To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa de suficiência.

Journal articles on the topic 'Faixa de suficiência'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 32 journal articles for your research on the topic 'Faixa de suficiência.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Elcio Ferreira dos, Riviane Maria Albuquerque Donha, Cecília Miranda Magno de Araújo, José Lavres Junior, and Marcos Antonio Camacho. "Faixas normais de nutrientes em cana-de-açúcar pelos métodos ChM, DRIS e CND e nível crítico pela distribuição normal reduzida." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 6 (December 2013): 1651–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000600021.

Full text
Abstract:
Existem diversos métodos para a interpretação da diagnose foliar; o nível crítico ou as faixas de suficiência descritas na literatura são os mais utilizados. Porém, o uso de métodos de determinação de faixas normais de nutrientes que contemplam regiões específicas (localidades) aumenta a eficiência da interpretação. O objetivo deste trabalho foi determinar as faixas normais de nutrientes para a cultura da cana-de-açúcar, mediante a utilização dos métodos Chance Matemática (ChM), Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) e Diagnose da Composição Nutricional (CND), além do Nível Crítico determinado pelo método de distribuição normal reduzida. O trabalho foi realizado tomando-se como base dados relativos a teores de nutrientes em amostras foliares e de produtividade de lavouras comerciais de cana-de-açúcar, localizadas no município de Campos de Goytacazes, RJ. Com o método da ChM, foram obtidas faixas de suficiência semelhantes aos métodos DRIS e CND, para N, Ca, S e Mn, enquanto para P, K, Mg, Cu e Zn os valores obtidos pela ChM foram superiores. A utilização dos métodos ChM, DRIS e CND, em lavouras comerciais de cana-de-açúcar em geral, possibilitou a obtenção de menor amplitude da faixa normal dos nutrientes, em comparação com os valores alcançados pelos métodos nível crítico e faixa de suficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, Luiz Antonio Junqueira, Ondino Cleante Bataglia, Salatiér Buzetti, and Enes Furlani Junior. "Adubação com NPK em coqueiro anão-verde (Cocos nucifera L.): atributos químicos do solo e nutrição da planta." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 1 (April 2005): 115–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000100031.

Full text
Abstract:
Devido à falta de informações sobre adubação de coqueiro para o Estado de São Paulo, realizou-se um experimento de campo em Pereira Barreto (20º47'S; 51º01'W), visando a estudar os efeitos da aplicação de NPK em alguns atributos do solo e nutrição da planta, de set/2000 a fev/2004. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial fracionado 1/2(4³), com tratamentos constituídos pelas combinações de doses anuais de N (0; 120; 240 e 360 kg ha-1 de N), P (0; 100; 200 e 300 kg ha-1 de P2O5) e K (0; 120; 240 e 360 kg ha-1 de K2O). As doses de N, P e K foram aplicadas fracionadamente durante a estação das chuvas, empregando-se como fontes NH4NO3, superfosfato triplo e KCl, respectivamente. A aplicação de N em doses superiores a 240 kg ha-1 ano-1 causou excessiva acidificação do solo, sendo que 120 kg ha-1 ano-1 foi suficiente para manter o teor de N foliar na faixa de suficiência. A adubação com P e K nas doses mais elevadas resultou em perdas por lixiviação. A adubação com 120 kg ha-1 ano-1 de K2O foi suficiente para manter o teor de K do solo no mesmo nível da amostragem inicial e as plantas com teores de K foliar acima da faixa de suficiência. O P foliar manteve-se sempre acima da faixa de suficiência, independentemente da adubação fosfatada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wadt, Paulo Guilherme Salvador, Ibanor Anghinoni, Raquel Hermann Pötter Guindani, André Suêldo Tavares de Lima, Aline Peregrina Puga, Gilson Silvério da Silva, and Renato de Mello Prado. "Padrões nutricionais para lavouras arrozeiras irrigadas por inundação pelos métodos da CDN chance matemática." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 1 (February 2013): 145–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000100015.

Full text
Abstract:
Para o arroz irrigado, poucos trabalhos utilizam métodos de diagnose foliar desenvolvidos para as condições locais de clima, solo ou cultivares. O objetivo deste trabalho foi avaliar os métodos da Diagnose da Composição Nutricional e da Chance Matemática na definição dos padrões nutricionais de lavouras arrozeiras do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados de produtividade de grãos e teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn, Zn e Mo de 356 lavouras arrozeiras cultivadas sob sistema de irrigação por inundação foram utilizados para a determinação das faixas de suficiência calculadas pelo método da Chance Matemática. As faixas de suficiência foram comparadas com valores críticos propostos pela literatura e com o intervalo de confiança do teor médio dos nutrientes em lavouras consideradas nutricionalmente equilibradas, identificadas pelo método Diagnose da Composição Nutricional. Observou-se pouca concordância entre os valores das faixas de suficiência indicados pelos métodos da Chance Matemática e da Diagnose da Composição Nutricional e os respectivos valores indicados na literatura. A faixa de teores foliares adequados, consistentes com maior produtividade média das lavouras arrozeiras, foi indicada ser de 23 a 28 g kg-1 para N; 11 a 14 g kg-1 para K; 1,4 a 2,0 g kg-1 para S; 6 a 12 mg kg-1 para B; e 70 a 200 mg kg-1 para Fe. Para os teores foliares de P, Ca, Mg, B, Cu, Mn e Zn e Mo nenhuma das faixas adequadas testadas indicou capacidade para distinguir as lavouras arrozeiras quanto à produtividade média.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Camacho, Marcos Antonio, William Natale, and José Carlos Barbosa. "Faixa de suficiência para a cultura do algodão no centro-oeste do Brasil: II. micronutrientes." Ciência Rural 42, no. 6 (June 2012): 993–1000. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000600007.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estabelecer a faixa de suficiência dos micronutrientes para o algodoeiro, foi utilizado o método da chance matemática para dados de monitoramento nutricional de três localidades produtoras de algodão no cerrado brasileiro, avaliando 152 áreas. O método da chance matemática foi adequado para estabelecer padrões de referência nutricional no algodoeiro, podendo subsidiar parâmetros que a pesquisa convencional não alcançaria em curto espaço de tempo. As faixas encontradas para os micronutrientes com o método da chance matemática tendo como referência a produtividade de 4000kg ha-1 foram, em mg kg-1, de 41-89; 4-14; 90-230; 23-110 e 25-50 para B, Cu, Fe, Mn e Zn, respectivamente, enquanto para a produtividade de 4500kg ha-1 foram, em mg kg-1, de 53-83; 4-12; 110-440; 40-60 e 25-50 para B, Cu, Fe, Mn e Zn, respectivamente. As faixas indicadas, embora semelhantes às recomendações existentes, demonstram aperfeiçoamento para obtenção de altas produtividades. As limitações do método poderão ser atenuadas com a ampliação do sistema de monitoramento nutricional nas lavouras de algodoeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Abel Souza da, Mariana Lima de Jesus, and Julião Soares de Souza Lima. "ANALISE ESPACIAL DA CONCENTRAÇÃO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NO TECIDO FOLIAR DO CAFEEIRO CONILON." Revista Univap 22, no. 40 (April 10, 2017): 731. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1507.

Full text
Abstract:
A implantação da agricultura de precisão na cultura do café pode proporcionar inúmeros benefícios ao desenvolvimento desta cultura, tendo em vista que esta cultura é cultivada ao longo dos anos em uma mesma área. Objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar a variabilidade das concentrações de Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) em uma área sob cultivo de café conilon e interpretar os mapas, gerados pela krigagem ordinária, utilizando a faixa de suficiência. Os teores de Ca e Mg apresentaram dependência espacial na área, sendo que a geoestatística permitiu mapear a variabilidade espacial identificando diferentes área para correção de Mg. A maior parte da área se encontra dentro da faixa adequada para Ca, não havendo necessidade da aplicação do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Partelli, Fábio Luiz, Jairo Rafael Machado Dias, Henrique Duarte Vieira, Paulo Guilherme Salvador Wadt, and Edmar Paiva Júnior. "Avaliação nutricional de feijoeiro irrigado pelos métodos CND, DRIS e faixas de suficiência." Revista Brasileira de Ciência do Solo 38, no. 3 (June 2014): 858–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832014000300017.

Full text
Abstract:
A cultura do feijoeiro tem grande importância para o Estado de Goiás, Brasil. No entanto, informações relacionadas aos padrões nutricionais para condições irrigadas são carentes na região. Os objetivos deste trabalho foram estabelecer padrões foliares, avaliar o estado nutricional do feijoeiro irrigado na região do Vale do Rio dos Bois, no Estado de Goiás, pelos métodos da faixa de suficiência (FS), da diagnose da composição nutricional (CND) e do sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS), bem como comparar os procedimentos de diagnóstico por meio de padrões nutricionais locais. Avaliaram-se a produtividade e a concentração foliar de 55 lavouras de feijoeiro na região do Vale do Rio dos Bois, entre 2010 e 2012. As amostras foram coletadas no estádio R5 (período de floração) e analisadas quanto aos teores totais de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn. As 55 amostras foram divididas em dois grupos, sendo o primeiro de baixa produtividade, com rendimento abaixo de 2.700 kg ha-1; e o segundo de alta produtividade, com rendimento igual ou acima de 2.700 kg ha-1, este último originando os padrões nutricionais. Normas CND e DRIS são mais indicadas para avaliação nutricional do feijoeiro irrigado comparativamente a FS estimada neste trabalho. Manganês, P e B são os elementos que mais limitam a produção nas lavouras de baixa produtividade na região do Vale do Rio dos Bois.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wadt, Paulo Guilherme Salvador, and Lucielio Manoel Silva. "Faixa de suficiência e definição da posição da folha na avaliação do estado nutricional de pimenta-longa." Científica 44, no. 3 (July 18, 2016): 431. http://dx.doi.org/10.15361/1984-5529.2016v44n3p431-438.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Joyce Lopes, Andrea Nunes Mendes de Brito, Stefani de Lima Carvalho, Suelana Marta Nunes Ramos, Amanda Suellenn da Silva Santos Oliveira, and Magnólia de Jesus Sousa Magalhães Assunção. "Níveis séricos de vitamina D em crianças e adolescentes com excesso de peso e obesidade." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e43911496. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1496.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo verificar os níveis de vitamina D em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Trata-se de um estudo do tipo transversal, realizado com crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos devidamente matriculados em escolas municipais de um município do Maranhão. No estudo foi avaliado os níveis séricos de vitamina D em 9 crianças e adolescentes, onde observou-se um valor médio de 28,8 ng/ml (DP ± 5,73) entre os participantes do estudo caracterizando-o como insuficiente segundo o valor de referência estabelecido. Entretanto, quando comparado os níveis séricos entre os sexos, constatou-se que o sexo masculino (30,26ng/ml ± 4,3) apresentou níveis mais elevados da vitamina do que no sexo feminino (26,05ng/ml ± 7,07). Quando classificado os valores de níveis séricos obtidos no estudo, observou-se que a maioria se apresentou na faixa de insuficiência e suficiência de vitamina D, ambos com 44,4%. Em relação à insuficiência da vitamina entre os sexos, verificou-se que o masculino e feminino apresentaram percentual igual (22,2%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Serra, Ademar Pereira, Marlene Estevão Marchetti, Antonio Carlos Tadeu Vitorino, José Oscar Novelino, and Marcos Antônio Camacho. "Determinação de faixas normais de nutrientes no algodoeiro pelos métodos ChM, CND e Dris." Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no. 1 (February 2010): 105–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000100011.

Full text
Abstract:
O uso de métodos de diagnoses para determinação de faixas normais de nutrientes é uma prática eficiente por ser desenvolvida em regiões específicas, não sendo extrapolada para as demais regiões. Este trabalho teve como objetivo a determinação de faixas normais de nutrientes para o algodoeiro, mediante a utilização dos métodos Chance Matemática (ChM), Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) e Diagnose da Composição Nutricional (CND). Foi realizado em lavouras comerciais de algodão, no ano agrícola de 2004/2005, no município de São Desidério (BA). Utilizaram-se como base de dados os teores totais de nutrientes de 65 amostras de folha completa e a produtividade de algodão em caroço oriundo de talhões com média de 120 ha. Para ajuste do método, a população foi dividida em duas classes: uma com produtividade acima de 4.250 kg ha-1 e outra com produtividade abaixo desta . Os maiores valores de ChM para o N foram obtidos nas classes 3 e 5 (32,0 a 35,5 g kg-1). Esses valores concordam com os obtidos pelos métodos DRIS (32,7 a 35,4 g kg-1) e CND (32,8 a 35,4 g kg-1). Os maiores valores de ChM para obtenção de produtividades maiores que 4.250 kg ha-1 para o P foram observados na classe 3: entre 2,3 e 2,6 g kg-1. Com relação ao K, as classes que apresentaram os maiores valores de Chance Matemática foram 14,6 a 21,2 g kg-1. A utilização dos métodos DRIS, CND e ChM, em lavouras comerciais em geral, possibilitou a obtenção de menor amplitude da faixa normal dos nutrientes, em comparação com os valores obtidos pelos métodos convencionais, nível crítico e faixa de suficiência, encontrados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gott, Roney M., Leonardo A. de Aquino, André M. X. de Carvalho, Luiz P. D. dos Santos, Pedro H. M. P. Nunes, and Bruna S. Coelho. "Índices diagnósticos para interpretação de análise foliar do milho." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 11 (November 2014): 1110–15. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n11p1110-1115.

Full text
Abstract:
A diagnose foliar é o método de maior relevância na definição e na interpretação do estado nutricional das plantas. A interpretação correta sobre o estado nutricional da cultura só é possível quando se regionalizam os valores de referência. Objetivou-se, com este trabalho, determinar índices diagnósticos para interpretação de resultados de análise foliar de milho mediante o uso dos métodos de interpretação: Nível crítico (NC), Faixa de suficiência (FS) e Índices Balanceados de Kenworthy (IBK). Amostraram-se solos, folhas e produtividade em 120 lavouras de milho, nas safras agrícolas 2010/2011 e 2011/2012, na região do Alto Paranaíba, MG. Para gerar os índices diagnósticos pelos métodos FS e IBK a população foi dividida em duas subpopulações, com base na produtividade: acima ou abaixo de 11.795 kg ha-1. Os teores de nutrientes propostos como adequados pelos métodos citados foram semelhantes. A amplitude das faixas ótimas foi menor que a encontrada na literatura para milho. Os índices diagnósticos regionalizados pelos métodos NC, FS e IBK aumentam a confiabilidade ao diagnosticar talhões com as mesmas características das normas estabelecidas em relação a valores de referência universal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Neves, Márcia Bitar Portella, Edina Mariko Koga da Silva, and Mauro Batista de Morais. "Prevalência e fatores associados à deficiência de ferro em lactentes atendidos em um centro de saúde-escola em Belém, Pará, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 21, no. 6 (December 2005): 1911–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2005000600041.

Full text
Abstract:
Determinar a prevalência de deficiência de ferro e fatores associados em lactentes. Neste estudo transversal, foram estudados 365 lactentes atendidos em um centro de saúde-escola, em Belém, Pará, Brasil. Anemia ferropriva (hemoglobina < 11g/dl e ferritina < 12µg/l) foi caracterizada em 55,1% dos 365 lactentes; depleção das reservas corporais de ferro (hemoglobina > 11g/dl e ferritina < 12µg/l), em 15,3%; e suficiência em ferro (hemoglobina > 11g/dl e ferritina > 12µg/l), em 18,1%. Em 12,5% dos lactentes, não incluídos na avaliação dos fatores associados com a deficiência de ferro, encontraram-se hemoglobina < 11,0g/dl e ferritina > 12µg/l. Os resultados do modelo de regressão logística mostraram associação entre deficiência de ferro (ferritina < 12µg/l) e: faixa etária entre 6 e 12 meses, OR = 3,67 e IC95%: 1,93-7,04; não utilização de fórmula fortificada com ferro como primeiro leite no desmame, OR = 1,93 e IC95%: 1,04-3,60; e renda per capita ¾ 1 salário mínimo, OR = 2,69 e IC95%: 1,30-5,59. A prevalência de deficiência de ferro foi elevada, evidenciando a necessidade de implementação de ações efetivas para a prevenção desse importante problema de saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rosolem, C. A., and G. R. Franco. "Translocação de zinco e crescimento radicular em milho." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 4 (December 2000): 807–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000400013.

Full text
Abstract:
Alguns problemas de crescimento radicular de plantas de milho têm sido atribuídos a deficiência de Zn, em virtude de sua pouca mobilidade na planta. Foi realizado um experimento em casa de vegetação em 1997/98, em Botucatu (SP), para avaliar a translocação de zinco para as raízes do milho (Zea mays ), quando aplicado via radicular e foliar, assim como o efeito do Zn no crescimento das raízes. Foram utilizados vasos de 2,5 L, com solução nutritiva que continha de 0,0 a 2,0 µmol L-1 de Zn, com e sem aplicação semanal via foliar. O experimento foi colhido 40 dias após a emergência. A produção de matéria seca da parte aérea e raízes, bem como o comprimento, o diâmetro e a superfície radiculares, não foram influenciados pelos tratamentos. A translocação do nutriente aplicado às folhas para as raízes ocorreu em maior intensidade quando os teores foliares estavam na faixa de suficiência do nutriente. O sistema radicular do milho mostrou-se pouco sensível à deficiência de Zn, uma vez que o crescimento foi normal, mesmo quando as raízes apresentavam teores de Zn da ordem de 7 mg kg-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rodrigues, Maria Geralda Vilela, Dilermando Dourado Pacheco, William Natale, and José Tadeu Alves da Silva. "Amostragem foliar da bananeira 'Prata-Anã." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 1 (March 26, 2010): 321–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000039.

Full text
Abstract:
Para diagnose nutricional da bananeira, é necessário padronizar a amostragem do tecido a ser utilizado, já que a composição mineral varia com a idade da planta, com a folha amostrada, entre as diversas partes da folha, ao que se somam as condições ecológicas, diferenças varietais e flutuações sazonais dos elementos. Portanto, a possibilidade de equívoco na interpretação é considerável. O Método de Amostragem Internacional de Referência (MEIR) para bananeira recomenda coletar a terceira folha de plantas com cachos que apresentem todas as pencas visíveis e não mais que três mãos de flores masculinas abertas, retirando-se a metade interna de uma faixa central do limbo, desprovida da nervura central. Há uma dificuldade em seguir tal recomendação para bananeira 'Prata-Anã' cultivada no norte de Minas Gerais, pois ela possui porte alto e roseta foliar muito densa, que confunde a localização da folha amostrada. Além disso, normalmente, as amostras são retiradas com largura diferente dos 10 cm recomendados. Dadas as dificuldades de amostragem da bananeira 'Prata-Anã' e o fato de besta cultivar sob irrigação ser pouco estudada, comparada àquelas do subgrupo Cavendish, o presente trabalho objetivou determinar o efeito da folha amostrada e da largura da amostra sobre os teores minerais de bananeira 'Prata-Anã' cultivada sob irrigação no norte de Minas Gerais. Apesar das variações estatísticas, os teores foliares mantiveram-se dentro da faixa de suficiência, independentemente da posição da folha amostra da- 2ª, 3ª ou 4ª folha - ou do tamanho da amostra - 10; 20 ou 30 cm de largura. Isto sugere que a coleta de folha na posição acima (segunda) ou abaixo (quarta) da folha recomendada terceira, numa largura foliar de 10 a 30 cm, pouco altera os teores foliares em relação à indicação pelo método MEIR, tolerando-se assim uma possível variação da amostra quanto à posição e à largura foliar testadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Carmona, Felipe de Campos, Osmar Conte, Thiago Isquierdo Fraga, Thiago Barros, Edward Pulver, and Ibanor Anghinoni. "Disponibilidade no solo, estado nutricional e recomendação de enxofre para o arroz irrigado." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 2 (April 2009): 345–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000200012.

Full text
Abstract:
A região da Depressão Central do Rio Grande do Sul caracteriza-se por apresentar vastas áreas com solos arenosos e intensivamente cultivados com arroz irrigado por várias décadas. Atualmente, os altos índices de produtividade obtidos pela cultura, associados aos baixos teores de matéria orgânica dos solos da região e às práticas de fertilização utilizadas, constituem condições favoráveis à manifestação de deficiência de S. Os objetivos deste trabalho foram determinar a distribuição do S disponível no perfil do solo e fazer recomendações desse nutriente para o arroz irrigado a partir do estado nutricional, da curva de calibração e da resposta da cultura à adição de doses de adubo sulfatado. O trabalho foi realizado em 12 locais, em solos de várzea da região da Depressão Central, nas safras 2004/2005 e 2005/2006. Os teores de S disponível no perfil do solo não se relacionam com os teores de matéria orgânica e de argila. A concentração de S no tecido do arroz aumenta com a disponibilidade desse nutriente no solo e com as doses de adubo aplicadas. O teor de S nas plantas de arroz não atinge a faixa de suficiência pela interpretação do seu estado nutricional em uso no Brasil. O teor crítico de S determinado para solos da Depressão Central do Rio Grande do Sul é superior ao utilizado no sul do Brasil. As doses de máxima eficiência técnica (36 kg ha-1) e econômica (26 kg ha-1) para o arroz irrigado em solos com teor abaixo do crítico resultam em ganho similar no rendimento de grãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Souza, Henrique Antunes de, Danilo Eduardo Rozane, Daniel Angelucci de Amorim, and William Natale. "Normas preliminares dris e faixas de suficiência para goiabeira 'Paluma'." Revista Brasileira de Fruticultura 35, no. 1 (March 2013): 282–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000100033.

Full text
Abstract:
O diagnóstico nutricional a partir da análise do tecido foliar é um instrumento eficiente para detectar desequilíbrios e auxiliar no processo de recomendação de adubação. Assim, objetivou-se avaliar a relação entre os índices DRIS e os teores foliares de nutrientes, estabelecer teores foliares adequados de nutrientes com o DRIS e validar normas DRIS para a goiabeira 'Paluma'. Avaliou-se um pomar comercial nas condições de cultivo do Estado de São Paulo, durante seis safras de produção de frutos, provenientes de ensaios de adubação orgânica e mineral, totalizando 168 amostras. A ordem dos nutrientes limitantes por falta em ordem decrescente foram: Fe>K>Mn>Ca>B>N>P>Cu>S>Mg>Zn, e limitantes por excesso em ordem decrescente foram: Cu>Fe>P>Mn=Mg>Zn>Ca>B>K>S>N. As faixas adequadas, provenientes dos índices DRIS, são: 18-21; 1,5-1,7; 15-17; 8-11; 1,8-2,5 e 2,5-2,9 (g kg-1) para os macronutrientes N, P, K, Ca, Mg e S, respectivamente, e 26-38; 5-57; 54-112; 53-101 e 13-126 (mg kg-1) para os micronutrientes B, Cu, Fe, Mn e Zn, respectivamente. A produtividade das goiabeiras esteve associada ao estado nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Camacho, Marcos Antonio, William Natale, and José Carlos Barbosa. "Faixas de suficiência para a cultura do algodão no centro-oeste do Brasil: I. macronutrientes." Ciência Rural 42, no. 8 (August 2012): 1413–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000800013.

Full text
Abstract:
A cultura do algodoeiro possui informações para a diagnose foliar estabelecidas para o Brasil, entretanto, esses valores de referência foram obtidos em sistemas produtivos distintos dos atualmente praticados no país, necessitando atualização destas referências. O trabalho objetivou estabelecer faixas de suficiência para macronutrientes na cultura do algodoeiro por meio do método da chance matemática. O trabalho foi realizado no período de 2000 a 2003 nos municípios de Costa Rica (MS), Diamantino e Sapezal (MT), totalizando 152 amostras de tecido vegetal (folha completa na quinta posição da haste principal, coletada no início do florescimento) e produtividade (em kg ha-1 de algodão em caroço) de lavouras comerciais de algodão. Foram determinados os teores de macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) e os dados foram submetidos ao método da chance matemática, utilizando-se de produtividades diferentes (4.000 e 4.500kg ha-1) para o cálculo das faixas de suficiência na população estudada. A utilização de produtividades diferentes para o cálculo da chance matemática (4.000 e 4.500kg ha-1), na população estudada, não apresenta diferença entre as faixas de suficiência para os macronutrientes. As faixas encontradas para os macronutrientes com o método da chance matemática foram, em g kg-1, de 33-45; 3,8-5,3; 15-21; 20-36; 4,0-7,2 e 2,8-8,6 para N, P, K, Ca, Mg e S, respectivamente. Os resultados obtidos não diferem de outros trabalhos, mas podem ser utilizados para uma região em específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Monqueiro, Aline Sant’Anna, Sebastião Ferreira Lima, Lucas Jandrey Camilo, Juliana Akemi Kaneko, Maria Gabriela de Oliveira Andrade, Lucymara Merquides Contardi, Vitória Fátima Bernardo, and Mariele Silva Abreu. "Diagnóstico nutricional foliar de feijão utilizando o método das faixas de suficiência em Montividiu, Goiás." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 6, 2021): e25910514805. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14805.

Full text
Abstract:
A avaliação nutricional pela análise foliar possibilita verificar a capacidade da cultura de absorver os nutrientes, permitindo, com isso, diagnosticar os fatores nutricionais limitantes para a produção. Dessa forma, o feijoeiro que apresenta ciclo reduzido e sistema radicular predominante nas camadas superficiais do solo, pode ser beneficiado por esse diagnóstico, tornando-se uma importante ferramenta para os demais ciclos de cultivo, com informações estritamente locais. Assim, o objetivo do trabalho foi diagnosticar os nutrientes e interações mais limitantes no feijoeiro pela metodologia das faixas de suficiência. O experimento foi conduzido no município de Montividiu-GO, utilizando a cultivar BRSMG Madrepérola com semeadura no início de outubro. Foram realizadas 49 amostragens, uma amostra composta formada por 30 subamostras, sendo amostrada a primeira folha totalmente expandida na época do florescimento. Na interpretação dos resultados foliares pelo método de faixas de suficiência, os valores foram submetidos a teste de estatística univariada, distribuição de frequência e correlação linear de Pearson entre os teores de nutrientes. Constatou que o enxofre foi o elemento com menor absorção no feijoeiro, com 98% das amostras enquadrando como deficiente para a cultura. Os nutrientes, fósforo, potássio e manganês, em 100% das amostras foram classificados em excesso. Verificou-se que nitrogênio, cálcio e zinco se encontravam em excesso, em 51%, 85,7% e 98% das amostras, respectivamente. Conclui-se que a metodologia das faixas de suficiência é eficiente para interpretação dos resultados foliares com o interesse de adequação no manejo nutricional da cultura do feijão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Wadt, P. G. S., V. H. Alvarez V., R. F. Novais, S. Fonseca, and N. F. Barros. "O método da chance matemática na interpretação de dados de levantamento nutricional de eucalipto." Revista Brasileira de Ciência do Solo 22, no. 4 (December 1998): 773–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831998000400023.

Full text
Abstract:
A manipulação de grande volume de dados de levantamentos nutricionais de talhões florestais incentivou o desenvolvimento de um processo matemático, baseado no cálculo de probabilidades, para a interpretação desses dados por meio de faixas de suficiência, ao qual se denominou método da Chance Matemática. Este método não só identifica, para cada fator tomado isoladamente, as faixas infra-ótima, ótima e supra-ótima, o nível ótimo e o nível crítico, mas também fornece a classificação dos talhões, segundo sua distribuição em cada uma das faixas de suficiência. O objetivo deste trabalho foi apresentar o referido método, tomando, como exemplo, dados de levantamento nutricional de árvores de eucalipto, realizado entre os anos de 1988 a 1994, em plantios comerciais da Aracruz Celulose, no estado do Espírito Santo, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cayô Cavalcanti, André, Marcos Góes de Oliveira, André Monzoli Covre, Ivoney Gontijo, Heder Braun, and Fábio Luiz Partelli. "Primeira aproximação para solo cultivado com cafeeiro conilon na região atlântica da Bahia." Coffee Science 12, no. 3 (September 6, 2017): 316. http://dx.doi.org/10.25186/cs.v12i3.1286.

Full text
Abstract:
O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), apesar de ser comumente utilizado na interpretação de análises foliares, pode ser empregado em análise química de solo, existindo potencial do uso da metodologia em solos cultivados com cafeeiros. Objetivou-se estabelecer faixas de suficiência e normas DRIS para solos cultivados com cafeeiro conilon na região Atlântica do Estado da Bahia. Coletaram-se 24 amostras de solo em 2012 e 2013, na profundidade de 0-20 cm, sendo quantificados os teores de matéria orgânica, Ca, Mg, K, P, S, Zn, B, Cu, Fe, Mn, saturação de bases e capacidade de troca catiônica a pH 7. Estabeleceram-se normas DRIS e faixas de suficiência para os nutrientes do solo, a partir de lavouras com produtividade, igual e superior a 100 sacas beneficiadas ha-1 de café conilon, sendo aplicáveis na recomendação de adubação da cultura na região. A maioria dos parâmetros estabelecidos apresentou discrepância em relação ao referencial teórico que se tem atualmente para o café conilon. Os resultados sugerem o desenvolvimento de normas regionais e específicas para a aplicação do método DRIS e faixas de suficiência no solo, para lavouras de café conilon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Dias, Jairo Rafael Machado, Carlos Alberto Franco Tucci, Paulo Guilherme Salvador Wadt, Aldilane Mendonça da Silva, and José Zilton Lopes Santos. "Níveis críticos e faixas de suficiência nutricional em laranjeira-pêra na Amazônia Central obtidas pelo método DRIS." Acta Amazonica 43, no. 3 (September 2013): 239–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672013000300001.

Full text
Abstract:
A avaliação do estado nutricional da laranjeira depende da definição de valores de referência que sejam adequados para refletir suas condições nutricionais. Neste trabalho, objetivou-se determinar os valores de referências e avaliar o estado nutricional de laranjeiras-pêra em diversas glebas na Amazônia Central (municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva). Utilizou-se o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação de relações multivariadas (DRIS) para estabelecer os valores de referência nutricional. O diagnóstico nutricional de 120 glebas comerciais de laranjeiras-pêra, enxertadas em limoeiro cravo foram avaliadas pelas faixas de suficiência definidas a partir do conjunto de plantas nutricionalmente equilibradas. Para os macronutrientes, as faixas de suficiência nutricional foram (g kg-1): 28-30 (para nitrogênio, N); 1,6-1,7 (fósforo, P); 7-9 (potássio, K); 26-29 (cálcio, Ca); 3,4-4 (magnésio, Mg); 1,7-2 (enxofre, S) e para os micronutrientes (mg kg-1): 47-56 (boro, B); 8-10 (cobre, Cu); 84-93 (ferro, Fe); 12-13 (manganês, Mn); 14-16 (zinco, Zn). Para os macronutrientes, os níveis críticos foram (g kg-1): 28 (para N); 1,6 (P); 7 (K); 26 (Ca); 3,6 (Mg); 1,7 (S) e para os micronutrientes (mg kg-1): 47 (B); 8 (Cu); 84 (Fe); 12 (Mn); 14 para Zn. Padrões nutricionais obtidos pelo DRIS discordam das faixas de suficiência propostas pela literatura para maioria dos nutrientes. Em quase 50% das glebas monitoradas, P, K, Ca, S, B, Cu e Fe estão abaixo dos níveis críticos propostos neste trabalho. Isto sugere que os produtores de laranja na Amazônia Central deveriam atentar-se para estes elementos no planejamento das fertilizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Matos, Gilson Sergio Bastos de, Antonio Rodrigues Fernandes, and Paulo Guilherme Salvador Wadt. "Níveis críticos e faixas de suficiência de nutrientes derivados de métodos de avaliação do estado nutricional da palma-de-óleo." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1557–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900055.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi determinar níveis críticos e faixas de suficiência de nutrientes para a palma-de-óleo (Elaeis spp.), a partir de métodos de avaliação do estado nutricional das plantas. Utilizaram-se os métodos chance matemática (ChM), sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS) e diagnose da composição nutricional (CND), além da avaliação do nível crítico obtido pela distribuição normal reduzida (DNR) em dados de produtividade e do teor de nutrientes de 144 amostras foliares de plantios no Pará. As regressões dos índices DRIS e CND com os teores foliares foram todas significativas, e o menor coeficiente de determinação foi encontrado para N. Os intervalos das faixas de suficiência obtidos com os métodos ChM, DRIS e CND nos talhões nutricionalmente equilibrados foram, em geral, mais estreitos do que os reportados na literatura, com poucos diagnósticos concordantes, sobretudo para K. Os níveis críticos obtidos pela DNR situaram-se dentro do intervalo das faixas nutricionais obtidas com os outros métodos. Os métodos ChM, DRIS, CND e DNR são adequados para a obtenção de valores de referência nutricionais e indicaram N, Ca, S, Mn e Zn como os nutrientes com maior frequência de deficiência nos talhões de palma-de-óleo avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Kurihara, Carlos Hissao, Víctor Hugo Alvarez Venegas, Júlio César Lima Neves, Roberto Ferreira de Novais, and Luiz Alberto Staut. "Faixas de suficiência para teores foliares de nutrientes em algodão e em soja, definidas em função de índices DRIS." Revista Ceres 60, no. 3 (June 2013): 412–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2013000300015.

Full text
Abstract:
A diagnose dos estados nutricionais do algodoeiro e da soja, pelo método de níveis críticos, tem-se embasado em faixas de suficiência estabelecidas há muitos anos, com pequenas adequações no período. Contudo, considerando-se que os teores foliares podem variar, dentre outros fatores, em função do tipo de amostra coletada e do potencial produtivo da cultura, torna-se importante a definição de valores de referência regionais. Este trabalho teve como objetivo estabelecer os teores adequados de nutrientes para algodoeiro e soja, por meio do ajuste de modelos de regressão para o teor foliar em função do índice de equilíbrio nutricional definido pelo Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS). Utilizou-se um banco de dados, constituído das produtividades e dos teores de nutrientes em amostras foliares de ambas as espécies, coletadas em talhões de lavouras comerciais e em parcelas experimentais, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Foram obtidas faixas de suficiência para as folhas índice de algodoeiro (quinta folha totalmente formada, a partir do ápice) e de soja (terceiro trifólio sem e com pecíolo), com amplitude menor do que aquela estabelecida na literatura para estas culturas. Especificamente, para a soja, confirmou-se a existência de diferenças nos valores de referência em função do tipo de folha índice amostrado. Amostras de folha índice sem pecíolo produzem teores significativamente maiores de N, P, B, Fe, Mn e Zn e menores de K, em relação aos das amostras com pecíolo. A desconsideração do modo de amostragem pode induzir a falsos diagnósticos de deficiências ou excessos nutricionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pereira, Natanael Santiago, Ana Maria Oliveira Ferrreira, José Alex do Nascimento Silva, Leonardo Tals Lima de Araújo, and Francisco Limeira da Silva. "Obtenção de normas DRIS preliminares e faixas de suficiência para bananeira do subgrupo prata na região do Baixo Jaguaribe, CE, Brasil." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 9, no. 3 (October 7, 2015): 347. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i3.2451.

Full text
Abstract:
Para o sucesso do diagnóstico nutricional é interessante que a avaliação nutricional das plantas seja fundamentada em dados locais e como alternativa tem sido utilizado o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS). Objetivou-se com este trabalho estabelecer normas DRIS preliminares para a cultura da banana na região do Baixo Jaguaribe, CE, com base em banco de dados com resultados de análise foliar. Foram geradas normas DRIS para a região do Baixo Jaguaribe a partir de 171 resultados de análises foliares relativas aos distritos de irrigação Jaguaribe-Apodi (DIJA) e Tabuleiro de Russas (DISTAR), de um total de 487. Os valores de referência foram obtidos através da relação dual entre os nutrientes transformadas por logaritmo neperiano, sendo calculadas as suas respectivas médias e desvios padrões. A partir dos índices DRIS obtidos foram determinadas as frequências de resultados com quadro de deficiência e de excesso de cada nutriente. As normas DRIS, específicas para cada local, mostraram diferenças quando comparadas com as geradas com a totalidade dos dados. Os diagnósticos gerados com as normas específicas coincidiram em menos de 60% quando comparados com os obtidos por normas de referência da literatura. As normas DRIS obtidas necessitam ser validadas a partir de dados de produção comercial, bem como de ensaios de adubação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Wadt, Paulo Guilherme Salvador, and Davi José Silva. "Acurácia do diagnóstico nutricional de pomares de mangueiras obtido por três fórmulas DRIS." Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, no. 10 (October 2010): 1180–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010001000018.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi testar a aplicação de medidas de acurácia para determinar a utilidade de diagnósticos nutricionais para comparação de fórmulas DRIS, e avaliar o emprego dessas medidas no processo de modelagem das funções do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS). Foram avaliadas três fórmulas: relações bivariadas simplificadas; relações multivariadas; e modelagem das funções DRIS. Foram utilizados dados de monitoramento nutricional de pomares de mangueiras cultivadas no Vale do São Francisco. O desempenho das fórmulas foi avaliado com base na concordância de seus diagnósticos com o proporcionado pelo método das faixas de suficiência. Foram determinadas as acurácias global e de insuficiência, de equilíbrio, de excesso, de deficiência, de suficiência e de toxicidade nutricional. A fórmula simplificada e a de relações multivariadas tiveram resultados semelhantes para as acurácias de deficiência e insuficiência, mas inferior ao da fórmula DRIS para modelagem das funções. Esta última, por possibilitar o ajuste do coeficiente de sensibilidade de cada função DRIS, mostrou-se promissora para diminuir riscos de diagnósticos falsos de deficiência (deixar de recomendar o nutriente quando ele é necessário) e de insuficiência (recomendar o nutriente quando ele não é necessário). No entanto, a fórmula DRIS para modelagem das funções não mostra desempenho satisfatório nas demais medidas de acurácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bataglia, Ondino Cleante, José Antonio Quaggio, Wagner Rodrigues dos Santos, and Mônica Ferreira de Abreu. "Diagnose nutricional do cafeeiro pelo DRIS variando-se a constante de sensibilidade dos nutrientes de acordo com a intensidade e freqüência de resposta na produção." Bragantia 63, no. 2 (2004): 253–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052004000200010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de usar escores diferenciados para nutrientes irresponsivos (I), medianamente responsivos (M) e responsivos (R), como forma de reduzir os efeitos da interdependência no cálculo dos índices do DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação) e seus efeitos na diagnose nutricional do cafeeiro. O trabalho foi desenvolvido usando os resultados do monitoramento nutricional, pela análise foliar, de talhões de cafeeiros em empresas produtoras situadas nos municípios de Matão e Franca (SP). Os dados foram coletados durante os anos de 1999 a 2001. Os cálculos dos índices do DRIS foram feitos usando-se a fórmula proposta em 1981 por Jones, em sua forma original com uma constante de sensibilidade k = 30 para todas as relações entre nutrientes, ou atribuindo diferentes valores para a constante de sensibilidade em função da resposta do cafeeiro aos nutrientes. Os resultados, quando avaliados pela relação entre o índice de balanço nutricional médio (IBNm) e a produtividade, mostraram que a atribuição de escores diferenciados na ordem I<M<R mostrou maior eficiência quando comparada ao método tradicional de cálculo dos índices DRIS. A melhor relação foi 1-6-10 e a pior, 1-10-1. Na análise comparativa com os diagnósticos obtidos pelo critério de faixas de suficiência (CFS) o uso de escores diferenciados para o cálculo do DRIS mostrou desempenho ligeiramente superior para as melhores relações (I-M-R) quando se compararam as melhores e as piores relações, porém os ganhos em relação ao procedimento tradicional de cálculo, cujo peso relativo de todos os nutrientes é o mesmo, foram pequenos, indicando a necessidade de ajustes locais para a diagnose nutricional do cafeeiro pelo critério de faixas de suficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Damaceno, João Batista Dias, Ana Cecília Nina Lobato, and Danielle Monteiro de Oliveira. "Peer review sobre os estudos dos teores foliares de nutrientes em Bertholletia excelsa Bonp." Revista Ecologia e Nutrição Florestal - ENFLO 7 (March 21, 2019): 04. http://dx.doi.org/10.5902/2316980x36783.

Full text
Abstract:
O adequado suprimento de nutrientes para a castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa Bonp.) facilita seu manejo para fins econômicos ou ecológicos. Entretanto, a carência de faixas de suficiência para os teores foliares de macronutrientes primários e secundários dificultam a interpretação da exigência nutricional da cultura. Assim, o objetivo deste estudo é caracterizar os aspectos nutricionais de Bertholletia excelsa, com base na revisão sistemática da literatura acerca dos teores foliares de macro e micronutrientes em plantas cultivadas no Brasil. O estudo é baseado em oito publicações sobre Bertholletia excelsa, que foram analisados por meio de estatística descritiva. Faixas de macro e micronutrientes foram definidas conforme a média dos teores mínimos e máximos verificados nos estudos e, os valores foram estimados em: baixos normais e altos para cada nutriente. Houve grande variação entre os valores de macronutrientes, onde o nitrogênio é acumulado em maior quantidade nas folhas de Bertholletia excelsa, sendo que, o acúmulo foliar segue a ordem: N > K > Ca > Mg > S > P. Os teores foliares de nutrientes observados na literatura são condizentes com as faixas foliares propostas neste trabalho para plantas de castanheira-do-Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Marcelo Rocha, Sérgio Luiz Rodrigues Donato, Eugênio Ferreira Coelho, Alessandro De Magalhães Arantes, and Maurício Antonio Coelho Filho. "IRRIGAÇÃO LATERALMENTE ALTERNADA EM LIMA ÁCIDA 'TAHITI' NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS." IRRIGA 1, no. 01 (June 18, 2018): 71. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2016v1n01p71-88.

Full text
Abstract:
IRRIGAÇÃO LATERALMENTE ALTERNADA EM LIMA ÁCIDA 'TAHITI' NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS MARCELO ROCHA DOS SANTOS1; SÉRGIO LUIZ RODRIGUES DONATO1; EUGÊNIO FERREIRA COELHO2; ALESSANDRO DE MAGALHÃES ARANTES1 E MAURÍCIO ANTÔNIO COELHO FILHO2 [1]Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi, Distrito de Ceraíma, Caixa Postal 009, CEP 46.430-000, marrochas@yahoo.com.br, sergiodonatoeaf@yahoo.com.br, arantes2005@yahoo.com.br2Embrapa Mandioca e Fruticultura, Rua Embrapa s/n, Caixa Postal 007, CEP 44380-000, Cruz das Almas, BA, eugenio.coelho@embrapa.br, mauricio-antonio.coelho@embrapa.br 1 RESUMO As condições hídricas do solo e clima alteram as condições hídricas e fisiológicas das plantas, que influenciam o desenvolvimento e a produção. Objetivou-se com este estudo avaliar características fisiológicas, estado nutricional e produtividade em lima ácida 'Tahiti' com irrigação lateralmente alternada (partial rootzone drying – PRD). Nove tratamentos foram constituídos por diferentes reposições de lâmina de água aplicada, conforme a demanda evapotranspirométrica da cultura (ETc) e diferentes frequências de alternância no período compreendido entre a floração e a colheita, em dois ciclos produtivos da cultura, dispostos em delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O sistema de irrigação utilizado foi por gotejamento com duas linhas laterais e doze gotejadores por planta. Dos nutrientes analisados ficaram abaixo da faixa de suficiência apenas o teor de B nas plantas sob PRD a 50% da ETc e frequência de alternância (FA) de 7 dias, e de B e Mn sob PRD a 50% da ETc e FA de 21 dias e PRD a 75% da ETc e FA de 14 dias. Fotossíntese, transpiração, condutância estomática, concentração interna de CO2, radiação fotossinteticamente ativa e temperatura foliar variaram com a época e o horário de mensuração. Eficiência de carboxilação, eficiência quântica da fotossíntese e eficiência instantânea de uso da água (EUA) são maximizadas nos meses e horas dos dias com menores temperaturas. A PRD altera a concentração interna de CO2, transpiração, razão de carboxilação, razão de concentração de CO2 e produtividade. Há manutenção da produtividade com irrigação alternada a cada sete dias e PRD de 50% da ETc em relação à irrigação plena. Palavras-chave: Citrus, manejo da irrigação, déficit hídrico. SANTOS, M. R.; DONATO, S. L. R; COELHO, E. F.; ARANTES, A. M.; COELHO FILHO, M. A.PARTIAL ROOTZONE DRYING IN ACID LIME 'TAHITI' IN NORTHERN OF MINAS GERAIS BRAZIL 2 ABSTRACT The water conditions of the soil and climate change the water and physiological conditions of plants, influencing their development and production. This study aimed to evaluate gas exchanges, leaf temperature, nutrient levels in leaves and yield in acid lime ‘Tahiti’ under partial rootzone drying (PRD). Nine treatments were used with different percentages of crop evapotranspiration and different frequencies of alternation, from the beginning of flowering to physiological mature fruits in two productive cycles, arranged in a randomized block design with four replicates. The irrigation system was dripped with two lateral lines per row of plants, with twelve emitters per plant. Only the concentration of B was insufficient in plants under PRD with 50% ETc and frequency of alternation (FA) 7 days, PRD with 50% ETc and FA 21 days PRD and 75% ETc and FA 14 days and Mn for PRD 50% of ETc FA and 21 days PRD and 75% of ETc and FA 14 days. Photosynthesis, transpiration, stomatal conductance, internal CO2 concentration, photosynthetically active radiation and leaf temperature in Tahiti lime parameters are influenced by the period and time of measurement. The carboxylation efficiency, quantum efficiency of photosynthesis and instantaneous water use efficiency is maximized in the months and hours of days with lower temperatures. The PRD causes changes in internal CO2 concentration, transpiration, rate of carboxylation, ratio of CO2 concentration and yield. The highest yield occurred for PRD with 50% of ETc alternating irrigation every seven days in relation to full irrigation. Keyword: Citrus, irrigation management, water deficit.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Reis, Thiago Henrique Pereira, Antônio Eduardo Furtini Neto, Paulo Tácito Gontijo Guimarães, Antônio Fernando Guerra, and César Henrique Caputo de Oliveira. "Estado nutricional e frações foliares de P no cafeeiro em função da adubação fosfatada." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 7 (July 2013): 765–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000700009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar, nas épocas seca e chuvosa, o estado nutricional e as frações foliares de P no cafeeiro, em resposta à adubação fosfatada, e determinar relação destas com a produtividade da cultura. Utilizou-se a cultivar Rubi MG‑1192, sob pivô central, em plantio adensado (7.143 plantas ha‑1) sobre Latossolo Vermelho, na região dos Cerrados. Entre 2002 e 2010, foram utilizadas as doses anuais de 0, 50, 100, 200 e 400 kg ha‑1 de P2O5. As amostras foliares foram retiradas após a colheita, em julho (época seca), e antes da fase de enchimento de grãos, em dezembro (época chuvosa). Os teores de P foliar foram avaliados em 2009 e 2010, e a produção, de 2008 a 2011. A produtividade do cafeeiro respondeu linearmente a doses de até 400 kg ha‑1 de P2O5. Em condições de alta produtividade, com alto suprimento de P, as faixas de suficiência do nutriente possivelmente são maiores que as relatadas na literatura. A reserva de fósforo inorgânico nas folhas do cafeeiro aumenta em plantas com melhor suprimento de P, o que garante maior atividade metabólica das plantas em períodos de estresse hídrico e possibilita maior produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rodrigues, Maria Geralda Vilela, Carlos Ruggiero, William Natale, and Dilermando Dourado Pacheco. "Nutrição e produção da bananeira 'Prata-anã' adubada com zinco e boro diretamente no rizoma, via muda desbastada." Revista Brasileira de Fruticultura 29, no. 3 (2007): 645–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452007000300042.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes doses de Zn e B, aplicados diretamente no rizoma, via muda desbastada, sobre a nutrição das plantas e produção da bananeira 'Prata-anã', foi instalado um experimento em Jaíba - MG, sob irrigação, conduzido por três ciclos produtivos consecutivos. Utilizou-se o desbastador "lurdinha" para extrair a gema apical de um broto cortado rente ao solo, de forma que, no local, ficasse um orifício onde os adubos foram aplicados. Empregou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 20 tratamentos resultantes de um fatorial completo entre 5 doses de zinco (0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0 g de Zn família-1 ano-1) x 4 doses de boro (0; 0,68; 1,36 e 2,04 g B família-1 ano-1), com 10 repetições de uma planta. Avaliaram-se os teores de nutrientes na terceira folha e a produção em massa de frutos por cacho. Os adubos promoveram alterações nos teores foliares de nutrientes, porém sem magnitude suficiente para alterar a condição nutricional quando se consideram as faixas de suficiência. O Zn interferiu na produção, porém os menores valores foram observados na dose intermediária e não houve ajuste de modelo de regressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lima, Eronides da Silva, Marilene Pinheiro Euclydes, Tancredo Almada Cruz, and Albino Dias Casali. "Condições sócio-econômicas, alimentação e nutrição da população urbana de uma localidade do Estado de Minas Gerais (Brasil)." Revista de Saúde Pública 23, no. 5 (October 1989): 410–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101989000500008.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a situação alimentar e nutricional de diferentes estratos sócio-econômicos, da população urbana de Ponte Nova, MG, Brasil. A amostra foi constituída por 161 famílias estratificadas em faixas salariais, codificadas em 6 estratos. Analisou-se além dos dados sócio-econômicos, a adequação calórica e de nutrientes da cesta básica e o estado nutricional das crianças de O a 6 anos, utilizando-se os critérios de Gomez e Seoane-Lathan. Os resultados indicaram que 40% da amostra percebe renda inferior a dois salários mínimos, enquanto que 12% atinge o nível de renda superior a 10 salários. A população ocupada exerce relações apenas indireta com a produção, sendo absorvida pelo setor de serviços. Os serviços de saneamento cobrem extensivamente os estratos de renda mais elevados, os quais também têm melhores condições de habitações e recursos de saúde. A análise da cesta básica revela que a adequação nutricional amplia-se com o aumento da renda, atingindo níveis mais adequados apenas no estrato com renda superior a dez salários mínimos. O nível de percepção apresentado pelas famílias quanto à "suficiência" da alimentação, reforçou os resultados da adequação da cesta, em cada estrato. Quanto ao estado nutricional das crianças, verificou-se que a prevalência de desnutrição apresentou-se coerentemente com as condições sócio-econômicas, diminuindo com o aumento da renda e desaparecendo acima de dez salários mínimos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Abbas, Katia, and Amanda Kelen Lopes. "Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade." Revista Catarinense da Ciência Contábil 19 (October 16, 2020). http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220203020.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem como objetivo verificar a influência dos fatores pessoais, institucionais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas disciplinas com o maior índice de reprovação de uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado com os alunos do 2º, 3º e 4º anos e foram obtidas 229 respostas válidas. Para testar as hipóteses, foi utilizada a estatística descritiva e multivariada (regressão). Os resultados indicam que alguns dos fatores pessoais, tais como “turno”, “escola do ensino médio”, “estado civil”, “experiência na área”, “horas de estudo extraclasse”, “faixa etária”, “jornada de trabalho”, “membros da família”, “moradia”, “participação econômica familiar” e “renda familiar” apresentaram relação estatisticamente significativa com o desempenho. Dos componentes institucionais, a estratégia do projeto pedagógico do curso apresentou influência, enquanto a estrutura, o ambiente interno, o sistema técnico e a estratégia do corpo docente não foram confirmados. Por fim, os estilos de aprendizagem mostraram-se significativos apenas na disciplina de Laboratório Contábil, na qual estudantes com estilo convergente apresentaram média superior aos demais estilos. A identificação dessas variáveis (características pertinentes aos discentes e à instituição) possibilita à coordenação do curso de Ciências Contábeis e aos docentes estudarem estratégias para melhorar o resultado acadêmico dessas disciplinas, que são as que apresentam o maior índice de reprovação. A longo prazo, também espera-se contribuir para uma melhora nos índices do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e no Exame de Suficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cessa, Raphael Maia Aveiro, Luan Sousa De Freitas Lima, and Elmo Pontes de Melo. "Pulverização foliar com nitrogênio e zinco em milho (Zea mayz L.) “safrinha” em Confresa (MT)." Revista Agrogeoambiental 9, no. 1 (April 12, 2017). http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017869.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a produtividade de milho (Zea mayz L.) “safrinha” no município de Confresa (MT) em função da pulverização foliar com nitrogênio e zinco. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados dispostos em esquema fatorial 4 x 4 em 4 repetições, totalizando 64 parcelas. Os tratamentos estatísticos foram 4 doses de nitrogênio (0,00; 0,25; 0,50; 0,75 kg ha-1) e 4 doses de zinco (0,00; 0,40; 0,60; 0,80 kg ha-1). As características do milho avaliadas foram matérias frescas e secas das partes aérea (MFPA e MSPA) e raiz (MFR e MFPA), teor foliar de zinco (ZnFOL) e nitrogênio (NFOL), índice de coloração verde foliar (ICV) e produtividade de grãos (PRODU) de milho. Os dados obtidos das características avaliadas foram submetidos à análise de variância (ANAVA) da regressão experimento. Das características com valor de F da ANAVA significativo a 5 % de probabilidade foram obtidos os modelos de regressão linear múltipla. Foi observado elevação dos valores de ZnFOL e NFOL, o que influenciou a elevação dos valores de ICV. Tais características também influenciaram os valores de MFR e MSR, sendo os maiores observados nos teores de ZnFOL e NFOL dentro das suas faixas de suficiências. Não houve relação direta entre o melhor desenvolvimento da planta de milho e produtividade de grãos com os teores de ZnFOL. O valor de NFOL observado na maior produtividade de grãos de milho corroborou a literatura citada.Palavras-chave: Tecido vegetal. Sinergia. Doses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography