Academic literature on the topic 'Faixa de praia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Faixa de praia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Faixa de praia"

1

Silva, Hudson Alves da, Laís Rodrigues Alves, Maria De Lourdes da Penha Santos Siqueira, Rafaela Caroline Alves dos Santos, and Narla Sathler Musse De Oliveira. "PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE BARRA DE MAXARANGUAPE – RN A RESPEITO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAIXA DE PRAIA." HOLOS 8 (January 13, 2016): 166. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2558.

Full text
Abstract:
Um dos grandes problemas existentes nos municípios litorâneos do Rio Grande do Norte é a forma inadequada do uso e ocupação do solo nas faixas de praia, ocasionando graves impactos socioambientais. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo discutir o uso e ocupação do solo na faixa de praia de Barra de Maxaranguape, no município de Maxaranguape – RN, a partir da percepção dos moradores da localidade estudada. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, visita in loco, roda de conversa com pescadores locais e a presidente da colônia de pescadores e uma entrevista semiestruturada com uma das moradoras mais antigas da área estudada. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a área analisada sofre com a forma inadequada do uso e ocupação do solo, pois muitas casas estão edificadas na faixa de praia, sofrendo diretamente com a erosão costeira e correndo o risco de desabamento. Assim, é necessário que as pessoas sejam educadas para fazerem um adequado uso do solo e não invadir as áreas próximas ao mar e que os poderes públicos empreendam estudos técnicos sobre a dinâmica costeira para subsidiar futuras obras de recomposição da face de praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brindeiro, Francisco Oricélio da Silva, and Jader Onofre de Morais. "DINÂMICA MORFOSSEDIMENTAR DA PRAIA DO BALBINO - CASCAVEL/CEARÁ, BRASIL." Boletim de Geografia 37, no. 3 (July 10, 2020): 124–38. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i3.42057.

Full text
Abstract:
As praias são sistemas ambientais altamente dinâmicos e ao mesmo tempo sensíveis que sofrem transformações em várias escalas espaciais e temporais por fatores relacionados a dinâmica natural e outros relacionados a intervenções antrópicas na zona costeira. Na praia do Balbino, localizada no município de Cascavel, no litoral leste do Estado do Ceará, a erosão costeira se intensificou nos últimos anos, reduzindo a faixa de praia, destruindo barracas e outras estruturas costeiras, gerando prejuízos sociais e ambientais. Este trabalho teve como objetivo caracterizar os processos erosivos e deposicionais na área. Foram realizados perfis topográficos bimestrais no período de setembro/2016 a setembro/2017; coleta de sedimentos nos setores de pós-praia, estirâncio e antepraia e aquisição de dados hidrodinâmicos. Em laboratório foi realizada a análise granulométrica dos sedimentos. A atuação mais intensa dos ventos nos meses de setembro/2016 e setembro/2017, contribuíram para os registros mais altos de altura significativa, energia e velocidade do grupo de ondas, além dos maiores volumes de sedimentos transportados. Os perfis P1, P3 e P4 apresentaram um balanço sedimentar negativo, nos demais perfis (P2, P5, P6 E P7) o balanço foi positivo. As características sedimentares indicam uma praia composta predominantemente por areia média, de moderada a bem selecionada, mesocúrticas e aproximadamente simétricas. A erosão costeira verificada na área é relacionada a dinâmica costeira, principalmente aos períodos de ventos mais intensos e marés de maior amplitude, o impacto é mais significativo onde há presença de ocupações em setores de transpasse sedimentar como na faixa de praia e dunas frontais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Carlos Henrique de Vasconcellos, Erik Pereira, Vanessa Pontes, and Jorge Moreira. "SOCIOLOGIA PÚBLICA E AS PRAIAS CARIOCAS: A PRAIA É DE TODOS?" Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, esp (January 16, 2015): 139. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.48165.

Full text
Abstract:
Analisamos neste artigo como tem ocorrido a concessão de uso dos espaços públicos esportivos e de lazer, tendo como objeto de análise os equipamentos públicos e a faixa de areia das praias cariocas. A metodologia é de natureza qualitativa, do tipo descritivo, utilizando como estratégia a análise documental. Centramos nossa análise em documentos oficiais emitidos pelos órgãos públicos municipais da cidade do Rio de Janeiro. Como conclusão, demonstramos que há uma crescente mercantilização das práticas esportivas e de lazer das areias cariocas sob o consentimento dos setores públicos governamentais e que a questão das atividades de controle e fiscalização das atividades comerciais envolvendo o esporte não está na agenda política desta esfera de poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Leonardo C. da, Carlos A. Borzone, and Edílson Caron. "Ocorrência de Diglotta brasiliensis (Coleoptera: Staphylinidae: Aleocharinae) em duas praias estuarinas da Baía de Paranaguá, sul do Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 3 (September 2008): 563–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000300025.

Full text
Abstract:
Nesta nota são apresentadas as principais características do hábictat de Diglotta brasiliensis Caron & Ribeiro-Costa, 2008, uma espécie recentemente descrita para a região Neotropical. Os indivíduos foram encontrados habitando uma faixa de aproximadamente 4 m de largura da zona intermareal superior de duas praias estuarinas (ambas localizadas no setor euhalino da baía), com as suas densidades variando de 13 a 80 indivíduos/m². Nesta faixa da praia os sedimentos estiveram compostos de areia média moderadamente a muito bem selecionada e com teor de umidade em torno de 6,5%. O teor de matéria orgânica e de carbonato de cálcio do sedimento variou entre 0,08 a 0,13% e 3,4 a 5,4%, respectivamente. Nesses locais, D. brasiliensis foi encontrada coexistindo com isópodes cirolanídeos do gênero Excirolana Richardson, 1912 (Isopoda: Cirolanidae).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Cristiano Da Silva, Fábio Perdigão Vasconcelos, Delano Nogueira Amaral, Maria Bonfim Casemiro, Adely Pereira Silveira, and Danilo Vieira dos Santos. "Análise da dinâmica morfossedimentar no litoral de Paracuru – Ceará." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (December 11, 2020): 3459. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3459-3477.

Full text
Abstract:
As praias são os ambientes costeiros de primeira interação continente-oceano, apresentam por esse motivo dinâmica morfológica intensa, tornando as comunidades que residem e causam intervenções antrópicas, mais vulneráveis. Com base nisso, o presente trabalho tem por objetivo identificar processos erosivos e deposicionais no litoral de Paracuru, Ceará. Para isso, foram realizadas atividades de campo entre os anos de 2018 e 2019, para traçar perfis de praia e realizar a coleta de sedimentos na área de berma e do estirâncio; os perfis topográficos foram realizados utilizando estação total conforme técnicas apontadas por Borges (1977). Além disso, para corroborar os dados foi mapeada a variação da linha de costa usando movimento da linha costeira do DSAS. Foram realizadas atividades de campo nas praias Boca do Poço, praia do Farol, praia Carnaubinha e praia da Barra indicadas pela equidistância e proximidade da sede urbana. Os resultados revelaram que há processo erosivo conforme balanço sedimentar negativo nas praias do Farol, Carnaubinha e da Barra. Nas praias Boca do Poço e Praia do Farol, os imóveis públicos e privados apresentam-se em alguns casos na faixa de praia, que por vezes é tomada pelas ondas com influência da preamar. E nesse contexto, a inundação dos estabelecimentos pode causar prejuízos, tornando assim a análise necessária para contribuir com subsídios às decisões político-governamentais. Analysis of morphosedimentary dynamics on the coast of Paracuru – Ceará A B S T R A C TThe beaches are the coastal environments of first continent-ocean interaction, for this reason they present intense morphological dynamics, making the communities that reside and cause anthropic interventions, more vulnerable. Based on this, the present work aims to identify erosive and depositional processes on the coast of Paracuru, Ceará. For this, field activities were carried out between the years 2018 and 2019, to draw beach profiles and collect sediment in the area of berm and styrene; the topographic profiles were made using a total station according to the techniques pointed out by Borges (1977). In addition, to corroborate the data, a variation of the coastline was mapped using the DSAS coastline movement. Field activities were carried out on the Boca do Poço beaches, Farol beach, Carnaubinha beach and Barra beach indicated by the equidistance and proximity to the urban headquarters. The results revealed that there is an erosive process according to a negative sedimentary balance on the beaches of Farol, Carnaubinha and Barra. On Boca do Poço and Praia do Farol beaches, public and private properties are in some cases on the beach strip, which is sometimes taken by the waves influenced by the high tide. And in this context, the flooding of establishments can cause losses, thus making the analysis necessary to contribute with subsidies to political-governmental decisions.Keywords: beaches, erosive processes, topographic profiles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Maria Do Socorro Braga. "INFÂNCIA NO MAR SALVADOR." Nova Revista Amazônica 6, no. 3 (September 1, 2018): 165. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6247.

Full text
Abstract:
Nascer na praia, Ser praiano. Água nos banha da hora do nascimento, em bacias reluzentes que dependendo da hora do parir pode ser banhada pelo sol ou pela lua. Criança na praia é canalha2. Os chamados têm que ser ouvidos, pois do contrário seremos marcados por um cipó na certa. Desde pequenos aprendemos a arte de viver em partilha, sobretudo, da alegria. É a fórmula para não entristecer com a vida dura que não escolhe gênero, faixa-etária, cor da pele. Na praia, criança que é criança tem que trabalhar, estudar e, sempre ao final do dia, brincar. Neste ciclo, quando percebemos já somos homens e mulheres prontos para seguir a vida...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cunha, P. Proença, and J. Dinis. "A erosão nas praias do cabo Mondego à Figueira da Foz (Portugal centro-oeste), de 1995 a 1998." Territorium, no. 5 (September 20, 1998): 31–50. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_5_3.

Full text
Abstract:
Descreve-se a intensa erosão que desde finais de 1995 afectou o litoral entre o Cabo Mondego e a Figueira da Foz, focando em particular o recuo da linha de costa verificado com a progressiva perda de areia da praia, seguida do desmoronamento do enrocamento da marginal oceânica a norte de Buarcos e, posteriormente, da erosão na faixa arenosa entre Buarcos e Figueira da Foz. Além de uma periódica monitorização foi feita análise de dados da ondulação, marés, características dos sedimentos e volumes de extracção de areia na praia. Tendo em conta a influência relativa de parâmetros tais como o fornecimento sedimentar, deriva litoral e características da agitação marítima, compara-se a evolução deste sector litoral com a dos adjacentes e apresenta-se um modelo explicativo para este intenso fenómeno erosivo local. Concluiu-se que a contínua erosão destas praias verificada após o temporal de Janeiro de 1996, foi essencialmente devida uma alteração das características habituais da ondulação; os rumos médios mais rodados para W reduziram a transposição de areia para sul do Cabo Mondego, induzindo um défice sedimentar no seguinte troço costeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Felipe Nobrega, Gabriel Ferreira da Silva, and José Vicente de Freitas. "Um debate no campo da Educação Ambiental sobre a patrimonialização de veículos na praia do Cassino, Rio Grande (RS)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no. 1 (March 30, 2019): 245–62. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2637.

Full text
Abstract:
O presente estudo se propõe a realizar uma análise qualitativa sobre o caso de patrimonialização do uso de veículos automotores na faixa costeira do Balneário Cassino, cidade de Rio Grande – RS sob a perspectiva da Educação Ambiental. Partimos primeiro de um resgate histórico interpretativo dessa prática, seguido de uma análise do processo legal que culminou na aprovação da lei que transformou em Patrimônio da Cultura Imaterial o uso de carros na praia em 2017, bem como apresentamos as legislações pertinentes ao assunto do âmbito federal até o municipal, atentando-se às contradições existentes nos diferentes dispositivos legais que atravessam o tema. Em um segundo momento, nos debruçamos sobre os impactos ecossistêmicos que tal iniciativa traz à biodiversidade desse local, elencando um conjunto de riscos ambientais que estão em jogo. Por fim, apresentamos algumas alternativas que surgem do campo da Educação Ambiental que podem mediar uma nova postura ética no que tange ao uso de veículos na faixa costeira dessa praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Karla Oliveira, Ednilza Maranhão dos Santos, Thyara Noely Simões, and Arley Cândido da Silva. "Encalhes de tartarugas marinhas no litoral sul de Pernambuco, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 2 (June 20, 2019): 53–64. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.002.0006.

Full text
Abstract:
No nordeste do Brasil, os encalhes de tartarugas marinhas têm sido um instrumento importante de pesquisa para avaliação de impactos negativos que vem ocorrendo nas regiões costeiras. O despejo de poluentes e resíduos sólidos no mar, a exploração dos recursos pesqueiros e a degradação de áreas costeiras tem sido as principais causas para o declínio de população de animais ameaçados como as tartarugas marinhas na costa do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo, analisar os encalhes de tartarugas marinhas no litoral do Ipojuca, Pernambuco, Brasil. Foi realizado um levantamento dos encalhes nas praias do Ipojuca, desde setembro de 2008 a junho de 2016, através de informações no banco de dados da Organização não Governamental Ecoassociados, bem como o monitoramento de 12 km dessas praias, entre os meses de setembro de 2015 a junho de 2016. Os animais encontrados mortos ou debilitados foram identificados e avaliados quanto a localização em relação a praia, sexo, faixa etária, estado de conservação da carcaça, evidência de interação antropogênica, presença de tumores, presença de anilhas e evidência de interação com outra fauna. Um total de 418 encalhe foram documentados, esses distribuídos em 16,98% de tartarugas não identificadas, 4,41% de tartaruga cabeçuda, 7,05% de tartaruga de pente, 24,11% de tartaruga oliva, destacando a tartaruga verde (Chelonia mydas) como a espécie com maior número de registro (64,4%) de encalhes na costa do Ipojuca. Quanto à faixa etária, os juvenis (n=197) foram mais representativos que os adultos (n=143) e fêmeas (n=113) foram mais expressivas que os machos (n=30). A praia de Merepe obteve maior número de encalhes (n=131). Cerca de 20% das carcaças estavam com a presença de cracas e 11,11% apresentando tumores com indicativo de fibropapiloma, sendo exclusivo para C. mydas. Sendo assim, é necessário repensar em ações direcionadas para conservação das espécies, evidenciando a educação ambiental e a fiscalização como uma das principais medidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, M. G., C. A. Rocha-Barreira, and C. A. Grossi Hijo. "Macrofauna bentônica da faixa entremarés e zona de arrebentação da praia de Paracurú (Ceará-Brasil)." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 9, no. 1 (June 30, 2005): 75. http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v9n1.p75-82.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Faixa de praia"

1

PEREIRA, Aércio José. "Sustentabilidade turística: uma análise dos problemas de gerenciamento na faixa de praia em Porto de Galinhas-PE." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6831.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:07:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6883_1.pdf: 2826139 bytes, checksum: 9be9a0c9d306724553f936382d2ae602 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
Buscando contribuir para o debate acerca do desenvolvimento e proteção do turismo no Estado de Pernambuco, este trabalho tem como objetivo principal a busca pela compreensão das formas de ação dos moradores locais, empreendedores e da gestão pública na construção/transformação do espaço urbano no município de Ipojuca, por meio das mudanças ocorridas em sua faixa de praia. Para alcançar tal objetivo, este estudo foi concentrado na análise de diversas variáveis, entre elas: a faixa de praia, os moradores locais das áreas mais pobres, o mercado imobiliário, comercial e hoteleiro, bem como a gestão e o planejamento da cidade em relação ao ordenamento de seu litoral. Ressaltando a necessidade da visão integral da realidade da Vila de Porto de Galinhas, adota-se a partir do conceito proposto por Milton Santos, a análise do espaço geográfico , o qual ressalta as relações mantidas entre os sistemas de objetos e os sistemas de ações. O turismo vem se tornando um grande dinamizador econômico na maioria dos municípios litorâneos do Estado em virtude de suas vocações naturais evidentes. Assim sendo, ao considerar a gestão como agente do sistema urbano, busca-se a apreensão e análise das situações adversas que marcam e configuram o litoral de Ipojuca, entre elas, também estão as ações cotidianas dos moradores que vivem do comércio informal nas praias, como parte do processo que interfere na sustentabilidade ambiental do litoral deste município. Ao aprofundar a análise da situação litorânea local, a reflexão sobre o trato da gestão do seu patrimônio sócio-ambiental torna-se fruto de um planejamento norteado por suas potencialidades evidenciadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Henriques, Maria Virgínia Faria João Rodrigues. "A Faixa Litoral entre a Nazaré e Peniche (unidades geomorfológicas e dinâmica actual dos sistemas litorais)." Doctoral thesis, Universidade de Évora, 1996. http://hdl.handle.net/10174/11001.

Full text
Abstract:
"Sem resumo feito pelo autor"; - O conceito de faixa litoral. Em linguagem corrente o termo Costa é usado para designar o local onde se estabelece o contacto entre o mar e a terra, ou seja, onde a litosfera e a hidrosfera se interceptam, noção que tem implícita a separação entre dois domínios distintos. A linha de costa, de acordo com M. E. Moreira (1984), coincide com o nível atingido pela maré mais alta em período de calma. No entanto a separação entre os ambientes continental e marinho não se restringe apenas a uma linha, mas a uma faixa, na qual se articulam complexos sistemas geomorfológicos e biológicos. Como os processos da dinâmica continental e marinha se interpenetram e actuam muito para além da linha de costa e esta não é, nem foi, fixa, pareceu-nos mais correcto, de acordo com o conceito apresentado, utilizar os termos faixa litoral, ou costeira. Designamos como faixa litoral a superfície do continente em contacto directo com o mar, ou afectado por fenómenos característicos dessa faixa de transição e utilizamos este termo para designar a orla do continente em que se fazem,ou fizeram, sentir os processos marinhos, não a restringindo apenas à faixa submersa da rebentação e ao espaço entre marés. Engloba assim a superfície ocupada pelas arribas vivas ou mortas, pelas formas eólicas móveis e estabilizadas, pelos estuários, pelas lagunas, pelas planícies aluviais e pelas plataformas continental e litoral que são, ou foram, modeladas pelos agentes marinhos. A área estudada Na sequência da pesquisa iniciada no Mestrado em Geomorfologia do Litoral escolheu-se como área de estudo, o trecho da costa ocidental portuguesa entre a Nazaré e Peniche, com cerca de 50 km de comprimento, região que conhecíamos há muitos anos, cujas formas e evolução antrópica recente suscitaram o nosso interesse. É o único trecho da costa ocidental e oriental exposto aos ventos e ondulação predominantes de NW e, onde o fornecimento de material sedimentar (do continente e da plataforma) é muito reduzido, dada a pequena largura da plataforma continental (cerca de 500 m), a proximidade do canhão submarino da Nazaré e a ausência de tributários importantes. A orientação rígida da faixa costeira (45°E) é determinada em parte pela presença, a oriente, da depressão diapírica das Caldas da Rainha, o que faz com que este trecho litoral de pequena extensão, constitua uma unidade geomorfológica e dinâmica, individulizada das existentes ao Norte e ao Sul. A dinâmica litoral da área caracterizada por um balanço sedimentar positivo, provocou nos últimos séculos o assoreamento de portos medievais importantes (Pederneira, Alfeizerão, Salir, S. Maninho do Porto e Atouguia da Baleia) e a formação de cordões litorais que isolaram pequenas lagunas na parte terminal das planícies aluviais. A evolução destas áreas encontra-se relatada em documentos da época. Como a tendência do balanço sedimentar litoral se alterou, assiste-se, actualmente, ao desmantelamento de algumas das formas litorais. Tentou-se, dentro do possível, compreender a evolução deste sector litoral analisando as alterações registadas, em especial nos últimos anos, de modo a tentar prever a evolução futura. Plano do trabalho Na primeira parte são abordadas as características e a evolução geomorfológica da faixa litoral estudada. Apresenta-se o enquadramento da área no conjunto da orla mesozóica ocidental e os mais importantes elementos que caracterizam o quadro físico, com destaque para as principais unidades de relevo (plataforma litoral a ocidente da Serra dos Candeeiros, as depressões diapírica e de sopé e as várzeas adjacentes) e os regimes climático e de agitação marítima que condicionam a modelação das formas litorais. Na segunda parte distinguem-se os vários sistemas litorais de acordo com as características geomorfológicas e a dinâmia actual de cada um deles. São considerados: − os sistemas de arriba, que abrangem as arribas mortas ou inactivas e as arribas vivas com plataformas de erosão e acumulação assim como as formas eólicas associadas − os sistemas de praia, que englobam os sistemas de praia-arriba, praia-duna, praia - -cordão litoral e de praia com limite superior artificial − os sistemas flúvio-marinhos onde são descritas as formas lagunares e a sua evolução histórica. Nesta abordagem é dado maior destaque às formas actualmente afectadas pela dinâmica litoral, tendo em atenção a interdependência dos sistemas no conjunto da faixa litoral e as principais etapas da evolução pós-Holocénica. Como a partir do século XII as alterações morfológicas se encontram razoavelmente documentadas, apresenta-se uma resenha dessa evolução e das relações estabelecidas entre o homem e este espaço em rápida transformação. Por último é apresentada uma síntese e indicada a biliografia referida no texto, assim como dos elementos consultados e relacionados com o tema e área, embora não citados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Filho Vagner Alves. "Curvas de resposta potencial e faixas de suficiência nutricional para plantios irrigados de bananeiras Prata e Cavendish." Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22160.

Full text
Abstract:
Submitted by MARCOS LEANDRO TEIXEIRA DE OLIVEIRA (marcosteixeira@ufv.br) on 2018-10-05T11:30:23Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6284085 bytes, checksum: b2e8636ba0668125086b3a697984b825 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-05T11:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6284085 bytes, checksum: b2e8636ba0668125086b3a697984b825 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31
O Brasil é considerado o quarto maior produtor mundial de banana, entretanto a sua produtividade situa-se bem abaixo da Costa Rica, Indonésia, Guatemala, Equador, Índia e China. Dentre as práticas de manejo que influenciam o crescimento e o desenvolvimento da bananeira, a nutrição é decisiva para obtenção de alta produtividade. Objetivou-se com o presente trabalho determinar as normas Kenworthy e DRIS, para bananeiras ‘Prata-Anã’ (AAB) e ‘Grande Naine’ (AAA) cultivadas sob irrigação, em dois locais, bem como verificar o grau de universalização das normas (Capítulo 1); obter as curvas de resposta potencial dos nutrientes específicas, quanto ao grau de balanço e equilíbrio e as faixas de suficiência pelos métodos da Linha de Fronteira, Kenworthy e DRIS para interpretação do estado nutricional de bananeira ‘Prata-Anã’ (Capítulo 2) e Grande Naine (Capítulo 3) em dois ambientes de produção, bem como avaliar o estado nutricional de bananeiras ‘Prata-Anã’ (Capítulo 4) e ‘Grande Naine’ (Capítulo 5), produzidas nos estados do Ceará e Bahia bem como quantificar a limitação de ordem nutricional e não nutricional com base no grau de balanço e equilíbrio. Os estudos foram desenvolvidos a partir do banco de dados de teores de nutrientes nas folhas e de produtividade pertencente à duas fazendas da empresa Sítio Barreiras, localizadas em Missão Velha, CE e Ponto Novo, BA. Os talhões com produtividade acima da média mais 0,5 desvio-padrão, definidos como de alta produtividade, foram considerados população de referência. O banco de dados foi subdividido em quatro, em função dos locais e cultivares. O primeiro e o segundo banco de dados, respectivamente, com 253 amostras para ‘Prata-Anã’ e população de referência com produtividade acima de 39,81 t ha -1 ano -1 , e, 46 amostras para ‘Grande Naine’ e população de referência com produtividade maior que 58,84 t ha -1 ano -1 , pertencente à fazenda de Missão Velha, com dados dos anos 2010 a 2017. O terceiro e quarto banco de dados, respectivamente, com 147 amostras e população de alta produtividade acima de 41,69 t ha -1 ano -1 para ‘Prata-Anã’, e, 19 amostras e população de alta produtividade maior que 76,12 t ha -1 ano -1 para ‘Grande Naine’, pertencente à fazenda de Ponto Novo, contendo dados dos anos 2014 a 2016. No primeiro estudo com as populações de referência estabelecidas para as respectivas combinações local x cultivar, calcularam-se média, desvio-padrão e coeficiente de variação dos teores de nutrientes nas folhas que constituem as normas para os índices balanceados de Kenworthy e média, desvio padrão e coeficiente de variação para as relações duais entre nutrientes que constituem as normas DRIS. Para verificar a homogeneidade de variância entre as populações foi realizado o teste F (p < 0,05), e para comparar as médias foi aplicado o teste de t (p < 0,05). Como resultado foram estabelecidas as normas Kenworthy e DRIS específicas para cada genótipo e ambiente. O baixo grau de universalidade sugere que normas específicas devem ser usadas no diagnóstico nutricional da bananeira. No segundo e terceiro estudo estudo, respectivamente, foram utilizados os método da Linha de Fronteira (LF) para a obtenção de limites das faixas de suficiência e para a determinação de valores de referência dos Índices de Balanço de Kenworthy (IBKW) e Índices DRIS para ‘Prata-Anã’ e ‘Grande Naine’. Foram obtidas curvas de resposta potencial para teores, índices balanceados de Kenworthy e índices DRIS de macro e micronutrientes, com elevada capacidade preditiva, para bananeira ‘Prata-Anã’ e ‘Grande Naine’ irrigada. Foram obtidas faixas de suficiência para teores, índices balanceados de Kenworthy e índices DRIS de macro e micronutrientes que permitem a avaliação otimizada do estado nutricional, quanto ao grau de balanço e de equilíbrio, como fator de produção, da bananeira ‘Prata-Anã’ e ‘Grande Naine’ irrigada. No quarto estudo realizou-se o diagnóstico do estado nutricional dos quatros bancos de dados, na população de baixa produtividade. O Cu foi o nutriente mais limitante por falta pelo IBKW modificado e DRIS modificado, para a ‘Prata-Anã’ cultivada no Ceará. O Mn foi o mais limitante pelo IBKW modificado e DRIS modificado para a bananeira, independentemente da variedade e local. Na Bahia o K foi o nutriente mais limitante por falta, para as duas cultivares, causado pelo desequilíbrio com o Mg no solo. As deficiências de micronutrientes foram mais frequentes do que dos macronutriente. Fatores de ordem não nutricional limitaram a produtividade dos bananais.
Brazil is considered the fourth largest producer of banana in the world, but its productivity is well below Costa Rica, Indonesia, Guatemala, Ecuador, India and China. Among the management practices that influence the growth and development of banana, nutrition is decisive in obtaining high productivity. The objective of this study was to determine the Kenworthy and DRIS standards for 'Prata-Anã' (AAB) and 'Grande Naine' (AAA) banana cultivars under irrigation in two locations, as well as to verify the degree of universalization of standards (Chapter 1); to obtain the curves of potential response of the specific nutrients, as to the degree of balance and equilibrium; and the ranges of sufficiency by the Borderline, Kenworthy and DRIS methods for interpreting the nutritional status of banana 'Prata-Anã' (Chapter 2) and ‘Grande Naine’ (Chapter 3) in two production environments, as well as to evaluate the nutritional status of 'Prata-Anã' bananas (Chapter 4) and 'Grande Naine' (Chapter 5), produced in the states of Ceará and Bahia, as well as to quantify nutritional and non-nutritional limitation based on the degree of balance and balance. The studies were developed from the database of nutrient contents in leaves and productivity belonging to two farms of the company Sítio Barreiras, located in Missão Velha, CE and Ponto Novo, BA. Plots with above-average productivity plus 0.5 standard deviation, defined as high productivity, were considered a reference. The database was subdivided into four, depending on the sites and cultivars. The first and second databases, respectively, with 253 samples for 'Prata-Anã' and reference population with yields above 39.81 t ha -1 year -1 , and 46 samples for 'Grande Naine' and population with a productivity greater than 58.84 t ha -1 year -1 , belonging to the Missão Velha farm, with data from the years 2010 to 2017. The third and fourth databases, respectively, with 147 samples and a high productivity population above 41.69 t ha -1 year -1 for 'Prata-Anã', and, 19 samples and a high productivity population greater than 76.12 t ha -1 year -1 for 'Grande Naine', belonging to the Ponto Novo, containing data from 2014 to 2016. In the first study with established reference populations for the respective local x cultivar combinations, mean, standard deviation and coefficient of variation of leaf nutrient contents were calculated for Kenworthy balanced index and mean, standard deviation and coefficient of variation for the dual relationships between nutrients that constitute the DRIS norms. To verify the homogeneity of variance between the populations, the F test (p <0.05) was performed, and the t test (p <0.05) was used to compare the means. As a result, specific Kenworthy and DRIS standards for each genotype and environment were established. The low degree of universality suggests that specific standards should be used in the nutritional diagnosis of banana. In the second and third study, respectively, potential response curves were obtained for levels, balanced Kenworthy indices and DRIS indices of macro and micronutrients, with high predictive capacity, for irrigated 'Prata-Anã' and 'Grande Naine' banana. Levels of sufficiency were obtained for levels, balanced Kenworthy indices and DRIS indexes of macro and micronutrients that allow the optimized evaluation of the nutritional status, as to the degree of balance and balance as a production factor of the 'Prata-Anã' banana tree and 'Grande Naine' irrigated. In the fourth study, the nutritional status of the four databases was analyzed in the low productivity population. Cu was the most limiting nutrient for lack of modified IBKW and modified DRIS for 'Prata-Anã' cultivated in Ceará. Mn was the most limiting by modified IBKW and modified DRIS for banana, regardless of variety and location. In Bahia, K was the most limiting nutrient due to lack, for both cultivars, due to the imbalance with the Mg in the soil. Micronutrient deficiencies were more frequent than macronutrient deficiencies. Non-nutritional factors limited banana productivity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MACÊDO, Amanda Florêncio de. "A Reestruturação do Litoral de Ipojuca - PE a partir do imobiliárioturístico: o uso do espaço público das faixas de praias." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18496.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-04-06T14:31:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTACAO_AMANDA FLORENCIO_2012.pdf: 10102688 bytes, checksum: 3030fccfc581d6234d6a267a94ac7b2e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-06T14:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) DISSERTACAO_AMANDA FLORENCIO_2012.pdf: 10102688 bytes, checksum: 3030fccfc581d6234d6a267a94ac7b2e (MD5) Previous issue date: 2012-09-14
FACEPE
O tema desta Dissertação de Mestrado tem como objeto central as mudanças socioespaciais observadas no litoral de Ipojuca, na última década, que trata por consolidar este como local de interesse privilegiado dos setores imobiliário e turístico em Pernambuco. Isso é percebido a partir da implantação dos grandes empreendimentos imobiliários vinculados ao turismo que vêm alterando o uso e apropriação dos espaços públicos de praia. O processo a ser analisado se insere na esfera de mudanças que ocorrem, a partir da segunda metade do século XX, no quadro econômico mundial, em que o turismo, mobilizando fluxo de serviços, capitais e população, destaca-se como uma das atividades mais dinâmicas da economia no contexto do processo de globalização. No Brasil, a partir da década de 1990, essas mudanças são retratadas na reestruturação espacial do litoral nordestino com o advento do turismo como atividade central, definindo novos padrões de relações com o setor imobiliário. Tais mudanças têm suas bases na política nacional implementada a partir do ano de 1990 por investimentos públicos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste – PRODETUR-NE. No litoral de IpojucaPE, esse processo teve início no ano 2000, quando empreendimentos imobiliário-turísticos foram implantados de modo concentrado na praia de Muro Alto, estabelecendo um novo padrão de uso das faixas de praia, que apesar de se constituírem de domínio público, passam a ter um uso e apropriação predominantemente privados.Iniciando com a análise do processo de ocupação – transformação dos moldes de segunda residência tradicional para a segunda residência vinculada ao imobiliário-turístico no município de Ipojuca, na década de 2000-10, este trabalho tem como objetivo central analisar as mudanças no uso das faixas de praia, procurando explicitar como esta nova forma de ocupação espacial voltada para um público específico (classe média alta e alta) gera ambientes excludentes, segmentados. Orientado por bases conceituais desenvolvidas por Michel de Certeau, o estudo focaliza as ações espontâneas da população, suas práticas cotidianas, frente às atitudes de dominação impostas aos espaços de praia por parte dos administradores e proprietários dos Resorts e empreendimentos imobiliário-turísticos. A partir dos diferentes comportamentos dos usuários desse espaço de domínio público, este estudo procura contribuir para o debate sobre o espaço da faixa de praia enquanto bem público de uso comum, porém submetido a diversas estratégias de poder para privatização de seu uso.
The theme of this Mastery Degree's dissertation has as central objective the sociospatial changes observed in Ipojuca's coast, in the last decade, consolidating this area as privileged interesting by the real estate and tourism sectors in Pernambuco. This is noticed by the implantation of large businesses linked to the tourism which has been changing the use and appropriation of the public spaces on the beach. The process to be analyzed is inserted into the sphere of changes that occur, since the second half of the 20th Century, in the world's economic scene, where the tourism, mobilizing service's flow, capitals and production, stands as one of the most dynamic activities of the economy in the globalization process' context. In Brazil, from the 90's, these changes are portrayed in the northeastern coast's spatial restructuring with the tourism becoming the central activity, defining new standards in the relationship with the real estate sector. These changes have their bases in a national policy, implemented in 1990, for public investment under the “Northeast Tourism Development's Program” - PRODETUR-NE. In Ipojuca-PE's coast, this process began in 2000, when estate-tourism ventures were implanted in a concentrated way in Muro Alto, establishing a new standard of usage in the coastal strip, which although being public, became to be used and appropriated as private. Starting with the analysis of the occupation process – change of the traditional second home's molds to the second home linked with the estate-tourism in Ipojuca's county, in the 2000-10's decade, this work has as central objective the analysis of the usage changes in the beach strip, seeking to explain how this new spatial occupation form directed to a specific population (upper and upper middle class) generates exclusionary ambients, targeted. Oriented by Michel de Certeau's concept bases, focuses the population's spontaneous actions, its day-life practices, against the domination attitudes imposed to the beach strip by the administrators and owners of the Resorts and estatetourism ventures. From the different behaviors presented by the users of this public space, this study seeks to contribute to the debate about the beach strip area as public property, however subjected to several privatization strategies to its use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jesus, Luciana Vieira de. "Dinâmica das praias (Artistas e Atalaia) e da linha de costa contíguas à desembocadura do Rio Sergipe, Aracaju, Sergipe." Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5398.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The Artistas and Atalaia beaches, located in Aracaju, Sergipe, are subject to coastal processes (waves, currents and winds) and Sergipe river mouth dynamics. At these beaches, from 2007 to 2008, severe erosive events resulted in the destruction of several anthropogenic structures (Praça de Eventos, bars/restaurants, etc.). These erosive events motivated the elaboration of this dissertation, whose the aim was to analyze these beaches morphology and its Sergipe river mouth coastline dynamics, in Aracaju. The methodology consisted of: (i) beach profile and sediments volume analysis (2008-2015); (ii) high tide shoreline (HTS) multi-temporal analysis (2009-2015) using satellite images; (iii) HTS change rate calculation; (iv) setbacks determination; and (v) textural and compositional sediments analysis. The beaches had great morphological variability, alternating between erosive and depositional processes, especially erosion on the Artistas’ beach and deposition on the Atalaia’s beach. The HTS in all profiles also varied significantly; it did not follow a linear trend of advance and/or retreat. In the investigated period (2008-2015), erosion prevailed in the 1, 2, 3 and 6 profiles (-320, -150, -3.5 and -130 m³/m, respectively) and HTS retreated, while in the 4 and 5 profiles prevailed depositional processes (+162 and +485 m³/m, respectively) and the HTS advanced. The HTS retreat rate , ranging from 0.5 to 13 m/year, allowed the establishment of two setbacks: 360 m for “lightweight” construction and 730 m for “heavy” constructions. Moreover, the investigated beaches sediments are mainly medium sand-sized particles, moderately sorted, and composed of quartz. The content of heavy minerals in sediments is low and represented mainly of ilmenite, zircon and rutile. These beaches and sediments characteristics are critical on beaches recovery projects of artificial feeding. Thus, this work offers subsidies for urban and environmental planning of the study area.
As praias dos Artistas e da Atalaia, localizadas no município de Aracaju, Sergipe, estão sujeitas à atuação dos agentes costeiros (ondas, correntes e ventos) e da dinâmica da desembocadura do rio Sergipe. Nessas praias, no período de 2007 a 2008, ocorreram eventos erosivos severos que acarretaram na destruição de diversas estruturas antrópicas (praça de eventos, bares/restaurantes, etc.). Esses eventos erosivos motivaram a realização dessa dissertação de mestrado, cujo objetivo foi analisar a dinâmica das praias e da linha de costa contíguas à margem direita da desembocadura rio Sergipe em Aracaju. A metodologia consistiu em: (i) análise de perfis de praia e da variação no volume de sedimentos (2008 a 2015); (ii) análise multitemporal (2009 a 2015) da linha de preamar máxima (LPM) através de imagens de satélite; (iii) cálculo da taxa de variação da LPM; (iv) determinação de faixas de proteção à costa (setback); e (v) caracterização granulométrica e composicional dos sedimentos. As praias mostraram grande variabilidade morfológica, com alternância entre processos erosivos e deposicionais, com predominância de erosão na praia dos Artistas e de deposição na praia da Atalaia. A LPM, em todos os perfis, também variou significativamente, não seguindo uma tendência linear de avanço e/ou recuo. No período investigado (2008-2015) prevaleceram processos erosivos nos perfis 1, 2, 3 e 6 (-320, -150, -3,5 e -130 m³/m, respectivamente) e a LPM recuou, enquanto que, nos perfis 4 e 5 prevaleceram processos deposicionais (+162 e +485 m³/m, respectivamente) e a LPM progradou. As taxas de recuo da LPM na área investigada, que variaram de 0,5 a 13 m/ano, permitiram o estabelecimento de duas faixas de proteção: 360 m para construções leves e 730 m para construções pesadas. Além disso, os sedimentos que compõem as praias investigadas são de granulometria areia média, moderadamente selecionados e de composição, predominantemente, quartzosa. O conteúdo de minerais pesados nos sedimentos é baixo e representado, essencialmente, por ilmenita, zircão e rutilo. Essas características das praias e dos sedimentos são fundamentais em projetos de recuperação de praias através da alimentação artificial. Dessa forma, esse trabalho pode servir de subsídios para o planejamento urbano e ambiental da área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Inês Gomes. "A Problemática da Erosão Costeira: O Caso Específico da Praia do Pedrógão." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14425.

Full text
Abstract:
Ao longo das últimas décadas, tem-se verificado uma crescente ocupação populacional e urbanística, em paralelo com a concentração de diversas actividades económicas, ao longo das zonas costeiras. Neste sentido, torna-se fulcral o desenvolvimento de políticas de gestão integrada destes ecossistemas naturais, dada a sua grande vulnerabilidade, no que respeita aos usos e ocupação do solo. Como resultado de acções naturais e do Homem (na sua grande maioria), a erosão estabelece-se como o principal problema que assola as zonas costeiras, em Portugal. Neste sentido, as Tecnologias de Informação Geográfica, em especial os Sistemas de Informação Geográfica, conferem-se como importantes ferramentas, tanto na monitorização do litoral, como no apoio aos processos de tomada de decisão. A presente dissertação detém, como principal objectivo, demonstrar as mais-valias dos SIG no estudo das zonas costeiras, especialmente na área da prevenção. Tendo como área de estudo a praia do Pedrógão, em Leiria, considerando o período temporal 1947 – 2014 (1947-1983; 1983-2003; 2003-2007; 2007-2012; 2012-2014), propõe-se: estabelecer uma base cartográfica que analise, espacialmente, o comportamento da linha da costa face à gradual erosão; quantificar as taxas de erosão/acreção e, por fim, proceder à delimitação de faixas de perigo, em paralelo com a análise dos resultados previamente conseguidos, assim como da topografia do local em análise. Para o troço costeiro seleccionado, é de constatar que existe, efectivamente, um recuo da linha da costa, especialmente na praia Sul (Praia dos Campistas), onde se regista o maior recuo médio anual (-17.72m, entre 2012-2014). Na praia Norte, as v taxas anuais variam entre os -0.64m (1947-1983) e os -15.07m (2012-2014), tendo apresentado valores de acreção, com excepção para o intervalo de tempo mais recente. É certo que as recargas de areia, iniciadas em 2011, procuram minimizar os impactos da erosão, o que pode condicionar os resultados obtidos. Por outro lado, no que respeita às faixas de perigo, é certo que, com o recuar da costa, há uma tendência da frente urbana aproximar-se do nível de “perigo muito elevado”. Nesse sentido, a grande maioria do edificado situa-se na faixa de perigo moderado (211 edifícios), constatando-se que outra grande parte (193 edifícios) não se encontre ameaçado. De um total de 413 edifícios, apenas 1 encontra-se em perigo elevado. Mantendo-se esta tendência de recuo da costa e tendo por base o trabalho de campo efectuado, estima-se que os valores apresentados venham a alterar-se, isto é, tanto a população local, como o edificado tendem a aproximar-se do perigo máximo/elevado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Faixa de praia"

1

Gois, Arthur José Cavalcante, and Ívina Leal Dos Santos. "MARES E TARTARUGAS VERDES: ANÁLISE DE ENCALHES DE CHELONIA MYDAS NO LITORAL DE FORTALEZA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1282.

Full text
Abstract:
Introdução: O Instituto Verdeluz é uma ONG ambientalista que atua na cidade de Fortaleza e região metropolitana, contendo 4 projetos. Um destes projetos é o GTAR, que atua na pesquisa e conservação com as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, sendo elas Tartaruga-Verde (Chelonia Mydas), Tartaruga-de-Pente (Eretmochelys imbricata), Tartaruga-de-Couro (Dermochelys coriácea), Tartaruga-Oliva (Lepidochelys olivácea) e Tartaruga-Cabeçuda (Caretta caretta). Ainda que em diferentes níveis, estas espécies são classificas como ameaçadas, sendo a Tartaruga-Verde, objeto de estudo deste projeto, classificada como vulnerável e em perigo, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), respectivamente. Estes animais são conhecidos por sua migração entre áreas de alimentação, reprodução e nidificação, sendo o litoral Cearense utilizado principalmente na alimentação e ovoposição. Objetivo: O presente estudo visou analisar os encalhes de Chelonia mydas no litoral de Fortaleza, afim de fomentar práticas de conservação da espécie e indicar características de praias e da espécie que aumentam as chances de encalhes. Material e Métodos: Foram utilizados metadados coletados pelo Instituto Verdeluz entre 2016 e 2018, sendo eles: data, horário e local do encalhe, medidas de tamanho (largura e comprimento do casco), sexo (masculino, feminino ou indefinido), faixa etária (filhote, juvenil ou adulto) e estado do indivíduo, totalizando 48 ocorrências. Através do programa BioEstat, foram realizadas análises de distribuição e correlação entre os dados da ocorrência e as características das praias no momento do encalhe. RESULTADOS: Os resultados apontaram que fêmeas tem maior probabilidade de encalharem do que os machos e os indivíduos sexo indefinido. A localização do encalhe nas praias de Fortaleza não causa uma alteração significativa no número de encalhes, uma vez que todas possuem grau de proximidade e formações arenosas semelhantes. A maré e o tamanho do casco influenciam diretamente no número de encalhes, pois ambos dificultam a volta do animal para o mar. Conclusão: Projetos de pesquisa e conservação sobre tartarugas marinhas, como o GTAR-Verdeluz, mostram-se essenciais para a conservação da espécie, pois o conhecimento mais profundo das ameaças a espécie nos permite realizar atividades de conservação mais eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography