To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa ciliar.

Journal articles on the topic 'Faixa ciliar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 19 journal articles for your research on the topic 'Faixa ciliar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Campagnolo, Karla, Geraldo Lopes da Silveira, Alessandro Carvalho Miola, and Regis Leandro Lopes da Silva. "ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE UM RIO E ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO DE PROTEÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA." Ciência Florestal 27, no. 3 (August 31, 2017): 831. http://dx.doi.org/10.5902/1980509828633.

Full text
Abstract:
O Novo Código Florestal Brasileiro (NCF), que revoga a Lei n. 4.771/1965, antigo Código Florestal (ACF), regulamenta a definição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) das faixas marginais dos cursos d’água, sendo que atualmente sua delimitação deve ser feita a partir da borda da calha do leito regular (LR), diferentemente do ACF, que indicava o início da faixa de APP a partir do leito maior hidrológico (LMH) do rio. Objetivou-se comparar a aplicação no NCF em faixa ciliar de rio, frente ao antigo Código, bem como a diferença entre os mesmos, em uma bacia tipicamente rural. Utilizou-se como estudo de caso o Arroio Grande, definindo-se a extensão do LR, do LMH e respectiva faixa de APP, formando assim, a Faixa de Proteção Permanente (FPP). Dentro de cada faixa de proteção, foi realizada a análise do uso do solo e as dificuldades mais comuns encontradas para delimitação do leito definidor da APP. Por meio dos mapas obtidos, a APP do Arroio Grande deve ser de 50 metros a partir da calha do LR, que se trata da calha delimitada do rio, incluídas as praias e ilhas fluviais. O NCF traz como contribuição permitir aos proprietários a adequação das áreas degradadas com uma faixa menor de preservação e facilitar a definição do LR por meio de imagens de satélite. Assim, podem-se comparar as legislações através dos mapas e concluir que o NCF trouxe alguns avanços, como a facilidade na demarcação da APP, mas é mais brando em relação ao tamanho de área protegida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes, Milton Marques, Marcos Bacis Ceddia, Márcio Rocha Francelino, and Márcia Rodrigues de Moura Fernandes. "DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA FAIXA CILIAR E QUALIDADE DE ÁGUA DE DUAS MICROBACIAS UTLIZADAS PARA ABASTECIMENTO HUMANO." IRRIGA 20, no. 1 (April 10, 2015): 128. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2015v20n1p128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, R. E., C. A. Vetorazzi, and A. C. Xavier. "Simulação de cenários alternativos de uso da terra em uma microbacia utilizando técnicas de modelagem e geoprocessamento." Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, no. 4 (August 2003): 727–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000400017.

Full text
Abstract:
O modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool) foi aplicado na simulação de cenários alternativos de uso da terra na microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Marins, em Piracicaba (SP), no biênio 1999/2000. Dois cenários foram simulados. No primeiro, o uso atual foi mantido numa faixa de mata ciliar de 30 m em toda a extensão dos cursos d'água e de 50 m ao redor das nascentes, de acordo com o Código Florestal. No segundo cenário, como as pastagens ocupavam 30,9 % da área da microbacia, nas encostas mais íngremes, com alto potencial erosivo, as áreas de pastagem foram substituídas por vegetação florestal. As simulações dos dois cenários foram comparadas com as condições do cenário atual em termos de produção de sedimentos. Os cenários geraram diferentes padrões espaciais da produção de sedimentos. Uma redução de 94,0 % na produção de sedimentos foi obtida com a substituição da pastagem por vegetação nativa (cenário 2). No cenário 1, a redução foi de 10,8 %. Esses resultados evidenciam a necessidade de tratar a paisagem em bacias hidrográficas de forma global, identificando as "áreas sensíveis ambientalmente", onde são necessárias práticas de controle dos processos erosivos e não somente práticas de proteção dispensada aos cursos d'água por meio da mata ciliar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brasil, Jardel, Samara Soares, and José Brites-Neto. "Aspectos clínico-epidemiológicos de um cluster de febre maculosa brasileira, ocorrido no município de Americana, São Paulo, Brasil, 2018." Journal of Health & Biological Sciences 8, no. 1 (August 26, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3037.p1-5.2020.

Full text
Abstract:
Objetivos: descrever os principais aspectos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos relacionados à ocorrência de um cluster de febre maculosa brasileira (FMB) na cidade de Americana/SP, em 2018. Métodos: realizou-se uma análise descritiva baseada na revisão das informações constantes nos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN e nos relatórios de investigações epidemiológicas obtidos junto ao banco de dados da Unidade de Vigilância em Saúde Municipal. Resultados: esse cluster ocorreu em um fragmento de mata ciliar situado na confluência dos rios Atibaia e Jaguari, entre os dias 21/4/2018 e 31/5/2018. Durante esse período, ocorreram 15 casos positivos de FMB, com registro de 11 óbitos, atingindo uma taxa de letalidade de 73%. O sexo masculino representou 93% dos pacientes, e a faixa etária mais afetada foi a de indivíduos acima dos 30 anos (67%), seguindo-se o percentual de 13% para as faixas de 1 a 4 e 5 a 9 anos, e 7% para pessoas de 20 a 29 anos. Os principais sinais clínicos observados foram febre (100%); cefaléia (80%) e mialgia (73,33%). Conclusão: foi possível delinear o perfil epidemiológico dos indivíduos a serem alcançados nas campanhas de educação em saúde, com enfoque para medidas preventivas visando à redução de frequência nas áreas de risco para parasitismo humano por carrapatos vetores da FMB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Macedo, Rodrigo de Campos, Abdon Luiz Schmitt Filho, Joshua Farley, and Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli. "Delimitação de áreas de preservação permanente em zonas ciliares: estudo de caso em Santa Rosa de Lima no sul do Brasil." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 19, 2020): e3899119850. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9850.

Full text
Abstract:
A delimitação das APPs é um requisito fundamental em diversos processos, tais como o Cadastro Ambiental Rural, o diagnóstico ambiental, o zoneamento ambiental e o Plano de Recuperação Ambiental. Porém, a implementação das definições legais das APPs não é tarefa trivial, dependendo principalmente da representação detalhada da malha hidrográfica. Este artigo aborda a integração de dados e a utilização de métodos de geoprocessamento para obtenção semi-automatizada de Áreas de Preservação Permanentes (APPs). para o município de Santa Rosa de Lima-SC.. Para delimitar as APPs ciliares através de Sistemas de Informações Geográficas, foi necessário realizar um mapa de distância para cada feição hidrográfica. A especificação da largura do buffer é dependente do tipo, largura e tamanho das feições da rede de drenagem. As APPs de nascentes foram definidas a partir 50 m, tendo como ponto central a própria nascente ou olho d’água. Para os cursos d’água, as APPs são delimitadas na faixa marginal a partir da calha regular, em projeção horizontal com larguras mínimas que variam de 30 a 500 m de largura. Ao considerar a junção de todas APPs delimitadas – nascentes/olhos d’água, cursos d’água, corpos d’água e áreas úmidas – há muitas áreas sobrepostas. Ao unir todas estas áreas, considerando-se adequadamente todas as sobreposições, a área resultante é de 10.125,04 ha, representando 50,12% da área total do município. Cerca de 76% da APP ciliar delimitada neste trabalho está devidamente coberta por vegetação florestal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Fioravante Jaekel dos, and Egon Klamt. "Gestão agroecológica de microbacias hidrográficas através de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto: caso Fazenda Pantanoso." Ciência Rural 34, no. 6 (December 2004): 1785–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000600018.

Full text
Abstract:
O manejo sustentado de agroecossistemas passa pelo planejamento de uso dos mesmos, para o que necessita serem avaliados os recursos naturais e as condições sociais, culturais e econômicas dos habitantes. Técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, que permitem avaliar os recursos de grandes áreas e anexá-los a bancos de dados georreferenciados, foram utilizados para caracterizar o meio físico e planejar o uso da fazenda El Pantanoso, Departamento de Cerro Largo, Uruguai. Dados topográficos, planialtimétricos, de solo e uso atual, foram usados para gerar os planos de informação: mapa base, modelo numérico do terreno, declividade, solos, aptidão de uso agrícola dos solos, uso atual, zoneamento ambiental e conflitos de uso. A pesquisa mostra que a região apresenta Planossolos, Argissolos, Chernossolos, Vertissolos, Organossolos, Neossolos e Gleissolos e que os mesmos apresentam ampla faixa de aptidão de uso, o que facilita seu zoneamento ambiental. Considerando-se que a tradicional pecuária desenvolvida nas áreas de topografia ondulada e arroz nas várzeas, constitui o uso adequado dos solos, então lavouras de arroz encontradas ao longo dos sistemas de drenagem, onde deveria ser mantida a vegetação ciliar natural, constitui o principal conflito de uso relacionado ao zoneamento ambiental da região. O geoprocessamento e sensoriamento remoto mostraram-se eficientes no planejamento de uso da Fazenda Pantanoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Gabriel Figueiredo de, Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, and Elisangela Maria Ferrarez. "Caracterização Fisiográfica e do uso e Ocupação do Solo das Microbacias Urbanas da Cidade de Cuiabá-MT." E&S Engineering and Science 7, no. 2 (June 27, 2018): 42–53. http://dx.doi.org/10.18607/es201876822.

Full text
Abstract:
O processo de urbanização brasileira ocorreu de maneira intensa e rápida, tendo como resultado a degradação dos serviços ecológicos. O uso e manejo inadequados do espaço urbano e a falta de ações conservacionistas propiciam perdas significativas, assim, o levantamento do uso e cobertura da terra é a primeira etapa para o planejamento conservacionista. Estudos que pretendam diagnosticar as condições do ambiente natural e avaliar sua dinâmica, podem contribuir para a gestão sustentável da bacia hidrográfica. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo geral realizar a delimitação das bacias hidrográficas localizadas na área urbana do munícipio de Cuiabá-MT e a caracterização fisiográfica e diagnóstico do uso e ocupação do solo, por meio de uso de imagens de satélite. Para este estudo, foram considerados três etapas metodológicas, sendo i) caracterização da área e bacias de estudo; ii) levantamento e caracterização da base de dados e iii) determinação das características fisiográficas. Para tanto, utilizou-se a ferramenta Arc Hydros e o software ArcGis na versão 10.5 e o software ecognition develope 64. As imagens de satélite foram retiradas do LANSAT 08 (L8-OLI). Os resultados apontam que a microbacia do córrego Mané Pinto apresenta maiores valores de fato forma, índice de circularidade e faixa densa de ocupação urbana entre 80 a 90%, caracterizando ausência de mata ciliar. Já o Rio Coxipó apresenta menores valores de fator forma e índice de circularidade, porém apresenta valores superiores a 40% de vegetação rasteira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Alessandra Dos Santos, Daniela Aparecida Moura, Flávia Pâmela Alves De Lima, and Juliano José Corbi. "Levantamento dos Macroinvertebrados Aquáticos do Córrego Lagoa Serena, Instituto de Biotecnologia, Uniara: Avaliação do Possível Impacto." Revista Brasileira Multidisciplinar 13, no. 2 (July 26, 2010): 114. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2010.v13i2.144.

Full text
Abstract:
O represamento de um rio ou córrego é um dos fatores que têm alterado os ecossistemas aquáticos. Um de seus impactos é a mudança do ambiente lótico para lêntico, influenciando a estrutura e o funcionamento desse ambiente e, conseqüentemente, modificando a fauna aquática. Entre os indicadores biológicos mais utilizados na avaliação de ecossistemas aquáticos, encontram-se os macroinvertebrados aquáticos, pois refletem as mudanças ocorridas no ambiente além de participarem da ciclagem de nutrientes e do fluxo de energia. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da fauna de macroinvertebrados de um córrego localizado no Instituto de Biotecnologia - Ibiotec do Centro Universitário de Araraquara - Uniara e avaliar o possível impacto ambiental causado pelo seu represamento. Realizaram-se duas coletas em dois pontos diferentes, um a montante e outro a jusante do represamento, onde os macroinvertebrados foram coletados utilizando-se rede em "D", pelo método de varredura, e identificados utilizando-se literatura específica. Foram identificados 289 organismos pertencentes a 15 táxons de macroinvertebrados. Foram calculados os índices de diversidade (Shannon), riqueza de espécies (Margalef) e a dominância de espécies No Ponto 1, encontrou-se uma baixa diversidade de organismos, porém com uma grande abundância de organismos, com predominância da família Chironomidae. No Ponto 2, encontrou-se maior diversidade, porém uma baixa abundância, com a predominância da classe Oligochaeta. Aparentemente, o represamento não influenciou a diversidade faunística, porém, a pequena faixa de mata ciliar e a presença de cultura de cana-de-açúcar próxima ao local parecem estar influenciando a riqueza e a diversidade dos organismos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramos, Gabriela Gomes, Denize Monteiro dos Anjos, Joedla Rodrigues de Lima, Gessica dos Santos Vasconcelos, and Isabella Rocha Ribeiro. "Uso de geotecnologias para determinação de áreas de preservação permanente em trecho da Sub-bacia do Rio Piranhas, Semiárido, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 15, 2021): e121101220138. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20138.

Full text
Abstract:
A delimitação de habitats geomorfológicos proporciona a identificação de áreas com maior relevância ecológica. O objetivo deste trabalho foi delimitar, utilizando geotecnologias, a rede de drenagem e fragmentos da mata ciliar da sub-bacia do alto Piranhas/PB. O trabalho foi desenvolvido em trechos do rio Piranhas, iniciando no açúde de São Gonçalo, próximo ao município de Sousa, Paraíba, e seguindo cerca de 20 km a direção da nascente do rio, localizada no município de Bonito de Santa Fé. Foram utilizadas as imagens dos satélites Sentinel 2 B, e a composição de RGB (vegetação, corpos hídricos e solo) foi a RGB: 4 – 3 – 2. As Áreas de Preservação Permanente da sub-bacia foram desenhadas utilizando a ferramenta de delimitação (Buffer). Os layouts dos mapas foram confeccionados no software QGIS versão 2.18.1. Os dados cartográficos gerados se deram no sistema de referência datum SIRGAS2000 e em coordenadas geográficas. Foram identificados locais em que a faixa destinada à preservação sofria degradação. Os impactos ambientais ficam mais evidentes ao modo que se afasta do Açude de São Gonçalo, pondo em evidência a supressão da vegetação nativa, substituída pela pequena agricultura, pastagens e construção de moradias. Os pontos 1 e 3 se encontravam com o maior número de indivíduos de vegetação aberta e densa, e os pontos 2 e 4 com grandes áreas de cultivo e pastagens. Há uma escassez de vegetação nativa, pelo uso inadequado do solo em alguns pontos da Área de Preservação Permanente, em contraposição ao que rege a legislação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bittencourt, Simone, and Eduardo Felga Gobbi. "Carga máxima de fósforo admissível ao reservatório Piraquara II, uma aplicação do processo TMDL." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 3 (June 2006): 595–603. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000300019.

Full text
Abstract:
Para implementação e operacionalização da política brasileira de recursos hídricos, é imprescindível o uso de ferramentas de planejamento que considerem o efeito de todas as atividades ou processos que causam ou contribuem para a degradação da qualidade de um corpo d'água. Neste sentido, aplicou-se o processo TMDL (total maximum daily load), desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), para o P, na área de drenagem de contribuição ao futuro reservatório Piraquara II, bacia hidrográfica do rio Piraquara, Paraná. O processo TMDL determina a quantidade máxima de cargas de um poluente que um corpo d'água pode receber sem violar os padrões estabelecidos de qualidade da água e aloca cargas deste poluente entre fontes de poluição pontuais e difusas. No presente estudo, utilizou-se o método TMDL, com o objetivo de demonstrar ser ele uma ferramenta útil no processo de gestão dos recursos hídricos. Simularam-se cenários de uso do solo, por meio de modelagem matemática, até obter-se uma concentração de P total no reservatório abaixo da faixa limite para ocorrência de eutrofização, de 0,025 a 0,10 mg L-1, estabelecida no estudo. Realizou-se uma simulação de uso atual do solo, visando prever a condição inicial de qualidade da água no corpo d'água, na qual a concentração de P total no reservatório resultante não atendeu ao padrão estabelecido. Procedeu-se a uma segunda simulação com adoção das medidas de controle, recomposição de mata ciliar e plantio direto, para reduzir a exportação de carga de P total da bacia. Obteve-se uma melhoria na qualidade da água do reservatório, indicando que as medidas adotadas foram suficientes para atingir o padrão estabelecido, o que demonstra a aplicabilidade do método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Katia Barbosa da, Rômulo Wilker Neri de Andrade, Luara Lourenço Ismael, Andressa Noronha Barbosa da Silva, Narla Sathler de Oliveira Musse, Adriana Maria dos Santos, Iury Araujo Macêdo Dantas, Gabriela Braga de Sá, and Maíla Vieira Dantas. "Estudo da mata ciliar do rio Piranhas na sub-bacia do médio Piranhas paraibano." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 211–21. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0020.

Full text
Abstract:
As matas ciliares compreendem a cobertura vegetal nativa, ou seja, o sistema florestal comumente situado em faixas de margens de rios ou outros corpos de água, em torno de nascentes, lagos, represas artificiais ou naturais. Assim, como base nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a situação ambiental da mata ciliar do rio Piranhas, por meio do uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG’s), bem como indicar medidas de Educação Ambiental. O método utilizado foi o estudo de caso, com utilização de pesquisa exploratória, e consistiu na delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) do rio Piranhas e de mapas de uso e ocupação do solo, no levantamento de dados de profundidade do rio, buscando analisar a superfície do fundo do rio e assim identificar possível assoreamento do seu leito, por fim foi indicado medidas de educação ambiental baseadas no diagnóstico da análise da mata ciliar.Com base nisso, constatou-se que as APPs não estão sendo preservadas, uma vez que, do total de área abrangida pelas mesmas, apenas 35,9% encontra-se protegida com vegetação nativa, 1,2% encontra-se exploradas por atividades agrícolas e cerca de 63,1% encontra-se com solo exposto. Assim, conclui-se que a supressão da vegetação nas APPs do rio Piranhas pode estar acelerando o processo de assoreamento do rio, podendo causar outros impactos ambientais à exemplo da contaminação das águas superficiais e, consequentemente, subterrâneas. Portanto, para que seja possível mudar o cenário diagnosticado nas APPs do rio Piranhas, são necessárias a adoção de medidas de educação e conscientização ambiental aos proprietários rurais e populações ribeirinhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lacerda, Alecksandra Vieira de, and Francisca Maria Barbosa. "WOODY COMPONENT STRUCTURE OF A RIPARIAN FOREST IN AN INTERMITTENT STREAM IN THE SEMI-ARID REGION OF PARAÍBA, BRAZIL." FLORESTA 50, no. 3 (July 10, 2020): 1565. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v50i3.64520.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar os aspectos estruturais da vegetação ciliar de um curso d´água intermitente no semiárido paraibano. Foram estabelecidas 51 parcelas contíguas de 10 X 20 m (1,02 ha), distribuídas em três faixas paralelas ao longo do curso d’água. Utilizou-se como critérios de inclusão amostrar os indivíduos arbustivo-arbóreos, vivos e mortos ainda em pé, com diâmetro do caule ao nível do solo (DNS) ≥ 3 cm e altura total ≥ 1 m. Na área foram amostrados 1.864 indivíduos, com área basal total de 14,8 m2. As três espécies mais importantes em VI foram: Cenostigma pyramidale (Tul.) E. Gagnon & G.P. Lewis, Combretum leprosum Mart. e Croton blanchetianus Baill. A altura e o diâmetro médio dos indivíduos amostrados foram respectivamente: 4,8 m e 10,1 cm. Os valores de diversidade e equabilidade foram 2,77 nats.ind.-1 e 0,72 respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Melo, Antônio Carlos Galvão de, Dirceu Lúcio Carneiro de Miranda, and Giselda Durigan. "Cobertura de copas como indicador de desenvolvimento estrutural de reflorestamentos de restauração de matas ciliares no Médio Vale do Paranapanema, SP, Brasil." Revista Árvore 31, no. 2 (April 2007): 321–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622007000200015.

Full text
Abstract:
Muitos esforços e recursos têm sido despendidos com o objetivo de restaurar matas ciliares sem que tenham sido estabelecidos procedimentos para avaliação e monitoramento das áreas em restauração. Neste estudo, a cobertura de copas foi analisada como um indicador para avaliar os reflorestamentos de restauração. Em seis reflorestamentos de restauração com idades variando entre 1 e 3 anos, localizados no Médio Vale do Rio Paranapanema, São Paulo, Brasil, foram realizados levantamentos da estrutura da comunidade e estimada a cobertura pelo método da interseção na linha. A cobertura apresentou correlações significativas com idade (r = 0,8140), altura (r = 0,8002), área basal (r = 0,7949), e diâmetro à altura do peito - DAP (r = 0,7234) e foi considerada um indicador adequado para avaliar a evolução estrutural dos reflorestamentos, na faixa de idade enfocada neste estudo (até 36 meses). O modelo para determinação da taxa de cobertura de copas (Y) esperada em função da idade (X) dos plantios (meses) com melhor desempenho foi o modelo recíproco (Y = a + b / X). Entretanto, outros modelos com melhores resultados de ajuste podem ser gerados caso seja considerado todo o espectro de variação de idades e de qualidade de sítio, que podem exercer influência na evolução da cobertura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Messias Rodrigues Abrão, Cleiton, and Sidney Kuerten. "AVALIAÇÃO DAÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO SANTO ANTÔNIO NA COLÔNIA SANTO ANTÔNIO EM GUIA LOPES DA LAGUNA – MS: APLICAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL." Boletim Goiano de Geografia 36, no. 2 (August 16, 2016): 284. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v36i2.42795.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a Área de Preservação Permanente (APP) do rio Santo Antônio, no assentamento colônia Santo Antônio frente às mudanças implementadas no chamado código florestal. Foram analisadas três áreas rurais situadas nesse assentamento, sendo consideradas de pequeno e médio tamanho. A área de estudo, bem como as áreas rurais e APP estudadas, foram delimitadas a partir do banco de imagens online no software Quantum GIS com licença de uso gratuita. Entre as imagens disponíveis nesse banco de dados, escolheu-se a do satélite GeoEye 1 de alta resolução espacial (1,65 m), obtida do complemento open layers plugin Google Earth. Os resultados demonstram que existem graves problemas no cumprimento da legislação florestal. Foram identificadas faixas de APP com ausência de vegetação ciliare, consequentemente, problemas erosivos, ou sendo usadas para cultivo de pastagem e dessedentação de animais.Ao final, foi proposta a recuperação desses locais, com técnicas de isolamento e recuperação atravésde plantio de vegetação arbórea nativa ou regeneração natural, bem como a implantação de projetos com a participação dos produtores rurais por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs).Palavras-chaves: APP, Código Florestal, Desmatamento, Recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Costa, Aderson Barbosa, Adely Pereira Silveira, Filipe Maciel de Moura, and Fabio Perdigão Vasconcelos. "ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS GEOAMBIENTAIS DA REGIÃO DE “PORTO DOS BARCOS” NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CEARÁ." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 853–63. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.574.

Full text
Abstract:
A área de análise é a costa oeste do Estado do Ceará, tendo como enfoque a praia de Porto dos Barcos no município de Itarema. Foi elaborada e compartimentada geoambiental, sendo identificadas as seguintes unidades: a planície litorânea (com subunidades de faixa praial, campo de dunas móveis; campo de dunas fixas e paleodunas); a planícies flúvio-marinhas (desembocaduras fluviais revestidas por manguezais); as planícies fluviais (matas ciliares; lagoas freáticas; e tabuleiros pré-litorâneos ou costeiros. Essa compartimentação é a do Diagnóstico da Zona Costeira e da Gestão Integrada. O artigo tem como objetivo analisar os compartimentos geoambientais presentes na área de estudo, a fim de obter dados quantitativos quanto as áreas de cada setor geoambiental da região. Essa quantificação será importante para investigar os processos geomorfológicos que se apresentam em uma área dinâmica, que sofre modificações em curto espaço de tempo, devido à aceleração dos intensos processos naturais e as ações antrópicas. A metodologia se baseou em pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo e análise de imagens de satélite. Podemos concluir que os processos dinâmicos atuantes transformam a paisagem rapidamente, em espaço de tempo de poucos meses, fato que dificulta a análise ambiental e o planejamento de uso sustentável da região.Palavras-chave: Compartimentação geoambiental; Itarema; Porto dos Barcos; Praia do Porto. ABSTRACTThe area of analysis is the west coast of the state of Ceará, focusing on the beach of Porto dos Barco in the municipality of Itarema. It was elaborated and compartmentalized geoenvironmental, being identified the following units: the coastal plain (with subunits of beach strip, field of mobile dunes; field of fixed dunes and paleodunas); Fluvio-marine plains (mangrove-lined river mouths); fluvial plains (riparian forests; groundwater lagoons; and pre-coastal or coastal trays. This compartmentalization is the Coastal Zone Diagnosis and Integrated Management. to obtain quantitative data on the areas of each geoenvironmental sector in the region.This quantification will be important to investigate the geomorphological processes that present themselves in a dynamic area, which undergoes changes in a short time, due to the acceleration of intense natural processes and anthropic actions. The methodology was based on bibliographic research and field surveys and satellite image analysis.We can conclude that the dynamic processes acting quickly transform the landscape, within a few months, a fact that hinders the environmental analysis and the planning of use. sustainable development of the region.Keywords: Geoenvironmental subdivision; Itarema; Porto dos Barcos; Porto Beach. RESUMENEl área de análisis es la costa oeste del estado de Ceará, centrándose en la playa de Porto dos Barco en el municipio de Itarema. Fue elaborado y compartimentado geoambientalmente, identificándose las siguientes unidades: la llanura costera (con subunidades de franja de playa, campo de dunas móviles; campo de dunas fijas y paleodunas); Llanuras fluvio-marinas (desembocaduras de los ríos con manglares); llanuras fluviales (bosques ribereños; lagunas de aguas subterráneas; y bandejas pre-costeras o costeras. Esta compartimentación es el Diagnóstico y Manejo Integrado de la Zona Costera. para obtener datos cuantitativos sobre las áreas de cada sector geoambiental en la región. Esta cuantificación será importante para investigar los procesos geomorfológicos que se presentan en un área dinámica, que sufre cambios en poco tiempo, debido a la aceleración de procesos naturales intensos y acciones antrópicas. La metodología se basó en investigaciones bibliográficas y estudios de campo y análisis de imágenes satelitales. Podemos concluir que los procesos dinámicos que actúan rápidamente transforman el paisaje, en unos pocos meses, un hecho que dificulta el análisis ambiental y la planificación del uso. Desarrollo sostenible de la región.Palabras clave: Compartimentación geoambiental; Itarema; Puerto de los Barcos; Playa de Oporto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ribeiro Filho, Geraldo Valentim, Kérley Braga Pereira Bento Casaril, Irene Carniatto, and Nardel Luiz Soares da Silva. "AS OPINIÕES DOS AGRICULTORES SOBRE AS MUDANÇAS DO CÓDIGO FLORESTAL: UM NOVO SUBSÍDIO PARA OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." Educere et Educare 13, no. 29 (November 29, 2018). http://dx.doi.org/10.17648/educare.v13i29.15543.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as percepções dos agricultores sobre as mudanças do Código Florestal, como forma de subsidiar os processos de Educação Ambiental. O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada no período de fevereiro a março de 2016. Foram entrevistados dois gestores ambientais- e aplicou-se um questionário a 43 proprietários rurais que compõem a microbacia Sanga Mandaguari, no município de Ouro Verde do Oeste – PR. Os dados coletados foram analisados e interpretados com auxílio do Programa Statistical Package For Social Sciences – SPSS. Os resultados apontaram que 97% das propriedades se enquadram como agricultura familiar. A maioria sente-se prejudicada por ter recuperado a mata ciliar antes das mudanças da legislação, embora considere que as novas faixas de mata ciliar poderiam ser maiores. Além disso, discordada largura da faixa de preservação da mata ciliar ser em função do tamanho da propriedade. A maior parte não acredita que essas novas faixas continuarão preservando os recursos hídricos e o ecossistema, mesmo assim, considera que o “Novo Código Florestal” seja mais importante por permitir uma área maior para produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, Joana Farias dos, Welkley Barbosa Faria, and Geysa Mota dos Santos. "Nascentes e mata ciliar: mapeamento e diagnóstico da preservação ambiental: um enfoque para o córrego São Lourenço em Teixeira de Freitas, BA." Revista Mosaicum, no. 20 (July 16, 2020). http://dx.doi.org/10.26893/rm.v10i20.133.

Full text
Abstract:
Objetivou-se localizar, mapear e diagnosticar o estado de preservação ambiental das nas­centes do Córrego São Lourenço, além de identificar a existência e a qualidade ambien­tal dessa mata ciliar (Área de Preservação Permanente - APP), na faixa marginal desse córrego. Analisou-se também os aspectos ambientais e a vegetação que caracterizam a área, os quais foram relacionados com as atividades humanas e seus respectivos impactos para o meio ambiente. Encontrou-se três nascentes, duas com APPs classificadas como perturbadas e uma como degradada. O córrego não apresenta mata ciliar na maior parte de sua extensão e ao longo do seu percurso há vários pontos de lançamentos de efluentes. Existe a necessidade de um plano de preservação e recomposição da vegetação das APPs em estudo, e o tratamento dos efluentes lançados no córrego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Érica Cristina Molina dos, and Gisele Herbst Vazquez. "Legislação ambiental em área impactada em margem de reservatório de água em Iturama, Minas Gerais." Multitemas, March 12, 2020, 227–52. http://dx.doi.org/10.20435/multi.v21i59.2617.

Full text
Abstract:
A legislação ambiental protege os entornos de cursos d’água estabelecendo uma faixa de segurança e autoriza o poder público a aplicar sanção de demolição ao infrator que construir em área de mata ciliar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da aplicação da sanção de demolição aos imóveis no entorno do reservatório artificial de água em Iturama, Minas Gerais. Este estudo, realizado em 2018/2019, consistiu em um levantamento das ações judiciais que determinaram sanções de demolição e de visitas aos imóveis no entorno do reservatório da usina hidroelétrica de Água Vermelha. Concluiu-se que as medidas estabelecidas na legislação têm o cunho apenas punitivo, e não de reparação, já que impor a sanção de demolição de edificações em áreas que nunca tiveram matas ciliares é medida excessivamente prejudicial, que poderia ser mitigada com medidas compensatórias, como a constituição de reservas particulares e greenways, obtendo-se resultados eficazes ao meio ambiente e pedagógicos aos infratores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Demenighi, Janine Da Silva, and Rumi Regina Kubo. "A contribuição da memória nos estudos de desenvolvimento rural: um olhar sobre as matas ciliares de Caraá, Rio Grande do Sul." Desenvolvimento e Meio Ambiente 34 (August 11, 2015). http://dx.doi.org/10.5380/dma.v34i0.38081.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a perspectiva teórica da memória coletiva e o uso conjunto de ferramentas metodológicas distintas como proposta de compreensão das percepções de agricultores familiares sobre as áreas conhecidas como matas ciliares, de modo a subsidiar a reflexão sobre o desenvolvimento rural. Tendo como local de estudo o município de Caraá, Rio Grande do Sul, onde se encontra a nascente de um dos rios mais poluídos do Brasil – o Rio dos Sinos –, a pesquisa envolveu 25 famílias no período compreendido entre abril e junho de 2013. A partir dos instrumentos conhecidos como linha do tempo e mapa da área, além da realização de caminhadas de reconhecimento do local, os significados e usos das matas ciliares puderam ser identificados. Durante a construção da linha do tempo – em que os relatos foram expostos de forma livre e dentro de um contexto mais amplo da trajetória das famílias – os significados atribuídos às matas ciliares se mostraram diferentes daqueles expostos após o questionamento sobre o motivo pelo qual a área era mantida, sendo que nesse último caso prevaleceram os aspectos ecológicos. O desenho da área possibilitou um processo reflexivo sobre a configuração atual do espaço, e a maioria das famílias incluiu as matas ciliares na ilustração. A análise conjunta das informações obtidas a partir das distintas ferramentas metodológicas permitiu reconhecer diferentes percepções das matas ciliares, como sua relação com uma faixa estreita de vegetação, ao mesmo tempo que era citada como “preservada” ou “não usada”. Estudos de memória coletiva associando diferentes instrumentos metodológicos apresentam-se, dessa forma, como propostas desafiadoras na compreensão das percepções, constituindo-se como caminhos relevantes ao entendimento das complexidades inerentes ao meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography