To see the other types of publications on this topic, follow the link: Expansão da geração de energia.

Journal articles on the topic 'Expansão da geração de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Expansão da geração de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Paulista, Cássio Rangel, Tatiane Stellet Machado, and Joao Jose de Assis Rangel. "Análise da expansão da geração elétrica fotovoltaica e emissões de dióxido de carbono." Revista Produção e Desenvolvimento 3, no. 1 (April 30, 2017): 12–25. http://dx.doi.org/10.32358/rpd.2017.v3.208.

Full text
Abstract:
This paper aims to analyze the photovoltaic electricity energy expansion and recent data about the behavior of the CO2 emissions in Brazil and other selected countries. Data were collected from different bases as International Energy Agency (Agência Internacional de Energia), Ministry of Energy and Mines (Ministério de Minas e Energia), Research Electric Company as well as other papers in the field. Kaya Identity was applied as basis in order to evaluate the CO2 emissions. As a result, it could be seen a clear domain of Germany and Italy in the photovoltaic generation sector, with high investments in the development and dissemination of that technology. Brazil presented an energetic matrix of low carbon but with a tendency to increase emissions per capita throughout the years. The effect of decoupling between the greenhouse gas emissions and the large-scale economic development was checked. It was realized that that phenomenon tends to intensify it since renewable energy technologies get higher levels of use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Fabio Rubens, Emília Satoshi Miyamaru, and Gilberto Martins. "Desempenho ambiental da destinação e do tratamento de resíduos sólidos urbanos com reaproveitamento energético por meio da avaliação do ciclo de vida na Central de Tratamento de Resíduos - Caieiras." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 5 (October 2017): 993–1003. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017155522.

Full text
Abstract:
RESUMO A principal destinação de resíduos sólidos urbanos (RSU) coletados no Brasil tem sido aterros controlados e sanitários. Em raros casos, são aplicadas outras soluções, que poderiam trazer benefícios adicionais para as localidades. O aproveitamento do RSU é uma alternativa promissora. De imediato, apresenta-se a alternativa de geração de energia elétrica. Nesse caso, embora não se trate de potencial com dimensão suficiente para sustentar uma estratégia de expansão da oferta de energia elétrica do país em longo prazo, a geração de eletricidade mediante RSU é elemento importante de uma estratégia regional ou local e, portanto, não deve ser desconsiderada. Nesse cenário, este trabalho procurou estudar a viabilidade de implementação de tecnologias alternativas e complementares de destinação de RSU com geração de energia elétrica, levando em consideração seus impactos ambientais e utilizando como ferramenta a Avaliação de Ciclo de Vida (AVC). Os resultados mostraram que, entre as alternativas levadas em conta neste estudo, a geração de energia elétrica por intermédio dos processos combinados de tratamento mecânico biológico e incineração é a mais atraente em termos de impactos ambientais. A geração de energia elétrica por meio do processo de incineração mass burning mostrou-se também atraente no tocante a impactos ambientais. Como conclusão geral deste estudo, identificou-se a existência de alternativas e oportunidades para a implementação de projetos relacionados à geração de energia elétrica no Brasil por RSU, especialmente pelo processo de incineração, embora ainda existam barreiras econômicas, políticas e sociais que precisam ser vencidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Abranches Felix Cardoso Junior, Ricardo, Alessandra Schwertner Hoffmann, Leonardo De Oliveira Barbosa, and Roberta De Azevedo Pires Soares Coutinho. "A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A REDUÇÃO DE CARBONO NA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA." Revista Internacional de Ciências 11, no. 1 (April 29, 2021): 42–60. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2021.51563.

Full text
Abstract:
As últimas conferências mundiais de meio ambiente e mudanças climáticas tiveram papel fundamental para difusão e inserção das energias renováveis na matriz elétrica mundial. Nesse contexto, as fontes renováveis de geração distribuída se destacam por apresentarem vantagens tanto no âmbito econômico quanto socioambiental. Este estudo analisa o contexto nacional e internacional da geração distribuída de energia solar fotovoltaica, através da comparação entre eles e proposição de estratégias para uma maior penetração e difusão desta modalidade de geração. É realizada também uma análise temporal da emissão de carbono na matriz elétrica, baseada principalmente na geração termelétrica, e verificada a projeção de emissões com base na evolução da geração distribuída, segundo o PDE 2026. A fim de materializar a redução da emissão, foi parametrizada e calculada a área em hectares de Mata Atlântica necessária para sequestrar dado volume de gás carbônico equivalente. As análises realizadas visam ampliar os estudos para expansão da participação da geração distribuída solar fotovoltaica na matriz elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Xavier, Carlos Vinicius, and Luiz Henrique de Melo dos Santos. "O mito da renovabilidade na expansão da agroindústria sucroenergética." Agrária (São Paulo. Online), no. 13 (December 5, 2010): 196–215. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i13p196-215.

Full text
Abstract:
No contexto da expansão da agroindústria sucroenergética, verifica-se um esforço do setor por relacionar a temática ambiental às atividades por este desenvolvidas, em especial à produção do etanol. Observa-se a conformação de um discurso que prima pela identificação do processo de geração do agrocombustível enquanto uma forma renovável de produção energética. Em contraposição aos argumentos que ressaltam tal renovabilidade, ou mesmo que identifica no etanol de cana-de-açúcar a existência de uma suposta fonte de energia limpa, propõe-se neste artigo desenvolver uma análise que revela tal discurso enquanto um mito. Baseando-se em uma reflexão interdisciplinar, discutimos, portanto, alguns dos impactos territoriais resultantes da atual cadeia produtiva do etanol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goldemberg, José. "O estado atual do setor elétrico brasileiro." Revista USP, no. 104 (March 5, 2015): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p37-44.

Full text
Abstract:
Neste artigo é feita uma análise da evolução do sistema de produção de eletricidade, que até recentemente era predominantemente hidrelétrica e que atendeu bem às necessidades do país até o fim do século XX. O abandono da construção de grandes reservatórios que acompanhassem o aumento de geração tornou o sistema vulnerável a variações de clima e precipitação hídrica, o que levou a uma “carbonização” do sistema com usinas térmicas representando hoje cerca de 30% da energia produzida. A expansão da geração de eletricidade com fontes renováveis de energia (biomassa, eólica, solar) é apresentada como a solução para esse problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Carmen Brum, Julio Cezar Mairesse Siluk, Leandro Michels, Paula Donaduzzi Rigo, and Graciele Rediske. "A gestão da energia solar fotovoltaica sob a ótica da bibliometria." Tecno-Lógica 22, no. 2 (July 31, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.12019.

Full text
Abstract:
A geração de energia solar fotovoltaica cresce exponencialmente em todo o mundo, e esse crescimento técnico e comercial deve estar apoiado a estudos de gestão da energia através de ferramentas de apoio à tomada de decisão. Neste sentido, este artigo investigou, a partir de uma análise bibliométrica, o cenário atual das pesquisas acadêmicas na área de Energia Solar Fotovoltaica em cruzamento com os conceitos de Avaliação de Desempenho, Indicadores de Desempenho e Análise Multicritério de Decisão, em um período de 5 anos, de 2011 a 2016. Através desta busca, foram encontrados 49 artigos e constatou-se o potencial internacional dos estudos em energia fotovoltaica, confirmando que as pesquisas abordadas possuem um alto grau de impacto e de citações envolvendo diversos países. Porém, não foram encontrados estudos que envolvessem a temática de desenvolvimento de técnicas de gestão para esta fonte de energia que se encontra em constante expansão. Isso confirma uma lacuna no ambiente de pesquisa científica que deve ser preenchida, visto que estudos nesta área são essenciais para assegurar a continuidade do crescimento da energia solar fotovoltaica no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

VIANA, GUSTAV IVES MENDES NICÁCIO, and ALEXANDRE LIMA MARQUES SILVA. "Geração de energia elétrica e externalidades negativas: o impacto da introdução da política de tarifa ótima para o setor industrial no Brasil." REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 4, no. 11 (August 30, 2011): 43–56. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v4i11.771.

Full text
Abstract:
A produção de energia elétrica adequada à demanda constitui um fator relevante para a manutenção de taxas de crescimento do produto de uma economia. A afirmativa decorre do fato deste segmento produtivo se constituir num dos componentes de infra-estrutura de uma região. Em seu Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica, o Ministério das Minas e Energia – MME coloca que, considerando o âmbito nacional, a tendência apresentada pela demanda por energia supera a capacidade de geração do país, MME/EPE1 (2007). Um segundo aspecto que corrobora a afirmativa precedente constitui no fato de muitos Estados terem revelado preocupação com a elevação de suas bases geradoras; sendo isto evidente na realização de fóruns nacionais, compostos por agentes ligados diretamente à questão energética como o (ONS)2, (ANEEL)3, (MME)4, para discutir medidas e definir metas para o setor no Brasil. Com relação à capacidade de geração de energia, o Brasil apresenta potencialidades em alguns segmentos que o faz destacar-se no ramo de energia renovável. Mais especificamente, o país apresenta diversificada pauta de geração de eletricidade, concentrando 45% desse total em fontes renováveis. Por outro lado, dos 55% restantes, 45% é proveniente do petróleo e derivados MME (2008). Considerando este contexto de potencialidade de produção em diversos segmentos versus tendência de insuficiência na oferta, este estudo pretende estimar o comportamento da Curva de Demanda Residencial, Industrial e Comercial por energia elétrica para o País e identificar os reais impactos ao consumo provenientes de uma política de tarifa ótima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trapp, Guilherme Sperling, and Luis Henrique Rodrigues. "Avaliação do custo sistêmico total da geração de energia eólica em face da substituição das fontes hidrelétrica e termoelétrica considerando as externalidades socioeconômicas e ambientais." Gestão & Produção 23, no. 3 (July 7, 2016): 556–69. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2028-15.

Full text
Abstract:
Resumo O mercado de geração de energia está em contínua expansão no Brasil. Este mercado é formado por diferentes fontes de geração de energia, as quais acarretam diferentes impactos socioeconômicos e ambientais atrelados às suas operações. Estes impactos geram externalidades na forma de dano para a sociedade e a compensação destes não é de consenso comum entre os atores envolvidos. Neste sentido, o presente artigo busca, com a aplicação do método do pensamento sistêmico, criar um modelo computacional de dinâmica de sistemas que possibilite a avaliação do custo sistêmico total, considerando as externalidades, da geração de energia. Para este fim, foi aplicada uma adaptação do método do PSPC – Pensamento Sistêmico e Planejamento por Cenários. Na primeira fase, gerou-se um entendimento maior sobre a temática. Em seguida, realizou-se a construção do modelo computacional e, por fim, o modelo foi aplicado a três usinas reais a fim de se fazer uma avaliação da inserção da energia eólica em face da substituição das fontes hidroelétrica e termoelétrica a carvão. Os resultados obtidos apresentaram uma evolução no entendimento na comparação do real custo da energia para a sociedade, devido ao aprendizado proporcionado pela utilização do pensamento sistêmico em conjunto com a modelagem dinâmica de sistemas. Os dados encontrados também apontaram para uma mudança nas decisões sobre a matriz energética, se adotado um custo sistêmico para avaliação de novos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Zilmar José de, and Paulo Furquim de Azevedo. "Geração de energia elétrica excedente no setor sucroalcooleiro: um estudo a partir das usinas paulistas." Revista de Economia e Sociologia Rural 44, no. 2 (June 2006): 179–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032006000200002.

Full text
Abstract:
A geração de energia elétrica por parte do setor sucroalcooleiro encontra-se muito aquém de seu potencial. Este artigo tem por objetivo identificar os entraves para a ampliação da oferta de excedentes de energia elétrica pelo setor sucroalcooleiro, utilizando, para tanto, cinco estudos de caso com usinas paulistas. Os elevados custos associados à comercialização da energia elétrica - seja na venda de excedentes, seja na aquisição para consumo próprio - constituem a explicação mais plausível para a auto-suficiência na produção de energia elétrica pelo setor sucroalcooleiro, aliada à pequena geração de excedentes de energia para comercialização. Das cinco usinas estudas, as três que comercializam excedentes de energia o fazem como parte de uma estratégia de antecipação da necessidade futura de auto-suficiência. Havendo custos associados à venda de excedentes de energia elétrica, não há incentivos à utilização de tecnologias de maior eficiência energética. As políticas públicas voltadas à expansão dos excedentes de energia devem voltar-se para a redução dos custos associados à comercialização de excedentes de energia. Particularmente interessante é aumentar o volume de consumidores livres e amparar a comercialização entre estes e os co-geradores de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Albuquerque, Leonardo Lins de, Adiel Teixeira de Almeida, and Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante. "Aplicabilidade da programação matemática multiobjetivo no planejamento da expansão de longo prazo da geração no Brasil." Pesquisa Operacional 29, no. 1 (April 2009): 153–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382009000100008.

Full text
Abstract:
O trabalho evidencia a aplicabilidade da Programação Linear Multiobjetivo no planejamento da expansão de longo prazo da geração do sistema elétrico brasileiro. Para melhor viabilizar a utilização da programação linear multiobjetivo no contexto em sistemas fortemente hidrelétricos, como o do Brasil, é explorada uma abordagem gráfica e proposto um procedimento. Por meio deste, permite-se encontrar a composição ótima de um sistema hidrotérmico para atender montantes projetados de energia elétrica no futuro, a qual se beneficie, também, das hidrologias favoráveis e de maior probabilidade de ocorrência, adotando-se, todavia, proteção contra períodos de vazões reduzidas com o uso de usinas térmicas de segurança flexíveis e de forma econômica. Como resultado deste trabalho, conclui-se que a metodologia de programação linear multiobjetivo tem amplo campo de utilização no contexto do novo modelo institucional do setor elétrico brasileiro, no qual o planejamento da expansão, coordenado pelo Governo Federal, será, naturalmente, foco de naturais e até conflitantes pressões e de objetivos a se considerar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barros, Nithyane Rayssa Pires, Carlos Frederico Dias Diniz, and Wallysson Klaus Pires Barros. "O Estudo da Performance do Sistema Fotovoltaico (on Grid) da Escola Politécnica de Pernambuco – Poli/UPE." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, no. 4 (August 11, 2020): 68–78. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i4.1295.

Full text
Abstract:
O sistema de geração fotovoltaica encontra-se em expansão por ser, em especial, uma fonte limpa e renovável paralela aos danos ambientais causados por algumas fontes de geração de energia, como a térmica e a hidroelétrica, grandes componentes da matriz energética brasileira. Partindo deste ponto de vista, o presente artigo visa efetuar uma análise dos níveis de irradiação para avaliar o sistema fotovoltaico instalado na Universidade de Pernambuco e determinar diretrizes de localização e angulação dos módulos solares, bem como acompanhar a produção de energia elétrica, implantada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (PROPEE). Foram instalados 54 módulos, totalizando uma potência de 12,5 kW e inaugurado no dia 19 de setembro de 2017. Ao término desta fase, foi realizado um estudo sobre orientação, inclinação e irradiação das placas, com a finalidade de proporcionar melhorias no rendimento do sistema. Com o auxílio da plataforma computacional AURORA VISION e do software PVsyst, foi possível monitorar a produção e o desempenho energético das placas solares. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, será possível otimizar o sistema fotovoltaico no que diz respeito a sua performance, proporcionando principalmente a produção de energia elétrica mais eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Petry, Paola Mercadante, Karina Ninni Ramos, and Hirdan Katarina de Medeiros Costa. "A EXPANSÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA PROPOSIÇÃO DE ABORDAGEM." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 22. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0202022-43.

Full text
Abstract:
Parques solares com usinas de painéis fotovoltaicos para geração elétrica vêm sendo instalados no Brasil e no mundo, ocupando extensões de terra com boa incidência solar. O presente trabalho traz discussões acerca da energia fotovoltaica e o uso de recursos naturais e também sobre o retorno e impactos que o parque pode gerar para o município. A metodologia empregada além de revisão bibliográfica, apresenta o método de estudo de casso a partir da experiência da Chapada do Apodi, localizada na divisa entre o Rio Grande do Norte (RN) e o Ceará (CE), no Nordeste brasileiro. A pesquisa apresenta dados atinentes ao destaque do Ceará na geração elétrica por fontes renováveis, sendo o terceiro maior estado em geração eólica do país. No último Leilão A-4, em 2018, o Ceará respondeu pela maior potência contratada de energia fotovoltaica, distribuída em dois complexos: Lavras (5 usinas e 120 MW) e Alex (9 usinas e 270MW). Ambos devem entrar em operação até 2021. Alex será instalado no município de Limoeiro do Norte, que faz parte da Chapada do Apodi e do Perímetro Irrigado Jaguaribe – Apodi, implementado em 1989 a fim de garantir a oferta hídrica para produção agrícola. Segundo o último Censo Agrário (2018), Limoeiro do Norte produz frutas e grãos. Esse artigo almeja servir como literatura que colaborou para a discussão sobre desenvolvimento local, impasses, benefícios e oportunidades no setor de geração fotovoltaica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barbosa Filho, Wilson Pereira, Wemerson Rocha Ferreira, Abílio César Soares de Azevedo, Antonella Lombardi Costa, and Ricardo Brant Pinheiro. "EXPANSÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL: IMPACTOS AMBIENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 7, 2015): 628. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015628-642.

Full text
Abstract:
Este estudo trata sobre os impactos ambientais decorrentes da construção e exploração de usinas solares fotovoltaicas. Foi realizada uma pesquisa literária, em publicações nacionais e internacionais, para conhecer usinas brasileiras, patrocinada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Governo Estadual de Minas Gerais). A geração de energia elétrica por usinas solares fotovoltaicas tem vantagens em atenuar a emissão de gases de efeito estufa e reduzir a concentração de CO2 durante sua operação [1], quando comparada com outras fontes [2]. O artigo discute os impactos ambientais que não podem ser negligenciados, identificando-os e classificando-os dentro dos contextos de meios físico, biótico e socioeconômico. Discute-se o estabelecimento de uma norma de âmbito federal que defina o conceito ou a aplicabilidade do termo “pequeno potencial de impacto ambiental”, em complementação à Resolução CONAMA nº 279/2001 [3]. Este estudo trata sobre os impactos ambientais decorrentes da construção e exploração de usinas solares fotovoltaicas. Foi realizada uma pesquisa literária, em publicações nacionais e internacionais, para conhecer usinas brasileiras, patrocinada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Governo Estadual de Minas Gerais). A geração de energia elétrica por usinas solares fotovoltaicas tem vantagens em atenuar a emissão de gases de efeito estufa e reduzir a concentração de CO2 durante sua operação [1], quando comparada com outras fontes [2]. O artigo discute os impactos ambientais que não podem ser negligenciados, identificando-os e classificando-os dentro dos contextos de meios físico, biótico e socioeconômico. Discute-se o estabelecimento de uma norma de âmbito federal que defina o conceito ou a aplicabilidade do termo “pequeno potencial de impacto ambiental”, em complementação à Resolução CONAMA nº 279/2001 [3].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cardoso, Benedito. "O MERCADO DE ENERGIA ... O programa de eletrotermia." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 107–10. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1968.

Full text
Abstract:
O quadro recessivo que a economia nacional viveu no final da década de 70 e in feio dos anos 80 teve como consequência uma retração nas taxas de crescimento do mercado, não visualizada quando do planejamento e expansão dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica. Em adição ao fator mercado, as condições hidrológicas, nesse período, foram extremamente favoráveis, advindo daí excedentes temporários de energia elétrica, notadamente nas regiões Sul e Sudeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Elgamal, Georges Naguib Girgis, and Jacques Demajorovic. "As barreiras e perspectivas para geração de energia elétrica por painéis solares fotovoltaicos na matriz energética brasileira." Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 9, no. 1 (May 6, 2020): e17157. http://dx.doi.org/10.5585/geas.v9i1.17157.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: esta pesquisa tem como objetivo identificar os desafios e as oportunidades para a expansão da geração de energia elétrica por células solares fotovoltaicas em larga escala no Brasil.Metodologia/abordagem: a metodologia inclui entrevistas em profundidade com múltiplos stakeholders, incluindo representantes das indústrias, do setor público, academia e organizações não governamentais.Originalidade/Relevância: Apesar do progresso nas políticas públicas para incorporar novas medidas para fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, os resultados ainda são bastante reduzidos. Portanto, a principal contribuição desta pesquisa é ajudar a compreender as principais razões para o baixo nível de participação no uso de energia solar fotovoltaica na matriz energética brasileira.Principais resultados: uma combinação favorável de políticas públicas, incluindo subsídios e financiamentos, foi fundamental para o crescimento da energia solar nos países estudados. No Brasil, no entanto, as políticas públicas são fragmentadas e incompletas, pois os mecanismos de financiamento e as baixas taxas de juros de longo prazo para os fabricantes, investidores e consumidores são insuficientes para ampliar significativamente o uso dessa alternativa.Contribuições teóricas/metodológicas: a ausência de uma visão estratégica do governo e do setor empresarial dificulta a expansão do uso de energia solar no Brasil, impedindo que o país se beneficie de suas vantagens comparativas neste segmento.Conclusão: Entre as oportunidades perdidas pelo país destacam-se os empregos gerados na cadeia produtiva e sua contribuição para a inclusão social e a redução de impactos ambientais quando comparados aos sistemas tradicionais de geração de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Koifman, Sergio. "Geração e transmissão da energia elétrica: impacto sobre os povos indígenas no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 2 (March 2001): 413–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000200016.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca retratar a distribuição de intercorrências nas comunidades indígenas no Brasil associadas à geração e à distribuição da energia elétrica. De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio, há 156 áreas geograficamente distribuídas no país caracterizadas por afetarem, presente ou futuramente, assentamentos indígenas através da expansão do setor elétrico - 65% das quais situadas na Região Norte. As principais reclamações destas comunidades dizem respeito aos efeitos diretos acarretados pelo alagamento originado com a construção das barragens hidroelétricas: submersão de territórios sagrados (como cemitérios); proliferação de mosquitos (ampliando a difusão da malária e de outras doenças infecciosas); escassez de caça; restrição das terras para a agricultura; e a criação de condições facilitadoras da invasão de terras indígenas. O cenário de perspectivas futuras é esboçado em quadro marcado pelo planejamento da construção de novas usinas hidrelétricas - em especial, na região amazônica - com possíveis efeitos similares nas comunidades indígenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cunha, Thiago Pereira. "ANÁLISE DAS ÁREAS FORTEMENTE DEGRADADAS E SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO NO CEARÁ E A SUA VIABILIDADE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR." Revista Tocantinense de Geografia 9, no. 19 (September 30, 2020): 188–205. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v9n19p188-205.

Full text
Abstract:
Tendo em vista os impactos socioambientais negativos causadas pelo processo de degradação e desertificação em regiões semiáridas e o crescimento das energias renováveis a nível global e regional, em especial a energia solar, a análise das áreas fortemente degradadas no Ceará pode indicar o espaço necessário à expansão dos empreendimento de energia solar proporcionando a reabilitação destas áreas no estado. O aproveitamento da potencialidade local de grande incidência solar pode ocorre de modo a utilizar as áreas que estejam em situação vulnerável, isto é sem cobertura vegetal e que estejam inaptas para as atividades produtivas como a agricultura. O estudo teve o intuito de analisar parâmetros que pudessem detectar indícios de maior vulnerabilidade nos municípios de Arneiroz, Canindé e Jaguaribe, através de sensoriamento remoto ao aplicar o Índice de Vegetação por Diferença Normatizada (NDVI), ao estimar a Temperatura da Superfície Terrestre (TST) e pela obtenção da Declividade dos territórios. Nos três municípios, e especialmente nas áreas fortemente degradadas, notou-se a existência de áreas com pouca ou nenhuma vegetação juntamente com as maiores temperaturas registradas. E com a análise da declividade foi determinada a viabilidade de uso das áreas para a implementação de empreendimentos destinados à geração de energia solar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Pereira, Donisete Da Silva, and Romeu E. Silva Neto. "Matriz elétrica brasileira: uma análise na distribuição de geração da matriz elétrica." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 2 (December 27, 2020): 369–85. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p369-385.

Full text
Abstract:
O setor elétrico é fundamental para o desenvolvimento de um país, e por isso requer constante atenção e consequente planejamento. O Brasil, apesar de ser um país de dimensões continentais, com potencial de geração elétrica de diversas fontes, possui hoje uma matriz elétrica baseada predominantemente em hidroeletricidade. Nos dias atuais a fonte hídrica é responsável por gerar cerca de 63,38% de todo o potencial elétrico gerado no país, enquanto a segunda fonte mais utilizada, a fóssil, é responsável pela geração de apenas 16,13% deste potencial. Portanto, tendo em vista a necessidade de expansão de formas alternativas à energia hidráulica, o presente trabalho faz uma breve análise da Matriz Elétrica Brasileira - MEB, como forma de fundamentação da problemática apresentada e também para informação. Ao final da pesquisa será possível confirmar a exagerada dependência que a matriz elétrica brasileira possui pela fonte hídrica, principalmente pelas hidrelétricas. Se confirmará também a necessidade de diversificação da matriz elétrica brasileira e se notará uma breve movimentação em prol desta diversificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Luisa de Castro e Silva, Hellen, Ana Luísa Andrade de Toledo, Bettina Pereira de Azevedo Carvalho, Leo Jaymee de Vilas Boas da Silva, and Lucas Emanuel Poiares Leite. "Estimativa teórica da geração anual de biogás pelo aterro sanitário do consórcio CIAS." Revista DAE 68, no. 224 (May 17, 2020): 23–33. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.038.

Full text
Abstract:
Com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão e o gerenciamento de resíduos têm sido vistos como estratégias de competitividade em mudanças climáticas. Nesse sentido, a busca por tecnologias que reduzam emissões baseadas no aproveitamento de gases aliada aos processos de reciclagem, reúso e minimização na geração de resíduos, tem colaborado para investimentos em pesquisas e expansão de fontes alternativas de energias. A partir disso, junto com a crescente produção de resíduos em razão da alta taxa de crescimento populacional aliado ao consumo, faz-se necessária a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos com desenvolvimento sustentável para os municípios. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica do aproveitamento energético de biogás gerado pelo aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal do Estado de São Paulo (CIAS), formado pelos municípios: Cajamar, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista e Vinhedo em projeções de 20 anos para diferentes populações. Para projeção da produção de gás foi utilizado o software LandGEM® desenvolvido pela Agência Americana de Proteção Ambiental (US EPA). Nesse estudo, são mostradas as equações de potência de aproveitamento, bem como de energia, produzidas a partir da população total estimada, podendo ser utilizadas para estudos preliminares em outros consórcios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Elgamal, Georges Naguib Girgis, and Jacques Demajorovic. "As barreiras e perspectivas para geração de energia elétrica por painéis solares fotovoltaicos na matriz energética brasileira." Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 9, no. 1 (May 6, 2020): e1115. http://dx.doi.org/10.5585/geas.v1i1.1115.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar os desafios e as oportunidades para a expansão da geração de energia elétrica por células solares fotovoltaicas em larga escala no Brasil A metodologia inclui entrevistas em profundidade com múltiplos stakeholders, incluindo representantes das indústrias, do setor público, academia e organizações não governamentais. As conclusões indicam que apesar do avanço das políticas públicas de forma a incorporar novos instrumentos para o estímulo da energia solar fotovoltaica, seus resultados ainda são bastante tímidos, pois esta alternativa energética representa 0,02% na matriz energética do país. Entre as razões que explicam esse resultado destacam-se a falta de uma visão estratégica por parte do governo para a sua inserção no cenário nacional e a falta de políticas de reduções tributárias e fiscais e financiamentos atrativos para a sua aquisição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bilotta, Patrícia, and Bárbara Zanicotti Leite Ross. "Estimativa de geração de energia e emissão evitada de gás de efeito estufa na recuperação de biogás produzido em estação de tratamento de esgotos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 2 (June 20, 2016): 275–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141477.

Full text
Abstract:
RESUMO: O aproveitamento do biogás proveniente do tratamento de esgoto doméstico, de dejetos animais e da disposição de resíduos sólidos é uma alternativa de geração de energia elétrica com grande potencial de expansão no Brasil. O objetivo deste trabalho foi quantificar a energia fornecida pelo biogás gerado em uma estação de tratamento de esgotos (ETE) e estimar a emissão evitada de gases de efeito estufa (GEEs) com a recuperação do biogás. A ETE analisada possui vazão 33.220,8 m3.d-1 e DQO afluente 14.617,1 kg.d-1 e atende a cerca de 190.000 habitantes. Foram utilizados dados de monitoramento de agosto de 2012 a março de 2013 para quantificar os seguintes parâmetros: demanda química de oxigênio (DQO) convertida em biomassa; sulfato convertido em sulfeto; DQO convertida em metano; perdas de metano (fase líquida e gasosa); potencial energético disponível; potência elétrica disponível; emissão evitada de metano. Os seguintes resultados foram obtidos: eficiência média de tratamento de 65,6%; produção de metano de 1.427,2 m3.d-1; energia elétrica média disponível de 65.280,3 kWh.mês-1 (59% da demanda média mensal de energia da estação); emissão real evitada de metano de 946,2 kgCH4.d-1 e 17.192,6 kgCO2 eq.d-1 (potencial de aquecimento global - PAG - do CH4=21). Pode-se concluir que a recuperação do biogás na ETE Santa Quitéria resultaria em benefícios econômicos e ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Almeida, Andrei de Oliveira, Bárbara da Silva Medeiros, João Pedro Peters Barbosa, and Pedro Gomes Barbosa. "Síntese de conversores MMC para aplicação em sistemas de geração fotovoltaicos e sistemas de transmissão em corrente contínua." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 19, no. 1 (March 6, 2020): 17. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29893.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização do conversor multinível modular no processamento da energia elétrica gerada por fontes renováveis (e.g. solar, eólica, entre outras) ou na transmissão de energia elétrica em corrente contínua. Conversores multiníveis modulares foram originalmente propostos para aplicações em altas tensões devido à possibilidade de expansão do número de níveis da tensão terminal de saída. Apesar do foco da proposta inicial, esses conversores se mostraram interessantes para serem utilizados em sistemas com tensões mais baixas, eliminando a necessidade de transformadores complexos ou filtros harmônicos de ordem elevada. Como a operação dos conversores multiníveis modulares dependente da equalização das tensões dos capacitores dos seus diversos submódulos, este artigo apresenta um estudo comparativo de diferentes métodos de ordenação usados para selecionar os submódulos de acordo com o valor das tensões dos seus capacitores. Resultados de simulação obtidos com o software de transitórios eletromagnéticos são apresentados para demonstrar o desempenho das estratégias de ordenação e controle investigadas. O esforço computacional dos algoritmos de ordenação investigados são também testados experimentalmente utilizando um processador digital de sinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bier, Lucile Lopes, and Roberto Verdum. "Percepção da Paisagem: Aerogeradores em Tapes (RS)." Espaço Aberto 4, no. 1 (June 30, 2014): 47–64. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2014.2432.

Full text
Abstract:
A transformação da paisagem por meio de empreendimentos eólicos é umfenômeno relativamente novo no Rio Grande do Sul e no Brasil. Contudo, a matriz energética brasileira está em expansão, principalmente a geração eólica. Embora esse tipo de energia seja considerado de baixo impacto ambiental, constata-se que cresce a preocupação de alguns segmentos da sociedade em relação aos impactos que podem ocorrer no meio ambiente e nas pessoas. Entre eles está a intrusão visual decorrida da inserção dos aerogeradores, ou o impacto sobre a paisagem. O objetivo desse artigo é mostrar o levantamento sobre a percepção da paisagem em relação à possibilidade da implantaçãode empreendimentos de energia eólica no município de Tapes/RS. Na tentativa de contemplar o objetivo proposto, no estudo utiliza-se a categoria de análise da paisagem por meio do método da percepção. Em busca dos aspectos objetivos e subjetivos que norteiam a opinião da população perante um empreendimento hipotético, observa-se que há uma série de elementos envolvidos nesse processo que ultrapassa a simples aceitação do empreendimento. Contudo, os resultados refletem o grande apelo econômico que os aerogeradores representam para a população local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Leticia Miguel Fontoura de, and Ricardo Carneiro. "POLÍTICAS PÚBLICAS E GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DA BIOMASSA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 3 (September 29, 2020): 370–87. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n3p370-387.

Full text
Abstract:
Políticas públicas e geração de energia através da biomassa dos resíduos sólidos NO BRASIL LETÍCIA MIGUEL FONTOURA DE OLIVEIRA1, RICARDO CARNEIRO2 1 Escola de Governo, Fundação João Pinheiro, Alameda das Acácias, 70, São Luiz, CEP: 31.275-150, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, leticiamiguel2@hotmail.com 2 Escola de Governo, Fundação João Pinheiro, Alameda das Acácias, 70, São Luiz, CEP: 31.275-150, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, ricardo.carneiro@fjp.mg.gov.br RESUMO: O presente artigo objetivou examinar, de forma exploratória, o potencial para aproveitamento energético da biomassa do resíduo sólido urbano (RSU) no país, discutindo se e como a política pública pode fomentar o escalonamento das iniciativas setoriais existentes. Primeiramente foi realizada uma revisão da literatura acerca da regulação estatal e do papel das políticas públicas. Em seguida, foram abordados aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o aproveitamento energético do lixo, e da regulação do setor elétrico, que abre espaço para a diversificação da matriz energética nacional. Para a discussão do potencial e dos limites para a expansão da utilização do RSU como fonte energética, foram consideradas as iniciativas setoriais presentes no estado de Minas Gerais. A análise evidenciou um expressivo potencial para a geração de energia a partir de RSU no país, que se mantém subaproveitado, sinalizando para a desarticulação entre os atores relevantes na promoção desse tipo de atividade. Um ator chave no processo são os municípios, os quais, regra geral, caracterizam-se por limitada capacidade técnica, administrativa e financeira. A ausência de diretrizes políticas claras, com linhas de financiamento específicas e assessoria aos municípios para a implementação de projetos na área, dificulta sua difusão em escala. Palavras-chaves: desenvolvimento sustentável, resíduos urbanos, regulação, energia renovável, bioenergia. PUBLIC POLICIES AND ENERGY GENERATION THROUGH SOLID WASTE BIOMASS IN BRAZIL ABSTRACT: This paper aims to explore the potential of biomass energy, obtained by municipal solid waste (MSW) and to discuss whether and how political systems can foster scaling the existing initiative on the energy sector. At first, it has been briefly reviewed the local regulation and the role of public policies. Secondly, it has examined National solid waste Policy and the aspects which consider the potential energy production from waste. Additionally, it has reviewed the electric sector regulation, which gives room for diversification in the national energy matrix. Minas Gerais State's existing initiatives on the energy sector have been evaluated in order to show the potential and limit of solid waste as an energy source. The analysis identified a great potential of power generation from MSW in Minas Gerais state, which remains underused, highlighting the misalignment among stakeholders for promoting this type of activity. The key players of this process are the cities - mostly small and medium size -, which are generally characterized by limited technical know-how and reduced administrative, financial capabilities. The lack of clear regulation guidelines, the absence of dedicated credit line accounts and specialized consultants make it difficult to implement and to scale projects of power generation from MSW. Keywords: Sustainable Development, Urban Solid Waste, Regulation, Renewable energy, bioenergy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Montoya, Andrés Danilo Velástegui, Aline Maria Meiguins de Lima, Edson José Paulino da Rocha, and Augusto José Pereira Filho. "CONFLITOS PELO USO DAS ÁGUAS NO BAIXO RIO TOCANTINS: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS." Boletim de Geografia 36, no. 2 (August 15, 2018): 14. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v36i2.30484.

Full text
Abstract:
Nas próximas décadas, a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia será uma das áreas mais promissoras para a expansão da economia Brasileira. Neste contexto, o melhor aproveitamento do potencial hídrico é essencial para o desenvolvimento local e regional dos municípios e estados contidos nesta bacia. As usinas hidroelétricas são potenciais alternativas para a geração de energia. Não obstante, estes empreendimentos acarretam vários problemas, dentre eles, estão os conflitos entre os usuários de cursos de água compartilhados entre estados e municípios. Este trabalho analisa os potenciais conflitos pelo uso de recursos hídricos com a geração de energia elétrica na bacia hidrográfica do Baixo Tocantins. Os dados socioeconômicos de usos múltiplos consuntivos ou não dos recursos hídricos e o aproveitamento energético da região foram analisados por meio da matriz de correlação e análise de componentes principais. Os resultados sugerem que há correlação entre o consumo de água médio per capita e o setor de serviços, diferentemente do que acontece nos setores de agropecuária e aquicultura. A correlação entre potencial de navegação e o PIB per capita é significativa, e menor entre indicadores socioeconômicos e índice de Gini. Por fim, o município de Tucuruí é fortemente influenciado pela sua Usina Hidrelétrica (UHE) e respectivas estruturas complementares tais como eclusas para navegação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Strassburg, Udo, Nilton Marques de Oliveira, and Weimar Freire da Rocha Junior. "O Potencial de Geração de Biogás Proveniente da Criação de Suínos no Oeste do Paraná: Um Estudo Exploratório." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, no. 4 (October 31, 2016): 803. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n4p803-818.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve o objetivo de verificar o potencial e a perspectiva da produção de biogás no Oeste do Paraná. Utilizou-se de uma metodologia exploratória com base na literatura. Para tanto, o referencial teórico foi centralizado na geração de biogás na atividade suína, sua produção, sua perspectiva e seu potencial de produção de biogás e as formas de utilização. Os dados utilizados e trabalhados foram obtidos junto ao IPEADATA, à EMBRAPA e à Abipecs. Os resultados apontaram que o Oeste do Paraná tem um grande potencial para geração de biogás, tendo, em 2012, uma população de suínos de 2.085.267 cabeças, com a capacidade de geração de dejetos de 12.094.548 kg. Com essa matéria-prima há condições de gerar 4.233.092 m3 de biogás. As perspectivas dos agentes da atividade suína estarem se envolvendo, cuidando do meio ambiente e, consequentemente, produzindo biogás, são grandes, pois os resultados se mostram favoráveis para que isso aconteça. Assim, o que é necessário para a expansão da produção do biogás são estímulos do governo no sentido de regulamentar a atividade e oferecer incentivos para a produção de energia renovável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bhering, Mário Penna. "A GESTÃO DO SETOR... Setor de energia elétrica: alternativas ao modelo de atuação atual." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 153–55. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1976.

Full text
Abstract:
O atual modelo do setor ae energia elétrica foi concebido em uma fase marcada pela precariedade dos serviços, com problemas freqüentes no atendimento do mercado consumidor. A existência de potencial hídrico abundante, com aproveitamentos baratos, porém intensivos em capital e de longa maturação e a ausência de um mercado financeiro privado capaz de atender as necessidades de recursos, levaram o Governo a assumir o encargo de promover a expansão do sistema e adequá-lo 'às exigências do processo de crescimento econômico.Do ponto de vista organizacional, o Governo Federal responsabilizou-se peloplanejamento setorial e pela execução das obras de geração e transmissão, através do Grupo ELETROBRÁS,enquantoque os governos estaduais constituíram empresas dedicadas principalmente à distribuição da energia elétrica. Essas empresas, através de fusões e absorção de pequenas concessionárias locais, são hoje, de um modo geral, responsáveis pela distribuição no âmbito dos respectivos Estados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dantas, Ozlean de Lima, and Roberto Apolonio. "Qualidade de Energia Elétrica de um Sistema Fotovoltaico de 45 kWp conectado à Rede." E&S Engineering and Science 7, no. 4 (December 30, 2018): 49–62. http://dx.doi.org/10.18607/es201877332.

Full text
Abstract:
Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede vêm cada vez mais ganhando espaço no Brasil. Isto é fruto de uma política energética regulatória iniciada em 2012, expansão mundial dessa tecnologia e o alto potencial de irradiação solar disponível no país. Este trabalho tem por objetivo comparar grandezas elétricas medidas no ponto comum de conexão (PCC) de uma unidade consumidora (UC) com perfil de carga comercial e sua microusina fotovoltaica (FV) de 45kWp conectada à rede elétrica em relação ao atendimento dos parâmetros da qualidade da energia elétrica (QEE) em regime permanente estabelecidos no Módulo 8 do Procedimento de Distribuição (PRODIST) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os parâmetros analisados no PCC da instalação foram: perfil de tensão, fator de potência, distorção harmônica total de tensão, fator de desequilíbrio e frequência. Também é apresentado o consumo e geração da unidade consumidora com a usina fotovoltaica para um dia útil e um dia do final de semana. Os resultados obtidos mostram que a UC com a usina FV conectada à rede elétrica em operação não impacta na QEE da rede de distribuição e os parâmetros analisados estão dentro dos limites estabelecidos pelo Módulo 8 do PRODIST da ANEEL, com exceção da tensão que requer ajustes no comutador de carga do transformador da distribuidora que alimenta a instalação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Menezes, R. R., L. F. Campos, G. de A. Neves, and H. C. Ferreira. "Aspectos fundamentais da expansão por umidade: revisão parte II: cinética de expansão e sua determinação." Cerâmica 52, no. 322 (June 2006): 114–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000200002.

Full text
Abstract:
A expansão por umidade (EPU) vem sendo estudada desde o século passado, no entanto, grande parte do conhecimento gerado encontra-se muito disperso na literatura mundial. Assim, esse trabalho objetiva dá continuidade ao estudo de revisão dos aspectos fundamentais da expansão por umidade, com a exposição dos resultados mais relevantes a cerca da cinética do fenômeno e das particularidades de sua determinação. O texto aborda características do processo de expansão, com o detalhamento da evolução das modelagens mais utilizadas para descrever a cinética do fenômeno de EPU, bem como, apresenta uma sistemática para determinação da energia de ativação da EPU. Além disso, faz-se a descrição das metodologias de determinação da EPU dos materiais cerâmicos, evidenciando suas características, peculiaridades e pontos controversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

OLIVEIRA, Nathalia Capellini Carvalho de. "A grande aceleração e a construção de barragens hidrelétricas no Brasil." Varia Historia 34, no. 65 (August 2018): 315–46. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752018000200003.

Full text
Abstract:
Resumo Nos atuais debates sobre o futuro ambiental do planeta, a questão dos usos energéticos é central, e a sua distribuição espacial e a rapidez de seu desenvolvimento vão determinar a evolução do processo de mudança climática. O Brasil é um dos maiores construtores mundiais de barragens e o segundo país que gera mais energia hidrelétrica no mundo, atrás da China. A geração de energia elétrica a partir dos rios foi privilegiada no país desde o governo de Getúlio Vargas, a partir do qual o estado federal brasileiro, ao sabor da ideologia dominante do momento, sistematicamente incitou o desenvolvimento da hidroeletricidade. Em consonância com um contexto global, a construção de hidrelétricas no Brasil expandiu-se a partir do final dos anos 1950, principalmente depois do regime militar. Este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de eletrificação brasileiro do ponto de vista da hidroeletricidade, desde a introdução dessa tecnologia até o fim do regime militar, adotando uma multiplicidade de escalas. Nesse sentido, a pesquisa busca entender quais são os fatores que favorizaram e frearam a expansão hidrelétrica no Brasil do século XX e contextualizar a "grande aceleração" da construção de barragens no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, José Dioney Soares, and Luiz Andrei Gonçalves Pereira. "LOGÍSTICA DE TRANSPORTES DO AGRONEGÓCIO E EXPORTAÇÕES DE SOJA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO." Geoambiente On-line, no. 34 (September 11, 2019): 131–54. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i34.52867.

Full text
Abstract:
Nas atividades socioeconômicas, o segmento de commodities agrícolas, destacando-se a soja, é de fundamental importância para os setores da atividade industrial, da alimentação da população, alimentação de animais e da geração de energia. O objetivo deste artigo é analisar as articulações espaciais da (re)organização territorial da comercialização e da logística de transportes nos fluxos do setor agroindustrial, considerando as exportações do setor de soja in natura entre a região Centro-oeste do Brasil e os mercados internacionais, no período de 1997 a 2015. Os procedimentos metodológicos foram sistematizados por meio da revisão de literatura, coleta e análise de dados secundários disponibilizados pelas instituições governamentais. A expansão da infraestrutura e dos serviços logísticos de transportes promovem as articulações dos circuitos das exportações na espacialização das redes de exportações de soja através dos fluxos realizados por transportes nacionais rodoviários, ferroviários e/ou intermodais, que interconectam os recintos alfandegados e os transportes internacionais nas ligações dos mercados consumidores globais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dorileo, Ivo Leandro. "Grandes empreendimentos hidrelétricos e questões ambientais no Brasil." E&S Engineering and Science 7, no. 1 (April 1, 2018): 71–85. http://dx.doi.org/10.18607/es201875671.

Full text
Abstract:
AAs políticas energéticas no Brasil têm sido formuladas de forma centralizada pelo governo federal, enquanto que as políticas de recursos hídricos e de meio ambiente estão sendo praticadas descentralizadamente. Este modelo tem conduzido a uma série de problemas e conflitos entre essas áreas, notadamente em relação aos grandes empreendimentos de usinas hidrelétricas. Uma nova forma de se aperfeiçoar o planejamento energético, que garanta a expansão da geração, da transmissão e da distribuição de energia, de forma articulada com as políticas energéticas de diversas vertentes, com as políticas setoriais de desenvolvimento e de meio ambiente, de recursos hídricos e com o sistema de regulação e de controle social, é a implementação de um modelo de planejamento integrado de recursos por bacias hidrográficas. Este pode responder às questões essenciais de infraestrutura através da busca do equilíbrio entre o meio ambiente, os interesses econômicos e as populações envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gasparotto, Francielli, Marcelo Teixeira Silva, Aline Yukie Minasse Watanabe, Guilherme Miglioli Martins, Cleiltan Novais da Silva, and Edison Schmidt Filho. "Setor sucroenergético e estratégias microbiológicas para mitigação dos impactos ambientais da aplicação da vinhaça." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 1 (June 20, 2019): 241–51. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.001.0020.

Full text
Abstract:
No Brasil, a cana-de-açúcar tem sido usada como matéria-prima para a produção de etanol desde inicio do século XX, hoje a maioria das usinas de cana de açúcar produz além do etanol, açúcar e energia. A cadeia da cana-de-açúcar contribui de forma expressiva para o Produto interno Brasileiro (PIB) sendo o País o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar e sua produção deverá aumentar substancialmente nos próximos anos. No entanto, atrelado a expansão do setor surgem questões relacionadas com o aumento da geração de resíduos, como a vinhaça, gerada na etapa de destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar para a obtenção do etanol. Este resíduo é comumente usado na fertirrigação, porém quando usado sem critérios técnicos pode acarretar impactos ambientais, como a salinização do solo e contaminação do lençol freático. Neste estudo, além das tecnologias usualmente empregadas em usinas de cana-de-açúcar para a aplicação da vinhaça no Brasil, foram levantadas informações sobre o potencial da vinhaça como meio do cultivo de microrganismos e as possíveis alterações químicas desse resíduo após inoculação. As pesquisas apontaram a capacidade do desenvolvimento e crescimento de microrganismos e microalgas na vinhaça, observando as variações na caracterização química, bem como a possível diminuição da carga poluidora. A divulgação dessas informações tecnológicas ampliam as alternativas para descarte dos grandes volumes de vinhaça gerados pelas agroindústrias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Bellacosa, Julia Marques. "OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO CAMPONESA FRENTE À EXPANSÃO DOS AGROCOMBUSTÍVEIS, O ASSENTAMENTO MONTE ALEGRE: ARARAQUARA-SP (The challenges of peasant reproduction against the expansion of agrofuels, the Monte Alegre settlement: Araraquara-SP)." REVISTA NERA, no. 22 (September 4, 2013): 55–81. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2061.

Full text
Abstract:
O atual estágio de desenvolvimento do capitalismo, marcado por intensas mudanças desencadeadas pelo processo de mundialização do capital, traz fortes consequências para as populações camponesas. Inserido nesse contexto está o avanço dos agrocombustíveis em terras de reforma agrária, através de mecanismos de subordinação da produção camponesa aos complexos agroenergéticos. O crescimento significativo de cultivos para geração de energia ocorre no momento em que os agrocombustíveis são apontados como solução para o futuro do planeta. Dessa forma, o avanço do agronegócio no campo sob o viés dos agrocombustíveis, impõe novos desafios para repensar o campesinato brasileiro. No intuito de refletir sobre essa e outras questões, o artigo ora apresentado constrói uma análise sobre a reprodução do campesinato brasileiro frente à expansão dos agrocombustíveis, tanto cana-de-açúcar, quanto oleaginosas para a produção de biodiesel, sob a perspectiva de um fragmento - o assentamento rural Monte Alegre, localizado na região conhecida como "Califórnia Brasileira", uma área de agricultura modernizada, praticamente monopolizada pelas culturas de cana-de-açúcar e laranja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Andrade, Virginia Corrêa Santos, and Patrícia Francisca de Matos. "A EXPANSÃO CANAVIEIRA E AS ALTERAÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS / THE SUGAR CANE CULTIVATION EXPANSION AND CHANGES IN PERMANENT PRESERVATIVE AREAS IN ARTIFICIAL WATER RESERVOIRS." Geo UERJ, no. 33 (December 31, 2018): e34109. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2018.34109.

Full text
Abstract:
A expansão do cultivo da cana-de-açúcar passou a ser justificada por se tratar de um dos pilares do crescimento econômico brasileiro, todavia, esse crescimento muitas vezes ocorre em detrimento das questões sociais e ambientais. O novo Código Florestal, sancionado pela Lei n° 12.651, em 25 de maio de 2012 reduziu drasticamente a proteção sobre as áreas do entorno dos reservatórios artificiais destinados a geração de energia elétrica com concessão anterior a 2001, passando a abranger somente a cota máxima de operação do reservatório. O objetivo deste trabalho consiste em compreender as alterações promovidas na seara ambiental após a publicação da Lei n° 12.651/12, em especial no que tange às áreas de preservação permanente no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de São Simão, no município de Santa Vitória (MG). No campo técnico, utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo, valendo-se pesquisa teórica, pesquisa documental e pesquisa de campo para consecução dos objetivos. Por fim, os resultados da pesquisa identificaram a territorialização ocorrida no Triângulo Mineiro e no município de Santa Vitória (MG) pela cana-de-açúcar, substituindo culturas existentes e áreas de pastagem em razão da instalação de diversos empreendimentos sucroenergéticos. Verificou-se ainda que já teve início a ocupação pela cana-de-açúcar das antigas áreas de preservação permanente, agora desprovidas de proteção legal, ocasionando diversos prejuízos ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Paschoal, Letícia Giuliana, and Fernando De Morais. "Dinâmica do Uso e Ocupação da Terra em Área de Expansão da Fronteira Agrícola no Baixo Curso do Rio Palmeiras, Estado do Tocantins." Geography Department University of Sao Paulo 37 (July 6, 2019): 15–29. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v37i0.154044.

Full text
Abstract:
O sistema socioeconômico impõe alterações à dinâmica do uso da terra. Assim, esse trabalho possui como objetivo analisar a dinâmica do uso e cobertura da terra, ao longo de 49 anos (1968-2017), no setor Sul da bacia hidrográfica do rio Palmeiras (TO), destacando elementos do sistema socioeconômico e suas relações com processos de alterações sobre a hidrografia e o relevo desenvolvido sobre litologias calcárias. O setor do baixo curso da bacia hidrográfica do rio Palmeiras foi selecionado como fragmento representativo das alterações ambientais regionais. Para a área foram realizados mapeamentos de uso e cobertura da terra (1968 e 2017) e geomorfológico (1968), ambos na escala 1:25.000, além de trabalhos de campo. Os resultados permitiram constatar alterações na hidrografia com a construção de represas para consumo d’água pelo gado e reservatórios para geração de energia por meio da criação de uma Pequena Central Hidrelétrica; diminuição das áreas de Cerrado, que ocupavam 77,46% da área no ano de 1968 e passou a ocupar 22,65% em 2017; além do aumento nas áreas destinadas à pastagem, que passou a ocupar 56,01% da área em 2017, face aos 0,09% ocupados em 1968, sendo que essa ocorre de forma extensiva e em alguns setores, sobre relevos cársticos, que são aos poucos descaracterizados. Assim, pretende-se contribuir com discussões acerca dos controles impostos pelo sistema socioeconômico aos sistemas físicos em áreas de expansão agropecuária na região Norte do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Maia, Carlos Roberto da Silva, Francisco Amaro Gomes de Alencar, and Israel Rodrigues Bezerra. "CRISE ENERGÉTICA E AGRODIESEL: DETERMINAÇÕES GLOBAIS DA PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO/Energy crisis and agrofuel: global determinations of capitalist production in the Brazilian agrarian space/ Crisis energética y agrodiesel: determinaciones globales de producción capitalista en el espacio agrario brasileño." REVISTA NERA, no. 33 (December 28, 2016): 206–33. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i33.4130.

Full text
Abstract:
A crise energética se constitui num dos limites econômicos e ecológicos à reprodução do capital. Diante dela, a lógica extraterritorial do capitalismo reconfigura a divisão internacional do trabalho em função da apropriação de mais espaço e recursos naturais para geração de energia. Isso, por sua vez, tem levado economias semiperiféricas a se especializarem na produção de commodities agroenergéticas. No Brasil, a política agroexportadora neodesenvolvimentista dita o tom da inserção competitiva do país como fornecedor de agrodiesel nesse mercado emergente. Isso, no entanto, requer a subsunção dos territórios rurais às determinações globais do mercado de commodities agroenergéticas para a especialização das unidades de produção no campo. A instituição do Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel – PNPB em 2004, como forma de combate das desigualdades regionais, tem concorrido em paralelo para a ampliação da fronteira agrícola de oleaginosas para produção de agrodiesel. Daí o presente artigo discutir os fundamentos geográficos e econômicos da expansão agroenergética como medida de contra-tendência do capital frente ao acirramento da sua crise estrutural e ainda, como o PNPB tem se resumido a um instrumento de integração capitalista dos territórios e da agricultura camponesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Chiba, R., R. A. Vargas, M. Andreoli, and E. S. M. Seo. "Catodo para célula a combustível de óxido sólido: síntese e caracterização de manganito de lantânio dopado com estrôncio." Matéria (Rio de Janeiro) 12, no. 3 (2007): 428–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762007000300002.

Full text
Abstract:
As células a combustível (CaC) destacam-se como geradoras de energia distribuída, nas quais são dispositivos eletroquímicos de baixo impacto ambiental, que são basicamente alimentadas pelo combustível hidrogênio e pelo oxidante oxigênio, tendo como principais produtos, a eletricidade e a água. Estes dispositivos vêm sendo considerados como uma opção real para a geração de energia elétrica distribuída de maioria dos países, devido à possibilidade de construção modular, baixo nível de ruídos, produção simultânea de energia elétrica e térmica, baixa restrição quanto à localização e elevada eficiência de conversão, dependendo do tipo de CaC. As aplicações da CaC em demonstrações significativas têm atestado a viabilidade em unidades estacionárias, móveis e portáteis. Neste contexto, o manganito de lantânio dopado com estrôncio (La1-xSr xMnO3), é um material cerâmico de grande importância, devido principalmente ao seu uso como catodo em células a combustível de óxido sólido (Solid Oxide Fuel Cells - SOFCs). Nos últimos anos, o grande interesse dos pesquisadores em relação a este material se deve principalmente às suas características tais como: boa estabilidade química e térmica, alta atividade catalítica na redução do oxigênio, coeficiente de expansão térmica razoavelmente similar ao eletrólito sólido (zircônia estabilizada com ítria) e alta condutividade elétrica. No presente trabalho apresenta-se uma contribuição ao estudo das composições químicas e estruturais de La1-xSr xMnO3 com concentrações de estrôncio (15 e 50 % em mol) pela técnica dos citratos. As resinas foram caracterizadas por análise termogravimétrica (ATG) e análise térmica diferencial (ATD); e os pós sintetizados foram caracterizados por absorção gasosa (LECO), espectrometria de fluorescência de raios X (FRX), granulometria por espalhamento de feixe de laser (CILAS), adsorção gasosa (BET), picnometria por gás hélio, difratometria de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As características dos pós de La1-X SrX MnO3 foram avaliadas visando a utilização na preparação de suspensões catódicas de filmes finos das SOFCs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Carvalho, Monica, and Danielle Delgado. "Potential of photovoltaic solar energy to reduce the carbon footprint of the Brazilian electricity matrix." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 1, no. 1 (July 18, 2017): 64–85. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v1i1.3779.

Full text
Abstract:
A energia solar fotovoltaica dentro da geração distribuída vem se consolidando no Brasil desde 2012. Este crescimento é acompanhado por um desconhecimento dos efeitos, tanto técnicos quanto ambientais, da utilização deste recurso no Sistema Elétrico Brasileiro. O primeiro passo deste estudo foi aplicar a metodologia daAvaliação do Ciclo de Vida a todas as etapas do Sistema Elétrico Brasileiro, para quantificar as emissões associadas ao consumo de 1 kWh de eletricidade no Brasil. O potencial de geração foi considerado, juntamente com as seguintes etapas (e consequentes perdas) associadas à transmissão, distribuição e transformação. Os documentos de referência utilizados para as projeções de geração de eletricidade foram os relatórios anuais estatísticos da Empresa de Pesquisa Energética e do Plano Decenal de Expansão da Eletricidade 2024. Os mixes elétricos para os anos de 2001, 2006 a 2015 e 2024 foram modelados no software SimaPro, para todas as etapas do Sistema Elétrico Brasileiro. O método de avaliação de impacto ambiental selecionado foi o IPCC 2013 GWP 100a, que expressou os resultados da análise em termos de kg de CO2-eq. Uma contribuição importante deste estudo, que será utilizada em estudos de otimização do fornecimento energia com o software Lingo, é o estabelecimento da dinâmica das emissões associadas ao consumo de eletricidade no Brasil. O potencial da eletricidade solar fotovoltaica para substituir a geração termoelétrica foi verificado. Em 2015, a eletricidade solar fotovoltaica apareceu na matriz elétrica brasileira e, após análise de representatividade para o ano 2024, foi identificada uma potencial redução na pegada de carbono do mix de eletricidade brasileiro a partir deste ano. Embora a eletricidade solar fotovoltaica apresente alto potencial de mitigação de mudanças climáticas, ainda é inexpressiva e não apresenta potencial para substituir as usinas termelétricas na matriz elétrica brasileira. Resumen La energía solar fotovoltaica dentro de la generación distribuida se ha consolidado en Brasil desde 2012. Este crecimiento se acompaña de un desconocimiento de los efectos, tanto técnicos como ambientales, de la utilización de este recurso en el Sistema Eléctrico Brasileño. El primer paso de este estudio ha sido aplicar la metodología del Análisis de Ciclo de Vida a todas las etapas del Sistema Eléctrico Brasileño para cuantificar las emisiones asociadas al consumo de 1 kWh de electricidad en Brasil. Se ha considerado el potencial de generación, y las etapas siguientes (y consecuentes pérdidas) asociadas a transmisión, distribución y transformación. Los documentos de referencia utilizados para las proyecciones de generación de electricidad han sido los informes estadísticos anuales de la Compania de Investigación Energética y el Plan Decenal de Expansión de la Electricidad 2024. Los mixes eléctricos para los años 2001, 2006 a 2015 y 2024 fueron modelados en el softwareSimaPro, para todas las etapas del Sistema Eléctrico Brasileño. El método de evaluación de impacto ambiental seleccionado ha sido el IPCC 2013 GWP 100a, que expresa los resultados del análisis en términos de kg de CO2-eq. Una importante contribución de este estudio, que se utilizará en estudios de optimización del suministro de energía con el software Lingo, es el establecimiento de la dinámica de emisiones asociada al consumo de electricidad en Brasil. El potencial de la electricidad solar fotovoltaica para sustituir generación termoeléctrica también ha sido verificado. En 2015 la electricidad solar fotovoltaica apareció en la matriz eléctrica brasileña, y después del análisis de representatividad para el año, se identificó una potencial reducción en la huella de carbono de la mezcla eléctrica brasileña después de este año. Aunque la energía solar fotovoltaica presenta un alto potencial de mitigación de cambio climático, sigue siendo inexpresiva y no presenta potencial para sustituir las centrales termoeléctricas en la matriz eléctrica brasileña. Abstract Photovoltaic solar energy within distributed generation has been consolidating itself in Brazil since 2012. This growth is accompanied by a lack of knowledge of the effects, both technical and environmental, of the utilization of this resource in the Brazilian Electric Power System. The first step of this study applied the Life Cycle Assessment methodology to all stages of the Brazilian Electric Power System, to quantify the emissions associated with the consumption of 1 kWh of electricity in Brazil. The generation potential was considered, along with the following steps (and consequent losses) associated with transmission, distribution and transformation. The reference documents utilized for the electricity generation projections were the statistical annual reports of the Energy Research Company and the Decennial Plan for Electricity Expansion 2024 (published by the Energy and Mines Ministry). The Brazilian electricity mixes for the years 2001, 2006 to 2015 and 2024 were modeled in SimaPro (LCA software), for all stages of the Brazilian Electric Power System. The environmental impact assessment method selected was IPCC 2013 GWP 100a, which expressed the LCA results in terms of kg CO2-eq. An important contribution of this study, and that will be further utilized within energy supply optimization studies with software Lingo, is the establishment of the dynamics of emissions associated with the consumption of electricity in Brazil. In 2015 photovoltaic solar electricity appeared in the Brazilian electricity matrix, and after representativeness analysis for year 2024, a reduction was identified in the carbon footprint of the Brazilian electricity mix after this year. Although photovoltaic solar electricity presents high potential for climate change mitigation, it is still inexpressive and does not present potential to substitute thermoelectric power plants in the Brazilian electricity matrix.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

LAROCCA, ANA PAULA CAMARGO, JOÃO OLYMPIO DE ARAÚJO NETO, JORGE LUIZ ALVES TRABANCO, AUGUSTO CÉSAR BARROS BARBOSA, ANDRÉ LUIZ BARBOSA NUNES DA CUNHA, and RICARDO ERNESTO SCHAAL. "USO DE RECEPTORES GPS DE 100 HZ NA DETECÇÃO DE DEFLEXÕES VERTICAIS MILIMÉTRICAS DE PONTES DE CONCRETO DE PEQUENO PORTE." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 2 (June 2015): 290–307. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000200017.

Full text
Abstract:
As últimas quatro décadas foram importantes para o desenvolvimento da malha rodoviária brasileira. O país recebeu incentivos financeiros para a sua expansão e diversas soluções estruturais para pontes e viadutos foram criadas. Em paralelo a este desenvolvimento, houve nos últimos anos um crescimento significativo dessas estruturas em estágio avançado de deterioração devido à ausência de programas de manutenção preventiva. Dessa maneira, este trabalho propõe o uso de receptores GPS num plano de monitoramento de curta duração para acompanhar o comportamento estrutural de uma ponte rodoviária curva de concreto armado já em serviço. E apresenta os primeiros resultados da pesquisa com a portadora L1 do sistema GPS e dados gravados com taxa de 100 Hz, no monitoramento do vão central de ponte de concreto de pequeno porte situada sobre o Rio Jaguari, na cidade de Extrema, divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo. O desafio reside no fato de que estruturas como estas - pontes de concreto de pequeno e médio porte - respondem pela grande maioria das obras de arte da malha rodoviária brasileira e por serem estruturas rígidas, apresentam deflexões verticais pequenas, de até 5mm. O experimento foi realizado por meio de sessões de observações com receptores GPS sobre a ponte, no vão instrumentado por equipamentos convencionais para posterior confrontação de resultados entre os receptores GPS e os métodos clássicos de monitoramento. A ferramenta de filtragem Continuos Wavelet Transform (CWT) foi utilizada para analisar as frequências de resposta da ponte a partir dos resíduos da dupla diferença de fase da portadora L1. A análise do espectro de energia da CWT gerado a partir dos dados coletados com os receptores GPS indicou alta concentração de energia nas mesmas faixas de frequência - de resposta do tabuleiro da ponte - apontadas pela Modelagem por Elementos Finitos e pela prova de carga dinâmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Barra, Otávio Augusto de Oliveira Lima, Fábio Perdigão Vasconcelos, Danilo Vieira dos Santos, and Adely Pereira Silveira. "ANÁLISE DA MORFODINÂMICA COSTEIRA E DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS LITORÂNEOS: ESTUDO DE CASO, PRAIA DE VOLTA DO RIO, ACARAÚ/CE." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 745–54. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.581.

Full text
Abstract:
O Brasil é um país com uma extensa linha de costa, são cerca de 7.367 km de extensão do seu litoral, com um potencial natural para a geração de energia eólica. O estado do Ceará é um dos maiores produtores de energia eólica para o país, obtendo notoriedade e a necessidade de manutenção dos seus parques eólicos, especialmente se instalados em zonas de costa, onde há uma grande dinâmica natural. O presente trabalho, busca o acompanhamento das dinâmicas morfológicas na praia de Volta do Rio, localizada em Acaraú/CE, que fica a cerca de 238 km de Fortaleza/CE. Os dados coletados em idas à campo, constataram que há um forte processo erosivo atuante na praia de Volta do Rio, o que alerta para a contenção do avanço marinho sob o parque eólico presente no local. A erosão é um fenômeno natural que trabalha na modelação de demasiadas formas terrestres. No litoral, isso não é diferente, por ser um ambiente altamente dinâmico onde há a interação entre continente, atmosfera e oceano, sendo possível encontrar diversos atuantes que podem intensificar os processos erosivos, sejam eles o vento, maré, ou por intervenções humanas, como construções e ocupações indevidas ao longo da linha de costa.Palavras Chave: Volta do Rio; Energia Eólica; Erosão. ABSTRACTBrazil is a country with an extensive coastline, about 7,367 km of coastline, with a natural potential for wind power generation. The state of Ceará is one of the largest producers of wind energy for the country, obtaining notoriety and required maintenance of its wind farms, especially if located in coastal areas, where there is a great natural dynamic. The present work seeks the movement of morphological dynamics in the beach of Volta do Rio, located in Acaraú/CE, which is about 238 km from Fortaleza/CE. The data collected in the field found that there is a strong erosive process on the Beach of Volta do Rio, which warns about the expansion of advanced marine on the wind farm present on site. Erosion is a natural phenomenon that works in the modeling of many hearth forms. On the coast, this is not different, considering a highly dynamic environment in which there is an interaction between continent, atmosphere and ocean, being possible to find many factors that can intensify the erosive processes, such as wind, tide, or human intervention, as constructions and improper occupations along the coast line.Key words: Volta do Rio; Wind Energy; Erosion. RESUMENBrasil es un país con una extensa costa, cerca de 7.367 km de costa, con un potencial natural para la generación de energía eólica. El estado del Ceará es uno de los mayores productores de energía eólica del país, ganando notoriedad y la necesidad de mantener sus parques eólicos, especialmente si está instalado en zonas costeras, donde existe una gran dinámica natural. La presente investigación tiene como objetivo monitorear la dinámica morfológica en la playa de Vuelta del Rio, ubicada en Acaraú / CE, que está a unos 238 km de Fortaleza / CE. Los datos recopilados en los viajes de campo, encontraron que hay un fuerte proceso erosivo en la playa de Vuelta del Rio, que advierte sobre la contención del avance marino bajo el parque eólico presente en el sitio. La erosión es un fenómeno natural que funciona en el modelado de muchas formas terrestres. En la costa, esto no es diferente, ya que es un entorno altamente dinámico donde existe la interacción entre el continente, la atmósfera y el océano, permitiendo encontrar varios actores que pueden intensificar los procesos erosivos, ya sea viento, marea o intervenciones humanas, como edificios y ocupaciones inadecuadas a lo largo de la costa.Palabras clave: Vuelta del Río; Energía Eólica; Erosión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Souza, Alexandre Betassa De, and André Luiz Oliveira. "BENEFÍCIOS AMBIENTAIS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA." Revista Interface Tecnológica 16, no. 2 (December 26, 2019): 287–98. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.644.

Full text
Abstract:
A necessidade de diversificação da matriz energética brasileira é tema recorrente nos diversos painéis que discutem a questão ambiental, quando a pauta é geração de energia. Não é de hoje que o país convive com a ameaça de “apagões” em virtude de alterações nos regimes de chuva, que afetam diretamente a capacidade de geração de energia das usinas hidroelétricas, responsáveis por 61% da geração de energia no país. Este trabalho evidenciou a necessidade e os benefícios da utilização de matrizes energéticas limpas, com ênfase para a energia produzida a partir da captação dos raios solares, denominada fotovoltaica, que possui diversos benefícios especialmente benefícios ambientais) em comparação com outras fontes de energia. Foram destacadas as potencialidades ambientais e econômicas desse processo, ilustradas por um estudo de caso apresentado ao final do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bellini, Denis, Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Alexandre César Batista da Silva, and Jefferson Lisboa Melo. "Energia eólica: desenvolvimento de geração de energia sustentável." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 8, no. 2 (January 11, 2017): 205–23. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2017.002.0017.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo identificar como produzir energia elétrica sustentável a partir da fonte de energia eólica. Para tanto, a metodologia quanto ao objetivo foi uma pesquisa exploratória, quanto ao procedimento este estudo foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica, e, em relação à abordagem foi uma pesquisa do tipo qualitativa. Portanto, o trabalho em tela demonstrou as etapas necessárias para implantação de um parque eólico, iniciando-se com a definição da área de instalação e análise do potencial eólico desse local (identificar a potência do vento, o aproveitamento da potência instalada em um parque eólico e a previsão de ventos e de geração eólica de energia). Logo após segue-se para a elaboração do projeto de Micrositing. Posteriormente é feita a escolha do aerogerador, visto que a quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e com o regime de ventos da região. A próxima etapa é a aprovação do projeto, sendo a instalação dos equipamentos necessários ao seu funcionamento realizada pela empresa responsável pelo parque. Diante do que foi exposto, percebeu-se a importância do aumento de participação de fontes renováveis de geração de energia elétrica, entre elas, a eólica. Buscou-se demonstrar a importância da geração de energia elétrica através da fonte de energia eólica, visto que o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte, apesar de possuir um vasto território com um vasto potencial para a produção da mesma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

CARVALHO, JOAQUIM FRANCISCO DE. "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - As perspectivas da geração nuclear." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 37–41. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1948.

Full text
Abstract:
As raízes históricas da energia nuclear, no Brasil, aprofundam-se até a década de 30, com a vinda de eminentes professores europeus, para a Universidade de São Paulo, formando um núcleo do qual originou-se a Seção de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que deu lugar ao atual Instituto de Física, daquela Universidade. Desse núcleo, saíram inúmeros físicos e engenheiros que, em 1956, congregaram-se no Instituto de Energia Atômica - IEA, hoje denominado Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo — IPEN. Em 1966, criou-se o Centro de Energia Nuclear na Agricultura — CENA, ligado à Escola Superior de Agricultura de Piracicaba, da Universidade de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fialho Wanderley, Augusto César, and Antonio Luiz P. Siqueira Campos. "PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO RIO GRANDE DO NORTE." HOLOS 3 (August 2, 2013): 3. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1493.

Full text
Abstract:
A geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente renovável, com a geração interna hidráulica sendo superior a 74% do total de sua matriz energética. O racionamento de energia elétrica ocorrido em 2001, devido à falta de chuvas, levou o país a incrementar a participação de fontes alternativas de energia. Esta necessidade por novas fontes de energia faz com que as potencialidades regionais sejam aproveitadas, o que configura a mudança do modelo de geração, passando de geração centralizada para geração distribuída. Dentre as fontes alternativas de energia, a solar apresenta-se como uma fonte bastante promissora para o Brasil, tendo em vista que a maior parte do seu território está localizada próximo à linha do equador, o que acarreta em um dia de maior duração solar. O Rio Grande do Norte (RN) tem um dos maiores índices de incidência solar do território brasileiro, o que o torna apto a receber investimentos para a instalação de usinas solares fotovoltaicas. Este artigo analisará o potencial de geração da energia solar fotovoltaica no RN através de medições solarimétricas realizadas em Natal, capital do estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Campos Rodrigues, André, José Guilherme Rodrigues Porto, Johnathan Gonçalves Krepke, and Arthur Neves Serra. "O O CRESCIMENTO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA FOTOVOLTAICA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." Revista Mythos 13, no. 1 (June 10, 2021): 87–99. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v13i1.461.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento da geração de energia através de sistemas locais vem em constante evolução ao longo dos anos, superando as expectativas e projeções de instituições relacionadas ao setor de energia elétrica. Esta evolução pode ser relacionada aos grandes benefícios nos quais o consumidor que se torna também gerador, passa a ter ao utilizar este sistema de geração. Além disto, a transição energética que o país precisará passar em um futuro próximo, ocasionada pela matriz energética brasileira ser, em sua maior parte, destinada a fontes de geração que possuem problemas sérios relacionados ao meio ambiente, proporciona grandes incentivos a este segmento, pois novas tecnologias são aplicadas ao segmento de geração utilizando fontes sustentáveis e um novo mercado é expandido ao longo dos anos. Através da revisão bibliográfica obtida com pesquisas em artigos, estudos e publicações de grandes portais e agências do setor de energia elétrica do Brasil, o presente estudo pôde avaliar e compreender o constante e exponencial crescimento da geração distribuída fotovoltaica no Brasil, avaliando as promissoras projeções do futuro deste setor de geração de energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Aguiar Coelho, Guilherme, and José Luiz Miotto. "Análise comparativa da redução da área de geração de energia fotovoltaica proporcionada por módulos bifaciais." Revista Tecnológica 29, no. 1 (January 24, 2020): 242–58. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i1.51280.

Full text
Abstract:
A ampla utilização de fontes energéticas poluidoras, para suprir a crescente demanda, acaba impactando diretamente o meio ambiente. O setor conta agora com alternativas renováveis, como é o caso da energia solar. O presente trabalho objetiva apresentar uma possível solução para geração de energia em espaços restritos, como é o caso de edifícios com mais de oito pavimentos, onde a demanda de energia é elevada em relação à área disponível para produção. Apresenta-se um estudo comparativo entre sistemas fotovoltaicos convencionais e sistemas com módulos bifaciais. Os resultados deste estudo indicam haver um aumento real da eficiência de geração, uma vez que o módulo bifacial utiliza da irradiação solar incidente, assim como da radiação solar refletida pela atmosfera para gerar uma quantidade maior de energia. Apesar de seu custo elevado, os módulos bifaciais constituem-se em uma alternativa viável, pois geram até 30% a mais de energia por metro quadrado quando comparado ao sistema convencional. No caso avaliado neste trabalho, a opção pela utilização dos módulos bifaciais representou uma redução de 31,9% na área de geração, quando comparada à área necessária para os módulos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dias Júnior, Ananias Francisco, Artur Queiroz Lana, Francisco Fernandes Bernardes, and José Otávio Brito. "MADEIRA, ENERGIA E GERAÇÃO DE TERMOELETRICIDADE." ENERGIA NA AGRICULTURA 32, no. 2 (November 27, 2017): 157. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2017v32n2p157-163.

Full text
Abstract:
Este documento apresenta uma análise da situação da viabilidade do uso da madeira para a geração de energia elétrica. Trata-se de uma abordagem de elementos técnicos e econômicos, acerca do tema, com o intuito de embasar justificativas para o uso da madeira para tal finalidade. Dessa forma, são descritos aspectos da madeira para geração de energia, sua importância e vantagens dentre as fontes renováveis, bem como os custos envolvidos na geração em relação aos demais combustíveis. Contém ainda, levantamentos dos envolvidos no uso da biomassa para geração de termoeletricidade e por fim, faz-se uma menção acerca das perspectivas do setor florestal sobre as concessões de novas licenças para a instalação de novas usinas termoelétricas no país. Foi constatada a existência de um crescente interesse pela inserção da biomassa florestal no contexto da geração de termoeletricidade no Brasil, sendo os incentivos de ordem ambiental e econômico, os principais responsáveis por tal situação. Há uma forte perspectiva da ocorrência no avanço do setor florestal, sobretudo, no que diz respeito à intensificação do uso de resíduos florestais já disponíveis, bem como no estabelecimento de florestas especificamente destinadas à geração de termoeletricidade. Para os cenários futuros, certamente, irão pesar as decisões de ordem governamental, quando relacionado às políticas de ordem tarifárias ligadas à geração e distribuição de energia elétrica no país.PALAVRAS CHAVE: energia de biomassa; energia elétrica; termoeletricidade. WOOD, ENERGY AND THERMOELECTRICITY GENERATIONABSTRACT: This paper presents an analysis of the viability to generate electricity from wood biomass. It is an approach of technical and economic elements on this subject, in order to justify the use of wood for this purpose. Thus, aspects of wood for energy generation, its importance and advantages, and the costs compared to other fuels are described. This study also contains surveys about the use of wood biomass to generate thermoelectricity and finally, mention the prospects of the forest sector on new license grants for power plants installation in Brazil. There is a growing interest in the inclusion of forest biomass in the context of thermoelectricity generation and the incentives of environmental and economic order are the main responsible for this situation. There is a strong perspective of the event in advance of the forestry sector, especially regarding the use of forest residues already available and the establishment of forests aiming specifically thermoelectricity generating. For future scenarios, the insertion of wood biomass in the thermoelectricity scene will depend on the governmental policies on generation and distribution of electricity in BrazilKEYWORDS: biomass energy; electricity; thermoelectricity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

GOMES, DARIO. "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - Energia nuclear na geração de energia elétrica." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 35–36. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1947.

Full text
Abstract:
A decisão política de dotar o Brasil de um programa nuclear amplo, de natureza industrial, foi tomada no quadro da crise mundial de energia que se seguiu à quadruplicação dos preços do petróleo pelos países produtores, no segundo semestre de 1973. No ano seguinte, a ELETROBRÁS submeteu ao Governo o chamado Plano 90, que previa uma complementação de energia elétrica de origem térmica, da ordem de 10 mil megawatts, até 1990, quando deveria — segundo as estimativas disponíveis — estar esgotado o potencial hidrelétrico da região Sudeste, a mais industrializada do País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Holtz, Antônio Carlos Tatit. "O MERCADO DE ENERGIA ... Perspectivas da energia elétrica." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 122–33. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1970.

Full text
Abstract:
História da Humanidade é normalmente dividida em períodos, tendo como marcos divisórios importantes acontecimentos políticos, religiosos ou tecnológicos, como a expansão do Império Romano, o nascimento de Cristo, a invenção da bússola e da imprensa, etc., que influíram de modo significativo para a mudança dos hábitos de vida das pessoas. No que concerne ao desenvolvimento econômico-social e consequente melhoria do bem-estar e do padrão de vida da população, verifica-se que as grandes mudanças ocorridas até agora estão ligadas a inovações tecnológicas que permitiram ao homem usar, em seu benefício, quantidades cada vez maiores de energia, especialmente para produção de força motriz, em substituição ao trabalho humano ou animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography