To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa de praia.

Journal articles on the topic 'Faixa de praia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Faixa de praia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Hudson Alves da, Laís Rodrigues Alves, Maria De Lourdes da Penha Santos Siqueira, Rafaela Caroline Alves dos Santos, and Narla Sathler Musse De Oliveira. "PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE BARRA DE MAXARANGUAPE – RN A RESPEITO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAIXA DE PRAIA." HOLOS 8 (January 13, 2016): 166. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2558.

Full text
Abstract:
Um dos grandes problemas existentes nos municípios litorâneos do Rio Grande do Norte é a forma inadequada do uso e ocupação do solo nas faixas de praia, ocasionando graves impactos socioambientais. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo discutir o uso e ocupação do solo na faixa de praia de Barra de Maxaranguape, no município de Maxaranguape – RN, a partir da percepção dos moradores da localidade estudada. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, visita in loco, roda de conversa com pescadores locais e a presidente da colônia de pescadores e uma entrevista semiestruturada com uma das moradoras mais antigas da área estudada. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a área analisada sofre com a forma inadequada do uso e ocupação do solo, pois muitas casas estão edificadas na faixa de praia, sofrendo diretamente com a erosão costeira e correndo o risco de desabamento. Assim, é necessário que as pessoas sejam educadas para fazerem um adequado uso do solo e não invadir as áreas próximas ao mar e que os poderes públicos empreendam estudos técnicos sobre a dinâmica costeira para subsidiar futuras obras de recomposição da face de praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brindeiro, Francisco Oricélio da Silva, and Jader Onofre de Morais. "DINÂMICA MORFOSSEDIMENTAR DA PRAIA DO BALBINO - CASCAVEL/CEARÁ, BRASIL." Boletim de Geografia 37, no. 3 (July 10, 2020): 124–38. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i3.42057.

Full text
Abstract:
As praias são sistemas ambientais altamente dinâmicos e ao mesmo tempo sensíveis que sofrem transformações em várias escalas espaciais e temporais por fatores relacionados a dinâmica natural e outros relacionados a intervenções antrópicas na zona costeira. Na praia do Balbino, localizada no município de Cascavel, no litoral leste do Estado do Ceará, a erosão costeira se intensificou nos últimos anos, reduzindo a faixa de praia, destruindo barracas e outras estruturas costeiras, gerando prejuízos sociais e ambientais. Este trabalho teve como objetivo caracterizar os processos erosivos e deposicionais na área. Foram realizados perfis topográficos bimestrais no período de setembro/2016 a setembro/2017; coleta de sedimentos nos setores de pós-praia, estirâncio e antepraia e aquisição de dados hidrodinâmicos. Em laboratório foi realizada a análise granulométrica dos sedimentos. A atuação mais intensa dos ventos nos meses de setembro/2016 e setembro/2017, contribuíram para os registros mais altos de altura significativa, energia e velocidade do grupo de ondas, além dos maiores volumes de sedimentos transportados. Os perfis P1, P3 e P4 apresentaram um balanço sedimentar negativo, nos demais perfis (P2, P5, P6 E P7) o balanço foi positivo. As características sedimentares indicam uma praia composta predominantemente por areia média, de moderada a bem selecionada, mesocúrticas e aproximadamente simétricas. A erosão costeira verificada na área é relacionada a dinâmica costeira, principalmente aos períodos de ventos mais intensos e marés de maior amplitude, o impacto é mais significativo onde há presença de ocupações em setores de transpasse sedimentar como na faixa de praia e dunas frontais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Carlos Henrique de Vasconcellos, Erik Pereira, Vanessa Pontes, and Jorge Moreira. "SOCIOLOGIA PÚBLICA E AS PRAIAS CARIOCAS: A PRAIA É DE TODOS?" Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, esp (January 16, 2015): 139. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.48165.

Full text
Abstract:
Analisamos neste artigo como tem ocorrido a concessão de uso dos espaços públicos esportivos e de lazer, tendo como objeto de análise os equipamentos públicos e a faixa de areia das praias cariocas. A metodologia é de natureza qualitativa, do tipo descritivo, utilizando como estratégia a análise documental. Centramos nossa análise em documentos oficiais emitidos pelos órgãos públicos municipais da cidade do Rio de Janeiro. Como conclusão, demonstramos que há uma crescente mercantilização das práticas esportivas e de lazer das areias cariocas sob o consentimento dos setores públicos governamentais e que a questão das atividades de controle e fiscalização das atividades comerciais envolvendo o esporte não está na agenda política desta esfera de poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Leonardo C. da, Carlos A. Borzone, and Edílson Caron. "Ocorrência de Diglotta brasiliensis (Coleoptera: Staphylinidae: Aleocharinae) em duas praias estuarinas da Baía de Paranaguá, sul do Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 3 (September 2008): 563–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000300025.

Full text
Abstract:
Nesta nota são apresentadas as principais características do hábictat de Diglotta brasiliensis Caron & Ribeiro-Costa, 2008, uma espécie recentemente descrita para a região Neotropical. Os indivíduos foram encontrados habitando uma faixa de aproximadamente 4 m de largura da zona intermareal superior de duas praias estuarinas (ambas localizadas no setor euhalino da baía), com as suas densidades variando de 13 a 80 indivíduos/m². Nesta faixa da praia os sedimentos estiveram compostos de areia média moderadamente a muito bem selecionada e com teor de umidade em torno de 6,5%. O teor de matéria orgânica e de carbonato de cálcio do sedimento variou entre 0,08 a 0,13% e 3,4 a 5,4%, respectivamente. Nesses locais, D. brasiliensis foi encontrada coexistindo com isópodes cirolanídeos do gênero Excirolana Richardson, 1912 (Isopoda: Cirolanidae).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Cristiano Da Silva, Fábio Perdigão Vasconcelos, Delano Nogueira Amaral, Maria Bonfim Casemiro, Adely Pereira Silveira, and Danilo Vieira dos Santos. "Análise da dinâmica morfossedimentar no litoral de Paracuru – Ceará." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (December 11, 2020): 3459. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3459-3477.

Full text
Abstract:
As praias são os ambientes costeiros de primeira interação continente-oceano, apresentam por esse motivo dinâmica morfológica intensa, tornando as comunidades que residem e causam intervenções antrópicas, mais vulneráveis. Com base nisso, o presente trabalho tem por objetivo identificar processos erosivos e deposicionais no litoral de Paracuru, Ceará. Para isso, foram realizadas atividades de campo entre os anos de 2018 e 2019, para traçar perfis de praia e realizar a coleta de sedimentos na área de berma e do estirâncio; os perfis topográficos foram realizados utilizando estação total conforme técnicas apontadas por Borges (1977). Além disso, para corroborar os dados foi mapeada a variação da linha de costa usando movimento da linha costeira do DSAS. Foram realizadas atividades de campo nas praias Boca do Poço, praia do Farol, praia Carnaubinha e praia da Barra indicadas pela equidistância e proximidade da sede urbana. Os resultados revelaram que há processo erosivo conforme balanço sedimentar negativo nas praias do Farol, Carnaubinha e da Barra. Nas praias Boca do Poço e Praia do Farol, os imóveis públicos e privados apresentam-se em alguns casos na faixa de praia, que por vezes é tomada pelas ondas com influência da preamar. E nesse contexto, a inundação dos estabelecimentos pode causar prejuízos, tornando assim a análise necessária para contribuir com subsídios às decisões político-governamentais. Analysis of morphosedimentary dynamics on the coast of Paracuru – Ceará A B S T R A C TThe beaches are the coastal environments of first continent-ocean interaction, for this reason they present intense morphological dynamics, making the communities that reside and cause anthropic interventions, more vulnerable. Based on this, the present work aims to identify erosive and depositional processes on the coast of Paracuru, Ceará. For this, field activities were carried out between the years 2018 and 2019, to draw beach profiles and collect sediment in the area of berm and styrene; the topographic profiles were made using a total station according to the techniques pointed out by Borges (1977). In addition, to corroborate the data, a variation of the coastline was mapped using the DSAS coastline movement. Field activities were carried out on the Boca do Poço beaches, Farol beach, Carnaubinha beach and Barra beach indicated by the equidistance and proximity to the urban headquarters. The results revealed that there is an erosive process according to a negative sedimentary balance on the beaches of Farol, Carnaubinha and Barra. On Boca do Poço and Praia do Farol beaches, public and private properties are in some cases on the beach strip, which is sometimes taken by the waves influenced by the high tide. And in this context, the flooding of establishments can cause losses, thus making the analysis necessary to contribute with subsidies to political-governmental decisions.Keywords: beaches, erosive processes, topographic profiles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Maria Do Socorro Braga. "INFÂNCIA NO MAR SALVADOR." Nova Revista Amazônica 6, no. 3 (September 1, 2018): 165. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6247.

Full text
Abstract:
Nascer na praia, Ser praiano. Água nos banha da hora do nascimento, em bacias reluzentes que dependendo da hora do parir pode ser banhada pelo sol ou pela lua. Criança na praia é canalha2. Os chamados têm que ser ouvidos, pois do contrário seremos marcados por um cipó na certa. Desde pequenos aprendemos a arte de viver em partilha, sobretudo, da alegria. É a fórmula para não entristecer com a vida dura que não escolhe gênero, faixa-etária, cor da pele. Na praia, criança que é criança tem que trabalhar, estudar e, sempre ao final do dia, brincar. Neste ciclo, quando percebemos já somos homens e mulheres prontos para seguir a vida...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cunha, P. Proença, and J. Dinis. "A erosão nas praias do cabo Mondego à Figueira da Foz (Portugal centro-oeste), de 1995 a 1998." Territorium, no. 5 (September 20, 1998): 31–50. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_5_3.

Full text
Abstract:
Descreve-se a intensa erosão que desde finais de 1995 afectou o litoral entre o Cabo Mondego e a Figueira da Foz, focando em particular o recuo da linha de costa verificado com a progressiva perda de areia da praia, seguida do desmoronamento do enrocamento da marginal oceânica a norte de Buarcos e, posteriormente, da erosão na faixa arenosa entre Buarcos e Figueira da Foz. Além de uma periódica monitorização foi feita análise de dados da ondulação, marés, características dos sedimentos e volumes de extracção de areia na praia. Tendo em conta a influência relativa de parâmetros tais como o fornecimento sedimentar, deriva litoral e características da agitação marítima, compara-se a evolução deste sector litoral com a dos adjacentes e apresenta-se um modelo explicativo para este intenso fenómeno erosivo local. Concluiu-se que a contínua erosão destas praias verificada após o temporal de Janeiro de 1996, foi essencialmente devida uma alteração das características habituais da ondulação; os rumos médios mais rodados para W reduziram a transposição de areia para sul do Cabo Mondego, induzindo um défice sedimentar no seguinte troço costeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Felipe Nobrega, Gabriel Ferreira da Silva, and José Vicente de Freitas. "Um debate no campo da Educação Ambiental sobre a patrimonialização de veículos na praia do Cassino, Rio Grande (RS)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no. 1 (March 30, 2019): 245–62. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2637.

Full text
Abstract:
O presente estudo se propõe a realizar uma análise qualitativa sobre o caso de patrimonialização do uso de veículos automotores na faixa costeira do Balneário Cassino, cidade de Rio Grande – RS sob a perspectiva da Educação Ambiental. Partimos primeiro de um resgate histórico interpretativo dessa prática, seguido de uma análise do processo legal que culminou na aprovação da lei que transformou em Patrimônio da Cultura Imaterial o uso de carros na praia em 2017, bem como apresentamos as legislações pertinentes ao assunto do âmbito federal até o municipal, atentando-se às contradições existentes nos diferentes dispositivos legais que atravessam o tema. Em um segundo momento, nos debruçamos sobre os impactos ecossistêmicos que tal iniciativa traz à biodiversidade desse local, elencando um conjunto de riscos ambientais que estão em jogo. Por fim, apresentamos algumas alternativas que surgem do campo da Educação Ambiental que podem mediar uma nova postura ética no que tange ao uso de veículos na faixa costeira dessa praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Karla Oliveira, Ednilza Maranhão dos Santos, Thyara Noely Simões, and Arley Cândido da Silva. "Encalhes de tartarugas marinhas no litoral sul de Pernambuco, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 2 (June 20, 2019): 53–64. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.002.0006.

Full text
Abstract:
No nordeste do Brasil, os encalhes de tartarugas marinhas têm sido um instrumento importante de pesquisa para avaliação de impactos negativos que vem ocorrendo nas regiões costeiras. O despejo de poluentes e resíduos sólidos no mar, a exploração dos recursos pesqueiros e a degradação de áreas costeiras tem sido as principais causas para o declínio de população de animais ameaçados como as tartarugas marinhas na costa do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo, analisar os encalhes de tartarugas marinhas no litoral do Ipojuca, Pernambuco, Brasil. Foi realizado um levantamento dos encalhes nas praias do Ipojuca, desde setembro de 2008 a junho de 2016, através de informações no banco de dados da Organização não Governamental Ecoassociados, bem como o monitoramento de 12 km dessas praias, entre os meses de setembro de 2015 a junho de 2016. Os animais encontrados mortos ou debilitados foram identificados e avaliados quanto a localização em relação a praia, sexo, faixa etária, estado de conservação da carcaça, evidência de interação antropogênica, presença de tumores, presença de anilhas e evidência de interação com outra fauna. Um total de 418 encalhe foram documentados, esses distribuídos em 16,98% de tartarugas não identificadas, 4,41% de tartaruga cabeçuda, 7,05% de tartaruga de pente, 24,11% de tartaruga oliva, destacando a tartaruga verde (Chelonia mydas) como a espécie com maior número de registro (64,4%) de encalhes na costa do Ipojuca. Quanto à faixa etária, os juvenis (n=197) foram mais representativos que os adultos (n=143) e fêmeas (n=113) foram mais expressivas que os machos (n=30). A praia de Merepe obteve maior número de encalhes (n=131). Cerca de 20% das carcaças estavam com a presença de cracas e 11,11% apresentando tumores com indicativo de fibropapiloma, sendo exclusivo para C. mydas. Sendo assim, é necessário repensar em ações direcionadas para conservação das espécies, evidenciando a educação ambiental e a fiscalização como uma das principais medidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, M. G., C. A. Rocha-Barreira, and C. A. Grossi Hijo. "Macrofauna bentônica da faixa entremarés e zona de arrebentação da praia de Paracurú (Ceará-Brasil)." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 9, no. 1 (June 30, 2005): 75. http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v9n1.p75-82.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Souza, Jairo Rodrigues, Lana Machado Alves, Alder Pereira Fontenelle Filho, Carmem Sara Pinheiro Oliveira, and Maria Gabriella Pinheiro Oliveira. "VISÃO DOS BANHISTAS E COMERCIANTES SOBRE O CENÁRIO AMBIENTAL DA PRAIA DE PONTA NEGRA, NATAL-RN." GEOCONEXÕES 2 (January 3, 2020): 41–50. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2019.9196.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi apresentar a visão dos banhistas e comerciantes sobre o cenário ambiental da praia de Ponta Negra. A metodologia empregada utilizou-se de uma abordagem dialética que buscou a transformação da realidade atual por meio de investigação e atuação direta. Foram realizadas coletas in loco para acompanhamento dos hábitos de comerciantes do entorno, comunidade local e banhistas. Foram utilizadas conversas informais com os sujeitos que usufruíram da região, no qual utilizamos anotações, registros fotográficos e coleta de materiais na faixa da areia. Diante disso, muitos afirmaram que é preciso que haja uma cobrança maior sobre o indivíduo que polui o meio, visando a manutenção de uma praia mais limpa, principalmente sobre aqueles que não possuem o sentimento de responsabilidade diante do ecossistema. Muitos também afirmam que, além da maior exigência de responsabilidade por parte dos civis, é preciso que o poder público também assuma o dever de preservar e defender a praia. A partir desses impasses, muitos indivíduos sugeriram que hajam mais projetos e programas com a temática de educação ambiental, argumentando sobre a necessidade de maior propagação da importância de uma praia limpa. Concluímos, que é importante ressaltar que a visão dos sujeitos envolvidos no uso constante do recurso natural, sendo de extrema relevância para a compreensão da educação ambiental e do meio ambiente na Praia de Ponta Negra, uma vez que são essenciais na intermediação da relação do ser humano com o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pinheiro, Cézar Di Paula da Silva, Amanda Gama Rosa, and Adriano Marlisom Leão de Sousa. "Análise dos impactos socioambientais na zona costeira do município de Salinópolis/PA." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (April 23, 2020): 222–44. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.2553.

Full text
Abstract:
A crescente exploração das zonas costeiras como atrativo turístico busca atender os interesses de pessoas que procuram manter um maior vínculo com a natureza. Nesse sentido, no estado do Pará, o município de Salinópolis destaca-se como um dos locais prioritários nas ações de governo ligadas ao turismo, apresentando um vasto conjunto paisagístico, resultante da interação de fatores naturais, que deram origem as praias locais e demais ecossistemas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar como as atividades turísticas praticadas em quatro praias do município de Salinópolis/PA afetam a qualidade socioambiental local. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica sobre o assunto, e posteriormente, a etapa de campo constituiu-se nos seguintes procedimentos: (i) registros fotográficos das áreas de estudo; e (ii) checagem de impactos por meio de listagem de controle de indicadores. A partir das análises da aplicação do checklist evidenciou-se uma grande problemática ambiental em ambos os trechos de pesquisa, estreitamente relacionada com a forma de apropriação e uso desses espaços. Os maiores impactos estavam no trecho do Atalaia, relacionado principalmente a questão dos resíduos sólidos ao longo da faixa praial, assim como no lançamento irregular de esgoto em determinados pontos. E na praia do Farol Velho, onde o avanço do mar tem provocado à destruição de ambientes construídos, estradas de acesso e demais infraestruturas urbanas. Além disso, identificou-se que, diversos tipos de ocupações dão-se de forma irregular e sem considerar as diretrizes estabelecidas nos instrumentos de gestão urbana, estimulando uma série de alterações na paisagem natural de ambas as extensões de praias. Palavras-chave: Gestão ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais. Gerenciamento Costeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nascimento, Glória Cristina Cornélio do, Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, and Maria Cristina Basílio Crispim Da Silva. "ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA PESCA ARTESANAL DO CAMARÃO MARINHO NA ENSEADA DE LUCENA- PARAÍBA, BRASIL." Sociedade e Território 31, no. 2 (January 7, 2020): 120–38. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2019v31n2id15327.

Full text
Abstract:
A pesca artesanal com arrastão de praia é considerada uma das atividades mais antigas na costa brasileira. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil socioeconômico dos pescadores dos arrastões de praia do município de Lucena-Paraíba, Brasil, assim como toda a atividade deste tipo de pesca. A aplicação de formulários semiestruturados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2016 com (8) donos de arrastos e (43) ajudantes (puxadores de rede). A faixa etária entre os donos da rede variou entre 40-49 anos e os ajudantes 35-24 anos. A escolaridade apresentada na maioria foi o fundamental incompleto, porém ainda com incidência preocupante de analfabetos. A atividade de pesca ocorre todos os dias da semana com exceção dos domingos e os preços da produção do camarão sofrem alterações de acordo com a sazonalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

ROSA, CRISTIANE, and Walter Widmer. "Diagnóstico do Lixo Marinho e Ações de Educação Ambiental na Praia de Navegantes/SC." Metodologias e Aprendizado 2 (December 1, 2019): 50–56. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1307.

Full text
Abstract:
O lixo marinho tem contribuído consideravelmente para a poluição marinha e é uma das tendências globais para a questão ambiental. Como resultado da poluição marinha tem-se os impactos à biota, impactos econômicos à pesca e os impactos visuais nas praias. É necessária a realização de estudos que identifiquem a composição, abundância e o comportamento desses detritos diante das variáveis meteorológicas afim de contribuir para que ações de prevenção e mitigação sejam realizadas de forma efetiva. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar o lixo marinho na faixa de areia da Praia de Navegantes/SC quanto a sua composição e abundância, suas possíveis fontes, bem como a ocorrência de pellets plásticos, buscando ao final do estudo resultados que venham a contribuir para os órgãos ambientais locais definirem melhores ações de prevenção e mitigação do lixo marinho, como a elaboração de uma coleção didática de lixo marinho como ferramenta de educação ambiental. Foram identificados 509 itens, sendo a grande maioria dos itens representados por detritos plásticos (464 itens). Foram também observados um total de 50 pellets plásticos. A proximidade com os portos de Itajai e Navegantes permite considerar a atividade portuária como uma das possíveis fontes desses pellets. As prováveis origens dos resíduos foram em grande maioria “Usuário de praia”, seguido de “Origem indeterminada”. Para a elaboração da coleção didático-científica de lixo marinho optou-se pelo formato digital através das coleta de informações, dados, detritos marinhos e imagens feitas durante as amostragens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Muehe, Dieter, and Vânia Guaycuru de Carvalho. "Geomorfologia, cobertura sedimentar e transporte de sedimentos na plataforma continental interna entre a Ponta de Saquarema e o Cabo Frio (RJ)." Boletim do Instituto Oceanográfico 41, no. 1-2 (1993): 01–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0373-55241993000100001.

Full text
Abstract:
A plataforma continental interna defronte à restinga da Massambaba - um sistema de duplos cordões litorâneos localizados entre Saquarema e Arraial do Cabo, com 48 km de extensão - apresenta topografia regular, interrompida por raros afloramentos de rochas do embasamento cristalino e por ocorrências localizadas de arenitos de praia. Um amplo afloramento destes últimos ocorre na faixa batimétrica de 48 a 60 m, correspondendo à posição da linha de costa cerca de 10.000 anos atrás. Outro afloramento de arenitos de praia, de reduzida dimensão, ocorre próximo ao perfil S-4, à distância de 50 m da face da praia, em profundidade de 4 m. A cobertura sedimentar, sem aporte significativo de sedimentos terrígenos, é constituída predominantemente por areias quartzosas reliquiares. O gradiente batimétrico apresenta declividade elevada, atípica para uma plataforma passiva, atingindo o limite distai da plataforma continental interna, a isobatimétrica de 60 m, a uma distância da ordem de 4 milhas náuticas da linha de praia. O padrão de distribuição granulométrico apresenta gradientes de decréscimo em direção a leste, isto é, em direção ao Cabo Frio, e em direção a maiores profundidades. A diminuição do tamanho granulométrico em direção ao Cabo Frio é atribuída como sendo resultado do aporte de sedimentos terrígenos através de um sistema de drenagem pleistocênico, interrompido pela construção do cordão litorâneo mais interiorizado, e à remobilização dos sedimentos por ação de ondas e correntes com transporte residual em direção a leste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Leite, Nicolly Santos, Ivanise Maria Rizzatti, and Edson Vicente Da Silva. "Análise Paisagística do Litoral do Município de Fortim -- Ceará: Subsídios ao Planejamento Ambiental Local." Espaço Aberto 6, no. 2 (December 7, 2016): 103–26. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3670.

Full text
Abstract:
A paisagem costeira é detentora de intensa circulação de matéria e energia configurando-se em um ambiente instável e vulnerável à ação antrópica. O presente trabalho buscou avaliar a dinâmica paisagística, relacionando os aspectos físico-ambientais ao uso e ocupação do litoral do município de Fortim -- Ceará. Como base teórico-metodológica adotou-se a Geoecologia da Paisagem e as etapas da pesquisa perpassaram levantamentos de campo e interpretação da imagem de satélite RapidEye 2013 (sensor REIS e resolução espacial de 5 m) na escala de 1:40.000. Verificou-se como unidades de paisagem o mar litorâneo, faixa de praia, pós-praia, planície de deposição fluviomarinha e eólica, planície fluviomarinha, campos de dunas e falésias. Dentre os problemas destacou-se a ocupação em Áreas de Preservação Permanente que contribuem na descaracterização da paisagem e privatização dos espaços. Assim, considera-se a importância do planejamento ambiental local a fim de regular os usos, prevenir e minimizar possíveis influxos negativos aos sistemas naturais e às populações humanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Torres, Vitor Bruno Cavalcanti, Nayara Malheiros Caruzzo, Leopoldo Sindice-Silva, Emily Alves Rufino, and Gilmário Ricarte Batista. "Desempenho técnico-tático e estados de humor: indicadores entre vitória e derrota em atletas jovens de voleibol de praia." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 5, 2020): e289984690. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4690.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi comparar indicadores de performance e o perfil de estados de humor em atletas masculinos de voleibol de praia juvenil. A amostra foi composta por 50 atletas, com faixa etária entre 15 a 17 anos, participantes dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Foram filmados 16 jogos durante a fase classificatória JEJ, que foram agrupados posteriormente em vencedores e perdedores. Melhores escores com diferença significativa (p<0,01) foram verificados em todos os fundamentos (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) para as equipes dos jogos vencedores. Para os estados de humor, diferenças significativas foram encontradas na perturbação total do humor e fadiga, identificando-se menores valores para as equipes vencedoras. A partir da análise de jogo, conclui-se que todos os fundamentos do voleibol de praia foram importantes indicadores de performance de atletas masculinos juvenis da modalidade. Dessa forma, não evidenciou-se discrepância em algum fundamento específico, mas o equilíbrio de um melhor desempenho apontou a diferença entre as equipes vencedoras e perdedoras nos primeiros jogos do torneio. Além disso, percebeu-se que os estados de humor que prejudicam o desempenho foram observados em menores níveis nas equipes vencedoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

MAZZER, Alexandre, and Sérgio DILLENBURG. "Variações temporais da linha de costa em praias arenosas dominadas por ondas do sudeste da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brasil)." Pesquisas em Geociências 36, no. 1 (May 1, 2009): 117. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.17880.

Full text
Abstract:
A variação da linha de costa ocorre em diversas escalas temporais, sendo a escala inferior a 100 anos especialmente importante para o contexto humano. Na Ilha de Santa Catarina(SC), problemas decorrentes de ocupação e uso da orla marítima de forma desordenada ocasionaram problemas de erosão costeira e perda de qualidade ambiental. Neste sentido, foi realizada uma avaliação da variação da linha de costa, abrangendo os períodos de 64 e 4 anos, de forma a contemplar a escala interdecadal e interanual, em cinco praias da costa sudeste da Ilha de Santa Catarina. A obtenção dos dados foi realizada através de aerofotos, digitalizadas e tratadas, utilizando técnicas e ferramentas de geoprocessamento. A variação média em escala interdecadal demonstrou uma taxa média superior a meio metro anual de recuo da linha de costa e perda de faixa média de largura de praia inferior a cinqüenta metros em 64 anos. Já em escalainteranual os valores apresentaram-se inferiores, porém, com grande variação, apresentando localmente taxas de variação até quatro vezes superiores à escala interdecadal. No entanto, nem todas as praias apresentaram tendência erosiva. A variação entre os períodos analisados indicou que processos de períodos mais curtos são suavizados com o aumento do horizonte temporal de análise, permitindo ressaltar a tendência de variação num contexto temporal mais abrangente. Tal abordagem permitiu explorar a variação da linha de costa sob diferentes perspectivas temporais, gerando subsídios relevantes ao planejamento e gerenciamento costeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pinto de Almeida, Maria Victória Ferreira, Antonio Rodrigues Ximenes Neto, Francisco José Maciel de Moura, Francisco Oricélio Da Silva Brindeiro, and José Ramon Vasconcelos Cavalcante. "CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTAR DA PLANÍCIE LITORÂNEA DA PRAIA DO IGUAPE, AQUIRAZ-CE." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 936–47. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.502.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo a caracterização dos aspectos sedimentares da planície costeira da praia do Iguape através da análise de dados estatísticos, levando em consideração, também os impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação. A área de estudo se encontra em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Historicamente o município começou a se evidenciar após a integração do município na RMF em 1973, onde passou a se destacar devido ao turismo. A faixa de praia do município possui aproximadamente 29 km de extensão, onde se encontram as praias do Batoque, Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha, Japão e Porto das Dunas. Para o alcance desses objetivos, a metodologia empregada foi dividida em levantamentos bibliográficos e documentais, a coleta de dados e a elaboração de material cartográfico. Diante disto obtivemos os resultados através da frequência simples, medidas de curtose, assimetria, média e mediana. Foi verificada a predominância de areia média e areia fina em todas as amostras, já os valores de assimetria e curtose apresentaram a predominância de aproximadamente simétrica com 67% e a predominância mesocúrtica (62%) e leptocúrtica (33%). Verificou-se que a dinâmica sedimentar foi caracterizada pela grande mobilidade sedimentar, mais perceptível na faixa de praia.Palavras-chave: Litoral de Aquiraz; Praia do Iguape; Dinâmica sedimentar. ABSTRACTThis study aimed to characterize the sedimentological settings of the coastal plain of Iguape beach through the statistical data, also taking into account the socioenvironmental impacts resulting from use and occupation. The study area is in Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Historically the city began to show itself after the integration of the municipality in the RMF in 1973, where it began to stand out due to tourism. The Aquiraz is approximately 29 km long, where are the beaches of Batoque, Barro Preto, Iguape, Presidio, Prainha, Japan and Porto das Dunas. To achieve these objectives, the methodology employed was divided into bibliographic and documentary surveys, data collection and the preparation of cartographic material. We obtained the results through simple frequency, measures of kurtosis, skewness, mean and median. The predominance of medium sand and fine sand was verified in all samples, while the values of skewness and kurtosis were predominantly symmetrical with 67% and the predominance of mesocurtic (62%) and leptocurtic (33%). It was verified that the sedimentary dynamics was characterized by the great sedimentary mobility, mainly in the beach system.Keywords: Aquiraz Coastline; Iguape Beach; Sedimentary dynamics. RESUMENEl objetivo de este trabajo es la caracterización de los aspectos sedimentarios de la llanura costera de la playa de Iguape a través del análisis de datos estadísticos, teniendo en cuenta los impactos sociales y ambientales resultantes del uso y la ocupación. El área de estudio está en Aquiraz, Región Metropolitana de Fortaleza (RMF). Históricamente, el municipio comenzó a mostrarse después de la integración del municipio en el RMF en 1973, donde empezó a destacarse debido al turismo. La franja de playa del municipio tiene cerca de 29 km de largo, donde se encuentran las playas de Batoque, Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha, Japão y Porto das Dunas. Para alcanzar estos objetivos, la metodología utilizada fue las encuestas bibliográficas y documentales, la recolección de datos y la preparación de material cartográfico. Dado esto, obtuvimos los resultados mediante frecuencia simple, medidas de curtosis, asimetría, promedio y mediana. Podemos destacar el predominio de arena media y arena fina en todas las muestras, mientras que los valores de asimetría y curtosis mostraron el predominio de aproximadamente simétrica con 67% y el predominio de mesocúrtica (62%) y leptocúrtica (33%). Además, este trabajo buscó contribuir a una mejor comprensión de la dinámica sedimentaria del área, para comprender mejor la playa en cuestión.Palabras clave: costa de Aquiraz; Playa de Iguape; Dinámica sedimentaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Maia, Glacianne Oliveira, and Lidriana De Souza Pinheiro. "EVENTOS DE ALTA ENERGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ, ESTADO DO CEARÁ." Arquivos de Ciências do Mar 49, no. 1 (November 24, 2016): 74. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v49i1.6163.

Full text
Abstract:
O artigo teve como objetivo realizar um levantamento teórico-metodológico dos mecanismos que envolvem eventos de alta energia associados a erosão, vulnerabilidade e impactos nas dunas frontais e faixa de praia do Município de Aquiraz, Ceará. Alguns desses fenômenos estão cada vez mais frequentes na zona costeira e, nesta pesquisa, tiveram destaque as tempestades e os galgamentos associadas às ondas swell, e elevação do nível das águas do Oceano Atlântico. Vários métodos têm evoluído de enfoques individuais e estão corroborando para a classificação de áreas mais vulneráveis da zona costeira, e identificando os principais riscos costeiros e possíveis previsões de novos eventos. Eventos de ressaca seguidos de galgamento ocorrem sazonalmente no litoral cearense, onde predomina a presença de praias em estágio inicial de degradação. Esses problemas têm aumentado, bem como a frequência de ressacas por todo litoral. Na área de estudo, os registros datam da década de 1950 e, portanto, urge buscar meios eficientes para e evitar a chegada desses eventos ao litoral do Ceará e seus consequenrtes transtornos. A previsão e a prevenção devem ser definidas por meio de um estudo mais aprofundado conjuntamente com a interpretação dos parâmetros oceanográficos e sedimentológicos. O resultado esperado é identificação das principais causas que estão interferindo na dinâmica costeira do Município de Aquiraz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cunha, P. Proença, J. Pinto, and J. L. Dinis. "Evolução da fisiografia e ocupação antrópica na área estuarina do rio Mondego e região envolvente (Portugal centro-oeste), desde 1947." Territorium, no. 4 (September 20, 1997): 99–124. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_4_8.

Full text
Abstract:
A partir de 1960, a área costeira nas imediações da cidade da Figueira da Foz teve uma evolução muito rápida causada por intensas actividades antrópicas na bacia hidrográfica do Mondego e na faixa litoral. As conclusões mais relevantes deste estudo, por análise de coberturas de fotografia aérea de 1947 a 1996, bibliografia e documentos cartográficos, são: I) importantes e rápidas modificações da morfologia do estuário e da faixa litoral adjacente (sistema de praia/cordão dunar longilitoral), resultantes principalmente da construção dos molhes do porto e das subsequentes obras de protecção local da costa; 2) alteração da dinâmica sedimentar das áreas estuarina e fluvial, em consequência da regularização da bacia hidrográfica; 3) crescimento urbano e industrial, com expansão para o estuário e o campo de dunas eólicas; 4) desenvolvimento da aquacultura e do cultivo de arroz, com declínio das marinhas de sal e de outras actividades agrícolas tradicionais; 5) recuo generalizado da linha de costa, acentuadamente erosivo. A gestão e o ordenamento desta bela zona costeira, acompanhados de estudos de monitorização, devem ser orientados de modo a permitir a sua preservação e evolução natural, através de condicionamentos à ocupação antrópica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

ALBERTO, R. M. F., and N. F. FONTOURA. "Distribuição e estrutura etária de Ocypode quadrata (Fabricius, 1787) (Crustacea, Decapoda, Ocypodidae) em praia arenosa do litoral sul do Brasil." Revista Brasileira de Biologia 59, no. 1 (February 1999): 95–108. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71081999000100013.

Full text
Abstract:
Analisou-se a distribuição espacial e a estrutura da população do caranguejo-fantasma Ocypode quadrata (Fabricius, 1787), habitante da praia de Pinhal, no litoral do Rio Grande do Sul, no período de novembro de 91 a dezembro de 93. Para a análise da distribuição etária, utilizou-se o censo indireto, baseando-se em medidas aleatórias dos diâmetros das tocas. Constatou-se a existência de 2 grupos etários distintos, com possibilidade de um terceiro grupo. A longevidade foi estimada em até 3 anos. Para as relações diâmetro de toca/largura do cefalotórax, comprimento/largura e peso/largura, foram tomadas amostras de animais, utilizando-se técnicas de escavação e uso de armadilhas específicas. As equações que descrevem estas relações são, respectivamente, DT = 0,6648 + 1,0013.L; C = 0,77.L1,02; e P = 0,0004.L3,0876 (DT é o diâmetro da toca; C é o comprimento da carapaça; L é a largura da carapaça; e P é o peso). A análise da distribuição espacial foi realizada através do mapeamento das tocas, baseando-se na distância e no desnível em relação à linha d'água. Constatou-se existir uma preferência pela construção das tocas na grande área central da faixa de praia, podendo haver, no entanto, migração da população em condições adversas. Analisou-se também a morfologia das tocas encontradas, estabelecendo-se padrões para o local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silveira, Adely Pereira, Fábio Perdigão Vasconcelos, and Vanda Carneiro de Claudino Sales. "ANÁLISE DA EVOLUÇÃO TEMPORAL E DA DINÂMICA SEDIMENTAR DA DUNA DO PÔR DO SOL, JERICOACOARA, CEARÁ – BRASIL." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 656–73. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.562.

Full text
Abstract:
No presente trabalho voltamos nossa atenção para as dunas móveis que são interfaces litorâneas, áreas continuamente modeladas pelas ações dos ventos e das ondas, importantes reservatórios de sedimentos que atuam na manutenção do fluxo sedimentar da faixa praial. Partindo deste universo, concentramos nossos estudos na Praia de Jericoacoara, município de Jijoca de Jericoacoara-CE, tendo como objetivo analisar a dinâmica morfossedimentar da Duna do Pôr do Sol na Praia de Jericoacoara, a partir da análise temporal de imagens de satélites; realização de perfis de praia, cálculo do grau de declividade da face de avalanche da duna, da área e do volume sedimentar da duna; e da observação da evolução dos tipos de uso e de ocupação. Os resultados desta pesquisa possibilitaram a elaboração de diagnósticos e prognósticos evolutivos para a área estudada, fornecendo dados e informações que podem vir a subsidiar os gestores públicos na gestão adequada da zona costeira e na compreensão dos riscos ambientais.Palavras-chave: Dinâmica Costeira; Duna; Jericoacoara/CE. ABSTRACTIn the present work we turn our attention to the mobile dunes that are coastal interfaces and represent areas continuously modeled by the action of the winds and the waves, important reservoirs of sediments for the maintenance of the sedimentary flow of the praial band. Starting from this universe, we concentrated our studies in the Beach of Jericoacoara, municipality of Jijoca of Jericoacoara-CE, aiming to analyze the morphosedimentary dynamics of the Dune of the Sunset on the Beach of Jericoacoara, based on the temporal analysis of satellite images; the realization of beach profiles, the calculation of the degree of slope of the slip face, the area and the sedimentary volume of the dune; and the observation of the evolution of types of use and occupation. The results of this research enabled the elaboration of diagnoses and evolutionary prognoses for the studied area, providing data and information that can subsidize the public managers in the adequate management of the coastal zone and in the understanding of the environmental risks.Keywords: Coastal Dynamics; Dune; Jericoacoara / CE. RESUMENEn el presente trabajo dirigimos nuestra atención a las dunas móviles que son interfaces costeras, áreas continuamente modeladas por las acciones de vientos y olas, importantes depósitos de sedimentos que actúan para mantener el flujo sedimentario de la playa. Desde este universo, enfocamos nuestros estudios en Jericoacoara Beach, Jijoca de Jericoacoara-CE, con el objetivo de analizar la dinámica morfosedimentaria de Sunset Dune en Jericoacoara Beach, a partir del análisis temporal de imágenes de satélite; haciendo perfiles de playa, calculando la pendiente de la cara de avalancha de dunas, el área y el volumen sedimentario de la duna; y observando la evolución de los tipos de uso y ocupación. Los resultados de esta investigación permitieron la elaboración de diagnósticos y pronósticos evolutivos para el área estudiada, proporcionando datos e información que pueden ayudar a los administradores públicos en el manejo adecuado de la zona costera y en la comprensión de los riesgos ambientales.Palabras clave: Dinámica costera; Duna; Jericoacoara / CE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nascimento, Vandetania Xavier, Claúdia Maria Salvador Vasconcelos, and Marcela Rejane Silva Ferreira. "ESTUDO DA EROSÃO MARINHA NA PRAIA DE BARRA DE MAXARANGUAPE/RN." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 33–37. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.598.

Full text
Abstract:
A zona costeira é uma área que está em um equilíbrio dinâmico em decorrência da intermediação de fatores naturais e antrópicos, no entanto as consequências nocivas promovidas pelos agentes naturais tem sua dinâmica própria, e causa múltiplas reações que independem da ação humana, contudo, muitas vezes acelerados ou aumentados pela intervenção do homem. Geologicamente, toda faixa costeira do estado potiguar é constituída por rochas sedimentares de idade Cretácea, recoberta por rochas da Formação Barreiras e sedimentos Quaternários, como dunas, rochas praiais, terraços marinhos e aluvionares com coberturas arenosas diversas. Este trabalho busca entender os efeitos causados pela erosão costeira na vida dos moradores locais. Para atingir os objetivos propostos foi realizado uma visita in loco, onde aplicamos uma entrevista com 10 pescadores da área, os resultados obtidos demostram que a erosão da praia tem provocado o desequilíbrio na economia local, desapropriação de residências e pousadas, desemprego e a ausência de turismo. O assoreamento no estuário do rio Maxaranguape, tem alterado a dinâmica das embarcações pesqueiras que ali ficam atracadas, prejudicando os rendimentos financeiros dos pescadores.Palavras-chave: Maxaranguape; Zona costeira; Erosão ABSTRACT The coastal zone is an area that is in a dynamic equilibrium due to the effect of natural and anthropic factors; however, the harmful consequences promoted by natural agents have their own dynamics, and cause multiple reactions that are independent of human action, many times increased by man's intervention. Geologically, all the coastal zone of the Potiguar state is constituted by sedimentary rocks of Cretaceous age, covered by Rocks of the Barreiras Formation and Quaternary sediments, like dunes, beach rocks, marine and alluvial terraces. This work want to understand the effects caused by coastal erosion on the lives of local residents. To achieve the proposed objectives, an on-site visit was carried out, where we interviewed ten fishermen from the area. The results show that beach erosion has caused an imbalance in the local economy, expropriation of homes and inns, unemployment and lack of tourism. The siltation in the estuary of the Maxaranguape river has altered the dynamics of the fishing boats that are there, damaging the financial income of the fishermen.Keywords: Maxaranguape; Coastal zone; Erosion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cerqueira, Luan De Oliveira, Annie Da Silva Cassamali, Erika Takagi Nunes, and Adriane Araújo Braga. "LEVANTAMENTO TAXONÔMICO E FAUNA ACOMPANHANTE DE ALGAS DO COSTÃO ROCHOSO DE IRIRI, MUNICÍPIO DE ANCHIETA-ES." Revista Univap 22, no. 40 (February 20, 2017): 566. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1198.

Full text
Abstract:
Em costões rochosos os substratos biológicos como as algas proporcionam importantes microhabitats para outros organismos. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das espécies de macroalgas presentes no costão rochoso da praia Costa Azul, Iriri, litoral sul capixaba bem como analisar a sua fauna acompanhante. Para isto, utilizou-se um quadrante de 10cm2 lançado três vezes aleatoriamente na faixa onde localiza-se as algas e realizado a raspagem com auxílio de uma espátula. O material coletado foi triado, contado e identificado. Coletou-se 11 espécies de algas, distribuídas nos filos Chlorophyta, com maior riqueza, Rhodophyta e Ochrophyta. Da fauna acompanhante, obteve-se três filos, cinco classes, onde Malacostraca foi a mais representativa, sendo os anfípodos com maior abundância. O presente estudo contribuiu com o conhecimento da diversidade de macroalgas no costão de Iriri bem como a importância destes para abrigar e proteger a fauna acompanhante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Magalhães, Fernando Mendes. "Intervenções de defesa costeira – balanço e perspetivas futuras." Territorium, no. 27(I) (January 22, 2020): 175–83. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_27-1_14.

Full text
Abstract:
A costa portuguesa encontra-se, em significativa extensão, afetada por sérios problemas erosivos. O presente trabalho analisa as intervenções de defesa costeira que foram efetuadas para fazer face a esses problemas, apresentando um balanço de tais intervenções, bem como perspetivas para o futuro. Nos últimos anos, registou-se uma alteração de paradigma no que se refere à tipologia das intervenções de defesa costeira, com o crescente aumento do número de intervenções de proteção “suave”, nomeadamente alimentações artificiais de praia. Estas intervenções são executadas no âmbito de vários Planos de Ação, nomeadamente o Plano de Ação Litoral XXI, que constitui a base para uma adequada gestão da orla costeira, para cuja otimização se torna necessária a monitorização do comportamento da faixa litoral e dos impactos das intervenções já realizadas e do respetivo grau de eficácia, contribuindo para um litoral mais sustentável, resiliente, seguro e ambientalmente mais equilibrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carvalho Neta, Maria de Lourdes, and Vanda Claudino Sales. "Compartimentação geomorfológica da foz do Rio Jaguaribe e áreas costeiras adjacentes (Ceará, Nordeste do Brasil)." Revista de Geociências do Nordeste 5, no. 2 (July 2, 2019): 01–30. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n2id16483.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma análise dos elementos geoambientais e das feições geomorfológicas da desembocadura do Rio Jaguaribe e áreas costeiras adjacentes. Trata-se do recurso hídrico de maior abrangência e importância no Estado do Ceará, com foz caracterizada pela ocorrência de uma série de atividades socioeconômicas que via de regra estão alterando de forma negativa o meio ambiente. A pesquisa foi realizada a partir do uso da análise ambiental, pautada na metodologia geossistêmica, e contou com etapas de gabinete, laboratório (geoprocessamento) e trabalhos de campo, a partir do que foram consideradas a planície fluvial, a faixa de praia, os campos de dunas móveis e de dunas fixas, a planície flúvio-marinha e os tabuleiros costeiros. A perspectiva do artigo é contribuir para a ampliação do conhecimento acerca do substrato natural da zona costeira cearense, com foque especial para a área de estudo, visando subsidiar o planejamento ambiental e formas mais sustentáveis de uso e ocupação do espaço regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Nascimento, Maria Gracelia Paiva, Kelly Polyana Pereira Santos, Eudes Ferreira de Lima, Victor de Jesus da Silva Meireles, Ivanilza Moreira de Andrade, and Roseli Farias Melo de Barros. "CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS PESCADORES ARTESANAIS DA APA DO DELTA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (December 29, 2020): 275. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020275-296.

Full text
Abstract:
Objetivou-se delinear o conhecimento ecológico local da comunidade de pescadores artesanais de Barrinha - Cajueiro da Praia - PI. Foram entrevistados 52 pescadores, sendo 33 homens e 19 mulheres, com idade entre 18 a 79 anos. Para o levantamento e análise dos dados, utilizou-se métodos qualitativos (entrevistas semiestruturadas, observação direta e turnês-guiadas) e quantitativos (Valor de Uso - VU, Índice de Shannon - H’ e Rarefação). Foram registradas 50 espécies, pertencentes a três categorias de uso, sendo a mais representativa alimentícia (98%). As espécies mais citadas foram: Mugil curema (Valenciennes, 1936) (saúna) e Conodon nobilis (Linnaeus,1758) (coró). As espécies com maiores valores de uso (VU= 0,058) foram: Dasyatis guttata (Bloch & Schneider,1801) (arraia) e Thichiurus lepturus Linnaeus, 1758 (espada). Verificou-se que não houve diferenças significativas entre os gêneros, porém a faixa etária jovens apresentou menos conhecimento que adultos e idosos. Os resultados fortalecem a importância de se preservar a biodiversidade da ictiofauna local, uma vez que está inserida em Área de Proteção Ambiental (APA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Folharini, Saulo De Oliveira, Regina Célia de Oliveira, and André Luiz Dos Santos Furtado. "Unidades geoambientais do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, litoral norte fluminense." Geography Department University of Sao Paulo 39 (June 21, 2020): 154–68. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v39i0.156779.

Full text
Abstract:
Com objetivo de minimizar as intervenções humanas no ecossistema de restinga, foi instituído, em 29 de abril de 1998, o Parque Nacional (PARNA) da Restinga de Jurubatiba, localizado na faixa costeira de parte dos municípios de Macaé e Quissamã e em toda a faixa costeira do município de Carapebus, no Estado do Rio de Janeiro. Neste cenário, o estudo da paisagem fundamentado na abordagem sistêmica e geoecológica mostra-se um importante instrumento de análise, e embasa estudos de ordenamento territorial e planejamento ambiental. O presente estudo teve como objetivo delimitar e caracterizar Unidades Geoambientais do PARNA da Restinga de Jurubatiba e sua zona de amortecimento terrestre. As etapas de desenvolvimento consideraram a base de dados físicos e antrópicos, formada pelos componentes Formações Geológicas, Compartimentos Geomorfológicos, Classes de Solo, Precipitação e Cobertura da Terra e Uso. Correlacionados, resultaram na delimitação das seguintes Unidades Geoambientais: Colinas altas, Colinas altas dissecadas, Colinas baixas, Colinas baixas dissecadas, Planície lacustre, Planície fluviolacustre, Planície marinha, Planície fluviomarinha, Complexo de lagoas paralelas à costa, Área de inundação e Praia. Ainda como forma de caracterizar a paisagem, foram definidas as funções geoecológicas das Unidades Geoambientais em áreas emissoras, transmissoras e receptoras de matéria e energia. Ao considerar o funcionamento sistêmico, a abordagem de análise geoecológica empregada resultou na delimitação de Unidades Geoambientais que refletem a evolução da paisagem, e o Mapa de Unidades Geoambientais pode ser aplicado na gestão territorial da Unidade de Conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Emerson. "O uso de ferramentas de geoprocessamento de imagens para análise da morfologia da praia de Balneário Piçarras- Santa Catarina." Metodologias e Aprendizado 2 (November 5, 2020): 174–80. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1425.

Full text
Abstract:
A utilização de sistemas de informação geográfica (SIG) surge como uma ferramenta útil para compreender as alterações ambientais, uma vez que permite uma análise rápida, fiável e de baixo custo através de técnicas especializadas de processamento de imagens. Este artigo, demonstra a aplicação de ferramentas de geoprocessamento para identificar características básicas relacionadas à morfologia costeira. estudos. A área de estudo, a planície costeira do Balneário Piçarras, apresenta problemas associados aos processos de erosão costeira, que acarreta perdas econômicas que requerem, constantemente, o controle de intervenções humanas ou mitigação dos danos associados. O transporte de sedimentos não consolidados causa mudanças em diferentes escalas de tempo geológicas em um equilíbrio de variáveis ​​naturais e antropogênicas. A área de estudo foi limitada a um polígono obtido a partir de uma imagem de satélite (Quickmapservice /Google Satélite). A localização dos elementos e pontos de amostragem, com destaque para a importância da inserção de polígonos e pontos, foi realizada por meio do software Q-GIS 3.10. A vetorização e detalhamento das imagens permitiram reconhecer melhor os aspectos da área estudada, pela criação de diferentes camadas para o estudo da morfologia da faixa arenosa da praia central do Balneário Piçarras. a partir de imagens de satélite predefinidas, usando a camada de base Google Quickmapservices disponível no Q-GIS 3.10. O mapa resultante produzido serve de base para novos estudos e aprendizados durante a área de processos destacada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rozman, Luciana Martins, Augusto Hasiak Santo, and Mauro Abrahão Rozman. "Resistência do Mycobacterium tuberculosis às drogas em pacientes HIV+ em cinco municípios da Baixada Santista, São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 23, no. 5 (May 2007): 1051–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007000500007.

Full text
Abstract:
No início dos anos 90, observou-se aumento da resistência do Mycobacterium tuberculosis às drogas antituberculose, com alta prevalência entre pacientes HIV+. Neste estudo, foram avaliados a freqüência de resistência, o perfil de sensibilidade do M. tuberculosis às drogas e os fatores predisponentes à resistência entre indivíduos HIV+ nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Guarujá, Estado de São Paulo, Brasil. Foram pesquisados os prontuários de 301 pacientes com resultado de cultura positivo entre 1993 e 2003. A resistência ocorreu em 57 (18,9%) pacientes com a seguinte distribuição: 32 (10,6%) apresentaram tuberculose multirresistente (resistência ao menos à Rifampicina e Isoniazida); 4 (1,3%) casos apresentaram resistência a duas ou mais drogas e 21 (7%) à monorresistência. Observou-se resistência secundária em 70,2% dos casos. Estatisticamente associadas à tuberculose resistente foram: tratamento anterior com drogas antituberculose, tempo de diagnóstico de HIV e hospitalização prévia. Em análise multivariada, apenas tratamento anterior, ajustado por faixa etária, mostrou-se associado (OR = 5,49; IC95%: 2,60-11,60). A ocorrência de resistência em 18,9% dos casos e multirresistência em aproximadamente 10% confirmam a relevância deste problema entre pacientes HIV+ na Baixada Santista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

SOUZA, Jacqueline Lopes de, Iracema Reimão SILVA, and Rodrigo Alves SANTOS. "POLÍTICAS DE ADAPTAÇÃO FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PARA AS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE MATA DE SÃO JOÃO, LITORAL NORTE DA BAHIA, BRASIL." Geosciences = Geociências 39, no. 04 (December 19, 2020): 1153–66. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i04.15473.

Full text
Abstract:
A possibilidade de perda das praias arenosas em decorrência das mudanças climáticas em curso, tem atualmente despertado grandes preocupações. Saber qual a melhor resposta a essas mudanças é fundamental para a manutenção desses ambientes. Desta forma, visando contribuir com a gestão das praias de Mata de São João (BA), na prevenção de futuras perdas econômicas, este estudo tem como objetivo principal analisar as políticas de adaptação mais adequadas para estas praia. As políticas discutidas foram classificadas em três opções de adaptação: proteção, acomodação e recuo. Foram realizadas visitas de campo com caminhadas ao longo de toda a linha de costa de Mata de São João, contabilizando 26 km de descrição, observação e registros fotográficos. As caminhadas foram realizadas em dois períodos distintos, verão e inverno, e permitiu indicar a política de adaptação mais adequada para cada trecho da área estudada. A baixa ocupação na maior parte da sua linha de costa permite o estabelecimento de faixas de recuo seguindo recomendações do Ministério do Meio Ambiente em aproximadamente 92,8% da área estudada. Nos trechos com ocupação, as técnicas de proteção como alimentação praial, reabilitação do cordão arenoso e bagwall são as mais adequadas. Essas políticas permitirão o restabelecimento e a continuidade da funcionalidade destas praias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Diniz, Lucia Martins. "Estudo de nove casos de tinha negra observados na Grande Vitória (Espírito Santo, Brasil) durante período de cinco anos." Anais Brasileiros de Dermatologia 79, no. 3 (May 2004): 305–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962004000300006.

Full text
Abstract:
FUNDAMENTOS: Tinha negra ou ceratofitose negra constitui-se em infecção fúngica crônica do estrato córneo da epiderme, rara, causada pelo fungo filamentoso Phaeoannellomyces werneckii. Caracteriza-se clinicamente por mancha acastanhada, de limites nítidos, pouco descamativa, assintomática, preferencialmente localizada na palma da mão. OBJETIVO: Registrar a presença de casos de tinha negra no Estado do Espírito Santo e descrever suas características epidemiológicas. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram pesquisados casos com o diagnóstico clínico de tinha negra em meio a todos os pacientes submetidos a exames laboratoriais para a determinação de fungos no laboratório do Serviço de Dermatologia de Vitória, no período de primeiro de janeiro de 1998 a primeiro de janeiro de 2003. RESULTADOS: Foram encontrados nove casos de tinha negra, sendo todos os portadores da raça branca com lesão localizada em uma das palmas das mãos; sete casos (77,7%) no sexo feminino, e seis casos (66,6%) na faixa de idade pré-escolar. Houve confirmação laboratorial em todos os casos. CONCLUSÕES: a) Foram diagnosticados nove casos de tinha negra durante o estudo, mesmo em região de praia; b) o sexo feminino, a raça branca e as crianças foram mais freqüentemente acometidos; c) a localização preferencial foi na região palmar, com predileção pela mão esquerda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

De Lima, Davi José Araújo, Karina Aparecida Araújo Dutra, José Breno Do Carmo Souza, and Rafaela Camargo Maia. "PADRÕES DE COLORAÇÃO DE Ischnochiton striolatus (GRAY, 1828) (MOLLUSCA: POLYPLACOPHORA) EM CAMOCIM, CEARÁ." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (August 9, 2021): 021019. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2102.

Full text
Abstract:
A Classe Polyplacophora é constituída por organismos com formato ovoide e caracterizados por apresentarem oito placas sobrepostas na região dorsal. O presente estudou analisou os padrões de coloração existentes na espécie Ischnochiton striolatus Gray (1828) realizando uma correlação dos padrões de cor com o tamanho dos organismos. A coleta ocorreu em três pontos ao longo da faixa de praia estuarina de Camocim – CE. Foi demarcado três quadrantes aleatórios com área de 25 m cada. Os poliplacóforos presentes dentro destes quadrantes foram coletados por meio do método de busca ativa, durante o tempo de 10 minutos com o esforço amostral de quatro observadores, sendo estes capturados e armazenados ainda vivos em sacos plásticos devidamente etiquetados. Os animais apresentaram quinze padrões diferente de polimorfismo de cor. A classe de tamanho mostrou abundância e riqueza de cor em organismos de tamanho médio. O padrão Bege destacou-se como mais abundante entre os indivíduos, e os padrões Caramelo e Rose com maior distribuição entre as categorias de tamanhos. O presente trabalho é considerado o primeiro a realizar possíveis relações entre polimorfismo de cor com o tamanho dos quítons. A espécie I. striolatus apresentou para tamanhos médios, maior frequência de riqueza cromática e abundância de indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Aderson Barbosa, Adely Pereira Silveira, Filipe Maciel de Moura, and Fabio Perdigão Vasconcelos. "ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS GEOAMBIENTAIS DA REGIÃO DE “PORTO DOS BARCOS” NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CEARÁ." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 853–63. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.574.

Full text
Abstract:
A área de análise é a costa oeste do Estado do Ceará, tendo como enfoque a praia de Porto dos Barcos no município de Itarema. Foi elaborada e compartimentada geoambiental, sendo identificadas as seguintes unidades: a planície litorânea (com subunidades de faixa praial, campo de dunas móveis; campo de dunas fixas e paleodunas); a planícies flúvio-marinhas (desembocaduras fluviais revestidas por manguezais); as planícies fluviais (matas ciliares; lagoas freáticas; e tabuleiros pré-litorâneos ou costeiros. Essa compartimentação é a do Diagnóstico da Zona Costeira e da Gestão Integrada. O artigo tem como objetivo analisar os compartimentos geoambientais presentes na área de estudo, a fim de obter dados quantitativos quanto as áreas de cada setor geoambiental da região. Essa quantificação será importante para investigar os processos geomorfológicos que se apresentam em uma área dinâmica, que sofre modificações em curto espaço de tempo, devido à aceleração dos intensos processos naturais e as ações antrópicas. A metodologia se baseou em pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo e análise de imagens de satélite. Podemos concluir que os processos dinâmicos atuantes transformam a paisagem rapidamente, em espaço de tempo de poucos meses, fato que dificulta a análise ambiental e o planejamento de uso sustentável da região.Palavras-chave: Compartimentação geoambiental; Itarema; Porto dos Barcos; Praia do Porto. ABSTRACTThe area of analysis is the west coast of the state of Ceará, focusing on the beach of Porto dos Barco in the municipality of Itarema. It was elaborated and compartmentalized geoenvironmental, being identified the following units: the coastal plain (with subunits of beach strip, field of mobile dunes; field of fixed dunes and paleodunas); Fluvio-marine plains (mangrove-lined river mouths); fluvial plains (riparian forests; groundwater lagoons; and pre-coastal or coastal trays. This compartmentalization is the Coastal Zone Diagnosis and Integrated Management. to obtain quantitative data on the areas of each geoenvironmental sector in the region.This quantification will be important to investigate the geomorphological processes that present themselves in a dynamic area, which undergoes changes in a short time, due to the acceleration of intense natural processes and anthropic actions. The methodology was based on bibliographic research and field surveys and satellite image analysis.We can conclude that the dynamic processes acting quickly transform the landscape, within a few months, a fact that hinders the environmental analysis and the planning of use. sustainable development of the region.Keywords: Geoenvironmental subdivision; Itarema; Porto dos Barcos; Porto Beach. RESUMENEl área de análisis es la costa oeste del estado de Ceará, centrándose en la playa de Porto dos Barco en el municipio de Itarema. Fue elaborado y compartimentado geoambientalmente, identificándose las siguientes unidades: la llanura costera (con subunidades de franja de playa, campo de dunas móviles; campo de dunas fijas y paleodunas); Llanuras fluvio-marinas (desembocaduras de los ríos con manglares); llanuras fluviales (bosques ribereños; lagunas de aguas subterráneas; y bandejas pre-costeras o costeras. Esta compartimentación es el Diagnóstico y Manejo Integrado de la Zona Costera. para obtener datos cuantitativos sobre las áreas de cada sector geoambiental en la región. Esta cuantificación será importante para investigar los procesos geomorfológicos que se presentan en un área dinámica, que sufre cambios en poco tiempo, debido a la aceleración de procesos naturales intensos y acciones antrópicas. La metodología se basó en investigaciones bibliográficas y estudios de campo y análisis de imágenes satelitales. Podemos concluir que los procesos dinámicos que actúan rápidamente transforman el paisaje, en unos pocos meses, un hecho que dificulta el análisis ambiental y la planificación del uso. Desarrollo sostenible de la región.Palabras clave: Compartimentación geoambiental; Itarema; Puerto de los Barcos; Playa de Oporto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Masi, Bruno P., and Ilana R. Zalmon. "Zonação de comunidade bêntica do entremarés em molhes sob diferente hidrodinamismo na costa norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 4 (December 2008): 662–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000400011.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende comparar a distribuição vertical da comunidade bêntica na zona entremarés em dois locais compostos por matacões graníticos caracterizados por hidrodinâmica distinta, reflexo da diferença na orientação dos molhes nas praias do Farol de São Tomé (Píer) e na Barra do Furado (Barra), norte do Estado do Rio de Janeiro. Quadrados de 400 cm² foram sobrepostos ao longo de três perfis verticais de ambos os sítios e amostrados através do método de fotoquadrats, desde o nível 0,2 m da maré até o limite superior de Littorina spp. O limite superior dos organismos marinhos foi ampliado na Barra (3,8 m) em relação ao Píer (2,2 m). Quanto à composição taxonômica, nove espécies foram comuns. Chaetomorpha sp., Chondracanthus teedii (Mertens ex Roth) Fredericq e Grateloupia sp. foram exclusivas na Barra, enquanto Tetraclita stalactifera (Lamarck, 1818), Fissurella clench, Gracilaria domingensis (Kützing) Sonder ex Dickie e Hypnea musciformis (Wulfen in Jacqu.) Lamouroux ocorreram somente no Píer. Em ambos os locais, a riqueza e a diversidade de espécies foram superiores nos quadrados intermediários. Os maiores valores foram registrados na Barra. As maiores diferenças nos agrupamentos entre faixas equivalentes de locais distintos ocorreram na faixa eulitorânea superior, seguida pela faixa eulitorânea inferior e franja sublitorânea. Apenas a orla litorânea não revelou diferença significativa entre os locais, mas uma maior extensão desta franja e da faixa eulitorânea superior era bastante evidente. As demais faixas na Barra do Furado foram caracterizadas em grande parte por espécies típicas de ambientes mais expostos como Chaetomorpha sp. na faixa eulitorânea superior e Perna perna (Linnaeus, 1758) na eulitorânea inferior, além de C. teedii e Ulva fasciata Delile, 1813 na franja sublitorânea. No Píer, as diferentes faixas apresentavam distribuição eqüitativa, refletindo um ambiente menos estressante. As diferenças observadas na distribuição vertical dos organismos bênticos, principalmente na extensão das faixas superiores, evidenciam condições de exposição a ondas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Ítala Gabriela Sobral dos, Alfredo Olivera Gálvez, Juliana Moura de Luna, Raquel Diniz Rufino, Leonie Asfora Sarubbo, and William Severi. "O uso de Anomalocardia brasiliana como organismo-teste para avaliação da toxicidade de biossurfactante à base de Candida sphaerica." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 16. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0011.

Full text
Abstract:
O molusco bivalve Anomalocardia brasiliana (Gmelin. 1791) é conhecido vulgarmente como berbigão, marisco, muçunim ou marisco pedra. A espécie habita, preferencialmente, regiões costeiras protegidas da ação de ondas e correntes, tanto na faixa entremarés como no infralitoral raso, onde se enterra superficialmente no substrato (BOEHS et al., 2004). É uma espécie euritérmica, eurihalina, filtradora e de hábito livre, habitando locais com pouco material em suspensão (NARCHI, 1974). O seu estabelecimento em áreas de suspensão frequente de sedimento está associado ao fato de seus sifões serem curtos e fundidos com tentáculos simples (EL-DEIR, 2009). Neste contexto, o marisco-pedra Anomalocardia brasiliana foi utilizado como organismo- teste devido à sua capacidade de filtração, com o objetivo de avaliar a sua sobrevivência quando exposto a um composto biossurfactante e determinar a concentração letal média (CL50) dessa espécie em bioensaios de 96 h. Os animais empregados nos testes foram coletados em vários pontos da Praia de Mangue Seco (07°50'16"S - 034°50'43"W), Nova Cruz, município de Igarassu, Pernambuco (Figura 1). Após a coleta, foram transportados para o laboratório e mantidos em caixas de fibra de vidro, com volume de 400 litros, em água salgada com salinidade média de 26 e temperatura de 26±0,5oC, sob aeração constante, e alimentados diariamente com uma mistura algal de Chaetoceros gracilis e Navicula sp., em uma concentração de 300 x 104 células/mL, durante um período mínimo de 10 dias, anterior à realização do experimento. O biossurfactante testado apresentou uma letalidade variada para o molusco bivalve Anomalocardia brasiliana, considerando as diluições-teste entre 1:10 e 1:160, com uma sobrevivência maior nas diluições mais elevadas. Os resultados são preliminares, permitindo concluir que o composto possui letalidade para o organismo testado, e sugerir a necessidade da realização de novos experimentos com diluições entre 1:10 e 1:40, para melhor estimativa da CL50 do composto para a espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

OLIVEIRA, G. F., and F. S. MARTINS. "ESTUDO PILOTO: A REALIZAÇÃO VARIÁVEL DO DITONGO /ow/ EM AMOSTRA DE FALA DA PRAÇA 14 DE JANEIRO EM MANAUS (AM)." Muitas Vozes 09, no. 01 (2020): 94–112. http://dx.doi.org/10.5212/muitasvozes.v.9i1.0006.

Full text
Abstract:
Este artigo é de cunho sociolinguístico (LABOV, 2008 [1972]) e tem como objetivo investigar a realização variável do ditongo /ow/ em amostra de fala da Praça 14 de Janeiro, em Manaus (AM). O corpus foi retirado de um banco de dados formado de seis entrevistas sociolinguísticas com informantes divididos em três faixas etárias: 18 a 35 anos, 36 a 55 e 56 em diante, sendo um homem e uma mulher para cada faixa, todos com 4 a 8 anos de escolarização. Para a análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico GoldVarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005), em que foram controladas as variáveis linguísticas “posição do ditongo na palavra”, “tonicidade”, “classe gramatical” e “contexto seguinte”; e as variáveis sociais “sexo”e “faixa etária”. Os resultados mostraram que a monotongação do ditongo /ow/ ainda não se efetivou em nossa amostra de fala, uma vez que ocorreu em 65,1% dos dados, estando em variação com a sua manutenção (34,9%). Das variáveis controladas, que mostraram atuar na redução do ditongo, o programa selecionou, conforme ordem de relevância, “faixa etária”, “contexto seguinte”, “sexo” e “tonicidade”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Colombo, Patrick, Andreas Kindel, Giovanni Vinciprova, and Ligia Krause. "Composição e ameaças à conservação dos anfíbios anuros do Parque Estadual de Itapeva, município de Torres, Rio Grande do Sul, Brasil." Biota Neotropica 8, no. 3 (September 2008): 229–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032008000300020.

Full text
Abstract:
A obtenção de listas de espécies constitui-se no primeiro passo para o desenvolvimento de estratégias de conservação. O Parque Estadual de Itapeva (PEVA) é uma unidade de conservação localizada numa estreita faixa entre a RS-389 (Estrada do Mar), e a praia de Itapeva, no município de Torres, extremo norte da planície costeira do Rio Grande do Sul (29º 21' S e 49º 45' W). No Parque, observa-se a presença de grandes dunas móveis, dunas fixas, floresta paludosa, campos, floresta de restinga, banhados e riachos. Os objetivos deste trabalho são: fornecer uma listagem de espécies de anuros do PEVA, informar os ambientes em que foram encontradas e identificar as ameaças a estes anfíbios na área do Parque. O inventariamento da anurofauna estendeu-se de março de 2000 a março de 2003. As campanhas tiveram freqüência mensal no período de maio de 2000 a março de 2001, e após este período foram realizadas oito campanhas adicionais. As amostragens tiveram a duração média de duas noites e dois dias, envolvendo a visita periódica a todos os ambientes com ocorrência potencial de anfíbios anuros, concentrando-se em áreas alagadas, açudes, poças temporárias, arroios, córregos e outros corpos d'água. As coletas noturnas geralmente iniciavam-se às 20 horas e terminavam às 23 horas. Durante o dia os anuros eram procurados sob troncos, pedras, telhas e em locais próximos a residências. Oito ambientes foram amostrados: dunas primárias (DP), banhados (BD), dunas móveis (DM), dunas fixas (DF), campos alagadiços (CA), capoeira (CP), mata paludosa (MP) e campos secos (CS). Foram registradas 29 espécies de anuros das famílias Hylidae (11 spp.), Leiuperidae (6 spp.), Bufonidae (4 spp.), Leptodactylidae (3 spp.), Brachycephalidae (2 spp.), Cycloramphidae (1 sp.), Microhylidae (1 sp.) e Ranidae (1 sp.). O PEVA, até o momento, é o local com o terceiro maior número de espécies de anuros do Rio Grande do Sul. Duas espécies estão ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul, Haddadus binotatus e Melanophryniscus dorsalis. Os principais fatores de ameaça à anurofauna do Parque Estadual de Itapeva e do seu entorno são a fragmentação e a drenagem da floresta paludosa, e a degradação de áreas alagadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Campagnolo, Karla, Geraldo Lopes da Silveira, Alessandro Carvalho Miola, and Regis Leandro Lopes da Silva. "ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE UM RIO E ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO DE PROTEÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA." Ciência Florestal 27, no. 3 (August 31, 2017): 831. http://dx.doi.org/10.5902/1980509828633.

Full text
Abstract:
O Novo Código Florestal Brasileiro (NCF), que revoga a Lei n. 4.771/1965, antigo Código Florestal (ACF), regulamenta a definição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) das faixas marginais dos cursos d’água, sendo que atualmente sua delimitação deve ser feita a partir da borda da calha do leito regular (LR), diferentemente do ACF, que indicava o início da faixa de APP a partir do leito maior hidrológico (LMH) do rio. Objetivou-se comparar a aplicação no NCF em faixa ciliar de rio, frente ao antigo Código, bem como a diferença entre os mesmos, em uma bacia tipicamente rural. Utilizou-se como estudo de caso o Arroio Grande, definindo-se a extensão do LR, do LMH e respectiva faixa de APP, formando assim, a Faixa de Proteção Permanente (FPP). Dentro de cada faixa de proteção, foi realizada a análise do uso do solo e as dificuldades mais comuns encontradas para delimitação do leito definidor da APP. Por meio dos mapas obtidos, a APP do Arroio Grande deve ser de 50 metros a partir da calha do LR, que se trata da calha delimitada do rio, incluídas as praias e ilhas fluviais. O NCF traz como contribuição permitir aos proprietários a adequação das áreas degradadas com uma faixa menor de preservação e facilitar a definição do LR por meio de imagens de satélite. Assim, podem-se comparar as legislações através dos mapas e concluir que o NCF trouxe alguns avanços, como a facilidade na demarcação da APP, mas é mais brando em relação ao tamanho de área protegida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Monteiro da Costa, Elaine, and Érika Carvalho de Aquino. "Análise de tendência da mortalidade por suicídio na população de Teresina-Piauí, 1996-2017." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 66 (June 29, 2021): 6403–14. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6403-6414.

Full text
Abstract:
O artigo descreve a tendência temporal das taxas de mortalidade por suicídio em Teresina - Piauí, período 1996-2017. Dados obtidos através do SIM e IBGE, disponibilizados no DATASUS. Foram calculadas as taxas de mortalidade por suicídio, segundo sexo e faixas etárias. Para avaliação das tendências, foi considerado o modelo de regressão de Prais-Winsten. Foram registrados 1033 óbitos. As taxas de mortalidade na população variaram entre 5,19 e 8,94/100mil habitantes (homens: 7,84 e 14,59/100mil; mulheres: 2,86 e 3,98/100mil). Para ambos os sexos, há tendência crescente: masculino (b=0,012; p-valor= 0,000) e feminino (0,014; 0,020). Para as faixas etárias, as variações foram: 10 a 19 anos, entre 6,71 e 3,96/100mil; 20 a 39 anos, de 4,57 a 11,93/100mil; 40 a 59 anos, entre 10,21 e 11,53/100mil; e maiores de 60 anos, entre 8,09 e 15,24/100mil. Observa-se tendência crescente na faixa de 20 a 39 anos (0,017; 0,000). Nas demais, há estacionariedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Araújo, Maurício Rodrigues de, and Ivan Jeferson Sampaio Diogo. "Percepção socioambiental em relação ao avanço do mar na Praia de Icaraí, Caucaia, Ceará, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 16 (2020): 873–85. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071627.

Full text
Abstract:
As faixas de praia funcionam como depósitos de sedimentos, que são constituídos por areias e cascalhos. O objetivo desse trabalho foi analisar a percepção socioambiental em relação ao avanço do mar na Praia de Icaraí, Caucaia, Ceará. A pesquisa teve abordagem quantitativa, de caráter descritivo e cunho bibliográfico. A população da pesquisa é formada por usuários, residentes e não residentes, da Praia de Icaraí. O estudo foi realizado no mês de junho de 2019, quando foi coletada uma amostra aleatória de 40 pessoas, abrangendo os vários segmentos da população. O público que frequenta a Praia de Icaraí são moradores locais (50%), seguidos por frequentadores (37,5%) e, por fim, os comerciantes (12,5%). Como atrativos e atividades praticadas, 42,5 dos entrevistados afirmaram que utilizam a praia para a prática de esportes como surf, 25% utilizam a praia para atividades de lazer, 20% afirmaram que não existem mais atrativos, e 12,5% para trabalhar. Com relação ao risco de avanço do mar, mar e erosão costeira de Icaraí, 75% dos entrevistados afirmaram que é muito alto, e 25% alto. Assim, os principais problemas ambientais que vem ocorrendo na praia de Icaraí são o lixo, a destruição de dunas da praia, limpeza da praia, coleta seletiva; além de problemas sociais como violência, destruição de barracas. É necessária a conjugação de mudanças culturais e transformações institucionais para estimular os cidadãos a participarem na produção de suas condições de existência e alterarem seus projetos de vida, de modo que possam preservar o meio ambiente para futuras gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bricarello, Patrizia Ana, Ellen Antunes Magagnin, Thailini De Oliveira, Alice Da Silva, and Lenilza Mattos Lima. "Contamination by parasites of zoonotic importance in fecal samples from Florianópolis Beaches, Santa Catarina State, Brazil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 55, no. 1 (April 19, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2018.133259.

Full text
Abstract:
Helmintos e protozoários são exemplos de endoparasitas que, durante seus ciclos biológicos, podem alternar fases de vida livre e de vida parasitária no ambiente. Animais de companhia, como cães e gatos, possuem convívio direto com o homem e desempenham importante papel na sociedade, porém estes animais podem possuir muitos parasitas próprios que, além da patogenicidade direta ao hospedeiro, representam riscos à saúde humana, no caso das zoonoses parasitárias. A utilização de áreas públicas como parques, jardins, praças e praias por estes animais, pode oferecer riscos aos seus frequentadores humanos, uma vez que pode ocorrer a deposição de fezes nesses ambientes por cães parasitados. O presente estudo investigou a ocorrência de ovos de helmintos e/ou cistos ou oocistos de protozoários em amostras de fezes coletadas nas faixas de areia das praias da Armação do Pântano do Sul, Campeche e Morro das Pedras, no sul da ilha de Florianópolis, Estado de Santa Cararina-SC, Brasil, durante o período de verão. As coletas de amostras de fezes de animais domésticos foram realizadas na temporada de verão 2016/2017, a partir de dezembro de 2016 até fevereiro de 2017. No Laboratório de Parasitologia Animal (CCA-UFSC), as amostras de fezes foram processadas pela técnica de flutuação de Willis-Mollay e pela técnica de sedimentação de Hoffman. Amostras colhidas nas três praias analisadas mostraram-se positivas para a presença de parasitos. Material fecal foi observado ao longo de toda orla, locais em que as pessoas caminham livremente e sem calçados. De um total de 104 amostras de fezes coletadas nas praias, 45 (43,27%) estavam positivas a um ou mais parasitas. A praia do Campeche foi a que apresentou maior prevalência, com 72,22% de amostras positivas. Os ancilostomídeos, responsáveis pela larva migrans cutânea em humanos, foram os mais prevalentes. Outros parasitas como Trichuris vulpis, Toxocara spp. e Giardia spp. também foram detectados nas análises coproparasitológicas. Com base nos resultados obtidos, concluímos que a contaminação das praias na Ilha de Florianópolis, SC, constitui um problema de saúde pública, devido à possibilidade de transmissão de zoonoses. Estes resultados reforçam a importância da implantação de programas sanitários de controle de parasitas e programas de educação, esclarecendo os riscos de transmissão destas zoonoses à população, a fim de reduzir os riscos de contaminação ambiental nas praias de balneários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rebouças, Renata Cardia, and Felipe Castro. "MÉTODOS CLÁSSICOS DE SEDIMENTOLOGIA APLICADOS À IDENTIFICAÇÃO DE DEPÓSITOS COSTEIROS COMO FERRAMENTA AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL (CLASSICAL METHODS OF SEDIMENTOLOGY APPLIED TO THE IDENTIFICATION OF COASTAL DEPOSITS AS A TOOL TO THE ENVIRONMENTAL LICENSING)." Revista GeoNordeste, no. 1 (July 5, 2019): 180–99. http://dx.doi.org/10.33360/rgn.2318-2695.2019.i1p180-199.

Full text
Abstract:
RESUMO:A classificação de ambientes costeiros pode ser uma tarefa complexa. O estudo da geomorfologia na identificação de ambientes sedimentares necessita de uma validação. Não raro, feições como cordões litorâneos são confundidas com dunas. O depósito sedimentar em forma de dunas fica melhor caracterizado quando realizados estudos sedimentológicos, nos quais são observados os parâmetros granulométricos e a morfoscopia dos grãos. Neste trabalho estes métodos clássicos de sedimentologia foram aplicados aos sedimentos de testemunhos coletados na planície costeira da localidade de Mosqueiro (SE). A análise granulométrica e morfoscópica mostrou que, apesar de os sedimentos possuírem algumas características peculiares às areias de dunas, como uma granulometria fina, assimetria positiva tendendo para os finos e distribuição leptocúrtica da curva gaussiana, os sedimentos apresentam outras características como a seleção moderada e a superfície predominantemente polida que indicam que estes depósitos não foram formados exclusivamente pelo transporte eólico. O transporte misto, ora pela água, ora pelo vento, aponta para um ambiente de cordões litorâneos. Embora estes depósitos não tenham sido considerados dunas, é importante não construir na faixa de variação natural da praia para se evitar problemas com erosão costeira, bem como garantir a conservação ambiental e a segurança das pessoas e do patrimônio.Palavras-chave: Granulometria; Morfoscopia; Dunas; Cordões Litorâneos. ABSTRACT:The classification of coastal environments could be a complex task. The study of geomorphology in the identification of sedimentary environments requires validation. Often, features like beach ridges are confused with dunes. The sedimentary deposit in the form of dunes is better characterized when sedimentological studies are carried out, in which granulometric parameters and grain morphoscopy are observed. In this work, these classical methods of sedimentology were applied to the sediments of the samples collected in the coastal plain of Mosqueiro (SE). The granulometric and morphoscopic analysis showed that, although the sediments have some characteristics peculiar to the sand dunes, such as fine granulometry, positive asymmetry tending to the fines and leptokurtic distribution of the Gaussian curve, the sediments present other characteristics such as moderate selection and surface that indicate that these deposits were not formed exclusively by the wind transport. The mixed transport, sometimes by the water, or by the wind, points to an environment of coastal strings. Although these deposits have not been considered as dunes, it is important not to build on the natural range of the beach to avoid problems with coastal erosion, as well as to guarantee environmental conservation and the safety of people and property.Keywords: Granulometry; Morphoscopy; Dune; Beach Ridges.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Martins, Flávia Santos, and Ana Paula Silva de Sá. "A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE P4 NA FALA DOS MORADORES DA PRAÇA 14 DE JANEIRO DA CIDADE DE MANAUS (AM)." Web Revista SOCIODIALETO 12, no. 34 (June 30, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.396.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma análise quantitativa da variação na concordância verbal de P4 na fala dos moradores da Praça 14 de Janeiro da cidade de Manaus (AM). Tem como objetivo geral investigar a variação na concordância verbal de P4 na fala dos moradores do referido bairro. Os objetivos específicos são: i) analisar como é produzida a concordância verbal de P4 na fala dos moradores da praça 14 de Janeiro da cidade de Manaus (AM) e ii) identificar os grupos de fatores linguísticos e extralinguísticos que condicionam a variação na concordância verbal na fala dos moradores da Praça 14 de Janeiro da cidade de Manaus (AM). A principal teoria utilizada neste estudo é a Teoria da Variação e Mudança Linguística. Foram entrevistados seis informantes distribuídos em ‘sexo’ e ‘faixa etária’. Todos os informantes entrevistados estudaram até o ensino fundamental II. No total, foram analisados 166 dados e constatou-se que a variante mais frequente é a canônica (‘a gente ama’) com 62,7%. Foram analisados os grupos de fatores linguísticos como ‘saliência fônica’, ‘distância do sujeito em relação ao verbo’ e ‘tempo verbal’, e no que diz respeito aos grupos de fatores extralinguísticos, buscou-se analisar ‘sexo’ e ‘faixa etária’. A partir da análise estatística, os grupos de fatores que mais influenciaram a aplicação da regra (variante canônica) foram os extralinguísticos: ‘faixa etária’ (18-35, 36-55 e 56 em diante) e ‘sexo’ (homem e mulher), respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rodrigues, Maria Geralda Vilela, Dilermando Dourado Pacheco, William Natale, and José Tadeu Alves da Silva. "Amostragem foliar da bananeira 'Prata-Anã." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 1 (March 26, 2010): 321–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000039.

Full text
Abstract:
Para diagnose nutricional da bananeira, é necessário padronizar a amostragem do tecido a ser utilizado, já que a composição mineral varia com a idade da planta, com a folha amostrada, entre as diversas partes da folha, ao que se somam as condições ecológicas, diferenças varietais e flutuações sazonais dos elementos. Portanto, a possibilidade de equívoco na interpretação é considerável. O Método de Amostragem Internacional de Referência (MEIR) para bananeira recomenda coletar a terceira folha de plantas com cachos que apresentem todas as pencas visíveis e não mais que três mãos de flores masculinas abertas, retirando-se a metade interna de uma faixa central do limbo, desprovida da nervura central. Há uma dificuldade em seguir tal recomendação para bananeira 'Prata-Anã' cultivada no norte de Minas Gerais, pois ela possui porte alto e roseta foliar muito densa, que confunde a localização da folha amostrada. Além disso, normalmente, as amostras são retiradas com largura diferente dos 10 cm recomendados. Dadas as dificuldades de amostragem da bananeira 'Prata-Anã' e o fato de besta cultivar sob irrigação ser pouco estudada, comparada àquelas do subgrupo Cavendish, o presente trabalho objetivou determinar o efeito da folha amostrada e da largura da amostra sobre os teores minerais de bananeira 'Prata-Anã' cultivada sob irrigação no norte de Minas Gerais. Apesar das variações estatísticas, os teores foliares mantiveram-se dentro da faixa de suficiência, independentemente da posição da folha amostra da- 2ª, 3ª ou 4ª folha - ou do tamanho da amostra - 10; 20 ou 30 cm de largura. Isto sugere que a coleta de folha na posição acima (segunda) ou abaixo (quarta) da folha recomendada terceira, numa largura foliar de 10 a 30 cm, pouco altera os teores foliares em relação à indicação pelo método MEIR, tolerando-se assim uma possível variação da amostra quanto à posição e à largura foliar testadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Caduda dos Santos, Sindiany Suelen, and Rosemeri Melo e. Souza. "DINÂMICA DA PAISAGEM E DISTRIBUIÇÃO FITOGEOGRÁFICA DE ESPÉCIES PSAMÓFITAS EM DUNAS COSTEIRAS - BARRA DOS COQUEIROS, SERGIPE." Geoambiente On-line, no. 14 (August 16, 2013): 01. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i14.25998.

Full text
Abstract:
O presente artigo reporta-se à dinâmica da paisagem, bem como à distribuição fitogeográfica de espécies psamófitas em dunas costeiras da Praia de Jatobá, município de Barra dos Coqueiros, Sergipe, com vistas à apresentação dos transectos para avaliação fitogeográfica da localidade em questão e avaliação das condições atuais da paisagem, uma vez que a dinâmica paisagística dunar liga-se intimamente a fatores naturais e a componentes que se ligam a vulnerabilidade biofísica. A metodologia utilizada baseou-se no levantamento dos pontos de estudo nas Faixas de praia, dunas incipientes, semifixas e fixas da Praia do Jatobá, município de Barra dos Coqueiros, Sergipe, visando caracterizar a paisagem e coletar material botânico para posterior análise taxonômica e avaliação fitogeográfica. Em meio aos resultados demonstradores de uma vegetação sofredora de intensa depleção por conta das ações humanas e de paisagem descaracterizada, observa-se que a vulnerabilidade dunar, relacionada ao homem tem se mostrado expressiva e geradora de preocupações quanto à necessidade de medidas urgentes com vistas à preservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Nascimento, Maria Isabel do, Felipe Correa Massahud, Cassio Destefani Lopes, Nathalia Giacomo Barbosa, Vanessa da Costa Rodrigues, and Alfredo de Almeida Cunha. "Mortalidade prematura por câncer do colo do útero em Niterói e São Gonçalo, de 2000 a 2015." Jornal Brasileiro de Ginecologia 129, no. 2 (2019): 28. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2019129224.

Full text
Abstract:
Introdução: Mortalidade prematura corresponde a óbitos de pessoas na faixa de 30 a 69 anos. Embora o rastreamento do câncer do colo do útero (CCU) seja dirigido prioritariamente a mulheres de 25 a 64 anos, os óbitos acontecem mais frequentemente nessa mesma faixa etária. Objetivo: Estimar as taxas de mortalidade por CCU em Niterói e São Gonçalo, de 2000 a 2015, entre mulheres residentes na faixa de idade de 30 a 69 anos e analisar o efeito da adesão ao Pacto Pela Saúde na mortalidade por esse tipo de câncer. Métodos: Estudo descritivo de séries temporais conduzido com dados de óbitos obtidos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde DATASUS, consultando o Sistema de Informações sobre Mortalidade. Calcularam-se taxas específicas de mortalidade por CCU, por faixa etária (3039; 40‒49, 50‒59, 60‒69), dos municípios de São Gonçalo e Niterói, de 2000 a 2015. Para o cálculo das taxas específicas, consideraram-se no numerador os óbitos corrigidos (etapas de correção de óbitos: (i) redistribuição dos óbitos por câncer do útero, porção não especificada (C55); (ii) inclusão dos casos de óbito por CID D06 (carcinoma in situ do colo do útero) e N87 (displasia acentuada do colo do útero); (iii) redistribuição dos óbitos com causa básica mal definida (CID R00-R99)) e, no denominador, considerou-se a população residente na mesma faixa etária e localidade. Fez-se a padronização das taxas segundo a população mundial de 1960, e apresentaram-se os coeficientes por 100 mil mulheres. Realizaram-se as análises de tendência pela inspeção visual de gráficos e pela regressão de Prais-Winsten, para o período todo (2000‒2015), para o período antes do Pacto pela Saúde (2000‒2006) e para o período depois da sua implantação (2009‒2015). Resultados: As taxas de São Gonçalo foram sistematicamente mais elevadas que as de Niterói. As faixas de idade mais altas tiveram também as maiores taxas em ambos os municípios. No início do período de análise (ano 2000), as taxas foram de 12,48 por 100 mil mulheres e de 20,64 por 100 mil mulheres para Niterói e São Gonçalo, respectivamente. No encerramento do período (2015), São Gonçalo apresentou taxas mais elevadas (28,53 por 100 mil mulheres) que no início do período, enquanto Niterói apresentou importante redução (3,86 por 100 mil). A regressão de Prais-Winsten mostrou tendência estacionária em ambos os municípios e não evidenciou efeito da adesão ao Pacto pela Saúde nesse indicador de mortalidade. Conclusão: A análise de situação de saúde ao longo dos anos de 2000 a 2015 indica que a mortalidade prematura por CCU é alta em Niterói e em São Gonçalo, mas é mais grave neste último município. A implantação do Pacto pela Saúde e as políticas dele derivadas não impactaram esse importante indicador de saúde, embora os dois municípios tenham aderido precocemente às determinações de gestão e político-administrativas nele contidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Jerônimo, Rosa Nadir, Carolina De Souza Pittigliani, and Jeverson Rogério Costa Reichow. "Processo Psicossocial de Apropriação pelos Frequentadores da Praça Henrique Lage em Imbituba - SC." Revista de Ciências Humanas 50, no. 1 (July 31, 2016): 151. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p151.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa empírica de abordagem qualitativa teve como objetivo compreender o processo de apropriação do espaço dos frequentadores da Praça Henrique Lage, em Imbituba – SC. A amostra foi composta por seis frequentadores na faixa etária de 12 a 22 anos de ambos os sexos. Como específicos buscou-se identificar o simbolismo, estética, cognição, relações sociais e afetivas dos frequentadores; identificar a relação entre o bem-estar do frequentador da praça com conceitos da Psicologia Ambiental; examinar a infraestrutura (aspectos físicos) da praça que interfere na qualidade de vida dos cidadãos e obter opiniões dos frequentadores para melhoria do local. Os resultados foram apresentados pela análise do conteúdo trazido nas narrativas. Conclui-se que a pesquisa evidenciou o sentimento dos indivíduos e de como a praça influencia nas relações sociais e bem-estar dessas pessoas, sendo ponto de encontro e de interação, de tranquilidade e lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Oliveira, Vinicius Da Silva, Bruna De Moraes Rodrigues, and Erika Carvalho De Aquino. "Mortalidade por AIDS no Centro-Oeste brasileiro em 10 anos: uma análise de séries temporais por faixas etárias." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 9 (December 28, 2019): 212. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v9i0.4753.

Full text
Abstract:
Objetivos: O estudo visa identificar as tendências de óbito pela Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA)/Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) no Centro-oeste entre 2005 e 2015. Metodologia: Estudo ecológico. Calcularam-se as taxas por 100 mil habitantes no programa Excel e as análises estatísticas no programa Stata, 13.0. Foi utilizada a regressão de Prais-Winsten, obtendo-se o coeficiente “β” e o valor de p. Resultados: O menor número de óbitos notificados foi de 8 casos e o maior 2.559. A maior taxa média de mortalidade foi de 40 a 49 anos, com 12 óbitos/100.000 hab., e a média para todas foi 5,1 óbitos/10.000 hab. (RP = 2,36). A faixa etária de 30 a 39 anos teve tendência decrescente (β = -0.00908 e P-Valor = 0.001), a de 50 a 59 anos (β = 0.014 e p = 0.006) e 60 a 69 anos (β = 0.016 e p = 0.001) tendências crescentes e as outras foram estacionárias. Conclusão: Foram identificadas tendências estacionárias na maior parte das faixas etárias, com excessão das faixas que vão dos 50 aos 70 anos, indicando possíveis lacunas na abordagem de saúde do idoso.AbstractObjectives: The study aims to identify the trends of death by Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) in the central-west between 2005 and 2015. Methods: Ecological study. Rates were calculated by 100,000 inhabitants on Excel program, and the statistical analysis on the Stata program, 13.0, through the method of Prais-Winsten regression, getting the “β” coefficient and p-value. Results: The lower number of deaths notified was 8 and the higher was 2559. The higher average rate of mortality was 40 to 49 years, with 12 deaths/100,000 inhabitants, and the average rate to all was 5,1 deaths/100,000 people (PR = 2,36). The AG of 30 to 39 years had a decreasing trend (β = -0.00908 e P-Valor = 0.001), 50 to 59 (β = 0.014 e p = 0.006) and 60 to 69 years (β = 0.016 e p = 0.001) increasing trends, and the others were stationary. Conclusion: Mostly stationary trends were identified, however, increasing trends were found.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography