To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa adicional.

Journal articles on the topic 'Faixa adicional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Faixa adicional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Yang, Yunfeng, Jiaqian Zhou, Bing Li, Hongmou Zhao, Tao Yu, and Guangrong Yu. "Exploração operatória e redução de sindesmose em lesão de tornozelo de Weber tipo C." Acta Ortopédica Brasileira 21, no. 2 (April 2013): 103–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522013000200007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar os métodos cirúrgicos no tratamento de fratura de tornozelo de Weber tipo C e estimar a necessidade de exploração cirúrgica da sindesmose. MÉTODOS: Quarenta e três pacientes que apresentavam fratura de tornozelo de Weber tipo C foram tratados com redução aberta e fixação interna de outubro de 2004 a dezembro de 2009. Vinte e nove pacientes foram tratados com o procedimento de rotina, que envolve redução aberta e fixação interna, exploração de sindesmose. Nos outros pacientes, foram realizados reparos adicionais. Trinta e quatro pacientes foram acompanhados durante um período médio de 31,2 meses (faixa, 18 a 50 meses), 22 pacientes desse total foram tratados com procedimentos de rotina e 12 foram tratados com exploração cirúrgica adicional da sindesmose. RESULTADOS: Todas as fraturas estavam unidas no período médio de 13,1 semanas (faixa, 10 a 18 semanas), tendo início o apoio de peso total. A escala média de tornozelo e retropé do escore da american orthopaedics foot and ankle society foi 79,86 (faixa, 65 a 98) no grupo procedimentos de rotina e 86,67 (faixa, 78 a 100) no grupo exploração da sindesmose. Os valores do escore de Olerud-Molander foram 77,27 (faixa, 55 a 100) e 86,67 (faixa, 75 a 100), respectivamente. Constatou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos (P < 0,05). CONCLUSÃO: A exploração cirúrgica da sindesmose é essencial em certas fraturas de tornozelo de Weber tipo C, que torna possível o desbridamento e a redução direta da sindesmose, permitindo maior estabilização da articulação do tornozelo. Nível de evidência III, Estudo retrospectivo comparativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bezerra Neto, Francisco, Fábia V. Andrade, Maria Zuleide de Negreiros, and João José dos Santos Júnior. "Desempenho agroeconômico do consórcio cenoura x alface lisa em dois sistemas de cultivo em faixa." Horticultura Brasileira 21, no. 4 (December 2003): 635–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362003000400012.

Full text
Abstract:
O desempenho de quatro cultivares de alface lisa, em cultivo solteiro e consorciado com cenoura, em dois sistemas de cultivo em faixas, foi avaliado em experimento, de outubro a dezembro de 2000, na ESAM em Mossoró. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados completos em esquema fatorial 3 x 4 + 1, com quatro repetições. Os tratamentos do fatorial resultaram da combinação dos sistemas de cultivos (solteiro, consorciado em faixas com três fileiras de cenoura alternadas com três fileiras de alface e consorciado em faixas com quatro fileiras de cenoura alternadas com quatro fileiras de alface) com quatro cultivares de alface lisa (Babá de Verão, Karla, Verdinha e Elisabeth), mais um tratamento adicional (cenoura 'Brasília' solteira). Avaliou-se para a cultura da alface: altura e diâmetro de plantas, número de folhas por planta, matéria seca da parte aérea e produtividade; para a cultura da cenoura avaliou-se: altura de plantas, matéria fresca da parte aérea, produtividade total, comercial e classificação de raízes. Alguns indicadores agroeconômicos foram usados para medir a eficiência dos sistemas consorciados. Não houve interação significativa entre sistemas de cultivos e cultivares de alface para nenhuma das características avaliadas. Os sistemas de cultivo afetaram todas as características avaliadas tanto na cultura da alface como na da cenoura, e as cultivares de alfaces testadas influenciaram apenas o número de folhas/planta, com a cultivar 'Karla' registrando maior número. A produtividade média da alface nos sistemas consorciados, embora inferior à do sistema solteiro, representou uma fonte adicional de renda. O consórcio cenoura 'Brasília' x alface cv. 'Verdinha' em faixas com quatro fileiras foi o que apresentou maior viabilidade agroeconômica, com índice de uso da terra em torno de 19% e taxa de retorno ao redor de 3,0.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bonfim, Thatia Regina, Débora Bevilaqua Grossi, Cleber Antonio Jansen Paccola, and José Angelo Barela. "Efeito de informação sensorial adicional na propriocepção e equilíbrio de indivíduos com lesão do LCA." Acta Ortopédica Brasileira 17, no. 5 (2009): 291–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522009000500008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar o efeito da utilização de informação sensorial adicional na propriocepção e no equilíbrio de indivíduos com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). MÉTODOS: Participaram deste estudo 28 indivíduos com lesão unilateral do LCA e 28 indivíduos com joelhos sadios. A propriocepção foi avaliada por meio do limiar para detecção de movimento passivo da articulação do joelho nas posições de 15 e 45 graus, para as direções de flexão e de extensão. O equilíbrio foi avaliado em posição unipodal sem visão, sobre uma plataforma de força e investigado por meio da amplitude e da velocidade média de oscilação do centro de pressão. As condições de informação sensorial utilizadas foram: informação normal, bandagem infra-patelar e faixa infra-patelar. RESULTADOS: Indivíduos com lesão do LCA apresentam um prejuízo na propriocepção e no equilíbrio quando comparados a indivíduos com joelhos sadios (p<0,05). Entretanto, com adição de informação sensorial, tanto a capacidade proprioceptiva quanto o equilíbrio de indivíduos com lesão do LCA é melhorado (p<0,05). Indivíduos com joelhos sadios não apresentam benefício na utilização de informação sensorial adicional (p>0,05). CONCLUSÃO: A lesão do LCA acarreta um prejuízo da propriocepção e do equilíbrio, porém estes efeitos são minimizados com utilização de informação sensorial adicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

KOUYOUMDJIAN, JOÃO ARIS. "Síndrome do túnel do carpo: aspectos atuais." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 57, no. 2B (June 1999): 504–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1999000300026.

Full text
Abstract:
Baseado na experiência eletrofisiológica do autor em 668 pacientes e em dados de literatura, foi realizada revisão sobre síndrome do túnel do carpo (STC) analisando aspectos clínico-epidemiológicos e de conducão nervosa. O nervo mediano sofre desmielinização nodal ou segmentar por compressão no túnel do carpo, 3-4 cm distal à prega do punho. O complexo sintomátíco inclui dormência e fomigamento noturno nas mãos, frequentemente bilateral e mais comum em mulheres na faixa etária de 40-60 anos. São descritos casos familiares em que a herança poderia determinar ligamento transverso do carpo mais espesso. Fatores antropomórficos podem também representar risco adicional porém com pouca significância estatística. Ressonância magnética pode ser útil em casos selecionados e atípicos. São discutidos aspectos do tratamento conservador e controvérsias do tratamento cirúrgico. Na condução nervosa clássica observa-se aumento de latência distal sensitiva (segmentar) e motora do nervo mediano. Métodos adicionais de sensibilização incluem latência palma-punho do mediano (misto), diferença de latência palma-punho mediano/ulnar (misto), diferença de latência mediano/radial e mediano/ulnar (sensitivo), técnica da centimetragem punho-palma com registro no II/III dedos e diferença mediano/ulnar com registro lumbrical/interósseo (motor).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Meireles, João Batista, Guilherme Pennachin Sakamiti, and José Adilson de Castro. "Avaliação de Eletrodos de Solda a Ponto por Resistência Elétrica Revestidos com Cromo em Solda de Zircalloy." Soldagem & Inspeção 23, no. 3 (September 2018): 350–63. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2303.05.

Full text
Abstract:
Resumo A soldagem de estruturas de combustíveis nucleares de Zircalloy possui uma faixa de parâmetros pequena para soldas de qualidade adequadas, pois o Zircalloy tem a temperatura de fusão maior do que a da liga de cobre usualmente utilizada para os eletrodos. No intuito de aumentar a faixa de parâmetros que produzem soldas de qualidade, foi testado um revestimento de cromo nas superfícies do eletrodo e demais dispositivos de soldagem, pois o cromo apresenta uma temperatura de fusão maior do que o Zircalloy e também daquela apresentada pelo cobre. Foram soldadas amostras com dispositivos de soldagem comumente utilizados, que são sem nenhum revestimento e dispositivos de soldagem revestidos de cromo para uma comparação da ampliação da faixa de parâmetros, garantindo a qualidade adequada para a solda. Foram utilizados ensaios metalográficos para avaliar a medida do tamanho da lentilha, e ensaios de corrosão para verificar a integridade da solda, que são critérios usuais de aceitação da solda. Além disso, foi utilizada simulação computacional para análise da região soldada e possibilitar a disponibilização de uma ferramenta de análise adicional para previsão da zona afetada pelo calor que confere qualidade adequada para a zona afetada pelo calor. A simulação computacional foi capaz de prever o tamanho da lentilha de solda utilizando os parâmetros de controle. Ambas as abordagens indicaram que se obtém ampliação da faixa de parâmetros de soldagem aceitáveis e consequentemente o aumento do tamanho da lentilha de solda, tornando a nova metodologia mais confiável e adequada para a soldagem com a segurança necessária para se decidir sobre sua aprovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, F. C. F., J. Silva e Oliveira, E. C. M. Lanes, A. C. A. Duque, and C. R. Ramos. "Valor nutricional do triticale (X Triticosecale Wittimack) para uso como silagem na Zona da Mata de Minas Gerais." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, no. 6 (December 2008): 1484–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000600027.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se, em delineamento inteiramente ao acaso com quatro repetições, os efeitos da idade de corte (83, 90, 97, 104, 111 e 118 dias) do triticale (X Triticosecale Wittimack) sobre o valor nutricional da forragem e sobre os padrões de fermentação e de qualidade da sua silagem. Houve incremento de 0,26 e decréscimo de 0,12 unidades porcentuais, respectivamente, nos teores de matéria seca (MS) e de proteína bruta (PB) da silagem, para cada dia adicional na idade de corte, sendo os maiores teores de MS obtidos de plantas cortadas aos 104 e 118 dias. Foi observado decréscimo de 0,03 unidades no pH das silagens para cada dia adicional na idade de corte do triticale. Os menores valores de pH e a menor taxa de proteólise foram observados de 97 a 118 dias de crescimento das plantas. Os parâmetros de degradação ruminal in situ da MS da forragem verde variaram de 82,2 a 91,7% (degradabilidade potencial), de 1,9 a 3,3%/h (taxa de degradação) e de 40,5 a 52,9% (degradabilidade efetiva, sob taxa de passagem ruminal de 5%/h). Na faixa de idade de corte do triticale de 83 a 118 dias em cultivo de inverno com irrigação por aspersão, na Zona da Mata de Minas Gerais, as silagens obtidas de plantas cortadas aos 104 e 111 dias de crescimento apresentam melhor qualidade de fermentação. A forragem obtida aos 83 dias de crescimento das plantas apresentou bom valor nutricional para ser utilizada sob condição de pastejo ou fornecida verde picada no cocho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bandeira, Flavia Miranda Gomes C., Magnun Nueldo Nunes Santos, Marcos André M. Bezerra, Yara M. Gomes, Aderson Silva Araujo, Maria Cynthia Braga, Wayner Vieira Souza, and Frederico G. C. Abath. "Triagem familiar para o gene HBB*S e detecção de novos casos de traço falciforme em Pernambuco." Revista de Saúde Pública 42, no. 2 (April 2008): 234–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102008005000002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar o incremento no número adicional de afetados com base na prevalência de síndromes falciformes em familiares de casos-índice. MÉTODOS: Estudo transversal em familiares de amostra aleatória dos casos-índice identificados por programa de triagem neonatal em Pernambuco, no período de 2001 a 2005. O modelo de triagem familiar ampliado incluiu 463 membros familiares de 21 casos-índice. Os familiares foram categorizados como: núcleo reduzido (NR -pai, mãe e irmãos); de primeiro grau (N1 - avós, tios e primos de primeiro grau); de segundo grau (N2 - filhos dos primos de primeiro grau); ampliado (NA - NR+N1+N2) e ampliado de primeiro grau (NA1 -NR+N1). A confirmação da presença de HBB*S e detecção de hemoglobinas anormais foram realizadas por meio da High Performance Liquid Chromathgraphy. A associação entre a presença de HBB*S e variáveis foi testada pelo cálculo da razão de prevalência e respectivos IC 95% e a diferença entre médias verificadas pelo teste t de Student, ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: A anemia falciforme era desconhecida por 81% dos familiares; o gene HBB*S esteve presente em 114 familiares. Observou-se que 53,3% da população estudada estava na faixa considerada reprodutiva e 80% das pessoas portadoras do gene HBB*S já tinham gerado filhos. A freqüência foi maior no núcleo NR (69%), mas também elevada no N1 (22,8%). O NA1 resultou na detecção de 69 portadores adicionais (aumento de 172%). CONCLUSÕES: Os resultados indicam que a triagem familiar para identificação de portadores de síndrome falciforme deve ser estendida para os familiares até o primeiro grau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Machado, Sergio Eduardo De Carvalho. "Prática mental combinada ao treinamento de força como perspectiva de aumento da força máxima em homens treinados." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 6, no. 1 (January 10, 2009): 49. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v6i1.3509.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar se através do uso da prática mental combinada ao treinamento de força seria possível alcançar um aumento na performance de força muscular máxima em indivíduos treinados em um período de 4 semanas. Foram selecionados 28 sujeitos saudáveis, do sexo masculino, divididos em 2 grupos de 14, na faixa etária de18 a30 anos, mínimo de 6 meses de treinamento com pelo menos 3 sessões semanais, e sem histórico de lesão osteomioarticular. Ambos os grupos foram submetidos a um teste de 1RM, 3 vezes na semana, com um intervalo de 48 h entre os testes, sendo realizada uma média dos testes. O grupo 1 realizou treinamento de força e o grupo 2 realizou prática mental combinada ao treinamento de força, ambos 3 vezes por semana, durante 4 semanas. Os resultados revelaram uma diferença significativa entre os grupos, sendo p < 0,05, favorecendo o grupo que realizou prática mental combinada ao treinamento de força. Conclui-se que a prática mental parece ser uma ótima técnica adicional ao treinamento de força, que poderia ser utilizada por atletas visando o aumento de performance.Palavras-chave: prática mental, força, 1RM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto, Gláucia Uliana, and Maria Cecília Rafael de Góes. "Deficiência mental, imaginação e mediação social: um estudo sobre o brincar." Revista Brasileira de Educação Especial 12, no. 1 (April 2006): 11–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382006000100003.

Full text
Abstract:
neste trabalho abordamos a importância da imaginação para o desenvolvimento e focalizamos o brincar como uma instância particularmente propícia a esse processo. O papel formativo atribuído a essa atividade é geralmente pequeno, e tende a ser tratada de maneira muito ambígua no trabalho educacional. Esse problema se intensifica quando a deficiência mental está envolvida, devido ao descrédito adicional em relação às possibilidades da criança. Com base na perspectiva histórico-cultural, realizamos um estudo sobre o brincar de doze sujeitos, na faixa etária de 4 a 6 anos, que freqüentavam uma instituição especial. A maioria deles tinha déficits nas áreas de cognição e linguagem; alguns enfrentavam também sérias limitações motoras. O objetivo foi investigar relações entre a mediação de outros - adultos e parceiros - e as ações imaginativas da criança, em termos da capacidade de transcender o campo perceptual imediato e compor seqüências de faz-de-conta. O trabalho de campo consistiu de sessões semanais de brincadeira livre, durante um período de sete meses. As atividades foram gravadas em vídeo, e as análises se guiaram por uma abordagem microgenética. Os achados mostram que, quando deixadas com seus próprios recursos, essas crianças apresentam uma baixa disposição a entrar em brincadeiras coletivas e a compartilhar de diálogos. No entanto, dependendo das formas de mediação dentro do grupo, elas podem engajar-se em situações imaginárias relativamente complexas, com características que sugerem contribuições para o desenvolvimento intelectual, na compreensão do contexto cultural, bem como para a emergência de elaborações criativas sobre o mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Cláudia Liane Rodrigues de, Dalvan Jose Reinert, José Miguel Reichert, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki, and Paulo Ivonir Gubiani. "Qualidade físico-hídrica e rendimento de soja (Glycine max L.) e feijão (Phaseolus vulgaris L.) de um Argissolo Vermelho distrófico sob diferentes sistemas de manejo." Ciência Rural 36, no. 4 (August 2006): 1172–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000400020.

Full text
Abstract:
A qualidade físico-hídrica tem sido alterada pelo processo de compactação a que os solos estão sendo submetidos nos diversos sistemas de produção agrícola. Este estudo objetivou avaliar a qualidade físico-hídrica de um Argissolo Vermelho distrófico submetido a diferentes manejos. Um experimento com a cultura da soja e dois com a cultura do feijoeiro foram instalados em um delineamento inteiramente casualizado. No ano agrícola 2004/2005, foram testados sete níveis de compactação: SD = sistema de semeadura direta desde o ano de 1989; SD ESC1 = sistema de semeadura direta escarificado em dezembro de 2004; SD ESC2 = sistema de semeadura direta escarificado em dezembro de 2002 e fevereiro de 2004; SD COMP1 = sistema de semeadura direta com quatro passadas de máquina de 10Mg em dezembro de 2001/2002; SD COMP2 = sistema de semeadura direta com quatro passadas de máquina de 10Mg em dezembro de 2002/2003; SD COMP3 = sistema de semeadura direta com quatro passadas de máquina de 10Mg em dezembro de 2001/2002 e 2002/2003 e SC = sistema convencional de preparo do solo. As maiores alterações na qualidade físico-hídrica foram observadas no sistema convencional de preparo e semeadura direta que recebeu compactação adicional em dois anos agrícolas (SD COMP3). O SD apresentou as melhores condições físico-hídricas e permaneceu por maior período dentro da faixa de umidade volumétrica considerada ótima para o desenvolvimento das culturas. A condutividade hidráulica de solo saturado não apresentou diferença entre os tratamentos. O rendimento da soja não foi influenciado pelos tratamentos, enquanto que a escarificação (SD ESC1) foi favorável ao rendimento do feijoeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Belardi, Rose-Marie, Rosana Zacarias Domingues, Túlio Matencio, and Márcia Caldeira Brant. "A importância da camada funcional em meia células catódicas para pilhas PaCOS." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 3 (September 2008): 522–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000300011.

Full text
Abstract:
O grande desafio para se melhorar o desenvolvimento de pilhas a combustível de óxido sólido (PACOS) é diminuir as resistências de polarização ôhmica e de polarização de concentração, sobretudo no catodo. Uma alternativa efetiva é a introdução de uma camada catódica funcional entre o eletrólito e o catodo convencional. Esta camada funcional é um compósito constituído pelos materiais de eletrólito e catodo que neste caso são a zircônia estabilizada com ítria (ZEI) e a manganita de lantânio e estrôncio (MSL). Esta camada melhora o contato entre o catodo e o eletrólito diminuindo a resistência ôhmica de polarização de concentração devido ao aumento do número de pontos de contato triplo (PCT) no volume do material. Neste trabalho, duas meias células foram preparadas: a primeira é constituída por um filme catódico funcional (50% p/p) e a camada coletora de corrente depositados sobre uma pastilha de ZEI. A segunda meia célula é composta apenas pela camada catódica de MSL também depositada sobre a pastilha de ZEI. O estudo elétrico foi realizado por espectroscopia de impedância na faixa de temperatura entre 700 e 900 °C. As resistências das amostras diminuíram com o aumento da temperatura e, foi observado que a meia célula que possuía o catodo funcional apresentou menores resistências elétricas. Após tratamento térmico a 750°C por 3 dias foi verificado que a amostra sem a camada funcional apresentou um semicírculo adicional no diagrama de impedância caracterizado como uma resistência devida a baixa aderência eletrólito/catodo. Este fenômeno foi confirmado por imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Imhoff, S., A. Pires da Silva, M. de S. Dias Junior, and C. A. Tormena. "Quantificação de pressões críticas para o crescimento das plantas." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 1 (March 2001): 11–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000100002.

Full text
Abstract:
A compactação, uma das principais causas de degradação dos solos agrícolas, tem sido avaliada por meio de diversos indicadores: (a) de qualidade estrutural do solo para o crescimento das plantas, como o intervalo hídrico ótimo (IHO), e (b) de capacidade de suporte do solo, como a pressão de preconsolidação (σp). Este trabalho foi realizado com o objetivo não só de relacionar o IHO e a σp, mas também de determinar valores de pressões críticas (Pcr) que possam ser aplicados ao solo sem restringir o crescimento das plantas ou provocar a compactação adicional do solo. O estudo foi realizado com amostras de Podzólico Vermelho-Amarelo, cultivado com cana-de-açúcar, no município de Piracicaba (SP). Na camada superficial do solo, foram coletadas trinta e seis amostras com estrutura indeformada para a quantificação do IHO e da σp. A partir do IHO, foi obtido o valor de densidade do solo crítica (Dsc) para o crescimento das plantas. A σp foi linearmente relacionada com a densidade e umidade do solo, permitindo a incorporação dos valores de Dsc e do IHO para a quantificação de Pcr. Os resultados indicaram que a Pcr diminuiu linearmente com o incremento da umidade, variando de 360 kPa a 500 kPa para a faixa de umidade de θ = 0,18 m³ m-3 a θ = 0,12 m³ m-3. O parâmetro proposto permitiu definir pressões máximas que podem ser aplicadas ao solo, para diferentes umidades, sem promover a degradação da qualidade estrutural do solo para o crescimento das plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, G. C., M. S. Dias Junior, N. Curi, and D. V. S. Resck. "Compressibilidade de um Latossolo Vermelho argiloso de acordo com a tensão de água no solo, uso e manejo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, no. 5 (October 2003): 773–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000500001.

Full text
Abstract:
Uma das principais conseqüências do manejo inadequado do solo é a sua compactação, que leva à perda da sustentabilidade agrícola. O objetivo deste trabalho foi o de estudar o comportamento compressivo de um Latossolo Vermelho argiloso, sob quatro tensões de água no solo, sob cerrado, sob plantio direto e cultivo convencional, utilizando-se o arado de discos, após duas décadas de uso. Amostras não deformadas foram utilizadas na caracterização da porosidade do solo e nos ensaios de compressão uniaxial. As pressões de preconsolidação e os índices de compressão foram obtidos das curvas de compressão do solo. A densidade do solo foi também avaliada. Amostras deformadas foram utilizadas nas análises físicas e químicas do solo. As tensões de água no solo dentro da faixa compreendida entre capacidade de campo e ponto de murcha permanente e os sistemas de uso e manejo influíram na intensidade de deformação do solo, sendo os valores mais elevados na capacidade de campo do solo (6 kPa) e no cerrado. Os valores de pressões que podem reduzir a porosidade do solo a níveis críticos ao crescimento de plantas variaram em todos os sistemas de manejo, mas apresentaram os menores valores para as condições mais úmidas, sendo função também da porosidade inicial do solo. Independentemente do sistema de manejo, tensão de água e profundidade do solo, os valores percentuais da redução do volume total de poros nas pressões que não provocam compactação adicional do solo (pressão de preconsolidação) foram praticamente constantes e, em geral, abaixo de 10 %.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Menon, Daiane, and Jacqueline Schaurich dos Santos. "Consumo de proteína por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 18, no. 1 (February 2012): 8–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922012000100001.

Full text
Abstract:
A grande procura por academia frequentemente está relacionada com o visual estético e na maioria dos casos com o aumento de massa muscular, principalmente por praticantes de musculação. Existe uma crença entre os atletas de que proteína (PTN) adicional aumenta a força e melhora o desempenho. Este estudo teve como objetivo avaliar o consumo de proteína dos praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular em uma academia do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 23 praticantes de musculação, do sexo masculino, com idade entre 19 e 33 anos. Participaram do estudo os praticantes de musculação que realizavam treino para ganho de massa muscular com frequência mínima de três vezes por semana e que tinham experiência em treinamento resistido de no mínimo 12 semanas. Um formulário foi preenchido, sobre informações pessoais e alguns dados específicos em relação ao treino e à alimentação. Foi realizado registro alimentar de três dias. As medidas antropométricas foram retiradas do banco de dados do software de avaliação física da academia. Também foi avaliado o estado nutricional, através do cálculo do índice de massa corporal (IMC). A média de ingestão de proteína foi de 1,7g/kg. A massa magra atual (61,7kg) apresentou valores mais elevados que a massa magra inicial (59,9kg), sendo que esta mostrou-se menor para as três classificações (abaixo, recomendado e acima do recomendado) da ingestão de PTN. Foi detectada diferença estatística significativa para as classificações dentro da faixa recomendada (p < 0,001) e acima do recomendado (p < 0,05), em que, nas duas situações, a massa magra atual se mostrou significativamente mais elevada que a massa magra inicial. Os achados neste estudo sugerem que a amostra não se caracteriza por apresentar o consumo de PTN acima ou abaixo do recomendado, tendo característica de dieta hiperproteica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Corrêa, Rosangela da Silveira, Ruffo Freitas-Júnior, João Emílio Peixoto, Danielle Cristina Netto Rodrigues, Maria Eugênia da Fonseca Lemos, Lucy Aparecida Parreira Marins, and Érika Aparecida da Silveira. "Estimativas da cobertura mamográfica no Estado de Goiás, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 27, no. 9 (September 2011): 1757–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2011000900009.

Full text
Abstract:
Este estudo transversal objetivou estimar a cobertura da mamografia no Estado de Goiás, Brasil, descrevendo sua oferta, demanda e variações para as diversas faixas etárias, tendo como unidades de observação 98 serviços de mamografia. Foram estimados as frequências de realização da mamografia por faixa etária e tipo de sistema de saúde, bem como o número de exames necessários para a cobertura de 70% e 100% da população-alvo. Foi avaliada a associação entre a realização da mamografia, a distribuição geográfica dos mamógrafos, o tipo de atendimento e a faixa etária. As estimativas de cobertura total para 100% das mulheres nas faixas etárias de 40-69 anos e de 50-69 anos foram de 61% e 66%, tendo o Sistema Único de Saúde contribuído com 13% e 14%, respectivamente. Para atingir 70% de cobertura, seria necessário realizar 43.424 mamografias adicionais. Todas as associações apresentaram diferença estatística significativa (p < 0,001). Conclui-se que a cobertura da mamografia está distribuída de maneira desigual no Estado de Goiás e o número de exames realizados é inferior ao necessário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Souza, Pedro Lúcio de, and Alcino Lázaro da Silva. "Emprego do saco herniário no reforço parietal nas hérnias inguinais indiretas do adulto." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 25, no. 3 (June 1998): 193–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69911998000300008.

Full text
Abstract:
O estudo prospectivo de oitenta pacientes com hérnia inguinal indireta primária teve como objetivo determinar as possíveis vantagens e desvantagens do uso do saco herniário próprio como um reforço adicional da fáscia transversal e do anel interno, no reparo cirúrgico da hérnia inguinal indireta, num período de acompanhamento de 24 meses após a operação. Todos os pacientes eram do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 65 anos, com o diâmetro do anel inguinal variando de 1,0cm a 3,5cm, correspondente ao tipo 2 da classificação de Nyhus para hérnias ínguino-femorais. Foram divididos em dois grupos de quarenta cada e operados pelo mesmo cirurgião, de março de 1993 a março de 1995. No grupo A, o reforço parietal posterior foi feito pela sutura do arco do transverso ao ligamento iliopúbico. No grupo B, acrescentou-se o saco herniário próprio, aberto e livre, fixado sobre o citado reforço às estruturas músculo-aponeuróticas do triângulo inguinal. A preparação e sutura do saco herniário foi de fácil execução, acrescentando um tempo médio de nove minutos à operação. Na comparação entre os grupos A e B, os testes estatísticos demonstraram não haver diferença significativa entre as médias de idade, peso, altura e de diâmetro do anel inguinal interno. As complicações pós-operatórias foram semelhantes nos dois grupos, sendo estas de fácil resolução. A diferença na recidiva precoce de dois casos (5%) no grupo A para um caso (2,5%) no grupo B não é estatisticamente significativa. No exame histopatológico dos sacos herniários, verificou-se que suas paredes constituem-se de tecido conjuntivo, vasos sangüíneos, células adiposas e, em 25% dos casos, de fibras musculares lisas. Na reoperação do paciente número 12, do grupo B, observou-se que o saco herniário suturado, há 19 meses na região inguinal, apresentava-se como uma camada espessa e resistente, firmemente aderida à fáscia transversal. A proposta de utilização do saco herniário, como um reforço da hérnia inguinal, mostrou-se um recurso de fácil e rápida execução, com custo operacional baixo, não expondo o paciente ao aumento do número de complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Reed, Diane. "RESILIENT EDUCATIONAL LEADERS IN TURBULENT TIMES: APPLYING THE LEADER RESILIENCE PROFILE ® TO ASSESS RESILIENCY IN RELATIONSHIP TO GENDER AND AGE." Periferia 10, no. 2 (July 10, 2018): 119–34. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2018.34777.

Full text
Abstract:
Mulheres líderes em todo o mundo enfrentam um desafio comum: tempos extremamente turbulentos, que desafiam até mesmo as/os líderes mais habilidosas(os). O artigo começa com uma breve visão geral do significado da resiliência da(o) líder e descreve o ciclo de resiliência que todas(os) as/os líderes experimentam quando ocorrem as adversidades. São cinco as fases do ciclo de resiliência discutidas: condições normais, fase de deterioração, fase de adaptação, fase de recuperação e fase de crescimento. Em seguida, o artigo traça o desenvolvimento dos dados revisados do Leader Resilience Profile® (LRP) que comparam e contrastam a resiliência da(o) líder por gênero e idade. Os resultados mostram claramente que a resiliência aumenta de forma confiável com a idade. Os participantes na faixa etária acima de 60 anos, em comparação com todas as outras faixas etárias combinadas, tiveram escores de resiliência significativamente mais altos. Na faixa etária de 20 a 29 anos, os homens apresentavam uma resistência mais alta do que as mulheres. Não houve diferenças de gênero confiáveis na resiliência nas outras categorias de idade. Os resultados são baseados em uma amostra relativamente pequena. Pesquisas adicionais devem ser conduzidas em amostras maiores em cada faixa etária. O artigo conclui abordando duas questões: Como a LRP pode ser usada em todos os países para avaliar a resiliência das mulheres líderes e como a LRP pode ser aplicada para desenvolver oportunidades de crescimento profissional para fortalecer a resiliência das mulheres líderes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Paulo, E. G., M. S. Pinho, R. da C. Lima, M. L. Gregori, and T. Ogasawara. "Compósitos de ferrita de Ni-Zn com policloropreno para utilização como materiais absorvedores de radar para a banda S." Cerâmica 50, no. 314 (June 2004): 161–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000200014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi a obtenção de Materiais Absorvedores de Radar (RAMs) para a faixa de freqüência de 2,6 a 4,0 GHz (banda S). A carga magnética adicionada na proporção de 80% em peso à matriz de policloropreno consistiu de uma ferrita de Ni-Zn. O compósito, com espessura de 6 mm, apresentou um bom desempenho como RAM para toda a faixa de freqüência analisada com absorção de microondas superior a 96,9% (-15 dB) e com absorção máxima de 99,5% (-25 dB) em 3,2 GHz, viabilizando sua aplicação como revestimento externo em plataformas militares, segundo o ensaio de névoa salina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Moura, Jaqueline De, Priscila Soraia da Conceição Ribeiro, Hernan Vielmo, and Denise Andreia Szymczak. "DESEMPENHO DE COMPOSTEIRA DOMICILIAR CONFECCIONADA A PARTIR DE MATERIAIS REUTILIZADOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 425. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020425-440.

Full text
Abstract:
Quando os resíduos sólidos orgânicos são direcionados adequadamente à compostagem, há um prolongamento da vida útil de aterros sanitários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Assim, o presente trabalho objetivou desenvolver uma composteira domiciliar, construída a partir de materiais reutilizados, bem como acompanhar o desempenho da mesma. Foram tratados resíduos orgânicos provenientes de restaurante universitário e poda oriunda dos serviços de limpeza urbana, obedecendo a relação C/N de 2:1. O teor de água do composto iniciou adequado (40 – 60%) mas, ao longo do processo se elevou excessivamente. Para auxiliar no controle de teor de água, foi adicionada poda e, consequentemente, o teor de sólidos voláteis aumentou e apresentou redução de cerca de 10% ao final do processo. Tal resultado corrobora com os encontrados na literatura, com redução do teor de sólidos voláteis inferior a 40%, em condições semelhantes às estudadas. Os valores de pH se mantiveram dentro da faixa considerada ideal para a compostagem e a temperatura para as três repetições da composteira alcançou faixas termofílicas entre o 1º e 20º dias de compostagem. Após 126 dias, se obteve um composto maturado. De acordo com os resultados desse trabalho, a composteira é uma potencial tecnologia para tratamento de resíduos sólidos orgânicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Alexandre Silveira Amaro da, Renata Aguiar de Castro, Sheila Barbosa Martins, Rodrigo Derossi Alvim, André Luís de Sá Salomão, and Marcia Marques. "Extração de biomassa aderida ao meio-suporte de um reator de leito móvel com biofilme: agitação mecânica e ultrassom." Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, no. 6 (December 2020): 901–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-4152202020180113.

Full text
Abstract:
RESUMO A quantificação de biomassa fixa em reatores de leito móvel com biofilme (MBBRs) é essencial para avaliação e controle do desempenho deles. Entretanto, observa-se que tal quantificação é realizada empregando-se diversas técnicas, o que dificulta comparações entre resultados. No presente trabalho, foram testadas duas das principais técnicas (agitação mecânica e ultrassom) utilizadas para extração de biomassa aderida aos meios-suporte (mídias) de um MBBR sem utilização de agentes químicos. Os desenhos experimentais foram realizados utilizando-se planejamento fatorial completo, e, para tal, foram selecionadas duas variáveis independentes: tempo (T) de exposição de 15 a 60 min; e volume de água destilada utilizado para extração (V) de 100 a 400 mL. O ultrassom mostrou-se superior à agitação mecânica quanto à eficiência no percentual extraído de sólidos suspensos totais (%SST), e embora nenhuma das variáveis (T ou V) tenha contribuído significativamente nas faixas testadas, com base na superfície de respostas, foi conduzido um novo experimento, ampliando a faixa de T de 5 a 90 min. A variável T contribuiu significativamente para o %SST, e o melhor resultado foi obtido com T = 90 min. Recomenda-se o uso de ultrassom, volume de mais fácil manuseio (250 mL) e T = 90 min. Ensaios adicionais são recomendados, tendo em vista a padronização do método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lopes, Johnnatas Mikael. "Estudos epidemiológicos: estatística é fundamental." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 9, no. 32 (August 14, 2014): 311–13. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(32)940.

Full text
Abstract:
Carta ao editorEstudar os aspectos epidemiológicos relacionados às morbidades crônicas não-transmissíveis e seus fatores de risco é muito relevante para o conhecimento das condições de saúde e para a tomada de decisão sobre estratégias de controle. Esse foi o objetivo do artigo publicado por Panazzolo e colaboradores na última edição deste periódico (número 31), intitulado Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do município de Feliz, Rio Grande do Sul.1 Entretanto, foram identificados dois equívocos no processo de análise de dados, sendo que um deles compromete a validade das conclusões.O primeiro dos equívocos, que não é prejudicial à validade das conclusões, é utilizar um procedimento de estatística inferêncial para analisar informações oriundas de censo populacional. É sabido que as técnicas de estatística inferencial são utilizadas para extrapolar conclusões das amostras para a população de origem.2 Como se trata de um censo, as diferenças ou similitudes encontradas nos dados são as reais características existentes, salvo qualquer viés de informação.3 Todavia, uma explicação razoável seria que, considerando a população-alvo do estudo de 654 escolares e uma perda de 21 escolares, restando 633 participantes, este último grupo poderia ser considerado a amostra do estudo, o que levaria à necessidade de teste de hipótese.O outro equívoco, cuja implicação pode ferir a validade das conclusões, foi selecionar um teste de hipótese inadequado para a análise dos dados. Pelo exposto na metodologia, foi utilizado o teste t independente para verificar as possíveis relações entre as características dos indivíduos e da escola com o desfecho de sobrepeso/obesidade. O teste t, de modo simples, serve para verificar diferenças entre grupos (variável categórica) quanto a uma variável de desfecho quantitativa discreta ou contínua.4,5 Portanto, na Tabela 1, apenas seria coerente seu uso na verificação da diferença entre meninas e meninos quanto à idade (variável de desfecho contínua). Para as outras relações verificadas, têm-se sempre duas variáveis categóricas, o que requer o uso de um teste de hipótese que compare as proporções, por exemplo, o Qui-quadrado de Pearson.O problema mencionado acima se repete na Tabela 2, onde tentou-se identificar a relação entre a presença de sobrepeso/obesidade em meninos e meninas de acordo com o tipo de estabelecimento de ensino e sua localização. Todas as variáveis (sexo, localização, tipo de estabelecimento e presença de sobrepeso/obesidade) são do tipo categóricas.Por fim, o mesmo equívoco do teste de hipótese ocorreu no Gráfico 1. Os autores utilizam o teste t independente para comparar diferença de proporção entre os grupos etários 6-7 e 9-10 anos (variável categórica), o que é também incoerente do ponto de vista estatístico. Nesta situação, há também um erro metodológico onde não se inclui nas faixas a idade de 8 anos. Mesmo não havendo representantes desta idade na amostra, ela deve ser incluída em alguma das faixas estudadas.Erros como os constatados aqui podem levar à falta de validade das conclusões. Logo, a afirmação de que a obesidade é mais prevalente na faixa etária de 6-7 anos pode não acontecer. Para solucionar e confirmar as assertivas deve ser realizado um teste de Qui-quadrado. Resposta do autorPrezado EditorO trabalho objetivava avaliar o todo da população em questão no município, através de um estudo transversal na forma de um censo, podendo-se inferir os resultados como absolutos naquela população, naquele momento. Foram, então, sumarizados e descritos os atributos mais importantes através da estatística descritiva.A utilização da estatística inferencial no estudo tem por fim dar maior robustez aos resultados, rejeitando a hipótese nula, aqui, a não diferença entre grupos comparados, excluindo-se as diferenças ao acaso.Conforme sugerido na carta, os cálculos foram refeitos com o teste do Qui-Quadrado de Pearson, sendo os resultados apresentados a seguir:1. A Tabela 1 objetivava caracterizar a população estudada e estimar se havia predominância de meninos (sabido que estavam em maior número no estudo) nos estabelecimentos públicos ou privados ou na sede ou interior do município. Não houve predominância de meninos nos estabelecimentos públicos ou privados; igualmente não houve predominância de meninos na sede ou interior do município.2. Meninos e meninas não apresentaram diferença estatiscamente significativa nas taxas de obesidade e sobrepeso.3. Quanto às diferenças relacionadas à idade, o estudo mostrou uma maior prevalência de obesidade nas populações mais jovens. Optou-se por comparar grupos nos extremos de idade, excluindo-se 126 crianças na faixa de 8 anos de idade. Após refazer os cálculos, a assertiva permanece verdadeira, tendo o grupo de crianças com 6 e 7 anos uma razão de prevalências de 2,83 para obesidade em relação às crianças de 9 e 10 anos. Ainda, como sugerido na carta, fazendo a mesma avaliação, sem que haja exclusão, dividindo a população em 2 grupos de escolares, um de menor idade (72 a 101 meses) e outro de maior idade (102 a 131 meses), permanece verdadeira a assertiva de maior taxa de obesidade no grupo mais jovem, com uma razão de prevalência de obesidade no grupo mais jovem de 2,27.4. Houve maior prevalência de obesidade em meninos matriculados nas escolas do interior do município, com uma razão de prevalência para obesidade em meninos de escolas do interior de 1,66. A mesma assertiva não se confirma para obesidade em meninas de escolas do interior do município, ou mesmo ambos os gêneros incluídos na análise.Considerações finaisDe acordo com os resultados obtidos através do teste do Qui-quadrado de Pearson, concluiu-se que a metodologia empregada na análise do estudo não influiu significativamente nos resultados encontrados.Permanecem as mesmas assertivas feitas anteriormente relativas à questão avaliada no município de Feliz no ano de 2010.Caxias do Sul, 22 de julho de 2014.AtenciosamentePaulo Ricardo Panazzolo Nota dos editoresEsta carta ao editor motivou uma reflexão do corpo editoral da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) sobre o processo de avaliação dos manuscritos que recebemos. Nesse caso específico, mesmo o manuscrito tendo passado pela avaliação por pares, não foi detectado o erro apontado por esta carta. Esse tipo de erro tem maior probabilidade de ocorrer em artigos que surgem de indagações de profissionais que estão na linha de frente, sem vinculação com instituições acadêmicas, e uma revista voltada para a prática da atenção primária tem que estar preparada para acolher esse tipo de artigo, que frequentemente é muito relevante ao nosso público leitor alvo. Visando a assegurar um bom padrão no relato dos artigos que publicamos, decidimos, a partir deste número, submeter todos os manuscritos com metodologia quantitativa a uma revisão editorial adicional por um de nossos editores com maior interesse em métodos quantitativos, focando na adequação das técnicas estatísticas utilizadas. Cabe ainda destacar que a RBMFC prima pela transparência dos processos editoriais e que contribuições dos leitores são importantes para a melhoria do periódico. Atenciosamente,Michael Schmidt DuncanLeonardo Ferreira FontenelleArmando Henrique NormanEditores da RBMFC
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Casagrandi, Daniela Abbas, Solange Guidolim Canniatti-Brazaca, Jocelem Mastrodi Salgado, Antenor Pizzinato, and Nelson José Novaes. "Análise tecnológica, nutricional e sensorial de macarrão elaborado com farinha de trigo adicionada de farinha de feijão-guandu." Revista de Nutrição 12, no. 2 (August 1999): 137–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52731999000200003.

Full text
Abstract:
Foram produzidos macarrões tipo "padre nosso" utilizando farinha de trigo complementada com farinha de feijão-guandu nas proporções de 5, 10 e 15%. Os macarrões obtidos nos ensaios foram submetidos à avaliação através das determinações de umidade, acidez, teste de cozimento e análise sensorial. Foram desenvolvidos ensaios biológicos com ratos albinos para a avaliação da qualidade protéica das misturas empregadas na formulação do macarrão. Os valores encontrados, para os diferentes macarrões, para a umidade e acidez podem ser considerados normais e dentro da faixa de aceitação. Os dados obtidos nos testes de cozimento indicam que os macarrões testados são de qualidade média baixa. A análise biológica revelou que a melhor suplementação de aminoácidos ocorreu com a mistura contendo 5% farinha de feijão-guandu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Guadagnini, Paulo H., and Vania E. Barlette. "Um termômetro eletrônico de leitura direta com termistor." Revista Brasileira de Ensino de Física 27, no. 3 (September 2005): 369–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172005000300011.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, descrevemos o projeto e funcionamento de um sistema eletrônico simples de leitura direta de temperatura que utiliza um termistor como elemento sensor. O sistema é composto de uma fonte de alimentação estabilizada, um circuito série contendo um resistor e um termistor, e um circuito de condicionamento de sinal contendo um único circuito integrado, e pode ser operado com uma bateria. O sistema possui exatidão da ordem de 0,1 ºC para a faixa de temperatura de 0 ºC a 32 ºC, sendo indicado para experimentos que envolvem medidas de pequenas variações de temperatura. O sistema também apresenta algumas características adicionais, como robustez, facilidade de construção, baixo custo, e resposta rápida a variações de temperatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mattei, Eloisa, Paulo Sérgio Rabello de Oliveira, Leandro Rampim, Carlos Augusto Rocha de Moraes Rego, Bruna Thaina Bartzen, and Andressa Perini Vengen. "Características agronômicas e produtividade da soja em sistema de integração lavoura-pecuária." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 18, 2020): e7909109114. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9114.

Full text
Abstract:
No Brasil há poucos trabalhos acerca do cultivo da soja sucedendo pastagens anuais de inverno. Propôs-se neste trabalho avaliar a influência da densidade de semeadura da aveia preta e os manejos empregados sobre as características agronômicas e a produtividade da soja em sucessão. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema de faixas, com tratamento adicional (testemunha) e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em duas densidades de semeadura da cultura da aveia (40 e 60 kg ha-1), nas faixas A e os manejos (sem pastejo, um pastejo, dois pastejos) nas faixas B, no período de inverno, além da testemunha. No verão, na safra de 2016/2017, realizou-se a semeadura da soja (Nidera 5909 RR). Foram avaliados população de plantas, altura de planta, diâmetro do colmo, número de vagens por planta, número de grãos por vagens, número de grãos por planta, massa de mil grãos e produtividade da soja. A utilização de 40 kg ha-1 de sementes de aveia preta para a região Oeste Paranaense é indicada, por não promover alterações na produtividade da soja em sucessão e gerar economia na aquisição de sementes. O cultivo de aveia no período de inverno em sistemas integrados de produção agropecuária, independente da densidade de semeadura e manejo adotado, não interfere na produtividade da soja cultivada em sucessão, sendo uma excelente alternativa de diversificação da produção na propriedade rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vale, Maria do Socorro, Katiany do Vale Abreu, Sandro Thomaz Gouveia, Renato Carrhá Leitão, and Sandra Tédde Santaella. "Efeito da toxicidade de Cr (VI) e Zn (II) no crescimento do fungo filamentoso Aspergillus niger isolado de efluente industrial." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 3 (September 2011): 237–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000300006.

Full text
Abstract:
Processos convencionais de tratamento de efluentes utilizam microrganismos vivos, o que sugere limitações relativas À toxicidade de metais para os microrganismos. O experimento consistiu em adicionar soluções monoelementares de Cr (VI) e Zn(II) em diferentes concentrações (0, 20, 50, 100, 200, 300, 400, 500 mg.L-1) ao meio de crescimento e observar a influência dos metais no crescimento micelial e germinativo do fungo Aspergillus Níger por verificação visual da expansão radial do micélio e da germinação de esporos, seguida de registro fotográfico. Os resultados mostraram que o metabolismo do fungo foi completamente inibido em concentrações acima de 500 mg Zn (II).L-1 e 150 mg Cr (VI).L-1. O ED50 (concentração de ingrediente ativo capaz de inibir 50% do crescimento micelial do fungo) para os dois íons metálicos, nas condições estudadas, está na faixa entre 100 e 150 mg.L-1. Palavras-chave: metais pesados; inibição; crescimento micelial; Aspergillus niger; ED50.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cristini Torres, Ruth, Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa, Maria Morgana Lima Silva, Marcelo Mendonça Mota, Ananda Pereira de Jesus, and Maysa Araujo Silva. "Perfil de idosos hipertensos e diabéticos de um município de Sergipe." Saúde Coletiva (Barueri) 10, no. 59 (December 9, 2020): 4376–87. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4376-4387.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer o perfil de idosos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitus (DM), identificar o conhecimento dos mesmos sobre essas doenças, fatores de risco e complicações, bem como realizar uma educação em saúde acerca da temática central da pesquisa. Método: Pesquisa quanti-qualitativa de cunho explicativo intervencionista composta de 60 idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde de um município de Sergipe. Resultado: A amostra teve uma média de faixa etária de 73 anos de idade, sendo 70% mulheres. Das complicações mais frequentes, destacou-se a Insuficiência Cardíaca Congestiva (35%). 56,66% relataram um alto consumo de carboidratos diariamente, além do hábito de adicionar sal à comida pronta (31,66%). O principal fator de risco identificado foi o sedentarismo (78,33%). Conclusão: A pesquisa foi de grande relevância para agregar conhecimento quanto ao perfil dos pacientes portadores das doenças, evidenciando a importância da atuação dos profissionais de saúde frente aos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ferrera de Lima, Jandir, and Bernardo Soares Bidarra. "Convergência setorial na fronteira Sul do Brasil." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 9, no. 2 (July 28, 2021): 211. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n2p211-226.

Full text
Abstract:
Esse artigo analisa a economia regional dos municípios que compõem o Arco Sul da faixa de fronteira brasileira e sua tendência à convergência setorial. Para se realizar a análise foi utilizada a metodologia das médias de variação com o intuito de se verificar o alinhamento dos setores econômicos em termos de dinâmica econômica, utilizando como parâmetro a geração de Valor Adicionado Bruto por mão-de-obra ocupada na agropecuária, indústria e atividades terciárias. O estudo realizado comparou as respectivas tendências nos anos de 2005 e 2015. Os resultados colhidos apontaram uma maior convergência no setor terciário. Já o setor que revelou ser menos convergente foi a agropecuária. Isso parece demonstrar o impacto tanto das condições geográficas quanto de absorção de tecnologia na geração de valor por força de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, Jéssica Fernandes, Monique Cristina Carvalho Mattos, Florêncio Gomes de Ramos Filho, and Shirleny Fontes Santos. "COMPÓSITOS DE PET, PÓS-CONSUMO, COM MICA." Revista Univap 26, no. 51 (August 27, 2020): 120. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2423.

Full text
Abstract:
O aumento do consumo das embalagens de bebidas feitas de PET, trouxe consigo o problema do acúmulo de resíduos pós-consumo no meio ambiente. De modo que a demanda por meios de reuso desses materiais é crescente. Uma alternativa é a obtenção de compósitos com cargas inorgânicas, como a mica. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo produzir um compósito baseado em poli (tereftalato de etileno) e mica (muscovita). Utilizou-se a mica com granulometria na faixa de -45µm. Para o processamento das misturas de PET/mica em extrusora monorrosca, a mica foi adicionada nas proporções de 3, 5 e 7%, em seguida os compósitos foram prensados para obtenção de filmes planos e as amostras foram caracterizadas. Nos testes de dureza Shore D e densidade, observou-se ligeiro aumento com aumento do teor de mica. O índice de Fluidez (MFI) também aumentou para maiores concentrações de mica, o que pode estar relacionado ao efeito lubrificante apresentado pela muscovita. Em relação às análises térmicas, na termogravimetria (TG) foi observado apenas um evento de perda de massa na faixa de temperatura entre 350 e 500°C correspondente à decomposição do polímero. Já na análise de DSC, foi possível observar um pico endotérmico, a cerca de 250°C referente à fusão do PET. Por meio das análises de microscopia foi possível observar as partículas de mica dispersas na matriz polimérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Maria Conceição de, and Rosely Sichieri. "Fracionamento das refeições e colesterol sérico em mulheres com dieta adicionada de frutas ou fibras." Revista de Nutrição 17, no. 4 (December 2004): 449–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732004000400005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudos epidemiológicos têm mostrado uma relação inversa entre a freqüência habitual de refeições e colesterol total no sangue, sugerindo que o padrão alimentar pode modular esse lipídio. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do fracionamento das refeições com a adição de frutas ou fibra sobre o colesterol sérico, utilizando o banco de dados de um ensaio clínico. MÉTODOS: Testou-se o efeito da adição de frutas ou fibras na dieta de 49 mulheres com excesso de peso (IMC>25kg/m²), não fumantes, na faixa etária de 30 a 50 anos, e com colesterol sérico maior ou igual a 240mg/dL. As mulheres, alocadas randomicamente, receberam maçã (300g), pêra (300g), ou biscoitos de aveia (60g) com igual teor de fibra, por dez semanas. No início do estudo, a freqüência de refeições foi de 3,8±1,1 e, no transcorrer do estudo, aumentou-se o número de refeições diárias para cinco. Foi então avaliada a variação no colesterol sérico segundo modificação no número de refeições diárias, calculada pela diferença entre o número de refeições no início do estudo e o número de refeições na 14ª semana de intervenção. Este aumento de refeições foi categorizado em: uma, duas, três ou mais refeições diárias. RESULTADOS: Após 14 semanas de seguimento, observou-se que houve redução de 12,6mg/dL, p<0,04 e 17,4mg/dL, p<0,03, respectivamente, no colesterol total e no LDL-C sérico das participantes que relataram aumento médio de três ou mais refeições diárias. Quando o modelo foi ajustado para idade, peso corporal e tipo de alimento adicionado à dieta (maçã, pêra ou aveia), as reduções foram menores (11,5mg/dL, p<0,04; 17,3, p<0,04); entretanto, a diferença continuou estatisticamente significante para as participantes que reportaram aumento médio de três ou mais refeições. O nível de HDL-C não mostrou alteração antes e após ajuste. CONCLUSÃO: O fracionamento das refeições reduziu o colesterol total e LDL-C sérico em mulheres hipercolesterolêmicas, independente da idade, peso corporal e tipo de alimento ingerido, frutas ou fibras, sugerindo que o número de seis refeições diárias poderia ser uma medida de prevenção e controle da hipercolesterolemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Debiasi, Paula, Fabiano Hainosz, and Edson A. Mitishita. "Calibração em serviço de câmara digital de baixo custo com o uso de pontos de apoio altimétrico." Boletim de Ciências Geodésicas 18, no. 2 (June 2012): 225–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702012000200004.

Full text
Abstract:
O conhecimento dos parâmetros que definem a geometria interna de uma câmara é fundamental em trabalhos fotogramétricos. Porém, é de suma importância que o processo de calibração da câmara seja realizado em condições técnicas e ambientais similares ao aerolevantamento. No georreferenciamento direto os parâmetros de orientação exterior da câmara podem ser determinados com base nas observações GPS e INS. A utilização destes parâmetros, em um processo de calibração com parâmetros adicionais, possibilita a atenuação de correlações entre parâmetros de orientação interior e exterior. Este artigo investiga o uso dos parâmetros de posição da câmara e diferentes configurações de pontos de apoio altimétrico na calibração em serviço de uma câmara digital Kodak DSC Pro SLR/c. O impacto do uso de faixas cruzadas na calibração em serviço foi avaliado pela análise da correlação estatística entre os parâmetros de orientação interior e exterior. Finalmente, as exatidões planialtimétricas obtidas nos experimentos de calibração em serviço, com diferentes configurações de pontos de apoio altimétrico e faixas de voo, foram comparadas através da análise das discrepâncias de pontos de verificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Souza, Adriana M. C. de, and Nicole R. Demarquette. "Comportamento Viscoelástico Linear e Morfologia de Blendas PP/HDPE." Polímeros 11, no. 4 (2001): 201–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000400010.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, o efeito da composição da blenda PP/HDPE e da temperatura no comportamento viscoelástico linear e na morfologia destas blendas foi estudado. A tensão interfacial entre PP e HDPE foi avaliada utilizando o espectro de relaxação das blendas, seguindo as análises de Gramespacher e Meissner[1]. Os resultados indicaram que existe uma faixa de composições da blenda PP/HDPE para a qual é possível utilizar as análises de Gramespacher e Meissner[1] na obtenção da tensão interfacial entre polímeros utilizando-se medidas reológicas. A compatibilização da blenda PP/HDPE também foi estudada através de análises morfológicas e da tensão interfacial entre os seus componentes. Três compatibilizantes foram testados: EPDM, SEBS e EVA. Curvas de emulsão relacionando o raio médio da fase dispersa e a tensão interfacial com a concentração de compatibilizante adicionado à blenda foram obtidas. Foi mostrado que o EPDM foi mais eficiente como agente emulsificante para a blenda PP/HDPE que o EVA e o SEBS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Castanharo, Jacira A., Ivana L. Mello, Luiz C. de S. Maria, Marcos A. S. Costa, Manoel R. Silva, and Marcia G. Oliveira. "Preparação e caracterização de microesferas poliméricas magnéticas à base de estireno, divinilbenzeno e acetato de vinila." Polímeros 22, no. 3 (June 14, 2012): 303–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000038.

Full text
Abstract:
Microesferas poliméricas magnéticas à base de estireno (STY), divinilbenzeno (DVB), acetato de vinila (VAc) e ferro foram preparadas via polimerização em suspensão e semi-suspensão. Foram estudadas as influências da concentração de VAc adicionado na polimerização e da presença de ferro sobre as características das partículas poliméricas. Estas foram caracterizadas por espectroscopia vibracional na região do infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR), análise termogravimétrica (TGA/DTGA), microscopia óptica por reflexão (MO), microscopia eletrônica de varredura (SEM) e magnetometria de amostra vibrante (VSM). Foram obtidas com sucesso microesferas poliméricas com propriedades magnéticas à base de estireno, divinilbenzeno e acetato de vinila. Estes materiais apresentaram bom controle morfológico esférico e partículas de ferro aglomeradas por toda a superfície da microesfera. O maior rendimento de microesferas magnéticas foi encontrado na faixa de 288 μm. Apresentaram também boas propriedades magnéticas (22,62 a 73,75 emu.g-1) com comportamento próximo de materiais superparamagnéticos e boa estabilidade térmica (444 °C).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveira, Eduardo Vinícius da Silva, Ana Paula do Nascimento Prata, and Alexandre de Siqueira Pinto. "Caracterização e atributos da vegetação herbácea em um fragmento de Caatinga no Estado de Sergipe, Brasil." Hoehnea 45, no. 2 (June 2018): 159–72. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-70/2017.

Full text
Abstract:
RESUMO Espera-se que variações nos fatores ambientais sejam responsáveis pela diversificação das plantas herbáceas na Caatinga. Nesta pesquisa, objetivou-se caracterizar a vegetação herbácea quanto à composição, similaridade e estrutura, em um fragmento de Caatinga em Poço Verde, Estado de Sergipe, Brasil. Além disso, avaliou-se a influência da precipitação na riqueza entre diferentes áreas de Caatinga. A amostragem foi realizada por meio de 30 subparcelas, além de coletas adicionais de plantas no seu entorno. Foram encontradas 80 espécies, sendo 43% típicas de áreas antropizadas de Caatinga. Entre as áreas de Caatinga, a precipitação não explicou a variação de riqueza; os valores de similaridade foram determinados pela heterogeneidade ambiental. A diversidade Shannon-Wiener e a equabilidade de Pielou encontraram-se dentro da faixa esperada para áreas antropizadas de Caatinga. Com base em evidências suportadas por outros estudos, acredita-se que a antropização modificou a estrutura e a composição da vegetação herbácea, razão pela qual se recomendam ações de conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Luiz, Jhoanne Merlyn, Natascha Eidt, Naiele Pessoa De Oliveira, Liziane Rosa Cardoso, and Angélica Cristiane Ovando. "Campanha de combate ao AVC: relato de um projeto de extensão da UFSC no município de Araranguá/SC." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 18, no. 39 (August 26, 2021): 90–100. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e76706.

Full text
Abstract:
Apesar do acidente vascular cerebral (AVC) ser a principal causa de morte e incapacidade em adultos no Brasil, ainda é uma doença muito negligenciada. Nesse sentido, surge a Campanha Nacional de Combate ao AVC, com o intuito de enviar uma mensagem unificada para a população, buscando a educação consistente de todo o público. Para esta finalidade, foram levantadas questões como o impacto mundial da doença, seus fatores de risco, sinais e sintomas. Este trabalho teve como objetivo descrever as atividades realizadas nos anos de 2017 a 2019 pelo NUPEDES, mostrando ações, locais visitados e levando informação para encorajar a todos a adicionar conhecimento sobre esta patologia. Foram realizadas entregas de folders, rodas de conversas com orientações, palestras e mobilizações. Estima-se que a atuação tenha alcançado cerca de 1.500 pessoas de diferentes faixas etárias. Espera-se que a campanha amenize as complicações do AVC, melhore a eficácia do atendimento e reduza fatores de risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gomes, Antonio Almir Silva, and Iohana Victoria Barbosa Ferreira. "Panorama dos estudos linguísticos no Tumucumaque." LIAMES: Línguas Indígenas Americanas 20 (December 1, 2020): e020016. http://dx.doi.org/10.20396/liames.v20i0.8660797.

Full text
Abstract:
Tumucumaque é nome que refere duas áreas geográficas ao norte do Brasil, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e o Parque Indígena do Tumucumaque. O Parque Indígena do Tumucumaque, segundo o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ), “...é constituído pelas Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Paru D’Este, situadas, em sua maior parte, no Estado do Pará, e em uma pequena faixa no Estado do Amapá”. Juntas, as Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Paru D’Este, segundo o IEPÉ, formam o Complexo do Tumucumaque; lar das populações indígenas falantes das línguas Karíb: Apalai, Kaxuyana, Tiriyó, Wayana e Xikiyana. Nesse contexto, a língua Xikiyana possui um pequeno grupo de falantes; adicione-se a língua Akurió lembrada por pequeno grupo que vive atualmente entre populações Tiriyó. Essas populações e línguas geram contextos multilíngues ricos de possibilidades de estudos linguísticos. Assim, o objetivo do presente texto consiste em apresentar um panorama dos estudos linguísticos realizados acerca das línguas do Tumucumaque; com isso, chamar a atenção para sua natureza multilíngue, bem como sistematizar informações (linguísticas) disponíveis sobre as mesmas línguas. Com o conjunto de objetivos, interessa-nos, ao final projetar distintas direções relacionadas a possibilidades de estudos linguísticos dessa área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Marinho, Daliane Ferreira, Elaine Cristina Pacheco de Oliveira, Jairo Augusto de Sousa Araújo, Inaê Ferreira Pinto, Helen Soares de Lima, Waldiney Pires Moraes, Carlos Eduardo Ambrósio, and Adriana Caroprezo Morini. "Avaliação da transmissibilidade ultrassônica do gel fitoterápico de Copaifera duckei Dwyer." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 5 (May 2017): 516–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017000500015.

Full text
Abstract:
RESUMO: Esse estudo teve por objetivo avaliar o potencial de transmissibilidade ultrassônica de um gel fitoterápico de copaíba da espécie Copaifera duckei Dwyer na concentração de 10%. A pesquisa foi registrada junto ao Sistema Brasileiro de Biodiversidade. O gel fitoterápico de Copaifera duckei 10% foi manipulado de acordo diretrizes da Farmacopéia Brasileira e testado em um aparelho de Ultrassom (US) operado na faixa de 1 MHz. Como grupos controle foram selecionados a água destilada e o gel hidroalcoólico. A análise ocorreu de forma qualitativa e quantitativa através do modelo proposto na literatura. O US foi programado para modos de corrente pulsado/contínuo e testados nas intensidades (0,2/0,4/0,6/0,8/1,0W/cm2), em 1mim/cm2. Os dados receberam tratamento estatístico pelo software BioEstat 5.3 e foi admitido um nível de significância de ≥0,05. No modo contínuo e na intensidade de 0.2W/cm2 o gel foi considerado “Bom transmissor”, na intensidade de 0.4 W/cm2 e 0.6W/cm2 um “Transmissor moderado” e nas intensidades de 0.8W/cm2 e 1.0W/cm2 um “Transmissor pobre”. Concluiu-se que o gel de C. duckei 10% não atenuou as ondas de US em nenhum modo ou intensidade testado. E pode assim ser adicionado a esse para tratamentos sendo considerado transmissor bom ou moderado de acordo com a intensidade do US.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rocha, Cristiane Tomaz, Rômulo Rocha Regis, Paulo Nelson-Filho, and Alexandra Mussolino De Queiroz. "Febre na infância: conhecimento, percepção e atitude materna." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 21, no. 3 (December 14, 2017): 244. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v21i3.463.

Full text
Abstract:
Introdução: O objetivo deste trabalho é determinar o conhecimento, a percepção e a atitude de mães diante da febre de suas crianças, atendidas na Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP. Métodos: Sessenta mulheres, com faixa etária entre 17 e 45 anos foram selecionadas. Um questionário foi aplicado, incluindo-se perguntas sobre as causas, consequências e cuidados domiciliares com a febre. Informações adicionais sobre o uso de medicamentos para tratamento da febre e efeitos colaterais decorrentes também foram obtidas. Os dados foram agrupados e submetidos à análise percentual. Resultados: Para detectar a presença de febre, 58 (96,7%) mães tocavam a pele da criança em locais como testa (58,3%) e pescoço (31,7%) e 46 (76,7%) das mães utilizavam o termômetro. Todas as mães relataram que febre alta pode provocar problemas graves de saúde, como convulsão (90%), delírio (66,7%) e perda de peso (55%). Antipirético era sempre oferecido às crianças com febre, mas antibióticos não eram administrados (96,7%). 71,6% das mães acreditavam que antibióticos provocam efeitos colaterais, principalmente alergia (46,7%) e alterações nos dentes (86,7%), como a cárie dentária (63,3%). Conclusão: Assim, apesar da crescente ênfase em educação em saúde, informações básicas sobre febre são necessárias para reduzir o medo e ansiedade das mães.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Caruso, E. C., and A. J. de Oliveira. "QUANTIFICAÇÃO DE LACTOSE EM QUEIJOS MINAS FRESCAL." Scientia Agricola 56, no. 1 (1999): 243–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161999000100033.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi verificar a aplicabilidade do método de Acton na determinação de lactose em queijo tipo Minas Frescal e, para isso estudou-se a porcentagem de recuperação de lactose adicionada a amostras dos queijos, em diferentes situações. As recuperações variam de 99,1% e 103,7% , e os melhores resultados em torno de 100%, obtidos para as amostras preparadas contendo até 40 <FONT FACE="Symbol">m</font>g de lactose / ml. Os queijos tipo Minas Frescal, de três lotes diferentes com três queijos por lote, foram adquiridos no comércio de Piracicaba, SP aos dois dias de fabricação e nesse mesmo dia, analisados para o teor de lactose. Os resultados variaram de 2,36% a 2,47% no lote 1; 2,68% a 3,03% no lote 2 e 2,19% a 2,48% no lote 3, mostrando, assim, boa uniformidade dentro dos lotes e pequena variação entre estes, mas, todos os valores apresentaram-se dentro das faixas comumente encontradas para este tipo de queijo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Piano, Jeferson Tiago, Jonas Francisco Egewarth, Vanessa Aline Egewarth, Eloisa Mattei, Bruna Thaina Bartzen, and Paulo Sérgio Rabello de Oliveira. "Deposição e composição de palhada residual em área com integração lavoura pecuária." Agrarian 10, no. 37 (September 20, 2017): 234. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v10i37.6670.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o trabalho avaliar a produção, a composição química, bem como, o acúmulo de nutrientes, da cultura da aveia, sob diferentes manejos, ou a manutenção do pousio no período de inverno. O trabalho foi desenvolvido durante os anos de 2014 e 2015, em Latossolo Vermelho distroférrico, com delineamento de blocos casualizados em esquema de faixas, com testemunha adicional, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de duas densidades de semeadura da aveia IPR 126, e três manejos: sem pastejo, um pastejo e dois pastejos, além do tratamento pousio. Foram utilizadas vacas da raça holandesa para o pastejo. Determinou-se a deposição de palhada, os teores e o acúmulo de N, P, K, Ca, Mg, Mn, Zn, C, a relação C:N dos resíduos, após o ciclo de inverno. No ano de 2014, o pousio, influenciou negativamente a massa seca produzida, além do acúmulo de N, P, K, Mg e Mn. Também, neste ano, o número de pastejos influenciou negativamente o acúmulo de P, Mg, Zn e Mn. Em 2015, o pousio influenciou negativamente os teores de N e positivamente os teores C e a relação C/N, a interação densidade de semeadura x pastejos, influenciou positivamente o teor e acúmulo de P. As demais características estudadas não foram influenciadas. Os resultados demonstram que o manejo empregado, no período de inverno, interfere diretamente na quantidade e na qualidade dos resíduos vegetais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Maciel, Vinícius B. V., Telma T. Franco, and Cristiana M. P. Yoshida. "Sistemas inteligentes de embalagens utilizando filmes de quitosana como indicador colorimétrico de temperatura." Polímeros 22, no. 4 (August 28, 2012): 318–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000054.

Full text
Abstract:
Clorofila, um pigmento natural termossensível, foi incorporado à matriz de filmes de quitosana visando a obter sistemas inteligentes de indicação de variação de temperatura. A quitosana é um polímero biodegradável que forma filmes flexíveis com eficiente barreira ao oxigênio, podendo ser alternativa ao uso de polímeros sintéticos. Clorofila foi adicionada (0,25 g/100 g) à suspensão de quitosana (2,00 g/100 g) formando filmes inteligentes de quitosana (FIQ). Os efeitos da temperatura (10 °C a 50 °C) e luminosidade (0 a 1000 lx) foram estudados utilizando um planejamento experimental, avaliando os parâmetros de cor (L*, a*, b*) e propriedades mecânicas. As suspensões de quitosana contendo clorofila foram aplicadas como revestimento em superfície de papel cartão formando o sistema de material flexível filme-papel cartão (S-FP), reduzindo significativamente o tempo de secagem. Os filmes caracterizaram-se pela homogeneidade, flexibilidade, coloração esverdeada e fácil manuseio. A variação de cor foi visualmente observada no sistema S-FP, alterando irreversivelmente de verde para amarelo quando submetido a temperaturas acima de 50 °C, independentemente da luminosidade. Desta forma, o sistema proposto tem potencial de aplicação como indicador colorimétrico de temperatura na faixa de 50 °C a 75 °C, com a vantagem de simples fabricação, biodegradabilidade e uso de materiais seguros para aplicação em contato direto com alimentos e fármacos, além do baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Biscegli, Terezinha Soares, Larissa Bueno Polis, Lívia Marcela dos Santos, and Mariana Vicentin. "Avaliação do estado nutricional e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças freqüentadoras de creche." Revista Paulista de Pediatria 25, no. 4 (December 2007): 337–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822007000400007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças freqüentadoras de uma creche. MÉTODOS: Estudo transversal de 113 crianças com seis a 70 meses de idade, que freqüentavam a creche Irmã Sheila em Catanduva, São Paulo. A avaliação nutricional foi feita por antropometria e analisada pela classificação de Waterlow e a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor pelo Teste de Denver II, em todas as crianças incluídas no estudo. Dados adicionais foram obtidos por meio de um questionário respondido pelos pais em 70% dos casos. RESULTADOS: Entre as crianças estudadas, observou-se 12% de desnutrição aguda, 1% de desnutrição pregressa e 16% de obesidade. O Teste de Denver II detectou 37% de suspeitos de atraso no desenvolvimento, sendo a linguagem a área mais acometida. A faixa etária mais comprometida foi a de 25 a 60 meses. O questionário mostrou que 87% das crianças receberam aleitamento materno (57% até o sexto mês), 96% das mães trabalhavam fora de casa, 54% delas possuíam ensino médio completo e 73% das famílias tinham renda máxima de dois salários-mínimos. CONCLUSÕES: A alta prevalência de distúrbios nutricionais e possíveis atrasos no desenvolvimento observados em crianças da creche Irmã Sheila mostraram a necessidade de introduzir dietas balanceadas, incentivando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, além de alertar para a questão da interferência negativa dos fatores socioeconômicos e culturais no crescimento e desenvolvimento infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Coeli, Cláudia Medina, Luis Guilherme Francisco Duarte Ferreira, Mônica de Miranda Drbal, Renato Peixoto Veras, Kenneth Rochel de Camargo Jr., and Ângela Maria Cascão. "Mortalidade em idosos por diabetes mellitus como causa básica e associada." Revista de Saúde Pública 36, no. 2 (April 2002): 135–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102002000200003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO:Analisar a mortalidade por diabetes mellitus em idosos e a subenumeração do diabetes como causa do óbito de acordo com estatísticas baseadas unicamente em causa básica de óbito. MÉTODOS:Foram revisadas todas as 2.974 declarações de óbito ocorridas em 1994 de idosos residentes em um núcleo habitacional localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Destas, foram estudados 291 óbitos, tendo o diabetes mellitus como causa básica (150) e associada (141). A proporção de óbitos em que a diabetes aparece como causa básica em relação ao total de óbitos por diabetes foi calculada de forma global e segundo sexo e faixa etária. RESULTADOS:Dos 291 óbitos estudados, 138 (47,4%) ocorreram em homens, e 153, em mulheres (52,6%). As taxas de mortalidade apresentaram crescimento contínuo com o avançar da idade, sendo superiores no sexo masculino, embora a diferença entre sexos tenha sido menor para a análise baseada unicamente na causa básica. Observou-se proporção elevada de óbitos domiciliares (22%). A proporção de óbitos por diabetes como causa básica foi de 51,5%, sendo maior nas mulheres do que nos homens. CONCLUSÕES:A análise das estatísticas de mortalidade baseadas unicamente na causa básica do óbito pode levar a perfis distorcidos, em função da subenumeração não ocorrer aleatoriamente. Estudos adicionais em coortes de idosos brasileiros diabéticos são necessários para permitir uma avaliação mais acurada da mortalidade nesse grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gawryszewski, Vilma Pinheiro, Túlio Kahn, and Maria Helena Prado de Mello Jorge. "Informações sobre homicídios e sua integração com o setor saúde e segurança pública." Revista de Saúde Pública 39, no. 4 (August 2005): 627–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102005000400017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O aumento verificado nas taxas de homicídios aponta para a necessidade de melhorar a compreensão do problema. O objetivo do presente trabalho foi conhecer as informações adicionais acerca da mortalidade por homicídios provenientes de diferentes fontes de dados. MÉTODOS: Foram analisados os dados de homicídios entre residentes do Município de São Paulo, para o segundo semestre de 2001 obtidos nas declarações de óbito, laudos de necropsia e boletins de ocorrência policial. As informações foram analisadas sob a forma de números absolutos, proporções e coeficientes. Para a verificação de diferenças estatísticas foi utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson. RESULTADOS: O coeficiente de homicídios foi 57,2/100.000, sendo que os valores mais altos foram encontrados entre os homens na faixa de 15 a 29 anos. O percentual do uso de armas de fogo foi 88,6%, mais alto entre homens que em mulheres. A localização anatômica de lesões mais freqüentes foi a cabeça (68,9%). Entre as vítimas que tiveram o exame toxicológico realizado, 42,5% tinham feito uso de álcool (44% para os homens e 24% nas mulheres). Há maior concentração de ocorrências nos finais de semana no horário noturno. Em 74,6% dos óbitos, as vítimas residiam próximas ou no mesmo local de ocorrência do evento. CONCLUSÕES: Os achados do estudo apontam que a integração de dados permite melhorar a qualidade da informação, contribuindo para a compreensão dos homicídios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fabron, Eliana Maria Gradim, Gisele Rodrigues dos Santos, Sadao Omote, and Gleici Castro Perdoná. "Medidas da dinâmica respiratória em crianças de quatro a dez anos." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 18, no. 3 (December 2006): 313–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872006000300011.

Full text
Abstract:
TEMA: medidas da dinâmica respiratória são freqüentemente utilizadas na clínica fonoaudiológica, mas poucos são os dados científicos destas na população infantil. OBJETIVO: estudar a dinâmica respiratória entre crianças que respiram pelo modo nasal. MÉTODO: o estudo foi realizado com uma amostra aleatória estratificada de 106 crianças respiradoras nasais de escolas da cidade de Marília / SP, entre quatro e dez anos de ambos os sexos. Foram realizadas as medidas de capacidade vital (CV), nas posições em pé e sentada, com e sem oclusão nasal; de tempo máximo de fonação (TMF) de vogais e consoantes sustentadas, além de fala em seqüência com a contagem de números. RESULTADOS: a medida média da CV na posição em pé com e sem oclusão nasal foi 1515,56 ml e 1538,67 ml respectivamente e na posição sentada, 1524 ml e 1539,15 ml respectivamente; o TMF das vogais em segundos foi: /a/ = 8,32 , /i/ = 8,61 e /u/ 8,42; o de consoantes foi: /s/ = 6,64 e /z/ = 7,65 e o de seqüência de números foi de 7,76 segundos. Resultados: observou-se que o tempo médio destas medidas aumentou progressivamente conforme as faixas etárias. Tanto para o TMF das vogais como, para o das consoantes, houve diferença estatística significante (p < 0,05) nas idades mais distantes, ou seja, entre quatro e dez anos, quatro e nove, e quatro e oito anos. Em faixas etárias consecutivas não houve diferença estatística significante nos valores de CV. Houve forte associação entre a CV e o crescimento físico da criança. CONCLUSÃO: esse estudo mostrou medidas de dinâmica respiratória em crianças que podem ser úteis no diagnóstico e terapia fonoaudiológica. Outras pesquisas deveriam ser desenvolvidas para adicionais informações sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gonçalves, Lívia Patrícia Versiani, Orlando Ayrton de Toledo, and Simone Auxiliadora Moraes Otero. "Relação entre bruxismo, fatores oclusais e hábitos bucais." Dental Press Journal of Orthodontics 15, no. 2 (April 2010): 97–104. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000200013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: avaliar a relação entre bruxismo, fatores oclusais e hábitos bucais em crianças e adolescentes, alunos da rede pública da cidade de Brasília/DF. MÉTODOS: um grupo de 680 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 4 a 16 anos, foi aleatoriamente selecionado. Os dados foram coletados através da avaliação clínica e da aplicação de questionários aos responsáveis pelos alunos. Os aspectos morfológicos da oclusão foram avaliados segundo a classificação de Angle e critérios para a dentadura decídua, de Foster e Hamilton (1969). As mordidas cruzadas anterior e posterior, uni ou bilateral, foram avaliadas. O teste qui-quadrado, a Odds Ratio e o software SPSS foram utilizados para análise estatística. RESULTADOS E CONCLUSÕES: 592 questionários retornaram de maneira completa. A prevalência de bruxismo foi de 43%, enquanto 57% apresentaram má oclusão. Os hábitos bucais foram observados em 53%. A prevalência de má oclusão aumentou de 42,6% na dentadura decídua para 74,4% na dentadura permanente. A avaliação dos resultados indicou que não houve relação estatisticamente significativa entre o bruxismo e os fatores oclusais estudados (p > 0,05). Não foram encontradas diferenças entre os gêneros em ambas as variáveis. A onicofagia foi o hábito mais prevalente (35%) com preferência para o gênero feminino. Houve relação estatisticamente significativa entre bruxismo e hábitos bucais. Avaliando os tipos específicos de hábitos, apenas a sucção de chupeta se mostrou relacionada ao bruxismo. Estudos adicionais serão necessários para melhor compreensão dos fatores locais na gênese do bruxismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Malta, Altamiro Oliveira de, Walter Esfrain Pereira, Mariana Neves Nóbrega Torres, Alan Oliveira de Malta, Edgley Soares da Silva, and Samuel Inocêncio Alves da Silva. "Atributos físicos e químicos do solo cultivado com gravioleira, sob adubação orgânica e mineral." PesquisAgro 2, no. 1 (June 28, 2019): 11–23. http://dx.doi.org/10.33912/agro.2596-0644.2019.v2.n1.p11-23.id212.

Full text
Abstract:
A gravioleira é uma espécie frutífera que vem despertando interesse dentre os fruticultores do Brasil, no entanto, existem poucas informações relativas ao manejo da adubação. Sendo assim, o objetivo deste experimento foi avaliar os atributos físicos e químicos do solo de um pomar de gravioleira em função da adubação orgânica e mineral. Foi instalado um experimento em um pomar de gravioleira com 42 meses de idade entre os meses de janeiro a setembro de 2014, na cidade Areia-PB. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1= testemunha (sem adubação); T2= adubação mineral (NPK); T3= esterco de bovino; T4= esterco de aves; T5= adubação mineral + esterco de caprino; T6= esterco de aves + 3 kg de pó de rocha; T7= esterco de caprino. As variáveis de fertilidade e de física do solo avaliadas foram: pH, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, carbono, matéria orgânica, densidade e porosidade do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao o teste de Tukey. A adubação com esterco bovino influenciou positivamente os teores de potássio, sódio, carbono e matéria orgânica do solo; O esterco de aves isolado e adicionado ao pó de rocha, manteve o pH do solo numa faixa que favorece a disponibilidade de nutrientes, além de fornecer maior teor de fósforo no solo; Nenhum dos tratamentos afetou os teores de cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, além da densidade e porosidade total do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bitencourt, Emanoelen Bitencourt e., Karina Miranda de Almeida, Juliana Cardoso Ferreira, Gleidson Marques Pereira, and Antonio Pereira Júnior. "Potencial do endocarpo da manga (Mangifera indica L.) como adubo orgânico." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 7 (August 10, 2020): 619–29. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.007.0048.

Full text
Abstract:
A cultura da Mangifera indica L. possui ampla produção no nordeste e sudeste do Brasil, devido ao valor nutricional e propriedades do fruto. Entretanto, após o consumo in natura ou de manga processada, boa parte do fruto é desperdiçada, como o endocarpo. Com isso, o presente trabalho objetivou avaliar, qualitativamente, as características químicas do solo acrescido do adubo resultante da compostagem do endocarpo de manga, e o desenvolvimento longitudinal do milho (Zea mays L.) em vasos com diferentes substratos. A pesquisa foi realizada em Marabá/PA, e a metodologia empregada foi a observativa, sistemática e experimental. Foi realizada compostagem dos endocarpos de manga para a formação do Composto Orgânico Adicionado (COA), e a semeadura do milho foi feita para quatro tratamentos, com três repetições, em que os substratos utilizados foram: S1 – areia; S2 – terra preta; S3 – COA; S4 – COA + CNPK. Após o plantio foram efetuadas coletas de solo para análise química. Os dados obtidos indicaram que, na compostagem, somente temperatura não alcançou valores usualmente obtidos no processo, devido ao pequeno tamanho da leira no experimento. Quanto ao plantio, a temperatura esteve na faixa recomendável em todos os substratos, mas os maiores valores de umidade foram encontrados em S3 e S4. Em relação à análise química, houve incremento significativo dos macronutrientes, e isto levou ao maior desenvolvimento do milho em S3 e S4. Portanto, a adição de semente de manga à terra preta incrementou tal oferta, que, aliada à retenção hídrica, contribuiu para um melhor crescimento do milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Malta, Altamiro Oliveira de, Walter Esfrain Pereira, Mariana Neves Nóbrega Torres, Alan Oliveira de Malta, Edgley Soares da Silva, and Samuel Inocêncio Alves da Silva. "Atributos físicos e químicos do solo cultivado com gravioleira, sob adubação orgânica e mineral." PesquisAgro 2, no. 1 (June 28, 2019): 11–23. http://dx.doi.org/10.33912/pagro.v2i1.212.

Full text
Abstract:
A gravioleira é uma espécie frutífera que vem despertando interesse dentre os fruticultores do Brasil, no entanto, existem poucas informações relativas ao manejo da adubação. Sendo assim, o objetivo deste experimento foi avaliar os atributos físicos e químicos do solo de um pomar de gravioleira em função da adubação orgânica e mineral. Foi instalado um experimento em um pomar de gravioleira com 42 meses de idade entre os meses de janeiro a setembro de 2014, na cidade Areia-PB. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1= testemunha (sem adubação); T2= adubação mineral (NPK); T3= esterco de bovino; T4= esterco de aves; T5= adubação mineral + esterco de caprino; T6= esterco de aves + 3 kg de pó de rocha; T7= esterco de caprino. As variáveis de fertilidade e de física do solo avaliadas foram: pH, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, carbono, matéria orgânica, densidade e porosidade do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao o teste de Tukey. A adubação com esterco bovino influenciou positivamente os teores de potássio, sódio, carbono e matéria orgânica do solo; O esterco de aves isolado e adicionado ao pó de rocha, manteve o pH do solo numa faixa que favorece a disponibilidade de nutrientes, além de fornecer maior teor de fósforo no solo; Nenhum dos tratamentos afetou os teores de cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, além da densidade e porosidade total do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Da Silva, João Manoel, Crísea Cristina Nascimento De Cristo, Yamina Coentro Montaldo, Tania Marta Carvalho Dos Santos, and Gaus Silvestre de Andrade Lima. "SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO POR FUNGOS RIZOSFÉRICOS ASSOCIADOS À CACTÁCEAS DO SEMIÁRIDO ALAGOANO." Revista Ciência Agrícola 18, s/n (July 29, 2020): 27. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v18i3.9332.

Full text
Abstract:
Objetivou-se por meio desse estudo avaliar a solubilização de fosfatos inorgânicos por fungos rizosféricos associados à cactáceas. Para tanto, foram utilizadas seis cepas fúngicas (F01, F02, F03, F04, F05, F06), as quais estão depositadas na coleção de micro-organismos do Laboratório de Microbiologia do Centro de Ciências Agrárias (UFAL), os quais foram submetidos à inoculação em erlenmeyers de 125 mL contendo 100 mL de meio de cultivo NBRIP, e incubados sob agitação orbital contínua (120 rpm) durante 15 dias, sendo coletado 1mL de cada amostra a cada 5 dias. Em seguida, foi realizada centrifugação e de cada amostra retirado 145 μL e acondicionado em microtubo de 2 mL. Em seguida foi adicionado 570 μL de água destilada e 285 μL do reagente Molibidato-Vanadato de Amônio. Dez minutos após a adição do reagente, foi realizada a leitura da absorbância em espectrofotômeto (modelo UV – SP 2000 Biospectro) sob densidade ótica de 420 nm e aplicados na fórmula (y=0,3041*X2+0,2566*X+0,0213)*1000. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições em esquema de parcela subdividida no tempo. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p&gt;0,05). Os resultados mostraram uma faixa de 10-141 μg.mL-1 P, caracterizando com alta solubilização e conferindo essas cepas como solubilizadoras de fosfato. As cepas mais eficientes foram F04 e F05.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Castro, J. R. M., D. L. Branco, V. R. Balbo, M. F. Oliveira, and J. F. Andrade. "Determinação de amônia no ar utilizando um sensor piezelétrico de quartzo." Eclética Química 36, no. 2 (2011): 21–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702011000200002.

Full text
Abstract:
Neste estudo, procurou-se desenvolver e avaliar filmes para a captação e quantificação de vapores de amônia no ar, através de um sensor piezelétrico de quartzo. Muitas substâncias e suas misturas, em diferentes proporções, foram investigadas como possíveis filmes captores. Em etapas seguintes, verificaram-se alguns parâmetros importantes como o efeito da vazão do poluente, da temperatura de trabalho e da massa da película, otimizando-se as condições experimentais para a montagem do método. Concluiu-se que o filme mais promissor, sob as condições ajustadas, seria uma mistura 2:1 (v/v) de solução comercial (A) de ácido glicólico (70 % m/m) em água, adicionada a tetrakis(hidroxietil)etilenodiamina - THEED (3:4 v/v), com uma solução saturada (B) de ácido tânico em acetona. Estudos de repetibilidade, do tempo de contacto (poluente-sensor) e de alguns possíveis interferentes completaram os trabalhos. As curvas analíticas resultantes mostraram faixas lineares na região de trabalho (2,0 a 11 ppm v ou 1,4 a 7,7 mg/m³ de NH3), para quatro diferentes tempos de exposição (0,5; 1; 2 e 3 min), com coeficientes de correlação (r) variando entre 0,9994 e 0,9980, e respectivas sensibilidades de 13,5 a 42,0 Hz / ppm v.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography