To see the other types of publications on this topic, follow the link: Extensão do domínio da luta.

Journal articles on the topic 'Extensão do domínio da luta'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Extensão do domínio da luta.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Houellebecq, Michel. "Michel Houellebecq: o romance como arte da provocação." Revista FAMECOS 9, no. 18 (April 10, 2008): 131. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3178.

Full text
Abstract:
Nesta entrevista, o escritor francês Michel Houellebecq revela um pouco mais do seu método de trabalho e o seu modo de enxergar o mundo. Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva (tradutor de Partículas elementares e de Extensão do domínio da luta).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Henfrey, Colin. "A CIDADANIA DE ZÉ FRANCISCO E A HISTÓRIA ‘FEITA DE BAIXO’: OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE LUTA PELA TERRA. PARTE 2: A REFORMA AGRÁRIA E O CAMPESINISMO NO FUTURO BRASILEIRO (1989-2013)." Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, no. 245 (December 5, 2018): 624. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2018.n245.p624-660.

Full text
Abstract:
<p class="BodyA">Como sua primeira parte, este artigo deriva de matéria antropológica e oral coletada ao longo de 40 anos, principalmente na Chapada Diamantina baiana. Em forma narrativa, continua a história da mesma família extensa envolvida na luta pela terra nos anos setenta e oitenta. Na década seguinte, suas segundas e terceiras gerações contribuíram decisivamente para o sucesso do MST em mobilizar as ocupações e acampamentos, cuja transformação em assentamentos prometeu um futuro mais justo para a região. Porém este futuro ainda está tardando, ao ponto dos assentamentos servirem como ‘exércitos de reserva’ para o agronegócio local. Concluindo, o artigo sugere que a possibilidade deles constituírem uma alternativa sustentável ao domínio do agronegócio dependera de dois processos: um novo padrão descentralizado e democrático, de ‘desenvolvimento feito de baixo’; e um novo projeto político promovendo esse tipo de solução à duradoura questão agrária brasileira e suas consequências sociais mais amplas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Silmara Küster de Paula. "“Luta, resistência e conquista”:." Museologia & Interdisciplinaridade 8, no. 16 (October 30, 2019): 310–29. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v8i16.27327.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda uma síntese da extensão universitária iniciada em 2011 e conduzida pelo Curso de Museologia da Universidade de Brasília no Ponto de Memória da cidade Estrutural, Distrito Federal. Tece a experiência vivenciada, chamando a atenção para a importância de ampliar o olhar para uma museologia conectada com a vida. Aponta aspectos do contexto urbano diante dos problemas sociais evidenciados a partir da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD-2015) e da Universidade de Brasília. Apresenta iniciativas de memória anteriores à fundação do Ponto de Memória propriamente dito, os desafios encontrados e as ações museais realizadas desde essa fundação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Ana Cristina, Francine Helfreich Coutinho dos Santos, and Regina Bienenstein. "MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SERVIÇO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DA ASSESSORIA TÉCNICA." Temporalis 19, no. 38 (December 19, 2019): 52–69. http://dx.doi.org/10.22422/temporalis.2019v19n38p65-82.

Full text
Abstract:
Este artigo é produto das reflexões das autoras na condição de docentes vinculadas ao Programa de Extensão “A Universidade pública e o direito à cidade: assessoria a movimentos sociais do Estado do Rio de Janeiro” da Universidade Federal Fluminense. Pretende-se apresentar considerações sobre a experiência da extensão universitária interdisciplinar vinculada a movimentos sociais, onde a assessoria técnica se faz presente no Fórum de Luta por Moradia de Niterói/RJ. Parte-se de uma concepção de extensão universitária que, ao dialogar com os movimentos sociais, coloca-os como protagonistas dos processos desenvolvidos, estabelecendo uma relação diferenciada com a sociedade no sentido de potencializar sua capacidade organizativa na luta por direitos sociais ora negados pelo poder público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Giordano, Rosely. "Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão." Cadernos CEDES 24, no. 64 (December 2004): 329–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622004000300006.

Full text
Abstract:
Neste texto se trava, com auxílio dos pensadores de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, uma luta frontal contra o pensamento que unifica, exclui e reduz os outros pensares. Para isso, a categoria de "experiência" desempenha um papel principal: um exercício do (com)partilhar com o diferente, abdicando da dominação, em busca constante da extensão do movimento do esclarecimento, da autonomia e da emancipação social e política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Maria Regina De Avila, Christiane Dos Santos Luciano, Cynthia Ribeiro Luiza do Amaral, Débora Zanghelini, Ingrid De Cássia Souza de Oliveira, and Maria Cecilia Olivio. "Projeto de extensão Faladeiras." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, no. 36 (August 21, 2020): 175–86. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p175.

Full text
Abstract:
O projeto de Extensão Faladeiras é um projeto feminista e está vinculado ao Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP) do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Caracteriza-se como ação junto à comunidade, tendo como foco principal a violência de gênero. Da primeira edição em 2017 até agora, o projeto original sofreu modificações, especialmente por avaliações permanentes com as participantes do projeto. Assim, o principal objetivo deste Relato de Experiência é, além de socializar a prática de um projeto de extensão, sinalizar a importância do contexto para indicar as necessidades de mudanças, o que pode ser visto na apresentação das edições. Esse deve ser o compromisso da Universidade Pública com a defesa dos direitos da população, na luta contra todas as formas de opressão e exploração vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges, Maria Orquídea Leite de Faria. "O fim da tragédia." Pitágoras 500 3, no. 1 (April 29, 2013): 16–27. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v3i1.8634732.

Full text
Abstract:
O século das Luzes explora a via do debate oratório, quer seja no domínio filosófico, quer seja no domínio literário e dramático que se assume como a voz do anterior. Identificando-se com as luzes, que Miguel Baptista Pereira traduz como “a situação do homem no mundo em luta com o seu destino”, este século hasteia a bandeira do Homem ativo, lúcido, construindo o seu destino. A sociedade e o teatro interagem e mudam em simultâneo. Ambos se tornam espaços de reflexão e de discussão. Princípios não sujeitos à denegação - como a tolerância que fundamenta a igualdade defendida pela Revolução Francesa – são postos em discussão na cena teatral por Voltaire e também por Marie-Joseph Chénier, que apela aos espectadores para sair do impasse criado pelo confronto entre o patriotismo e a tolerância na sua primeira Azémire, em 1787.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Balduíno Santos, Alfredo. "Resenha / Extensão Universitária: trajetórias e desafios." +E: Revista de Extensión Universitaria, no. 14.Ene-Jun (July 1, 2021): e0008. http://dx.doi.org/10.14409/extension.2021.14.ene-jun.e0008.

Full text
Abstract:
O livro Extensão Universitária: trajetórias e desafios da amiga Professora Sandra de Deus é para todas/os as/os extensionistas uma grande contribuição. Sua luta e paixão pela Extensão Universitária ficam evidentes. O texto reflete a organização dos manuscritos de suas palestras ou de outras publicações e nos permitem mergulhar em pensamentos e propostas que colocam à extensão universitária desafios em relação a sua importância na função social das instituições de ensino superior no Brasil. A obra leva a reflexões acerca do tema, que sem dúvidas é a referência de uma vida de dedicação e percepção de uma Universidade integradora e dialógica, num exercício de troca contínua. Onde cada tópico abordado nos possibilita rememorar a luta pessoal e coletiva, de pessoas ligadas e interligadas com as emoções de pensar e caminhar com perseverança, essa trilha com todos os seus obstáculos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Fábio Accardo de. "Os pequenos sujeitos da luta pela terra." Tematicas 26, no. 51 (October 9, 2018): 87–118. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11618.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a prática educativa com as crianças na Ciranda Infantil do pré-assentamento Elizabeth Teixeira do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a partir da Sociologia da Infância e da Educação Popular. As crianças são o ponto de partida da prática educativa, e da análise realizada, uma vez que são reconhecidas como sujeitos da história, atores no mundo e protagonistas da luta pela terra. A análise partiu da minha participação como educador-pesquisador na Ciranda Infantil do pré-assentamento e dos relatos de atividades do coletivo de extensão Universidade Popular, utilizados como fonte da pesquisa. Os relatos apresentam o protagonismo das crianças como sujeitos no mundo e produtoras de culturas infantis (FERNANDES, 2004; CORSARO, 2011). Como espaço de educação das crianças Sem Terrinhas, a Ciranda Infantil insere-se na trajetória da Educação Popular, coloca o movimento social como espaço e princípio educativo de formação dos sujeitos, garante espaço de encontro do coletivo infantil e reconhece as crianças enquanto pequenos sujeitos da luta pela terra, elementos que contribuem para caracterizá-la como uma experiência de Educação Infantil Popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Eneida Maria. "Babel multiculturalista." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 18 (December 31, 2008): 181. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.18.0.181-191.

Full text
Abstract:
A partir do filme Babel, de Alejandro González Iñarritu, o estudo trata dos descompassos da modernização conservadora e desenfreada, que tem como preço a perda dos valores humanitários, em nações que se desintegram e se fragmentam na luta pelo domínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gagno, Roberta Ravaglio, Anita Helena Schelesener, and Andréa Garcia Furtado. "Educação, hegemonia e formação de dirigentes." Filosofia e Educação 2, no. 1 (April 26, 2010): 237–53. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635533.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é compreender a ação da escola na qual se faz necessária a formação de lideranças que pressupõe a luta pela democratização da educação. Estas lideranças irão desempenhar funções diversificadas na sociedade, como afirma Gramsci, intelectuais, contribuindo para transformar uma concepção de mundo, de forma a assegurar a hegemonia social e o domínio estatal da classe que representam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Marta Nunes da. "Transformando o patriarcado? O papel da luta feminista na reconfiguração das categorias marxistas." Trans/Form/Ação 41, no. 3 (July 2018): 125–44. http://dx.doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n3.07.p125.

Full text
Abstract:
Resumo: A partir de uma análise de categorias marxistas, neste artigo, quero trazer para o domínio da visibilidade a "questão da mulher" e defender que esta deve ser o fio condutor no processo de identificação (ou invenção) de condições de possibilidade para a transformação do sistema das práticas (e discursos) que visam à emancipação humana, entendida como superação da lógica de dominação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Tomasi, Alessandro Rodrigo Pedroso, and Leandro Martins Chaves de Almeida. "Potência do Lazer como Prática Transformadora." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 24, no. 2 (June 30, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34864.

Full text
Abstract:
A extensão universitária, junto com o ensino e a pesquisa, são pilares da universidade. O Projeto de Extensão em Lutas - Judô é uma das ações de extensão desenvolvidas na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais. Este estudo de campo teve como objetivo identificar e descrever a percepção dos praticantes de judô em relação ao Kazoku Dojô, nome atribuído ao espaço de treinamento. A análise foi descritiva a partir do referencial teórico da ocupação e do lazer. Os resultados mostraram que os participantes iniciaram as atividades no projeto com a expectativa de aprender uma nova luta, mas, ao longo de sua permanência, ressignificaram aquele espaço como local de acolhimento e pertença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gotfryd, Alberto Ofenhejm, Guilherme Galito Henriques, and Patrícia Rios Poletto. "Influência da extensão da artrodese lombossacra nos resultados clínicos e funcionais." Coluna/Columna 11, no. 1 (2012): 13–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-18512012000100001.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar a influência da extensão da fusão póstero-lateral lombossacra e seu impacto nos resultados clínicos e funcionais. MÉTODOS: Foram avaliados 22 pacientes portadores de estenose central, foraminal ou hérnia de disco lombar, associadas a instabilidade segmentar, submetidos ao tratamento cirúrgico para a descompressão neural e artrodese póstero-lateral. Os pacientes foram divididos em dois grupos, de acordo com quantidade de níveis artrodesados: Grupo 1: fusão em um nível e Grupo 2: fusão em dois ou mais níveis. Os pacientes preencheram questionários referentes ao acompanhamento pós-operatório (uso de medicamentos analgésicos e satisfação com o tratamento) e escala analógica visual de dor lombar e ciática. Além disto, foram aplicados os questionários Oswestry e SF-36 para avaliação da qualidade de vida. RESULTADOS: Os resultados do SF-36 mostraram bons níveis de qualidade de vida em ambos os grupos, com exceção do domínio "Aspectos Físicos". Não houve correlação significativa entre a extensão da artrodese e os desfechos clínicos. CONCLUSÕES: Os pacientes submetidos à artrodese póstero-lateral apresentaram qualidade de vida satisfatória, exceto pela diminuição da aptidão física. Entretanto, o maior número de níveis artrodesados não teve impacto negativo sobre os aspectos clínicos e funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ferreira, Eric Duarte. "Apostila de treinamento na extensão rural: espaço de tensão entre o discurso da aplicação da ciência e o da experiência prática no campo." Linguagem em (Dis)curso 8, no. 1 (April 2008): 65–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-76322008000100004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar o jogo entre a produção e a aplicação de saber em um corpus composto por apostilas de treinamento utilizadas em cursos de Extensão Rural sobre armazenamento de grãos. Partimos da seguinte questão central: como um saber do campo científico é deslocado para o campo da utilização (pedagógico)? Metodologicamente, tomamos esses campos como dois planos que comportam modos distintos de produção de enunciados, de acordo com o que Foucault (1969, 1963) desenvolve a respeito das modalidades enunciativas. Acreditamos que se configura uma tensão no plano pedagógico (plano do dizer) entre os conhecimentos científicos praticados fora do domínio da ciência (na Extensão Rural) e os conhecimentos ditos "tradicionais" em armazenamento de grãos. Os resultados apontam que o instrumento apostila de treinamento funciona como outra modalidade de enunciação do saber científico que apaga a tensão entre os modos de produção de saber científico e "tradicional".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Feldmann, Marina Graziela, and Andréia Regina Silva Cabral-Libório. "EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: ANÁLISE DE UM PROJETO DE EXTENSÃO." Revista e-Curriculum 18, no. 3 (September 28, 2020): 1298–314. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1298-1314.

Full text
Abstract:
Este artigo partiu da problemática: Como a Educação Não Formal pode contribuir para o resgate da história e memória de uma comunidade de remanescentes de quilombo? Objetiva: promover a valorização da cultura e o protagonismo quilombola. A base teórica apoia-se nas contribuições de: Geertz, Gohn, Moreira e Candau, Andrade, Santos e Freire. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da análise de documentos do projeto de extensão realizado em uma comunidade quilombola e das ações realizadas. Os resultados evidenciam: o protagonismo quilombola é importante para a valorização e para reafirmação do sentimento de pertença ao território e identidade quilombola. A educação não formal pode ser uma importante aliada na luta para a valorização étnica- cultural deste povo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Chaves, Vitória Virna Girão, and Larissa Camurça Vieira. "OS ESPAÇOS AUTO-ORGANIZADOS E A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA EXTENSÃO." Revista Extensão em Ação 2, no. 16 (December 27, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.32356/exta.v2.n16.33566.

Full text
Abstract:
A luta das mulheres pela ocupação dos espaços públicos no Brasil é um compromisso diário que incorpora o combate a uma cultura que viola e inferioriza as mulheres. Na violência contra a mulher há a violência visível, mais perceptível; e a violência simbólica, que consiste na reprodução de discursos e práticas opressoras que legitimam agressões mais graves. A violência simbólica é cotidiana, estando presente em todos os espaços ocupados por mulheres. Seja nas ruas ou na Universidade, nenhuma mulher está livre dos estereótipos e das definições sociais. Assim, o Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU), programa ao qual está vinculado o Diálogos para Diversidade, criou a Plenária de Mulheres, um espaço auto-organizado voltado ao combate ao machismo e à violência simbólica no núcleo, partindo da compreensão que o grupo, ainda que se aproxime das pautas feministas, não está isento da lógica patriarcal. Dentre as atividades preparadas estão a cartilha sobre assédio, o Cine Plenária, a campanha virtual pelas mulheres na política, a caixinha contra assédio na universidade e os grupos de estudo internos. O presente trabalho objetiva, então, apresentar as ações de extensão desenvolvidas pela Plenária de Mulheres. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante, relatando as atividades organizadas e a contribuição do espaço para criar um ambiente menos opressor. Conclui-se, então, que os espaços auto-organizados contribuem para o combate às violações dentro dos projetos, além de fomentar ações que se estendam para fora do núcleo, debatendo temas presentes no cotidiano feminino e fortalecendo a luta das mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Esteve, Carlos Leandro da Silva. "Posseiros e invasores: propriedade e luta pela terra em Goiás durante o governo Mauro Borges Teixeira (1961-1964)." Revista Brasileira de História 36, no. 71 (April 2016): 107–30. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472016v36n71_005.

Full text
Abstract:
RESUMO No início da década de 1960, em Goiás, ocorreu uma série de conflitos em todo o estado que revelava um acirramento nas disputas pelo direito ao uso efetivo da terra. Protagonizadas por pequenos posseiros, tais lutas foram marcadas pela obstinação com que os pobres do campo defendiam seu direito à terra com base em uma noção de justiça que legitimava as ações de apossamento conquanto estivessem assentadas em práticas que vinculavam o direito à terra ao cultivo efetivo. Um olhar atento sobre esses conflitos ajuda-nos a desnudar a ideia consagrada da existência da propriedade privada absoluta, na medida em que a luta dos posseiros goianos, para além de uma luta pelo domínio da terra, caracteriza-se por uma disputa por novos entendimentos acerca do direito à propriedade e dos usos da terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Freitas, Pablo Fernando Pessoa de, Lana Montezano, and Catarina Cecília Odelius. "A influência de Atividades Extracurriculares no Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa." Administração: Ensino e Pesquisa 20, no. 1 (January 2, 2019): 12–49. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2019.v20n1.1070.

Full text
Abstract:
Este estudo visou identificar relações entre atividades extracurriculares (AE) e domínio de competências gerenciais (CG) em grupos de pesquisa (GP) brasileiros com uso da escala de domínio de CG em GP desenvolvida por Freitas e Odelius (2017), juntamente com questões relativas à contribuição de AE para o desenvolvimento de CG em GP. O questionário eletrônico foi aplicado a 528 participantes e submetido a estatísticas descritivas, análise de correlação Kendall-tau b e teste Kruskal-Wallis. A análise dos dados permitiu inferir que: 1) atuação em grupos de pesquisa, iniciação científica, extensão universitária, estágio, atuação profissional em geral, trabalho voluntário e projeto de consultoria se correlacionam com domínio de CG em todas as suas dimensões; 2) atuação em empresa júnior não se revelou capaz de influenciar significativamente o domínio de CG em GP; e 3) há diferenças significativas no domínio de CG em função do papel exercido no GP, do tipo de instituição, da área do conhecimento, da escolaridade, e do tempo de experiência com pesquisa acadêmica. Ao final, foram apresentadas conclusões, limitações e agenda para pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Costa, Mariane Monteiro da. "A QUESTÃO RELIGIOSA E POLÍTICA NO CONFLITO DA IRLANDA DO NORTE." Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais 7, no. 14 (October 2, 2020): 135–55. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n14.40838.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva pesquisar a respeito do conflito da Irlanda do Norte, história essa de oposições majoritárias pelos protestantes unionistas, simpatizantes pela continuidade do domínio britânico, e do outro lado a minoria católica separatista que luta pelo fim do domínio em questão. Será visto, como este conflito se desenvolveu a partir de uma questão religiosa e se tornou política. Neste contexto iremos estudar a relação identitária entre católicos e protestantes e entre irlandeses e ingleses. A partir de uma abordagem construtivista estruturalista, será analisado em que ponto o conflito entre estes dois grupos começou como essencialmente religioso e, conforme o desenrolar do mesmo, ganhou novas dimensões tornando-se político. Também serão abordadas as consequências da intervenção inglesa para o acirramento do conflito. Para a realização deste estudo, foram utilizados como base textos de teóricos, estudos antropológicos e dados históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Macena, Fabiana Francisca, and Diva Do Couto Gontijo Muniz. "Entre bailes, saraus e outras festas: protagonismo das mulheres no abolicionismo mineiro oitocentista." Dimensões 38 (June 30, 2017): 47. http://dx.doi.org/10.23871/dimensoes-n38-16806.

Full text
Abstract:
No presente artigo, problematizamos o silêncio historiograficamente construído acerca da participação política de mulheres nos movimentos abolicionistas da segunda metade do século XIX. Para tal, enfatizamos seu protagonismo na província de Minas Gerais, buscando dar visibilidade às suas ações na luta contra a escravidão. Trata-se de atuação que se encontra registrada em inúmeros documentos, referências às suas presenças na história, particularmente na história do abolicionismo. Evidenciamos diversas formas de atuação: organizando saraus, angariando recursos, escrevendo em jornais, tecendo redes de apoio, de proteção e de influências. Tais práticas chamam a atenção para a riqueza de suas formas de participação. As mineiras na luta contra a escravidão usaram e abusaram dos códigos e linguagens de domínio feminino para circular e atuar no espaço público da cidade e da política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rodrigues, Vânia Cristina Da Silva. "NIETZSCHE E FOUCAULT: aproximações e distanciamentos entre as noções de vontade de potência e poder." Cadernos Cajuína 6, no. 1 (February 16, 2021): 288. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.465.

Full text
Abstract:
<p>A partir de uma metodologia de análise bibliográfica e a fim de pensar a herança nietzschiana no interior da filosofia de Foucault este trabalho pretende, a partir uma abordagem entre os pensamentos destes dois filósofos, discutir aproximações e distanciamento da noção de poder. Contudo, convém destacar que essa influência deve ser pensada com cautela uma vez que ela implica tanto em continuidade quanto rupturas. O enfoque, portanto, em Foucault estaria em além de uma descrição das práticas ou das técnicas de poder compreender, digamos assim, seu sentido. Em Nietzsche, por sua vez, às relações de poder que pertencem ao domínio da vida, do corpo e da luta entre impulsos, isto é, ao domínio daquilo que o filosofo chama de vontade de potência.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sperandio, Natália. "QUANDO A LUTA OCORRE POR MEIO DAS PALAVRAS: A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DO TERMO CORONAVÍRUS ATRAVÉS DO DOMÍNIO DA GUERRA." Estudos Linguísticos e Literários, no. 69 (April 15, 2021): 281. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i69.44306.

Full text
Abstract:
Neste artigo, promovemos a análise do enquadramento conceitual do termo coronavírus, de forma específica, da metáfora CORONAVÍRUS É GUERRA. Para tal, os arcabouços teórico e metodológico utilizados foram a Teoria da Metáfora Conceitual (TMC), e, sua versão atual, a Teoria Neural da Metáfora (TNM). Assim, a identificação da metáfora eleita foi feita com base na TMC e sua análise ocorreu por meio da notação analítica proposta pela TNM, fazendo com que fosse possível um exame mais aprofundado da metáfora investigada, permitindo a sua classificação como metáfora complexa, a apresentação dos elementos mapeados dos domínios fonte ao alvo e das metáforas primárias evocadas em sua construção. Como resultado, observamos que o termo guerra, tão utilizado na conceitualização do coronavírus como domínio-fonte, possui seu lado positivo, ao nos possibilitar compreender um pouco melhor esse domínio tão novo para nós, e negativo ao fazer com que ajamos como se já conhecêssemos nosso adversário, como se pudéssemos combatê-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Bruna Bezerra, Carla Calado Vasconcelos, Danielle De Melo Tenório, Maria Gorethe Alves Lucena, and Reila Leliana Tenório de Holanda. "A Política de AIDS no Brasil: uma abordagem histórica." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 1, no. 1 (December 24, 2010): 23–26. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v1i1.90.

Full text
Abstract:
Uma política pública expressa o conjunto das diretrizes e referenciais ético-legais adotadas pelo Estado para fazer frente a um problema e/ou a uma demanda que a sociedade lhe apresenta. Cabe ao Estado definir seu caráter, suas responsabilidades, seu plano de ação e programas, a fim de buscar o equacionamento dessa demanda. Diante deste contexto, a construção da política de AIDS no Brasil foi originada da luta dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada, devido ao reconhecimento da extensão e da magnitude da epidemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Borges, Marisa de Carvalho, Cláudia dos Santos Borges, Ana Graziela Jordão Silva, Lúcio Roberto Cançado Castellano, and Fabrizio Antônio Gomide Cardoso. "Avaliação da qualidade de vida e do tratamento fisioterapêutico em pacientes com cervicalgia crônica." Fisioterapia em Movimento 26, no. 4 (December 2013): 873–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502013000400016.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Para analisar a efetividade do tratamento fisioterapêutico no paciente com dor crônica cervical, este trabalho teve como objetivo avaliar antes e após o tratamento fisioterapêutico: a qualidade de vida com o instrumento WHOQOL-100 e a melhora na amplitude de movimento usando um goniômetro. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram deste estudo 15 pacientes (10 mulheres e 5 homens). O nível de significância adotado foi de p < 0,05. RESULTADOS: Foi verificada melhora significativa após o tratamento fisioterapêutico no domínio I - físico (p = 0,0117); domínio II - psicológico (p = 0,004); domínio III - nível de independência (p = 0,0006); domínio IV - relações sociais (p < 0,0001); e no domínio V - ambiente (p = 0,0019); e também na amplitude articular dos movimentos de flexão cervical (p < 0,0001), extensão cervical (p = 0,0004), inclinação lateral á direita (p < 0,0001) inclinação lateral à esquerda (p < 0,0001), rotação lateral à direita (p < 0,0001) e rotação lateral à esquerda (p < 0,0001). DISCUSSÃO: Andersen et al. (17) relataram que exercícios de alongamento melhoram de forma significativa a amplitude de movimento articular em mulheres com cervicalgia crônica. Chiu et al. (20) observaram melhora na dor crônica cervical e na limitação articular após seis semanas de tratamento com TENS e exercícios. CONCLUSÃO: O presente estudo conclui que a intervenção fisioterapêutica composta de exercícios de alongamento, técnicas de relaxamento, massagens e eletroterapia foram benéficos para melhorar a qualidade de vida e a flexibilidade nos pacientes com cervicalgia crônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nunes, Elisa Rangel. "Panorâmica e extensão da arbitragem voluntária nos domínios administrativo e tributário em Angola." Revista do Direito 3, no. 53 (December 30, 2017): 153. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v3i53.11366.

Full text
Abstract:
O texto que se segue versa sobre a arbitragem voluntária em dois domínios inseridos no plano do Direito Público: o Direito administrativo e o Direito fiscal. Trata-se de matéria que lá fora não goza de unanimidade nos diversos ordenamentos jurídicos. Contudo, onde a arbitragem voluntária penetrou nestas duas áreas do Direito público, têm sido dados passos muito marcantes e de forma progressiva. Por cá, assiste-se a uma tímida consagração legal mais recente, que contracena com normas de alguma vetustez, principalmente no domínio do contencioso administrativo. Se ao nível da consagração legal se extrai essa timidez, ao nível da sua aplicação a aridez ou o vazio é total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Machado, Reinaldo Caixeta, and André De Paiva Toledo. "A EXPLORAÇÃO DOS ICEBERGS À LUZ DO TRATADO DA ANTÁRTIDA." Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável 5, no. 2 (December 20, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0057/2019.v5i2.5776.

Full text
Abstract:
A população mundial vem travando uma luta contra a escassez de água. Sabe-se que grande parte das reservas de água doce estão localizadas nos polos. Praticamente toda a extensão da Antártida é envolvida por um manto de gelo. Enormes blocos de gelo se desprendem do maciço, sendo lançados à deriva no mar. A princípio, esses recursos podem ser explorados e aproveitados. Porém, o Território Antártico está submetido ao Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártida, que veda qualquer atividade minerária. É necessário verificar a natureza jurídica dos icebergs para então atestar a sua legitimidade de exploração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ferreira, Marcos Alan S. V., and Rodrigo de S. Framento. "Degradação da Paz no Norte do Brasil." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 4, no. 2 (November 8, 2019): 91–114. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n2.48617.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa compreender a disseminação da violência na região Norte do Brasil, fruto do conflito entre a organização criminosa Família do Norte e seu aliado, o Comando Vermelho (CV), contra o Primeiro Comando da Capital (PCC). A luta se insere na busca do domínio de uma rota internacional de drogas, a Rota do Solimões. O período de análise do conflito se deu entre outubro de 2016 e maio de 2019, início e a ápice desse conflito. A metodologia se baseou na análise qualitativa de um estudo de caso único referenciado pelo conceito de Atores Não-Estatais Violentos. Buscou-se aqui entender como a luta entre organizações criminosas impacta na paz no Norte do país e, para tal análise, baseou-se em entrevistas e fontes de mídia nacionais e internacionais, selecionadas segundo a técnica metodológica apropriada para este fim. Como conclusão, nota-se que a região sofreu com a ruptura do CV e do PCC, o que proporcionou um aumento na violência no Norte pela disputa da rota de tráfico. As diversas instâncias que representam o Estado se mostraram ineficazes em reverter o quadro de violência, além de serem inefetivas no esforço de desmantelar o crime organizado do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vasconcellos Sobrinho, Glauceni De. "A importância de Constantino para a Cristandade." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (October 31, 2018): 38–55. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1296.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância de Constantino para a cristandade que começa com uma descrição da perseguição aos cristãos do I século d.C. a decadência do império romano anterior a Constantino, sua conversão com a criação do documento de tolerância, edito de Milão e por final sobre a arte bizantina. Enfatizando a luta de Constantino para obtenção do controle total do império romano. Analisamos os fatos a respeito da conversão de Constantino, seu domínio sobre a religião cristã agora debaixo de seu comando e da importância da arte bizantina no contexto cristão. Usando como fonte textos científicos e bibliográficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rosário, Ivo Costa, and Milena Silva Santos. "Construções hipotáticas oracionais aditivas de extensão (Extending additive hypotactic clausal constructions)." Estudos da Língua(gem) 18, no. 1 (April 30, 2020): 45. http://dx.doi.org/10.22481/el.v18i1.6099.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga as propriedades formais e funcionais das construções hipotáticas oracionais aditivas de extensão (CHOAE) instanciadas pelo conector além de e suas relações com construções aparentadas. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso. Os dados, extraídos do Corpus do Português e de outras fontes, em recorte sincrônico, são analisados pelo viés qualitativo e quantitativo. Os resultados demonstram que o conector além de é recrutado para diversas construções da língua portuguesa, desde usos mais concretos e espaciais até usos mais abstratos destinados à conexão de sintagmas e orações em língua portuguesa. Nessa grande gama de usos, as CHOAE revelam-se como construções que pertencem ao domínio da hipotaxe de extensão (em termos formais) e adjungem a noção de adição à ideia de “ultrapassamento” (em termos funcionais).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Preger, Guilherme. "ESPECULAÇÕES SOBRE A AUTOPOIESE DA NARRATIVA LITERÁRIA." Logeion: Filosofia da Informação 5, no. 2 (March 20, 2019): 135–47. http://dx.doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p135-147.

Full text
Abstract:
O trabalho propõe uma reflexão especulativa sobre a narrativa literária como subsistema autopoiético social, como extensão do conceito teórico de Niklas Luhmann de autopoiese (autopoiesis), aplicado nas ciências sociais. Nossa hipótese especula como a narrativa literária pode ser descrita como uma forma de comunicação social e de “observação de segunda ordem” (observação da observação). No entanto, a narrativa literária se distingue da narrativa social como uma “auto-observação” narrativa ou narrativa da narrativa. O que interessa à narrativa literária não é a descrição de fatos, ações ou personagens, mas as relações de níveis narrativos no momento de sua autorreprodução. Com isso, será proposto um cruzamento entre a Teoria dos Sistemas Sociais de Luhmann com a Teoria da Narratologia, em particular como apresentada na obra de Gerard Genette. Assim, a diferença entre o nível narrativo (diegesis) e o nível de focalização da história corresponde à diferença entre observação de segunda e de primeira ordens. Será visto que a resolução dos paradoxos surgidos na circularidade da auto-observação do sistema literário é realizada pela formação de “cronotopos”, conceito da obra de Mikhail Bakhtin, isto é, como uma extensão no tempo e no espaço do domínio do imaginário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, Elaine P. "Um lugar para chamar de seu: a luta dos negros barbadianos pela moradia no Pós-abolição." Revista Eletrônica da ANPHLAC, no. 27 (December 27, 2019): 37–65. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.27.2019.3432.

Full text
Abstract:
Resumo: A conquista da liberdade no Caribe inglês se deu meio século antes da abolição da escravidão no Brasil, porém, assim como no Brasil e nos Estados Unidos, a emancipação do trabalhador não significou grande progresso em sua situação econômica e social. Os libertos foram deixados, na maior parte dos casos, sem casas e sem terras para trabalhar, com sua liberdade tolhida em diferentes maneiras, por leis, normas ou costumes. Ao estudar o caso da ilha de Barbados e a luta dos negros barbadianos por moradia e trabalho no Pós-Abolição, procura-se desvendar as dinâmicas de controle dos trabalhadores negros e as estratégias por estes construídas para escaparem ao controle dos patrões e da elite. Neste artigo, a luta pela moradia e pela posse da terra é examinada em conexão a outros fatores, tais como extensão territorial, lutas políticas e o desenvolvimento de um sistema de educação mais inclusivo, passando pelas migrações negras e distinções de gênero.Palavras-Chave: Pós-Abolição, moradia, educação, Caribe, Barbados, trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Menêses, Annelise Lins, Aluisio Henrique Rodrigues de Andrade Lima, Breno Quintela Farah, Gleyson Queiroz de Moraes Silva, Gustavo Henrique Correia de Lima, Ozéas de Lima Lins Filho, Gabriel Grizzo Cucato, Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, and Raphael Mendes Ritti Dias. "Relação entre aptidão física e os indicadores de qualidade de vida de indivíduos com claudicação intermitente." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 17, no. 3 (June 2011): 175–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922011000300005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a aptidão física e os indicadores de qualidade de vida de indivíduos com claudicação intermitente (CI). Participaram do estudo 42 indivíduos (65,2 ± 8,3 anos) com CI, de ambos os gêneros. Para a avaliação da aptidão física, foram realizados teste de esforço em esteira, para obtenção da distância de claudicação (DC) e da distância total de marcha (DTM) e o teste de uma repetição máxima no exercício extensão de joelho. Os indicadores de qualidade de vida foram avaliados por meio do Medical Outcome Study Questionnaire Short Form 36, composto por oito domínios: capacidade funcional (CF), aspectos físicos (AF), dor, estado geral de saúde, vitalidade (VI), aspectos sociais (AS), aspectos emocionais (AE) e saúde mental. Para a análise estatística foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, com p < 0,05. Foi observada correlação significante entre o domínio da CF com a DC e a DTM (r = 0,60, p < 0,01 e r = 0,49, p < 0,01, respectivamente), o domínio da AF com a DTM (r = 0,46, p < 0,01), o domínio da VI e dos AS com a DC (r = 0,34, p = 0,03 e r = 0,33, p = 0,04, respectivamente) e o domínio da AE com a DC e a DTM (r = 0,43, p = 0,01 e r = 0,44, p = 0,01, respectivamente). Como conclusão, os resultados deste estudo sugerem que os indicadores da qualidade de vida nos domínios da saúde física e da saúde emocional são relacionados com a capacidade de caminhada de indivíduos com CI
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

TORRENT, Tiago Timponi, Ludmila Meireles LAGE, Tatiane Silva TAVARES, and Adrieli Bonjour LAVIOLA. "Relações de herança entre construções e entre frames: desafios da extensão do modelo construcionista para o domínio computacional no âmbito da FrameNet Brasil." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 33, no. 1 (March 2017): 45–77. http://dx.doi.org/10.1590/0102-44503756151555954.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir em que medida práticas analíticas já consagradas pela Linguística Cognitiva podem ser estendidas ao domínio da Linguística Computacional. Em específico, buscamos investigar se as relações de herança entre construções - pareamentos de uma forma evocadora de um frame - modeladas computacionalmente em um Constructicon, podem ser postas em paralelo com aquelas relações estabelecidas entre os frames na base de dados da FrameNet Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ferreira, Mateus Silva. "Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA." Revista Fitos 13, no. 1 (July 8, 2019): 49. http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.773.

Full text
Abstract:
A desigualdade social no Brasil se iniciou com o processo de colonização e domínios das terras, que mantém a elite brasileira no domínio territorial e político, por meio de dois mecanismos; latifúndio e trabalho escravo, fazendo uma economia voltada aos interesses econômicos, tornando a terra uma mercadoria. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o contexto histórico de formação, planejamento, desenvolvimento e inserção da agroecologia no assentamento Terra Vista, bem como sua importância para a sustentabilidade da economia, das relações sociais, culturais, políticas e ambientais. O trabalho se desenvolveu a partir da percepção da posse, manejo da terra e potencialização das relações humanitárias, com a aplicação do DRP (Diagnóstico Rural Participativo). O processo de luta iniciou-se no ano de 1992 e a conquista em 1994, ano em que os acampados sofreram cinco despejos truculentos, porém puderam desenvolver suas atividades agrícolas. Em 2002, foi proibida a utilização de agrotóxicos, queimadas, desmatamento dentre outros e, ainda, se faz o uso das queimadas controladas, pois as gramíneas densas complicam o preparo inicial do solo. A conquista e a transição agroecológica proporcionaram a recuperação da biodiversidade e as bases de fundamentação das duas escolas, que ainda foram utilizadas na capacitação e formação dos assentados no período de transição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Taffarel, Celi Nelza Zulke. "MARXISMO, MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO, SINDICALISMO." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 8, no. 1 (June 29, 2016): 47. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v8i1.16979.

Full text
Abstract:
O texto trata do Marxismo, Movimento Social, Educação e Sindicalismo, com o objetivo de apresentar pilares para a escolarização da classe trabalhadora, na perspectiva da pedagogia socialista, que se contraponham aos pilares da pedagogia do aprender-a-aprender. São estes pilares: (a) consistente base teórica que implica no domínio do conhecimento clássico científico, da filosofia, das artes e da Educação Física, (b) consciência de classe; (c) formação política; (d) organização revolucionária. Estes pilares são evidentes nas propostas pedagógicas que buscam no marxismo os fundamentos para a Educação, no socialismo, a referência de projeto histórico e, nos movimentos sociais, político-partidários e sindicais, pontos de apoio na luta por reivindicações transitórias rumo a revolução do modo de produção da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Baravalle, Lorenzo. "Potencialidades e limites das explicações evolutivas da cultura: um enfoque diacrônico." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 2 (June 2014): 439–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702014000200005.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo a apresentação de algumas propostas relacionadas com a extensão do domínio do darwinismo ao âmbito cultural. Em particular, foi dado destaque aos modelos aqui chamados diacrônicos, que sugerem a existência de padrões de mudança cultural ao longo do tempo, conforme a teoria da seleção natural. Por meio de uma análise epistemológica de caráter mais geral, considera-se a relação entre explicação evolutiva e explicação histórica, com a finalidade de esboçar características comuns aos modelos considerados e definir sua força teórica e seus limites estruturais. Finalmente, em um plano mais especulativo, indica-se uma possível direção de pesquisa para estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gouveia, José, and Helena Nogueira. "O suicídio em Portugal: ocorrências no Domínio Público Marítimo." Cadernos de Geografia, no. 36 (December 29, 2017): 3–14. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_36_1.

Full text
Abstract:
O suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. A OMS tem-se preocupado em prevenir este fenómeno que é hoje um problema global. Portugal acompanha o panorama internacional neste contexto, com uma taxa que ronda os 10 suicídios por 100 000 habitantes, valor que está abaixo da média europeia. O objetivo geral deste trabalho é o de procurar identificar a realidade nacional neste domínio em termos de distribuição geográfica ao longo da extensão da costa marítima portuguesa, analisando, especificamente, a situação do Domínio Público Marítimo, comparando os resultados com o restante território. São analisados dados do INE por concelho (entre 2000 e 2014) e da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), de 2010 a 2016. Com base nos dados recolhidos do INE é possível concluir que o fenómeno do suicídio em Portugal apresenta, em geral, uma preocupante tendência de aumento. Em termos da análise realizada por unidade territorial “município” verifica-se que existem áreas do território onde a taxa de suicídio é muito superior às restantes. Em números absolutos, é percetível a maior incidência deste fenómeno em alguns concelhos do litoral. Numa análise da taxa de suicídio, os dados não são tão claros, à exceção do Porto e de Lisboa que continuam a destacar-se. Os dados da DGAM mostram o elevado número de suicídios em espaços do DPM, com quase 2 suicídios por mês. Este número, que aumentou de 2010 a 2012, mas decresceu desde então, tem a sua maior expressão em locais bem definidos como algumas infraestruturas e falésias com grande altura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mélo, Cláudia Batista, Gabrieli Duarte Farias, Vitória Régia Rolim Nunes, Tifany Shela Albuquerque Borba de Andrade, and Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge. "A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 3, 2021): e1210312991. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12991.

Full text
Abstract:
O cenário atual, permeado por desafios devido à pandemia da COVID-19, fez com que as ações extensionistas promovidas por Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras tivessem que se readequar. O objetivo deste estudo é retratar os caminhos percorridos por tais instituições para adaptar ações já existentes e desenvolver novas que atendessem às necessidades encontradas. Esse trabalho caracteriza-se como pesquisa documental, descritiva, qualitativa e quantitativa sobre a extensão acadêmica durante a pandemia da COVID-19. Utilizou-se dados primários, em domínio público, como editais, regulamentos e notícias disponíveis nos websites das instituições, buscando-se responder variáveis pré-estabelecidas. A população (129) abarcou as IES federais e estaduais disponibilizadas no website do e-MEC, sendo a amostra 126. Como parte dos resultados encontrados, 87,5% das IES públicas optaram por continuar as ações de extensão durante 2020, com 87,9% sendo adaptadas e 71,8% com flexibilização das normas. As modalidades extensionistas, tais como projetos (90,3%), programas (75%), cursos (78,2%) e eventos (75%), foram expressivamente realizadas. Todavia, apenas 51% das IES apresentaram prestação de serviços. Ações destinadas ao enfrentamento da COVID-19 envolveram disponibilização de informações (34%), confecção/entrega de materiais destinados a prevenção (12%) e realização de atendimento aos casos (4%). 24% das instituições publicaram edital de extensão com vigência para 2021 com adequações à pandemia, enquanto 38% publicaram edital sem adequações. Conclui-se que a extensão foi adaptada às necessidades desencadeadas pela pandemia da COVID-19 e ações de enfrentamento foram desenvolvidas para amenizar o cenário pandêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pereira, Renata Junqueira, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, Rita de Cássia Lanes Ribeiro, Rosana Ferreira Sampaio, Silvia Eloiza Priore, and Paulo Roberto Cecon. "Contribuição dos domínios físico, social, psicológico e ambiental para a qualidade de vida global de idosos." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 28, no. 1 (April 2006): 27–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082006000100005.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou a contribuição de cada domínio da qualidade de vida (físico, social, psicológico e ambiental) na qualidade de vida global e em que extensão esses domínios explicam a qualidade de vida global de idosos residentes no município de Teixeiras, na Região Sudeste do Brasil. Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, sendo a amostragem aleatória estratificada por sexo, uso do Programa Saúde da Família e microárea de saúde (n = 211, indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos), representando 14,28% do total de idosos do município em estudo. O instrumento utilizado foi o Word Health Organization Quality of Life Instrument Bref (WHOQOL-Bref), proposto pela Organização Mundial de Saúde, aplicado por um único entrevistador, devidamente treinado. As análises de regressão linear mostraram que nenhuma das variáveis sociodemográficas interferiu significativamente no domínio global da qualidade de vida, e, entre os quatro domínios, o que mais explicou a qualidade de vida global foi o físico, seguido do ambiental e do psicológico. O domínio social não mostrou contribuição significativa na qualidade de vida global. As possíveis explicações para os resultados encontrados foram discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pörsch, Juliano, Catia Grisa, and Rumi Regina Kubo. "Trajetória de construção da chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural indígena." Extensão Rural 25, no. 3 (March 31, 2019): 7–27. http://dx.doi.org/10.5902/2318179634917.

Full text
Abstract:
Em 2013, o governo brasileiro inovou na política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Pela primeira vez foi realizada uma chamada pública de ATER destinada especificamente a povos indígenas, sendo que a mesma abrangeu, no Rio Grande do Sul, as terras indígenas do Guarita, Ligeiro e Cacique Doble, além do acampamento de Passo Grande do Forquilha. Este artigo visa analisar os elementos que confluíram para a emergência desta ação, reconstituindo os fatores (ou fluxos) que permearam a trajetória de construção da chamada pública de ATER Indígena. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a mediadores em nível local/regional, estadual e nacional, além de pesquisas bibliográfica e documental. Partindo das contribuições do modelo dos múltiplos fluxos, de John Kingdon, observou-se nesse processo a importância do Território da Cidadania Noroeste Colonial, da dependência de trajetória, de mediadores sociais, do “clima político” nacional e do protagonismo indígena na definição desta agenda e na luta indígena por reconhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Castilhos, Eduardo Dickie de, Maria Beatriz Junqueira de Camargo, and Tania Izabel Bighetti. "O olhar do GEPETO e o cuidado com a vida de idosos institucionalizados." Expressa Extensão 23, no. 2 (May 30, 2018): 96. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v23i2.13201.

Full text
Abstract:
O projeto GEPETO – Gerontologia: Ensino, Pesquisa e Extensão no tratamento odontológico realiza as suas ações de extensão no Asilo de Mendigos de Pelotas. As ações no asilo são realizadas em conjunto por acadêmicos dos cursos de Odontologia e Terapia Ocupacional. Ações voltadas para a prevenção, tratamento e reabilitação são desenvolvidas buscando qualidade de vida para os moradores. Nessa busca ocorrem trocas entre professores, acadêmicos e moradores. Além dos cuidados com a saúde, ocorrem discussões sobre espiritualidade, religiosidade e a finitude da vida. Assim os cuidados com a saúde são encarados não como uma luta contra a morte, mas como uma forma de dar qualidade aos anos de vida compartilhados com os moradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ceballos, Jacqueline. "Entre os corpos das ruínas." outra travessia, no. 22 (August 18, 2016): 223–34. http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2016n22p223.

Full text
Abstract:
A escrita de Boris Pahor está impregnada pelas marcas da catástrofe.Mais de uma língua deixa passar corpos famintos, maltratados, feridos, usados,abusados, gaseados, queimados, violentados, esquartejados; corpos humanos,animais, vegetais, inclusive anticorpos, doenças, vírus, que não deixaram de sertranspassados pela guerra. Esse transbordamento do sofrimento, da exposiçãoe da experimentação dos corpos vibra a carne viva entre os signos do testemunho,e se mostra como uma das monstruosidades mais terríveis cometidasna história. Nesse sentido, tenta-se questionar o controle sobre o corpo quese encontra no cerne das práticas do regime nazifascista, assim como essa articulaçãoentre domínio e luta, que não tem deixado de emitir signos e fissurasentre a literatura e o pensamento nos diferentes âmbitos da cotidianidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Maraschin, Cleci. "Pesquisar e intervir." Psicologia & Sociedade 16, no. 1 (2004): 98–107. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822004000100008.

Full text
Abstract:
O texto busca, a partir de conceitos teóricos da Biologia do Conhecer, discutir a pesquisa-intervenção como uma ação que cria possibilidades de interconexão entre a pesquisa e a extensão no viver universitário. A condição de observador-dependente, produzido a partir de uma rede de conversações que constitui o domínio explicativo científico é tomada para compreender as possibilidades de exercício da função de autoria, bem como as implicações éticas decorrentes. Postula-se que a pesquisa-intervenção possa - ela mesma - constituir-se como inovação ao propor perspectivas metodológicas de ação capazes de sustentar trabalhos de intervenção para além da pesquisa propriamente dita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Aparecido Bergamo, Edvaldo, and Rogério Max Canedo Silva. "NÓS, OS DO MAKULUSU, ROMANCE DE GUERRA COMBATE, VIOLÊNCIA E LIBERTAÇÃO NA NARRATIVA DE LUANDINO VIEIRA." Revista TransVersos, no. 15 (April 15, 2019): 155–78. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41849.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa ao obra Nós, os do Makulusu (1974) como um romance de guerra, em Angola, figurando os impasses étnico-culturais e socioeconômicos gerados por um conflito bélico num país em processo de descolonização, que logo deixaria de ser domínio luso e se tornaria uma nação independente. Um território africano convulsionado pelo embate oriundo da luta de libertação nacional na segunda metade do século XX, eis a matéria histórica transfigurada esteticamente, a qual é convertida em aspecto determinante do relato arquitetado por Luandino Vieira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Morujão, Isabel. "Entre a voz e o silêncio: literatura e espiritualidade nos mosteiros femininos." Revista de Estudos da Religião (REVER). ISSN 1677-1222 11, no. 1 (June 25, 2011): 35. http://dx.doi.org/10.21724/rever.v11i1.6029.

Full text
Abstract:
Levando-se em conta o lugar e o papel da religiosa no mundo claustral português (na sua articulação com o estatuto cultural da mulher portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII), procurar-se-á entender, através de fontes diversas, a emergência da literatura monástica feminina em Portugal, resultante de uma tensão estruturante entre a voz e o silêncio. A percepção (no interior e no exterior dos mosteiros) da sua função, da sua origem, das suas vias de afirmação e difusão permitirá esclarecer esta visibilidade feminina no domínio da literatura e da espiritualidade. De qualquer forma, sempre será conveniente recordar que a complexidade, extensão e diversidade desta literatura tornarão sempre insuficientes as constatações feitas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Vieira, Marcia Dos Santos Machado. "Expressões impessoais no discurso acadêmico brasileiro." Letrônica 10, no. 1 (December 27, 2017): 82. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.25061.

Full text
Abstract:
Este artigo enfoca a comparabilidade de microconstruções com ter-se e haver relacionadas ao domínio funcional da impessoalização discursivo-pragmática, da construção gramatical de impessoalização. Esse estudo descreve, com base no Sociofuncionalismo, o aumento da frequência da recorrência a instâncias da microconstrução com ter-se num intervalo de tempo e os condicionamentos da variação (estável) de usos desse padrão gramatical com os da microconstrução com o verbo haver: a área acadêmica e a semântica de SN, por exemplo. A mudança que se nota na microconstrução ter-se SN decorre da cristalização sintática de seus componentes e da associação de sua extensão de sentido indefinido com uma extensão de sentido impessoal (existencial ou apresentacional), o que propicia sua equivalência funcional com construções com haver e sua atuação como estratégia discursivo-pragmática que possibilita tornar opaca a presença do enunciador. Os resultados advêm de análise estatística e qualitativa de usos detectados em textos acadêmicos de áreas distintas do conhecimento. Tencionase, em última instância, contribuir também para a discussão teórica sobre o lugar da variação em estudos sob a ótica da ramática das Construções, que, até então, se tem voltado para o fenômeno da mudança linguística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Cristiano Rocha da, Beatriz Sanches Geres, Heloyse Uliam Kuriki, Rúben de Faria Negrão Filho, Neri Alves, and Fábio Mícolis de Azevedo. "Análise da reprodutibilidade de parâmetros no domínio da frequência do sinal EMG utilizados na caracterização da fadiga muscular localizada." Motriz: Revista de Educação Física 18, no. 3 (September 2012): 456–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742012000300006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar a reprodutibilidade de parâmetros no domínio da frequência do sinal eletromiográfico (EMG) utilizados na caracterização da fadiga muscular localizada. Quinze sujeitos do sexo masculino foram submetidos a um teste de fadiga baseado na extensão isométrica de joelho, sendo realizados em três momentos distintos com intervalos de sete dias. Para avaliar a reprodutibilidade dos dados entres os testes calculou-se o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para a frequência mediana (Fmed) no tempo total de exercício (FmedT), para a Fmed obtida a cada 10% do tempo de exercício (Fmed10%) e para as potências das bandas de frequência, obtidas da divisão do espectro de potência a cada 20 Hz. Os resultados demonstraram: (1) boa reprodutibilidade para a FmedT; (2) boa reprodutibilidade para a Fmed10%; e (3) maior variação no sinal EMG nas bandas de 20 a 120 Hz, no qual se destacam as bandas de 20-40 Hz e de 40-60 Hz, demonstrando maior sensibilidade ao processo de fadiga muscular. Conclui-se que a Fmed é uma variável que apresenta boa reprodutibilidade e que a análise fragmentada do espectro de potência, por meio das bandas de frequência, demonstrou-se sensível as variações que ocorrem no sinal EMG durante a instalação do processo de fadiga, tendo potencial para se tornar um novo método para a caracterização da fadiga muscular localizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pinheiro, Veridiana Valente, and Tânia Sarmento-Pantoja. "RESISTÊNCIA E PARANÓIA NO FILME “CABRA-CEGA”." Revista Margens Interdisciplinar 5, no. 6 (May 22, 2016): 352. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2932.

Full text
Abstract:
O trabalho em questão resulta das atividades desenvolvidas simultaneamente no projeto de pesquisa Leituras da Ditadura: discursos ficcionais e não-ficcionais da resistência do Regime Militar de 1964, e no projeto de extensão Literatura em Cena. Pretende analisar a partir de um recorte do filme “Cabra-Cega”, com vistas a observar de que maneira elementos próprios da ficção paranóica, especialmente os presentes na caracterização do personagem Tiago, podem suscitar nesta narrativa cinematográfica a reflexão acerca da resistência à ditadura militar de 1964. Um dos principais resultados observados no trabalho é o uso de determinados elementos sígnicos, como modo de representação simbólica da ruína da luta armada. Palavras-chave: Resistência. Narrativa. Cabra-cega.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Araújo, Aderlange. "O ENSINO DO DESENHO E ILUSTRAÇÃO DE MODA NA PRÁTICA DA EXTENSÃO." Revista Geometria Gráfica 2, no. 2 (December 19, 2018): 17. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2018.239219.

Full text
Abstract:
O desenho é de grande importância para o profissional de moda, especialmente aquele que desenvolve produtos. Entretanto a realização de desenhos profissionais requer o domínio de técnicas que facilitem o entendimento da peça criada. Objetivos do curso de extensão é ensinar as técnicas tradicionais de desenho e ilustração, e também exercitar a capacidade imaginativa, de abstração e memória visual. A metodologia adotada no curso foi dividida em três etapas, no qual contou com aulas teóricas -práticas sobre desenhos e ilustração de moda. Os resultados obtidos na primeira etapa foram feitos diagnósticos, nos quais apontaram erros de observação do desenho (50%), criação do traço (75%), sombreado (90%), erros no formato do corpo (75%) e desproporção da figura humana (100%). Na segunda etapa os resultados obtidos foram melhoria no traço, no sombreado e proporção exata do corpo humano, obedecendo a grade humana de 8 cabeças e meias. Na última etapa foram atingidos resultados significativos acerca da manipulação das técnicas de aplicação de cores, trabalhando o sombreado, proporção e diferentes métodos de ilustração. Com isso, conclui-se que os discentes que participaram de todas as etapas do curso obtiveram melhores desempenhos e desenhos profissionais que no futuro facilitará a ingressão no mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography