Academic literature on the topic 'Falhas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Falhas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Falhas"

1

Santos, Matheus Gravito, Luiz Rodrigo Cunha Moura, and Cristiana Trindade Ituassu. "Prevenção de falhas em serviços bancários." REVISTA ENIAC PESQUISA 8, no. 2 (July 30, 2019): 180. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v8i2.580.

Full text
Abstract:
O setor bancário está em constante crescimento, assim como a concorrência e as exigências dos clientes que estão aumentando continuamente neste setor. Mesmo para os bancos que prestam serviços de excelência, as falhas durante a prestação de serviços podem ocorrer. Como consequência, quando os serviços falham, os bancos sofrem com o aumento do risco de perderem os seus clientes. Esta pesquisa tem como objetivo por objetivo propor ações de prevenção de falhas em serviços bancários com base nas lacunas de falha na qualidade do serviço e nas estratégias para o fechamento das lacunas. Para isso, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, com finalidade descritiva em corte transversal, por meio de survey. Além disso, foi desenvolvido um questionário semiestruturado aplicado em clientes que tiveram alguma experiência negativa com bancos nos últimos 12 meses. Os respondentes foram contatos por meio do Facebook, Instagram, Linkedin, Whatsapp ou e-mail. Após a análise dos dados faltantes, a amostra final ficou com 579 questionários válidos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva. Com os resultados alcançados, foi possível classificar os principais problemas relatados pelos clientes que vivenciaram experiências negativas com serviços bancários, identificando a gravidade da falha percebida por estes clientes para os problemas relatados. Por fim, foram descritas estratégias para o fechamento dessas lacunas de falha na qualidade dos serviços bancários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tescari Neto, Aquiles. "Falhas de transitividade são falhas de análise." Revista Linguíʃtica 15, no. 3 (December 30, 2019): 21–42. http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28606.

Full text
Abstract:
O texto apresenta um conjunto de dados apresentados por críticos à teoria cartográfica de Cinque (1999) sobre os advérbios especificadores. Trata-se de dados envolvendo o que os críticos chamam de “falhas de transitividade na sequência funcional”. Após uma breve explanação sobre a principal metodologia utilizada pela Cartografia sintática para se chegar às hierarquias funcionais – nomeadamente, os testes de precedência-e-transitividade –, serão apresentados dados de advérbios (de IP) envolvendo aparentes violações às hierarquias e contra-argumentos às críticas feitas a partir desses dados. Justificarei que tais casos estão muito longe de servirem como contra-argumentos às hierarquias cartográficas de IP e ilustram, na verdade, falhas na análise dos críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro, Raniel Azevedo, and Fabrício José Nóbrega Cavalcante. "Análise de falha de uma linha de eixo de transmissão pertencente a um descarregador de barcaças instalado no Terminal Salineiro de Areia Branca/RN." Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica 3, no. 2 (December 6, 2021): 50–61. http://dx.doi.org/10.21708/issn27635325.v3n2.a10569.2021.

Full text
Abstract:
A análise de falhas consiste em um conjunto de ações com o objetivo de analisar as não conformidades ocorridas em componentes e equipamentos pertencentes a um determinado processo, para encontrar e mitigar as causas raiz dos problemas em questão. Este tipo de estudo é presente na área de manutenção desde o ano de 1949, quando engenheiros militares dos Estados Unidos da América (EUA) trabalhavam na confiabilidade dos seus sistemas e equipamentos. Dessa forma, foi proposta a obtenção da causa raiz de uma falha ocorrida, bem como a análise de outras possíveis falhas de uma linha de eixo de transmissão responsável pela translação do Trolley(casaria fabricada em chapa de aço, contendo rodas, equipamentos mecânicos e elétricos responsáveis por seu movimento sob trilhos) de um descarregador de barcaças pertencente ao Terminal Salineiro de Areia Branca/RN. Aplicando a metodologia das ferramentas de análise de falhas cinco porquês e FMEA, foi possível identificar a causa raiz do rompimento do eixo, que se deu na falta de programação de manutenção preventiva do equipamento, e levantar todas formas como o equipamento pode falhar e seus efeitos, gerando um conjunto de atividades preventivas e preditivas a fim de eliminar os riscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Paloma Sayegh Arreguy, Ricardo Junqueira Del Carlo, Rogéria Serakides, Betânia Souza Monteiro, Paula de Zorzi Balbinot, Renato Barros Eleotério, Omar Leonardo Aristizabal Paez, and Marlene Isabel Vargas Viloria. "Plasma rico em plaquetas associado ou não ao osso esponjoso autógeno no reparo de falhas ósseas experimentais." Ciência Rural 39, no. 1 (February 2009): 129–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000100020.

Full text
Abstract:
O presente estudo avaliou a influência do plasma autógeno rico em plaquetas (PRP), associado ou não ao autoenxerto esponjoso (EOE), na reparação de falhas ósseas criadas no crânio de coelhos. A falha I foi preenchida com o PRP; a falha II com 3mg de EOE; a falha III com EOE associado ao PRP e a falha IV não foi preenchida, servindo como controle. Após as cirurgias, os animais foram separados em três grupos e eutanasiados aos 30, 60 e 90 dias. Na avaliação mesoscópica, independentemente do período de observação, o preenchimento ósseo, na falha controle e naquelas tratadas com PRP, iniciou-se a partir das bordas para o centro e do fundo para a superfície das falhas. Já nas falhas tratadas com EOE e com enxerto associado ao PRP, foi notado também crescimento ósseo na porção central das falhas. Na análise radiográfica, foi observada maior radiopacidade no interior das falhas tratadas com EOE e com enxerto associado ao PRP, em todos os tempos. Microscopicamente, aos 30 dias, na falha tratada com EOE associado ao PRP, os fragmentos ósseos do enxerto estavam indistintos do tecido ósseo neoformado, presente em toda a borda do defeito, associado à moderada quantidade de tecido conjuntivo fibroso muito vascularizado e celularizado. Esse tecido apresentou material amorfo, eosinofílico e extracelular, junto a um processo inflamatório, constituído por linfócitos e, em menor número, por macrófagos e células gigantes multinucleadas, que podem ter influenciado negativamente a formação óssea precoce. Aos 60 e 90 dias, apenas focos ocasionais de inflamação linfocitária foram observados. O comportamento dos dois tratamentos, PRP associado ou não ao EOE, em relação a preenchimento ósseo, foi semelhante ao final do período de observação; o enxerto, utilizado de forma isolada, determinou precocidade de reparação óssea e a tromboplastina, utilizada para formação do gel de plaquetas, incitou uma reação semelhante a do tipo corpo estranho, que atuou negativamente na fase inicial de reparação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bevilacqua, Maria Cecília, Tatiana Mendes de Melo, Marina Morettin, Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis, and Maria Angelina Nardi de Souza Martinez. "Falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual dispensados pelo Sistema Único de Saúde." Revista CEFAC 16, no. 1 (March 2014): 55–64. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411312.

Full text
Abstract:
Objetivo : investigar quais as principais falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual fornecidos nos serviços do Sistema Único de Saúde.Métodos : foram analisadas as falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual em cinco serviços credenciados pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e maio de 2009, utilizando-se estatística descritiva.Resultados : as principais falhas técnicas encontradas nos dispositivos foram 37.44% de falha no amplificador, seguidas de 25.59% de falha no microfone. Os aparelhos de amplificação sonora individual retroauriculares e de categoria tecnológica A são os que apresentam maior ocorrência de falha técnica. O tempo de vida útil dos aparelhos de amplificação sonora individual sem apresentar defeito foi de 22 meses, em média. Na maior parte da população estudada, o custo para o conserto destes dispositivos foi entre R$500,00 e R$ 1000,00. Dos casos analisados, 51.82% entraram em contato com o serviço de saúde auditiva para buscar atendimento e verificar o problema e em 61% dos casos os aparelhos de amplificação sonora individual ainda estavam no prazo de garantia e foram consertados pela assistência técnica sem custo adicional para o paciente.Conclusão : a principal falha encontrada refere-se à falha do amplificador. Os AASI retroauricular e de categoria tecnológica A são os que apresentam maior ocorrência de falha técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fundão, Alexandre Sponfelner, Fernando Zorzanelli da Silva, Davi Pereira Garcia, Antonio Carlos Barbosa Zancanella, Felipe Costa Novo Malheiros, Rômulo Maziero, and Vinicius Silva da Cunha. "FALHA POR CORROSÃO EM TUBULAÇÃO DE DESCARTE DE ÁGUA DO MAR." Revista Univap 22, no. 41 (April 12, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i41.429.

Full text
Abstract:
A análise de falhas potenciais compreende o uso de técnicas sistemáticas que utilizam conhecimentos de engenharia para mitigar possíveis falhas, tanto do projeto quanto dos sistemas analisados, e propor ações que evitem a ocorrência dessas falhas. O problema prático de uma falha por corrosão em linha de overboard de água do mar demonstra as dificuldades que a indústria offshore enfrenta, por causa das condições extremas e a falta adequada de uma seleção de materiais para certas aplicações. Nesta pesquisa foi realizada a utilização de ferramentas de análise de falha e os conceitos para destacar a importância da melhor seleção de revestimentos internos em tubulações de aço do sistema de refrigeração com água salgada, pois quando esses revestimentos são mal selecionados acabam comprometendo a função que é a inibição dos agentes corrosivos, deixando, dessa forma, que a corrosão seja acentuada nos pontos onde o revestimento falha. Os resultados desta pesquisa contribuem para auxiliar a indústria na seleção e aplicação de revestimentos em tubulações de aço dos sistemas de refrigeração com água salgada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tontini, Gérson, Amélia Silveira, and Diovani Luzia Pozza. "Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários." ReMark - Revista Brasileira de Marketing 20, no. 4 (November 29, 2021): 216–40. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v20i4.16986.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Metodologia: os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise descritiva, em seguida foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída. Posteriormente foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com o objetivo de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.Principais resultados: os resultados da pesquisa evidenciam relações positivas entre os construtos apresentados, exceto nas relações entre Gravidade da Falha e Qualidade. Assim, os achados demonstram que não se pode pensar em qualidade sem se considerar a importância da recuperação de falhas para os serviços oferecidos.Contribuições metodológicas: este trabalho contribui para a observação da influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Relevância: dada a natureza do serviço bancário, os problemas na prestação de serviços são esperados e eventuais falhas são inevitáveis, e, com isso, os resultados podem gerar insatisfação. Para manter clientes satisfeitos e leais às instituições, fazem-se necessárias ações de recuperação de falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Larissa De Melo, and Cleonilson Protásio De Souza. "Modelagem de Defeitos em Circuitos Integrados na Perspectiva do Leiaute." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 32 (December 26, 2016): 65. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p65-75.

Full text
Abstract:
<span>O aumento da densidade de transistores em circuitos integrados (CIs), em virtude dos avanços da tecnologia de fabricação, tornaram os procedimentos de testes de CIs mais complexos ao passo que quanto maior a densidade, menor é o espaçamento entre os componentes e suas conexões, aumentando a probabilidade de haver falhas entre os componentes na presença de defeitos físicos. Em virtude da redução no espaçamento, os modelos de falhas clássicos, que representam defeitos físicos em circuitos integrados, já não satisfazem os requisitos atuais para testes. Por isso, atualmente tem-se estudado modelos de falhas que sejam baseados no próprio leiaute do CI e não mais somente em seu diagrama em nível lógico ou em nível de transistores. Tais modelos visam analisar o leiaute como um todo e verificar os pontos mais prováveis de acontecer uma falha em consequência de um possível defeito físico. Neste trabalho é feito um estudo dos modelos de falhas clássicos e os modelos baseados na perspectiva do leiaute, e são explanados os conceitos de tipos de falhas, defeitos e elementos parasitas. </span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coelho, António. "O problema das falhas activas na engenharia civil." Geotecnia, no. 105 (November 21, 2005): 12–67. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_105_1.

Full text
Abstract:
O problema das falhas activas na engenharia civil insere-se na questão mais geral da avaliação do perigo sísmico dos locais de implantação dos grandes empreendimentos, como as instalações da indústria nuclear, as grandes barragens ou as armazenagens de LNG, que se caracterizam por um risco potencial elevado. Na análise do problema das falhas activa cruzam-se fundamentalmente três domínios – a geologia, a sismologia e a avaliação do perigo sísmico (no contexto da engenharia civil) – cuja aplicação define uma mar cha do geral para o particular, dos estudos académicos e regionais para os estudos aplicados e específicos. Nesta perspectiva, importa começar por enquadrar o problema das falhas activas no plano científico fun damental e analisar a real natureza do problema em Portugal continental, tendo em conta a sua situação parti cular no quadro da tectónica global. Daqui, podemos então partir para a consideração dos métodos mais adequados ao estudo específico do sítio de um empreendimento, que permitam servir de fundamento ao exercício de julgamentos e à tomada de decisões, baseados em resultados conjugados de ciência, tecnologia e experiência, designadamente: – Decidir se nos devemos preocupar com as falhas; – Reconhecer uma falha activa; – Decidir se uma falha representa um perigo inaceitável de rotura à superfície.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Reck, Danubia, Ivair Franceschetto, Lais Rech, Natalia Araujo Pacheco, and Rafael Luis Wagner. "Faltou integridade ou competência? Efeitos da coprodução da recuperação de serviços de acordo com o tipo de falha." Revista Brasileira de Marketing 18, no. 2 (April 1, 2019): 224–42. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i2.4020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Falhas de servios so comuns e, por isso, diversos estudos investigam tticas de recuperao de servios. Uma ttica que passou a ser recentemente investigada e que carece de mais estudos refere-se coproduo da recuperao (i.e., participao do consumidor). Este estudo investiga os efeitos da coproduo da recuperao de servios aps situaes de falhas de integridade e de competncia.Mtodo: Estudo experimental com 131 participantes, com desenho fatorial 2 (coproduo: com, sem) x 2 (tipo de falha: integridade, competncia). Originalidade: Estudos recentes adotam a coproduo como uma estratgia de recuperao de servios aps uma falha. No entanto, no se sabe se o tipo de falha (integridade ou competncia) influencia os efeitos da coproduo da recuperao de servios.Resultados: Consumidores que coproduzem a recuperao de servio aps uma falha de integridade sentem mais raiva que os consumidores que no coproduzem. Alm disso, consumidores que coproduzem a recuperao aps uma falha de integridade apresentam menor inteno de retorno e de boca-a-boca positivo que aqueles que coproduzem aps uma falha de competncia. Contribuies tericas: Este estudo amplia o conhecimento sobre a coproduo na recuperao de servios ao abordar seus efeitos no comportamento do consumidor de acordo com o tipo de falha, algo at ento no estudado.Contribuies gerenciais: Este estudo mostra que a coproduo na recuperao de servios funciona melhor para recuperar falhas de competncia do que de integridade. Ou seja, as empresas somente devem convidar o consumidor a coproduzir se falha for causada por falta de competncia, e no de integridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Falhas"

1

Sartori, José Eduardo [UNESP}. "Reativação de falhas: o caso da Zona de Falha de Cássia/MG." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/152953.

Full text
Abstract:
Submitted by JOSE EDUARDO SARTORI null (edu_sammy@yahoo.com.br) on 2018-03-08T23:03:10Z No. of bitstreams: 1 Tese_JES.pdf: 11494584 bytes, checksum: 689b2ca420e30f0b0e97f388ecc4d2d2 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Aparecida Puerta null (dripuerta@rc.unesp.br) on 2018-03-09T17:23:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 sartori_je_dr_rcla.pdf: 10806564 bytes, checksum: 16932cd737c53cf35719973ca5cab2ef (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-09T17:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sartori_je_dr_rcla.pdf: 10806564 bytes, checksum: 16932cd737c53cf35719973ca5cab2ef (MD5) Previous issue date: 2018-01-11
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A Zona de Falha de Cássia corresponde a uma zona de falha transcorrente sinistral oblíqua orientada segundo a direção geral NNW-SSE. A estrutura se desenvolveu em decorrência de movimentações tardias do Cinturão de Cisalhamento Campo do Meio durante o Ciclo Orogênico Brasiliano. A Zona de Falha de Cássia está registrada através de uma faixa de rochas deformadas de largura variável entre 0,5 a 3,0 km, composta por rochas miloníticas, caracterizadas por deformação dúctil-rúptil em condições metamórficas de fácies xisto verde, zona da clorita. A descontinuidade foi reativada como uma zona de falha normal, com bloco baixo a sudoeste (reativação geométrica) durante o Neocretáceo, correlacionada com o Soerguimento do Alto Paranaíba. A reativação tectônica foi marcada por intensa brechação, cataclase e a formação de dois conjuntos de falhas normais com arranjo em blocos escalonados progressivamente rebaixados para oeste. As feições microestruturais e reações de alteração constatadas, juntamente com a ocorrência de pseudotaquilito permitiram inferir que estas rochas de falha foram desenvolvidas em profundidades inferiores a 11 km, com temperaturas menores que 300°C, provavelmente associadas a sismos. Uma segunda etapa de reativação está registrada através da formação de depósitos sedimentares argilosos e arenosos quaternários, respectivamente nas regiões de Cássia-Pratápolis e Desemboque. Tratam-se de depósitos correlativos de falha relacionados à movimentação da Zona de Falha de Cássia como uma zona de falha normal, com bloco baixo a sudoeste, configurando uma reativação cinemática. Localmente os sedimentos exibem feições de deformação rúptil como falhas, fraturas e zonas brechadas, indicando atividade neotectônica na região. Este rico acervo de produtos geológicos transforma a Zona de Falha de Cássia em modelo para estudos de reativação tectônica em ambiente intraplaca e evolução de longo termo.
The Cássia Fault Zone corresponds to an oblique sinistral transcurrent fault zone oriented in the general direction NNW-SSE. The structure developed as a result of late movements of the Campo do Meio Shear Belt during the Brasilian Orogenic Cycle. The Cássia Fault Zone is recorded through a range of deformed rocks varying in width ranging from 0.5 to 3.0 km, composed of milonitic rocks, characterized by ductile deformation in metamorphic conditions of green schist facies (chlorite zone). The discontinuity was reactivated as a normal fault zone, with a lower block to the southwest (geometric reactivation) during the Neocretaceous, correlated with the Soerguimento do Alto Paranaíba. The tectonic reactivation was marked by intense breccia, cataclase and the formation of two sets of normal faults with arrangement in stepped blocks progressively lowered to the west. The microstructural features and alteration reactions observed together with the occurrence of pseudotaquilite allowed us to infer that these fault rocks were developed at depths lower than 11 km, with temperatures lower than 300 ° C, probably associated with earthquakes. A second stage of reactivation is recorded through the formation of quaternary sedimentary deposits in the regions of Cássia-Pratápolis and Desemboque. These are correlative fault deposits related to the movement of the Cássia Fault Zone as a normal fault zone, with a lower block to the southwest, forming a kinematic reactivation. Locally, the sediments exhibit features of deformation such as faults, fractures and breccias, indicating neotectonic activity in the region. This rich collection of geological products transforms the Cássia Fault Zone into a model for studies of tectonic reactivation in intraplate environment and long term evolution.
CNPq: 165801/2014-0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sartori, Jose Eduardo. "Reativação de falhas : o caso da Zona de Falha de Cássia/MG /." Rio Claro, 2018. http://hdl.handle.net/11449/152953.

Full text
Abstract:
Orientador: Norberto Morales
Banca: Marcos Aurelio Farias de Oliveira
Banca: George Luiz Luvizotto
Banca: Francisco Sérgio Bernardes Ladeira
Banca: Alessandro Batezelli
Resumo: A Zona de Falha de Cássia corresponde a uma zona de falha transcorrente sinistral oblíqua orientada segundo a direção geral NNW-SSE. A estrutura se desenvolveu em decorrência de movimentações tardias do Cinturão de Cisalhamento Campo do Meio durante o Ciclo Orogênico Brasiliano. A Zona de Falha de Cássia está registrada através de uma faixa de rochas deformadas de largura variável entre 0,5 a 3,0 km, composta por rochas miloníticas, caracterizadas por deformação dúctil-rúptil em condições metamórficas de fácies xisto verde, zona da clorita. A descontinuidade foi reativada como uma zona de falha normal, com bloco baixo a sudoeste (reativação geométrica) durante o Neocretáceo, correlacionada com o Soerguimento do Alto Paranaíba. A reativação tectônica foi marcada por intensa brechação, cataclase e a formação de dois conjuntos de falhas normais com arranjo em blocos escalonados progressivamente rebaixados para oeste. As feições microestruturais e reações de alteração constatadas, juntamente com a ocorrência de pseudotaquilito permitiram inferir que estas rochas de falha foram desenvolvidas em profundidades inferiores a 11 km, com temperaturas menores que 300°C, provavelmente associadas a sismos. Uma segunda etapa de reativação está registrada através da formação de depósitos sedimentares argilosos e arenosos quaternários, respectivamente nas regiões de Cássia-Pratápolis e Desemboque. Tratam-se de depósitos correlativos de falha relacionados à movimentação da Zona de Falha de Cás... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The Cássia Fault Zone corresponds to an oblique sinistral transcurrent fault zone oriented in the general direction NNW-SSE. The structure developed as a result of late movements of the Campo do Meio Shear Belt during the Brasilian Orogenic Cycle. The Cássia Fault Zone is recorded through a range of deformed rocks varying in width ranging from 0.5 to 3.0 km, composed of milonitic rocks, characterized by ductile deformation in metamorphic conditions of green schist facies (chlorite zone). The discontinuity was reactivated as a normal fault zone, with a lower block to the southwest (geometric reactivation) during the Neocretaceous, correlated with the Soerguimento do Alto Paranaíba. The tectonic reactivation was marked by intense breccia, cataclase and the formation of two sets of normal faults with arrangement in stepped blocks progressively lowered to the west. The microstructural features and alteration reactions observed together with the occurrence of pseudotaquilite allowed us to infer that these fault rocks were developed at depths lower than 11 km, with temperatures lower than 300 ° C, probably associated with earthquakes. A second stage of reactivation is recorded through the formation of quaternary sedimentary deposits in the regions of Cássia-Pratápolis and Desemboque. These are correlative fault deposits related to the movement of the Cássia Fault Zone as a normal fault zone, with a lower block to the southwest, forming a kinematic reactivation. Locally, the sedimen... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Claudia Dias. "As falhas paternas em Winnicott." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15059.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Dias Rosa.pdf: 1256770 bytes, checksum: 1ce30b3fd4fcaef04c1ea6b5cb6b0780 (MD5) Previous issue date: 2011-10-25
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Devoted to Winnicottian psychoanalysis, this study has the following objectives: a) to analyze the father s contribution to the personal maturational process in its various stages; b) to explain possible paternal failures and how they are connected with the etiology of emotional disorders; c) to illustrate these failures and their consequences from early stages to that of triangular relationships. At the beginning of life, although the baby is not mature enough to establish a relationship with the father as a father, the paternal presence is fundamental to help the mother to be good enough or to make this task difficult to the mother. In the stage of concern, the child may be helped or not by the father in regard to the capacity of tolerating the conflict between love and hate. Finally, in the stage of triangular relationships, once the healthy child is already mature enough to establish, as a full person, direct relationships with the father (as a full person too), paternal contributions or failures influence directly the solution of the child s conflicts in regard to handling his/her instinctual drive s of genital order in his/her interpersonal relationships. Paternal failures were evaluated from the theoretical perspective and examined based on some clinical cases presented by Winnicott, according to maturational criteria which he suggested for the understanding of the etiology of emotional disorders
Este estudo, dedicado à psicanálise winnicottiana, tem por objetivo: a) analisar a contribuição do pai para o processo de amadurecimento pessoal em seus diversos estágios, b) explicitar as possíveis falhas paternas e a maneira como elas se relacionam com a etiologia dos distúrbios emocionais, c) ilustrar essas falhas e suas consequências, desde os estágios iniciais até o estágio das relações triangulares. No início da vida, ainda que o bebê não tenha suficiente maturidade para estabelecer uma relação com o pai como pai, a presença paterna é fundamental para ajudar a mãe a ser suficientemente boa ou prejudicá‐la nessa tarefa. No estágio do concernimento, a criança pode ser ajudada ou não pelo pai na aquisição da capacidade para tolerar o conflito entre o amor e o ódio. Por fim, no estágio das relações triangulares uma vez que a criança sadia já adquiriu maturidade suficiente para estabelecer, como pessoa inteira, relações diretas com o pai (sendo este também uma pessoa inteira), as contribuições ou as falhas paternas influenciam diretamente a resolução dos conflitos da criança relativos à administração dos seus impulsos instintuais do tipo genital em suas relações interpessoais. As falhas paternas foram avaliadas do ponto de vista teórico e estudadas a partir de alguns casos clínicos apresentados por Winnicott, seguindo os critérios maturacionais por ele propostos para a compreensão da etiologia dos transtornos emocionais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodegheri, Paulo Ricardo. "Validação do mecanismo de tolerância a falhas do SGBD InterBase através de injeção de falhas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/3371.

Full text
Abstract:
O presente trabalho explora a aplicação de técnicas de injeção de falhas, que simulam falhas transientes de hardware, para validar o mecanismo de detecção e de recuperação de erros, medir os tempos de indisponibilidade do banco de dados após a ocorrência de uma falha que tenha provocado um FUDVK. Adicionalmente, avalia e valida a ferramenta de injeção de falhas FIDe, utilizada nos experimentos, através de um conjunto significativo de testes de injeção de falhas no ambiente do SGBD. A plataforma experimental consiste de um computador Intel Pentium 550 MHz com 128 MB RAM, do sistema operacional Linux Conectiva kernel versão 2.2.13. O sistema alvo das injeções de falhas é o SGBD centralizado InterBase versão 4.0. As aplicações para a carga de trabalho foram escritas em VFULSWV SQL e executadas dentro de uma sessão chamada LVTO. Para a injeção de falhas foram utilizadas três técnicas distintas: 1) o comando NLOO do sistema operacional; 2) UHVHW geral no equipamento; 3) a ferramenta de injeção de falhas FIDe, desenvolvida no grupo de injeção de falhas do PPGC da UFRGS. Inicialmente são introduzidos e reforçados os conceitos básicos sobre o tema, que serão utilizados no decorrer do trabalho e são necessários para a compreensão deste estudo. Em seguida é apresentada a ferramenta de injeção de falhas Xception e são também analisados alguns experimentos que utilizam ferramentas de injeção de falhas em bancos de dados. Concluída a revisão bibliográfica é apresentada a ferramenta de injeção de falhas – o FIDe, o modelo de falhas adotado, a forma de abordagem, a plataforma de hardware e software, a metodologia e as técnicas utilizadas, a forma de condução dos experimentos realizados e os resultados obtidos com cada uma das técnicas. No total foram realizados 3625 testes de injeções de falhas. Com a primeira técnica foram realizadas 350 execuções, com a segunda técnica foram realizadas 75 execuções e com a terceira técnica 3200 execuções, em 80 testes diferentes. O modelo de falhas proposto para este trabalho refere-se a falhas de crash baseadas em corrupção de memória e registradores, parada de CPU, aborto de transações ou reset geral. Os experimentos foram divididos em três técnicas distintas, visando a maior cobertura possível de erros, e apresentam resultados bastante diferenciados. Os experimentos com o comando NLOO praticamente não afetaram o ambiente do banco de dados. Pequeno número de injeção de falhas com o FIDe afetaram significativamente a dependabilidade do SGBD e os experimentos com a técnica de UHVHW geral foram os que mais comprometeram a dependabilidade do SGBD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Elen Collaço de. "Detecção de falhas no helicóptero 3DOF." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2010. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=999.

Full text
Abstract:
A pronta detecção da ocorrência de falhas é de grande importância para a segurança de operação de sistemas dinâmicos, além de reduzir custos de manutenção. Com efeito, tendo-se detectado uma falha no sistema, ações mitigatórias podem ser tomadas de modo a evitar danos ao meio ambiente, prejuízos econômicos e principalmente perdas de vidas humanas. Os métodos tradicionais de detecção de falhas, contudo, esbarram em restrições físicas, ausência de um modelo acurado do sistema e indisponibilidade de dados do comportamento do sistema com falha. Neste trabalho, um esquema de detecção de falhas, é implementado para uma planta-piloto na forma de um helicóptero de três graus de liberdade, baseado no histórico de funcionamento normal do sistema, sem a necessidade de equipamentos adicionais e nem de um modelo acurado do sistema. Para isso, um método estatístico multivariado e outro de análise de agrupamentos são comparados, são eles: uso da estatística T de Hotelling e agrupamento K-means, respectivamente. A situação de falha implementada está associada à redução de 10% na potência de um dos motores. A investigação envolve o uso das variáveis de ângulo e velocidade estimada de arfagem, uso da tensão dos motores e uso das velocidades angulares estimadas. Os resultados em termos de tempo de detecção e curva ROC indicam que os dois métodos, quando comparados, apresentaram melhor eficiência em diferentes situações. Os resultados obtidos demonstram que, com o uso das tensões nos motores, o método K-means tem um desempenho superior, já com o emprego das velocidades angulares estimadas, a estatística T de Hotelling apresentou melhor resultado em relação ao método de agrupamento K-means.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Burbano, Christian Eligio Rodríguez. "Diagnóstico de falhas em máquinas rotativas." Universidade Federal de Uberlândia, 2005. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14818.

Full text
Abstract:
The dynamic behavior of a cracked shaft was studied both in run-up and run-down transient motion. A mathematical model of the shaft was developed , and experimental tests were performed in order to validate the model. A experimental testing rig was conducted, containing an horizontal flexible rotor with a rigid disc in the mid point between the bearings. Experimental and theo retical responses were compared for both cracked and uncracked shafts. All tests were done for several acceleration rates and unbalance conditions. For the theoretical study of dynamic response of the cracked shaft, the stiffness matrix for a cracked element was deduced, using the modified crack Model of Mayes. The rotor model was obtained by using the finite elements method. The equations of motion were integrated in the time domain by using Newmark method to obtain the transient response. Comparing theoretical and experimental results validated the model. For this purpose, the modified Mayes model was used to represent the dynamic response of the crached shaft. Further simulations were conducted to study the influence of acceleration rates, unbalance amplitude /orientation and crack severity on the response of a cracked shaft, running on transient mo tion.
Neste trabalho apresenta -se um estudo do comportamento dinâmico de um rotor com trinca no regime transiente, tanto na parada como na partida. Foi desenvolvido um modelo matemático -computacional de um rotor com trinca e foram também realizados testes experimentais com vistas à validação do modelo. Para o estudo experimental, foi construida uma bancada constituida por um rotor flexível horizontal com um disco rígido montado na posição média do comprimento. A resposta experimental do rotor foi comparada para os casos com e sem trinca. Para tanto, foram usados dois eixos, um com trinca e, o outro, sem trinca. Os testes experimentais foram feitos para diferentes taxas de aceleração e condições de desbalanceamento. Para o estudo teórico da resposta dinâmica do rotor com trinca, foi determinada a matriz de flexibilidade para um elemento com falha, uma vez aplicado o modelo de trinca de Mayes modificado. O modelo do rotor foi obtido através do método dos elementos finitos, e para o cálculo da resposta dinâmica no regime transiente foi utilizado o método de integração numérica de Newmark. O modelo foi validado mediante a comparação dos resultados teóricos com os experimentais, tendo sido mostrado que o Modelo de Mayes modificado representa adequadamente o comportamento dinâmico de um rotor com trinca. Foram feitas simulações para estudar a influência das taxas de aceleração, da intensidade do desbalanceamento presente no sistema e da severidade da trinca sobre o comportamento do rotor com trinca no regime transiente.
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

PORTO, Wagner de Souza. "Isolamento automático de falhas em sistemas." Universidade Federal de Campina Grande, 2009. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1570.

Full text
Abstract:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-08-28T16:50:59Z No. of bitstreams: 1 WAGNER DE SOUZA PORTO - DISSERTAÇÃO PPGCC 2009..pdf: 3676431 bytes, checksum: 91bede14a64447aa4598ba5c6b3365a4 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-28T16:50:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WAGNER DE SOUZA PORTO - DISSERTAÇÃO PPGCC 2009..pdf: 3676431 bytes, checksum: 91bede14a64447aa4598ba5c6b3365a4 (MD5) Previous issue date: 2009-09-16
Este trabalho apresenta o Auto-FDI (Automatic Fault Detection and Isolation), uma ferramenta de detecção e isolamento de falhas em sistemas. A ferramenta usa o conceito de redundância analítica, onde sinais obtidos do sistema (possivelmente com falha) são comparados com sinais esperados, obtidos de um modelo. O isolamento de falhas emprega uma técnica desenvolvida neste trabalho, chamada isolamento automático. A técnica usa uma abordagem baseada em grafos que considera a propagação de falhas e a falta de informação sobre determinados componentes do sistema. Falhas são localizadas de forma mais precisa possível, dado o nível de detalhe do modelo. No escopo deste trabalho foi abordado todo o processo de especificação, projeto, implementação e validação da ferramenta, utilizada como prova de conceito para a técnica desenvolvida. A validação da ferramenta foi feita através da realização de um estudo de caso por potenciais usuários, o que permitiu demonstrar a aplicabilidade da ferramenta e a da técnica desenvolvida.
This work presents Auto-FDI (Automatic Fault Detection and Isolation), a software tool for detection and diagnosis of faults in systems. The tool uses the analytical redundancy concept, where signals from the (possibly faulty) system are compared with expected signals from a model. The fault isolation employs a technique developed on this work, called automatic isolation. This technique uses a graph-based approach which considers the fault propagation and the lack of information about certain components of the system. Faults are pinpointed as accurately as possible given the level of detail in the model. In the scope of this work was addressed the whole process of specification, design, implementation and validation of the tool - used as proof of concept for the developed technique. The validation of the tool was made by conducting a case study for potential users, that has demonstrated the applicability of the tool and the technique developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bartra, Walter Enrique Calienes. "Ferramentas para simulação de falhas transientes." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/70241.

Full text
Abstract:
Atualmente, a simulação de falhas é um estágio importante em qualquer desenvolvimento de Circuitos Integrados. A predição de falhas comportamentais em qualquer estagio do processo é essencial para garantir que o chip desenvolvido seja bem implementado. Vários problemas podem ser conferidos e solucionados enquanto se executa a simulação. As falhas transientes mais conhecidas são os Single-Event-Upset (SEU), as quais acontecem nos circuitos de memória, e as Single-Event Transient (SET), que acontecem em circuitos de lógica combinacional. A análise do comportamento do circuito sob falhas é fundamental para a escolha de técnicas de proteção e medição da susceptibilidade aos diferentes tipos de falhas. Neste trabalho, apresenta-se uma ferramenta para simular os efeitos que acontecem quando uma fonte de falha é inserida num circuito digital, especialmente falhas SEU. Além disso, é desenvolvido o método TMR que pode verificar a existência de uma falha e inibir que esta se propague pelo circuito todo. Foram desenvolvidos módulos para simulação de circuitos analógicos como o Oscilador Controlado por Voltagem (VCO) permitindo a visualização dos efeitos de falhas nestes circuitos. A ferramenta LabVIEWr da National Instruments é usada para criar o conjunto de Instrumentos Virtuais (VIs) para simular os SEUs. Esta é também usada pela simulação de SETs. Foram feitos várias simulações com as ferramentas desenvolvidas para validar sua funcionalidade os quais mostram resultados semelhantes aos descritos na literatura. As ferramentas desenvolvidas para simulação de falhas transientes em portas lógicas inserem falhas SET de forma automática sem análise prévia do sinal de saída. Usando as ferramentas de Lógica Booleana é possível obter resultados para fazer estudos estatísticos dos erros acontecidos e determinar tendências no comportamento das técnicas de Redundância Modular Triplo (TMR) e TMR com redundância no tempo. O modelo desenvolvido para a análise de falhas do VCO apresenta uma melhor semelhança com o resultado real que com o simulado com ferramentas comerciais.
Nowadays, the fault simulation is an important step in any IC design. Predicting the behavioral faults of any process step is essential to ensure that the design is well implemented. During the simulation various problems can be detected and corrected. The transient faults are the most well known Single-Event-Upset (SEU), which affect memory circuits, and Single-Event Transient (SET), which affect combinational logic circuits. The analyses of the circuit under faults is crucial to the choice of protection techniques and measurement of susceptibility to different types of failures. In this work a tool to simulate the effects that occur when a source of fault is inserted in a digital circuit, especially SEU faults is presented. In addition to modeling a fault, it is developed a Triple Modular Redundancy (TMR) method capable of verifying the existence of a fault preventing it from spreading through the whole circuit. It is also developed a Voltage Controled Oscillator (VCO) to view fault effects in analog circuit. LabVIEWr is used to create a set of virtual instruments to simulate SEUs. It is efficient in modeling the characteristics of SETs. It is possible with this toolkit to replicate the effects of SEUs and SETs described in the literature. The tools developed for simulation of transient faults in logic gates insert SET failures automatically without output signal prior analysis. Using the tools of Boolean Logic is possible to obtain results to make statistical studies of the errors that occurred and determine trends in the behavior of TMR with and without redundancy in time. The model developed for failature analysis of the VCO is similar to the real result with that simulated with commercial tools.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fenandez, Marfiza Negrine. "Preenchimento de falhas em séries temporais." reponame:Repositório Institucional da FURG, 2007. http://repositorio.furg.br/handle/1/3441.

Full text
Abstract:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2007.
Submitted by Lilian M. Silva (lilianmadeirasilva@hotmail.com) on 2013-04-23T19:36:35Z No. of bitstreams: 1 Preenchimento de Falhas Em Séries Temporais.pdf: 1220186 bytes, checksum: 63f95a9199b69e0dc9b5f6edf4e8ea31 (MD5)
Approved for entry into archive by Bruna Vieira(bruninha_vieira@ibest.com.br) on 2013-06-03T19:44:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Preenchimento de Falhas Em Séries Temporais.pdf: 1220186 bytes, checksum: 63f95a9199b69e0dc9b5f6edf4e8ea31 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-06-03T19:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Preenchimento de Falhas Em Séries Temporais.pdf: 1220186 bytes, checksum: 63f95a9199b69e0dc9b5f6edf4e8ea31 (MD5) Previous issue date: 2007
O estudo de observações meteorológicas históricas é importante para dar continuidade em estudos ambientais, de previsão do tempo e variabilidade climática. Neste trabalho foram analisadas séries temporais com falhas das variáveis de temperatura máxima, temperatura mínima, temperatura média, umidade relativa e precipitação e foram usadas as médias mensais do ano de 1990 a 2000, de treze estações do Rio Grande do Sul. Nas séries que estavam completas criaram-se falhas artificiais e aplicaram-se os métodos estatísticos de: análise de regressão múltipla, média simples, Steurer, média de três estações, proporção normal e análise harmônica, a fim de prever os dados faltantes. Após a aplicação de cada método, calculou-se o erro absoluto, o erro quadrático e o erro percentual e avaliou-se o desempenho do método para o preenchimento em cada variável. Nestas análises constatou-se que, dos métodos estudados, os que melhor obtiveram bons resultados para previsão de dados foram os de análise de regressão múltipla, Steurer e média de três estações.
The study of time histories of meteorological observations is an essential background for environmental studies, in particular weather and climate variability predictions. In this work, monthly averages of maximum, minimum and average temperatures, relative humidity and monthly precipitation collected from thirteen meteorological stations in the State of Rio Grande do Sul (Brazil) in the period from 1990 to 2000, were analyzed. Artificial gaps were created in complete series and Multiple Regression, Simple Averages, Steurer, Three Stations Averages, Normal Proportion and Harmonic Analysis methods were applied to fill them. The performance of the methods was evaluated by comparison of absolute, quadratic and percentual computed errors. Best results were obtained with Multiple Regression, Steurer and Three Stations Methods.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moura, Ana Catarina de Almeida. "Falhas sismogênicas no Granito Meruoca, Sobral, Ceará." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11122.

Full text
Abstract:
Dissertação(mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2012-09-06T14:34:19Z No. of bitstreams: 1 2012_AnaCatarinadeAlmeidaMoura.pdf: 3144074 bytes, checksum: f64dbc974de0ca0ddd61dac80fc3aa5b (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-09-10T12:21:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_AnaCatarinadeAlmeidaMoura.pdf: 3144074 bytes, checksum: f64dbc974de0ca0ddd61dac80fc3aa5b (MD5)
Made available in DSpace on 2012-09-10T12:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_AnaCatarinadeAlmeidaMoura.pdf: 3144074 bytes, checksum: f64dbc974de0ca0ddd61dac80fc3aa5b (MD5)
Esta dissertação apresenta dados de mapeamento estrutural no Granito Meruoca, região de Sobral, Ceará. A integração de dados sismológicos, geofísicos e geoquímicos com o mapeamento estrutural traz maior confiabilidade complementando os dados simológicos registrados na região de estudo entre os anos de 2008 e 2010. A região nordeste do Brasil, apesar de se encontrar na porção estável da plataforma Sul-Americana, registra importantes eventos sísmicos com relevante frequência, se tornando a porção mais sismicamente ativa do Brasil. Dentro deste contexto, houve um aumento de estudos nas áreas de ocorrência de sismos, integrando principalmente dados sismológicos e estruturais afim de produzir maior quantidade de dados aprofundando os conhecimentos sobre os mecanismos focais existentes e a respeito dos modelos de sismicidade conhecidos. Este trabalho traz dados sismológicos de hipocentros e mecanismos focais para os sismos registrados no período de monitoramento, correlacionando-os com dados de campo. Os resultados mostram que a falha sismogênica responsável pelos sismos ocorridos recentemente é a Falha Riacho Fundo, de direção E-W que corta o Granito Meruoca. Ao contrário do esperado, considerando a bibliografia internacional, a grande estrutura regional de orientação NE, Lineamento Transbrasiliano, não tem história de reativação recente e não tem relação direta com os sismos registrados. O trabalho encaixa o caso estudado à classificação de falhas ativas no nordeste do Brasil, realizado por Bezerra et al., (2011). Diferindo do caso do Lineamento Pernambuco, onde a grande estrutura é reativada e se comporta como uma grande zona de fraqueza, e do caso de Augusto Severo e Palhano, onde a falha sismogênica não coincide com estruturas preexistentes, a Falha Riacho Fundo no Granito Meruoca se assemelha ao caso da falha de Samambaia, na Bacia Potiguar, onde estruturas frágeis possuem mesma orientação das falhas sismogênicas. Estudos de neotectônica são de extrema importância para monitorar os casos já estudados e completar lacunas necessárias para o entendimento de falhas ativas na região nordeste como um todo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis presents a structural mapping in Meruoca Granite, Sobral, Ceará. Joining seismological, geophysical and geochemical data, the structural mapping provides greater reliability complementing seismological data recorded in the study area between 2008 and 2010. The northeastern of Brazil, despite being in a stable portion of the South American platform, records significant seismic events in a significant frequency, becoming the most seismically active portion of Brazil. Because of this, increased the number of studied in seismic areas, expecially integrating structural and seismological data in order to increase the data to get to know better about seismicity models. This work brings seismological data of hipocenters and focal mechanisms of the earthquakes recorded in the monitoring period and associate them with field and geophysical data. Build in an article model for periodics, the results shows that the seismogenic fault that has been causing earthquakes is the E-W trending Riacho Fundo fault that cuts the Meruoca Granite. Contrary to expectations, the main shear zone NE trending called Transbrasiliano lineament has no recent reactivation record, so it does not have a link with recent earthquakes. This work put the case studies in the classification context of active faults in northeastern Brasil (Bezerra et al., 2011). Unlike the Pernambuco lineament case where the main regional structure is active and correspond to the local weak zone, and Augusto Severo and Palhano cases where the seismogenic fault does not coincide with pre-existing strucures, the Riacho Fundo seismogenic fault in the Meruoca granite is similar to the Samambaia fault case, in Potiguar Basin, where local brittle structures has the same trend of the seismogenic fault. Neotectonic studies are extremely important to study the seismic zones and answer the questions about the understanding of active faults in the northeast region of Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Falhas"

1

Maia, Ana Paula. O habitante das falhas subterrâneas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Aureo Correia. Falhas e defeitos das leis trabalhistas. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lorente, Alejandro. Imágenes falsas. Valencia: Ediciones la Sirena, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Margolin, Phillip. Pruebas falsas. Barcelona: Ediciones B, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tomas falsas. Valencia: Pre-Textos, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Inverso, Julio. Falsas criaturas. Montevideo, Uruguay: Vintén Editor, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Falsas claridades. Caracas, Venezuela: Grupo Editorial Norma, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chocrón, Sonia. Falsas apariencias. Caracas, Venezuela: Alfaguara, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lorente, Alejandro. Imágenes falsas. Valencia: Brufol, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nivaldo, José. Moedas falsas. Recife: Edições Bagaço, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Falhas"

1

Fulgêncio, Lúcia. "Expresiones fijas: falsas ideas." In Actas del XXVI Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica, edited by Emili Casanova and Cesáreo Calvo, 181–92. Berlin, Boston: DE GRUYTER, 2013. http://dx.doi.org/10.1515/9783110299953.181.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RESENDE, HENRIQUE CARVALHO DE, WAGNER NOGUEIRA DA SILVA, DIOGO DE VASCONCELLOS SABIDO GOMES, BRUNO SOUTO FRANCO, and GABRIEL MILHOMEM DA SILVA MOTA. "TRATAMENTO DAS GRANDES FALHAS ÓSSEAS." In Proato: programa de atualização em traumatologia e ortopedia: ciclo 18: volume 2. 10.5935, 2022. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-482-0.c0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SOUSA, Arlisson Silva, Fernando Wyllian Imbeloni Simoes UNAMA, and Ricardo Vitor Pereira da ROCHA. "CONSTRUÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E SUAS FALHAS." In PESQUISAS EM TEMAS DE ENGENHARIAS. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890379.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zerbinati, Christiano Cândido, José Dias da Silva Neto, Daniela Francescato Veiga, and Taylor Brandão Schnaider. "CIMENTO PBS®CIMMO EM PREENCHIMENTO DE FALHAS ÓSSEAS: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS: PARTE I." In Avanços científicos em medicina 2, 14–26. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21120201.

Full text
Abstract:
As extrações dentárias originam falhas ósseas, alvéolos frescos. Condições clínicas que exigem abordagem com instalação de implantes e reabilitação estética através de próteses sobre os implantes. Este procedimento reabilitador chama-se carga imediata e a condição para que seja possível ser realizada é a estabilidade primária dos implantes. Objetivo: Avaliar cimento PBS®CIMMO no preenchimento de falhas ósseas. Métodos: Trinta e seis ratos Wistar adultos machos foram organizados em três Grupos de doze indivíduos cada (Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3). Aprovação CEUA parecer 265/17. Em todos os Grupos realizou-se uma falha óssea no fêmur com as dimensões de 2,0 mm de largura por 7,0 mm de profundidade. No Grupo 1, aplicou-se o cimento PBS®CIMMO na falha óssea produzida e instalou-se implante de titânio (CONEXÃO®) medindo 1,5mm de espessura e 6mm de comprimento na cavidade. No Grupo 2, aplicou-se o cimento PBS®CIMMO na cavidade. No Grupo 3 realizou-se apenas a falha óssea. Resultados: Realizou-se os testes de Kruskal Wallis para cada área e comparou-se a média dos três Grupos. Foi aplicado o teste Dunn que comparou a média de cada Grupo entre si: Grupo 1 com Grupo 2, Grupo 1 com Grupo 3 e Grupo 2 com Grupo 3. Em todas as comparações ocorreu significância para o Grupo 2 p = 0,0014. Conclusão: O cimento PBS®CIMMO induziu neoformação óssea e observou-se integração osso neoformado, cimento e parafuso de titânio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zerbinati, Christiano Cândido, José Dias da Silva Neto, Daniela Francescato Veiga, and Taylor Brandão Schnaider. "CIMENTO PBS®CIMMO EM PREENCHIMENTO DE FALHAS ÓSSEAS: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS: PARTE II." In Avanços científicos em medicina 2, 27–36. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21120202.

Full text
Abstract:
As extrações dentárias originam falhas ósseas, alvéolos frescos. Condições clínicas que exigem abordagem com instalação de implantes e reabilitação estética através de próteses sobre os implantes. Este procedimento reabilitador chama-se carga imediata e a condição para que seja possível ser realizada é a estabilidade primária dos implantes. Objetivo: Avaliar cimento PBS®CIMMO no preenchimento de falhas ósseas. Métodos: Trinta e seis ratos Wistar adultos machos foram organizados em três Grupos de doze indivíduos cada (Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3). Aprovação CEUA parecer 265/17. Em todos os Grupos realizou-se uma falha óssea no fêmur com as dimensões de 2,0 mm de largura por 7,0 mm de profundidade. No Grupo 1, aplicou-se o cimento PBS®CIMMO na falha óssea produzida e instalouse implante de titânio (CONEXÃO®) medindo 1,5mm de espessura e 6mm de comprimento na cavidade. No Grupo 2, aplicou-se o cimento PBS®CIMMO na cavidade. No Grupo 3 realizou-se apenas a falha óssea. Resultados: Realizou-se os testes de Kruskal Wallis para cada área e comparou-se a média dos três Grupos. Foi aplicado o teste Dunn que comparou a média de cada Grupo entre si: Grupo 1 com Grupo 2, Grupo 1 com Grupo 3 e Grupo 2 com Grupo 3. Em todas as comparações ocorreu significância para o Grupo 2 p = 0,0014. Conclusão: O cimento PBS®CIMMO induziu neoformação óssea e observou-se integração osso neoformado, cimento e parafuso de titânio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Parreira, Márcio Nunes, Adriana Biasi Vanin, and José Carlos Azzolini. "Aplicação do método de análise e soluções de falhas (MASP) na diminuição de falhas no processo de abate de suínos." In Tópicos em Administração – Volume 25. 2019, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-151-7.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Thiago Leônidas de Souza. "ANÁLISE DE FALHAS DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM CONSTRUÇÕES POPULARES." In Administração: Estudos organizacionais e sociedade 3, 193–203. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.64221171115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brasil, José Airton Neiva Alves da Silva, Victor Gabriel Pereira Valverde, Luís Felipe Furtado Pontes, Guilherme Guimarães Sousa e. Silva, Lucas Silva Soares, and Marcos Erike Silva Santos. "ANÁLISE E CORREÇÃO DE FALHAS EM UM EIXO DO MONTANTE." In Impactos das Tecnologias na Engenharia Mecânica, 221–35. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.46319050419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Diniz, Rafael Lemos, Lucas Santos de Oliveira, Paulo Henrique Pereira Araújo, Marcos Antônio Pinheiro Ponçadilha, Alexandre Serpa Aquiar, Jose Ribamar Ribeiro Silva Junior, Fernando Nascimento Costa, and Karla Fabiana Rodrigues Nunes. "OTIMIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE FALHAS NA FABRICAÇÃO DE RODA AUTOMOTIVA." In A Aplicação do Conhecimento Científico na Engenharia Mecânica, 1–10. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8202013021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MOREIRA, GICELIA. "CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO DA CORROSÃO EM ESTRUTURAS OFFSHORE DE PETRÓLEO: ESTUDO DE REVISÃO." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.001.

Full text
Abstract:
NO BRASIL, COM A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS A UTILIZAÇÃO DE TUBOS FLEXÍVEIS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO TEM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO. AS PLATAFORMAS OFFSHORE USADAS PARA PERFURAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO PODEM SOFRER FALHAS EM SUA ESTRUTURA DEVIDO À CORROSÃO. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DECADÊNCIA EM ESTRUTURAS OFFSHORE DE PETRÓLEO É A CORROSÃO. A CORROSÃO DE UMA FORMA GERAL É CONSIDERADA MUITO PERIGOSA, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE OLEODUTOS MARÍTIMOS E RISERS DE TRANSPORTE DE PETRÓLEO. TAIS FATOS SÃO ORIUNDOS DA INSTALAÇÃO OU DURANTE A OPERAÇÃO OU ATÉ MESMO CONTATOS COM OUTROS RISERS QUANDO SE TEM UM CURTO ESPAÇO DE INSTALAÇÃO. A VIDA ÚTIL DE UM DETERMINADO MATERIAL LANÇADO AO MAR PODE FAZER COM QUE O MESMO TENHA FALHAS EM SUAS ESTRUTURAS, GERANDO VAZAMENTOS DE FLUIDO, POR EXEMPLO, PETRÓLEO E CONSEQUENTEMENTE CAUSANDO GRANDES DANOS AO MEIO AMBIENTE E TAMBÉM A PERDA DE VIDAS. POR MENOR QUE SEJA A PERDA DO MATERIAL EM UMA ESTRUTURA OFFSHORE A MESMA PODE GERAR GRANDES CATÁSTROFE. DIANTE DISTO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO UM ESTUDO DE REVISÃO DE PROBLEMAS E FENÔMENOS DO EFEITO DA CORROSÃO DE COMPONENTES ESTRUTURAIS METÁLICOS UTILIZADOS EM TUBOS FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO DE ÓLEO DE CAMPOS OFFSHORE. SÃO ANALISADAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO FENÔMENO DE CORROSÃO NO QUE NO QUE DIZ RESPEITA A POSSÍVEIS FALHAS ESTRUTURAIS E SUAS RESPECTIVAS GRAVIDADES EM RISERS DE PETRÓLEO OFFSHORE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Falhas"

1

Naufal Santelo, Thiago, and José Roberto B. A. Monteiro. "Revisão de Falhas e Tendências na Geração Eólica." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2372.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta análise de falhas em turbinas eólicas das principais tecnologias classificadas na literatura e aponta componentes críticos e tendências nas instalações de parques eólicos mais modernos, onde se busca maior eficiência, robustez e confiabilidade. Usando a regra de Pareto identificou um conjunto de componentes, que apesar de falharem pouco, representam quase a totalidade de inatividade por falha/ano quando ocorrem. Turbinas eólicas falham ao redor de 2 vezes ao ano com uma inatividade média de 100h por falha. A caixa de engrenagens é o componente mais crítico sendo constantemente avaliado tecnicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Alexandro S., Thiago Emmanuel Pereira, Jonhnny W. Silva, and Francisco Brasileiro. "Um modelo de armazenamento de metadados tolerante a falhas para o DDGfs." In Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2009.17407.

Full text
Abstract:
O Desktop Data Grid file system (DDGfs) é um sistema de arquivos distribuído desenvolvido para atender a requisitos de escalabilidade e manutenabilidade não oferecidos por sistemas de arquivos distribuídos amplamente utilizados na prática, como NFS e Coda. No DDGfs, dados e metadados são armazenados em componentes separados. Os dados são armazenados em servidores de dados, enquanto os metadados são mantidos em um único servidor de metadados. Essa arquitetura facilita o projeto do sistema, mas torna o servidor de metadados um ponto único de falha. Apesar de ser considerado um componente confiável, falhas são inevitáveis. Se esse componente falhar, os metadados podem ser perdidos e todos os dados armazenados se tornam inacessíveis. Este artigo apresenta um modelo de armazenamento de metadados que permite que o servidor de metadados seja restaurado após uma falha catastrófica que corrompa seu estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Vinicius S., Aleardo Manacero Jr., Roberta Spolon, and Renata S. Lobato. "Tolerância a falhas em ambientes de computação em nuvem." In Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/eradsp.2018.13603.

Full text
Abstract:
Computação em nuvem oferece serviços de computação pela internet, utilizando máquinas virtuais. Diversos fatores podem ocasionar erros que levem a falha(s) no serviço na nuvem. Para evitar transtornos, além da própria falha, é importante que o suporte de tolerância a falhas seja robusto, garantindo que o ambiente se recupere na íntegra, de maneira ágil. Um administrador de um sistema em nuvem pode ter dificuldade em escolher a melhor abordagem para tolerância a falhas em seu sistema entre as muitas soluções propostas, orientadas a diferentes objetivos. Aqui se propõe uma abordagem sistemática para categorizar tais soluções por meio de uma revisão sobre os métodos para tolerância a falhas em uma infraestrutura de computação em nuvem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silva Junior, Daniel, Aline Paes, and Daniel De Oliveira. "Predição de Falhas em Workflows Científicos em Nuvens baseada em Aprendizado de Máquina." In XI Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2017.9923.

Full text
Abstract:
Os cientistas cada vez mais têm se apoiado em ferramentas computacionais para executar e analisar experimentos científicos, almejando reduzir esforços e custos para comprovar ou refutar hipóteses. Entretanto, recursos podem ser desperdiçados se os parâmetros usados nas aplicações fizerem com que a execução do experimento falhe. Assim, para diminuir a quantidade de execuções que resultam em falha, este artigo propõe a integração de uma técnica de Aprendizado de Máquina com um Sistema de Gerência de Workflows Científicos para induzir um modelo preditivo de falhas, a partir de dados de proveniência. Resultados experimentais mostram que o modelo é capaz de identificar corretamente casos de falha no Workflow Científico SciPhy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

dos Santos, Gilson João, Jorge Nei Brito, Thiago Silva Tavares, and Uriel Moutinho de Paula. "ANÁLISE DE FALHAS EM ATIVOS." In ANAIS DO XVIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECâNICA E INDUSTRIAL. Joinville - Santa Catarina, Brasil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/conemi-2018-91248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira Zaparoli, Isabela, Hélder De Paula, André Mendonça Alzamora, and Luiz Henrique Arantes Barbosa. "Estudo Compreensivo Sobre o Impacto do DTC no Diagnóstico de Curto-Circuito Inicial Entre Espiras do Motor de Indução." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1311.

Full text
Abstract:
Em certas aplicações industriais críticas, as respectivas cargas são acionadas por motores de indução controlados em malha fechada. No entanto, esta categoria de acionamento é a menos explorada na literatura no que se refere à detecção de falhas. Isto ocorre porque a estrutura do controle em malha fechada modifica drasticamente, ou mesmo oculta, as assinaturas das falhas, dificultando sobremaneira a sua identificação. Neste contexto, o presente artigo aborda, como objeto de um estudo computacional, um motor de indução em gaiola com falha inicial entre espiras do estator, acionado por Controle Direto de Torque (DTC), explorando todos os mecanismos que influenciam as assinaturas da falha de curto-circuito entre espiras que dificultam o diagnóstico. Dessa forma, o trabalho traz contribuições ao tema em foco, proporcionando ao leitor a compreensão de tais fenômenos e auxiliando futuras pesquisas no campo de diagnósticos de falhas on-line, monitoramento da condição de equipamentos e confiabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Xavier, Felipe, Edson Tavares Camargo, and Elias Duarte Jr. "Uma Implementação MPI Tolerante a Falhas do Algoritmo Paralelo de Ordenação Quickmerge." In XX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2019.8675.

Full text
Abstract:
O algoritmo de ordenação paralelo Quickmerge combina a estratégia do algoritmo Quicksort com operações de fusão de subconjuntos criados a partir de elementos chaves, chamados pivôs. Duas versões do algoritmo Quickmerge que executam sobre o hipercubo foram encontradas na literatura, porém nenhuma considera falhas de processos. Este trabalho apresenta uma implementação MPI tolerante a falhas dos algoritmos Quickmerge e Quickmerge Modificado na topologia virtual denominada VCube. Os algoritmos propostos são capazes de executar a ordenação mesmo que todos menos um processo falhem. Os algoritmos são comparados a uma implementação tolerante a falhas do algoritmo paralelo Hyperquicksort. Resultados mostram a eficiência da implementação na ordenação de até 1 bilhão de números inteiros em cenários com e sem falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silveira, Jardel, David Viana, Helano Castro, Alexandre Coelho, and Jarbas Silveira. "Técnica de Proteção de Bytecodes para Processador Java em Tecnologia CMOS." In Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2009.17405.

Full text
Abstract:
O soft core JOP (Java Optimized Processor) para FPGAs (Field Programmable Gate Array) é uma implementação otimizada da máquina virtual Java em hardware, para aplicações de tempo real. No entanto, este processador não contempla em sua arquitetura técnicas de tolerância a falhas. O trabalho descrito neste artigo é parte de um esforço maior para tornar o processador JOP um processador tolerante a falhas. Neste artigo, apresentamos os resultados da aplicação de uma técnica de tolerância a falhas, proteção de memória através de ECC (Error Correction Code), no soft core JOP, que detecta e corrige erros na área destinada ao código da memória SRAM (Static Random Access Memory). A ocorrência da falha é percebida no nível sistêmico através de uma exceção, característica esta disponível na linguagem Java. Este artigo apresenta resultados inovadores na medida em que não existem registrados na literatura outro processador Java de tempo real e tolerante a falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dos Santos, Caio Augusto R., and Rivalino Matias Jr. "Um Estudo Exploratório Sobre Padrões de Falhas de Sistemas Operacionais." In XXX Concurso de Teses e Dissertações da SBC. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/ctd.2017.3456.

Full text
Abstract:
Devido à dependência intrínseca de programas de usuário em relação ao sistema operacional (SO), falhas no sistema operacional podem afetar, severamente, até mesmo as aplicações mais confiáveis. Esta pesquisa realizou um estudo exploratório sobre padrões de falha de SO, com base em 7.007 registros de falha reais coletados de diferentes computadores executando um sistema operacional de mercado. Foi desenvolvido um protocolo de detecção de padrões que permitiu detectar e caracterizar padrões de falha de SO que se mostraram consistentes em diferentes computadores dos mesmos e de variados ambientes de trabalho investigados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira Zaparoli, Isabela, Lane Maria Rabelo Baccarini, Paulo Cezar Monteiro Lamim, Josemar De Souza Moreira, and Fabiano Bianchini Batista. "Análise do Envelope da Corrente para Diagnóstico de Falhas em MITs." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1489.

Full text
Abstract:
O diagnóstico de falhas é essencial para evitar interrupções não programadas e garantir a continuidade e confiabilidade dos processos de produção. Entretanto a detecção da falha incipiente no estator não é trivial e é reconhecida como uma das falhas mais cruciais e difíceis de se identificar. A análise do envelope da corrente tem sido amplamente utilizada nos métodos de diagnósticos, porém apenas o envelope sem um processamento de sinais adequado não é capaz de detectar a falha. Este artigo propõe uma nova técnica para o diagnóstico de curto-circuito inicial entre espiras do estator em motores de indução, considerando uma análise espectral do resíduo obtido do envelope da corrente. A metodologia consiste em separar as oscilações de alta e baixa amplitude do envelope da corrente utilizando a técnica Robust Extreme Envelope Average (REEA). O sinal formado pelas maiores oscilações, denominado resíduo, carregam as informações desejadas causadas pela falha incipiente, é analisado utilizando a Transformada Rápida de Fourier (FFT), e os componentes harmônicos excitados pela falha são utilizados para monitorar sua evolução. Os resultados experimentais mostram que o método é robusto e eficaz no diagnóstico inicial da falha do estator. A ferramenta é versátil e de fácil aplicação em uma planta industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Falhas"

1

Clavijo-Vergara, Sergio. Fallos y fallas económicas de las altas cortes: el caso de Colombia 1991-2000. Bogotá, Colombia: Banco de la República, March 2001. http://dx.doi.org/10.32468/be.173.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodríguez Lesmes, Paul, and Bárbara Flores Arenas. Breve 23. Fallas en el mercado de medicamentos genéricos en Chile y recomendaciones para mejorar la competencia. Inter-American Development Bank, February 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004002.

Full text
Abstract:
Este breve presenta un resume los principales allazgos del estudio presentado en la Nota Técnica, "Fallas en el mercado de medicamentos genéricos en Chile y recomendaciones para mejorar la competencia"Fallas en el mercado de medicamentos genéricos en Chile y recomendaciones para mejorar la competencia". Este estudio analiza el mercado de medicamentos genéricos y su nivel de competencia en Chile. A pesar de los beneficios que genera la existencia y disponibilidad de genéricos en el mercado una vez expira la patente, en la práctica, el funcionamiento del mercado de medicamentos presenta fallas que limitan los niveles de competencia. La presente publicación indaga en las causas que limitan la competencia y su efecto sobre el precio final que enfrentan los consumidores. Para proponer recomendaciones concretas de política pública para el contexto chileno. El estudio presenta tres análisis cuantitativos de concentración de mercado: a nivel de los hogares, a nivel de las compras públicas y a nivel de las farmacias. A partir de los resultados obtenidos y de un análisis cualitativo de entrevistas a actores clave, surgen recomendaciones que se clasifican en torno a un nivel macro o sistémico y según actor: distribuidores, prescriptores y pacientes. Más allá de que cada uno, presenta sus propias particularidades, para lograr eficiencia en el gasto público y privado en medicamentos se requiere de esfuerzos colectivos y de políticas complementarias entre los diferentes niveles del mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aultman, Jody. Shimmering Falls. Ames: Iowa State University, Digital Repository, 2014. http://dx.doi.org/10.31274/itaa_proceedings-180814-964.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hoyt, W. B. Virginia Falls. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1990. http://dx.doi.org/10.4095/298350.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Yocom, Ken, and Delia Lacson. Snoqualmie Falls Upper Park. Landscape Architecture Foundation, 2011. http://dx.doi.org/10.31353/cs0230.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mountjoy, E. W., C. Patenaude, and R. A. Price. Geology, Athabasca Falls, Alberta. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 2003. http://dx.doi.org/10.4095/214683.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carroll, Jane L., and Tak M. Wong. Engineering the Falls: The Corps of Engineers' Role at St. Anthony Falls. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, January 1993. http://dx.doi.org/10.21236/ada635492.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gardner, John M. Neurology Falls. Patient Falls Risk Assessment, Neurology Clinic, Johns Hopkins Hospital, Baltimore, MD. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, July 2009. http://dx.doi.org/10.21236/ada516519.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pessin, Gustavo. Prognóstico de falha em correia transportadora: proposta e avaliação de dispositivos(hardware). ITV, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2021.20.marques.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

James, Matthew, Bailey Peterson, and Erika Roeber. Sioux Falls Downtown River Greenway. Landscape Architecture Foundation, 2015. http://dx.doi.org/10.31353/cs0970.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography