pdf: 2744382 bytes, checksum: 2f583785ce3d3fc6ada4c8d0712fd4bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-02-01T10:23:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Susana Ferreira de Moura - 2016.pdf: 2744382 bytes, checksum: 2f583785ce3d3fc6ada4c8d0712fd4bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-01T10:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Susana Ferreira de Moura - 2016.pdf: 2744382 bytes, checksum: 2f583785ce3d3fc6ada4c8d0712fd4bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-09-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The Theory of Evolution is considered by scientists and studies of teaching biology as a unifying content of all other content Biology. Theodosius Dobzhansky expressed this importance of the theory of evolution to biology in his famous phrase, "Nothing in Biology makes sense except in light of evolution." The National Curriculum Guidelines also indicate that the Theory of Evolution of content should be worked throughout basic training, constantly permeating the rest of biology content. But not always this work of evolutionary theory unifying mode occurs between the difficulties that this goal is achieved are: the traditional approach of content in most schools; the simplification of scientific concepts of the theory, thus distorting such concepts; the interference of religious beliefs of teachers and students in working with this theme; among others. increased attention to initial and continuing training of teachers in relation to this content, thereby contributing to that are prepared to deal with such difficulties do is important. This research aimed to analyze the process of construction of scientific concepts of the theory of evolution, according to the Vigotski`s theory, for the work of such content through a variety of teaching methods, including: reflective readings paradidactic texts; dialogued classes; documentary presentation; debate and discussion; and construction and presentation of theatrical skits. All the process was recorded on video and audio, and then used for the analysis of the speeches and participation of students. As a result of analysis of these records was possible to realize the criticality and interest that students have shown in their questions, thoughts, observations and placements. It was also possible indentify the enlargement of scientific concepts of evolutionary theory, as they were able to make relationships between concepts that were presented . And we can also point out that the study of the Theory of Evolution contributes significantly to working with students in relation to science and construction processes of scientific knowledge.
A Teoria da Evolução é considerada por cientistas e estudos do ensino de Biologia como sendo um conteúdo unificador de todos os outros conteúdos da Biologia. Theodosius Dobzhansky expressa essa importância da Teoria da Evolução para a Biologia em sua conhecida frase: “Nada em Biologia faz sentido, exceto à luz da Evolução”. As Orientações Curriculares Nacionais também indicam que o conteúdo da Teoria da Evolução deve ser trabalhado ao longo de toda a formação básica, permeando constantemente os demais conteúdos da Biologia. Porém, nem sempre este trabalho da teoria evolutiva de modo unificador ocorre, entre as dificuldades para que tal objetivo seja alcançado estão: a abordagem tradicional de conteúdos na maioria das escolas; a simplificação dos conceitos científicos da teoria, distorcendo assim tais conceitos; a interferência das crenças religiosas de professores e alunos no trabalho com essa temática; entre outras. Faz-se importante uma atenção maior à formação inicial e continuada dos professores em relação a este conteúdo, contribuindo assim para que estejam preparados para lidar com tais dificuldades. Esta pesquisa buscou analisar o processo de construção de conceitos científicos da Teoria da Evolução, segundo a teoria de Vigotski, durante o trabalho de tal conteúdo por meio de diversas metodologias pedagógicas, incluindo: leituras reflexivas de textos paradidáticos; aulas dialogadas; apresentação de documentário; debate e discussões; e construção e apresentação de esquetes teatrais. Todo o processo foi registrado em áudio e vídeo, sendo em seguida utilizados para a análise das falas e participações dos alunos. Em decorrência da análise desses registros foi possível perceber a criticidade e interesse que os alunos demonstraram em seus questionamentos, reflexões, observações e posicionamentos. Foi possível identificar também a ampliação de conceitos científicos da teoria evolutiva, visto que conseguiram realizar relações entre os conceitos que lhes foram apresentados. Sendo possível ressaltar também que o estudo da Teoria da Evolução contribui bastante com o trabalho com alunos em relação à Ciência e os processos de construção de conhecimentos científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Evolucao (Teoria)"

1

Bird, Wendell R. The origin of species revisited: The theories of evolution and of abrupt appearance. Nashville, TN: Regency, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Montgomery, Slatkin, ed. Exploring evolutionary biology: Readings from American scientist. Sunderland, Mass: Sinauer Associates, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Grant, Verne. The evolutionary process: A critical review of evolutionary theory. New York: Columbia University Press, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

The pattern of evolution. New York: W.H. Freeman, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Eldredge, Niles. The pattern of evolution. New York: W.H. Freeman, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Plotkin, H. C. Darwin machines and the nature of knowledge. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jon, Buell, Hearn Virginia, Foundation for Thought and Ethics., Dallas Christian Leadership, C. S. Lewis Fellowship, and Darwinism, scientific inference or philosophical preference symposium (1992 : Southern Methodist University), eds. Darwinism, science or philosophy?: Proceedings of a symposium entitled "Darwinism, scientific inference or philosophical preference?" : held on the Southern Methodist University campus in Dallas, Texas, March 26-28, 1992. Richardson, Tex: Foundation for Thought and Ethics, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

1947-, Harvey Paul H., and Royal Society (Great Britain). Discussion Meeting (1994), eds. New uses for new phylogenies. Oxford: Oxford University Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

J, Richards Robert. The meaning of evolution: The morphological construction and ideological reconstruction of Darwin's theory. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dawkins, Richard. River out of Eden: A Darwinian View of Life. New York, NY: Basic Books, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Evolucao (Teoria)"

1

EDILSON SOARES DE, PALMA, DIAS HORTÊNCIA BIANCA, FERREIRA KAREN LUANA DE ARAÚJO, SILVA MATHEUS NANTES REZENDE DA, and SILVA LUCIANO VORPAGEL DA. "JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DA TEORIA DA PROPRIEDADE PRIVADA SEGUNDO LOCKE, GRÓCIO E PUFENDORF." In TRANSFORMAÇÃO E EVOLUÇÃO EM TEMPOS DISRUPTIVOS, 175–81. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2022. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-23-2.175-181.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de desviar dos métodos utilizados no ensino convencional, este trabalho apresenta uma tecnologia educacional voltada para o ensino de duas teorias sobre a fundamentação da propriedade privada, as quais são: a Teoria Consensual, defendida pelos filósofos Hugo Grócio e Samuel Pufendorf, e a Teoria do Trabalho, defendida por John Locke. A tecnologia educacional em questão, trata-se do desenvolvimento de um jogo digital que aborde os principais conceitos de ambas teorias, tendo em vista que, de acordo com muitos estudiosos da área da educação - como Gisele A. Morgental Falkembach (2006), Marc Prensky (2010) e João Mattar (2010) - a utilização da tecnologia e do lúdico no processo de aprendizagem é eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Boita, Luiz Gustavo, and Ricardo Corrêa da Cunha. "A influência do Leste Europeu na teoria do treinamento desportivo." In Educação Física, Esporte, Cultura & Sociedade, 203–16. Editora ZH4, 2022. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20221-01-p.203-216.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por propósito discutir acerca da relevância e influência do leste europeu na temática: “Teoria do treinamento desportivo”. Pretende-se pontuar as escolas científicas do esporte, analisar as características que fidelizam a atuação da Teoria do Esporte, as quais são objeto de estudo no leste Europeu, no que ficou conhecido como “Cortina de Ferro”. A Teoria do Esporte é um dos conceitos mais importantes do programa de periodização, palavra esta, que provém do termo “período”, pretendendo indicar que é mais fácil dividir uma parte ou partes do tempo em pequenos segmentos, os controlando, o que é chamado de “fases”. Foram investigados vários estudos e autores que difundiram o tema. Através de um processo criterioso de inclusão e exclusão de estudos, a partir do qual, chegamos ao acordo de que ambas as escolas científicas tiveram papel importante para a evolução do esporte como um todo. É fato que, para conseguir chegar no que hoje é conhecido como Teoria do Treinamento Desportivo, igualmente, a escola do ocidental e escola do leste europeu foram fundamentais e contribuíram excepcionalmente para evolução da Teoria do Esporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MARIA BOCCUZZI SANTANA, CAROLINA, and FERNANDA FRANZOLIN. "EVOLUÇÃO, RELIGIÃO E CRENÇA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.278.

Full text
Abstract:
UM DOS POSSÍVEIS DESAFIOS A RESPEITO DO ENSINO DE EVOLUÇÃO APONTADOS PELA LITERATURA É O DE LIDAR COM POSSÍVEIS CONFLITOS QUE POSSAM ACONTECER ENTRE CONCEPÇÕES RELIGIOSAS DOS ESTUDANTES E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ENSINADO EM SALA DE AULA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER SE, AO RESPONDEREM PERGUNTAS SOBRE A TEORIA EVOLUTIVA, ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM DISCURSO RELIGIOSO NO LUGAR DO CIENTÍFICO. PARA TAL, DURANTE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS SOBRE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE EVOLUÇÃO, FOI ANALISADO SE ELES MOBILIZARIAM ASPECTOS RELACIONADOS ÀS SUAS CRENÇAS, E SE CONSEGUIAM EXPLICAR A VISÃO DA CIÊNCIA SOBRE A EVOLUÇÃO. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ESTUDANTES, AINDA QUE TENHAM RELATADO POSSUIR CRENÇAS RELIGIOSAS, CONSEGUIRAM MOBILIZAR SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA VISÃO DA CIÊNCIA SOBRE EVOLUÇÃO, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL QUE OS ESTUDANTES, INDEPENDENTEMENTE DE SUA VISÃO DE MUNDO PARTICULAR, COMPREENDAM ASPECTOS DA TEORIA EVOLUTIVA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ROSSANI DOS SANTOS, WILLIAM, and REBECA CHIACCHIO AZEVEDO FERNANDES. "ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.079.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2019) QUE TEVE COMO EIXO TEMÁTICO A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. A PESQUISA CONSISTIU EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA. OS DOCUMENTOS FORAM LOCALIZADOS NOS BANCOS DE DADOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (CEDOC) E DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). AO TODO, FORAM IDENTIFICADAS E ANALISADAS 9 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 6 TESES DE DOUTORADO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM A PREDOMINÂNCIA DA CONCEPÇÃO CRIACIONISTA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM DETRIMENTO DA ACEITAÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA ORIUNDA DA VISÃO CIENTÍFICA. SEGUNDO A ANÁLISE EMPREENDIDA, ENCONTRA-SE VINCULADO COM ESTA INFERÊNCIA OS SEGUINTES ELEMENTOS: O ENTENDIMENTO LITERAL DA BÍBLIA, A HIBRIDIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES RELIGIOSAS COM A TEORIA CIENTÍFICA, DENTRE VARIADOS EQUÍVOCOS CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Daniel Veloso, Danilo Porfírio de Castro Vieira, and Antonielle Júlio. "APLICAÇÃO DA TEORIA DOS SISTEMAS: ESTUDO DE CASO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL HAITIANA." In Direitos e suas aplicabilidades sistêmicas: novos paradigmas, 60–77. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513111.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva estabelecer, com base na Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, os elementos presentes nas pontes de transição entre os subsistemas do Direito Civil e Constitucional, no caso específico da Revolução Constitucional Haitiana. Por meio de uma análise histórica e sistêmica, a pesquisa elencou os acoplamentos estruturais responsáveis pelo processo de perturbação dentro do Sistema do Direito, bem como examinou a ocorrência da ressignificação dos elementos conforme o código interno do subsistema. O estudo ainda apontou a importância de uma análise horizontalizada do Direito, de forma a evitar a crise sistêmica e garantir a evolução do sistema autopoiético, conforme a teoria aprimorada por Teubner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moura de Azevedo, Igor, Enio Wilson Ziroldo, Kelly Peres da Silva, Patrícia Gomes D. Martinez, and Aurélio Luiz de Oliveira. "Possíveis contribuições do futsal na educação escolar e no desenvolvimento neuromotor da criança praticante." In Educação Física: Saúde, Cultura e Sociedade, 105–16. Editora ZH4, 2024. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.240101-p104.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta as possíveis contribuições da modalidade esportiva futsal, além do caráter lúdico e de competição, no processo de desenvolvimento educacional e neuromotor da criança praticante. Evidenciou-se a evolução dos processos de desenvolvimento motor de acordo com a teoria de Gallahue, e cognitivo com embasamento nas teorias de Piaget para melhor entendimento como este processo acontece e a necessidade de estimulação. Também fora exposto como o futsal pode ser auxiliador para o desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e adolescente, bem como pode ser um mecanismo de desenvolvimento em todos os aspectos aos jovens em idade escolar. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, buscando apresentar inúmeros benefícios por meio da prática desportiva, em específico o futsal, quanto aos objetivos de pesquisa foi considerada exploratória por demandar questões como o futsal pode contribuir na educação escolar como um todo. Os aportes teóricos contribuíram para afirmar que o futsal apresenta em seus fundamentos e regras alavancagem de desenvolvimento tanto para a criança, que deve ser estimulador motor e cognitivo nas primeiras fases, como para adolescentes e jovens na aquisição de habilidades que podem ser aperfeiçoadas e utilizadas também na vida em sociedade. A modalidade não deve ser considerada apenas como caráter competitivo, mas reflexivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva Filho, Carlos Roberto Gomes da, Maria Eduarda Baracuhy Cruz Chaves, Pedro Guilherme Pinto Guedes Pereira, Maria Fernanda Stuart Holmes Rocha, Egilmária Ladja Candeia Bezerra, Maria Alice Santos Falconi da Costa, Luiz Felipe Martins Monteiro, et al. "IMPLANTES CARDÍACOS: UMA REVISÃO DA HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E APLICAÇÕES." In Cardiologia Teoria e Prática - Edição VII, 1–6. 7th ed. Editora Pasteur, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5198921.7-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marques, Ramon de Souza, Gleyce Maura Marques, Géssica Ravanini de Oliveira, Ivelize Cunha Tannure Nascimento, and Ingridy Simone Ribeiro. "APRENDENDO A TEORIA EVOLUÇÃO COM O JOGO CLIP-BIRDS." In Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 11, 12–15. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5741912112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rivera, Francisco Javier Uribe. "Teoria social de Habermas: evolução social, sociedade e poder." In Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico, 57–91. Editora FIOCRUZ, 1995. http://dx.doi.org/10.7476/9788575412480.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Alana Costa, and Álissan Karine Lima Martins. "A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA EM CRISE CONVULSIVA NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA." In ENFERMAGEM E SUAS DIVERSAS FACES DE ATUAÇÃO, 37–48. Editora Humanize, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5286666.1-4.

Full text
Abstract:
Resumo: INTRODUÇÃO: No campo da enfermagem, empreender tem sido uma realidade cada vez mais frequente. No entanto, a evolução do profissional empregado para o empreendedor não tem sido uma transição fácil. OBJETIVO: Refletir sobre o empreendedorismo na enfermagem à luz da Teoria das Transições de Meleis. MÉTODO: Trata-se de uma reflexão teórica, cujo embasamento se deu a partir da Teoria das Transições de Afaf Ibrahim Meleis, por meio de leituras do material original e produções complementares. A reflexão fundamentou-se em dois eixos: Empreendedorismo na enfermagem e as transições situacionais envolvidas e Empreendedorismo na enfermagem e as transições organizacionais implicadas. RESULTADOS: No contexto deste debate da evolução da práxis profissional da enfermagem para práticas mais empreendedoras, selecionaram-se os seguintes tipos: a transição situacional, em que há mudança no papel profissional de servidor/empregado para empreendedor/chefe (de si mesmo e/ou de outros), e a transição organizacional, em que são mudados os processos de trabalho do profissional de enfermagem para se adequarem às novas práticas desenvolvidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A procura por melhores oportunidades laborais é uma bela expressão de amor e autocuidado que o ser humano (antes mesmo do profissional) demonstra por si mesmo e por aqueles a quem prestará seus serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Evolucao (Teoria)"

1

J. Rohling, Adair, Valdemar V. G. Neto, Elisa Y. Nakagawa, and Mauricio G. V. Ferreira. "Evolução Arquitetural em Sistemas de Controle de Satélites." In X Conferência Brasileira de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2019.7661.

Full text
Abstract:
Sistemas de Controle de Satélites (SCS) são responsáveis por manter o funcionando adequado dos satélites em órbita. Esses sistemas estão em constante evolução arquitetural para atender requisitos de interoperabilidade e os avanços tecnológicos dos satélites. O Centro de Controle de Satélites (CCS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vem propondo e desenvolvendo soluções de softwares para este domíno desde 1980. Assim, o objetivo deste relato é apresentar o histórico da evolução arquitetural e tecnológica dos SCS desenvolvidos pelo CCS. O avanço arquitetural neste domínio tem evoluído para o estabelecimento de um Arquitetura de Referência para Sistemas de Controle de Satélites, a qual tem apresentado benefícios do reúso arquitetural e a redução de esforços durante as fases de desenvolvimento e integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Adriana, and Heitor Costa. "Uma Abordagem Visual para Evolução de Test Smells em Sistemas de Software Java." In XI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2020.14610.

Full text
Abstract:
O teste de software é parte do desenvolvimento de software. Durante o teste, podem surgir más escolhas de implementação do código de teste, levando a inserção de Test Smells. A presença de Test Smells em código de teste pode o tornar ineficaz em encontrar bugs, gerando retrabalho e custos adicionais. A manutenção do código de teste ocorre por causa da evolução do código de produção. Para visualizar a evolução de sistemas de software, têm sido utilizadas técnicas de visualização de software. Apesar dessas técnicas contribuírem para visualizar a evolução de sistemas de software, elas não abrangem código de teste para visualização de Test Smells. Dessa forma, no trabalho de mestrado, o objetivo é proporcionar melhor entendimento das ocorrências de Test Smells e sua evolução em código de teste aos Gerentes de Testes/Testadores, para agilizar a identificação de problemas nos casos de testes, melhorando sua qualidade. Para isso, será elaborada uma abordagem para visualizar essa evolução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Márcia Helena Z. Denegri, and José Luiz Fernandes. "A EVOLUÇÃO DA TEORIA GERAL DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES." In 64º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2009. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5327-14867.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Thatiane De Oliveira, Alfredo Goldman, and Eduardo Martins Guerra. "Modelo para Caracterização e Evolução de Sistemas com Arquitetura Baseada em Serviços." In XI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2020.14607.

Full text
Abstract:
Construir uma boa arquitetura é fundamental para obter sucesso no processo de desenvolvimento de software . Porém, essa não é uma atividade trivial, pois envolve uma série de decisões de domínio do negócio, técnicas e de estrutura. Assim, com a finalidade de apoiar a construção de uma arquitetura mais adequada a um determinado contexto, constantemente surgem novas abordagens como microsserviços e monolitos modulares, que propõem decompor um software complexo em pequenas partes fracamente acopladas. Entretanto, ao analisar o estado da arte e da prática, percebe-se que existe um limite nebuloso na classificação dessas diferentes abordagens, especialmente as baseadas em serviços. Além de existir pouco suporte para caracterizar e direcionar arquiteturas baseadas em serviços. Diante disso, com base em pesquisas bibliográficas e estudos de caso, pretende-se desenvolver um modelo para caracterização e evolução da arquitetura de sistemas baseados em serviços, adotando diretrizes de microsserviços. Esse modelo apresenta dimensões que medem características estruturais da arquitetura relacionadas ao tamanho de módulos, compartilhamento de bases de dados e acoplamento entre serviços. Como contribuição final, esse modelo facilitará o mapeamento e medição de diferentes impactos gerados na arquitetura de software , a partir de incrementos e refatorações realizados. Assim como dará suporte a decisões arquiteturais que considerem diferentes atributos de qualidade para alcançar o equilíbrio entre independência e colaboração de serviços para um determinado sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kern, Daniela. "Entre Darwin e Ruskin: Charles Frederick Hartt e a evolução no ornamento." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2010. http://dx.doi.org/10.20396/eha.6.2010.3782.

Full text
Abstract:
No presente trabalho pretende-se abordar o modo como o geólogo e arqueólogo canadense Charles Frederick Hartt (1840-1878) utiliza e harmoniza, em sua teoria sobre a evolução do ornamento nas artes decorativas, conceitos de dois pensadores contemporâneos e intelectualmente antagônicos, o naturalista Charles Darwin (1809-1882) e o crítico de arte John Ruskin (1819-1900). Trata-se, aqui, de analisar as estratégias utilizadas por Hartt, com amparo sobretudo em Darwin e Ruskin, em três artigos escritos entre 1873 e 1875, a saber, Begginings of art, or evolution in ornament, conferência apresentada em Albany em 1873 e publicada no ano seguinte; A origem da arte e a evolução do ornamento, conferência proferida na Escola da Glória, Rio de Janeiro, em 1875, e Evolution in ornament, texto publicado no periódico Popular Science Monthly, em 1875, uma versão revisada da conferência de 1873. Em tais trabalhos, Hartt propõe-se a apresentar, conforme suas próprias palavras, pela primeira vez na história da arte, uma teoria racional que justifique a origem e a evolução da arte decorativa, em especial da ornamentação cerâmica, teoria cujas bases e argumentos é nossa intenção discutir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Padulla, Luiz Fernando Leal. "EVOLUÇÃO HUMANA EM SALA DE AULA: POR QUE NÃO DISCUTIR A “TEORIA DO MACACO AQUÁTICO"?" In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1256.

Full text
Abstract:
Introdução: Com a teoria evolutiva postulada por Darwin/Wallace, o entendimento do surgimento de novas espécies ou da modificação das mesmas ao longo do tempo ficou evidente, assim como a própria origem do ser humano. A teoria da evolução humana mais aceita e difundida é a das savanas. No entanto, em 1960, na tentativa de elucidar dois pontos principais e intrigantes do surgimento da espécie humana – o bipedalismo e a perda dos pelos – Hardy propõem a chamada “hipótese do símio aquático”, na qual os hominídeos teriam um ancestral que caminhava e habitava locais mais aquáticos, de águas rasas, contexto que favoreceu o bipedalismo. Tal feito trouxe uma nova luz para a Ciência, apresenta pontos e evidências interessantes, mas pouco estudados. Objetivo: A apresentação desta revisão pretende despertar a importância de levar para dentro das salas de aulas as novas visões do conceito sobre a evolução humana, com bases em evidências científicas, permitindo maior interesse e engajamento por parte dos educandos e educadores no processo participativo da construção científica. Material e Métodos: O presente trabalho, através da revisão de artigos e materiais que abordam a temática científica sobre a evolução e origem da espécie humana, traz à tona a discussão do processo evolutivo sob o aspecto da teoria dos macacos aquáticos. Resultados: Com a ascensão do negacionismo e até mesmo a dificuldade de assimilação por parte dos estudantes perante o tema, a adoção desta teoria para discussão em sala de aula, como mecanismo de estímulo aos alunos por ser interdisciplinar, permitirá maior proatividade no processo de aprendizagem e compreensão dos fatos, explorando habilidades e competências dos discentes. Conclusão: Em tempos de ataque à Ciência, é de suma importância que não apenas a interdisciplinaridade esteja presenta nas salas de aula, mas que alunos e alunas sejam desafiados/das para que pensem, sejam curiosos e proativos no processo de aprendizagem. Assim, a abordagem e ensino da "teoria do macaco aquático" é uma importante ferramenta para esse propósito, uma vez que permite maior discussão por parte dos discentes, permitindo também trilhar novos caminhos na busca de explicações evidenciadas cientificamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, André Robeiro, Wilson De Souza Melo Junior, and Claudio Miceli De Farias. "Estudo de um Modelo de Camadas para uso de Ferramentas de Gerenciamento de Redes Blockchain." In Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wblockchain.2020.12430.

Full text
Abstract:
Redes blockchain são redes dinâmicas, onde nodos e aplicações precisam ser adicionados e removidos sem comprometer a disponibilidade da rede. Neste novo ambiente tecnológico, diversas ferramentas são desenvolvidas e disponibilizadas, seja para proporcionar uma infraestrutura flexível, seja para facilitar seu gerenciamento e administração. Ademais, novas aplicações para redes blockchain são propostas a todo o tempo, assim como mudanças de paradigma podem ocorrer a cada nova configuração. Esse contexto de contínua evolução de tecnologias e aplicações acarreta a necessidade de estudos sobre como segmentar tais ferramentas, de modo a possibilitar o seu melhor entendimento e desenvolvimento de forma eficiente. Este trabalho propõe um modelo de camadas para abstração do uso de ferramentas de gerenciamento de uma rede blockchain, de modo a prover maior facilidade no entendimento e planejamento da rede, bem como maior eficiência na criação de novas aplicações e produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Da Silva Fonseca, Liliane, Eudis Oliveira Teixeira, and Sergio Soares. "ValiDEPlan — Validity-Driven Software Engineering Experiments Planning Tool." In X Conferência Brasileira de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2019.7665.

Full text
Abstract:
Um dos principais problemas mencionados por pesquisadores na engenharia de software experimental é lidar com as diversas ameaças à validade de seus experimentos. Sabe-se que quanto mais cedo a ameaça for identificada e tratada maior a chance de minimizar essas possíveis ameaças. Este artigo apresenta uma ferramenta de planejamento de experimento orientada a ameaças à validade para identificar e priorizar ameaças, além de sugerir ações de controle para mitigar os problemas identificados. Esta ferramenta é uma evolução da Reviewer EP, uma plataforma web colaborativa para revisão da completude de planos experimentais, podendo ser útil tanto para pesquisadores experientes quanto inexperientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

GUTIERRA, ANDRÉ CAETANO DE BARROS, LUDMILLA FAGUNDES CARDOSO, ROXANA MARIA MARTINEZ ORREGO, and CARLOS ROBERTO CAMELLO LIMA. "Desenvolvimento de um produto/serviço sob a ótica da teoria da evolução disruptiva." In ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2021. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2021_tn_sto_358_1848_42542.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fontão, Awdren, Rodrigo Pereira Dos Santos, and Arilo Claudio Dias-Neto. "DevGo: um Modelo para Governança de Desenvolvedores em Ecossistema de Software Móvel a partir de Developer Relations." In XI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2020.14629.

Full text
Abstract:
Organizações que mantêm ecossistemas de software móvel (MSECO), como Apple e Google, têm investido em estratégias de governança a partir de um time de Developer Relations (DevRel). A meta é estabelecer a sinergia entre as expectativas de desenvolvedores externos e os objetivos da organização, visando não incorrer na "morte" do ecossistema. Por meio de estudos secundários (revisões de literatura), estudos primários com 68 profissionais de DevRel e estudos de mineração de repositórios de software, foi desenvolvido um modelo para a governança de desenvolvedores em MSECO a partir de DevRel. Este modelo é chamado DevGo (DEVeloper GOvernance), formado por elementos como: áreas de foco, fases, estágios, facilitadores e objetos de transferência de valor. DevGo pode, também, ser apoio às organizações na evolução das estratégias de governança do desenvolvedor, dimensionar esforços e formar equipes internas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography