Academic literature on the topic 'Extensoes parciais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Extensoes parciais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Extensoes parciais"

1

Botelheiro, J. C., and S. Silvério. "Paralisias parciais idiopáticas do interósseo posterior - 8 casos." Revista Iberoamericana de Cirugía de la Mano 44, no. 01 (May 2016): 027–30. http://dx.doi.org/10.1016/j.ricma.2015.10.003.

Full text
Abstract:
Introdução: As paralisias idiopáticas parciais do nervo interósseo posterior, atingindo apenas o polegar ou alguns dedos, são muito raras, sendo aparentemente causadas por uma compressão ao nível do músculo supinador.Material e método: Observámos, nos últimos 10 anos, 8 casos, atingindo apenas alguns dedos (3 casos) ou o polegar (5) e não evoluindo para paralisias mais completas.Resultados: Dois casos do polegar, com diagnóstico clínico precoce, curaram espontaneamente. Dos outros 6, observados tardiamente, 4 foram submetidos a cirurgia paliativa com bons resultados (2 polegares, um d3d4 e outro d4d5) e 2 recusaram cirurgia (um polegar e outro d4).Conclusão: As paralisias parciais do interósseo existem e devem ser diferenciadas de roturas dos tendões extensores. Algumas recuperam espontaneamente. Nas outras, se vistas tardiamente, a cirurgia paliativa pode dar um bom resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Roberto Leal, and Sebastião Gusmão. "Variações da extensão anterolateral do acesso suboccipital lateral: estudo anatômico." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 60, no. 2A (June 2002): 251–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2002000200013.

Full text
Abstract:
Estudamos, em laboratório de microcirurgia, as extensões do acesso suboccipital lateral (ASOL) em sete peças anatômicas, com o objetivo de definir as extensões deste acesso necessárias à abordagem das lesões da região anterolateral do forame magno e do forame jugular. As extensões (ressecção óssea) foram realizadas em cinco estágios progressivos: 1) craniectomia suboccipital retrossigmóidea (ASOL retrocondilar); 2) ampliação da craniectomia com remoção da metade posterior do côndilo occipital (ASOL transcondilar parcial); 3)extensão lateral da blocagem do côndilo occipital até abrir o canal do hipoglosso, seguida de ressecção do processo jugular e abertura do forame jugular (ASOL transcondilar parcial-transjugular); 4) brocagem completa do côndilo occipital (ASOL transcondilar completo); 5) ASOL completo acrescido de retirada da massa lateral do atlas até identificação do processo odontóide. Concluimos que as extensões do ASOL devem ser adaptadas à topografia da lesão: o ASOL retrocondilar para as lesões laterais ao forame magno, o ASOL transcondilar parcial para as anterolaterais, o ASOL transcondilar-transjugular para as lesões da região do forame jugular, o ASOL transcondilar completo para as anteriores ao forame magno, e o transcondilar completo/trans-massa lateral do atlas para as lesões extradurais da região anterior ao forame magno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pellegrinetti, Biancamano, and Luís Alberto Magna. "Sobre uma metodologia de apresentação de imagem médica." Radiologia Brasileira 37, no. 3 (June 2004): 211–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000300014.

Full text
Abstract:
Este trabalho demonstra os resultados preliminares, parciais, da experimentação e aceitação de uma metodologia para apresentação de imagens médicas, que utiliza programas simples, sem custo por serem "freewares", que podem ser utilizados em plataformas computacionais medianas, normalmente subutilizadas, não sendo necessários programas extensos, de alto custo, aprendizado dificultado pela sofisticação, tornando mais simples e acessível a possibilidade de visualização, apresentação, impressão, documentação, arquivamento, transmissão eletrônica e disponibilidade para consulta de uma gama de imagens médicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, A. M. A. de, A. E. Martinelli, R. M. do Nascimento, D. M. A. Melo, A. L. Medeiros, L. A. S. M. da Rocha, and E. A. Ávila. "Comportamento tribocorrosivo de sistemas metalocerâmicos odontológicos de Ni-Cr/porcelana e Ni-Cr/Ti/porcelana." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 205–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200010.

Full text
Abstract:
Próteses parciais fixas são empregadas na reabilitação da forma e função de dentes parcial ou totalmente comprometidos e devem permanecer permanentemente unidas aos remanescentes dentários. O material mais utilizado na confecção de próteses odontológicas é a porcelana feldspática. Contudo, ela apresenta propriedades mecânicas limitadas para reposição de espaços edêntulos extensos. A associação da porcelana com sistemas metálicos de níquel-cromo (sistema metalocerâmico) permite que a infra-estrutura metálica compense a natureza frágil da porcelana, preservando-se tanto a isolação térmica como a estética desejáveis, além de reduzir a possibilidade do surgimento e crescimento de trincas durante os esforços mastigatórios. Falhas coesivas por baixa resistência mecânica da porcelana comunicam a estrutura metálica com o ambiente oral, caracterizado pela presença de uma solução eletrolítica (saliva), pela agressividade das variações cíclicas de temperatura, pH e por solicitações mecânicas. Este processo resulta na liberação de íons metálicos que podem desencadear respostas alérgicas ou inflamatórias, e/ou na degradação clínica precoce do sistema metalocerâmico. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da presença de uma camada intermediária de titânio sobre o comportamento de sistemas metalocerâmicos dentários. A aplicação por plasma de um filme fino de titânio gera uma camada óxida passivante regular que protege o substrato metálico contra os efeitos corrosivos da saliva. Ensaios tribocorrosivos foram realizados para simular o ambiente oral, detectando precocemente a formação de trincas no sistema metalocerâmico, o que qualifica a aderência entre os componentes do referido sistema. Foram produzidas amostras planas nas quais suspensões de porcelana feldspática odontológica foram depositadas e queimadas sobre substratos metálicos modificados por filme fino de titânio, comparando-as com o sistema metalocerâmico convencional, sem titânio. O sistema modificado por titânio apresentou melhor comportamento, caracterizando-se pelo menor número de traços de fratura superficial adjacentes à área do ensaio tribocorrosivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerreiro, Carlos A. M., Sandra S. D. Chuluo, and Maria L. N. Branohini. "Novo tratamento para extenso granuloma paracoccidioidomicótico cerebral." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 45, no. 4 (December 1987): 419–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1987000400009.

Full text
Abstract:
Um paciente de 59 anos com grande granuloma paracoccidioidomicótico na região fronto-parietal direita submetido a tratamento com sulfametoxazol-trimetoprim apenas é apresentado. O paciente foi internado com história de crises epiléticas parciais motoras à esquerda secundariamente generalizadas há 4 meses, associadas a progressiva hemiparesia esquerda há 2 meses. O exame físico mostrou discreto descoramento da mucosa, diminuição de murmúrio vesicular e leve hepatomegalia. O exame neurológico revelou hemiparesia esquerda completa, predominando em membros superior, RX de crânio, exame do LCR e EEG mostraram-se normais. Tomografia computadorizada revelou grande área hipodensa na região fronto-parietal direita estendendo-se até o córtex; injeção do contraste acentuou a área central e mostrou formação de um anel ao redor da lesão. RX de tórax mostrou infiltrado pulmonar difuso e bilateral, mais proeminente nas regiões para-hilares, consistente com paracoccidiodomicose pulmonar. Exame do escarro mostrou a presença do Paracoccidioides brasiliensis. As crises epiléticas foram controladas com 100 mg de fenobarbital. Foi iniciado tratamento com 1200 mg de sulfametoxazole mais 240 mg de trimetoprim duas vezes ao dia. Uma semana após o início do tratamento começou a melhora da hemiparesia. Os controles tomográficos evidenciaram a regressão da lesão. Acompanhado por 26 meses, o paciente persiste assintomático usando 800 mg de sulfametoxazol e 160 mg de trimetoprim. Os autores discutem essa terapia para lesões extensas, até então considerada pela literatura consultada como de resolução cirúrgica e/ou pelo uso da anfotericina B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bueno, Lucas. "O sítio Lajeado 1 e os palimpsestos do Brasil central." Revista de Arqueologia 18, no. 1 (December 30, 2005): 25–42. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v18i1.202.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos como a configuração do registro arqueológico no Brasil Central está associada ao processo de formação de extensos sítios líticos de superfície comuns em diferentes locais dessa macro-região. Três aspectos são enfatizados para testar a hipótese do sítio Lajeado 1 envolver a sobreposição parcial de conjuntos líticos produzidos em diferentes momentos de sua ocupação: 1) caracterização tecnológica do conjunto artefatual coletado; 2) distribuição espacial dos vestígios, e 3) comparação com os conjuntos associados a sítios de diferentes períodos de ocupação dessa área. Essa sobreposição seria responsável por definir uma extensa área de dispersão de vestígios, com adensamento em alguns pontos, correspondendo a configuração atual do sítio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Schiavon, M. A., S. U. A. Redondo, and I. V. P. Yoshida. "Caracterização térmica e morfológica de fibras contínuas de basalto." Cerâmica 53, no. 326 (June 2007): 212–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000200017.

Full text
Abstract:
Os basaltos são rochas vulcânicas abundantes provenientes de extensos derrames de lava. A tecnologia de fiação contínua produz filamentos de basalto na forma de fios micrométricos amorfos. Neste trabalho são apresentados resultados da caracterização térmica e morfológica de fibras longas de basalto, de diâmetro micrométrico. Estas fibras apresentaram excelente estabilidade térmica, resultando em alterações de massa menor que 1% sob aquecimento até a temperatura de 1000 ºC, em atmosfera inerte ou oxidante. Por outro lado, a ~ 800 ºC ocorreu a cristalização parcial das fibras de basalto, com a formação de fases cristalinas de silicatos e alumino-silicatos, como a anortita, da classe dos plagioclásios. A morfologia das fibras, aquecidas a 1000 ºC, foi alterada devido à fusão e cristalização das fases presentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gianini, Carla Guimarães, Carlos Alberto Hussni, Ana Liz Garcia Alves, José Luiz de Mello Nicoletti, Armen Thomassian, Júlio Lopes Sequeira, Suzane Lilian Beier, and Rebeca Alves Weigel. "Restabelecimento funcional do tendão extensor digital longo submetido a ressecção parcial em equinos: observação macroscópica, histopatológica e ultra-sonográfica." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, no. 6 (December 1, 2006): 728. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26549.

Full text
Abstract:
Objetivou-se estudar os aspectos macroscópicos, ultra-sonográficos e histopatológicos do tecido neoformado no local da ressecção parcial do tendão extensor digital longo em 10 eqüinos, no momento do restabelecimento funcional do membro com o animal em locomoção à passo. O exame macroscópico foi realizado a cada 48 horas, o planimétrico das feridas a cada 10 dias, o ultra-sonográfico a cada 15 dias e o histopatológico no final do experimento. As feridas mostraram tecido de granulação em retração e exuberante, sem epitelização total, com aspectos ultra-sonográficos desorganizados diferentes do tendão íntegro e os exames histopatológicos revelaram tecido cicatricial em formação. O restabelecimento funcional médio foi de 45,9 dias, com o tecido neoformado na região da tenectomia permitindo o restabelecimento funcional do membro operado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caetano, Maurício Benedito Ferreira, Walter Manna Albertoni, and Edie Benedito Caetano. "Estudo anatômico das inserções distais do tendão extensor longo do polegar." Acta Ortopédica Brasileira 12, no. 2 (June 2004): 118–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522004000200008.

Full text
Abstract:
Registramos pelo presente estudo que o músculo (ELP) e seu tendão apresentaram poucas variações anatômicas. Não registramos a presença de tendões acessórios e nem a ausência desse músculo ou de seu tendão. Verificamos em todas as preparações a passagem do tendão pelo terceiro compartimento osteofibroso, cruzando sobre os extensor radial curto (ERCC) e longo (ERLC) do carpo e dirigindo-se ao polegar. A alteração no trajeto tendinoso, desviando-se no sentido radial foi verificada em uma das preparações (1,6%). A duplicação parcial do tendão proximal a articulação metacarpofalângica (AMFP) foi verificada em 3 observações (4,8%), sendo 1 bilateral, e distal à articulação em 5 (8,3%), 2 bilateralmente. A inserção óssea na base da falange distal (BFD) foi encontrada em todas as observações. Durante sua passagem pela articulação metacarpofalângica, registramos sua inserção na cápsula articular em 14 observações (23,3%), porém não registramos a inserção óssea nesse local. O padrão mais comum em relação ao músculo ELP foi a presença constante de 1 tendão, passando pelo terceiro compartimento osteofibroso dorsal do punho com inserção óssea na base da falange distal do polegar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vendramin, Fabiel Spani, and Cesar Silveira Cláudio-da-Silva. "Retalho sural estendido de pedículo distal." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 31, no. 4 (August 2004): 248–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912004000400007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Mostrar a possibilidade da utilização do 1/3 proximal da perna como região doadora para o retalho fasciocutâneo sural de pedículo distal. MÉTODO: Estudo prospectivo de cinco casos operados para o tratamento de feridas de diversas etiologias na região distal da perna e pé, com utilização de retalho sural de pedículo distal abrangendo tecido da região superior da perna. Os tamanhos dos retalhos, e dos pedículos, e a incidência de perda parcial e total dos retalhos foram avaliados. RESULTADOS: Todos os casos tiveram uma evolução final satisfatória, com cicatrização da ferida e preservação anatômica e funcional do membro. Houve necrose parcial da área cutânea em dois retalhos. Não houve perda total de nenhum dos retalhos. Em dois casos necessitamos de mais de um tempo cirúrgico. CONCLUSÕES: A utilização de tecido fasciocutâneo da região superior da perna, correspondente ao trajeto subfascial do nervo, é possível e confere ao cirurgião a possibilidade de confeccionar retalhos mais amplos para tratar lesões mais extensas do tornozelo ou com pedículos mais longos para tratar as regiões do retropé e mediopé.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Extensoes parciais"

1

Freitas, Daiane Silva de. "Extensões Galois-Azuma-Hopf parciais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/27116.

Full text
Abstract:
Nesta tese apresentamos condições necessárias e suficientes para que o skew anel de grupo parcial, R*xG, e o produto smash parcial, A#xH, sejam separáveis sobre seus respectivos centros em termos de separabilidade, Hirata-separabilidade e condições de Galois. Além disso, estabelecemos correspondências de Galois para extensões Galois-Azumaya-Hopf parciais.
In this thesis we present suficient and necessary conditions for the partial skew group ring, R*xG, and the partial smash product, A#xH, to be separable over their respective centers in terms of separability, Hirata-separability and Galois conditions. Furthermore, we establish Galois correspondences for partial Galois-Azumaya-Hopf extensions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Giovanni da Silva. "Hipersuperfícies com curvaturas principais positivas em espacos homogêneos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1998. http://hdl.handle.net/10183/127099.

Full text
Abstract:
Um resultado clássico em Geometria Diferencial, conhecido como teorema de Hadamard, e demonstrado pelo mesmo ([Ha]), estabelece que uma superfície conexa compacta no espaço Euclidiano cujas curvaturas principais são todas positivas é o bordo de um corpo convexo. Em part icular, a superfície é difeomorfa a uma esfera. Neste trabalho apresentamos extensões parciais deste teorema para imersões de codimensão arbitrária e para outros espaços ambientes que o E uclidiano conforme feito em [R].
A classical result in differential geometry, known as Hadamard's theorem and proved by himself ([Ha]). establishes that a compact connected surface in the Euclidean space whose principal curvatures are everywhere positive is the boundary of a convex body. In particular, the surface is diffeomorphic to a sphere. In this work we present IJartial extensions of this theorem to immersions of arbitrary codimension and to other spaces than the Euclidean one, as clone in [R].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marín, Colorado Víctor Eduardo. "O semigrupo inverso das extensões abelianas parciais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/152928.

Full text
Abstract:
O objetivo principal desta tese e a construção do semigrupo inverso das classes de isomorfismo das extensões abelianas parciais de um anel comutativo.
The main purpose of this thesis is the construction of the inverse semigroup of the isomorphism classes of the partial abelian extensions of a commutative ring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bonfante, Elaine. "Extensões de distribuições quase-homogêneas." Universidade Federal de São Carlos, 2007. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5843.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissEB.pdf: 648176 bytes, checksum: 8f2e2eaf5e283dcc58ded3a60362a47a (MD5) Previous issue date: 2007-02-02
In this dissertation the author proves two results of extensions for IRn of distribution solutions in IRn{0} of the operator Lλ,a = n ∑ i=1 λixi@xi − a, with λ = (λ1, . . . , λn) E Rn + and a E C.
Nesta dissertação a autora demonstra dois resultados de extensões para Rn de soluções distribucionais em Rn\{0} do operador Lλ,a = n ∑ i=1 λixi@xi − a, com λ = (λ1, . . . , λn) E Rn + e a E C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gabriel, Camila Pires Cremasco. "Extensões de soluções homogêneas de uma classe de operadores diferenciais parciais reais de ordem um." Universidade Federal de São Carlos, 2005. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5902.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissCPCG.pdf: 492387 bytes, checksum: 300db32f6d42bf09cbf8e4a590c0956f (MD5) Previous issue date: 2005-03-04
Financiadora de Estudos e Projetos
Visualizar o resumo em texto completo para download!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Franco, Valdeni Soliani. "Transfer Parcial para Extensões de Grupos Dualidades." Universidade de São Paulo, 1998. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-19032018-095720/.

Full text
Abstract:
Desde que o conceito de Grupos Dualidades de Poincaré foi criado, muitos esforços tem sido feito com a finalidade de estudar as propriedades geométricas de uma variedade fechada nesta nova categoria. Isto é natural, pois um Grupo Dualidade de Poincaré tem sua homologia e cohomologia conectada por um isomorfismo semelhante ao isomorfismo Dualidade Poincaré para variedades compactas. Produtos semelhantes ao cup e cap, operaçrios quadrados de Steenrod, Teorema dos Coeficientes Universais também podem ser definidos para Grupos Dualidade de Poincaré. Da mesma maneira as classes de Stiefel-Whitney, números de Stiefel- Whitney e a noção de cobordismo de Grupos Dualidade de Poincaré pode ser definido, e desde que estas propriedades são essencialmente algébricas, os resultados nesta direção não são novos. Apenas como complemento nós demonstraremos aqui propriedades multiplicativos do índice de \"fibrações\" (sob certas hipóteses) e damos contra-exemplos semelhantes aos dados por Atiyah e Kodaira. O centro deste trabalho é o Teorema de Transfer Parcial de Gotllieb. Sua demonstração utiliza propriedades geométricas refinadas de variedades, que não tem similares para Grupos Dualidades de Poincaré. Graças a sequência espectral de LHS, nós apresentamos aqui uma demonstração do Teorema de Transfer Parcial para uma sequência exata curta: N →i G →π Q de Grupos Dualidades de Poincaré e damos algumas aplicações.
Since the concept of Poincaré Duality Groups was areated, many efforts has been done in order to study the geometrical properties of a closed manifold, in this new category. This is natural because a Poincaré Duality Group has its homology and cohomology connected by an isomorfism like the Poincaré Duality isomorphism for compact manifolds. Products like the cup and cap product, Steenrod square operations, universal coeficient theorems can also be defmed for Poincaré Duality Groups. In this way Stiefel- Whitney classes, Stiefel Whitney numbers and the notion of cobordism of Poincaré Duality Groups can be naturally established. Also the notion of index of Poincaré Duality Group can be defined, and since its properties are essentially algebraic, the results in this direction would not be new. For completness we prove here the multiplicative property of the index for \"fibrations\" (under cetain hipothesis) and we give counter-examples like the ones given by Atiyah and Kodaira. The core of this work is the Partia] Transfer Theorem of Gotllieb. Ris proof uses deep geometrical properties of manifolds, still without similar for Poincaré Duality Groups. Thanks for LHS spectral sequence we present here a proof of the Partia] \'Pransfer Theorem for a short exact sequence: N →i G →π Q of Poincaré Duality Groups and some applications is given.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Edson Sidney. "O método de Perron : aplicações e extensões." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2000. http://hdl.handle.net/10183/2984.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação apresentamos e desenvolvemos o Método de Perron, fazendo uma aplicação ao ploblema de Dirichlet para a equação das superfícies de curvatura média constante em R3. Apresentamos também uma extensão deste método dentro de EDP's e, por fim, obtemos uma extensão geométrica que se aplica a superfícies ao invés de gráficos. Comentamos a aplicação deste método geométrico á existência de superfícies mínimas tendo como bordo duas curvas convexas em planos paralelos do R3.
In this work we explain Perron's method and obtain an application of it to the Dirichlet Problem for the constant mean curvature surface equation in R3. We also obtain an extension of this method within the P.D.E theory and, finally, we obtain a geometric extension which applies to surfaces instead of graphs. This geometric extension can be used to prove the existence of a minimal compact surface having as boundary two convex curves in palallel plane of R3. We discuss this result at the final part of the work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Junior Domingos Lopes da 1982. "Propriedades estruturais e energéticas de efeitos extensos no gelo Ih." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/277754.

Full text
Abstract:
Orientador: Maurice de Koning
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Made available in DSpace on 2018-08-23T15:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SilvaJunior_DomingosLopesda_D.pdf: 17651517 bytes, checksum: 27cb54e210fe4d9dd8c11581abe57d01 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Usando a abordagem da Teoria do Funcional da Densidade (DFT), estudamos propriedades estruturais de falhas de empilhamento e discordâncias parciais na fase sólida mais comum da água, conhecida como gelo Ih. Uma das principais características do gelo Ih é o desordenamento protônico, que exerce forte influência nas estruturas destes defeitos extensos. O deslocamento relativo entre camadas para produzir as falhas de empilhamento no gelo Ih é responsável por criar uma série de violações nas regras do gelo conhecidas como defeitos Bjerrum. Nas otimizações de geometria por DFT observamos que as moléculas apresentaram uma forte tendência de reconstrução para eliminar os defeitos Bjerrum. Entretanto, a desordem protônica dificulta que todos os defeitos Bjerrum sejam corrigidos espontaneamente. Estes defeitos remanescentes são responsáveis por elevar consideravelmente a energia de formação da falha de empilhamento, contrariando as estimativas experimentais. Tal contradição sugere que não há concentrações significativas de defeitos Bjerrum em falhas de empilhamento no gelo Ih. De fato, os nossos resultados para as energias de formação de falhas de empilhamento sem defeitos Bjerrum são muito próximos de zero, concordando com as estimativas experimentais. Uma energia de formação de falha de empilhamento baixa indica que a dissociação de discordâncias perfeitas em discordâncias parciais é favorável. Nós investigamos propriedades estruturais de discordâncias parciais conhecidas como parciais 30° e 90°. Observamos uma semelhança muito grande entre as estruturas destas parciais no gelo Ih com o caso do silício. Assim como no silício, as moléculas de água presentes no caroço destas parciais apresentam uma ligação quebrada. Em ambas as parciais observamos uma forte tendência de reconstrução de caroço para restabelecimento desta ligação. Novamente, a desordem protônica dificulta o restabelecimento de todas as ligações quebradas espontaneamente criando defeitos de reconstrução conhecidos como defeitos de anti fase (APD) que também são observados no silício. Fizemos simulações que comparam as energias das parciais não-reconstruídas com as totalmente reconstruídas e os nossos resultados mostraram uma grande redução do excesso de energia com a reconstrução. Isto sugere que as discordâncias parciais no gelo Ih são reconstruídas. A discordância parcial 90° apresenta dois tipos de reconstrução um deles conhecido como período simples e o outro como período duplo. A diferença de energia entre estas reconstruções é tão pequena que é plausível que estas reconstruções coexistam em um mesmo caroço. Esta coexistência é mais uma das semelhanças entre o caso do gelo Ih e do silício. Os principais resultados desta Tese foram publicados em Physical Review B 85, 024119 (2012)
Abstract: Using the Density Functional Theory (DFT) approach, we studied the structural properties of stacking faults and partial dislocations in the most common solid phase of water, known as ice Ih. One of the main features of Ice Ih is the proton disorder, which has a strong influence on the structures of these defects. The relative displacement between layers to produce the stacking faults in ice Ih is responsible for creating violations of the ice rules known as Bjerrum defects. In DFT geometric optimizations we observed that molecules show a strong tendency to reconstruct to eliminate the Bjerrum defects. However, the proton disorder prevents the correction of all Bjerrum defects spontaneously. These remaining defects are responsible for higher stacking-fault energies, contradicting experimental estimates. This contradiction suggests that there is no significant concentration of Bjerrum defects in stacking faults in ice Ih. Indeed fact, our results for stacking fault energies without Bjerrum defects are almost zero, consistent with the experimental estimates. Low stacking fault energies suggest that dissociation of perfect dislocations into two partials is favorable. We investigated the structural properties of 30° and 90° partial dislocations. We observed that the structures of partial dislocations in ice Ih is very similar to the case of silicon. As in silicon, the water molecules in the partial dislocation core have one dangling bond. In both partials we observed a strong tendency of reconstruction to fix this dangling bond. Again, the proton disorder prevents the full correction of dangling bonds to occur spontaneously, creating reconstruction defects known as anti phase defects, that are also observed in silicon. We compare the nonreconstructed with fully reconstructed partial dislocations and observed a large reduction of excess energies associated with reconstruction. This suggests that partial dislocation in ice Ih are reconstructed. The 90° partial has two types of reconstruction. One is known as single period and another as double period. The energy difference between both is so small that it is plausible that these reconstructions coexist in the same core. This coexistence is yet another similarity between ice Ih and the silicon. The main results of this Thesis were published in Physical Review B 85, 024119 (2012)
Doutorado
Física
Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Biral, Taíse Mendes. "Efeitos do treinamento resistido associado à restrição parcial de fluxo sanguíneo na força e hipertrofia de extensores do joelho em adultos saudáveis : uma revisão sistemática com metanálise e um estudo randomizado controlado /." Presidente Prudente, 2019. http://hdl.handle.net/11449/191473.

Full text
Abstract:
Orientador: Franciele Marques Vanderlei
Resumo: Estudos sobre o treinamento resistido de baixa intensidade associado à restrição de fluxo sanguíneo (RFS) atualmente tem ganhado destaque, porém ainda existem lacunas que podem ser exploradas em relação aos seus efeitos fisiológicos quando associado a treinamentos excêntricos, principalmente na força e hipertrofia muscular. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática com metanálise e um estudo aleatorizado controlado a fim de esclarecer os reais efeitos do TRBI associado à RFS nos desfechos de força, hipertrofia muscular e desempenho funcional, e se a RFS quando associada a treinamentos excêntricos de baixa e alta intensidade é capaz de aumentar as respostas desses desfechos dos extensores de joelho em homens adultos saudáveis. Métodos: A revisão sistemática foi registrada no PROSPERO (número do registro #CRD42018104065). Os estudos foram selecionados por meio de sete bases de dados. Todos os estudos incluídos foram avaliados quanto à qualidade metodológica, utilizando a Escala PEDro, bem como foi avaliada a qualidade da evidência. Somente ensaios clínicos randomizados que avaliaram a eficácia do treinamento com RFS na força e hipertrofia muscular dos músculos extensores de joelho em adultos do sexo masculino, saudáveis e/ou fisicamente ativos, com idade de 18 a 35 anos, contra algum grupo de intervenção foram considerados elegíveis. Todas as metanálises foram conduzidas por meio do software Review Manager – RevMan e descritos como diferenças médias padronizadas (standardized ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Studies on low intensity resistance training associated with blood flow restriction (RFS) are currently gaining prominence, however there are still gaps that can be explored in relation to their physiological effects when associated with eccentric training, especially in muscle strength and hypertrophy. Objective: To carry out a systematic review with meta-analysis and a randomized controlled study in order to clarify the real effects of TRBI associated with RFS on the outcomes of strength, muscle hypertrophy and functional performance, and whether RFS when associated with low and high intensity eccentric training is able to increase the responses of these knee extensor outcomes in healthy adult men. Methods: The systematic review was registered in PROSPERO (registration number # CRD42018104065). The studies were selected through seven databases. All included studies were assessed for methodological quality, using the PEDro Scale, as well as the quality of evidence was assessed. Only randomized controlled trials that assessed the effectiveness of RFS training on muscle strength and hypertrophy of knee extensor muscles in healthy, male and / or physically active adults, aged 18 to 35, against any intervention group were considered eligible. All meta-analyzes were conducted using the Review Manager - RevMan software and described as standardized mean differences (SMD) or mean differences (mean difference - MD) with 95% confidence intervals (CI). The randomized controlled study ... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

"Extensões de soluções homogêneas de uma classe deoperadores diferenciais parciais reais de ordem um." Tese, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de São Carlos, 2005. http://www.bdtd.ufscar.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=576.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Extensoes parciais"

1

Payares Loyo, Lesbia Coromoto, Lyneth Haymara Camejo López, Nataliya Barbera Alvarado, and Yamarú del Valle Chirinos Araque. "La complejidad en ciencias sociales humanas y algunas contribuciones metodológicas." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen III, 3–27. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2018. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2018vol.iii.2.

Full text
Abstract:
Los estudios y trabajos realizados en complejidad son cada día más extensos. La mayoría de ellos gira en torno a planteamientos teóricos; no obstante, el trabajo que aquí se presenta muestra de manera explícita las implicaciones metodológicas del estudio de y el trabajo con fenómenos de complejidad creciente. La propuesta es iluminada por el paradigma emergente de la complejidad en interface con la tradición fenomenológica. Como resultado, el texto explora el sentido y la posibilidad de cómo se genera el conocimiento en las tres formas de ver la complejidad: método, cosmovisión y ciencia, proponiendo llenar en manera parcial ese vacío. Este artículo argumenta que las posibilidades metodológicas de la complejidad incluyen las hermenéuticas respectivas en cada caso. Tres son los ejes que articulan el argumento: primero, una declaración de lo que es la complejidad como método y sus derivaciones; luego, la consideración de las consecuencias de la complejidad como cosmovisión, y por último, se muestra la complejidad como ciencia a través de la teoría de redes. Al final, se extrae como conclusiones que las ciencias de la complejidad inclinan análisis hacia las matemáticas y la computación, mientras que la complejidad como método y cosmovisión no le dan la misma importancia. Las tres se basan en el trabajo interdisciplinario en beneficio de las ciencias sociales y humanas, cuyos avances, aproximaciones y aplicaciones tienen distintos frentes pero se proponen traspasar las barreras disciplinarias que separan a estos tres campos del saber.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Extensoes parciais"

1

YUMI YOSHIDA, CAMILA, Yoon Kil Chang, Marcio Schmiele, Vitor Andre Silva Vidal, and MARISE A. R. POLLONIO. "Elaboração de mortadela com substituição parcial da carne animal por extensor de carne." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51188.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Vivian Barbosa de. "ASPECTOS DA HIDRONEFROSE EM PEQUENOS ANIMAIS." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1876.

Full text
Abstract:
Introdução: A hidronefrose consiste na dilatação da pelve e dos cálices renais, causando comprometimento funcional e progressivo do parênquima renal, geralmente está associada às alterações do fluxo urinário provenientes de processos obstrutivos totais ou parciais do trato urinário inferior. Objetivo: Realizar um levantamento de informações sobre a hidronefrose para que sejam compartilhadas com profissionais da área e estudantes. Materiais e Métodos: Revisão de literatura utilizando as bases de dados Scielo, Pubvet, Ars Veterinária, realizada em 2021. Resultados: O aparecimento dessa doença ocorre em média aos nove anos de idade, não há predileção por sexo ou raça. Em um estudo realizado com 1063 cães, 9,3 % das lesões do sistema urinário estão associadas a pelve renal, sendo a hidronefrose observada em 3,85% dos casos. As causas de hidronefrose são variadas, como urolitíases, inflamação crônica, neoplasias, desordens de função neurogênica, massas extrínsecas e ligadura cirúrgica acidental de ureter. A hidronefrose pode ser unilateral ou bilateral. A unilateral é causada pela obstrução dos ureteres em qualquer ponto de seu comprimento ou em sua entrada na vesícula urinária, enquanto a bilateral pode ser causada por obstrução uretral ou lesões extensas na região do trígono vesical. Normalmente permanece assintomática por longos períodos, principalmente na hidronefrose unilateral, justamente pelo rim contralateral desempenhar funções compensatórias ao rim afetado. Os pacientes acometidos comumente apresentam quadro de azotemia e falência renal. No exame ultrassonográfico é observado conteúdo anecoico no interior do sistema coletor de urina e ausência de evidências de peritonite. O rim severamente hidronefrótico pode ser contaminado por bactérias hematógenas podendo levar a pielonefrose, onde saco de parede fina fica preenchido por pús ao invés de urina. O tratamento consiste em restaurar o fluxo urinário e a nefrectomia é indicada somente em estágios mais avançados. Conclusão: A hidronefrose é uma enfermidade de diagnóstico normalmente tardio, principalmente em casos unilaterais, e quanto maior o avanço mais severo o impacto na qualidade de vida do animal, visto que afeta a hemostasia do sistema urinário, podendo levar a óbito. Portanto, torna-se essencial uma boa anamnese e exames complementares para diagnostico e tratamento da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography