Academic literature on the topic 'Faixa azul'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Faixa azul.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Faixa azul"

1

Fungaro, D. A., J. C. Izidoro, and M. Bruno. "Aplicação de material zeolítico sintetizado de cinzas de carvão como adsorvente de poluentes em água." Eclética Química 34, no. 1 (2009): 45–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702009000100007.

Full text
Abstract:
Cinzas leve de carvão tratadas pelo método hidrotérmico foram usadas como adsorvente de baixo custo para a remoção de íons metálicos e corante de solução aquosa. As isotermas de adsorção das cinzas leve tratadas foram estudadas e os resultados foram ajustados pelos modelos de Langmuir e Freundlich. A isoterma de Freundlich descreveu melhor o processo de adsorção do azul de metileno. Os dados de equilíbrio para a adsorção dos íons zinco e cádmio se ajustaram melhor á equação de Langmuir. O valor máximo de capacidade de adsorção obtido foi de 0,78 (mg g-1)(L mg)1/n para o azul de metileno, 38,1 mg g-1 para o Zn2+ e 67, 5 mg g-1 para o Cd2+. Os materiais sintetizados exibiram capacidades de adsorção muito maiores do que as das cinzas leves usadas como matéria-prima. O estudo mostrou que o material zeólitico pode efetivamente adsorver azul de metileno e íons metálicos com eficiências de remoção na faixa de 82-99%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Élvio Marques da, Manoel Otávio da Costa Rocha, Rian César Silva, Gilmar do Carmo Paixão, Haendel Buzzati, Alessandra Nogueira Santos, and Maria do Carmo Pereira Nunes. "Estudo clínico-epidemiológico da doença de Chagas no distrito de Serra Azul, Mateus Leme, centro-oeste do Estado de Minas Gerais." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 43, no. 2 (April 2010): 178–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822010000200014.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A doença de Chagas permanece como grave problema de saúde pública na América Latina, mesmo com o controle de sua transmissão. Esse estudo avaliou a prevalência da doença de Chagas no distrito de Serra Azul, Centro-Oeste de Minas Gerais, identificando as anormalidades eletrocardiografias dos indivíduos com sorologia positiva. MÉTODOS: A sorologia para doença de Chagas foi realizada em 676 indivíduos (48% da população). O exame clínico e o eletrocardiograma (ECG) foram realizados na população sorologicamente positiva. Selecionou-se um grupo controle para comparação dos dados do ECG. RESULTADOS: A população estudada residia principalmente em área rural, com baixo nível sóciocultural. Quatorze indivíduos foram positivos, com prevalência de 2,1%. Os indivíduos chagásicos eram de faixa etária mais avançada (67 vs 39 anos; p < 0,001). As anormalidades ao ECG nos chagásicos foram frequentes (79%). O ECG dos soropositivos mostrou maior prevalência de extrassístoles ventriculares, distúrbio da condução do ramo direito isolado ou associado ao bloqueio da divisão ântero-superior em relação ao grupo controle. CONCLUSÕES: A prevalência da doença de Chagas no distrito de Serra Azul foi de 2,1%. Os soropositivos estavam em faixa etária mais elevada, sugerindo controle da transmissão. As anormalidades eletrocardiográficas foram frequentes, predominando distúrbio de condução do ramo direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

TININIS, Aristeu Gomes, Alberto Opperman SANTINI, Enelton FAGNANI, Cristo Bladimiros MELIOS, Leonardo PEZZA, and Helena Redigolo PEZZA. "Desenvolvimento de metodologia simplificada para análise de hexametilenotetramina (hmt) em medicamentos contendo corantes em sua formulação." Eclética Química 26 (2001): 175–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702001000100013.

Full text
Abstract:
No presente trabalho desenvolveu-se metodologia simplificada para análise de hexametilenotetramina em medicamentos que apresentam corantes em sua formulação (azul de metileno, Ponceau Red, Bordeaux Red, acriflavina) seguida por titulação ácido-base usando indicador. O método foi aplicado com sucesso a amostras comerciais e os resultados obtidos foram comparados com aqueles encontrados por titulação potenciométrica, apresentando muito boa concordância. Recobrimentos situaram-se na faixa de 101,3 - 104,2%, com desvios padrão de 0,1 - 2,1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Marley L., Francisco A. C. Pinto, Daniel M. de Queiroz, Trazilbo J. de Paula Júnior, and Rogério F. Vieira. "Estimativa de severidade do mofo-branco em lavouras de feijão utilizando-se sensores hiper e multiespectral." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 5 (May 2015): 426–32. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n5p426-432.

Full text
Abstract:
Neste estudo objetivou-se identificar comprimentos de onda e faixas espectrais provenientes de reflectâncias hiper e multiespectrais utilizando regressão PLS e promover avaliação comparativa desses métodos e de dez índices de vegetação, para determinar aqueles que melhor estimam níveis de severidade de mofo-branco em feijão. Foram implantados experimentos nos municípios de Viçosa e de Oratórios, estado de Minas Gerais. Reflectâncias hiperespectrais foram obtidas com espectroradiômetro cuja faixa útil de leitura adotada foi entre 440 e 900 nm. Reflectâncias multiespectrais foram obtidas de imagens de câmara constituídas de cinco bandas (vermelho, verde, azul, Red-edge e infravermelho). Os índices de severidade da doença foram baixos; em Viçosa a média foi de 5,8% e em Oratórios, 7,4%. Modelos matemáticos utilizando reflectâncias hiperespectrais tiveram melhor desempenho para estimar mofo-branco; a banda do red-edge apresentou os comprimentos de onda que melhor estimam a severidade do mofo-branco. Índices de vegetação resistentes a efeitos da reflectância de solo estimaram melhor o mofo-branco do que os demais índices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Franqueto, Rafaela. "DESCOLORAÇÃO DOS CORANTES AZUL QR-19 E MAGENTA POR PROCESSO DE ADSORÇÃO COM USO DE FARINHA DE CASCA DE BANANA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 2 (November 16, 2016): 247. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016247-264.

Full text
Abstract:
A atividade têxtil resulta em grandes quantidades de efluentes com uma variedade de corantes. Dentre os tratamentos usados para esses efluentes, a adsorção é uma das técnicas que tem sido empregada com sucesso na efetiva remoção de corantes. Deste modo, o objetivo deste trabalho consiste na avaliação da eficiência de adsorção dos corantes (Azul QR-19 e Magenta) na farinha da casca de banana tratada com ácido clorídrico e da farinha in natura (somente lavada com água). Antes do estudo cinético, foram feitos os planejamentos fatoriais para os corantes estudados, usando as variáveis: concentração de adsorventes, pH do corante e tempo de contato. A adsorção dos corantes têxteis foi avaliada por meio de estudos cinéticos para os corantes isolados. Os resultados obtidos foram: para o Azul QR-19 o máximo de descoloração foi na faixa 52% para 1 grama de adsorvente e 38% para 0,5 gramas em 30 minutos de ensaio. Em linhas gerais, a técnica utilizada nos estudos é viável e pode ser aplicada em escala industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brasil, Francisco Matheus De Sousa, Milena Brasil de Sousa, and Michele De Souza Brasil. "Caracterização clínica e epidemiológica dos usuários atendidos na Unidade de Prono Atendimento (UPA) na cidade de Iguatu – Ceará / Clinical and epidemiological characterization of users assisted at the Emergency Care Unit (UPA) in the city of Iguatu – Ceará." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 46 (July 28, 2019): 992–1010. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1949.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda a Classificação de Risco, que é proposto de acordo com aportaria 2.048 do Ministério da Saúde. Teve como objetivo descrever o perfil clínico-epidemiológico dos usuários atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Iguatu – Ceará. A metodologia foi quantitativa, de abordagem exploratória, descritiva e transversal, tendo como local da pesquisa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Iguatu – Ceará. A amostra constou de 516 prontuários cadastrados eletronicamente com diagnóstico médico pela UPA no mês de dezembro de 2017, bem como 10.490 prontuários dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 que continham o registro da Classificação de Risco. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2018. Resultados: Em proporção ao sexo, pacientes do sexo feminino se apresentaram em maior quantidade, sendo 268 mulheres (51,94%)e 248 homens (48,06%). Em relação à faixa etária, o atendimento é mais prevalente em crianças de 0 a 9 anos se apresentando em (32,95%), e menos prevalente em idosos a partir de 60 a 99 anos (13,56%). Quanto aos diagnósticos, os mais frequentes com maior prevalência foram lombalgia apresentadas por 86 pacientes (16,6%), mais prevalentemente na faixa etária de 20 a 69 anos, cefaléia apresentada por 68 pacientes (13,1%), mais prevalente na faixa etária de 10 a 59 anos e amigdalite por 64 pacientes (12,4%), que se apresentou com maior prevalência nas faixas etárias de 09 a 29 anos, enquanto nas faixas etárias de 50 a 99 anos não apresentaram a doença. Quanto a Classificação de Risco, os casos classificados como verde e azul totalizaram a maior parte do atendimento, compostos por 8.690 usuários (85,08%) enquanto os casos de urgência foram compostos pela minoria do atendimento, sendo 1.488 pacientes, apenas (12,65%). O perfil clínico e epidemiológico dos pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento é caracterizado por atendimentos não urgentes. Os atendimentos apontaram para queixas de baixa complexidade, podendo se observar patologias de níveis de atenção básica. Concluiu-se pela necessidade de maiores estudos que possam orientar melhor sobre os serviços de urgências e emergências, bem como sobre a melhoria na triagem classificatória em situações de risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Provenzano, Denise De Castilho, and Leopoldo E. G. Bastos. "AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO DE HIS DO PMCMV, ATRAVÉS DO SELO CASA AZUL." MIX Sustentável 3, no. 2 (March 18, 2017): 14. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2017.v3.n2.14-23.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou avaliar a questão da sustentabilidade num empreendimento de habitação de interesse social (HIS) do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) através do Selo Casa Azul. Foi escolhido o Projeto Residencial Bairro Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, com excelente inserção na malha urbana, aproveitamento de edificações antigas e descontaminação do solo. Através da checagem dos critérios que compõem esta certificação, constatou-se que este empreendimento não seria certificado por não atender a alguns critérios obrigatórios. O baixo valor da unidade habitacional imposto para a faixa 1 do PMCMV, é um dos fatores que mais dificulta o cumprimento de alguns critérios. Também a busca pela maior quantidade possível de unidades habitacionais não permite uma implantação destes blocos segundo melhor orientação solar e ventilação predominante. A obrigatoriedade da certificação mínima, nível bronze, para esses empreendimentos de HIS resultaria numa habitação de melhor qualidade para essa população mais carente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Varella, Lili. "Espaço aberto: meu nome é roupa [a pele como roupa e a roupa como pele]." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 1, no. 1 (February 14, 2007): 54. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v1i1.402.

Full text
Abstract:
Acostumados estamos a ver e não enxergar que coisas do nosso cotidiano passam despercebidas no dia-a-dia. Diariamente somos bombardeados por símbolos/imagensque representam/identificam alguma coisa. Um uniforme laranja com uma faixa verde cruza por você: é o gari. Avental branco? Um médico talvez ou alguém de alguma área afim. A indefectível camisa de tergal azul com calça preta e já sabemos que tem um motorista na área! Confusões também acontecem, pois às vezes dá até para confundir segurança com executivo... lógico que por um monte de reais a mais, nota-se a diferença de um terno bem talhado, mas tem segurança aí tão bem vestido que chega a ser confundido...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viana, C. C. B., and H. R. Paes Jr. "Estudo da degradação da intensidade de fotoluminescência de filmes finos de óxido de alumínio dopados com cério." Cerâmica 51, no. 317 (March 2005): 24–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000100006.

Full text
Abstract:
Filmes finos de alumina dopados com cério depositados por spray-pirólise podem ser utilizados como emissores fotoluminescentes na faixa do violeta-azul (360 - 410 nm). Todos os espectros destes filmes apresentaram espectros assimétricos resultantes da superposição de dois picos centrados em 365 e 395 nm. Os filmes envelhecidos apresentaram intensidade de luminescência menor que a observada nas amostras como-depositadas. Além disto, foi observado nos espectros das amostras envelhecidas um desvio da banda de emissão para menores comprimentos de onda. O tratamento térmico a 300 ºC durante oito horas diminuiu a intensidade de luminescência tanto das amostras como-depositadas como envelhecidas. Os filmes tratados apresentaram ainda uma razão entre as áreas dos picos centrados em 365 e 395 nm, menor que a observada nos filmes não-tratados levando ao deslocamento da banda de emissão para maiores comprimentos de onda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

KIPPER, Felipe, Paulo A. SOUZA, and Fernando Farias VESELY. "Palinomorfos e associações de fácies da Formação Lagoa Azul (Grupo Itararé, Pennsilvaniano da Bacia do Paraná) no sudeste do Estado do Paraná, Brasil." Pesquisas em Geociências 44, no. 1 (February 27, 2017): 93. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.78254.

Full text
Abstract:
No sudeste do Estado do Paraná, o Grupo Itararé assenta-se por meio de discordância angular sobre o substrato pré-glacial, que é composto de unidades precambrianas a devonianas, cada vez mais velhas para o sudeste. Devido a esta configuração estratigráfica, tem-se interpretado que os estratos aflorantes na região de Porto Amazonas representam os níveis mais inferiores do Grupo Itararé, enquanto aqueles da região de Campo do Tenente, localizados mais ao sul da área, representam seções mais jovens. Este artigo apresenta o resultado da análise palinológica e faciológica realizada em sete afloramentos da porção basal do Grupo Itararé (Formação Lagoa Azul), nas regiões de Porto Amazonas, Lapa e Campo do Tenente, visando ao posicionamento palinoestratigráfico. Nove fácies sedimentares foram identificadas compondo, na maior parte, depósitos de transporte de massa e turbiditos, acumulados em ambiente marinho relativamente profundo sob influência glacial. Associações palinológicas foram registradas em todas as três regiões, incluindo escassos elementos indígenas, compreendendo esporos e grãos de pólen monossacados, com grau de preservação variado. As características palinológicas gerais das associações e a presença de determinadas espécies de esporos e grãos de pólen sugerem posicionamento na Zona Ahrensisporites cristatus, correspondente à porção inferior do Grupo Itararé (Formação Lagoa Azul), de idade pennsilvaniana (Neobashkiriano a Kasimoviano). Os resultados obtidos confirmam a ocorrência de estratos glaciais da parte inferior do Grupo Itararé na faixa de afloramentos. Além disso, demonstram a importância do estudo dos processos de retrabalhamento e ressedimentação de palinofósseis pré-pennsilvanianos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Faixa azul"

1

Honório, Valdirene Andrade. "A dimensão educacional no projeto Faixa Azul: a juventude em questão." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2009. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2941.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-10-25T10:58:30Z No. of bitstreams: 1 valdireneandradehonorio.pdf: 1992055 bytes, checksum: 8b5baeb31f0227c726b44ea1d31e3cc4 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-12-15T11:56:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 valdireneandradehonorio.pdf: 1992055 bytes, checksum: 8b5baeb31f0227c726b44ea1d31e3cc4 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-12-15T11:56:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 valdireneandradehonorio.pdf: 1992055 bytes, checksum: 8b5baeb31f0227c726b44ea1d31e3cc4 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-15T11:56:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 valdireneandradehonorio.pdf: 1992055 bytes, checksum: 8b5baeb31f0227c726b44ea1d31e3cc4 (MD5) Previous issue date: 2009-05-22
O objetivo da pesquisa foi o de conhecer o espaço destinado à educação nas políticas para a adolescência e juventude, tendo como foco central o projeto Faixa Azul, situado na cidade de Barbacena /M.G. A definição por este objeto de estudo se deu por abranger, em seu propósito adolescentes e jovens.Tendo como aporte teórico as reflexões de Karl Marx e Antonio Gramsci foram adotadas ferramentas conceituais para nortear a direção e a forma de pesquisar. Foram utilizados conceitos significativos para a observação e posterior análise da realidade descoberta. Com o intuito de delimitar a estrutura teórica e conceitual, estabelecendo elos entre teoria e prática, foram buscados subsídios que permitissem pensar a educação, o trabalho e as políticas sociais para a adolescência e juventude no Brasil. Para atingir o objetivo proposto, no que se refere à construção dos dados, foi adotado como recurso metodológico dois questionários que foram aplicados a dois grupos de sujeitos da pesquisa: um composto por adolescentes e outro composto por jovens. Os dados obtidos foram analisados posteriormente à luz do materialismo histórico, uma vez que ele propicia uma análise dos fatos sociais tendo em vista a totalidade dos acontecimentos. Ao término do estudo a conclusão primordial obtida foi a de que as políticas para a juventude não podem prescindir de uma educação, em todas as dimensões possíveis. Elas precisam estar voltadas para a integralidade do mundo dos adolescentes e jovens, incluindo sua vida escolar, consoante com cada realidade visto que co-existem no país adolescências e juventudes diversas.
The aim of this research was to get to know the space dedicated to education in policies for youth, focusing mainly on the Blue Band (Faixa Azul) project in Barbacena in the State of Minas Gerais. This object of study was chosen because the project includes adolescents and youths in its scope. Using as a theoretical contribution the thoughts of Karl Marx and Antonio Gramsci, we adopted conceptual tools to guide the line of research and the research method. We used concepts that were significant for the observation and subsequent analysis of the reality that was discovered. With the aim of delimiting the theoretical and conceptual structure and establishing links between theory and practice, we tried to find supplementary information which would enable us to reflect on education, work and social policies for adolescents and youths in Brazil. To achieve the aims proposed, as regards the construction of the data, we adopted, as a methodological resource, two questionnaires which were applied to two groups of subjects of the research: one of adolescents and one of youths. The data obtained was later analysed in the light of historical materialism since it provides an analysis of the social facts which bears in mind all the events. At the end of the study, the main conclusion arrived at was that policies for young people cannot do without an education, in all its possible dimensions. These policies need to be directed at the whole of the adolescents’ and youths’ world, including their school life, consistent with all their realities, since multifarious teenagers and youths co-exist in the country.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, Rafael Henrique de Souza. "Análise comparativa da capacidade viária em grandes corredores de tráfego: impactos na eficiência da mobilidade urbana." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26317.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-08-28T21:49:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Rafael Henrique de Souza Silva.pdf: 5397463 bytes, checksum: dabdbf75acae46ef1aba1228a028484b (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-09-06T22:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Rafael Henrique de Souza Silva.pdf: 5397463 bytes, checksum: dabdbf75acae46ef1aba1228a028484b (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-06T22:31:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Rafael Henrique de Souza Silva.pdf: 5397463 bytes, checksum: dabdbf75acae46ef1aba1228a028484b (MD5) Previous issue date: 2017-02-16
Em 10 anos a frota de veículos de algumas cidades brasileiras dobrou, ao passo que a população destas cidades sequer aumentou em 20%. Os congestionamentos, portanto, passaram a fazer parte do dia-a-dia dos brasileiros que hoje vivem em cidades completamente travadas. Diante deste cenário caótico de mobilidade no qual muitas cidades brasileiras se encontram devido ao rápido crescimento da frota de automóveis e diminuição da quantidade de passageiros por veículo deste modal, o estudo de alternativas que possam mitigar as externalidades negativas e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de um transporte urbano mais sustentável se apresenta como de extrema importância. Essas alternativas podem variar desde uma simples campanha educacional a obras de grande porte e, todas elas, sem exceção, antes de implantadas, devem passar por um processo de discussão e validação. Desta forma, o objetivo deste trabalho é trazer e refinar o debate sobre a implantação dos corredores exclusivos de ônibus chamados de faixa-azul em algumas cidades brasileiras através de um comparativo teórico-prático da capacidade viária em um destes corredores utilizando textos acadêmicos existentes na literatura, o HCM (Highway Capacity Manual) e contagens de tráfego manuais. A separação de uma das faixas de rolamento de uma via urbana, destinando-a exclusivamente para o trânsito do transporte coletivo é uma medida barata quando comparada à diversas outras soluções de Engenharia de Transporte / Tráfego e pode contribuir significativamente para a melhoria da mobilidade das grandes metrópoles do Brasil. Para a realização deste projeto, foi escolhida a Avenida Conselheiro Rosa e Silva, um importante corredor de transporte localizado na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. A avenida possui diversos polos geradores de viagens através de equipamentos urbanos importantes como hospitais, supermercados, hospitais e clínicas além de ser uma das principais vias de circulação e distribuição do tráfego da capital pernambucana. É importante salientar que devido ao tempo e aos limitados recursos financeiros, foram feitas contagens em apenas uma das interseções da avenida, durante o horário de pico, em um dia comum de semana. Os resultados confirmaram a hipótese de que destinar uma das faixas de rolamento apenas para ônibus melhorou a capacidade, ainda que timidamente, em pessoas por hora daquela avenida, e que traria diversos outros benefícios, mesmo que penalizando o usuário do modo individual, grande vilão da mobilidade urbana sustentável, já que este transporta, na avenida, em média, menos de 2 passageiros por veículo.
In 10 years, the fleet of vehicles of some Brazilian cities doubled, whereas the population of these cities did not even increase in 20% (ANTP, 2015). The congestion, therefore, became part of the daily life of the Brazilians who now live in completely “frozen” cities. Considering this chaotic scenario of mobility in which many Brazilian cities are subjected to due to the rapid growth of the car fleet and the reduction of the number of passengers per vehicle, the study of alternatives that can mitigate the negative externalities and improve the quality of life of the people through a more sustainable urban transport is presented as extremely important. These alternatives can range from a simple educational campaign to large-scale works, and all of them, without exception, before being implemented, must undergo a process of discussion and validation. In this way, the objective of this work is to bring and refine the debate about the implantation of exclusive corridors of buses called “blue lanes” in some Brazilian cities through a theoretical-practical comparison of the road capacity in one of these corridors using academic texts existing in the literature, the HCM (Highway Capacity Manual), and manual traffic counts. The separation of one of the lanes of an urban street, destined exclusively for the transit of public transport is an inexpensive measure when compared to several other Transport Engineering / Traffic solutions and can contribute significantly to the improvement of the mobility of large Metropolis of Brazil. For the realization of this project, the Conselheiro Rosa e Silva Avenue was chosen, an important transportation corridor located in the city of Recife, capital of the state of Pernambuco. The avenue has several poles that generate travel through important urban equipment such as hospitals, supermarkets, hospitals and clinics, as well as being one of the main traffic and circulation routes in the capital of Pernambuco. It is important to notice that because of the time and limited financial resources, counts were made at just one intersection of the avenue during peak hours on a typical weekday. The results confirmed the hypothesis raised that assigning one of the lanes only for buses slightly improved the road capacity for people, per hour, of that avenue, bringing several other benefits, even though penalizing the user of the individual mode, the villain of sustainable urban mobility, since it carries, on average, less than two passengers per vehicle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Faixa azul"

1

PEREIRA, HERONIDES DOS SANTOS, JANIELLE SILVA MARINHO DE ARAÚJO, PATRÍCIA MARIA DE FREITAS E. SILVA, and ÍTALO FREITAS PEREIRA. "CARACTERIZAÇÃO DAS DERMATOFITOSES DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.035.

Full text
Abstract:
AS DERMATOFITOSES SÃO DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS OU COGUMELOS CHAMADOS DERMATÓFITOS.O TRATAMENTO DA DERMATOFITOSE É SIMPLES E DEVE SER PRECOCE PARA EVITAR EXTENSÃO DO QUADRO E CONTAMINAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS QUE CONVIVEM PRÓXIMO AO PACIENTE AFETADO. OBJETIVA-SE CARACTERIZAR A INCIDÊNCIA DE DERMATOFITOSE BEM COMO A ESPÉCIE MAIS PREVALENTE, ALÉM DE VERIFICAR A FAIXA ETÁRIA MAIS ACOMETIDA. A METODOLOGIA EMPREGADA FORAM: EXAME DIRETO E CULTURA, O EXAME MICOLÓGICO DIRETO FOI TRATADO COM CLARIFICANTE, HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO (POTASSA) EM UMA CONCENTRAÇÃO DE 10-30%, PARA QUE AS ESTRUTURAS FÚNGICAS PRESENTES PUDESSEM SER ADEQUADAMENTE VISUALIZADAS AO MICROSCÓPIO, JÁ O CULTIVO FOI REALIZADO ROTINEIRAMENTE EM MEIO DE ÁGAR SABOURAUD DEXTROSADO E CHROMAGAR CANDIDA, POIS POR SER CROMOGÊNICO, O MEIO MODIFICA AS COLÔNIAS DESTAS ESPÉCIES PARA AS CORES VERDE, AZUL E ROSA. O ISOLAMENTO DIFERENCIAL COM UM MEIO DE CULTURA CROMOGÊNICO PERMITIU DETECTAR AS CANDIDOSES DO GÊNERO CANDIDA, REALIZOU-SE UM ESTUDO TRANSVERSAL, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E DESCRITIVA DOS DADOS, A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA A PARTIR DAS FICHAS LABORATORIAIS E QUESTIONÁRIOS UTILIZADOS NO CENTRO DE HEMATOLOGIA E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS - LTDA. CERCA DE 60% DOS PACIENTES APRESENTARAM ALGUM TIPO DE DERMATOFITOSE, 55% COM IDADE SUPERIOR A 46 ANOS E COMO AGENTE ETIOLÓGICO DE DESTAQUE TRICHOPHYTON MENTAGROPHYTES. CONCLUINDO QUE FOI POSSÍVEL, A AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE DERMATOFITOSES ATRAVÉS DA VERIFICAÇÃO DE DERMATÓFITOS NOS INDIVÍDUOS. PARALELAMENTE, COMPAROU-SE A FAIXA ETÁRIA MAIS PREVALENTE, BEM COMO AS DERMATOFITOSES MAIS OCORRENTES NOS PACIENTES, COM BASE NA MICOLOGIA DIRETA E CULTURA, VERIFICANDO-SE A PRESENÇA DE DERMATÓFITOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography