To see the other types of publications on this topic, follow the link: Expansão celular.

Journal articles on the topic 'Expansão celular'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Expansão celular.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Melo, Hyrandir Cabral de. "Espessamento em fi de parede celular." Hoehnea 38, no. 1 (2011): 01–07. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062011000100001.

Full text
Abstract:
Os espessamentos em fi ocorrem desde a epiderme até a camada adjacente à endoderme em raízes de várias espécies de angiospermas e gimnospermas. Diferentemente das estrias de Caspary, não são suberizados e podem ser localizados em variados pontos da parede celular de uma mesma célula. Em algumas espécies o seu desenvolvimento pode ser observado já no primeiro centímetro do ápice radicular. Funcionalmente, têm sido atribuídos ao espessamento em fi papéis de sustentação mecânica para suporte dos tecidos em processo de expansão radial e de crescimento longitudinal de raízes em substratos com alto grau de impedimento à sua penetração, de barreira física contra a invasão de fungos em camadas mais profundas do córtex ou no cilindro central e de seleção de íons que se movimentam por via apoplástica. Embora o espessamento em fi continue sendo usado como um caractere anatômico-radicular para estudos de taxonomia de algumas espécies, tem sido comprovado que seu desenvolvimento não é necessariamente constitutivo, o que pode torná-lo inadequado para este fim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Luiz A. de, Luiz A. F. da Silva, Benito J. N. A. de Oliveira, et al. "Método imunomagnético associado ao meio MesenCult® na obtenção de células mononucleares da medula óssea de coelhos negativas para o anticorpo monoclonal CD45." Pesquisa Veterinária Brasileira 36, no. 4 (2016): 339–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016000400014.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo detse artigo é de descrever um protocolo de isolamento das células mononucleares da medula óssea de coelhos, seguido de purificação celular por depleção negativa com o anticorpo monoclonal CD45 e posterior expansão em meio de cultura MesenCult®. Dez coelhos machos adultos, da raça Nova Zelândia, com idade média de 1,0±0,2 anos e peso médio 3,5±0,24kg, foram utilizados para padronização da metodologia. O isolamento das células mononuclares da medula óssea foi realizado pelo gradiente de densidade Ficoll-paque® e a purificação e obtenção das células- pela depleção negativa com o anticorpo monoclonal CD45 em base imunomagnética. A população celular obtida foi expandida posteriormente em meio de cultura MesenCult®. No isolamento pelo gradiente de icoll-Paque® foi obtido um rendimento médio de 7,31x106 células/mL. Após purificação e obtenção das possíveis células-tronco mesenquimais pela base imunomagnética, houve um decréscimo do rendimento para 2,28x106 células/mL, mas o processo de expansão foi incrementado pelo cultivo celular. Os resultados indicaram que as células obtidas da fração mononuclear da medula óssea, cultivadas in vitro foram capazes de gerar células aderentes 24 horas após o cultivo, com predominância de células fibroblastóides sugestivas de células-tronco mesenquimais. Concluiu-se que a obtenção de células-tronco mesenquimais pode ser alcançada após purificação das células mononucleares da medula óssea de coelhos pelo método imunomagético, o meio de cultura MesenCult® proporciona um ambiente adequado para a rápida expansão in vitro e o número de passagens exerce influência negativa sobre as características morfológicas das células.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Antônio Wilson Dos, and Antoniel Dos Santos Gomes Filho. "As Relações entre o Self/Eu estendido e o consumo de marcas de Smartphones: um estudo com universitários da Região do Cariri cearense." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 38 (2017): 42–56. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.876.

Full text
Abstract:
Entendendo que o consumo não consiste apenas na aquisição física de bens/produtos e partindo dos indicativos empíricos e literários das ciências administrativas sobre as relações entre o self/eu estendido e o consumo de marcas de smartphones, o estudo em tela teve como objetivo identificar se os aparelhos celulares/smartphones produzem uma relação de extensão do self/eu em estudantes universitários da região do cariri cearense. Em relação aos itinerários metodológicos o estudo possui abordagem quantitativa exploratória, tendo como ferramentas de pesquisa a aplicação de um questionário online com base e adaptação na Self Brand Connection Scale, elaborada por Escalas e Bettman’s (2003), cujo número amostral foi 40 participantes. Diante dos resultados e discussões do estudo considera-se que o grupo amostral sinalizou que a marca do celular/smartphone não é um indicativo “forte” de extensão do self/eu, sendo este produto percebido principalmente pela sua funcionalidade, porém há indicativos que uma parcela baixa da amostra possui relações mais intrínsecas com o celular/smartphone, sendo este representante uma possível extensão do self/eu. Esta baixa parcela amostral indica que há necessidade de ampliação nos estudos das relações de consumo e expansão do self/eu na Região do Cariri.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silveira, Raniere Fagundes de Melo, Leonardo Capistrano Ferreira, Fernanda Ginani, and Carlos Augusto Galvão Barboza. "Influência do protocolo laboratorial no rendimento in vitro de células-tronco mesenquimais." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 9, no. 1 (2010): 17. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v9i1.4635.

Full text
Abstract:
<div>Células-tronco mesenquimais apresentam excelentes características para o uso em terapia celular. Contudo, os protocolos</div><div>de extração, manutenção e expansão dessas células ainda necessitam de uma padronização. A proposta do nosso trabalho</div><div>foi avaliar a influência do período de pré-cultivo (PPC), tempo de tripsinização (TT) e adição de meio condicionado (IMC) com</div><div>relação ao rendimento de uma cultura primária de células-tronco mesenquimais extraídas da medula óssea de</div><div>camundongos. Nossos resultados mostram que os grupos de células cultivadas em PPC de 72 horas mostraram um melhor</div><div>rendimento celular, quando comparadas às de PPC de 24 horas. O TT não apresentou diferença significativa entre 5 e 10</div><div>minutos, embora a viabilidade celular se mantivesse acima de 90% para os dois tempos avaliados. O meio condicionado</div><div>adicionado à cultura primária parece não influenciar significativamente o rendimento celular. Concluímos que o uso de um</div><div>PPC de 72 horas aumenta significativamente o número de células obtidas em cultura primária de medula óssea.</div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sudério, Fabrício Bonfim, Gislainy Karla da Costa Barbosa, Enéas Gomes-Filho, and Joaquim Enéas-Filho. "O estresse salino retarda o desenvolvimento morfofisiológico e a ativação de galactosidases de parede celular em caules de Vigna unguiculata." Acta Botanica Brasilica 25, no. 1 (2011): 17–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062011000100004.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de examinar o envolvimento das α- e β-galactosidases na expansão celular de caules de plântulas de feijão-de-corda submetidas a estresse salino durante o estabelecimento da plântula, e de analisar os efeitos do estresse salino no desenvolvimento das plântulas e nas atividades enzimáticas, sementes de feijão-de-corda Pitiúba foram semeadas em água destilada e em solução de NaCl 100 mM. Foram coletados caules em diferentes estádios de desenvolvimento e com diferentes tempos após a semeadura. Avaliou-se o crescimento através das medidas de comprimento e das matérias fresca e seca dos caules. A salinidade tanto inibiu como retardou o crescimento dos caules. Os efeitos do NaCl nas atividades galactosidásicas de parede celular foram estudados in vivo e in vitro. A inibição e o retardamento do crescimento dos caules correlacionaram-se com as variações em atividades galactosidásicas. As galactosidases de parede celular de caules de plântulas tiveram suas atividades inibidas com o aumento da concentração de sal no meio de reação. A partir de 250 mM de NaCl as β-galactosidases foram mais sensíveis ao sal que α-galactosidases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kobayashi, Emilia Teruko, Yasuaki Shibata, Vanessa Cristina Veltrini та ін. "Expressão de TGFβ1 mRNA nas fases iniciais de expansão da sutura palatina mediana". Dental Press Journal of Orthodontics 15, № 6 (2010): 93–99. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000600012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a expansão da maxila induz a formação de novo osso na sutura palatina mediana por um processo de proliferação e diferenciação celular. A força de expansão pode estimular, nas células progenitoras, a produção de citocinas com atividade osteoindutiva, tais como o transforming growth factor β1(TGFβ1). OBJETIVOS: o principal objetivo deste estudo foi determinar a função dessa citocina nos estágios iniciais de expansão da sutura palatina mediana. MÉTODOS: um aparelho ortodôntico foi instalado entre os molares superiores direito e esquerdo de ratos com 4 semanas de idade. A força de expansão inicial foi de 50g. Os grupos controle e experimental foram sacrificados nos dias 0, 2 e 5. Cortes bucais de 6µm foram obtidos e sujeitos à técnica de hibridização in-situ. RESULTADOS: dois dias após a aplicação de força, as células osteocondroprogenitoras, distribuídas no lado interno do tecido cartilaginoso, exibiram altos níveis de transcrição de transforming growth factor β1. No dia 5, o nível de transcrição de TGFβ1 foi observado nos osteócitos e nas células osteoblásticas, na superfície do novo osso. A atividade osteoblástica foi confirmada por meio de um estudo imunohistoquímico utilizando-se Osteocalcina-Pro (OC-Pro). CONCLUSÕES: os dados sugerem que a expansão da sutura palatina induz a diferenciação de células osteocondroprogenitoras em osteoblastos, estimuladas pela produção de citocinas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moura, Eliézer Guimarães, Keryma Chaves da Silva Mateus, Patricia Berilli Batista, et al. "Particularidades dos diferentes tecidos adiposos." Conexões 17 (August 19, 2019): e019019. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653471.

Full text
Abstract:
Objetivo: apresentar os possíveis mecanismos fisiológicos envolvidos na regulação metabólica pelo tecido adiposo conforme sua particularidade celular. Métodos: para isso, realizou-se uma revisão da literatura, utilizando a base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed) considerando publicações a partir de 2007. Resultados e Discussão:como resultado da revisão de literatura foram identificados quatro abordagens principais que tratam da influência dos diferentes depósitos de gordura no estado metabólico: 1- Características Fisiológicas dos Adipócitos; 2- Teoria Portal; 3- Hipótese da Expansão do Adipócito; 4- Relação da Expansão do Adipócito com a Inflamação e Fatores Adversos. Conclusão: nesse sentido, as evidências têm apontado que a distribuição da gordura corporal associada as caracteristícas moleculares, função e localização específicas dos diferentes tipos de adipócitos podem ser mais determinantes que a quantidade total de gordura corporal, no que diz respeito ao estabelecimento de um perfil metabólico mais saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Ana Luiza Carneiro, Évellin Costa Cardoso, Aluísio Ferreira Celestino Júnior, et al. "Displasia Cemento-Óssea Florida: Relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 20 (March 10, 2019): e560. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e560.2019.

Full text
Abstract:
Introdução: As displasias cemento-ósseas constituem um grupo de lesões não neoplásicas do osso, caracterizadas pela substituição do osso normal por tecido conjuntivo fibroso celular e osso metaplásico. Em geral, são lesões assintomáticas que acometem mais o gênero feminino e que radiograficamente são caracterizadas como massas difusas, radiopacas que são observadas em regiões alveolares de múltiplos quadrantes. Estas características desempenham um papel importante no estabelecimento do diagnóstico. Detalhamento do caso: Paciente do sexo feminino, melanoderma, de 43 anos, que procurou atendimento, com interesse em realizar reabilitação oral na maxila e mandíbula. No que concerne ao exame radiográfico verificou-se lesão de aspecto misto na região de corpo da mandíbula, bilateral, mostrando calcificações densas e ausência da expansão da cortical óssea. Discussão: Em que pese a natureza autolimitada das displasias ósseas, o tratamento de um paciente assintomático consiste num follow-up clínico e radiográfico, com o objetivo de assegurar que não haja expansão da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves, Robson Ribeiro, Luiz Carlos Chamhum Salomão, Dalmo Lopes de Siqueira, Paulo Roberto Cecon, and Danielle Fabíola Pereira da Silva. "Desenvolvimento do maracujá doce em Viçosa, Minas Gerais." Revista Ceres 60, no. 1 (2013): 127–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2013000100018.

Full text
Abstract:
Foram avaliadas as mudanças físicas, químicas e fisiológicas ocorridas durante o desenvolvimento do maracujá doce, da antese até o completo amadurecimento na planta. Os frutos apresentaram formato ligeiramente oblongo, padrão de desenvolvimento sigmoidal simples e padrão climatérico para a respiração. O desenvolvimento do fruto foi dividido em três fases: divisão celular até 4,70 dias após a antese (daa), expansão celular de 4,70 daa até 28,94 daa e maturação, de 28,94 daa a 91 daa. Na primeira fase, há pouco incremento nas dimensões do fruto, altas taxas respiratórias, crescimento acelerado da espessura do pericarpo e coloração do pericarpo verde-claro. Na fase seguinte, há intenso desenvolvimento das dimensões do fruto, ganho acelerado de massa da matéria fresca e coloração do pericarpo verde-intenso. Na terceira fase, há tendência à estabilização das dimensões, desenvolvimento de polpa acentuado, o teor de sólidos solúveis aumenta, os teores de vitamina C e acidez titulável diminuem. O pico do climatério foi registrado aos 63 daa. No último dia de avaliação, aos 91 daa, a polpa (suco + sementes) representava 24,46% da massa da matéria fresca total do fruto, o pericarpo respondia por 74,10% e as sementes isoladas, por 3,14%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tanaka, Francisco André Ossamu, Elliot Watanabe Kitajima, Marcos Antonio Machado, and Sílvia Rodrigues Machado. "Ontogênese de caneluras em pedúnculo de flores de laranjeira doce infectados pelo vírus da tristeza dos citros estirpe "Capão Bonito"." Summa Phytopathologica 35, no. 4 (2009): 316–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052009000400010.

Full text
Abstract:
Um estudo da ontogênese das caneluras induzidas em ramos de laranjeiras doces suscetíveis por isolados severos do vírus da tristeza dos citros (Citrus tristeza vírus - CTV) foi feito usando-se como modelo pedúnculos florais e de frutos. O menor calibre destes órgãos permite um melhor acompanhamento do processo. As observações foram feitas em laranjeira cv. Pêra infetada pelo isolado severo Capão Bonito do CTV. Cinco fases do processo de formação de caneluras puderam ser deduzidas pelas análises anatômicas. As primeiras alterações são representadas pelo aparecimento de células adensadas, hipertrofia e hiperplasia no parênquima e câmbio do floema e uma desorganização generalizada desta área. Segue-se uma atividade intensa do câmbio do floema adjacente e sua expansão em direção ao xilema. Esta invasão do xilema resulta na ruptura do anel do xilema pela massa celular do floema constituída de células recém formadas de parede celular delgada. Esta invasão do floema em direção ao xilema inicia um processo de degeneração dos vasos e parênquima do xilema. Finalmente há um colapso completo da região do xilema invadida, que é substituída pela massa do floema, resultando na canelura, notada ao se remover a casca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Luttiely Santos de, Marcos Antonio de Sousa, Lorrane Cunha Dos Santos, and Ricardo Luiz Machado. "Sistema de apoio à decisão via planilha eletrônica para o planejamento de interconexão de erbs em cenários de aluguel com demanda e custo fuzzy." Revista Produção Online 18, no. 4 (2018): 1227–53. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v18i4.2763.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por novos serviços de transmissão de dados aliado as imprecisões de crescimento da demanda resultam na expansão dos Sistemas de Acesso Móvel Celular (SMC), requerendo intensa atividade de planejamento com uma grande variedade de opções técnico-mercadológicas. Este artigo apresenta um Sistema de Apoio à Decisão para o dimensionamento da interconexão Estação Rádio Base – Central de Controle e Comutação em uma rede de telecomunicações móvel celular desenvolvido em planilha eletrônica. O principal objetivo é que o SAD possa auxiliar na escolha da topologia de rede mais viável economicamente, admitindo-se previsões imprecisas de demanda e custo e baseia-se no conceito de números fuzzy trapezoidais. A metodologia permite um alto grau de interatividade com o planejador, flexibilizando analisar cenários de contratos de aluguel para uma rede de pequeno porte, um método científico de investigação quantitativa. Os resultados mostram a eficiência da ferramenta computacional desenvolvida. A utilização do solver permitiu aprimorar o uso de uma ferramenta computacional de fácil utilização por parte do usuário final do sistema, pois o modelo matemático do Sistema de Apoio à Decisão utilizado demonstrou ser um facilitador para avaliar como é o comportamento da rede para as mais variadas possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro, Renata Maciel, Silvana Amaral, Antônio Miguel Vieira Monteiro, and Ana Paula Dal'Asta. "Os processos de urbanização e conversão florestal na Amazônia paraense – um estudo multiescalar." Revista Brasileira de Estudos de População 35, no. 3 (2019): 1–30. http://dx.doi.org/10.20947/s102-3098a0068.

Full text
Abstract:
Na Amazônia brasileira, as dinâmicas de urbanização e conversão florestal possuem lógicas complexas, dependentes de fatores e agentes atuando em diferentes escalas. Este artigo explora a evolução espacial e temporal da urbanização e da conversão florestal na Amazônia, a partir de elementos mensuráveis presentes nestes processos: a expansão urbana, dimensão observável dos processos de urbanização; e o desmatamento, uma medida dos processos de conversão florestal. A identificação de padrões espaço-temporais similares, avaliados quanto às tendências de evolução temporal do grau de urbanização e incremento de desmatamento em 2000, 2010 e 2014, foi base para a proposta de uma tipologia das relações entre expansão urbana e desmatamento para os estados da Amazônia Legal e municípios do Pará. O estudo explorou também as relações entre expansão urbana e desmatamento, com uso de regressões geograficamente ponderadas (GWR), observando duas unidades espaciais de análise para o estado do Pará: os limites municipais e uma grade celular (20x20km). Esta abordagem multiescalar evidenciou a dificuldade de se estabelecerem relações conclusivas quanto à co-ocorrência, ou concordância, da evolução dos processos de urbanização e conversão florestal. Os resultados contribuem para o estabelecimento de uma agenda sobre modelos de desenvolvimento regional que retome o urbano como essencial para uma Amazônia socialmente justa e ambientalmente responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Costa, Clayton Maciel, Islame Felipe Fernandes, and Leandro Ismael Almeida. "SISCI - SISTEMA PARA CONTROLE DE IRRIGAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS CELULARES." HOLOS 1 (March 5, 2012): 147. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.681.

Full text
Abstract:
O advento das tecnologias de informação, a expansão da Web e as modernas necessidades de mobilidade e compartilhamento de dados tiveram como resultado o investimento em sistemas adequados a dispositivos móveis, como o aparelho celular. Entretanto, utilização dessas tecnologias para otimização de processos pertinentes à área agrícola é pouco utilizada, e o desenvolvimento do projeto SisCI baseia-se nessa necessidade. Esse projeto trata-se do desenvolvimento de um sistema de tempo real para o controle e monitoramento remoto de irrigações através de celulares com acesso a Internet. Tem por objetivo introduzir novas tecnologias às irrigações da região do Vale do Açu, provendo redução de custos para os proprietários agrícolas. O projeto será aplicado na Fazenda Escola do IFRN Ipanguaçu, apresentado em eventos do IFRN e regionais, e em cursos de informática para alunos de escolas públicas de Ipanguaçu. Por fim, o projeto tem como principais resultados: (i) o sistema SisCI com documentação e código executável seguindo a arquitetura padrão W3C para serviços Web; (ii) três trabalhos de conclusão de curso técnico; (ii) três artigos e três banners para SEATEC e CONNEPI; e, (iv) cursos para a comunidade de Ipanguaçu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nascimento, Mônica Helena Monteiro do, and Christiane Bertachini Lombello. "Hidrogéis a base de ácido hialurônico e quitosana para engenharia de tecido cartilaginoso." Polímeros 26, no. 4 (2016): 360–70. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1987.

Full text
Abstract:
Resumo A Engenharia de Tecidos envolve o desenvolvimento de novos materiais ou dispositivos capazes de interações específicas com os tecidos biológicos, buscando a utilização de materiais biocompatíveis que devem servir como arcabouço para o crescimento de células in vitro, organizando e desenvolvendo o tecido que posteriormente será implantado no paciente. Uma variedade de arcabouços como hidrogéis poliméricos, sintéticos e naturais, têm sido investigados para a expansão de condrócitos in vitro, visando o reparo da cartilagem lesionada. Um hidrogel de interesse particular na regeneração de cartilagem é o ácido hialurónico (AH). Trata-se de um biopolímero atraente para a fabricação de arcabouços artificiais para Engenharia de Tecidos por ser biocompatível e biodegradável. A biocompatibilidade do AH deve-se ao fato de estar presente na matriz extracelular nativa, deste modo, cria-se um ambiente propício que facilita a adesão, proliferação e diferenciação celular, além da existência de sinalização celular específica, o que contribui para a regeneração do tecido. O uso de hidrogel composto de ácido hialurónico e quitosana (QUI) também tem sido investigado em aplicações de Engenharia de Tecidos de cartilagem, com resultados promissores. Baseando-se nestas informações, o objetivo este trabalho foi investigar as alternativas disponíveis para regeneração tecidual da cartilagem e conhecer mais detalhadamente as relações entre células e biomateriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Luís Cláudio Almeida. "A DIMENSÃO INSTITUCIONAL DO CRIME ORGANIZADO E NOVAS TECNOLOGIAS: O CASO DO PCC NO ESTADO DE SERGIPE." Revista TOMO, no. 17 (October 11, 2010): 131–49. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i17.511.

Full text
Abstract:
A dimensão institucional do crime organizado está relacionada com os custos de transação das atividades criminosas e com sua tendência à expansão e à preservação da continuidade das operações. o telefone celular, por ser acessível econômica e cognitivamente, foi um fator de redução dos custos de transação do PCC, organização criminosa atuante nos presídios brasileiros. entretanto, a falta de uma terceira parte garantidora dos negócios ilícitos não apenas aumenta os custos de transação do crime organizado, como também constitui, para a organização criminosa, uma ameaça permanente de fragmentação e de desintegração, no caso de conflitos não resolvidos pelas regras internas. Trata-se da aplicação do neoinstitucionalismo de douglass North e do modelo de análise de rede a uma pesquisa empírica de mais de cinco anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Camargo, Flávio Anastácio de Oliveira, Everaldo Zonta, Gabriel de Araújo Santos, and Roberto Oscar Pereyra Rossiello. "Aspectos fisiológicos e caracterização da toxidez de ácidos orgânicos voláteis em plantas." Ciência Rural 31, no. 3 (2001): 523–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782001000300029.

Full text
Abstract:
O manejo de resíduos orgânicos sob condições anaeróbias pode, durante a fase inicial do processo metabólico, levar à formação de ácidos orgânicos voláteis (C1-C4), cuja atividade fitotóxica determina perdas substanciais à produção vegetal. A caracterização da fitoxidez desses ácidos foi o objetivo da presente revisão. O tipo e quantidade dos ácidos produzidos durante o processo dependem, basicamente, da quantidade e qualidade do resíduo adicionado, sendo a fitotoxidez diretamente relacionada ao comprimento da cadeia de carbonos e concentração dos ácidos e ao pH do meio em que se encontram. Os principais efeitos estão associados à inibição da germinação e da expansão radicular, como resultado de lesões causadas ao tecido meristemático da radícula ou de limitações à respiração, conduzindo à inibição da divisão celular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Almeida, Milton Luiz de, Luís Sangoi, Itamar Cristiano Nava, Jonantam Galio, Paulo Sérgio Trentin, and Clair Rampazzo. "Crescimento inicial de milho e sua relação com o rendimento de grãos." Ciência Rural 33, no. 2 (2003): 189–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000200002.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi conduzido objetivando identificar características morfo-fisiológicas de milho que se correlacionam com seu crescimento inicial, para determinar sua importância no rendimento de grãos. O experimento foi conduzido no município de Lages, SC, nos anos agrícolas de 1998/99 e 1999/00. Em 1998/99 avaliaram-se os híbridos C901, AS 3601, C 505, AS 3466 e AS 32 e em 1999/00 os híbridos C909, AS 3601, DINA 500, AS 3466 e AS 32. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. O crescimento inicial foi avaliado através de seis coletas semanais, da emergência até o estádio de dez folhas expandidas. Em cada coleta, determinou-se a área foliar, índice de área foliar (IAF), acúmulo de massa seca, taxa de crescimento celular (TCC) e taxa de expansão celular (TEC). O híbrido AS 3601 apresentou maior área foliar, IAF e TEC do que os demais híbridos em 1998/99. No segundo ano agrícola, o híbrido AS 3466 destacou-se dos demais em acúmulo de massa seca e TCC. Não foram registradas diferenças significativas no rendimento de grãos dos híbridos testados nas duas estações de crescimento. Houve baixa correlação entre os parâmetros de crescimento inicial e o rendimento de grãos da cultura do milho. Já as variáveis utilizadas para estimar o crescimento inicial (MS, área foliar, TEC, IAF e TCC) se correlacionaram positivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vieira, Cássia Regina Yuriko Ide, Erasmo José Paioli Pires, Maurilo Monteiro Terra, Marco Antonio Tecchio, and Maria do Carmo Vieira. "Reguladores vegetais influenciando número e tamanho de células das bagas da uva 'Niagara Rosada'." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 1 (2008): 25–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do ácido giberélico, thidiazuron e quinmerac na anatomia das bagas de uvas cultivar 'Niagara Rosada', provenientes de vinhedo localizado em Dourados - MS. Realizaram-se três experimentos. No primeiro ensaio, utilizaram-se soluções aquosas de ácido giberélico (AG3) 0; 15; 30; 45; 60; 75 e 90 mg.l-1, aplicadas no florescimento e repetidas aos 14 dias após (E1E2) e, no outro tratamento, o mesmo composto e doses aplicados uma única vez aos 14 dias após o florescimento (E2); no segundo experimento, thidiazuron (TDZ) 0; 5; 10; 15; 20; 25 e 30 mg.l-1, aplicados quatro dias antes da antese e repetidos aos seis dias após o florescimento (E1E2); e no outro tratamento, o mesmo composto e doses aplicados uma única vez aos seis dias após o florescimento (E2); e, no terceiro, quinmerac 0; 10; 20; 30; 40; 50 e 60 mg.l-1, aplicados no florescimento e repetidos aos 14 dias após (E1E2), e, no outro tratamento, o mesmo composto e doses aplicados uma única vez, 14 dias após o florescimento (E2). As variáveis avaliadas foram: número e dimensões das células das bagas. Pelos resultados obtidos, verificou-se que duas aplicações de ácido giberélico, thidiazuron e quinmerac promoveram a divisão celular, enquanto a expansão celular foi observada com uma única aplicação de thidiazuron e quinmerac.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Targino, Maria das Graças, and Alisson Dias Gomes. "Comunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 34, no. 2 (2011): 197–217. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-58442011000200011.

Full text
Abstract:
Na atualidade, a mídia de referência enfrenta a propagação dos meios alternativos dirigidos à democratização das informações geradas por cidadãos comuns. O Canal*Motoboy constitui exemplo desta modalidade de comunicação. Sua proposta é consolidar uma estrutura aberta para dar voz ao coletivo de motoboys de São Paulo (SP), Brasil. Devidamente treinados e recorrendo ao celular multimídia, registram seu dia a dia no website Canal*Motoboy. Este artigo analisa o projeto, a partir da concepção da comunicação para mudança social, uma vez que o direito à liberdade de expressão, historicamente, tem sido expropriado dos cidadãos por conta da expansão vertiginosa dos conglomerados comunicacionais. Além da revisão de literatura, o objeto de estudo segue perspectiva qualitativa mediante uso das técnicas de observação e de entrevista em profundidade para obtenção de informações complementares junto aos atores do coletivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bueno, Válter Ferreira Félix, Albenones José de Mesquita, Edmar Soares Nicolau, et al. "Contagem celular somática: relação com a composição centesimal do leite e período do ano no Estado de Goiás." Ciência Rural 35, no. 4 (2005): 848–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400016.

Full text
Abstract:
Apesar de estar entre os maiores produtores de leite do país, o Estado de Goiás não tem estudos abrangentes e atualizados relativos à qualidade do leite. Objetivou-se com o presente estudo avaliar a relação existente entre a contagem celular somática (CCS) e os teores de gordura, proteína, lactose e sólidos totais do leite cru armazenado em tanques de refrigeração por expansão direta de uso individual, no Estado de Goiás, além de verificar a influência do período do ano sobre a CCS. Os dados utilizados pertencem ao arquivo de resultados do Laboratório de Qualidade do Leite do Centro de Pesquisa em Alimentos da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás. Foram tabulados os dados da CCS e composição centesimal referentes ao período de outubro de 2002 a setembro de 2003. A CCS foi determinada através de citometria de fluxo e a composição centesimal através da absorção diferencial de ondas infravermelhas. Foram considerados dois períodos distintos no ano: período das chuvas, de novembro a abril, e período das secas, de maio a outubro. A concentração de proteína, lactose e sólidos totais foi inversamente correlacionada com a CCS. A temperatura ambiente apresentou correlação positiva e significativa com o escore de células somáticas, sendo que as maiores médias da CCS ocorreram no período das secas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Araújo, Stella, Laisa Kindely Ramos De Oliveira, Fernanda Mombrini Pigatti, and Gabriela Mayrink. "Queratocisto odontogênico em região anterior da maxila: relato de caso." HU Revista 45, no. 1 (2019): 82–86. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.16941.

Full text
Abstract:
Introdução: O queratocisto odontogênico é uma lesão cística intra-óssea que se origina do resto celular da lâmina dentária. Possui crescimento lento, assintomático e é comumente encontrado em radiografias de rotina. É mais prevalente no sexo masculino entre a 2ª e 3ª décadas de vida e acomete preferencialmente a mandíbula. Objetivo: relatar um caso de queratocisto em região anterior da maxila e realizar uma revisão dos tratamentos que estão disponíveis para essa lesão. Relato de caso: paciente do sexo feminino, 46 anos de idade, durante exame radiográfico de rotina, exibiu área radiolúcida unilocular com borda esclerótica definida que se estendia do dente 11 ao 24. No exame clínico não foi possível notar nenhuma expansão da cortical óssea. Foi realizada biópsia e instalado, no mesmo momento cirúrgico, dispositivo para descompressão da lesão. Após análise histopatológica e confirmação diagnóstica, a paciente foi submetida a enucleação cirúrgica. Conclusão: o paciente permanece em acompanhamento há 3 anos sem sinais clínicos ou radiográficos de recidiva da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Zago, Marco Antônio. "A pesquisa clínica no Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 2 (2004): 363–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000200013.

Full text
Abstract:
O fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil implica a criação, expansão ou consolidação de novos centros, em especial na recuperação dos hospitais universitários e do fortalecimento do vínculo entre ensino e pesquisa. A interação entre pesquisa biomédica e básica é indispensável para geração de conhecimento nacional em questões específicas e para estruturar o setor produtivo de tecnologia ligada à saúde. As mudanças do perfil demográfico e epidemiológico do país trouxeram para a lista de prioridades de pesquisa em saúde doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças mentais, doenças associadas a urbanização, acidentes e violência, e doenças do envelhecimento. O Brasil ainda apresenta endemias importantes no seu quadro epidemiológico: dengue, malária, esquistossomose, hanseníase e hepatites virais, entre outras. A consolidação da pesquisa em biologia celular e molecular aplicada à medicina é indispensável para que a prática médica no país se mantenha atualizada e competitiva, e para permitir interações com o setor produtivo e implantação de um parque biotecnológico nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Geovani Soares, Hans Raj Gheyi, Reginaldo Gomes Nobre, Lauriane Almeida dos Soares, Pedro Dantas Fernandes, and Guilherme De Freitas Furtado. "TROCAS GASOSAS, PIGMENTOS CLOROPLASTÍDICOS E DANO CELULAR NA MAMONEIRA SOB DIFERENTES COMPOSIÇÕES CATIÔNICA DA ÁGUA." IRRIGA 22, no. 4 (2017): 757–74. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2017v22n4p757-774.

Full text
Abstract:
TROCAS GASOSAS, PIGMENTOS CLOROPLASTÍDICOS E DANO CELULAR NA MAMONEIRA SOB DIFERENTES COMPOSIÇÕES CATIÔNICA DA ÁGUA GEOVANI SOARES LIMA1; HANS RAJ GHEYI2; REGINALDO GOMES NOBRE3; LAURIANE ALMEIDA DOS ANJOS SOARES4; PEDRO DANTAS FERNANDES5 E GUILHERME DE FREITAS FURTADO6 1Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 -Universitário, Campina Grande, PB, geovanisoareslima@gmail.com2 Núcleo de Engenharia de Água e Solo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Rua Rui Barbosa,710 -Centro, Cruz das Almas, BA. hans@pq.cnpq.br3Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Jario Vieira Feitosa, 1770, Bairro dos Pereiros, Pombal, PB, rgomesnobre@yahoo.com.br4Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 -Universitário, Campina Grande, PB, laurispo.agronomia@gmail.com5Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 -Universitário, Campina Grande, PB, pedrodantasfernandes@gmail.com6Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Rua Aprígio Veloso, 882 -Universitário, Campina Grande, PB, gfreitasagro@gmail.com 1 RESUMO Devido ao aumento na demanda de água tanto pela atividade agrícola quanto pelo abastecimento urbano e industrial e, considerando a escassez hídrica tanto quantitativa como qualitativamente, especialmente no semiárido do Nordeste Brasileiro, o uso de água salina na agricultura surge como alternativa para expansão das áreas irrigadas. Neste contexto, se avaliaram no presente estudo, as trocas gasosas, os pigmentos cloroplastídicos e o dano na membrana celular das plantas de mamoneira cv. BRS Energia, em função da irrigação com águas salinas de diferente natureza catiônica. O experimento foi desenvolvido em lisímetros de drenagem em condições de casa de vegetação, usando Argissolo Acinzentado Eutrófico de textura franco-arenosa, no município de Campina Grande-PB. Foram estudadas seis combinações catiônica da água (Testemunha; Na+; Ca2+; Na++Ca2+; K+ e Na++Ca2++Mg2+), no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, sendo cada parcela composta por cinco plantas. No tratamento testemunha, as plantas foram irrigadas com água de condutividade elétrica de 0,6 dS m-1 enquanto se utilizou nos demais tratamentos CEa de 4,5 dS m-1, obtida a partir de diferentes cátions, todos em forma de cloreto. A variação na condutividade elétrica da água promove maior efeito deletério sobre as trocas gasosas, os pigmentos cloroplastídicos e o dano na membrana celular das plantas de mamoneira cv. BRS Energia, na fase de florescimento, em comparação com a natureza catiônica da água; o potássio foi o cátion que proporciona os maiores valores para a taxa de assimilação de CO2 e eficiência instantânea do uso da água; O maior percentual de dano na membrana celular na mamoneira foi obtido nas plantas irrigadas com água potássica. Palavras-chave: Ricinnus communis L., estresse salino, fisiologia. LIMA, G. S. de.; GHEYI, H. R.; NOBRE, R. G.; SOARES, L. A. dos A.; FERNANDES, P. D.;FURTADO, G. de F.GAS EXCHANGES, CHLOROPLAST PIGMENTS AND CELL DAMAGE IN THE CASTOR BEAN PLANT UNDER DIFFERENT CATIONIC WATER COMPOSITIONS 2 ABSTRACT Due to the increase in water demand both for the agricultural activity and for urban as well as industrial supply and considering water scarcity both quantitatively and qualitatively, especially in semi-arid region of the Brazilian Northeast, the use of saline water in agriculture is an alternative for the expansion of irrigated areas. In this context, gaseous exchanges, chloroplast pigments and cell membrane damage in castor bean plants cv. BRS Energia, due to the irrigation with saline waters of a different cationic nature were evaluated. The experiment was carried out in drainage lysimeters under greenhouse conditions, using the Eutrophic Ultisol of sandy loam texture, in the city of Campina Grande, PB. Six cationic water combinations (Control, Na+, Ca2+, Na++ Ca2 +, K+ and Na++ Ca2++ Mg2+) were studied in the randomized block design with four replicates, each plot being composed of five plants. In the control treatment, the plants were irrigated with water of 0.6 dS m-1 electrical conductivity while in other treatments, ECw of 4.5 dS m-1, obtained from different cations, all in the form of chloride, were used. The variation in the electrical conductivity of the water promotes a greater deleterious effect on the gas exchange, chloroplast pigments and damage to the cell membrane of the castor bean plants cv. BRS Energia, in the flowering phase, compared to the cationic nature of water; potassium is the cation that provides the highest values for the CO2 assimilation rate and instantaneous efficiency of water use; the highest percentage of damage to the cell membrane of the castor bean plant is obtained in plants irrigated with water containing potassium. Keywords: Ricinnus communis L., salt stress, physiology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gomes-Carneiro, Maria Regina, Luís Felipe Ribeiro-Pinto, and Francisco José Roma Paumgartten. "Fatores de risco ambientais para o câncer gástrico: a visão do toxicologista." Cadernos de Saúde Pública 13, suppl 1 (1997): S27—S38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000500004.

Full text
Abstract:
A carcinogênese é um processo altamente complexo do qual participam fatores de risco herdados e fatores de risco ambientais, tais como a alimentação, o hábito de fumar, a ocupação, e a exposição a radiação e a agentes químicos. A toxicologia experimental identifica as substâncias químicas potencialmente carcinogênicas e torna possível medidas regulatórias que objetivam reduzir a exposição humana a elas. A carcinogênese pode ser vista como consistindo de três seqüências distintas: a iniciação, a promoção e a progressão. A conversão neoplásica (iniciação) ocorre quando um evento genético (mutações, rearranjos cromossômicos, inserções ou deleções de genes e amplificação de genes) resulta em ativação de oncogenes e/ou em falta de expressão - ou inativação de produtos - de genes supressores de tumores. A promoção envolve a expansão clonal das células "iniciadas" e exige a proliferação celular. Estratégias efetivas para reduzir os riscos de câncer gástrico e os riscos de neoplasias de outras localizações devem incluir o controle de carcinógenos conhecidos, assim como a quimioprevenção, por meio de intervenções racionais no processo carcinogênico. Neste sentido, o desafio a ser enfrentado pelo toxicologista envolve o desenvolvimento de ensaios preditivos melhores e mais baratos e a elucidação dos mecanismos subjacentes à carcinogênese química.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Dara Karen Freire de, Maria Eduarda Henrique da Silva Soares, Kalyne Monyque Lopes de Brito, Edvan Soares de Lira, and Francisca Janaina Soares Rocha. "ASPECTOS IMUNOLÓGICOS DAS LEISHMANIOSES DERMOTRÓPICAS E VISCEROTRÓPICAS." Revista Unimontes Científica 23, no. 2 (2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.46551/ruc.v23n2a03.

Full text
Abstract:
Objetivo: revisar os aspectos imunológicos das leishmanioses dermotrópicas e viscerotrópicas. Métodos: foi realizada uma revisão de literatura narrativa, através de artigos das bases de dados Pubmed, Scielo e BVS, utilizando os descritores: Leishmaniose cutânea, Leishmaniose visceral, Citosinas, Interleucinas e Imunologia. Foram utilizados critérios de inclusão estudo de revisão sistemática e ensaio clínico controlado. A amostra total gerou 436 artigos dos quais foram selecionados 22 artigos. Resultado: o principal mecanismo de controle da Leishmania é a imunidade celular, tanto inata quanto adaptativa. Entretanto anticorpos e o sistema complemento podem também destruir o parasito. O sistema imune inato atua confinando e reconhecendo o patógeno para produzir espécies reativas de oxigênio que podem causar a morte do parasita. O sistema imune adaptativo age tanto apresentando antígenos aos linfócitos T virgens como produzindo interleucina 12. Considerações finais: a resistência e a susceptibilidade à infecção estão associadas ao nível de expansão de células Th1 e Th2, respectivamente. Com isso, o resultado clínico da infecção por Leishmania depende do equilíbrio entre as citocinas que ativam as células Th1 e Th2. Portanto, a diferença no combate a leishmaniose dermotrópica e viscerotrópica está na expressão do perfil TCD4+ e suas citocinas produzidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Thadeu C. "Escrita e leitura nos vídeos de Patrícia Lino e Matilde Campilho / Writing and Reading in the Videos by Patrícia Lino and Matilde Campilho." Revista do Centro de Estudos Portugueses 39, no. 62 (2020): 145. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.62.145-160.

Full text
Abstract:
Resumo: Desde Roda lume (1969), de Ernesto M. de Melo e Castro, o videopoema português perpassou décadas de experimentação ao largo da história da poesia editada em livros e impressos. Nos últimos anos, novidades tecnológicas como a câmera de celular e plataformas de compartilhamento de vídeos como o YouTube modificaram a maneira com que um videopoema pode ser feito, distribuído e lido/assistido. Essas novidades mostram-se imprescindíveis para analisar os videopoemas de Patrícia Lino e Matilde Campilho publicados recentemente. Na tentativa de propor um debate paralelo à crítica que se dedica ao estudo do videopoema em termos de expansão e de hibridismo em poesia, são apresentados tópicos sobre palavra e imagem presentes no ensaio “A reinvenção da leitura”, de Ana Hatherly (1981). A simplificação da feitura de vídeos e a facilidade de hospedá-los em plataformas como o YouTube parecem interferir propositivamente nos vídeos de Lino e Campilho e apontam para um caminho oportuno a esta e a novas gerações de poetas portugueses.Palavras-chave: escrita; leitura; poesia portuguesa contemporânea; poesia concreta; videopoema; videopoesia; YouTube.Abstract: Since Roda lume (1969) by Ernesto M. de Melo e Castro, Portuguese video poem has gone through decades of experimentation along the history of poetry edited in books. In recent years, technological innovations such as the mobile camera and video sharing platforms like YouTube have changed the way that a video poem can be made, hosted and read/watched. These novelties are essential to analyze the recently published video poems by Patrícia Lino and Matilde Campilho. In an attempt to propose a debate parallel to the criticism of the study of video poem in terms of expansion and hybridism in poetry, important topics on word and image are presented in Ana Hatherly’s essay “The Reinvention of Reading” (1981). The simplification of video-making and the ease of hosting them on platforms such as YouTube demonstrate a purposeful interference and seem to point to an advantageous path for this and new generations of Portuguese poets.Keywords: writing; reading; contemporary Portuguese poetry; concrete poetry; videopoem; videopoetry; YouTube.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Goes, A. C., M. F. Alves, D. L. Pavão, et al. "Interação do Mycoplasma bovigenitalium com células do cumulus in vitro após o período de maturação oocitária bovina." Arquivos do Instituto Biológico 79, no. 4 (2012): 463–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572012000400001.

Full text
Abstract:
O Mycoplasma é considerado cosmopolita, podendo ser disseminado através do comércio internacional de animais, sêmen industrializado e de produtos de transferência de embriões. A expansão de células do cumulus é utilizada como parâmetro de avaliação de oócitos bovinos cultivados in vitro e suas alterações morfológicas são representativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação do Mycoplasma bovigenitalium, exposto experimentalmente à cultura primária de célula do cumulus, após o período de maturação. Complexos oócitos cumulus (COCs) obtidos através de punção folicular de ovários bovinos, provenientes de abatedouro, foram divididos em dois grupos para serem maturados durante 24h em meio de maturação (TCM199 + hormônios) em estufa a 38º C, 5% de CO2, 95% de umidade. Posteriormente, os oócitos foram retirados das placas, permanecendo somente com as células do cumulus aderidas. Com o monoestrato celular formado, um grupo foi infectado com 30 mL de M. bovigenitalium, replicado em meio Hayflick modificado a 37º C em estufa de microaerofilia, enquanto o outro foi mantido como controle. Os resultados mostraram que, com 24h de exposição ao patógeno, as culturas apresentaram um pequeno número de células arredondadas e granulosas, quando comparadas as dos controles. Esse efeito persistiu até o sétimo dia, onde se iniciou um processo de descolamento das células. Pode-se concluir que uma contaminação por micoplasma pode ser imperceptível às manipulações da FIV, pois células infectadas por esse grupo de bactérias não apresentam turvações no meio de cultura e, quando não lisam a célula hospedeira, tornam mais suscetível ao ambiente e outros agentes infecciosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dabbas, Karina Maia, Maria Inês Tiraboschi Ferro, Neli Martins de Barros, et al. "Genes diferencialmente expressos em cana-de-açúcar inoculada com Xanthomonas albilineans, o agente causal da escaldadura da folha." Summa Phytopathologica 32, no. 4 (2006): 328–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052006000400003.

Full text
Abstract:
A escaldadura da folha, causada pela bactéria Xanthomonas albilineans colonizadora do xilema, é uma das principais doenças da cana-de-açúcar. A sintomatologia na fase crônica é caracterizada principalmente pelo aparecimento de uma faixa branca paralela à nervura central da folha, que evolui até queimar totalmente, sendo também observado brotação de gemas laterais no colmo. Neste trabalho, a técnica de macroarranjos de cDNA foi empregada para o estudo da expressão de 3.575 ESTs (espressed sequence tags) em folhas de cana-de-açúcar. Foram utilizadas duas variedades, uma resistente (SP82-1176) e outra suscetível (SP78-4467) a Xanthomonas albilineans as quais foram infectadas mecanicamente por ferimentos. As membranas dos macroarranjos foram confeccionadas a partir de ESTs de bibliotecas de folha e cartucho de cana-de-açúcar provenientes do projeto SUCEST e hibridizadas contra sondas de cDNA de plantas infectadas e controle marcadas com isótopos radioativos. Analisando os resultados dos macroarranjos foi possível verificar um comportamento diferenciado para cada variedade durante o ataque do patógeno. Após realizadas análises estatísticas identificamos na variedade resistente ESTs com expressão induzida relacionadas com biossíntese de isoprenoides, proteínas LRR transmembrânica, "ziper" de leucina, lignificação, tolerância ao frio, diferenciação de plastídeos, sistemas de defesa e de adaptação da planta ao meio ambiente. As ESTs reprimidas na variedade resistente foram àquelas relacionadas com genes responsáveis pela síntese de proteínas do controle da expansão da parede celular, detoxificação e transporte de auxina. Na variedade susceptível foram reprimidas ESTs relacionadas a genes de proteínas das respostas de defesa da planta, biossíntese de Etileno e regulação da transcrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alves, Adriana Ursulino, José Gil dos Anjos Neto, Edson de Almeida Cardoso, and Maristela Caetano Gomes. "PRODUÇÃO DE REPOLHO SOB INFLUÊNCIA DE BORO." Nativa 9, no. 2 (2021): 142–46. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i2.9121.

Full text
Abstract:
As brássicas possuem alta exigência em boro. O suprimento inadequado deste micronutriente pode limitar a sua produção, principalmente devido à baixa disponibilidade do elemento em determinados tipos de solos. Isso porque este elemento contribui na incorporação de cálcio na parede celular e diretamente no processo de expansão celular, tendo atuação também direta no crescimento e desenvolvimento dessas hortaliças. Assim, objetivou-se nesse trabalho, avaliar a produção de repolho em condições semiáridas no Sul do Piauí, utilizando diferentes doses de ácido bórico. O experimento foi conduzido no Setor de Horticultura do Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, no Município de Bom Jesus – PI no período de fevereiro a junho de 2012. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, cujos tratamentos foram compostos por cinco doses de boro (0, 2, 4, 6 e 8 kg ha-1) e quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura de planta, circunferência da cabeça, área foliar, massa média da cabeça, produtividade, concentração de boro no solo e teores de boro na cabeça e folhas. As doses de boro aplicadas foram significativas para a circunferência da cabeça, massa média da cabeça, teor de boro nas folhas e produtividade. E não apresentaram efeito significativos nas variáveis altura da planta, área foliar, concentração de boro no solo e teor de boro na cabeça. Para incrementar a qualidade das cabeças é necessário uma maior demanda de boro, pois foi obtido máximos valores para circunferência da cabeça (54,65 cm) e da massa média da cabeça (1,41 kg) com a aplicação de 4,39 e 4,35 kg ha-1 de boro. Enquanto a produtividade máxima de 68, 56 t ha-1 de repolho foi obtida com 3,89 kg ha-1 de boro. Nas condições semiáridas do Sul do Piauí, a produtividade e a qualidade do repolho, é alcançada com aplicação de 4,0 a 4,5 kg ha-1 de boro no solo. Palavras-chave: Brassica oleracea var. capitata; ácido bórico; nutrição mineral; rendimento. Production of cabbage under the influence of boron ABSTRACT: Brassica has a high demand for boron. The inadequate supply of this micronutrient can limit its production, mainly due to the low availability of the element in certain types of soils. This is because this element contributes to the incorporation of calcium in the cell wall and directly in the cell expansion process, having a direct role in the growth and development of these vegetables. Thus, the objective of this work was to evaluate the production of cabbage in semi-arid conditions in southern Piauí, using different doses of boric acid. The experiment was carried out in the Horticulture Sector of the Professora Cinobelina Elvas Campus, at the Federal University of Piauí, in the municipality of Bom Jesus - PI from February to June 2012. The experimental design used was in randomized blocks, whose treatments were composed by five doses of boron (0, 2, 4, 6 and 8 kg ha-1) and four repetitions. The following variables were evaluated: plant height, head circumference, leaf area, average head mass, productivity, boron concentration in the soil and boron levels in the head and leaves. The applied boron doses were significant for the head circumference, average head mass, boron content in the leaves and productivity. And they have no significant effect on the variables plant height, leaf area, boron concentration in the soil and boron content on the head. To increase the quality of the heads, a greater demand for boron is necessary, as maximum values for head circumference (54.65 cm) and average head mass (1.41 kg) were obtained with the application of 4.39 and 4.35 kg ha-1 of boron. While the maximum productivity of 68.56 t ha-1 of cabbage was obtained with 3.89 kg ha-1 of boron. In the semi-arid conditions of southern Piauí, the productivity and quality of the cabbage is achieved with the application of 4.0 to 4.5 kg ha-1 of boron in the soil. Keywords: Brassica oleracea var. capitata; boric acid; mineral nutrition; yield.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Moraes-Filho, Jonas. "Febre maculosa brasileira." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 15, no. 1 (2017): 38–45. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v15i1.36765.

Full text
Abstract:
A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma, tendo como principal agente etiológico a bactéria Rickettsia rickettsii, manifestando-se por um quadro febril agudo. O primeiro relato de riquetsiose no Brasil foi em 1900, no Instituto Bacteriológico de São Paulo, pelo Dr. Adolfo Lutz. A doença reemergiu e se tornou um importante problema de saúde pública no Brasil a partir da década de 1980. Desde então, observou-se aumento no número de casos, expansão das áreas de transmissão, transmissão em áreas urbanas e, em especial, elevadas taxas de letalidade. As rickettsias são bactérias intracelulares obrigatórias, com predisposição ao parasitismo de células endoteliais, que estão classicamente divididas em três grupos: o grupo tifo, composto por Rickettsia prowazekii e Rickettsia typhi; o grupo da febre maculosa, que inclui mais de 20 espécies válidas, principalmente associadas aos carrapatos (por exemplo, R. rickettsii e R. parkeri); e um grupo mais basal, em que estão incluídas R. bellii, R. monteiroi e R. canadensis. No Brasil, a transmissão da FMB está associada aos carrapatos do gênero Amblyomma, e as espécies de maior importância na transmissão da doença são A. sculptum (antigo A. cajennense) e A. aureolatum. A doença se caracteriza por febre, mialgia e cefaleia intensa, exantema, edema nas mãos e nos pés, sendo que em alguns casos apresenta-se de maneira generalizada. A doença causa sepse com comprometimento pulmonar, podendo ocasionar insuficiência respiratória aguda, problemas renais, como insuficiência renal aguda, diátese hemorrágica, lesões neurológicas com meningite, encefalite e icterícia. Os casos clínicos que evoluem para óbito, devido a diagnóstico e tratamento tardios, normalmente ocorrem entre o 5° e o 15° dias após o início dos sintomas. O diagnóstico da doença é feito com o emprego da reação de imunofluorescência indireta (RIFI), reação em cadeia da polimerase (PCR) e isolamento em cultivo celular. Após início das manifestações clínicas, o tratamento deve ser iniciado precocemente, interrompendo a administração após dois ou três dias do desaparecimento da febre. As medidas de vigilância e controle devem focar ações educativas e divulgar a doença para a população e os profissionais da saúde, repassando conhecimentos sobre sua existência, sobre medidas preventivas e sobre a importância do enviar carrapatos coletados nos pacientes ou encontrados no ambiente para identificá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Orozco Delclós, L., R. Soler Rich, and J. Rius Tarruella. "Regarding of legislation on Cellular Therapy. A case report." ACTUALIDAD MEDICA 105, no. 105(811) (2020): 240–43. http://dx.doi.org/10.15568/am.2020.811.cc06.

Full text
Abstract:
This manuscript is centered on novel aspects of the legislation on “Cell Therapy” through the case of a patient who underwent intrarticular treatment with an uncharacterized cellular product from which complications arose. It aims to alert the medical community that could act outside the regulations concerning advanced therapies, implying a risk of iatrogenic actions and consequent litigation processes. The commercial expansion of devices that offer cellular products without the control of the Health Administration makes it advisable to pay extreme attention to these legislative aspects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Tuffi Santos, L. D., F. A. Ferreira, R. M. S. A. Meira, N. F. Barros, L. R. Ferreira, and A. F. L. Machado. "Crescimento e morfoanatomia foliar de eucalipto sob efeito de deriva do glyphosate." Planta Daninha 23, no. 1 (2005): 133–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582005000100016.

Full text
Abstract:
Os efeitos da deriva do glyphosate durante aplicação são prejudiciais à cultura do eucalipto. Neste trabalho, avaliou-se o efeito da deriva simulada do glyphosate no crescimento e na morfoanatomia foliar do eucalipto. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, sendo a parcela experimental constituída de uma planta cultivada em vaso com 10 litros de solo. Os tratamentos foram 0; 43,2; 86,4; 172,8; e 345,6 g e.a. ha-1 de glyphosate, aplicados aos 40 dias após o plantio das mudas com pulverizador de precisão, de modo a não atingir o terço superior das plantas. Foram descritas as alterações morfológicas na parte aérea e avaliada a porcentagem de intoxicação em relação à testemunha. Aos 7 e 15 dias após aplicação (DAA), folhas coletadas no terceiro nó do primeiro ramo basal das plantas foram fixadas em FAA50 e estocadas em etanol 70%. Cortes transversais da região mediana foram corados com azul de astra e fucsina básica e montados em lâminas permanentes. No laminário preparado foram mensuradas as espessuras do limbo, do parênquima paliçádico (PPA) e lacunoso (PLA), da epiderme das faces adaxial (EAD) e abaxial (EAB), bem como a proporção percentual da área de cada tecido, utilizando-se o software Image-Pro Plus. A partir de 5 DAA observou-se murcha, clorose e enrolamento das folhas nos ápices das plantas pulverizadas com 172,8 e 345,6 g ha¹ de glyphosate. As plantas submetidas a 345,6 g e.a. ha¹ de glyphosate alcançaram 58,75% de toxidez aos 30 DAA, apresentando brotações anormais, o que não foi verificado nas concentrações menores. Aos 7 e 15 DAA, com 172,8 e 345,6 g e.a. ha¹ de glyphosate observaram-se áreas necrosadas e hiperplasia das células do parênquima clorofiliano e da epiderme. Em resposta à injúria, verificou-se a proliferação celular, formando tecido de cicatrização homogêneo, além de acúmulo de compostos fenólicos nas áreas afetadas. Aos 7 DAA verificou-se aumento na espessura do limbo e do PPA submetidos a 345,6 g e.a. ha¹ de glyphosate, enquanto o PLA e a EAD demonstraram acréscimo na espessura somente aos 15 DAA sob a mesma dosagem. As doses de 172,8 e 345,6 g e.a. ha-1 de glyphosate promoveram aumento na espessura do limbo e do PPA aos 15 DAA. O aumento na espessura do limbo é resultante da expansão das células do parênquima paliçádico, podendo estar relacionado à resposta das plantas à perda de área foliar específica, bem como à síntese de compostos secundários, como celulases, provocados pela ação do glyphosate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Riegel, Roberta Plangg, Darlan Daniel Alves, Leonardo Espíndola Birlem, Bruna Schmidt, Marco Antônio Siqueira Rodrigues, and Daniela Muller de Quevedo. "METHODOLOGY OF MODELLING: SIMULATION OF URBAN SCENARIOS." Revista Conhecimento Online 3 (September 5, 2019): 04. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v3i0.1856.

Full text
Abstract:
ABSTRACTUrbanization has led to a series of problems in medium and large cities, resulting from a lack of planning and technologies to support decision making. This work aims to contribute to the methodology of modeling by cellular automata, aiming the study of the processes that condition the expansion of the urban area. Having as a study case of the municipality of Novo Hamburgo, RS, Brazil. For this purpose, the urban areas of 1967, 1977, 1987, 1997, 2009 and 2015 were used, totalling a historical analysis of 48 years, besides the thematic maps: Declivities, Hypsometric, Land Use, Water Resources and Road System. The compiled data was inserted in the environment of the platform Dinamica EGO, which is a free software that uses the system of Cellular Automata. The software employs a set of input maps composed of an initial landscape, a final landscape and a compilation of thematic variables that are combined from the definition of weights of evidence to generate the transition probability maps. The results showed similarity indexes of 0.9 for the first three models, 1977, 1987 and 1997, as well as 0.83 for the simulation of 2015. It was also possible to analyze the predominant factors for each expansion process, besides the simulation of areas of prognosis for short and medium term, that is, 5, 10 and 15 years.Keywords: Urban expansion. Simulation of scenarios. Cellular automata.RESUMOA urbanização alavancou uma série de problemas nas cidades de médio e grande porte, resultado da falta de planejamento e de tecnologias para apoiar a tomada de decisões. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para a metodologia de modelagem por autômatos celulares, visando o estudo dos processos que condicionam a expansão da mancha urbana. Tendo como estudo de caso o município de Novo Hamburgo, RS. Para tanto foram utilizadas as manchas urbana de 1967, 1977, 1987, 1997, 2009 e 2015, totalizando uma análise histórica de 48 anos, além dos mapas temáticos: Declividades, Hipsométrico, Uso do Solo, Recursos Hídricos e Sistema Viário. Os dados compilados foram inseridos no ambiente da plataforma Dinamica EGO, que é um software livre que utiliza o sistema de Autômatos Celulares. O software, emprega um conjunto de mapas de entrada, composto por uma paisagem inicial, uma paisagem final e um compilado de variáveis temáticas que são combinadas a partir da definição de pesos de evidência visando gerar os mapas de probabilidade de transição. Os resultados apresentaram índices de similaridade superior 0,9 para as três primeiras modelagem 1977, 1987 e 1997, além de 0,83 para a simulação de 2015. Também foi possível analisar os fatores predominantes para cada processo de expansão, além da simulação de manchas de prognóstico para curto e médio prazo, ou seja 5, 10 e 15 anos. Palavras-chave: Expansão urbana. Simulação de cenários. Autômatos celulares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Macedo, Rodrigo Campos, Cláudia Maria Almeida, and João Roberto Santos. "Modelagem dinâmica espacial da expansão da agricultura em Campos Novos-SC." Geosul 33, no. 68 (2018): 260–85. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p260.

Full text
Abstract:
Modelos computacionais baseados no paradigma de autômatos celulares foram concebidos recentemente para a simulação de mudanças de uso e cobertura da terra, a exemplo de expansão agrícola, processos de desmatamento, crescimento urbano, entre outros. O objetivo do presente trabalho foi o de aplicar e avaliar um modelo de autômatos celulares para simular mudanças de uso e cobertura da terra vinculadas à expansão agrícola no município de Campos Novos/SC. As simulações foram conduzidas para o período de 2003 a 2012, sendo as simulações de 2002 a 2008 retrospectivas, e as simulações de 2009 a 2012 prospectivas. A aplicação do modelo revelou que houve expansão agrícola durante o período analisado, em detrimento de ambientes nativos, tais como matas e campos serranos. Os resultados alcançados revelam o potencial da aplicação dessa classe de modelos para o estudo e a predição de mudanças de cobertura e uso da terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Henrique-Filho, Clodoaldo, Sansom Henrique Bromberg, Elci Barreto, Antônio Claudio de Godoy, and Luís Celso Mattosinho-França. "Valor prognóstico do grau de diferenciação celular, da presença de muco e do padrão de crescimento da margem invasiva em adenocarcinomas colorretais Dukes B." Arquivos de Gastroenterologia 41, no. 3 (2004): 185–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032004000300009.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A evolução desfavorável de aproximadamente 1/3 dos doentes com neoplasias catalogadas no estádio B de Dukes, mostra ser desejável a adição de outros critérios morfológicos prognósticos. A diferenciação celular, a presença de muco e o padrão de crescimento da margem invasiva foram pouco estudados em tumores Dukes B e os relatos da literatura são controversos. OBJETIVOS: Avaliar o valor prognóstico do grau de diferenciação celular, da presença de muco e do padrão de crescimento da margem invasiva em doentes com adenocarcinomas colorretais classificados como Dukes B. MÉTODO: Foram estudados retrospectivamente 156 doentes com adenocarcinomas colorretais submetidos a extirpação curativa e cujos espécimes foram classificados como Dukes B. A idade mediana era de 58 anos, com 94 (60,26%) do sexo feminino e 62 (39,74%) do sexo masculino. A diferenciação celular foi classificada em dois graus: baixo e alto grau de malignidade, de acordo com a área de diferenciação predominante da neoplasia. Tumores com pelo menos 60% de seu volume em muco foram chamados de mucinosos. O crescimento da margem invasiva foi classificado como expansivo quando o tumor crescia de forma romba, empurrando as estruturas adjacentes e infiltrativo quando formava frentes digitiformes em várias direções e profundidade. RESULTADOS: Constatou-se predomínio das neoplasias de baixa malignidade 139 (89,10%), não-mucinosas 142 (91,03%) e com margem do tipo infiltrativo 123 (78,85%). Somente o crescimento da margem invasiva influenciou a sobrevida de 5 anos. Doentes com neoplasias exibindo margem do tipo expansivo apresentaram sobrevida significativamente maior que aqueles com margem do tipo infiltrativo - 81,82% x 60,98%. CONCLUSÃO: O tipo de crescimento da margem invasiva mostrou-se capaz de identificar sub-populações de doentes de maior ou menor risco prognóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Massabki, José Augusto Rodrigues, Anna Silvia Palcheco Peixoto, Ilza Machado Kaiser, and Gustavo Garcia Manzato. "Modelagem dos padrões da expansão urbana da Região Metropolitana de São Paulo baseada em Autômatos Celulares." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, suppl 1 (2017): 361–71. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao08.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi modelar os padrões da expansão urbana da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) por meio da modelagem espacial, baseando-se em autômatos celulares (CA, do inglês: Cellular Automata). Para tanto foram utilizados dados do perímetro urbano referentes aos períodos de 1881, 1905, 1929, 1949, 1974 e 2005 para a construção de quatro modelos de expansão urbana. Esses modelos levam em consideração a combinação de variáveis as quais representam o estado inicial da célula (urbana ou não urbana), o número de células vizinhas classificadas como urbanas e o número de células vizinhas classificadas como não urbanas. Um modelo em particular, cuja configuração considera a combinação do estado inicial da célula com o número de células vizinhas classificadas como urbanas, apresentou o melhor desempenho (isto é, 94% de acertos). Na sequência, uma previsão de ocupação do território para 2030 foi avaliada por esse modelo, destacando-se tanto padrões de expansão urbana orientados por infraestruturas, como processos de ocupação urbana em áreas impróprias. Em síntese, esse estudo demonstrou que a metodologia empregada pode servir como ferramenta nos processos de planejamento urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues Durães, Bruno José. "O TRABALHO INFORMAL DE RUA RECONFIGURADO: sua função como agente da acumulação." Caderno CRH 33 (December 19, 2020): 020023. http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v33i0.28167.

Full text
Abstract:
<div class="trans-abstract"><p>O presente artigo aborda os trabalhadores que ofertam produtos tecnológicos (celular, games, pen drivers etc.) no espaço conhecido como Camelódromo do Feiraguai, situado na cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Pretendeu-se responder às seguintes questões: o que chamamos aqui de camelô (ou vendedor ambulante) de tecnologia, será uma forma diferenciada da relação de trabalho informal, realizado nas ruas, onde a lógica predominante é a do negócio (do lucro), correspondente à empresa, e não a lógica do trabalho (ligado à sobrevivência)? trata-se de atividades que agora passam a servir como veias de expansão do capital? Para responder às perguntas tivemos como objetivo geral, explorar essa nova diferenciação que se encontra presente nas formas de trabalho de rua existentes na sociedade brasileira atual, buscando compreendê-la como uma nova (re) configuração. Consideramos que esse fenômeno evidencia um tipo de atividade que sofre interferências diretas do mundo formal, reconfigurando-se e assumindo feições empresariais. Para a realização da pesquisa, foram aplicados 151 questionários, que permitiram constatar que se trata de um trabalho de estilo e lógica empresarial, mas ainda realizado nos marcos do trabalho informal.</p><p><strong>Palavras-Chave: </strong>Informalidade; Camelô de tecnologia; Capitalismo</p></div><div class="trans-abstract"><p class="sec"><strong>THE RECONFIGURED PEDDLER: Your function for accumulation</strong></p><p class="sec">ABSTRACT</p><p>This paper deals with street workers that offer technological products (cell, games, flash drivers etc.) in Camelódromo Feiraguai in Feira de Santana. It was intended to answer the following question: Is the peddler of a differentiated form of technology for informal street work, which is the predominant business (profit), business (the capital) and not the employee (linked to survival)? this line will be activities that now serve as the veins of capital expansion? Our aim of this research: to explore the new forms of differentiation in this street work in the current Brazilian society, ie, understand what is this new (re) configuration of the street. This phenomenon reflects a kind of activity that suffers direct interference of the formal world, reshaping itself and assuming business features. 151 questionnaires were applied to these vendors. It was found that is a style of work and business logic, but still within the framework of informal work.</p><p><strong>Key words: </strong>Informality; Peddler of technology; Capitalism</p></div><div class="trans-abstract"><p class="sec"><strong>TRAVAIL INFORMEL DE RUE RECONFIGURÉ: son rôle d’agent d’accumulation</strong></p><p class="sec">ABSTRACT</p><p>Cet article traite des travailleurs de rue qui offrent des produits technologiques (cellulaire, jeux, pilotes flash, etc.) dans le Camelódromo Feiraguai à Feira de Santana - Bahia. Il avait pour but de répondre à la question suivante: La technologie est colporteur une autre forme de relation informelle de travail de rue, où la logique prédominante est l’entreprise (profit) de la société et non l’employé (sur la survie)? Dans cette ligne, ces activités serviront-elles maintenant de filons d’expansion du capital? Nous avions l’objectif général de cette recherche: pour explorer cette nouvelle différenciation dans cette forme de travail de rue dans la société brésilienne actuelle, à savoir comprendre ce que cette nouvelle (re) configuration de la rue. Ce phénomène montre un type d’activité qui subit une interférence directe du monde formel, se reconfigurant et assumant des fonctions commerciales. 151 questionnaires ont été appliqués à ces vendeurs de rue. On a constaté que est un style de travail et la logique formel, mais toujours dans le style du travail informel.</p><p><strong>Key words: </strong>Informalité; Camelot de la technologie; Le capitalisme</p></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Shiwa, Marcelo, William Dalmoro, Francisco Orlando Giraldi Neto, and Ricardo Saraiva Goldman. "Fibroma Cemento-Ossificante: relato de caso." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 23, no. 1 (2017): 79. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v23i1.378.

Full text
Abstract:
O fibroma cemento ossificante é uma patologia benigna, de crescimento lento e expansivo. O presente trabalho tem como objetivo descrever um caso clínico, cujos aspectos eram sugestivos de granuloma piogênico e lesão central de celulas gigantes e, principalmente, a displasia óssea fibrosa e o fibroma cemento ossificante. A lesão foi biopsiada, evidenciando à microscopia óptica uma presença de tecido fibroso e presença de calcificações ovoides basofílicas, indicando o diagnóstico final de fibroma cemento-ossificante. Para o diagnóstico, os autores consideram essencial a associação dos aspectos clínicos, radiográficos e histopatológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Kawashima, Renata Sayuri, Mariana Abrantes Giannotti, Cláudia Maria de Almeida, and José Alberto Quintanilha. "MODELAGEM DINÂMICA ESPACIAL COMO FERRAMENTA PARA SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS DA PAISAGEM NA REGIÃO PORTUÁRIA DA BAIXADA SANTISTA." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 4 (2016): 703–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400040.

Full text
Abstract:
Considerando as pressões do setor de infraestrutura portuária sobre as configurações na forma de uso e planejamento do espaço na região portuária da Baixada Santista, tais como o aporte por áreas de retroporto, o armazenamento e o transporte de cargas, este estudo buscou desenvolver modelos dinâmicos da paisagem e investigar a relação entre as alterações no uso e cobertura da terra e a infraestrutura de transportes na região portuária da Baixada Santista-SP. A partir de produtos de sensoriamento remoto e da metodologia de modelagem dinâmica espacial baseada em autômatos celulares, foram gerados o mapa simulado e o cenário de prognóstico, considerando os projetos de expansão portuária para o ano de 2024. O crescimento das áreas construídas por influência dos projetos de expansão segue o sistema viário existente e a proximidade ao canal estuarino. Isso demonstra a tendência de localização de novas instalações em função das atividades portuárias, ligadas à circulação de mercadorias, e da infraestrutura implantada para o transporte de navegação e terrestre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Marur, Celso Jamil. "Curvas pressão-volume e expansão foliar em cultivares de algodoeiro submetidos à défcit hídrico." Scientia Agricola 56, no. 3 (1999): 563–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161999000300008.

Full text
Abstract:
Foi avaliado o comportamento de dois cultivares de algodoeiro em resposta ao déficit hídrico, utilizando-se a expansão foliar como parâmetro discriminatório, bem como a metodologia das curvas pressão-volume para comparar suas habilidades com relação ao ajustamento osmótico. Nos tratamentos estressados, os valores dos <FONT FACE="Symbol">Y</font>s em plena turgescência e em turgescência zero obtidos para 'IAC 13-1' foram 0,1 MPa menores do que os obtidos para 'IAC 20'. O ajustamento osmótico em plena turgescência foi de 0.15 e 0.03 MPa, e em turgescência zero foi de 0.18 e 0.07 MPa, respectivamente para os dois cultivares. Os menores valores obtidos para o cultivar 'IAC 13-1' parecem indicar que seus tecidos suportam o estresse por um tempo maior antes das células atingirem o estado de plasmólise. Os valores do módulo volumétrico de elasticidade aumentaram quando os dois cultivares foram submetidos ao estresse hídrico, sendo que o cultivar 'IAC 13-1' parece apresentar paredes celulares com maior elasticidade. Os valores de <FONT FACE="Symbol">Y</font>a, antes do amanhecer, em que ocorreu a paralização do crescimento da folha foram -1,04 MPa e -0,98 MPa para os cultivares 'IAC 13-1' e 'IAC 20', respectivamente, mas não detectou-se diferenças significativas entre os dois cultivares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Barbosa, Jane Roberta De Assis. "REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADES REGIONAIS REFERENTES AO USO DA INTERNET NO TERRITÓRIO BRASILEIRO." Revista Contexto Geográfico 3, no. 5 (2019): 75. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v3i5.6765.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o acesso a tecnologias digitais no território brasileiro passou por um processo de expansão alcançando novos usuários. O objetivo do artigo é discutir especificamente o uso da internet no território brasileiro, para o que serão estudadas duas variáveis. Primeiramente, o acesso a internet usando telefones celulares. Em segundo lugar, o funcionamento dos telecentros, que se configuram como uma política pública voltada à inclusão digital. A análise dos dados obtidos nos sítios eletrônicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que persistem desigualdades regionais concernentes ao uso da internet. Estas disparidades mostram uma concentração em subespaços específicos, ressaltando a importância de considerar o uso da Internet como uma categoria para compreender as Dinâmicas Territoriais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Da Silva, Ingrid Luana Almeida, Deynne A. Silva, Ronei M. Moraes, and Liliane S. Machado. "Expansão Tecnológica de um Serious Game Voltado ao Ensino de Geometria Plana Baseado no Geoplano." Comunicações em Informática 2, no. 1 (2018): 6. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2018v2n1.38023.

Full text
Abstract:
Serious Games são uma categoria especial de jogos que possuem um propósito que vai além da diversão, e por isso podem ser utilizados para promover propaganda, conscientização, ensino e treinamento. O GeoplanoPEC e o GeoplanoMob são serious games educacionais, baseados nas atividades realizadas em um tabuleiro chamado Geoplano, desenvolvidos pelo Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística (LabTEVE) da UFPB. Esses serious games buscam apoiar o aprendizado de geometria plana e o GeoplanoPEC foi desenvolvido considerando as configurações dos computadores das escolas públicas da Paraíba, enquanto que o GeoplanoMob foi desenvolvido considerando os telefones celulares com capacidade de executar aplicativos gráficos. Na época em que os serious games foram implementados, essas plataformas não possuíam muita capacidade computacional e, devido a essa limitação, os jogos tiveram que direcionar sua jogabilidade para o trabalho com perímetros de quadrados. No GeoplanoPEC, a disputa acontece através do desenho de quadrados com perímetro obtido através da multiplicação da face de dois dados e pode ocorrer entre dois jogadores ou entre um jogador e o computador, no qual as jogadas do computador são realizadas por uma inteligência baseada em redes Bayesianas do tipo Naive Bayes. O GeoplanoMob foi desenvolvido para uma plataforma ainda mais limitada quando comparada aos computadores pessoais. Dessa forma não foi possível implantar o sistema inteligente naquela versão do jogo, ocasionando numa alteração no desafio que passou a consistir na realização individual de desenhos a partir de instruções fornecidas por um personagem do jogo. O avanço tecnológico das plataformas móveis e a proliferação destas no ambiente escolar tornou possível a elaboração de uma nova versão dos jogos para a plataforma Android, que expande as funcionalidades das versões anteriores. Com o objetivo de ampliar o escopo de sua utilização nas escolas, a nova versão explora o perímetro e a área de formas geométricas como quadrados, losangos, retângulos, paralelogramos, trapézios e triângulos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Magalhães, Simone Rodrigues, Carlos Antonio Alvares Soares Ribeiro, João Carlos Martins De Azevedo, et al. "COMPORTAMENTO DO FOGO EM DIFERENTES PERÍODOS E CONFIGURAÇÕES DE UMA PAISAGEM NO NORDESTE DE PORTUGAL." Ciência Florestal 27, no. 2 (2017): 457. http://dx.doi.org/10.5902/1980509827728.

Full text
Abstract:
Neste trabalho aborda-se a importância do planejamento do uso e ocupação do solo, e do manejo dos sistemas florestais na redução do perigo de incêndio, analisando-se o comportamento do fogo em relação às alterações na paisagem da Deilão, nordeste de Portugal. Foram utilizadas cadeias de Markov e modelos de autômatos celulares como metodologia para projetar a paisagem no futuro. FlamMap foi utilizado para simular o comportamento do fogo. De acordo com as métricas da paisagem obtidas no Fragstats, observou-se que os cenários e projeções em Deilão têm uma tendência à simplificação da paisagem, o que pode facilitar a ocorrência de incêndios maiores e mais graves. A análise dos resultados indicou uma tendência ao aumento do perigo de incêndios na região, em grande parte, ocasionado pela expansão de plantações contínuas de florestas. Para evitar tais impactos, o manejo florestal e ordenamento da paisagem devem ser modificados a fim de se reduzir o acúmulo de materiais combustíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Jacon, Liliane da Silva Coelho, Ana Carolina Garcia de Oliveira, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, and Irene Cristina de Mello. "EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 1, no. 1 (2013): 88–101. http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p88-101.i5290.

Full text
Abstract:
Nos tempos atuais, existe um apelo cada vez maior para a inclusão de dispositivos móveis na sala de aula, tais como tablets, celulares, smartphones com o intuito de melhorar o aprendizado a as práticas de ensino. No entanto, a presença dessas tecnologias provoca questionamentos, desafios, reflexões sobre a necessidade de repensar a prática pedagógica. Para isto, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa exploratória para discutir o processo de incorporação de tecnologias na educação. Primeiramente, são apresentadas algumas reflexões sobre a expansão tecnológica e suas aplicações. Em seguida, é abordado o processo de incorporação das TIC na educação: quais as etapas necessárias e os desafios e tensões a serem superados, principalmente com relação à formação de professores. O professor continua a ser crucial para orientar o processo de ensino aprendizagem, mas o seu papel de professor muda. Apresenta também o relato de uma atividade pedagógica realizada com a participação de discentes do curso de licenciatura Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sob a orientação de duas professoras (uma formadora de professores de Química e uma professora de informática).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Rolf Junior Ferreira, and Raimunda Conceição de Vilhena Potiguara. "Aplicações taxonômicas da anatomia foliar de espécies amazônicas de Oenocarpus Mart. (Arecaceae)." Acta Botanica Brasilica 22, no. 4 (2008): 999–1014. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062008000400011.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se estudar a anatomia foliar de Oenocarpus bacaba Mart., O. distichus Mart., O. mapora H. Karst. e O. minor Mart., visando verificar se existem entre as espécies diferenças anatômicas qualitativas úteis a sua delimitação taxonômica. Observou-se que as pinas de todos os representantes são anfiestomáticas e apresentam tecido epidérmico heteromórfico revestido por cutícula lisa, sobre a qual há depósitos de cera epicuticular nas formas filamentosas de extremidade gancheiforme e em placas retangulares; possuem estômatos tetracíticos e tricomas tectores bifilamentosos. O mesofilo é dorsiventral com braquiesclereídes, estruturas secretoras de mucilagem e feixes vasculares colaterais secundários e terciários, para os secundários diagnosticou-se quatro tipos, sendo o tipo III, com três vasos metaxilemáticos, o único comum às espécies. Características como: estômatos ciclocíticos; número de estratos do tecido de expansão; formas da nervura central e margem das pinas, mostraram-se peculiares a determinados taxa. Para o axis foliar, constatou-se que a forma e organização celulares do tecido parenquimático, nas regiões central e mediana, difere entre as espécies. Elaborou-se uma chave de identificação anatômica para as espécies de Oenocarpus Mart. analisadas, demonstrando que há entre estas diferenças estruturais significativas a nível qualitativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ramos, Lígia Marina Piai Dias, Edmilson Rodrigo Daneze, Geórgia Modé Magalhães, and Silvana Alvares de Oliveira. "SCHWANNOMA CUTÂNEO EM CÃO BOXER - RELATO DE CASO." Science And Animal Health 2, no. 1 (2014): 80. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v2i1.3083.

Full text
Abstract:
Schwannoma refere-se à neoplasia que se origina das células de Schwann, localizadas no sistema nervoso periférico e são incomuns em cães. Um cão, macho, da raça Boxer, com dez anos de idade, foi encaminhado com queixa principal de um nódulo cutâneo em localização torácica lateral direita, próximo às primeiras costelas. Durante o exame clínico observou-se que o nódulo media aproximadamente 5 cm de diâmetro, possuindo formato arredondado, consistência firme e não ulcerado. Foram realizados exames pré-operatórios de rotina e optou-se pela retirada cirúrgica da massa. Na microscopia de luz observou-se uma massa de característica neoplásica apresentando formato ovalado bem delimitada e com crescimento expansivo. As células estavam distribuídas em ninhos com feixes celulares. Os núcleos eram fusiformes e de tamanhos variados. Não foram observadas figuras de mitoses. O diagnóstico foi baseado nas descrições morfológicas das células neoplásicas. Conclui-se que o Schwannoma foi uma neoplasia de características histológicas e comportamento benigno devido à localização distal a nervos da raiz da medula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Allana Desirée Teixeira de, Cecília Estrela Rodrigues de Castro, João Onofre Trindade Filho, Kaline Daniele De Souza Amaro, Vinicius Nogueira Trajano, and Hermann Ferreira Costa. "ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA DO ADENOCARCINOMA INVASIVO DE COLO UTERINO." Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança 17, no. 1 (2019): 62–70. http://dx.doi.org/10.17695/revcsnevol17n1p62-70.

Full text
Abstract:
O adenocarcinoma de colo uterino é responsável por 25% dos cânceres cervicais, assintomático no início, com pico entre 50 e 60 anos. O diagnóstico precoce ocorre a partir de exame histopatológico em colposcopia. Sem rastreio por exame citopatológico, sua expansão pode se tornar mais agressiva que o carcinoma de células escamosas, necessitando de tratamento eficaz, que varia de histerectomia isolada a associada à radioterapia, ou quimioterapia, em busca de qualidade de vida e boa resposta terapêutica. O objetivo do trabalho foi relatar um caso clínico de adenocarcinoma invasivo de colo uterino por sua menor incidência e pior prognóstico. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa quali-quantitava, do tipo estudo de caso, em clínica particular, em João Pessoa-PB, com paciente do sexo feminino, 39 anos. A coleta de dados ocorreu em uma revisão de prontuário médico com enfoque nas condições relativas à sintomatologia, evolução do quadro clínico e tratamentos utilizados. A partir de uma revisão da literatura, foi realizada uma análise crítica com os dados coletados. Esta pesquisa respeitou os aspectos éticos preconizados pela Resolução CNS 466/2012 e o Código de Ética Médica, valendo-se de termo de consentimento livre e esclarecido. M. M. L., 39 anos, inicialmente em exame citopatológico de rotina apresentou atipias celulares, que em exame histopatológico inicial, não revelou alterações. Após persistência de investigação e seguimento clínico, foi diagnosticada com adenocarcinoma invasivo de colo uterino, sem sintomas evidentes, e tratada com cirurgia de Wertheim-Meigs. Logo, é essencial educação em saúde para melhor rastreio e prevenção de fatores de risco das lesões de colo uterino a toda população, seja por sua alta incidência, seja pelo seu prognóstico ruim se não diagnosticado e tratado precocemente, principalemente se adenocarcinoma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Jurado da Silva, Paulo Fernando. "GEOGRAFIA DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL: um esforço de síntese." Revista Cerrados 16, no. 02 (2020): 03–30. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692201816020330.

Full text
Abstract:
A sociedade experimenta no período técnico atual transformações profundas advindas, sobretudo, do uso crescente dos serviços de telecomunicação e das tecnologias de informação que redirecionam, em diversos sentidos, os processos de acumulação, ampliação do capital, mas também das redes de articulação e gestão territorial. Em termos metodológicos e práticos, de um lado, observa-se empiricamente uma crescente incorporação das tecnologias da informação e telecomunicação na produção econômica e dos bens materiais e, de outro, se verifica a intensificação do fenômeno da desigualdade, complementaridade, antagonismo entre espaços dotados de maior densidade técnica e outros com menor carga de infraestrutura material e inovação. Assim, da mediação entre o Estado e o poder privado na utilização do território surgem conflitos, simbioses e apropriações que precisam ser mais bem estudadas na Geografia. Com isso, a análise das empresas privadas de telecomunicação é tomada como fio condutor e objetivo maior para a leitura espacial dos segmentos de televisão por assinatura, telefonia celular e internet, no momento em que o Brasil passa por diversas transformações socioespaciais, com a ampliação da densidade técnica territorial, no período recente.
 Palavras-chave: Uso corporativo do território. Tecnologias da informação. Telecomunicações. Empresas de telecomunicação. Brasil.
 
 GEOGRAPHY OF TELECOMMUNICATIONS IN BRAZIL: an synthesis effort 
 ABSTRACT
 Society experiences, in the present technical era, deep transformations coming, mostly, from the increasing in telecommunication services and information technologies that redirect, in many ways, the accumulation process, capital enlargement, as well as the articulation nets and territorial management. In methodological and practical terms, on one side we observe a crescent incorporation of information and telecommunication technologies in the economic production and material items; on the other side we verify the intensification of the inequality, complementarity and antagonism phenomena among bigger spaces with more technical density and others with less infrastructure material and innovation. Therefore, in the mediation between the State and the private sector, in use of the territory, there are conflicts, symbiosis and appropriations that need to be better evaluated in Geography. With that, the analysis of private telecommunication companies is taken as a conduit and major objective for air space reading for cable TV, cellular phones and internet; at the moment that Brazil is going through many social air space transformations, with the expansion of technical territorial density, in the recent period.
 Keywords: Corporative use of territory. Information technology. Telecommunications. Telecommunication enterprises. Brazil.
 
 GEOGRAFÍA DE LAS TELECOMUNICACIONES EN BRASIL: un esfuerzo de síntesis
 RESUMEN
 La sociedad experimenta en el período técnico actual transformaciones profundas provenientes, sobre todo, del uso creciente de los servicios de telecomunicación y de las tecnologías de información que redireccionan, en diversos sentidos, los procesos de acumulación, ampliación del capital, pero también de las redes de articulación y gestión territorial. En términos metodológicos y prácticos, por un lado, se observa empíricamente una creciente incorporación de las tecnologías de la información y telecomunicación en la producción económica y de los bienes materiales y, por otro, se verifica la intensificación del fenómeno de la desigualdad, complementariedad, antagonismo entre espacios dotados de mayor densidad técnica y otros con menor carga de infraestructura material e innovación. Así, de la mediación entre el Estado y el poder privado en la utilización del territorio surgen conflictos, simbiosis y apropiaciones que necesitan ser mejor estudiadas en la Geografía. Con eso, el análisis de las empresas privadas de telecomunicación es tomado como hilo conductor y objetivo mayor para la lectura espacial de los segmentos de televisión por suscripción, telefonía celular e internet, en el momento en que Brasil pasa por diversas transformaciones socioespaciales, con la ampliación de la región la densidad técnica territorial, en el período reciente.
 Palabras clave: Uso corporativo del territorio. Tecnologías de la información. Telecomunicaciones. Empresas de telecomunicación. Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Jean Jesus Ilsuk da, and Sony Cortese Caneparo. "ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE PONTAL DO PARANÁ (PARANÁ – BRASIL), ENTRE OS ANOS DE 1980 e 2032 DECORRENTES DA INSTALAÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO." Revista Cerrados 15, no. 02 (2020): 263–90. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692v15n22017p263a290.

Full text
Abstract:
O município de Pontal do Paraná está localizado no litoral do estado do Paraná, na região sul do Brasil. Em 1995, foi aí instalado o Porto de Pontal Importação e Exportação LTDA e, em 2013, foi aprovada a licença ambiental para a construção de um complexo portuário neste município. Tal obra se apresenta como um desafio, devido ao potencial que o mesmo apresenta em produzir impactos ambientais e mudanças nos padrões de uso da terra.Essa pesquisa objetiva analisar as mudanças espaciais que podem ocorrer futuramente no uso da terra e na cobertura vegetal em Pontal do Paraná (2032), em virtude da instalação deste complexo. Foram utilizadas rotinas de sistemas de informações geográficas, inseridas no IDRISI TAIGA, da Clark University, dentre elas se destacam a Cadeia de Markov e os Autômatos Celulares para a geração do cenário futuro. O resultado da modelagem preditiva (2032), em função da expansão portuária, foi um aumento nas áreas urbanas, fator que poderia impactar diretamente as áreas de Restingas, de Mangues e da Floresta Ombrófila Densa. O presente trabalho revelou que o uso da modelagem preditiva pode ser uma ferramenta bastante útil para a avaliação e interpretação de cenários futuros.
 Palavras-chave: Modelagem Preditiva; Ambiente Litorâneo; Dinâmica Espaço-Temporal.
 
 ANALYSIS OF SPACE VARIATIONS IN THE MUNICIPALITY OF PONTAL DO PARANÁ (PARANÁ - BRAZIL), BETWEEN 1980 AND 2032 ARISING FROM THE PORT COMPLEX INSTALLATION
 Abstract
 The city of Pontal do Paraná is located on the coast of the state of Paraná, in the southern region of Brazil. In 1995, the Port of Pontal Importação e Exportação Company was installed there, and in 2013, the environmental license was approved for the installation of a port complex in this municipality. This Port presents itself as a challenge, due to its potential in producing environmental impacts and changes in land use patterns. This research aims to analyze the spatial changes that may occur in the future of land use and vegetation cover of Pontal do Paraná (2032), due to the installation of this complex. Routines of geographic information systems, inserted in the IDRISI TAIGA, of Clark University, among them, the Markov Chain and the Cellular Automatics were used to generate the future scenario. The result of predictive modeling (2032), caused by the port expansion, was an increase in urban areas, a factor that could directly impact the areas of restingas, mangroves, and the atlantic rainforest. The present study revealed that the use of predictive modeling can be a very useful tool for the evaluation and interpretation of future scenarios.
 Keywords: Predictive Modeling; Coastal Environment; Spatio-Temporal Dynamics.
 
 ANÁLISIS DE LAS VARIACIONES ESPACIALES EN EL MUNICIPIO DE PONTAL DO PARANÁ (PARANÁ - BRASIL), ENTRE LOS AÑOS 1980 Y 2032 RESULTANTE DE LA INSTALACIÓN DEL COMPLEJO PORTUARIO
 Resumen
 El municipio de Pontal do Paraná está ubicado en la costa del estado de Paraná, en la región sur de Brasil. En 1995, se instaló el Puerto de Importación y Exportación de Pontal Ltd. y, en 2013, se aprobó el permiso ambiental para la construcción de un complejo portuario en este municipio. Esta obra se presenta como un desafío, debido a la posibilidad de producir impactos ambientales y cambios en los patrones de uso de la tierra. El objetivo de este estudio es analizar los cambios espaciales que puedan ocurrir en el futuro uso de la tierra y la vegetación en el Pontal do Paraná (2032), debido a la instalación de este complejo. Las rutinas se utilizan sistemas de información geográfica, insertado en el IDRISI TAIGA, Clark University, entre ellos se encuentran la Cadena de Markov y Autómatas Celulares para la generación de escenarios futuros. Los resultados de la modelización predictiva (2032), dependiendo de la expansión de lo puerto, fue un aumento en las zonas urbanas, un factor que podría tener un impacto directo sobre las áreas de Restinga, Manglares y Bosque Ombrophilous Denso. El presente estudio demostró que el uso de modelado predictivo puede ser una herramienta muy útil para la evaluación e interpretación de escenarios futuros.
 Palabras clave: Modelado Predictivo; Costero; Dinámica Espacio-Temporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gonçalvez, Carlos Alberto, Cid Gonçalves Filho, Paulo Augusto Gomes Ferreira, and Ricardo Teixeira Veiga. "Antecedentes da Lealdade do Consumidor: um estudo empírico no mercado de telefonia celular." Revista de Ciências da Administração, December 8, 2009, 136–68. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p136.

Full text
Abstract:
O mercado de telefonia móvel tem sido caracterizado por elevadas taxas de expansão em número de usuários, isso é promovido pelo potencial de mercado e rentabilidade das firmas. Se estabelece, então, um quadro de competição baseado em inovações de rupturas tecnológicas, portabilidade numérica, competição intensa entre as operadoras de telecomunicações e índices de movimentação na base de clientes. Estudos anteriores consideram elementos externos, como a satisfação e a qualidade, os principais antecedentes da lealdade. O modelo de pesquisa proposto neste trabalho inclui características pessoais como a inércia e a identidade saliente como antecedentes das intenções de lealdade e da lealdade real. Com base em uma survey com 270 clientes de telefonia móvel pós-paga, os resultados revelaram que a maioria das operadoras falha em criar a lealdade real, sendo que os custos da mudança e a inércia do consumidor apresentaram os impactos mais significativos na lealdade real. Os principais fatores apontados pelos consumidores como constituintes da qualidade dos serviços foram a qualidade das ligações, os serviços de valor agregado e a qualidade no atendimento. Os consumidores mostraram possuir baixa identidade com as operadoras, caracterizando uma relação meramente comercial. Além da discussão sobre as implicações acadêmicas, apresentam-se recomendações gerenciais para ganhos de satisfação do cliente e discussão sobre custos de mudança, a fim de aumentar a lealdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography