Academic literature on the topic 'Faixa Litorânea'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Faixa Litorânea.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Faixa Litorânea"

1

ARAÚJO, PATRÍCIA ANDRADE DE, MARCOS JOSÉ NOGUEIRA DE SOUZA, FRANCISCO LEANDRO DE ALMEIDA SANTOS, and MARIA TAYLANA MARINHO MOURA. "GEOMORPHOLOGICAL MAPPING OF THE CHORÓ RIVER HYDROGRAPHIC BASIN - CEARÁ, BRAZIL/MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CHORÓ- CEARÁ, BRASIL." William Morris Davis – Revista de Geomorfologia 2, no. 1 (July 15, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.48025/issn2675-6900.v2n1.2021.134.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o mapeamento geomorfológico da Bacia Hidrográfica do Rio Choró, seguindo os critérios estabelecidos por Ross (1992), com base em condicionantes morfoestruturais e morfoesculturais. A escala de mapeamento (1:75.000) permitiu a delimitação das seguintes unidades: 1º Táxon - Unidades Morfoestruturais - Embasamento Cristalino, Grupo Barreiras, Depósitos Aluviais e Costeiros; 2º Táxon - Unidades Morfoesculturais (Maciços Residuais, Depressão Sertaneja, Tabuleiros, Planícies Fluviais, Lacustres e Litorânea); 3º Táxon - (Depressão Sertaneja Aplainada e Dissecada, Cristas Residuais e Inselbergs, Vertente Oriental da Serra de Baturité e Serras do Estevão e Falcão, Tabuleiros Pré-Litorâneos e Interiores, Campos de Dunas e Faixa Praial, Planície Fluviomarinha, Planície Fluviais do Rio Choró e seus Principais Tributários, Planície Lacustre e Áreas de Inundação Sazonal,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito Silva, Kaique, José Wildes Barbosa, and Neylor Alves Calasans Rego. "USO DO SOLO E MUDANÇAS AMBIENTAIS EM UMA FAIXA LITORÂNEA NO SUDESTE DA BAHIA." Agrotrópica (Itabuna) 27, no. 3 (December 31, 2015): 257–66. http://dx.doi.org/10.21757/0103-3816.2015v27n3p257-266.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Masi, Bruno P., and Ilana R. Zalmon. "Zonação de comunidade bêntica do entremarés em molhes sob diferente hidrodinamismo na costa norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 4 (December 2008): 662–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000400011.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende comparar a distribuição vertical da comunidade bêntica na zona entremarés em dois locais compostos por matacões graníticos caracterizados por hidrodinâmica distinta, reflexo da diferença na orientação dos molhes nas praias do Farol de São Tomé (Píer) e na Barra do Furado (Barra), norte do Estado do Rio de Janeiro. Quadrados de 400 cm² foram sobrepostos ao longo de três perfis verticais de ambos os sítios e amostrados através do método de fotoquadrats, desde o nível 0,2 m da maré até o limite superior de Littorina spp. O limite superior dos organismos marinhos foi ampliado na Barra (3,8 m) em relação ao Píer (2,2 m). Quanto à composição taxonômica, nove espécies foram comuns. Chaetomorpha sp., Chondracanthus teedii (Mertens ex Roth) Fredericq e Grateloupia sp. foram exclusivas na Barra, enquanto Tetraclita stalactifera (Lamarck, 1818), Fissurella clench, Gracilaria domingensis (Kützing) Sonder ex Dickie e Hypnea musciformis (Wulfen in Jacqu.) Lamouroux ocorreram somente no Píer. Em ambos os locais, a riqueza e a diversidade de espécies foram superiores nos quadrados intermediários. Os maiores valores foram registrados na Barra. As maiores diferenças nos agrupamentos entre faixas equivalentes de locais distintos ocorreram na faixa eulitorânea superior, seguida pela faixa eulitorânea inferior e franja sublitorânea. Apenas a orla litorânea não revelou diferença significativa entre os locais, mas uma maior extensão desta franja e da faixa eulitorânea superior era bastante evidente. As demais faixas na Barra do Furado foram caracterizadas em grande parte por espécies típicas de ambientes mais expostos como Chaetomorpha sp. na faixa eulitorânea superior e Perna perna (Linnaeus, 1758) na eulitorânea inferior, além de C. teedii e Ulva fasciata Delile, 1813 na franja sublitorânea. No Píer, as diferentes faixas apresentavam distribuição eqüitativa, refletindo um ambiente menos estressante. As diferenças observadas na distribuição vertical dos organismos bênticos, principalmente na extensão das faixas superiores, evidenciam condições de exposição a ondas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neto, Claudeci Pereira. "O desenvolvimento humano no Espírito Santo nos anos 90: uma análise através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado (IDHMA)." COLOQUIO 17, no. 1 (December 20, 2019): 86–104. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v17i1.1580.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o desenvolvimento humano dos municípios do estado do Espírito Santo nos anos 1990, através de alterações metodológicas na forma como se apurava o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) até 2013. O novo indicador, que altera as dimensões longevidade e renda, denomina-se Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado (IDHMA). Este indicava que no ano 2000 grande parte dos municípios capixabas enquadrava-se na faixa de médio desenvolvimento humano, e nenhum se encontrava na categoria de alto desenvolvimento. A região Norte possuía os piores indicadores de desenvolvimento em razão de suas especificidades socioeconômicas históricas. A maioria dos municípios com melhor IDHMA estava próximo a Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e numa faixa litorânea que partia de Aracruz até Piúma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dourado, Camila da Silva, Stanley Robson de Medeiros Oliveira, and Ana Maria Heuminski de Avila. "Análise de zonas homogêneas em séries temporais de precipitação no Estado da Bahia." Bragantia 72, no. 2 (June 2013): 192–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052013000200012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar zonas pluviometricamente homogêneas no Estado da Bahia e analisar as condições climáticas de cada zona entre 1981 e 2010. Foi aplicada a técnica de mineração de dados, Clusterização (agrupamento de dados), por meio do uso do algoritmo k-means, para transformação das séries históricas de precipitação em cinco zonas pluviometricamente homogêneas, em resposta à orografia, maritimidade e sistemas meteorológicos atuantes na região. Foram utilizados dados de médias mensais de precipitação de 92 estações meteorológicas. Os resultados apontam que as zonas mais secas estão situadas na parte central, de norte a sul do estado, principalmente ao norte com os menores volumes anuais, em torno de 480 mm. A zona localizada ao norte do estado é contrastante com a faixa litorânea, em que são observados os maiores volumes anuais de precipitação (1.380 mm aproximadamente). A alta variabilidade pluviométrica ocorre em quase todas as zonas, principalmente em duas do semiárido com coeficientes de variação (CV) iguais a 42 e 28%. Diferencia-se dessa característica a zona pertencente à faixa litorânea, que apresenta regularidade de chuvas durante todo o ano e CV de 15%. As estações chuvosas e secas estão bem definidas. Os valores de precipitação da estação chuvosa representam em torno de 81% dos totais anuais, com destaque para as zonas situadas no centro-oeste e oeste do estado, com 95 e 96% dos totais anuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Marcos José da, and Margareth Ferreira de Sales. "SINOPSE DO GÊNERO PHYLLANTHUS (PHYLLANTHACEAE) NO NORDESTE DO BRASIL." Rodriguésia 59, no. 2 (April 2008): 407–22. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860200859214.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho foi baseado na análise de materiais de herbário, documentações bibliográficas e coletas, revelando a ocorrência de 36 espécies do gênero Phyllanthus na Região Nordeste do Brasil. Parte destas espécies tem distribuição no domínio do semi-árido, estando oito delas dispersas na porção centro-sul da Bahia, quatro são mais comuns no Nordeste oriental e nove têm distribuição principalmente na faixa litorânea, na Floresta Atlântica. As demais espécies são amplamente distribuídas. É fornecida chave para identificação das espécies e comentários sobre distribuição geográfica e hábitats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FERNANDES DE SOUSA, Mariarosa, Carlos Humberto da SILVA, and Ana Claudia DANTAS DA COSTA. "EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DO DOMÍNIO INTERNO DA FAIXA PARAGUAI NA REGIÃO DE NOVA XAVANTINA, LESTE DE MATO GROSSO." Geosciences = Geociências 38, no. 4 (April 6, 2020): 837–51. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.13581.

Full text
Abstract:
O mapeamento geológico realizado na porção leste da Faixa Paraguai, região de Nova Xavantina (MT), possibilitou a individualização de quatro unidades litoestratigráficas informais: (i) Bacuri: composta por formações ferríferas e metacherts bandados; (ii) Antártico definida por litotipos arranjados em ciclos de fácies heterolíticas de filito quartzoso, mármore, filito calcífero, metacórseos, metaconglomerado, metassiltito e metagrauvaca, exibindo acamamento gradacional, associado a laminações plano-paralelas, cruzadas e convolutas, além de estratificações em lentes, que refletem uma deposição controlada por processos mistos (ondas e marés); (iii) Touro Branco, representada por metarenito e quartzito com grande maturidade composicional, estratificações planares e cruzadas tabulares de baixo ângulo, além de marcas onduladas e de erosão; (iv) Fazenda Cachoeirinha, marcada por filitos laminados homogêneos. As informações levantadas sugerem que estas rochas foram depositadas em um ambiente marinho transicional, formado em um mega ciclo transgressivo que termina por uma progradação em um ambiente marinho distal, que em direção ao topo e lateralmente vai se tornando mais raso, face planície litorânea seguida por nova regressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto de Almeida, Maria Victória Ferreira, Antonio Rodrigues Ximenes Neto, Francisco José Maciel de Moura, Francisco Oricélio Da Silva Brindeiro, and José Ramon Vasconcelos Cavalcante. "CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTAR DA PLANÍCIE LITORÂNEA DA PRAIA DO IGUAPE, AQUIRAZ-CE." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 936–47. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.502.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo a caracterização dos aspectos sedimentares da planície costeira da praia do Iguape através da análise de dados estatísticos, levando em consideração, também os impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação. A área de estudo se encontra em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Historicamente o município começou a se evidenciar após a integração do município na RMF em 1973, onde passou a se destacar devido ao turismo. A faixa de praia do município possui aproximadamente 29 km de extensão, onde se encontram as praias do Batoque, Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha, Japão e Porto das Dunas. Para o alcance desses objetivos, a metodologia empregada foi dividida em levantamentos bibliográficos e documentais, a coleta de dados e a elaboração de material cartográfico. Diante disto obtivemos os resultados através da frequência simples, medidas de curtose, assimetria, média e mediana. Foi verificada a predominância de areia média e areia fina em todas as amostras, já os valores de assimetria e curtose apresentaram a predominância de aproximadamente simétrica com 67% e a predominância mesocúrtica (62%) e leptocúrtica (33%). Verificou-se que a dinâmica sedimentar foi caracterizada pela grande mobilidade sedimentar, mais perceptível na faixa de praia.Palavras-chave: Litoral de Aquiraz; Praia do Iguape; Dinâmica sedimentar. ABSTRACTThis study aimed to characterize the sedimentological settings of the coastal plain of Iguape beach through the statistical data, also taking into account the socioenvironmental impacts resulting from use and occupation. The study area is in Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Historically the city began to show itself after the integration of the municipality in the RMF in 1973, where it began to stand out due to tourism. The Aquiraz is approximately 29 km long, where are the beaches of Batoque, Barro Preto, Iguape, Presidio, Prainha, Japan and Porto das Dunas. To achieve these objectives, the methodology employed was divided into bibliographic and documentary surveys, data collection and the preparation of cartographic material. We obtained the results through simple frequency, measures of kurtosis, skewness, mean and median. The predominance of medium sand and fine sand was verified in all samples, while the values of skewness and kurtosis were predominantly symmetrical with 67% and the predominance of mesocurtic (62%) and leptocurtic (33%). It was verified that the sedimentary dynamics was characterized by the great sedimentary mobility, mainly in the beach system.Keywords: Aquiraz Coastline; Iguape Beach; Sedimentary dynamics. RESUMENEl objetivo de este trabajo es la caracterización de los aspectos sedimentarios de la llanura costera de la playa de Iguape a través del análisis de datos estadísticos, teniendo en cuenta los impactos sociales y ambientales resultantes del uso y la ocupación. El área de estudio está en Aquiraz, Región Metropolitana de Fortaleza (RMF). Históricamente, el municipio comenzó a mostrarse después de la integración del municipio en el RMF en 1973, donde empezó a destacarse debido al turismo. La franja de playa del municipio tiene cerca de 29 km de largo, donde se encuentran las playas de Batoque, Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha, Japão y Porto das Dunas. Para alcanzar estos objetivos, la metodología utilizada fue las encuestas bibliográficas y documentales, la recolección de datos y la preparación de material cartográfico. Dado esto, obtuvimos los resultados mediante frecuencia simple, medidas de curtosis, asimetría, promedio y mediana. Podemos destacar el predominio de arena media y arena fina en todas las muestras, mientras que los valores de asimetría y curtosis mostraron el predominio de aproximadamente simétrica con 67% y el predominio de mesocúrtica (62%) y leptocúrtica (33%). Además, este trabajo buscó contribuir a una mejor comprensión de la dinámica sedimentaria del área, para comprender mejor la playa en cuestión.Palabras clave: costa de Aquiraz; Playa de Iguape; Dinámica sedimentaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Anette Santiago, and Fernando Dias Lopes. "Relação entre ciclo de vida do produto turístico e estratégias de cooperação na faixa litorânea urbana do Município de Natal." Revista Turismo em Análise 21, no. 1 (April 1, 2010): 188. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p188-211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira Neto, Claudeci. "O DESLOCAMENTO DA DINÂMICA POPULACIONAL POTENCIALIZADA PELO ESTADO: O CASO DO ESPÍRITO SANTO." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 18, no. 1 (May 6, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v18i0.13279.

Full text
Abstract:
Os incentivos fiscais do Governo do Estado do Espírito Santo, através do INVEST-ES, e os benefícios fiscais e financeiros da União, por meio das políticas da SUDENE, contribuíram a partir dos anos 2000, para o deslocamento da dinâmica populacional para a parte norte do estado do Espírito Santo e mais fortemente para os municípios da faixa litorânea de Serra a São Mateus. Esse grupo de sete municípios, denominado “litoral dinâmico”, tem apresentado taxas de variação geométrica anual da população bem acima das verificadas para a média do estado e para os demais 71 municípios. No período 1991-2000 ela alcançou taxas de 2,98 e, entre 2000-2016: 2,58. Para esses dois períodos a média estadual foi 1,96 e 1,57; e considerado o grupo de 71 municípios, 1,71 e 1,28, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Faixa Litorânea"

1

Silva, Pontes Mariana. "Planejamento para o desenvolvimento: sustentável? Análise dos instrumentos de ordenamento territorial da faixa litorânea do Ipojuca." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3247.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:29:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2492_1.pdf: 2905333 bytes, checksum: 67d42f6baf4f4ad4d2159531cd61f84e (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A sustentabilidade espacial é atingida através de instrumentos normativos capazes de equilibrar os interesses presentes nas relações sociais que se processam no espaço, evitando a degradação ambiental. Os impactos ambientais decorrentes do uso e da ocupação do solo feitos de maneira desordenada são reflexos do desequilíbrio na relação homem meio ambiente, com conseqüências diretas sobre a qualidade de vida da população e do meio natural. O planejamento urbano se apresenta como mediador dessa relação, visando direcionar a ocupação adequada sobre o território. Como objetos de estudo foram analisados os instrumentos normativos de ordenamento territorial de uso e ocupação do solo, utilizando como área de estudo a faixa litorânea do Município do Ipojuca, no Estado de Pernambuco, por apresentar reflexos dos conflitos entre o desenvolvimento econômico e a preservação da qualidade ambiental, tendo nos instrumentos de planejamento meios para a mediação desses conflitos. Estabeleceu-se como objetivo da análise verificar a convergência entre os instrumentos normativos de ordenamento territorial e os princípios da sustentabilidade espacial, na construção do desenvolvimento sustentável dos núcleos urbanos localizados na faixa litorânea do Ipojuca. As legislações foram analisadas no sentido de identificar os avanços das diretrizes definidas para o uso e ocupação do solo, assim como a compatibilidade com os parâmetros estabelecidos pelos instrumentos normativos elaborados depois da vigência do Estatuto da Cidade. A partir daí, avaliaram-se os instrumentos de planejamento, no que se refere à sua contribuição na construção da sustentabilidade espacial. Os resultados das análises evidenciaram que os instrumentos hoje disponíveis para condução do desenvolvimento urbano da área em estudo, no que tange ao uso e ocupação do solo e à questão ambiental, não contribuem efetivamente para construção do desenvolvimento sustentável
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

QUEIROZ, Heithor Alexandre de Araújo. "Classificação da faixa litorânea através do índice de vegetação NDVI e sua correlação com a vulnerabilidade à erosão costeira." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25179.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-07-23T17:47:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Heithor Alexandre de Araújo Queiroz.pdf: 1693496 bytes, checksum: e69bdb3abeb1406426e0057ebf9aa927 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-07-23T21:18:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Heithor Alexandre de Araújo Queiroz.pdf: 1693496 bytes, checksum: e69bdb3abeb1406426e0057ebf9aa927 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-23T21:18:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Heithor Alexandre de Araújo Queiroz.pdf: 1693496 bytes, checksum: e69bdb3abeb1406426e0057ebf9aa927 (MD5) Previous issue date: 2017-03-07
CAPES
A zona costeira é um espaço dinâmico e pode sofrer mudanças temporais onde determinadas localidades podem apresentar características maiores ou menores de vulnerabilidade à erosão costeira. A erosão costeira é um fato recorrente, e dentre os efeitos causadores podem estar presentes as ações antrópicas e a ocorrência de eventos relacionados com as mudanças climáticas como é o caso do aumento do nível do mar, entre outros fatores. O objetivo deste trabalho foi utilizar o NDVI (Normalized Differential Vegetation Index) para classificação da faixa litorânea do Estado de Pernambuco avaliando desta forma sua correlação com a vulnerabilidade à erosão costeira. Como materiais foram utilizados uma série histórica (2013 a 2016) de imagens do sensor Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8 e o Atlas de Vulnerabilidade à Erosão Costeira do Estado de Pernambuco. Para a validação das séries históricas obtidas com o cálculo do NDVI foi feito uso do VCI (Vegetation Condition Index), correlação de Pearson e intervalo de confiança. Na parte experimental para análise dos resultados foram utilizados distribuição de frequências. Os resultados obtidos mostraram que 111 dos 171 setores analisados apresentam VCI maior ou igual a 70% e a classificação obteve 84% de correlação moderada ou alta entre a cobertura vegetal (identificada e extraída pelo NDVI) e o índice de vulnerabilidade (calculado pela metodologia CVI). Destacando a importância no relacionamento entre a vulnerabilidade à erosão costeira e a presença ou ausência de vegetação.
The costal zone is dynamic and its changes can be caused along the time where some places can present vulnerability to coastal erosion trends. The coastal erosion is a current fact and can be caused by human factors and hazards related with climate changes, such as sea level rise, among others. The aim of this paper was to use vegetation index to classify the coastal zone of Pernambuco and evaluate its correlation with vulnerability to coastal erosion. The data used were a short-term series of Landsat 8 OLI images and the map of vulnerability to coastal erosion. Descriptive statistics among other such as Pearson’s correlation and confidence intervals were used to perform analysis in the experimental step of this work. It was used to describe and verify the correlation between coastal vulnerability to erosion index (from CVI) and the vegetal cover data (from NDVI). To validate the data generated it was used the Vegetation Condition Index (VCI). The classification results showed a substantial relationship between vegetal cover data (from NDVI) and coastal erosion vulnerability data (from CVI) presenting about 84% of high and moderate correlation. With that it can be understood that there is a relationship between vulnerability to coastal erosion and the presence or absence of vegetation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Solís, Jaime Alberto Rivera [UNESP]. "Avaliação geoecológica aplicada à ordenação ambiental da paisagem marinho-costeira: caso da bacia hidrográfica do Rio Purio Província dos Santos - Panamá." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/143897.

Full text
Abstract:
Submitted by JAIME ALBERTO RIVERA SOLIS (jrs2030@yahoo.es) on 2016-09-13T12:22:29Z No. of bitstreams: 1 TeseSolisFinalFichaCat..pdf: 17470931 bytes, checksum: 91c3f5a4bc5c139f8fe9d92f766a65a5 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-09-16T19:57:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 solis_jar_dr_rcla.pdf: 17470931 bytes, checksum: 91c3f5a4bc5c139f8fe9d92f766a65a5 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-16T19:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 solis_jar_dr_rcla.pdf: 17470931 bytes, checksum: 91c3f5a4bc5c139f8fe9d92f766a65a5 (MD5) Previous issue date: 2016-09-06
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Dentre as concepções metodológicas desenvolvidas para estudos integrados do meio ambiente, sobressai a teoria geoecológica, concebida, inicialmente, como Ecologia da Paisagem, a qual fundamenta-se nos estudos da associação dos seres vivos (biocenoses) com seu espaço natural (paisagem). Além disso, tendo em vista a planificação da paisagem e a proteção da natureza, a visão geoecológica incorpora a análise dos componentes socioeconômicos e socioculturais modificadores da paisagem (fator antrópico). Desse modo, a pesquisa aborda a problemática do uso insustentável da paisagem marinho-costeira, enfatizando a necessidade de reconhecer o espaço natural que caracteriza a faixa marinho-costeira, através do estudo dos recursos hidrobiológicos marinhos e dos ecossistemas litorâneos. Assim, com base nas inquietudes manifestadas pelos moradores das comunidades tradicionais de La Concepción, La Laguna, Purio e Mariabé, a área de estudo situa-se na bacia hidrográfica baixa do rio Purio (ao sul do Panamá), na qual localiza-se a unidade de gestão ambiental (a faixa marinho-costeira). A tese teve como objetivo geral aplicar a avaliação geoecológica da paisagem, fundamentada na proposta metodológica de Rodríguez (2012), procurando avaliar o grau de sustentabilidade ambiental da paisagem marinho-costeira, e justificar a proposta de zoneamento ambiental. Além disso, a pesquisa se respaldou na teoria Geoecológica de Troll (1963, 1973), nos princípios metodológicos da classificação Geoecológica da Paisagem a nível local, segundo Rodriguez, Silva e Cavalcanti (2004, 2007, 2010) e nas recomendações de Cavalcanti e Viadana (2007) sobre a análise da paisagem para a organização do espaço geográfico. Consequentemente, baseados no zoneamento funcional da paisagem, e por meio do trabalho de campo (conjuntamente com os líderes comunitários), foi possível pesquisar os principais processos geoecológicos degradantes, e delimitar as unidades geoecológicas na faixa litorânea, considerando os fatores paisagísticos de cunho ecológico e antrópico. Além disso, a determinação das unidades geomorfológicas geradas a partir dos dados SRTM se mostraram fundamentais para a realização do mapeamento das unidades geoecológicas na costa. Finalmente, os resultados evidenciaram que a avaliação geoecológica da paisagem possibilita as regulamentações para o desenvolvimento das atividades econômicas e da proteção ambiental, decisões que, por conseguinte, contribuem para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
Among the methodological conceptions developed for integrated studies of the environment stands out the Geoecological theory, conceived initially like Ecology of the Landscape which bases in the studies of the association of the living beings (biocenose) with its natural space (landscape). Besides that, with regard to the planning of the landscape and the protection of nature, the geoecological vision incorporates the analysis of the socioeconomic and sociocultural components that modify the landscape (anthropic factor). In this way, the investigation tackles the problematic of the not sustainable use of the coastal landscape emphasizing the need to identify the natural space that characterizes the coastal marine band through the study of the marine hydrobiological resources and of the seaboards ecosystems. Like this, with base in the interests manifested by the inhabitants of the traditional communities of La Concepción, La Laguna, Purio and Mariabé; the area of study located in the low watershed of the river Purio (south of Panama), in which it locates the unit of environmental management (the coastal marine band). The thesis aimed to apply the geoecological evaluation of the landscape, based in the methodological proposal of Rodriguez (2012), it evaluates the degree of environmental sustainable of the coastal marine landscape, and justify the proposal of environmental zoning. Besides that, the investigation backed Trollʼs (1963; 1973) geoecological theory, in the methodological principles of the geoecological classification of the landscape at local level; according to Rodriguez, Silva and Cavalcanti (2004; 2007; 2010) and it follows the recommendations of Cavalcanti and Viadana (2007) on the analysis of the landscape for the organization of the geographic space. Consequently, based in the functional zoning of the landscape and by means of the work of field (jointly with the community leaders) was possible to investigate the main degrading geoecological processes, and delimiting the geoecological units in the seaboard band considering the ecological and anthropic elements of the landscape origin. Besides that, the determination of the geomorphological units generated from the data SRTM showed to be fundamental for the realization of the mapping of geoecological units in the coast. Finally, the results show that the geoecological evaluation of the landscape makes possible the creation of regulations and laws for the development of the economic activities as well as those for the environmental protection, decisions that, contribute to improve the quality of life of the local communities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maria, Barboza de Assis Hortencia. "Influência da hidrodinâmica das ondas no zoneamento litorâneo e na faixa costeira emersa, entre Olinda e Porto de Galinhas, Pernambuco." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6059.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:01:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo2483_1.pdf: 6680375 bytes, checksum: 8f2337452f9ec72809c192e008f9d62f (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
Esta pesquisa empenhou-se em suprir a demanda de informações espacializadas relativas à zona litorânea, como ferramenta para aprimoramento do gerenciamento costeiro. Assim, apresenta nova proposta metodológica de zoneamento, adotando como parâmetro para o seu estabelecimento a análise do comportamento das ondas na movimentação dos sedimentos de fundo. Teve como área cinqüenta e cinco quilômetros de extensão litorânea, até a isóbata de 30 metros, da Plataforma Continental Central de Pernambuco, nordeste do Brasil. Para alcançar os objetivos, foi definida a profundidade de fechamento e o limite oceânico, com fundamentação teórica em Hallermeier (1981). Isso permitiu a cartografia da zona ativa, entre a linha de costa e a profundidade de fechamento (d1=6,5 m), região de efetiva movimentação de sedimentos de fundo por ação das ondas, por isso, a menos indicada à explotação dos recursos minerais, além da zona de movimentação incipiente dos sedimentos de fundo, área entre as profundidades de fechamento e o limite oceânico (21 metros), de risco potencial médio à explotação de minerais e outros manejos. A cobertura sedimentar mostrou-se arenosa a areno-cascalhosa, com a parte rasa formada por siliciclastos, com domínio de quartzo e, a profunda, bioclástica, com nítida divisão do substrato de fundo entre a presença de Halimeda e Lithothamne, coincidindo com o limite externo da zona de movimentação incipiente. A análise do comportamento temporal da profundidade de fechamento indicou processo erosional na área com movimentação dos sedimentos no sentido mar aberto, associada à tendência de ocorrência de ondas tipo ondulação (sweel). Propõe-se também faixa de proteção da costa emersa, baseada numa perspectiva de aumento do nível do mar para 2100, considerando: provável aumento de quarenta e oito centímetros do nível do mar, e aumento de um metro, que resultaram em áreas máximas não edificantes de 88,80 e 185,04 metros
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Faixa Litorânea"

1

JUCARLOS RUFINO DE, FREITAS, SANTANA LEIKA IRABELE TENÓRIO DE, PESSOA RUBEN VIVALDI SILVA, PEREIRA MICKAELLE MARIA DE ALMEIDA, and FILHO MOACYR CUNHA. "ANÁLISE DE CORRELAÇÃO E CAUSALIDADE À DADOS DE LEPTOSPIROSE NO RECIFE/PE, BRASIL." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 294–300. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.294-300.

Full text
Abstract:
A leptospirose é uma doença bacteriana, infecciosa febril, aguda, potencialmente letal, causada pela Leptospira interrogans, que afetam os animais domésticos, silvestres e o ser humano (FAINE et al., 1999; CORRÊA et al., 2004). Trata-se de uma zoonose endêmica que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares (SCHECHTER, MARANGONI, 1994), sendo transmitida através de ambientes aquáticos infectados pela urina de roedores e carnívoros (PIMENTEL et al., 2009). A distribuição dos casos de leptospirose ocorre em indivíduos de todas as faixas etárias e ambos os gêneros (GONÇALVES et al., 2016). No entanto, apesar do aparente aspecto benigno (90% dos casos) (LEVETT, 2001), a doença está associada a quadro clínicos mais graves (COSTA et al., 2001; LARA et al., 2019). No Brasil, foram registrados casos nas cinco regiões do país, com uma média anual de 3.693 casos e incidência média de 1,95 casos por 100 mil habitantes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019). Tornando-se epidêmicas em períodos chuvosos, por ocorrências de enchentes e inundações (MATSUSHITA et al., 2018), associada ao intenso processo desordenado de urbanização gerando ambientes insalubres (BLASDELL et al., 2019). Estudo extensivo realizado por VASCONCELOS et al. (2012), demonstram que os municípios com maior frequência de casos concentram-se na região litorânea do estado, principalmente, nos municípios de Recife e mesorregião metropolitana do Recife, responsáveis por 73,1% do total dos casos no estado, devido ao aumento de chuvas ocorre um aumento na frequência de casos. Uma vez que a disseminação dos casos de leptospirose está fortemente relacionada com variáveis ambientais, o estudo presente objetivou correlacionar e verificar a causalidade da doença no município Recife/PE com a variável precipitação, em busca de encontrar possíveis relações associativas e casuais através de técnicas estatísticas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography