Academic literature on the topic 'Faixa de trânsito'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Faixa de trânsito.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Faixa de trânsito"

1

Fernandes, Flávia Emília Cavalcante Valença, Layanna Dryelle da Silva Vasconcelos, and Maria Elda Alves de Lacerda Campos. "MORBIDADE HOSPITALAR POR ACIDENTE DE TRÂNSITO EM PERNAMBUCO." Revista Eletronica Gestão & Saúde 10, no. 1 (January 31, 2019): 14–21. http://dx.doi.org/10.26512/gs.v10i1.22544.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou avaliar a morbidade hospitalar por acidente de trânsito, em Pernambuco, segundo sexo e faixa etária, entre 2007 e 2012. Realizou-se estudo quantitativo descritivo referente às internações por acidente de trânsito. Os dados foram tabulados por meio do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, tratados no programa estatístico gretl e Stata12. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética, sob o nº CAAE: 36271414.9.0000.5207. A taxa de internação apresentou uma média de 43,33 /100 mil para os homens e de 9,67 /100 mil para as mulheres, sendo a faixa etária entre 20 e 29 anos a mais acometida para ambos os sexos. Nos idosos, a taxa de internação passou de 8,03/100 mil, em 2007, para 45,09/100 mil, em 2012. A ocorrência diferenciada das taxas de internações, por faixa etária, evidenciou significativa participação dos homens, jovens e das mulheres idosas nos acidentes de trânsito, em Pernambuco. Em conclusão, a morbidade hospitalar por acidente de trânsito cresceu, havendo variação entre grupos etários e sexos, com destaque para jovens e idosos. Os resultados confirmaram a necessidade de controlar a ocorrência desses eventos e sugerem maior aprofundamento no estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sasaki, Marcos William, and Flávio José Craveiro Cunto. "Comportamento não conforme de motociclistas em interseções semaforizadas de Fortaleza." TRANSPORTES 29, no. 1 (April 30, 2021): 29–40. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2145.

Full text
Abstract:
Os acidentes no Brasil envolvendo motociclistas tem crescido nos últimos anos, motivando mais estudos que permitam compreender a relação entre o comportamento de condução e os acidentes de trânsito. Nesta linha, utilizou-se o conceito de Comportamentos Não Conforme dos motociclistas juntamente com características do ambiente de circulação e acidentes de trânsito para representar quantitativamente esse fenômeno. Neste trabalho foram coletadas e analisadas de forma manual, 124 horas de vídeo de 31 aproximações de interseções semaforizadas. Os comportamentos em não conformidade analisados foram mudança de faixa, avanço semafórico, trânsito sobre a calçada e em sentido proibido e velocidade inadequada, os quais foram relacionados ao ambiente de circulação e posteriormente com os acidentes. Os resultados mostraram que o aumento proporcional do fluxo de veículos pesados pode reduzir em até 22% a frequência de mudança de faixas das motocicletas. A fiscalização eletrônica mostrou-se eficiente em coibir o avanço semafórico. Os motociclistas desenvolvem velocidades 11% maiores que os carros. A diferença de velocidade do 85º percentil entre motos e carros e o número de faixas foram identificadas como variáveis significativas na modelagem dos acidentes. Encontrou-se indícios de que canteiro central, número de faixas e fiscalização eletrônica apresentam influência sobre o comportamento dos motociclistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MONTEIRO, José Carlos Macedo, and Raul Coelho BARRETO FILHO. "ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA VISÃO MÉDICO-LEGAL." Saúde, Ética & Justiça 4, no. 1-2 (November 7, 1999): 48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v4i1-2p48-55.

Full text
Abstract:
Há muitas controvérsias sobre a redução da mortalidade em acidentes de trânsito com as imposições da lei. Foram estudados as vítimas fatais de acidente de trânsito na Bahia, que foram necropsiadas no I.M.L. “Nina Rodriguez”, no período de janeiro de 1994 a junho de 1998 mediante análise dos laudos de exames cadavéricos. O número de vítimas de acidente de trânsito aumentou cerca de 10,8%. O sexo masculino compreendeu 77% das vítimas em média. A principal faixa etária foi a de 15 a 40 anos. A lei nº 6.907 9 que obrigava o uso do cinto de segurança em 1995 e o novo código de trânsito brasileiro 8, ainda não mostraram do ponto de vista médico-legal redução no número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Melo, Mariano Terço de, and Nébia Maria Almeida de Figueiredo. "ACIDENTES DE TRÂNSITO." Ambiente: Gestão e Desenvolvimento 12, no. 3 (December 26, 2019): 123–43. http://dx.doi.org/10.24979/286.

Full text
Abstract:
Os Acidentes de Trânsito (AT) matam no Brasil cerca de 47 mil pessoas em 2018, segundo a ONU, é a segunda maior causa de morte no Brasil, e atualmente o país ocupa o quinto lugar no ranking dos países com maiores índices de morte no trânsito, de acordo com a OMS, atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia. O gasto nacional com vítimas de AT custeada pelo SUS alcançou um montante de 56 bilhões de reais (ONSV,2014). No estado de Roraima, os AT tornaram-se um grave problema de saúde porque cerca de 90% das internações hospitalares nos leitos são ocupados por vítimas de AT. O objetivo da pesquisa foi apontar quais os tipos de impactos os AT causam nos setores de saúde e trânsito de Roraima. A metodologia quanto a abordagem foi do tipo quali-quatitativa com enfoque descritivo, isto é justificável porque aplicou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental e de campo (questionário e consulta em arquivos públicos). O estudo revelou que na saúde os AT provocam a superlotação dos leitos, excesso no consumo de medicamento, comprometimento e sobrecarregamento de profissionais de saúde, ocorrência de óbitos e uma legião de sequelados, tendo a maioria pessoas do sexo masculino e jovens na faixa etária de 20 a 39 anos. Quanto na área de trânsito constatou-se que o mau comportamento dos condutores (imperícia, imprudência e negligência), e o desrespeito às leis de trânsito foram as causas principais do AT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Felix, Francisco Edilanio Gomes, and Ellany Gurgel Cosme do Nascimento. "ADESÃO A EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO POR MULHERES." Saúde e Pesquisa 11, no. 2 (August 30, 2018): 369. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n2p369-375.

Full text
Abstract:
O trânsito, por questões culturais, tornou-se um ambiente masculinizado e que ainda é cercado de preconceitos quando o assunto é mulher ao volante. A inserção das mulheres no trânsito tem ocorrido rápida e consideravelmente, assim, tornou-se necessário avaliar a adesão a equipamentos de segurança no trânsito por mulheres, maiores de 18 anos da zona urbana. Pesquisa com desenho transversal, descritivo, em formato de amostra domiciliar com abordagem quantitativa, realizado em 2015 no município de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Predomínio da faixa etária de 30-49 anos. Mulheres com ensino fundamental incompleto ou completo foram a maioria, ca­sadas e viúvas aparecem com mais frequência. O uso dentro da cidade foi menor apesar de as mulheres serem consideradas mais passivas, cuidadosas e atenciosas ao trânsito e suas leis. Na rodovia, quando associado à faixa etária das participantes, as mais jovens tendem a fazer menos uso do dispositivo de segurança. É preciso que a fiscalização no ambiente urbano seja eficaz. Este trabalho revelou que as mais jovens oferecem maior resistência. A conscientização da adesão aos equipamentos de segurança deve ser estimulada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vinícius Faria Dantas, Marcus, Eva Cristiane Silva Aguiar, Lucas Faustino de Souza, Nadine Antunes Teixeira, and Leila das Graças Siqueira. "Perfil das vítimas de acidentes de trânsito em uma cidade do norte de Minas Gerais." Bionorte 10, no. 2 (June 29, 2021): 155–59. http://dx.doi.org/10.47822/bionorte.v10i2.119.

Full text
Abstract:
Objetivo: este estudo teve como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, em 2016. Materiais e Métodos: realizou-se um estudo documental, descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa que abrangeu todas as vítimas de acidente de trânsito atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Montes Claros, de acordo com os registros de dados obtidos nas Fichas de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Resultados: os resultados demonstram que foram socorridas 3.074 vítimas. Destes registros, 92,6% das ocorrências foram acionadas pela Unidade de Suporte Básico, grande parte relacionada ao sexo masculino que representa 65,1%, na faixa etária entre 20 e 59 anos (84,1%). Conclusão: ao retratar as características dos acidentes de trânsito, conclui-se que são, em sua maioria, vítimas atendidas pela Unidade de Suporte Básico, a faixa etária mais acometida são os adultos jovens entre 20 e 59 anos e o sexo masculino está mais frequentemente envolvido nas ocorrências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lampert, Lidiane Pereira, Bárbara Osmarin Turra, Regina Rigo Thiel, and Alexandre Ehrhardt. "Determinação de perfil e alcoolemia de vítimas fatais por acidentes de trânsito registradas no Departamento Médico Legal de município da região oeste do Rio Grande do Sul." Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade 12, no. 3 (October 30, 2019): 17. http://dx.doi.org/10.22280/revintervol12ed3.458.

Full text
Abstract:
Os problemas desencadeados pelo consumo do álcool associado a direção são amplamente estudados e indicam alta prevalência de morbidade e mortalidade no Brasil, entretanto existem escassos, ou nenhum, dados referentes a esse tipo de estudo em cidades do interior do Rio Grande do Sul. Objetivou-se assim, através deste estudo, analisar o perfil de vítimas fatais por acidente de trânsito registrados no Departamento Médico Legal (DML) de Carazinho, Rio Grande do Sul, e ressaltar a alcoolemia detectada nas vítimas, avaliada entre alcoolemia positiva, negativa ou prejudicada. Os dados foram levantados no arquivo do DML, através dos laudos de necropsias, boletins de ocorrências e os laudos de alcoolemia das vítimas fatais por acidente de trânsito no período compreendido entre 2014 a 2016. Avaliaram-se no total 112 óbitos por acidentes de trânsito, e desses, 90 vítimas foram submetidas a análise pericial de alcoolemia, sendo que 38 vítimas (42,2%) apresentaram alcoolemia positiva com predomínio no sexo masculino (51%). Analisando a faixa etária, o intervalo de idade predominante das vítimas nos acidentes de trânsito foi entre 45 a 64 anos, porém a faixa etária com maior positividade de alcoolemia eram de adultos entre 25 a 44 anos de idade (56%). Os dias da semana com maior ocorrência de óbitos com vítimas alcoolizadas foram nos finais de semana, no turno da noite e madrugada. A amostra biológica padrão usada para dosagem de alcoolemia de maior frequência foi o sangue. Apesar da maioria das vítimas apresentarem alcoolemia negativa (50%), evidenciou-se um número significativo de alcoolemia positiva (42,2%) para nossa região, constatando que a associação do consumo de álcool e acidentes de trânsito com vítimas fatais é um risco real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Rarissa Rúbia Dallaqua dos, Paula Cristina Cola, Adriana Gomes Jorge, Fernanda Matias Peres, José Roberto Pereira Lauris, and Roberta Gonçalves da Silva. "Correlação entre tempo de trânsito oral e faríngeo no acidente vascular cerebral." Audiology - Communication Research 20, no. 3 (September 2015): 198–202. http://dx.doi.org/10.1590/s2317-64312015000300001567.

Full text
Abstract:
Objetivo Correlacionar o tempo de trânsito oral total (TTOT) com o início da resposta faríngea (IRF) e o tempo de trânsito faríngeo (TTF) no indivíduo, após acidente vascular cerebral (AVC).Métodos O estudo incluiu 61 exames de videofluoroscopia de deglutição de indivíduos após AVC hemisférico isquêmico. Destes, 28 eram do gênero masculino e 33 do gênero feminino, com faixa etária variando de 40 a 101 anos (média de 65 anos). Para análise dos resultados, os indivíduos foram divididos em dois grupos. O Grupo 1 (G1) constou de 17 indivíduos com tempo de trânsito oral total até 2000 ms, conforme normalidade, e o Grupo 2 (G2), de 44 indivíduos com tempo de trânsito oral total maior que 2000 ms. Foi realizada análise quantitativa da deglutição orofaríngea. Cada indivíduo foi observado durante a deglutição de uma colher de 5 ml com alimento na consistência pastosa. Foi aplicado o teste de correlação de Spearman.Resultados Não houve correlação entre o G1 e a IRF e o TTF. Houve fraca correlação entre o G2 e os parâmetros estudados.Conclusão O aumento do tempo de trânsito oral total no indivíduo após AVC possui correlação fraca com o aumento do tempo na fase faríngea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Juliana Freitas, and Maria José Rodrigues. "ACIDENTES DE TRÂNSITO EM JATAÍ (GO): UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2013 A 2015." Para Onde!? 9, no. 2 (April 25, 2018): 36–45. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.82683.

Full text
Abstract:
Os acidentes de trânsito são agravos que não escolhem classe social, raça, gênero e nem faixa etária. Essa perturbação está presente em todas as cidades, porém em diferentes escalas, inclusive na cidade de Jataí, localizada no Sudoeste Goiano. Assim, com o objetivo de conhecer as características dos acidentes ocorridos na cidade de Jataí no período de 2013 a 2015, o presente estudo se utilizou de dados cedidos pelo setor de estatística da Superintendência Municipal de Trânsito e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os acidentes de trânsito em Jataí para o período analisado têm maior ocorrência aos sábados e no período vespertino. Pessoas do gênero masculino e com idade entre 31 a 40 anos são os que mais se envolvem nesses acidentes. Esses dados corroboram com as médias de outras cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Liana Wernersbach, Adalgisa Peixoto Ribeiro, Camila Alves Bahia, and Mariana Gonçalves de Freitas. "Atendimento de urgência e emergência a pedestres lesionados no trânsito brasileiro." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 12 (December 2016): 3673–82. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152112.17722016.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do artigo foi descrever o perfil epidemiológico de pedestres que sofreram lesões no trânsito, atendidos em unidades de urgência e emergência participantes do VIVA Inquérito de 2014 e a caracterização desses eventos e de suas consequências para essas vítimas. Trata-se de um estudo transversal realizado no período de setembro a novembro de 2014 em 24 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Foram analisadas variáveis que caracterizam a vítima, o acidente e sua gravidade e a evolução do caso. Foram calculadas frequências simples e relativas. Realizou-se análise bivariada segundo sexo e faixa etária. Para verificar a independência entre as variáveis, empregou-se o teste de Rao-Scott, com um nível de significância de 5%. Os resultados mostram que 34,3% dos atendimentos foi de indivíduos na faixa etária de 20 a 39 anos, 54,2% de pessoas de cor parda, 35,9% de indivíduos com até 4 anos de escolaridade. Os atropelamentos ocorreram principalmente à noite (33,6%) e à tarde (31,3%). Em todos os grupos etários a maior parte dos casos evoluiu para a alta, mas 41,6% dos idosos (60 anos ou mais) necessitaram de internação hospitalar. Destaca-se a necessidade de investimentos públicos priorizando a circulação de pedestres no planejamento do trânsito e da infraestrutura das vias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Faixa de trânsito"

1

Machado, Vívica Lé Sénéchal. "O comportamento do brasiliense na faixa de pedestre : exemplo de uma intervenção cultural." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3512.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Submitted by Priscilla Brito Oliveira (priscilla.b.oliveira@gmail.com) on 2009-10-29T20:16:34Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Vivica.pdf: 928077 bytes, checksum: 487313fd0278824b511c85cf251b2d8a (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2010-02-03T23:19:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert_Vivica.pdf: 928077 bytes, checksum: 487313fd0278824b511c85cf251b2d8a (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-03T23:19:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Vivica.pdf: 928077 bytes, checksum: 487313fd0278824b511c85cf251b2d8a (MD5) Previous issue date: 2007-08
O estudo dos fenômenos sociais tem despertado, cada vez mais, o interesse e preocupação dos Analistas do Comportamento. Desde 1997, praticamente todos os motoristas de Brasília respeitam a faixa de pedestre. Essa mudança de prática cultural ocorreu devido a uma campanha local, envolvendo importantes agências sociais, cujos representantes reuniam-se no Fórum Permanente pela Paz no Trânsito, organizado pela Universidade de Brasília (UnB). O presente trabalho descreveu as ações dessas agências que promoveram uma intervenção cultural e que resultou na nova prática cultural do respeito à faixa de pedestre. Através da análise de documentos e da realização de entrevistas buscou-se reconstruir a história dessa campanha, com o objetivo de identificar, analisar e interpretar as contingências comportamentais entrelaçadas responsáveis por tal intervenção cultural. Esse fenômeno social foi discutido à luz dos conceitos de macrocontingência e metacontingência. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study of social phenomena has awaken, increasingly, the interest and concern of Behavior Analysts. Since 1997, practically all drivers living in Brasília respect crosswalks. This changing of cultural practice happened due to a local campaign, involving important social agencies, whose representations got together in the Permanent Forum for Peace on Traffic, organized by the University of Brasilia (UnB). The present study described the agency’s actions that promoted a cultural intervention, resulting in the new cultural practice of yielding to pedestrians. Through the analysis of documents and realization of interviews this study sought to rebuild the history of this campaign, with the purpose of identifying, analyzing and interpreting the interlocking behavioral contingencies responsible for such cultural intervention. This social phenomenon was discussed under the macrocontingencies and metacontingencies concepts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Venina de Souza. "Estudo da capacidade de retornos localizados em canteiros centrais de vias urbanas para estimativa do comprimento da faixa de armazenamento." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5315.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009.
Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2010-07-22T20:02:15Z No. of bitstreams: 1 2009_VeninadeSouzaOliveira (2).pdf: 4520142 bytes, checksum: 9f466fc29270c4156450d1044fb86989 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-07-23T05:15:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_VeninadeSouzaOliveira (2).pdf: 4520142 bytes, checksum: 9f466fc29270c4156450d1044fb86989 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-07-23T05:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_VeninadeSouzaOliveira (2).pdf: 4520142 bytes, checksum: 9f466fc29270c4156450d1044fb86989 (MD5) Previous issue date: 2009
Retornos são manobras que permitem a inversão do sentido da circulação do trânsito em vias dotadas de canteiro central. Os movimentos de retorno em aberturas de canteiros, dependendo das características geométricas e do tráfego da via, podem ser complexos e arriscados. Normalmente, a velocidade do fluxo de tráfego contrário é elevada e, por isso, o veículo que converge em baixa velocidade precisa aguardar por um grande intervalo no fluxo contrário, para então executar a manobra de retorno. Essa situação, não raro, leva a ocorrência de fila além da capacidade de armazenamento da faixa auxiliar, com sérias implicações para a segurança e fluidez, sobretudo do tráfego de passagem na faixa contígua à faixa auxiliar. Apesar das questões de segurança e fluidez do tráfego relacionadas à operação dos retornos, são poucos os estudos encontrados na literatura nacional e internacional, tratando do desempenho operacional desses dispositivos. Mais raros ainda são os estudos que tratam especificamente de aspectos ligados ao projeto das faixas auxiliares dos retornos, de modo a permitir o armazenamento seguro dos veículos que aguardam a oportunidade para realizar a manobra. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um procedimento para a estimativa do comprimento de armazenamento dessas faixas auxiliares, que leve em conta, de forma explícita, a capacidade de cada dispositivo. A partir da coleta de dados de geometria e do tráfego em nove dispositivos localizados na cidade de Brasília, buscou-se verificar dois aspectos básicos: se os retornos estavam projetados em observância às normas nacionais e do exterior, e se os métodos disponíveis na literatura para a estimativa da capacidade desses dispositivos eram adequados para representar a operação observada. A partir dos dados coletados, verificou-se que, as normas não estavam sendo observadas, e ainda, os métodos de estimativa da capacidade presentes na literatura precisavam ser calibrados para melhor representar as condições locais. Essa calibração foi realizada e, embora não apresentando resultados ideais, permitiu a obtenção de resultados mais compatíveis com os observados. A partir dos métodos calibrados, o 95º percentil do número de veículos em fila de cada retorno foi estimado e utilizado como parâmetro para definir a extensão da faixa de armazenamento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
U-turns are maneuvers that allow the inversion of traffic flow direction on roads with medians. U-turn traffic movements in median openings can be highly complex and risky, depending on geometric characteristics and traffic flow. Normally, the incoming traffic flow speed is increased and therefore a vehicle converging at low speed must wait for a long period of time in the contrary flow in order to make a U-turn. This often leads to occurrence of queuing beyond the storage capacity of the auxiliary lanes, with serious implications for the safety and fluidity, mostly of through traffic in the lane adjacent to the auxiliary lane. Despite security issues and traffic flow related to the operation aspects of U-turns, there are quite few studies found in national literature and international dealing with the operational performance of these devices. Even rarer are studies dealing specifically with issues related to the design of auxiliary lanes of U-turns in order to enable the safe storage of vehicles awaiting the opportunity to make a U-turn. In this context, this study aims to develop a methodology for estimating the storage length required for auxiliary lanes located at median openings, addressing the capacity of such devices. From the data collection of geometry and traffic in nine devices located in the city of Brasilia, the study sought to verify two basic aspects: if the U-turns were designed in compliance with national and abroad standards, and whether the methods available in the literature for estimating the capacity of these devices were adequate to represent the performance of the operation observed. From the data collected, it was found that the norms were not being observed, and the methods for estimation capacity in the existing literature should be calibrated to better represent the local conditions. This calibration was executed and, although the results aren’t ideal, they enabled the obtainment of results which are more consistent with those observed. From the calibration methods, the 95th percentile of vehicles in queue in each U-turn was estimated and used as a parameter to define the extent of the storage lane.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Thiago Waszak. "Sistema de detecção em tempo real de faixas de sinalização de trânsito para veículos inteligentes utilizando processamento de imagem." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/157872.

Full text
Abstract:
A mobilidade é uma marca da nossa civilização. Tanto o transporte de carga quanto o de passageiros compartilham de uma enorme infra-estrutura de conexões operados com o apoio de um sofisticado sistema logístico. Simbiose otimizada de módulos mecânicos e elétricos, os veículos evoluem continuamente com a integração de avanços tecnológicos e são projetados para oferecer o melhor em conforto, segurança, velocidade e economia. As regulamentações organizam o fluxo de transporte rodoviário e as suas interações, estipulando regras a fim de evitar conflitos. Mas a atividade de condução pode tornar-se estressante em diferentes condições, deixando os condutores humanos propensos a erros de julgamento e criando condições de acidente. Os esforços para reduzir acidentes de trânsito variam desde campanhas de re-educação até novas tecnologias. Esses tópicos têm atraído cada vez mais a atenção de pesquisadores e indústrias para Sistemas de Transporte Inteligentes baseados em imagens que visam a prevenção de acidentes e o auxilio ao seu motorista na interpretação das formas de sinalização urbana. Este trabalho apresenta um estudo sobre técnicas de detecção em tempo real de faixas de sinalização de trânsito em ambientes urbanos e intermunicipais, com objetivo de realçar as faixas de sinalização da pista para o condutor do veículo ou veículo autônomo, proporcionando um controle maior da área de tráfego destinada ao veículo e prover alertas de possíveis situações de risco. A principal contribuição deste trabalho é otimizar a formar como as técnicas de processamento de imagem são utilizas para realizar a extração das faixas de sinalização, com o objetivo de reduzir o custo computacional do sistema. Para realizar essa otimização foram definidas pequenas áreas de busca de tamanho fixo e posicionamento dinâmico. Essas áreas de busca vão isolar as regiões da imagem onde as faixas de sinalização estão contidas, reduzindo em até 75% a área total onde são aplicadas as técnicas utilizadas na extração de faixas. Os resultados experimentais mostraram que o algoritmo é robusto em diversas variações de iluminação ambiente, sombras e pavimentos com cores diferentes tanto em ambientes urbanos quanto em rodovias e autoestradas. Os resultados mostram uma taxa de detecção correta média de 98; 1%, com tempo médio de operação de 13,3 ms.
Mobility is an imprint of our civilization. Both freight and passenger transport share a huge infrastructure of connecting links operated with the support of a sophisticated logistic system. As an optimized symbiosis of mechanical and electrical modules, vehicles are evolving continuously with the integration of technological advances and are engineered to offer the best in comfort, safety, speed and economy. Regulations organize the flow of road transportation machines and help on their interactions, stipulating rules to avoid conflicts. But driving can become stressing on different conditions, leaving human drivers prone to misjudgments and creating accident conditions. Efforts to reduce traffic accidents that may cause injuries and even deaths range from re-education campaigns to new technologies. These topics have increasingly attracted the attention of researchers and industries to Image-based Intelligent Transportation Systems that aim to prevent accidents and help your driver in the interpretation of urban signage forms. This work presents a study on real-time detection techniques of traffic signaling signs in urban and intermunicipal environments, aiming at the signaling lanes of the lane for the driver of the vehicle or autonomous vehicle, providing a greater control of the area of traffic destined to the vehicle and to provide alerts of possible risk situations. The main contribution of this work is to optimize how the image processing techniques are used to perform the lanes extraction, in order to reduce the computational cost of the system. To achieve this optimization, small search areas of fixed size and dynamic positioning were defined. These search areas will isolate the regions of the image where the signaling lanes are contained, reducing up to 75% the total area where the techniques used in the extraction of lanes are applied. The experimental results showed that the algorithm is robust in several variations of ambient light, shadows and pavements with different colors, in both urban environments and on highways and motorways. The results show an average detection rate of 98.1%, with average operating time of 13.3 ms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barros, Mauro Luiz Travessa de. "Correlação entre a faixa etária, gênero e trauma de face = um estudo epidemiológico retrospectivo de pacientes tratados pela área de cirurgia buco-maxilo-facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp de 1999 a 2007." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288772.

Full text
Abstract:
Orientador: Roger William Fernandes Moreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-16T20:50:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barros_MauroLuizTravessade_M.pdf: 1049083 bytes, checksum: 419f891035271fac933a30735f74ad8e (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Este estudo retrospectivo teve por objetivo avaliar as características epidemiológicas do trauma facial correlacionando-o com faixa etária, gênero, características de complexidade, etiologia e complicações advindas do trauma. Os dados utilizados foram coletados dos prontuários do arquivo da área de cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp. De acordo com a análise estatística encontrou-se os resultados assim distribuídos: Dos pacientes do gênero masculino 33,9% têm entre 0 e 20 anos; 47,7% têm entre 20 e 40 anos; 14,4% têm entre 40 e 60 anos; 3,6% têm entre 60 e 80 anos e 0,4% têm entre 80 e 100 anos. Dos pacientes de gênero feminino 37,3% têm entre 0 e 20 anos; 36,6% têm entre 20 e 40 anos; 15,2% têm entre 40 e 60 anos; 8,7% têm entre 60 e 80 anos e 2,5% têm entre 80 e 100 anos. Quanto a prevalência do agente etiológico dos traumas em questão a maioria das injúrias faciais foram causadas por queda com 553 casos (21,7%), em seguida é de origem ciclística com 469 casos (18,4%), agressão física com 435 casos (17,1%); acidentes de carro com 319 casos (12,5%); acidentes com moto 290 casos (11,4%). Outras causas como atropelamento, esportes, trabalho, 479 casos (18,9%). Registrou-se a prevalência do trauma em indivíduos do gênero masculino( p= )
Abstract: This retrospective study aimed to evaluate the epidemiological characteristics of facial trauma correlated with age, gender, characteristics of complexity, etiology and complications of trauma. Data were collected from medical records file area of surgery Maxillo-Facial, Faculty of Dentistry of Piracicaba / UNICAMP. According to statistical analysis found the results are distributed as follows: male patients 33.9% are between 0 and 20 years, 47.7% are between 20 and 40 years, 14.4% are between 40 and 60 years, 3.6% are between 60 and 80 years and 0.4% are between 80 and 100 years. Females patients 37.3% are between 0 and 20 years, 36.6% are between 20 and 40 years, 15.2% are between 40 and 60 years, 8.7% are between 60 and 80 years and 2 5% are between 80 and 100 years. As the prevalence of the etiologic agent of trauma in question most of the facial injuries were caused by a decrease of 553 cases (21.7%), bicycle accident with 469 cases (18.4%), Physical aggression with 435 cases (17.1%), car accidents with 319 cases (12.5%), motorcycle accidents with 290 cases (11.4%). Other causes such as trampling, sports, work, 479 cases (18.9%). We observed the prevalence of trauma in male subjects (p =)
Mestrado
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Berriel, Rodrigo Ferreira. "Vision-based ego-lane analysis system : dataset and algorithms." Mestrado em Informática, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6775.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2017-04-13T13:58:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) dissertacao Rodrigo Ferreira Berriel.pdf: 18168750 bytes, checksum: 52805e1f943170ef4d6cc96046ea48ec (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2017-04-13T14:00:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) dissertacao Rodrigo Ferreira Berriel.pdf: 18168750 bytes, checksum: 52805e1f943170ef4d6cc96046ea48ec (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-13T14:00:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) dissertacao Rodrigo Ferreira Berriel.pdf: 18168750 bytes, checksum: 52805e1f943170ef4d6cc96046ea48ec (MD5)
FAPES
A detecção e análise da faixa de trânsito são tarefas importantes e desafiadoras em sistemas avançados de assistência ao motorista e direção autônoma. Essas tarefas são necessárias para auxiliar veículos autônomos e semi-autônomos a operarem com segurança. A queda no custo dos sensores de visão e os avanços em hardware embarcado impulsionaram as pesquisas relacionadas a faixa de trânsito –detecção, estimativa, rastreamento, etc. – nas últimas duas décadas. O interesse nesse tópico aumentou ainda mais com a demanda por sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e carros autônomos. Embora amplamente estudado de forma independente, ainda há necessidade de estudos que propõem uma solução combinada para os vários problemas relacionados a faixa do veículo, tal como aviso de saída de faixa (LDW), detecção de troca de faixa, classificação do tipo de linhas de divisão de fluxo (LMT), detecção e classificação de inscrições no pavimento, e detecção da presença de faixas ajdacentes. Esse trabalho propõe um sistema de análise da faixa do veículo (ELAS) em tempo real capaz de estimar a posição da faixa do veículo, classificar as linhas de divisão de fluxo e inscrições na faixa, realizar aviso de saída de faixa e detectar eventos de troca de faixa. O sistema proposto, baseado em visão, funciona em uma sequência temporal de imagens. Características das marcações de faixa são extraídas tanto na perspectiva original quanto em images mapeadas para a vista aérea, que então são combinadas para aumentar a robustez. A estimativa final da faixa é modelada como uma spline usando uma combinação de métodos (linhas de Hough, filtro de Kalman e filtro de partículas). Baseado na faixa estimada, todos os outros eventos são detectados. Além disso, o sistema proposto foi integrado para experimentação em um sistema para carros autônomos que está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para validar os algorítmos propostos e cobrir a falta de base de dados para essas tarefas na literatura, uma nova base dados com mais de 20 cenas diferentes (com mais de 15.000 imagens) e considerando uma variedade de cenários (estrada urbana, rodovias, tráfego, sombras, etc.) foi criada. Essa base de dados foi manualmente anotada e disponilizada publicamente para possibilitar a avaliação de diversos eventos que são de interesse para a comunidade de pesquisa (i.e. estimativa, mudança e centralização da faixa; inscrições no pavimento; cruzamentos; tipos de linhas de divisão de fluxo; faixas de pedestre e faixas adjacentes). Além disso, o sistema também foi validado qualitativamente com base na integração com o veículo autônomo. O sistema alcançou altas taxas de detecção em todos os eventos do mundo real e provou estar pronto para aplicações em tempo real.
Lane detection and analysis are important and challenging tasks in advanced driver assistance systems and autonomous driving. These tasks are required in order to help autonomous and semi-autonomous vehicles to operate safely. Decreasing costs of vision sensors and advances in embedded hardware boosted lane related research – detection, estimation, tracking, etc. – in the past two decades. The interest in this topic has increased even more with the demand for advanced driver assistance systems (ADAS) and self-driving cars. Although extensively studied independently, there is still need for studies that propose a combined solution for the multiple problems related to the ego-lane, such as lane departure warning (LDW), lane change detection, lane marking type (LMT) classification, road markings detection and classification, and detection of adjacent lanes presence. This work proposes a real-time Ego-Lane Analysis System (ELAS) capable of estimating ego-lane position, classifying LMTs and road markings, performing LDW and detecting lane change events. The proposed vision-based system works on a temporal sequence of images. Lane marking features are extracted in perspective and Inverse Perspective Mapping (IPM) images that are combined to increase robustness. The final estimated lane is modeled as a spline using a combination of methods (Hough lines, Kalman filter and Particle filter). Based on the estimated lane, all other events are detected. Moreover, the proposed system was integrated for experimentation into an autonomous car that is being developed by the High Performance Computing Laboratory of the Universidade Federal do Espírito Santo. To validate the proposed algorithms and cover the lack of lane datasets in the literature, a new dataset with more than 20 different scenes (in more than 15,000 frames) and considering a variety of scenarios (urban road, highways, traffic, shadows, etc.) was created. The dataset was manually annotated and made publicly available to enable evaluation of several events that are of interest for the research community (i.e. lane estimation, change, and centering; road markings; intersections; LMTs; crosswalks and adjacent lanes). Furthermore, the system was also validated qualitatively based on the integration with the autonomous vehicle. ELAS achieved high detection rates in all real-world events and proved to be ready for real-time applications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, David Carvalho. "Estratégia para detecção e rastreamento de faixas rodoviárias utilizando uma câmera monocular." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2412.

Full text
Abstract:
No setor automotivo, os sistemas de auxílio ao condutor são desenvolvidos para reduzir os efeitos colaterais do nível de mobilidade atingido atualmente, como os acidentes de trânsito e os congestionamentos. Em uma perspectiva futura, pretende-se atingir o nível de direção autônoma e cooperativa baseada em redes de sensores. A estratégia de detecção e rastreamento de faixas rodoviárias proposta neste trabalho se enquadra nos requisitos funcionais de alguns desses sistemas, como o Lane Departure Warning (Aviso de Saída de Faixa) e o Lane Keep Assist (Assistência de Manutenção de Faixa). O desenvolvimento do algoritmo foi organizado em três níveis de processamento; baixo, médio e alto. Na etapa de processamento de baixo nível realizam-se as operações de preparação e melhoramento da imagem de entrada, na etapa de nível médio realiza-se a extração das características de interesse e a etapa de alto nível consiste da técnica de rastreamento da posição das faixas. Avaliou-se a resposta do algoritmo, para as amostras escolhidas, por meio de métricas baseadas no distanciamento das faixas rastreadas em relação à posição original das mesmas. Constatou-se que a estratégia apresenta boa precisão nos cenários considerados ideias, inclusive com a presença de sombras, curvas, aclive e declive na estrada. Contudo, essa precisão é comprometida quando a faixa é segmentada, mal sinalizada e quando o reflexo na pista ou o ofuscamento afeta a captura da imagem pela câmera.
In the automotive field, driver assistance systems are developed to reduce the collateral effects of the actual level of mobility, such as traffic jams and accidents. In a future perspective, it is intended to achieve the level of autonomous and cooperative driving based on sensor networks. The proposed strategy for road lanes detection and tracking fits as a functional requirement for some of these systems, as the Lane Departure Warning and Lane Keep Assist. The algorithm development was structured based in three processing levels: low, mid and high levels. The low-level processing enhances the input image, the mid-level processing is an interest feature extractor, and the high-level is the lane position tracking strategy. The algorithm's response evaluation, for the chosen samples, was realized with metrics based on the deviation between the tracked and the original lane. The strategy shows good accuracy levels at the ideal scenario, including shadows, curves, and road slope. However, the accuracy is impaired if the lane is dashed, badly signalized and if road reflection or dazzle harm the image capture by the camera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reinhold, Ivo Rogério. "Contribuiçao para alocação de faixas de pedestres em vias urbanas com a utilização de um sistema de informações geográficas, baseado no estudo dos fatores de segurança viária." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89475.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Made available in DSpace on 2012-10-22T21:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 238303.pdf: 3148933 bytes, checksum: 3be2140463a1fb2988963b1582b8a0e3 (MD5)
Uma das principais preocupações dos Órgãos Públicos e da Engenharia de Tráfego relacionada com a interface entre pessoas, a infra-estrutura e veículos em geral no ambiente urbano, é a contenção do alto percentual de acidentes provocados por conflitos entre veículos e pedestres. Há um grande percentual de acidentes que ocorreram e ainda ocorrem no país, segundo se comprova pelas Estatísticas do DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito (2002). Inúmeras pesquisas e trabalhos de conscientização sobre o assunto estão sendo realizados por Gestores de Órgãos Federais, Estaduais e Municipais, bem como em Universidades, as quais sugerem diversas formas de adequar a interação entre os três elementos que compõem a segurança viária: o homem (pedestre ou motorista), a via e o veículo. Este trabalho apresenta um procedimento metodológico baseado no estudo dos fatores de segurança viária (atropelamentos, percepção do risco e conflitos existentes) agregados com a aplicação de um Sistema de Informações Geográficas que proporciona corrigir e/ou estabelecer o melhor local para implantar faixas de pedestres em um determinado trecho, considerado crítico, da via urbana. Para isso, realizou-se um estudo de caso na área central da cidade de Blumenau - SC. Para a área em questão levantaram-se dados sobre os atropelamentos ocorridos no período de 2000 a outubro de 2004, realizaram-se entrevistas com motoristas e pedestres sobre a percepção de locais perigosos e levantaram-se os conflitos de tráfego do local considerado o mais crítico, segundo estudos anteriormente citados. Obteve-se, assim, a comprovação da necessidade de faixa de pedestres no local mais crítico. Espera-se que esse estudo sirva de subsídio aos Engenheiros de Tráfego para que sejam feitas locações adequadas de travessias de pedestres em áreas urbanas, contribuindo, assim, para o incremento da segurança viária e da qualidade de vida das vias das cidades. One of the main concerns of Government Agencies and Traffic Engineering, in terms of interfacing among people, infrastructure and vehicles in general, is the high percentage of accidents provoked by conflicts between vehicles and pedestrians. A great percentage of accidents have occurred and continue to occur in this country, according to statistics from DENATRAN - the National Department of Transit (2002). Numerous research and conscientious work has been made in regard to this subject by Federal, State and Municipal Management Agencies and by Universities which suggest various ways of improving interaction between the three elements compose road safety: man (pedestrian or motorist), road and vehicle. This work presents a method based on the study of factors of road safety (accidents involving pedestrians, risk perception and existent conflicts) grouped with the application of Geographic Information Systems that enables us to correct and/or establish better locating for implanting crosswalks in a determined stretch of road, considering critical in urban roads. To do this, a study was made on the center of the city of Blumenau, SC. Data on accidents involving pedestrians that occurred between 2000 and October of 2004 was collected, made through interviews with drivers and pedestrians about perceptions of dangerous locations and transit conflicts of the locations considered the most critical, according to studies previously cited. In this manner, proof of the necessity of pedestrian crosswalks in the most critical location was obtained. It is hoped that this study serves to assist Traffic Engineers in finding the best locations for pedestrian crosswalks in urban areas, thus contributing to the increase in safety and quality of life in urban roadways.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Faixa de trânsito"

1

Santos, Jarles Gomes, Cintia Oliveira, Crisiany Sousa, Charles Madeira, and André Campos. "Educação na Faixa: um Jogo 2D para o Ensino da Educação Para o Trânsito." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.763.

Full text
Abstract:
A educação para o trânsito é um tema transversal que visa proporcionar ao estudante o conhecimento necessário acerca do trânsito. Nesse sentido, a escola passa a exercer um papel fundamental, preparando o jovem para atuar fora da sala de aula. Entretanto, o professor ainda encontra dificuldades para abordar esse tema, que muitas vezes não é mostrado ao estudante da maneira adequada. Buscando contornar esse problema, o presente estudo apresenta a primeira versão do Educação na Faixa, um jogo 2D desenvolvido na plataforma Construct 3, como forma de abordar conceitos referentes ao trânsito, em que o estudante pode simular situações que vivenciará no futuro. O jogo foi testado e o feedback servirá para futuras melhorias nas mecânicas apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

F. Rodrigues, Mauro, Alzenira Da Rosa Abaide, Douglas Castro Karnikowski, Marco A. Furmann, Taciana P. Enderle, and Gabriel H. Danielsson. "Detecção de ultrapassagens veiculares irregulares através de processamento de imagens." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1116.

Full text
Abstract:
Acidentes de trânsito compõem atualmente um problema de saúde global. Entre as mais diversas ocorrências, as colisões frontais ocorridas em pistas simples, são as responsáveis pelo maior número de mortes nas estradas brasileiras, segundo levantamentos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), essas colisões são causadas principalmente devido a manobras de ultrapassagem ilegais. O grande problema situa-se no fato de que não existem equipamentos eletrônicos consolidados destinados a fiscalizar esse tipo de infração, cabendo somente a um número insuficiente de agentes de campo em operação totalmente pontual. Nesse sentido, o presente trabalho visa desenvolver uma ferramenta de detecção automática de ultrapassagens veiculares irregulares em locais proibidos, através da aplicação de técnicas de processamento e análise de imagens de tráfego. Para tanto, desenvolveu-se um algoritmo em plataforma MATLAB, o qual contempla basicamente processos matemáticos de manipulação e alteração de pixels, analisando as matrizes formadas pelas imagens digitais e, principalmente, por segmentação e operações de morfologia matemática, de forma a detectar veículos e o tipo de faixa de uma rodovia, com o menor recurso computacional possível. Ao final, foi possível determinar se no trecho analisado a ultrapassagem em área irregular aconteceu, determinando características do objeto de forma a determinar se é um veículo que realizou o fato, caracterizando infração de trânsito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

B. da Silva, Guilherme, Daniel S. Batista, Marcelo C. Tosin, and Leonimer F. de Melo. "Estratégia de Detecção de Faixas de Trânsito Baseada em Câmera Monocular para Sistemas Embarcados." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1747.

Full text
Abstract:
A detecção de faixas sobre as vias de trânsito vem se destacando como uma das tecnologias fundamentais na implementação de veículos autônomos inteligentes. O objetivo principal deste trabalho é a busca por um método robusto para a detecção de faixas com custo computacional baixo, compatível com aplicações embarcadas. O método proposto é composto por três etapas: segmentação de faixas através da combinação de filtros de limiar, geração de uma região de interesse em perspectiva aérea, e detecção das faixas pelo método Slidding Windows. Para avaliação e validação do sistema proposto, o método foi implementado em um sistema embarcado convencional com processador ARM A57 e imagens reais de um veículo foram utilizadas. Foram analisadas métricas de acuracia e tempo de execução para diferentes cenários de vias, bem como para diferentes resoluções de imagem. Os testes realizados apresentaram bons índices de detecção das faixas de trânsito, entre aproximadamente 89 % e 97 %, conforme a resolução da imagem,além de mostrar que o algoritmo possui custo computacional compatível para ser executado por uma plataforma embarcada tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bernardinis, Marcia de Andrade Pereira, Tiago Augusto Pianezzer, and Gabriela Leticia Monich. "ESTUDO DO IMPACTO NO TRÂNSITO EM DOIS TRECHOS DA VIA RÁPIDA DO EIXO ESTRUTURAL DE CURITIBA PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS UTILIZANDO SIMULADORES DE TRÁFEGO." In Simpósio de Transportes do Paraná. Departamento de Transporte (DTT/UFPR), 2018. http://dx.doi.org/10.5380/1stpr2018.artcomp09p91-100.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography