To see the other types of publications on this topic, follow the link: Exploração integrada.

Journal articles on the topic 'Exploração integrada'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Exploração integrada.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Romeiro, Clara Mascarenhas, and Bernardo Machado Gontijo. "A aplicação da metodologia GTP (geossistema, território e paisagem) como subsídio à compreensão dos conflitos socioambientais na região da Serra do Cabral (MG)/ The application of the methodology GTP (geosystem, territory and landscape) as a subsidy to the comprehension of the socio-environmental conflicts in the Serra do Cabral region (MG)." Geografia em Atos (Online) 3, no. 10 (2019): 113–46. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.6099.

Full text
Abstract:
A Serra do Cabral é uma feição geomorfológica do relevo mineiro que resguarda aspectos ambientais de grande relevância para a conservação. Espécies da fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção, bem como a presença de sítios arqueológicos motivaram a criação de Unidades de Conservação na região. Apesar disso, há uma carência de estudos integrados na Serra do Cabral e que enfoquem a problemática ambiental que aí se expressa por meio da dicotomia preservação X exploração econômica. Assim, este trabalho buscará analisar a respectiva Serra de forma integrada, utilizando-se da metodologia proposta por Bertrand (2009) denominada Sistema GTP (Geossistema, Território e Paisagem), na qual o Geossistema possibilita a análise do ambiente natural antropizado, o Território representa o viés socioeconômico e a Paisagem o olhar sociocultural de determinado recorte espacial. O objetivo desta análise espacial integrada da Serra do Cabral é o de promover reflexões acerca da complexidade da questão ambiental na região, que envolve a exploração do meio natural (Geossistema) motivada por questões de ordem socioeconômica (Território) e cultural (Paisagem).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Rosana Silvestre de. "O município de Cunha: uma proposta de análise geográfica integrada para o ensino. Os aspectos físicos e o histórico de uso e ocupação do solo." GEOGRAFIA (Londrina) 27, no. 2 (2018): 283. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p283.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado da atividade de estudo do meio realizada no município de Cunha em 2016, viabilizada pela disciplina FLG5897 – Ensino e aprendizagem da Geografia e as práticas interdisciplinares em ocasião do curso de pós-graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo. Considerando que a análise integrada pode diminuir as distâncias disciplinares entre geografia física e humana, o objetivo deste trabalho é demonstrar essa possibilidade produzindo um intercâmbio das teorias geográficas clássicas como a Tectônica de Placas, a Deriva Continental e a Teoria dos Refúgios com as observações de campo e as informações obtidas no diálogo com a população local e na pesquisa bibliográfica sobre o município. Espera-se com isso favorecer a exploração didática de Cunha para os estudos geográficos integrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mota, Maria João. "Novas tecnologias aplicadas à exploração dos espaços e coleções museológicas." Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 18 (2020): 356–69. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i18.30474.

Full text
Abstract:
O presente projeto nasceu da necessidade de dinamizar as visitas ao espaço conventual do Museu de Aveiro, cruzando os métodos mais usuais de observação e descoberta dos espaços/objetos museológicos, com meios tecnológicos apelativos e geradores de uma maior interatividade com o visitante.
 Tendo já sido desenvolvidas diversas experiências multimédia adaptadas a outras áreas do Museu, optou-se desta vez por um dos espaços mais simbólicos do antigo Convento, o coro-alto. O espaço situa-se sensivelmente a meio do percurso de exposição permanente, o que permitiu intercalar a visita com um momento mais lúdico e descontraído.
 Para dar corpo a esta ideia, o Museu desenvolveu uma estreita colaboração com o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com o objetivo de desenvolver um produto centrado no órgão portátil do coro alto, peça do séc. XVIII, integrada na lista de peças legalmente designadas de Bens de Interesse Nacional. Este projeto veio contribuir para que a visita a este espaço se tornasse mais dinâmica, permitindo ao visitante o acesso a informação que, de outra forma, lhe seria inacessível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo Filgueiras, Vitor. "Novas/Velhas Formas de Organização e Exploração do Trabalho: A Produção "Integrada" na Agroindústria." Mediações - Revista de Ciências Sociais 18, no. 2 (2013): 230. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n2p230.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaiger, Luiz Inácio. "Exploração social e estrutura de classes: a atualidade de um quadro de análise." Sociologias 23, no. 57 (2021): 268–98. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-105087.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo aborda os conceitos de relações de exploração, classes e estrutura de classes, destacando a necessidade de considerar os distintos níveis internos desse arcabouço teórico para fins de análise das sociedades contemporâneas. Fundamenta-se em revisão bibliográfica das objeções levantadas à teoria das classes, bem como em uma retomada de elementos seminais legados por Karl Marx e de contribuições posteriores de intérpretes dos textos marxianos, com destaque a Eric Wright. Sustenta que a exploração social, da qual deriva uma dada estrutura de classes, é o ponto de partida para uma teoria das classes que supere o seu aparente anacronismo, seu presumido economicismo e seu suposto vínculo imanente com uma teleologia da transformação social. A abordagem das classes, assim concebida e integrada a um tratamento teórico sobre a formação de preferências e a mobilização coletiva, constitui um instrumento indispensável para a análise tanto da estrutura quanto da ação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Valgas, Artur Antunes Navarro, Tatiane Alves Gonçalves, and Lisandra Catalan do Amaral. "Biofísica." Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) 6 (December 18, 2020): e155820. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v6.1558.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa investigação foi analisar a efetividade do uso de tecnologias na educação domiciliar com foco na integração entre os componentes de Física e Biologia. Diante das dificuldades encontradas no cenário posto pela pandemia, buscamos uma abordagem para contemplar as duas disciplinas. Por meio de um trabalho integrado, desenvolvemos o estímulo do raciocínio e pensamento crítico, além da exploração dos conceitos de forma integrada e contextualizada. As ferramentas educacionais utilizadas, possibilitaram um trabalho síncrono e integrado. Desta forma, o presente trabalho faz uma análise da efetividade do uso de tecnologias na educação domiciliar com foco na integração dos saberes. Para isso, foram ministradas três aulas síncronas de 1h30min, por meio do Microsoft Teams com as temáticas relacionadas a biofísica, em duas turmas de primeira série do ensino médio (n=18) de uma escola privada do Rio Grande do Sul, Brasil. As aulas foram avaliadas com o uso de um formulário aplicado pelo Microsoft Forms e as respostas foram investigadas por Análise textual discursiva, onde foram elencados duas categorias emergentes e sete subcategorias. Como resultados, identificamos que a integração entre os componentes contribuiu para compreensão dos conceitos de forma complexa, facilitando o entendimento dos fenômenos trabalhados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ginga, Damiao. "importância da governação integrada do oceano para uma Economia azul em Angola." Perspectivas - Journal of Political Science 23 (December 18, 2020): 22–35. http://dx.doi.org/10.21814/perspectivas.3058.

Full text
Abstract:
A visão apresentada no presente artigo científico tem o principal objetivo de fomentar a consciência no seio dos principais decisores políticos, económicos e acadêmicos, de que Angola necessita de uma nova abordagem à governança dos assuntos do mar, especialmente devido ao atual contexto de recessão da economia nacional, onde o pensamento político da governação do mar pode alterar o modo totalmente displicente de exercer o poder e de explorar os recursos do oceano. Esta abordagem foi possível, através de uma revisão bibliográfica e documental, adotando uma abordagem qualitativa, mediante um raciocínio dedutivo. Portanto, Angola, à semelhança de outros Estados costeiros, precisa de assumir uma gestão e exploração integrada e tridimensional dos assuntos do mar, como um desígnio estratégico nacional, onde a edificação de uma Economia do mar, clusterizada, representará o núcleo duro de uma governaça integrada dos espaços marítimos em Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Serafim, Milena Pavan, Vanessa Maria Brito de Jesus, and Janaína Faria. "Tecnologia social, agroecologia e agricultura familiar: análises sobre um processo sociotécnico." Segurança Alimentar e Nutricional 20, no. 1supl (2015): 169. http://dx.doi.org/10.20396/san.v20i1supl.8634595.

Full text
Abstract:
Tecnologia Social (TS), agroecologia e agricultura familiar são temas que possuem diversas convergências. A agroecologia constitui um campo de estudos e práticas que procura deter as formas de degradação e exploração da natureza e da sociedade através de ações sociais coletivas de caráter participativo na busca da implantação de sistemas de agriculturas alternativas. Já a proposta da TS vai ao encontro de tais pressupostos, contribuindo com o debate ao inserir o papel da tecnologia para diminuição de desigualdades socioeconômicas. E a agricultura familiar é reconhecida como o segmento desejado para materializar essas propostas, portadoras de um futuro mais justo e igualitário. Nesse sentido, o presente artigo aborda uma experiência que envolve tais campos tendo como objeto de estudo a TS Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Ele tem como objetivo analisar a dinâmica sociotécnica da PAIS, explorando especialmente alguns de seus limites percebidos a partir dos resultados obtidos pela pesquisa de campo. Parte desses limites se refere aos entraves de funcionamento da tecnologia analisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Velásquez, Cristina, André Villas Boas, and Stephen Schwartzman. "Desafio para a gestão ambiental integrada em território de fronteira agrícola no oeste do Pará." Revista de Administração Pública 40, no. 6 (2006): 1061–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122006000600007.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a Terra do Meio (PA), região brasileira localizada em um dos estados mais conflituosos da Amazônia, que tem se convertido em um desafio simbólico para a gestão pública integrada neste país. Ela está em um contexto que traz elementos característicos de um complexo sistema geopolítico: grilagem de terras e exploração irracional dos recursos naturais; baixa presença do Estado; falta de integração das políticas públicas que incidem sobre o território. A existência de um movimento social estruturado e a intervenção de ONGs socioambientalistas na proteção e conservação da biodiversidade e das populações tradicionais (índios, ribeirinhos, seringueiros e agricultores familiares) formam o cenário em questão. Este artigo apresenta a caracterização socioambiental e econômica da região e discute o mosaico de unidades de conservação e o corredor de biodiversidade do Xingu como alternativas para um plano de ordenamento territorial como perspectiva de gestão integrada para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hasenclever, Lia, Yves Fauré, and Carolina Miranda. "O Desenvolvimento para Além dos Arranjos Produtivos Locais (APLs): uma Exploração no Norte Fluminense." Desenvolvimento em Debate 8, no. 2 (2020): 197–225. http://dx.doi.org/10.51861/ded.dmv.2.015.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é avaliar a formulação e a implementação da Política de Arranjos Produtivos Locais (APLs) a partir de dois estudos de caso municipais da região norte fluminense – Campos dos Goytacazes e Macaé, no período 2002 a 2016. A metodologia adotada analisa indicadores quantitativos e qualitativos do crescimento e do desenvolvimento econômico e humano dos municípios e, a seguir, a partir de pesquisa bibliográfica e investigações de campo, os três setores da região contemplados com a marca APL. Os resultados mostram que, apesar do crescimento econômico dos municípios de 2002 a 2014, os setores de fruticultura irrigada e de cerâmica em Campos, e de petróleo e gás em Macaé não foram capazes de mudar a estrutura econômica local ou melhorar o bem-estar da população. O estudo ilustra os limites da Política de APLs e a importância dela ser repensada de forma integrada a outros setores da região e nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gonçalves, Aguinaldo, Ana Claudia da Silvia Moura, Ana Paula Martins Vicentin, et al. "Saúde coletiva e atividade física: recortes atuais de sua atuação." Conexões 4, no. 1 (2007): 1–12. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637959.

Full text
Abstract:
Resumo O Grupo de Saúde Coletiva/Epidemiologia e Atividade Física da Unicamp apresenta recortes atuais de sua atuação no desenvolvimento de projetos técnicos a partir de três núcleos temáticos de interesse: i) caracterizações de metodologias de pesquisa e ensino empregadas em seu interior; ii) exploração de relações entre níveis de Qualidade de Vida e diferentes programas de Atividade Física e iii) aspectos do binômio corpo-movimento em ações de controle da hanseníase. Especificamente, apresentam-se como resultados expressivos os significados que podem ser explicitados pela análise conjunta de diferentes projetos conduzidos de forma integrada por mesma equipe acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira-Martins, Bernardett De Freitas, and José A. Carvalho Teixeira. "Kirk Schneider in psychopathology." Análise Psicológica 25, no. 4 (2012): 653–82. http://dx.doi.org/10.14417/ap.473.

Full text
Abstract:
Os autores desenvolvem uma análise fenomenológica e existencial da agorafobia, caracterizando o papel da vivência agorafóbica como ser-aquém-de-si, e referenciando a experiência da vertigem agorafóbica como central para a compreensão do fenómeno. A agorafobia é considerada como um dilema moral na existência que restringe as escolhas em liberdade do indivíduo e a experiência de pânico é analisada seguindo o movimento subjectivo-intersubjectivo demonstrando o seu possível crédito para a psicoterapia existencial, que surge assim como relação terapêutica integrada na mundivivência do indivíduo e que permite a exploração dos pressupostos que sustentam o mundo agorafóbico como possibilidade de existir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gonçalves, Karen dos Santos, Alexandre San Pedro Siqueira, Hermano Albuquerque de Castro, and Sandra de Souza Hacon. "Indicador de vulnerabilidade socioambiental na Amazônia Ocidental. O caso do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 9 (2014): 3809–18. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014199.14272013.

Full text
Abstract:
O acelerado processo de urbanização na Amazônia associado às mudanças no padrão de exploração dos recursos naturais resultou em vários tipos de impactos ambientais, tal como a poluição do ar urbano produzido pelo incêndio florestal que altera a relação entre as áreas urbana e rural e reconfigura novas vulnerabilidades. O objetivo deste estudo é analisar a vulnerabilidade socioambiental em relação às queimadas e aos efeitos a saúde na área urbana do município de Porto Velho, região amazônica brasileira. Para tanto, utiliza como método a construção de um indicador síntese, que conjugou a dimensão social, de infraestrutura habitacional, exposição ambiental e de saúde. Dentre os resultados, destaca-se que 51% da população residente, 157 mil habitantes, estão sob condições de extrema e alta vulnerabilidade socioambiental. Ao final, discute-se que a análise integrada das dimensões estudadas permitiu identificar importante heterogeneidade em termos de vulnerabilidade socioambiental às queimadas no interior da área urbana de Porto Velho, apontando para a necessidade de ações integradas de diferentes setores governamentais de forma a potencializar a promoção da saúde, a sustentabilidade ecológica e a redução das iniquidades sociais em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Castro, Alexandre Grimaldi de, and Sérgio Morrot. "Perspectivas de desenvolvimento sustentável para o setor florestal na América Latina." Estudos Avançados 10, no. 27 (1996): 321–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141996000200019.

Full text
Abstract:
A proposta de desenvolvimento sustentado representa atualmente elemento de aprofundamento das discussões quanto ao real significado dos conceitos de progresso e desenvolvimento econômico e social. A premência por alternativas estabelecida a partir das crises ambiental e de recursos tem induzido a procura de estratégias que traduzam uma solução consistente de continuidade dos processo de desenvolvimento, sem que para isso ocorra o comprometimento da base de sustentação das atividades produtivas. As perspectivas de desenvolvimento sustentado para o setor de papel e celulose na América Latina, especificamente quanto às atividades de exploração florestal, estão intimamente relacionadas a dois aspectos fundamentais: estabelecimento de uma sistemática de negociação política entre o setor produtivo e demais representantes da sociedade; inserção dos empreendimentos dentro de uma escala mais ampla, na qual estes estejam plenamente integrados à programas de desenvolvimento regional multi-setoriais. Ademais, torna-se cada vez mais necessária a consideração de particularidades ambientais, sociais e políticas inerentes a determinado local/região. Especificamente quanto a economias e sociedades latino-americanas, o reconhecimento do contexto histórico de desenvolvimento regional constitui elemento fundamental de planejamento estratégico e de compreensão do contexto ambiental e político. O estado das artes em ciência e tecnologia, embora apresente um nível significativo de incerteza, permite a incorporação e desenvolvimento de novas estratégias de gerenciamento. A gestão ambiental, representada pelo gerenciamento de processos ambientais e produtivos de forma integrada, apresenta-se como alternativa viável de transição para um modelo de maior sustentabilidade. Programas de planejamento estratégico, aliados a sistemas dinâmicos de gerenciamento ambiental, constituem as ferramentas atualmente disponíveis para implementação e aprimoramento das sistemáticas de manejo e exploração florestal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bhering, Silvio Barge, César da Silva Chagas, Waldir Carvalho Junior, et al. "Geotecnologias aplicadas ao Zoneamento Agroecológico do estado do Mato Grosso do Sul." Sociedade & Natureza 26, no. 1 (2014): 171–87. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320140112.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o zoneamento agroecológico do Estado do Mato Grosso do Sul, tendo como estudo de caso o município de Bandeirantes. Foram utilizadas geotecnologias, tais como: imagens de satélite (Landast 5), sistema de posicionamento global, sistemas de informação geográfica, cartografia digital e software de processamento digital de imagens, visando construir parâmetros ambientais para uma análise integrada de dados, associados com atributos do terreno derivados de um modelo digital de elevação, dados de propriedades dos solos e de clima. Estas geotecnologias foram empregadas para calcular e espacializar o potencial natural de erosão das terras, a fertilidade natural, drenagem interna e a capacidade de retenção de umidade dos solos. A análise integrada dos parâmetros ambientais, do uso atual das terras e da espacialização da legislação ambiental, permitiu estratificar o município em diferentes zonas agroecológicas recomendadas para o uso agrícola; para o uso com pastagens; para a conservação dos recursos naturais e para a recuperação ambiental. No município de Bandeirantes as zonas agroecológicas recomendadas para o uso com lavouras somam 1.150 km2 (37%) e para pastagens 1.658 km2 (53%), As recomendadas para conservação dos recursos naturais e para recuperação ambiental correspondem a 310 km2, isto é, 10% das terras do município. Pôde-se concluir que a análise integrada de dados ambientais associados às geotecnologias possibilitou a avaliação quantitativa e qualitativa permitindo à estratificação do município em diferentes zonas agroecológicas com indicação de áreas passíveis de exploração agrícola sustentável
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Eduardo Carvalho, Jacinto Assunção Carvalho, Fátima Conceição Rezende, Elka Fabiana Aparecida Almeida, and Ricardo Pereira Reis. "FUNÇÃO DE PRODUÇÃO PARA A ROSEIRA CULTIVADA EM SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 24, no. 6 (2017): 473–83. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v24i6.719.

Full text
Abstract:
A atividade econômica da floricultura de corte tem nas rosas a sua principal exploração no Brasil. Informações sobre a aplicação de água e sua quantidade ao longo do ciclo fenológico da cultura, bem como o conhecimento dos efeitos da aplicação deficitária ou excessiva de nutrientes às plantas, são essenciais para o sucesso do cultivo da roseira. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar técnica e economicamente a produção da roseira em função de lâminas de irrigação e doses de nitrogênio. O experimento foi instalado em casa de vegetação e consistiu de um delineamento em blocos casualizados com parcelas subdivididas, sendo as parcelas definidas por quatro lâminas de irrigação (40, 70, 100 e 130%) e as subparcelas por quatro níveis percentuais da dose de nitrogênio recomendada para a roseira (40, 70, 100 e 130%), com quatro repetições. O manejo da irrigação foi realizado com tensiômetros instalados nas unidades experimentais dos tratamentos de 100% da lâmina de irrigação. A produtividade da roseira apresentou redução pelo déficit e excesso hídrico; as doses de nitrogênio não afetaram os parâmetros qualitativos das hastes florais; as lâminas que proporcionaram as máximas eficiências técnica e econômica foram praticamente idênticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Barros, Bruno Mello Corrêa de, and Daniela Richter. "A Mídia e a Sustentabilidade Social: Os Entraves Econômico-financeiros e a Necessidade de Promoção de uma Consciência Ecológica." Revista Thesis Juris 2, no. 2 (2013): 404–20. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v2i2.94.

Full text
Abstract:
O presente artigo versa sobre a necessidade de difusão de informação e conhecimento ambiental por parte dos veículos de comunicação, bem como a ausência de discussão e consciência sobre os recursos naturais. O artigo objetiva, especificamente, demonstrar a carência de exploração da temática ecológica e sustentável por parte da mídia tradicional e dos novos veículos que difundem a informação e o conhecimento. Além disso, procura promover uma análise acerca da intervenção econômica e mercadológica que o setor financeiro e publicitário realiza sobre as empresas midiáticas e de comunicação do país, interferindo diretamente nas agendas concernentes à pauta ambiental. Justifica-se a análise deste tema devido à atualidade e aos vários questionamentos e divergências que lhe acompanham, visto a sobrecarga do ecossistema quanto à escassez dos recursos naturais e a necessidade da questão ambiental ser tratada de forma integrada e abrangente. Para o estudo, utilizou-se o método dedutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Fernandez, Cristiane Bonfim, Luana Ferreira Tavares Ferreira Tavares, and Maria Joseilda Da Silva Pinheiro. "Enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes pelo Legislativo no Amazonas/ Confronting sexual violence against children and adolescents by the Amazonas Legislative Assembly." Argumentum 8, no. 2 (2016): 84–103. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v8i2.11666.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma reflexão sobre ações do poder Legislativo Estadual do Amazonas no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa documental - feita em jornais e no sítio da Assembleia Legislativa do Estado - e empírica, contemplando a fala de deputados estaduais. O Amazonas aponta avanços quanto à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia e Exploração Sexual em 2014, projetos de lei sobre a temática, realização de audiências públicas e seminários com a participação da comunidade. Por outro lado, o compromisso político é ainda restrito para se falar de garantia e defesa dos direitos da infância, o que se constata pela omissão, da maioria dos parlamentares, no enfrentamento da questão. Portanto, é necessário consolidar as ações já desenvolvidas e realizá-las de forma integrada e articulada com o executivo e judiciário, além da parceira com a sociedade civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mota, Janine Freitas, and João Bosco Laudares. "Um estudo de planos, cilindros e quádricas, na perspectiva da habilidade de visualização, com o software Winplot." Bolema: Boletim de Educação Matemática 27, no. 46 (2013): 497–512. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000300011.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, cuja temática foi: estudo de planos, cilindros e quádricas. A metodologia utilizada contemplou os parâmetros da sequência didática, com exploração da habilidade de visualização. As sequências didáticas articulam teoria e prática, privilegiando o tratamento gráfico, utilizando seções transversais e curvas de níveis, com o objetivo de possibilitar ao estudante o esboço de gráficos com as mídias lápis e papel e o software Winplot. Foram propostas a estudantes do primeiro período do curso de licenciatura em Matemática. A análise qualitativa dos resultados evidenciou a forma como os estudantes realizaram as representações gráficas, suas reflexões, dúvidas e resultados, e também se verificou uma melhora significativa na postura dos mesmos, pois esses se manifestaram mais ativos no processo de aprendizagem. Foi observado que a articulação entre a equação (álgebra) e a figura (geometria) promoveu uma abordagem integrada entre Álgebra e Geometria, que é o foco da Geometria Analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

BARROS, Ellen Gallliano de, and Fábio André GUARAGNI. "TUTELA PENAL AMBIENTAL À LUZ DA SOCIEDADE DE RISCO DE ULRICH BECK." Percurso 4, no. 31 (2019): 286. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v4i31.3805.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo objetiva analisar a relevância da intervenção do Direito Penal na proteção efetiva do meio ambiente, sob a óptica da “Sociedade de Risco”, conceituada pelo sociólogo alemão Ulrich Beck. Posto isto, destaca-se, inicialmente, as particularidades de cada sociedade, em dado momento histórico, descritas pelo autor, respectivamente: sociedade pré-industrial; modernidade clássica; e sociedade de risco. A primeira fase caracterizou-se pela convivência integrada entre homem e natureza, produção artesanal e perigos de danos naturais, justificados pelo misticismo e divindades. Após a ocorrência da “Dupla Revolução”, por efeito da Revolução Francesa (ideais iluministas) e da Revolução Industrial (transformação socioeconômica), surge a segunda sociedade, marcada pela prevalência da racionalidade antropocêntrica e científica, pela dissociação entre indivíduo e meio ambiente, divisão de classes e, sobretudo, pela industrialização em larga escala, mediante a união entre avanço tecnológico e exploração intensa do homem e de recursos ambientais, os quais eram necessários à lucratividade e à qualidade de vida. [...]PALAVRAS-CHAVE: Sociedade de Risco; Sustentabilidade Ambiental; Direito Penal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

McCowan, Tristan. "O direito humano à aprendizagem e a aprendizagem dos direitos humanos." Educar em Revista, no. 55 (March 2015): 25–46. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39818.

Full text
Abstract:
A educação em direitos humanos está contida em uma variedade de instrumentos de direito internacional, e tem se tornado predominante na educação formal e não formal a nível mundial. No entanto, há uma incerteza considerável - de natureza conceitual e prática - sobre a forma como a educação em direitos humanos relaciona-se com o próprio direito à educação. Este artigo apresenta um argumento para a inseparabilidade dos dois, passando por três fases: primeiro, um esboço dos componentes essenciais do direito à educação; segundo, uma justificação do papel da educação em direitos humanos; e terceiro, uma exploração das interligações. Aprender sobre, para e através dos direitos humanos pode ser visto como parte inerente do direito à educação, concebido de modo amplo, tendo por base as ideias de Freire sobre o caráter político da educação em sua totalidade. Em última análise, a linha entre a prática dos direitos humanos e da aprendizagem dos direitos humanos torna-se tênue, levando a uma expressão integrada e cíclica do desenvolvimento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, Diego Beja Inglez de, and André Tavares. "Arquitetura da lata: Matosinhos e a história atlântica da arquitetura das sardinhas." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 27, no. 51 (2021): e168263. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2021.168263.

Full text
Abstract:
O estudo das relações entre a pesca e a arquitetura pode revelar novas perspectivas para a compreensão das dinâmicas entre a costa e o mar, além de contribuir para a formulação de estratégias para a organização dos territórios litorâneos, afetados diretamente pelas mudanças climáticas e pela crise ambiental. Este artigo procura compreender a história urbana recente de Matosinhos a partir da pesca, vetor fundamental da urbanização desta cidade portuária do Norte de Portugal, sobretudo através da produção de conservas da sardinha. A produção intensiva deste alimento industrializado revela aspectos culturais que deram origem à mitos e tradições, econômica e politicamente explorados, além de apontar para uma geografia Atlântica para dar conta dos fluxos e circulações característicos da produção e do consumo das conservas de peixe. Ao analisar as transformações desta atividade de maneira integrada entre diversos campos do conhecimento, procuramos estabelecer relações entre os aspectos ecológicos característicos da exploração de um recurso natural específico e seus impactos no ambiente construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Robles, Leo Tadeu, Sérgio Sampaio Cutrim, and Carlos João Dias. "Cadeia logística integrada e vantagem competitiva: o caso carvão do mineral em beira – Moçambique." Revista de Ciência & Tecnologia 20, no. 39 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v20n39p17-32.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia de integração logística na exportação de carvão no Porto de Beira, Moçambique da VALE. Esta integração se dá no sistema mina, ferrovia e porto e nas dimensões técnica; logística e institucional/legal do transporte de carvão da Mina de Moatize até o Terminal de Carvão do Cais 8 do Porto da Beira. A VALE adota como estratégia a verticalização de suas cadeias logísticas de exportação como fonte de sua competitividade nos mercados internacionais em que atua, a exemplo do minério de ferro do Brasil. Em Moçambique, na primeira fase de exploração de concessão de mina de minério de carvão, a empresa adotou um sistema logístico parcial de integração com o controle das operações na mina, recuperação para operação da ferrovia existente até o Porto da Beira e a operação contratada do terminal portuário. A VALE está implantando o Corredor Nacala (Norte de Moçambique) composto por uma ferrovia de 912 km, que atravessa o Malauí e dá acesso a um porto de águas profundas. Durante a implantação, a VALE está utilizando a alternativa do Porto da Beira através de ferrovia existente remodelada. Esta solução logística apresenta riscos, por exemplo, menor controle sobre prazos de entrega e qualidade do carvão; não atendimento dos volumes anuais programados, o que implica em gerenciamento estreito e permanente das suas dimensões. A empresa considera estratégico atuar no setor de carvão e para operação no país vem investindo em infraestrutura e capacitação de pessoas e fornecedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Campêlo, Jaerle Rodrigues, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, and José Maria Marques de Melo Filho. "Complexo Eólico Chapada do Piauí I: Benefícios Sociais e Impactos Ambientais no Município de Marcolândia, Estado do Piauí." GEOGRAFIA (Londrina) 29, no. 1 (2020): 141. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p141.

Full text
Abstract:
A busca por novas alternativas de geração de energia proveniente de fontes renováveis e limpas visa mitigar os impactos socioambientais provocados pela utilização dos combustíveis fósseis. Com o estabelecimento desse cenário, a energia eólica obtida por meio do “movimento dos ventos” ganhou bastante destaque, e no Brasil, sobretudo no Nordeste, em razão de suas características geográficas, encontrou condições favoráveis para seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho objetivou analisar, de forma integrada, os impactos socioambientais oriundos da implantação do Complexo Eólico Chapada do Piauí I, nas comunidades localizadas no município de Marcolândia, na perspectiva de correlacionar as vantagens da geração de energia eólica com os conflitos ambientais e sociais que são identificados e materializados in loco. A implementação do Complexo provocou efêmero dinamismo econômico local e transformações na paisagem. A partir desta perspectiva, almeja-se que a análise em pauta possa contribuir com outros estudos que se propõem a discutir a transformação da paisagem local a partir da perspectiva socioambiental, tendo como pano de fundo a implantação de tecnologias de exploração eólica como matriz energética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Junior, Antonio Correia, Edson Vicente Da Silva, Rodrigo Guimarães De Carvalho, and Francisco Davy Braz Rabelo. "Características das Áreas Protegidas em Guiné-Bissau: o caso do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 1, no. 2 (2019): 37–55. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.461.

Full text
Abstract:
Atualmente se observa uma crescente degradação da biodiversidade em diferentes escalas de análise, interferindo na dinâmica ambiental global, regional e local, incluindo os sistemas ambientais das regiões litorâneas e costeiras da Guiné-Bissau, devido essencialmente à exploração abusiva dos recursos naturais e destruição dos ecossistemas. Cabe aqui instigar uma análise incorporando necessidades e cuidados no relacionamento sociedade-natureza diante a busca para satisfazer necessidades individuais humanas e sua ânsia de poder. Nesta ordem de ideias, faz-se necessário uma análise integrada dos sistemas ambientais, investigando a estratégia do governo nacional em busca de mecanismos para conservar o meio ambiente em Guiné-Bissau e as possíveis diretrizes que regem uma atuação de forma sustentável com a natureza, propondo a importância de um plano de manejo alternativo e sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva, fornecer subsídios para a implementação e o desenvolvimento de ações direcionadas para a orientação da gestão dos recursos costeiros. Assim como,orientar o desenvolvimento dos planos relacionados ao planejamento e gerenciamento integrado do Parque Natural dos Tarrafes do rio Cacheu-PNTC. Pretende contribuir com propostas para mitigação das ações danosas na região de Cacheu e nos sistemas ecológicos locais, objetivando fornecer subsídios para a implementação e o desenvolvimento de ações direcionadas para a orientação da gestão dos recursos costeiros, sistematizar o desenvolvimento dos planos futuros de gerenciamentointegrado do Parque Natural dos Tarrafes do rio Cacheu/Guiné-Bissau, de forma a subsidiar a efetivação de propostas de gestão ambiental do ecossistema manguezal. Os procedimentos metodológicos da pesquisa fundamentaram- se em discussões e estudos teóricos de análise geossistêmica, através da coleta de dados secundários, revisão bibliográficae levantamentos de campo. Estas etapas permitiramcompreender a dinâmica das áreas que permaneceram com a vegetação natural e aquelas em que houve a exploração humana ao longo do tempo. Portanto este estudo levou ao conhecimento da efetivação de uma gestão ambiental ineficiente buscando reverter e/ou prevenir os impactossocioambientais decorrentes das transformações das paisagens naturais locais. Diante do exposto pode-se constatar que, a paisagem natural das áreas protegidas em Guiné-Bissau no caso do PNTC, apresenta-se como um ambiente fortemente modificado, onde a vegetação primária foi quase que totalmente substituída por sucessões ecológicas secundárias, em virtude da ação degradadora humana. A área em estudo é apontada como um ecossistema submetido a impactos ambientais drásticos, sendo a vegetação seriamente ameaçada pelo uso inadequado do solo, havendo necessidade de promover estudos especializados, capazes de conduzir a um desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Charifo, Gilberto, and José A. Almeida. "Caracterização e avaliação de reservas geológicas do depósito mineral de Farim-Saliquinhé." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 3 (2010): 569–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000300022.

Full text
Abstract:
Esse trabalho apresenta uma metodologia integrada e os principais resultados da modelagem geológica e econômica do jazigo mineral de fosfato de Farim-Saliquinhé, Guiné-Bissau. Esse jazigo foi, primeiramente, reconhecido nos anos 80, pelo Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), como sendo de origem sedimentar. A caracterização morfológica consistiu na estimação da profundidade e da espessura da camada de estéril e das formações mineralizadas (rochas fosfáticas FPA, principais, e carbonato-fosfática FPB, secundária). A caracterização dos teores em P2O5 foi efetuada para uma malha de blocos por krigagem e, posteriormente, por simulação, para caracterizar a incerteza e classificar as reservas em inferidas, indicadas ou medidas. A morfologia e os teores foram, posteriormente, convertidos em benefícios/custos, conforme um potencial cenário de exploração mineral. No que se refere à modelagem econômica, apresenta-se um estudo de pré-viabilidade econômica, com análise de sensibilidade, relativamente aos parâmetros preço de venda, custo de extração, custo de transporte e desconto no preço de venda da rocha fosfática por não concentração e uma estimativa da taxa interna de retorno (TIR) do projecto para um cenário-base e uma variante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Falcão Martins, Humberto. "Em busca de uma teoria da burocracia pública não-estatal: política e administração no terceiro setor." Revista de Administração Contemporânea 2, no. 3 (1998): 109–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551998000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é explorar elementos que permitam a construção de uma base teórica acerca da burocracia pública não-estatal - organizações do terceiro setor voltadas à produção nãolucrativa de bens públicos, alegadamente insuscetíveis às disfunções da burocracia estatal. Esta exploração se baseia em três pontos: a) uma proposição conceitual acerca de disfuncionalidades organizacionais e políticas da burocracia estatal, que geram inefetividade, patrimonialismo e insulamento burocrático; b) uma análise comparativa sobre a possibilidade de sua ocorrência no contexto da burocracia não-estatal; e c) a identificação de requisitos de efetividade burocrática estatal e não-estatal no contexto da governança contemporânea, tais como inserção social e regulação política. Propõe-se que a burocracia pública não-estatal é relativamente mais apta ao atendimento do requisito da inserção social e menos apta ao atendimento do requisito da regulação política em bases universais. Argumenta-se que esta condição recomenda, em alguns casos, uma regulação política sobre suas ações de forma integrada ao Estado. Sustenta-se que o controle da sociedade política não é, per se, condição ou atributo suficiente para se assegurar a minimização de disfunções no âmbito da organização burocrática pública não-estatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Herrera, José Antonio, Pedro Ramos, and João Ulisses Barata da Silva. "Novas estratégias produtivas na Amazônia: estudo sobre os produtores agropecuários familiares no sudoeste paraense." Revista de Economia e Sociologia Rural 52, suppl 1 (2014): 223–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032014000600012.

Full text
Abstract:
A Amazônia é integrada à economia nacional de modo que o capital se aproveita das assimetrias das trocas não leais e desiguais. A exploração dos recursos passa ser mais intensa, degradando o meio ambiente e agravando os problemas sociais. A imposição do capital nas relações estabelecidas, apesar de transformar a produção agropecuária familiar, não a eliminou, e essa apresenta distintas formas de produção e diferentes relações sociais. Partindo dessa premissa, buscou-se compreender as estratégias de produção que constituem a produção agropecuária familiar no Sudoeste Paraense. O estudo foi realizado em três municípios: Pacajá, área de Colonização Antiga; Anapu, área de PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável); e Senador José Porfírio, a área de Projeto de Assentamento Convencional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Foram acompanhadas cento e cinquenta (150) famílias durante o ciclo agropecuário 2007-2008. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados parâmetros qualitativos (observação in loco) e quantitativos (análise estatística), podendo elucidar um mosaico (trajetórias, perspectivas e tendências) que compõem a unidade de diversidade da produção agropecuária familiar que resulta das distintas bases materiais que as famílias dispõem para estabelecerem seus projetos a médio e longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Paim, Elison Antonio, and Guilherme Braunsperger de Lima Vieira. "Religiosidades: uma análise de duas coleções de livros didáticos do ensino público Brasileiro." História & Ensino 25, no. 1 (2019): 41. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p41.

Full text
Abstract:
O Livro Didático é uma ferramenta fundamental na prática docente, ele tem no Brasil a diretriz dada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem neste trabalho as questões étnico raciais inerentes a pluralidade cultural brasileira. Analisamos as coleções Nova História Integrada e História Sociedade e Cidadania presentes no PNLD 2015 sob o viés da religiosidade dos povos abordados, com a intenção de demonstrar a colonialidade das mentes; como a influência de uma historiografia eurocêntrica ainda é predominante dentro dos livros didáticos e como as religiosidades dos diferentes povos apresentados são tratadas nas coleções. Analisamos estas coleções didáticas pela perspectiva da decolonialidade, apoiados fundamentalmente em autores como Franz Fanon, Catherine Walsh, Homi Bhabha, Arturo Escobar, Walter Mignolo e Stuart Hall; na análise de Livros Didáticos há aproximação da metodologia de abordagem de Circe Bittencourt e Kazumi Munakata. Em ambas as coleções, a história dos povos oprimidos tem pouca expressão em comparação com a história europeia e eurocentrada; as discussões sobre exploração e opressão durante o período colonial são suprimidas; a cultura e as religiosidades têm diferentes espaços, minimizando as Áfricas e as Américas, homogeneizando-as e até justificando o caráter civilizador do colonizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Menezes, Helena Isabel Monteiro, M. S. Lemos, and L. P. Rodrigues. "A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência." Análise Psicológica 34, no. 4 (2016): 403–22. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1102.

Full text
Abstract:
A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Dos Santos, Júnio Gregório Roza, and Selma Simões De Castro. "METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DE PROJETOS DE ASSENTAMENTO RURAL APLICADA À REGIÃO DO NORDESTE GOIANO, ESTADO DE GOIÁS/ Methodology for evaluating the sustainability of Rural Settlement Projects applied to the region of the Northeast of Goiás, state of Goiás/ Metodología de evaluación de sostenibilidad de proyectos de asentamiento rural aplicada a la región del Nordeste Goiano, estado de Goiás." REVISTA NERA, no. 51 (January 13, 2020): 231–59. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i51.6324.

Full text
Abstract:
A região Nordeste apresenta os menores índices socioeconômicos do estado de Goiás, devido sua baixa aptidão agrícola e insuficiência de infraestrutura. Mas, é justamente onde há uma elevada concentração de assentamentos rurais no Estado, 57 ao todo, que ocupam 8.325 ha e assentaram 4.978 famílias. Para avaliar a sustentabilidade dos PAs dessa região, selecionou-se estatisticamente como representativo o PA Paraná, situado no município de Mambaí. A metodologia de avaliação baseou-se na análise separada e integrada de 16 indicadores que contemplam as dimensões sociais, econômicas e ambientais da sustentabilidade, de relevância para o desenvolvimento rural. Os resultados revelaram que o PA Paraná não é sustentável, e representa, em escala local, os mesmos problemas regionais, pois suas funções socioeconômicas inerentes ao uso das terras não estão sendo desempenhadas adequadamente, comprometendo a geração de emprego e renda e favorecendo o abandono dos lotes. A dimensão ambiental do PA é a única das dimensões que se encontra assegurada devido utilização incipiente das suas terras e condições de exploração. Como citar este artigo:SANTOS, Júnio Gregório Roza dos; CASTRO, Selma Simões de. Metodologia de avaliação de sustentabilidade de Projetos de assentamento rural aplicada à região do Nordeste goiano, estado de Goiás. Revista NERA, v. 23, n. 51, p. 231-259, jan.-abr., 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vendramini, Célia Regina, Claudia Janet Cataño Hoyos, Janaina Gulart Oliveira de Queiroz, and Larissa Livramento Pereira. "Migração, trabalho e escolarização de jovens em diferentes percursos escolares." Perspectiva 38, no. 4 (2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e67115.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é analisar a relação entre migração, trabalho e escolarização de jovens em diferentes percursos escolares. Observamos entre os jovens migrantes um percurso escolar irregular e sujeito a interrupções, dada a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, as mudanças em meio ao período letivo, a rotatividade de escolas, as dificuldades de adaptação, entre outras. A pesquisa que sustenta as análises está sendo desenvolvida na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, local que tem recebido um grande fluxo de migrantes, especialmente de outros estados do país. A estratégia metodológica foi integrada por técnicas qualitativas e quantitativas de geração de dados, tais como questionários, grupos focais e análises de documentos em três espaços de pesquisa, nos quais abordamos a relação dos jovens migrantes com o trabalho e a escola: Escola de ensino médio regular - pesquisa com estudantes que frequentam o ensino médio diurno e noturno; Universidade Federal de Santa Catarina - pesquisa com trabalhadores temporários da construção civil, os quais apresentam baixa escolarização e interromperam os estudos; Núcleos de Educação de Jovens e Adultos - pesquisa com estudantes que buscam retomar o processo de escolarização. Conclui-se que a migração da classe trabalhadora é um fenômeno intrínseco aos processos de expropriação e exploração da sociedade moderna, que o percurso escolar dos jovens migrantes encontra-se determinado pelo trabalho e caracteriza-se pela permanente tensão entre expulsão e integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Macedo, Marcelo Alvaro Da S., Antonio F. R. Ferreira, and Fabrício C. Cípola. "ANÁLISE DO NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL E DE SUAS CAPITAIS: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL DOI: 10.5773/rgsa.v5i3.341." Revista de Gestão Social e Ambiental 5, no. 3 (2012): 73. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v5i3.341.

Full text
Abstract:
A busca pela sustentabilidade envolve a promoção do progresso econômico de forma responsável, tanto socialmente quanto ambientalmente. Quando uma região consegue resolver de forma integrada questões sobre crescimento econômico, exploração de recursos naturais, pobreza e distribuição de renda, que têm natureza econômica, ambiental e social, ela se torna, então, sustentável, pois se mostra capaz de promover, de forma equilibrada e harmônica, crescimento econômico, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Nesse contexto, o presente artigo analisa o nível de sustentabilidade das 27 unidades federativas (UFs) do Brasil e de suas capitais. Para tanto, foi aplicada a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) a informações de natureza econômica, social e ambiental, que são os parâmetros do TBL – Triple Bottom Line, no intuito de gerar um indicador de sustentabilidade denominado Índice Consolidado de Desenvolvimento Sustentável (ICDS). Os resultados mostram que o Distrito Federal e a cidade de Vitória no Espírito Santo são destaques positivos, enquanto que o Maranhão e a cidade de Maceió em Alagoas obtêm resultados ruins em termos de desenvolvimento sustentável. Uma questão relevante, que surge da comparação destes rankings é a posição dos estados de Alagoas e do Piauí, que possuem enquanto UFs desempenhos ruins e que têm suas capitais também com baixo nível de sustentabilidade. Esta é realmente uma situação preocupante e que merece uma intervenção urgente, com o desenvolvimento de políticas públicas que envolva as instâncias municipal, estadual e federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

BORGES, ALEX FERNANDO, MOZAR JOSÉ DE BRITO, JUVÊNCIO BRAGA DE LIMA, and CAROLINA LESCURA DE CARVALHO CASTRO. "EMPREENDEDORISMO EM EMPRESAS FAMILIARES: A PESQUISA ATUAL E OS DESAFIOS FUTUROS." RAM. Revista de Administração Mackenzie 17, no. 2 (2016): 93–121. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n2p93-121.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Apresentar uma revisão do escopo da literatura disponível sobre empreendedorismo em empresas familiares. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de outros trabalhos de revisão de literatura sobre empresas familiares indicarem a existência de artigos que abordam a temática do empreendedorismo, não existem estudos sistemáticos de revisão sobre as especificidades das relações existentes entre os dois campos. Principais aspectos metodológicos: A partir da técnica de revisão de escopo da literatura, foi efetuado um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. Identificaram-se 73 artigos científicos que trataram da temática, os quais foram categorizados de acordo com o periódico de origem, o tema de pesquisa abordado e a metodologia empregada. Síntese dos principais resultados: A leitura integrada dos artigos identificados permitiu verificar a exploração de diferentes temas de pesquisa e abordagens metodológicas para compreender a manifestação do empreendedorismo em empresas familiares. Principais considerações/conclusões: Concluímos que o alcance do potencial do campo do empreendedorismo em empresas familiares passa, necessariamente, pela construção de um quadro teórico capaz de contribuir para a compreensão de aspectos intrínsecos à natureza de empresas familiares. Ao mesmo tempo, tal abordagem, ao englobar fenômenos que se complementam sob o prisma da interação entre família e empresa, contribuiria de forma importante para a geração de conhecimentos mais aprofundados acerca da realidade desse tipo de organização e para a abertura de novas avenidas de pesquisa em empreendedorismo e em empresas familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mastroberardino, Loredana. "GRILLOTTI DI GIACOMO M. G. Nutrir o homem, vestir o planeta: alimentação - agricultura - ambiente entre imperialismo e cosmopolitismo. Milão: Franco Angeli, 2012." Agrária (São Paulo. Online), no. 18 (June 14, 2013): 229–35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i18p230-236.

Full text
Abstract:
Nutrir bem o homem é vestir o planeta com formas respeitosas de exploração do ambiente natural e próximas às culturas alimentares das comunidades locais. Essa é a tese central desenvolvida no presente volume por Maria Gemma Grillotti Di Giacomo, responsável pelos temas ligados à alimentação no mundo da Università Campus Bio-Medico di Roma, Itália, autora da obra, que destaca a centralidade do homem na relação Alimentação-Agricultura-Ambiente para dar valor à diversidade e redescobrir a mensagem cosmopolita que o mundo agrícola continua a enviar. O livro aborda o tema da ligação indissociável e complexa que une Alimentação-Agricultura-Ambiente, tratados por uma ótica integrada, cujo equilíbrio depende das políticas agroalimentares dos governos locais e das organizações internacionais. A autora destaca os paradoxos da atual situação agroalimentar, concentra-se sobre a análise histórica da demografia do globo, sobre a capacidade de povoamento da Terra e reconstrói as etapas históricas da evolução da relação Alimentação-Agricultura-Ambiente. Debruça-se também sobre as políticas agrícolas dos países socialistas e dos países capitalistas sensíveis às problemáticas ambientais e territoriais, lança um olhar para a nova PAC (2014-2018), aborda com especial atenção os problemas da agricultura food e no food para a produção de biomassas vegetais destinadas aos agrocombustíveis e para as consequências dessas escolhas relacionadas à má nutrição e à fome, à segurança e à soberania alimentar. Por fim, é também apresentada a metodologia de pesquisa do Grupo de Pesquisa Interuniversitário GECOAGRI-LANDITALY, que interpreta a relação Alimentação-Agricultura-Ambiente do qual a paisagem rural é a expressão mais viva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Casemiro, Maria Bonfim, Otávio Augusto De Oliveira Lima Barra, Fábio De Oliveira Matos, and Fábio Perdigão Vasconcelos. "PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: um olhar crítico sobre o Projeto Orla." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 4, no. 14 (2018): 67. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p67-89.

Full text
Abstract:
COASTAL ENVIRONMENT PLAN IN BRAZIL: a critical analysis of the Projeto OrlaPLANEAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO EN BRASIL: una mirada crítica sobre el Proyecto OrlaO presente trabalho pretende contribuir para a análise do planejamento ambiental costeiro brasileiro a partir de um olhar crítico sobre o Projeto Orla. Compreendendo que as áreas costeiras são ambientes dinâmicos e fortemente instáveis, analisar as ferramentas de gestão ambiental que norteiam o planejamento integrado das áreas litorais no território brasileiro torna-se fundamental. Assim, este artigo tem por objetivo analisar o planejamento ambiental costeiro a partir das orientações do Projeto Orla. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de cunho documental, sobretudo na análise e exploração da legislação costeira enquanto proposta de minimização dos problemas ambientais. Os resultados revelaram que as leis de gerenciamento costeiro constituem importantes instrumentos de orientação para as ações e funcionam como suportes ao poder público. É necessária a promoção de políticas de gestão do desenvolvimento, em longo prazo, que partam do poder público, visando não apenas o desenvolvimento econômico de determinada região, mas buscando sempre o envolvimento da população nesse processo. Assim, uma gestão participativa de forma mais integrada possível buscando sempre envolver todas as dimensões geográficas, desde os municípios, os estados e o país.Palavras-chave: Gestão Ambiental; Meio Ambiente; Poder Público. ABSTRACTThe present paper aims to contribute to the analysis of the Brazilian coastal environment planning by casting a critical glance at the Projeto Orla. In understanding that the coastal areas are dynamic and highly unstable environments, the examination of the tools for environmental management which guide the integrated planning of the Brazilian coastal areas becomes fundamental. Thus, in the present paper, the goal is to examine the coastal environment planning according to the directions written in the Projeto Orla. Regarding methodological aspects, it is documentary research, especially in the analysis and exploration of the legislation regarding the coastal areas which aim to minimize the environmental problems. The results have revealed that laws for coastal management are important guiding tools for the actions and they function as supports for the public authorities. It is necessary that there be the promotion of policies for the management of development by the public authorities, in the long term, intending to not only the economic development of a particular region but also always seeking to involve people in this process. Thus, participatory management in a more integrated way, always seeking to involve all the geographic dimensions, from cities, states, to the country.Keywords: Environment Management; Environment; Public Authorities.RESUMENEl presente trabajo pretende contribuir para el análisis de la planificación ambiental costera brasileño a partir de una mirada crítica sobre el Proyecto Orla. Sabiendo que las áreas costeras son entornos dinámicos y muy inestable, analizar las herramientas de gestión ambiental que orientan el planeamiento integrado de las áreas costeras en el territorio brasileño se vuelve fundamental. Así, el presente trabajo tiene por objetivo analizar el planeamento ambiental costero a partir de las orientaciones del Proyecto Orla. Con respecto a los aspectos metodológicos, se trata de una investigación de cuño documental, sobre todo en el análisis y la explotación de la legislación costera como propuesta de minimización de los problemas ambientales. Los resultados revelaron que las leyes de gestión costera son importantes instrumentos de orientación para las acciones y funcionan como soporte al poder público. Es necesario promover políticas de gestión de desenvolvimento, a largo plazo, que salen del poder público, con el propósito de no sólo el desarrollo económico de una determinada región, pero buscando siempre la participación de la población en ese proceso. Así, una gestión participativa de forma más integrada posible siempre tratando de involucrar a todas las dimensiones geográficas, desde los municipios, los estados y el país.Palabras clave: Gestión Ambiental; Medio Ambiente; Poder Público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Giasson, Elvio, Luiz Fernando Coelho de Souza, Renato Levien, and Gustavo Henrique Merten. "Planejamento integrado de uso da terra: uma disciplina integradora no ensino da agronomia na UFRGS." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 6 (2005): 995–1003. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000600017.

Full text
Abstract:
A disciplina Planejamento Integrado de Uso da Terra, do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, associa os conhecimentos da área de solos com os demais do Curso de Agronomia, interligando-os e dando-lhes consistência e significado. A disciplina vale-se do planejamento integrado para reunir o conhecimento agronômico num projeto de exploração e desenvolvimento sustentável de uma ou mais propriedades rurais por meio de uma seqüência de atividades, assim definidas: caracterização regional, levantamento dos recursos naturais existentes na propriedade, levantamento do seu uso atual, diagnóstico do sistema produtivo e elaboração de uma proposta de exploração sustentável da propriedade, que é apresentada para a comunidade local. Os resultados desta experiência demonstram que a disciplina tem sido muito proveitosa no treinamento e aperfeiçoamento dos estudantes, tendo recebido suporte e apoio por parte do corpo discente, dos agricultores e das organizações envolvidas no processo de planejamento agrícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Da Fonte, José Roberto. "PLURIATIVIDADE NO CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR." Scientia Agraria 4, no. 1 (2003): 82. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v4i1.1071.

Full text
Abstract:
A revolução verde acumulou dois desencantos: não previu que além de produzir, era necessário que esta riqueza fosse distribuída. O segundo foi de que a tecnologia de produção, nos países em desenvolvimento, não pôde ser bancada e a miséria ainda persiste. Tornou-se um consenso que o desenvolvimento agrícola não levou a um desenvolvimento rural e isto pode ser constatado pela concentração de terras, rendas e salários. Por outro lado, o meio rural está recebendo novas funções e ocupações e não pode ser mais visto apenas como um lugar onde se produz mercadorias agrícolas, minerais ou mão-de-obra barata. O meio rural pode oferecer além de alimentos de qualidade, lazer, saúde, turismo e postos de trabalho. Para definir este conjunto de atividades foi adotado o termo pluriatividade, que toma como unidades de análise a família e a geração de renda não agrícolas. Na Região Metropolitana de Curitiba estas outras atividades no meio rural estão se tornando parte na solução de um grande desafio: o abastecimento com produtos agrícolasn para uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes, a degradação dos recursos naturais causadas por esta exploração agrícola e a busca do desenvolvimento rural. O presente estudo mostrou ainda outros agravantes: na Região Metropolitana de Curitiba a brutal taxa de crescimento em alguns dos seus municípios está gerando conflitos pela ocupação do espaço, está ocorrendo a degradação dos recursos hídricos pelos agrotóxicos e fertilizantes, a erosão do solo, os resíduos orgânicos e ainda a disputa pelo uso da água. Apesar da manutenção da integridade dos seus mananciais, as atuais reservas de água deverão estar esgotadas em 25 anos. Pretendeu-se discutir neste trabalho, além do estudo dos aspectos acima citados, a formação profissional do engenheiro agrônomo de maneira integrada às novas realidades da Região Metropolitana de Curitiba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Núñez, Rogelio. "Explorando el rastro de Dios." Padres y Maestros / Journal of Parents and Teachers, no. 371 (September 6, 2017): 26. http://dx.doi.org/10.14422/pym.i371.y2017.004.

Full text
Abstract:
El escultismo apuesta desde sus orígenes por la educación de la dimensión espiritual de la persona humana. Tanto en asociaciones laicas como confesionales. En su proyecto educativo integral, se opta por su educación de forma integrada y simultánea al resto de dimensiones, utilizando las herramientas propias que le facilita el método scout.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Machado, Arthur Gonçalves, Franciene Ribeiro, Walkiria Guimarães, and Maria Dulce Matos. "ENSINO DE MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental." Revista de Educação Matemática 17 (December 11, 2020): e020056. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id402.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica, organizada para mediar a aprendizagem de objetos de conhecimento da matemática utilizando a literatura infantil como vetor estimulador para o processo de ensino- aprendizagem relacionados a números, problemas envolvendo as quatro operações, medidas de massa e o sistema monetário. O livro de literatura infantil utilizado foi “Os Problemas da Família Gorgonzola”. Os participantes da pesquisa foram 20 alunos de uma turma do 4° ano, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Ponta de Pedras/PA. Essa pesquisa teve origem em um projeto, intitulado “Desafios Matemáticos: os problemas da família Gorgonzola”, organizado durante o desenvolvimento do tema, Estágio Temático II, no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens destinado a formação de professores para trabalhar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, primeiro e segundo ciclos, bem como na educação de jovens e adultos equivalente ao referido nível. A pesquisa é de natureza qualitativa pautada nas ideias de Borba e Araújo, foi desenvolvida em dois momentos, sendo o primeiro momento a apresentação do livro a turma para leitura e exploração das informações e o segundo momento se configurou por desafios propostos aos alunos em forma de problemas a partir da leitura realizada. Os trabalhos foram desenvolvidos em grupos e apresentados para turma e a professora pesquisadora. A coleta de dados realizada na pesquisa para a efetivação das análises, se deu por meio de registros – fotográficos, audiovisuais e anotações no diário de bordo da pesquisadora – oriundos das produções dos alunos durante as interações em grupo para propor soluções aos problemas propostos. Entre os resultados encontrados há indícios de que o ambiente construído pela professora, ofertou oportunidades para os alunos organizarem, explorarem, conectarem seus pensamentos, novos saberes e construírem múltiplos olhares e significados sobre o mesmo assunto em foco, no caso os conhecimentos matemáticos relacionados a números, problemas envolvendo as quatro operações, medidas e sistema monetário, bem como estimulou os alunos a realizarem as leituras e interpretaram os problemas propostos tanto de forma individual quanto coletiva e por meio do diálogo e interação participaram de suas aprendizagens, mediados pelos conhecimentos ofertados pelo gênero textual da literatura infantil.
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ramos, Natália. "MIGRAÇÃO, TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO DOMÉSTICO." Revista Políticas Públicas 18, no. 2 (2015): 425. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v18n2p425-438.

Full text
Abstract:
O artigo destaca que os percursos migratórios são hoje mais complexos, feminizados, qualificados, internacionalizados e individualizados, atingindo todos os continentes, países, géneros, classes sociais e gerações. Considera que eles estão na origem de transformações identitárias, familiares, sociais, laborais, culturais e políticas, implicando os vários domínios da esfera pública e privada. Evidencia que, nas últimas décadas, assistimos não só ao crescimento e diversificação das migrações internacionais, principalmente femininas, como também à generalização e globalização do trabalho feminino migrante, com muitas mulheresmigrantes a encontrar trabalho no serviço doméstico. Acrescenta que as migrações, particularmente femininas, o tráfico humano, bem como as desigualdades sociais, laborais e de género, constituem objeto de pesquisa e de preocupação dos Estados, de organismos nacionais e internacionais e das políticas públicas nos diferentes setores. Aponta que importa desenvolver uma abordagem integrada e multi/interdisciplinar das migrações, baseada nos direitos humanos fundamentais e em políticas públicas adequadas, reconhecendo a migração, nomeadamente feminina, como um fator essencial de desenvolvimento, mas também as vulnerabilidades, discriminações e exploração associadas.Palavras-chave: Migrações no feminino, trabalho doméstico, género, identidades, tráfico humano, políticas públicas.MIGRATION, HUMAN TRAFFICKING AND DOMESTIC WORKAbstract: The human migrations become nowadays more complex, feminized, qualified, internationalized and individualized. The human migration process has been reaching all continents, countries, genders, social classes and generations. They are rooted in the origin of the identity, family, social, industrial, cultural and political changes, involving various fields of public and private spheres. It is possible to witness in recent decades, not only to the growth and diversification of international migration, mostly female, but also, the generalization and globalization of migrant female labor, many women migrants finding work in domesticservice. The human migrations, especially the female migration, human trafficking, as well as, the social, labor and gender inequalities are the object of research and concern of the states, national and international organizations and public policies in different sectors. In this context, it isimportant to develop an integrated and multi/interdisciplinary approach for migration, based mainly, on human rights and appropriate public policies, recognizing migration, especially, the women migration, not only as an essential factor of development, but also, a factor of the vulnerability, discrimination and associated exploration.Key words: Female migrations, domestic work, gender, identity, human trafficking, public policies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pereira, Giovani, Bruna Menezes Mincov, Luisa Denise Portes de Lima da Cruz, Amanda Cristina Rocha, Marleci de Oliveira Pontes, and Regina Maria Ferreira Lang. "A formação interdisciplinar em saúde." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 9, Supl.1 (2020): 6–7. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v9isupl.1.3379.

Full text
Abstract:
Introdução: O PET-Saúde/Interprofissionalidade é vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aos municípios de Curitiba e Piraquara. O projeto é formado por seis grupos com foco em temas específicos e interligados, um deles é denominado: “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, com atuação pautada no fortalecimento da participação da comunidade na formulação, fiscalização e execução das políticas públicas de Saúde. O grupo é composto pelos seguintes cursos: Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. A interprofissionalidade é considerada como a principal estratégia que possibilita aos profissionais, docentes e estudantes de diferentes formações o compartilhamento de seus conhecimentos e experiências em uma prática profissional integrada, elaborada e executada coletivamente. Objetivo: Relatar a experiência do grupo “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, destacando as potencialidades e dificuldades da interprofissionalidade para a formação acadêmica e experiência profissional. Metodologia: Relato de experiência das ações desenvolvidas e de reflexões geradas no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2020, com foco na participação e controle social direcionados pelas discussões e atividades interprofissionais realizadas pelo grupo. Resultados: Por meio das atividades realizadas junto à comunidade do município de Piraquara, além de rodas de conversa entre os participantes do grupo, foi possível ressaltar as potencialidades e barreiras vivenciadas em relação ao trabalho interprofissional¹. No decorrer do desenvolvimento das ações percebeu-se o crescente domínio na incorporação da interprofissionalidade pelos integrantes, a qual se mostra como a grande fortaleza do projeto, devido à pouca exploração desta ferramenta dentro das unidades curriculares ofertadas pelos diversos cursos da saúde nas universidades brasileiras². O período de atuação na Atenção Básica, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Secretaria Municipal de Saúde com diversos profissionais, possibilitou o aprofundamento do conhecimento teórico-prático em relação ao conceito do controle social e também sobre os desafios de variados segmentos populacionais para este exercício democrático³, dentre eles podemos destacar a pouca disponibilidade de horário entre os cidadãos. A vivência proporcionada pela proximidade com os locais de atuação também colaborou com a elaboração e execução de intervenções mais precisas em relação às demandas regionais singulares, tanto individuais como coletivas. Considerações Finais: O projeto interprofissional contribui sobremaneira para a formação dos estudantes por meio do diálogo entre os diferentes profissionais, estabelecendo-se como uma forma profícua para integrar na teoria e na prática distintos conhecimentos.
 Palavras-chave: Participação Social; Interdisciplinaridade; Formação profissional em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Gislania De Meneses, Daniel Paulo Braga, Maria Taylana Marinho Moura, and Margarida Kézia De Souza Pinto. "O GEOPROCESSAMENTO NA DELIMITAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAUÍPE, REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA-CEARÁ." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (2019): 686–95. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.489.

Full text
Abstract:
A bacia hidrográfica do Rio Cauípe, está localizada no município de Caucaia-CE. Caracteriza-se como unidade de planejamento e de gestão ambiental, sujeita à ação antrópica e a exploração de forma errônea dos recursos naturais. Logo, o trabalho em evidência, delimitou a bacia hidrográfica do rio Cauípe e identificou seus respectivos canais de drenagem e nascentes, para assim, subsidiar pesquisas futuras, principalmente de caráter socioambiental. Para tanto, a análise integrada da paisagem, o levantamento bibliográfico e o trabalho de campo, somado às técnicas de geoprocessamento que endossaram o aporte técnico-operacional, foram procedimentos metodológicos cruciais para o cumprimento do objetivo proposto. Desta forma, mediante o uso de software livre, foi possível a delimitação precisa da área de estudo, na qual predominam os canais de 1º ordem, em razão das características geoambientais da área e por tratar-se de uma bacia de regime de rios e riachos intermitentes. A pesquisa possibilitou uma análise precisa da sub-bacia do Rio Cauípe, visando uma melhor interpretação dos fenômenos locais vigentes. Conclui-se que a utilização de técnicas de geoprocessamento para a delimitação e estudo de sub-bacia, mostrou resultados satisfatórios.Palavras-chave: canais de drenagem; nascentes; intermitente. ABSTRACTThe Cauípe River Sub-Watershed is located in the municipality of Caucaia-CE. It is characterized as a unit of planning and environmental management, subject to anthropic action and the erroneous exploitation of natural resources. Therefore, the work in evidence delimited the catchment area of the Cauípe River and identified its respective drainage channels and springs, in order to support future research, mainly of a socio-environmental nature. In order to do so, the integrated analysis of the landscape, the bibliographical survey and the fieldwork, together with the techniques of geoprocessing that endorsed the technical-operational contribution, were decisive methodological procedures for the accomplishment of the proposed objective. In this way, through the use of free software, it was possible to precisely delimit the study area, in which the first order channels predominate, due to the geoenvironmental characteristics of the area and because it is a basin of rivers and streams regime flashing. The research made possible an accurate analysis of the subbasin of the Cauípe River, aiming at a better interpretation of the local phenomena in force. It is concluded that the use of geoprocessing techniques for the delimitation and sub-basin study, showed satisfactory results.Keywords: drainage channels; springs; intermittent.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vargas, Marcelo Coutinho. "O gerenciamento integrado dos recursos hídricos como problema socioambiental." Ambiente & Sociedade, no. 5 (December 1999): 109–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x1999000200009.

Full text
Abstract:
Discute-se neste artigo o marco conceitual, as origens e as perspectivas sociais de afirmação de um novo paradigma de gestão das águas: o gerenciamento integrado ou sustentável dos recursos hídricos. Baseado na racionalização do uso da água (mediante o planejamento integrado e participativo de bacias hidrográficas), no gerenciamento da demanda, na proteção aos mananciais e na conservação dos recursos hídricos, este novo paradigma vem se delineando a partir de uma crítica aprofundada ao modelo predatório de exploração da água que prevaleceu no passado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oliveira Júnior, O. L., R. A. Carnevalli, A. A. C. Peres, J. C. Reis, M. C. M. M. Moraes, and B. C. Pedreira. "Análise econômico-financeira de sistemas integrados para a produção de novilhas leiteiras." Archivos de Zootecnia 65, no. 250 (2016): 203–12. http://dx.doi.org/10.21071/az.v65i250.489.

Full text
Abstract:
Uma pecuária leiteira sustentável sob o ponto de vista ambiental e econômico é um grande desafio para a região Centro-Oeste do Brasil. Este estudo objetivou avaliar a viabilidade econômico-financeira de sistemas integrados para produção de novilhas leiteiras na região Norte do Estado de Mato Grosso. Foram avaliados dois sistemas para a produção de novilhas, assim identificados: sistema de integração lavoura-pecuária e sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Os sistemas foram monitorados entre 2010 e 2015, durante a fase de implantação e produção na Base Experimental de Produção de Leite em sistemas integrados da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, Mato Grosso, Brasil. Projetou-se um horizonte para exploração de 14 anos, considerando uma área de 50 ha para cada Sistema Integrado. A partir do uso de planilhas eletrônicas foram projetados os fluxos de caixa para cada sistema para verificar a viabilidade econômico-financeira. Calculou-se o valor presente líquido, aplicando-se as taxas de descontos de 6, 8, 10 e 12 % ao ano. Os sistemas apresentaram valor presente líquido positivo quando submetidos à taxa de 10 % ao ano. A taxa interna de retorno foi de 11,37 % para o sistema integração lavoura-pecuária e a recuperação do capital investido foi de oito anos e oito meses. Para o sistema integração lavoura-pecuária-floresta, a taxa interna de retorno foi de 10,73 % e o tempo de recuperação do capital investido foi de oito anos e três meses. O preço de venda das novilhas leiteiras com prenhez confirmada foi o item de maior influência nos resultados dos sistemas. Os sistemas apresentaram baixo risco econômico-financeiro. Os sistemas integrados de produção de novilhas são financeiramente viáveis, tornando-se boas opções para investimento, recomendando-se a adoção em função do perfil individual do investidor, quer seja pela capacidade de assimilação e gestão da tecnologia, quer seja pela capacidade financeira disponível para investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Amérigo, María, Juan I. Aragonés, and Juan A. García. "Explorando las dimensiones de la preocupación ambiental. Una propuesta integradora." Psyecology 3, no. 3 (2012): 299–311. http://dx.doi.org/10.1174/217119712802845705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Prates, Admilson Eustáquio, Edna Guiomar Salgado Oliveira, Jaciely Soares da Silva Soares Silva, and Leonardo Augusto Couto Finelli. "O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Integrado." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 17 (2019): e9050. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.9050.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é apresentar inicialmente um possível conceito de Filosofia e o seu ensino no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal (IFs). Para tanto, nosso enfoque recai sobre cinco projetos de curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. Nosso ponto de abordagem dá-se a partir de uma análise documental das ementas e da carga horária dessa disciplina, para, assim, evidenciar suas principais características, bem como conhecer qual o lugar de debate que a Filosofia ocupa na formação dos estudantes desta Instituição. Para tal, utilizaremos a metodologia comparativa, haja vista que essa nos permite, por meio da exploração das semelhanças e das diferenças documentais, identificar regularidades e transformações como defendido por Jordi Cais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho, and Marcus Vinicius Maltempi. "RELATO DE UM CURSO DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATUANTES DO SEXTO AO NONO DO ENSINO FUNDAMENTAL." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 5, no. 1 (2017): 172–85. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.521.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de parte dos dados de uma pesquisa de doutorado em andamento, que por meio de um curso com professores de Matemática atuantes do sexto ao nono do Ensino Fundamental, discutiu atividades de desenvolvimento e exploração do Raciocínio Proporcional. Tal pesquisa é de autoria da primeira autora deste trabalho e é orientada pelo segundo autor. Nela são investigadas possibilidades de desenvolvimento e exploração do Raciocínio Proporcional, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio da atuação do GeoGebra no ensino integrado de aritmética, geometria e álgebra. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos durante o curso “Raciocínio Proporcional: atividades com o GeoGebra integrando aritmética, geometria e álgebra”. Os dados produzidos foram obtidos por meio de relatos dos professores participantes, questionários de avaliação, registros de vídeo e do caderno de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moizés, Brenna da Conceição, and Marco Antonio Mitidiero Junior. "Território e política no Brasil:." Revista Campo-Território 15, no. 39 Dez. (2020): 371–90. http://dx.doi.org/10.14393/rct153920.

Full text
Abstract:
Este texto trata do desmonte sistemático da legislação ambiental e de instrumentos de proteção da natureza como estratégia de exploração irrestrita de bens naturais e de frações do território ainda não integrados à dinâmica neoextrativista. As informações e conclusões apresentadas são parte dos resultados obtidos no projeto de pesquisa “Território e Mercantilização da Natureza: Acompanhamento e Análise dos Projetos de Lei que Relativizam a Proteção do Meio Ambiente no Brasil Frente à Expansão Capitalista”. Tal pesquisa tem como objetivo principal o acompanhamento e análise das ações dos Poderes Legislativo e Executivo Federal que objetivam construir aparatos jurídicos e institucionais, sob o jargão da segurança jurídica, para a expansão do capitalismo frente a exploração da natureza, o que vem sendo agravado exponencialmente na conjuntura recente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Araújo, Alan Nunes, Maria Lúcia Brito da Cruz, Christian Nunes da Silva, and Amintas Nazareth Rossete. "DINÂMICA DA COBERTURA E USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI (AMAPÁ, AMAZÔNIA, BRASIL)." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 5, no. 19 (2020): 202003. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.e202003.

Full text
Abstract:
DYNAMICS OF COVERAGE AND LAND USE IN THE HYDROGRAPHIC BASIN OF RIO ARAGUARI (AMAPÁ, AMAZÔNIA, BRAZIL)DYNAMIQUE DE LA COUVERTURE ET DE L'UTILISATION DES TERRES DANS LE BASSIN HYDROGRAPHIQUE DE LA RIVIÈRE ARAGUARI (AMAPÁ, AMAZONE, BRÉSIL)RESUMOO objetivo deste trabalho é compreender as relações mútuas e dialéticas entre a sociedade e a natureza, refletidas na paisagem e materializadas na dinâmica do uso da terra e da cobertura vegetal da bacia hidrográfica do rio Araguari (Amapá, Amazônia, Brasil), a partir de uma visão integrada. Como recurso metodológico para os anos de 1995 e 2005, foram manipuladas imagens do sensor TM, acoplado ao satélite Landsat 5, das bandas espectrais 5 (red), 4 (blue) e 3 (green), com resolução espacial de 30 metros. Para o ano de 2017, foram manipuladas imagens dos sensores Sentinel 2B, visto que, para a região de estudo, estes são os mais indicados, pois são equipados com sensores C-SAR (Radar de Abertura Sintética), que coletam imagens, mesmo em condições climáticas adversas (em presença de nuvens, principalmente), pertencentes ao programa Copernicus de observação da Terra, da Agência Espacial Europeia (ESA). A classificação de uso e de cobertura do solo foi realizada por meio do programa eCognition 9.0, com base nas análises tipológicas, realizadas pelo reconhecimento em campo da cobertura vegetal e da análise da paisagem, e pelo processo de segmentação, correspondente à área da bacia hidrográfica em estudo, utilizando classificação orientada ao objeto. Os resultados demonstraram que a bacia hidrográfica do rio Araguari apresenta grandes transformações desde o ano de 1995, principalmente no médio e baixo curso, reflexos dos intensos processos de exploração de seus recursos naturais.Palavras-chave: Rio Araguari; Amapá; Exploração; Recursos Naturais; Amazônia.ABSTRACTThe objective of this work is to understand the mutual and dialectical relations between society and nature, reflected in the landscape and materialized in the dynamics of land use and vegetation cover in the hydrographic basin of the Araguari River (Amapá, Amazonia, Brazil), from an integrated view. As a methodological resource for the years 1995 and 2005, images were manipulated from the TM sensor, coupled to the Landsat 5 satellite, of the spectral bands 5 (red), 4 (blue) and 3 (green), with spatial resolution of 30 meters. For the year 2017, images from the Sentinel 2B sensors were manipulated, since, for the study region, these are the most suitable, as they are equipped with C-SAR (Synthetic Aperture Radar) sensors, which collect images, even in adverse climatic conditions (mainly in the presence of clouds), belonging to the European Space Agency (ESA) Copernicus Earth Observation program. The classification of land use and cover was carried out using the eCognition 9.0 program, based on typological analyzes, carried out by field recognition of vegetation cover and landscape analysis, and by the segmentation process, corresponding to the area of the hydrographic basin under study, using object-oriented classification. The results showed that the hydrographic basin of the Araguari River has undergone major changes since 1995, mainly in the medium and low course, reflecting the intense processes of exploitation of its natural resources.Keywords: Araguari River; Amapá; Exploration; Natural Resources; Amazon.RÉSUMÉL'objectif de ce travail est de comprendre les relations mutuelles et dialectiques entre la société et la nature, reflétées dans le paysage et matérialisées dans la dynamique de l'utilisation des terres et du couvert végétal dans le bassin hydrographique de la rivière Araguari (Amapá, Amazonie, Brésil), la d'une vue intégrée. En tant que ressource méthodologique pour les années 1995 et 2005, les images ont été manipulées à partir du capteur TM, couplé au satellite Landsat 5, des bandes spectrales 5 (rouge), 4 (bleu) et 3 (vert), avec une résolution spatiale de 30 mètres. Pour l'année 2017, les images des capteurs Sentinel 2B ont été manipulées, car, pour la région d'étude, ce sont les plus adaptées, car elles sont équipées de capteurs C-SAR (Synthetic Aperture Radar), qui collectent des images, même dans conditions climatiques défavorables (principalement en présence de nuages), appartenant au programme Copernicus d'observation de la Terre de l'Agence spatiale européenne (ESA). La classification de l'utilisation et de la couverture des terres a été réalisée à l'aide du programme eCognition 9.0, basée sur des analyses typologiques, réalisées par reconnaissance sur le terrain de la couverture végétale et analyse du paysage, et par le processus de segmentation, correspondant à la superficie du bassin hydrographique à l'étude, utilisant la classification orientée objet. Les résultats ont montré que le bassin hydrographique de la rivière Araguari a subi des changements majeurs depuis 1995, principalement à moyen et bas cours, reflétant les processus intenses d'exploitation de ses ressources naturelles.Mots-clés: Rivière Araguari; Amapá; Exploration; Ressources Naturelles; Amazone.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!