Academic literature on the topic 'Faixa dinâmica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Faixa dinâmica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Faixa dinâmica"

1

Soares, Diego da Silva, Fernanda Pereira Martins, Gustavo Alves Puiatti, Rafael Alves Amaral, Rafael Luiz Temoteo, Thaisa Gomes Carmo, Vanessa Kely de Castro Germano, Deusanilde de Jesus Silva, and Alvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira. "EFEITO DA ETAPA DE CENTRIFUGAÇÃO NO TAMANHO DE NANOCRISTAIS DE CELULOSE." Journal of Engineering and Exact Sciences 3, no. 3 (March 8, 2017): 404–17. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp404-417.

Full text
Abstract:
Investigou-se, utilizando a técnica de espalhamento dinâmico de luz depolarizado, a relação das propriedades dinâmicas de suspensões de nanocristais de celulose (NCC) com a força G de centrifugação aplicada no processo de purificação das mesmas. Amostras contendo NCC foram preparadas por meio de hidrólise com ácido sulfúrico e centrifugadas nas intensidades de 1840, 4140, 7370, 11510 e 16580 de força G. Determinou-se os coeficientes de difusão translacionais e rotacionais e, a partir destes, calculou-se as larguras (d) e os comprimentos (L) dos NCC. Os valores de L e de d encontraram-se nas faixas de 213 ± 10 a 294 ± 14nm e de 4,4 ± 1,2 a 9,5 ± 2,0nm, respectivamente. Os resultados concordaram com os disponíveis na literatura, confirmando a aplicabilidade da técnica no estudo da dinâmica dos NCC em suspensões aquosas. Não observou-se variação significativa de L com o aumento da força G na faixa estudada. Por outro lado, houve redução de d para valores de força G acima de 7370.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sprovieri, Maria Helena S., and Francisco B. Assumpção Jr. "Dinâmica familiar de crianças autistas." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 59, no. 2A (June 2001): 230–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2001000200016.

Full text
Abstract:
Avaliamos 15 famílias de autistas, 15 de portadores da síndrome de Down e 15 de filhos saudáveis, com indivíduos na faixa etária de 5 a 15 anos. Os pais (ambos os genitores) desses três grupos familiares foram avaliados quanto ao à dinâmica familiar, visando relacionar tais sintomas com o funcionamento de famílias de autistas, em estudo comparativo. Detalhou-se a família, o quadro autístico, a família do autista, a família e a saúde mental, suas limitações e dificuldades ao longo do ciclo vital. A pesquisa de campo foi realizada mediante o uso dos instrumentos de dinâmica familiar da Entrevista Familiar Estruturada, (Carneiro,1983). Os dados coletados foram comparados estatisticamente. Considerando a população estudada (n = 45 famílias) constatou-se que as famílias dos autistas e portadores da síndrome de Down são dificultadoras da saúde emocional dos elementos do grupo, constituindo as dos autistas maior porcentagem. Concluimos que a dinâmica familiar do autista é dificultadora da saúde emocional dos membros do grupo, seus pais apresentam estresse, sendo as mães com scores mais significativos mas semelhantes nos outros dois grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Andréa dos Santos, Lais Freitas Moreira Dos Santos, Márcia Nazaré Rodrigues Barros, Alessandra Rodrigues Gomes, Marcos Adami, Bianca Chaves Marcuartú, Lucyana Barros Santos, and José Roberto Pereira Damasceno. "Usos da terra e dinâmicas territoriais na Faixa de Fronteira da Amazônia Legal: uma análise comparativa." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 6, no. 3 (June 6, 2019): 67. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n3p67-92.

Full text
Abstract:
A Faixa de Fronteira da Amazônia Legal é uma região complexa e com grande contraste social, ambiental e econômico. Cáceres (MT) e Oriximiná (PA) ilustram essa realidade: tem origens similares, ligadas à dinâmica dos rios, mas percorreram trajetórias inteiramente diferentes após a intervenção do governo federal na Amazônia, a partir de 1960. Atualmente, Cáceres possui economia com base no comércio, serviços, turismo e, principalmente, na agropecuária extensiva, que corresponde a 82,8% da área desmatada no município. Oriximiná tem na exploração de bauxita a sua base econômica, apresentando 94% de seu território ocupado por floresta nativa; em 2014, a pecuária ocupava 34% da área desmatada no município. O objetivo deste trabalho é analisar como o uso da terra influencia as dinâmicas territoriais desses municípios, e como estes se relacionam com suas fronteiras. Para a realização deste trabalho foram empregados dados de uso e cobertura da terra, referentes aos anos de 2004 e 2014, oriundos do mapeamento realizado pelo Projeto TerraClass (2016), além de informações provenientes de levantamento bibliográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brindeiro, Francisco Oricélio da Silva, and Jader Onofre de Morais. "DINÂMICA MORFOSSEDIMENTAR DA PRAIA DO BALBINO - CASCAVEL/CEARÁ, BRASIL." Boletim de Geografia 37, no. 3 (July 10, 2020): 124–38. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i3.42057.

Full text
Abstract:
As praias são sistemas ambientais altamente dinâmicos e ao mesmo tempo sensíveis que sofrem transformações em várias escalas espaciais e temporais por fatores relacionados a dinâmica natural e outros relacionados a intervenções antrópicas na zona costeira. Na praia do Balbino, localizada no município de Cascavel, no litoral leste do Estado do Ceará, a erosão costeira se intensificou nos últimos anos, reduzindo a faixa de praia, destruindo barracas e outras estruturas costeiras, gerando prejuízos sociais e ambientais. Este trabalho teve como objetivo caracterizar os processos erosivos e deposicionais na área. Foram realizados perfis topográficos bimestrais no período de setembro/2016 a setembro/2017; coleta de sedimentos nos setores de pós-praia, estirâncio e antepraia e aquisição de dados hidrodinâmicos. Em laboratório foi realizada a análise granulométrica dos sedimentos. A atuação mais intensa dos ventos nos meses de setembro/2016 e setembro/2017, contribuíram para os registros mais altos de altura significativa, energia e velocidade do grupo de ondas, além dos maiores volumes de sedimentos transportados. Os perfis P1, P3 e P4 apresentaram um balanço sedimentar negativo, nos demais perfis (P2, P5, P6 E P7) o balanço foi positivo. As características sedimentares indicam uma praia composta predominantemente por areia média, de moderada a bem selecionada, mesocúrticas e aproximadamente simétricas. A erosão costeira verificada na área é relacionada a dinâmica costeira, principalmente aos períodos de ventos mais intensos e marés de maior amplitude, o impacto é mais significativo onde há presença de ocupações em setores de transpasse sedimentar como na faixa de praia e dunas frontais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fiorese, Caio Henrique Ungarato. "Dinâmica das áreas verdes do perímetro urbano de Muqui/ES, Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (April 29, 2020): 416–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0034.

Full text
Abstract:
Diante do crescimento desordenado de várias cidades, o objetivo deste trabalho foi estimar e mapear as áreas verdes urbanas do município de Muqui (ES), com vistas a subsidiar melhorias na qualidade de vida e ambiental. Os procedimentos foram executados no programa computacional ArcGIS®. No GEOBASES/ES e IJSN, foram adquiridas: imagem aérea do local acerca do mapeamento realizado nos anos de 2012-2015 e uma feição de área urbana do município. As áreas verdes foram classificadas em: arborização, faixa verde (gramíneas), praças/parques urbanos e canteiros centrais/rotatórias. A identificação das classes ocorreu através da fotointerpretação na escala 1:1000. Foram estimados: Índice de Áreas Verdes Totais (IAVT) e Índice de Áreas Verdes Recreativas (IAVR). As áreas verdes foram mapeadas e quantificadas. Há maior predominância da arborização (62,17% do total de áreas verdes), seguido da faixa verde (37,09%). Os valores do IAVT e IAVR foram iguais a 77,14 m²/habitante e 0,56 m²/habitante, respectivamente. O IAVT esteve muito acima do mínimo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Todavia, o IAVR encontrado foi muito baixo, devido à existência de apenas duas praças na cidade, sendo necessária a criação de novas praças e parques urbanos e educação ambiental voltada à importância das áreas verdes, como forma de melhorar a qualidade de vida atrelada à função ambiental das áreas verdes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira Neto, Claudeci. "O DESLOCAMENTO DA DINÂMICA POPULACIONAL POTENCIALIZADA PELO ESTADO: O CASO DO ESPÍRITO SANTO." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 18, no. 1 (May 6, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v18i0.13279.

Full text
Abstract:
Os incentivos fiscais do Governo do Estado do Espírito Santo, através do INVEST-ES, e os benefícios fiscais e financeiros da União, por meio das políticas da SUDENE, contribuíram a partir dos anos 2000, para o deslocamento da dinâmica populacional para a parte norte do estado do Espírito Santo e mais fortemente para os municípios da faixa litorânea de Serra a São Mateus. Esse grupo de sete municípios, denominado “litoral dinâmico”, tem apresentado taxas de variação geométrica anual da população bem acima das verificadas para a média do estado e para os demais 71 municípios. No período 1991-2000 ela alcançou taxas de 2,98 e, entre 2000-2016: 2,58. Para esses dois períodos a média estadual foi 1,96 e 1,57; e considerado o grupo de 71 municípios, 1,71 e 1,28, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Allan Dantas, Damião Conceição Araújo, Andrea Freire Menezes, Shirley Verônica Melo Almeida Lima, Marco Aurélio Oliveira Góes, and Karina Conceição Gomes Machado Araújo. "DINÂMICA ESPACIAL E TEMPORAL DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C." Arquivos de Ciências da Saúde 24, no. 4 (December 5, 2017): 14. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.24.4.2017.802.

Full text
Abstract:
Introdução: O Vírus da Hepatite C (HCV) é uma das principais causas de doença hepática crônica em todo o mundo. O Brasil é um país com uma prevalência intermediária de 1% a 2% e com características epidemiológicas distintas conforme região geográfica estudada. Objetivo: Analisar a dinâmica espacial e a tendência temporal da infecção pelo vírus da hepatite C no estado de Sergipe, durante o período de 2007 a 2015. Material e métodos: Estudo ecológico e descritivo, através do uso de dados secundários dos casos de HCV notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), de 2007 a 2015. Analisaram-se as tendências temporais por sexo e faixa etária através de regressão linear, considerando-se p<0,05 e obtendo-se a variação percentual anual (APC). Para a análise espacial foi adotado o estimador de densidade Kernel, sendo as análises realizadas no software TerraView 4.2.2. Resultados: Foram notificados 567 casos de hepatite C no estado de Sergipe. Predominou o sexo masculino (62,08%); pardo (66,13%); faixa etária de 50 a 59 anos (31,74%). A coinfecção HIV/HCV ocorreu em 5,64% (n=32). A prevalência variou de 2,51 (2007) para 3,34 (2015) casos por 100 mil habitantes, aumento de 33,06%. Observaram-se tendências decrescentes para crianças e adultos de 20 a 39 anos, e crescentes, para adolescentes, adultos de 40 a 59 anos e idosos. A análise espacial permitiu a construção de mapas apontando a existência de clusters (“hot spots”), no entanto não foi verificada presença de autocorrelação espacial, apresentando uma distribuição espacial heterogênea da infecção pelo HCV. Conclusão: Apesar das flutuações nas taxas, no geral ocorreu uma tendência crescente da ocorrência de casos de hepatite C no estado de Sergipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Luiz Felipe, and Leda Jung dos Santos. "Prontuários eletrônicos na Atenção Primária: gestão de cadastros duplicados e contribuição para estudos epidemiológicos." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 4 (April 2020): 1305–12. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020254.34132019.

Full text
Abstract:
Resumo Analisaram-se os registros eletrônicos da atenção primária em saúde na cidade do Rio de Janeiro para duas doenças crônicas: hipertensão e diabetes, em um estudo de base populacional, com desenho epidemiológico transversal que considerou a população carioca que possuía “Equipes de Saúde da Família”. O cálculo da taxa de prevalência foi estratificado por sexo e faixa etária, e a condição da doença foi mensurada pelos médicos de família nas consultas realizadas por estes, computando-se a CID-10. Excetuando-se as duas últimas faixas etárias (75 a 79 anos e 80 anos e mais), em que parece haver subregistro dos casos diagnosticados, observou-se uma associação positiva entre as taxas de prevalência e a faixa etária, em ambos os sexos. A geração de informações estatísticas objetivas e com confiabilidade é fundamental para a gestão no nível local, permitindo avaliar a dinâmica demográfica e as particularidades de cada território, e auxiliando no planejamento e monitoramento da qualidade dos registros dos cariocas cadastrados em cada unidade de saúde da família. Para isso, a gestão regular de registros duplicados nas listas de usuários cadastrados é fundamental para minimizar o sobreregistro de casos clínicos apontados nos prontuários eletrônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Hudson Alves da, Laís Rodrigues Alves, Maria De Lourdes da Penha Santos Siqueira, Rafaela Caroline Alves dos Santos, and Narla Sathler Musse De Oliveira. "PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE BARRA DE MAXARANGUAPE – RN A RESPEITO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAIXA DE PRAIA." HOLOS 8 (January 13, 2016): 166. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2558.

Full text
Abstract:
Um dos grandes problemas existentes nos municípios litorâneos do Rio Grande do Norte é a forma inadequada do uso e ocupação do solo nas faixas de praia, ocasionando graves impactos socioambientais. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo discutir o uso e ocupação do solo na faixa de praia de Barra de Maxaranguape, no município de Maxaranguape – RN, a partir da percepção dos moradores da localidade estudada. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, visita in loco, roda de conversa com pescadores locais e a presidente da colônia de pescadores e uma entrevista semiestruturada com uma das moradoras mais antigas da área estudada. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a área analisada sofre com a forma inadequada do uso e ocupação do solo, pois muitas casas estão edificadas na faixa de praia, sofrendo diretamente com a erosão costeira e correndo o risco de desabamento. Assim, é necessário que as pessoas sejam educadas para fazerem um adequado uso do solo e não invadir as áreas próximas ao mar e que os poderes públicos empreendam estudos técnicos sobre a dinâmica costeira para subsidiar futuras obras de recomposição da face de praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Cesar Nunes, and Fernando Cristóvam Da Silva Jardim. "DINÂMICA DA REGENERAÇÃO NATURAL DE Vouacapoua americana COM DIÂMETRO <5 CM, INFLUENCIADA POR CLAREIRAS, EM MOJU,PARÁ." FLORESTA 42, no. 2 (October 1, 2012): 495. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v42i2.18049.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a dinâmica da regeneração natural de Vouacapoua americana Aubl. influenciada por clareiras, através de ingresso e mortalidade, em floresta explorada seletivamente no campo experimental da Embrapa – Amazônia Oriental, em Moju, Pará. Nove clareiras provenientes da exploração, variando de 231 m² a 748 m² de área, foram estudadas. A partir da borda de cada clareira, foram marcadas quatro faixas de 10m x 50m nas direções norte, sul, leste e oeste. Para avaliação da regeneração natural da espécie, dentro de cada faixa foram implantadas três subparcelas de 2 m x 2 m, na borda da clareira, e nas distâncias de 20 m e 40 m, respectivamente, em relação à borda da clareira. Foram utilizados os modelos matemáticos de taxas de regeneração natural (TR%), de ingresso (I%) e de mortalidade (M%), cujos valores não apresentaram diferença estatística significativa, tanto em relação às distâncias da clareira como nas direções cardinais e em relação ao tempo de monitoramento. Os resultados obtidos mostraram que a espécie em estudo apresentou alta mortalidade e baixo ingresso, sendo que, no final dos dez anos de monitoramento, a taxa de regeneração natural apresentou-se negativa. Vouacapoua americana Aubl., no geral, mostrou comportamento ecológico compatível ao grupo ecológico de espécies intermediárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Faixa dinâmica"

1

Borges, Fernando da Silva. "FAIXA DINÂMICA EM REDES NEURONAIS MODELADAS POR AUTÔMATOS CELULARES." UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, 2016. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/865.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-21T19:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando da Silva Borges.pdf: 3003505 bytes, checksum: c77a390868c21644a0396314c4bf4e0e (MD5) Previous issue date: 2016-11-22
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
In this thesis, we use mathematical models to study the dynamic range of neural networks. The dynamic range is the difference between maximum and minimum levels of sensation produced by known stimuli. Using cellular automata to model neuronal dynamics and different network topologies with different types of synapses, we investigate for which conditions the dynamic range is enhanced. In a network where local connections represent the electrical synapses and nonlocal connections the chemical synapses, we analyze the dynamic range in function of the number of nonlocal connections and time delay between these connections. We find that the dynamic range is enhanced for neural networks with low time delay when the number of nonlocal connections increases. Furthermore, we propose a neural network model separated into two layers, where one layer corresponds to inhibitory and the other to excitatory neurons. We randomly distribute electrical and chemical synapses in the network in order to analyse the effects on the dynamic range. In our proposed model, the chemical synapses, that are directed, can be excitatory or inhibitory, while the electrical synapses are bidirectional. Through the mean-field approximation, we analytically calculate the dynamic range as a function of the model parameters. The values that we find are very close to the results obtained from simulations. We verify that electrical synapses have a complementary effect on the enhancement of the dynamic range. Finally, we found that electrical synapses on excitatory layer are responsible for this complementary effect, while the electrical synapses in inhibitory layer promote a small increase in the dynamic range value.
Nesta tese usamos modelos matemáticos para estudar a faixa dinâmica de redes neuronais. A faixa dinâmica é a diferença entre a resposta máxima e mínima produzida por um determinado estímulo. Utilizando autômatos celulares para modelar a dinamica neuronal e diversas topologias de redes com diferentes tipos de sinapses, investigamos para quais configurações a faixa dinamica ´e maximizada. Em uma rede onde conexões locais representam sinapses elétricas e conexões não locais as sinapses químicas, analisamos o que ocorre com a faixa dinamica quando varia-se a quantidade de conexões não locais ou um tempo de atraso entre essas conexões é considerado. Neste caso, verificamos que a faixa dinamica é maior para redes neuronais com valores baixos de atraso e aumenta com o acréscimo de conexões não locais. Além disso, propomos um modelo de rede de neurônios dispostos em duas camadas, uma excitatória e outra inibitótira, com sinapses química e elétricas distribuidas aleatoriamente. Neste modelo, as sinapses quimicas são direcionadas e podem ser excitatorias ou inibitórias, enquanto as sinapses elétricas são bidirecionais e apresentam apenas carater excitatorio. Fazendo aproximações de campo médio, calculamos analiticamente a faixa dinamica em função dos parametros do modelo. Os valores encontrados estão muito próximos dos obtidos por simulações e mostram que a faixa dinãmica é maximizada em pontos que dependem complementarmente das sinapses quimicas e elétricas. Finalmente, verificamos que as sinapses eletricas na camada excitatória sao responsaveis por esse efeito complementar, enquanto as sinapses elétricas na camada inibitoria promovem um pequeno acrescimo no valor da faixa dinamica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MARTINS, Aurilene Ferreira. "Dinâmica Institucional nas Políticas para a Faixa de Fronteira Norte: PDFF e Enafron." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10450.

Full text
Abstract:
Submitted by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2018-12-10T13:46:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_DinamicaInstitucionalPoliticas.pdf: 2966567 bytes, checksum: ad016497027eb02a8ef080f33ee39727 (MD5)
Approved for entry into archive by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2018-12-10T13:47:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_DinamicaInstitucionalPoliticas.pdf: 2966567 bytes, checksum: ad016497027eb02a8ef080f33ee39727 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-12-10T13:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_DinamicaInstitucionalPoliticas.pdf: 2966567 bytes, checksum: ad016497027eb02a8ef080f33ee39727 (MD5) Previous issue date: 2017-09-21
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta tese dedica-se à análise da dinâmica institucional presente nas políticas de desenvolvimento e defesa nacional, tendo como empiria o Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF) e a Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron), dado o caráter estratégico de ambos os programas para a Faixa de Fronteira. O PDFF, com o foco no desenvolvimento e integração regional na fronteira e a Enafron com a peculiaridade de combater os ilícitos nesse espaço fronteiriço e investir na gestão de pessoal, aproximando a concepção das políticas de segurança pública e de defesa nacional, por meio de ações conjuntas com as Forças Armadas. Para o entendimento da dinâmica institucional dessas políticas, a abordagem teórico-metodológica utilizada foi o neoinstitucionalismo e o federalimo, apoiada na literatura nacional e internacional das principais referências teóricas utilizadas, além do uso de fontes secundárias obtidas por meio de dados oficiais quantitativos e qualitativos como notas taquigráficas, atas de sessões de comissões, relatórios, pareceres, dentre outras fontes de pesquisa. O aspecto intersetorial dessas políticas foi analisado, considerando as interfaces normativas, burocráticas e orçamentárias desses programas, os incentivos e os constrangimentos políticos e institucionais, bem como a trajetória de cada uma das políticas mencionadas e os diferentes setores envolvidos. Defende-se a tese de que a dinâmica institucional que norteia essas políticas para a Faixa de Fronteira, no âmbito externo é influenciada pelo cenário internacional e nacionalmente, pela esfera político-institucional. Tal dinâmica, historicamente conduz o Executivo Federal à construção de uma agenda de políticas públicas com foco em questões estratégicas para a Amazônia, securitizando, especialmente aquelas voltadas para as áreas de desenvolvimento, defesa e segurança, sob a justificativa da importância dessa região. Entretanto, depois de elaboradas, essas políticas seguem uma dinâmica institucional baseada predominantemente nas regras e arranjos institucionais internos, que impactam diretamente no modo como são implementadas e na continuidade ou descontinuidade delas.
This thesis is dedicated to the analysis of the dynamic one institutional present in the policies of development and national defense, having as empirics the Program of Development of the Belt of Frontier (PDFF) and the National Strategy of Public Security in the Frontier (Enafron), when the strategic character of both programs was given for the Belt of Frontier. The PDFF, with the focus in the development and regional integration in the frontier and the Enafron with the peculiarity of fighting the illicit ones in this frontier space and investing in the people management, bringing near the conception of the policies of public security and of national defense, through joint actions with the Armed Force. For the understanding of the institutional dynamics of these policies, the theoretical-methodological approach used was the neoinstitucionalismo and federalimo, supported in national and international literature of the main theoretical references used, in addition to the use of secondary sources obtained through quantitative and qualitative official data as taquigráficas notes, minutes of meetings of committees, reports, opinions, among other sources of research. The intersectorial aspect of these policies was analysed, considering the prescriptive, bureaucratic and budgetary interfaces of these programs, the incentives and the political and institutional constraints, as well as the trajectory of each one of the mentioned policies and the different wrapped sectors. It is defended the thesis that the dynamic institutional one that orientates these policies for the belt of frontier, is influenced the extern extent by the international scenery and nationally, for the sphere institutional-politically. Such a dynamic one, historically drives the Federal Executive to the construction of a diary of public policies with focus in strategic questions for the Amazon region, securitizing, specially those turned to the areas of development, defense and security, under the justification of the importance of this region. Meantime, after prepared, these policies follow the institutional dynamic one based predominantly on the rules and internal institutional arrangements, that impact straightly in the way as they are implemented and in the continuity or their discontinuity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Queiroz, Eduardo Martinelli Galvão de. "Algoritmo de alocação dinâmica de largura de faixa para redes de comunicação móvel celular." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18155/tde-20062008-100444/.

Full text
Abstract:
O crescente aumento da demanda de tráfego nas redes celulares vem aumentando a necessidade de uma melhor utilização dos recursos do sistema, já que sua expansão é custosa. Nas estações rádio base (ERB), a disponibilidade de largura de faixa de freqüências é limitada e desta maneira, em uma rede de comunicação móvel celular, o controle de admissão de chamadas exerce grande influência no desempenho do sistema, pois determina a utilização de banda das ERBs e se uma determinada quantidade de recursos (banda) será alocado ou não para uma determinada chamada. O desempenho da rede pode ser atrelado a determinados parâmetros, como a probabilidade de bloqueio de novas chamadas, probabilidade de bloqueio de chamadas handoff e a utilização de banda da rede. Este trabalho propõe um controle de admissão de chamadas que, no atendimento de uma chamada, faz o empréstimo de banda de chamadas em andamento na célula no caso de banda insuficiente. O sistema adota um mecanismo heurístico que determina a banda disponível para novas chamadas conforme os valores de certos parâmetros do sistema. O empréstimo de banda é realizado em chamadas em andamento nas células até níveis mínimos estabelecidos para cada tipo de chamada, que se diferenciam pelas necessidades de banda de cada uma. O algoritmo foi aplicado às bandas e características de uma rede de terceira geração (3G), que possui chamadas de voz, videoconferência, interação multimídia, e-mail, downloads e transferência de arquivos e a uma rede GSM/GPRS (global system for mobile communications/ general packet radio service), que possui chamadas de voz e de dados. Os resultados mostram melhorias na probabilidade de bloqueio de novas chamadas, probabilidade de bloqueio de handoff e na utilização de banda do sistema.
The recent growth in traffic loads in cellular networks has seen the need for a better use of system resources as its expansion is expensive. In the base transceiver station (BTS), the bandwidth availability is limited. Thus, in cellular networks the call admission control greatly influences the system performance because it determines the bandwidth use of the BTSs and if an amount of resources will or will not be allocated to a call. The network performance can be evaluated by parameters such as blocking probability of new calls, dropping probability of handoff calls and bandwidth use. This work proposes a call admission control that carries out the bandwidth borrowing when a call arrives and there is not enough bandwidth. The system makes use of a heuristic mechanism that determines the available bandwidth for the new calls according to some parameter values of the system. The bandwidth borrowing is applied to the cell ongoing calls until the minimum levels for each type are met. The algorithm was applied to the bandwidths and characteristics of a third generation cellular network, which supports voice calls, videoconference, multimedia interaction, e-mails, downloads and file transfers. It was also applied to a GSM/GPRS (global system for mobile communications/ general packet radio service), which supports voice and data calls. The results show improvements in the blocking probability of new calls, dropping probability of handoff calls and in the bandwidth use of the system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Vitorino de Assis Vladimir. "Da epidemiologia para a neurociência: entendendo Neurônios disparantes acoplados eletricamente através do Modelo sirs estocástico na rede hipercúbica." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6685.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo7761_1.pdf: 1846414 bytes, checksum: 4722f3ce1da69981fe1c64c5b5847ff8 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A função de resposta de neurônios disparantes sensoriais individuais (taxa de disparo versus intensidade de estímulo) tem uma faixa dinâmica pequena. Por exemplo, em neurônios sensoriais do olfato, somente 10 dB de intensidade de estímulo podem ser razoavelmente codi ficados, se a saturação e o ruído de baixo estímulo forem desprezados. Isso está em completo contraste com a grande faixa dinâmica observada no próximo passo sináptico: a resposta dos glomérulos e das células mitrais do olfato pode ter faixa dinâmica duas vezes maior. Há evidência experimental de que o acoplamento elétrico entre neurônios (via junções de abertura ou interações efáticas) pode ser responsável por essa melhora da faixa dinâmica. Para calcular o efeito do acoplamento elétrico na resposta coletiva de neurônios disparantes, estudamos o modelo epidêmico SIRS estocástico na rede hipercúbica e reinterpretamos os estados suscetível-infectado-recuperado-suscetível, como polarizado-disparando-refratário-polarizado, respectivamente. Estendemos o modelo recentemente estudado por Jaewook Joo e Joel L. Lebowitz [1], introduzindo um estímulo sensorial externo (que, no contexto epidemiológico, acrescenta uma taxa de infecção espontânea). Fizemos os cálculos analíticos da aproximação de campo médio simples e da aproximação de pares, bem como simulações numéricas. Mostramos que, devido à amplificação via ondas excitáveis, a faixa dinâmica cresce com o acoplamento elétrico até um valor crítico, acima do qual a rede apresenta atividade auto-sustentada. Acima da criticalidade, a faixa dinâmica diminui com o acoplamento elétrico, porque a atividade auto-sustentada mascara o baixo estímulo. A maior faixa dinâmica é, então, obtida precisamente na transição de fase de não-equilíbrio, fornecendo um exemplo bem definido de processamento ótimo na criticalidade. Além disso, o valor máximo da faixa dinâmica para a rede hipercúbica d-dimensional diminui com d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leal, Shirlen Viana. "ANEMÔMETRO BASEADO EM SENSOR TERMO-RESISTIVO OPERANDO A TEMPERATURA CONSTANTE COM AJUSTE AUTOMÁTICO DE FAIXA DINÂMICA." Universidade Federal do Maranhão, 2010. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/445.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-17T14:53:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Shirlen Viana Leal.pdf: 556717 bytes, checksum: 0c051baae450dc752c45ceb9e82ddd19 (MD5) Previous issue date: 2010-06-04
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The thermoresistive - based hot-wire anemometer operating at a controlled temperature is a classical architecture that is vastly found in the literature. Nevertheless, this architecture may present a problem due to dynamic range variation of its output voltage for significant variation of the fluid temperature. In this work, the classical architecture is revisited and the influence of the fluid temperature is verified. An alternative architecture of a controlled temperature anemometer implemented with a controlled current source with automatic compensation of the fluid temperature influence on the output voltage dynamic range is proposed. Simulations of the classical architecture and of the proposed system using the parameters from a commercial sensor are presented and compared. Results show that the output voltage dynamic range for the proposed architecture employing the automatic compensation is practically constant.
O anemômetro de fio quente, baseado em sensor termo-resistivo operando à temperatura constante, é uma arquitetura clássica que é vastamente encontrada na bibliografia. Todavia, esta arquitetura pode apresentar um problema devido à variação da faixa dinâmica de sua tensão de saída para variações significativas da temperatura do fluido. Neste trabalho, a arquitetura clássica foi revisada e a influência da temperatura do fluido foi observada. Uma arquitetura alternativa de um anemômetro à temperatura controlada, implementada com uma fonte de corrente com compensação automática da influência da temperatura do fluido na faixa dinâmica da tensão de saída é proposta. Simulações da arquitetura clássica e do sistema proposto usando parâmetros de um sensor comercial são apresentadas e comparadas. Concluise, a partir dos resultados obtidos, que a faixa dinâmica da tensão de saída para a arquitetura proposta, empregando a compensação automática, é praticamente constante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ceballos, Cesar Augusto Celis. "Modelo computacional da camada ganglionar da retina para estudo de mecanismos responsáveis por sua faixa dinâmica." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59135/tde-23102013-150346/.

Full text
Abstract:
Teoricamente, conexões por sinapses elétricas entre neurônios poderiam levar ao aumento da faixa de resposta dinâmica da rede neural. A faixa de resposta dinâmica de uma rede de neurônios pode ser definida como a faixa de valores de intensidade dos estímulos de entrada para a qual o conjunto de neurônios produz resposta antes de atingir a saturação. Em um cenário biológico, propôs-se que junções gap entre células ganglionares da retina aumentariam a faixa dinâmica da retina. O teste experimental dessa proposta apresenta várias dificuldades, o que torna a modelagem computacional uma alternativa metodológica para o estudo do papel das sinapses elétricas na faixa dinâmica da camada ganglionar da retina. O objetivo deste trabalho foi a construção de um modelo biologicamente plausível da camada ganglionar da retina da salamandra, submetida a sinais de entrada realísticos conforme evidências experimentais e com a inclusão de sinapses elétricas conectando suas células, para estudar in silico os possíveis efeitos dessas sinapses elétricas sobre a faixa dinâmica da camada ganglionar. A camada ganglionar foi modelada como uma rede bidimensional cujos neurônios foram modelados pelo formalismo de Hodgkin-Huxley. Cada neurônio recebeu um de dois tipos de entrada sináptica, transiente ou sustentada. Avaliou-se o efeito da inibição pré-sináptica das células ganglionares e o efeito de diferentes padrões de conectividade mediados pelas sinapses elétricas. Os resultados sugerem que o acoplamento elétrico aumenta a sensibilidade do sistema e altera o ponto de saturação, mas não necessariamente aumenta a faixa dinâmica.
Theoretically, connections by electrical synapses between neurons could lead to an increase in their dynamic range. The dynamic range of a network of neurons can be defined as the range of input stimuli values for which the network responds before saturation. In a biological scenario, it is hypothesized that gap junctions between retinal ganglion cells may increase the dynamic range of the retina. However, the experimental testing of this hypothesis presents several difficulties, which makes computational modeling a methodological alternative to study the role of electrical synapses on the dynamic range of the ganglion cell layer of the retina. In this work we constructed a biologically plausible computational model of the ganglion cell layer of the salamander retina. A bidimensional network was built with cells modeled by the Hodgkin-Huxley formalism connected via gap junctions and subject to realistic inputs constrained by experimental evidence, to study in silico the effects of gap junctions on the dynamic range of the model. We studied the effect of different gap junction-mediated connectivity patterns, input type combinations (transient, sustained and mixed between the two) and presynaptic inhibition on the dynamic range. Our results suggest that gap junction coupling increases the network\'s sensitivity and alters the saturation point but not necessarily increases the dynamic range.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Henriques, Maria Virgínia Faria João Rodrigues. "A Faixa Litoral entre a Nazaré e Peniche (unidades geomorfológicas e dinâmica actual dos sistemas litorais)." Doctoral thesis, Universidade de Évora, 1996. http://hdl.handle.net/10174/11001.

Full text
Abstract:
"Sem resumo feito pelo autor"; - O conceito de faixa litoral. Em linguagem corrente o termo Costa é usado para designar o local onde se estabelece o contacto entre o mar e a terra, ou seja, onde a litosfera e a hidrosfera se interceptam, noção que tem implícita a separação entre dois domínios distintos. A linha de costa, de acordo com M. E. Moreira (1984), coincide com o nível atingido pela maré mais alta em período de calma. No entanto a separação entre os ambientes continental e marinho não se restringe apenas a uma linha, mas a uma faixa, na qual se articulam complexos sistemas geomorfológicos e biológicos. Como os processos da dinâmica continental e marinha se interpenetram e actuam muito para além da linha de costa e esta não é, nem foi, fixa, pareceu-nos mais correcto, de acordo com o conceito apresentado, utilizar os termos faixa litoral, ou costeira. Designamos como faixa litoral a superfície do continente em contacto directo com o mar, ou afectado por fenómenos característicos dessa faixa de transição e utilizamos este termo para designar a orla do continente em que se fazem,ou fizeram, sentir os processos marinhos, não a restringindo apenas à faixa submersa da rebentação e ao espaço entre marés. Engloba assim a superfície ocupada pelas arribas vivas ou mortas, pelas formas eólicas móveis e estabilizadas, pelos estuários, pelas lagunas, pelas planícies aluviais e pelas plataformas continental e litoral que são, ou foram, modeladas pelos agentes marinhos. A área estudada Na sequência da pesquisa iniciada no Mestrado em Geomorfologia do Litoral escolheu-se como área de estudo, o trecho da costa ocidental portuguesa entre a Nazaré e Peniche, com cerca de 50 km de comprimento, região que conhecíamos há muitos anos, cujas formas e evolução antrópica recente suscitaram o nosso interesse. É o único trecho da costa ocidental e oriental exposto aos ventos e ondulação predominantes de NW e, onde o fornecimento de material sedimentar (do continente e da plataforma) é muito reduzido, dada a pequena largura da plataforma continental (cerca de 500 m), a proximidade do canhão submarino da Nazaré e a ausência de tributários importantes. A orientação rígida da faixa costeira (45°E) é determinada em parte pela presença, a oriente, da depressão diapírica das Caldas da Rainha, o que faz com que este trecho litoral de pequena extensão, constitua uma unidade geomorfológica e dinâmica, individulizada das existentes ao Norte e ao Sul. A dinâmica litoral da área caracterizada por um balanço sedimentar positivo, provocou nos últimos séculos o assoreamento de portos medievais importantes (Pederneira, Alfeizerão, Salir, S. Maninho do Porto e Atouguia da Baleia) e a formação de cordões litorais que isolaram pequenas lagunas na parte terminal das planícies aluviais. A evolução destas áreas encontra-se relatada em documentos da época. Como a tendência do balanço sedimentar litoral se alterou, assiste-se, actualmente, ao desmantelamento de algumas das formas litorais. Tentou-se, dentro do possível, compreender a evolução deste sector litoral analisando as alterações registadas, em especial nos últimos anos, de modo a tentar prever a evolução futura. Plano do trabalho Na primeira parte são abordadas as características e a evolução geomorfológica da faixa litoral estudada. Apresenta-se o enquadramento da área no conjunto da orla mesozóica ocidental e os mais importantes elementos que caracterizam o quadro físico, com destaque para as principais unidades de relevo (plataforma litoral a ocidente da Serra dos Candeeiros, as depressões diapírica e de sopé e as várzeas adjacentes) e os regimes climático e de agitação marítima que condicionam a modelação das formas litorais. Na segunda parte distinguem-se os vários sistemas litorais de acordo com as características geomorfológicas e a dinâmia actual de cada um deles. São considerados: − os sistemas de arriba, que abrangem as arribas mortas ou inactivas e as arribas vivas com plataformas de erosão e acumulação assim como as formas eólicas associadas − os sistemas de praia, que englobam os sistemas de praia-arriba, praia-duna, praia - -cordão litoral e de praia com limite superior artificial − os sistemas flúvio-marinhos onde são descritas as formas lagunares e a sua evolução histórica. Nesta abordagem é dado maior destaque às formas actualmente afectadas pela dinâmica litoral, tendo em atenção a interdependência dos sistemas no conjunto da faixa litoral e as principais etapas da evolução pós-Holocénica. Como a partir do século XII as alterações morfológicas se encontram razoavelmente documentadas, apresenta-se uma resenha dessa evolução e das relações estabelecidas entre o homem e este espaço em rápida transformação. Por último é apresentada uma síntese e indicada a biliografia referida no texto, assim como dos elementos consultados e relacionados com o tema e área, embora não citados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Herbster, Adolfo Fernandes. "Extensão da faixa dinâmica de EDFAs por compensação da emissão espontânea amplificada no controle eletrônico de ganho." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261924.

Full text
Abstract:
Orientadores: Aldário Chrestani Bordonalli, Júlio César Fernandes de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-16T15:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Herbster_AdolfoFernandes_M.pdf: 43022862 bytes, checksum: cb1955d3050a400f287fcc00967963ff (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Com base na estimativa do ruído de emissão espontânea amplificada (ASE) dentro do ciclo de atuação do controle eletrônico de ganho (CEG) de amplificadores a fibra dopada com érbio (EDFA), este trabalho mostra que é possível a extensão da faixa dinâmica de EDFAs controlados. Como o comportamento espectral do EDFA depende fortemente da disposição dos canais e do nível de potência de entrada, principalmente sobre operação saturada, esta estimativa pode ser obtida por meio do mapeamento prévio do acúmulo de ASE em função do ganho e da potência de entrada do EDFA, para diversas situações de alocação de canais. Desta forma, com o procedimento proposto, EDFAs com CEG que proporcionavam faixas dinâmicas de cerca de 11 a 12 dB passam a ter de 22 a 23 dB, valores próximos da faixa ideal, fazendo com que a técnica eletrônica de controle de ganho possa ser utilizada em EDFAs de redes reconfiguráveis, como amplificadores de potência ou, até, amplificadores de linha
Abstract: Based on amplified spontaneous emission (ASE) noise estimation within the cycle of the electronic gain control (EGC) actuation in erbium doped fiber amplifiers (EDFAs), this work proposes a technique that allows for the extension of the gain controlled EDFA dynamic range. Since the EDFA spectral behavior is strongly dependent on channel assignment and input power level, especially during saturated operation, this estimation can be obtained by a prior mapping of the ASE accumulation as a function of gain and EDFA input power, for various situations of channel wavelength assignment. Thus, EDFAs with EGC, which normally provide dynamic ranges from about 11 to 12 dB, could easily offer from 22 to 23 dB with the proposed procedure, values that are close to the ideal range, making the electronic gain control technique a candidate for reconfigurable network power amplifiers or even in-line amplifiers
Mestrado
Telecomunicações e Telemática
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Natan Teles. "Dinâmica do acúmulo de forragem e composição química do capim faixa-branca submetido a frequências de desfolhação." Pós-Graduação em Zootecnia, 2017. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6847.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work was carried out with the objective of evaluating the dynamics of forage accumulation and structural characteristics of the Digitaria eriantha submitted to different defoliation frequencies from January 2015 to February 2016. Four frequencies of defoliation were evaluated: very (25 cm), high (35 cm), medium (45 cm) and low (55 cm), in two seasons of the year: higher sunshine (September to March) and lower sunshine (April to August). A randomized complete block design with four replicates was used. In general, the reduction in frequency of defoliation increased the interval between cuts, leaf area index, rates of total forage accumulation, stem and dead forage, and percentages of stalks and dead forage, accumulations of total deforest, Stems and dead fodder. In turn, this reduction in leaf defoliation frequency decreased leaf blade accumulation rate, leaf blade percentage and leaf blade accumulation and blade / stem ratio. The reduction in the frequency of defoliation increased dry matter, total carbohydrate and lignin content, as well as decreased crude protein content and estimated digestibility of Digitaria eriantha. In general, Digitaria eriantha presented higher rates of total forage accumulation, leaf blade and stalks, percentage of stalks and dead forage, shoot volume density and population density of tillers in the period of greatest sunshine. On the other hand, the Digitaria eriantha showed lower rate of accumulation of dead fodder and percentage of dead fodder in the period of lower insolation. Less frequent defoliation increases and increases the forage accumulation rates of Digitaria eriantha, but with less desirable morphological composition, contributing to a lower quality.
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a dinâmica do acúmulo de forragem e as características estruturais do capim faixa-branca submetido a diferentes frequências de desfolhação, no período de janeiro de 2015 a fevereiro de 2016. Foram avaliadas quatro frequências de desfolhação: muito alta (25 cm), alta (35 cm), média (45 cm) e baixa (55 cm), em duas épocas do ano: maior insolação (setembro a março) e menor insolação (abril a agosto). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições. De maneira geral, a redução na frequência de desfolhação aumentou o intervalo entre cortes, o índice de área foliar, as taxas de acúmulo de forragem total, de colmos e forragem morta e as porcentagens de colmos e forragem morta, os acúmulos de forragem total, de colmos e de forragem morta. Por sua vez, esta redução na frequência de desfolhação diminuiu a taxa de acúmulo de lâmina foliar, a porcentagem de lâmina foliar e o acúmulo de lâminas foliares e a relação lâmina/colmo. A redução na frequência de desfolhação aumentou o teor de matéria seca, carboidratos totais e lignina, assim como diminuiu o teor de proteína bruta e a digestibilidade estimada do capim faixa-branca. De maneira geral, o capim faixa-branca apresentou maiores taxas de acúmulo de forragem total, de lâmina foliar e colmos, porcentagens de colmos e forragem morta, densidade volumétrica de colmo e a densidade populacional de perfilhos no período de maior insolação. Por sua vez, o capim faixa-branca apresentou no período de menor insolação menor taxa de acúmulo de forragem morta e porcentagem de forragem morta. Desfolhações menos frequentes incrementem e aumentam as taxas de acúmulo de forragem do capim faixa-branca, porém com composição morfológica menos desejável contribuindo para uma menor qualidade.
São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Publio, Rodrigo. "Estudo computacional sobre a influência de sinapses elétricas entre bastonetes na faixa dinâmica escotópica da retina de vertebrados." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59135/tde-25092008-105120/.

Full text
Abstract:
Recentes estudos sugerem a existência de sinapses elétricas mediadas por junções gap entre fotorreceptores na retina de vertebrados. Neste trabalho, descrevemos um modelo computacional dos circuitos primário e secundário mediados pelos bastonetes da retina de vertebrados. O modelo é composto pelas seguintes populações de células: bastonetes, cones, células bipolares dos bastonetes, células bipolares dos cones, células amácrinas do tipo AII e células ganglionares. As células do modelo estão acopladas entre si por sinapses químicas e elétricas segundo padrões realísticos de convergência e divergência. As sinapses elétricas ocorrem entre os bastonetes, entre os bastonetes e os cones, entre as células amácrinas AII e entre as células bipolares dos cones e a células amácrinas AII. O modelo assume que um estímulo luminoso de baixa intensidade, simulando condições escotópicas, atinge todos os bastonetes da camada receptora, porém menos da metade deles é excitada. A resposta dos bastonetes excitados é controlada por uma fotocorrente cuja amplitude pode ser alterada para simular estímulos de diferentes intensidades dentro da faixa escotópica. O modelo é utilizado para investigar os efeitos dos diferentes graus de acoplamento elétrico entre as células receptoras e entre as células amácrinas AII, além do efeito de diferentes valores de condutância do canal Ih ativado pela hiperpolarização nos bastonetes, sobre a faixa dinâmica da retina. Os resultados das simulações mostram que, para valores realísticos da condutância do canal Ih, a faixa dinâmica medida na camada receptora é maximizada para o índice de conectividade crítico para que haja percolação de ligação. No entanto, quando a faixa dinâmica é medida para as células bipolares ou ganglionares o valor máximo é obtido para um índice de conectividade subcrítico. Este resultado é conseqüência da alta convergência de sinapses químicas entre os bastonetes e células bipolares.
Recent studies suggest the existence of electrical synapses (gap junctions) connecting photoreceptors in the vertebrate retina. In this work we describe a computer model of the primary and secondary rod pathways in the vertebrate retina. The model is composed of the following cell populations: rods, cones, rod bipolar cells, cone bipolar cells, AII amacrine cells and ganglion cells. Cells of the model are connected via chemical as well as electrical synapses according to realistic convergence and divergence factors. There are electrical synapses between rods, rods and cones, AII amacrine cells, and cone bipolar cells and AII amacrine cells. The model assumes that low intensity stimuli simulating scotopic conditions reach all rods in the receptor array but less than half of them are excited. The excited rods response is controlled by a photocurrent waveform whose amplitude can be manipulated to simulate stimuli of different intensities within the scotopic range. The model is used to investigate the effects of different degrees of coupling among photoreceptors and among AII amacrine cells, as well as values of rod hyperpolarization activated current Ih on the dynamic range of the retina. Results show that for realistic values of Ih conductance the dynamic range of the rod array is maximized at the critical connectivity degree for bond percolation. However, the dynamic range of the rod bipolar and ganglion cells is maximized for a photoreceptor connectivity degree below the critical value. The latter result is a consequence of the high convergence of chemical synapses from rods to rod bipolar cells.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Faixa dinâmica"

1

Alta tensão: Conflitos, representações e dinâmicas de uso e ocupação de faixas de servidão de linhas de transmissão da Eletronorte. São Luís, MA: EDUFMA, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Faixa dinâmica"

1

Herbster, Adolfo F., Júlio C. R. F. Oliveira, Juliano R. F. Oliveira, and Aldário C. Bordonalli. "Extensão da Faixa Dinâmica de EDFAs: Análise da Influência da Alocação Aleatória de Canais." In XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2009. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2009.57878.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

R. Protachevicz, P., F. S. Borges, K. C. Iarosz, A. M. Batista, R. L. Viana, and I. L. Caldas. "INFLUÊNCIA DO ATRASO E DAS CONEXÕES NÃO LOCAIS NA FAIXA DINÂMICA DE UMA REDE NEURAL." In XX Semana da Física da UEPG. Ponta Grossa, Paraná: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/xx_semana_da_fisica.78489.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

A. de Mesquita, Vinícius, Jucelino Taleires Filho, Fabrício G. Nogueira, and Bismark C. Torrico. "Controle LPV aplicado a uma máquina de relutância variável 6/4." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1583.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um controlador Linear com Parâmetros Variáveis (LPV) robusto na estrutura RST (Reference Signal Tracking) para o controle de velocidade de uma Máquina de Relutância Variável (MRV) 6/4. Esta máquina possui um simulador que considera as não linearidades presentes na operação da MRV. A dinâmica da malha de velocidade foi baseada em um modelo ARX LPV identificado para uma determinada faixa de operação a partir de dados coletados em simulação, sendo o nível de corrente normalizado e filtrado o parâmetro variante. Em posse dos parâmetros do modelo, os parâmetros do controlador LPV foram determinados por meio de um problema de otimização convexa, na forma de uma LMI parametrizada (PLMI). Desse modo, foi observado o desempenho do controlador LPV submetido à variação dos parâmetros e comparado com controladores convencionais com parâmetros fixos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana Ribeiro Junior, Renato, Eubis Pereira Machado, and Manuel De Oliveira Santos Sobrinho. "Identificação de um modelo paramétrico não linear para sintonia do controlador de velocidade presente na estrutura de controle vetorial indireto de um motor de indução trifásico." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1655.

Full text
Abstract:
Os controladores das estruturas de controle de motores de indução trifásicos (MIT) apresentam dificuldades de sintonia analítica, devido às características não lineares do sistema. A dinâmica complexa dos sistemas de acionamento requerem diferentes simplificações para uma representação linear. Tais aproximações podem degradar o modelo linear resultante e limitar o desempenho do projeto do sistema de controle. Neste trabalho, utiliza-se a identificação paramétrica para se obter um modelo não linear discreto, do tipo entrada-saída, que caracteriza o MIT com o controle vetorial indireto, numa determinada faixa de operação. Como base no modelo identificado, obtém-se uma função de transferência discreta do sistema, que será utilizada para se projetar um controlador proporcional integral, o qual deve efetuar o controle de velocidade do MIT, utilizando o torque eletromagnético como variável de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

C. Moreira, Davi, Alexandre S. Brasil, and Marcus V. A. Nunes. "Utilização de Controladores de Corrente para Rastreamento do Ponto de Máxima Potência em Arranjo Fotovoltaico." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2201.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o rastreamento de ponto máxima potência (MPPT) de arranjo fotovoltaico (PV) usando controle de corrente convencional baseado em medições de corrente, irradiância e temperatura. Foi realizada modelagem do arranjo PV conectado a um conversor CC-CC do tipo Boost e controles de corrente tipo histerese independente e proporcional-integral foram implementados para rastreamento de ponto máxima potência após variações abruptas de irradiância. O desempenho dos métodos utilizando controles de corrente foram comparados com um método de inteligência artificial, lógica de controle fuzzy, escolhido pelo seu desempenho estável e robusto nos mais diversos processos. A comparação entre as técnicas considerou o erro de estado estacionário, a resposta dinâmica e a eficiência em uma ampla faixa de potência. O MPPT Hist Indep e MPPT PI realizaram rastreamento do ponto de máxima potência de forma eficiente e precisa e suas vantagens e desvantagens em relação ao MPPT Fuzzy foram discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

M. S. Anastácio, Caio, and Luciano Frezzatto. "Estimação da dinâmica de falhas em faixas finitas de frequência para sistemas contínuos chaveados." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1242.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma abordagem de síntese de observadores de entradas desconhecidas para estimação da dinâmica de falhas em sistemas contínuos chaveados considerando faixas de frequências finitas e possuindo custo garantido H1. Utilizando um sistema aumentado, no qual a dinâmica da falha e incorporada, condições sob a forma de desigualdades matriciais lineares são propostas para a síntese dos observadores em baixas, médias e altas frequências. Dois exemplos retirados da literatura são utilizados para ilustrar as vantagens do método proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Obeica, Bruna, Caroline Graça Mota Damasceno, Ana Sanches Prazeres, Jacqueline Assumção Silveira Montuori, Thatiana Terzi Galvão Pavarino, and Walter Palis Ventura. "Sexualidade no puerpério: principais fatores envolvidos." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130286.

Full text
Abstract:
Introdução: Desde o período gestacional, ocorrem mudanças na rotina e no comportamento do casal em razão da gravidez. No puerpério, a mulher experiencia muitos eventos, como amamentação, os cuidados com o recém-nato e a nova dinâmica familiar. Um ponto importante para todas as mulheres, independentemente da faixa etária, é a sexualidade, tema que deve ser abordado desde o pré-natal até as consultas de revisão puerperal, visando sua desmistificação e consequente abordagem precoce de disfunções sexuais. Objetivos: Informar e debater sobre questões acerca da sexualidade no puerpério. Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica realizada por meio do levantamento de artigos científicos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, de 2005 a 2020, utilizando os descritores “sexualidade”, “puerpério” e “pós-parto”. Resultados: Cerca de 70% das puérperas queixam-se de disfunções sexuais. Diversos fatores impactam negativamente a sexualidade do casal durante o puerpério, ganhando destaque pela literatura: a via de parto, o trauma perineal, a amamentação, o desequilíbrio psicológico e a depressão. Diferentes estudos apontam controvérsias quanto à relevância da via de parto sobre a disfunção sexual pós-natal. O parto vaginal aparece associado à dispareunia, atraso no retorno à atividade sexual e estresse sobre incontinência fecal e urinária. Porém, não há consenso na literatura de que a via alta seja alternativa eficaz para tais queixas. Quanto à rotura perineal espontânea e à episiotomia, ao uso de fórceps e à duração prolongada do segundo período do parto, existe consistência na associação a piores escores em escala de função sexual. Todos os fatores citados apresentam ligação direta à percepção da dor pela puérpera, interferindo em seu desejo sexual e evocando a necessidade da discussão acerca da instrumentalização do parto. A amamentação, ainda que fortemente encorajada e com papel benéfico indiscutível à saúde materna e infantil, é percebida de forma individual por cada mulher a depender do contexto social, econômico e cultural no qual se insere. Está associada a modificações hormonais intensas, como estímulo à secreção de prolactina e redução da concentração de estrógenos, consequentemente interferindo na libido feminina e na lubrificação vaginal, bem como atua sobre o estado psicológico do casal e a percepção da autoimagem corporal. Até 20% das parturientes são afetadas pela depressão pós-parto, também refletindo sobre a sexualidade no puerpério, já que o seu tratamento pode manifestar efeitos adversos, como a perda do interesse sexual. Conclusão: Para que o retorno às atividades sexuais ocorra de forma favorável ao casal, proporcionando fortalecimento da relação, é necessário abordar o tema da sexualidade ainda durante o pré-natal. Por meio da troca de conhecimento entre obstetra e paciente, é importante compreender os anseios trazidos pelo casal, abordando-os precocemente a fim de sanar dúvidas que, de outra forma, podem levar a prejuízo da sexualidade durante o puerpério.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

O. S. Sobrinho, Manoel, and Adhemar B. Fontes. "Desenvolvimento de Dois Controladores Preditivos Não Lineares Aplicados a Sistemas Descritos por Modelos NARMAX." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1553.

Full text
Abstract:
Neste artigo desenvolvem-se dois controladores preditivos baseados em modelo quasilinear estendido modificado, cujos modelos preditores são diferenciados a cada instante de amostragem, bem como, em cada horizonte de predição. Isso proporciona a utilização de modelos preditores lineares que melhor representam as dinâmicas do sistema não linear em toda a sua faixa de operação. Os controladores obtidos com a aplicação dessa técnica são aplicados a dois sistemas não lineares específicos e resultados simulados são apresentados para se avaliar o desempenho de cada controlador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography