Academic literature on the topic 'Expressão corporal (Movimento)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Expressão corporal (Movimento).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Expressão corporal (Movimento)"

1

Mello, Ênio Lopes, Luiz Ricardo Basso Ballestero, and Marta Assumpção de Andrada e. Silva. "Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos." Per Musi, no. 31 (June 2015): 74–85. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015a3104.

Full text
Abstract:
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Filosofia, Psicologia e Artes, principalmente canto. Essa discussão foi estruturada em três tópicos: A) Singularidade e percepção corporal; B) Imagem e expressão; C) Postura, voz e autoimagem. Considerações finais:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Strazzacappa, Márcia. "A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola." Cadernos CEDES 21, no. 53 (2001): 69–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622001000100005.

Full text
Abstract:
O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de profess
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Caroline Antunes da, and Maurício Rosa. "Corpo, Videogame e Constituição de Conhecimento Matemático: um estudo com Xbox Kinect." Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 10, no. 3 (2020): 45–69. http://dx.doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2687.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva investigar como se mostra a constituição do conhecimento matemático com o estudo dos movimentos corporais realizados por estudantes que jogam o game Sports Rivals,do videogame Xbox One com Kinect (sensor de movimento corporal). Quatro alunos do primeiro ano do Ensino Médio participaram da proposta. Para alcançarmos nosso objetivo, a pesquisa se ancorou em eixos teóricos para compreender qual relação do corpo com a constituição do conhecimento matemático e a utilização de Tecnologias Digitais (TD). Assim, a tecnologia permeia a pesquisa começando com a escolha do recurso,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Figueiredo, Susana de Pinho. "A DANÇA E A EXPRESSÃO CORPORAL: PRÁTICA EDUCATIVA, CULTURAL E SOCIAL." Revista Europeia de Estudos Artisticos 7, no. 1 (2016): 67–75. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v7i1.118.

Full text
Abstract:
Neste artigo destacamos um projeto realizado no âmbito educativo, entre a dança e a expressão corporal, procurando analisar e discutir a implementação e desenvolvimento desta arte do movimento, como contributo do processo de ensino. No propósito de fomentar a simultaneidade dança-educação, destacamos um projeto - “Apresentando a dança às crianças”, onde as atividades artísticas corporais são o foco mobilizador de conceções fundamentais para os intervenientes e tendo como objetivo o desenvolvimento biopsicosóciocultural e motor global dos mesmos. Evidenciamos, como a dança proporciona um aprimo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nóbrega, Terezinha Petrucia da, Bernard Andrieu, Luiz Arthur Nunes da Silva, and Laís Saraiva Torres. "CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA." Cadernos CEDES 38, no. 104 (2018): 115–28. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622018177914.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandes, Danielle Gouveia, and Jeannette Filomeno Pouchain Ramos. "Entre movimentos, linhas e formas:." Conhecer: debate entre o público e o privado 9, no. 23 (2019): 165–79. http://dx.doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1284.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica que adotou o bordado como ponte que integra teoria, vivência corporal e expressão gráfica em uma prática pedagógica desenvolvida em estágio docente na componente disciplinar “Corpo, Dança Afro e Educação” do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tal disciplina tem por objetivo compreender a tríade humanidade, cultura e conhecimento (Cortella, 1998) partindo da filosofia africana do batucar, cantar e dançar (Ligiéro, 2011). A discussão do papel da arte na edu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fuhrmann, Ivana Vitória Deeke. "EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 10, no. 3 (2016): 534. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p534-547.

Full text
Abstract:
O estudo apresenta como objetivo efetuar um trabalho de mediação cênica a fim de garantir a qualificação de processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas por meio de oficinas de jogos teatrais, dança e movimento, ofertadas aos professores de Educação Infantil e Básica vinculados às Secretarias de Educação conveniadas com o Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB- Blumenau/SC. Assim sendo, o locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao PIAE. O referido projeto iniciou em 2011 e oferece formação continuada. O artigo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Canales-Lacruz, Inma, María Inés Táboas-Pais, and Ana Rey-Cao. "DESINHIBICIÓN, ESPONTANEIDAD Y CODIFICACIÓN PERCIBIDA POR EL ALUMNADO DE EXPRESIÓN CORPORAL." Movimento (ESEFID/UFRGS) 19, no. 4 (2013): 119. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.31086.

Full text
Abstract:
Este artigo examina as percepções a respeito da desinibição, espontaneidade, e a codificação de alunos e alunas nas tarefas da disciplina de expressão corporal. A amostra foi composta por 18 pessoas -24,46 ± 2,22 anos-, alunos/as da Universidade de Vigo (Espanha). Análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo dos diários de práticas dos alunos/as. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software de análise qualitativa NVIVO8. Os resultados mostraram que: a interação visual e tátil inibe o compromisso expressivo, os slogans com base em metáforas facilitam o movimento e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra, Larissa Michelle Lara, and Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira. "CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIMENSÕES DAS BRINCADEIRAS POPULARES, DA DANÇA, DA EXPRESSÃO CORPORAL E DA GINÁSTICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 15, no. 4 (2010): 243–56. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.7221.

Full text
Abstract:
Este texto visa apresentar reflexões didático-pedagógicas para a educação física escolar a partir do núcleo "o movimento em expressão e ritmo", proposto por Oliveira (2004). Tais reflexões envolvem aspectos conceituais, campo de conhecimento e orientações metodológicas para o trato com os seguintes saberes: brincadeiras populares, dança, expressão corporal e ginástica. O intuito dessa abordagem teórica é propor encaminhamentos que possam subsidiar o trabalho do professor, instigando-o ao diálogo com os conhecimentos rítmico-expressivos e, conseqüentemente, com sua materialização no cotidiano e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Resende, Catarina. "O que pode um corpo? O método Angel Vianna de conscientização do movimento como um instrumento terapêutico." Physis: Revista de Saúde Coletiva 18, no. 3 (2008): 563–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312008000300011.

Full text
Abstract:
Contrapondo-se à educação tradicional da dança, quando esta trabalhava corpo e movimento padronizados, o método Angel Vianna de Conscientização do Movimento começou a ser desenvolvido no ensino do balé clássico - e posteriormente da expressão corporal - que considerasse o corpo e o movimento na sua singularidade. Esse modo original e autêntico de lidar com o corpo acabou direcionando a Conscientização do Movimento para uma utilidade também terapêutica, sendo aplicada em diversas áreas de atuação no campo da saúde. Porém, apesar de a Conscientização do Movimento ter demonstrado consistência e e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Expressão corporal (Movimento)"

1

Lima, José Antonio de Oliveira 1949. "Movimento corporal : a praxis da corporalidade." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253806.

Full text
Abstract:
Orientador: Jose Luis Sanfelice<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação<br>Made available in DSpace on 2018-07-19T21:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lima_JoseAntoniodeOliveira_M.pdf: 7834451 bytes, checksum: df2967a4928763e6e4a66e6af55fd3c1 (MD5) Previous issue date: 1994<br>Mestrado<br>Filosofia da Educação<br>Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Richter, Leonice Matilde. "Movimento corporal da criança na educação infantil: expressão, comunicação e interação." Universidade Federal de Uberlândia, 2006. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13991.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>This study discusses the movement of children s bodies in children s education, an essential way of expressing, communicating and interacting. With it, we aim at understanding the movement, or else, the body expression of five- and six-year-old children within the space of an institute for children s education located in the periphery of the city of Uberlândia (Minas Gerais, Brazil). With such purpose defined, we searched for a methodology likely to make us learn the body movement of children without breaking or limiting the moveme
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dantas, Monica Fagundes. "Dança: forma, técnica e poesia do movimento : na perspectiva de construção de sentidos coreográficos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1996. http://hdl.handle.net/10183/1489.

Full text
Abstract:
A presente dissertação se construiu sobre o pressuposto de que forma, técnica e poesia são premissas que embasam uma determinada visão de dança enquanto manifestação artística do corpo humano em movimento. Norteia também este estudo a perspectiva de que as relações que se estabelecem no momento de execução de uma dança instauram processos de significação. Desse modo, este trabalho teve como principais objetivos: - entender a dança enquanto uma atividade artística que se constrói no(s) corpo(s) em movimento; - refletir sobre a elaboração de possíveis significados quando da criação e execução de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zotovici, Sandra Aparecida. "Pes no chão e a dança no coração : um olhar fenomenologico da linguagem do movimento." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274870.

Full text
Abstract:
Orientador : Adilson Nascimento de Jesus<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica<br>Made available in DSpace on 2018-07-28T11:09:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zotovici_SandraAparecida_M.pdf: 4722975 bytes, checksum: efd5bfb3e3acbdc207d898d7481d6104 (MD5) Previous issue date: 2001<br>Resumo: Abrir espaço à Dança que possibilita explorar, conhecer e expressar a subjetividade do sujeito, isto é, manifestar seu eu. A Dança que Abstract: The Dance that make spossible to explore, to know and to express the subject's subjectivity, that is, to ma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goes, Amanda Acauan. "Corpo sonoro e som em movimento : um estudo sobre a prática da música corporal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14840.

Full text
Abstract:
Mestrado em Música<br>Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que permitam explorar o conceito de música corporal, bem como realizar um breve mapeamento sobre os principais grupos brasileiros que, atualmente, utilizam este conceito diretamente em suas práticas musicais. Também será abordado o processo que envolve a construção da música corporal em si, partindo da intenção de desconstruir a ideia de instrumentalização do corpo, para então, considerando o fato de que os processos cognitivos – musicais ou não - são desenvolvidos inicialmente pelas percepções corporais em diálogo com o m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Terra, Vinicius Demarchi Silva 1976. "Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253519.

Full text
Abstract:
Orientador: Carmen Lucia Soares<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação<br>Made available in DSpace on 2018-08-02T03:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Terra_ViniciusDemarchiSilva_M.pdf: 9457718 bytes, checksum: 2a4702f8ddb965df81a6de666850ae5c (MD5) Previous issue date: 2002<br>Resumo: Conduzidos inicialmente pela cronofotografia de Etienne-Jules Marey, percorremos os caos metodológicos desse fisiologista Francês em suas análises de ecomposição do movimento, buscando persistências de um suposto programa de educação visual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cabrera, Theda. "Uma aprendizagem de sabores : a palavra cenica construida a partir da conexão entre movimento, emoção e voz." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284869.

Full text
Abstract:
Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes<br>Made available in DSpace on 2018-08-04T00:37:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cabrera_Theda_M.pdf: 2004293 bytes, checksum: 94ba94d71f5e88d738b4d93c64330cf8 (MD5) Previous issue date: 2004<br>Resumo: Em sua parte prática, a pesquisa tem como ponto de partida o treinamento corporal e vocal de dilatação corpórea do ator, estruturado por Carlos Simioni e desenvolvido pelo Grupo Ínterim. A partir deste treinamento codifiquei certas matrizes corpóreas, que são própri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha, Ana Sofia de Barros Pinto da. "Cinesioterapia: o movimento corporal como ferramenta para o ensino do canto." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23262.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música<br>O presente trabalho está dividido em duas partes: A primeira, tem como objectivo fornecer informações acerca da utilização de ferramentas relacionadas com técnicas cinestésicas para potenciador da boa emissão vocal, a par do desenvolvimento físico. Com base num trabalho continuado com três alunas, desenvolveu-se uma metodologia, baseada maioritariamente nas técnicas de Pilates, Alexander e da actriz Lorna Marshall. É uma metodologia que concorre para o desenvolvimento muscular assim como a correcção postural e está diretamente ligada à representação através da i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da. "Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17361.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música<br>Esta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Salgado, Luiz Carlos Duarte. "Educação fisica e sensibilidade : dialogos com um metodo sensivel." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274961.

Full text
Abstract:
Orientador : João Batista Freire da Silva<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica<br>Made available in DSpace on 2018-08-03T15:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Salgado_LuizCarlosDuarte_M.pdf: 3127352 bytes, checksum: 630ac36d21d715bd549817ee6718d766 (MD5) Previous issue date: 2003<br>Resumo: Esta dissertação é resultado da combinação de pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, tendo sido esta última realizada em um projeto de extensão universitária que objetivou colocar em prática uma pedagogia do movimento que tratasse o ser humano
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Expressão corporal (Movimento)"

1

Carneiro Martins, Ida, and Roberta Gaio. No palco da infância: movimento, ritmo e expressão corporal na educação infantil. EDITORA CRV, 2017. http://dx.doi.org/10.24824/978854441487.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Expressão corporal (Movimento)"

1

Souza, Paulo Roberto de, Suellen Cristina Enes Valentim da Silva, Fernando Ferreira, Jefferson Teixeira Sarmento de Lima, Valdinéia Rodrigues Tomaz, and Cledir de Araújo Amaral. "A CAPOEIRA ENQUANTO EXPRESSÃO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA PRÁTICA EXTENSIONISTA NO IFAC." In Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2. Stricto Sensu Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786580261017.14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tavares, Leonardo Pereira, Marina Magalhães, and Assis Souza de Moura. "REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO CENÁRIO ACADÊMICO: ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EGRESSAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UFCG." In Contestando as fronteiras de gênero, raça e sexualidade na sociedade brasileira. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amppla.cfg115.1120-13.

Full text
Abstract:
Geralmente, a sociedade desigual brasileira é considerada racista, classista, homofóbica, machista e sexista, ou melhor, heterossexista. Estes predicados sociais, além de outros que podem ser citados, são frequentemente confirmados pelos altos índices de violência que se reproduzem cotidianamente nos mais diversos espaços de sociabilidade e vitimizam determinados corpos banidos historicamente para a inferiorização, coisificação ou para o status de semi-humanidade. Em especial, corpos pretos, trabalhadore(a)s pobres e dissidentes da heteronormatividade parecem (re) existir em um cenário que regularmente precariza as condições materiais de suas persistências. Este livro fala de gênero, sexualidade e raça de maneira interseccional. Sublinha os diferentes processos socioculturais em que estes marcadores são acionados e entrecruzados para possibilitar ou inviabilizar a persistência dos corpos humanos em determinados contextos socioculturais tais como a escola, o convívio familiar, os presídios e as mídias digitais. No cenário social contemporâneo, especialmente brasileiro, observamos uma movimentação de grupos conservadores1 , notadamente de fundamentalistas religiosos e/ou neofascistas, que buscam produzir uma desqualificação e/ou pânico social em relação às discussões de gênero e sexualidade, fundamentalmente nos espaços escolares. Neste contexto, a categoria analítica gênero é acusada como articuladora de um processo de destruição da ordem social vigente marcada pela desigualdade de gênero e sexual que se expressa principalmente nas violências perpetradas contra todas as dissidências da heteronormatividade. Assim, tratar da sexualidade dos corpos humanos, principalmente nas escolas, representaria uma estratégia de grupos sociais “contra a família” e “contra Deus” para homossexualizar as crianças e os adolescentes. A concepção de gênero e de sexualidade acionada por estes grupos é comumente denominada de essencialista na literatura especializada. Gênero e 1 Referência a reação ultraconservadora denominada “ideologia de gênero”. Para maiores esclarecimentos, sugiro a leitura: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da "ideologia de gênero": a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Revista de Psicologia Política, São Paulo, v. 18, n. 43, p. 449-502, dez. 2018 . Disponível em &lt;http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&amp;pid=S1519- 549X2018000300004&amp;lng=pt&amp;nrm=iso&gt;. Acesso em 12 set. 2020. sexualidade são interpretados como marcas expressivas dos corpos humanos essencialmente definidos pela existência de dois sexos opostos. A filósofa Judith Butler (2010) em sua obra Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade, desconstrói essas concepções essencialistas utilizando os conceitos de “gênero inteligível” e “matriz heterossexual”. Para Butler, as normas de gênero exigiria o enquadramento dos sujeitos em dois percursos subjetivos oposicionais: de um lado, os corpos biologicamente machos deveriam assumir uma performance masculina padrão e desejarem sexual e afetivamente as mulheres; e de outro, os corpos biologicamente fêmeas, deveriam assumir uma performance feminina universal e desejarem sexual e afetivamente os homens. Nestes esquemas de inteligibilidade binária dos sujeitos, a heterossexualidade seria a única sexualidade possível, universal, aceitável e saudável. Quanto mais os corpos escapassem, por algum momento, destes percursos, mais seriam alvos de políticas culturais de opressão, adaptação, controle ou eliminação: homofobia e lgbtfobia, feminicídio, misoginia, efeminofobia e machismo. Ao tratarmos destas políticas de mitigação dos escapes corporais da heteronorma, o marcador raça potencializa ou até mesmo lidera as violências que tais políticas sociais produzem. Uma mulher preta lésbica, por exemplo, representaria uma corporalidade mais vulnerável no Brasil do que uma lésbica branca. A utilização da categoria interssecionalidade permite compreender estas políticas fundamentadas por um entrecruzamento de marcadores sociais – por exemplo, gênero, sexualidade, etnia, raça, classe social, nacionalidade, geração e religiosidade – que atuam para maximizar a opressão e a violência a determinados “corpos-alvo”. Esta obra se movimenta em uma perspectiva construtivista e desconstrutivista de gênero e concebe a sexualidade para além de sua dimensão normativa que impossibilita a existência e o reconhecimento das possibilidades e materializações sexuais diferentes. Ela também identifica o marcador raça como estruturante das violências e das desigualdades reproduzidas socialmente contra os corpos generificados e sexuados. A partir desses elementos constituintes, este livro pode ser considerado como um “livro-resistência”, devido aos recentes acontecimentos sociais, no Brasil e no mundo. Os primeiros textos deste livro tematizam o raci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!