Academic literature on the topic 'Falsa acusação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Falsa acusação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Falsa acusação"

1

Adrielson, Rodrigues Rebouças, and Bacinello Ramalho Dulcineia. "A FALSA ACUSAÇÃO DO CRIME DE ESTUPRO E SEUS REFLEXOSNA VIDA DO ACUSADO." Revistaft 26, no. 116 (2022): 53. https://doi.org/10.5281/zenodo.7278353.

Full text
Abstract:
O presente artigo acadêmico visa esclarecer objetivamente os danos causados às vítimas de falsas alegações de estupro e, sobretudo, demonstrar por meio de declarações verídicas o propósito da proposta legislativa de transformar o crime de acusação em crime hediondo e irreparável. O objetivo é estudar o tema das falsas acusações de estupro. Os crimes sexuais ocorrem mais comumente sem a presença de testemunhas, o que dificulta a apresentação de provas além do depoimento da vítima. Pode-se verificar que, diante da jurisprudência estabelecida, não basta confiar nas palavras da vítima para condenar de forma justa, o crime de estupro, devendo o juiz analisar criteriosamente o depoimento da vítima juntamente com outras provas, bem como análise psicológica do comportamento da vítima para confirmar que não houve a falsa acusação, e não sendo culpado, deve ser absolvido. O estudo deste tema está se tornando cada vez mais polêmico e complexo, pois não se deve simplesmente ignorar um lado da situação, ou seja, é preciso estar ciente de que ambas as partes têm direito ao respeito, ou seja, a vítima do crime de estupro e o acusado com a falsa acusação. Neste trabalho foram utilizadas pesquisas e revisão bibliográficas, casos específicos e legislação sobre o assunto, e trata-se de uma discussão de cunho jurídico e social, que analisa não apenas as denúncias de irregularidades, mas, sobretudo, as atrocidades inevitavelmente infligidas às vítimas, com a vida de quem as sofre. Concluir que o estupro é um crime gravíssimo e não pode e não deve ser banalizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Figueiredo, Bianca Fernandes. "A implantação de falsas memórias de abuso sexual em crianças cujos pais estejam em conflito judicial: motivos, sintomas, consequências e repercussões criminais." Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional 6, no. 1 (2018): 241–71. http://dx.doi.org/10.21902/rctjsc.v6i1.299.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva estudar como se dá a implantação da falsa memória em crianças cujos pais estejam em conflito judicial, seus sintomas, consequências e repercussões criminais, bem como discutir métodos que possam ser utilizados para detectar a eventual falsidade da acusação de abuso sexual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vechi, Fabro. "OS IMPACTOS DA FALSA ACUSAÇÃO EM PEQUENAS COMUNIDADES: POSSÍVEIS ENCONTROS ENTRE A SOCIOLOGIA E A CRIMONOLOGIA NO FILME “A CAÇA”." Revista Transgressões 5, no. 2 (2017): 40. http://dx.doi.org/10.21680/2318-0277.2017v5n2id13017.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa demonstrar algumas perspectivas da sociologia e da criminologia perante uma falsa acusação de estupro dentro de uma pequena comunidade, caso este contido no filme “A caça”. Utilizando um embasamento teórico das duas disciplinas, o presente esforço procura destrinchar a demanda punitiva presente na comunidade artificial do filme perante o hipotético cometimento de um crime sexual. O desenrolar do enredo nos mostra uma população que não reconhece (e reproduz) seus direitos básicos, como presunção de inocência, ampla defesa e contraditório. Nossa análise será desenvolvida a partir de uma investigação da obra cinematográfica em questão, unindo à utilização de conceitos de ambas as disciplinas para justificar nossas interpretações dos acontecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pelegrini Staniszewski, Eduardo. "DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA CONTRA MILITARES ESTADUAIS EM SERVIÇO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 7 (2023): e473598. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3598.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta, inicialmente, uma análise dos aspectos mais relevantes do tipo penal, previsto no artigo 339 do Código Penal (BRASIL, 1940), consistente no crime de denunciação caluniosa. Ainda, reflete sobre a responsabilidade criminal e civil do sujeito autor da falsa imputação em face de policial militar quanto ao cometimento de delito (abusos, lesões) durante a abordagem policial, sabendo que este é inocente. Da mesma forma, discorre sobre os prejuízos profissionais suportados pelos servidores vítimas de denunciação caluniosa, os quais são submetidos a um rigoroso regime disciplinar, pautado pela hierarquia e disciplina. O objetivo do presente artigo foi destacar a necessidade de séria reprimenda e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis (Ministério Público e Poder Judiciário), considerando os graves prejuízos causados aos agentes de segurança, como forma de mitigar e extirpar essa prática adotada reiteradamente por presos/acusados que se utilizam de acusação inverídica direcionada ao militar como forma de se passarem por inocentes ou verem-se livres da prisão. Por fim, no âmbito da pesquisa, foram analisados dispositivos constitucionais e legais, além de decisões judiciais e reflexões sobre a conduta ilícita por parte dos custodiados/denunciados e suas consequências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lúcio Batista Cazarotti, Mauro. "SINDROME DE EIRÍKR E AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DA MULHER DE POTIFAR NAS FALSAS DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA." Revista Mais Educação 8, no. 02 - Março 2025 (2025): 176–93. https://doi.org/10.51778/2595-9611.v8i2p176-193.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta uma síndrome em tese no campo do estudo criminológico, a síndrome de Eiríkr. O presente estudo demonstra por meio de levantamentos bibliográficos e referenciais, de outros trabalhos, as consequências jurídicas e adversas que o indivíduo portador deste distúrbio social pode ocasionar na sociedade e também no seu ambiente pessoal. A síndrome de Eiríkr é caracterizada sobre à soberania e à tirania de uma pessoa sobre a outra, a síndrome de Eirikr apresenta-se como uma relação de poder, que, quer ter poder sobre a outra pessoa sem medir esforços culminando na síndrome da mulher de Potifar onde a pseudovítima de um crime, delito ou uma contravenção, e tende a buscar o poder custe o custar por meio de acusações, imputações falsas e caluniosas. O Referencial teórico para desenvolvimento da síndrome de Eirikr foram pesquisas por meio dos autores Blackburn (1997); Souza, Garcia & Carvalho (1998); Ferreira (2001); Misoczky (2001); Ferreirinha & Raitz (2010); na relação de poder apresenta-se Foucault (1979); Bourdieu (2001a), para argumentar sobre a síndrome da mulher de potifar levantou-se estudos sobre os conceitos de Carmo & Rodrigues (2021), sobre os posicionamentos jurídicos e conceituais sobre violência doméstica e fatores sobre medidas protetivas levantou-se dados por meio do Código de Processo Penal (CPP, 1941), Lei nº 11.340 de 2006, Garreta (2015); Tôrres (2017) e Mascarenhas, Lima & Festugato (2021). A metodologia utilizada foi a bibliográfica por meio de autores buscando elucidar conceitos e definições sobre a temática criminal e jurídica do tema proposto nesta pesquisa, também lançou-se dados sobre pesquisa utilizada na Espanha pela pesquisadora Sandra Piracés Garreta em Zaragoza pela Universidad de Zaragoza (2015). Neste estudo é observado que a Síndrome de Eiríkr pode ocasionar diversas formas de consequências uma delas, fruto deste estudo, é a síndrome da mulher de potifar. Nos casos concretos de Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha (Lei nº11.340/2006) mulheres que detém o fator psicopático social da síndrome de Eiríkr pode por vingança modificar uma situação, e vir realizar por meio de uma falsa acusação, sabendo não ser verdadeira, imputar a um ex-companheiro um crime. Neste sentido foi notável no presente estudo que não é apenas um fenômeno apenas uma caso isolado do Brasil de falsas acusações ocasionado por um distúrbio criminológico social (síndrome de Eiríkr) que acaba sendo formado como consequência a síndrome da mulher de potifar e utilizando o sistema de defesa de mulheres como ferramenta para demonstrar a relação de poder e apresentar que pode tudo, mesmo que a lei ainda seja branda no Brasil para tais atitudes não é suficiente para que não haja a ocorrência de tais acusações, pois ainda mesmo sendo punível é muito branda em relação aos crimes violência doméstica imputado, perfazendo assim este tipo de reação de vingança ser contínua e repetida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barceló, Adrián. "La falsa denuncia por violencia de género como delito agravado en el derecho penal uruguayo." Revista de la Facultad de Derecho de México 74, no. 289 (2024): 235–56. http://dx.doi.org/10.22201/fder.24488933e.2024.289.89191.

Full text
Abstract:
En este trabajo se examinará la reciente incorporación de la falsa denuncia por violencia de género como delito agravado en el Código Penal Uruguayo. Esta inclusión surge debido al gran número de denuncias falsas presentadas diariamente en Uruguay bajo la Ley N° 19.580 sobre violencia hacia las mujeres basada en género. Esta situación compromete la presunción de inocencia, no respeta la igualdad ante la ley y provoca numerosas consecuencias negativas para el acusado, aunque la acusación sea falsa. Basta con el testimonio de la mujer, y en caso de duda, la norma misma indica que se debe favorecer a la denunciante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SAYAMA, Roberto Massayuki, and Denis Colares de ARAÚJO. "A FRAGILIDADE DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA E O PODER DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM INFLUENCIAR A OPINIÃO PÚBLICA." Revista LEVS 24 (June 30, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.36311/1983-2192.2020.v24n0.p1-16.

Full text
Abstract:
A presunção de inocência permaneceu por muito tempo como um princípio legal sagrado no sistema de justiça criminal. Sob essa proteção, a acusação tem a obrigação de provar cada elemento de um crime além de uma dúvida razoável, salvando, assim, muitos homens e mulheres da injustiça de falsas acusações e de cumprir pena por crimes que não cometeram. Notícias sobre crimes, muitas vezes, são distorcidas e unilaterais, assumindo que o réu já é culpado e, frequentemente, incluem informações prejudiciais que raramente são permitidas durante o julgamento criminal real. Esse tipo de evidência pode incluir a história criminal do acusado, descrições sensacionalistas e declarações inflamadas das partes. Isso acaba por, além de despertar interesse no caso, elaborar uma opinião frente ao caso antes mesmo de o júri ser selecionado. O presente trabalho tem como propósito analisar os meios de comunicação e sua influência frente à opinião pública em consonância com a violação do princípio da presunção de inocência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Klein, Glauber Cesar. "A crítica de Schopenhauer à concepção de um uso prático da razão pura." Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2, no. 1 (2011): 48. http://dx.doi.org/10.5902/2179378634112.

Full text
Abstract:
O artigo tem como proposta analisar um primeiro momento da crítica de Schopenhauer à teoria moral de Kant. Este primeiro momento é a crítica à concepção de um uso puro prático da faculdade racional; ele tem três passos, a saber, crítica à (i) idéia de uma mesma razão que seria responsável pelo fundamento teórico e prático, à (ii) falta de fundação ou dedução deste suposto uso prático da razão pura e/ou acusação de insuficiência da única tentativa realizada por Kant neste sentido e (iii) acusação de um pressuposto transcendente imbricado nesta concepção, a saber, que um uso prático da razão pura, isto é, uma determinação racional a priori da vontade, teria como fundamento oculto a psicologia racional. Antes destes três passos, no entanto, analisaremos qual a necessidade, para Schopenhauer, dessa crítica à moral kantiana, buscando assim indicar que a polêmica visava também, e talvez sobretudo, os póskantianos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marinho, Millena Costa, and Valdivino Passos Santos. "ACUSAÇÃO DE ALIENAÇÃO PARENTAL NO CONTEXTO EM QUE HÁ DENÚNCIA DE ABUSO INFANTIL E DISPUTA DE GUARDA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 9 (2023): 3131–55. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i9.11430.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve como tema “acusação de alienação parental no contexto em que há denúncia de abuso infantil e disputa de guarda”. O objetivo geral da presente pesquisa foi verificar se há a utilização indevida da lei de alienação parental no processo de disputa de guarda e acusação de abuso infantil. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se o método qualitativo dedutivo, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e jurisprudencial, assim como livros, internet, artigos acadêmicos, dados e legislação. O Resultado obtido foi que é possível ocorrer falha na prestação jurisdicional que pode resultar na definição de guarda a abusadores ou autores de alienação parental em função da má qualidade da apuração e deficiência estrutural no tratamento desses casos. Concluiu-se que deve, portanto, serem enfrentados pelo poder judiciário, devendo este criar uma estrutura aparelhada através de políticas envolvendo tanto o Ministério Público, quanto uma equipe multidisciplinar que apure minunciosamente os casos de disputas de guarda que envolvam acusações de abuso sexual infantil, equipe essa, formada por peritos, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Do Carmo, Wanessa Françoise da Silva Aquino, Eulilian Dias De Freitas, Waneska Alexandra Alves, and Lélia Cápua Nunes. "Júri simulado como estratégia de reflexão de um desastre ambiental, no ensino médico de uma instituição pública de ensino superior do leste de Minas Gerais." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (2017): 25. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.319.

Full text
Abstract:
Em novembro de 2015, Governador Valadares-MG sofreu o impacto do maior desastre ambiental ocorrido no Brasil. Os rejeitos de minério do rompimento das barragens em Mariana-MG atingiram e devastaram o Rio Doce, principal fonte de água potável do município, gerando insegurança alimentar e prejuízos social, econômico e à saúde. O fato motivou a realização de uma estratégia de júri simulado, com temática “Atividades da Mineradora em Mariana: embargar ou liberar?”, na disciplina Saúde Ambiental, do curso de medicina de uma instituição pública de ensino superior de Governador Valadares-MG. O júri simulado é a reprodução de um julgamento, no qual são apresentados argumentos de defesa e de acusação para análise de um problema. Debater sobre o desastre ambiental do rompimento das barragens de minério sob a ótica da saúde coletiva. Os estudantes foram divididos em três grupos: acusação, defesa e jurados. O juiz do processo foi um docente. Os grupos tiveram trinta dias para preparar o processo, contendo: descrição do caso, argumentos de defesa/acusação, responsabilidades, consequências em curto, médio e longo prazos e possíveis cenários futuros. No júri, a defesa e a acusação apresentaram o processo, com discussão dos argumentos. Em seguida, os jurados fizeram perguntas para esclarecimento de termos e detalhamento das questões abordadas. O júri reuniu-se para preparar o veredito e a sentença, que consistia da descrição do resultado da votação, ponderação e recomendações. O julgamento teve início pela acusação, com argumento de que a Mineradora infringiu a legislação ambiental, negligenciou o risco de rompimento das barragens, retirou da população ribeirinha o direito de conviver com um meio ambiente preservado e não arcou com o prejuízo social e econômico gerado. A defesa alegou que as barragens eram monitoradas e que embora não houvesse o sistema de alarme, a empresa conseguiu avisar a população atingida e está prestando assistência. O veredito constou que a Mineradora é culpada pela negligência quanto à segurança das barragens e falha na prevenção e comunicação de acidentes, porém a mesma deve retomar suas atividades, por ser importante fonte de empregos e arrecadação para o município de Mariana. A atividade foi dinâmica, estimulou a aquisição de competências e habilidades de liderança, gestão do tempo e escuta qualificada e estimulou a postura ativa e crítica dos estudantes. Além disso, demonstrou a complexidade da questão ambiental e suscitou a reflexão sobre o impacto de fatores distais, como políticas e legislação ambiental, na saúde da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Falsa acusação"

1

Gauer, Patricia Inglez de Souza Machado. "Alienação parental: as falsas acusações e o efeito alienador na atuação do Poder Judiciário." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7866.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-18T02:04:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000477760-Texto+Parcial-0.pdf: 443681 bytes, checksum: a2a83e06da00d3706d345fe423c0ef4f (MD5) Previous issue date: 2015<br>On the present paper it’s faced the question of Parental Alienation by a bibliographic review, elaborated from a multidisciplinary perspective, essential to the comprehension of the subject, added by a documental research of four concrete cases. After the first introduction chapter, it’s performed a brief analysis of the family. Starting by a historical perspective, it’s punctuated questions about the national legislation in regard the family, as well as the State’s intervention on the family plan. Finally, it’s elaborated an overview of family relationships conflicts and the family psychodynamics conflicts, approaching, more specifically, the unconscious contract on the couple relationship and the conflict’s influence on the well-being of the sons. On the third chapter, entering on the discussion about the Parental Alienation, it’s faced the problematics of the Parental Alienation Syndrome. Information’s about international’s diplomas and national legislation’s dispositions of children’s and adolescent’s protection are also exposed. After, we bring legal aspects of the Parental Alienation, especially the law nº 12. 318/10 and the difficulties resulting from false accusations. On the fourth chapter, are described four judgements by Rio Grande do Sul’s Court of Justice in witch its noticed the existence of a criminal proceeding against one of the parents, which was established due to an accusation resulting from an context of family disaggregation, permeated by Parental Alienation acts. It’s studied the State’s intervention as a fact that, in some cases, especially when it’s determined the separation of parent and son, increases the Parental Alienation. In the last chapter, some considerations about the search of a reflection about what was faced in the paper are made, in order to, by the bibliographic review and by the analysis of the studied cases, conclude that the State can be an instrument of increasing Parental Alienation.<br>Na presente dissertação é abordada a questão da alienação parental mediante uma revisão bibliográfica, realizada a partir de uma perspectiva multidisciplinar, essencial para a compreensão do tema, aliada a uma pesquisa documental concernente a quatro casos concretos. Após o primeiro capítulo introdutório, é realizada uma breve análise acerca da família. Iniciando por uma perspectiva histórica, são pontuadas questões concernentes à legislação pátria no que diz respeito à família, bem como à intervenção estatal no âmbito familiar. Por fim, é construído um panorama dos conflitos na relação familiar e da psicodinâmica dos conflitos familiares, tratando, mais especificamente, do contrato inconsciente nas relações de casais e da influência dos conflitos no bem-estar dos filhos. No terceiro capítulo, adentrando na discussão a propósito da alienação parental, é tratada a problemática da instauração da Síndrome de Alienação Parental e são apresentadas informações relativas a diplomas internacionais e a dispositivos da legislação nacional de proteção à criança e ao adolescente. Posteriormente, são trazidos aspectos jurídicos da alienação parental, com ênfase na Lei nº 12. 318/10 e nas dificuldades oriundas das falsas acusações. No quarto capítulo são descritos quatro julgados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, nos quais se percebe a existência de um processo penal em desfavor de um dos progenitores, instaurado em face de acusação oriunda de um contexto de desagregação familiar, permeado por atos de alienação parental. É estudada, ainda, a intervenção do Estado como um fator que, em alguns casos, em especial quando determina o afastamento do genitor da prole, potencializa a alienação parental. Por fim, são tecidas algumas considerações na busca de uma reflexão tangente ao que foi abordado, de forma que, pela revisão bibliográfica e pela análise dos casos estudados, conclui-se que o Estado pode acabar sendo um instrumento potencializador da alienação parental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aguiar, Débora Reis. "Estratégias de (im) polidez no discurso de presidenciáveis 2014: a acusação como guia." Pós-Graduação em Letras, 2017. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8211.

Full text
Abstract:
The political debate is a face-to-face verbal interaction in which the candidates interact verbally and, consequently, expose their images (faces). To protect them or to minimize threatening acts, the interlocutors usually make use of strategies of linguistic politeness. Politeness with respect to the linguistic-pragmatic studies refers to linguistic strategies used to prevent, mitigate or repair potential threats to the interlocutor or speaker’s face in order to maintain a balance in interpersonal relations. In this perspective, the objective of this study is to analyze under a linguistic-pragmatic bias these strategies as constituents of the argumentation in the corpus formed by the verbal interactions of the last electoral political debate, specifically of the first and third blocks, between the second round candidates for the presidency of the Federative Republic of Brazil, in 2014, Dilma Rousseff (PT) and Aécio Neves (PSDB), televised by Globo television network. Such selection is justified because this is a communicative interaction where actions take place that affect the relationships with himself, or with another, in which the participants emphasize the concern to maintain the balance, making use of strategies in order to protect own face, and also to avoid discomfort with their interlocutors. This analysis is based on the following questions: a) Do candidate's speeches convey polished effects? b) How are these effects structured? c) What is the relationship between politeness and political discourse? d) How politicians use strategies of politeness to carry the speech and maintain the image of themselves in the face of a debatable question? e) How to build the relationship of the political subject, and speaker, from the strategies of politeness so that he can convince his interlocutor? f) To what extent do politicians harmoniously reconcile self-preservation and respect for the others by maintaining positive projections of their images and respective groups, in accordance with the expectations of the electorate? For this proposal, the research is based on Brown and Levinson's model of politeness (1987 [1978]) and on the reformulations of this model made by Kerbrat-Orecchioni (2006). Likewise, discussions are carried out by Castilho and Castilho (1993), Castilho and Elias (2012), Santos (2012), Dias (2010), Perelman & Olbrechts-Tyteca , Fiorin (2015), Marcuschi (2004), Osakabe (1999), Charaudeau (2013), among others. From the data analysis performed, we identified politeness strategies: i) positive; ii) negative – accompanying and substitute procedures; iii) covert. In general, the results demonstrate that the politeness strategies used by the candidates of the second round of the presidential elections of 2014 tend to soften the large number of threats to the face during the debate, since it is a characteristic of the gender to attack the image of the other and to value their own image. However, presidential candidates use such strategies to preserve their image before an attentive audience (voters) in order to gain the votes and win presidential election.<br>O debate político é uma interação verbal do tipo face a face, em que os candidatos interagem verbalmente e, consequentemente, expõem suas imagens (faces). Para protegê-las ou para minimizar atos ameaçadores, os interlocutores costumam fazer uso de estratégias de polidez linguística. A polidez, no que concerne aos estudos linguístico-pragmáticos, refere-se a estratégias linguísticas utilizadas para impedir, atenuar ou reparar eventuais ameaças à face do locutor ou do interlocutor, com o propósito de manter o equilíbrio nas relações interpessoais. A par dessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar, sob um viés linguístico-pragmático, tais estratégias como constituintes da argumentação no corpus formado pelas interações verbais do último debate político eleitoral, especificamente do primeiro e terceiro blocos, entre os candidatos do segundo turno à Presidência da República Federativa do Brasil do ano 2014, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), televisionado pela Rede Globo. Tal seleção justifica-se por se tratar de uma interação comunicativa onde ocorrem ações que afetam as relações consigo e com o outro, nas quais os participantes imprimem a preocupação em manter o equilíbrio, fazendo o uso de estratégias com intuito de resguardar a própria face e também para evitar desconforto com seus interlocutores. Essa análise se constitui a partir dos seguintes questionamentos: a) Os discursos dos políticos veiculam efeitos polidos? b) Como são estruturados esses efeitos? c) Qual a relação entre polidez e discurso político? d) Como os políticos se utilizam de estratégias de polidez para efetivar seu discurso e manter a imagem de si diante de uma polêmica? e) Como se dá a construção da relação do sujeito político, locutor, a partir das estratégias de polidez a fim de que possa convencer seu interlocutor? f) Até que ponto os políticos conseguem conciliar harmonicamente a preservação de si e o respeito ao outro, mantendo projeções positivas de suas imagens e respectivos grupos, de acordo com as expectativas do eleitorado? Para dar conta de tal proposta, a pesquisa fundamenta-se no modelo de polidez de Brown e Levinson (1987 [1978]) e nas reformulações desse modelo feitas por Kerbrat-Orecchioni (2006). Da mesma forma, dá-se vez a discussões realizadas por Castilho e Castilho (1993), Castilho e Elias (2012), Santos (2012), Dias (2010), Perelman & Olbrechts- Tyteca (2005 [1958]), Ferreira (2010), Fiorin (2015), Marcuschi (2004), Osakabe (1999), Charaudeau (2013), entre outros. A partir da análise dos dados realizada, identificamos estratégias de polidez: i) positiva; ii) negativa – procedimentos substitutivos e acompanhantes; iii) encoberta. De modo geral, os resultados demonstram que as estratégias de polidez utilizadas pelos candidatos à Presidência do segundo turno de 2014 tendem a suavizar o grande número de ameaça à face ocorrido durante o debate, visto que é uma característica do gênero atacar a imagem do outro e valorizar a sua. No entanto, os presidenciáveis se valem de tais estratégias para preservar sua imagem diante de um auditório específico (os eleitores) a fim de conquistarem os votos e vencerem a eleição.<br>São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Pavla Martins de. "Escuta de crianças e adolescentes alegadamente vítimas de abuso sexual." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10316/84052.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação<br>O presente estudo visa analisar a atuação dos profissionais do Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA), responsáveis pela escuta de crianças e adolescentes alegadamente vítimas de abuso sexual no município de Fortaleza-CE, situado na região do nordeste brasileiro. Partindo de uma reflexão em torno do referencial teórico do tema da investigação, são apresentados alguns aspectos relevantes acerca do abuso sexual e das falsas acusações deste ato abusivo, além dos métodos e técnicas utilizados para efetivação da escuta de crianças e adolescentes no Brasil. O estudo empírico foi empreendido por meio de dados obtidos através de inquérito elaborado para o efeito (incluindo escala e questões abertas), em uma amostra por conveniência, composta por 75 sujeitos, profissionais do SGDCA. Foram avaliadas as conceções dos participantes acerca do abuso sexual, da escuta e da qualificação profissional, assim como foram averiguados os procedimentos utilizados durante a escuta. Os resultados evidenciam que apesar dos conhecimentos, por parte dos inquiridos, acerca do desenvolvimento infanto-juvenil e do abuso sexual, há significativas dificuldades e limitações dos profissionais tanto no que diz respeito à qualificação técnica como aos procedimentos realizados e às condições de trabalho. Foram encontradas ainda correlações significativas entre os dados sociodemográficos, o tempo de escuta e os itens analisados na escala aplicada. Além disso, foi percebido que o SGDCA não tem oferecido capacitações profissionais e condições estruturais adequadas para realização de uma escuta qualificada, gerando ônus para os profissionais e para os assistidos. Por fim, esta investigação contribuiu para reflexão dos participantes acerca da prática empreendida e poderá embasar treinamentos e capacitações técnicas acerca da escuta, visando à garantia da proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.<br>This study aims to analyze the performance of professionals in the System of Guarantees for the Rights of Children and Adolescents (SGDCA), responsible for listening to children and adolescents allegedly victims of sexual abuse in the city of Fortaleza-CE, located in the northeast region of Brazil. The research starts from a reflection on the theoretical reference of the study theme, and some relevant aspects about sexual abuse and false accusations of this abusive act are presented, as well as the methods and techniques used to effectively listen to children and adolescents in Brazil. The empirical study was carried out by means of survey data prepared to the present study (including scale and open questions), in a convenience sample of 75 participants, who were professionals of SGDCA. The conceptions of sexual abuse, listening and professional qualification were evaluated, as well as the procedures used during listening. The results show that in spite of the knowledge on the part of the respondents about the development of children and adolescents and sexual abuse, there are significant difficulties and limitations of the professionals, both in terms of technical qualification, procedures performed and working conditions. Significant correlations were also found between the sociodemographic data, the listening time and the items analyzed in the scale used. In addition, it was noticed that the SGDCA has not offered professional qualifications and adequate structural conditions to perform a qualified listening, generating burdens for the professionals and the assisted ones. Finally, this research contributed to the participants reflection about the practice undertaken, and could be based on training and technical on listening, aiming at guaranteeing the protection of the rights of children and adolescents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pacheco, Nicole da Costa. "A alegação e prova do dolo no Direito Processual Penal : em especial : as consequências da falta da sua alegação na acusação." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/21853.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Falsa acusação"

1

Oliveira, Jonh Souza de, and Denison Melo de Aguiar. "Falsa Acusação nos Crimes que Envolvam Violência Doméstica." In Pluralismo Jurídico Diálogos e Controvérsias Contemporâneas. AYA Editora, 2024. http://dx.doi.org/10.47573/aya.5379.2.378.34.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

DE VASCONCELOS DA CUNHA, ELLEN. "JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA." In Ensino e suas intersecções (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt17.017.

Full text
Abstract:
O Júri simulado é uma representação de uma situação problema, onde são apresentados argumentos de defesa e acusação para análise da situação. A simulação de julgamento ético-profissional é uma estratégia que envolve um grande número de alunos em sua organização e favorece a participação de todos de forma ativa durante todo o processo. O ensino da genética em cursos da área de ciências humanas, como por exemplo, no curso de psicologia, é um grande desafio. Por isso, é importante o uso de metodologias que despertem o interesse e o envolvimento dos alunos sobre o tema. O objetivo desse trabalho foi utilizar o júri simulado para ensinar sobre temas em genética, na disciplina de citologia e genética, do curso de psicologia da Faculdade Ieducare. Os alunos foram divididos em equipes e cada uma escolheu um tema de interesse dentro da ementa da disciplina. Os alunos elaboraram um roteiro/script com os personagens, falas e ordem de apresentação do júri. No dia da apresentação, abordaram os temas e julgaram a situação. A utilização dessa metodologia contribuiu para o aprofundamento no conhecimento de temas em genética, bem como desenvolveu nos estudantes uma reflexão crítica acerca da atuação do psicólogo em determinado casos-problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Quintas, Paulo. "A CENSURA NA DEMOCRACIA ENDOGÂMICA – UM DESAFIO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE OPINIÃO DIGITAL, MAXIME NA SAÚDE PÚBLICA." In Direito atual em análise, vol. II. Iberojur Science Press, 2024. http://dx.doi.org/10.62140/pq4022024.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente trabalho visa apresentar as reflexões iniciais sobre os desafios que apresenta a liberdade de expressão inscrita na matriz constitucional como direito de primeira geração, e a censura prévia do Estado, via criação de Ministérios da Verdade, usando como argumento a desinformação, para alegadamente maior proteção dos cidadãos. Posto que, considerarmos que a censura prévia do Estado Novo português não pode ser revisitada. A censura do bem, potencialmente manipulada, entre outros, pelos fazedores de opinião, ceifa a liberdade individual de expressão e manifestação, acusando, por vezes, as vozes discordantes, de delito de opinião. A democracia endogâmica, a que não permite a liberdade de expressão ou opinião de famílias de pensamento diferentes, encerra em si a axiologia da intolerância, do pensamento único e da recusa do pluralismo opinativo. Ademais, no tempo atual de notória preguiça digital, facilmente se impõe uma narrativa inquestionável, que leva ao consentimento automático. Esse automatismo implica, perversamente, a apelidação dos legítimos questionadores como perturbadores da ordem, da moral e do politicamente aceite. Ora, o ato de questionar constitui uma das grandes conquistas da democracia participativa, o qual não deve ser sonegado, sem apelo nem agravo. A forma de tratamento da saúde pública no que concerne a aspetos atinentes com a vacinação Covid assumiu contornos de ditadura sanitária, nomeadamente, digital, e quem a questionou a experiência foi apelidado de negacionistas da ciência. Relembre-se, e que permaneça em memória, que o art. 28.º do Decreto n.º 2-B/2020, de 2 de abril, determina no nº 2, o acesso a medicamentos, designadamente os experimentais, utilizados no âmbito da pandemia e da continuidade dos ensaios clínicos (al. b)). Ou seja, a própria lei consagra o acesso a medicamentos experimentais e ensaios clínicos, o que, por si, legitima o direito à dúvida da bondade da solução médica. Parece-nos pacífico o entendimento de que a democracia deve ser, sobretudo, espaço de debate e de abertura, com alternância de opiniões. A democracia per si vive em constante tensão de ideias, valores, ideologias, ideários, que rapidamente se metamorfoseiam. Acreditamos que cidadãos plenos se formam a partir de valores éticos e que a literacia, quer mediática, quer jurídica, se conquista, valorizando o direito de pensar criticamente e o exercício cabal do direito ao contraditório. Em Portugal, assistimos e como tal, revisitamos, a infeliz redação do art. 6º, da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, e a sua tentativa de assassinar a liberdade de expressão usando como argumento a proteção contra a desinformação, numa repetição da censura prévia já por nós vivida. Esta Carta, aprovada pela Lei n.º 27/2021, de 17 de maio, veio a ser alterada pela Lei n.º 15/2022, de 11 de agosto, que revogou os nºs 2 a 6, do art. 6º. Reavive-se que, na versão inicial da Carta, o art. 6º, nº 2, acompanhava quase na íntegra a definição dada no Plano de Ação contra a Desinformação da União Europeia. Nesta Comunicação, a desinformação é apresentada como “informação comprovadamente falsa ou enganadora que é criada, apresentada e divulgada para obter vantagens económicas ou para enganar deliberadamente, podendo prejudicar o interesse público 1. Esse prejuízo público pode consistir em ameaças contra os processos democráticos ou outros bens públicos, como o ambiente ou a saúde e segurança dos cidadãos da União”. Nas palavras do Tribunal Constitucional : “o bem ou valor jurídico que, aqui, é constitucionalmente protegido não é outro senão o da formação de uma opinião pública livre e robusta, sem a qual se não concebe o correto funcionamento da democracia”. É essa relação de tensão entre uma democracia participativa e a liberdade de crítica, de pensamento e de expressão como manifestação de cidadania que nos propomos articular. Assim, este trabalho caracteriza-se como um estudo doutrinário e jurisprudencial, com os recentes contributos que colocam em causa a eficácia e conformidade de alguns dogmas de saúde pública v. a liberdade de expressão e informação. Disto, vislumbra-se a possibilidade de alertar para o perigo da instalação de canais de controlo da veracidade informacional, que podem ser afinal, censura revisitada. Palavras-chave: Liberdade de expressão. Democracia Endogâmica. Censura. Ditadura sanitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dendasck, Carla Viana. "A construção de um novo fenômeno religioso no ambiente virtual." In Ciências Sociais Aplicadas: Atualização de Área - janeiro e fevereiro de 2023. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/1783.

Full text
Abstract:
Este capítulo tem como objetivo apresentar o contexto desenvolvido na tese de doutorado em Comunicação e Semiótica realizada na Pontifícia Universidade de São Paulo, orientada pelo Professor Doutor Rogério Costa. O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (COS), da referida instituição, possui três linhas de pesquisas: 1) Regimes de sentidos nos processos comunicacionais; 2) Processos de criação na comunicação e na cultura; 3) Dimensões políticas na comunicação. A linha de pesquisa apropriada na realização deste estudo é: Dimensões políticas na comunicação. A tese original é intitulada: Jesus Demodê e a construção da Ciberfé: Evidenciação da Teologia Líquida na apropriação da Cabala. Desta feita, investigou-se como o fenômeno religioso está sendo construído no ambiente virtual pelos “comunicadores da fé”, tendo como foco a análise do contexto teológico dogmático trazido pelos Rabinos Judeus Ortodoxos, na propagação da Cabala. E, como os adeptos de outras religiões, que propagam dogmas aparentemente contraditórios aos ensinos cabalísticos estão construindo um ambiente de “ciberfé”. Alguns apontamentos iniciais são necessários para a compreensão deste estudo. Primeiramente, não há dúvidas de que o contexto religioso foi, e ainda é, um dos grandes responsáveis pela criação da sociedade ocidental em seus amplos aspectos, norteando de forma direta as mentes, a conduta ética e moral, direito, economia, dentre outros aspectos. Essa constatação é evidenciada como foco de preocupação, análise e discussões de praticamente todos os grandes pensadores do Ocidente, perpassando diversas áreas como política, comunicação, antropologia, filosofia etc. Desta forma, compreender a construção de novos fenômenos religiosos nos possibilita traduzir e nortear discussões em diversas áreas, sendo indubitavelmente um estudo de ampla aplicação. Assim, a problemática do que chamamos de “teologia líquida ocidental”, produzida como consequência de sua própria construção, e dos meandros que foram ocorrendo no decorrer da história, acabam agora por desembocar no que parece ser uma busca pela reterritorialização da fé. Expliquemos um pouco melhor este ambiente. A doutrina cristã tem como base a figura de Jesus Cristo, um Rabino Judeu que construiu seu discurso propagando a união de pessoas, a conduta moral, a ética, a fé, o amor, a humildade, o não julgamento, a autorreflexão, e, a vida simples como uma dádiva, já que os outros critérios envolviam especialmente a transformação interna do ser humano. O maior exemplo de seu discurso de fé pode ser apontado como sendo o “Sermão da Montanha” (N.T- Mateus 5). Seu ministério durou apenas 3 anos, e grande parte das discussões de sua teologia, conduta e pregação eram direcionadas a questionar os ensinos judaicos, inclusive quebrando a crença de que apenas os judeus nascidos de ventre de mãe judia seriam passíveis de serem os herdeiros de Deus, incluindo todos os humanos que aceitassem seu discurso como merecedores do “Reino dos Céus”. Sendo essa uma das justificativas de sua morte, já que o Império Romano, nesta época, já passava por problemas que levariam sua decadência não queriam se indispor com os Judeus, que representava uma forte parcela da sociedade, inclusive sendo a maior parcela de intelectual e econômica (ROLIM, 2000). Após sua morte, o discurso de Jesus Cristo foi sendo apropriado por diversos grupos sociais, inclusive por grupos filosóficos, sendo espalhado de uma forma mais filosófica de estilo de vida, conduta, crença moral e de fé, do que propriamente uma religião organizada. Foi apenas, após 300 anos, com a “conversão” de Constantino, imperador do Império Romano, que a busca por unificar uma única fé foi executada. Constantino, reuniu os maiores líderes da fé cristã para formatar uma única religião e teologia. O grande marco, foi o Concílio realizado em 327, onde foi decidido que a teologia e dogmática cristã deveria seguir as compreensões a partir do discurso de Jesus Cristo, e das orientações da igreja. Foram realizados diversos Concílios posteriores onde as compreensões e dogmas foram sendo reformuladas, como por exemplo: a crença em reencarnação, casamento de líderes religiosos, conduta sexual, dentre outros fatores que, como já aludimos anteriormente, foram modulando a construção social, inclusive disparando o movimento da inquisição que punia de diversas formas, inclusive com tortura e morte, quaisquer pessoa que apresentasse discordância com a teologia e dogmática Católica Apostólica Romana (ROLIM, 2000). Em 1517, ocorre o Movimento Protestante, encabeçado por Martinho na Alemanha e João Calvino na Suíça. Esse movimento criou a abertura para outras diversas compreensões e formatações teológicas, descentralizando a fé e a religião. No entanto, a base de sua teologia e liturgia ainda prevaleceram no cristianismo. Durante esse período a Cabala, pertencente a mística judaica era mantida não apenas em sigilo, mas de possível acesso apenas a uma camada de Judeu, os Rabinos, e mesmo assim, seus ensinos eram criticados e até mesmo rejeitado por uma parcela de judeus. Spinoza foi um dos primeiros judeus cabalistas a encontrar nesta filosofia uma certa explicação para uma conduta social adequada, e de uma fé que não fosse baseada em guerras e normas opressoras. Apontando então o grande problema da religião manipuladora. No entanto, a filosofia cabalista de Spinoza foi considerada não apenas inadequada, mas afrontosa na exposição de um conhecimento que deveria manter-se velado (LALIGA, 2011). A insistência de Spinoza em propagar tal filosofia, o levou a expulsão do judaísmo, e, uma tentativa de assassinato, que desembocou em uma vida reclusa, onde dedicou-se a trabalhar no polimento de lentes para sua sobrevivência financeira, e na propagação de sua filosofia, que foi sendo apropriada rapidamente por grandes e influentes intelectuais, dentre eles Leibniz (LALIGA, 2011). Nota-se, portanto, que a Teologia Cristã foi construída em uma associação entre o discurso de Jesus Cristo e as compreensões que os líderes religiosos foram se apropriando, por outro lado, a Cabala, faz parte do conhecimento místico judaico, sendo por muitos anos acessada apenas por algumas classes de rabinos, e apontadas por muitos, inclusive pela igreja católica e, posteriormente o movimento protestante como sendo uma filosofia herege e demoníaca. Nadler (2013) traz de forma muito rica a repulsa que a filosofia de Spinoza ocasionou quando foi publicado seu livro, “Tratado Político e Teológico”, em 1670. Nota-se que Spinoza apenas desenvolveu uma filosofia com influências cabalistas, não expôs a mística cabalista em nenhum instante. Ainda assim, seu livro levantou inúmeras discussões e críticas, levando o teólogo, filósofo e professor um universitário, e alemão Jakob Thomasius a desenvolver uma campanha contra Spinoza, escrevendo diversas cartas públicas, acusando seu livro como: “Um livro Forjado no Inferno”, indicando que “o livro ímpio” deveria ser removido de todas as nações. Thomasius, foi apoiado por muitos outros atores influentes como, seu colega neerlandês Regnier van Mansvelt, professor da Universidade de Blijenbergh, que asseverou que o livro era contra todas as religiões. Desta forma, vamos ter uma formação histórica contraditória, dicotômica entre quaisquer resquícios da Cabala e da Teologia Cristã, sendo católica ou protestante, que se consolidou de forma generalizada até o ano 2000. Costa (2009) ao descrever sobre a vida e obras de João Calvino, aponta, que o próprio Calvino no final de sua vida, reconheceu que o movimento protestante pode ter ocasionado uma abertura para desfragmentação teológica cristã. De certa forma, foi o que a história apresentou, especialmente na criação de inúmeras vertentes teológicas, hibridizações, movimentos pentecostais e neopentecostais, que emergiram após a década de 1920, explodindo no Brasil após a década de 1960. O movimento neopentecostal mostrou-se cada vez mais distante da construção da teologia com base no discurso de Jesus Cristo, incorporando o capitalismo, e consequentemente, diversos mecanismos para abarcar a “clientela”. Assim, dentro de um mundo neoliberal surgem movimentos como: teologia da prosperidade, teologia da libertação, dentre outras discussões teológicas, adotadas pelas mais variadas formas de religiões que tinham como objetivo manter: o interesse, a atenção, fidelização, os dízimos e ofertas de seus adeptos. Construindo assim, diversas formas de consumo e experiências religiosas, ou seja, apropriando-se das tendências de mercado para ajustar suas respectivas teologias a “gosto do cliente” (PEREIRA, 2012). As igrejas começam então a trabalhar com diversos mecanismos, como forte exposição na mídia, shows, sermões que introduzem a prosperidade como recompensa por agradar a Deus, e elementos do Antigo Testamento, que trazem o símbolo de Israel em seus anos de prosperidade, começam a ser incorporados como vitória que deve pertencer apenas ao “povo de Deus”. Desta forma, a apropriação do termo: “Teologia Líquida”, justifica-se pela desconstrução da teologia cristã responsável por criar e solidificar o próprio contexto ocidental, mas que agora, se distancia do discurso de Jesus Cristo, pois pensar em uma vida simples, em uma reforma interior, e uma mentalidade voltada “Reino dos Céus” não é mais passível para o capitalismo, que promete a riqueza financeiras e todas os demais prazeres como sendo algo que todo cristão deve almejar. O discurso de Jesus Cristo, tornou-se então demodê. Enquanto o discurso de Jesus Cristo tornou-se demodê, reverberando em uma Teologia Líquida, os cristãos sentiram a penúria da desterritorialização de um mundo “pós Deus”, como aponta Sloterdijk (2019). Porém, no final da década de 1990, começam a emergir movimentos cabalistas, e a tradição que era considerada secreta expande-se rapidamente. Um dos propulsores dessa explosão foi a atuação de Karen Berg, uma espiritualista casada com um Judeu Ortodoxo que ganha o interesse de celebridades nos EUA, em especial a cantora Madonna, a atriz Demi Moore, dentre outros que vão ajudá-la na construção da Kabbalah Centre, organização que hoje atua em diversos países, inclusive no Brasil. Justamente com este movimento diversos rabinos ortodoxos começam a escrever sobre a Cabala em seus mais variados formatos, propagando de forma aberta e massiva diversos conhecimentos cabalísticos. Aqui no Brasil, no início dos anos 2000 começaram a surgir canais no Youtube de Rabinos Judeus Ortodoxos com diversos conteúdos cabalísticos, propagando muitos conhecimentos e filosofias que ressaltam o que Spinoza já havia preconizado, e ao mesmo tempo se contradiz com a teologia cristã. Inclusive, a própria aceitação de Jesus Cristo como o Messias, e, a despersonificação do Deus construído pela igreja, ressaltando seus diversos atributos e manifestações, inclusive apontando uma das manifestações de Deus como sendo a própria natureza. Esta tese, apresenta-se justamente na análise dos principais canais do Youtube que falam sobre a Cabala, demonstrando que a maioria dos adeptos que assinam, compartilham e aderem aos conteúdos se dizem cristãos, além disso, analisa os depoimentos, que agora se apropriam do judaísmo como se fosse a base da fé cristã, e defendendo elementos que outrora fora alvo até mesmo de expulsão, prisão, tortura e morte. Observa-se ainda, que a adesão do conteúdo da Cabala pelos cristãos não parece ocorrer pelo simples reconhecimento do conteúdo ministrado, mas especialmente pelo local de fala que o apresentador representa. Como aponta Katz (2019), o local de fala atua como espécie de autorização que o indivíduo tem para manifestar-se sobre algo. E, só é permitido que esse conhecimento seja reverberado por atores específicos. Ou seja, em nossa tese observamos que embora o conteúdo da Cabala seja contraditório a teologia cristã, quando esse conteúdo é ministrado por um Rabino Judeu Ortodoxo, é prontamente aceito e incorporado pelos diversos tipos de cristão, porém, se o mesmo conteúdo for ministrado por outro tipo de apresentador, o canal não apenas tem rejeição, como os cristãos que assistem continuam as mesmas acusações que se deram no decorrer da história, como por exemplo, de ser um conteúdo herege. Por fim, como já aludido, espera-se que este estudo possa fornecer subsídios para que diversas áreas de pesquisas venham compreender e atuar junto aos reflexos da “Teologia Líquida”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Falsa acusação"

1

Dall’Orto, Melina Schneider Campo. "Ouvi no CT: Um Espaço de Fala das Mulheres no Centro Tecnológico da UFES." In Escola Regional de Informática do Espírito Santo. Sociedade Brasileira de Computação, 2024. https://doi.org/10.5753/eries.2024.244686.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o projeto “Ouvi no CT”, do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que ofereceu um espaço seguro para que mulheres compartilhem experiências de assédio e violência de gênero. Utilizando questionários anônimos, foram coletadas 75 respostas entre 2018 e 2020, revelando a prevalência de diferentes formas de assédio no CT. O estudo discute as ações e impactos do projeto, como o afastamento de um professor acusado de assédio e a mobilização da comunidade acadêmica. Conclui-se que o “Ouvi no CT” foi crucial na conscientização e no combate ao machismo e à violência contra a mulher na UFES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!