To see the other types of publications on this topic, follow the link: Exposições interativas.

Journal articles on the topic 'Exposições interativas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 20 journal articles for your research on the topic 'Exposições interativas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Studart, Denise C. "Museus e famílias: percepções e comportamentos de crianças e seus familiares em exposições para o público infantil." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, suppl (2005): 55–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000400004.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado realizada em três exposições interativas, planejadas para o público infantil e famílias. Duas delas ocorreram em museus londrinos: All Hands Gallery, no National Maritime Museum e Launch Pad, no Science Museum. "Me & My Body", foi montada no Eureka! The Museum for Children, na cidade de Halifax. A metodologia adotada e os achados obtidos são uma contribuição para o estudo de público de família em museus e serve como referência e base de comparação para estudos na área desenvolvidos em outros países. No Brasil, são ainda poucas as pesquisas realizadas em museus que tenham buscado 'conhecer' o público composto por grupos familiares que visitam essas instituições. A investigação demonstrou que tais ambientes são um importante produto cultural e educativo do museu para o público infantil e de famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Nara Cristina. "FACTORS 7.0: Curadoria e Estratégia Expositiva Online." DAT Journal 5, no. 3 (October 19, 2020): 96–112. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v5i3.242.

Full text
Abstract:
O Festival de Arte, Ciência e Tecnologia atualiza a proposta curatorial e o projeto expográfico para a sétima edição, desta vez online. Diante da pandemia provocada pela Covid-19, as exposições artísticas estão sendo adaptadas ou mesmo inovadas em diferentes programas, aplicativos e plataformas para disponibilização na rede. No caso de obras de Arte e Tecnologia digital há um elemento complicador, a interação. Diante das limitações da mostra de obras interativas in loco neste ano, propõe-se pensar o distanciamento espaço-temporal como estratégia expositiva online. Tanto para discutir e projetar uma expografia que atenda as especificidades do FACTORS e as demandas das redes, quanto para questionar e propor modos de exibição do Festival, redimensionado ao público como um acontecimento, mais instigador e complexo no âmbito da cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Muller, Christine. "Práticas educativas em museus da educação: algumas experiências." RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo 6 (July 1, 2020): e020010. http://dx.doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13515.

Full text
Abstract:
Este trabalho faz parte da tese de doutorado defendida pela autora em junho de 2019. Aborda práticas educativas em museus da educação e pedagógicos, com foco nas interações que ocorrem no espaço do museu. Dentro deste enfoque foi formulado o seguinte problema: as propostas interativas das exposições museológicas têm realmente permitido o diálogo com as experiências do público? Segundo Wagensberg (2006), há três formas de promover a interatividade nas exposições. São elas a interatividade manual” (hands on), a interatividade mental (minds on) e a a interatividade cultural (heart on). A pesquisa que se articula ao projeto “Preservação do Patrimônio Histórico Educativo”, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristina Menezes tem como objetivo apresentar e discutir algumas práticas educativas que estão sendo desenvolvidas no Memorial laboratório de estudos e pesquisas escolares da E.E. Carlos Gomes - Campinas-SP. Uma das escolas em que o projeto mencionado desenvolve pesquisas. Para essa investigação foram empregadas as pesquisas relacionadas à educação em museus articuladas a um referencial metodológico no qual se busca, na bibliografia sobre museologia crítica e educação patrimonial. Com o objetivo de justificar a metodologia que norteou o presente trabalho foi implementada uma proposta/vivência, junto às 3 turmas de 6º ano, da Escola Estadual Carlos Gomes, Campinas-SP, denominada Sensibilização e Visita ao Memorial da Escola Estadual Carlos Gomes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavenaghi, Airton José, Alline Mirna Nascimento, and Vanessa Bruna Pereira. "Museu da Língua Portuguesa: tecnologia como atratividade turística na cidade de São Paulo." Revista Confluências Culturais 3, no. 1 (March 31, 2014): 129. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v3i1.43.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, com referencial documental bibliográfico e uso de entrevistas de campo semiestruturadas, visou identificar a influência da tecnologia sobre a atratividade turística na cidade de São Paulo, utilizando como objeto de estudo o Museu da Língua Portuguesa, por ser um dos museus que utilizam instalações altamente interativas e tecnológicas em seu acervo. As referências bibliográficas apresentam os principais conceitos de turismo, hospitalidade e patrimônio cultural. E, por surgir o conceito de turismo virtual, menciona-se como tal atividade se desenvolve. Como principal objeto de estudo, a história da formação e os principais atrativos do Museu da Língua Portuguesa são apresentados no decorrer do trabalho, além do modo como a tecnologia influencia suas exposições. Os resultados das pesquisas de campo mostram que a interatividade aumenta a percepção do público perante o que é exposto e que a tecnologia é um importante elemento de diferenciação com relação ao museu tradicional, funcionando como fator de atratividade turística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Ilgmir Renan de, Nilda Masciel Neiva Gonçalves, Ana Carolina Landim Pacheco, and Maria Carolina de Abreu. "Modelos didáticos no ensino de Botânica." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 28, 2021): e8410514559. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14559.

Full text
Abstract:
No Brasil, a utilização de modelos didáticos educacionais, se deu entre as décadas de 1950 e 1980, assim promovendo o ensino de forma mais efetivo. Considerando que estes mostram-se essenciais para compreensão de conteúdos de Botânica, o presente trabalho apresenta a utilização de modelos didáticos no ensino de Botânica a partir da análise de publicações das bases de dados da plataforma Periódicos CAPES, SCIELO e dos anais do Congresso Nacional de Botânica-CNBot e do Congresso Nacional de Educação-CONEDU, no período de 2005 a 2019. Especificamente, busca identificar a eficácia da utilização dos modelos didáticos; modalidades de ensino em que são utilizados; materiais para sua confecção e metodologias utilizadas com modelo didático de Botânica. A revisão mostrou que 32 publicações atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos analisados apresentam aspectos positivos quanto ao uso dos modelos didáticos para o ensino de botânica, por subsidiarem a compreensão dos conceitos teóricos e comparação com os estudos morfológicos dos vegetais. Sua utilização se faz em maior escala no Ensino Superior e no Ensino Fundamental. O biscuit é o material recomendado para sua produção por sua durabilidade e preço acessível, mas outros materiais também podem ser utilizados. Os modelos didáticos são utilizados durante aulas expositivas, aulas práticas, aulas interativas, exposições, intervenções e auxiliam na aprendizagem de alunos com deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Tainá Soares, and Cláudia Regina Furquim de Andrade. "Exposições sobre Comunicação Humana em museus interativos de ciências." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 17, no. 1 (March 2012): 78–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342012000100015.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Investigar a existência de exposições ou exibições sobre temas relacionados à Comunicação Humana em museus interativos de ciências nacionais e internacionais e analisar o conteúdo para verificar quais são os assuntos, relacionados à área de Fonoaudiologia, abordados nos museus. MÉTODOS: Análise dos sites de 40 museus de ciência e/ou tecnologia internacionais e 20 nacionais para identificação de exposições ou exibições relacionadas ao tema "Comunicação Humana". RESULTADOS: A maioria dos museus pesquisados possui exposições ou exibições relacionadas ao tema Comunicação Humana. Dentre os nacionais apenas quatro possuem uma exposição inteira relacionada ao tema e dentre os internacionais treze possuem exposições inteiras. A quantidade de exibições internacionais é maior que a encontrada nos nacionais, e a qualidade do material também diverge. A maioria dos museus trata da acústica e em segundo lugar da recepção da mensagem pela audição e fala menos sobre produção da mensagem, linguagem, e anatomia e fisiologia da voz. CONCLUSÃO: Os museus de ciência abordam as ciências básicas e por esse motivo a acústica é muito explorada. Foram encontradas muitas exibições sobre temas relacionadas à Comunicação Humana que possibilitam aos indivíduos conhecer o funcionamento do corpo humano, despertando a curiosidade em relação ao tema abordado. Como os museus são instituições de divulgação científica e educação informal que colaboram para a alfabetização científica da população a Fonoaudiologia pode aproveitar seus espaços para divulgação de suas pesquisas e de seu conhecimento sobre a Comunicação Humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Carlos Guilherme, and Arthur Franco e. Silva. "A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem." Plurais Revista Multidisciplinar 6, no. 2 (July 14, 2021): 161–78. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831.

Full text
Abstract:
O presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Masetto, Ebráilon, and Russel Teresinha Dutra da Rosa. "INTERAÇÕES DO PÚBLICO ESCOLAR EM DOIS DIFERENTES TIPOS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS." Investigações em Ensino de Ciências 25, no. 3 (December 26, 2020): 41. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p41.

Full text
Abstract:
Este trabalho buscou analisar a visita de público escolar em dois diferentes tipos de Museus de Ciências. Foram observadas interações de estudantes visitantes entre si, com professores, com mediadores e com as exposições nessas instituições. A revisão teórica abarcou obras clássicas e estudos mais recentes acerca do tema. A abordagem metodológica de natureza qualitativa com caráter exploratório empregou como técnica observações naturalistas, não-participantes em três museus de Ciências em município da região sul do Brasil: um de Ciências e Tecnologia, tradicional do tipo interativo, e dois tradicionais ortodoxos. Efetuou-se análise de conteúdo, sendo criadas categorias de interação. No museu tradicional do tipo interativo foram mais frequentes interações pessoa-objeto e ocorreram algumas interações visitante-visitante. Nos museus tradicionais ortodoxos, interações pessoa-pessoa foram mais marcantes, sobretudo interações entre visitantes e mediadores. As interações de visitantes com professores foram mais comumente observadas em um dos museus ortodoxos. Neste também foi observada a realização de tarefas e a expressão de associação das exposições com conhecimentos prévios pelos alunos, nenhuma das quais puderam ser observadas no museu interativo. A leitura dos textos explicativos acerca dos objetos e experimentos expostos foi raramente observada nos três museus, embora tenha sido um pouco mais comum no museu interativo. O estudo empírico mostrou que as características dos museus e a atuação dos mediadores influenciam o público, cujos interesses e bagagens de conhecimento marcam a forma como o acervo é explorado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Beatriz de Oliveira, and Mariana Guelero do Valle. "O discurso museológico e suas tipologias em um museu de história natural." Ciência & Educação (Bauru) 23, no. 4 (December 2017): 835–49. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040004.

Full text
Abstract:
Resumo: Cresce cada vez mais o interesse de se investigar como ocorre o ensino nos museus e sua contribuição para a divulgação científica devido à sua grande popularidade e seu papel social, cultural e científico. Os museus apresentam um discurso próprio, denominado museológico, que é constituído pelos diversos elementos presentes em suas exposições, com os quais os visitantes podem interagir de alguma maneira. Ao se analisar o discurso museológico presente em uma exposição paleontológica, concluiu-se que esta é basicamente contemplativa e observou-se uma predominância do discurso autoritário nos textos expostos, tal qual como acontece no discurso pedagógico. Refletir sobre as exposições museológicas e a quem se destinam, fazendo-se adequações ao seu público, é uma maneira de favorecer um aprendizado crítico em que uso de objetos interativos e textos reflexivos seriam facilitadores desse processo de construção de significados pelo próprio visitante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Massarani, Luisa, Graziele Scalfi, Jéssica Norberto-Rocha, Rafael Velloso Luz, and Martha Marandino. "A EXPERIÊNCIA INTERATIVA DE FAMÍLIAS EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO NO MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PORTO ALEGRE." Investigações em Ensino de Ciências 26, no. 1 (April 30, 2021): 261. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p261.

Full text
Abstract:
Este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo compreender a experiência de famílias em um museu de ciência, com destaque para as interações e conteúdo conversacional. Participaram do estudo quatro grupos de famílias com crianças em visita espontânea ao Museu de Ciência e Tecnologia (MCT) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O estudo contou com o registro audiovisual das relações das famílias com seus pares e com as exposições e, como instrumento de análise, utilizou-se um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da interatividade. Os resultados indicam que, durante as visitas, as famílias conversam sobre aspectos das exposições, contemplando ou lendo textos e participando plenamente das atividades propostas. No entanto, foram reduzidas as conversas sobre temas de ciência. As análises sugerem que os pais, em maior ou menor intensidade, exerceram um papel importante de assistência e orientação das crianças, por exemplo, ao fornecerem instrução e apoio na interpretação para entender os conhecimentos científicos expostos, participarem em atividades e estimularem conexões com experiências anteriores que contribuíram para conversas nas quais emergiram reflexões de diversas naturezas e comportamentos de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Valença, Vera Lúcia Chacon. "Os museus, as crianças como protagonistas e os projetos pedagógicos de qualidade." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5 (December 13, 2012): 138. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e02012138-160.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta o Museu das Crianças como espaço criativo, alternativo e complementar à educação formal e ressalta as características de um projeto com qualidade pedagógica para o atendimento do público infantil, sem o qual as atividades do Museu terão os seus objetivos comprometidos. Além disso, destaca a metodologia interativa como sendo fundamental nas exposições realizadas para as crianças e busca realizar a inclusão social não só de crianças, mas também de adultos e, em especial, de idosos da comunidade. Para atingir tais objetivos de pesquisa, estão sendo desenvolvidas atividades para possibilitar a criação de recursos pedagógicos: um virtual, a Rede do Imaginário Infantil, e outro de aprendizagem intergeracional, a Trupe da Memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sandrin, Ewely Branco. "Interpretations of the Art in São Paulo Subway Stations." Revista de Cultura e Extensão USP 19 (May 17, 2018): 75. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v19i0p75-89.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um panorama da arte permanente e temporária inserida nos espaços das estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo com o objetivo de delinear os significados atribuídos a ela. Para tanto, foi utilizado o método de estudo comparativo com base em dados quantitativos e qualitativos disponibilizados em bibliografias e dissertações sobre o Metropolitano e de material publicado pelos veículos de comunicação somados a registros fotográficos das obras e pesquisas in loco com usuários, técnicos de manutenção e monitores de exposições temporárias de trabalhos desenvolvidos com dispositivos tecnológicos. Como resultados nota- -se que os trabalhos interativos, representantes das transformações tecnológicas e de comportamento social que o mundo contemporâneo tem vivenciado, tiveram grande receptividade por parte dos usuários/espectadores/atores assim como os de caráter permanente. Evidencia-se uma diversidade de significados culturais, sociais, históricos, afetivos, estéticos, ambientais, ecológicos, e sobre tudo, políticos e econômicos que têm influenciado – juntamente com a ausência de curadoria, de políticas públicas e de soluções híbridas e inovadoras de projeto – no processo de inserção/apresenta- ção desse elemento cultural educador nos espaços sociais das estações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gallon, Mônica Da Silva, Maria Elena Tobolski Prasniski, Tatiana Souza de Camargo, and João Bernardes Da Rocha Filho. "Estudo da Célula: Contribuições de um Museu Interativo para a Aprendizagem e Ensino de Ciências." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 18, no. 1 (May 25, 2017): 12. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p12-17.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido com 30 estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em parceria do Museu de Ciência e Tecnologia (MCT/PUCRS), cuja finalidade foi promover o conhecimento científico por meio de atividades iversificadas e investigar o papel de um museu interativo no estudo das células. Em visita realizada ao MCT/PUCRS, os alunos participaram de um roteiro previamente planejado, incluindo atividades como a observação e/ ou interação com dioramas e exposições que incluíam a temática proposta e a visualização de seres vivos e estruturas celulares ao microscópio, no laboratório de microscopia do Museu. Com base nos resultados qualitativos coletados, antes e após a visita ao MCT/PUCRS, por meio de questionários e uma mesa de discussões, percebeu-se que houve maior interesse por parte dos alunos após realização das atividades no Museu. Desta forma, foi possível perceber que, mesmo sendo essa uma ferramenta pouco utilizada no estudo das células, saber explorar as oportunidades que um museu interativo pode proporcionar é relevante para o ensino de Ciências. Sendo assim, a parceria museu-escola é uma possibilidade para que o processo de socialização do conhecimento aconteça de modo mais eficaz, pois ações em conjunto propiciam aos alunos experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula.Palavras-chave: Museu Interativo. Ensino Fundamental. Células. AbstractThis article presents a study carried out with 30 students from the 7th year of a municipal school in elementary school, located in the metropolitan area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in partnership with the Museum of Science and Technology (MCT/PUCRS), whose purpose was to promote scientific knowledge through diversified activities and investigate the role of an interactive museum in the cells study. The visit made to the MCT / PUCRS, students took part in a previously planned script, including activities such as observation and/or interaction with dioramas and exhibits that included the proposed theme and visualization of living beings and cellular structures under a microscope in the Microscopy Laboratory of the museum. Based on the qualitative results collected before and after the visit to MCT / PUCRS through questionnaires and through a discussion table, it was realized that there was more interest by the students after completion of activities at the museum. So we see that, even being an underused tool in the cells study, an interactive museum is relevant to science teaching, considering the opportunities that it can provide. Thus, the museum-school partnership is a possibility so that the process of knowledge sharing could be more effective, because colective actions provide students with learning experiences different from those traditionally privileged in the classroom. Keywords: Interactive Museum. Basic Education. Cells.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bauer, Jonei Eger, Ana Paula Lisboa Sohn, and Bruno Santucci de Oliveira. "Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet." Turismo - Visão e Ação 21, no. 3 (October 17, 2019): 291. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p291-308.

Full text
Abstract:
Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pereira, Fernando Reiszel, and Denise Del Re Filippo. "Determinação de vértices para correção automática de perspectiva." Revista Brasileira de Computação Aplicada 9, no. 2 (July 28, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v9i2.6105.

Full text
Abstract:
O uso de projetores e quadros interativos está bastante difundido em todas as esferas de ensino, do básico ao superior. Observa-se que a ampla utilização destes recursos na educação, aliada ao uso fortemente disseminado de dispositivos móveis cada vez mais poderosos, vem induzindo no meio discente o registro de aulas e exposições por meio da captura das imagens projetadas em aula. A postura clássica de copiar a aula expositiva em um caderno vem sendo rapidamente substituída pelo registro fotográfico das aulas por dispositivos móveis e notebooks. Sem entrar no mérito dos aspectos didáticos deste procedimento, é fato que este tipo de registro está estabelecido no meio educacional. Por meio de entrevistas com alunos, verificou-se que havia um desejo por parte dos mesmos (principalmente por parte daqueles afastados do centro do quadro) de fotografar os quadros e telas apresentados em aula sem a distorção por perspectiva característica deste tipo de registro. Há vários programas comerciais que corrigem esta distorção, porém a maioria requer um ajuste manual para delimitar a região da imagem que será corrigida. Neste trabalho apresenta-se um novo método para determinar automaticamente a região de interesse da imagem de um quadro a ser corrigida que, aliado a uma sequência de procedimentos e algoritmos de processamento de imagens, possibilita a automação da correção de maneira mais eficiente e precisa. A realização destes algoritmos foi inteiramente realizada na linguagem Processing, o que possibilita seu uso gratuito em diversos sistemas operacionais existentes em dispositivos móveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Linhares, Elisabete, and Pedro Reis. "Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas." Linhas Críticas 25 (February 11, 2019). http://dx.doi.org/10.26512/lc.v24i0.19700.

Full text
Abstract:
O sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, José Luís Guedes dos, Carla Simone Bittencourt Netto de Souza, Francis Solange Vieira Tourinho, Luciara Fabiane Sebold, Silvana Silveira Kempfer, and Graciele Fernanda da Costa Linch. "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM ENFERMAGEM." Texto & Contexto - Enfermagem 27, no. 2 (May 3, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180001980016.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de gestão em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura na base de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, utilizando-se os seguintes descritores e palavras-chave: ensino, enfermagem, gestão, administração, gerenciamento, educação em enfermagem, organização e administração, educação a distância e gestão em saúde. A amostra foi composta por 23 publicações. Resultados: as estratégias didáticas utilizadas no ensino de gestão em enfermagem estão relacionadas, principalmente, ao método de trabalho independente e método de trabalho em grupo. Destacaram-se as estratégias que possibilitam a articulação entre teoria e prática, tais como: planejamento estratégico situacional, metodologia da problematização com o método do Arco de Maguerez, seminários, oficinas e exposições dialogadas interativas. Conclusão: o ensino de gestão em enfermagem está acompanhando as mudanças pedagógicas da educação superior na área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Albuquerque, Dayse Da Silva, Natália De David Klavdianos, Isolda De Araújo Günther, and Adriana Portella. "PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO ENVELHECIMENTO: CONCEBENDO CIDADES AMIGAS AOS IDOSOS." PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade 4, no. 14 (October 18, 2020). http://dx.doi.org/10.15210/pixo.v4i14.18466.

Full text
Abstract:
A mudança paradigmática sobre envelhecimento nas últimas décadas inspirou novos conceitos e teorias, tendo a participação social sido associada a inúmeros benefícios biopsicossociais. Prover suporte social e ambiental com redes de apoio adequadas tornou-se primordial para amparar a concepção de cidades amigáveis ao envelhecimento, promotoras de aging-in-place. O estudo teve como objetivo identificar demandas socioambientais e as alternativas de resolução das problemáticas mais urgentes nas áreas pesquisadas. A meta foi compreender, por intermédio de exposições interativas, como as comunidades podem ser projetadas para integrar as necessidades da população idosa. Elementos relacionados à participação social e ao provimento de recursos no local de moradia se destacaram. Os dados mostraram a necessidade de garantir segurança, aprimoramento da infraestrutura e a oferta de opções de lazer direcionados a possibilitar o suporte e engajamento social. Nesse sentido, o reconhecimento da população idosa como atores socialmente aptos a opinar e propor pode render bons resultados.Palavras-chave: cidades amigáveis ao envelhecimento, participação social,envelhecimento no local de moradia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Bárbara Freitas Rodrigues Godinho, Ana, Ketlyn Passos Alvarenga, Mariana Biscaro Zófoli, and Adriana Jardim de Almeida. "Feira de Ciências Itinerante e Exposições Sistematizadas: ferramentas didáticas inclusivas para a educação ambiental." Caminho Aberto - Revista de Extensão do IFSC, September 1, 2021. http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n15.p73-81.3056.

Full text
Abstract:
Entende-se a necessidade de ações que promovam uma educação ambiental dinâmica, multidisciplinar e baseada no processo de ensino-aprendizagem de forma direcionada a todos os cidadãos, incluindo as pessoas deficientes. Desta forma, foi realizado um trabalho interativo de divulgação científica, por meio de feiras de ciências itinerantes e exposições sistematizadas, nas quais animais taxidermizados foram utilizados para proporcionar conhecimentos a diferentes grupos da sociedade. Por meio de exposições sistematizadas em uma instituição que assiste pessoas deficientes, foi possível trabalhar os conceitos de educação ambiental. Essas atividades proporcionaram ao público-alvo um entendimento específico sobre diferenças morfológicas e sobre a importância da educação ambiental para a formação de um cidadão consciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Amaral, Maria Gerlaine Belchior, Aparecida Carneiro Pires, Maria De Lourdes Campos, and Raimunda De Fátima Neves Coêlho. "A Extensão Universitária E A Vivência Da Pedagogia Social: A Experiência Do Centro De Formação De Professores Em Cajazeiras-Pb." Revista UFG 18, no. 24 (December 28, 2018). http://dx.doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58637.

Full text
Abstract:
O texto que segue é o registro das vivências em Pedagogia Social, por meio da extensão universitária, realizadas no ano de 2018, no curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, no Câmpus de Cajazeiras - PB. Traz o relato de experiência de um Programa de Extensão intitulado “Pedagogia Social: práticas educativas em contextos diversos” composto por seis Projetos que se realizaram em quatro municípios distintos. O referido Programa foi coordenado pela Professora Dra. Maria Gerlaine Belchior Amaral e, os Projetos foram coordenados por três docentes, a saber: Professora Dra. Maria de Lourdes Campos, Professora Dra. Aparecida Carneiro Pires e pela Professora Dra. Raimunda de Fátima Neves Coêlho. Este Programa de extensão universitária teve o propósito de contribuir com a formação dos graduandos do curso de Pedagogia do CFP/UFCG, oportunizando uma experiência extensionista em Pedagogia Social. Objetivou também, promover a interlocução da universidade com a sociedade ao desenvolver práticas educativas em espaços diversos. A metodologia vivenciada pelo Programa, em seus 06 subprojetos foi lúdica e interativa. Buscou-se por meio de diferentes linguagens construir aprendizagens, a partir de um processo crítico-reflexivo, na perspectiva de aperfeiçoar a formação dos (as) graduandos (as) de Pedagogia através de vivências de práticas interdisciplinares semanais, com as crianças, abordando as diferentes áreas do conhecimento: Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia e Ciências. Vivenciada de forma lúdica por meio de leituras, contação de história, produção textual, desenhos, jogos educativos, dinâmicas, músicas, entre outras. Com relação aos valores espirituais foram trabalhados por meio de exposições e discussões que suscitassem o respeito, justiça, a solidariedade, sobretudo, o amor ao próximo, propondo sempre uma interlocução com um ensino ético. Quanto aos resultados é possível concluir que nos diferentes espaços onde se efetivou oportunizou vivências que promovessem o desenvolvimento humano, cognitivo, emocional e espiritual das pessoas atendidas e, desse modo, configurou-se como um instrumento de exercício de cidadania para mulheres, crianças e adolescentes que, de certo modo, encontravam-se em situação de vulnerabilidade social. Nos tempos hodiernos, a Pedagogia Social precisa assumir um compromisso ético de formar para a cidadania, para as relações sociais, para a vida em seu aspecto político, moral e crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography