To see the other types of publications on this topic, follow the link: Faixa Ribeira.

Journal articles on the topic 'Faixa Ribeira'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Faixa Ribeira.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

HEILBRON, MONICA, CLÁUDIO DE MORISSON VALERIANO, CLÁUDIA SAYÃO VALLADARES, and NUNO MACHADO. "A OROGÊNESE BRASILIANA NO SEGMENTO CENTRAL DA FAIXA RIBEIRA, BRASIL." Revista Brasileira de Geociências 25, no. 4 (December 1, 1995): 249–66. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.1996249266.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Heilbron, M., R. Machado, and M. C. H. Figueiredo. "Litogeoquímica dos granulitos paleoproterozóicos do segmento central da faixa Ribeira, Brasil." Boletim IG-USP. Publicação Especial, no. 18 (October 1, 1996): 95. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-8078.v0i18p95-96.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Sandro Lúcio Mauri, Rodson de Abreu Marques, Marilane Gonzaga de Melo, Edgar Batista de Medeiros Junior, Sâmara Veiga dos Reis, Roger Mendes Silva, Heitor de Freitas Valle, and Gláucia Nascimento Queiroga. "Petrografia e termobarometria de granitoides diatexíticos portadores de anfibólio da Região de São José de Ubá e São João do Paraíso (RJ)." Geologia USP. Série Científica 20, no. 4 (December 9, 2020): 23–37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v20-167607.

Full text
Abstract:
Na região norte do Rio de Janeiro afloram rochas orto e paraderivadas neoproterozoicas de alto grau metamórfico, englobadas no Terreno Oriental da Faixa Ribeira. Dado a carência de estudos de detalhe na região, o presente trabalho contribui com novos aspectos de campo, petrografia, química mineral e geotermobarometria dos granitoides diatexíticos aflorantes na região entre São José de Ubá e São João do Paraíso, no noroeste fluminense. O litotipo é caracterizado por biotita-hornblenda gnaisses migmatíticos e protomiloníticos que são correlacionáveis a ortognaisses e granulitos do Complexo Serra da Bolívia (Domínio Cambuci da Faixa Ribeira). Dois litotipos neoformados são observados: um mesocrático, de caráter residual; e outro leucocrático, que correspondente ao leucossoma. O enriquecimento de K-feldspato no leucossoma em relação ao neossoma residual sugere baixos volumes de fusão por meio de reações de fusão envolvendo água. Aplicando-se diferentes geotermobarômetros, foram obtidas como condições de equilíbrio para o pico metamórfico 6,8 Kbar e 672–680°C (fácies anfibolito superior). Tais valores destoam dos encontrados na literatura para ouras rochas da região, reforçando a ideia de que os domínios do Terreno Oriental da Faixa Ribeira apresentam evoluções metamórficas distintas, em diferentes níveis crustais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendes, Julio Cezar, Patrícia Duffles Teixeira, Gabriel Corrêa de Matos, Isabel Pereira Ludka, Felipe Fonseca Fernandes de Medeiros, and Ciro Alexandre Ávila. "Geoquímica e geocronologia do granitóide Barra Alegre, faixa móvel Ribeira, Rio de Janeiro." Revista Brasileira de Geociências 37, no. 01 (March 1, 2007): 101–13. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2007371101113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Duarte, B. P., M. C. H. Figueiredo, M. C. Campos Neto, and M. Heilbron. "Geoquímica das rochas granulíticas do complexo Juiz de Fora, segmento central da faixa ribeira." Boletim IG-USP. Publicação Especial, no. 18 (October 1, 1996): 41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-8078.v0i18p41-42.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MOTERANI, Ana Carolina Machado, Rubem PORTO JÚNIOR, Mauro Cesar GERALDES, and Maria Virgínia Alves MARTINS. "MAGMATISMO PÓS-TECTÔNICO INVESTIGADO POR MEIO DOS MÉTODOS GEOCRONOLÓGICOS U-Pb E Lu-Hf, COMPLEXO PEDRA BRANCA, RIO DE JANEIRO – RJ." Geosciences = Geociências 39, no. 04 (December 19, 2020): 903–23. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i04.14283.

Full text
Abstract:
O Complexo Pedra Branca está localizado geograficamente na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e está inserido tectonicamente no Domínio Costeiro, pertencente ao Terreno Oriental da Faixa Ribeira Central. Os litotipos que formam o Complexo foram gerados em eventos relacionados a Orogênese Brasiliana (~600 Ma), abrigando assim rochas pré- a- pós-colisionais. O estudo de corpos graníticos pós-tectônicos na Faixa Ribeira revela que o magmatismo ocorreu em dois pulsos distintos, com intervalo de aproximadamente 30Ma entre eles. O presente estudo analisou 9 amostras do Complexo Pedra Branca, por meio dos métodos geocronológicos U-Pb e Lu-Hf, referentes às litologias granito Pedra Branca, possível representante do pulso mais antigo e granito Favela, possível representante do pulso mais jovem, a fim de melhorar a compreensão do magmatismo pós-tectônico na região. Os resultados, em sua maioria, corroboraram com os anteriormente descritos na literatura, porém indicaram que o magmatismo no complexo, ocorreu na forma de pulsos progressivos, diminuindo o tempo de intervalo esperado para o mesmo (~20Ma). O indicador petrogenético εHf indicou participação de fontes crustais e mantélicas, dando caráter bimodal ao magmatismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Corrêa, Hermes Geraldo, Sergio Hugo Benez, Ronaldo S. Berton, and Luís Alberto Sáes. "Depósitos de calda obtidos com a aplicação aérea de defensivos na cultura da banana." Bragantia 63, no. 1 (2004): 121–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052004000100012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi contribuir para maior eficiência das aplicações aéreas de defensivos na cultura da banana, mediante o levantamento dos depósitos da faixa total de aplicação, e realizado no município de Registro, Região do Vale do Ribeira (SP). Utilizou-se um avião Ipanema modelo 201-A equipado com quatro "micronairs" AU 3000, aplicando 13,8 L.ha-1 de calda contendo 3% de propiconazole em óleo de pulverização agrícola. Três vôos foram realizados em diferentes condições meteorológicas, sendo os depósitos de calda amostrados acima da cultura e no solo e por diferença obteve-se o depósito de calda retido pelas plantas. A análise desses depósitos, obtidos com espectrofotometria de absorção atômica, apresenta acima da cultura para o 1.º; 2.º e 3.º vôos, depósitos máximos nas faixas de aplicação de 12,5; 11,6 e 9,1L.ha-1 respectivamente. Para as aplicações utilizaram-se gotas de diâmetros medianos volumétricos (Dmv) de 181, 219 e 275 micrômetros, recolhidas na faixa de vôo e acima da cultura, respectivamente, no 1.º, 2.º e 3.º vôos. Os depósitos máximos obtidos sobre as plantas foram de 9,1; 10,1 e 7,1 L.ha-1, respectivamente, para o 1.º, 2.º e 3. vôos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Cláudio Maurício Teixeira da, Fernando Flecha Alkmim, and Antônio Carlos Pedrosa-Soares. "Geometria e evolução do feixe de zonas de cisalhamento Manhuaçu - Santa Margarida, Orógeno Araçuaí, MG." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 1 (March 2009): 23–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000100005.

Full text
Abstract:
Feixe de Zonas de Cisalhamento Manhuaçu-Santa Margarida de orientação geral NS estende-se por, aproximadamente, 300 km na região leste de Minas Gerais. Como uma das principais estruturas do núcleo cristalino do Orógeno Araçuaí, é constituído por um conjunto de zonas de cisalhamento dúcteis, que, em mapa, mostram traços sigmoidais. O seu segmento norte é composto por zonas de cisalhamento reversas que promovem o transporte de material em direção a oeste e, subordinadamente, por zonas transcorrentes dextrais. Os segmentos central e sul são dominados por zonas transcorrentes dextrais. O desenvolvimento do feixe deu-se em quatro fases deformacionais neoproterozóicas. A primeira fase promoveu a nucleação do conjunto de zonas reversas, que ficaram parcialmente preservadas no segmento norte do feixe. Durante a segunda fase, as zonas preexistentes experimentaram, de norte para sul, uma rotação progressiva para a vertical e para a direção NE-SW, além de intensa reativação transcorrente dextral. A terceira fase gerou zonas de cisalhamento normais de ocorrência restrita ao segmento norte. Na quarta fase, formaram-se falhas transversais e juntas. Em sua terminação sul, o feixe, dominado por zonas transcorrentes dextrais, rotaciona-se até confundir-se com as estruturas da porção NW da Faixa Ribeira. Tal fato implica que as estruturas dessa porção do feixe são de mesma idade, ou algo mais velhas que as transcorrências dextrais, que marcam o quadro tectônico do segmento NW da Faixa Ribeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Rodrigo Vinagre da, Rudolph Allard Johannes Trouw, and Julio Cezar Mendes. "Geologia e geocronologia do Charnockito São Francisco Xavier e do Gabronorito Ribeirão do Paiol (MG/SP) e suas possíveis relações com processos crustais extensionais nos orógenos Brasília Meridional e Ribeira Central." Geologia USP. Série Científica 18, no. 1 (March 1, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-401.

Full text
Abstract:
Na região entre as cidades de São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, estão expostas rochas metamórficas de fácies granulito de média pressão a anfibolito, associadas a Nappe Socorro e ao Terreno Embu. O Gabronorito Ribeirão do Paiol e o Charnockito São Francisco Xavier constituem corpos magmáticos encaixados em metagranitoides do Batólito Serra da Água Limpa. O Gabronorito Ribeirão do Paiol é isotrópico, tem textura inequigranular seriada hipidiomórfica a xenomórfica e idade de cristalização U-Pb LA-ICPMS de 534 ± 6 Ma. O Charnockito São Francisco Xavier possui textura isotrópica, equigranular a inequigranular seriada hipidiomórfica a xenomórfica e idade de cristalização entre 579 ± 5 Ma (núcleo dos grãos) e 562 ± 8 Ma (borda dos grãos), compatível com a evolução da Faixa Ribeira Central. O geotermômetro baseado em saturação de zircônio em rocha total aponta temperatura de cristalização de aproximadamente 880ºC para o charnockito. Os dois corpos exibem valores de εNd (t) negativos (-7,32 para o gabronorito e -12,41 para o charnockito), indicando contaminação e /ou origem crustal do magma gerador de ambos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Marcos Aurélio Farias de, Vanderlei Maniesi, Wilson Teixeira, and Elias Carneiro Daitx. "Caracterização isotópica de metabasitos e anfibolitos dos Grupos Açungui e Setuva na Porção Sul da Faixa Ribeira." Geologia USP. Série Científica 2, no. 1 (December 1, 2002): 161–70. http://dx.doi.org/10.5327/s1519-874x2002000100013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

CAMPANHA, GINALDO ADEMAR DA CRUZ, and GEORG ROBERT SADOWSKI. "DETERMINAÇÕES DA DEFORMAÇÃO FINITA EM ROCHAS METASSEDIMENTARES DA FAIXA RIBEIRA NA REGIÃO DE IPORANGA E APIAÍ, SP." Revista Brasileira de Geociências 32, no. 1 (March 1, 2002): 107–18. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2002321107118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Tassinari, Colombo Celso Gaeta, Marly Babinski, and Allen P. Nutman. "A idade e natureza da Fonte do Granito do Moinho, Faixa Ribeira, Sudeste do Estado de São Paulo." Geologia USP. Série Científica 4, no. 1 (April 1, 2004): 91–100. http://dx.doi.org/10.5327/s1519-874x2004000100006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

EIRADO, LUIZ GUILHERME DO, MONICA HEILBRON, and JULIO CESAR HORTA DE ALMEIDA. "OS TERRENOS TECTÔNICOS DA FAIXA RIBEIRA NA SERRA DA BOCAINA E NA BAÍA DA ILHA GRANDE, SUDESTE DO BRASIL." Revista Brasileira de Geociências 36, no. 3 (September 1, 2006): 426–36. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2006363426436.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Dias, Gleide Alencar do Nascimento. "Investigação Magnetotelúrica em um Perfil entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), Brasil / Magnetotelluric Investigation in a Profile between Belo Horizonte (MG) and Vitória (ES), Brazil." Brazilian Applied Science Review 5, no. 3 (June 24, 2021): 1659–80. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n3-025.

Full text
Abstract:
O método magnetotelúrico (MT) é um método geofísico utilizado para a compreensão das características geológicas superficiais e profundas da Terra, dentre outras aplicações. O MT foi utilizado na faixa de freqüência de 0.01 e 100 Hz, com 15 estações ao longo de um perfil de 172 km entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. As medidas ao longo do perfil são localizadas sobre terrenos Pré-Cambrianos relacionados a Faixa Ribeira. Os dados foram interpretados através de modelos de inversão unidimensionais (1D) e bidimensionais (2D), sendo o modelo 1D utilizado somente para a correção do static shift. O modelo geoelétrico 2D resultante da inversão 2D de subsuperfície apresenta uma boa correlação com a geologia superficial. O condutor crustal observado em várias partes do mundo, inclusive no sudeste do Brasil, também é verificado no perfil em estudo. Entretanto, diferentemente dos condutores crustais observados, apresenta uma variação na profundidade de seu topo que vai aproximadamente de 3 até10 km. Sua parte mais rasa foi observada no extremo oeste do perfil, o qual pode estar associada a uma descontinuidade denominada de Abre Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Janasi, Valdecir de Assis, Adriana Alves, Silvio Roberto Farias Vlach, and Renato Jordan Leite. "Granitos peraluminosos da porção central da Faixa Ribeira, Estado de São Paulo: sucessivos eventos de reciclagem da crosta continental no neoproterozóico." Geologia USP. Série Científica 3, no. 1 (August 1, 2003): 13–24. http://dx.doi.org/10.5327/s1519-874x2003000100002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

TROMPETTE, ROLAND, MARCOS EGYDIO-SILVA, ANDRÉA TOMMASI, ALAIN VAUCHEZ, and ALEXANDRE UHLEIN. "AMALGAMAÇÃO DO GONDWANA OCIDENTAL NO PANAFRICANO-BRASILIANO E O PAPEL DA GEOMETRIA DO CRÁTON DO SÃO FRANCISCO NA ARQUITETURA DA FAIXA RIBEIRA." Revista Brasileira de Geociências 23, no. 3 (September 1, 1993): 187–93. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.1993233187193.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

TUPINANBÁ, M., W. TEXEIRA, and M. HEILBRON. "Evolução Tectônica e Magmática da Faixa Ribeira entre o Neoproterozoico e o Paleozoico Inferior na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil." Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ 35_2, no. 1 (March 27, 2013): 140–51. http://dx.doi.org/10.11137/2012_2_140_151.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

SOUZA, Ariadne Marra de, Mauro César GERALDES, and Ana Cristina ALMEIDA. "DISPERSÃO GEOQUÍMICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO DOMINGOS (RJ) CONTROLADO PELA MORFOLOGIA DA BACIA." Geosciences = Geociências 39, no. 1 (May 20, 2020): 171–80. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i1.13464.

Full text
Abstract:
A bacia hidrográfica do rio São Domingos está localizada na Faixa Ribeira em uma área com forte estruturação que condiciona o sistema de drenagem. Está situada no noroeste do estado do Rio de Janeiro em uma região predominantemente agrícola, onde ocorre mudança de relevo tanto para atender esta atividade quanto decorrente do processo de desmatamento para pecuária e extração doméstica de madeira. A partir da utilização do método de análise e de concentração de metais nos sedimentos de corrente e correlação com as rochas do embasamento, foi possível identificar as diferentes influências nas concentrações de metais observadas nestes sedimentos, bem como a dispersão geoquímica. Foram observadas que as concentrações de metais (Cd, Co, Cr, Cu, Ni, Pb, Sr, V e Zn) se distribuem em quatro zoneamentos morfoestruturais definidos, também, de acordo com a estruturação da drenagem e, cujas fontes foram caracterizadas como de origem antrópicas e naturais, sendo essa a mais expressiva contribuição que se origina das rochas do embasamento, intensificadas pela estruturação da drenagem através da erosão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mendes, Julio Cezar, Silvia Regina de Medeiros, and Eduardo Amorim Chaves. "Assinatura isotópica de Sr e Nd do magmatismo cálcio-alcalino de alto-K na Faixa Ribeira central: o exemplo do Granito São Pedro em Lumiar, RJ." Revista Brasileira de Geociências 41, no. 3 (September 1, 2011): 408–19. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2011413408419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

VIEIRA, Otávio Augusto Ruiz Paccola, Antonio Misson GODOY, Peter Christian HACKSPACHER, and Washington Barbosa LEITE JUNIOR. "GEOLOGIA DA FOLHA TOPOGRÁFICA GUAPIARA NA ESCALA 1:50.000." Geosciences = Geociências 37, no. 2 (June 25, 2018): 267–77. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.12271.

Full text
Abstract:
A região da Folha Topográfica de Guapiara situa-se no extremo sul do estado de São Paulo e compreende na porção central da Província Mantiqueira a faixa centro-sul do Cinturão Ribeira. O arcabouço geológico local envolve rochas da sequência metavulcanossedimentar do Supergrupo Açunguí, de idade meso- a neoproterozoicas deformadas e metamorfizadas no neoproterozoico, associadas a rochas granitoides geradas durante os episódios colisionais ligados ao Ciclo Brasiliano e à formação do Supercontinente Gondwana. As principais unidades litoestratigráficas são constituídas pelos metassedimentos da Formação Água Clara e dos grupos Votuverava e Itaiacoca de idade meso- a neoproterozoica, corpos graníticos neoproterozoicos representantes do Complexo Granito Três Córregos e do Maciço Granito Capão Bonito, rochas sedimentares do Grupo Itararé, efusivas básicas associadas ao Magmatismo Serra Geral e sedimentos recentes quaternários. O quadro estrutural-metamórfico é determinado pelo arranjo tectônico final neoproterozóico, evidenciado nas rochas epimetamórficas por uma evolução estrutural do tipo polifásica, com quatro fases de deformação (Sn, Sn+1, Sn+2 e Sn+3) e três eventos metamórficos (M1, M2 e M3), de caráter regional progressivo, contato e regional a localmente dinâmico de natureza retrometamórfica. Palavras-chave: geologia, estrutural, mapeamento, Guapiara.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cesar, Juraci A., Marcelo A. Cavaleti, Ricardo S. Holthausen, and Luis Gustavo S. de Lima. "Mudanças em indicadores de saúde infantil em um município com agentes comunitários: o caso de Itapirapuã Paulista, Vale do Ribeira, São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 18, no. 6 (December 2002): 1647–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2002000600019.

Full text
Abstract:
Doze agentes comunitários de saúde (ACS) foram treinados para diagnosticar e iniciar tratamento de diarréia e infeção respiratória no domicílio, monitorar crescimento, incentivar imunização básica e orientar a introdução de alimentos à dieta entre menores de cinco anos no Município de Itapirapuã Paulista, Vale do Ribeira, São Paulo, Brasil. Esses cuidados eram oferecidos através de visitas domiciliares a todas crianças nessa faixa etária, residentes na área de abrangência do ACS. Ao longo de três anos, foram visitadas semanalmente, em média, 409 (396-417) crianças. Nesse período, a taxa de hospitalização entre menores de cinco anos foi drasticamente reduzida, e a utilização de soro reidratante oral e a cobertura vacinal básica sensivelmente aumentadas. A prevalência de déficit altura/idade e incidência de baixo peso ao nascer praticamente não se modificaram. Os indicadores de saúde infantil nesse município, foram sistematicamente melhores que os indicadores de um município tomado como controle. É bastante provável que os ACS tenham contribuído para essas melhorias. No entanto, há que considerar o fato de os indicadores de saúde infantil estarem melhorando no Brasil, e que este é um programa de pequena escala implementado em um área com elevados índices de morbimortalidade infantil e baixa oferta de cuidados em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

VIEIRA, Otávio Augusto Ruiz Paccola, Antonio Misson GODOY, Peter Cristian HACKSPACHER, and Washington Barbosa LEITE JÚNIOR. "CONTEXTO ESTRUTURAL DA ÁREA DA FOLHA TOPOGRÁFICA GUAPIARA." Geosciences = Geociências 37, no. 3 (September 27, 2018): 505–21. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.12532.

Full text
Abstract:
A Folha Topográfica de Guapiara 1: 50.000, localiza-se no extremo sul do estado de São Paulo e compreende a porção norte do Terreno Apiaí, de idade meso- a neoproterozoicas, inserido na faixa centro-sul do Cinturão Ribeira da Província Mantiqueira Central. A região caracteriza-se pelas rochas da sequência metavulcanossedimentar do Supergrupo Açungui, definidas pela Formação Água Clara e os grupos Votuverava e Itaiacoca, além de corpos graníticos do Granito Três Córregos e do Granito Capão Bonito, rochas sedimentares do Grupo Itararé, intrusivas básicas associadas ao Magmatismo Serra Geral e sedimentos quaternários. O quadro estrutural é determinado dominantemente pelo arranjo tectônico neoproterozoico. As rochas apresentam uma evolução estrutural do tipo polifásica, evidenciada pela superposição de eventos de principalmente quatro fases deformacionais Dn, Dn+1, Dn+2 e Dn+3. Os dois eventos iniciais são relacionados a uma tectônica de cavalgamento, de direção NE/SW e NW/SE, respectivamente, acompanhado de estruturas geneticamente associadas, tais como falhas de cavalgamentos, dobras e as foliações Sn e Sn+1. Superpondo-se a estas estruturas, ocorrem dois eventos Dn+2 e Dn+3, ligados a fase colisional final e uma tectônica transcorrente/transpressiva. Esse evento é responsável pelo dobramento das estruturas pré-formadas, com plano axial de direção NE/SW e NW/SE, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

GODOY, Antonio Misson, Otávio Augusto Ruiz Paccola VIEIRA, Washington Barbosa LEITE JÚNIOR, Peter Christian HACKSPACHER, Suelen Portughesi da MATA, and Jonas Menezes ZENERO. "GEOLOGIA E TECTÔNICA DA FOLHA TOPOGRÁFICA DE CAPÃO BONITO NA ESCALA 1:50.000, SUDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO." Geosciences = Geociências 38, no. 1 (April 6, 2019): 51–71. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i1.13397.

Full text
Abstract:
A região da Folha Topográfica de Capão Bonito em escala de 1: 50.000, localiza-se no extremo sul do estado de São Paulo e insere-se na faixa centro-sul do Cinturão Ribeira, na porção norte do Terreno Apiaí. A área envolve rochas da sequência metavulcanossedimentar do Supergrupo Açungui constituídas pelos metassedimentos da Formação Água Clara e do Grupo Votuverava de idade meso- a neoproterozoicas, além de rochas granitoides neoproterozoicas representados por tipos litológicos do Complexo Três Córregos e do Granito Capão Bonito, rochas sedimentares do Grupo Itararé, intrusivas básicas associadas ao Magmatismo Serra Geral e sedimentos recentes quaternários. A evolução geológica é determinada pelo arranjo tectônico-metamórfico neoproterozoico, que é definida por três fases de deformacionais. Os dois eventos iniciais são relacionados a uma tectônica tangenciais, ligados à fase colisional, e consequente espessamento de massas crustais e a colocação e deformação das rochas sin- colisionais do Complexo Três Córregos. A deformação posterior é marcada por uma tectônica transcorrente/transpressiva em que ocorre associada à ascensão magmática tardia e a atual estruturação alongada do granito pós-colisional Capão Bonito. O metamorfismo regional progressivo é do tipo Barroviano, com rochas em fácies xisto verde alto, com ocorrências locais de metamorfismo de contato e o dinâmico que apresentam natureza retrometamórfica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

BALDIN, Michelangelo Tissi, Eduardo SALAMUNI, and Leonardo Evangelista LAGOEIRO. "QUANTIFICAÇÃO DA DEFORMAÇÃO EM MIGMATITOS METATEXITOS ESTROMÁTICOS E ROCHAS ASSOCIADAS DO COMPLEXO ATUBA, PORÇÃO LESTE DO ESTADO DO PARANÁ." Geosciences = Geociências 39, no. 03 (September 29, 2020): 631–60. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i03.14391.

Full text
Abstract:
RESUMO – O Complexo Atuba aflora na porção leste do Estado do Paraná, segundo uma faixa alongada de direção NE-SW e compreende a parte sul do Cinturão Ribeira. Este trabalho tem como objetivo principal elucidar os processos deformacionais do Complexo Atuba. A investigação foi desenvolvida por meio de investigação de campo, petrografia e análise estrutural quantitativa e, complementa vários estudos tectônicos já realizados anteriormente. Os migmatitos metatexitos estromáticos possuem médio a alto grau metamórfico e são compostos por neossomas residuais tonalíticos intercalados com leucossomas graníticos ou granodioríticos-tonalíticos e melanossomas máficos. Muitas vezes podem ser classificados como pertencentes à série dos milonitos. Observam-se também anfibolitos, xistos, gnaisses granulíticos, diatexitos schollen, quartzitos e granitoides. Dois planos de foliação, ambos gerados por cisalhamento dúctil, foram identificados: o primeiro é caracterizado pela foliação Sn-1 associada à tectônica de cavalgamento (Dn-1) e o segundo pela foliação Sn produzido por tectônica transpressiva sinistral (Dn). Os resultados confirmam que a última fase foi acomodada pela partição da deformação. A quantificação da deformação foi desenvolvida por intermédio dos métodos de Fry, Polar e Rf/φ, com base na análise de cristais de quartzo e feldspatos em 26 lâminas delgadas. As amostras revelaram razões de deformação similares para todos os métodos utilizados nos planos XZ e YZ. Os elipsoides possuem forma oblata e correspondem ao campo do achatamento aparente. Palavras-chave: análise estrutural, migmatitos, transpressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sallun Filho, William, and Thomas Rich Fairchild. "Estudo comparativo entre estromatólitos do tipoConophytondas faixas Ribeira e Brasília." Revista do Instituto Geológico 26, no. 1-2 (2005): 1–18. http://dx.doi.org/10.5935/0100-929x.20050001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

PETERNEL, RODRIGO, RUDOLPH ALLARD JOHANNES TROUW, and RENATA DA SILVA SCHMITT. "INTERFERÊNCIA ENTRE DUAS FAIXAS MÓVEIS NEOPROTEROZÓICAS: O CASO DAS FAIXAS BRASÍLIA E RIBEIRA NO SUDESTE DO BRASIL." Revista Brasileira de Geociências 35, no. 3 (September 1, 2005): 297–310. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2005353297310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

PETERNEL, RODRIGO, RUDOLPH ALLARD JOHANNES TROUW, and RENATA DA SILVA SCHMITT. "Interferência entre duas faixas móveis neoproterozóicas: o caso das faixas Brasília e Ribeira no sudeste do Brasil." Revista Brasileira de Geociências 35, no. 3 (September 1, 2005): 297–310. http://dx.doi.org/10.25249/0375-7536.2007353297310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Simões, Maria Jacira Silva, and Breno José Guanais Simões. "Morbimortalidade hospitalar por câncer em Ribeirão Preto (SP) - 1990/1993." Medicina (Ribeirao Preto Online) 29, no. 2/3 (September 30, 1996): 291–300. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v29i2/3p291-300.

Full text
Abstract:
Estudou-se as taxas de morbidade e mortalidade hospitalar por tumores (grupo II da CID) em Ribeirão Preto, nos anos de 1990 a 1993, em pacientes atendidos nos hospitais gerais do município, realizando um levantamento dos dados das folhas de altas hospitalares. Os coeficientes de mortalidade hospitalar (CMH), por tumores malignos (câncer), apresentaram uma discreta variação e sempre maior entre os homens. A mortalidade, referente aos homens, diminuiu de 15,37%, em 1990, para 12,79% em 1993. Quanto à localização, em 1990 e 1991, os tumores dos órgãos respiratórios e intratorácicos apresentaram um CMH pouco acima de 20% e, em 1992 e 1993, a localização mais letal foi a dos órgãos digestivos e peritônio. A mortalidade por câncer entre as mulheres, em 1990, foi de 12,96%, em 1992, 7,61% e, em 1993, 9,22%. Durante o período, observou-se um aumento contínuo na proporção de internações, variando de 5,89%, em 1990, para 7,39% em 1993. Quanto à duração média de internação (DMI), diminuiu de 6,15 dias para 4,62 dias entre os homens e de 4,75 dias para 3,61 dias entre as mulheres. Entre os homens, houve um aumento das internações nas faixas etárias até 69 anos, subindo de 74,5% em 1990, para 85,5% em 1993. As neoplasias mais freqüentes foram as de traquéia, brônquios e pulmões (CID-162) em primeiro (10%), em seguida as de estômago (CID-151), que diminuíram de 9 para 6%. Para as mulheres, não houve alterações nas faixas etárias no decorrer do estudo e o maior número de casos ocorreu na faixa de 40 a 59 anos (40%). Quanto às Neoplasias mais freqüentes foram o câncer de mama (CID-174) com 11% (bem mais alto do que para as demais), em seguida as Neoplasias de colo de útero (CID-180), de ovário e anexos (CID-183) e leucemia mielóide (CID-205).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Teixeira, Carla Regina de Souza, Laércio Joel Franco, Rosane Aparecida Monteiro, and Felipe Granado. "Diabetes nos partos hospitalares em sistemas de saúde público e privado." Revista de Saúde Pública 47, no. 3 (June 2013): 460–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2013047003687.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar tendências da presença do diagnóstico de diabetes mellitus em partos hospitalares.MÉTODOS: Estudo transversal com dados analisados de partos hospitalares de gestantes residentes em Ribeirão Preto, SP, no período de 1998 a 2007. Os dados foram obtidos no Centro de Processamento de Dados Hospitalares da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, referentes à categoria diabetes mellitus na gravidez. Os dados analisados foram: faixa etária, tipo de parto (vaginal ou cirúrgico), duração da internação e tipo de assistência pública (SUS) ou privada (saúde suplementar e particular).RESULTADOS: Houve aumento de 3,9 vezes na proporção de partos com menção de diabetes em relação ao total de partos (p = 0,01). Esse aumento foi de 4,5 vezes nos partos pela assistência pública (p = 0,01) e de 3 vezes na assistência privada (p = 0,01). Observou-se aumento da presença de diabetes em todas as faixas etárias, proporcionalmente mais acentuado nas mais baixas. A frequência de parto cirúrgico nas gestações com menção de diabetes diminuiu de 64,5% em 1998/1999 para 39,8% em 2006/2007 na assistência pública; e na privada a frequência se manteve sempre acima de 90%.CONCLUSÕES: Houve tendência crescente da presença de diabetes mellitus nos partos hospitalares ao longo dos biênios, apesar da tendência de diminuição do número de partos e aumento da população feminina em idade reprodutiva residente em Ribeirão Preto. Essa tendência necessita não só de sua identificação e tratamento, mas também de intervenções pré-gestacionais que possam revertê-la.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rosa, Leonardo C. da, Carlos A. Borzone, and Edílson Caron. "Ocorrência de Diglotta brasiliensis (Coleoptera: Staphylinidae: Aleocharinae) em duas praias estuarinas da Baía de Paranaguá, sul do Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 3 (September 2008): 563–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000300025.

Full text
Abstract:
Nesta nota são apresentadas as principais características do hábictat de Diglotta brasiliensis Caron & Ribeiro-Costa, 2008, uma espécie recentemente descrita para a região Neotropical. Os indivíduos foram encontrados habitando uma faixa de aproximadamente 4 m de largura da zona intermareal superior de duas praias estuarinas (ambas localizadas no setor euhalino da baía), com as suas densidades variando de 13 a 80 indivíduos/m². Nesta faixa da praia os sedimentos estiveram compostos de areia média moderadamente a muito bem selecionada e com teor de umidade em torno de 6,5%. O teor de matéria orgânica e de carbonato de cálcio do sedimento variou entre 0,08 a 0,13% e 3,4 a 5,4%, respectivamente. Nesses locais, D. brasiliensis foi encontrada coexistindo com isópodes cirolanídeos do gênero Excirolana Richardson, 1912 (Isopoda: Cirolanidae).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Muniz, Jordana Nogueira, Antonio Ruffino-Netto, Tereza Cristina Scatena Villa, Mellina Yamamura, Ricardo Arcencio, and Roxana Isabel Cardozo-Gonzales. "Aspectos epidemiológicos da co-infecção tuberculose e vírus da imunodeficiência humana em Ribeirão Preto (SP), de 1998 a 2003." Jornal Brasileiro de Pneumologia 32, no. 6 (December 2006): 529–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132006000600010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O estudo teve como propósito caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose notificados em Ribeirão Preto (SP), no período de 1998 a 2003, segundo a condição sorológica para o vírus da imunodeficiência humana, sexo, faixa etária e resultado do tratamento. MÉTODOS: Trata-se de uma investigação epidemiológica de cunho descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados o banco de dados do Sistema de Informação da Tuberculose. A população do estudo constituiu-se na totalidade dos casos de co-infecção tuberculose e vírus da imunodeficiência humana, de residentes em Ribeirão Preto, notificados nos anos de 1998 a 2003. RESULTADOS: Nesse período foram notificados 1.273 casos de tuberculose, sendo que 377 apresentaram sorologia positiva para o vírus da imunodeficiência humana, o que significou taxa de co-infecção igual a 30%. Em relação ao sexo, observou-se neste grupo que 76% dos casos notificados foram de homens, havendo predominância na faixa etária de 20 a 59 anos. Quanto ao resultado terapêutico, a média de cura alcançada foi de 52%, de abandono de 11% e de óbito de 32%. A forma clínica predominante foi a pulmonar, com 58% dos casos. CONCLUSÃO: Foi observada alta prevalência da co-infecção no município estudado, sendo nítido que a conclusão terapêutica desses casos reflete a necessidade de se adotar estratégias especiais de acompanhamento dessa clientela. Quanto ao sexo e faixa etária, o acometimento foi equivalente ao de casos de tuberculose não infectados pelo vírus da imunodeficiência humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Miriam Bastos da, José Luiz D'Angelino, Wanderley Pereira de Araujo, Marcelo Galhardo, Maurício Garcia, and Eduardo Harry Birgel. "Avaliação do eritrograma de búfalos (Bubalus bubalis) criados na região do Vale do Ribeira em São Paulo." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 29, no. 1 (June 1, 1992): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1992.51960.

Full text
Abstract:
A literatura a respeito da hematologia na espécie bubalina é bastante escassa. Poucos são os autores, particularmente os brasileiros, que se dedicaram à determinação dos parâmetros hematológicos nesta espécie, fato que incentivou a realização deste trabalho no intuito de contribuir ao estudo do seu eritrograma. Selecionaram-se 180 fêmeas das raças Jafarabadi, Murrah e Mediterrânea, distribuídas em 6 faixas etárias. Após a colheita de amostras sanguíneas destes animais foram realizadas a contagem global de hemácias, a determinação do teor de hemoglobina e a determinação do hematócrito (volune globular). De posse destes valores foram calculados os índices hematimétricos absolutos (volume corpuscular médio - VCM, hemoglobina corpuscular média - HCM, concentração hemoglobinica corpuscular média - CHCM). Os resultados foram expostos em tabelas discriminando-se as raças e as faixas etárias estudadas, bem como as médias globais. Esses resultados revelaram não haver influências de fatores raciais, posto que não se encontraram diferenças estatisticamente significantes nas variáveis estudadas dentre as três raças. Todavia, pôde-se notar a influência de fatores etários pois os valores médios de hemácias, hemoglobina e hematócrito diminuíram de forma significativa com o desenvolvimento etário, ao passo que os valores médios do VCM, HCM e CHCM aunentaram com o avançar da idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Hino, Paula, Claudia Benedita dos Santos, and Tereza Cristina Scatena Villa. "Evolução espaço-temporal dos casos de tuberculose em Ribeirão Preto (SP), nos anos de 1998 a 2002." Jornal Brasileiro de Pneumologia 31, no. 6 (December 2005): 523–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132005000600011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estabelecer a distribuição espacial da tuberculose no Município de Ribeirão Preto (SP) de 1998 a 2002, buscando verificar a dependência entre sua ocorrência e o espaço. MÉTODOS: Foi utilizada a base de dados secundários Epi-Tb da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. O georreferenciamento dos casos de tuberculose foi realizado através do software MapInfo 6.5 e a análise estatística espacial através do software Spring. RESULTADOS: Por meio da análise do padrão espacial existente no decorrer dos anos estudados, foi concluído que para cada ano houve um padrão para a distribuição espacial da tuberculose em Ribeirão Preto, tendo sido identificadas áreas homogêneas de risco para a doença, embora os casos estivessem sempre concentrados em uma faixa da região noroeste do município, que consiste de bairros de classe média e/ou média baixa da população. CONCLUSÃO: Os resultados contribuíram para o conhecimento da distribuição espacial da tuberculose em Ribeirão Preto, em diferentes períodos, ressaltando a importância da categoria espaço como alternativa metodológica para auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação das ações em saúde, com direcionamento mais adequado das intervenções para diminuir as iniqüidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Andrade, Raísa Gabrielle dos Santos, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Carla Regina de Souza Teixeira, Jéssica Magalhães Felipe Batista, Clarissa Cordeiro Alves Arrelias, Liudmila Miyar Otero, and Plinio Tadeu Istilli. "Processos judiciais para aquisição de bomba de insulina em Ribeirão Preto." Revista Bioética 26, no. 1 (January 2018): 102–8. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422018261231.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se analisar ações judiciais individuais para a aquisição de bomba de insulina movidas por usuários do Sistema Único de Saúde em município do estado de São Paulo, mediante estudo exploratório-descritivo do tipo documental e estatístico, de caráter quantitativo. Foram identificados 40 (6,2%) processos relacionados a demandas por bombas de insulina do total de 636 processos. A maioria das ações foi impetrada por homens para pacientes na faixa etária entre 11 e 20 anos. Foram também identificadas ações para adquirir medicamentos e outros insumos, como glicosímetros, conjuntos de infusão e reservatórios de insulina. O estudo tem como intuito promover discussões sobre direitos e assistência integral da pessoa com diabetes mellitus. Assim, espera-se contribuir para o entendimento de como o processo de judicialização pode auxiliar os usuários a buscar novas perspectivas para o cuidado com a doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Andrade, J. M. de A., R. D. Pretto, E. Carvalho, D. Bolonhezi, R. J. Scarpellini, and V. B. Cardoso. "Avaliação de RPAs para pulverização em diferentes culturas." Ingeniería y Región 20 (December 28, 2018): 72–77. http://dx.doi.org/10.25054/22161325.1912.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo estudar e validar a aplicação de defensivos através de RPAs (Aeronave Remotamente Pilotadas), comumente denominadas de Drones. O experimento foi realizado na APTA Centro Leste no município do Ribeirão Preto, SP. Foi utilizado a: solução de herbicida glifosate 1.5 kg ha-1 (Roundup WG®) utilizando 15 L ha-1 de volume de calda. O RPA que sobrevoou a área de estudo em três diferentes altitudes, juntamente com três diferentes modelos de bicos pulverizadores em uma faixa compreendida de 50 m x 5 m, sendo que nessas faixas foram distribuídos papéis sensíveis à água, para verificar o tamanho, quantidade e distribuição de gotas que caíram sobre as plantas. Uma vez contabilizadas as informações, esperou-se que fosse possível criar diferentes modelos de aplicações, levando a uma maior eficiência e eficácia das aplicações. Além disso, evitar desperdício de defensivo, contribuindo para diminuição dos impactos ambientais e aumento da segurança no campo (menor risco de intoxicações). Os resultados permitiram identificar vantagens competitivas, com destaque para a praticidade e rapidez, além de permitir controle localizado de plantas daninhas, sem a necessidade de uso de tratores, o qual aumenta compactação do solo e requer maior investimento em equipamentos. A partir destes resultados, serão estabelecidos protocolos de utilização para diversas culturas agrícolas, tais como: Amendoim (Arachis hypogaea L.), Cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.), Soja (Glycine max L.), Milho (Zea mays).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Míriam Bastos da, José Luiz D'Angelino, Wanderley Pereira de Araújo, Marcelo Galhardo, Maurício Garcia, and Eduardo Harry Birgel. "Leucograma de búfalas criadas no Vale do Ribeira, São Paulo - Influência de fatores raciais e etários." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 29, no. 1 (June 1, 1992): 121. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1992.51961.

Full text
Abstract:
Foi avaliado o quadro leucocitário de 180 búfalas das raças Jafarabadi, Murrah e Mediterrânea, clinicamente sadias e criadas na região do Vale do Ribeira, Estado de São Paulo. As contagens do número global de leucócitos foram feitas em hemocitômetro de Neubauer modificado, a partir de amostras de sangue colhidas por punção da veia jugular, em frascos contendo 0,05 ml de EDTA a 10%. As contagens diferenciais dos tipos leucocitários foram realizadas em esfregaços sanguíneos corados pela técnica recomendada por Rosenfeld. As médias das contagens globais e dos diferentes tipos celulares foram apresentadas em tabelas, segundo as raças e as faixas etárias dos animais estudados. Não foram encontradas quaisquer diferenças estatisticamente significantes nas variáveis estudadas entre as 3 raças acima definidas. Com oavançar da idade das búfalas, verificou-se uma diminuição significativa do núnero total de leucócitos, núnero relativo e absoluto de linfócitos típicos e totais e número absoluto de linfócitos atípicos e aumento significativo da porcentagem de neutrófilos segmentados e totais e do número relativo e absoluto de eosinófilos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Barreto, Sueli Marlene Visentini, Arthur Lopes Gonçalves, and João Carlos da Costa. "Reação de Wassermann em gestantes atendidas em hospital de Ribeirão Preto (Brasil) no período de 1976-1981." Revista de Saúde Pública 19, no. 2 (April 1985): 108–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000200002.

Full text
Abstract:
Foi realizado levantamento da incidência de reação de Wassermann positiva (método de Wadsworth, Maltaner e Maltaner) em gestantes e parturientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), no período de 1976 a 1981, com o objetivo de verificar sua incidência e distribuição anual e relacionar os resultados com idade, cor, procedência e evolução das parturientes com sorologia positiva. Neste período foram atendidas 16.290 gestantes, das quais 710 (4,4%) eram W+. Destas, 39 abortaram e 671 se tornaram parturientes, tendo 497 delas dado à luz no hospital pesquisado. Cerca de 70% das gestantes eram brancas e 30% não-brancas, com incidência de W+ de 3,5% nas primeiras e 6,3% nas não-brancas. A maioria delas procedeu de Ribeirão Preto-SP e apresentaram incidência ligeiramente maior que as de outros municípios. A faixa etária de 26-30 anos foi a mais atingida (5,1%). Quanto à incidência anual, verificou-se aumento de casos no 29 triênio (1979-1981) em relação ao triênio anterior. Das 497 parturientes W+ que deram à luz neste hospital 70% delas fizeram pré-natal, mas apenas 40% foram tratadas durante a gestação. Entre as tratadas, a ocorrência de casos de lues congênita confirmados ou suspeitos foi de 20%, enquanto nas não-tratadas foi de 61%, não se evidenciando menor acometimento dos conceptos das multigestas em relação às primigestas ou secundigestas. Apesar de ter-se verificado que o maior percentual de gestantes W+ correspondia às não-brancas na faixa etária de 26-30 anos, os percentuais dos demais grupos não foram desprezíveis. Assim sendo, não se conseguiu obter o perfil preponderante das mães com lues neste Serviço, recomendando-se a investigação sistemática desta infecção em todas as gestantes e parturientes, visto que sua incidência aumentou nos últimos anos deste período de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Okido, Aline Cristiane Cavicchioli, Miyeko Hayashida, and Regina Aparecida Garcia Lima. "PERFIL DE CRIANÇAS DEPENDENTES DE TECNOLOGIA NO MUNICIPIO DE RIBEIRÃO PRETO-SP." Journal of Human Growth and Development 22, no. 3 (October 31, 2012): 291. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.46356.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa que objetivou caracterizar crianças dependentes de tecnologia, residentes em Ribeirão Preto – SP, com relação às condições de gestação e nascimento, origem das necessidades especiais de saúde e demandas de cuidados. Participaram 102 mães ou responsáveis. Os dados foram obtidos no período de janeiro a abril de 2011, mediante aplicação de formulário, durante visita domiciliar. Os resultados revelaram que 57% das crianças são do sexo masculino; a faixa etária predominante foi de 1 a 4 anos; 7,8% das mães não fizeram acompanhamento pré-natal; 96% nasceram em instituições hospitalares; 63,7% de parto cesárea e a prematuridade ocorreu em 29,3% dos casos. Quanto à origem das necessidades especiais de saúde, 65,7% possuíam algum problema congênito, 30,4% tiveram intercorrências durante o parto e ou no período neonatal e 30,4% apresentaram intercorrências ao longo da vida, definidas como causas adquiridas. Quanto às demandas de cuidados especiais, todas apresentam demanda de cuidado tecnológico, 92 necessitam de cuidado medicamentoso, 74 requerem cuidado de desenvolvimento e 102 cuidados habituais modificados. O estudo aponta dados relevantes para ampliar a visibilidade dessa clientela nas taxas oficiais e nas políticas públicas de forma a assegurar uma assistência qualificada e integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Corrêa, Adriana Katia, Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Ronildo Alves dos Santos, Maria José Clapis, and Nilton César Granvile. "Perfil de estudantes ingressantes em licenciatura: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 4 (August 2011): 933–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000400020.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo descrever o perfil dos ingressantes da primeira turma do Curso de Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP, no ano de 2006, quanto a sexo, idade, estado civil, identidade escolar (ensino fundamental e médio) e vínculo empregatício, destacando suas implicações para o processo ensino-aprendizagem. Estudo de natureza descritivo-exploratória que utiliza questionário como técnica de coleta de dados. Os resultados serão apresentados de modo descritivo, com freqüência absoluta e percentual. A faixa etária dos estudantes é diversa, variando de 19 a 46 anos. A maioria (67,5%) é proveniente de escola pública (ensino médio), havendo 42% de trabalhadores, sendo que 67% desses já atuam na área da saúde. Esses dados podem trazer implicações para a prática pedagógica do professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Castrighini, Carolina de Castro, Renata Karina Reis, Lis Aparecida de Souza Neves, Sandra Brunini, Silvia Rita Marin da Silva Canini, and Elucir Gir. "Avaliação da autoestima em pessoas vivendo com HIV/AIDS no município de Ribeirão Preto-SP." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 4 (December 2013): 1049–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000400022.

Full text
Abstract:
Esse estudo de corte transversal teve como objetivo avaliar a autoestima de pessoas com HIV/aids e relacioná-la com fatores sociodemográficos e clínicos. Participaram 331 pessoas com HIV/aids, que faziam acompanhamento em dois serviços de referência de um município do interior paulista, entre 2007 e 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, utilizando-se Escala de autoestima de Rosenberg. Dos entrevistados, 167 (50,5%) eram do sexo masculino, faixa etária predominante entre 30 e 39 anos (42,0%). Com referência às variáveis relacionadas à sexualidade, 82,2% declararam-se heterossexuais e 84,6% referiram ter se infectado por via sexual. Quanto à avaliação da autoestima, a média obtida foi de 25,25. Os impactos negativos quer físico, social ou emocional da infecção pelo HIV, revelaram a necessidade dos serviços de saúde estarem preparados para oferecer assistência integral às pessoas com HIV/aids, valorizando os fatores psicossociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Amorim Junior, Djalma Castro de, Carlos Fernando P. S. Herrero, Marcello Nogueira-Barbosa, and Helton L. A. Defino. "Prevalência da escoliose lombar em adultos." Coluna/Columna 10, no. 4 (2011): 284–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-18512011000400006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a prevalência da escoliose degenerativa do adulto (tipo de novo) em uma amostra da população brasileira. MÉTODOS: foram estudados 1149 exames radiográficos simples de abdome na incidência anteroposterior, realizados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no período de julho de 2008 a fevereiro de 2009. RESULTADOS: a prevalência da escoliose do adulto na amostra da população estudada foi de 1,74%, sendo maior na faixa etária entre 60 e 69 anos. Não foi observada diferença estatisticamente significativa (p = 0,41) entre os sexos, e a medida média do ângulo da escoliose foi de 19,1º. CONCLUSÃO: A PREVAlência da escoliose do adulto na amostra da população estudada está dentro dos resultados já apresentados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Périgo, Aline Torrizella, Juliano Ricci Jacopini, Noemi Lemes, Soraya Maria Romano Pacífico, and Lucília Maria Sousa Romão. "Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito “dá o ar da sua graça”." RUA 15, no. 1 (July 22, 2015): 90. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v15i1.8638874.

Full text
Abstract:
Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘matriz’ francesa, este artigo pretende analisar como determinados sujeitos, inseridos no espaço urbano de Ribeirão Preto-SP, interpretam a propaganda de um sorvete da rede McDonald’s que está espalhada em diversos pontos da cidade em outdoors, em cartazes e faixas. Procuramos especular como os vestígios daquilo que é chamado de interpretação, na escola, sustenta a construção dos sentidos do/pelo sujeito urbano, em meio a tantos escritos que circulam a cidade e reclamam movimentos de interpretação, e de que maneira isso pode definir na constituição do sujeito urbano. Para o corpus de análise desse artigo, fizemos um recorte selecionando dois pontos da cidade em que encontramos a referida propaganda, a saber: a rodoviária de Ribeirão Preto e um shopping-center da mesma cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

César, Andréa de Melo, and Simone Siqueira Maksud. "Caracterização da demanda de fonoaudiologia no serviço público municipal de Ribeirão da Neves - MG." Revista CEFAC 9, no. 1 (March 2007): 133–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462007000100017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: caracterizar a população local encaminhada ao Serviço de Fonoaudiologia do Núcleo de Atenção Psicopedagógico Infanto-juvenil - NAPPI, além de oferecer uma contribuição para futuras pesquisas em Fonoaudiologia no âmbito da saúde pública. MÉTODOS: o estudo foi realizado a partir da coleta e análise descritiva de dados referentes ao período de acolhimento, origem do encaminhamento, faixa etária, gênero e queixas fonoaudiológicas das crianças da fila de espera. RESULTADOS: dos 161 encaminhamentos, a maioria foi acolhida no período de agosto a dezembro de 2004; 41% foram realizados por médicos, sendo o gênero masculino representado por 66% das crianças, com idade entre cinco e dez anos (60%). De acordo com as queixas apresentadas, as mais freqüentes foram as alterações de fala (46%), as de linguagem (18%) seguidas pela motricidade oral (15%). Com relação ao número de queixas por encaminhamento, uma queixa representa 38%, duas queixas 53% e 9%, três queixas associadas. CONCLUSÃO: o perfil da demanda fonoaudiológica no Município de Ribeirão das Neves é caracterizado pela prevalência do gênero masculino com idade entre cinco e dez anos, encaminhados em sua maioria por médicos, apresentando freqüentemente duas queixas associadas, sendo a principal as alterações de fala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Da Fonseca, Amândio Jamba Pedro, Ramiro Gross Tur, Anastácio Pascoal Epandi Canhanga, and Maurício Firmino Morais. "Ansiedade, Depressão e Estresse do estudantado universitário pelo reinício das aulas em tempo de pandemia." Actualidades Investigativas en Educación 21, no. 3 (September 1, 2021): 1–35. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i3.46439.

Full text
Abstract:
A pandemia da COVID-19 constitui ameaça à saúde humana, é identificada como um estressor significativo que coloca em risco a saúde psicológica e o bem-estar de pessoas em todo o mundo; pode desencadear níveis leves e graves de problemas psicossociais. O objetivo desta investigação foi descrever os níveis de ansiedade, depressão e estresse do estudantado do Instituto Superior Politécnico do Bié, no município do Kuito em Angola. Trata-se de um estudo quantitativo, não experimental, transversal com alcance descritivo. De forma não probabilística acidental, participaram 376 estudantes dos cursos de Comunicação Social, Contabilidade e Administração, Engenharia Informática e Psicologia, entre os quais 140 mulheres (37,23%) e 236 homens (62,77%), na faixa etária de 18 a 60 anos, com média de idade de 25,99 anos. A recolha de dados realizou-se no período de cinco a 30 de outubro de 2020 e a análíse fez-se durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Aplicou-se a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse, EADS-21(Pais-Ribeiro, et al., 2004), é uma escala composta por três sub-escalas distribuidas em 21 itens que avaliam: Ansiedade, Depressão e Estresse, avaliados através de uma escala de resposta de tipo Likert, de 4 pontos. Os resultados mostram que o estudantado apresenta níveis baixos de Ansiedade, Depressão e Estresse. Conclui-se que, no sexo feminino, na faixa etária dos 18 aos 30 anos, nos primeiros anos de frequência e nos cursos de Contabilidade e Administração e Psicologia há maiores afetações dos indicadores Ansiedade, Depressão e Estress.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Faleiros, Juliana Martins, and Marina Rezende Bazon. "Prevalência de maus-tratos em crianças de 1ª a 4ª série da cidade de Ribeirão Preto-SP." Paidéia (Ribeirão Preto) 18, no. 40 (2008): 341–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2008000200011.

Full text
Abstract:
O presente estudo buscou mensurar a prevalência de maus-tratos em crianças matriculadas de 1ª a 4ª série em escolas da rede pública e particular da cidade de Ribeirão Preto-SP, Brasil, a partir de informações do setor da educação. A investigação adotou uma abordagem descritiva, de caráter epidemiológico. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Cartilha Epidemiológica, aplicada junto aos professores para obter informações sobre o número e as características de casos suspeitos de maus-tratos presentes em sua sala de aula. A amostra aleatória e estratificada foi composta por 151 professores responsáveis por 3.885 crianças. A prevalência obtida foi de 3,9% e as categorias de maus-tratos mais freqüentes foram: Maltrato Emocional, Abandono Emocional e Falta de Controle Parental. A prevalência oficial para a mesma faixa etária foi de 0,36% confirmando as indicações da literatura quanto ao fato de os dados oficiais serem somente a ponta do iceberg.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Rosalina Carvalho da. "O fracasso escolar: a quem atribuir?" Paidéia (Ribeirão Preto), no. 7 (August 1994): 33–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x1994000200004.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa a questão da psicologização do fracasso escolar. Para isto foram analisados os motivos para 131 solicitações de atendimentos psicológicos à crianças e adolescentes, em um serviço público de saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo. O maior número de solicitações ocorreu em relação ao sexo masculino, e faixa etária de maior concentrção foi a de 7 a 12 anos,com 71,4 por cento de queixas de aprendizagem, todas ligadas a problemas de desajustes escolares. A principal fonte de encaminhamentos para esses atendimentos psicológicos foi a Escola. Com base nos dados obtidos neste e em outros estudos semelhantes discute-se o modo limitado como alguns educadores "a priori" interpretam os problemas escolares de crianças e adolescentes como psicológicos: questão da "psicologização" do fracaso escolar nos serviços básicos de saúde¹.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mondini, Lenise, Suzana Alves de Moraes, Isabel Cristina Martins de Freitas, and Suely Godoy Agostinho Gimeno. "Consumo de frutas e hortaliças por adultos em Ribeirão Preto, SP." Revista de Saúde Pública 44, no. 4 (August 2010): 686–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010000400012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o consumo de frutas e hortaliças por adultos e identificar variáveis sociodemográficas e de estilo de vida associadas ao consumo desses alimentos. MÉTODOS: Estudo transversal, de base populacional, realizado na área urbana de Ribeirão Preto, SP, em 2006, com amostra selecionada por conglomerados, em três estágios, tendo como unidade primária o setor censitário. A amostra foi composta por 930 participantes com 30 anos e mais; na análise de dados levou-se em consideração o efeito de desenho. O consumo de frutas e hortaliças baseou-se em questionário de freqüência semiquantitativo, utilizando-se como indicadores os escores médios de freqüência de consumo de frutas e hortaliças, consumo diário e consumo mínimo desses alimentos. As variáveis independentes analisadas foram: faixa etária, estado marital, escolaridade, renda familiar per capita, estado nutricional, tabagismo e atividade física. Médias dos escores de freqüência de consumo foram estimadas por pontos e por intervalos com 95% de confiança. Para o estudo de associação, razões de prevalências foram estimadas por pontos e por intervalos com 95% de confiança, utilizando-se regressão de Poisson. Testes de tendência linear foram aplicados, adotando-se nível de significância de 5%. RESULTADOS: Apenas 24% dos homens e 38% das mulheres atenderam à recomendação mínima do consumo de frutas e hortaliças; observou-se associação positiva com a idade e renda per capita. Mulheres com maior escolaridade e homens que viviam com a companheira consumiam mais frutas e hortaliças que os demais. Atividade física, tabagismo e estado nutricional não apresentaram associação com o consumo mínimo recomendado de frutas e hortaliças. CONCLUSÕES: Fatores socioeconômicos têm importante influência sobre o consumo de frutas e hortaliças e, por serem passíveis de intervenção, podem contribuir para a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

PAIVA, M. P., and M. F. ANDRADE-TUBINO. "Distribuição e abundância de peixes bentônicos explotados pelos linheiros ao largo do sudeste do Brasil (1986-1995)." Revista Brasileira de Biologia 58, no. 4 (November 1998): 619–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71081998000400009.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da distribuição e abundância das principais espécies de peixes bentônicos explotados pelos linheiros ao largo do sudeste do Brasil (latitudes 18º-26ºS), no período 1986-1995, listadas a seguir, com as respectivas participações no total das capturas: batata = Lopholatilus vilariii Ribeiro = 33,4%, namorado = Pseudopercis numida Ribeiro = 18,4%, cherne = Epinephelus niveatus (Valenciennes) = 12,1%, garoupa = Epinephelus marginatus (Lowe) = 4,1% e badejo = Mycteroperca bonaci (Poey) = 3,1%. As pescarias ocorreram em águas tropicais (latitudes 18º- 23ºS) e subtropicais (latitudes 23º-26ºS), tendo como divisor zoogeográfico a ressurgência de Cabo Frio. Os dados foram agrupados por faixas de latitude e de profundidade, segundo espécies e estações do ano. As pescarias estiveram grandemente concentradas nas águas subtropicais, com tendência(s) de produtividade decrescente, à medida que aumenta(m) a latitude e/ou a profundidade dos pesqueiros explotados. Nas águas tropicais, as espécies dominantes foram a garoupa e o badejo, de forma indiscutível entre as latitudes 18º-20ºS, com maiores capturas em profundidades de até 80 metros. Nas águas subtropicais, as espécies dominantes sempre foram o batata, o namorado e o cherne, com maiores capturas em profundidades superiores a 100 metros, incluindo a parte superior do talude continental. A produção das cinco espécies principais apresentou tendências de variação estacional, mas apenas o cherne evidenciou deslocamento sazonal ao longo da costa. Foram comprovadas a menor diversidade e a maior biomassa de peixes bentônicos nas águas subtropicais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Filho, Durval Ribas, Fillipe de Biaggi Borges da Silva, and Renan Isa Botura. "“Avaliação do uso de ergogênicos por praticantes de academia no Noroeste e Nordeste do estado de São Paulo”." International Journal of Nutrology 07, no. 02 (September 2014): 005–10. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1704016.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente estudo visa analisar o perfil do praticante de atividade física que faz uso de suplementos alimentares ergogênicos, baseando-se no seu gênero, idade, índice de massa corporal(IMC), escolaridade e os suplementos nutricionais utilizados. Foram entrevistados 229 praticantes através de questionário em 7 cidades do Nordeste e Noroeste paulista: Ribeirão Preto, Jaboticabal, Cajuru, Taquaritinga, Catanduva, São José do Rio Preto e Pindorama. Destes 229, 100 (43,6%) utilizavam ergogênicos nutricionais, sendo 69 (69%) homens e 31 (31%) mulheres. A faixa etária média foi de 26,8 anos tendo como valores mínimo e máximo respectivamente 15 e 60 anos; o IMC médio foi de 24,95; e a escolaridade prevalente foi o Terceiro Grau completo ou incompleto, sendo o incompleto composto por estudantes. Os suplementos mais utilizados em geral foram: ricos em proteína (73%), aminoácidos de cadeia ramificada (36%), ricos em carboidratos (35%) e creatina (29%); lembrando que os usuários poderiam consumir mais de um ergogênico nutricional. No público masculino, os suplementos mais utilizados foram: ricos em proteína (80%), aminoácidos de cadeia ramificada(39%), ricos em carboidratos (39%) e creatina (36%); já o feminino foram: ricos em proteína (58%), queimadores de gordura (32%), aminoácidos de cadeia ramificada (29%) e ricos em carboidratos (26%). O perfil geral do usuário aponta para um indivíduo jovemadulto na faixa etária entre 20 a 30 anos, com ensino superior e IMC de 24,9 kg/m, mostrando sua preocupação tanto física quanto nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lucisano, Renata Valdívia, Luzia Iara Pfeifer, Maria Paula Panuncio Pinto, Jair Lício Ferreira Santos, and Patrícia Páfaro Gomes Anhão. "Interações sociais de crianças pré-escolares com Síndrome de Down durante atividades extracurriculares." Revista Brasileira de Enfermagem 66, no. 1 (February 2013): 116–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000100018.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi identificar o processo de interação social de crianças com Síndrome de Down (SD) durante atividades extracurriculares na rede regular de educação infantil do município de Ribeirão Preto. Participaram da pesquisa seis crianças na faixa etária de 3 a 6 anos. Foram realizadas duas filmagens de cada criança em situações de interação social durante atividades extracurriculares, e analisadas através de quinze comportamentos, distribuídos em duas categorias de habilidades sociais: interpessoais e de autoexpressão. Os resultados demonstraram que, quanto às habilidades interpessoais, houve maior ocorrência do comportamento "ocorre interação com outra criança". Já na categoria habilidades de autoexpressão, apenas os comportamentos "sorri" e "imita outras crianças" apresentam ocorrência significativa. Os comportamentos mais frequentes encontrados neste estudo permitem compreender que o ambiente escolar torna-se um facilitador na interação da criança com SD com outras crianças de desenvolvimento típico, possibilitando o desenvolvimento das habilidades sociais esperadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography