To see the other types of publications on this topic, follow the link: Falhas.

Journal articles on the topic 'Falhas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Falhas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Matheus Gravito, Luiz Rodrigo Cunha Moura, and Cristiana Trindade Ituassu. "Prevenção de falhas em serviços bancários." REVISTA ENIAC PESQUISA 8, no. 2 (July 30, 2019): 180. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v8i2.580.

Full text
Abstract:
O setor bancário está em constante crescimento, assim como a concorrência e as exigências dos clientes que estão aumentando continuamente neste setor. Mesmo para os bancos que prestam serviços de excelência, as falhas durante a prestação de serviços podem ocorrer. Como consequência, quando os serviços falham, os bancos sofrem com o aumento do risco de perderem os seus clientes. Esta pesquisa tem como objetivo por objetivo propor ações de prevenção de falhas em serviços bancários com base nas lacunas de falha na qualidade do serviço e nas estratégias para o fechamento das lacunas. Para isso, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, com finalidade descritiva em corte transversal, por meio de survey. Além disso, foi desenvolvido um questionário semiestruturado aplicado em clientes que tiveram alguma experiência negativa com bancos nos últimos 12 meses. Os respondentes foram contatos por meio do Facebook, Instagram, Linkedin, Whatsapp ou e-mail. Após a análise dos dados faltantes, a amostra final ficou com 579 questionários válidos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva. Com os resultados alcançados, foi possível classificar os principais problemas relatados pelos clientes que vivenciaram experiências negativas com serviços bancários, identificando a gravidade da falha percebida por estes clientes para os problemas relatados. Por fim, foram descritas estratégias para o fechamento dessas lacunas de falha na qualidade dos serviços bancários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tescari Neto, Aquiles. "Falhas de transitividade são falhas de análise." Revista Linguíʃtica 15, no. 3 (December 30, 2019): 21–42. http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28606.

Full text
Abstract:
O texto apresenta um conjunto de dados apresentados por críticos à teoria cartográfica de Cinque (1999) sobre os advérbios especificadores. Trata-se de dados envolvendo o que os críticos chamam de “falhas de transitividade na sequência funcional”. Após uma breve explanação sobre a principal metodologia utilizada pela Cartografia sintática para se chegar às hierarquias funcionais – nomeadamente, os testes de precedência-e-transitividade –, serão apresentados dados de advérbios (de IP) envolvendo aparentes violações às hierarquias e contra-argumentos às críticas feitas a partir desses dados. Justificarei que tais casos estão muito longe de servirem como contra-argumentos às hierarquias cartográficas de IP e ilustram, na verdade, falhas na análise dos críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro, Raniel Azevedo, and Fabrício José Nóbrega Cavalcante. "Análise de falha de uma linha de eixo de transmissão pertencente a um descarregador de barcaças instalado no Terminal Salineiro de Areia Branca/RN." Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica 3, no. 2 (December 6, 2021): 50–61. http://dx.doi.org/10.21708/issn27635325.v3n2.a10569.2021.

Full text
Abstract:
A análise de falhas consiste em um conjunto de ações com o objetivo de analisar as não conformidades ocorridas em componentes e equipamentos pertencentes a um determinado processo, para encontrar e mitigar as causas raiz dos problemas em questão. Este tipo de estudo é presente na área de manutenção desde o ano de 1949, quando engenheiros militares dos Estados Unidos da América (EUA) trabalhavam na confiabilidade dos seus sistemas e equipamentos. Dessa forma, foi proposta a obtenção da causa raiz de uma falha ocorrida, bem como a análise de outras possíveis falhas de uma linha de eixo de transmissão responsável pela translação do Trolley(casaria fabricada em chapa de aço, contendo rodas, equipamentos mecânicos e elétricos responsáveis por seu movimento sob trilhos) de um descarregador de barcaças pertencente ao Terminal Salineiro de Areia Branca/RN. Aplicando a metodologia das ferramentas de análise de falhas cinco porquês e FMEA, foi possível identificar a causa raiz do rompimento do eixo, que se deu na falta de programação de manutenção preventiva do equipamento, e levantar todas formas como o equipamento pode falhar e seus efeitos, gerando um conjunto de atividades preventivas e preditivas a fim de eliminar os riscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Paloma Sayegh Arreguy, Ricardo Junqueira Del Carlo, Rogéria Serakides, Betânia Souza Monteiro, Paula de Zorzi Balbinot, Renato Barros Eleotério, Omar Leonardo Aristizabal Paez, and Marlene Isabel Vargas Viloria. "Plasma rico em plaquetas associado ou não ao osso esponjoso autógeno no reparo de falhas ósseas experimentais." Ciência Rural 39, no. 1 (February 2009): 129–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000100020.

Full text
Abstract:
O presente estudo avaliou a influência do plasma autógeno rico em plaquetas (PRP), associado ou não ao autoenxerto esponjoso (EOE), na reparação de falhas ósseas criadas no crânio de coelhos. A falha I foi preenchida com o PRP; a falha II com 3mg de EOE; a falha III com EOE associado ao PRP e a falha IV não foi preenchida, servindo como controle. Após as cirurgias, os animais foram separados em três grupos e eutanasiados aos 30, 60 e 90 dias. Na avaliação mesoscópica, independentemente do período de observação, o preenchimento ósseo, na falha controle e naquelas tratadas com PRP, iniciou-se a partir das bordas para o centro e do fundo para a superfície das falhas. Já nas falhas tratadas com EOE e com enxerto associado ao PRP, foi notado também crescimento ósseo na porção central das falhas. Na análise radiográfica, foi observada maior radiopacidade no interior das falhas tratadas com EOE e com enxerto associado ao PRP, em todos os tempos. Microscopicamente, aos 30 dias, na falha tratada com EOE associado ao PRP, os fragmentos ósseos do enxerto estavam indistintos do tecido ósseo neoformado, presente em toda a borda do defeito, associado à moderada quantidade de tecido conjuntivo fibroso muito vascularizado e celularizado. Esse tecido apresentou material amorfo, eosinofílico e extracelular, junto a um processo inflamatório, constituído por linfócitos e, em menor número, por macrófagos e células gigantes multinucleadas, que podem ter influenciado negativamente a formação óssea precoce. Aos 60 e 90 dias, apenas focos ocasionais de inflamação linfocitária foram observados. O comportamento dos dois tratamentos, PRP associado ou não ao EOE, em relação a preenchimento ósseo, foi semelhante ao final do período de observação; o enxerto, utilizado de forma isolada, determinou precocidade de reparação óssea e a tromboplastina, utilizada para formação do gel de plaquetas, incitou uma reação semelhante a do tipo corpo estranho, que atuou negativamente na fase inicial de reparação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bevilacqua, Maria Cecília, Tatiana Mendes de Melo, Marina Morettin, Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis, and Maria Angelina Nardi de Souza Martinez. "Falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual dispensados pelo Sistema Único de Saúde." Revista CEFAC 16, no. 1 (March 2014): 55–64. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411312.

Full text
Abstract:
Objetivo : investigar quais as principais falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual fornecidos nos serviços do Sistema Único de Saúde.Métodos : foram analisadas as falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual em cinco serviços credenciados pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e maio de 2009, utilizando-se estatística descritiva.Resultados : as principais falhas técnicas encontradas nos dispositivos foram 37.44% de falha no amplificador, seguidas de 25.59% de falha no microfone. Os aparelhos de amplificação sonora individual retroauriculares e de categoria tecnológica A são os que apresentam maior ocorrência de falha técnica. O tempo de vida útil dos aparelhos de amplificação sonora individual sem apresentar defeito foi de 22 meses, em média. Na maior parte da população estudada, o custo para o conserto destes dispositivos foi entre R$500,00 e R$ 1000,00. Dos casos analisados, 51.82% entraram em contato com o serviço de saúde auditiva para buscar atendimento e verificar o problema e em 61% dos casos os aparelhos de amplificação sonora individual ainda estavam no prazo de garantia e foram consertados pela assistência técnica sem custo adicional para o paciente.Conclusão : a principal falha encontrada refere-se à falha do amplificador. Os AASI retroauricular e de categoria tecnológica A são os que apresentam maior ocorrência de falha técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fundão, Alexandre Sponfelner, Fernando Zorzanelli da Silva, Davi Pereira Garcia, Antonio Carlos Barbosa Zancanella, Felipe Costa Novo Malheiros, Rômulo Maziero, and Vinicius Silva da Cunha. "FALHA POR CORROSÃO EM TUBULAÇÃO DE DESCARTE DE ÁGUA DO MAR." Revista Univap 22, no. 41 (April 12, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i41.429.

Full text
Abstract:
A análise de falhas potenciais compreende o uso de técnicas sistemáticas que utilizam conhecimentos de engenharia para mitigar possíveis falhas, tanto do projeto quanto dos sistemas analisados, e propor ações que evitem a ocorrência dessas falhas. O problema prático de uma falha por corrosão em linha de overboard de água do mar demonstra as dificuldades que a indústria offshore enfrenta, por causa das condições extremas e a falta adequada de uma seleção de materiais para certas aplicações. Nesta pesquisa foi realizada a utilização de ferramentas de análise de falha e os conceitos para destacar a importância da melhor seleção de revestimentos internos em tubulações de aço do sistema de refrigeração com água salgada, pois quando esses revestimentos são mal selecionados acabam comprometendo a função que é a inibição dos agentes corrosivos, deixando, dessa forma, que a corrosão seja acentuada nos pontos onde o revestimento falha. Os resultados desta pesquisa contribuem para auxiliar a indústria na seleção e aplicação de revestimentos em tubulações de aço dos sistemas de refrigeração com água salgada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tontini, Gérson, Amélia Silveira, and Diovani Luzia Pozza. "Influência da recuperação de falhas na percepção sobre qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários." ReMark - Revista Brasileira de Marketing 20, no. 4 (November 29, 2021): 216–40. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v20i4.16986.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Metodologia: os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. O tratamento dos dados ocorreu por meio de análise descritiva, em seguida foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída. Posteriormente foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software Smart PLS, com o objetivo de verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses.Principais resultados: os resultados da pesquisa evidenciam relações positivas entre os construtos apresentados, exceto nas relações entre Gravidade da Falha e Qualidade. Assim, os achados demonstram que não se pode pensar em qualidade sem se considerar a importância da recuperação de falhas para os serviços oferecidos.Contribuições metodológicas: este trabalho contribui para a observação da influência de falhas e ações de recuperação de falhas, na percepção da qualidade, satisfação e lealdade de clientes bancários.Relevância: dada a natureza do serviço bancário, os problemas na prestação de serviços são esperados e eventuais falhas são inevitáveis, e, com isso, os resultados podem gerar insatisfação. Para manter clientes satisfeitos e leais às instituições, fazem-se necessárias ações de recuperação de falhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Larissa De Melo, and Cleonilson Protásio De Souza. "Modelagem de Defeitos em Circuitos Integrados na Perspectiva do Leiaute." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 32 (December 26, 2016): 65. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p65-75.

Full text
Abstract:
<span>O aumento da densidade de transistores em circuitos integrados (CIs), em virtude dos avanços da tecnologia de fabricação, tornaram os procedimentos de testes de CIs mais complexos ao passo que quanto maior a densidade, menor é o espaçamento entre os componentes e suas conexões, aumentando a probabilidade de haver falhas entre os componentes na presença de defeitos físicos. Em virtude da redução no espaçamento, os modelos de falhas clássicos, que representam defeitos físicos em circuitos integrados, já não satisfazem os requisitos atuais para testes. Por isso, atualmente tem-se estudado modelos de falhas que sejam baseados no próprio leiaute do CI e não mais somente em seu diagrama em nível lógico ou em nível de transistores. Tais modelos visam analisar o leiaute como um todo e verificar os pontos mais prováveis de acontecer uma falha em consequência de um possível defeito físico. Neste trabalho é feito um estudo dos modelos de falhas clássicos e os modelos baseados na perspectiva do leiaute, e são explanados os conceitos de tipos de falhas, defeitos e elementos parasitas. </span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coelho, António. "O problema das falhas activas na engenharia civil." Geotecnia, no. 105 (November 21, 2005): 12–67. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_105_1.

Full text
Abstract:
O problema das falhas activas na engenharia civil insere-se na questão mais geral da avaliação do perigo sísmico dos locais de implantação dos grandes empreendimentos, como as instalações da indústria nuclear, as grandes barragens ou as armazenagens de LNG, que se caracterizam por um risco potencial elevado. Na análise do problema das falhas activa cruzam-se fundamentalmente três domínios – a geologia, a sismologia e a avaliação do perigo sísmico (no contexto da engenharia civil) – cuja aplicação define uma mar cha do geral para o particular, dos estudos académicos e regionais para os estudos aplicados e específicos. Nesta perspectiva, importa começar por enquadrar o problema das falhas activas no plano científico fun damental e analisar a real natureza do problema em Portugal continental, tendo em conta a sua situação parti cular no quadro da tectónica global. Daqui, podemos então partir para a consideração dos métodos mais adequados ao estudo específico do sítio de um empreendimento, que permitam servir de fundamento ao exercício de julgamentos e à tomada de decisões, baseados em resultados conjugados de ciência, tecnologia e experiência, designadamente: – Decidir se nos devemos preocupar com as falhas; – Reconhecer uma falha activa; – Decidir se uma falha representa um perigo inaceitável de rotura à superfície.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Reck, Danubia, Ivair Franceschetto, Lais Rech, Natalia Araujo Pacheco, and Rafael Luis Wagner. "Faltou integridade ou competência? Efeitos da coprodução da recuperação de serviços de acordo com o tipo de falha." Revista Brasileira de Marketing 18, no. 2 (April 1, 2019): 224–42. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v18i2.4020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Falhas de servios so comuns e, por isso, diversos estudos investigam tticas de recuperao de servios. Uma ttica que passou a ser recentemente investigada e que carece de mais estudos refere-se coproduo da recuperao (i.e., participao do consumidor). Este estudo investiga os efeitos da coproduo da recuperao de servios aps situaes de falhas de integridade e de competncia.Mtodo: Estudo experimental com 131 participantes, com desenho fatorial 2 (coproduo: com, sem) x 2 (tipo de falha: integridade, competncia). Originalidade: Estudos recentes adotam a coproduo como uma estratgia de recuperao de servios aps uma falha. No entanto, no se sabe se o tipo de falha (integridade ou competncia) influencia os efeitos da coproduo da recuperao de servios.Resultados: Consumidores que coproduzem a recuperao de servio aps uma falha de integridade sentem mais raiva que os consumidores que no coproduzem. Alm disso, consumidores que coproduzem a recuperao aps uma falha de integridade apresentam menor inteno de retorno e de boca-a-boca positivo que aqueles que coproduzem aps uma falha de competncia. Contribuies tericas: Este estudo amplia o conhecimento sobre a coproduo na recuperao de servios ao abordar seus efeitos no comportamento do consumidor de acordo com o tipo de falha, algo at ento no estudado.Contribuies gerenciais: Este estudo mostra que a coproduo na recuperao de servios funciona melhor para recuperar falhas de competncia do que de integridade. Ou seja, as empresas somente devem convidar o consumidor a coproduzir se falha for causada por falta de competncia, e no de integridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Plaza-Carvajal, Mauricio, Moisés Dutra, and Douglas Macedo. "Uma proposta de taxonomia para a categorização das falhas no ambiente das cadeias de suprimentos." Em Questão 23, no. 3 (August 21, 2017): 179. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245233.179-206.

Full text
Abstract:
A questão informacional permeia as mais diversas áreas do conhecimento. Em relação ao ambiente industrial, elevados custos são imputados à indústria em virtude de deficiências no ciclo informacional e no de mercadorias. Falhas ocasionam interrupções e rupturas nesses ciclos, reduzindo a competitividade das organizações. O trabalho debruça-se sobre a possibilidade de categorizar essas falhas na cadeia de suprimentos. O objetivo principal é, a partir de um olhar da Ciência da Informação (CI), propor uma taxonomia para as falhas existentes, tendo por base os seguintes objetivos: (i) identificar as principais falhas nas cadeias de suprimentos evidenciadas na literatura; (ii) posicionar cada falha dentro do fluxo logístico e informacional, e (iii) agrupar, organizar e hierarquizar essas falhas. Trata-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Os resultados obtidos permitem afirmar que existem diversas similaridades nos termos que definem os locais e a origem das ocorrências de falhas, assim como, a percepção de que, com base na taxonomia proposta, há elevados riscos de interrupções e rupturas na cadeia de suprimentos. Finalmente, com o trabalho, espera-se contribuir com a ampliação da compreensão das falhas que acometem diversas organizações e, igualmente, com a geração de conhecimento para discussões futuras que envolvam as cadeias de suprimentos e a Ciência da Informação. Há um vasto espaço de colaboração no que tange à questão informacional na cadeia de suprimentos, que ainda não está devidamente preenchido pela CI. Neste sentido, este trabalho pretende, também, contribuir para diminuir um pouco tal lacuna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Meirelles, Dimária Silva e. "Teorias de mercado e regulação: por que os mercados e o governo falham?" Cadernos EBAPE.BR 8, no. 4 (December 2010): 644–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512010000400006.

Full text
Abstract:
Via de regra, a regulamentação, inspirada na teoria econômica neoclássica, é uma resposta às falhas de mercado, que consistem em discrepâncias em relação ao ideal de um mercado competitivo, principalmente, nos setores de bens públicos. É curioso notar que a regulamentação também está sujeita a falhas, denominadas falhas de governo. Afinal, por que o mercado e o governo falham? A resposta a essa questão envolve uma discussão conceitual profunda sobre mercado e competição. O objetivo deste artigo é apresentar o debate teórico em torno das abordagens de mercado, principalmente, no campo heterodoxo, em que se incluem a visão da economia evolucionária, a da escola austríaca e a da sociologia econômica moderna. A conclusão é que a teoria neoclássica, comparativamente a essas visões, apresenta uma perspectiva limitada do processo de competição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Chaves, Bianca Michels, Bruna Rigon Oliveira, Sarah Rabaioli, Iasmim Elisa Teixeira, and Morgana Pizzolato. "Aplicação da metodologia FMEA em um processo de uma indústria metalúrgica." Tecno-Lógica 24 (September 4, 2020): 308–16. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15749.

Full text
Abstract:
No ambiente industrial, as empresas buscam criar vantagens competitivas em relação a seus concorrentes. Para isso, o processo produtivo deve ser acompanhado, a fim de identificar modos que o processo pode falhar e estabelecer ações corretivas para evitar que ocorram. Tendo isso em vista, o presente estudo tem como objetivo identificar os modos potenciais de falha de um processo em uma metalúrgica por meio da metodologia FMEA (Failure Mode and Effects Analysis). O processo escolhido como objeto deste estudo foi o corte de tarugos de aço, cuja análise verificou que as principais causas de falha são erros ligados a recursos humanos e que cerca de 30% dos modos potenciais de falhas geram paradas de produção. Assim, sugeriu-se a implementação de um plano de capacitação efetivo, bem como a execução de procedimentos de controle da qualidade, a fim de melhorar o desempenho do processo industrial em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ribeiro, Diego Pereira, and Ualison Rébula Oliveira. "Gerenciamento de riscos em projetos de consultoria." Revista Brasileira de Administração Científica 9, no. 1 (September 24, 2018): 14–31. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2018.001.0002.

Full text
Abstract:
Tendo em vista que quaisquer organizações não estão livres de cometerem falhas e correr riscos, o presente trabalho traz a integração de alguns métodos de Gerenciamento de Risco que foram capazes de identificar, analisar e avaliar riscos dentro dos projetos de uma empresa de prestação de serviços. Apesar do gerenciamento de risco ser um processo capaz de ser empregado em diversos tipos de organizações e situações, muitas organizações não tem o conhecimento de suas técnicas. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as falhas capazes de trazer consequências negativas para os projetos da empresa, além de identificar as falhas nos projetos, a pesquisa também identificou as causas de cada uma das falhas, bem como, para cada falha identificada foi sugerida ações capazes de mitiga-las. Entre os métodos utilizados estão as técnicas de Brainstorming, Análise de Causa Raiz, Diagrama de Causa e Efeito e a Análise de Modos de Falhas. Como resultados alcançados, foi verificado que o trabalho está dentro dos passos da norma ISO 31000 que conta com identificação, análise e avaliação de riscos. Ademais, este trabalho também conta coma determinação de ações corretivas. O artigo contribui como uma pesquisa empírica no ramo de Gerenciamento de Risco voltado a projetos de prestação de serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

RIVAS, Ramon Sade Zapata, Eduardo SALAMUNI, and Isabella Françoso Rebutini FIGUEIRA. "ANÁLISE ESTRUTURAL RÚPTIL NA ZONA DE INFLUÊNCIA DO ARCO DE PONTA GROSSA: ESTUDO DE CASO NA ÁREA DA UHE-MAUÁ-PR." Geosciences = Geociências 38, no. 4 (April 6, 2020): 853–69. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.14232.

Full text
Abstract:
A pesquisa foi realizada no entorno da Usina Hidrelétrica de Mauá (UHE-Mauá), localizada no rio Tibagi, a noroeste do município de Telêmaco Borba divisa com Ortigueira, região central do Estado do Paraná. O local em que a usina está implantada é formado por soleira de diabásio aflorante, pertencente à Formação Serra Geral, intrudida em rochas sedimentares paleozoicas da Bacia do Paraná. No local o controle estrutural se dá em função da intersecção de estruturas regionais como o Arco de Ponta Grossa, localizado entre as Zonas de Falha São Jerônimo-Curiúva e a Zona de Falha Jacutinga. A análise estrutural possibilitou o reconhecimento de falhas, com predomínio de azimute N50-60E em mesoescala. Em fotointerpretação, no entanto, os lineamentos mais marcantes possuem azimute N40-50W. As descontinuidades mapeadas são caracterizadas, principalmente por juntas, falhas e zonas de falhas cataclásticas associadas a regime tectônico transcorrente, por vezes transtensivo com formação de estrutura em flor negativa e falhas oblíquas, identificadas nos sedimentos paleozoicos e nas rochas básicas. Este trabalho aponta a existência de pelo menos dois pulsos de deformação pós-cretácicos, que deformaram a soleira de diabásio e o conjunto de rochas sedimentares encaixantes, alterando o comportamento reológico da rocha e a disposição geométrica final dos grandes planos de fraquezas. O primeiro está ligado a um campo de paleotensão variável entre NNE-SSW e NNW-SSE e o segundo a um campo de paleotensão variável entre WNW-ESSE e ENE-WSW
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santimaria, Mariana Reis, Flávia Silvia Arbex Borim, Daniel Eduardo da Cunha Leme, Anita Liberalesso Neri, and André Fattori. "Falha no diagnóstico e no tratamento medicamentoso da hipertensão arterial em idosos brasileiros – Estudo FIBRA." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 10 (October 2019): 3733–42. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182410.32442017.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo foi investigar prevalências de falhas no diagnóstico, no uso de anti-hipertensivos e na eficácia do tratamento medicamentoso da hipertensão, e a associação destes parâmetros com variáveis sociodemográficas, de saúde e acesso ao serviço de saúde em idosos não institucionalizados. O estudo foi descritivo, transversal, com 3478 idosos, analisados separadamente em regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste. Utilizou-se a regressão múltipla de Poisson para estimar razões de prevalência brutas e ajustadas pelo tipo de serviço de saúde utilizado. Do total, 29,6% dos idosos apresentaram falhas no diagnóstico, 4,6% no uso de anti-hipertensivos e 65,3% na eficácia medicamentosa. A falha no diagnóstico associou-se ao sexo masculino, menos morbidades, ter um companheiro, raça/cor branca, ter acesso ao convênio ou serviço privado de saúde, possuir renda pessoal inferior/média e ainda trabalhar. A falha no uso de anti-hipertensivos esteve associada à renda pessoal inferior/média e trabalhar. As falhas no manejo da hipertensão são prevalentes em idosos não institucionalizados. Há necessidade de ações que minimizem os impactos negativos destas insuficiências em saúde, em um país com diferenças sociais, econômicas e étnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Monteiro, B. S., R. J. Del Carlo, L. C. P. Pinheiro, M. I. V. Viloria, P. S. A. Silva, L. P. O. Souza, and P. Z. Balbinot. "Proteínas morfogenéticas ósseas associadas a osso esponjoso autógeno na reparação de falhas experimentais na calota craniana de coelhos (Oryctolagus cuniculus)." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 6 (December 2007): 1451–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000600016.

Full text
Abstract:
Foi avaliada a reparação óssea após implantação de proteínas morfogenéticas ósseas (BMP) em diferentes concentrações e períodos de observação, carreadas por auto-enxerto ósseo esponjoso (EOE), em falhas ósseas, produzidas na região fronto-parietal do crânio de 20 coelhas. A falha I não foi preenchida, a II foi completamente preenchida com 3mg de EOE e as falhas III, IV, V e VI foram preenchidas com EOE associado a 0,5; 1; 2 e 5mg de BMP, respectivamente. Nas avaliações mesoscópicas, post mortem, verificou-se que, independentemente do período de tratamento, o preenchimento ósseo iniciou-se a partir das bordas para o centro e do fundo para a superfície das falhas. Na falha I manifestou-se o menor preenchimento ósseo quando comparada com as demais falhas, em todos os períodos, e nas que receberam 2mg de BMP exibiu-se a melhor cobertura óssea. Microscopicamente, verificou-se que, aos sete dias, o preenchimento ósseo iniciou-se a partir das bordas e do fundo da lesão, com mobilização e diferenciação de células provenientes do periósteo e das meninges, respectivamente e, nas avaliações subseqüentes, a atividade osteoblástica originou-se, também, de "ilhas de ossificação" semelhantes a centros de ossificação, localizadas no centro da falha. A formação trabecular aumentou, proporcionalmente, com a concentração utilizada de BMP, e a aposição e organização óssea aumentaram com o tempo de observação. Verificou-se também a presença de tecido cartilaginoso. A BMP associada ao EOE contribuiu para a formação de novo tecido ósseo, promovendo maior mobilização, diferenciação e organização celular, e abreviou o tempo de formação óssea, sugerindo processo de ossificação endocondral. Os melhores resultados foram observados com a associação de 2mg de BMP a 3mg de enxerto, e a adição de BMP, mesmo em menor quantidade, determinou precocidade de formação óssea. A maior quantidade de BMP não determinou maior preenchimento ósseo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Praxedes, Hugo, and Antonio Leite Oliva Filho. "Falhas na anestesia subaracnóidea." Revista Brasileira de Anestesiologia 60, no. 1 (February 2010): 90–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942010000100011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zancanella, Antonio Carlos Barbosa, Rômulo Maziero, and Juan Carlos Campos Rubio. "SISTEMA ESPECIALISTA APLICADO AO DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM REFRIGERADORES DOMÉSTICOS." Revista Univap 25, no. 47 (June 27, 2019): 16. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.405.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema especialista para uso como tutor inteligente, auxiliando no treinamento de técnicos em refrigeração. Foram utilizadas técnicas, como Diagrama de Ishikawa, Análise da Árvore de Falhas (FTA) e Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA), para o levantamento dos principais modos de falhas e procedimentos de manutenção corretiva. O conhecimento heurístico foi programado em um sistema especialista, utilizando a plataforma CLIPS. O programa interage com o usuário, fornecendo o caminho para correção da falha no refrigerador. Observou-se que o sistema especialista é uma excelente ferramenta para armazenamento de informações heurísticas, podendo ser utilizado como ferramenta de apoio às tarefas de manutenção corretiva básica, como tutor inteligente ou evoluir em incrementos, possibilitando um aperfeiçoamento contínuo do programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Wagner Baracho dos, Sergio Brandão da Motta, and Enrico Antonio Colosimo. "Tempo ótimo entre manutenções preventivas para sistemas sujeitos a mais de um tipo de evento aleatório." Gestão & Produção 14, no. 1 (April 2007): 193–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2007000100016.

Full text
Abstract:
Um sistema reparável opera sob uma política de manutenção que especifica reparos preventivos em tempos pré-determinados e reparos mínimos quando ocorre uma falha. O processo de Poisson não-homogêneo é um modelo adequado para as falhas aleatórias que são tratadas por reparo mínimo. Assumindo um único tipo de falha e uma forma paramétrica para a função de intensidade deste processo, pode-se encontrar uma política ótima de manutenção preventiva que minimiza o custo médio por unidade de tempo. Este artigo foi motivado por uma situação envolvendo chaves seccionadoras de uma empresa de energia elétrica. Neste sistema existem dois tipos diferentes de eventos aleatórios, caracterizados por distintas causas de falhas. Uma política ótima de manutenção preventiva é obtida estendendo-se os resultados da situação envolvendo um único evento aleatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Busse, Alexander Lucas, João Manoel Losada Moreira, Tatiana Yuri Boncristiano Ozeki, and Luis Geraldo Gomes Da Silva. "Avaliação sistêmica de tolerância a falhas em sistemas de proteção de reatores nucleares." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 42 (June 25, 2020): 58. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n42.9780.

Full text
Abstract:
O conceito de tolerância a falhas tornou-se importante nas últimas décadas na indústria nuclear devido à utilização de sistemas de Instrumentação e Controle (I&C) digitais. Uma falha é uma anomalia indesejada em um item ou sistema que pode levar a um estado inseguro e eventualmente gerar incidentes ou acidentes de consequências indesejáveis do ponto de vista socioambiental. Atualmente as soluções digitais são muito atraentes, não obstante, requererem avaliações de software quanto a tolerância a falhas. Nosso artigo pretende realizar uma investigação teórica de confiabilidade e taxa de falha, com base em um Diagrama de Blocos de Confiabilidade, em um sistema de proteção digital para reatores nucleares. Adicionalmente, discute sobre a necessidade de cultura de segurança nos segmentos de operação do reator, monitoramento e fiscalização para garantir que eventos acidentais indesejados sejam evitados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rezende, Flávio da Cunha. "O dilema do controle e a falha seqüencial nas reformas gerenciais." Revista do Serviço Público 53, no. 3 (February 21, 2014): 53–77. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v53i3.289.

Full text
Abstract:
As políticas de reforma administrativa são casos clássicos de políticas que falham seqüencialmente. Reformas são iniciadas; todavia, estas se defrontam com problemas de implementação e são usualmente abandonadas, modificadas ou terminadas. A experiência contemporânea de reformas administrativas nos diversos Estados nacionais representa um legado histórico de falhas seqüenciais. Este artigo discute o problema da falha seqüencial nas políticas de reforma administrativa, apresenta um amplo conjunto de explicações para tal fenômeno, e propõe uma explicação adicional ancorada na causalidade entre o dilema do controle e a falha seqüencial nas reformas. O artigo ainda discute como tal problema é nítido nas chamadas reformas gerenciais dos anos 90, as quais possuem uma contradição relativa à demanda por controle, a qual produz, em certos contextos, incentivos positivos para a falha seqüencial. A primeira seção descreve o fenômeno da falha seqüencial nas políticas de reforma administrativa. A segunda parte se volta para apresentar o amplo conjunto de explicações disponíveis na literatura sobre tal fenômeno, com atenção especial para seus mecanismos causais e principais argumentos. Na seção final, apresenta-se a explicação adicional proposta e a aplicação para o caso da reforma gerencial brasileira de 1995.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fagundes Luz Serrano, Leonardo, Victor Mendonça De Azevêdo, and Anthony José Da Cunha Carneiro Lins. "Ferramenta de Aprendizado de Máquina para Previsão de Falha de Transformadores de Rede Elétrica." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, no. 2 (April 30, 2020): 44–50. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i2.1351.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de previsão de falhas detransformadores de rede elétrica para suporte da equipe técnica de manutenção preventiva. Comesse propósito, é feito o tratamento de uma base de registros de falha, conversão dos dados para oformato de uma série histórica mensal de falhas por transformador, cálculo de novos atributos apartir das informações da base, seguido pela estimação do risco de falha no mês seguinte de cadatransformador da rede e pelo ranqueamento dos transformadores com base nesse risco. A estimaçãode risco é feita baseando na metodologia Aprendendo a Ranquear (Learning To Rank - LTR), pontoa-ponto, na qual os itens de uma lista são ranqueados com base numa métrica calculada a partir dealgoritmos de classificação ou regressão. É demonstrado um ganho significativo no desempenho dopreditor devido ao processo de engenharia de atributos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

ENE, Patrycia, Juliano KUCHLE, Renata ALVARENGA, David IACOPINI, and Karin GOLDBERG. "Evolução complexa de um meio-gráben: seção rifte da Bacia de Campos baseada em análise sismoestratigráfica." Pesquisas em Geociências 42, no. 1 (April 27, 2015): 45. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.78108.

Full text
Abstract:
A seção rifte da Bacia de Campos é composta pela porção basal a intermediária do Grupo Lagoa Feia, e inclui a principal rocha geradora da bacia, e rochas reservatório carbonáticas. A interpretação e o mapeamento sistemático de linhas sísmicas 2D em uma área chave da bacia onde ocorrem dois meio-grábens, integradas com dados de perfis litológicos de poço, e a construção de uma carta cronoestratigráfica, permitiram elaborar um modelo evolutivo para a fase inicial da bacia. Assim, foram definidas dez unidades sismoestratigráficas, superfícies limítrofes chave e três sismofácies, que representam os principais grupos litológicos da seção rifte: depósitos de falha de borda, depósitos ressedimentados de grãos finos e depósitos ressedimentados de grãos grossos. A estratigrafia da Bacia de Campos foi subdividida em tratos de sistema tectônico, que refletem sua evolução tectonoestratigráfica. O trato de sistema de início de rifte apresenta tectônica bem distribuída. O trato de sistema de alta atividade tectônica é marcado pela significativa movimentação das falhas de borda; e o trato de sistemas de baixa atividade tectônica é caracterizado por um processo de fault restriction. A análise de cada etapa evolutiva levou à proposição de um modelo tectonoestratigráfico. Inicialmente os sedimentos sin-rifte foram depositados em uma depressão sinformal sem a presença de falhas de borda. Com o contínuo rifteamento e aumento da atividade tectônica, a deformação concentrou-se nas falhas principais, resultando na formação de dois meio-grábens bem estruturados com bordas de falha bem definidas. Essa fase foi seguida por uma fase de movimentação incipiente das falhas de borda até cessar o rifteamento, resultando em um preenchimento complexo e interdependente entre as diferentes calhas da bacia durante seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Brubacher, João Paulo, Guilherme Garcia de Oliveira, and Laurindo Antonio Guasselli. "Preenchimento de Falhas em Séries Temporais de Precipitação Diária no Rio Grande do Sul." Revista Brasileira de Meteorologia 35, no. 2 (June 2020): 335–44. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786352035.

Full text
Abstract:
Resumo O preenchimento de falhas em séries temporais de precipitação é um importante processo para aplicações em hidrologia, visando o aproveitamento de longas séries, evitando que as mesmas sejam descartadas. Desse modo, este estudo teve como objetivo realizar o preenchimento de falhas em séries históricas de precipitação diária no Rio Grande do Sul (RS), auxiliando no aproveitamento desses dados em estudos que necessitem de analises de longo prazo. Para tanto, foram utilizadas séries históricas de 287 estações, no período entre 1987 e 2016 e aplicados os métodos de Regressão Linear Múltipla (RLM) e Redes Neurais Artificiais (RNA), comparando e avaliando os valores preenchidos. Um algoritmo foi desenvolvido para realizar as seguintes operações: i) identificar os dias com falhas em cada estação; ii) identificar as estações que podem ser utilizadas para o preenchimento de cada falha; iii) identificar todas as combinações de entrada para o preenchimento de falhas em cada estação; iv) realizar o ajuste/treinamento dos modelos RLM e RNA; v) realizar a validação dos modelos com base no período sem falhas de cada estação. Os principais resultados indicam que a maior densidade de estações pluviométricas favorece o processo de preenchimento de falhas em séries históricas de precipitação, melhorando a qualidade da série preenchida. O preenchimento de falhas apresentou maior coeficiente de determinação e menor erro médio absoluto usando o modelo RLM em relação às RNA, possivelmente em função da forte correlação linear entre os dados de precipitação de cada local em relação a sua vizinhança. O modelo de RLM apresentou um coeficiente de determinação (R2) médio de 0,697, enquanto que o modelo RNA obteve media de 0,675. Levando-se em conta a análise por meio do erro médio absoluto (EMA), a média dos valores foi de 2,27 mm para a RLM, enquanto para a RNA o erro ficou em 2,31 mm. Conclui-se, considerando o conjunto de dados de precipitação diária do RS, que houve uma pequena superioridade do método RLM em relação à RNA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Geórgia Kerley da, Márcia Cristina Zago Novaretti, and Marcelo Caldeira Pedroso. "Percepção dos Gestores quanto à Aderência de um Hospital Público ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 8, no. 1 (April 17, 2019): 80–95. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13680.

Full text
Abstract:
Falhas na segurança do paciente são uma prioridade em saúde global, pois estão associadas à morbidade, mortalidade e aumento dos custos hospitalares. Este trabalho avaliou a percepção de gestores quanto à aderência de um hospital público ao PNSP, fornecendo dados que poderão ser utilizados para reduzir falhas na assistência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas com 43 gestores do hospital utilizando a plataforma Survey Monkey®. As entrevistas demonstraram que a cultura de segurança do paciente não estava disseminada na Instituição. O incidente de segurança com dano é reconhecido por 71,2% dos gestores, comprometendo a identificação, notificação, investigação de falhas de segurança, bem como o planejamento e desenvolvimento de ações para sua correção e prevenção. Quando uma falha é identificada, em 21% dos casos não é notificada, e investigação e a divulgação de ações corretivas não são feitas em todos os casos. Concluiu-se que a aderência do hospital ao PNSP é incipiente. A existência de um núcleo de segurança do paciente no hospital não garante a notificação de todos os casos de falhas na segurança do paciente. Estratégias devem ser elaboradas para incrementar a cultura de segurança em hospitais, aumentar a notificação de eventos adversos e, com isso, aprimorar a assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Croci, Alberto Tesconi, Olavo Pires de Camargo, George Bitar, Silvio Luiz Borges Pereira, Talmo de Melo Freire, and Sérgio Cristiano Inácio Cardoso. "O uso do aspirado de medula óssea de ilíaco em falhas ósseas de fêmures de camundongos: estudo experimental." Acta Ortopédica Brasileira 12, no. 1 (March 2004): 40–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522004000100006.

Full text
Abstract:
Os autores estudam a utilização de medula óssea em camundongos como estimulação da formação de calo ósseo. Foram utilizados dez camundongos adultos machos de linhagem isogênica gioto com peso de aproximadamente 250 gramas, e realizadas falhas ósseas na região distal do fêmur com alternância do lado direito e esquerdo, divididos em grupos A e B, sendo como controle camundongos com falha óssea isolado e com falhas ósseas com medula óssea colhida previamente de cada camundongo. Após análise qualitativa e quantitativa foi observado que o uso do aspirado de medula óssea não leva à estimulação da formação do calo ósseo e não há o aumento de processo inflamatório local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moura, Márcio das Chagas, Sérgio Parente Vieira da Rocha, Enrique López Droguett, and Carlos Magno Jacinto. "Avaliação bayesiana da eficácia da manutenção via processo de renovação generalizado." Pesquisa Operacional 27, no. 3 (2007): 569–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382007000300009.

Full text
Abstract:
O Processo de Renovação Generalizado (PRG) é uma classe de modelos probabilísticos que trata ações de reparo de acordo com a redução que proporcionam na idade real de um equipamento/sistema. O PRG é uma extensão do Processo de Renovação e do Processo Não Homogêneo de Poisson e será utilizado para avaliar ações de reparo quanto a seu grau de eficácia. Considerando que os tempos entre falhas seguem uma distribuição Weibull, tal avaliação será realizada através da estimação da distribuição dos parâmetros do PRG e da análise de incerteza sobre o número esperado de falhas a partir de simulação Monte Carlo. Devido à escassez de dados de falha, o procedimento de inferência probabilística será executado a partir do paradigma Bayesiano o qual permite que outras fontes de informação, além dos dados de falha, sejam utilizadas na avaliação da distribuição de probabilidade sobre algum parâmetro de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Dionatan Pontes de, Wayrone Klaiton Silva, Daniela Cabral de Oliveira, Fábio Roberto Chavarette, Daniel Emanuel Cabral de Oliveira, Luis Cláudio Villani Ortiz, Dorgival Fidellis de Souza, and João Areis Ferreira Barbosa Júnior. "Prognose e detecção de falhas em tratores agrícolas utilizando simulação numérica e algoritmos de sistemas imunológicos artificiais." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 23, 2020): e31691211191. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11191.

Full text
Abstract:
Diante o avanço tecnológico crescente na agricultura, e tendo em vista promover aumento da produtividade e segurança no trabalho dos indivíduos envolvidos no processo de evolução tecno-agrícola, o presente artigo propõe desenvolver um sistema inteligente de prognose e detecção de falhas aplicado ao processo de monitoramento da integridade estrutural de um trator agrícola e da consequente análise das falhas estruturais, em condições normais de solo e em curto prazo. Para isto, a detecção de falhas na integridade estrutural em tratores agrícolas é obtida para captar dados continuamente para aprendizado da máquina, de modo que um modelo numérico seja criado e alimentado, sob o cálculo de equações diferenciais, afim de mensurar os deslocamentos do trator à medida que os parâmetros de velocidade do trator se alteram e a distância entre aos níveis do solo se intercalam e, assim, resultar em possíveis prognósticos de risco estrutural. Computacionalmente, por via do software Octave, a análise, identificação e classificação dos dados obtidos, é possível com o uso de algoritmos de seleção negativa e seleção clonal. A inspeção da estrutura do trator com foco na melhor conservação do próprio é o ponto principal do estudo, e com a relevante qualidade e consistência da metodologia apresentada e resultante da pesquisa, permite indicar se o trator se encontra em condições normais ou apresenta indícios de falha estrutural, pois, caso haja riscos, a falha pode ser identificada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Teixeira, Italo Filippi, Nara Rejane Zamberlan dos Santos, and Sandro Vaccaro. "CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ARBORIZAÇÃO DA CIDADE DE BENTO GONÇALVES - RS." Ciência Rural 22, no. 1 (April 1992): 27–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781992000100005.

Full text
Abstract:
Através de um levantamento em 56 ruas, foi avaliada a arborização da cidade de Bento Gonçalves, RS. Concluiu-se, que a arborização atual corresponde a 45% das necessidades e que os altos índices de falhas e faltas sugerem a criação de um plano de arborização e de educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lemes Silva, Vitor, Flávio Henrique de Paula, Aline Sousa Camargos, Jeferson Corrêa Ribeiro, Andreia Santos Cezário, and Wallacy Barbacena Rosa Dos Santos. "FALHAS REPRODUTIVAS EM VACAS LEITEIRAS." COLLOQUIUM AGRARIAE 13, Especial 2 (June 1, 2017): 199–212. http://dx.doi.org/10.5747/ca.2017.v13.nesp2.000227.

Full text
Abstract:
Knowing the main causes that influence the reproductive index of a herd helps to understand how they act and the best way to control them, and to increase the gains with the bovine production, that every year that passes specializes to be able to continue in the market high. A good sanitary management program, coupled with an efficient control of the data of each animal, is of great importance for the success of the control of reproductive failures. This article aimed to review the most frequent reproductive failures of dairy cows on high yield farms
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dias, Debora Francielle, and Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves. "Falhas em implantes de quadril." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 4, 2021): e357101119668. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19668.

Full text
Abstract:
A fratura óssea, indubitavelmente, reside em um dos principais problemas associados ao aumento da expectativa de vida da população. Principalmente, as fraturas femorais, as quais demandam por tratamento cirúrgico para redução da fratura por osteossíntese. Nas fraturas femorais com comprometimento grave da estrutura anatômica na epífise proximal, recomenda-se a substituição da articulação por implante total do quadril (THR – Total Hip Replacement). A artroplastia de quadril trata-se de um procedimento largamente utilizado na medicina, contudo, diversas falhas de implantes são reportadas. O objetivo desse trabalho consistiu em apresentar, por meio de uma revisão de literatura, as principais causas que levam os implantes totais de quadril a falharem em uso e elucidar ações de medidas corretivas para evitar tais falhas. Foram identificadas as principais causas de falhas nos implantes: fadiga, afrouxamento, metalose, associados a outros insucessos relacionado ao perfil do paciente. Concluiu-se que os dispositivos de osteossíntese precisam ser elaborados de forma multidisciplinar com parâmetros exigentes, envolvendo ciência médica, projeto de engenharia e seleção de material, com propósito de minorar os riscos de falhas e prevenir acidentes, por conseguinte, evitar ressubmeter o indivíduo a novo procedimento cirúrgico de correção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira, Alessandra Martins, and Tatiana Mendes de Melo. "Falhas dos componentes externos do implante coclear: influência da idade e do tempo de uso." Revista CEFAC 16, no. 5 (October 2014): 1419–25. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620149113.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: identificar quais são as falhas técnicas mais frequentes dos componentes externos do implante coclear e verificar a influência da idade do usuário e o tempo de uso do dispositivo nestas falhas.MÉTODOS: estudo retrospectivo, por meio da análise de 128 prontuários da Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear, que apresentaram alguma queixa no funcionamento do componente externo, no período de junho a agosto de 2011. Para análise dos dados foi realizada a análise descritiva dos componentes que apresentaram falha técnica, bem como das variáveis estudadas. Posteriormente, foi aplicada a estatística inferencial por meio do teste Kruskal-Wallis para verificar a influência da idade do paciente e tempo de uso do implante coclear com a falha apresentada, com nível de significância p< 0,05.RESULTADOS: os componentes que apresentaram mais falhas foram: antena externa (29,7%), seguida do compartimento de bateria (23,4%), processador de fala (14,10%), microfone (10,90%), cabos de transmissão (9,40%), controlador (6,30%), baterias (5,50%) e carregador de baterias (0,80%). Não foi verificada influência do tempo de uso do implante coclear e a idade cronológica do paciente em relação às falhas apresentadas no presente estudo.CONCLUSÃO: os achados obtidos a partir do presente estudo podem auxiliar os profissionais da área na orientação sobre a manutenção destes componentes, mas as tendências aqui apresentadas não podem ser generalizadas para todo território nacional, pois estas foram analisadas em um número limitado de casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Almeida, Dagoberto Alves de, Fabiano Leal, Alexandre Ferreira de Pinho, and Liliane Dolores Fagundes. "Gestão do Conhecimento na análise de falhas: mapeamento de falhas através de sistema de informação." Production 16, no. 1 (April 2006): 171–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132006000100014.

Full text
Abstract:
O desempenho das empresas em ambientes concorrenciais encontra-se cada vez mais relacionado com a capacidade das empresas em produzir, armazenar e disseminar conhecimento. Esta importância é intensificada quando o conhecimento é usado para a análise de falhas, com o objetivo de evitar a ocorrência de problemas e aumentar a confiabilidade dos sistemas. Dentro deste contexto o presente trabalho apresenta a aplicação da Gestão do Conhecimento para a análise de falhas em uma empresa distribuidora de energia elétrica. O foco deste artigo é a apresentação de um modelo para mapeamento de falhas e de um sistema de informação que operacionaliza o método. Tal sistema auxilia na construção das árvores de falhas, no armazenamento de documentos, fotos e descrições relacionadas para cada árvore de falhas desenvolvida. Em suma, este trabalho apresenta uma aplicação prática da Gestão do Conhecimento que enseja uma metodologia nova e de uso comprovado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Azi, Matheus Lemos, Mauricio Kfuri Junior, Roberto Martinez, Luis Antonio Salata, and Cleber Antonio Jansen Paccola. "Desenvolvimento de um modelo experimental de falha óssea infectada na ulna de coelhos." Acta Ortopédica Brasileira 20, no. 3 (2012): 136–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522012000300002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Desenvolver um modelo experimental que permita estudar a regeneração de grandes falhas ósseas em condições de infecção. MÉTODO: Falhas ósseas segmentares de 15mm foram criadas cirurgicamente na ulna de 12 coelhos e inoculadas com 5x10(8) unidades formadoras de colônia (UFC) de S. aureus. O desbridamento da infecção foi realizado duas semanas após, seguida da aplicação sistêmica de gentamicina por quatro semanas. Os animais foram acompanhados por um período de 12 semanas para avaliação do controle da infecção e da regeneração óssea. RESULTADOS: A regeneração espontânea foi inferior a 25% do defeito na avaliação radiográfica e histológica. CONCLUSÃO: A Falha óssea infectada de 15mm na ulna de coelhos é incapaz de alcançar a regeneração completa sem tratamentos adicionais. Nível de Evidência V, Estudo experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Maciel, Ingrid Barreto, Claudio Limeira Mello, and Aline Theophilo Silva. "Caracterização da deformação rúptil em afloramento da Formação Resende, Bacia de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro." Geologia USP. Série Científica 17, no. 3 (September 1, 2017): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-391.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a caracterização estrutural e a análise de paleontensões em um afloramento da Formação Resende (Eoceno), na Bacia de Volta Redonda, Rio de Janeiro, com a finalidade de subsidiar discussões a respeito do comportamento hidráulico de falhas em arenitos pouco consolidados. A Formação Resende é composta predominantemente por arenitos feldspáticos pouco consolidados e estratificados, intercalados a lamitos esverdeados, apresentando expressiva deformação tectônica, relacionada ao contexto evolutivo do Rift Continental do Sudeste do Brasil (RCSB). Essa unidade litoestratigráfica constitui um geomaterial análogo a importantes reservatórios siliciclásticos pouco consolidados e fraturados que ocorrem nas bacias da margem sudeste do Brasil. O afloramento estudado localiza-se próximo à borda sul do Gráben de Casa de Pedra, principal depocentro da Bacia de Volta Redonda. Sua arquitetura estrutural-estratigráfica foi definida a partir da elaboração de uma seção geológica (escala 1:100), de três perfis sedimentológicos (escala 1:20) e da análise de paleotensões de pares falha/estria. Destacam-se duas expressivas falhas normais — F1 e F2 — com orientação ENE-WSW e mergulhos opostos, dividindo o afloramento em três blocos principais, em padrão de gráben e horstes. Apesar do padrão distensivo dominante, elementos estruturais e estratigráficos (i.e. fraturas de Riedel; sobreposição de estrias normais às direcionais; variações abruptas da espessura de camadas) indicam a reativação de F1 e F2 segundo três eventos tectônicos sucessivos, relacionados à deformação do RCSB: Transcorrência Sinistral E-W, Transcorrência Dextral E-W e Distensão NW-SE. Esses eventos deram origem a elementos estruturais (i.e. clay smear; justaposição de camadas; zonas de dano e núcleo de falhas; bandas de deformação/compactação) condicionantes da capacidade hidráulica de falhas, como indicado pelas variações observadas no padrão de cimentação por óxidos de ferro entre os blocos alto e baixo das falhas principais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Azevedo, Cesar R. de Farias, and Eduardo Hippert Jr. "Análise de falhas de implantes cirúrgicos no Brasil: a necessidade de uma regulamentação adequada." Cadernos de Saúde Pública 18, no. 5 (October 2002): 1347–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2002000500028.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta alguns casos de análise metalúrgica de falhas de implantes cirúrgicos metálicos utilizados no Brasil. Investigaram-se as causas das falhas de duas placas de compressão de aço inoxidável, uma placa-lâmina de aço inoxidável, uma placa de reconstrução de maxilar de liga de Ti com 6% de alumínio e 4% de vanádio (Ti-6Al-4V) e cinco arames de Nitinol (liga níquel-titânio). Adicionalmente, investigou-se a conformidade destes materiais às especificações técnicas da norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica). A investigação revelou que todos os implantes analisados não estavam de acordo com os requisitos mínimos da ABNT/ISO, e que as fraturas prematuras ocorreram por mecanismos assistidos por corrosão e/ou pela presença de defeitos (de fabricação, montagem ou de manuseio). Dados de literatura indicam que implantes de materiais não biocompatíveis podem causar diversos tipos de reações adversas no corpo humano, além de promover a falha prematura do componente e causar danos para o paciente e prejuízos para o investimento público. Não há no Brasil legislação sanitária que tornem compulsórios os procedimentos de notificação e de investigação dos casos de falhas de implantes cirúrgicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Farias, Vanessa Vieira, Elizangêla Dias Camboim, Marisa Frasson de Azevedo, and Lauralice Raposo Marques. "Ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares." Revista CEFAC 14, no. 6 (March 13, 2012): 1090–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462012005000013.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: determinar a ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares e comparar os resultados obtidos nas escolas da rede pública com os da particular. MÉTODO: participaram deste estudo de frequência, 90 escolares matriculados em uma escola da rede pública e outra da rede particular. Os alunos foram submetidos à meatoscopia e às emissões otoacusticas, verificando a influencia das variáveis sexo e rede de ensino aos resultados da triagem auditiva. RESULTADOS: foi constatado que 62,2% dos escolares passaram na triagem auditiva e 37,8% falharam, sendo observado maior índice de falha entre os alunos da escola pública. CONCLUSÃO: conclui-se que, na população estudada, a ocorrência de falha na triagem auditiva em escolares é 37,8%, sendo significantemente superior nos alunos da escola da rede pública quando comparados aos da particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rosa, Ariane Ferreira Porto, Jordana Rubin Brito, Rogério Royer, and Gilberto Tavares dos Santos. "Análise da confiabilidade humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA." Conjecturas 22, no. 1 (January 1, 2022): 1–21. http://dx.doi.org/10.53660/conj-236-803.

Full text
Abstract:
A análise de confiabilidade humana surge como suporte para quantificar e qualificar as falhas relacionadas às pessoas na execução de processos. Este trabalho apresenta um estudo de caso com o objetivo analisar a confiabilidade humana nos processos de atendimento de clientes e coleta de material biológico em um laboratório de análises clínicas. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: revisão da literatura sobre os conceitos de falhas humanas e métodos para análise dessas falhas; mapeamento dos processos a fim de caracterizar falhas, levantamento do quantitativo de falhas por tipo e processo; análise do risco das falhas por meio da aplicação do método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis); análise das causas das falhas, com o suporte de FTA (Fault Tree Analysis); e conclusões acerca das análises realizadas durante a pesquisa. Os levantamentos e análises realizados permitiram categorizar as falhas entre erros e transgressões e priorizar ações para preveni-las. Constatou-se que a ocorrência dessas falhas pode ser reduzida, se a qualificação profissional dos funcionários for consolidada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fambrini, Gelson Luís, Wellington Ferreira da Silva-Filho, Diógenes Ribeiro de Lemos, Diego Da Cunha Silvestre, Jadson Trajano de Araújo, José Acioli Bezerra de Menezes-Filho, Sidney Tesser Junior, and Virginio Henrique De Miranda Lopes Neumann. "Análise tectonossedimentar das fases início de rifte e clímax de rifte da Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil." Geologia USP. Série Científica 19, no. 3 (October 14, 2019): 205–36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-150526.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou a caracterização tectonossedimentar das fases início de rifte e clímax de rifte da Bacia do Araripe. As principais estruturas identificadas foram falhas normais, transcorrentes e inversas em ordem de importância. Esse grupo de falhas coloca lateralmente diferentes unidades litoestratigráficas como rochas de unidades início de rifte e clímax de rifte. Exemplo é o contato lateral das formações Missão Velho e Brejo Santo ao longo de falhas normais NNE. É de grande importância a integração entre análise geométrica e cinemática dessas falhas com a evolução estratigráfica para uma evolução global da evolução geológica da Bacia do Araripe. Principais afloramentos de campo utilizados neste trabalho consistem em exposições formadas durante as obras de construção da ferrovia Transnordestina e da transposição do Rio São Francisco. A análise tectônica realizada para este trabalho identificou dois conjuntos principais de falhas: falhas orientadas segundo a direção NE-SW (mais antigas) e falhas orientadas na direção NW-SE e WNW-ESE (mais jovens). Além disso, foram também analisadas falhas transcorrentes e inversas. A tectônica rifte que afetou a Bacia do Araripe (extensional) reativou falhas antigas do embasamento Pré-Cambriano e, por sua vez, forneceu falhas normais de direção NE-SW e também gerou falhas de orientação E-W e NW-SE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Miranda, R. R., R. B. Rodrigues, P. C. Simamoto-Júnior, G. R. Silva, C. J. Soares, and V. R. Novais. "Análise da Resistência e da Interface de União de Procedimentos Adesivos Realizados no Esmalte Irradiado." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 39. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p39.

Full text
Abstract:
O objetivo foi avaliar o efeito da radioterapia na resistência e na interface de união entre esmalte e compósito resinoso. Quarenta e dois terceiros molares foram divididos aleatoriamente em três grupos (n14): Controle - não irradiado IrA - irradiado antes do procedimento restaurador e IrD - irradiado depois do procedimento restaurador. Os grupos irradiados foram submetidos à radiação de 70 Gy, 2 Gy/dia, 5 dias/semana, durante 7 semanas. Após hibridização do substrato, duas matrizes de tygon eram posicionadas sobre a superfície vestibular do esmalte e preenchidas com resina Filtek Z350 XT (3M ESPE). A avaliação da resistência de união (RU) foi feita por ensaio de microcisalhamento (0,5 mm/min). Para avaliar o padrão de falha, as amostras foram levadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV). Dados de RU foram analisados com teste ANOVA One-way, seguido de Tukey (a0,05). Imagens obtidas em MEV foram analisadas descritivamente. ANOVA revelou diferença significativa entre os grupos (p<0,001). Tukey mostrou que o Controle e o IrD apresentaram os maiores valores de RU, sendo estatisticamente semelhantes (p0,716), enquanto o IrA teve os menores valores de RU se comparado aos demais (p≤0,001). Quanto ao padrão de falha, o Controle e o IrA apresentaram mais falhas adesivas (50% e 46,4%), enquanto no IrD houve um maior número de falhas coesivas em esmalte (39,3%), seguido de falhas adesivas (35,7%). Assim, justifica-se a aplicação clínica da restauração previamente a radioterapia, pois o momento da restauração interfere na RU do esmalte irradiado com o compósito.Palavras-chave: Esmalte. Radioterapia. Resistência ao Cisalhamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Caleman, Silvia Morales de Queiroz, and Decio Zylbersztajn. "Falhas organizacionais: tipologia, determinantes e proposta de modelo teórico." Organizações & Sociedade 20, no. 65 (June 2013): 261–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302013000200005.

Full text
Abstract:
As falhas organizacionais não são profundamente estudadas pela Economia das Organizações, sendo sua análise desenvolvida a partir da análise dual do problema e não das falhas propriamente ditas. Além dessa lacuna teórica, a observação do mundo real leva à conclusão que as falhas são a regularidade e não a exceção. Avança-se com a proposição de um modelo analítico para a compreensão da natureza das falhas organizacionais. Conclui-se que as falhas devem ser investigadas a partir de seis principais dimensões: i) estrutural; ii) cognitiva; iii) comportamental; iv) informacional; v) institucional e; vi) política. Assume-se que as falhas ocorram de modo sistêmico e sinérgico, tendo o indivíduo e suas restrições de ordem cognitiva e comportamental como elementos centrais. A interação dos indivíduos resulta em níveis crescentes de complexidade, o que caracteriza o fenômeno das falhas. Dada a complexidade do tema e a ausência de uma teoria integrativa, fica evidente uma lacuna teórica que trate do desenvolvimento de uma "Teoria das Falhas".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bier, Anderson Augusto, and Simone Erotildes Teleginski Ferraz. "Comparação de Metodologias de Preenchimento de Falhas em Dados Meteorológicos para Estações no Sul do Brasil." Revista Brasileira de Meteorologia 32, no. 2 (June 2017): 215–26. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863220008.

Full text
Abstract:
Resumo A rede de estações meteorológicas no Brasil é muito recente, com poucas estações no país com mais de 100 anos de dados. Além disso, muitas das séries oriundas destas estações apresentam falhas, seja por falta de medição (no caso das estações convencionais), seja por falha nos equipamentos (no caso das estações automáticas). Encontram-se diferentes métodos na literatura para o preenchimento destas falhas. Neste trabalho são comparados seis métodos, os quais foram aplicados a séries de dados mensais conhecidas de temperatura média compensada e precipitação para estações meteorológicas localizadas no estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. Os resultados para temperatura média compensada indicaram os métodos de regressão linear múltipla e ponderação regional como os mais adequados para estimativas de dados faltantes enquanto que para precipitação não houve um método a se sobressair.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Resende Gonçalves, Daniel, José dos Reis Vieira de Moura Junior, and Paulo Elias Carneiro Pereira. "MONITORAMENTO DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL BASEADO EM IMPEDÂNCIA ELETROMECÂNICA UTILIZANDO O MÉTODO DE KRIGAGEM ORDINÁRIA." HOLOS 2 (April 1, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9480.

Full text
Abstract:
A ocorrência de falhas estruturais em equipamentos e estruturas civis decorre de diversos fatores, tais como impacto, atrito e fadiga, demandando esforços para sua correção. Entretanto, em virtude de riscos de segurança que tais falhas representam no meio industrial, torna-se necessário o monitoramento das estruturas e equipamentos a fim de identificar rapidamente o início de uma falha, o que permite a tomada de medidas preventivas em tempo hábil. Diante deste cenário, foi utilizado neste trabalho a Krigagem Ordinária para a interpolação de dados numéricos de métrica de dano baseados em impedância eletromecânica (E/M) em uma placa de alumínio. Os resultados mostraram que o método foi capaz de mapear as regiões de falhas, além de evidenciar direções preferenciais de propagação do dano estrutural. Por meio da variância de krigagem foram mapeadas áreas com deficiência de sensores (PZTs), de tal maneira que tal informação poderia fornecer diretrizes para o estabelecimento de malhas de sensores no sentido de determinar arranjos mais adequados para a coleta de informações da estrutura analisada. A partir dos resultados obtidos faz-se necessária a realização de pesquisas adicionais para aprimorar a aplicação do método, entender suas limitações e analisar a viabilidade de implantação no meio industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Moreno, Jéssica Monique Lopes, Danila de Oliveira, Paulo Sergio Morais Sales, Caroline Liberato Marchiolli, Bruno Mendes Tenório, Ariane Rodrigues Barion, Ricardo Alves Toscano, Eduardo Passos Rocha, and Wirley Gonçalves Assunção. "Os índices de trincas e fraturas em laminados cerâmicos são por razões oclusais? Uma revisão sistemática." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 28, 2021): e7810514620. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14620.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar, a partir de uma revisão sistemática, qual o índice de trincas e fraturas em laminados cerâmicos, a fim de estabelecer as principais causas para essas falhas. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos clínicos prospectivos e retrospectivos que analisaram o índice de falhas por trincas ou fratura da restauração de dentes submetidos ao tratamento com laminados cerâmicos. Utilizou-se os descritores “ceramic” e “veneer” adaptados de acordo com as bases de dados consultadas: Science Direct, LILACS, MEDLINE (PubMed) e Google Scholar. Inicialmente foram encontrados 755 artigos, após a leitura e aplicação dos critérios de elegibilidade e exclusão, 4 artigos foram selecionados para a análise quantitativa e 5 para a análise qualitativa. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyzes (PRISMA). Resultados: A descoloração marginal foi a falha mais comumente encontrada (17,2%), seguida por lesão periodontal ou gengival (12,8%), soltura da peça (4,4%), fratura da cerâmica (2,7%) e trincas da cerâmica (1,7%). As falhas por lesão endodôntica, cárie secundária, fratura do dente e alteração de cor da cerâmica foram menores que 1%. Conclusão: A atenção em relação a oclusão, seus estudos e conceitos, devem ser levados em consideração em todo o processo do tratamento com laminados cerâmicos para garantir a longevidade e sucesso clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Zanella, Cristine Koehler. "As "falhas" que tecem o Haiti." Estudos Avançados 30, no. 87 (August 2016): 357–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.30870022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Glessia, and Luiz Carlos Di Serio. "As falhas das políticas de inovação." GV EXECUTIVO 18, no. 4 (August 8, 2019): 42. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v18n4.2019.79982.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Prates, Bernardo Petry, Isabela de Lourdes Valente, Caroline Trindade Brentano, Rosemar de Queiroz, Matheus Afonso de Lima Alves, and Andreia Inês Dillenburg. "FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: FALHAS E POSSIBILIDADES." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 25, no. 2 (December 29, 2020): 397–413. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n2p397-413.

Full text
Abstract:
A formação da identidade docente é a percepção da relação entre as práticas que o indivíduo estabelece, das ações de planejamento e das reações do ambiente envolvido. Desta forma, o objetivo foi apresentar apontamentos de falhas na formação dos professores através de uma metodologia descritiva e de relatos de experiência de 15 alunos do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional (PEG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), analisando qualitativamente suas experiências durante a realização do curso. Mediante a uma mesa redonda com trocas de informações, relatos de experiência e pesquisa sobre o tema, relacionados aos conhecimentos de alguns autores, tem-se a preocupação com a formação docente, o que compete às instituições formadoras repensar em suas práticas, romper com o modelo de educação tradicional, proporcionando ao futuro professor o desenvolvimento de uma identidade docente, levando-o à competência de reflexão. Isto inclui como fator importante para a formação docente, tratando-se de práticas iniciais, o quão envolvido o aluno está neste processo de automodificação, internalização das experiências e a administração das expectativas. A participação no programa é de extrema importância principalmente para acadêmicos que possuem formação em bacharelado e pretendem trabalhar com educação, recebendo capacitação na área da licenciatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Andrade, Paulo César de Resende, and Gabriel Acyprest Maciel. "Modelagem dos dados de falha de uma bomba de refrigeração de alto-forno." Revista Thema 19, no. 3 (November 23, 2021): 721–30. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v19.2021.721-730.2309.

Full text
Abstract:
A manutenção de equipamentos vem se tornando cada vez mais importante, sendo responsável por sustentar a qualidade e a competitividade das indústrias no atual mundo globalizado. Dessa forma, o estudo da confiabilidade é de suma importância para a manutenção industrial, visto que auxilia na previsão de falhas e, consequentemente, no aumento da disponibilidade e produtividade dos equipamentos industriais. Para realizar a aplicação da confiabilidade é preciso ter conhecimento a respeito do equipamento, possibilitando assim determinar os modos e as causas de falhas. O presente trabalho tem como objetivo fazer a modelagem dos tempos até a falha de uma bomba de refrigeração de alto-forno. Os tempos foram fornecidos pela empresa Ligas de Alumínio S/A, situada no norte de Minas Gerais e analisados por meio do software ProConf. A distribuição Weibull foi a que melhor se ajustou ao conjunto de dados. Os resultados indicam que a bomba de refrigeração se encontra no final da fase de mortalidade infantil, com tendência de estabilização da taxa de falha. Ou seja, está em no início de sua vida útil, indicando a utilização da manutenção preditiva. Palavras-chave: Confiabilidade; curva da banheira; manutenção; mortalidade infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro, Tereza Ribeiro de Freitas Rossi, Maria Fátima de Campos Françozo, Sérgio Tadeu Marba, Gisele Marafon Lopes de Lima, and Maria Francisca Colella dos Santos. "Detecção de perdas auditivas em neonatos de um hospital público." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 15, no. 1 (2010): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000100003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os resultados obtidos na triagem auditiva neonatal realizada por meio de dois procedimentos, Emissões Otoacústicas Transientes e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico - modo automático, em uma população de neonatos saudáveis de um hospital público, considerando-se o gênero masculino e feminino e o lado em que a falha ocorreu. MÉTODOS: Foram incluídos na pesquisa neonatos de alojamento conjunto, nascidos em um hospital público, e que realizaram triagem auditiva após a alta hospitalar. Utilizou-se para triagem as Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT) com critério passa/falha e o reteste com o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico-modo automático (PEATE-A). RESULTADOS: Foram testados 5106 neonatos, 51,3% do sexo masculino e 48,7% do sexo feminino. Falharam 628 (12,3%) neonatos, 368 (58,6%) do sexo masculino e 260 (41,4%) do gênero feminino, sendo encaminhados para o PEATE-A. Destes, 223 (35,3%) compareceram ao exame, 199 (89,2%) passaram e 24 (10,8%) falharam; 17 (70,9%) do gênero masculino e sete (29,1%) do gênero feminino. Houve diferença estatística significante entre falha auditiva por meio das emissões otoacústicas e sexo. Encontrou-se 10% de neonatos que falharam nos dois procedimentos de triagem. CONCLUSÃO: Encontrou-se um número maior de falhas em crianças do gênero masculino no teste de emissões otoacústicas transientes. Não houve diferença entre neonatos do gênero masculino ou feminino quanto às falhas nas orelhas esquerda e direita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography