To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa Litorânea.

Journal articles on the topic 'Faixa Litorânea'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Faixa Litorânea.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

ARAÚJO, PATRÍCIA ANDRADE DE, MARCOS JOSÉ NOGUEIRA DE SOUZA, FRANCISCO LEANDRO DE ALMEIDA SANTOS, and MARIA TAYLANA MARINHO MOURA. "GEOMORPHOLOGICAL MAPPING OF THE CHORÓ RIVER HYDROGRAPHIC BASIN - CEARÁ, BRAZIL/MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CHORÓ- CEARÁ, BRASIL." William Morris Davis – Revista de Geomorfologia 2, no. 1 (July 15, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.48025/issn2675-6900.v2n1.2021.134.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o mapeamento geomorfológico da Bacia Hidrográfica do Rio Choró, seguindo os critérios estabelecidos por Ross (1992), com base em condicionantes morfoestruturais e morfoesculturais. A escala de mapeamento (1:75.000) permitiu a delimitação das seguintes unidades: 1º Táxon - Unidades Morfoestruturais - Embasamento Cristalino, Grupo Barreiras, Depósitos Aluviais e Costeiros; 2º Táxon - Unidades Morfoesculturais (Maciços Residuais, Depressão Sertaneja, Tabuleiros, Planícies Fluviais, Lacustres e Litorânea); 3º Táxon - (Depressão Sertaneja Aplainada e Dissecada, Cristas Residuais e Inselbergs, Vertente Oriental da Serra de Baturité e Serras do Estevão e Falcão, Tabuleiros Pré-Litorâneos e Interiores, Campos de Dunas e Faixa Praial, Planície Fluviomarinha, Planície Fluviais do Rio Choró e seus Principais Tributários, Planície Lacustre e Áreas de Inundação Sazonal,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito Silva, Kaique, José Wildes Barbosa, and Neylor Alves Calasans Rego. "USO DO SOLO E MUDANÇAS AMBIENTAIS EM UMA FAIXA LITORÂNEA NO SUDESTE DA BAHIA." Agrotrópica (Itabuna) 27, no. 3 (December 31, 2015): 257–66. http://dx.doi.org/10.21757/0103-3816.2015v27n3p257-266.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Masi, Bruno P., and Ilana R. Zalmon. "Zonação de comunidade bêntica do entremarés em molhes sob diferente hidrodinamismo na costa norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 4 (December 2008): 662–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000400011.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende comparar a distribuição vertical da comunidade bêntica na zona entremarés em dois locais compostos por matacões graníticos caracterizados por hidrodinâmica distinta, reflexo da diferença na orientação dos molhes nas praias do Farol de São Tomé (Píer) e na Barra do Furado (Barra), norte do Estado do Rio de Janeiro. Quadrados de 400 cm² foram sobrepostos ao longo de três perfis verticais de ambos os sítios e amostrados através do método de fotoquadrats, desde o nível 0,2 m da maré até o limite superior de Littorina spp. O limite superior dos organismos marinhos foi ampliado na Barra (3,8 m) em relação ao Píer (2,2 m). Quanto à composição taxonômica, nove espécies foram comuns. Chaetomorpha sp., Chondracanthus teedii (Mertens ex Roth) Fredericq e Grateloupia sp. foram exclusivas na Barra, enquanto Tetraclita stalactifera (Lamarck, 1818), Fissurella clench, Gracilaria domingensis (Kützing) Sonder ex Dickie e Hypnea musciformis (Wulfen in Jacqu.) Lamouroux ocorreram somente no Píer. Em ambos os locais, a riqueza e a diversidade de espécies foram superiores nos quadrados intermediários. Os maiores valores foram registrados na Barra. As maiores diferenças nos agrupamentos entre faixas equivalentes de locais distintos ocorreram na faixa eulitorânea superior, seguida pela faixa eulitorânea inferior e franja sublitorânea. Apenas a orla litorânea não revelou diferença significativa entre os locais, mas uma maior extensão desta franja e da faixa eulitorânea superior era bastante evidente. As demais faixas na Barra do Furado foram caracterizadas em grande parte por espécies típicas de ambientes mais expostos como Chaetomorpha sp. na faixa eulitorânea superior e Perna perna (Linnaeus, 1758) na eulitorânea inferior, além de C. teedii e Ulva fasciata Delile, 1813 na franja sublitorânea. No Píer, as diferentes faixas apresentavam distribuição eqüitativa, refletindo um ambiente menos estressante. As diferenças observadas na distribuição vertical dos organismos bênticos, principalmente na extensão das faixas superiores, evidenciam condições de exposição a ondas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neto, Claudeci Pereira. "O desenvolvimento humano no Espírito Santo nos anos 90: uma análise através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado (IDHMA)." COLOQUIO 17, no. 1 (December 20, 2019): 86–104. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v17i1.1580.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o desenvolvimento humano dos municípios do estado do Espírito Santo nos anos 1990, através de alterações metodológicas na forma como se apurava o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) até 2013. O novo indicador, que altera as dimensões longevidade e renda, denomina-se Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado (IDHMA). Este indicava que no ano 2000 grande parte dos municípios capixabas enquadrava-se na faixa de médio desenvolvimento humano, e nenhum se encontrava na categoria de alto desenvolvimento. A região Norte possuía os piores indicadores de desenvolvimento em razão de suas especificidades socioeconômicas históricas. A maioria dos municípios com melhor IDHMA estava próximo a Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e numa faixa litorânea que partia de Aracruz até Piúma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dourado, Camila da Silva, Stanley Robson de Medeiros Oliveira, and Ana Maria Heuminski de Avila. "Análise de zonas homogêneas em séries temporais de precipitação no Estado da Bahia." Bragantia 72, no. 2 (June 2013): 192–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052013000200012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar zonas pluviometricamente homogêneas no Estado da Bahia e analisar as condições climáticas de cada zona entre 1981 e 2010. Foi aplicada a técnica de mineração de dados, Clusterização (agrupamento de dados), por meio do uso do algoritmo k-means, para transformação das séries históricas de precipitação em cinco zonas pluviometricamente homogêneas, em resposta à orografia, maritimidade e sistemas meteorológicos atuantes na região. Foram utilizados dados de médias mensais de precipitação de 92 estações meteorológicas. Os resultados apontam que as zonas mais secas estão situadas na parte central, de norte a sul do estado, principalmente ao norte com os menores volumes anuais, em torno de 480 mm. A zona localizada ao norte do estado é contrastante com a faixa litorânea, em que são observados os maiores volumes anuais de precipitação (1.380 mm aproximadamente). A alta variabilidade pluviométrica ocorre em quase todas as zonas, principalmente em duas do semiárido com coeficientes de variação (CV) iguais a 42 e 28%. Diferencia-se dessa característica a zona pertencente à faixa litorânea, que apresenta regularidade de chuvas durante todo o ano e CV de 15%. As estações chuvosas e secas estão bem definidas. Os valores de precipitação da estação chuvosa representam em torno de 81% dos totais anuais, com destaque para as zonas situadas no centro-oeste e oeste do estado, com 95 e 96% dos totais anuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Marcos José da, and Margareth Ferreira de Sales. "SINOPSE DO GÊNERO PHYLLANTHUS (PHYLLANTHACEAE) NO NORDESTE DO BRASIL." Rodriguésia 59, no. 2 (April 2008): 407–22. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860200859214.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho foi baseado na análise de materiais de herbário, documentações bibliográficas e coletas, revelando a ocorrência de 36 espécies do gênero Phyllanthus na Região Nordeste do Brasil. Parte destas espécies tem distribuição no domínio do semi-árido, estando oito delas dispersas na porção centro-sul da Bahia, quatro são mais comuns no Nordeste oriental e nove têm distribuição principalmente na faixa litorânea, na Floresta Atlântica. As demais espécies são amplamente distribuídas. É fornecida chave para identificação das espécies e comentários sobre distribuição geográfica e hábitats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FERNANDES DE SOUSA, Mariarosa, Carlos Humberto da SILVA, and Ana Claudia DANTAS DA COSTA. "EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DO DOMÍNIO INTERNO DA FAIXA PARAGUAI NA REGIÃO DE NOVA XAVANTINA, LESTE DE MATO GROSSO." Geosciences = Geociências 38, no. 4 (April 6, 2020): 837–51. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.13581.

Full text
Abstract:
O mapeamento geológico realizado na porção leste da Faixa Paraguai, região de Nova Xavantina (MT), possibilitou a individualização de quatro unidades litoestratigráficas informais: (i) Bacuri: composta por formações ferríferas e metacherts bandados; (ii) Antártico definida por litotipos arranjados em ciclos de fácies heterolíticas de filito quartzoso, mármore, filito calcífero, metacórseos, metaconglomerado, metassiltito e metagrauvaca, exibindo acamamento gradacional, associado a laminações plano-paralelas, cruzadas e convolutas, além de estratificações em lentes, que refletem uma deposição controlada por processos mistos (ondas e marés); (iii) Touro Branco, representada por metarenito e quartzito com grande maturidade composicional, estratificações planares e cruzadas tabulares de baixo ângulo, além de marcas onduladas e de erosão; (iv) Fazenda Cachoeirinha, marcada por filitos laminados homogêneos. As informações levantadas sugerem que estas rochas foram depositadas em um ambiente marinho transicional, formado em um mega ciclo transgressivo que termina por uma progradação em um ambiente marinho distal, que em direção ao topo e lateralmente vai se tornando mais raso, face planície litorânea seguida por nova regressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto de Almeida, Maria Victória Ferreira, Antonio Rodrigues Ximenes Neto, Francisco José Maciel de Moura, Francisco Oricélio Da Silva Brindeiro, and José Ramon Vasconcelos Cavalcante. "CARACTERIZAÇÃO SEDIMENTAR DA PLANÍCIE LITORÂNEA DA PRAIA DO IGUAPE, AQUIRAZ-CE." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 936–47. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.502.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo a caracterização dos aspectos sedimentares da planície costeira da praia do Iguape através da análise de dados estatísticos, levando em consideração, também os impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação. A área de estudo se encontra em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Historicamente o município começou a se evidenciar após a integração do município na RMF em 1973, onde passou a se destacar devido ao turismo. A faixa de praia do município possui aproximadamente 29 km de extensão, onde se encontram as praias do Batoque, Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha, Japão e Porto das Dunas. Para o alcance desses objetivos, a metodologia empregada foi dividida em levantamentos bibliográficos e documentais, a coleta de dados e a elaboração de material cartográfico. Diante disto obtivemos os resultados através da frequência simples, medidas de curtose, assimetria, média e mediana. Foi verificada a predominância de areia média e areia fina em todas as amostras, já os valores de assimetria e curtose apresentaram a predominância de aproximadamente simétrica com 67% e a predominância mesocúrtica (62%) e leptocúrtica (33%). Verificou-se que a dinâmica sedimentar foi caracterizada pela grande mobilidade sedimentar, mais perceptível na faixa de praia.Palavras-chave: Litoral de Aquiraz; Praia do Iguape; Dinâmica sedimentar. ABSTRACTThis study aimed to characterize the sedimentological settings of the coastal plain of Iguape beach through the statistical data, also taking into account the socioenvironmental impacts resulting from use and occupation. The study area is in Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Historically the city began to show itself after the integration of the municipality in the RMF in 1973, where it began to stand out due to tourism. The Aquiraz is approximately 29 km long, where are the beaches of Batoque, Barro Preto, Iguape, Presidio, Prainha, Japan and Porto das Dunas. To achieve these objectives, the methodology employed was divided into bibliographic and documentary surveys, data collection and the preparation of cartographic material. We obtained the results through simple frequency, measures of kurtosis, skewness, mean and median. The predominance of medium sand and fine sand was verified in all samples, while the values of skewness and kurtosis were predominantly symmetrical with 67% and the predominance of mesocurtic (62%) and leptocurtic (33%). It was verified that the sedimentary dynamics was characterized by the great sedimentary mobility, mainly in the beach system.Keywords: Aquiraz Coastline; Iguape Beach; Sedimentary dynamics. RESUMENEl objetivo de este trabajo es la caracterización de los aspectos sedimentarios de la llanura costera de la playa de Iguape a través del análisis de datos estadísticos, teniendo en cuenta los impactos sociales y ambientales resultantes del uso y la ocupación. El área de estudio está en Aquiraz, Región Metropolitana de Fortaleza (RMF). Históricamente, el municipio comenzó a mostrarse después de la integración del municipio en el RMF en 1973, donde empezó a destacarse debido al turismo. La franja de playa del municipio tiene cerca de 29 km de largo, donde se encuentran las playas de Batoque, Barro Preto, Iguape, Presídio, Prainha, Japão y Porto das Dunas. Para alcanzar estos objetivos, la metodología utilizada fue las encuestas bibliográficas y documentales, la recolección de datos y la preparación de material cartográfico. Dado esto, obtuvimos los resultados mediante frecuencia simple, medidas de curtosis, asimetría, promedio y mediana. Podemos destacar el predominio de arena media y arena fina en todas las muestras, mientras que los valores de asimetría y curtosis mostraron el predominio de aproximadamente simétrica con 67% y el predominio de mesocúrtica (62%) y leptocúrtica (33%). Además, este trabajo buscó contribuir a una mejor comprensión de la dinámica sedimentaria del área, para comprender mejor la playa en cuestión.Palabras clave: costa de Aquiraz; Playa de Iguape; Dinámica sedimentaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Anette Santiago, and Fernando Dias Lopes. "Relação entre ciclo de vida do produto turístico e estratégias de cooperação na faixa litorânea urbana do Município de Natal." Revista Turismo em Análise 21, no. 1 (April 1, 2010): 188. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p188-211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira Neto, Claudeci. "O DESLOCAMENTO DA DINÂMICA POPULACIONAL POTENCIALIZADA PELO ESTADO: O CASO DO ESPÍRITO SANTO." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 18, no. 1 (May 6, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v18i0.13279.

Full text
Abstract:
Os incentivos fiscais do Governo do Estado do Espírito Santo, através do INVEST-ES, e os benefícios fiscais e financeiros da União, por meio das políticas da SUDENE, contribuíram a partir dos anos 2000, para o deslocamento da dinâmica populacional para a parte norte do estado do Espírito Santo e mais fortemente para os municípios da faixa litorânea de Serra a São Mateus. Esse grupo de sete municípios, denominado “litoral dinâmico”, tem apresentado taxas de variação geométrica anual da população bem acima das verificadas para a média do estado e para os demais 71 municípios. No período 1991-2000 ela alcançou taxas de 2,98 e, entre 2000-2016: 2,58. Para esses dois períodos a média estadual foi 1,96 e 1,57; e considerado o grupo de 71 municípios, 1,71 e 1,28, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Britez, R. M., A. Santos Filho, C. B. Reissmann, S. M. Silva, S. F. Athayde, R. X. Lima, and R. M. B. Quadros. "Nutrientes no solo de duas florestas da planície litorânea da Ilha do Mel, Paranaguá, PR." Revista Brasileira de Ciência do Solo 21, no. 4 (December 1997): 625–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831997000400013.

Full text
Abstract:
Estudou-se a ciclagem de nutrientes de duas formações florestais ("floresta baixa", com dossel atingindo 15 m de altura, e "floresta alta", 25 m de altura), características dos cordões arenosos da planície litorânea da Ilha do Mel, Paranaguá, Paraná, de 14 de junho de 1991 a 12 de junho de 1993. Nesta primeira parte, foram analisadas as características químicas e físicas dos solos, relacionando-as com o meio físico e com o material de origem. Os solos foram classificados como podzóis, distróficos e álicos, fortemente ácidos, de textura arenosa, estando a profundidade do horizonte B iluvial relacionada com a faixa de oscilação do lençol freático. Nas duas áreas, os solos apresentam fertilidade semelhante, caracterizando-se pela baixa CTC, alto potencial de lixiviação, fazendo com que a matéria orgânica seja a principal responsável pela retenção de íons no solo. Ocorrem, também, dois compartimentos distintos de nutrientes, um no horizonte A1 e outro no B iluvial. Embora a fertilidade dos solos seja considerada bastante baixa, a vegetação apresenta-se bem desenvolvida. As diferenças no desenvolvimento entre as duas florestas estudadas podem estar relacionadas com a disponibilidade de água e de nutrientes do horizonte B. Na floresta alta, tanto o lençol freático como o horizonte B estão mais próximos da superfície, possibilitando que essa formação esteja menos sujeita ao estresse hídrico, além de poder aproveitar, mais facilmente, os nutrientes acumulados no horizonte B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mouta, Ricardo José Oliveira, Sandra Maria Oliveira Caixeiro-Brandão Caixeiro-Brandão, Cristina Portela da Mota, and Andréa Araújo Viana. "Perfil sociodemográfico e clínico de mulheres assistidas na consulta enfermagem ginecológica de uma localidade litorânea do Rio de Janeiro." Enfermagem Brasil 8, no. 6 (December 20, 2009): 307–14. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v8i6.4688.

Full text
Abstract:
Os objetivos do estudo foram descrever e discutir o perfil sociodemográfico e clínico das mulheres assistidas na consulta de enfermagem ginecológica em 2005 em uma unidade básica da baixada litorânea, do estado do Rio de Janeiro. Constituiu-se em estudo exploratório, descritivo e com abordagem quantitativa. A análise do perfil sociodemográfico permitiu concluir que a faixa etária de maior adesão ao programa é a de 21 até 30 anos, com percentual significativo de mulheres idosas; o principal estado civil é de mulheres casadas, emparelhando com o de mulheres sem cônjuge referido; as mulheres atendidas estão, em sua grande maioria, inseridas no mercado de trabalho, seguidas das profissionais do lar. Os principais resultados do perfil clínico através do Papanicolau apontaram para inflamação e metaplasia escamosa; NIC I e NIC II foram detectados um caso de cada. Foi detectado um percentual elevado de mulheres portadoras de agente infeccioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Juliana Santos, Margareth Ferreira de Sales, Ana Paula de Souza Gomes, and Daniela Santos Carneiro-Torres. "Sinopse das espécies de Croton L. (Euphorbiaceae) no estado de Pernambuco, Brasil." Acta Botanica Brasilica 24, no. 2 (June 2010): 441–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062010000200015.

Full text
Abstract:
Este estudo foi baseado na análise de materiais de herbário, referências bibliográficas e coletas, revelando a ocorrência de 35 espécies do gênero Croton para o estado de Pernambuco. A maior parte destas espécies tem distribuição exclusiva na zona fitogeográfica das Caatingas; Croton fuscescens Spreng., C. grewioides Baill. e C. blanchetianus Baill. estendem-se da zona da Mata até a zona das Caatingas; C. polyandrus Spreng. e C. sellowii Baill. ocorrem principalmente na faixa litorânea, em vegetação de restinga; C. argenteus L., C. jacobinensis Baill. e C. triqueter Lam. foram observados apenas na zona da Mata, e C. glandulosus L., C. heliotropiifolius Kunth, C. hirtus L' Her. e C. lundianus (Didr.) Müll. Arg. apresentam ampla distribuição no Estado. São apresentadas chave de identificação, comentários sobre distribuição geográfica e habitats, juntamente com ilustrações de características diagnósticas das espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Padilha, Frederica, Mauricio Érnica, Antônio Augusto Gomes Batista, and Luciana Pudenzio. "As regularidades e exceções no desempenho no Ideb dos municípios." Estudos em Avaliação Educacional 23, no. 51 (April 30, 2012): 58. http://dx.doi.org/10.18222/eae235120121948.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este artigo tem por objetivo explorar relações entre qualidade do Ensino Público no Fundamental II, a partir do Ideb 2009, e características dos municípios. Sua finalidade principal consiste em apreender tanto regularidades que marcam as desigualdades regionais e educacionais quanto os casos que rompem com essas regularidades. A análise indica três importantes resultados: (i) que as metrópoles apresentam indicadores negativos, o que reforça a hipótese de um efeito-metrópole sobre as desigualdades educacionais; (ii) que, no Nordeste, os resultados mais críticos parecem se concentrar na faixa litorânea e (iii) os municípios de alguns estados do Nordeste, especialmente os do Ceará, fogem ao padrão negativo da região, o que exige estudos aprofundados para compreensão de seus condicionantes socioeducacionais.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bissa, Luan Gonçalves, Helimar Rabello, Caio Henrique Ungarato Fiorese, Gilson Silva Filho, Cíntia Cristina Lima Teixeira, and Gabrielli Machado Bindeli. "Inventário de mamíferos não voadores da reserva particular do patrimônio natural Mata da Serra (ES)." Nature and Conservation 13, no. 2 (April 8, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2020.002.0001.

Full text
Abstract:
A Mata Atlântica estende-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul na faixa litorânea. Ela pode ser dividida em dois corpos: Floresta Litorânea e Floresta de Montanha. Ambas possuem um grande número de endemismos e são detentoras de uma altíssima biodiversidade e de um valioso banco genético. O estabelecimento de Unidades de Conservação em áreas remanescentes deste bioma tem se tornado uma das principais estratégias para a manutenção da biodiversidade. Além da criação dessas unidades, também é necessário que sejam realizados estudos que estabeleçam a real situação de conservação ambiental das mesmas, colaborando para o aumento do conhecimento da biologia das espécies integrantes destas áreas. O objetivo deste estudo foi inventariar os mamíferos existentes na RPPN Mata da Serra, no município de Vargem Alta, Espírito Santo, como forma de subsidiar a criação de um Plano de Manejo da área e outras melhorias para a mesma. Em um período de 11 meses de campo (de setembro de 2012 a agosto de 2013), foram registrados 107 animais, divididos em 15 espécies de mamíferos não voadores e distribuídas em 05 ordens e 11 famílias. Das espécies registradas, três estão ameaçadas de extinção. Os resultados obtidos ressaltam a importância das unidades de conservação, mesmo aquelas de área relativamente pequena, para conectividade a manutenção e preservação da biodiversidade. Indicam que a RPPN Mata da Serra é um refúgio importante para espécies de mamíferos não voadores da região. Este trabalho contribuiu para o desenvolvimento do Plano de Manejo da área, sobretudo no tocante ao zoneamento da unidade, a ações de reflorestamento e de educação ambiental com os visitantes e vizinhos da unidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Costa, Bruno Esslinger de Britto. "O fandangueiro narrador: a geografia e a modernização do território na música regional caiçara." Para Onde!? 6, no. 2 (September 11, 2012): 144–54. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.36491.

Full text
Abstract:
O fandango é uma manifestação cultural, que une dança, música e poesia, inerente ao território e à produção dos meios de vida das comunidades caiçaras. Uma expressão que não encontra mais plenas condições de realização no mundo atual, presente sobretudo na região do Lagamar (faixa litorânea entre Iguape-SP e Paranaguá-PR), considerada uma das mais ricas em biodiversidade do ecossistema da mata atlântica. O declínio e a individualização da experiência humana como fenômenos da efetivação da modernidade apresentam-se aqui sob uma crítica geográfica. Se produzir o espaço é produzir a própria consciência, reproduzir o espaço é reproduzir uma consciência alheia: estranhamento que se revela na geografia. O objetivo do trabalho é percorrer as narrativas e as modas do fandango e do modo de vida caiçara em busca de possíveis caminhos para pensarmos as expressões culturais nas suas relações com a produção do espaço. As reflexões que se seguem reconhecem na música, e na arte, as cisões e contradições intrínsecas à vida moderna sob um modo de produção que se pretende inquestionável na escala global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rodrigues, Heloisa Bueno. "Lugar: percepções e vivências - estudos de Portugal Pequeno e São Domingos, Niterói." PragMATIZES, no. 5 (September 1, 2013): 43. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes2013.5.a10368.

Full text
Abstract:
Este ensaio busca, através da compreensão dos espaços urbanos e seus usos, identificar e entender a cidade como um espaço de encontros, fortalecedor de vivências, formador de identidades e de pertencimento, permeado de sentido e memória, compreendendo o espaço para além da sua construção física e da visão técnico-científica-hierárquica de alguns urbanistas e pesquisadores. O enfoque, portanto, pretende construir uma visão mais humana da cidade indo de encontro aos modelos de cidades “vazias”, cidades cenários, cidades shoppings, enfim, cidade espetáculo, e ao encontro das mais modernas correntes de pensamento sobre o olhar da(na) cidade, que humanizam os estudos sobre elas. Com base neste fundamento e tendo como recorte a cidade de Niterói, escolhemos como núcleos para esta pesquisa, Portugal Pequeno, pequena faixa litorânea, localizada no bairro de Ponta d’Areia, que teve grande participação na história da formação da Cidade e, em uma análise paralela, trabalhamos também, o bairro São Domingos com foco no espaço circundante à Praça Leoni Ramos, conhecida como Praça da Cantareira, que, assim como o anterior, possui grande valor histórico para Niterói.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ribeiro, Andressa F., Gisela R. A. M. Marques, Júlio C. Voltolini, and Maria Lúcia F. Condino. "Associação entre incidência de dengue e variáveis climáticas." Revista de Saúde Pública 40, no. 4 (August 2006): 671–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006000500017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a ocorrência de casos de dengue autóctone segundo sexo, faixa etária e local provável de infecção e sua relação com variáveis climatológicas. MÉTODOS: Os registros de casos autóctones em São Sebastião, SP, de 2001 a 2002, e confirmados laboratorialmente foram estudados. A densidade larval foi verificada pelos índices de predial, recipientes e Breteau. A relação entre dados de pluviosidade, temperatura e número de casos foi analisada pela correlação de Spearman utilizando-se o conceito time-lag. RESULTADOS: Os coeficientes de incidência anuais para 2001 e 2002 foram de 80,31 e 211,1 por 10.000 habitantes, respectivamente. A maioria dos casos de dengue (n=1.091; 65%) foi registrada na área central do município. O sexo feminino foi o mais acometido (n=969; 60%) e ambos os sexos nas faixas etárias entre 20 e 29 e 30 e 39 anos. Não foi observada correlação entre variáveis climatológicas e número de casos do mesmo mês, entretanto, esta associação ocorre a partir do segundo mês estendendo-se até o quarto mês. CONCLUSÕES: A associação entre o número de casos de dengue e fatores abióticos identificou o intervalo de tempo em que a chuva e a temperatura contribuíram na geração de novos casos. Tais aspectos, associados à vulnerabilidade turística da região litorânea, propiciaram condições para ocorrência da doença. A urbanização sem a devida estrutura de saneamento possivelmente influenciou na densidade de mosquitos e na incidência de dengue. Esses fatores podem ter contribuído para a dispersão do mosquito e disseminação dos vários sorotipos da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Wemerson Diascanio. "Estudo do campo higrométrico em situação sazonal de verão: o caso do distrito de Carapina-Serra/ES." ENTRE-LUGAR 10, no. 19 (July 30, 2019): 104–32. http://dx.doi.org/10.30612/el.v10i19.9733.

Full text
Abstract:
O crescimento da malha urbana das cidades, modifica a variabilidade espaço-temporal dos elementos climáticos. Todavia, a umidade do ar não está entre as mais analisadas, muito embora, a umidade do ar seja importante, na medida em que é um agente que transfer energia de um lugar para outro na superfície da Terra. Como também, junto com as nuvens, influencia na transmissão de radiação como determina o estado do conforto fisiológico humano. Nesse sentido, a pesquisa se propos a analisar a distribuiçãão da umidade, no distrito de Carapina, situado no município de Serra, no Espírito Santo em situação sazonal de verão. Para isso, utilizou-se transect móvel (10h00min; 16h00min e 20h00min), com 42 pontos de observação e seis pontos fixos. Dentre os resultados, pode-se destacar que campo hígrico do distrito de Carapina, em uma situação de atuação da ASAS, os resultados apontaram que nas coletas matutinas e vespertinas os pontos de coleta com maiores valores médios de umidade relativa do ar estiveram dispostos ao longo da faixa litorânea. Na coleta noturna este padrão se modificou, e os maiores registros médios de umidade se estenderam por toda a porção norte do distrito de Carapina, especialmente na porção interiorana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Do Amaral Pereira, Raquel Maria Fontes. "ORIGENS, EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DO SETOR HOTELEIRO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC." Turismo - Visão e Ação 17, no. 2 (August 17, 2015): 508. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p508-537.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa as origens, a evolução e as tendências da rede hoteleira do Balneário Camboriú, associadas à expansão urbana e turística na faixa litorânea catarinense. A área objeto de estudo compreende o espaço urbano de Balneário Camboriú/SC, um dos maiores destinos turísticos do Sul do Brasil, cuja organização espacial definida ao longo de diferentes períodos tem passado por um acelerado processo de transformação imposto, inicialmente, pela ampliação do número de veranistas, seguido pelo crescimento dos fluxos turísticos. O método de abordagem apoia-se no materialismo histórico-dialético, recorrendo fundamentalmente ao paradigma de formação socioespacial que favorece a identificação das “múltiplas determinações” responsáveis pela caracterização de realidades concretas, bem como na consideração do papel da pequena produção mercantil para explicar a dinâmica socioeconômica das áreas coloniais do Sul do Brasil. O texto discute as iniciativas pioneiras e as principais características da rede de hotéis relacionadas às diferentes etapas de expansão da cidade, bem como a sua relação com o contexto estadual e nacional, levantando as permanências e as transformações do setor, assim como as determinações locais, regionais, nacionais e mundiais, responsáveis por sua dinâmica atual. Palavras-chaves: Balneário Camboriú. Setor Hoteleiro. Origens, evolução e tendências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gandolfo, Elisa Serena, and Natália Hanazaki. "Etnobotânica e urbanização: conhecimento e utilização de plantas de restinga pela comunidade nativa do distrito do Campeche (Florianópolis, SC)." Acta Botanica Brasilica 25, no. 1 (March 2011): 168–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062011000100020.

Full text
Abstract:
A ocupação da faixa litorânea do Brasil vem apresentando nas últimas décadas um grande incremento populacional, levando a urbanização de áreas anteriormente ocupadas por populações tradicionais. O objetivo deste trabalho foi investigar o conhecimento etnobotânico sobre espécies de restinga de representantes da comunidade local de descendentes de açorianos do Distrito do Campeche (Florianópolis, SC), área em processo de urbanização acelerado. Foram selecionados informantes através de amostragem intencional, sendo realizadas 15 entrevistas com moradores nativos entre 42 e 84 anos. Constatou-se que os moradores nativos que vivenciaram a realidade rural na área detêm um conhecimento etnobotânico das plantas de restinga relacionado aos tempos antigos, onde várias espécies eram utilizadas para a manutenção da sobrevivência no local, mas continuam incrementando este conhecimento com plantas utilizadas ainda atualmente, principalmente na categoria medicinal. Do passado rural para o presente urbano a frequência de uso das espécies citadas diminuiu consideravelmente, o que pode acarretar perda de conhecimento etnobotânico entre as futuras gerações. A pesquisa etnobotânica em áreas em transformação contribui para a valorização da cultura local e pode agregar valor cultural à vegetação de restinga, somando esforços para a conservação deste ecossistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Martins, Adriana Novais, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Naíssa Maria Silvestre Dias, and Eduardo Suguino. "Estudo econômico de sistemas fertirrigados na cultura da bananeira (Musa sp.), cultivar Willians." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 4 (December 2010): 1072–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010000400016.

Full text
Abstract:
O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países produtores de banana. O Estado de São Paulo é responsável por aproximadamente 17% da produção nacional. As áreas de produção de banana, antes restritas à faixa litorânea do Estado, estão expandindo-se e ocupando regiões do planalto paulista. Para atingir altas produtividades, com frutas de qualidade, os bananicultores estão adotando novas tecnologias, sendo que a fertirrigação vem ocupando lugar de destaque nos novos sistemas produtivos. Com o objetivo de avaliar a economicidade do uso do nutriente potássio em diferentes doses (0; 300; 600 e 900 kg K2O.ha-1.ano-1) em plantio experimental, na região do Médio Paranapanema, Estado de São Paulo, foram estimados os valores do custo de produção e de indicadores econômicos, como o Custo Operacional Total (COT), a Receita Líquida e o Índice de Rentabilidade, de sistemas fertirrigados na cultura da bananeira. De acordo com a metodologia adotada, o uso do potássio, na dose de 900 kg de K2O.ha-1.ano-1, aplicado através de sistema de fertirrigação, pode ser recomendado para o plantio de bananeira, cultivar Willians, na região do Médio Paranapanema, Estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Nunes, Viktor Krejci, and Marcos José Salvador. "Estabelecimento de protocolo para micropropagação de b. Portulacoides (amaranthaceae)." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 196. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8871.

Full text
Abstract:
Objetiva-se neste trabalho o estabelecimento de protocolo para cultura de tecidos vegetais (importante ferramenta para conservação de germoplasma e para manutenção da espécie ameaçada) com a espécie Blutaparon portulacoides (A. St.-Hil.) Mears, esta espécie ocorre entre o limite superior da maré alta e as dunas e está ameaçada pela ação antrópica. Para tanto proceder-se-á adequação de metodologia dos ensaios biológicos e de procedimentos bioquímicos e da biotecnologia vegetal. O material vegetal foi coletado em seu habitat natural na faixa litorânea em duas localidades: Maricá (RJ) e Ubatuba (SP), em seguida foi cultivado em casa de vegetação, sendo assim uma fonte de material vegetal para todo o trabalho. Explantes (segmentos do caule e as porções mais apicais) foram coletados e submetidos a experimentos in vitro, eles foram distribuídos em 6 variações do meio de cultura M&S (MURASHIGE; SKOOG, 1962), para cada variação o experimento contou com 30 repetições, foram avaliados o desenvolvimento da zona pilífera e o comprimento médio das raízes principais. Sendo que o tratamento com 40g/L de Sacarose e metade dos macro-nutrientes do meio padrão M&S esteve presente entre todos os grupos que apresentaram melhor resultado dentro do experimento, sendo assim uma alternativa para a micropropagação desta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Alencar, Vanessa Barbosa, Edson Vicente Da Silva, Andrea Bezerra Crispim, and Francisco Davy Braz Rabelo. "Proposta de zoneamento ambiental para o município de Camocim – CE." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 1, no. 1 (August 24, 2018): 40–50. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v1i1.491.

Full text
Abstract:
No contexto brasileiro, a diversidade ambiental e o potencial hídrico tem sido ameaçado pela exploração do meio ambiente iniciada no período colonial e estendida até os dias atuais. Alguns fenômenos como a industrialização e urbanização são fatores que ao longo dos anos tem causado diversos problemas ambientais em todo o país, principalmente em sua faixa litorânea. No estado do Ceará, em Camocim, as atividades turísticas e pesqueiras movimentam a economia local, o município avança economicamente frente ao riquissimo potencial ecológico, nesse sentido a preocupação com os componentes ambientais é fundamental para a garantia do equilíbrio e a qualidade de vida. Nessa perspectiva este trabalho busca apresentar os condicionantes geoambientais, a fim de embasar teoricamente o zoneamento geoambiental de Camocim. Como metodologia foram utilizadas tecnicas de geoprocessamento para a confecção de dois mapas temáticos, o mapa de localização e o mapa de subsistemas ambientais do município de Camocim, espacializando os dados ambientais, o que pertime compreender as relações sociedade e natureza a partir do uso e ocupação do ambiente. Como resultados dessa pesquisa foi elaborado um panoramasobre as delimitações das suas unidades geoambientais a partir de uma análise geoecológica, mostrando as potencialidades e limitações ao uso dos setopres ocidentais e orientais de Camocim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

MARINS, CRISTIANO SOUZA, Thaís Oliveira Guimarães, Rodrigo Resende Ramos, Joselane Da Silva Anastácio, Álvaro Gonçalves De Barros, and Mayra Duarte De Carvalho. "Desenvolvimento do turismo sustentável em Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes, por meio da formação e qualificação de empreendedores locais." Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense 4, no. 1 (September 16, 2020): 155–67. http://dx.doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p155-167.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão que teve como meta estimular o turismo sustentável em Farol de São Tomé, região litorânea do município de Campos dos Goytacazes. Essa região do município possui potencial turístico devido, principalmente, faixa de litoral, interesse de órgãos da prefeitura e ao clima agradável e quente. Propiciando oportunidades de emprego e renda, sobretudo para a população. Contudo, há diversos empresários de outras regiões sem nenhuma preocupação com o impacto das atividades de exploração do turismo no meio ambiente. E em outros casos, há muitas pessoas operando na informalidade sem qualquer formação ou conhecimento técnico. E o objetivo do projeto foi contribuir para mudar esta situação, promovendo a difusão de uma cultura empreendedora voltada para a promoção do turismo sustentável. Na primeira parte do projeto, foi aplicado um questionário aos empreendedores locais durante o Festival Gastronômico de 2018, com o objetivo de identificar as demandas por capacitação e o perfil dos entrevistados. E num segundo momento foram realizadas as capacitações conforme as demandas apresentadas. Como resultado foi possível identificar muitas potencialidades ainda pouco exploradas na região e que a capacitação poderia auxiliar, aos empreendedores, na criação e exploração de novas oportunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sick, Helmut. "Aves da Mata Atlântica em extinção." Revista do Serviço Público 40, no. 4 (July 4, 2017): 155–58. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2160.

Full text
Abstract:
Os ornitólogos, trabalhando sobre as aves do Brasil, estão muito preocupados com o processo de escasseamento das aves deste país. Há alguns anos apresentamos uma lista de cinquenta aves brasileiras raras ou ameaçadas de extinção (Sick & Teixeira, 1979). Para o nosso livro Ornitologia brasileira, no prelo na Editora da Universidade de Brasília, revimos a lista e chegamos a 52 espécies. A área mais atingida no processo de diminuição de aves é a Mata Atlântica. A Mata Atlântica cobriu, antigamente, uma faixa mais ou menos larga, seguindo a costa e penetrando em parte profundamente no interior de todos os estados costeiros, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul e Minas Gerais, chegando, por exemplo, no Paraná ao Parque Nacional de Iguaçu. A Mata Atlântica pluvial consiste, ecologicamente, de dois corpos de mata: a floresta litorânea (por exemplo, as matas ao norte do baixo Rio Doce, Espírito Santo) e a floresta de montanhas (por exemplo Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro), com clima, flora e fauna diferentes. A Mata Atlântica foi outrora ligada à Floresta Amazônica, ocorrendo intercâmbio da fauna entre elas nessa época, entretanto, os dois corpos de mata se separaram há muito tempo. A Mata Atlântica, por sua vez, fragmentou-se em vários trechos, perdendo-se, também, o contato das suas faunas. Essa segregação das várias partes da Mata Atlântica tornou-se muito acentuada durante o tempo da colonização, quando o homem começou a cortara mata para desenvolver a agricultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Nogueira, Aline Maria Pereira, Iuri Ávila Lins de Araújo, Leonardo Salazar Bittencourt, and Gabriella Restaino. "Impacto da verticalização no microclima urbano." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 2 (June 29, 2018): 72–85. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i2.8650267.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga os efeitos do adensamento por verticalização, no microclima urbano, para avaliar possíveis impactos de decisões de planejamento urbano na qualidade ambiental das cidades. A pesquisa baseou-se no estudo de caso de uma fração do bairro Guaxuma, o loteamento Gurgury, que está situado no litoral norte da cidade de Maceió – AL e vem apresentando sinais de um processo acelerado de verticalização devido ao processo de valorização imobiliária da região. O método da pesquisa consistiu de análise comparativa, utilizando a ferramenta computacional ENVI-met 4.2 para simular temperatura e velocidade do ar, em três diferentes cenários. O primeiro representando o padrão atual de ocupação e outros dois cenários futuros, baseados no novo padrão de uso permitido pela legislação vigente. Um dos cenários futuros apresenta a implantação de edifícios com 10 pavimentos e o outro com edifícios de 20 pavimentos. Os resultados das simulações computacionais demonstraram que a verticalização na área estudada afetou o microclima local, principalmente o desempenho da ventilação natural. A diferença entre os modelos de 10 e o de 20 pavimentos foi relevante, chegando à 1,21 m/s na velocidade do ar entre esses dois cenários. Os resultados sugerem que na escala da faixa litorânea do Bairro Guaxuma, os efeitos da verticalização, tal como promovida pelo novo código de edificações, provoca mudanças na dinâmica do vento, sendo o cenário de 20 pavimentos o que apresentou melhor desempenho para promoção do conforto térmico na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mendonça, Sérgio Adam, Selma Cristina Franco, Celso Voos Vieira, and Rosana Leal Do Prado. "Análise espacial da tuberculose em Santa Catarina correlacionando com determinantes sociais e de saúde." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 07 (February 9, 2021): 3159. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.07.p3159-3176.

Full text
Abstract:
A distribuição espacial da tuberculose e sua relação com marcadores demográficos, ambientais e socioeconômicos tem gerado informações relevantes para aprimorar a vigilância epidemiológica e a avaliação de serviços de saúde. O objetivo deste trabalho é determinar a distribuição espacial da tuberculose no Estado de Santa Catarina entre 2005 e 2015, correlacionando com indicadores socioeconômicos, demográficos e de saúde. Realizou-se um estudo ecológico cuja análise espacial utilizou a técnica de polígonos. Na análise exploratória foram utilizadas as taxas brutas de incidência e taxas suavizadas pelo método bayesiano empírico. A autocorrelação espacial das taxas de incidência brutas e suavizadas foi determinada pelo índice Global de Moran e clusters pelo índice Local de Moran. Realizou-se uma modelagem com 20 indicadores indicadores utilizando a variável dependente "incidência de tuberculose" e regressão multivariada. A distribuição da tuberculose apresentou correlação espacial positiva com maior concentração na região nordeste do estado e, também, na faixa litorânea (p=0,001). No melhor modelo houve correlação inversa entre a incidência de tuberculose e o índice de Gini (p<0,001), e correlação direta com a taxa de desocupação de 18 anos ou mais (P<0,001), percentual de pessoas de 15 a 24 anos vulneráveis (p=0,011), domicílios com mais de duas pessoas por dormitório (p=0,011), aumento da população (p=0,003) e incidência de HIV (p<0,001). Conclui-se que em Santa Catarina, há autocorrelação espacial da tuberculose com concentração nos conglomerados urbanos das maiores cidades, nas quais o padrão socioeconômico é mais elevado com aumento populacional recente e receptoras de fluxo migratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Cristiane Fernandes de. "Ocupação urbana no litoral brasileiro: déficits sanitários e impactos socioambientais." Nature and Conservation 5, no. 1 (May 27, 2012): 30–38. http://dx.doi.org/10.6008/ess1983-8344.2012.001.0003.

Full text
Abstract:
O trabalho procura analisar alguns dos impactos socioambientais decorrentes do processo de ocupação urbana no litoral brasileiro. Esta análise está embasada no cruzamento de dados censitários, de saneamento e de saúde envolvendo informações sobre a população e a oferta de equipamentos e serviços públicos essenciais como saneamento básico e saúde em cidades-sede de municípios litorâneos brasileiros. O resultado dessa análise, bem como a discussão de alguns dos principais impactos relacionados à ocupação de áreas litorâneas, possui o intento de promover o conhecimento sobre as fragilidades socioambientais relacionadas à ocupação desta faixa territorial tendo em vista as pressões crescentes para uso do solo urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Araújo, João Augusto Carneiro. "O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO JULGAMENTO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS PELO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO." Pensar Acadêmico 19, no. 2 (April 14, 2021): 418. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2021v19i2.1948.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o desenvolvimento sustentável no Tribunal Regional Federal da 2ª Região em uma pesquisa jurisprudencial, espécie de abordagem empírica que estuda o modo como os juízes e tribunais compreendem, interpretam e aplicam o sistema normativo aos diversos conflitos sociais. Partindo da consciência de que o ser humano é dependente de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para a sua existência digna no planeta, sem descuidar da necessidade de se promover a justiça social e alcançar a eficiência econômica, o trabalho apresenta o posicionamento do Tribunal em relação ao desenvolvimento sustentável, levando-se em consideração que os Estados abrangidos pela jurisdição do referido Tribunal (Rio de Janeiro e Espírito Santo) possuem relevante área ambiental, ampla biodiversidade e diversos recursos naturais renováveis e não renováveis, distribuídos em uma extensa faixa litorânea, com variadas comunidades marinhas. Para tanto, aborda o aspecto qualitativo dos dados que envolvem o tema proposto a partir da apreciação do conteúdo das decisões proferidas na solução dos conflitos ambientais nos anos de 2016 a2018, cujo recorte temporal permite uma análise suficiente e adequada para os fins deste trabalho, sendo uma fonte relativamente recente para apresentar o atual quadro do tema na realidade judicial daqueles Estados. Os dados da pesquisa apontaram o critério de resolução das lides ambientais, demonstrando a visão do Tribunal no sentido da necessidade de se equilibrar a importância do desenvolvimento das atividades econômicas, e seus respectivos benefícios sociais, com a proteção ambiental. A pesquisa revelou alguns aspectos preocupantes, a exemplo da ausência de aprofundamento dos conceitos inerentes ao desenvolvimento sustentável nos julgados apreciados, o que justifica a necessidade de aperfeiçoamento constante da promoção do desenvolvimento sustentável no julgamento dos conflitos socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Costa, Falberni de Souza, Cimélio Bayer, Magda Aparecida de Lima, Rosa Toyoko Shiraishi Frighetto, Vera Regina Mussoi Macedo, and Elio Marcolin. "Variação diária da emissão de metano em solo cultivado com arroz irrigado no Sul do Brasil." Ciência Rural 38, no. 7 (October 2008): 2049–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000700041.

Full text
Abstract:
O metano (CH4 ) apresenta um potencial de aquecimento 23 a 32 vezes maior do que o dióxido de C e a sua emissão diária em lavouras de arroz varia com a temperatura do solo e da água, e o metabolismo das plantas. O objetivo deste estudo foi determinar o horário apropriado à coleta de amostras de ar para quantificar a emissão média diária de CH4, informação fundamental para estudos visando a derivação de índices regionais de emissão desse gás. Três campanhas de monitoramento da emissão de CH4, com coletas em intervalos de 3h, foram realizadas nos estágios de emissão da panícula (campanha 1) e de maturação de grãos (campanhas 2 e 3) do arroz sob diferentes sistemas de cultivo (convencional e plantio direto) na safra 2002/2003, na Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz, em Cachoeirinha, RS. A coleta das amostras de ar foi realizada com seringas de poliestireno em câmaras de alumínio de 1m², sendo que as análises de metano foram realizadas por cromatografia gasosa. A emissão diária de CH4 apresentou padrão similar nas três campanhas de amostragem independente do sistema de cultivo. A faixa de emissão mínima (4-19mg CH4m-2 h-1) ocorreu entre as 24 horas e o início da manhã seguinte (9 horas), e a faixa de emissão máxima (8-33mg CH4 m-2 h-1) do início à metade da tarde (12-15 horas). A emissão de CH4 foi relacionada à temperatura da água de inundação (campanhas 1 e 3) e do solo (campanha 2). Com base nas curvas de emissão diária e considerando aspectos operacionais como a viabilidade de análise cromatográfica das amostras no período de 24h após a coleta, o intervalo entre 9 e 12 horas é recomendado para a avaliação das emissões de CH4 em lavouras de arroz irrigado quando objetiva-se a obtenção de valores equivalentes à emissão média diária desse gás. Acredita-se que a alta relação entre a temperatura e a emissão de metano valida esse procedimento para as sub-regiões produtoras de arroz no Sul do Brasil (região litorânea e Sul do RS e região Sul de SC) pelo fato destas apresentarem comportamento diário similar de radiação solar e de temperatura do ar. A adequação do procedimento deve ser confirmada para as demais sub-regiões produtoras do Sul do Brasil, mas principalmente para outras regiões que apresentem condições ambientais diversas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gomes, Benedito Martins, and Raimundo Leite Cruz. "COMPORTAMENTO ESPACIAL DOS PERCENTIS 75 DA PRECIPITAÇÃO DECENCIAL PARA O ESTADO DE SÃO PAULO, NA PRIMAVERA." IRRIGA 7, no. 2 (August 17, 2002): 142–53. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2002v7n2p142-153.

Full text
Abstract:
COMPORTAMENTO ESPACIAL DOS PERCENTIS 75 DA PRECIPITAÇÃO DECENCIAL PARA O ESTADO DE SÃO PAULO, NA PRIMAVERA Benedito Martins GomesCentro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, CP 711, CEP 858114-110, Cascavel – PR, Fone: (0xx45) 220-3154, E-mail: bmgomes@unioeste.brRaimundo Leite CruzDepartamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista,CP 237, CEP 18603-970, Botucatu – SP, Fone: (0xx14) 6802-7165,E-mail: cruz@fca.unesp.br 1 RESUMO No presente estudo foi avaliada a distribuição espacial do percentil 75 da precipitação decendial para o Estado de São Paulo, utilizando-se um total de 136 postos pluviométricos com séries acima de 27 anos de registros. Em um estágio preliminar os valores dos percentis 75 da precipitação decendial foram georeferenciados, permitindo a utilização de técnicas da geoestatística para proceder à interpolação dos dados. Modelos experimentais de semivariogramas padronizados foram obtidos, utilizando-se a variância amostral como fator de escalonamento, permitindo a verificação de proporcionalidade entre os modelos e agrupando-os sob a mesma tendência. O modelo teórico exponencial foi o que melhor se ajustou aos semivariogramas experimentais, seguido pelo modelo esférico. Os parâmetros estimados para os modelos, efeito pepita, patamar e alcance foram utilizados para a realização da krigagem e confecção dos mapas de isolinhas. A distribuição espacial dos percentis 75 da precipitação decendial reflete o comportamento da circulação atmosférica no Estado, apresentando alta variabilidade. As regiões oeste , sudoeste e noroeste apresentaram as menores intensidades de precipitação e foram variáveis de acordo com os níveis temporais na primavera. A região litorânea apresentou as maiores intensidades de precipitação para quase todos os níveis temporais estudados, diferenciando-se das demais regiões do Estado. A exceção foi à região nordeste no final da primavera que apresentou valores de intensidades maiores do que os registrados no litoral. A faixa litorânea apresentou comportamento homogêneo, detectado pelo forte agrupamento das isolinhas em quase todos os decêndios analisados. UNITERMOS: precipitação decendial, semivariograma, geoestatística, krigage. GOMES, B.M., CRUZ, R.L. SPACIAL BEHAVIOR OF TEN-DAY PRECIPITATION 75 percentil FOR SÃO PAULO STATE IN THE SPRING2 Abstract In the present study it was evaluated the ten-day precipitation 75 percentil spatial distribution for São Paulo state, using a total of 136 pluviometric stations with series over 27 year- records. In a preliminary phase, the ten-day precipitation 75 percentil values were georeferred in the space, allowing geostatistics technique use for data interpolation proceeding. Experimental models of standardized semivariograms were obtained using sample variance as a staggering factor, allowing the proportionality verification among the models and grouping them under the same tendency. The exponential theorical pattern was better fitted to the experimental semivariograms, followed by the spherical pattern. The parameters measured for the models, nugget, sill and range effect were used to carry out the kriging and isogram maps preparation. The ten-day precipitation 75 percentil spatial distribution reflects the atmospheric circulation behavior in the state, presenting high variability. The western, southwestern and northwestern regions presented the lowest precipitation intensities and varied according to seasonal levels in the spring. The coastal region presented the highest precipitation intensities for almost all studied seasonal levels, differing from other state regions. The exception was the northeastern region at the end of the spring, which presented higher intensity values than those recorded in the littoral. Key words: ten day precipitation, semivariogram, geostatistics, kriging.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Joel Silva dos, and Gabrielle Diniz dos Santos. "Estudo Microclimático em Pontos Representativos da Malha Urbana da Cidade de João Pessoa\PB: Uma Avaliação do Campo Térmico (Microclimatic Study in Representative Points From the Urban Mesh From the City of João Pessoa\PB: A Thermal Field Evaluation)." Revista Brasileira de Geografia Física 6, no. 5 (December 18, 2013): 1430. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v6i5.233116.

Full text
Abstract:
As transformações no uso e cobertura do solo em áreas urbanas têm proporcionado alterações no campo térmico desses ambientes com impactos diversos: formação de ilhas de calor, aumento das temperaturas médias, redução da umidade relativa do ar e desconforto térmico. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o campo térmico urbano e a formação e intensidade da ilha de calor de pontos representativos da malha urbana da cidade de João Pessoa\PB. Foi feito um levantamento bibliográfico referente a temática e a área de estudo. Para a coleta dos dados de temperatura e umidade relativa do ar foram utilizados termo-higrometros (HOBOS – U10) instalados nas amostras (Mata do Buraquinho; Manaíra, Cabo Branco e Bancários) no período chuvoso de 2012. Os dados foram coletados a intervalos de uma em uma hora e avaliados em Excel. A análise de uso e cobertura do solo foi realizada com base em nove classes de acordo com a porcentagem dos elementos de recobrimento do solo através de métodos quantitativos e qualitativos, segundo Santos (2011). Os resultados indicam que a temperatura do ar foi maior nas amostras experimentais próximas a faixa litorânea, estando o ponto localizado no Bairro de Manaíra, com a formação das maiores ilhas de calor e temperaturas médias do ar. A crescente urbanização da cidade e a redução das áreas verdes nos bairros litorâneos têm contribuído significativamente para o aumento das temperaturas e o comprometimento da qualidade de vida da população residente nessas áreas. A B S T R A C T The changes in the use and land cover in urban areas have provided changes in thermal field with diverse impacts of those environments: formation of heat islands, rising average temperatures, reduced relative humidity and thermal discomfort. The main objective of this work is to evaluate the urban thermal field and the formation and intensity of heat island of representative points of the urban city of João Pessoa \ PB. We conducted a literature review regarding the topic and study area. To collect the data of temperature and relative humidity were used thermo Hygrometers (HOBOS - U10) installed in the samples (Mata do Buraquinho; Manaíra, Cabo Branco and Bancários) during the rainy season of 2012. Data were collected at intervals of one at a time and evaluated in Excel. The analyses of use and land cover were based on nine classes according to the percentage of the elements of the soil cover through quantitative and qualitative methods, according to Santos (2011). The results indicate that the air temperature was higher in the experimental samples near the coastal strip, being the point located in the neighborhood of Manaíra with the formation of the higher heat islands and average temperatures. The increasing urbanization of the city and the reduction of green areas in the coastal districts have contributed significantly to rising temperatures and reduced quality of life of the living population in those areas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nagamine, Liria, Gustavo Ferreira, Caroline Krüger, and Rosa Moura. "Disseminação da Covid-19 nas Faixas de Fronteira Terrestre e Litorânea do Brasil." Revista Tempo do Mundo, no. 23 (December 2, 2020): 203–33. http://dx.doi.org/10.38116/rtm23art8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Costa, Aderson Barbosa, Adely Pereira Silveira, Filipe Maciel de Moura, and Fabio Perdigão Vasconcelos. "ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DOS COMPARTIMENTOS GEOAMBIENTAIS DA REGIÃO DE “PORTO DOS BARCOS” NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CEARÁ." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 853–63. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.574.

Full text
Abstract:
A área de análise é a costa oeste do Estado do Ceará, tendo como enfoque a praia de Porto dos Barcos no município de Itarema. Foi elaborada e compartimentada geoambiental, sendo identificadas as seguintes unidades: a planície litorânea (com subunidades de faixa praial, campo de dunas móveis; campo de dunas fixas e paleodunas); a planícies flúvio-marinhas (desembocaduras fluviais revestidas por manguezais); as planícies fluviais (matas ciliares; lagoas freáticas; e tabuleiros pré-litorâneos ou costeiros. Essa compartimentação é a do Diagnóstico da Zona Costeira e da Gestão Integrada. O artigo tem como objetivo analisar os compartimentos geoambientais presentes na área de estudo, a fim de obter dados quantitativos quanto as áreas de cada setor geoambiental da região. Essa quantificação será importante para investigar os processos geomorfológicos que se apresentam em uma área dinâmica, que sofre modificações em curto espaço de tempo, devido à aceleração dos intensos processos naturais e as ações antrópicas. A metodologia se baseou em pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo e análise de imagens de satélite. Podemos concluir que os processos dinâmicos atuantes transformam a paisagem rapidamente, em espaço de tempo de poucos meses, fato que dificulta a análise ambiental e o planejamento de uso sustentável da região.Palavras-chave: Compartimentação geoambiental; Itarema; Porto dos Barcos; Praia do Porto. ABSTRACTThe area of analysis is the west coast of the state of Ceará, focusing on the beach of Porto dos Barco in the municipality of Itarema. It was elaborated and compartmentalized geoenvironmental, being identified the following units: the coastal plain (with subunits of beach strip, field of mobile dunes; field of fixed dunes and paleodunas); Fluvio-marine plains (mangrove-lined river mouths); fluvial plains (riparian forests; groundwater lagoons; and pre-coastal or coastal trays. This compartmentalization is the Coastal Zone Diagnosis and Integrated Management. to obtain quantitative data on the areas of each geoenvironmental sector in the region.This quantification will be important to investigate the geomorphological processes that present themselves in a dynamic area, which undergoes changes in a short time, due to the acceleration of intense natural processes and anthropic actions. The methodology was based on bibliographic research and field surveys and satellite image analysis.We can conclude that the dynamic processes acting quickly transform the landscape, within a few months, a fact that hinders the environmental analysis and the planning of use. sustainable development of the region.Keywords: Geoenvironmental subdivision; Itarema; Porto dos Barcos; Porto Beach. RESUMENEl área de análisis es la costa oeste del estado de Ceará, centrándose en la playa de Porto dos Barco en el municipio de Itarema. Fue elaborado y compartimentado geoambientalmente, identificándose las siguientes unidades: la llanura costera (con subunidades de franja de playa, campo de dunas móviles; campo de dunas fijas y paleodunas); Llanuras fluvio-marinas (desembocaduras de los ríos con manglares); llanuras fluviales (bosques ribereños; lagunas de aguas subterráneas; y bandejas pre-costeras o costeras. Esta compartimentación es el Diagnóstico y Manejo Integrado de la Zona Costera. para obtener datos cuantitativos sobre las áreas de cada sector geoambiental en la región. Esta cuantificación será importante para investigar los procesos geomorfológicos que se presentan en un área dinámica, que sufre cambios en poco tiempo, debido a la aceleración de procesos naturales intensos y acciones antrópicas. La metodología se basó en investigaciones bibliográficas y estudios de campo y análisis de imágenes satelitales. Podemos concluir que los procesos dinámicos que actúan rápidamente transforman el paisaje, en unos pocos meses, un hecho que dificulta el análisis ambiental y la planificación del uso. Desarrollo sostenible de la región.Palabras clave: Compartimentación geoambiental; Itarema; Puerto de los Barcos; Playa de Oporto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Hudson Alves da, Laís Rodrigues Alves, Maria De Lourdes da Penha Santos Siqueira, Rafaela Caroline Alves dos Santos, and Narla Sathler Musse De Oliveira. "PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE BARRA DE MAXARANGUAPE – RN A RESPEITO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAIXA DE PRAIA." HOLOS 8 (January 13, 2016): 166. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2558.

Full text
Abstract:
Um dos grandes problemas existentes nos municípios litorâneos do Rio Grande do Norte é a forma inadequada do uso e ocupação do solo nas faixas de praia, ocasionando graves impactos socioambientais. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo discutir o uso e ocupação do solo na faixa de praia de Barra de Maxaranguape, no município de Maxaranguape – RN, a partir da percepção dos moradores da localidade estudada. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, visita in loco, roda de conversa com pescadores locais e a presidente da colônia de pescadores e uma entrevista semiestruturada com uma das moradoras mais antigas da área estudada. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a área analisada sofre com a forma inadequada do uso e ocupação do solo, pois muitas casas estão edificadas na faixa de praia, sofrendo diretamente com a erosão costeira e correndo o risco de desabamento. Assim, é necessário que as pessoas sejam educadas para fazerem um adequado uso do solo e não invadir as áreas próximas ao mar e que os poderes públicos empreendam estudos técnicos sobre a dinâmica costeira para subsidiar futuras obras de recomposição da face de praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Muehe, Dieter, and Vânia Guaycuru de Carvalho. "Geomorfologia, cobertura sedimentar e transporte de sedimentos na plataforma continental interna entre a Ponta de Saquarema e o Cabo Frio (RJ)." Boletim do Instituto Oceanográfico 41, no. 1-2 (1993): 01–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0373-55241993000100001.

Full text
Abstract:
A plataforma continental interna defronte à restinga da Massambaba - um sistema de duplos cordões litorâneos localizados entre Saquarema e Arraial do Cabo, com 48 km de extensão - apresenta topografia regular, interrompida por raros afloramentos de rochas do embasamento cristalino e por ocorrências localizadas de arenitos de praia. Um amplo afloramento destes últimos ocorre na faixa batimétrica de 48 a 60 m, correspondendo à posição da linha de costa cerca de 10.000 anos atrás. Outro afloramento de arenitos de praia, de reduzida dimensão, ocorre próximo ao perfil S-4, à distância de 50 m da face da praia, em profundidade de 4 m. A cobertura sedimentar, sem aporte significativo de sedimentos terrígenos, é constituída predominantemente por areias quartzosas reliquiares. O gradiente batimétrico apresenta declividade elevada, atípica para uma plataforma passiva, atingindo o limite distai da plataforma continental interna, a isobatimétrica de 60 m, a uma distância da ordem de 4 milhas náuticas da linha de praia. O padrão de distribuição granulométrico apresenta gradientes de decréscimo em direção a leste, isto é, em direção ao Cabo Frio, e em direção a maiores profundidades. A diminuição do tamanho granulométrico em direção ao Cabo Frio é atribuída como sendo resultado do aporte de sedimentos terrígenos através de um sistema de drenagem pleistocênico, interrompido pela construção do cordão litorâneo mais interiorizado, e à remobilização dos sedimentos por ação de ondas e correntes com transporte residual em direção a leste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Siqueira, Glécio Machado, Joel Medeiros Bezerra, Sidney Rosa Vieira, and Marcelo Bento Paes de Camargo. "Zoneamento de Parâmetros Climáticos no Estado de São Paulo (Brasil) Utilizando Técnicas de Geoestatística (Zoning of Climatic Parameters in the State of São Paulo (Brazil) Using Geostatistics Techniques)." Revista Brasileira de Geografia Física 5, no. 3 (November 5, 2012): 612. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v5i3.232874.

Full text
Abstract:
A precipitação pluvial (mm) e a temperatura do ar (ºC) são os principais parâmetros do clima utilizados nos sistemas de classificação do clima. A má distribuição e o reduzido número de pontos de medida dos atributos do clima acarretam dificuldades para se determinar a temperatura do ar. O objetivo deste trabalho foi analisar o zoneamento climático, com as variáveis precipitação pluvial e temperatura do ar, no Estado de São Paulo, com o auxílio de ferramentas de geoestatistica e geotecnologias. O estudo foi desenvolvido utilizando dados de precipitação pluvial média anual e temperatura do ar média mensal de 416 estações climáticas do estado São Paulo, referente ao período de 30 anos de dados, 1977 a 2006. Sendo estimada a variável temperatura do ar em função da altitude e a latitude do estado, por meio de modelo de regressão linear múltipla. Foram realizadas analises estatística e geoestatísticas, seguido da interpolação por krigagem para confecção dos mapas temáticos. A maior diferença nos valores de temperatura do ar medida e estimada foram localizados na faixa litorânea, enquanto as diferenças minimas estão situadas nas regiões serranas de maior altitude. O semivariograma escalonado para todos os parâmetros climáticos descreve que a altitude e a temperatura do ar estimada apresentam distribuição espacial dos pares de semivariância similar devido a sua forte correlação. A integração de ferramentas de geoprocessamento com modelos e ajustes da geoestatística permite uma abordagem sistematizada, possibilitando a espacialização dos dados meteorológicos.Palavras - chave: Gerenciamento, planejamento climático, variabilidade espacial Zoning of Climatic Parameters in the State of São Paulo (Brazil) Using Geostatistics Techniques ABSTRACTThe rainfall (mm) and air temperature (ºC) are the main parameters used climate classification systems in the climate. Poor distribution and small number of points of the weather attributes, cause difficulties in determining the air temperature. The objective of this study was to analyze climatic zoning, with the variables rainfall and air temperature in the State of São Paulo, with the aid of geostatistical tools and geotechnology. The study was conducted using data from annual precipitation and air temperature monthly average of 416 weather stations in Sao Paulo State (Brazil), for the period from 30 years of data from 1977 to 2006. The variable being estimated air temperature with altitude and latitude of the State, by means of multiple linear regression models. Were carried out statistical and geostatistical analysis followed by kriging for the construction of thematic maps. The biggest difference in the values of air temperature measured and estimated were located in the coastal strip, while the minimal differences are located in highland areas of higher altitude. The scaled semivariogram for all climatic parameters describing the altitude and air temperature have estimated the spatial distribution of pairs of similar semivariance due to its strong correlation. The integration of geoprocessing tools and settings with models of geostatistics allows a systematic approach, allowing the spatial distribution of meteorological data.Keywords: Management, planning climate, spatial variability
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

FRITZSONS, ELENICE, Luiz Eduardo Mantovani, and MArcos Silveira Wrege. "Os biomas e o clima das capitais do Brasil (The biomes and climate of Brazilian capitals)." Revista Brasileira de Geografia Física 10, no. 4 (July 13, 2017): 1152. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v.10.4.p1152-1160.

Full text
Abstract:
O clima tem forte influência sobre os tipos de vegetação e o Brasil apresenta diferentes tipos de clima e de biomas. O objetivo deste trabalho é comparar, com auxílio da análise estatística multivariada, os diferentes tipos de clima existentes nas capitais brasileiras, relacionando-os aos vários biomas. Foram obtidos os seguintes dados climáticos das capitais: temperatura média anual, média das máximas, média das mínimas, insolação média anual, evaporação média anual, umidade relativa anual, média do total pluviométrico anual e da disponibilidade hídrica. Os dados foram utilizados para formar grupos (análise de cluster) e, depois dos grupos formados, foi feita a análise de variância e identificadas as médias. Dois grandes grupos (A e B) e cinco subgrupos se formaram. No subgrupo A1, estão as capitais do sul do País e uma do sudeste, sendo que a Mata Atlântica predomina; no A12, capitais do sudeste e centro oeste e o Cerrado predomina. No subgrupo B11, na faixa litorânea do sudeste até o nordeste, predomina a Mata Atlântica e o subgrupo B12 pertence ao Bioma Amazônia. O bioma mais representado nas capitais brasileiras é a Mata Atlântica, com 10 capitais, seguido do Cerrado com 7 e a Amazônia, com 6. A Caatinga e o Pampa estão representados por uma capital cada e ainda há duas capitais em transição de bioma: Belo Horizonte e Natal. A maior presença de capitais no bioma Mata Atlântica deve-se ao processo de colonização, do litoral para o interior do país, o que justifica também a sua forte degradação. A B S T R A C TThe climate has a strong influence on vegetation types and Brazil presents different types of climate and biomes. The objective of this work is to compare, with the aid of multivariate statistical analysis, the Brazilian capitals regarding the climate and relate them to the biomes. The following climatic data were taken: annual mean temperature, maximum average, minimum average, annual mean isolation, annual average evaporation, annual relative humidity and mean annual rainfall and water availability. After the groups were formed, analysis of variance was performed and means were identified. Two large groups (A and B) and five subgroups were formed. The subgroup A1 is formed by the capitals of the south of the Country and one of the southeast and Atlantic Forest predominates, in the A12, capitals of the southeast and center west, where Savannah dominates. In the subgroup B11, the Atlantic Forest predominates, in the coastal strip from the southeast to the northeast and the subgroup B12 belongs to the Amazon Biome. The most represented biome is the Atlantic Forest, with 10 capitals, followed by the Savannah with 7 and the Amazon with 6. There is one in the Caatinga and another in the Pampa and there are still two capitals in transition from biome: Belo Horizonte and Natal. The predominant presence of Atlantic Forest Biome is due to the colonization process of Brazil, from the coast to the interior, which justifies the fact that it is the most degraded biome among them.Keywords:Atlantic Forest, multivariate analysis, temperature, precipitation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Conpadre, Rede. "Editorial L&E, v.8, n.3, 2014." Labor e Engenho 8, no. 3 (September 1, 2014): 1–4. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v8i3.202.

Full text
Abstract:
É sempre uma satisfação apresentar mais um número da Revista Labor & Engenho [ISSN:2176-8846]. Neste, o leitor poderá apreciar 7 excelentes artigos que juntos refletem diferentes aspectos das benéficas conexões que se estabelecem entre Patrimônio e Desenvolvimento Regional. Dos 7 artigos que compõem o número 3 do volume 8 da Revista L&E, 3 são de autores brasileiros (sendo 2 no idioma português, 1 em inglês); 2 são de autores argentinos (em espanhol); 1 de autores cubanos (também em espanhol); e 1 de autor francês (publicado no idioma original). Neste número temos, pois, a satisfação de publicar, pela primeira vez na Revista L&E, um artigo proveniente de Cuba e outro da França. Damo-lhes as boas vindas e esperamos por novos artigos originários de países do Caribe ou da América Central, assim como esperamos atrair novos pesquisadores e leitores francófonos, já que o idioma francês era o único dentre os 5 idiomas da Revista L&E que ainda não havia sido publicado neste Periódico. Este número se inicia com o artigo de Gercinair Silvério Gandara, que convida a uma deliciosa visita às águas doces do lago de Sobradinho, no rio São Francisco, onde dormita o patrimônio construído das cidades-beira de Remanso e Pilão Arcado. O trabalho faz parte de sua mais recente pesquisa de Pós-Doutorado, financiada pela CAPES. A autora salienta que a força geradora sociocultural das cidades-beira e sua sinergia com o espaço geográfico ressaltam a importância do Patrimônio Ambiental. Em seguida apresenta-se um artigo sobre as frentes pioneiras do Brasil, enfocando a Amazônia. Não poderia ser mais simbólico e significativo o artigo de Hervé Théry, o primeiro publicado em francês pela Revista Labor & Engenho. Nele o autor, titular da Cátedra Pierre Monbeig (que leva o nome do geógrafo francês que participou da fundação da USP), revisita um de seus trabalhos que seguiram a orientação do próprio Monbeig. o artigo trata das fronteiras pioneiras, na Amazônia, disputada entre os defensores da preservação ambiental e os produtores de grãos e carne. Monbeig estava muito à frente do seu tempo, e seus escritos já caracterizavam a tensão nas frentes pioneiras. Na sequência, o artigo de Estela Cañellas e Alejandra Potocko apresenta um primoroso estudo do processo de tomada de decisão que levou à declaração da Quebrada de Humahuaca como Patrimônio da Humanidade. As autoras argentinas salientam que esse processo tem sido objeto de estudos realizados a partir de diferentes disciplinas, em geral, com posturas críticas sobre sua condução. A análise da documentação correspondente constitui importante fonte que permite desconstruir a cronologia do processo e identificar os momentos críticos em que a confluência dos atores e seu protagonismo refletiam os avanços e retrocessos do mesmo. O trabalho de Marina Christofidis busca sistematizar dados de ações legais governamentais e não governamentais referentes ao gerenciamento da costa brasileira e a sua interface com o Patrimônio existente nessa imensa faixa do território nacional, pois a costa litorânea do Brasil ultrapassa os 8.000 km de extensão. Trata-se de um belo artigo com imagens primorosas, muito bem escolhidas, que complementam as informações que o texto em inglês traz. A área metropolitana de Buenos Aires entre as décadas de 1910 e 1940 assistiu ao crescimento de um tipo particular de suburbio associado a segundas residências, casas de veraneio ou fim de semana destinadas às classes alta e média-alta da sociedade argentina. O artigo de Ana Helena Gómez Pintus apresenta uma reflexão sobre os atores que contribuíram para a formação desse espaço, em especial aqueles vinculados à produção arquitetônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cardoso, Camila de Souza, Daniel Pires Bitencourt, and Magaly Mendonça. "Comportamento do vento no setor leste de Santa Catarina sob influência de ciclones extratropicais." Revista Brasileira de Meteorologia 27, no. 1 (March 2012): 39–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862012000100005.

Full text
Abstract:
A faixa leste catarinense é caracterizada pela presença de terrenos elevados, representados por planaltos e seqüência de serras costeiras subparalelas, cujas altitudes superiores a 1000m decrescem em direção ao oceano. Esta faixa está frequentemente submetida à atuação dos ciclones extratropicais, que geralmente ocasionam ventos fortes causando prejuízos as cidades litorâneas e proximidades. Neste trabalho, o vento observado no leste de Santa Catarina foi analisado para os casos com presença de ciclones extratropicais próximos da costa. O objetivo foi identificar como os ciclones e os fatores locais, como o relevo, têm contribuído para a ocorrência de vento. Selecionaram-se os ciclones extratropicais que atuaram nas proximidades da costa, entre 1998 e 2008. A influência desses sistemas no comportamento do vento foi avaliada através de cálculos de correlação entre a profundidade do ciclone e velocidade do vento observado em sete estações meteorológicas. A contribuição das características locais foi analisada separadamente em cada estação meteorológica, através da análise da freqüência de direção do vento. Os resultados mostraram que estatisticamente, somente os ciclones mais intensos influenciam no comportamento dos ventos. Nos casos de ciclones menos intensos foi verificado que as características do relevo, os efeitos de brisas e a posição do ciclone, em relação à estação, apresentam aproximadamente a mesma importância no comportamento do vento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Añaña, Edar da Silva, Francisco Antonio dos Anjos, and Melise de Lima Pereira. "Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 10, no. 2 (May 10, 2016): 309–29. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1093.

Full text
Abstract:
O artigo busca avaliar a imagem de destinos enquanto produtos turísticos à luz da teoria da experiência, com vistas a avaliar as relações existentes entre ambos os construtos. Testa uma escala de mensuração para a imagem de destinos litorâneos, com diferentes atrativos, e analisa o arranjo interno dos fatores imaginários à luz da teoria da experiência e da composição dos destinos enquanto produtos turísticos. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, a partir da aplicação de um survey com potenciais turistas brasileiros que avaliaram um entre oito destinos litorâneos nacionais. Foi utilizada uma amostra, não probabilística por conveniência, de 178 consumidores de diferentes faixas etárias e renda, oriundos de diversos estados brasileiros. O trabalho avança sobre a teoria revisada, apresentando uma forma inovadora de ver a imagem de destinos turísticos à luz de dois elementos que interferem na decisão de visitar ou não um lugar: o arranjo dos destinos enquanto produtos turísticos e a experiência que se espera viver nos destinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Leite, Nicolly Santos, Ivanise Maria Rizzatti, and Edson Vicente Da Silva. "Análise Paisagística do Litoral do Município de Fortim -- Ceará: Subsídios ao Planejamento Ambiental Local." Espaço Aberto 6, no. 2 (December 7, 2016): 103–26. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3670.

Full text
Abstract:
A paisagem costeira é detentora de intensa circulação de matéria e energia configurando-se em um ambiente instável e vulnerável à ação antrópica. O presente trabalho buscou avaliar a dinâmica paisagística, relacionando os aspectos físico-ambientais ao uso e ocupação do litoral do município de Fortim -- Ceará. Como base teórico-metodológica adotou-se a Geoecologia da Paisagem e as etapas da pesquisa perpassaram levantamentos de campo e interpretação da imagem de satélite RapidEye 2013 (sensor REIS e resolução espacial de 5 m) na escala de 1:40.000. Verificou-se como unidades de paisagem o mar litorâneo, faixa de praia, pós-praia, planície de deposição fluviomarinha e eólica, planície fluviomarinha, campos de dunas e falésias. Dentre os problemas destacou-se a ocupação em Áreas de Preservação Permanente que contribuem na descaracterização da paisagem e privatização dos espaços. Assim, considera-se a importância do planejamento ambiental local a fim de regular os usos, prevenir e minimizar possíveis influxos negativos aos sistemas naturais e às populações humanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Costa, Maxoel Barros, and Vicente De Paulo Santos Oliveira. "Caracterização Legal, Física e Biótica do Parque Estadual da Lagoa do Açu." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 11, no. 1 (October 30, 2017): 43. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v11n12017p43-58.

Full text
Abstract:
Desde a sua ocupação humana inicial, a Mata Atlântica sofre com impactos. O dano se agravou com a colonização e a exploração posterior dessa área para fins econômicos e industriais. No estado do Rio de Janeiro, de todos os ecossistemas que compõem esse bioma, a restinga é o mais ameaçado, devido à sua localização nas áreas litorâneas. Atualmente, resta menos de 10% de sua área original. A região Norte Fluminense apresenta um grande remanescente de restinga, e durante anos discutiu-se a possibilidade da criação de uma Área de Preservação Ambiental que englobasse essa área. Com o Decreto nº 43.522/2012, ocorre a criação do Parque Estadual da Lagoa do Açu, que engloba em seus limites o Banhado da Boa Vista, a Lagoa do Açu, parte da Lagoa Salgada, uma área com uma faixa conservada de vegetação de restinga, lagoas, lagunas, córregos e charcos, de grande importância ambiental para a região. O objetivo desta revisão é fazer uma análise geral a partir dos dados levantados a respeito dos diferentes aspectos físicos e bióticos desse parque, além dos parâmetros legais que o regem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva Santos Alvares de Almeida, Karla, Luciano Da Silva Souza, Vital Pedro Da Silva Paz, Maurício Antônio Coelho Filho, and Eduardo Holzapfel Hoces. "BALANÇO DE ÁGUA EM SOLO CULTIVADO SOB POMAR ADENSADO DE LARANJA ‘PÊRA’ ENXERTADA EM DIFERENTES PORTA-ENXERTOS." IRRIGA 23, no. 2 (October 9, 2018): 235–48. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2018v23n2p235-248.

Full text
Abstract:
BALANÇO DE ÁGUA EM SOLO CULTIVADO SOB POMAR ADENSADO DE LARANJA ‘PÊRA’ ENXERTADA EM DIFERENTES PORTA-ENXERTOS1 KARLA SILVA SANTOS ALVARES DE ALMEIDA2; VITAL PEDRO DA SILVA PAZ3; LUCIANO DA SILVA SOUZA3; MAURÍCIO ANTÔNIO COELHO FILHO4 E EDUARDO HOLZAPFEL HOCES5 1 Trabalho oriundo da Tese de Doutorado da primeira autora, intitulada: Balanço de água no solo em pomar de Laranjeira ‘Pêra’ com e sem adensamento de plantio sob diferentes porta-enxertos. 2 Doutora em Engenharia Agrícola, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA, Brasil. E-mail: karlasilvasantos@yahoo.com.br 3 Professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA, Brasil. E-mail: vitalpaz@ufrb.edu.br; lsouza@ufrb.edu.br 4 Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas, BA, Brasil. E-mail: mauricio-antonio.coelho@embrapa.br 5Centro de Recursos Hidricos para la Agricultura y la Mineria, Concepción, CL, Chile. E-mail: eholzapf@udec.cl 1 RESUMO Os pomares cítricos estão implantados principalmente na faixa litorânea do Estado da Bahia, e os solos dessa região são representados pelos Latossolos Amarelos e Argissolos Amarelos, ambos Distrocoesos. Porta-enxertos que induzam à copa eficiência de produção equivalente ou superior e que apresentem menor volume de copa podem ser tão ou mais considerados que aqueles com maior volume de copa e com maior produção de frutos por planta. Objetivou-se caracterizar o balanço de água no solo e fazer uma avaliação das interações copa/porta-enxertos. O trabalho foi conduzido na Agropecuária Gavião em Inhambupe-BA, numa quadra experimental constituída por laranja ‘Pêra’ enxertada em sete diferentes porta-enxertos: híbridos TSKC x (LCR x TR) – 059, LVK x LCR – 038, TSKC x CTSW – 041; limão ‘Cravo Santa Cruz’; tangerina ‘Sunki Tropical’; Citrandarin Riverside e Trifoliata Flying Dragon. Foram avaliados dois experimentos com plantas maiores (medindo aproximadamente 2,5 m de altura) e espaçamento convencional (6,5 m x 3,0 m). Conclui-se que, durante um ano de avaliação, foi observada a variação da evapotranspiração real (ET) da cultura da laranja de 1.270 mm a 1.306 mm, em função dos porta-enxertos utilizados nesta pesquisa. Para os períodos de menor e maior disponibilidade de água respectivamente, a variação dos valores diários foram de 0,95 a 8,63 mm. Não existe diferença significativa em relação aos dados de ET para os diferentes porta-enxertos em plantio adensado, quando comparados aos dados de ET no plantio convencional. Palavras-chave: balanço hídrico, citros, plantas ananicantes ALMEIDA, K. S. S. A.; PAZ, V. P. S.; SOUZA, L. S.; COELHO FILHO, M. A. E HOCES, E. H. SOIL WATER BALANCE UNDER DENSE ORANGE 'PEAR' ORCHARD GRAFTED ONTO DIFFERENT ROOTSTOCKS 2 ABSTRACT Citrus orchards are mainly located in the coastal strip of Bahia State, where soils are represented by yellow Oxisols and Ultisols. Rootstocks that induce to the crown equivalent or higher production efficiency and that have lower crown volume may be as or more considered than those with higher crown volume and with higher fruit yield per plant. The objective was to characterize the water balance in the soil and evaluate the canopy-rootstock interactions. The work was carried out at Agropecuária Gavião in Inhambupe-BA, in an experimental area with sweet orange grafted onto seven different rootstocks: hybrids TSKC x (LCR x TR) -059, LVK x LCR-038, TSKC x CTSW-041; lemon 'Cravo Santa Cruz' (rangpur lime – citrus limonia Osbeck; 'Sunki Tropical' tangerine; Citrandarin Riverside; and Trifoliata Flying Dragon. Two experiments with larger plants (measuring approximately 2.5 m high) and conventional spacing (6.5 m x 3.0 m) were evaluated. It is concluded that during the one-year evaluation, the variation of the actual evapotranspiration (ET) of the orange crop from 1,270 mm up to 1,306 mm was observed, due to the rootstocks used in this research. For the periods of lowest and highest availability of water respectively, daily values ​​varied from 0.95 to 8.63 mm. There is no significant difference in relation to ET data for the different rootstocks in dense plantation, when compared to ET data in conventional plantation. Keywords: water balance, citrus, plants dwarfing
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Everton Ferreira, Rychardson Rocha Araújo, Eurico Eduardo Pinto Lemos, and Laurício Endres. "QUANTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM FRUTOS DE MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) NATIVOS DE ALAGOAS." Revista Ciência Agrícola 15, no. 1 (September 14, 2017): 17. http://dx.doi.org/10.28998/rca.v15i1.3017.

Full text
Abstract:
<p class="Body">A mangabeira (<em>Hancornia speciosa</em> Gomes) é uma espécie frutífera nativa do Brasil, com vasta distribuição em várias regiões do País, especialmente nos tabuleiros costeiros e baixadas litorâneas do Nordeste e nos Cerrados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Em Alagoas, ocorre naturalmente em áreas de Tabuleiros Costeiros e em faixas litorâneas do Estado, onde é explorado de forma extrativista tanto para o consumo <em>in natura</em> como para o processamento. A mangabeira, sofre, nestas áreas, sérios riscos de extinção devido à exploração irracional nos ecossistemas, necessitando de estudos que viabilizem a coleta de germoplasma e instalação de coleções e pomares comerciais, quase inexistentes. O estudo das suas características bioquímico-nutricionais é importante, pois contribui para a valorização da espécie e sua exploração racional, como também sua inserção no mercado competitivo de frutas como produto diferenciado, além de contribuir para promoção da saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar a quantificação de compostos bioativos em frutos de mangabeira nativos do litoral de Alagoas. Foram quantificados os teores de antocianinas, flavonóides, pectina total e pectina solúvel. A polpa dos frutos apresentaram teores de antocianinas e flavonóides de 4,42 mg.100g<sup>-1</sup> e 6,29 mg.100g<sup>-1, </sup>respectivamente e teores médios de pectina total de 1,28% e pectina solúvel de 1,09%. Os frutos analisados demonstraram possuir características funcionais que possibilitam sua utilização tanto de forma <em>in natura</em> como pelas indústrias de alimentos, contribuindo para sua inserção no mercado como produto diferenciado.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Asmus, Gabriela Farias, Sônia Regina Da Cal Seixas, and Eduardo Gonzalez. "Diarreias agudas em Caraguatatuba: situação epidemiológica e sugestões para monitoramento." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 6, no. 1 (July 14, 2017): 71. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v6i1.1147.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou a incidência de diarreias agudas em Caraguatatuba (SP), um município litorâneo que possui problemática socioambiental semelhante a muitas outras localidades brasileiras: déficits em saneamento, enchentes urbanas e falta de infraestrutura para acomodar a população crescente. Em 2002, a taxa de incidência de diarreias era 37 casos/1000 habitantes. Dez anos depois, a taxa era 48,6. Observou-se que a incidência é elevada nas 6 primeiras semanas epidemiológicas do ano. As taxas de incidência na população infantil são maiores, embora 46% dos casos brutos recaiam sobre a população adulta. Os turistas chegam a representar 25% dos casos nas 4 primeiras semanas do ano, mas não são diretamente responsáveis pelo aumento de registros no período. Num contexto de mudanças ambientais globais, há expectativa de aumento de casos de registros no verão, estação que concentra maiores volumes de chuva, temperaturas elevadas e queda de balneabilidade das praias. Um monitoramento adequado das diarreias agudas frente aos novos desafios ambientais poderia incluir a informatização de dados como endereços de incidência, obrigatoriedade de elucidação de agente etiológico e distinção de idosos entre as faixas etárias usualmente coletadas pelo programa MDDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rebouças, Renata Cardia, and Felipe Castro. "MÉTODOS CLÁSSICOS DE SEDIMENTOLOGIA APLICADOS À IDENTIFICAÇÃO DE DEPÓSITOS COSTEIROS COMO FERRAMENTA AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL (CLASSICAL METHODS OF SEDIMENTOLOGY APPLIED TO THE IDENTIFICATION OF COASTAL DEPOSITS AS A TOOL TO THE ENVIRONMENTAL LICENSING)." Revista GeoNordeste, no. 1 (July 5, 2019): 180–99. http://dx.doi.org/10.33360/rgn.2318-2695.2019.i1p180-199.

Full text
Abstract:
RESUMO:A classificação de ambientes costeiros pode ser uma tarefa complexa. O estudo da geomorfologia na identificação de ambientes sedimentares necessita de uma validação. Não raro, feições como cordões litorâneos são confundidas com dunas. O depósito sedimentar em forma de dunas fica melhor caracterizado quando realizados estudos sedimentológicos, nos quais são observados os parâmetros granulométricos e a morfoscopia dos grãos. Neste trabalho estes métodos clássicos de sedimentologia foram aplicados aos sedimentos de testemunhos coletados na planície costeira da localidade de Mosqueiro (SE). A análise granulométrica e morfoscópica mostrou que, apesar de os sedimentos possuírem algumas características peculiares às areias de dunas, como uma granulometria fina, assimetria positiva tendendo para os finos e distribuição leptocúrtica da curva gaussiana, os sedimentos apresentam outras características como a seleção moderada e a superfície predominantemente polida que indicam que estes depósitos não foram formados exclusivamente pelo transporte eólico. O transporte misto, ora pela água, ora pelo vento, aponta para um ambiente de cordões litorâneos. Embora estes depósitos não tenham sido considerados dunas, é importante não construir na faixa de variação natural da praia para se evitar problemas com erosão costeira, bem como garantir a conservação ambiental e a segurança das pessoas e do patrimônio.Palavras-chave: Granulometria; Morfoscopia; Dunas; Cordões Litorâneos. ABSTRACT:The classification of coastal environments could be a complex task. The study of geomorphology in the identification of sedimentary environments requires validation. Often, features like beach ridges are confused with dunes. The sedimentary deposit in the form of dunes is better characterized when sedimentological studies are carried out, in which granulometric parameters and grain morphoscopy are observed. In this work, these classical methods of sedimentology were applied to the sediments of the samples collected in the coastal plain of Mosqueiro (SE). The granulometric and morphoscopic analysis showed that, although the sediments have some characteristics peculiar to the sand dunes, such as fine granulometry, positive asymmetry tending to the fines and leptokurtic distribution of the Gaussian curve, the sediments present other characteristics such as moderate selection and surface that indicate that these deposits were not formed exclusively by the wind transport. The mixed transport, sometimes by the water, or by the wind, points to an environment of coastal strings. Although these deposits have not been considered as dunes, it is important not to build on the natural range of the beach to avoid problems with coastal erosion, as well as to guarantee environmental conservation and the safety of people and property.Keywords: Granulometry; Morphoscopy; Dune; Beach Ridges.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Xavier, Sérgio Augusto Santos, and Maria Somália Sales Viana. "Feições tafonômicas em macrorrestos vegetais holocenos da zona costeira do município de Camocim, Ceará." Geologia USP. Série Científica 20, no. 3 (September 25, 2020): 23–30. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v20-154601.

Full text
Abstract:
O município de Camocim, localizado na costa cearense, caracteriza-se por planícies e tabuleiros pré-litorâneos com a presença de largas faixas de dunas móveis, além de trechos com eolianitos que podem conter restos vegetais preservados em seu conteúdo. Nesta pesquisa, objetivou-se caracterizar os processos tafonômicos que preservaram esses macrorrestos vegetais. O trabalho de campo consistiu em observação direta de um afloramento de sedimentos eólicos diagenizados e dos vegetais mineralizados neles contidos, verificando a disposição e os tipos dos restos orgânicos. Os sedimentitos foram observados e descritos no campo e posteriormente no laboratório, sob microscópio estereoscópico, para análise de sua granulometria, tipo de cimento e litificação. Os macrorrestos vegetais mineralizados constituem uma assembleia autóctone/parautóctone de tubos horizontais e/ou verticais in situ, dentro ou ao redor do afloramento, circunvalados por exemplares menores apresentando feições de deformação e fragmentação, preservados por meio de calcificação e incrustação. A presença desses restos vegetais antigos, preservados em posição de vida, contribui para a compreensão da dinâmica sedimentar que atuou na região, permitindo o cruzamento de dados com os processos atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Effegem, Carla, JOABE MARTINS DE SOUZA, and ROBSON BONOMO. "WET BULB FORMATION IN SANDY AND CLAY TEXTURES UNDER DRIP IRRIGATION SYSTEM." IRRIGA 25, no. 4 (December 16, 2020): 735–46. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n4p735-746.

Full text
Abstract:
WET BULB FORMATION IN SANDY AND CLAY TEXTURES UNDER DRIP IRRIGATION SYSTEM CARLA EFFEGEM1; JOABE MARTINS DE SOUZA2 E ROBSON BONOMO3 [1]Mestranda em Agricultura Tropical, Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical, UFES/CEUNES, BR-101, km 60 - Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, ES, Brasil, e-mail: carlaeffegem@hotmail.com. 2Pós Doutorando, Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical, UFES/CEUNES, BR-101, km 60 – Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, ES, Brasil, e-mail: joabenv@hotmail.com. 3Prof. Doutor, Depto de Ciências Agrárias e Biológicas, UFES/CEUNES, BR-101, km 60 – Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, ES, Brasil, e-mail: robson.bonomo@gmail.com. 1 ABSTRACT This study aimed to evaluate the formation of wet bulbs in sandy and clayey cultivated soil. The evaluations were made in two Coffea Canephora cultivated areas, the soil texture being sandy to loam (area 01) or sandy clay (area 02) typical of coastal zones. For the wet bulb characterization, to measure soil moisture, several cylindrical access-tubes were mounted for use in time-domain reflectometry. The tubes were arranged at six points in relation to the plant, being one point on the planting line between two plants and five points on the planting line (0.10; 0.40; 0.70; 1.10 e 1.50 m of the plant), the measurements conducted in four depths ranges (0.00-0.20; 0.20-0.40; 0.40-0.60 e 0.60-0.80 m) with three replicates. The wet bulb presented vertical formation in the area with sandy to loam texture and reached a depth between 0.40 and 0.50 m, with a range of up to 0.10 m between coffee lines. The wet bulb formation occurred in the horizontal direction in the area with sandy clay texture, reaching depth values of 0.20 to 0.30 m, with a range of 0.10 to 0.15 m between lines. Keywords: drip irrigation, irrigation management, water movement in the soil EFFEGEM, C.; SOUZA, J. M. de; BONOMO, R. BULBO MOLHADO EM TEXTURA ARENOSA E ARGILOSA SOB IRRIGAÇÃO LOCALIZADA 2 RESUMO Objetivou-se avaliar a formação do bulbo molhado em solo arenoso e argiloso cultivado, sob irrigação localizada. As avaliações ocorreram em duas áreas cultivadas com cafeeiro Conilon, sendo o solo de textura de arenosa a média (área 01) e textura argilo arenosa (área 02), típico de tabuleiros. Para a caracterização do bulbo molhado foi realizada instalação de tubos de acesso para medição da umidade do solo por meio da reflectometria no domínio do tempo. Os tubos foram dispostos em seis pontos em relação à planta, sendo um ponto na linha de plantio do cafeeiro entre duas plantas, e em cinco pontos na entre linha (0,10; 0,40; 0,70; 1,10 e 1,50 m da planta), sendo as medições realizadas em quatro faixas de profundidades (0,00-0,20; 0,20-0,40; 0,40-0,60 e 0,60-0,80 m) com três repetições. O bulbo molhado apresentou formação para a área com textura arenosa a média na direção vertical, atingido profundidade entre 0,40 a 0,50 m, com alcance de até 0,10 m na entrelinha do cafeeiro. A área com textura argilo arenosa a formação do bulbo se deu na direção horizontal, atingido profundidade entre 0,20 a 0,30 m, com alcance de 0,10 a 0,15 m na entrelinha do cafeeiro. Palavras-chave: gotejamento, manejo da irrigação, movimento de água no solo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography