Academic literature on the topic 'Expansão da geração de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Expansão da geração de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Expansão da geração de energia"

1

Paulista, Cássio Rangel, Tatiane Stellet Machado, and Joao Jose de Assis Rangel. "Análise da expansão da geração elétrica fotovoltaica e emissões de dióxido de carbono." Revista Produção e Desenvolvimento 3, no. 1 (April 30, 2017): 12–25. http://dx.doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.208.

Full text
Abstract:
This paper aims to analyze the photovoltaic electricity energy expansion and recent data about the behavior of the CO2 emissions in Brazil and other selected countries. Data were collected from different bases as International Energy Agency (Agência Internacional de Energia), Ministry of Energy and Mines (Ministério de Minas e Energia), Research Electric Company as well as other papers in the field. Kaya Identity was applied as basis in order to evaluate the CO2 emissions. As a result, it could be seen a clear domain of Germany and Italy in the photovoltaic generation sector, with high investments in the development and dissemination of that technology. Brazil presented an energetic matrix of low carbon but with a tendency to increase emissions per capita throughout the years. The effect of decoupling between the greenhouse gas emissions and the large-scale economic development was checked. It was realized that that phenomenon tends to intensify it since renewable energy technologies get higher levels of use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Fabio Rubens, Emília Satoshi Miyamaru, and Gilberto Martins. "Desempenho ambiental da destinação e do tratamento de resíduos sólidos urbanos com reaproveitamento energético por meio da avaliação do ciclo de vida na Central de Tratamento de Resíduos - Caieiras." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 5 (October 2017): 993–1003. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017155522.

Full text
Abstract:
RESUMO A principal destinação de resíduos sólidos urbanos (RSU) coletados no Brasil tem sido aterros controlados e sanitários. Em raros casos, são aplicadas outras soluções, que poderiam trazer benefícios adicionais para as localidades. O aproveitamento do RSU é uma alternativa promissora. De imediato, apresenta-se a alternativa de geração de energia elétrica. Nesse caso, embora não se trate de potencial com dimensão suficiente para sustentar uma estratégia de expansão da oferta de energia elétrica do país em longo prazo, a geração de eletricidade mediante RSU é elemento importante de uma estratégia regional ou local e, portanto, não deve ser desconsiderada. Nesse cenário, este trabalho procurou estudar a viabilidade de implementação de tecnologias alternativas e complementares de destinação de RSU com geração de energia elétrica, levando em consideração seus impactos ambientais e utilizando como ferramenta a Avaliação de Ciclo de Vida (AVC). Os resultados mostraram que, entre as alternativas levadas em conta neste estudo, a geração de energia elétrica por intermédio dos processos combinados de tratamento mecânico biológico e incineração é a mais atraente em termos de impactos ambientais. A geração de energia elétrica por meio do processo de incineração mass burning mostrou-se também atraente no tocante a impactos ambientais. Como conclusão geral deste estudo, identificou-se a existência de alternativas e oportunidades para a implementação de projetos relacionados à geração de energia elétrica no Brasil por RSU, especialmente pelo processo de incineração, embora ainda existam barreiras econômicas, políticas e sociais que precisam ser vencidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Abranches Felix Cardoso Junior, Ricardo, Alessandra Schwertner Hoffmann, Leonardo De Oliveira Barbosa, and Roberta De Azevedo Pires Soares Coutinho. "A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A REDUÇÃO DE CARBONO NA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA." Revista Internacional de Ciências 11, no. 1 (April 29, 2021): 42–60. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2021.51563.

Full text
Abstract:
As últimas conferências mundiais de meio ambiente e mudanças climáticas tiveram papel fundamental para difusão e inserção das energias renováveis na matriz elétrica mundial. Nesse contexto, as fontes renováveis de geração distribuída se destacam por apresentarem vantagens tanto no âmbito econômico quanto socioambiental. Este estudo analisa o contexto nacional e internacional da geração distribuída de energia solar fotovoltaica, através da comparação entre eles e proposição de estratégias para uma maior penetração e difusão desta modalidade de geração. É realizada também uma análise temporal da emissão de carbono na matriz elétrica, baseada principalmente na geração termelétrica, e verificada a projeção de emissões com base na evolução da geração distribuída, segundo o PDE 2026. A fim de materializar a redução da emissão, foi parametrizada e calculada a área em hectares de Mata Atlântica necessária para sequestrar dado volume de gás carbônico equivalente. As análises realizadas visam ampliar os estudos para expansão da participação da geração distribuída solar fotovoltaica na matriz elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Xavier, Carlos Vinicius, and Luiz Henrique de Melo dos Santos. "O mito da renovabilidade na expansão da agroindústria sucroenergética." Agrária (São Paulo. Online), no. 13 (December 5, 2010): 196–215. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i13p196-215.

Full text
Abstract:
No contexto da expansão da agroindústria sucroenergética, verifica-se um esforço do setor por relacionar a temática ambiental às atividades por este desenvolvidas, em especial à produção do etanol. Observa-se a conformação de um discurso que prima pela identificação do processo de geração do agrocombustível enquanto uma forma renovável de produção energética. Em contraposição aos argumentos que ressaltam tal renovabilidade, ou mesmo que identifica no etanol de cana-de-açúcar a existência de uma suposta fonte de energia limpa, propõe-se neste artigo desenvolver uma análise que revela tal discurso enquanto um mito. Baseando-se em uma reflexão interdisciplinar, discutimos, portanto, alguns dos impactos territoriais resultantes da atual cadeia produtiva do etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goldemberg, José. "O estado atual do setor elétrico brasileiro." Revista USP, no. 104 (March 5, 2015): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p37-44.

Full text
Abstract:
Neste artigo é feita uma análise da evolução do sistema de produção de eletricidade, que até recentemente era predominantemente hidrelétrica e que atendeu bem às necessidades do país até o fim do século XX. O abandono da construção de grandes reservatórios que acompanhassem o aumento de geração tornou o sistema vulnerável a variações de clima e precipitação hídrica, o que levou a uma “carbonização” do sistema com usinas térmicas representando hoje cerca de 30% da energia produzida. A expansão da geração de eletricidade com fontes renováveis de energia (biomassa, eólica, solar) é apresentada como a solução para esse problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Carmen Brum, Julio Cezar Mairesse Siluk, Leandro Michels, Paula Donaduzzi Rigo, and Graciele Rediske. "A gestão da energia solar fotovoltaica sob a ótica da bibliometria." Tecno-Lógica 22, no. 2 (July 31, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.12019.

Full text
Abstract:
A geração de energia solar fotovoltaica cresce exponencialmente em todo o mundo, e esse crescimento técnico e comercial deve estar apoiado a estudos de gestão da energia através de ferramentas de apoio à tomada de decisão. Neste sentido, este artigo investigou, a partir de uma análise bibliométrica, o cenário atual das pesquisas acadêmicas na área de Energia Solar Fotovoltaica em cruzamento com os conceitos de Avaliação de Desempenho, Indicadores de Desempenho e Análise Multicritério de Decisão, em um período de 5 anos, de 2011 a 2016. Através desta busca, foram encontrados 49 artigos e constatou-se o potencial internacional dos estudos em energia fotovoltaica, confirmando que as pesquisas abordadas possuem um alto grau de impacto e de citações envolvendo diversos países. Porém, não foram encontrados estudos que envolvessem a temática de desenvolvimento de técnicas de gestão para esta fonte de energia que se encontra em constante expansão. Isso confirma uma lacuna no ambiente de pesquisa científica que deve ser preenchida, visto que estudos nesta área são essenciais para assegurar a continuidade do crescimento da energia solar fotovoltaica no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

VIANA, GUSTAV IVES MENDES NICÁCIO, and ALEXANDRE LIMA MARQUES SILVA. "Geração de energia elétrica e externalidades negativas: o impacto da introdução da política de tarifa ótima para o setor industrial no Brasil." REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 4, no. 11 (August 30, 2011): 43–56. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v4i11.771.

Full text
Abstract:
A produção de energia elétrica adequada à demanda constitui um fator relevante para a manutenção de taxas de crescimento do produto de uma economia. A afirmativa decorre do fato deste segmento produtivo se constituir num dos componentes de infra-estrutura de uma região. Em seu Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica, o Ministério das Minas e Energia – MME coloca que, considerando o âmbito nacional, a tendência apresentada pela demanda por energia supera a capacidade de geração do país, MME/EPE1 (2007). Um segundo aspecto que corrobora a afirmativa precedente constitui no fato de muitos Estados terem revelado preocupação com a elevação de suas bases geradoras; sendo isto evidente na realização de fóruns nacionais, compostos por agentes ligados diretamente à questão energética como o (ONS)2, (ANEEL)3, (MME)4, para discutir medidas e definir metas para o setor no Brasil. Com relação à capacidade de geração de energia, o Brasil apresenta potencialidades em alguns segmentos que o faz destacar-se no ramo de energia renovável. Mais especificamente, o país apresenta diversificada pauta de geração de eletricidade, concentrando 45% desse total em fontes renováveis. Por outro lado, dos 55% restantes, 45% é proveniente do petróleo e derivados MME (2008). Considerando este contexto de potencialidade de produção em diversos segmentos versus tendência de insuficiência na oferta, este estudo pretende estimar o comportamento da Curva de Demanda Residencial, Industrial e Comercial por energia elétrica para o País e identificar os reais impactos ao consumo provenientes de uma política de tarifa ótima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trapp, Guilherme Sperling, and Luis Henrique Rodrigues. "Avaliação do custo sistêmico total da geração de energia eólica em face da substituição das fontes hidrelétrica e termoelétrica considerando as externalidades socioeconômicas e ambientais." Gestão & Produção 23, no. 3 (July 7, 2016): 556–69. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2028-15.

Full text
Abstract:
Resumo O mercado de geração de energia está em contínua expansão no Brasil. Este mercado é formado por diferentes fontes de geração de energia, as quais acarretam diferentes impactos socioeconômicos e ambientais atrelados às suas operações. Estes impactos geram externalidades na forma de dano para a sociedade e a compensação destes não é de consenso comum entre os atores envolvidos. Neste sentido, o presente artigo busca, com a aplicação do método do pensamento sistêmico, criar um modelo computacional de dinâmica de sistemas que possibilite a avaliação do custo sistêmico total, considerando as externalidades, da geração de energia. Para este fim, foi aplicada uma adaptação do método do PSPC – Pensamento Sistêmico e Planejamento por Cenários. Na primeira fase, gerou-se um entendimento maior sobre a temática. Em seguida, realizou-se a construção do modelo computacional e, por fim, o modelo foi aplicado a três usinas reais a fim de se fazer uma avaliação da inserção da energia eólica em face da substituição das fontes hidroelétrica e termoelétrica a carvão. Os resultados obtidos apresentaram uma evolução no entendimento na comparação do real custo da energia para a sociedade, devido ao aprendizado proporcionado pela utilização do pensamento sistêmico em conjunto com a modelagem dinâmica de sistemas. Os dados encontrados também apontaram para uma mudança nas decisões sobre a matriz energética, se adotado um custo sistêmico para avaliação de novos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Zilmar José de, and Paulo Furquim de Azevedo. "Geração de energia elétrica excedente no setor sucroalcooleiro: um estudo a partir das usinas paulistas." Revista de Economia e Sociologia Rural 44, no. 2 (June 2006): 179–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032006000200002.

Full text
Abstract:
A geração de energia elétrica por parte do setor sucroalcooleiro encontra-se muito aquém de seu potencial. Este artigo tem por objetivo identificar os entraves para a ampliação da oferta de excedentes de energia elétrica pelo setor sucroalcooleiro, utilizando, para tanto, cinco estudos de caso com usinas paulistas. Os elevados custos associados à comercialização da energia elétrica - seja na venda de excedentes, seja na aquisição para consumo próprio - constituem a explicação mais plausível para a auto-suficiência na produção de energia elétrica pelo setor sucroalcooleiro, aliada à pequena geração de excedentes de energia para comercialização. Das cinco usinas estudas, as três que comercializam excedentes de energia o fazem como parte de uma estratégia de antecipação da necessidade futura de auto-suficiência. Havendo custos associados à venda de excedentes de energia elétrica, não há incentivos à utilização de tecnologias de maior eficiência energética. As políticas públicas voltadas à expansão dos excedentes de energia devem voltar-se para a redução dos custos associados à comercialização de excedentes de energia. Particularmente interessante é aumentar o volume de consumidores livres e amparar a comercialização entre estes e os co-geradores de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Albuquerque, Leonardo Lins de, Adiel Teixeira de Almeida, and Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante. "Aplicabilidade da programação matemática multiobjetivo no planejamento da expansão de longo prazo da geração no Brasil." Pesquisa Operacional 29, no. 1 (April 2009): 153–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382009000100008.

Full text
Abstract:
O trabalho evidencia a aplicabilidade da Programação Linear Multiobjetivo no planejamento da expansão de longo prazo da geração do sistema elétrico brasileiro. Para melhor viabilizar a utilização da programação linear multiobjetivo no contexto em sistemas fortemente hidrelétricos, como o do Brasil, é explorada uma abordagem gráfica e proposto um procedimento. Por meio deste, permite-se encontrar a composição ótima de um sistema hidrotérmico para atender montantes projetados de energia elétrica no futuro, a qual se beneficie, também, das hidrologias favoráveis e de maior probabilidade de ocorrência, adotando-se, todavia, proteção contra períodos de vazões reduzidas com o uso de usinas térmicas de segurança flexíveis e de forma econômica. Como resultado deste trabalho, conclui-se que a metodologia de programação linear multiobjetivo tem amplo campo de utilização no contexto do novo modelo institucional do setor elétrico brasileiro, no qual o planejamento da expansão, coordenado pelo Governo Federal, será, naturalmente, foco de naturais e até conflitantes pressões e de objetivos a se considerar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Expansão da geração de energia"

1

Daher, Mario Jorge. "Planejamento de expansão da geração com incerteza no mercado." [s.n.], 1989. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261623.

Full text
Abstract:
Orientador: Secundino Soares Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-14T21:18:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daher_MarioJorge_M.pdf: 14291936 bytes, checksum: 00e8aeb7d4d529f3c75cf76728b5be5e (MD5) Previous issue date: 1989
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para abordar a incerteza do mercado de energia elétrica no atual processo de planejamento da expansão da geração do sistema elétrico brasileiro. Esta metodologia está baseada no principio de que, não se conhece, ou não se admite atribuir probabilidades de ocorrência de diferentes cenários de demanda previstos para os estudos de planejamento. A escolha da melhor alternativa de expansão, frente a esses cenários de demanda, pode ser obtida através da utilizaçâo de diversos métodos de tomada de decisão sob incerteza, tais como: LAPLACE, MINIMAX, MINIMIN, HURWICZ e SAVAGE. É apresentado um estudo de caso aplicado ao Sistema Interligado Brasileiro no horizonte de planejamento de médio prazo 1989/2003, considerando os condicionantes conjunturais do Setor Elétrico conhecidos no final do ano de 1988
Abstract: This work presents a methodology to treat the uncertainty of the demand for electric energy process for the expansion of the Brazilian electric generation system. This methodology recognizcs the difficulty of assignin probabilities to lhe many sceneries used to forecast demand. As a consequence, no effort is made to quantify these probabilities and to use them in lhe decision process. The selection of the best alternative for expansion in the light of the sceneries of demand, may be obtained using several criteria for decision making under uncertainty, such as LAPLACE, MINIMAX, MINIMIN, HURWICZ E SAVAGE. A case study based in the Brazilian Interconnccted System is presented. The planning period is 1989/2003 and the conditions valid for the Electric Energy sector of Brazil in the end of 1988 are also considered.
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Romero, Lázaro Rubén Augusto. "Planejamento da expansão da geração de sistemas de transmissão por decomposição de benders hierarquisada." [s.n.], 1989. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260872.

Full text
Abstract:
Orientador : Alcir Monticelli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-14T01:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RomeroLazaro_RubenAugusto_M.pdf: 5090066 bytes, checksum: 0bd56dcf515cd584cc4f51709c11fb03 (MD5) Previous issue date: 1989
Resumo: Este trabalho apresenta o uso da técnica de decomposição de Benders para resolver o problema de planejamento de sistemas de transmissão a longo prazo. É mostrada a teoria da decomposição de Benders localizada no contexto da programação matemática de grande porte e aplicado ao modelo de transportes e ao modelo de fluxo de potência DC. Apresenta-se também a idéia de planejamento hierarquizado e o conceito de rede fictícia para contornar o problema de não convexidades e rede inicial desconexa próprios nos sistemas elétricos usados em planejamento a longo prazo. São apresentados resultados obtidos num sistema de seis barras
Abstract: Not informed.
Mestrado
Energia Eletrica
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Junior Irênio de Jesus. "Planejamento da expansão de sistemas de transmissão considerando segurança e planos de programação da geração." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260512.

Full text
Abstract:
Orientadores: Carlos Alberto Favarin Murari, Ruben Augusto Romero Lazaro
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-05T08:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SilvaJunior_IreniodeJesus_D.pdf: 556445 bytes, checksum: 5c960cb84852b3168eabbeed28c1a28a (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Este trabalho apresenta algumas propostas para solucionar o problema de planejamento da expansão de sistemas de transmissão, estático e multiestágio, considerando restrições de segurança - critério de segurança (n_1), assim como para o planejamento da expansão de um sistema elétrico que satisfaça simultaneamente vários planos de programação da geração pré-especificados. Visando superar deficiências na determinação de soluções ótimas para sistemas de grande porte quando se usa métodos exatos, como decomposição de Benders e algoritmos Branch and Bound, implementouse um algoritmo genético (AG) especializado, o AG de Chu-Beasley. Utilizou-se o modelo DC para realizar a modelagem da rede elétrica para os problemas da expansão de sistemas de transmissão aqui propostos. Para a geração da população inicial e melhora de um descendente do AG de Chu-Beasley utilizou-se o algoritmo heurístico construtivo de Villasana-Garver-Salon
Abstract: This Ph.D. thesis presents some proposals to solve the transmission network expansion planning problem, static and multistage, taking into account security constraints - (n _ 1) security criterium, and the transmission expansion planning to satisfy some generation programming plans. Trying to find optimal solutions to large scale power systems, the specialized genetic algorithm of Chu-Beasley was implemented. The DC model was used to model the electrical network, and the constructive heuristic algorithm of Villasana-Garver-Salon was implemented to create the initial population and to improve the offsprings of the Chu-Beasley Genetic Algorithm
Doutorado
Energia
Doutor em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ricciulli, Durval Luiz Silva 1954. "Planejamento da expansão da geração de sistemas hidrotermicos de potencia, otimizando os usos multiplos da agua dos reservatorios." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261151.

Full text
Abstract:
Orientador: Sergio Valdir Bajay
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-13T21:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricciulli_DurvalLuizSilva_D.pdf: 13090488 bytes, checksum: 1955c8ac776df51d08fb748602a22469 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: Neste trabalho se procura dar uma contribuição substancial para a evolução do planejamento da expansão da geração de sistemas hidrotérmicos de potência no país. Considera-se a possibilidade de utilização múltipla da água dos reservatórios das usinas hidroelétricas candidatas, através da utilização de técnicas conversacionais de programação multiobjetivo. Inicialmente é apresentada uma modelagem utilizando programação linear para o problema da expansão de sistemas hidrotérmicos de potência. Posteriormente, são introduzidas algumas variáveis inteiras, para representar a componente do custo de capital das usinas hidroelétricas candidatas que independe de sua motorização. Este refinamento é fundamental na modelagem de usinas de grande porte. A seguir são introduzidos o cálculo da confiabilidade da reserva de ponta do sistema e as identificações hidrológicas, a fim de considerar o efeito do período crítico no horizonte de planejamento. O modelo final obtido é aplicado a um sistema de potência brasileiro, obtendo-se o cronograma ótimo de instalação das novas usinas. Para a utilização múltipla da água dos reservatórios, são definidos dois objetivos: a minimização dos custos da geração e de transmissão de energia elétrica a médio prazo e a maximização dos benefícios líquidos oriundos dos usos múltiplos da água dos reservatórios das usinas envolvidas no plano de expansão do sistema. Dois métodos de programação multiobjetivo conversacionais são utilizados para resolver o problema multipropósito. Estes métodos são aplicados a um caso real, onde se considera, além da geração de energia elétrica, a possibilidade da água de alguns reservatórios ser usada para irrigação. A luz dos resultados obtidos faz-se uma comparação do desempenho destes métodos alternativos
Abstract: A substantial contribution to the development of generation expansion planninq for hydrothermal power systems is aimed at in this work. The possible multiple uses of the water from candidate hydro plant reservoirs are considered, employinq conversational techniques of multiobjective programminq. Initially, a modeling based on linear programming is presented for the hidrothermal power system exoansion problem. Then, some integer variables are introduced to represent the capital cost component that independs on the installed capacity of the candidate hydroplants. This refinement is fundamental in the modeling of large plants. Following, the peak power reserve reliability calculation and the identifications among critical period streamflow series and planning periods are introduced. The final model is applied to a Brazilian power system the optimal capacity schedulling of the new plants results. Taking into account the multiple uses of the water from candidate hydro plants, two objectives are defined: the rredium¿term cost minimization of electric power qeneration and transmission and the net benefit maximization accaming from the multipurpose uses of the water from the hydro plant reservoirs included in the power system expansion olan. Two conversational multiobjective programming methods are used to solve the multipurpose problem. These methods are applied to a real study case, where besides the power generation, irrigation using the water from some candidate hydro plant reservoirs is also considered. From the resultes obtained, the performance comparison between these alternative methods is carried out
Doutorado
Doutor em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barreto, Lucio Sangoi. "Modelo de otimização para o planejamento da expansão de sistemas de distribuição considerando geração distribuída." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/3159.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000395027-Texto+Completo-0.pdf: 14618614 bytes, checksum: be90478b9de0c440c3d346046ce172f1 (MD5) Previous issue date: 2007
This work presents a model for use in the problem of multistage planning of energy distribution systems including distributed generation. The expansion model allows alternatives to be considered for increasing the capacity of existing substations, for installing new ones, for using distributed generation, and for the possible change to feeders in terms of addition and removing feeders sections; combining, subdividing, and load transfer between feeders; and replacement of conductors. The objective function to be minimized is the present value of total installation costs (feeders and substations), of operating and maintaining the network, and of distributed generation. The model takes account of operational constraints on equipment capacities and voltage limits together with logical constraints, aiming at reducing the search space. The work presents (a) an extension to the linear disjunctive formulation to represent the inclusion, exclusion and replacement of branches; (b) a generalization of constraints related to the creation of new paths which can be applied in more complex topologies. The resultant mixed integer linear model allows the optimal solution to be found using mathematical programming methods such as the branch-and-bound algorithm. The validity and efficiency of the model are demonstrated with a medium voltage distribution network. The simulations deal with the planning of an electrical power distribution network in three stages, in five different situations: (a) each of the three stages planned independently; (b) multistage planning; (c) multistage planning with distributed generation; (d) multistage planning with distributed generation and constraints on investment; and (e) multistage planning with distributed generation considering three load levels. The influence of additional constraints is analyzed in terms of the computational effort required to find the optimum solution to the problem.
Neste trabalho apresenta-se um modelo para o problema de planejamento em múltiplos estágios da expansão do sistema de distribuição de energia, considerando geração distribuída. O modelo de expansão considera a ampliação da capacidade das subestações existentes, a instalação de novas subestações, o uso de geração distribuída, e os diferentes tipos de alterações possíveis nos alimentadores (ampliação, remoção, união, subdivisão, transferência de carga e substituição de condutores). A função objetivo a ser minimizada representa o valor presente dos custos totais de instalação (alimentadores e subestações), de operação e manutenção da rede e da geração distribuída. O modelo considera restrições operacionais, relacionadas com a capacidade dos equipamentos e com os limites de tensão, e restrições lógicas, com o objetivo de reduzir o espaço de busca. São apresentadas: (a) uma extensão da formulação linear disjuntiva que é capaz de representar a inclusão, a exclusão e a substituição de ramos da configuração inicial; (b) uma generalização das restrições relacionadas com a criação de novos caminhos que pode ser aplicada em topologias mais complexas.O modelo linear inteiro misto resultante permite que a solução ótima seja obtida através de métodos de programação matemática, tais como o algoritmo branch-and-bound. A validade e a eficiência do modelo são comprovadas através de exemplos de aplicação em uma rede de distribuição em média tensão. As simulações realizadas consideram o problema de planejamento em três estágios de uma rede distribuição de energia elétrica, admitindo cinco situações distintas: (a) planejamento independente de cada um dos três estágios; (b) planejamento multi-estágio; (c) planejamento multi-estágio com geração distribuída; (d) planejamento multi-estágio com geração distribuída e restrições de investimento; (e) planejamento multi-estágio com geração distribuída considerando três níveis de carregamento. É realizada também uma análise da influência das restrições adicionais, relacionando- as com o esforço computacional envolvido na determinação da solução ótima do problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Nicholas Eduardo Lopes dos. "Planejamento da expansão de sistema de distribuição considerando redução de cenários de demanda e geração distribuída." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3909.

Full text
Abstract:
Submitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2018-09-05T19:37:48Z No. of bitstreams: 8 Nicholas_Eduardo_Lopes_dos_Santos_2018.pdf: 1134120 bytes, checksum: de6da7ce734348755e0ca7b2b4212a63 (MD5) cluster_nodes_16_size_48.csv: 59426 bytes, checksum: f775d4775a1523f204043c946c2d57ac (MD5) cluster_nodes_16_size_200.csv: 236341 bytes, checksum: 40ab39add5f0d778c6539d28c894de41 (MD5) cluster_unit_1_size_48.csv: 5973 bytes, checksum: 6eac99d981bebc23d28c41ac1d577e2c (MD5) cluster_unit_1_size_200.csv: 16244 bytes, checksum: ef59fdb0e49418e1fe6aed35061d3b43 (MD5) cluster_unit_2_size_48.csv: 9118 bytes, checksum: 320e7f72fe0f6e9ffc39e6497b369be1 (MD5) cluster_unit_2_size_200.csv: 37612 bytes, checksum: 189ba1ad3d47ba41af4d26373be61f36 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-05T19:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 8 Nicholas_Eduardo_Lopes_dos_Santos_2018.pdf: 1134120 bytes, checksum: de6da7ce734348755e0ca7b2b4212a63 (MD5) cluster_nodes_16_size_48.csv: 59426 bytes, checksum: f775d4775a1523f204043c946c2d57ac (MD5) cluster_nodes_16_size_200.csv: 236341 bytes, checksum: 40ab39add5f0d778c6539d28c894de41 (MD5) cluster_unit_1_size_48.csv: 5973 bytes, checksum: 6eac99d981bebc23d28c41ac1d577e2c (MD5) cluster_unit_1_size_200.csv: 16244 bytes, checksum: ef59fdb0e49418e1fe6aed35061d3b43 (MD5) cluster_unit_2_size_48.csv: 9118 bytes, checksum: 320e7f72fe0f6e9ffc39e6497b369be1 (MD5) cluster_unit_2_size_200.csv: 37612 bytes, checksum: 189ba1ad3d47ba41af4d26373be61f36 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-05-04
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)
Traditionally, the maximum demand forecast in the planning horizon is used to determine the additions and reinforcements required for the expansion of a distribution system. The alternatives obtained with this model are considered overestimated because it considers a constant demand behavior along the planning horizon. Therefore, the search for a better representation of the demand in the planning models has been carried out, among them, the scenarios reduction based on clustering. This paper presents an analysis about the possibility of obtaining alternatives of expansion of lower cost in the planning of a distribution system representing the demand to be met and the distributed generation that can not be dispatched by more than one level. It is based on a planning model that considers a better representation of the load and generation that is solved through classical optimization techniques. The scenario reduction, used in the model, is based on levels groups that are defined and obtained whith k-means algorithm application. In addition to presenting expansion alternatives for different levels groups, it also shows that the processing times resulting from the combinatorial problem are acceptable.
Tradicionalmente, utiliza-se a demanda máxima prevista no horizonte de planejamento para determinar as adições e reforços necessários para a expansão de um sistema de distribuição. As alternativas obtidas com esse modelo são consideradas superestimadas, pois considera um comportamento de demanda constante ao longo do horizonte de planejamento. Diante disso, a busca por uma melhor representação da demanda nos modelos de planejamento tem sido realizada, dentre elas, a redução de cenários baseada em clusterização. Este trabalho apresenta uma análise sobre a possibilidade de obtenção de alternativas de expansão de menor custo no planejamento de um sistema de distribuição representando a demanda a ser atendida e a geração distribuída não despachável por mais de um patamar. Ela baseia-se em um modelo de planejamento que considera uma melhor representação da carga e da geração que seja resolvido através de técnicas de otimização clássica. A redução de cenários, utilizada no modelo, é baseada em grupos de patamares aos quais são definidos e obtidos com a aplicação do algoritmo k-médias. Além de apresentar alternativas de expansão para diferentes grupos de patamares, também mostra que os tempos de processamento, resultantes do problema combinatorial, são aceitáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jeronymo, Alexandre Cosme José. "Expansão do estado capitalista no contexto da política de universalização do acesso e uso da energia elétrica." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camargos, Ronaldo Sérgio Chacon. "Método para a identificação dos limites de geração distribuída fotovoltaica que alteram a necessidade de reforços detectada pelo planejamento da expansão de sistemas de distribuição de média tensão." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21974.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-12-12T18:05:11Z No. of bitstreams: 1 2016_RonaldoSergioChaconCamargos.pdf: 9688182 bytes, checksum: aaa85f7935aa2f232ce1d8822752cb00 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-12-19T15:50:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_RonaldoSergioChaconCamargos.pdf: 9688182 bytes, checksum: aaa85f7935aa2f232ce1d8822752cb00 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-19T15:50:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_RonaldoSergioChaconCamargos.pdf: 9688182 bytes, checksum: aaa85f7935aa2f232ce1d8822752cb00 (MD5)
Devido ao constante aumento no consumo de energia elétrica pela sociedade, novas modalidades de geração surgiram trazendo com elas a utilização de energias renováveis como fonte primária para a geração de eletricidade. Dessa forma, a geração distribuída fotovoltaica (GDFV) surgiu como uma excelente opção para atender a essa demanda crescente de energia através da conexão de micro e minicentrais geradoras diretamente à rede de distribuição. Todavia, os alimentadores não estão preparados e precisam se adaptar a essa nova realidade. As redes de distribuição possuem um planejamento a ser seguido para sua expansão e ele deve considerar a instalação de geração distribuída (GD). A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) exige que a expansão dos alimentadores seja planejada considerando a inserção desse tipo de geração, entretanto ela não define como isso deve ser feito. Com o intuito de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, o presente trabalho propõe um método para a identificação dos limites de GDFV que alteram a necessidade de reforços detectada pelo planejamento da expansão de redes de distribuição de média tensão. Esse método analisa os critérios de carregamento, nível de tensão e perdas técnicas antes e após a instalação dessa geração. Após a aplicação do método em duas redes radiais, uma hipotética e uma real, variando-se as curvas de carga, conclui-se que a inserção de GDFV pode alterar as situações consideradas críticas pelo planejamento da expansão. Tradicionalmente, a situação crítica para a rede acontece quando a demanda dos consumidores é máxima, contudo, quando se instala GDFV, os cenários que exigem reforços para o alimentador ocorrem nos momentos em que a GDFV injeta maior potência na rede: nas horas de maior irradiância solar e menor consumo. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Because of the constant increase in the electric energy consumption by society, new types of generation arose bringing together the use of renewables energies as the primary source for electricity generation. In this way, the photovoltaic distributed generation (PVDG) arose as one excellent option to meet this growing demand of energy through the direct connection to distribution networks of micro and minigenerators. However, these distribution networks are not prepared to receive those connections and they need to adapt to this new reality. The distributions networks have a planning for their augmentation and it must consider the installation of distributed generation (DG). However, the National Electric Energy Agency only requests that the network augmentation be planned considering the insertion of this kind of generation and it does not determine how this must be done. In this context, this study proposes a method for the identification of PVDG limits that change the requirements of reinforcements detected by the augmentation planning of medium voltage distribution networks. This method analyzes the criteria of loading, tension level and technical losses before and after the installation of PVDG. After the method application in two radials networks, one hypothetical and one real, varying the load curves, it concludes that the PVDG insertion can change the critical situations detected by the augmentation planning. Traditionally, the network’s critical scenario occurs when energy demand by consumers is maximum. However, when the PVDG is installed, the situations those requires reinforcements for the network are verified at the moments that PVDG inject more power in the network: when the solar irradiance is bigger and the energy demand is smaller.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Rodolfo Esmarady Rocha dos. "A contribuição da conservação de energia elétrica em instalações residenciais e seu impacto no planejamento da expansão da geração futura, com base na análise do Programa de Eficiência Energética - PEE desenvolvidas pelas concessionárias de energia elétrica no Brasil." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/157063.

Full text
Abstract:
Submitted by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS (esmarady@yahoo.com.br) on 2018-09-13T14:59:07Z No. of bitstreams: 1 Tese_Rodolfo Esmarady Rocha dos Santos.pdf: 4337307 bytes, checksum: 1ff22a01eebe75138eb15230f51aa481 (MD5)
Rejected by Pamella Benevides Gonçalves null (pamella@feg.unesp.br), reason: Solicitamos que realize correções na submissão seguindo as orientações abaixo • De acordo com a contagem das páginas seu trabalho deve com o número (21), após você precisa atualizar a numeração na ficha catalográfica, nas listas e no sumário. • As palavras-chave e keyword devem ser separadas entre si por ponto final e também finalizadas por ponto. (favor ver exemplo no template ou diretrizes) • Referências. A palavra Referências deve ser centralizada, e não conter numeração de seção; As referencias devem ser justificadas, espaço simples com um espaço simples(enter) entre elas. • Sobre a elaboração das referencias e citações favor solicitar ajuda com a bibliotecária Juciene (juciene@feg.unesp.br) Mais informações acesse o link: http://www2.feg.unesp.br/Home/Biblioteca21/diretrizes-2016.pdf Agradecemos a compreensão. on 2018-09-13T17:47:09Z (GMT)
Submitted by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS (esmarady@yahoo.com.br) on 2018-09-14T18:39:56Z No. of bitstreams: 1 Tese final_Rodolfo Esmarady Rocha dos Santos.pdf: 4339037 bytes, checksum: 1fe49e11c895d0d0fbeb9a2fd39824cf (MD5)
Rejected by Pamella Benevides Gonçalves null (pamella@feg.unesp.br), reason: Solicitamos que realize correções na submissão seguindo as orientações abaixo: É necessário rever suas referências, para tanto entre em contato com a bibliotecária Juciene (juciene.pedroso@unesp.br) para devidas correções Mais informações acesse o link: http://www2.feg.unesp.br/Home/Biblioteca21/diretrizes-2016.pdf Agradecemos a compreensão. . on 2018-09-14T20:02:42Z (GMT)
Submitted by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS (esmarady@yahoo.com.br) on 2018-09-15T01:26:06Z No. of bitstreams: 1 Tese_versão_f_Rodolfo Esmarady Rocha dos Santos.pdf: 4937602 bytes, checksum: d89a0e5cbb78c7f5a03c1c73a13d9155 (MD5)
Rejected by Pamella Benevides Gonçalves null (pamella@feg.unesp.br), reason: Solicitamos que realize correções na submissão seguindo as orientações abaixo: É necessário rever suas referências, para tanto entre em contato com a bibliotecária Juciene (juciene.pedroso@unesp.br) para devidas correções. Neste sentido, você deve enviar o arquivo de sua dissertação em que constam as referências para que ela possa te indicar o que deve corrigir de acordo com as normas da ABNT 6023 e ou agendar para tirar dúvidas pessoalmente com ela. Agradecemos a compreensão. on 2018-09-17T14:54:26Z (GMT)
Submitted by RODOLFO ESMARADY ROCHA DOS SANTOS (esmarady@yahoo.com.br) on 2018-09-19T17:47:39Z No. of bitstreams: 1 Tese final_Rodolfo E R Santos.pdf: 4331564 bytes, checksum: dfd13fc66380afb68b3599c4528a5e4d (MD5)
Approved for entry into archive by Pamella Benevides Gonçalves null (pamella@feg.unesp.br) on 2018-09-20T14:43:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 santos_rer_dr_guara.pdf: 4331564 bytes, checksum: dfd13fc66380afb68b3599c4528a5e4d (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-20T14:43:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 santos_rer_dr_guara.pdf: 4331564 bytes, checksum: dfd13fc66380afb68b3599c4528a5e4d (MD5) Previous issue date: 2018-08-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras de energia elétrica é, atualmente, o principal mecanismo de destinação de recursos para a promoção do uso racional de energia no Brasil. Ao longo do período de 2000 a 2017, este instrumento proporcionou importantes alterações, como a implementação da Lei nº 12.212/2010, que determinou a aplicação da maior parcela dos recursos aos projetos de iluminação, troca de refrigeradores, reforma das instalações elétricas e aquecedores destinados a população de baixa renda. Neste contexto, para este estudo, foi desenvolvido um Software de Análise PEE responsável pela seleção das informações dos relatórios propostos e realizados do PEE, disponibilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), possibilitando o acesso às informações relevantes contidas nos projetos. Em posse desses dados, foi possível determinar a economia de energia total de 3.190,12 GWh e redução de demanda na ponta de 1.168,05 MW para o período de análise abordado de 2009 a 2015, para os usos finais em iluminação e refrigeração. Na sequência do estudo, foi realizada uma avaliação sobre o impacto ambiental relacionado à redução de emissão de CO2, com a aplicação da metodologia proposta para o PEE da ANEEL, e pode-se verificar que foi evitada a emissão total de 1.244.457,02 tCO2 para o uso final em iluminação e 169.570,05 tCO2 para refrigeração (refrigerador), totalizando 1.414.027,07 tCO2 ao longo do período de 2009 a 2015. O foco principal desse estudo foi o desenvolvimento das novas Relações Custo-benefício (RCB) onde obteve-se para o uso final em iluminação uma RCB entre (0,10 a 0,18) para os cálculos tradicionais e RCB entre 0,08 a 0,17 adotando as Reduções Certificadas de Emissões (RCE) calculadas com a redução do CO2, demostrando que ambos resultados ficaram inferior ao máximo estabelecido pela ANEEL, proporcionando assim uma contribuição significativa para os demais projetos do PEE. Para o uso final em refrigeração os resultados apresentaram uma RCB tradicional entre 0,97 a 1,62 e, incrementando as RCEs, o resultado apresentou as RCBs entre 0,97 a 1,60. No caso do uso final em refrigeração ambos resultados superam o máximo estabelecido pela ANEEL, demostrando que a utilização deste uso final, isoladamente, não é viável para os projetos do PEE. E, por fim, foi possível desenvolver uma Usina Virtual Equivalente (UVE), adotando os custos reais médios das construções das Usinas Hidrelétricas (UHE) e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), e obtendo-se uma UVE de 77,27 MW de potência total, para os projetos analisados. No entanto, apesar das discussões ao redor desta temática, os projetos do PEE promovem melhorias relacionadas à demanda de energia e economia de energia elétrica para os consumidores dos usos finais abordados. Desse modo, foi de extrema importância acompanhar o desempenho energético destes projetos, nos quais foram identificados fatores que podem potencializar os resultados, de acordo com a região onde serão aplicados. Além disso, a economia de energia poderá contribuir com a Empresa de Planejamento Energético (EPE), que vem desenvolvendo trabalhos para incluir nos Planos Decenais de Expansão de Energia (PDE 2026) tais resultados, provenientes das ações de eficiência energética.
The Energy Efficiency Program (PEE) of energy distributors is currently the main mechanism for allocating resources for the advancement of rational energy use in Brazil. Over the period from 2000 to 2017, this tool has undergone important changes, such as the implementation of Law 12,212 / 2010, which has determined the application of most of the resources to lighting projects, fridge replacement, electrical and heaters installation aimed at a low-income population. In this context, a PEE Analysis Software was developed for this study, which was used to select information from PEE proposed and performed reports, provided by the National Electric Energy Agency (ANEEL), allowing access to the relevant information contained in the projects. Based on these data, it was possible to determine a total energy saving of 3,190.12 GWh and demand reduction at peak of 1,168.05 MW for the analysis period from 2009 to 2015. Following the study, it was conducted an assessment on the environmental impact related to CO2 emission reduction, with the application of the methodology proposed for the ANEEL PEE, and it can be verified a total emission of 1,244,457.02 tCO2 for the end use in illumination and 169,570.05 tCO2 for cooling (fridge), totalizing 1,414,027.07 tCO2 over the period from 2009 to 2015. The study main focus was the development of the new Cost-benefit Ratio (RCB), where an RCB between 0.10 and 0.18 was obtained for the end use in lighting for traditional calculations and RCB between 0.08 to 0.17 adopting the Certified Emissions Reductions (CERs) calculated with the reduction of CO2, proving that both results were lower than the maximum established by ANEEL, thus providing a significant contribution to the other SES projects. For the end use in cooling, the results presented a traditional RCB between 0.97 and 1.62 and, increasing the CERs, the result showed the RCBs between 0.97 and 1.60. In the case of end use in cooling, both results exceed the maximum set by ANEEL, demonstrating that the application of this end use, alone, is not feasible for the PEE projects. Finally, it was possible to develop an Equivalent Virtual Power Plant (UVE), adopting the average real costs of the Hydroelectric Power Plant (HPP) and Small Hydroelectric Power Plant (PCH) buildings, obtaining a UVE of 77.27 MW of total power, for the analyzed projects. However, in spite of the discussions around this issue, the PEE projects promote improvements related to the demand of energy and electricity saving for the consumers of the end uses addressed. Thus, it was extremely important to follow these projects energy performance, in which factors that could potentiate the results were identified, according to the region where they will be applied. In addition, energy savings can contribute to the Energy Planning Company (EPE), which has been developing works to include such results in the Energy Efficiency Actions in the Ten-Year Energy Expansion Plan (PDE 2026)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mussoi, Fernando Luiz Rosa. "Uma metodologia para o planejamento da expansão de sistemas de geração pela maximização da rentabilidade dos investimentos e considerando o fornecimento externo de energia." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1994. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111762.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Expansão da geração de energia"

1

Conservação de Energia por Meio da Co-Geração de Energia Elétrica, A. Érica, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

A questão socioambiental no planejamento da expansão da oferta de energia elétrica. Rio de Janeiro: EPE, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Farret, Felix Alberto. Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica. 3rd ed. Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://dx.doi.org/10.32379/9788573912593.

Full text
Abstract:
Neste livro, são discutidos aspectos da terminologia usada em geração de energia em microescala com linguagem simples e detalhamento suficiente para o entendimento da matéria. Tais aspectos devem ser levados em consideração para a tomada de decisão sobre o tipo de instalação a ser usado, que melhor se adapte às finalidades e condições de determinada região. Com as informações contidas neste livro, torna-se possível aos interessados em fontes alternativas de energia elétrica, principalmente aos estudantes e profissionais das áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e Agronomia, ou técnicos dessas especialidades, conhecer os detalhes mais relevantes para a seleção da melhor forma de microaproveitamento elétrico que pode ser usado em determinada propriedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Simulação, ambiente e energia no espaço construído. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460435.

Full text
Abstract:
Este livro aborda conceitos, tecnologias e métodos relacionados aos aspectos energético, higrotérmico e lumínico, apresentando como pano de fundo o uso de programas de simulação computacional, diagramas e ferramentas simplificadas para estudos analíticos, aplicados ao espaço construído em diferentes climas. Na primeira parte do livro, “Inputs – conforto, vento e luz”, o Capítulo 1 apresenta a ferramenta alemã de simulação computacional ENVI-met e o seu potencial na análise do microclima urbano; o Capítulo 2 mostra as variáveis climáticas e os arquivos climáticos utilizados nas simulações higrotérmica; o Capítulo 3 aborda os programas de simulação aplicados à ventilação natural; e o Capítulo 4 trata da complexidade dos estudos de iluminação e a necessidade de avaliar várias dimensões, simultaneamente. Na segunda parte, “Outputs – ambiente construído e energia”, o Capítulo 5 ensina a identificar o potencial de aproveitamento das envoltórias para integrar sistemas de geração de energia; o Capítulo 6 traz a análise de uma casa pré-fabricada de balanço energético nulo; e o Capítulo 7 insere, à guisa de conclusão, uma visão sistêmica sobre o uso da energia elétrica no país. O livro dialoga com diversos perfis profissionais, pois contempla temas atuais e inovadores para estudantes e profissionais de Arquitetura, Engenharia, Geografia, Planejamento Urbano e áreas relacionadas com a qualidade e sustentabilidade do ambiente construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Enio, Fernando Martins, André Gonçalves, Rodrigo Costa, Francisco Lima, Ricardo Rüther, Samuel Abreu, Gerson Tiepolo, Sílvia Pereira, and Jefferson Souza. Atlas brasileiro de energia solar. Universidade Federal de São Paulo, 2017. http://dx.doi.org/10.34024/978851700089.

Full text
Abstract:
A primeira edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar foi lançada em 2006 com base em 10 anos de dados dos satélites da série GOES e no modelo físico de transferência radiativa BRASIL‐SR, validado com dados observados em 98 estações meteorológicas operadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e espalhadas por todo território nacional. Na época do lançamento, a rede SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais), operada pelo INPE, havia recém entrado em operação e contribuiu no processo de validação com apenas três anos de dados solarimétricos das 3 componentes da irradiação solar na superfície: global horizontal, direta normal e difusa. Essa edição pioneira do Atlas constituiu um marco importante no histórico da energia solar no Brasil e é, ainda hoje, empregada por vários investigadores e empreendedores da área de energia solar. Após mais de 10 anos, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do seu Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN), tem a satisfação de publicar a segunda edição, ampliada e revisada, do Atlas Brasileiro de Energia Solar. Trata‐se de um exemplo de trabalho cooperativo entre o INPE e pesquisadores de várias instituições no Brasil: a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para essa nova edição, foram empregados mais de 17 anos de dados satelitais e implementados vários avanços nas parametrizações do modelo de transferência radiativa BRASIL‐SR, visando melhorar ainda mais a confiabilidade e acurácia da base de dados produzida e disponibilizada para acesso público. Além desses avanços, a nova versão contém análises sobre os níveis de confiança, sobre a variabilidade espacial e temporal do recurso solar, além de apresentar cenários de emprego de várias tecnologias solares. Embora o foco do Atlas seja a área de energia, os dados apresentados também atendem usuários em várias outras áreas de conhecimento, como a meteorologia, climatologia, agricultura, hidrologia e arquitetura. Este Atlas contou com a contribuição científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT‐MC), através dos processos CNPq 573797/2008‐0 e FAPESP 2008/57719‐9, o qual apoiou a fase de pesquisa, consolidação e de sua montagem final. Não podemos também deixar de agradecer e de partilhar esse momento com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) que, através do Projeto ANEEL PD‐0553‐0013/2010 com o INPE, forneceu o importante suporte financeiro para o aprimoramento do modelo BRASIL‐SR, assim como para a expansão, operação e manutenção da rede solarimétrica SONDA. Os créditos também são endereçados à Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, através do convênio FINEP / Rede CLIMA 01.13.0353‐00, pelo suporte na fase de rodadas do modelo, e aos demais colegas do INPE, particularmente do Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que forneceram suporte logístico a esse trabalho desde a primeira edição do Atlas. Agradecemos também o apoio institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da International Solar Energy Society (ISES) pelo reconhecimento do mérito científico dessa publicação como marco importante para a penetração da tecnologia solar no Brasil.Os autores e as entidades de suporte e apoio que possibilitaram mais essa edição do Atlas esperam que esse trabalho constitua mais um importante marco para o avanço da tecnologia solar no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Expansão da geração de energia"

1

OLIVEIRA,, G. A., and R. V. R. SILVA. "Otimização de reserva de potência ativa através da operação de geradores hidráulicos como compensadores síncronos em um sistema com expansão da geração eólica e solar." In Fontes renováveis de energia: inovações, impactos e desafios, 223–34. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-68-8-0-f.223-234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Elismar Ramos, Merlim dos Santos Ferreira de Faria, and Fabio de Brito Gontijo. "INFLUÊNCIA DA SUJEIRA NA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA." In Energia solar e eólica 2, 121–31. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6741922019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Paula Silva, Adriano Reis, Lidiane Aparecida Alves, and Aline Franco Basso. "Expansão da cogeração de energia elétrica no setor sucroenergético no Brasil." In Estudos Cindínicos, 157–88. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-7-9_8_7.

Full text
Abstract:
Neste artigo são tecidas algumas considerações sobre o processo de cogeração de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar no setor sucroenergético. Este estudo justifica-se pela procura de energia na sociedade atual, pelos impactes decorrentes da utilização dos recursos energéticos e, também como resultado da perspectiva de expansão da produção de biocombustíveis e bioenergia, especialmente no setor sucroenergético, graças à evolução tecnológica, dos instrumentos legais e do reconhecimento dos benefícios da utilização destas fontes alternativas de energia. No Brasil, a cogeração de energia pode assegurar diversificação da matriz energética e a disponibilidade de energia, sobretudo no período mais seco do ano, quando o nível das águas nos reservatórios das hidroelétricas reduz consideravelmente. Assim sendo, neste estudo analisa-se cogeração de energia a partir do caso de duas usinas (Frutal e Cerradão). Portanto, como metodologia recorreu-se às observações in loco bem como a leitura de textos científicos e normas legais referentes à temática abordada. Ratifica-se que, apesar dos benefícios da cogeração de energia há impactes ambientais, pois estes são inerentes a qualquer atividade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FERREIRA, J. H. I., and J. R. CAMACHO. "Avaliação das pequenas centrais hidrelétricas no contexto da expansão energética brasileira." In Fontes renováveis de energia: inovações, impactos e desafios, 137–48. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-68-8-0-f.137-148.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Bruno Martins, Cesar Tatari, Felipe Batista Amaral, and Gustavo Gonçalves Evangelista. "GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DA LIBERAÇÃO DE GASES DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL." In Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade e Ciências Ambientais 2, 25–34. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6912113044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Edmar Arantes, Maria Helena Murta Vale, and Luís Guilherme Monteiro Oliveira. "A modelagem da geração fotovoltaica distribuída e seus impactos na perspectiva do planejamento de sistemas elétricos." In Energia no Brasil – Volume 1. 10.5935, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/978-85-7042-107-4.cap.23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bolcchi, Priscila, and Franciele Silva Martins dos Anjos. "GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA QUEIMA DO RESÍDUO DOMICILIAR." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 6, 172–81. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.34719160416.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Suelem Correia, Rutiele Tamara Januário Rodrigues, and Júlio César Benfenatti Ferreira. "Geração de energia elétrica a partir do tratamento anaeróbico da vinhaça." In Tópicos em Administração – Volume 34. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-89-8.cap.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Krasnhak, Larissa Barbosa, Elis Almeida Medeiros de Mello, Jair Urbanetz Junior, and Eloy Casagrande Junior. "EDIFICAÇÃO DE ENERGIA POSITIVA: ANÁLISE DE GERAÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESCRITÓRIO VERDE DA UTFPR EM CURITIBA." In Energia solar e eólica, 410–21. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.66719220128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Jéssica Priscilla Martins e. "AS MÍDIAS NO ENSINO: UTILIZANDO SERIADO DE TV PARA ENSINAR CONCEITO DE ENERGIA." In Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 5, 68–70. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6271910077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Expansão da geração de energia"

1

Monteiro Leocádio, Caio, and Vitor Gugi Ferreira. "Planejamento da Expansão Considerando os Impactos das Fontes Renováveis e dos Recursos Energéticos Distribuídos na Carga Líquida." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2407.

Full text
Abstract:
Com o aumento de fontes renováveis não controláveis e dos recursos energéticos distribuídos na matriz energética brasileira, novos desafios foram introduzidos no problema de planejamento de expansão. Este trabalho apresenta um modelo matemático para o planejamento de expansão da geração, considerando, além dos cenários probabilísticos de vazões, diferentes perfis de geração de recursos não controláveis, que impactam a carga líquida horária. A partir de diferentes cenários de carga líquida, é possível identificar os projetos e tecnologias candidatas que fornecem a solução ideal de expansão para atender à demanda de energia, tanto em termos de energia, quanto de capacidade e flexibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

S. Nepomuceno, Lucas, Arthur N. de Paula, and Edimar J. de Oliveira. "Otimização via Hiena-Malhada aplicado ao Planejamento da Expansão da Transmissão Considerando Contingência e Geração de Energia Eólica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1370.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma adaptação na meta-heurística Spotted Hyena Optimizer (SHO) para aplicação ao problema do planejamento da expansão da transmissão de energia elétrica (PET). As perdas de potência ativa na transmissão, o critério de confiabilidade determinístico N-1 e as incertezas na geração de energia eólica são levados em consideração na modelagem do sistema de transmissão. O sistema equivalente ao sistema Sul do Brasil é usado no estudo. Os resultados apontam que o SHO é eficiente para solucionar o problema de PET.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Braida, Valéria, Laura Lisiane Callai dos Santos, and Felix Alberto Farret. "Metodologia para Avaliação da Implementação da Tarifa Branca e da Geração Distribuída pelos Consumidores Rurais de Baixa Tensão." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1240.

Full text
Abstract:
Os consumidores em Baixa Tensão (BT) são considerados os maiores causadores do carregamento do sistema elétrico no horário de ponta, acarretando custos na expansão dos sistemas de distribuição. Buscando estimular o uso eficiente da energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu uma nova modalidade tarifária para os consumidores em BT, a chamada tarifa branca, em vigor desde janeiro de 2018. A tarifa branca é uma tarifa horária com três postos tarifários diferentes ao longo do dia que buscam incentivar a redução do consumo de energia elétrica no horário de ponta por parte dos consumidores. Além dessa nova modalidade tarifária, a ANEEL estabeleceu as condições para o acesso a microgeração e minigeração distribuída desde 2012, por meio das Resoluções Normativas (RN) nº 482 e nº 687, buscando incentivar a inserção de Geração Distribuída (GD) em consumidores de BT. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para analisar a implementação da tarifa branca e da GD fotovoltaica e/ou biomassa pelos consumidores rurais de BT. A metodologia consiste na realização de simulações com o software Hybrid Optimization Model for Electric Renewables (HOMER), com combinações que consideram a aplicação de tarifas de energia de diferentes concessionárias locais, perfis de carga dos consumidores rurais em diferentes faixas de consumo, recursos naturais e as tecnologias de GD. Os resultados obtidos através das simulações mostraram-se mais satisfatórios para a tarifa branca em conjunto com a GD de biomassa para as faixas de consumo de 501 a 1000 kWh e 1001 a 5000 kWh.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calenzani Muller, Fernando, and Clainer Bravin Donadel. "Planejamento da Expansão de Redes de Distribuição de Energia Elétrica: Tomada de Decisão considerando a Utilização de Perfis Probabilísticos de Geração e Consumo de Energia." In 2021 14th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON). IEEE, 2021. http://dx.doi.org/10.1109/induscon51756.2021.9529566.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

A. A. Viegas, Marcel, and Carlos Tavares da C. Jr. "Controladores baseados em lógica fuzzy para gerenciamento de carga e descarga de veículos elétricos a bateria em uma rede elétrica inteligente." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2441.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma ferramenta de gerenciamento de energia de uma rede elétrica inteligente que contém veículos elétricos. A técnica de otimização utilizada foi o Recozimento Simulado, a fim de minimizar o custo total de energia da rede em estudo. Foram adotadas 3 estratégias de carregamento: carregamento na ponta, carregamento fora de ponta e carregamento inteligente, além de técnicas de gerenciamento pelo lado da demanda. Além do processo de carregamento, também será estudada a descarga da bateria dos veículos elétricos, preferencialmente na ponta da curva de carga, através da criação de uma estação de carregamento / descarregamento. Neste trabalho, o sistema usado é o IEEE-39 barras New England. Dois controladores fuzzy foram desenvolvidos, a saber, o controlador da estação de carregamento e o controlador Vehicle-to-Grid (V2G). Juntos, eles gerenciam o fluxo de energia adequado entre os Veículos Elétricos (VEs) e a rede. A descarga de energia para a rede a partir dos VEs ou a energia necessária para carregar os VEs é controlada e testada para o cenário em tempo real. Os resultados comprovaram a eficácia do método proposto e a importância de considerar além da distribuição e geração e transmissão em estudos de planejamento e expansão de sistemas de energia elétrica que contêm Veículos Elétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

K. B. Kanehira, Adilson, Fábio M. Wagner, Samuel A. de Paula, and José Carlos M. Vieira, Jr. "Modelagem Computacional de Protetores de Rede para a Proteção de Redes de Distribuição de Energia Elétrica de Topologia Reticulada." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2241.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar dois modelos computacionalmente desenvolvidos de dispositivos de proteção denominados protetores de rede. Os protetores de rede são empregados em redes de distribuição de energia elétrica de topologia reticulada, e são responsáveis por detectar fluxo reverso de potência nos transformadores de distribuição. Estas topologias de rede são alimentadas por pelo menos dois alimentadores primários distintos, o que caracteriza alta confiabilidade no fornecimento de energia. O surgimento de um fluxo reverso de potência nos transformadores desta topologia caracterizam a ocorrência um curto-circuito nos alimentadores primários. O fluxo reverso vem da contribuição dos outros alimentadores primários para a falta por meio da rede secundária. O protetor de rede, portanto, tem o objetivo de desconectar os transformadores associados ao alimentador em falta de suas conexões com a rede secundária, de modo que, em conjunto com a proteção de sobrecorrente dos alimentadores primários, contribua para a isolação completa do curto-circuito. Os resultados demonstram que os protetores de rede modelados desempenham corretamente sua função, mas a expansão da geração distribuída pode ocasionar atuações indevidas dos protetores de rede, sendo necessários estudos e pesquisas na área para que o problema caracterizado seja solucionado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ANDERSON S. SANTOS, WESLEY PERES, CYRO A. A. FERRAZ, and IGOR F. PRADO. "GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA GASEIFICAÇÃO DA BIOMASSA." In XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-1031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Juan Pablo Leal Gonzalez, Silvan Antônio Flávio, Armando Martins Leite da Silva, and Luiz Antônio da Fonseca Manso. "PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO CONSIDERANDO SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA." In XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-1115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SILVA DE ANDRADE, RAPHAEL, and Ieda Geriberto Hidalgo. "Energia de Reserva – Geração a partir da Biomassa." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51565.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pontin Garcia, Angel, and Rafael De Souza Favalli. "GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EMBARCADO EM TRATORES AGRÍCOLAS." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37749.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography