Academic literature on the topic 'Faixa de sinalização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Faixa de sinalização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Faixa de sinalização"

1

Oliveira, Raquel Lemos Bessa de, Helen Fernanda De Oliveira Sousa, Mirella Náiade Gomes Pereira, and Itamar Alves Araújo. "A IMPORTÂNCIA DO JAK-2 NA CONDUTA TERAPÊUTICA DOS CÂNCERES HEMATOLÓGICOS." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 40 (March 10, 2018): 43. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1096.

Full text
Abstract:
Introdução: Os cânceres hematológicos são doenças de natureza clonal que acometem qualquer faixa etária e sexo, tendo como característica comum uma proliferação celular exacerbada devido a desregulação da via de sinalização de tirosina-quinase, principalmente, a família Janus kinase (JAK) em especial a JAK-2. Objetivo: Apresentar uma análise da importância da presença de mutação no gene JAK-2 como fator etiológico comum dessas neoplasias. Método: Utilizou-se no presente trabalho uma revisão de literatura em que foram analisados artigos científicos pesquisados nas bases de dados PUBMED, Scielo, SciHub e Google acadêmico, usando como descritor, principalmente, a importância do JAK-2 na conduta terapêutica dos cânceres hematológicos. Todos os artigos pesquisados estão em língua inglesa e portuguesa. Resultados: A proteína JAK-2 está envolvida no processo de sinalização de receptores de citocinas como IL-3, IL-5, IL-13, hormônios do crescimento, eritropoietina e trombopoietina, assim, quando ligada aos receptores, ativa o processo de transdução gênica. Entretanto, algo que iniba ou desajuste essa via pode contribuir para o desenvolvimento de neoplasias hematológicas. Conclusão: Dessa forma, é de suma importância estudos de investigações de mutações nesse gene, assim como análise do perfil imunofenotípico das células leucêmicas e sua associação com as manifestações clínicas para a elaboração precoce do diagnóstico de neoplasias hematológicas, contribuindo desse modo para um melhor entendimento e viabilização de descobertas sobre novas drogas e tratamentos variados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Antonini, Sonir R. R., Leandro M. Colli, Leticia Ferro, Livia Mermejo, and Margaret de Castro. "Tumores adrenocorticais na criança: da abordagem clínica à avaliação molecular." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 55, no. 8 (November 2011): 599–606. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302011000800014.

Full text
Abstract:
Tumores do córtex adrenal (TCA) são mais frequentes em crianças, mas podem ocorrer em qualquer faixa etária. São classificados como funcionantes, não funcionantes (predominam no adulto), e mistos. O diagnóstico é baseado na avaliação clínica, hormonal e exames de imagem. Em crianças, o método de escolha para diferenciar entre benigno ou maligno é a classificação baseada no estadiamento do tumor. Alguns marcadores moleculares merecem destaque: além de mutações inativadoras no gene supressor tumoral TP53, há evidências de envolvimento do IGF2 em 90% de TAC malignos, e mutações no éxon 3 do gene CTNNB1 foram encontradas em 6% dos TAC pediátricos. Além disso, microRNAs podem atuar como reguladores negativos da expressão gênica e participar da tumorigênese adrenocortical. Métodos para análise da expressão gênica permitem identificar TCA com prognóstico bom ou ruim, e espera-se que esses estudos possam facilitar o desenvolvimento de drogas para tratar pacientes de acordo com as vias de sinalização específicas que estiverem alteradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Xavier, Carmynie Barros e., Eduarda Goulart Buchmann, Elisângela Silva Fernandes, Felipe De Marchi, Magali Da Silva Rodrigues, and Simone Caterina Kapusta. "Infraestrutura e segurança no Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS." ScientiaTec 4, no. 2 (September 11, 2017): 78–95. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i2.1618.

Full text
Abstract:
O Parque Moinhos de Vento (PMV), fundado em 1972, está entre as áreas verdes mais importantes da cidade de Porto Alegre-RS, por isso, o presente artigo abordou a elaboração de um diagnóstico de Infraestrutura e Segurança no local. A partir deste estudo, foi verificada a existência e a qualificação dos serviços de segurança e itens de infraestrutura, conservação e segurança do público frequentador do PMV. Analisou-se qualitativamente a interação dos usuários frequentadores das dependências do PMV que esboçaram opiniões acerca da segurança local, denotando interesse em buscar formas que eliminem ou minimizem impactos e vulnerabilidades dos indivíduos, meio ambiente e do mobiliário. A pesquisa elencou alguns aspectos a serem melhorados na infraestrutura e conservação, como a falta de padronização na sinalização das lixeiras distribuídas; alguns obstáculos no playground, brinquedos sem identificação de faixa etária, escorregadores sem caixa de areia, pouca iluminação; irregularidades no piso; falta de acesso para deficientes ou pessoas com dificuldades de locomoção. Com o tratamento dos dados levantados será possível sugerir aos gestores melhorias em diferentes aspectos do, contribuindo para a Gestão Ambiental do local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Normando, Carlos Alberto. "O auxílio da cor na sinalização de grandes áreas: o campus da Universidade de Fortaleza como estudo de caso." Projetica 6, no. 1 (October 15, 2015): 61. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n1p61.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso da cor em sistemas de sinalização de ambientes externos e/ou edifícios complexos. Como estudo de caso, apresenta-se o recurso da sinalização horizontal com faixas de cor como alternativa à sinalização do campus da Universidade de Fortaleza-Unifor. A ideia é reforçar a comunicação visual através da associação das faixas, pictogramas e codificação cromática para facilitar a identificação, marcar a setorização e promover a boa circulação de usuários do ambiente.</p><p> </p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moya, Dóris De Jesus, Marta Sueli de Faria Sforni, and Paula Tamyris Moya. "TEMAS E CONTEÚDO DO JOGO DE PAPÉIS: SINALIZANDO CAMINHOS PARA A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COM A ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Contexto & Educação 34, no. 109 (August 30, 2019): 121–33. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.121-133.

Full text
Abstract:
Para a Teoria Histórico-Cultural, a atividade lúdica é fundamental no desenvolvimento psíquico da criança. Para compreendermos as razões de se considerar essa atividade importante para o desenvolvimento infantil, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual centramos nossa análise na produção de Leontiev e Elkonin, autores dessa linha teórica que se ocuparam do estudo do desenvolvimento psíquico e da periodização do desenvolvimento infantil. Elkonin afirma que o jogo de papéis é a atividade lúdica que maior impacto exerce no desenvolvimento de crianças na faixa etária que corresponde ao final da educação infantil. Ele distingue dois elementos no jogo de papéis, o tema e o conteúdo. Por meio da compreensão desses elementos é possível reconhecer que nas instituições educativas, além de se reservar tempo e espaço para esse tipo de atividade lúdica, é preciso atuar pedagogicamente no conteúdo dela. Essa atuação pedagógica sobre o conteúdo do jogo não é o mesmo que dirigir diretamente as ações da criança, privando-a da liberdade de criação, mas significa atuar de modo a propiciar condições para que as crianças ampliem seu universo cultural, favorecendo o acesso ao conhecimento de várias atividades humanas presentes na realidade objetiva, de modo a enriquecer suas possibilidades de imitação, imaginação e criação na brincadeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira Pedroza, Ariadne, Francisco Ronner Andrade da Silva, Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, and Amanda Haissa Barros Henriques. "ENVELHECIMENTO E HIV/AIDS NA PARAÍBA: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA, 2009-2018." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (November 18, 2020): 2145–55. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p2145-2155.

Full text
Abstract:
Considerando que aproximadamente a partir 50 anos de idade, surgem alterações biológicas e psicológicas que caracterizam a menopausa na mulher e a andropausa no homem, sinalizando o início do processo de envelhecimento, esse grupo etário chama a atenção dos diversos segmentos sociais pelas importantes mudanças enfrentadas associadas à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Objetivo: analisar os dados epidemiológicos do HIV/AIDS na faixa etária em discussão. Método: trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo e de abordagem quanti-qualitativa, realizado no período de agosto a setembro de 2019, sendo os dados obtidos através de consulta a partir das informações disponíveis nos sites TABNET/DATASUS e Portal da Saúde do Ministério da Saúde, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, com amostra entre 2009 a 2018. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva simples, além de análise reflexiva, tendo como embasamento teórico material publicado pertinente ao tema proposto. Resultados: observou-se avanço do número de casos de HIV em pessoas com idade igual ou superior a 50 anos no Brasil, diante da notificação de 27.799 casos durante o período de 2009 a 2018, predominância do sexo masculino, correspondendo a terceira maior incidência, por faixa etária no país. Conclusão: a epidemia do HIV e da AIDS no Brasil não está mais restrita a grupos específicos, tendo sua capacidade de disseminação em todos os segmentos da sociedade, exigindo maior atenção dos profissionais e serviços de saúde quanto aos aspectos associados ao envelhecimento. Descritores: HIV e AIDS; Envelhecimento; Sexualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Júlio César Santos, Suzy Darlen Dutra Vasconcelos, Úrsula Pérsia Paulo Santos, Marcela Santos Ferreira, Maria José Coelho, and Carla Rocha Rabelo Silva. "Evaluation on men’s health knowledge: contribuitions for assistance in pratice technical level in nursing / Avaliação do nivel de conhecimento sobre a saúde do homem: contribuições para a prática assistencial no nível técnico em enfermagem /Evaluación.." Revista de Enfermagem da UFPI 4, no. 3 (January 26, 2016): 54. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4093.

Full text
Abstract:
Objetivos: identificar o nível de conhecimento sobre a Saúde do Homem, analisar as repercussões deste conhecimento para a prevenção de riscos e agravos à saúde da população masculina e discutir as implicações para a prevenção de riscos e agravos à saúde da masculina e para a prática assistencial no nível Técnico em Enfermagem. Método: Foram entrevistados 103 indivíduos de ambos os sexos. Foram selecionados 88 questionários, 14 foram descartados por terem sido preenchidos incorretamente e 01 entrevistado recusou-se participar da pesquisa. Resultados: Houve predominância feminina (55,6%), faixa etária variou de 15 a 59, a média etária 20,2 e mediana 24 anos. Escolaridade variou do ensino fundamental à pós-graduação. Conclui-se que a comunidade apresenta baixo nível de conhecimento sobre a PNAISH, boa parte sequer sabia da sua existência. Sinalizando a necessidade de difusão da mesma, bem como dos seus objetivos. Conclusão: Nossa intenção é que as lacunas do conhecimento aqui evidenciadas sejam preenchidas para que tenhamos uma comunidade participativa no tocante à prevenção de riscos e agravos à saúde da população masculina. Descritores: Enfermagem, Cuidado de Enfermagem, Saúde do Homem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Anna Maria Andrade, Bernardo Malheiros Tessari, Bárbara de Oliveira Arantes, Yuri Borges Bitu de Freitas, and Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE TUBERCULOSE INFANTOJUVENIL NO BRASIL." Revista UNINGÁ 57, S1 (February 4, 2021): 068–69. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.s1.068-069.

Full text
Abstract:
Apesar da tuberculose (TB) ser uma doença evitável e curável, trata-se um importante problema de saúde pública, sendo considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma emergência mundial. A TB infantil representa acontecimento-sentinela, sinalizando o contacto com um adulto ou adolescente bacilífero, o que obriga a um inquérito epidemiológico, rastreio dos contatos e tratamento dos indivíduos doentes. Em crianças com até aos cinco anos de idade, tanto o risco de progressão para doença ativa, como o de desenvolvimento de quadros clínicos mais graves são inversamente proporcionais à idade, uma vez que, nesta faixa etária, existe algum grau de compromisso da resposta imunológica. Diante desse panorama tem-se por objetivo descrever o perfil epidemiológico da tuberculose, em crianças e adolescentes, até 19 anos, no Brasil, analisando os dados de região do país, faixa etária, sexo, etnia, coinfecção com HIV, abandono do tratamento, cura e evolução para óbito, na população estudada por meio de estudo epidemiológico, sobre TB em crianças e adolescentes, no período de 2001 a 2019, no território nacional, com informações referentes à tabulação e interpretação dos dados extraídos do Sistema de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo DATASUS. Sob a luz da análise de dados em relação à distribuição demográfica, a região Sudeste permaneceu com os maiores números de casos confirmados de tuberculose, em menores de 19 anos, durante todo o período analisado. Já a região Centro-Oeste teve os menores valores. Todavia, ambas as regiões tiveram decréscimo desses índices, quando comparados os anos de 2001 e 2019; na região Sudeste houve diminuição de 10% e na Centro-Oeste, de 43%. Analisando a prevalência: por sexo, o masculino foi responsável por 55% do total; por faixa etária, 64% dos pacientes tinham de 15 a 19 anos; e, por etnia, a parda teve 40% do total de casos de tuberculose. Entretanto, 23% dos casos tiveram a etnia ignorada ou deixada em branco. Já sobre a questão da coinfecção com HIV, a positividade ocorreu em 3% dos casos. É importante ressaltar a grande quantidade de casos, com testes ignorados/brancos, em andamento e não realizados; 0,2%, 7% e 43%, respectivamente. Em 10% dos casos, houve abandono do tratamento, em 74% cura e, em 0,8%, óbito. A faixa etária de menor de 1 ano obteve os piores índices, com menor percentual de cura e maior de óbitos, 63% e 2,6%, respectivamente. O melhor prognóstico observado foi na faixa de 10 a 14, com 77,6% de cura e 0,6% de óbito. Portanto, vale evidenciar que foram observadas diminuições nos casos de tuberculose, em diferentes contextos, alta prevalência dos índices de óbito e mortalidade em relação à população jovem, na faixa etária de menores de 1 ano. Vale lembrar da população masculina e parda, não concomitantemente, como maiorias afetadas. Ressalta-se carência de informações relativas à etnia e aos testes ignorados/brancos, como limitação do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Naire Gomes de, Ana Paula Vieira e. Souza, and Norma Cristina Vieira. "O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA." Nova Revista Amazônica 6, no. 3 (September 1, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241.

Full text
Abstract:
Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foidesenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre oque seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Clodis Maria, Amanda Maria Silva da Cunha, Nataly Mayara Cavalcante Gomes, Ana Beatriz de Almeida Lima, Igor Michel Ramos dos Santos, Mileyse da Silva Acácio, Daniella Marques dos Santos, and Carlos Dornels Freire de Souza. "Tendência e caracterização epidemiológica da tuberculose em Alagoas, 2007-2016." Cadernos Saúde Coletiva 28, no. 1 (March 2020): 107–15. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202028010381.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo complexo Mycobacterium tuberculosis. Objetivo Analisar a tendência e o perfil epidemiológico dos casos de TB registrados no Estado de Alagoas no período de 2007 a 2016. Método Trata-se de estudo descritivo envolvendo todos os casos de TB registrados em Alagoas entre 2007 e 2016. Inicialmente, foi analisada a tendência da taxa de incidência utilizando o modelo de regressão por pontos de inflexão (joinpoint regression). Para a análise das características epidemiológicas, foram selecionadas as variáveis: raça, gênero, faixa etária, escolaridade, classificação da doença, tipo de entrada, 1ª e 2ª baciloscopia, cultura de escarro e testagem para HIV. Resultados A taxa média de incidência do período foi de 33,43/100 mil habitantes, com tendência de redução estatisticamente significativa (APC -2,97%). Houve predomínio do gênero masculino (62,98%), cor parda (65,20%), idade entre 25 e 54 anos (60,35%) e ensino fundamental incompleto (35,17%). Com relação aos aspectos clínicos, 86,32% dos indivíduos apresentaram a forma pulmonar. A sorologia para o HIV não foi realizada em 41,58% dos casos. Quanto à evolução, 67,42% obtiveram alta com cura e 12,52% foram encerrados como abandono de tratamento. Conclusão A TB ainda representa um importante problema de saúde pública em Alagoas, sinalizando a necessidade de políticas públicas que oportunizem o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Faixa de sinalização"

1

Machado, Vívica Lé Sénéchal. "O comportamento do brasiliense na faixa de pedestre : exemplo de uma intervenção cultural." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3512.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Submitted by Priscilla Brito Oliveira (priscilla.b.oliveira@gmail.com) on 2009-10-29T20:16:34Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Vivica.pdf: 928077 bytes, checksum: 487313fd0278824b511c85cf251b2d8a (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2010-02-03T23:19:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert_Vivica.pdf: 928077 bytes, checksum: 487313fd0278824b511c85cf251b2d8a (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-03T23:19:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Vivica.pdf: 928077 bytes, checksum: 487313fd0278824b511c85cf251b2d8a (MD5) Previous issue date: 2007-08
O estudo dos fenômenos sociais tem despertado, cada vez mais, o interesse e preocupação dos Analistas do Comportamento. Desde 1997, praticamente todos os motoristas de Brasília respeitam a faixa de pedestre. Essa mudança de prática cultural ocorreu devido a uma campanha local, envolvendo importantes agências sociais, cujos representantes reuniam-se no Fórum Permanente pela Paz no Trânsito, organizado pela Universidade de Brasília (UnB). O presente trabalho descreveu as ações dessas agências que promoveram uma intervenção cultural e que resultou na nova prática cultural do respeito à faixa de pedestre. Através da análise de documentos e da realização de entrevistas buscou-se reconstruir a história dessa campanha, com o objetivo de identificar, analisar e interpretar as contingências comportamentais entrelaçadas responsáveis por tal intervenção cultural. Esse fenômeno social foi discutido à luz dos conceitos de macrocontingência e metacontingência. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study of social phenomena has awaken, increasingly, the interest and concern of Behavior Analysts. Since 1997, practically all drivers living in Brasília respect crosswalks. This changing of cultural practice happened due to a local campaign, involving important social agencies, whose representations got together in the Permanent Forum for Peace on Traffic, organized by the University of Brasilia (UnB). The present study described the agency’s actions that promoted a cultural intervention, resulting in the new cultural practice of yielding to pedestrians. Through the analysis of documents and realization of interviews this study sought to rebuild the history of this campaign, with the purpose of identifying, analyzing and interpreting the interlocking behavioral contingencies responsible for such cultural intervention. This social phenomenon was discussed under the macrocontingencies and metacontingencies concepts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Thiago Waszak. "Sistema de detecção em tempo real de faixas de sinalização de trânsito para veículos inteligentes utilizando processamento de imagem." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/157872.

Full text
Abstract:
A mobilidade é uma marca da nossa civilização. Tanto o transporte de carga quanto o de passageiros compartilham de uma enorme infra-estrutura de conexões operados com o apoio de um sofisticado sistema logístico. Simbiose otimizada de módulos mecânicos e elétricos, os veículos evoluem continuamente com a integração de avanços tecnológicos e são projetados para oferecer o melhor em conforto, segurança, velocidade e economia. As regulamentações organizam o fluxo de transporte rodoviário e as suas interações, estipulando regras a fim de evitar conflitos. Mas a atividade de condução pode tornar-se estressante em diferentes condições, deixando os condutores humanos propensos a erros de julgamento e criando condições de acidente. Os esforços para reduzir acidentes de trânsito variam desde campanhas de re-educação até novas tecnologias. Esses tópicos têm atraído cada vez mais a atenção de pesquisadores e indústrias para Sistemas de Transporte Inteligentes baseados em imagens que visam a prevenção de acidentes e o auxilio ao seu motorista na interpretação das formas de sinalização urbana. Este trabalho apresenta um estudo sobre técnicas de detecção em tempo real de faixas de sinalização de trânsito em ambientes urbanos e intermunicipais, com objetivo de realçar as faixas de sinalização da pista para o condutor do veículo ou veículo autônomo, proporcionando um controle maior da área de tráfego destinada ao veículo e prover alertas de possíveis situações de risco. A principal contribuição deste trabalho é otimizar a formar como as técnicas de processamento de imagem são utilizas para realizar a extração das faixas de sinalização, com o objetivo de reduzir o custo computacional do sistema. Para realizar essa otimização foram definidas pequenas áreas de busca de tamanho fixo e posicionamento dinâmico. Essas áreas de busca vão isolar as regiões da imagem onde as faixas de sinalização estão contidas, reduzindo em até 75% a área total onde são aplicadas as técnicas utilizadas na extração de faixas. Os resultados experimentais mostraram que o algoritmo é robusto em diversas variações de iluminação ambiente, sombras e pavimentos com cores diferentes tanto em ambientes urbanos quanto em rodovias e autoestradas. Os resultados mostram uma taxa de detecção correta média de 98; 1%, com tempo médio de operação de 13,3 ms.
Mobility is an imprint of our civilization. Both freight and passenger transport share a huge infrastructure of connecting links operated with the support of a sophisticated logistic system. As an optimized symbiosis of mechanical and electrical modules, vehicles are evolving continuously with the integration of technological advances and are engineered to offer the best in comfort, safety, speed and economy. Regulations organize the flow of road transportation machines and help on their interactions, stipulating rules to avoid conflicts. But driving can become stressing on different conditions, leaving human drivers prone to misjudgments and creating accident conditions. Efforts to reduce traffic accidents that may cause injuries and even deaths range from re-education campaigns to new technologies. These topics have increasingly attracted the attention of researchers and industries to Image-based Intelligent Transportation Systems that aim to prevent accidents and help your driver in the interpretation of urban signage forms. This work presents a study on real-time detection techniques of traffic signaling signs in urban and intermunicipal environments, aiming at the signaling lanes of the lane for the driver of the vehicle or autonomous vehicle, providing a greater control of the area of traffic destined to the vehicle and to provide alerts of possible risk situations. The main contribution of this work is to optimize how the image processing techniques are used to perform the lanes extraction, in order to reduce the computational cost of the system. To achieve this optimization, small search areas of fixed size and dynamic positioning were defined. These search areas will isolate the regions of the image where the signaling lanes are contained, reducing up to 75% the total area where the techniques used in the extraction of lanes are applied. The experimental results showed that the algorithm is robust in several variations of ambient light, shadows and pavements with different colors, in both urban environments and on highways and motorways. The results show an average detection rate of 98.1%, with average operating time of 13.3 ms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Faixa de sinalização"

1

Colpes Ribeiro, Gustavo, Henrique Jank, Tiago Miguel Klein Faistel, Mário Lúcio Da Silva Martins, and Luiz A.C. Lopes. "Controle Híbrido Distribuído para uma Nanorrede CC." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1687.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o sistema de controle para uma nanorrede CC baseado na técnica de sinalização do barramento CC. A operação de cada conversor é descrita e suas malhas de controle são projetadas. A Modulação Geométrica é utilizada para simplificar a modelagem matemática e a malha interna de controle de corrente para os conversores Buck-Boost Não-Inversores utilizados. A estrutura composta para o conversor de interface é escolhida para que o conversor DCX seja projetado para operar em um ponto de operação mais eficiente e como regulador série de tensão para operar em malha fechada para fornecer regulação em toda a faixa de operação. Resultados de simulação corroboram as análises teóricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Masiole, Poliana Cominote, Luciana Fonseca De Moura, Greice Kelly Palmeira Campos, and Adriene De Freitas Moreno Rodrigues. "INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGENITAS DO APARELHO CIRCULATORIO REGISTRADAS NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO BRASIL, 2008-2018." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1405.

Full text
Abstract:
Introdução: As cardiopatias congênitas são anormalidades estruturais ou fisiológicas do sistema cardiocirculatório, as quais advêm desde o nascimento e podem ser diagnosticadas posteriormente. Contribuem com cerca de 40% dos defeitos congênitos, sendo uma das malformações mais frequentes e a de maior morbimortalidade. São responsáveis por morte intraútero e mesmo após o nascimento, podem gerar mortalidade na infância ou na idade adulta. Objetivo: Identificar o perfil epidemiológico das malformações congênitas do aparelho circulatório registrados nos sistemas de informações em saúde do estado do Espírito Santo no período de 2008 a 2018. Material e Método: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, fundamentado na investigação de dados secundários do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), no período de 2008 a 2018. Resultados: Observou-se no período estudado que houve 594.584 nascidos vivos com 296 malformações congênitas do aparelho circulatório no Espírito Santo. Chamou a atenção que no ano de 2010 teve o menor índice de notificação, 12 casos, sendo que o ano de 2017 registrou-se o maior número de notificações, totalizando 55 casos. Conclusão: O conjunto de indicadores epidemiológicos possibilitou estimar o cenário das malformações congênitas do aparelho respiratório no estado, com intuito de contribuir e incentivar novos estudos para o reconhecimento da temática. No Brasil, em 2015, as malformações congênitas ficaram entre as principais responsáveis por óbitos na faixa etária de 5 a 19 anos. Após análise dos dados referente ao estado do Espírito Santo em 10 anos, observou-se um aumento significativo no número de notificações, eventualmente a partir de 2016, talvez justificada pela maior detecção de defeitos menores através de exames de imagem, cujo uso está atualmente difundido, assim como a descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), sinalizando a importância e necessidade de adequações na metodologia dos registros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography