To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa de sinalização.

Journal articles on the topic 'Faixa de sinalização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 20 journal articles for your research on the topic 'Faixa de sinalização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Raquel Lemos Bessa de, Helen Fernanda De Oliveira Sousa, Mirella Náiade Gomes Pereira, and Itamar Alves Araújo. "A IMPORTÂNCIA DO JAK-2 NA CONDUTA TERAPÊUTICA DOS CÂNCERES HEMATOLÓGICOS." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 40 (March 10, 2018): 43. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1096.

Full text
Abstract:
Introdução: Os cânceres hematológicos são doenças de natureza clonal que acometem qualquer faixa etária e sexo, tendo como característica comum uma proliferação celular exacerbada devido a desregulação da via de sinalização de tirosina-quinase, principalmente, a família Janus kinase (JAK) em especial a JAK-2. Objetivo: Apresentar uma análise da importância da presença de mutação no gene JAK-2 como fator etiológico comum dessas neoplasias. Método: Utilizou-se no presente trabalho uma revisão de literatura em que foram analisados artigos científicos pesquisados nas bases de dados PUBMED, Scielo, SciHub e Google acadêmico, usando como descritor, principalmente, a importância do JAK-2 na conduta terapêutica dos cânceres hematológicos. Todos os artigos pesquisados estão em língua inglesa e portuguesa. Resultados: A proteína JAK-2 está envolvida no processo de sinalização de receptores de citocinas como IL-3, IL-5, IL-13, hormônios do crescimento, eritropoietina e trombopoietina, assim, quando ligada aos receptores, ativa o processo de transdução gênica. Entretanto, algo que iniba ou desajuste essa via pode contribuir para o desenvolvimento de neoplasias hematológicas. Conclusão: Dessa forma, é de suma importância estudos de investigações de mutações nesse gene, assim como análise do perfil imunofenotípico das células leucêmicas e sua associação com as manifestações clínicas para a elaboração precoce do diagnóstico de neoplasias hematológicas, contribuindo desse modo para um melhor entendimento e viabilização de descobertas sobre novas drogas e tratamentos variados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Antonini, Sonir R. R., Leandro M. Colli, Leticia Ferro, Livia Mermejo, and Margaret de Castro. "Tumores adrenocorticais na criança: da abordagem clínica à avaliação molecular." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 55, no. 8 (November 2011): 599–606. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302011000800014.

Full text
Abstract:
Tumores do córtex adrenal (TCA) são mais frequentes em crianças, mas podem ocorrer em qualquer faixa etária. São classificados como funcionantes, não funcionantes (predominam no adulto), e mistos. O diagnóstico é baseado na avaliação clínica, hormonal e exames de imagem. Em crianças, o método de escolha para diferenciar entre benigno ou maligno é a classificação baseada no estadiamento do tumor. Alguns marcadores moleculares merecem destaque: além de mutações inativadoras no gene supressor tumoral TP53, há evidências de envolvimento do IGF2 em 90% de TAC malignos, e mutações no éxon 3 do gene CTNNB1 foram encontradas em 6% dos TAC pediátricos. Além disso, microRNAs podem atuar como reguladores negativos da expressão gênica e participar da tumorigênese adrenocortical. Métodos para análise da expressão gênica permitem identificar TCA com prognóstico bom ou ruim, e espera-se que esses estudos possam facilitar o desenvolvimento de drogas para tratar pacientes de acordo com as vias de sinalização específicas que estiverem alteradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Xavier, Carmynie Barros e., Eduarda Goulart Buchmann, Elisângela Silva Fernandes, Felipe De Marchi, Magali Da Silva Rodrigues, and Simone Caterina Kapusta. "Infraestrutura e segurança no Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS." ScientiaTec 4, no. 2 (September 11, 2017): 78–95. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i2.1618.

Full text
Abstract:
O Parque Moinhos de Vento (PMV), fundado em 1972, está entre as áreas verdes mais importantes da cidade de Porto Alegre-RS, por isso, o presente artigo abordou a elaboração de um diagnóstico de Infraestrutura e Segurança no local. A partir deste estudo, foi verificada a existência e a qualificação dos serviços de segurança e itens de infraestrutura, conservação e segurança do público frequentador do PMV. Analisou-se qualitativamente a interação dos usuários frequentadores das dependências do PMV que esboçaram opiniões acerca da segurança local, denotando interesse em buscar formas que eliminem ou minimizem impactos e vulnerabilidades dos indivíduos, meio ambiente e do mobiliário. A pesquisa elencou alguns aspectos a serem melhorados na infraestrutura e conservação, como a falta de padronização na sinalização das lixeiras distribuídas; alguns obstáculos no playground, brinquedos sem identificação de faixa etária, escorregadores sem caixa de areia, pouca iluminação; irregularidades no piso; falta de acesso para deficientes ou pessoas com dificuldades de locomoção. Com o tratamento dos dados levantados será possível sugerir aos gestores melhorias em diferentes aspectos do, contribuindo para a Gestão Ambiental do local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Normando, Carlos Alberto. "O auxílio da cor na sinalização de grandes áreas: o campus da Universidade de Fortaleza como estudo de caso." Projetica 6, no. 1 (October 15, 2015): 61. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n1p61.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso da cor em sistemas de sinalização de ambientes externos e/ou edifícios complexos. Como estudo de caso, apresenta-se o recurso da sinalização horizontal com faixas de cor como alternativa à sinalização do campus da Universidade de Fortaleza-Unifor. A ideia é reforçar a comunicação visual através da associação das faixas, pictogramas e codificação cromática para facilitar a identificação, marcar a setorização e promover a boa circulação de usuários do ambiente.</p><p> </p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moya, Dóris De Jesus, Marta Sueli de Faria Sforni, and Paula Tamyris Moya. "TEMAS E CONTEÚDO DO JOGO DE PAPÉIS: SINALIZANDO CAMINHOS PARA A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COM A ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Contexto & Educação 34, no. 109 (August 30, 2019): 121–33. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.121-133.

Full text
Abstract:
Para a Teoria Histórico-Cultural, a atividade lúdica é fundamental no desenvolvimento psíquico da criança. Para compreendermos as razões de se considerar essa atividade importante para o desenvolvimento infantil, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual centramos nossa análise na produção de Leontiev e Elkonin, autores dessa linha teórica que se ocuparam do estudo do desenvolvimento psíquico e da periodização do desenvolvimento infantil. Elkonin afirma que o jogo de papéis é a atividade lúdica que maior impacto exerce no desenvolvimento de crianças na faixa etária que corresponde ao final da educação infantil. Ele distingue dois elementos no jogo de papéis, o tema e o conteúdo. Por meio da compreensão desses elementos é possível reconhecer que nas instituições educativas, além de se reservar tempo e espaço para esse tipo de atividade lúdica, é preciso atuar pedagogicamente no conteúdo dela. Essa atuação pedagógica sobre o conteúdo do jogo não é o mesmo que dirigir diretamente as ações da criança, privando-a da liberdade de criação, mas significa atuar de modo a propiciar condições para que as crianças ampliem seu universo cultural, favorecendo o acesso ao conhecimento de várias atividades humanas presentes na realidade objetiva, de modo a enriquecer suas possibilidades de imitação, imaginação e criação na brincadeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira Pedroza, Ariadne, Francisco Ronner Andrade da Silva, Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, and Amanda Haissa Barros Henriques. "ENVELHECIMENTO E HIV/AIDS NA PARAÍBA: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA, 2009-2018." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (November 18, 2020): 2145–55. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p2145-2155.

Full text
Abstract:
Considerando que aproximadamente a partir 50 anos de idade, surgem alterações biológicas e psicológicas que caracterizam a menopausa na mulher e a andropausa no homem, sinalizando o início do processo de envelhecimento, esse grupo etário chama a atenção dos diversos segmentos sociais pelas importantes mudanças enfrentadas associadas à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Objetivo: analisar os dados epidemiológicos do HIV/AIDS na faixa etária em discussão. Método: trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo e de abordagem quanti-qualitativa, realizado no período de agosto a setembro de 2019, sendo os dados obtidos através de consulta a partir das informações disponíveis nos sites TABNET/DATASUS e Portal da Saúde do Ministério da Saúde, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, com amostra entre 2009 a 2018. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva simples, além de análise reflexiva, tendo como embasamento teórico material publicado pertinente ao tema proposto. Resultados: observou-se avanço do número de casos de HIV em pessoas com idade igual ou superior a 50 anos no Brasil, diante da notificação de 27.799 casos durante o período de 2009 a 2018, predominância do sexo masculino, correspondendo a terceira maior incidência, por faixa etária no país. Conclusão: a epidemia do HIV e da AIDS no Brasil não está mais restrita a grupos específicos, tendo sua capacidade de disseminação em todos os segmentos da sociedade, exigindo maior atenção dos profissionais e serviços de saúde quanto aos aspectos associados ao envelhecimento. Descritores: HIV e AIDS; Envelhecimento; Sexualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Júlio César Santos, Suzy Darlen Dutra Vasconcelos, Úrsula Pérsia Paulo Santos, Marcela Santos Ferreira, Maria José Coelho, and Carla Rocha Rabelo Silva. "Evaluation on men’s health knowledge: contribuitions for assistance in pratice technical level in nursing / Avaliação do nivel de conhecimento sobre a saúde do homem: contribuições para a prática assistencial no nível técnico em enfermagem /Evaluación.." Revista de Enfermagem da UFPI 4, no. 3 (January 26, 2016): 54. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4093.

Full text
Abstract:
Objetivos: identificar o nível de conhecimento sobre a Saúde do Homem, analisar as repercussões deste conhecimento para a prevenção de riscos e agravos à saúde da população masculina e discutir as implicações para a prevenção de riscos e agravos à saúde da masculina e para a prática assistencial no nível Técnico em Enfermagem. Método: Foram entrevistados 103 indivíduos de ambos os sexos. Foram selecionados 88 questionários, 14 foram descartados por terem sido preenchidos incorretamente e 01 entrevistado recusou-se participar da pesquisa. Resultados: Houve predominância feminina (55,6%), faixa etária variou de 15 a 59, a média etária 20,2 e mediana 24 anos. Escolaridade variou do ensino fundamental à pós-graduação. Conclui-se que a comunidade apresenta baixo nível de conhecimento sobre a PNAISH, boa parte sequer sabia da sua existência. Sinalizando a necessidade de difusão da mesma, bem como dos seus objetivos. Conclusão: Nossa intenção é que as lacunas do conhecimento aqui evidenciadas sejam preenchidas para que tenhamos uma comunidade participativa no tocante à prevenção de riscos e agravos à saúde da população masculina. Descritores: Enfermagem, Cuidado de Enfermagem, Saúde do Homem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Anna Maria Andrade, Bernardo Malheiros Tessari, Bárbara de Oliveira Arantes, Yuri Borges Bitu de Freitas, and Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE TUBERCULOSE INFANTOJUVENIL NO BRASIL." Revista UNINGÁ 57, S1 (February 4, 2021): 068–69. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.s1.068-069.

Full text
Abstract:
Apesar da tuberculose (TB) ser uma doença evitável e curável, trata-se um importante problema de saúde pública, sendo considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma emergência mundial. A TB infantil representa acontecimento-sentinela, sinalizando o contacto com um adulto ou adolescente bacilífero, o que obriga a um inquérito epidemiológico, rastreio dos contatos e tratamento dos indivíduos doentes. Em crianças com até aos cinco anos de idade, tanto o risco de progressão para doença ativa, como o de desenvolvimento de quadros clínicos mais graves são inversamente proporcionais à idade, uma vez que, nesta faixa etária, existe algum grau de compromisso da resposta imunológica. Diante desse panorama tem-se por objetivo descrever o perfil epidemiológico da tuberculose, em crianças e adolescentes, até 19 anos, no Brasil, analisando os dados de região do país, faixa etária, sexo, etnia, coinfecção com HIV, abandono do tratamento, cura e evolução para óbito, na população estudada por meio de estudo epidemiológico, sobre TB em crianças e adolescentes, no período de 2001 a 2019, no território nacional, com informações referentes à tabulação e interpretação dos dados extraídos do Sistema de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo DATASUS. Sob a luz da análise de dados em relação à distribuição demográfica, a região Sudeste permaneceu com os maiores números de casos confirmados de tuberculose, em menores de 19 anos, durante todo o período analisado. Já a região Centro-Oeste teve os menores valores. Todavia, ambas as regiões tiveram decréscimo desses índices, quando comparados os anos de 2001 e 2019; na região Sudeste houve diminuição de 10% e na Centro-Oeste, de 43%. Analisando a prevalência: por sexo, o masculino foi responsável por 55% do total; por faixa etária, 64% dos pacientes tinham de 15 a 19 anos; e, por etnia, a parda teve 40% do total de casos de tuberculose. Entretanto, 23% dos casos tiveram a etnia ignorada ou deixada em branco. Já sobre a questão da coinfecção com HIV, a positividade ocorreu em 3% dos casos. É importante ressaltar a grande quantidade de casos, com testes ignorados/brancos, em andamento e não realizados; 0,2%, 7% e 43%, respectivamente. Em 10% dos casos, houve abandono do tratamento, em 74% cura e, em 0,8%, óbito. A faixa etária de menor de 1 ano obteve os piores índices, com menor percentual de cura e maior de óbitos, 63% e 2,6%, respectivamente. O melhor prognóstico observado foi na faixa de 10 a 14, com 77,6% de cura e 0,6% de óbito. Portanto, vale evidenciar que foram observadas diminuições nos casos de tuberculose, em diferentes contextos, alta prevalência dos índices de óbito e mortalidade em relação à população jovem, na faixa etária de menores de 1 ano. Vale lembrar da população masculina e parda, não concomitantemente, como maiorias afetadas. Ressalta-se carência de informações relativas à etnia e aos testes ignorados/brancos, como limitação do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Naire Gomes de, Ana Paula Vieira e. Souza, and Norma Cristina Vieira. "O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESVELADOS PELA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA." Nova Revista Amazônica 6, no. 3 (September 1, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241.

Full text
Abstract:
Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foidesenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre oque seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Clodis Maria, Amanda Maria Silva da Cunha, Nataly Mayara Cavalcante Gomes, Ana Beatriz de Almeida Lima, Igor Michel Ramos dos Santos, Mileyse da Silva Acácio, Daniella Marques dos Santos, and Carlos Dornels Freire de Souza. "Tendência e caracterização epidemiológica da tuberculose em Alagoas, 2007-2016." Cadernos Saúde Coletiva 28, no. 1 (March 2020): 107–15. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202028010381.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo complexo Mycobacterium tuberculosis. Objetivo Analisar a tendência e o perfil epidemiológico dos casos de TB registrados no Estado de Alagoas no período de 2007 a 2016. Método Trata-se de estudo descritivo envolvendo todos os casos de TB registrados em Alagoas entre 2007 e 2016. Inicialmente, foi analisada a tendência da taxa de incidência utilizando o modelo de regressão por pontos de inflexão (joinpoint regression). Para a análise das características epidemiológicas, foram selecionadas as variáveis: raça, gênero, faixa etária, escolaridade, classificação da doença, tipo de entrada, 1ª e 2ª baciloscopia, cultura de escarro e testagem para HIV. Resultados A taxa média de incidência do período foi de 33,43/100 mil habitantes, com tendência de redução estatisticamente significativa (APC -2,97%). Houve predomínio do gênero masculino (62,98%), cor parda (65,20%), idade entre 25 e 54 anos (60,35%) e ensino fundamental incompleto (35,17%). Com relação aos aspectos clínicos, 86,32% dos indivíduos apresentaram a forma pulmonar. A sorologia para o HIV não foi realizada em 41,58% dos casos. Quanto à evolução, 67,42% obtiveram alta com cura e 12,52% foram encerrados como abandono de tratamento. Conclusão A TB ainda representa um importante problema de saúde pública em Alagoas, sinalizando a necessidade de políticas públicas que oportunizem o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Guedes, Anderson Ferreira, Vinicio Ramalho Rodrigues, Charlene De Oliveira Pereira, and Milena Nunes Alves de Sousa. "Prevalência e correlatos da depressão com características de saúde e demográficas de universitários de medicina." Arquivos de Ciências da Saúde 26, no. 1 (August 28, 2019): 47. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1039.

Full text
Abstract:
Introdução: A depressão tem prevalência estimada de 7,6% em brasileiros com 18 anos ou mais, sendo mais comum em mulheres. Quanto aos estudantes universitários, esse número alcança a faixa de 15% a 25%, contudo, entre acadêmicos de medicina os índices variam entre 30 a 60%. Objetivo: Avaliar a prevalência de depressão e correlacioná-la com características de saúde e demográficas de estudantes do curso de medicina de uma faculdade do interior do nordeste brasileiro. Material e Métodos: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa com 138 estudantes de medicina das Faculdades Integradas de Patos (76,7% do universo de pesquisa), utilizando-se do Inventário de Depressão de Beck, e realizando correlações estatísticas com o software IBM SPSS Statistics. A coleta de dados foi realizada após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas de Patos - CAAE: 56479516.8.0000.5181/Número do Parecer: 1.582.097/2016. Resultados: A prevalência de depressão nos estudantes foi de 52,8%, distribuídos em depressão leve (39,1%), moderada (12,3%) e grave (1,4%). Maiores pontuações de depressão em mulheres (r = 0,24; p < 0,01), naqueles sem bolsa de estudo (r = 0,27; p < 0,01), entre os alunos que já pensaram em desistir do curso (r = 0,48; p < 0,01) e os que já precisaram tomar medicamento devido ao curso (r = 0,24; p < 0,01). Conclusões: O estudo indicou quadro depressivo leve entre os estudantes, sinalizando a necessidade de intervenções urgentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Juliano dos, Aline Alves Ferreira, Karina Cardoso Meira, and Angela Maria Geraldo Pierin. "Excesso de peso em funcionários de unidades de alimentação e nutrição de uma universidade do Estado de São Paulo." Einstein (São Paulo) 11, no. 4 (December 2013): 486–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082013000400014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a prevalência e identificar os fatores associados ao excesso de peso em funcionários dos restaurantes de uma universidade pública da cidade de São Paulo. MÉTODOS: Realizou-se um censo socioeconômico e nutricional com 174 indivíduos, por meio do qual foram coligidos dados referentes à massa corporal e à estatura, além de dados socioeconômicos, por meio de um questionário estruturado. Construiu-se o índice de massa corporal e utilizaram-se os pontos de corte recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Testes t de Student, exato de Fischer e χ² foram utilizados na verificação das diferenças entre médias e prevalências. Análises de regressão de Poisson com variância robusta foram realizadas, sendo o excesso de peso ou não os desfechos. RESULTADOS: A maioria dos funcionários (57,5%) era mulheres, 59,8% não brancos, 45,4% vivendo com o companheiro, 26,4% fumantes e 50,6% sedentários. Houve predomínio de indivíduos com excesso de peso (60,9%) que na maioria dos casos (64,0%) eram mulheres, não brancos (66,3%), viviam sozinhos (58,8%), não fumavam (63,3%) e (62,8%) praticavam atividade física. Observaram-se diferença significativa (p=0,03) em relação ao índice de massa corporal e ao gênero, evidenciando maior excesso de peso entre as mulheres. O excesso de peso foi dependente da faixa etária, havendo maior chance de ocorrer nos indivíduos com mais de 50 anos (razão de prevalência ajustada: 1,72; intervalo de confiança de 95%: 1,02-2,98). CONCLUSÃO: Observou-se alta prevalência de excesso de peso nesses profissionais, sinalizando a necessidade de intervenções para controle desse importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Horta, Elisa Fonseca, and Marcus César Avezum Alves Castro. "SUBSÍDIOS PARA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL PARA GESTÃO DA FRAÇÃO ORGÂNICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES PARA O MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP." Revista Brasileira Multidisciplinar 19, no. 2 (July 1, 2016): 22. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2016.v19i2.421.

Full text
Abstract:
A pesquisa propôs subsídios para elaboração de plano municipal para a gestão dos resíduos orgânicos. O universo da pesquisa foram os estabelecimentos da tipologia hortifrútis, compostos por mercados e verdurões. A partir da seleção da amostra foram obtidos os seguintes dados em campo: quantidade gerada, destino dos resíduos, segregação dos resíduos e frequência de coleta. A partir destes dados, estimou-se a geração total de resíduos orgânicos deste segmento no município, os custos para implantação e operação de uma central de compostagem, e as formas de cobrança dos geradores para a sustentabilidade financeira do sistema. De acordo com os resultados, cada estabelecimento gera, em média, 105 t/mês de resíduos, sendo 35 t/mês de orgânicos. Dos estabelecimentos entrevistados, 94% fazem a segregação na fonte dos resíduos, sinalizando que a proposta de gestão dos resíduos orgânicos pode ser aplicada sem muitas alterações na rotina já existente nos estabelecimentos. O custo de implantação da central de compostagem foi estimado em R$165 mil e o de operação em R$10 mil/mês. Foram desenvolvidos dois modelos de cobrança, um que tem como base o número de caixas registradoras (check-outs) e outro baseado no número de recipientes (cestas) coletados de resíduo por estabelecimento, ambos consideram o porte do estabelecimento. Os resultados sinalizam que o número de check-outs existentes nos estabelecimentos pode ser utilizado para formular os valores do sistema de cobrança. Assim, o custo mensal para ambos modelos está entre as faixas: Pequeno de R$75,44/mês a R$334,88/mês; Pequeno/Médio de R$295,04/mês a R$898,88/mês; e Médio de R$357,44/mês a R$1462,88/mês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Russo, Adriana Siqueira. "Tempo e espaço: interações na educação infantil, de Andréa Costa Garcia. São Paulo: Senac, 2018, 138 p." Cadernos de Pós-graduação 19, no. 2 (December 17, 2020): 270–72. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18096.

Full text
Abstract:
A Educação Infantil, de acordo com o artigo 29 da LDB, lei nº 9394/96, compreende a primeira etapa da Educação Básica, que atende a bebês e crianças pequenas de 0 até 5 anos, e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral dos pequenos, devendo proporcionar-lhes bem-estar físico, afetivo-social e intelectual, por meio de atividades lúdicas que criem oportunidades de desenvolvimento e que estimulem a curiosidade, a espontaneidade e as interações das crianças. Dessa forma, pesquisar sobre a organização do espaço e do tempo na escola infantil é de relevada importância para os educadores da infância, a fim de que possam conhecer e observar atentamente o grupo de crianças com que se relacionam e, então, a partir de suas necessidades, atribuir significado à estruturação espaço-temporal.O livro Tempo e espaço: interações na Educação Infantil, de Andréa Costa Garcia, está divido em oito capítulos e aborda as interações na Educação Infantil, em especial, a organização dos tempos e espaços nas escolas da infância. No primeiro capítulo, a autora versa sobre a questão do planejamento na rotina da Educação Infantil, revelando sua importância. Aponta que ele não é neutro e não deve ser definido pelo professor de forma solitária, mas que deve ser um caminho coletivo e intencional. Explica o que é planejar e traz elementos essenciais ao planejamento, discorrendo sobre a importância de as crianças participarem ativamente desse processo, e aponta, por meio de exemplo, quanto o planejamento é necessário para que a diversidade e a inclusão sejam respeitadas. No segundo capítulo, a autora discorre sobre a organização do espaço físico e sobre como esta influencia de forma significativa o percurso do ensino e da aprendizagem na Educação Infantil. Sob essa perspectiva, apresenta a organização do espaço de acordo com as teorias tradicional e interacionista, as concepções de criança incutidas nas instituições e nos educadores e os processos educativos próprios desse contexto. Dessa forma, nos revela que a perspectiva interacionista é um elemento essencial à constituição de um ambiente educativo, pois a maneira como os materiais e o mobiliário estão organizados nas instituições nos mostra a consideração concedida à criança como um sujeito autônomo, de direitos, criativo e capaz de se expressar. A autora exemplifica possibilidades na adaptação dos espaços para a inclusão de crianças com deficiência e destaca que a constituição dos ambientes é de extrema importância, dado o número expressivo de crianças, desde a mais tenra idade, que passam a frequentar os espaços institucionais por cada vez mais tempo, permanecendo lá dez ou mais horas de seu dia.O livro segue discorrendo sobre os processos de adaptação e de como eles assumem importância central na conquista da autonomia e na aquisição do sentimento de segurança básica dos bebês, das crianças pequenas e de suas famílias, envolvendo a instituição educacional como um todo. Aborda a teoria de Winnicott de que, em seus primeiros meses, um bebê sente que ele e a mãe se fundem e, por isso, no decorrer da adaptação, os objetos transicionais desempenham um papel essencial na garantia de uma separação mãe/bebê sem traumas. Segundo a autora, a forma de entender o transcurso da adaptação, assim como a organização dos espaços, também traz embutida uma concepção de criança a qual, se for respeitada, fará do pequeno um ser potente e com alta capacidade comunicativa desde os primeiros anos de vida. O que nos chamou a atenção é que, sob essa ótica, a autora determina que a criança assume um lugar ativo nos contextos dos quais participa, porém nos questionamos se a postura autocêntrica adotada por algumas instituições não é de mera reprodução das ações sem intencionalidade e significações no fazer docente, pensada a priori para atender aos regimentos. Envolver todos os atores nesse processo é fundamental à instauração de uma ponte segura a partir de um planejamento sensível e cuidadoso.A intencionalidade e a significação da prática docente são reafirmadas ao longo de todo o livro, especialmente no capítulo que trata das relações entre as famílias e as escolas da infância, no qual a autora exemplifica, de maneira didática, as possibilidades de assegurarem-se condições favoráveis ao assentamento de alianças entre educadores e pais e evidencia as benesses oriundas do trabalho docente pautado na teoria interacionista. Porém, apesar de a autora destacar por diversas vezes a relevância dessa teoria, ela não é contextualizada, nem em seu processo histórico nem em sua escolha pessoal em abordá-la.Os capítulos finais tratam de maneira sensível, muito didática e sem prescrição, da importância das interações e como promovê-las nas instituições; discute questões sobre tempo e espaço, avaliação e projetos. O livro nos remete a uma narrativa voltada à sensibilização dos temas apresentados, visando a que os projetos tragam consigo intencionalidade e significado, possibilitando que a avaliação respeite as especificidades de cada faixa etária envolvida no processo. Nesta avaliação devem destacar-se os múltiplos registros, asseverando a observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações estabelecidas no cotidiano escolar, bem como a viabilização de seus fazeres e saberes, tendo a criança como sujeito que apresenta inúmeras potencialidades. Todos os capítulos norteiam-se pela intencionalidade e ressignificação da prática docente, sinalizando que em todas as situações devem estar presentes a empatia e a sensibilização. O livro nos revela um grande conhecimento da autora acerca das especificidades dos bebês e crianças pequenas e de suas rotinas nas instituições.Ademais, a forma com que todo o livro foi pensado e escrito mostra a coerência da autora em dar continuidade aos temas considerados por ela imprescindíveis à realização de um fazer pedagógico que respeite os bebês e as crianças pequenas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Wohel, Ariane, and Debora Popadiuk. "A educação permanente como estratégia transformadora na prevenção do suicídio." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 6, no. 3 (December 20, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v6i3.1675.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Falar da morte, sendo esta uma condição natural da vida, e refletindo sobre as circunstâncias que envolvem o suicídio, revela-se a necessidade de debruçar o olhar, diante a este fenômeno histórico, social e absolutamente individual. Os reflexos dos cenários de violência são conhecidos em muitos níveis de Atenção em Saúde. Porém, não são notórios como estas Violências externas, impactam a vida diária de uma sociedade. Botega (2006) afirma que o suicídio está entre as dez principais causas de morte na população mundial em todas as faixas etárias. OBJETIVO: Fomentar em Mafra, estratégias de Prevenção do Suicídio, através da Educação Permanente. MATERIAL E MÉTODOS: A partir do cenário observado em Mafra/SC dos elevados números de tentativas de suicídios, e suicídios exitosos, comparados aos indicadores nacionais, delinearam-se junto ao Plano Municipal de Saúde 2014-2017, estratégias com ações e metas definidas, que atingissem estes indicadores, objetivando diminuí-los. Iniciou em Mafra/SC então, em 2014, capacitações em formato de Educação Permanente, os Seminários Municipais, com a temática da Prevenção ao Suicídio, de maneira anual com os profissionais da Rede Municipal de Saúde, bem como outros serviços envolvidos na rede de cuidados e atenção a esse público alvo. É preciso saltar os olhos frente ao fenômeno silencioso do suicídio que ocorre na sociedade e, sobretudo, se preocupar de que forma, os profissionais de saúde, poderão identificar sinais de alerta, utilizar o acolhimento, e o encaminhamento seguro das pessoas que tentaram o Suicídio, bem como os sobreviventes. Baseia-se o entendimento, de que há uma necessidade significativa de sensibilização ao assunto dentro dos serviços de saúde, como um recurso inicial de discussão, para fomentar um acolhimento diferenciado, dentro das instituições públicas. RESULTADOS: A partir dos seminários, observou-se que os profissionais de saúde, estão a cada ano, mais qualificados e seguros para identificarem sinais de alerta, atenderem os casos e darem os devidos encaminhamentos. Os usuários com históricos de tentativas de suicídio podem ser monitorados pela equipe de atenção básica, conforme o Ministério da Saúde instituiu em 2006, nas Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio. Aponta-se também, ações dentro da Rede de Saúde Mental nas rotinas de trabalho, onde se definiu, de maneira significativa, o acolhimento, a atenção aos sinais de alerta frente a um risco para o suicídio, bem como, a inserção destes casos de maneira abreviada aos serviços de apoio, especializados e de monitoramento. Efetivou-se também, um estreitamento entre os serviços Pronto Atendimento Municipal, Serviço Social, CAPS, NASF, Vigilância Epidemiológica, Ambulatório de Psiquiatria, Atenção básica, a partir das notificações de tentativas de suicídios, e demandas livres, que são resgatadas nos serviços de saúde, propiciando diálogo, troca de experiências e ampliação do conhecimento sobre o suicídio, tentativas de suicídios e suas consequências, conforme prevê a Rede de Atenção Psicossocial-RAPS, através da Portaria nº3.088 de 23/12/2011 (BRASIL, 2011). Implantou-se também, no início de 2016, o Grupo de Amparo a Vida-GAV, que tiveram como mentoras, assistente social da Policlínica Municipal de Saúde, bem como psicóloga do NASF, que desenvolveram de maneira permanente reuniões técnicas de trabalho, a cada semestre, sinalizando pontos a serem ajustados na rede Municipal de Saúde, frente à Prevenção ao Suicídio. Outra proposta do GAV é acolher de maneira espontânea, os usuários (que tentaram suicídio) que estão sendo atendidos por diferentes serviços municipais, e que, a partir de um contato telefônico são convidados a participarem mensalmente de um grupo de apoio, onde a finalidade é o acolhimento coletivo, assegurando um espaço de escuta qualificada e o despertar para um espaço de pertencimento, diante do seu sofrimento mental. Prática esta inspirada na literatura: “Telefonemas na Crise. Percursos e Desafios na Prevenção ao Suicídio” (BOTEGA, 2010). Outro grupo do GAV é voltado aos sobreviventes de um suicídio exitoso, que são os familiares que perderam seus entes, por suicídio que se reúnem em horário diferenciado, para receberem apoio e escuta ativa. Através da Secretaria Municipal de Saúde foram construídos materiais de apoio aos profissionais de saúde, sendo o Manual de Bolso, que apresenta fundamentos essenciais na prevenção ao suicídio, além do Manual de Prevenção ao Suicídio voltado à comunidade, alertando os riscos para as tentativas de suicídio, sinais de alerta, assim como quebrando mitos e tabus que balizam o suicídio. Difundir o fenômeno do suicídio, nos Serviços de Saúde, através da Educação Permanente, com os Seminários Municipais de Prevenção do Suicídio, foi o início de um trabalho exitoso na rede pública de Saúde de Mafra/SC. Desta forma, enfrentar-se-á este fenômeno embaraçoso e certamente espinhoso para muitas pessoas, deixando de ser silencioso e passando a ser efetivamente evitável. Os trabalhadores de Saúde, capacitados e atentos aos cenários explorados, com suas práticas diárias, estão contribuindo significativamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas, estando estas doentes, moribundas e/ou em sofrimento mental. CONCLUSÕES: Refletir sobre os acidentes e as violências externas, se torna uma tarefa para todos os profissionais de saúde. Buscar enquadrar-se neste contexto, inserindo os profissionais da Rede de Saúde Municipal, como atores de ações modificadoras de enfrentamento as causas e cuidado das vítimas, primando à promoção e o cuidado à saúde mental, deve ser a bandeira de Mafra/SC. Os Seminários Municipais de Prevenção ao Suicídio despertaram a atenção dos Trabalhadores da Saúde, quebrando o silêncio que marca o suicídio em Mafra/SC, bem como os sensibilizando e os qualificando a cada ano ao acolhimento das pessoas em sofrimento mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

De Araújo, Maria Cristina Pansera. "DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE." Revista Contexto & Educação 34, no. 109 (August 30, 2019): 5–8. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.5-8.

Full text
Abstract:
O número 109 encerra o volume 34 da Revista Contexto & Educação, com quinze artigos. Quatro deles constituem a sessão Educação, Ambiente e Saúde ao tematizarem aspectos da formação profissional e estratégias de ensino. Nos outros onze artigos da demanda espontânea, os autores apresentam reflexões sobre desafios e proposições para a formação docente desde a perspectiva de valores, inclusão, educação científica, ensino de geografia e matemática. A diversidade de abordagens e referenciais instiga outros estudos sobre estes temas, que parecem tão próximos, ao mesmo tempo em que estabelecem propostas singulares de pesquisa. Educação Ambiente e Saúde Esta sessão inicia com a formação do professor de Educação Ambiental, passando por aspectos da formação de docentes e de estratégias de desenvolvimento da Educação em Saúde. Rosangela Inês Matos Uhmann e Luciane Follmann, no artigo A perspectiva do professor na educação ambiental, relatam as discussões de algumas concepções e práticas pedagógicas sobre o tema, num processo de formação continuada entre licenciandos, formadores e professores de escola. Os dados foram construídos mediante análise dos discursos dos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, no encontro que tratou das “Questões controversas em uma perspectiva crítica da Educação Ambiental que podem ser abordadas em sala de aula”. Além dos aspectos documentais no estudo das leis ambientais, imagens (cartum) foram utilizadas para trabalhar com as questões socioambientais na Educação Básica. Tatiane Motta da Costa e Silva; Caroline Andressa Bortoluzzi Zalamena e Rodrigo de Souza Balk, no artigo Educação inclusiva e redes de apoio: reflexões a partir de uma realidade escolar, analisaram o contexto de uma escola pública, a fim de identificar as estratégias de articulação e atendimento as/aos alunas/os com deficiência. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como uma pesquisa descritiva. O procedimento de coleta de dados ocorreu por meio da observação participante no ambiente escolar e em locais próximos à escola, e de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da escola e com a gestora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) adstrita. A escola possui 1.290 alunas/os, e, destes, 53 possuem alguma deficiência. A articulação entre a escola e a ESF ocorre por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e através do encaminhamento das/os alunas/os para atendimento no serviço de saúde. No artigo, A interculturalidade na formação dos profissionais de enfermagem, Rosane Teresinha Fontana propõe uma reflexão sobre a questão, utilizando a revisão narrativa como método. A interculturalidade configura uma nova perspectiva epistemológica e objeto de estudo interdisciplinar transversal. O estudo tematiza a complexidade na formação em Enfermagem pode agregar valor ao cuidado. Em todas as áreas do conhecimento, a diversidade cultural só pode ser promovida ao reconhecer, como princípio fundador, o diálogo e o respeito entre as civilizações e as culturas. Daniela Sastre Rossi Visintainer e Félix Alexandre Antunes Soares, no artigo, O desenvolvimento de estratégias de ensino para a promoção da saúde na formação docente continuada, utilizam a pesquisa-ação para investigar a contribuição de oficinas pedagógicas sobre a promoção da saúde na formação docente continuada. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem contextualizadas com o tema promoção da saúde, a partir da percepção dos professores. Observaram que a contextualização do tema favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a mudança de hábitos em relação à saúde. No artigo Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza, Eliane Gonçalves dos Santos; Maria Cristina Pansera- de- Araújo e Graça Simões de Carvalho partem dos pressupostos de que as mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Discutem e significam a Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor” (EUA, 2009)”, a partir da questão que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. A demanda espontânea inicia com o artigo Educação em valores morais numa perspectiva transdisciplinar, Daniel Skrsypcsak e Douglas Orestes Franzen, refletem sobre a questão, numa perspectiva transdisciplinar, em que estendem a discussão a partir das instituições, que oferecem a educação pública básica. Os autores estruturaram o artigo em três momentos: 1) considerações em relação à ética sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin; 2) conceitos sobre a transdiciplinaridade com Basarab Nicolescu, e 3) problematizam os valores morais na escola pública, buscando na transdisciplinaridade uma possibilidade de discussão. Defendem a elaboração de um projeto institucional, em que as ações e relações da escola tenham os valores morais explicitados de forma consciente e intencional. Roberta Pasqualli; Vosnei da Silva e Adriano Larentes da Silva, no artigo intitulado Limites e potencialidades de materialização do currículo integrado: uma análise dos planos de ensino e diários de classe, objetivaram identificar e compreender os limites e potencialidades de materialização do currículo integrado no cotidiano dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Campus Chapecó, e Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, Campus São Miguel do Oeste, ambos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC. O foco da análise foram 13 Planos de Ensino e 10 Diários de Classe dos componentes curriculares Oficina de Integração e Projeto Integrador, do primeiro e segundo semestres de 2015. Os resultados da análise mostram a complexidade do trabalho pedagógico no contexto do currículo integrado e apontam diferentes formas de materialização da integração nas Oficinas de Integração e nos Projetos Integradores. No artigo, Temas e conteúdo do jogo de papéis: sinalizando caminhos para a atuação pedagógica com a atividade lúdica na educação infantil, Dóris de Jesus Moya, Marta Sueli de Faria Sforni e Paula Tamyris Moya afirmam, desde a Teoria Histórico-Cultural, que a atividade lúdica é fundamental no desenvolvimento psíquico da criança. Realizaram uma pesquisa de caráter bibliográfico, centrada na produção de Leontiev e Elkonin, que se ocuparam do estudo do desenvolvimento psíquico e da periodização do desenvolvimento infantil. Elkonin afirma que o jogo de papéis é a atividade lúdica que maior impacto exerce no desenvolvimento de crianças na faixa etária, que corresponde ao final da educação infantil. Por meio da compreensão dos elementos (tema e conteúdo) é possível reconhecer que nas instituições educativas, além de se reservar tempo e espaço para esse tipo de atividade lúdica, é preciso atuar pedagogicamente no conteúdo dela. Giselly dos Santos Peregrino e Alessandra Gomes da Silva, no artigo Interculturalidade em that deaf: uso de tiras para problematização de estereótipos e preconceitos contra sujeitos surdos e sua língua de sinais, problematizam estereótipos e preconceitos contra as pessoas surdas e a língua de sinais, a partir do viés do próprio sujeito da experiência e do humor como estratégia para a desconstrução de ideias pré-estabelecidas e não ressignificadas. No artigo, Utilização de modelos didáticos tateáveis como metodologia para o ensino de biologia celular em turmas inclusivas com deficientes visuais, Angela Michelotti e Elgion Lucio da Silva Loreto propõem alternativas aos alunos para visualizarem, manipularem, tocarem em modelos, que representem as verdadeiras estruturas celulares, auxiliando o aprendizado. Neste estudo, testaram a hipótese de que modelos tridimensionais de diversos tipos celulares, assim como de processos envolvendo células (multiplicação celular e a cicatrização), utilizados inicialmente de forma tátil, podem ser uma ferramenta eficiente para o ensino de biologia celular em uma perspectiva de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza e o aprendizado das ciências do céu, de autoria de Gisele Soares Lemos Shaw e João Batista Teixeira da Rocha, apresenta a investigação do processo com três licenciandos em Ciências da Natureza durante uma oficina de Astronomia desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental. Por meio da análise textual discursiva de dados provindos de questionário, formulário de planejamento da oficina, projeto da oficina, planos de aula, anotações sobre a apresentação verbal da experiência, relato da experiência em formato de artigo, formulário autoavaliativo e entrevista, foram analisados conhecimentos e habilidades interdisciplinares desenvolvidos por esses licenciandos. Fatima Passos Kanitar e Rosália Maria Duarte, no artigo Literacia de informação no ensino médio: referencial para pesquisa de informação científica, abordam as competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação. Mostram as alterações realizadas no referencial de avaliação dessas competências junto a estudantes do Ensino Superior, da área de Educação, com vistas à formação de estudantes do Ensino Médio Técnico, da área de mecânica; e o seu uso nesse contexto. No artigo, O ensino da geografia aplicado àa lei 10.639, Pedro Dias Mangolini Neves e Aldenir Dias dos Santos apresentam o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na Escola Municipal Professora Geni Chaves, localizado no município de Uberaba, Minas Gerais, com o envolvimento de alunos, professores e equipe pedagógica no nível Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) tendo como foco o tratamento para a educação das relações étnico raciais de forma positiva, bem como o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Willian Simões e Adriana Maria Andreis, no artigo, Anoitece na cidade: dilemas e desafios do ensino médio noturno em tempos de reforma, debatem os resultados de uma pesquisa com estudantes (1.913), professores (103) e gestores (48) do Ensino Médio (EM) noturno, de escolas públicas estaduais de Chapecó/SC, sobre os dilemas e desafios do Ensino Médio noturno, em particular, de fatores que influenciam direta ou indiretamente nos índices de evasão/abandono e repetência por parte dos estudantes. No artigo Realismo crítico e marxismo: contribuições à filosofia da educação matemática, Guilherme Wagner e Everaldo Silveira procuram elucidar pontos nodais do Realismo Crítico com relação às compreensões de verdade científica e progresso da ciência, explicando conceitos-chave como estratificação e emergência da realidade, relativismo epistemológico, ontologia e julgamento racional. Fizeram um estudo da primeira fase da obra de Roy Bhaskar, fundador da corrente filosófica, na qual se percebe as grandes potencialidades para o campo educacional das Ciências e da Matemática, haja vista seu caráter unificador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moreira, António. "Apresentação do dossiê E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes." Revista EDaPECI 14, no. 1 (April 30, 2014): 4–11. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.12595.4-11.

Full text
Abstract:
Baixe o pdf para visualizar o arquivo completo. Apresentação do dossiê E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes Construindo comunidades virtuais de aprendizagem no Facebook O presente estudo aborda as potencialidades das comunidades virtuais em interfaces da internet fundamentadas no paradigma da Sociedade da Informação. Apresenta um relato de experiência de ensino de inglês em curso técnico de nível básico por meio do site de rede social Facebook. Inicialmente discutiremos a evolução e o estado do conceito de comunidade virtual de aprendizagem e por fim, apresentamos o relato e a análise da experiência do uso do Facebook como espaço de construção de uma comunidade virtual para suporte a aprendizagem no curso de Inglês em Nível Básico do SENAC-AL. Os resultados dessa experiência sinalizam para a necessidade de ampliação do uso de espaços como o Facebook para suporte às práticas de formação dos sujeitos bem como para reconhecimento e valorização do profissional que atua nesses espaços. 2. Educação a distância como estratégia de educação continuada As intensas mudanças que atingem o mundo do trabalho vêm obrigando os indivíduos a lutarem de forma intensa contra a obsolescência profissional. Com o advento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a abundância de informações veiculadas pela Internet, uma das principais questões envolvidas diz respeito à transformação desse conteúdo em conhecimento. Nesse sentido, a investigação proposta neste ensaio teórico vislumbra apresentar a Educação a Distância (EAD) como estratégia de educação continuada em processos de desenvolvimento de pessoas em instituições públicas. A pesquisa fundamenta-se na metodologia qualitativa que se revela como uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social. Infere-se dos dados e argumentos apresentados neste artigo que os programas de treinamento e desenvolvimento, de forma geral, introduziram a ideia da educação à distância como instrumento de desenvolvimento de competências organizacionais nas instituições públicas e em outras organizações. 3. TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem. 4. Interferência da tecnologia na educação superior: importância crescente do ensino a distância na difusão do conhecimento Este artigo tem por objetivo analisar a importância da Educação a Distância (EAD) para atender às demandas da Educação Superior no Brasil, principalmente levando em consideração a necessidade de instrução em nível superior no País. Impulsionado pela difusão dos meios de comunicação, o ensino a distância surgiu como alternativa para a democratização do acesso ao saber e para proporcionar maior desenvolvimento econômico e social. Dada essa relevância, várias políticas públicas foram implantadas e deram sustentação legal para sua difusão no Brasil. Os métodos utilizados tiveram por base a análise e descrição dos elementos que compõe a EAD e subsidiaram o entendimento de que a EAD tem se tornado modalidade regular de ensino, e tem contribuído para atender parte significativa da demanda por cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no mundo, demonstrando sua capacidade em atender aos atuais anseios da sociedade. 5. Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas. 6. Universidade Aberta do Brasil Mediada por Software Livre O objetivo é descrever e analisar criticamente, em termos da inclusão e intercultura, a tecnologia educacional em rede mediada por software livre do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que abriga a modalidade educacional a distância. A abordagem metodológica contempla um estudo de caso com apresentação, situação-limite e viável-possível para os resultados destacados. Desta forma, criamos parâmetros unificadores (categorias) para análise na perspectiva da educação como prática da liberdade. Ao final, apresentamos, como conclusões, um mapeamento da situação atual sinalizando uma prospecção viável-possível e inovadora-sustentável para potencializar inclusão e diálogo intercultural nas comunidades colaborativas de softwares livres na educação aberta brasileira. 7. Desafios da formação contemporânea e os caminhos da educação a distância influenciados pelo e-learning O principal objetivo deste artigo é enfatizar as recentes mudanças de paradigmas educacionais ocorridas em função do uso das tecnologias na educação, pois a sociedade está cruzando uma nova fronteira, e vive-se praticamente em um mundo digital, graças ao potencial oferecido pelas novas tecnologias de comunicação. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a profusão das redes interativas colocam a humanidade diante de novas necessidades do modelo capitalista, criando um cenário de incertezas. Neste contexto, a educação a distância tem sido considerada como uma modalidade de ensino em crescente ascensão, sendo vista como uma das possibilidades de expansão do ensino superior. Neste trabalho citamos parte de estudos teóricos já existentes sobre o uso do e-learning com ênfase na educação mediada por tecnologias e utilizamos o método bibliográfico do tipo explicativo numa abordagem de cunho qualitativo. Este estudo demonstra que as novas tecnologias trazem consigo muitas facilidades, mas também introduzem novas exigências e competências no paradigma educacional, impondo adaptações e novos desafios na formação inicial ou continuada dos profissionais. Na educação, surge um novo paradigma que sugere um ambiente escolar diferenciado, proporcionando uma nova forma de cognição, que levará o aluno e professores a produzirem conhecimentos, tendo como suporte as tecnologia de informação e comunicação, dentro de um contexto interativo que envolve a realidade atual, o tempo e o espaço. 8. Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EAD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior Considerando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino Superior à gestão universitária, investigaram-se quais são para os Coordenadores de Curso EAD de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão democrática no Ensino Superior. Por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de questionários e análise documental, tratados com base na análise de conteúdo a partir das categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais. Identificaram-se funções com destaque nas quatro dimensões, sendo que estas estão diretamente relacionadas com a rotina e a dinâmica dos cursos e da Instituição, apontando possibilidades para o desenvolvimento de uma gestão democrática neste nível de ensino. 9. Ensino a distância e ensino presencial. Uma análise das principais diferenças socioeconômicas e das condições de oferta de curso aos graduandos em química licenciatura da UFS O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os principais aspectos socioeconômicos, bem como as condições de oferta de curso disponibilizadas aos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas duas modalidades de ensino, que são: Ensino a Distância (EAD) e Ensino Presencial (EP). Utilizou-se como instrumento para coleta dados o questionário - em módulos específicos para cada categoria de participantes da pesquisa (alunos, professores e tutores). Por meio da análise dos dados, podemos afirmar que quanto as características dos alunos do EP e do EAD no tocante aos aspectos socioeconômicos, estas diferem em maior intensidade no que se refere a faixa etária de ingresso no curso, quanto ao exercício profissional e quanto a idade atual. Observou-se que os graduandos do EAD apresentam uma maior idade, em relação aos alunos do EP, tanto no momento de ingresso no curso quanto na faixa etária atual e que em sua totalidade exercem uma atividade profissional. Quanto às condições de oferta do curso, no EAD pode-se perceber a dificuldade no acesso a livros, bem como a falta de participação dos alunos dessa modalidade em grupos de pesquisa; outro destaque reside na baixa disponibilidade de tempo para estudar. 10. A inclusão na contemporaneidade e as discussões sobre as tecnologias assistivas em um curso a distância Promover uma educação de qualidade que contemple as necessidades das pessoas é um dos novos desafios da contemporaneidade. Com a sua função socializadora e formativa do ser humano, os processo educacionais devem estar em prol da promoção humana. Em meio a esses novos desafios estar a Educação a Distância democratizando o ensino, diminuindo as distâncias e transformando realidades sociais. Nesse campo de transformação estar o processo de escolarização das pessoas com necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva. O presente artigo tem por objetivos discutir a importância da Educação a Distância, refletir sobre o papel das Tecnologias Assistivas no processo de inclusão das pessoas com deficiência e analisar as propostas do Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Educação Inclusiva na modalidade EAD. Traz como metodologia análises documentais acerca da EAD e da Tecnologia Assistiva assim como uma apreciação do material do curso em questão, seguido de alguns depoimentos e como resultados apresenta-se análise dos benefícios proporcionados pela capacitação. Espera-se que o estudo contribua com as discussões acerca da inserção das tecnologias na inclusão e na escolarização de pessoas com necessidades especiais. 11. A expansão da EAD no Brasil e a política para formação de professores Este artigo tem por objetivo relacionar a expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil do século XXI, com as políticas para a formação de professores a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa bibliográfica e documental analisa a normatização da EaD e os Programas para Formação de Docentes nessa modalidade, entre os anos de 1996 e 2012. Enfatiza que o crescimento da EaD no País está historicamente vinculado aos projetos governamentais para solucionar o crônico problema da carência de professores para a Educação Básica (EB). 12. Educação a distância online na universidade federal de Uberlândia: um percurso em consolidação A educação a distância (EaD) desde que foi contemplada na legislação vigente de nosso país, vem conquistando espaço em nossa sociedade e se consolidando como modalidade de ensino. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar essa modalidade de ensino na legislação educacional brasileira, bem como apresentar a sua constituição na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, com coleta de dados no website institucional do Centro de Educação a Distância da UFU (CEaD/UFU). A partir desses levantamentos apresentamos um breve histórico com base na LDB 9394/96 e sua implantação como modalidade de ensino no Brasil, bem como o percurso e sua constituição na UFU. Ao final, consideramos que o percurso na instituição tem avançado e vem conquistando espaço dentro do ambiente acadêmico, confirmando assim, os esforços desenvolvidos pelo CEaD, gestor da EaD na UFU. 13. Mediações educativas do bibliotecário: letramento informacionalEste estudo teve por finalidade conhecer em relação aos usuários da biblioteca, majoritariamente alunos dos cursos de enfermagem e nutrição, como avaliam o serviço de atendimento e os serviços e produtos de informação oferecidos pela biblioteca, e, através da avaliação decorrente, como propiciar o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a gestão da informação e o provimento mais adequado das necessidades refletidas na pesquisa. Da análise dos dados coletados (91 questionários respondidos) foram criados um projeto para dinamização da coleção de periódicos impressos da biblioteca e o acesso virtual às bases de dados; diversos tutoriais e um curso on line (em teste) para o letramento informacional na área de saúde. 14. Aprendizagem com mobilidade no ensino de conhecimentos químicos: reflexões de uma pesquisa realizada com professores em formação inicial Na cibercultura tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares (Paz, Neves e Alves, 2012). Ser conectado está no cerne dos governos, negócios, ciência, cultura e educação. A possibilidade de acessar informações no ciberespaço utilizando dispositivos móveis com acesso à Internet com conexão sem fio está revolucionando os processos de aprendizagem e o funcionamento de diversas instituições, entre elas, a escola. No entanto, a literatura acadêmica aponta que para incorporar as TIC de forma pedagógica e que resultem em verdadeira modificação no processo de ensino-aprendizagem é preciso repensar os currículos das licenciaturas, identificando e transformando as práticas dos futuros docentes a empregarem pedagogicamente essa tecnologia móvel em sua práxis pedagógica. Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória desenvolvida através de cooperação e colaboração por duas formadoras que elaboraram um estudo dirigido para ser utilizado em dispositivos móveis, com o objetivo de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), propiciando uma prática pedagógica para além do contexto formal físico e presencial. Apesar da grande expectativa de emprego desta tecnologia na área educacional, a pesquisa foi realizada em caráter voluntário, pois apenas alguns poucos acadêmicos tiveram acesso aos dispositivos móveis e também, com plataforma de trabalho compatível a utilizada neste trabalho. A pesquisa apresenta que a aprendizagem com mobilidade aumenta o interesse, a motivação e principalmente, a curiosidade dos acadêmicos em aprender de uma maneira diferente, mas, as limitações técnicas e sociais dos acadêmicos ainda são um grande problema a ser enfrentado. 15. O editor de apresentação como suporte e subsídio para as aulas de streaming: um recurso para aulas de matemática na modalidade a distância O streaming representa, atualmente, uma tecnologia que oferece vídeos comprimidos, o que permite a transmissão de imagens de TV por meio da internet, ao vivo ou não, em velocidade surpreendente, sem haver a necessidade de se salvar o arquivo no computador. Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira o Editor de Apresentação pode ser utilizado como recurso e estratégia didática em aulas de streaming. Através do streaming torna-se possível e viável a transmissão rápida e ininterrupta de qualquer mídia eletrônica, representando um importante recurso a ser utilizado em aulas de matemática. Nessa modalidade de aulas de matemática podem ser transmitidas mídias no formato de vídeo e áudio. Assim, é possível a alunos, professores e tutores assistirem e escutarem mídias neste formato através da Internet e até mesmo participarem de eventos à distância ou de videoconferências ao vivo. Prof. Dr. António Moreira Departamento de Educação Universidade de Aveiro, Portugal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Macohon, Edson Roberto, Jorge Eduardo Scarpin, Willson Gerigk, Fernanda Castagnolli Domingues, and Elvis Fabio Roman. "APLICAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS RODOVIÁRIOS." ABCustos 10, no. 1 (November 19, 2015). http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v10i1.225.

Full text
Abstract:
O estudo tem por objetivo descrever a aplicação do Sistema de Custeio Baseado em Atividades no âmbito de uma Empresa Prestadora de Serviços Rodoviários. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, com dados coletados através de visitas in loco, privilegiando a abordagem quantitativa. Os resultados apontam as etapas de aplicação do sistema de gestão de custos baseado em atividades, com destaque à identificação dos processos e atividades, levantamento dos recursos consumidos, identificação dos direcionadores de custos e de atividades e rastreamento dos recursos consumidos pelas atividades e estas pelos objetos de custeio. Os processos identificados na prestação de serviços da empresa foram: Conservação da Faixa de Domínio, Sinalização Vertical e Sinalização Horizontal. As atividades identificadas foram: Transporte e Deslocamento, Roçada, Limpeza, Abertura de buracos, Colocação do perfil, Fixação da Placa, Sinalização e Pintura. Na pesquisa foram vislumbrados os seguintes recursos e respectivos direcionadores: Mão de obra, Número de horas (tempo); Combustível, Alocação direta a atividade; Manutenção, Alocação direta a atividade; Depreciação, Alocação direta a atividade; Seguro, Alocação direta a atividade; Materiais, Alocação direta na rodovia (não necessita direcionador). Os resultados apresentados pelo processo de mensuração dos custos realizado reconhecem, primeiramente, os custos a cada uma das atividades e destas para os objetos de custos, as rodovias. A aplicação do sistema de custeamento baseado em atividades na empresa possibilitou conhecer quanto custa a execução dos serviços em cada uma das rodovias, e o mais importante, originou informações do custo de cada processo realizado nessas rodovias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Costa, Gabriela Mello, Natalia Freitas Rossi, and Célia Maria Giacheti. "Desempenho de falantes do português brasileiro no “Test of Narrative Language (TNL)”." CoDAS 30, no. 4 (July 19, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017148.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Investigar o desempenho de falantes do português brasileiro no Test of Narrative Language e correlacionar o desempenho nas tarefas de produção e compreensão da narrativa. Método Participaram 140 indivíduos, entre 5 e 11 anos e 11 meses de idade com desenvolvimento típico de linguagem, divididos de acordo com a faixa etária. Resultados Diferença significativa foi encontrada entre o grupo de 5 anos e todos os demais grupos etários, bem como para o grupo de 6 anos quando comparado ao grupo de 8, 9, 10 e 11 anos. O grupo de 7 anos não diferiu estatisticamente dos grupos de 6 e 8 anos. Metade do grupo de 7 anos cursava o primeiro ano e a outra metade, o segundo ano, o que pode ter contribuído para a não diferenciação do grupo com as faixas etárias fronteiriças. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos a partir dos 8 anos. Observou-se correlação positiva entre o desempenho de compreensão e produção nos grupos etários de 5, 6 e 7 anos, o que não ocorreu para os demais grupos. Conclusão O teste diferenciou as faixas etárias de 5, 6 e 7 anos, o que não ocorreu nas faixas etárias a partir dos 8 anos. Também, a partir dos 8 anos, não foi encontrada correlação entre a produção e a compreensão narrativa, sinalizando o domínio de ambas as habilidades a partir desta faixa etária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira Silva, Raquel, Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira, Talita Maria Alves Lopes da Silva, and Pamela Rodrigues Martins Lins. "[ID 52180] FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 24, no. 4 (December 5, 2020). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n4.52180.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os fatores de risco associados à doenças cardiovasculares em estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal realizado com 111 indivíduos com faixa etária entre 20 e 47 anos, numa residência universitária no Município de João Pessoa. Foram coletadas medidas antropométricas e realizada a aferição da pressão arterial. Além da estatística descritiva, foram aplicados os testes do Qui-quadrado de Pearson, para avaliar as associações entre as variáveis categóricas e o teste t de Student, para avaliar as diferenças entre as médias. Resultados: A frequência de hipertensão na amostra foi de 28,83%. A circunferência do pescoço elevada foi positivamente associada ao sexo masculino (p=0,025). Entre as medidas de adiposidade corporal, a obesidade geral, representada pelo índice de massa corporal (p=0,042) e o percentual de gordura corporal (p=0,021) demonstraram maior associação com a hipertensão. Na comparação entre as médias das variáveis antropométricas com a pressão arterial, foi observado que os indivíduos com a pressão arterial alterada também tinham o índice de massa corporal inadequado (p= 0,007), circunferência da cintura (p=0,003), circunferência do pescoço (p=0,014) e relação cintura/estatura (p=0,012), sinalizando risco para doenças cardiovasculares. Conclusão: Dentre os fatores de risco associados à doenças cardiovasculares, foram observados alta frequência de hipertensão, excesso de peso, diâmetro do pescoço elevado no sexo masculino, enquanto, as medidas de adiposidade geral foram associadas ao aumento da pressão arterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography