To see the other types of publications on this topic, follow the link: Experiências pedagógicas.

Journal articles on the topic 'Experiências pedagógicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Experiências pedagógicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Queiroz Souza, Kênia Paulino, and Maria José De Pinho. "Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista." Revista Polyphonía 27, no. 1 (July 15, 2016): 337. http://dx.doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305.

Full text
Abstract:
As práticas pedagógicas contemporâneas no cenário educativo com uma visão ampliada e transformadora possibilitam ressignificações em suas vivências educacionais. Com esse olhar global, o presente relato de experiências objetiva polinizar ações que caracterizem práticas pedagógicas criativas, a partir dos projetos que norteiam o funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em educação ‘Práticas pedagógicas criativas: uma perspectiva transdisciplinar na escola do século XXI’ desenvolvida na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. A qual apresenta metodologicamente uma abordagem qualitativa exploratória, direcionada pelo estudo de caso. Na coleta de dados usou o questionário VADECRIE (Instrumento de valoração das práticas criativas da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC) e as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos (Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação e projetos pedagógicos). De acordo com a análise parcial dos dados, a Escola Daniel Batista desenvolve uma variedade de ações diferenciadas e integradoras. A sua prática pedagógica a partir dos projetos e, principalmente, do ‘projeto Declamadores de poesia’ é realizada em equipe com espontaneidade, determinação, criatividade e com o reconhecimento da importância de seus objetivos educacionais estarem conectados com a vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Jonatas Maia da, and Ingrid Wiggers. "PEDAGOGIA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS À MÍDIA-EDUCAÇÃO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no. 2 (December 12, 2015): 625. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.55536.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta algumas reflexões sobre a prática pedagógica da Educação Física Escolar, destacando a aproximação da pedagogia crítico-emancipatória à concepção de Mídia-educação. Após breves considerações bibliográficas, o texto enfatiza as possibilidades de se estabelecer nexos entre as estruturas conceituais dessas duas teorias pedagógicas. Na sequência, descreve sinteticamente uma experiência pedagógica de ensino com aportes da mídia-educação. Defende a necessidade de elaboração de propostas que promovam ações pedagógicas baseadas nessas teorias, de forma que estas experiências sejam objeto de sistematizações por meio de investigações científicas no campo da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Fernando Luís, Rita Alves, Carla Ferreira, and Hélder Martins Costa. "Experiências pedagógicas no ensino superior." Revista Docência do Ensino Superior 5, no. 2 (January 7, 2016): 9–30. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2040.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta a fase inicial da implementação de um conjunto de experiências pedagógicas realizadas numa instituição de ensino superior em Portugal. Argumenta-se que modelos de aprendizagem ativa não devem se restringir a sessões teóricas, mas que os alunos devem passar pelo processo de forma significativa no sentido de Ausubel (2003). Apresentam-se três casos realizados para testar, avaliar e verificar processos e estratégias de par pedagógico e interdisciplinaridade criados e desenvolvidos por professores, demonstrando, em alguns casos (isolados), evidências de comunidade de prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FARIA, Juliana Batista, and Inês Ferreira de Souza BRAGANÇA. "DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: A “CARTA DO ABRAÇO”." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 15, no. 33 (September 28, 2023): 89–99. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.702.

Full text
Abstract:
O artigo resulta de uma pesquisa-formação, inserida em uma investigação em rede sobre experiências instituintes de formação docente na América Latina, que objetivou tematizar e desenvolver, pela Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP), estratégias de leitura, escrita, edição e publicização de narrativas pedagógicas na formação inicial docente. Desde os anos 2000 a DNEP desenvolve-se predominantemente na formação continuada de professores, com abertura para criações ético-metodológicas que possam adaptá-la a diferentes territórios pedagógicos. Nossa pesquisa busca adaptá-la ao território do curso de Pedagogia em uma universidade pública brasileira. Este artigo analisa uma estratégia desenvolvida para que os estudantes comentassem as narrativas uns dos outros: a carta do abraço. Nossa análise focaliza os tonos de comentários que contribuem para a edição pedagógica dos relatos, dando a conhecer o trabalho hermenêutico iniciado pelos estudantes com as narrativas escritas por seus colegas e discutindo como se caracterizam os comentários nelas encontradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Conte, Elaine, and Cristiele Borges dos Santos. "Experiências pedagógicas em mini-histórias." Educação 45, no. 1 (November 21, 2022): e41117. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117.

Full text
Abstract:
O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Falkoski, Luciana. "Experiências pedagógicas em educação ambiental." Eventos Pedagógicos 11, no. 2 (September 8, 2020): 298–306. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v11i2.10299.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta as relações entre a Educação Ambiental e as práticas educativas em uma escola pública de Sinop- Mato Grosso, realizada no ano de 2019, com o objetivo de verificar a prática apresentada pela professora no tocante a educação ambiental na escola. A metodologia segue o aspecto qualitativo, pesquisas bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e entrevista semiestruturada. Objetiva-se a identificação, descrição e análise das experiências pedagógicas relativas à educação ambiental a partir dos teóricos: Carlos Rodrigues Brandão, Edneuza Alves Trugillo e Paulo Freire. Conclui-se que a professora trabalha de forma interdisciplinar, promovendo a inserção social dos alunos em diversos espaços. Palavras-chave: educação fundamental; educação ambiental; práticas pedagógicas; professora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fortunato, Ivan. "Práticas pedagógicas no ensino superior." Revista Internacional de Educação Superior 6 (February 7, 2020): e020039. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655958.

Full text
Abstract:
Este ensaio foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão sobre alguns elementos da complexa atividade de lecionar no ensino superior. Dentre várias possibilidades, a Didática foi eleita como elemento central do texto, pois é muitas vezes entendida como a principal atividade da docência. Para desenvolver as ideias, duas experiências distintas com a condução da disciplina Didática, nomeadas como situações iceberg, foram tomadas como exemplo. O ensaio desdobra-se em duas seções: primeiro, identifica-se três elos entre as duas experiências, sendo o local, o docente e a disciplina de Didática; segundo, a partir desses elos, os elementos mais fundamentais de cada situação são evidenciados por meio de uma descrição investigativa. Ao final, espera-se que o material aqui colhido da própria experiência torne-se objeto de aprendizado para outras reflexões e inflexões, mas tenha a serventia de manter vivas as inquietações a respeito do ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Afonso Luís Puig, Celso Zilbovicius, Edgard Michel Crosato, Leonardo Carnut, Antonio Carlos Souza Neto, Tarsila Teixeira Vilhena Lopes, and Simone Rennó Junqueira. "Experiência docente e discente sobre o processo ensino-aprendizagem emergencial em Ciências Sociais em Saúde durante a pandemia de Covid-19." Saúde em Redes 7, no. 1Sup (December 27, 2021): 55–70. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1supp55-70.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer a percepção de tutores, monitores e estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem no modelo remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19.Metodologia: A partir de um relato de experiência, tutores, monitores e estudantes de uma disciplina de Odontologia foram convidados a responder um questionário on-line, sobre a cadeira, com perguntas abertas e fechadas. Foi realizada análise quantitativa frequencial e estatística com teste qui-quadrado para avaliar a satisfação e o perfil sociodemografico dos participantes, bem como análise qualitativa para conhecer a experiência docente e discente através da análise de conteúdo.Resultados: Os questionários foram respondidos por 75,6% (31) dos tutores e monitores e por 63,8% (81) dos discentes. As principais categorias foram: "influência da experiência em aspectos pessoais”, destacando-se o aprendizado mútuo, saúde mental e sobrecarga docente e a categoria “especificidades pedagógicas no processo de ensino emergencial” ressaltando as tecnologias de comunicação e informação, o modelo remoto emergencial, a estratégia de pequenos grupos tutoriais, dificuldades do processo pedagógico, avaliação e perfil docente.Conclusão: O modelo remoto ofertado possibilitou novas experiências pedagógicas, empoderou tutores, monitores e estudantes no processo de aprendizagem, permitindo boa integração social em pequenos grupos. Portanto, a experiência se mostrou como alternativa pedagógica para o ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares das Chagas, José, Gustavo Henrique Lima Ferreira, Paulo Sérgio Gomes Soares, Maria José de Pinho, Oderlani Vieira da Silva, Letícia Neves T. dos Santos, Ígor Santos Lopes, et al. "EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FORMATIVAS E DIALÓGICAS DO PIP FILO." Capim Dourado: Diálogos em Extensão 5, no. 1 (April 25, 2022): 93–105. http://dx.doi.org/10.20873/uft-v5n1/id14179.

Full text
Abstract:
O presente texto é um relato da experiência do Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Filosofia (PIP FILO) da Universidade Federal do Tocantins. O projeto teve início em junho de 2021 e sua finalização em dezembro do mesmo ano. O intuito do projeto foi proporcionar a utilização de novas ferramentas digitais para as práticas pedagógicas de ensino. O conteúdo aqui descrito faz parte de um curso de formação digital promovido pelo PIP FILO e que contou com a colaboração do curso de Teatro e do Residência Pedagógica. O projeto se desenvolveu junto com um Tutor e com Monitores de Inovação Pedagógica (MIPs) por dois caminhos; (1) a utilização de ferramentas digitais como prática pedagógica por meio de cursos, oficinas, lives e palestras, (2) a realização de uma chuva de ideias que foi organizada no mindmeister, no qual restringindo-nos à pesquisa sobre fakes news atribuídas a Paulo Freire e que acrescentamos a essa pesquisa uma dose de humor dos cínicos gregos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Adson Martins Furtado, Paulo, Sileide Serrão Ferreira, and Sebastião Rodrigues-Moura. "Experiências Lúdicas para a Aprendizagem em Operações Matemáticas:." Revista Paranaense de Educação Matemática 13, no. 30 (May 9, 2024): 435–49. http://dx.doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.435-449.

Full text
Abstract:
Nesta investigação, buscamos compreender as práticas pedagógicas lúdicas desenvolvidas por um professor ao ensinar operações matemáticas ao tempo em que propicia a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a pesquisa é constituída pelos caminhos metodológicos da pesquisa qualitativa e de pesquisa de campo, na modalidade narrativa, com um professor que atua junto ao 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de educação do município de Ponta de Pedras, Marajó, Pará, por meio de uma entrevista narrativa. Os dados obtidos na entrevista foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD, da qual emergiu dois eixos de análise, que evidenciam que o professor possui consciência da importância do lúdico como estratégias pedagógica junto ao ensino de Matemática acerca da utilização dos jogos matemáticos como ferramenta pedagógica e, em seu trabalho, desenvolve atividades pedagógicas que buscam facilitar o processo ensino-aprendizagem para, assim, contribuir a melhor compreensão dos conceitos matemáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Parente, Cláudia da Mota Darós. "Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 22, no. 82 (March 2014): 57–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362014000100004.

Full text
Abstract:
O estudo sistematiza pesquisas e experiências sobre a multisseriação em países desenvolvidos e em desenvolvimento, por meio de uma revisão da literatura internacional, analisando suas opções político-pedagógicas. Evidencia-se que a multisseriação, no caso brasileiro, é resultado de uma necessidade e não uma opção pedagógica. Porém, a multisseriação proveniente de uma necessidade deve avançar para a busca de alternativas pedagógicas. Compreendendo a multidirecionalidade das opções político-pedagógicas em qualquer forma de organização escolar, defendemos que a política educacional brasileira deve abdicar da simples negação à multisseriação, buscando investigar experiências e investir na construção de alternativas que garantam o acesso à educação de qualidade a todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Sousa, José Moreira, and Leia Soares Da Silva. "Formação inicial de professores através do PIBID." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 15, no. 32 (May 29, 2023): 137–54. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.677.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva investigar as experiências pedagógicas vivenciadas pelos estudantes de Licenciatura em Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID do Instituto Federal de Educação do Piauí-IFPI, durante os anos de 2018 a 2020, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. O estudo discute a experiência do Programa e suas implicações na formação inicial dos professores de Física; analisa a importância do Programa nas escolas e os impactos das ações nas escolas públicas do município, lócus das atividades. As experiências versam sobre a implantação e implementação do PIBID em 03 escolas públicas do município. Assim, os resultados mostram que o mesmo se firma como uma política de formação inicial de professores e um meio de aprimoramento das práticas docentes e pedagógicas. Conclui-se que o trabalho de atuação dos estudantes bolsistas e dos supervisores dos eixos pedagógicos trouxe contribui para a formação dos futuros professores de Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cardoso, Cristiele Borges dos Santos, and Elaine Conte. "Mini-histórias." Revista HISTEDBR On-line 23 (December 15, 2023): e023047. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v23i00.8661282.

Full text
Abstract:
O texto aborda algumas experiências pedagógicas desenvolvidas desde 2017 e voltadas para as práticas estéticas com mini-histórias na Educação Infantil. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas estético-formativas de mini-histórias à criação de significados. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o cotidiano infantil, além de fazer parte da documentação pedagógica oriunda da experiência sensível do aprender com as crianças. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, em vista de aperfeiçoar as reelaborações didáticas que envolvem a leitura de imagens das questões humanas e educativas, para escutar as crianças e aprender a ser um professor pesquisador da Educação Infantil, defendendo os direitos da criança de crescer e emancipar-se com os outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nobre, Iziane Silvestre, and Justino Sousa Junior. "A práxis pedagógica em Makarenko e a construção de uma humanidade nova." Revista HISTEDBR On-line 22 (December 1, 2022): e022044. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665325.

Full text
Abstract:
Este artigo é produto de uma pesquisa em andamento, tendo como objeto de análise a práxis pedagógica de Makarenko, tomando como base a obra “Poema Pedagógico”. O artigo inicia-se com uma discussão em torno da categoria práxis, em que se destacam duas questões principais: em primeiro lugar, a afirmação da práxis como categoria central do materialismo dialético; em segundo lugar; a afirmação do seu princípio educativo, decisivo tanto para a formação humana em geral, quanto para a formação do homem e da mulher novos. Depois dessa primeira parte, o artigo dedica-se a uma contextualização da Revolução Russa necessária para a compreensão das condições do surgimento e do desenvolvimento da práxis pedagógica de Makarenko. Por fim, no intuito de compreender os fundamentos da práxis pedagógica de Makarenko e sua contribuição para a pedagogia socialista e para a construção da sociedade soviética, empreende-se a análise da experiência da Colônia Gorki segundo as reflexões do “Poema Pedagógico”. A partir da análise das ricas experiências práticas e contribuições teóricas de Makarenko, este artigo pretende ser uma contribuição para a atualização das perspectivas pedagógicas transformadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Alexandre, Ivone Jesus, Caroline Mari Oliveira Galina, and Francisco José Gomes Pereira. "Estágios curriculares supervisionado: experiências pedagógicas de inclusão." Revista da Faculdade de Educação 39, no. 1 (November 6, 2023): e392312. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2023.e392312.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta a experiência de um aluno com transtorno de espectro autista (TEA) nas disciplinas de estágio curricular supervisionado I e II no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Trata-se nesse texto de apresentar e refletir como estão ocorrendo as experiências de inclusão na universidade a partir da ótica do estudante, dos seus colegas e de suas professoras. Ainda, como se dá a articulação entre a teoria e a prática, característica basilar dessas disciplinas obrigatórias no curso de formação de professores. A abordagem metodológica se configura como um estudo de caso e os dados apresentados foram produzidos por meio de entrevistas e conversas informais com o estudante, colegas de sala e professoras do estágio supervisionado. As experiências mostram as possibilidades pedagógicas que podem ser vivenciadas, a partir dos princípios da educação inclusiva, que permite o acesso, permanência e sucesso de todos os alunos em todas as modalidades de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gisi, Maria Lourdes, and Maria Antonia Moscalewski Schuarts. "A GESTÃO DE PROCESSOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE." Revista Diálogo Educacional 4, no. 9 (July 17, 2003): 81. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i9.6521.

Full text
Abstract:
Trata-se do relato da ação de professores da Área de Educação com os cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. Em atendimento às novas diretrizes para o ensino superior, deu-se início à construção de projetos pedagógicos, com o apoio de professores da Área de Educação. Este relato focaliza a experiência realizada em um dos Centros – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na fase da implementação dos projetos pedagógicos de nove cursos de graduação. Cada um destes cursos conta com uma Comissão de Professores, responsável pela sistematização das discussões no âmbito dos Cursos e foi com estas Comissões que se desenvolveu o trabalho, mediante realização de seminários. Com o objetivo de criar espaço para a discussão e reflexão, relacionadas à implementação das novas propostas pedagógicas, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores e definir estratégias de superação das mesmas. Os seminários constituíram-se em espaço de troca de experiências, de aprendizagem coletiva e de reflexão sobre a prática pedagógica e apontaram para a necessidade de se estabelecer um processo de formação pedagógica contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Marani, Vitor Hugo, and Ábia Lima de França. "DANÇA, CAPOEIRA E INTERSECCIONALIDADE." Diversidade e Educação 11, no. 2 (January 26, 2024): 133–57. http://dx.doi.org/10.14295/de.v11i2.16108.

Full text
Abstract:
A pesquisa buscou refletir acerca de experiências autoetnográficas em dança e capoeira, a fim de explicitar desafios político-pedagógicos do pensamento interseccional nessas manifestações corporais. A partir da abordagem autoetnográfica, rememoramos a nossa implicação com a dança, no primeiro tópico, com a capoeira, no segundo tópico, e realizamos um exercício autorreflexivo interseccional das nossas experiências na dança e capoeira, atravessadas pelas categorias contextuais, políticas e pedagógicas dos Estudos Culturais Físicos (ECF). Por fim, compreendemos que a interseccionalidade é um instrumento analítico importante para auxiliar na análise das experiências de dançarinos/as e capoeiristas à luz das categorias políticas, pedagógicas e contextuais dos ECF. Nossos relatos reflexivos, atentos às complexidades das experiências corporais e identitárias, buscaram problematizar as estruturas de poder no interior da cultura física, especificamente, na/da dança e capoeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cristiane Elizete Fiorese and Maria Teresa Ceron Trevisol. "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES." Teoria e Prática da Educação 24, no. 2 (August 27, 2021): 122–41. http://dx.doi.org/10.4025/tpe.v24i2.57827.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Roberta Ceres Medeiros. "Formação docente especializada em classe hospitalar: experiências de empatia pedagógica." Revista @mbienteeducação 13, no. 3 (September 7, 2020): 43. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n32020p43a59.

Full text
Abstract:
A docência em classe hospitalar emerge da necessidade de garantir o direito à educação para crianças, jovens e adultos em tratamento de saúde. Mesmo não havendo cursos especializados de formação inicial e concursos públicos exclusivos para a prática docente nesses espaços no Rio Grande do Norte, professores atuam pedagogicamente em classes hospitalares e domiciliares, e passam a vivenciar experiências de formação docente especializada. O presente texto tem o objetivo de apresentar resultados de pesquisa, buscando ressaltar experiências pedagógicas para uma formação docente especializada in loco. O referencial teórico adotado fundamenta-se nos princípios da pesquisa (auto)biográfica em educação e em estudos da formação docente. Desenvolvemos o grupo reflexivo de mediação biográfica (PASSEGGI, 2011), um dispositivo de constituição de fontes e de pesquisa-formação. Os resultados revelam experiências pedagógicas que sugerem uma formação docente especializada em classe hospitalar, mediante o desenvolvimento da empatia pedagógica, para melhor acolher, acompanhar e garantir dignidade humana pela intervenção pedagógica, fundamentada nos pressupostos educacionais de inclusão e justiça social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Faria, Juliana Batista, and Hermínia Maria Martins Lima Silveira. "O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E DE PORTUGUÊS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." Revista Interinstitucional Artes de Educar 9, no. 1 (March 31, 2023): 10–29. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2023.70706.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma narrativa pedagógica das autoras sobre uma de suas experiências de ensino de Matemática e de Português para estudantes da educação especial, vivenciadas no contexto do Ensino Remoto Emergencial, em função da pandemia da COVID-19. Para a produção da narrativa, as autoras se debruçaram sobre um dos materiais didático-pedagógicos que fazem parte do repositório de atividades construído como uma das ações da pesquisa “Inclusão na escola regular de tempo integral: análise e compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Remoto Emergencial”, no intuito de rememorar o “trabalho colaborativo” (FIORENTINI, 2004) que envolveu a produção desse material para um determinado estudante, bem como refletir sobre como as atividades foram apropriadas por ele e sua família. A perspectiva teórico-metodológica central do artigo consiste na abordagem narrativa (auto)biográfica em educação, referenciada nos trabalhos de Bolívar (2002), Bragança (2021), Clandinin e Connelly (2011) e Prado (2013). A narrativa pedagógica produzida pelas autoras dialoga, ainda, com estudos sobre letramento, educação matemática, educação especial e saberes docentes. Como professoras (e) pesquisadoras envolvidas tanto na produção do material em questão quanto na relação pedagógica com o estudante, as autoras buscam reconstruir narrativamente o trabalho colaborativo que realizaram, atravessado por reflexões pedagógicas que exploram os sentidos da experiência pedagógica vivenciada com o estudante, e compartilhar com seus pares as compreensões construídas acerca das possíveis relações entre educação matemática e letramento no processo de escolarização de crianças da educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dorneles, Aline Machado, and Daniel Hugo Suàrez. "Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes." Horizontes 41, no. 1 (July 29, 2023): e023010. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1645.

Full text
Abstract:
A experiência de realizar um curso sobre Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas em redes desde o Sul e no Sul do Brasil é aqui compartilhada. Nas redes, cultiva-se a beleza do encontro e do reencontro, de ouvir o outro, de valorizar a presença e os sentimentos. Uma história tecida nas ações formativas entre redes de pesquisa de professores, com a escrita de relatos de experiências pedagógicas, a leitura e a conversa com o entorno desses relatos, com os movimentos de reescrita e circulação das experiências dos narradores. A pesquisa (auto)biográfica e narrativa é como uma forma de promover a pesquisa em educação, o trabalho docente e o ofício de ensinar, a construção, a reconstrução e a circulação democrática do conhecimento e do know-how a partir da prática cotidiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Iwamoto, Thiago Camargo, Taynara Reges Cardoso, and Leonardo Mercês De Oliveira. "EXPERIÊNCIAS DE DISCENTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PIBID: A INEXISTÊNCIA DO DIÁLOGO SOBRE GÊNERO NAS PRÁTICAS." Diversidade e Educação 7, no. 1 (September 11, 2019): 64–91. http://dx.doi.org/10.14295/de.v7i1.9011.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), sobretudo ao que compete a discussão sobre gênero. É evidente uma relação entre os documentos norteadores da educação superior e básica, onde a primeira oportuniza uma formação para atuação na segunda. O PIBID encontra-se como um programa de extensão que oportuniza aos discentes da Educação Física, nesse caso, a experiência no âmbito escolar. Conforme as experiências de discentes do programa, há um lapso no processo de formação e nas práticas pedagógicas observadas e vivenciadas no contexto escolar através do PIBID, sobretudo na relação entre as práticas corporais e a temática sobre gênero. Essas dificuldades provêm da ausência de subsídios para discorrer sobre gênero, influenciando nas práticas pedagógicas e no processo de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Machado, Sílvio Memento. "IMPLANTAÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA E CLÍNICA PSICANALÍTICA." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 20, no. 1 (March 11, 2019): 29–44. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v20i1.166.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo derelatar a experiência de implantar e coordenar uma especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica, em uma Universidadeno Sul de Minas, com base na vivência do autor. O trabalho traz uma retrospectiva da importância da coordenação pedagógica e descreve o percurso de construção do projeto pedagógico da pós-graduação lato sensu, objeto do relato, desde a sua primeira proposta até as mudanças que ocorreram ao longo da implementação do curso. A experiência do autor, como professor e coordenador da especialização, possibilitou a construção do texto, juntamente com a pesquisa bibliográfica em torno da temática e do levantamento de dados nos arquivos do curso. Conclui-se que o relato de experiências exitosas contribui para que se avancem as pesquisas na área e também pode servir de referência para a implantação de outras especializações em consonância com os parâmetros legais, as orientações pedagógicas e com as demandas por formação nesse nível de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Vieira, Flávia. "Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática." Educar em Revista, no. 63 (March 2017): 85–101. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49139.

Full text
Abstract:
RESUMO A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tüxen Carneiro, Kleber, Bruno Adriano Rodrigues da Silva, and Fábio Pinto Gonçalves dos Reis. "EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ADVINDAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL MINEIRA." Revista Profissão Docente 22, no. 47 (April 26, 2022): 01–25. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439.

Full text
Abstract:
O presente texto apresenta um relato de experiência pedagógica no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na primeira fase do Programa Residência Pedagógica (PRP) no cerne de uma universidade federal mineira. O mesmo refere-se a um programa recém-criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo consiste em aproximar às instâncias formativas (escola e universidade), reelaborando as práticas de estágio supervisionado. Em relação à organização do relato propriamente, inicialmente foram tecidas algumas considerações gerais a respeito do gênero textual compreendido enquanto relato de experiência. Em seguida fez-se a exposição das diretrizes do PRP e as particularidades do núcleo no qual o trabalho pedagógico foi desenvolvido. Após, discorre-se sobre os três eixos epistemológicos sob os quais as atividades se fundamentam e, com efeito, nutriram as demais etapas do Programa. Já a seção subsequente se dedica a descrever cada uma das ações pedagógicas e seus desdobramentos, de modo que, na seção ulterior, seja possível analisar e estabelecer algumas reflexões em relação ao trabalho pedagógico realizado, cujos efeitos indicaram (de maneira auspiciosa) uma formação a qual evocou a produção de sentidos, partilha e protagonismo discente. Por fim se têm as considerações finais, momento em que exprimimos nossas impressões quanto ao caminho pedagógico realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ferreira da Silva, Carlos Alberto. "PRÁTICAS LÚDICAS E PEDAGÓGICAS:." Revista Triângulo 14, no. 2 (September 20, 2021): 44–64. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v14i2.5380.

Full text
Abstract:
Neste texto, propõe-se uma reflexão lúdica e pedagógica sobre a formação de educadores que atuam diretamente na área da educação e, que, como docentes precisam criar abordagens de ensino e aprendizagem voltado para alunos com deficiência no ensino regular. Dessa forma, o artigo instaura uma relação entre as áreas da educação e do ensino teatral como abordagem pedagógica na formação de futuros docentes. A escrita se oriunda da experiência e da vivência de um educador universitário ao ministrar duas disciplinas no curso de Pedagogia, Educação Inclusiva e Educação, Ludicidade e Corporeidade, na Universidade Estadual da Bahia. Neste viés, compreende-se uma amplitude no diálogo entre a formação docente e a experiência desses futuros educadores ao criar práticas pedagógicas destinadas as pessoas com deficiência. Assim, o ensino da área teatral adentra como dispositivo para criar, inventar, pensar, propor e provocar procedimentos de ensino numa perspectiva de educação inclusiva. Autores como Ailton Krenak, Flávio Desgranges, Lydia Hortélio, Paulo Freire, Sonia Rangel e Tião Rocha são convidados a fazer parte de uma reflexão voltada para o processo criativo, cuja proposta é proporcionar aos educadores momentos de experiências criativas para a realização de práticas em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Guimarães, Leandro Belinaso. "Educação ambiental, formação docente e pós-colonialismo." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5 (December 13, 2012): 78. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e0201278-87.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute modos de pensar os processos formativos em Educação Ambiental endereçados a professores da Educação Básica. O texto defende, a partir dos estudos culturais, que práticas pedagógicas voltadas às escutas das experiências dos professores, através da construção de relatos escritos e imagéticos, são interessantes e pertinentes para fomentar processos pedagógicos criativos. Entende-se que o mergulho nas narrativas sobre as práticas pedagógicas que cada professor tece permite, não somente uma (re)visita reflexiva, mas um deslocamento de tais práticas permitindo a criação de outras, em um processo inventivo sem fim nem começo. O texto relaciona esse processo formativo às perspectivas pós-colonialistas envolvidas na descolonização do saber, ou seja, na liberação das linhas de controle sobre os saberes cotidianos tecidos através da experiência. Compreende-se, contudo, que as práticas pedagógicas que tecemos se enredam em relações assimétricas de poder - saber e perscrutar tais conexões são interessantes para, inclusive, desfazê-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dias de Oliveira, Adelson. "ENTRE O IR E VIR." Revista Espaço do Currículo 13, no. 1 (April 13, 2020): 123–37. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51797.

Full text
Abstract:
O presente texto tem como centralidade as experiências de docentes no ensino médio em território rural, na construção curricular deste espaço. Objetiva compreender as experiências pedagógicas dos docentes do Ensino Médio em território rural, intermediado pela narrativa de um currículo vivido e em movimento. O currículo a que me refiro está vinculado diretamente as experiências dos docentes no seu processo de apropriação e deslocamento do currículo prescrito e construído com caráter urbanocêntrico. Utiliza-se como dispositivo metodológico, epistemológico e político a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, que se integra as bases da pesquisa qualitativa e entrelaça os princípios etnográficos e (auto)biográficos como abordagem de pesquisa. Realiza-se em uma escola do ensino médio, anexo em território rural na cidade de Juazeiro, Bahia, Brasil e conta com 7 (sete) colaboradores na produção de documentos narrativos pedagógicos. Utilizo-me da perspectiva de diálogos em rede colaborativa, entrelaçando o ciclo hermenêutico (GADAMER, 1997), a teoria interpretativo-compreensiva (RICOUER, 2000; SOUZA, 2014), uma vez que o processo de documentar narrativamente as experiências pedagógicas, pressupõe um movimento coletivo de análise e reescrita. O principal resultado é evidenciado por uma perspectiva crítica de se pensar o currículo e contrapor aos elementos hegemônicos que existem no universo das escolas nas ruralidades. Aspectos estes que validam a dimensão de um currículo em movimento com possibilidades criativas e de mudança para este universo que se abre mediante as experiências documentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. "Narrativas de (re)existências pedagógicas na educação básica: escritas transgressoras de docentes a partir da escola." Horizontes 41, no. 1 (July 29, 2023): e023011. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1644.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta narrativas de docentes em um movimento de escritura da experiência sobre o habitar a profissão no Ensino Fundamental com base na autoria pedagógica e em outros modos de fazer-pensar-viver a escola. O texto articula-se, narrativamente, com o dispositivo da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas construído pelo Coletivo Baiano de Docentes Narradores/as. Elegi três relatos de docentes para tratar das ressonâncias da escrita transgressora, presentes na obra pedagógica produzida nos processos formativos entre Escola e Universidade. Os relatos revelam movimentos disruptivos e transgressores em que a escrita narrativa ocupou as fissuras das propostas curriculares e da política de conhecimento construída a partir da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mangabeira, Andréa Burgos de Azevedo, Everton Vargas Da Costa, and Luciene Juliano Simões. "O BILHETE ORIENTADOR: UM GÊNERO DISCURSIVO EM FAVOR DA AVALIAÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LÍNGUAS." Cadernos do IL, no. 42 (February 15, 2012): 293–307. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.26030.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do bilhete orientador da reescrita em atividades pedagógicas escritas realizadas na sala de aula de línguas. Analisam-se aqui duas experiências envolvendo reescrita, que, apesar de estarem inseridas em contextos de ensino diferentes, apontam em uma mesma direção, já que tomam a atividade pedagógica escrita como um processo de interlocução que se estabelece entre professor e aluno. Discute-se ainda a interlocução que deve existir entre o enunciado e critérios de avaliação da tarefa pedagógica, e o bilhete orientador da reescrita, uma vez que esse último, por conta de seu caráter pedagógico e avaliativo, precisa também enunciar com clareza uma nova tarefa pedagógica para o aluno: a reescrita do seu texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Siqueira, Luana Torquato, Juliana de Jesus Pinheiro Peres, Joanna de Ângelis Lima Roberto, and RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS. "EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS." Temas em Educação Física Escolar 8 (December 21, 2023): 1–16. http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v8i1.3905.

Full text
Abstract:
O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira da Silva, Fabricio, and Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. "Documentação narrativa de experiências pedagógicas na docência universitária: profissão docente em questão." Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6, no. 2 (November 25, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.48162/rev.36.036.

Full text
Abstract:
Este artigo traz para a cena reflexiva da docência universitária, os saberes, as práticas e as narrativas de si que professores, de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil, produzem ao documentarem suas experiências no Ensino Superior, numa interface com a formação de professores para atuação na escola básica. O objetivo do estudo foi compreender a profissão docente tecida por professores do Ensino Superior no cotidiano de práticas educativas desenvolvidas na universidade e sua relação no processo de formação inicial de professores para a atuação na Educação Básica. Ancora-se numa metodologia qualitativa, tendo como método a documentação narrativa de experiência pedagógica, conforme princípios postulados por Suárez (2007). Os resultados sugerem que as experiências pedagógicas e educativas de professores universitários emergem, também, da prática profissional na universidade, em contextos de relação com os estudantes. As narrativas de si revelam como a profissão docente é tecida em escolhas e movimentos que o professor produz ao documentar suas experiências, constituindo um princípio de horizontalidade que emerge do trabalho colaborativo e do modo próprio como cada professor faz imersão em sua história de vida, de formação acadêmica e atuação profissional para produzir saberes e vivências na docência universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Ligia Amparo da Silva, Danilo Melo de Morais Carvalho, Amélia Borba Costa Reis, Lilian Barbosa Ramos, and Maria do Carmo Soares de Freitas. "Formação de coordenadores pedagógicos em alimentação escolar: um relato de experiência." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 4 (April 2013): 993–1000. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000400012.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve a experiência de formação de coordenadores pedagógicos em Alimentação Escolar desenvolvida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal da Bahia. Utilizou-se da observação participante e análise de dados documentados em: filmagens, resumos de discussão grupal, avaliações processuais e finais e diários de campo. As experiências de formação foram em 2011, em dois municípios da Bahia e na capital de Sergipe, com 118 coordenadores pedagógicos de 79 municípios dos dois estados. Constatou-se que os objetivos da formação de sensibilizar e orientar os coordenadores para a transversalização do tema alimentação e nutrição no currículo escolar foram alcançados. A proposta educativa foi avaliada pelos participantes como "dinâmica", "produtiva" e "interativa", promovendo trocas de experiências. Embora considerem um tema relevante, os coordenadores pedagógicos não têm formação suficiente nos conhecimentos de alimentação e nutrição para subsidiar as suas práticas pedagógicas. Considera-se que a formação apresente limitações quanto a seu desdobramento no campo de trabalho, pois a sensibilização alcançada pode ser fragilizada na volta dos atores ao seu ambiente laboral por falta de uma formação permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Schilke, Ana Lúca Tarouquella. "NENHUM A MENOS: É POSSIVEL NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS?" Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 2, no. 1 (May 31, 2014): 237–52. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.209.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo pensar as questões que subjazem ao tema da avaliação, a partir da experiência pedagógica desenvolvida com um aluno da Rede pública de Educação. O trabalho justifica-se, pois, cotidianamente, diversos alunos escapam aos olhos dos docentes, e estes, em sua maioria, não problematizam a sua responsabilidade e real possibilidade de ação frente a este problema. Subjugados a políticas educacionais centradas em exames externos de larga escala, os professores acabam por alimentar a lógica neoliberal contribuindo para o apagamento das diferenças sociais e culturais. Mesmo com tal cenário identificado, as ambiguidades presentes nos discursos e nas práticas pedagógicas abrem portas às experiências vividas no cotidiano escolar que têm potencial de transformar relações, indicando caminhos, brechas, desvios que corroboram para a escola, verdadeiramente, para todos. Descritores: avaliação, experiência pedagógica, política educacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Degrandis, Fernando. "A formação e a vivência pastoral do coordenador pedagógico de escolas católicas de Canoas/RS." Revista Acadêmica Licencia&acturas 1, no. 1 (August 2, 2013): 64. http://dx.doi.org/10.55602/rlic.v1i1.12.

Full text
Abstract:
Na proposta da “Escola em pastoral” nas escolas confessionais católicas, todas as pessoas são responsáveis pela evangelização na garantia da essência da proposta confessional, qual seja, fazer da dimensão pedagógica também um processo pastoral. Nessa responsabilidade de todos, qual a vivência e a formação pastoral do coordenador pedagógico? Essa questão se torna pertinente, uma vez que essa função é responsável por dinamizar o Projeto Político-Pedagógico junto aos demais educadores; e só é possível promover um processo pastoral quando conhece sua proposta. Nessa investigação foram entrevistadas coordenadoras pedagógicas de cinco escolas católicas do município de Canoas–RS. O fundamento pastoral está presente nos documentos e nos discursos. Porém os relatos e os projetos das instituições apresentam características diferenciadas. Essas experiências foram sistematizadas em sua diversidade e semelhanças, sendo possível indicar propostas para aperfeiçoar o processo pedagógico-pastoral na coordenação pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Aluízio Augusto Carvalho, and Ivany Câmara Neiva. "APRENDIZAGEM EM TURISMO: experiências." Revista Observatório 4, no. 6 (October 8, 2018): 878–97. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p878.

Full text
Abstract:
Trata-se de artigo em que são relatadas experiências pedagógicas, nas quais a preocupação maior é que educandos e educadores as vejam como oportunidades de formação para a vida. A leveza, o brincar, são fundamentais. Ser útil para si próprio, e para os outros, deve ser a motivação prioritária em qualquer trabalho a ser feito. Tais condições de aprendizagem são aplicadas ao Turismo. Os procedimentos metodológicos são qualitativos. Importa que os resultados exprimam que educandos e educadores sentem prazer, e que têm compromisso com o conhecimento, em suas atividades pedagógicas. PALAVRAS-CHAVES: Turismo; Curiosidade; Interesse; Crítica; Aprendizagem. ABSTRACT This paper is an article where pedagogical experiences are reported, and in which the biggest concern is that teachers and pupils see, opportunities in learning for life. Lightness and the playing are fundamental. Being useful to the self and to the others must be the main motivation in any task to be achieved. Such learning conditions are explained through Tourism. Methodological procedures are qualitative. We are concerned that the results show that teachers and students feel good, and that they commit to their pedagogical activities. KEYWORDS: Tourism; curiosity; interest; criticism; learning. RESUMEN En este artículo se relatan experiencias pedagógicas en las cuales la mayor preocupación es que los educandos y educadores vean, en las materias dictadas, oportunidades de formación para la vida. La ligereza y el juego son fundamentales. Ser útil para sí mismo y para los demás debe ser la motivación prioritaria en cualquier trabajo a ser realizado. Estas condiciones de aprendizaje se aplican al Turismo. Los procedimientos metodológicos son cualitativos. Es importante que los resultados expresen que educandos y educadores sienten placer y que tienen compromiso con el conocimiento en sus actividades pedagógicas. PALABRAS CLAVE: Turismo; Curiosidad; Interés; Crítica; Aprendizage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Fortes, Mircia Ribeiro, and Ana Cláudia Araújo Diniz. "EXPERIÊNCIA VIRTUAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA: LIÇÕES APRENDIDAS DURANTE A DIMENSÃO SOCIOESPACIAL DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 – MANAUS-AM." Revista GeoAmazônia 10, no. 20 (December 26, 2022): 251. http://dx.doi.org/10.18542/geo.v10i20.13667.

Full text
Abstract:
A pandemia do SARS-COV-2 foi um evento imprevisto que revelou a vulnerabilidade estrutural da sociedade contemporânea, notadamente no sistema de saúde. Desta forma, o presente artigo apresenta um breve relato de experiência do ensino remoto emergencial e algumas ações pedagógicas síncronas e assíncronas, realizadas pelos residentes e preceptores na Residência Pedagógica de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, especificamente na Escola Estadual Sant’Ana, em resposta aos desafios do distanciamento social estabelecido como medida de contenção do contágio. As reflexões sobre o ensino remoto mediado por tecnologias, a partir dos relatórios mensais e das experiências dos residentes, abordaram os pontos positivos e negativos no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Geografia; Residência Pedagógica; SARS-COV-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

ARAÚJO, TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE. "CONTRIBUIÇÕES DA INTUIÇÃO BERGSONIANA PARA O CAMPO EDUCACIONAL: O CASO DAS CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS." Revista Ideação 1, no. 37 (June 20, 2018): 154. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i37.3524.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca compreender a formação de professores sob a ótica do pensamento bergsoniano, no intuito de subsidiar as reflexões sobre a formação das convicções pedagógicas destes professores, enfatizando a intuição como um fenômeno relevante para esse processo. Para isso, são apresentados os conceitos de liberdade e intuição para o filósofo Henri Bergson. Posteriormente é estabelecida uma relação entre a convicção pedagógica e a intuição na visão deste filósofo. Então, são apontados os principais elementos da convicção pedagógica e as consequências desta para a prática docente. Uma das primeiras reflexões resultantes do esforço em compreender a construção das convicções dos professores consiste na ideia de estimular a reflexão em torno das experiências docentes e das vivências pessoais que repercutem sobre a prática docente. Nota-se a existência de professores que buscam de forma autônoma construir suas próprias posições, refletindo constantemente sobre as suas experiências e a sua vida intelectual. Buscam elaborar suas convicções individuais, pois estas irão nortear sua postura teórica frente à realidade prática. Tal processo reflexivo provoca, sutilmente, a autoformação destes profissionais, consistindo em um movimento interno de reflexão sobre si mesmo, seu saber e fazer pedagógico na relação com o outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Demoner, Rosiane Lima. "Experiências ambientais de uma prática pedagógica interdisciplinar na Vila de Itaúnas, Conceição da Barra, ES." Revista Monografias Ambientais 12, no. 12 (August 30, 2013): 2785–88. http://dx.doi.org/10.5902/223613087767.

Full text
Abstract:
O presente artigo relata experiência pedagógica realizada na instituição pública de ensino “EMEF. Eloy Miranda”, localizada no município de Fundão, no Estado do Espírito Santo, com os alunos do 7ª ano, tendo início no ano de 2010 e continuidade em 2011. Objetivou-se propiciar aos alunos reconhecimento e vivências de experiências pedagógicas e ambientais, para problematizar os principais pontos de fragilidade e de potencialidade, assim como as formas de resistências assumidas na atualidade e na vida cotidiana dos sujeitos que acompanharam e ainda estão vivenciando as causas dos impactos decorrentes do desmatamento e do uso indevido do solo. Para realizar o trabalho foi desenvolvido um diagnóstico social, cultural e ambiental realizado por meio um estudo de campo envolvendo a cidade de Fundão e a Vila de Itaúnas, sendo registradas as conversas e entrevistas com os moradores locais num Diário de Campo, contemplando de forma interdisciplinar. A experiência pedagógica possibilitou aos alunos conhecer na Vila de Itaúnas os reflexos dos desastres ambientais e refletir suas atuais ações/atitudes para que os desastres ambientais e sociais do seu município sejam minimizados, além de propiciar a interação com a sabedoria popular, explorando a sensibilidade do contato direto dos alunos e a vivencia de uma nova cultura, história e saberes construídos ao longo dos anos. E decorrente a importância da transversalidade de saberes, atualmente inserida no Projeto Político Pedagógico da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Araújo, Mairce da Silva, Regina Aparecida Correia Trindade, and Danusa Tederiche Borges de Faria. "Entre redes e coletivos docentes latino-americanos:." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 31, no. 66 (May 28, 2022): 31–46. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p31-46.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como foco experiências entre redes e coletivos docentes latino-americanos, no contexto da pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-19, tomadas como movimentos de investigaçãoformação. A partir da trajetória da Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE) e do desejo de pensarfazer a formação e a educação entre pares latino-americanos, destacamos dois movimentos dialógicos vivenciados no ano de 2020: o “Projeto Memórias da Quarentena: Diálogos entre Brasil e Peru e a participação na Red Cómplices Pedagógica de Educadores Latinoamericanos. Referenciadas em uma perspectiva qualitativa e dialógica, a reflexão sobre tais experiências nos possibilitou reafirmar a importância do diálogo entre redes como uma experiência instituinte; a indissociabilidade das dimensões pedagógicas e política dos processos educativos; e a importância do movimento coletivo de luta latino-americano pela educação como prática de liberdade e humanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Andrade, Débora, and Euzânia Batista Ferreira Andrade. "Ateliê Público: cenas pedagógicas a céu aberto." Revista Apotheke 10, no. 1 (June 1, 2024): 036–51. http://dx.doi.org/10.5965/244712671012024036.

Full text
Abstract:
Os procedimentos e processos estéticos que configuram as experiências artísticas são analisados, no presente artigo, a partir da realização do projeto de arte-educação não formal denominado Ateliê Público. Apresentamos sua dinâmica de ação, avaliando a aplicação ampliada de seus métodos para projetos pedagógicos formais, ultrapassando o âmbito de ensino da arte. A reflexão propõe uma análisedas metodologias tradicionais de ensino com a incorporação de princípios estéticos como forma norteadora para apreensão de conteúdos variados e construção de novos saberes. Com argumentação baseada nas concepções filosoficamente distintas dos pensadores Friedrich Schiller (1759-1805) e John Dewey (1859-1952) acerca da experiência sensível e sua relação com a formação humana,buscaremos pontos de convergência que subsidiem nosso propósito de contribuir, aliada a experiência como arte-educadoras,com pressupostos que legitimem a educação para a sensibilidade como fator decisivo na formação integral dos sujeitos escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Antonio, Edna Maria Matos, and Fernanda Carolina Pereira dos Santos. "Formação docente e ensino de História: violência contra as mulheres e sua luta por direitos como tema da experiência didático-pedagógica em sala de aula." Fronteiras 22, no. 39 (April 6, 2020): 145–60. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v22i39.12574.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o resultado de experiência pedagógica que buscou problematizar a imagem e a percepção social feminina em diferentes contextos geográficos e históricos. As atividades desenvolvidas em aulas de História, dialogando com vivências dos estudantes e com problemas sociais atuais relativos às mulheres, proporcionaram e validaram dimensão prático-reflexiva à disciplina História. Para tanto, abordou-se a atuação histórica de algumas mulheres articulada ao conteúdo curricular obrigatório, valorizando o debate sobre a diversidade social, racial e cultural, e se subsidiou a metodologia de ensino e seus fundamentos com conhecimento teórico-bibliográfico. A atividade foi guiada pela necessidade de problematizar questões contemporâneas, como a violência contra as mulheres e sua luta por direitos, com enraizamento histórico. As reflexões realizadas destacam a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, por ensejar experiências pedagógicas na constituição de saberes e no planejamento pedagógico pautado na clareza de objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Nascimento, André Marques do. "DESAFIOS À ELABORAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: REFLEXÕES E ALTERNATIVAS DE ENFRENTAMENTO DOS POVOS KARAJÁ XAMBIOÁ E GUARANI." Espaço Ameríndio 7, no. 1 (June 27, 2013): 95. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.36105.

Full text
Abstract:
As experiências pedagógicas e epistemológicas implementadas no curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Goiás têm colaborado sobremaneira com o desvelamento de aspectos importantes concernentes à educação escolar indígena inserida na contemporaneidade das relações interculturais em que os povos indígenas brasileiros interatuam e, cada vez mais, tornam-se seus protagonistas. Muitos, no entanto, ainda são os desafios enfrentados na consecução da tão aclamada educação escolar específica, diferenciada e em coerência com os projetos de vida e de sustentabilidades dos povos indígenas, direito garantido constitucionalmente no Brasil. No que concerne precisamente à gestão pedagógica da educação escolar, a elaboração e a implementação do currículo é, sem dúvida, uma das principais dimensões destes desafios. Neste contexto, propõe-se neste trabalho a apresentação das bases para a construção das matrizes curriculares a partir da experiência de Estágio Pedagógico de professores indígenas karajá xambioá e guarani, destacando-se a dimensão contextual dos conhecimentos locais desde uma perspectiva intercultural e transdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Bianca Franchini da, and Graziela Hahn. "Práticas de linguagem na universidade: um relato de experiência de estudantes-docentes do PIAPE e do DLLV Comunidade da UFSC." Fórum Linguístico 21, no. 1 (July 18, 2024): 10187–99. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98178.

Full text
Abstract:
Este artigo destina-se a expor: tanto um relato de experiência das duas autoras deste presente texto na condição de tutoras de Leitura e Produção Textual, do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), ao longo dos anos de 2022 e 2023, e de professoras-ministrantes de cursos no DLLV Comunidade – Programa de Cursos Extracurriculares (Norma Padrão Escrita; e Leitura e Produção Textual); quanto de suas práticas didático-pedagógicas realizadas nesses programas, a partir da abordagem dialógica e sociocognitivista, com movimentos em multiplicidades de uma LA in/inter/transdisciplinar e transgressiva (Moita Lopes, 2006; 2022) . Seguindo os quatro eixos – escrita, leitura, gramática e oralidade – associados ao trabalho entrelaçado aos gêneros textuais-discursivos da esfera acadêmica, neste artigo, as autoras descrevem algumas experiências pedagógicas de ensino mais integrais e reflexivas, que se configuram como contextualizadas, humanizadas (construídas histórica e coletivamente) e acolhedoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tallini, Karin, and Liliane Madruga Prestes. "Ensino-aprendizagem na área de biossegurança: Reflexões a partir da experiência da construção de layout de laboratório." ScientiaTec 4, no. 1 (June 30, 2017): 160–72. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2210.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma breve reflexão acerca das experiências pedagógicas e estratégias de avaliação utilizadas no decorrer do componente curricular de Biossegurança I que integra a matriz curricular do curso Técnico em Biotecnologia do IFRS - Campus Porto Alegre, no 1º semestre letivo de 2015. O estudo envolveu a busca de estratégias de ensino-aprendizagem que contemplassem o processo de ensino aprendizagem de forma sistemática e interdisciplinar. Para tanto, foi utilizada como estratégia metodológica a produção de desenho de uma planta baixa do laboratório visando promover a articulação de conceitos básicos de biossegurança com o contexto no qual os alunos estão inseridos, bem como na sua vida profissional. A partir do relato da experiência pedagógica desenvolvida no âmbito da educação profissional, o estudo aponta subsídios para repensar as estratégias pedagógicas, no que tange aos processos de articulação entre teoria e prática, em particular, na área de biossegurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vitoreti, Jéssica Beluco, and Luciane Pandini-Simiano. "HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA." Revista Didática Sistêmica 23, no. 1 (January 24, 2022): 271–86. http://dx.doi.org/10.14295/rds.v23i1.11849.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Schneiders, Angélica Taís, and Andrieli Taís Hahn Rodrigues. "A CULTURA DA INFÂNCIA, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 4, no. 3 (April 29, 2022): 672–84. http://dx.doi.org/10.36732/riep.vi.194.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa insere-se no contexto da infância como experiência e objetivou investigar a formação de conceitos científicos na Educação Infantil, a partir da documentação pedagógica, compreendendo a linguagem científica em suas mais diferentes formas de manifestação na infância. Dessa forma, realizou-se um estudo de caso qualitativo, envolvendo o processo de reflexão sobre a própria prática docente da professora-pesquisadora, em um cenário de ensino híbrido, com atividades pedagógicas não presenciais, em uma Escola Municipal no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com uma turma de Jardim II, na Pré-Escola de cinco anos. Sendo assim, obteve-se como produto educacional da pesquisa, um diário de bordo de experiências, seguindo critérios pré-elaborados, em que foram documentadas e analisadas, sete atividades pedagógicas, por meio de fotos e vídeos, valorizando as manifestações das crianças e a presença de ambientes e conceitos relacionados à ciência e às linguagens científicas. A pesquisa obteve resultados significativos no âmbito dos estudos sobre a infância e suas experiências. Entre eles pode-se reiterar, a importância do brincar e do contato com a natureza e seus ambientes essencialmente educadores como estímulos para a formação de conceitos científicos na infância, bem como a grande relação entre as mais de cem linguagens das crianças em seu processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sene, Cênea Alves de, Najela Aparecida de Oliveira, and Patrícia Ramos Aguiar. "Os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos e os campos de experiências da BNCC." Revista Amor Mundi 2, no. 8 (January 7, 2022): 11–19. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.137.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz uma breve análise a respeito da Base Nacional Comum Curricular frente aos aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos. Assim, esse artigo demonstra a importância da inserção desses aspectos na organização das práticas pedagógicas na etapa da educação Infantil, uma vez que, nessa fase se faz imprescindível desenvolver no educando uma concepção acerca dos elementos sociais formativos. Logo, buscou-se pontuar os principais aspectos que caracterizam o processo de construção e desenvolvimento intelectual do indivíduo ainda na primeira infância. E, para isso, utilizou-se como norte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê os campos de experiências que atualmente compõem todo o processo de educacional do aluno, bem como as competências e habilidades que o mesmo deverá desenvolver em cada etapa da educação básica nacional. O objetivo principal desse artigo é considerar a relação entre os aspectos formativos e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da perspectiva didático-pedagógica traçada pela BNCC. E, a partir da reflexão proposta por meio da pesquisa bibliográfica desenvolvida, é possível concluir que os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos são medidas imprescindíveis no processo de construção do conhecimento da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Teixeira, Nelda Cristina Marques. "Experiências e conflitos na sala de reforço." Eventos Pedagógicos 9, no. 1 (June 5, 2018): 302–18. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v9i1.10059.

Full text
Abstract:
Este artigo dialoga sobre o contexto pedagógico produzido na sala de reforço escolar tendo como base as vivências de duas professoras que trabalham em uma Escola Municipal de Sinop, Mato Grosso. Foram realizadas pesquisas bibliográficase pesquisas de campo, com coleta de dados por meio de entrevista. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Maria Cecilia de Souza Mynaio e Luiz Carlos Cacliari. Os resultados evidenciaram que o processo da aprendizagem dos alunos que frequentam a sala de reforço envolve dificuldades de diversas origens, e uma gama de atividades pedagógicas foram realizadas para superar esses desafios. Palavras-chave: educação; sala de reforço; escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Moro, Ildranis Laquini. "Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância." Geosaberes 7, no. 13 (November 27, 2016): 123. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.319.

Full text
Abstract:
Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade. Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography