Academic literature on the topic 'Exatos em razões trigonométricas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Exatos em razões trigonométricas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Exatos em razões trigonométricas"

1

Krummenauer, Wilson Leandro, and Luiz Marcelo Darroz. "ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS." Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco 8, no. 1 (February 12, 2020): 110–19. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.523.

Full text
Abstract:
Neste artigo, relatamos uma proposta de ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Novo Hamburgo, RS. A proposta foi fundamentada na teoria de aprendizagem de Vygotsky, a qual preconiza que a aprendizagem deve ocorrer através da interação social entre indivíduos. Objetivando contextualizar o ensino das razões trigonométricas, em duplas, os alunos fotografaram diferentes ruas inclinadas da cidade. Através de uma análise das medidas no computador, aplicando as razões trigonométricas, chegaram ao valor da inclinação da referida rua. Os alunos relataram que a atividade foi fundamental não apenas em verificar o valor da inclinação, que foi muito distante do valor verificado de forma intuitiva, como também uma excelente aplicação da Matemática no cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes, Vera Helena Giusti de Souza, and Paulo Masanobo Miashiro. "A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas." Bolema: Boletim de Educação Matemática 30, no. 56 (December 2016): 1127–44. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a15.

Full text
Abstract:
Resumo Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos. Baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa, escolhemos os conceitos subsunçores relacionados à definição da função seno e aplicamos uma intervenção, com base no Design Based Research, num trabalho em quatro sessões com nove alunos de uma turma de Licenciatura em Matemática. Para elaborar as atividades, consideramos o desenvolvimento histórico de conceitos da Trigonometria e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao final da intervenção, verificamos que esta não foi suficiente para uma aprendizagem significativa desses conceitos; contudo, observamos que todos os participantes conseguiram construir uma tabela e um gráfico de uma função periódica e, para dois deles, esse gráfico é o da função seno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Díaz Urdaneta, Stephanie Chiquinquirá, Juan Luis Prieto González, and Ana Del Valle Duarte Castillo. "Interpretação geométrica dos signos das razões trigonométricas com Geogebra." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 13, no. 28 (December 30, 2017): 78. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4907.

Full text
Abstract:
O ensino da Trigonométrica caracterizou-se por um enfoque algébrico, o que tem feito de seu estudo um processo memorístico e mecânico. Um conteúdo onde se pode evidenciar o anterior é o dos signos das razões trigonométricas que costuma se abordar através do uso de regras mnemotécnicas, ação que limita seu entendimento. Com a intenção de apoiar à superação deste problema, neste trabalho descreve-se o desenho de um recurso elaborado com o software GeoGebra e sua aplicação em uma sequência para analisar e dotar sentido aos signos das raciocine Seno, Cosseno e Tangente de um ângulo. O desenho do recurso baseou-se no modelo TPACK (Mishra & Koehler, 2006). Se considera apropriado que os professores contem com recursos deste estilo que lhe ajudem em suas práticas de ensino apoiadas em meios tecnológicos como o GeoGebra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fernandes, Cícera, José Gleison Alves da Silva, Rosalide Carvalho de Sousa, and Ana Karine Portela Vasconcelos. "Dicas de resoluções práticas das razões trigonométricas com os ângulos notáveis." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e09911337. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1337.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo demonstrar e analisar uma proposta para o ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo dando ênfase aos ângulos notáveis, por meio de orientações menos pragmáticas e complexas do professor, com o intuito de gerar maior rapidez e praticidade no desenvolvimento do raciocínio do aluno ao buscar a solução da situação problema. Neste viés, foi realizado uma pesquisa bibliográfica da abordagem trigonométrica do triângulo retângulo de livros didáticos com autores renomados no Brasil, como Matemática Ciência e Aplicação de Iezzi et al., (2007), Matemática Contextos & Aplicações de Dante (2013), Matemática Completa de Giovanni e Bonjorno (2005) e Conexões com a matemática de Barroso (2010), objetivando encontrar suporte metodológico que corroborasse com a nossa pesquisa. Portanto, os procedimentos metodológicos foram divididos em duas vertentes: no primeiro momento foram realizadas as explanações do assunto proposto sobre o direcionamento da metodologia de ensino Resolução de Problemas de Polya em duas turmas distintas, num segundo momento foram aplicadas duas avaliações, uma com o método clássico presentes em alguns livros didáticos analisados e outra segundo a proposta de nosso trabalho, numa vertente mais voltada para o estilo utilizados nos cursinhos, no qual se utilizam de dicas práticas e de fácil memorização, conhecida de modo prosaico por “Bizu”. As análises das avaliações dos alunos apresentaram os seguintes resultados: 63% de acertos na abordagem clássica e 88% de acertos na metodologia de nossa proposta, o que nos levou a fazer várias reflexões inerentes ao ensino e aprendizagem e as formas de repassar os conteúdos matemáticos, mais especificamente de razões trigonométricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Braz, Lucia Helena Costa, Brenda Cristina Almeida, Leonardo Tavares Campos, and Vinícius Silveira Ibrahim. "O jogo no ensino de Matemática: uma experiência com a revisão de conteúdos de trigonometria." Com a Palavra, o Professor 5, no. 11 (April 29, 2020): 12–28. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v5i11.409.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem objetivo de apresentar resultados e reflexões acerca de uma experiência – envolvendo o jogo como recurso didático no ensino de Matemática – realizada na Educação Básica. A partir da literatura estudada, acredita-se que o jogo é um instrumento que proporciona, ao aluno, trabalhar em grupo, comunicar com os colegas, compartilhar estratégias, aprender a obedecer a regras, o que faz com que o próprio aluno seja ativo em sua própria aprendizagem. A fim de exemplificar sua abordagem em sala de aula e criar um momento de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi aplicado o jogo Trigonometria para o ENEM, tendo como público alvo os alunos dos 4º anos do Ensino Médio Integrado de uma escola pública da cidade de Formiga (MG). O jogo tem por finalidade trabalhar conteúdos de trigonometria, em especial as razões trigonométricas e semelhança de triângulos, com questões de vestibulares e do ENEM e, assim, fixar estes conteúdos através de um jogo, além de promover a socialização, interação entre os alunos e o raciocínio lógico-argumentativo, dedutivo e reflexivo. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para a fixação de alguns conceitos relacionados à trigonometria, pois a maioria dos alunos acertou as questões propostas e demonstraram certo avanço nos mapas conceituais elaborados após a aplicação do jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Thiago Beirigo, and Edna Lopes Hardoim. "Utilização de aplicativos gratuitos para atividade de campo no ensino de trigonometria no triângulo retângulo." Revista Exitus 8, no. 2 (May 1, 2018): 219. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2id535.

Full text
Abstract:
As atividades de campo têm figurado como uma excelente estratégia para o ensino das ciências naturais. Ao imaginar que as atividades de campo também podem contribuir com o ensino de matemática, surge a questão de pesquisa: “A atividade de campo pode ser utilizada para prover ambientes propícios ao ensino de matemática?”. Diante disso, neste artigo é apresentada uma atividade de campo no ensino de matemática com o subsídio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos utilizados durante seu desenvolvimento. Tendo como objetivo o de verificar se a atividade de campo pode auxiliar no ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo ao se fazer medidas de alturas de difícil acesso. Para atingir tal objetivo, essa investigação ocorreu com uma turma do 2° ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Os parâmetros das atividades foram elaborados conjuntamente com os estudantes, que se dividiram em 3 grupos, realizando as atividades de modo extraclasse e tendo orientações por meio das TIC. Esse estudo mostrou que as atividades de campo podem favorecer o ensino de matemática que habitualmente é realizado dentro da sala de aula, pois os estudantes sentiram-se integrantes do processo e motivados por terem transpassado o ambiente da própria sala de aula. Palavras-chave: Atividades de Campo. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. Trigonometria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Vasconcelos, Danilo Monteiro, and José Ivanildo Felisberto De Carvalho. "IDONEIDADE COGNITIVO-AFETIVA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS POR MEIO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS." Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 10, no. 2 (September 15, 2019). http://dx.doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240718.

Full text
Abstract:
Apresentamos neste artigo uma discussão sobre os componentes cognitivo e afetivo de um processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas por meio de uma história em quadrinhos. A sequência didática foi vivenciada com 20 estudantes da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Pernambuco – Brasil. Como marco teórico utilizamos o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática e as dimensões de idoneidade didática subjacentes a esta teoria. Para análise dos componentes cognitivo e afetivo, aplicamos as ferramentas de análise cognitiva e afetiva. Os resultados apontam que os estudantes apresentam conflitos cognitivos no que concerne ao uso de instrumentos de medição e no estabelecimento das razões de semelhança. A sequência didática, juntamente com a história em quadrinhos, permitiu o avanço progressivo pelos estudantes através de compreensões conceituais e proposicionais (semelhança, razões de semelhança, ângulos, teorema de Pitágoras no triângulo retângulo e as razões trigonométricas), procedimentais (regra de três, divisão, racionalização e medição), além de competências comunicativa, argumentativa e, levemente, metacognitiva. E concernente ao componente afetivo, foi percebido engajamento e participação nas atividades, bem como na interação com os componentes da história em quadrinhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Maciel, Viviane Barros, Adriana Batista da Silva, Jaqueline Araujo Civardi, Katiuse Cabral Barbosa, Maria Elidia Teixeira Reis, Agner Candida B. Monteiro, Regina E. E. de Silva, and Graciele P. Silveira. "TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI GÉOMÈTRE." Itinerarius Reflectionis 1, no. 1 (September 2, 2008). http://dx.doi.org/10.5216/rir.v1i1.181.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica em que tratou-se de ensinar a trigonometria utilizando o software Cabri Géomètre. Tal experiência pautou-se em uma proposta que tinha como objetivos levar o aluno a: i) relacionar o conteúdo de semelhança de triângulos com o das razões trigonométricas, obtidas e aplicadas a situações problemas de tipo reais e recreativos e ii) explicar oralmente e por escrito essas mesmas razões utilizando o software Cabri Géomètre. Tal proposta está inserida, no contexto, de uma pesquisa desenvolvida por integrantes do Núcleo de Investigação em Educação Matemática - NIEMAT, do Campus Avançado da Universidade Federal de Goiás em Jataí que buscam compreender as argumentações geométricas, desenvolvidas por alunos do ensino fundamental, em duas situações de aulas distintas: uma em que professor responsável pela disciplina ministra as aulas de geometria e outra em que são os estagiários, licenciandos em matemática, assumem a regência de tais aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Fernanda da Silva, Mônica Duarte, and Pedro Henrique Stefani. "REFUGIADOS ECONÔMICOS E VISTO HUMANITÁRIO NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM CRICIÚMAECONOMIC REFUGEES AND HUMANITARIAN VISA IN BRAZIL: CHALLENGES AND POSSIBILITIES FROM THE WORK OF THE PUBLIC DEFENDER OF THE UNION IN CRICIÚMA." Caderno de Relações Internacionais 10, no. 19 (February 5, 2020). http://dx.doi.org/10.22293/2179-1376.v10i19.1172.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a temática do refúgio motivado por razões econômicas. Expressa o conceito de refúgio e analisa os instrumentos jurídicos internacionais e Convenções Regionais ligados aos direitos dos refugiados, destacando a importante participação da Defensoria Pública da União na materialização desses direitos. Assevera a construção da expressão refugiado econômico e traça um conceito para essa categoria. Estuda o procedimento para a obtenção do status de refugiado, apresentando os obstáculos e as alternativas que podem ser adotadas. Apresenta a lacuna jurídica existente em relação aos refugiados econômicos no âmbito do direito internacional dos refugiados e a necessidade da Defensoria Pública da União em encontrar viabilidade jurídica para garantir os direitos fundamentais dos solicitantes em Criciúma. Apura a importância da resolução normativa nº 27 do Conselho Nacional de Imigração frente à ineficácia da Lei 9.474/97 bem como a omissão da legislação, no que diz respeito aos direitos econômicos, culturais e ao desenvolvimento, e conclui pela necessidade de proteção dos refugiados econômicos independente do enquadramento nos exatos termos dos instrumentos específicos de proteção aos refugiados. A metodologia usada no presente artigo foi bibliográfica e indutiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Espindola, Elisângela Bastos de Melo, Elida Luberiaga, and Jana Tragalova. "Decisões didáticas e fatores que as influenciam no ensino de razões trigonométricas Didactic decisions and factors that influence them in the teaching of trigonometric reasons." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20, no. 3 (January 31, 2019). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p263-279.

Full text
Abstract:
Apresentamos um estudo sobre as decisões didáticas de uma professora e a identificação de fatores que as originam em relação a seu trabalho documental para o ensino de trigonometria. Baseia-se o estudo na abordagem documental do didático; no modelo dos níveis de atividade do professor, na teoria antropológica do didático e no modelo de fatores decisórios. Seguindo os pressupostos da metodologia de investigação reflexiva, durante duas semanas, acompanhou-se o trabalho documental de uma professora sobre a elaboração de uma sequência e de uma aula de revisão sobre o ensino de razões trigonométricas. Os resultados apontam suas tomadas de decisões, desencadeadas por fatores epistêmicos (tipos de tarefas e de técnicas) ou relacionados à história didática (relação entre professora e alunos) sobre o ensino do tema. <br>This work aims to present an analysis of a teacher’s didactic decisions and the identification of factors that raised them in relation to her documentary work for the teaching of trigonometric ratios. The study is based on the documentary approach of didactics; the model of the teaching activity; the anthropological theory of teaching; and the model of factors that influence decision-making. Based on the assumptions of the reflective research methodology, the documentary work of a teacher on the elaboration of a sequence and a revision lesson on the teaching of trigonometry was observed during two weeks. The outcomes point out that her decision-making resulted from epistemic factors (types of tasks and techniques), or was related to the didactic history (the relationship between teacher and students) on the teaching of the topic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Exatos em razões trigonométricas"

1

Método Precis Rewritten: Os valores exatos dentro Trigonometria (Exact Values in Trigonometry Livro 2) (Portuguese Edition). USA: KDP, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography