Academic literature on the topic 'Fator de escala a'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Fator de escala a.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Fator de escala a"

1

Cualheta, Luciana Padovez, Gardenia Abbad, Cristiane Faiad, and Candido Borges Junior. "Competências Empreendedoras: Construção de uma Escala de Avaliação." Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 9, no. 2 (2020): 158. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1621.

Full text
Abstract:
Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração e validação de uma escala que avalia as competências empreendedoras desenvolvidas em disciplinas de graduação de empreendedorismo.Método: Para elaboração e validação da escala, foram feitas análises documentais, grupos focais, validação por juízes, validação semântica e validação empírica com 182 respondentes.Originalidade/ relevância: O artigo apresenta uma escala de competências empreendedoras desenvolvida especificamente para avaliar as competências de disciplinas de empreendedorismo de graduação, ao contrário das escalas já existentes, que são focadas em donos de empresas, não representando a realidade dos estudantes.Resultados: A escala validada apresenta 36 itens, divididos em 5 fatores. O fator 1 foi denominado “competências para elaborar o modelo de negócios”. O fator 2 foi denominado “competências para vender e assumir riscos”. O fator 3 é chamado de “competências para identificação de oportunidades”. O fator 4 foi chamado de “competências para aceitar erros”. Por fim, o fator 5 foi chamado de “competências de trabalho em equipe”.Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição proposta pelo artigo é a apresentação de uma escala capaz de mensurar as competências empreendedoras desenvolvidas por estudantes de cursos ou disciplinas de empreendedorismo, uma vez que as escalas existentes são focadas nos donos de empresas. A escala pode ser replicada para avaliação de outros cursos ou disciplinas de empreendedorismo e seu processo de construção e validação podem ser replicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Gilda, Milka Cavalcanti, and Betânia Evangelista. "Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais." REMATEC 15, no. 36 (2020): 43–59. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299.

Full text
Abstract:
A compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Sandra Maria da Silva Sales, and Fermino Fernandes Sisto. "Estudo para uma escala de ansiedade escolar para crianças." Psicologia Escolar e Educacional 6, no. 1 (2002): 57–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572002000100007.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo construir um instrumento para avaliação da ansiedade na escola. Foram sujeitos da pesquisa 221 estudantes, sendo 104 homens e 117 mulheres, com idades entre 9 e 12 anos, regularmente matriculados em terceiras e quartas séries do ensino fundamental. O instrumento foi composto por 53 frases em forma de escala e, em um primeiro estudo, a análise fatorial agrupou os itens em 18 fatores. Um segundo estudo, por meio de análise fatorial, corroborou a organização das subescalas em quatro fatores. Algumas frases, com saturação menor que 0,40, foram eliminadas e a escala final ficou composta por 38 frases. O fator 1 refere-se a medo genérico, o fator 2 refere-se à satisfação, o fator 3 refere-se à evitação e o fator 4 refere-se a situações avaliativas. Das quatro subescalas, a que apresentou menor precisão por alfa foi a do fator 2 com um coeficiente de 0,66, e a que apresentou maior precisão foi a do fator 1, com um coeficiente alfa de 0,87. A consistência interna da escala geral foi igual a 0,83, indicando um nível bastante bom.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Batista, Marcos Antonio, and Fermino Fernandes Sisto. "Estudo para a construção de uma escala de ansiedade para adolescentes." Estudos de Psicologia (Campinas) 22, no. 4 (2005): 347–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2005000400002.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma escala para avaliar o nível de ansiedade do adolescente. A amostra foi composta por 249 alunos secundaristas de uma escola estadual. O instrumento-piloto foi composto por 75 frases que, após análise de componentes principais, deram origem a uma escala com 26 itens, agrupados em quatro subescalas. O coeficiente de fidedignidade da escala geral foi igual a 0,86, indicando coerência dos itens avaliados para o construto ansiedade. Dos quatro fatores, três foram interpretados como geradores de ansiedade: um fator referente ao futuro, ao desconhecido; outro referente ao relacionamento interpessoal, sentimentos de menos valia, irritação, nervosismo, baixa resistência a cobranças; e outro fator referente à sexualidade, ao medo de sair à noite, de se envolver com drogas e do relacionamento sexual. Finalmente um fator referente a sentimentos de proteção, felicidade, dinamismo e segurança caracterizou-se como sendo compensador da ansiedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Patrícia Nunes da, Valdiney V. Gouveia, Rildésia S. V. Gouveia, Carlos Eduardo Pimentel, and Emerson Diógenes de Medeiros. "Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna." Psicologia Escolar e Educacional 11, no. 2 (2007): 285–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572007000200008.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou adaptar a Escala de Atitudes frente à Escola (EAE), reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizaram-se dois estudos em João Pessoa. No Estudo 1 participaram 242 estudantes, a maioria de escolas particulares (53,7%) e do sexo feminino (57,7%), com idade média de 14,3. No Estudo 2 participaram 249 estudantes, predominando aqueles de escolas particulares (51%) e do sexo feminino (54,6%), com idade média de 14,6. Nos dois estudos, os participantes responderam a EAE e perguntas demográficas. No primeiro estudo, realizou-se uma análise de Componentes Principais em que se observou a existência de um fator, explicando 33,9% da variância total (a= 0,73). No segundo estudo, comprovou-se através da análise fatorial confirmatória que este modelo unifatorial era aceitável (AGFI = 0,90 e RMSEA = 0,08), com a= 0,70. Concluiu-se que esta medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Muniz, Celio Rodrigues, Marcony Silva Cunha, Valdir Barbosa Bezerra, and Horácio Santana Vieira. "A Cosmologia Quântica de Wheeler-DeWitt e o Universo Despedaçado." Conexões - Ciência e Tecnologia 13, no. 2 (2019): 70. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v13i2.1671.

Full text
Abstract:
Neste trabalho investigamos, inicialmente, como uma forma de energia escura chamada de phantom, teoricamente responsável por um estado de superaceleração da expansão cósmica, influencia a função de onda do Universo. Isso será feito por meio da obtenção das soluções da equação que descreve o comportamento quântico deste último - a equação de Wheeler-DeWitt - com um termo de ambiguidade no ordenamento dos operadores conjugados associados ao fator de escala cósmico, a, e que depende de um parâmetro adicional, q. A energia de phantom é implementada no potencial efetivo que surge nesta equação, e o Universo é considerado plano. O primeiro resultado encontrado a partir dessas soluções, para q = 0, indica que o Universo apresenta uma máxima probabilidade de iniciar sua existência com um tamanho (fator de escala) bem definido, probabilidade tanto maior quanto maior o conteúdo de energia phantom, sendo portanto improvável apresentar uma singularidade inicial do tipo a = 0. Na abordagem semiclássica adotada aqui, estudamos também como o fator de escala evolui temporalmente, via equação de Hamilton-Jacobi. Mostramos que a singularidade de Big Rip (Grande Despedaçamento) emerge das soluções encontradas, um cenário dramático representado pelo fato de o Universo atingir um fator de escala infinito em um tempo cosmológico finito. Em seguida, avaliamos o que acontece quando, no lugar da energia phantom, incluímos energia escura sob a forma de uma constante cosmológica positiva. Neste caso, mostramos que o Universo não alcança a singularidade de Big Rip, o que fica evidente quando comparamos graficamente o tempo cosmológico em função do fator de escala com o caso anterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de, Patrícia Waltz Schelini, and Edgardo Raúl Pérez. "Escala de Identificação de Dotação e Talento: Estrutura e Consistência Internas." Psico-USF 22, no. 3 (2017): 473–84. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220308.

Full text
Abstract:
Resumo O estudo objetivou analisar a precisão e as evidências de validade com base na estrutura interna da Escala de Identificação de Dotação e Talento (EIDT). A EIDT é respondida por docentes dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, sendo que participaram da pesquisa 16 professores, que avaliaram 433 alunos. Os resultados indicaram que 54,8% da variância foi explicada. Por meio da análise fatorial exploratória, a versão final da escala ficou composta por 55 itens divididos em três fatores: 42 itens do Fator 1, capacidades intelectuais, sociais e criatividade; sete do Fator 2, capacidades psicomotoras e seis do Fator 3, capacidades artísticas. O alfa de Cronbach para a escala total foi de 0,97. O Fator 1 apresentou um alfa de 0,97, o Fator 2 de 0,89 e o Fator 3 de 0,83. Destaca-se a necessidade de estudos adicionais que incluam a análise fatorial confirmatória e o estabelecimento de normas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Maria do Carmo Fernandes, and Ana Maria Souto Ferraz. "Propriedades psicométricas das escalas de assédio moral no trabalho: percepção e impacto." Psico-USF 16, no. 2 (2011): 163–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712011000200005.

Full text
Abstract:
Este texto relata a adaptação e as características psicométricas de medidas de assédio moral no trabalho: a Escala de Percepção da Frequência e a Escala de Impacto Afetivo do Assédio Moral no Trabalho. Os instrumentos, autoaplicáveis, possuíam itens idênticos, mas foram respondidos em escalas diferentes, uma referindo-se à percepção de assédio e outra, ao impacto afetivo provocado pelo fenômeno. Participaram 216 trabalhadores, ocupantes de funções diversas, como atividades de apoio administrativo, assistência à saúde, serviços gerais, de atendimento e recepção de pessoas, policiais militares, de vendas e professores. Possuíam idades entre 17 e 61 anos; 65% eram mulheres. Resultados das análises fatoriais revelaram dois fatores componentes da Escala de Percepção do Assédio Moral no Trabalho, mas apenas fator um compôs a Escala de Impacto Afetivo do Assédio Moral. Indicadores satisfatórios de consistência interna indicavam que todos os itens contribuíram para melhorar a fidedignidade das escalas. A estrutura encontrada diferiu da relatada na literatura e estes achados embasam a discussão dos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Morais, Rita, Cláudia Campos Andrade, Sónia Bernardes, and Cícero Roberto Pereira. "Escalas de Medida da Percepção da Qualidade do Ambiente Hospitalar - Um Estudo em Unidades de Dor." Psicologia: Teoria e Pesquisa 31, no. 3 (2015): 381–88. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015031906381388.

Full text
Abstract:
RESUMOEste estudo desenvolve e valida duas escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar: físico e sócio-funcional. Participaram 122 utilizadores de Unidades de Dor Portuguesas. Os resultados de Análises Fatoriais Confirmatórias atestam a validade fatorial da escala de percepção de qualidade do ambiente físico composta por cinco fatores: Conforto físico-espacial, Orientação, Tranquilidade, Vista e iluminação e Temperatura e qualidade do ar; e da escala de percepção de qualidade do ambiente sócio-funcional composta por dois fatores: Relações sociais e organizacionais e Privacidade. Sendo a qualidade do ambiente hospitalar um importante fator para o bem-estar, a demonstração da validade fatorial dessas escalas é útil para o estudo e promoção da qualidade de ambientes hospitalares saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dalmolin, Graziele de Lima, Taís Carpes Lanes, Roosi Eloiza Bolzan Zanon, Thaís Costa Schutz, and Katiane Sefrin Speroni. "Contexto de trabalho e Prazer-sofrimento na Atenção Primária à Saúde." Research, Society and Development 10, no. 2 (2021): e9610212331. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12331.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o risco de adoecimento relacionado ao contexto de trabalho e ao prazer e sofrimento no trabalho de enfermeiros e médicos da Atenção Primária à Saúde. Métodos: Estudo transversal realizado com 76 profissionais médicos e enfermeiros de 34 unidades da Atenção Primária à Saúde de um município do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados aconteceu de março a agosto de 2015, por meio da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e da Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e analítica. Resultados: Os enfermeiros e médicos avaliaram o contexto de trabalho como crítico em dois fatores: “Organização do trabalho” e “Condições de trabalho”. O fator “Relações socioprofissionais” foi avaliado como satisfatório, somente pelos médicos. No que diz respeito à vivência de prazer e sofrimento, os fatores “Realização profissional” e “Esgotamento profissional” foram avaliados como críticos e “Liberdade de expressão” foi considerado satisfatório, para ambas categorias. O fator “Falta de reconhecimento” foi satisfatório somente sob a percepção dos médicos. Entre os fatores das duas escalas, ocorreu correlação forte e significativa entre o fator “Organização do Trabalho” e “Esgotamento profissional” e entre “Relações socioprofissionais” e “Falta de reconhecimento”. Conclusão: O contexto de trabalho reflete risco moderado para o adoecimento destes profissionais, em que enfermeiros sinalizaram, com avaliações mais críticas que os médicos, para os fatores de cada uma das escalas, exceto para o fator “Liberdade de expressão”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Fator de escala a"

1

Arruda, Josiel Urbaninho. "Estabilização do fator de escala de giroscópios a fibra óptica." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1993. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1709.

Full text
Abstract:
A realização de giroscópios interferométricos a fibra óptica de alta performance necessita do emprego de técnicas de redução das instabilidades dos fatores de escala, a fim de manter o erro de medida abaixo da tolerância especificada. No presente trabalho, são estudadas as causas de instabilidade do fator de escala efetivo, e alguns métodos de redução do erro são apresentados. São implementados dois sistemas de estabilização do fator de escala, um baseado na medida direta e outro na medida indireta do espectro da fonte óptica, obtendo-se uma flutuação menor que 200 ppm, com deriva termica de +8,7 ppm/oC em ambos os casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LIMA, A. L. A. "Dualidade de Fator de Escala e Cosmologias Pre-Big-Bang." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/7385.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T21:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_11448_Tese final Andre Luiz Alves Lima - PPGFis.pdf: 4483830 bytes, checksum: 73c10ae115a7b4575ece1730f9f6e7de (MD5) Previous issue date: 2017-09-20<br>Esta tese é uma investigação de modelos cosmológicos duais sob uma inversão do fator de escala no tempo conforme, na gravitação de Einstein. A transformação de Dualidade do Fator de Escala no tempo conforme (DFE) atua como um mapa entre altas e baixas energias, e entre evoluções aceleradas e desaceleradas do universo. Utilizada enquanto um princípio de simetria, a DFE seleciona modelos com duas fases de aceleração, simétricos por reflexão ao redor do ponto em que aceleração é nula. Encontramos uma classe desses modelos, correspondente a um gás de Chaplygin modificado, que pode ser usada como ferramenta de discussão em diversos regimes fenomenológicos, e.g. uma fase inflacionária do tipo hilltop, ou um universo de quintessência. A DFE, na gravitação de Einstein, é análoga a uma dualidade bem conhecida da gravitação dilatônica, em que a inversão do fator de escala (no quadro de cordas) junto com uma transformação apropriada do dilaton fornecem uma simetria das equações gravidilatônicas para uma classe muito restrita de potenciais. Apesar de ser uma simetria das equações de Friedmann no quadro de Einstein, as soluções duais da DFE, para qualquer potencial, podem ser interpretadas no quadro de cordas, onde fornecem transformações relacionando grandes e pequenos valores do fator de escala. A dualidade gravidilatônica da origem ao chamado Cenário Prée-Big-Bang na cosmologia de cordas. De maneira similar, um universo dual pela DFE pode ser interpretado como estando antes da singularidade, na gravitação de Einstein. Concentramo-nos em analisar as cosmologias duais em que a fase pré-big-bang é um universo em expansão eterna (ao contrário dos modelos usuais de ricochete), e sua fase final, acelerada, faz o papel da inflação antes do big-bang do universo seguinte. Essa idéia é reminiscente da idéia de uma `Cosmologia Conforme Cíclica'. A transição através da singularidade requer uma identificação conforme; abordamos esse problema utilizando a correspondência dS/CFT e o grupo de renormalização holográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araujo, Leonardo Carneiro de. "Banco de filtros Wavelets com fator de escala maior que dois." Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLEPX.

Full text
Abstract:
The traditional wavelet analysis is equivalent to a filter bank, formed by a low-pass and a high-pass filter, in which the frequency resolution changes by one octave between two subsequent stages. In some applications, mainly in the one that inspired this work, i.e. modeling of the peripheral human auditory system, the frequency resolution of one octave is fairly poor (in human audition the frequency resolution is approximately of 1/3 of an octave) to attain a good representation of auditory phenomena. In the present work, it was chosen to particionate the subspaces using a scale factor greater then two and more than one wavelet, so that it is possible to achieve a better frequency resolution for certain bands. This change in the scale factor leads to the need to design new wavelets suited to the scale factor in use. In order to achieve this objective, a generalization of the wavelet construction proposed by Ingrid Daubechies, adapted to the situation in which the scale factor is not two anymore, is carried out. The results achieved show how to design the scale function and determine a property that the filter bank coefficients must satisfy in order to obtain a perfect reconstruction analysis filter bank. It is shown analytically and numerically that certain results achieved are indeed solutions. Nevertheless, it is still necessary to determine how to design the wavelet functions satisfying the imposed restriction and using the scale function desired.<br>A análise wavelet tradicional consiste em um processo equivalente a um banco de dois filtros, um passa-altas e outro passa baixas, no qual a resolução em frequência sofre uma mudança de escala de uma oitava entre dois estagios subsequentes. Em algumas aplicações, sobretudo naquela que inspirou este trabalho, i.e. a modelagem da audição humana periférica, a resolução em frequencia de uma oitava é demasiadamente pobre (na audição humana a resolução em frequencia é de aproximadamente 1/3 de oitava) para que se tenha uma boa representação do fenômeno. Adotou-se neste trabalho o particionamento dos subespaços utilizando-se um fator de escala maior que dois e mais de uma wavelet, sendo assim possível obter uma melhor resolução em algumas faixas de frequências. Esta mudança no fator de escala acarreta a necessidade de projetar-se novamente wavelets adequadas ao fator de escala em questão. Desenvolve-se então uma generalização da construção das wavelets de Daubechies, adaptando-as ao caso em que há um fator de escala inteiro maior do que dois. Os resultados obtidos mostram a construção da função escala e a determinação de uma propriedade que os coeficientes do banco devem satisfazer. Mostra-se analitica e numericamente, que alguns resultados obtidos são, de fato, soluções. Porém resta determinar uma maneira de projetar as funções wavelets satisfazendo a restrição imposta e conhecendo-se a função escala desejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mayer, Flávio Dias. "PRODUÇÃO DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL EM PEQUENA ESCALA: DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DE DESTILAÇÃO APROPRIADA." Universidade Federal de Santa Maria, 2010. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7946.

Full text
Abstract:
The small scale fuel ethanol production faces serious problems of inefficiency inherent to the process. The yield increase in distillation step presents a promising way to guarantee technical and economical feasibility to microdistilleries. As the general objective, it is proposed a different still, a hybrid miscellaneous of plates and packing, in stripping and rectifying sections respectively, and as a specific objective, to explore the best technical features of each tower internals. The studied prototype consists of one glass constructed continuous operation bench still, divided in 3 modules of 190cm effective height and a 4cm internal diameter; two modules filled with Raschig rings and one module as vigreux type. Tests were performed under total reflux, and later in continuous operation. In total reflux, the number of transfer units and the height of transfer unit were determined, referred to liquid and gas phases. The obtained values were approximately and respectively: 11,6 and 10,3; and 0,1847cm and 0,1632cm. The theoretical stages number was determined using four different methods that allowed evaluate the height equivalent to a theoretical plate. Standing out is the method proposed by Katayama, whose values were closer to the number and height transfer unit, 9,18 and 0,1733m respectively. Subsequently, seven experiments were performed (A, B, C, D, E, F and G) in continuous operation, differ only on their variable rate of vaporization, in order to assess their influence in the still operating performance (minimal distillated ethanol concentration - 83,04% mol, and maximum bottom ethanol concentration 0,196% mol, operational capacity and energetic factor). Therefore experiment C showed the lowest reflux ratio (2,293)and the highest energy factor (1,342), besides complying the concentration limits for the distillate (83,14% mol) and bottom product (0,16% mol). By comparing the experiments of higher (A 84,24% mol) and lower (E 82,82% mol) distillate concentration was concluded that, in order to obtain a small gain in distillate concentration (1,71%), it was necessary an increase of 226,07% in the A reflux ratio compared to E experiment, resulting in an increase of 51,38% in specific energy consumption. Thereby the A energetic factor experiment was approximately 50% smaller. It can be stated that these results prove the technical feasibility of proposed miscellaneous still, with wide application in microdistillaries.<br>A produção de álcool combustível em pequena escala, até 25L.h-1, enfrenta sérios problemas relativos à ineficiência inerentes a seus processos. O aumento de rendimento na etapa de destilação apresenta-se como uma maneira promissora de viabilizar técnica e economicamente as microdestilarias. Sendo esse o objetivo geral, propõe-se um destilador diferenciado, um misto composto de pratos e recheios, respectivamente nas seções de esgotamento e retificação, e como objetivo especifico, aproveitar as melhores características de cada um desses internos de torre. O protótipo estudado consiste de um destilador de bancada, construído em vidro, em regime de operação contínuo e dividido em três módulos, com altura efetiva total de 190 cm e diâmetro interno de 4cm; dois módulos preenchidos com anéis de Raschig e um módulo do tipo vigreux. Foram realizados testes em refluxo total e, posteriormente, em regime contínuo. Em refluxo total determinou-se o número de unidades de transferência e a altura da unidade de transferência, referidas às fases líquida e gasosa. Os valores obtidos foram aproximada e respectivamente: 11,6 e 10,3; e 0,1847 cm e 0,1632 cm. O número de estágios teóricos foi determinado utilizando-se quatro diferentes métodos, que permitiram avaliar a altura equivalente ao prato teórico. Destaca-se o método proposto por Katayama, cujos valores obtidos se aproximaram mais do número e altura das unidades de transferência, 9,18 e 0,1733m, respectivamente. Posteriormente foram executados sete experimentos (A, B, C, D, E, F e G), em regime contínuo, diferenciados entre si pela variação na taxa de evaporação, de maneira a permitir avaliar sua influência no desempenho operacional do destilador (concentração de etanol no destilado (mínimo igual a 83,04% mol) e no produto de fundo (máximo igual a 0,196% mol), capacidade operacional e fator energético). Assim, o experimento C apresentou a menor razão de refluxo (2,293) e o maior fator energético (1,342), além de respeitar os limites de concentração para o destilado (83,14% mol) e para o produto de fundo (0,16% mol). Através da comparação entre os experimentos de maior (A 84,24% mol) e menor (E 82,82% mol) concentração do destilado foi possível verificar que, a fim de obter-se um pequeno ganho na concentração do destilado (1,71%), foi necessário um aumento de 226,07% na razão de refluxo de A em relação a E, resultando em um aumento no consumo específico de energia de 51,38%. Assim, o fator energético foi aproximadamente 50% menor para o experimento A. Pode-se afirmar que esses resultados comprovam a viabilidade técnica da proposta desse sistema misto de destilação, com grande aplicabilidade nas microdestilarias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Samara Martins do. "Spatial Star Shema Benchmark – um benchmark para data warehouse geográfico." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12421.

Full text
Abstract:
Submitted by Luiz Felipe Barbosa (luiz.fbabreu2@ufpe.br) on 2015-03-12T15:00:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação Samara Nascimento.pdf: 9257843 bytes, checksum: 902eb4bdc806735989a42837a7f7bbe3 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Daniella Sodre (daniella.sodre@ufpe.br) on 2015-03-13T13:15:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação Samara Nascimento.pdf: 9257843 bytes, checksum: 902eb4bdc806735989a42837a7f7bbe3 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-03-13T13:15:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação Samara Nascimento.pdf: 9257843 bytes, checksum: 902eb4bdc806735989a42837a7f7bbe3 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25<br>CNPQ<br>A técnica experimental de avaliação de desempenho utilizada em aplicações e sistemas de bancos de dados é composta principalmente da técnica de benchmark, que consiste em um conjunto de testes experimentais previamente definidos e posteriormente executados para obtenção de resultados de desempenho. Data Warehouses Geográficos (DWG) permitem o armazenamento de geometrias dos objetos que representam localizações na superfície terrestre e possibilitam o processamento de consultas analíticas e multidimensionais. Os benchmarks TPC-D, TPC-H e SSB são utilizados para avaliar o desempenho de Data Warehouses Convencionais. O benchmark Spadawan é utilizado para avaliar o desempenho de Data Warehouses Geográficos. Contudo, os benchmarks anteriores não conseguem ser considerados abrangentes, devido a sua limitada carga de trabalho. Desta forma, nesta dissertação, propomos um novo benchmark, chamado Spatial Star Schema Benchmark, ou Spatial SSB, projetado especialmente para realizar a avaliação de desempenho de consultas em ambientes de DWG. As principais contribuições do Spatial SSB estão concentradas em três pontos. Primeiro, o Spatial SSB utiliza três tipos de dados geométricos (i.e. pontos, linhas e polígonos), propostos em um esquema híbrido. Além disto, garante o controle da seletividade, que indica o número de linhas retornadas na tabela de fatos para cada consulta espacial pertencente à carga de trabalho deste benchmark. Segundo, o Spatial SSB controla a geração e distribuição dos dados no extent, assim como a variação do volume de dados, tanto aumentando a complexidade dos objetos espaciais, quanto aumentando o número de objetos espaciais, pelo aumento do fator de escala. Terceiro, o Spatial SSB obtém o número de objetos intersectados por janelas de consultas definidas de forma ad hoc, que sobrepõem uma porcentagem do extent definida pelo usuário. Os resultados experimentais mostraram que estas características degradam significativamente o desempenho de consultas sobre DWG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Marco Aurélio Guimarães. "A prática social dos gestores como fator de sucesso da escola." Universidade Católica de Santos, 2010. http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/177.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-02-04T21:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marco aurelio.pdf: 4148102 bytes, checksum: 4fa26fc3f94d586624f56fe7f2f18587 (MD5) Previous issue date: 2010-06-18<br>A gestão escolar tem sido abordada em parte das pesquisas e das produções acadêmicas, como um desdobramento das políticas públicas implantadas a partir dos princípios neoliberais. Suas bases advem das teorias da administração clássica da sociedade capitalista. No entanto, ainda são poucos os trabalhos sobre a construção da prática social do gestor escolar, compreendidas com o processo de tomada de decisões, enquanto mediador dos conflitos entre os aspectos legais e a realidade, tão controversa da instituição escolar. A partir da flexibilização do sistema produtivo e do aumento da pressão popular dos movimentos sociais na década de 1980, foram incorporados à gestão, através dos dispositivos legais, demandas antigas que, institucionalizaram os processos democráticos em nossa sociedade e, por conseguinte, na gestão escolar. No entanto, a institucionalização não promove práticas democráticas por si mesmas, sendo necessárias novas posturas por parte desses gestores. Devido à compreensão de grande parte dos envolvidos nos processos escolares, apontada pelo senso comum, os gestores de escola têm sido vistos como meros cumpridores de determinações legais emanadas pelos sistemas de ensino, fato esse, que lhes imprime uma imagem descompromissada e insensível em relação aos interesses da comunidade. Nesse sentido, através de uma abordagem etnográfica, o trabalho apresenta a análise do emaranhado polifônico das vozes de três gestoras de escolas públicas das regiões portuária e retroportuária da cidade de Santos (SP). Mediante a escuta sensível, o trabalho buscou captar as representações dessas gestoras sobre sua atuação. Através da análise dessas múltiplas vozes, desvela-se o confronto dessas visões com as percepções dos demais segmentos escolares e da comunidade local, de modo a evidenciar a existência de práticas sociais capazes de promover a democratização dos conhecimentos historicamente construídos, convergindo, dessa forma, para a flexibilização dos tempos e espaços escolares, o que resulta no sucesso da escola. No balizamento teórico do trabalho foram analisadas obras de Paro (1997; 2006; 2007), Silva Jr.(1990), Ferreira (2001; 2006; 2006), Sander (2005), Lück (2006; 2007), Lima (2003), Barroso in Ferreira (2006); Fazenda (2000), Ezpeleta e Rockwell (1999), Frigotto in Gentili (1994), Frigotto in Ciavatta (2001), Kuenzer (2001, 2007), Heloani (2007), Werle (2008), Bruno in Oliveira (1997) Löwy (2000). Os resultados obtidos demonstram a resignificação do perfil dos gestores, mais diretivos, cuja prática social desvela significativos indicadores do sucesso escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lanzoni, Sônia Lopes [UNESP]. "Clima organizacional: fator de prevenção à violência escolar." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/101560.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-12-14Bitstream added on 2014-06-13T19:41:28Z : No. of bitstreams: 1 lanzoni_sl_dr_arafcl.pdf: 1194509 bytes, checksum: 55ce42b04bc301251466422a0d34b64c (MD5)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>Cada escola se caracteriza por desenvolver uma personalidade própria, que influencia o comportamento dos que ali trabalham e estudam o que é considerado como clima da organização. O clima da escola tem múltiplas causas, e seus componentes estão interligados. É percebido simultaneamente de forma consciente e inconsciente. A análise de seus efeitos, que também são múltiplos, é fundadora de novas políticas ou estratégias de mudança e interessam diretamente aos gestores escolares. Este estudo de duas escolas, uma no interior do Estado de São Paulo, Brasil e uma na Comunidade de Madrid, Espanha ressalta as relações existentes entre clima organizacional da escola e a violência escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de dois casos. O foco central é a percepção que professores e alunos, nos dois países, têm sobre dois aspectos do cotidiano escolar: clima organizacional e violência na escola. Este estudo reveste-se de importância por ser inédito no Brasil, salvo melhor juízo, ao relacionar clima organizacional e violência escolar. Embora diferentes em muitos aspectos, as duas escolas pesquisadas se assemelham no tocante à existência dos atos de incivilidade no seu cotidiano e a preocupação em preveni-los ou minorá-los. O estudo apresenta as estratégias e ações que ambas utilizam para lidar com os conflitos, questão central para análise do clima das mesmas. O estudo utiliza a literatura atual sobre os dois temas, a observação do cotidiano das escolas e sua documentação, respostas aos questionários, e as entrevistas realizadas com diversos atores escolares.<br>Each school is characterized by developing its own personality, which influences the behavior of those who work and study there what is considered climate of the organization. The climate of the school has multiple causes, and their components are interlinked. It is perceived both consciously and unconsciously. The analysis of their effects, which are also multiple, is the founder of new policies or strategies for change and interest directly to the school management. This study of two schools, one in the State of Sao Paulo, Brazil and one in Madrid, Spain highlights the relationship between organizational climate of schools and school violence. This is a qualitative research study of two cases. The central focus is the perception that teachers and students in both countries have about two aspects of school life: organizational climate and school violence. This study is of importance because it is unprecedented in Brazil, except better judgment, to relate organizational climate and school violence. Although different in many respects, the two schools studied are similar with regard to the existence of acts of incivility in their daily life and concern to prevent them or to mitigate them. The study presents the strategies and actions that both schools use to deal with conflict, a central issue to the analysis of the climate. The study uses the literature on the two subjects, the observation of everyday life of schools and its documentation, answers to questionnaires and interviews with various school actors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lanzoni, Sônia Lopes. "Clima organizacional : fator de prevenção à violência escolar /." Araraquara : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/101560.

Full text
Abstract:
Orientador: Joyce Mary Adam de Paula e Silva<br>Banca: Leila Maria Ferreira Salles<br>Banca: Joaquim Gonçalves Barbosa<br>Banca: Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha<br>Banca: Lucia Cavalcante de Albuquerque Willians<br>Resumo: Cada escola se caracteriza por desenvolver uma personalidade própria, que influencia o comportamento dos que ali trabalham e estudam o que é considerado como clima da organização. O clima da escola tem múltiplas causas, e seus componentes estão interligados. É percebido simultaneamente de forma consciente e inconsciente. A análise de seus efeitos, que também são múltiplos, é fundadora de novas políticas ou estratégias de mudança e interessam diretamente aos gestores escolares. Este estudo de duas escolas, uma no interior do Estado de São Paulo, Brasil e uma na Comunidade de Madrid, Espanha ressalta as relações existentes entre clima organizacional da escola e a violência escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de dois casos. O foco central é a percepção que professores e alunos, nos dois países, têm sobre dois aspectos do cotidiano escolar: clima organizacional e violência na escola. Este estudo reveste-se de importância por ser inédito no Brasil, salvo melhor juízo, ao relacionar clima organizacional e violência escolar. Embora diferentes em muitos aspectos, as duas escolas pesquisadas se assemelham no tocante à existência dos atos de incivilidade no seu cotidiano e a preocupação em preveni-los ou minorá-los. O estudo apresenta as estratégias e ações que ambas utilizam para lidar com os conflitos, questão central para análise do clima das mesmas. O estudo utiliza a literatura atual sobre os dois temas, a observação do cotidiano das escolas e sua documentação, respostas aos questionários, e as entrevistas realizadas com diversos atores escolares.<br>Abstract: Each school is characterized by developing its own personality, which influences the behavior of those who work and study there what is considered climate of the organization. The climate of the school has multiple causes, and their components are interlinked. It is perceived both consciously and unconsciously. The analysis of their effects, which are also multiple, is the founder of new policies or strategies for change and interest directly to the school management. This study of two schools, one in the State of Sao Paulo, Brazil and one in Madrid, Spain highlights the relationship between organizational climate of schools and school violence. This is a qualitative research study of two cases. The central focus is the perception that teachers and students in both countries have about two aspects of school life: organizational climate and school violence. This study is of importance because it is unprecedented in Brazil, except better judgment, to relate organizational climate and school violence. Although different in many respects, the two schools studied are similar with regard to the existence of acts of incivility in their daily life and concern to prevent them or to mitigate them. The study presents the strategies and actions that both schools use to deal with conflict, a central issue to the analysis of the climate. The study uses the literature on the two subjects, the observation of everyday life of schools and its documentation, answers to questionnaires and interviews with various school actors.<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bomfim, Flavia Maia. "A literatura na escola: um direito, uma necessidade e um fator de humanização." Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/3774.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabiano Vassallo (fabianovassallo2127@gmail.com) on 2017-05-04T18:04:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO - FLAVIA MAIA BOMFIM.pdf: 712904 bytes, checksum: b4cf7e61ba839f0e1d885ead24073a43 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-06-01T17:42:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO - FLAVIA MAIA BOMFIM.pdf: 712904 bytes, checksum: b4cf7e61ba839f0e1d885ead24073a43 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-06-01T17:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO - FLAVIA MAIA BOMFIM.pdf: 712904 bytes, checksum: b4cf7e61ba839f0e1d885ead24073a43 (MD5)<br>Colégio Santa Mônica, Unidade São Gonçalo, RJ<br>O presente trabalho se propõe a refletir sobre o lugar da Literatura, principalmente na escola. Percebe-se que o papel que a Literatura ocupa tem-se mostrado inconstante no decorrer dos últimos quarenta anos. A partir da análise de leis e regimentos curriculares que norteiam a área de Língua Portuguesa (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias) no Brasil, nota-se que a instabilidade decorre de vários fatores, mas a Literatura se estabelece como um direito instituído e comprovado através de leis. Trazendo para o diálogo autores que já fizeram seus estudos partirem da premissa de que a Literatura é um direito, como Antonio Candido, Mario Vargas Llosa, Tzvetan Todorov, Alfredo Bosi, Jean Paul Sartre, Alberto Manguel, Marisa Lajolo e Regina Zilberman, entre outros, propomo-nos a debruçar-nos sobre outra especificidade inegável dessa manifestação artística: ela é uma necessidade. A Literatura, segundo Antonio Candido em seu artigo “O direito à Literatura”, é um instrumento de humanização e, segundo Mario Vargas Llosa, é ela que organiza o caos do mundo na sua própria ordenação que nos faz melhor entendedores deste mesmo mundo e de nós mesmos. Além do prazer contido na fruição e contemplação estética, a Literatura propicia o algo mais que nos faz entrar em contato com o humano que, mais do que nunca, vem-se perdendo nos novos tempos de mecanização e automatismo. O estudo feito aqui levanta algumas questões como, por exemplo, se os novos suportes, afinal, favorecem ou não a aproximação da leitura literária e também analisa o que a nova textualidade pode reiterar ou eliminar nesse processo. Muitos são os mitos que rondam a Literatura a partir do advento da tecnologia gráfica virtual. Contudo, ela há de permanecer e por razões que vão além do fato de ser um direito e uma necessidade. A Literatura serve a todas as áreas e aí entra o papel balizador da escola como a mediadora entre a obra e o leitor em potencial. Tal arte possui o poder humanizador o qual não pode ser sonegado na vida e, por isso mesmo, na escola. As questões apresentadas nos fazem refletir a situação do leitor contemporâneo diante das novas tecnologias e da Literatura como direito, necessidade e valor perene<br>This paper aims to reflect on the place of literature mainly at school. It is noticed that the role that literature occupies these days has shown inconsistent over the last forty years. From the analysis of laws and curriculum regulations that guide the curricula of Portuguese area (language, codes and its technologies) in Brazil, there is the instability due to several factors, but the literature is established as a duty imposed and proven through laws. Bringing the authors dialogue that have done their studies starting from the premise that literature is a right, such as Antonio Candido, Mario Vargas Llosa, Tzvetan Todorov, Alfredo Bosi, Jean Paul Sartre, Alberto Manguel, Marisa Lajolo and Regina Zilberman, among others , we propose to focus on another undeniable specificity of artistic expression: it is a necessity. Literature, according to Antonio Candido in his article "The right to Literature" is a humanizing instrument and, according to Mario Vargas Llosa, it is organizing the chaos of the world in its own sort that makes us better experts of the same world and ourselves. Besides the pleasure contained in the enjoyment and aesthetic contemplation, literature provides something else that makes us get in touch with the human that, more than ever, comes up missing in the new mechanization and automation of times. The study here raises some questions about, for example, if the new media, after all, favor or not the approach of literary reading and also examines what the new textuality can reiterate or eliminate this process. There are many myths that surround the Literature from the advent of virtual graphics technology. However, there remain and for reasons that go beyond the fact that it is a right and a necessity. Literature serves all areas and that is where the guide role of the school as a mediator between the work and the potential reader. Such art has the humanizing power which can not be withheld in life and, therefore, at school. They are questions that make us reflect the situation of the contemporary reader on new technologies and Literature as a right, and need permanent value
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Ricardo Barbosa do. "Modelos cosmol?gicos com velocidade da luz vari?vel." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16639.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:15:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RicardoBN_DISSERT.pdf: 4306409 bytes, checksum: 760c02ac0d6cd9d817e1bcef8beec6cb (MD5) Previous issue date: 2003-10-20<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico<br>Modelos que consideram varia??es nas constantes fundamentais t?m sido investigados desde o trabalho pioneiro de Dirac. Propostas de varia??o na constante gravitacional G e na carga el?trica s?o um exemplo. Recentemente, testes de alta precis?o t?m indicado a possibilidade de uma varia??o espa?o temporal na constante de estrutura fina para diferentes ?pocas no passado do nosso universo. Tal fato tem motivado alguns pesquisadores a considerar novos modelos com varia??o de constantes fundamentais. Alguns destes modelos sup?em que a velocidade da luz no v?cuo pode variar com o tempo (modelos VSL). Usando o modelo VSL, n?s investigamos uma nova maneira de solucionar alguns dos problemas do modelo cosmol?gico padr?o, diferente daquela usada na teoria padr?o do universo inflacion?rio. Alguns trabalhos mostram que para resolver os problemas da planura, da quase-planura, do horizonte, da constante cosmol?gica e da quase constante cosmol?gica ? necess?rio que c decres?a com o tempo c?smico. Al?m disso, a varia??o de c ? compat?vel com as evidencias observacionais que indicam que a constante de estrutura fina foi menor no passado e, portanto, deve est? crescendo com o tempo. Recentemente, Barrow considerou que c poderia variar obedecendo uma lei de pot?ncia do fator de escala na forma c &#945; a. N?s propomos um modelo no qual uma varia??o alternativa para c na forma c &#945; Hu ? considerada e comparamos os nossos resultados com os obtidos por Barrow. No nosso modelo, encontramos os valores de u que resolvem alguns dos problemas do modelo padr?o e tamb?m analisamos a termodin?mica dos modelos VSL. Esta an?lise nos mostra que a conserva??o da energia e a segunda lei da termodin?mica s?o satisfeitas nestes modelos desde que tenhamos v?nculos sobre par?metro de densidade da mat?ria. &#937;m. Al?m disso, encontramos express?es para a taxa de inscri??o e o n?mero total de part?culas nestes modelos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Fator de escala a"

1

Romero, Alejandro Moreno. Escala circular. Ateneo Jovellanos de Gijón, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Romero, Alejandro Moreno. Escala circular. Ateneo Jovellanos de Gijón, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Parra, David. Escala d'incendis. Proa, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Falconi, José. Escala roja. Centro Toluqueño de Escritores, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Milanés, Modesto. Escala crítica. Letras Cubanas, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Uzqueda, Juan Araos. Escala real. Centro Simón I. Patiño, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ubidia, Abdón. La escala humana. Editorial Conejo, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bermejo, Antonio. Escala de vidre. Pagès Editors, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barañano Letamendía, Kosme María de, 1952- and Palacio Revillagigedo (Art Center : Gijón, Spain), eds. Chillada: Escala humana. Caja de Ahorros de Asturias, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aguilar, Sergi. Escala y estancias. Edicions Universitat de Barcelona, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Fator de escala a"

1

Oliveira, R. J. F., and P. J. Abatti. "Método para Avaliar o Fator de Qualidade de Unidades Biotelemétricas Ressonantes." In IV Latin American Congress on Biomedical Engineering 2007, Bioengineering Solutions for Latin America Health. Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74471-9_121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santana, Fabiana Lopes, and Gilberto Venâncio Luiz. "Fatores determinantes da escolha de escola particular pelos pais." In Administração Contemporânea 2. Editora Zh4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh420212-3-p-90-104.

Full text
Abstract:
Com o aumento da concorrência no setor educacional, compreender as exigências e necessidades dos clientes passou a ser uma condição essencial de se estabelecer no mercado, cada vez mais exigente e competitivo. As instituições de ensino privado estão percebendo a importância de trabalharem com o marketing, utilizando de seus instrumentos para a conquista e permanência dos alunos. Neste contexto, ressaltam-se os pais, que passam por todo um processo de escolha, até determinarem o melhor estabelecimento escolar para seus filhos. O presente trabalho tem por objetivo identificar quais os fatores que influenciam os pais no processo de tomada de decisão na escolha da escola particular para seus filhos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de caráter quantitativo. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória com rotação ortogonal Varimax através do programa estatístico SPSS®. Constatou-se quatro fatores que motivam a escolha de uma escola particular, que foram denominados da seguinte maneira: Fator 1 – “Qualidade de Ensino”; Fator 2 – “Oferta”, Fator 3 – “Valores” e Fator 4 – “Estrutura de Funcionamento”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Valéria França de, Souza, Oliveira Nandara Gabriela Mendonça, Ferreira Rafael Henrique de Almeida, Oliveira Alyne Alves Nunes, and Ascheri José Luís Ramirez. "PERFIL SENSORIAL E AVALIAÇÃO FÍSICA DE COOKIES COM FARINHA MISTA EXTRUDADA DE CASCAS E ALBEDO DE MARACUJÁ E ARROZ." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.518-535.

Full text
Abstract:
Os co-produtos (cascas e albedo) de maracujá é um resíduo que pode ser aproveitado na forma de farinha. O arroz apresenta característica de hipoalergenicidade, com flavor suave e isento de glúten. Este trabalho teve como objetivo desenvolver formulações de biscoitos tipo cookie sem glúten contendo uma farinha mista extrudada de cascas e albedo de maracujá(Passiflora edulis flavicarpa Degener) e arroz (Oryza sativa L.) e avaliação física. Para os cookies avaliou-se a aceitabilidade sensorial e avaliação física. A análise sensorial do cookies foi realizada com 100 julgadores não treinados, utilizando uma escala hedônica de 9 pontos, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para determinar a avaliação física do cookies foi realizado valores médios da massa, volume aparente, volume específico, diâmetro, espessura e fator de expansão. Os resultados obtidos mostram que das três formulações (Fb8, Fb12 e Fb13) desenvolvidas, duas (Fb8 e Fb13) obtiveram aceitação por parte dos julgadores. Os resultados da avaliação física indicaram que o diâmetro e o fator de expansão obtiveram os maiores valores. Portanto, concluí-se que o uso de co-produtos (cascas e albedo de maracujá) na fabricação de farinha para cookies pode ser uma alternativa viável para o consumo por portadores de doença celíaca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Amanda Tayara Ribeiro da, Patrícia Almeida Sacramento, and André Aguiar Battistelli. "UTILIZAÇÃO DE FUNGOS O TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS: UMA REVISÃO NARRATIVA." In AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060707.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil se destaca por seu desempenho econômico, devido a sua capacidade de produção e geração de empregos. Com a expansão de suas atividades, amplia-se o uso de matéria-prima e água, gerando grandes quantidades de resíduos sólidos e efluentes líquidos em toda sua rede de produção, sendo um fator de grande importância no que diz respeito à contaminação ambiental. Os efluentes resultantes da etapa de tingimento são mais problemáticos devido à elevada carga de compostos químicos dos corantes. Nesse viés, processos físicos e químicos são alternativas para o tratamento destes efluentes, porém tratamentos biológicos vêm se destacando por ser um processo natural, em que não há necessidade de adição de substâncias químicas no processo. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo realizar uma discussão acerca da utilização de fungos para o tratamento de efluentes têxteis, com ênfase no potencial de biodegradação enzimática de corantes, nas condições operacionais utilizadas durante o tratamento e em sua aplicabilidade prática. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica do tipo narrativa com foco no objeto de estudo. A partir do levantamento realizado, constatou-se que a utilização de fungos para o tratamento de efluentes têxteis apresenta elevada potencialidade, principalmente devido a sua capacidade de biodegradação enzimática de corantes, aliada ao processo de adsorção. Já com relação às condições operacionais utilizadas, a concentração de fungos (ou substrato) é o fator de maior influência. Estudos mais aprofundados devem ser realizados a fim de determinar as condições ótimas do processo, podendo viabilizar a sua aplicabilidade em larga escala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Yngrid D’ Lanuse da Silva, and Daniela Sacramento Zanini. "IDEAÇÃO E TENTATIVA DE SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES: MAUS-TRATOS E APOIO SOCIAL." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.150-157.

Full text
Abstract:
O comportamento suicida é um tipo de violência autoinfligida e inclui pensamentos, tentativas e o suicídio propriamente dito. Por ser um fenômeno crescente na população adolescente, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas preventivas. Para isso o estudo dos fatores de risco e de proteção são de suma importância. Objetivo: Avaliar o papel dos maus-tratos como fator de risco e do apoio social como fator de proteção ao suicídio entre adolescentes. Método: Estudo quantitativo, cuja amostra foi composta de 173 adolescentes de ambos os sexos (11 a 18 anos de idade) de duas escolas da rede estadual de Goiânia-Go. Foi aplicado no segundo semestre de 2017, com os adolescentes cujos autorizações (TCLES) haviam sido assinadas, o Questionário de Vitimização Juvenil – JVQ, a Escala de Apoio Social e as subescalas do Youth Self-Report que avaliam ideação e tentativa de suicídio entre adolescentes. Os dados foram tabulados e analisados por meio do pacote estatístico SPSS para Windows, versão 20.0, depois discutidos à luz de teorias pertinentes. Resultado: As pontuações médias (e desvio padrão) para cada uma das variáveis estudadas foram: 1,35 (DP= 1,22 ) para maus-tratos no último ano; 1,01 (DP= 1,19) para maus-tratos ao longo da vida; 66,4 (DP= 27) para apoio social; 0,31 (DP= 0,64) para ideação suicida; e 0,17 (DP= 0,46) para tentativa de suicídio. A correlação de Pearson mostra uma relação moderada, positiva e significativa (p= 0,00) entre ser vítima de maus-tratos ao longo da vida e apresentar ideação (r=+0,337) e tentativa de suicídio (r= +0,351) na adolescência. Em relação a associação entre maus-tratos no último ano e comportamentos suicidas, e ao apoio social e comportamentos suicidas, não houve correlação estatisticamente significativa. Conclusão: Na amostra pesquisada, quando se é vítima de maus-tratos ao longo da vida, maiores são a ideação e tentativa de suicídio, ao passo que maus-tratos no último não está associado com o suicídio (ideação e tentativa). Entre apoio social e suicídio, embora observa-se correlação negativa, indicando que quanto maior o apoio social menor é a ideação e tentativa de suicídio os índices não foram estatisticamente significativos. Estudos futuros com amostras maiores poderiam auxiliar a esclarecer tais achados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SOARES GUIDA, ANA. "ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FATOR MOTIVACIONAL E INDUTOR AO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE: APROXIMAÇÃO PRÁTICA ENTRE A CIÊNCIA DOS CIENTISTAS E A CIÊNCIA DAS ESCOLAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.113.

Full text
Abstract:
ESSE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DE UM PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO É CONSEGUIR IR ALÉM DE UM ENSINO CONTEUDISTA PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDES NOS JOVENS POR MEIO DO ENSINO INVESTIGATIVO. COMO PROPORCIONAR OPORTUNIDADE DENTRO DA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA ONDE O EDUCANDO POSSA TER PROTAGONISMO E, A PARTIR DE SUA CURIOSIDADE, BUSCAR RESOLVER DÚVIDAS POR MEIO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS? INSPIRADA PELA EXPERIÊNCIA DO PROJETO UFMG &amp; ESCOLAS DECIDIMOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE EXECUTARMOS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA ESCOLA ONDE LECIONO. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DESSA METODOLOGIA INVESTIGATIVA ERA NOSSO OBJETIVO OBSERVAR SE ALUNOS APRESENTARIAM AUTONOMIA E CRITICIDADE DIANTE DO TEMA CENTRAL QUE FOI PROSPOSTO: “O QUE HÁ DE BIOQUÍMICA NA COZINHA”, A PARTIR DO QUAL OS ALUNOS REALIZARAM DIVERSAS ATIVIDADES – INCLUIDO, PRINCIPALMENTE, EXPERIMENTOS PLANEJADOS E DESENVOLVIDOS POR ELES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ROYER, A., and G. C. ROYER. "A UNIVERSIDADE COMO UM FATOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DA UNIOESTE, CAMPUS DE CASCAVEL." In História da Escola Pública no Oeste do Paraná. Navegando Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-77-2-0-f.78-90.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Celestino, Carolina Censi, Dalila Cristina Gomes, and Patrícia Almeida Sacramento. "ANÁLISE DE CONSUMO CONSCIENTE DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE IVATUBA-PR." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meio Ambiente - Vol. I. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060806.

Full text
Abstract:
Após a Revolução Industrial os modos de produção e consumo se modificaram, a procura por satisfação pessoal das pessoas levou a um consumismo extremo, resultando em diversos impactos negativos ao planeta. Deste modo, o consumo consciente surge como uma proposta de resgate da população em relação ao consumismo. Este estudo teve como objetivo analisar o consumo consciente dos habitantes do município de Ivatuba-PR e identificar se a renda familiar da população tem influência no nível de consumo consciente. Para isso, aplicou-se um formulário com 25 perguntas baseadas na proposição de uma escala de consumo sustentável. Este questionário foi respondido por 260 habitantes do município. Para um melhor entendimento dos resultados as questões foram divididas em seis grupos: Consumo de produtos sustentáveis, separação de resíduos sólidos, reutilização de materiais, hábitos sustentáveis, pensamento crítico e perspectiva de mudança, analisados de acordo com a renda da população (até um salário-mínimo; 1 a 3 salários-mínimos; 3 a 5 e superior a 5). Os resultados mostraram que apenas a categoria com perguntas relacionadas ao consumo de produtos sustentáveis obteve respostas negativas em relação ao consumo consciente. De modo geral a população entrevistada apresentou um bom nível de consumo consciente, mas que pode ser melhorado com a disseminação de informações sobre o assunto. Neste trabalho também foi constatado que no município de Ivatuba a renda familiar não foi um fator de influência no nível de consumo consciente da população, destacando nesse caso que a condição financeira familiar não interferiu nas práticas de consumo consciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martinez, Victor Matheus Lopes. "EDUCAÇÃO POSTURAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UM FATOR ESSENCIAL NOS TEMPOS ATUAIS." In Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dec139.1120-10.

Full text
Abstract:
Este artigo trata sobre a importância da avaliação e principalmente da educação quanto a postura em crianças e jovens. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho narrativo sobre o tema. O estudo em questão teve como objetivo geral identificar e apresentar os métodos de avaliação postural e a importância de se avaliar constantemente os jovens, além de informar a comunidade quanto ao problema postural dos maus hábitos nas AVDs. Conclui-se então que devem ser feitas avaliações posturais na comunidade esportiva e, principalmente escolar de forma periódica afim de identificar no começo esses desnivelamentos posturais para que se possa corrigi-los o quanto antes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

KARINY SALDANHA DE OLIVEIRA, SANDRA. "O PROFESSOR DE BIOLOGIA: PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS IMIGRANTES EM SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA/ RR." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.397.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA QUE ATENDEM ALUNOS IMIGRANTES EM SEIS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR. A PESQUISA DE CAMPO ACONTECEU INICIALMENTE NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO- SEED, PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE AS ESCOLAS COM ALUNOS IMIGRANTES MATRICULADOS, A PARTIR DESTA INFORMAÇÃO FORAM SELECIONADAS SEIS ESCOLAS. PARTICIPARAM DA PESQUISA DOZE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO. OS PROFESSORES RELATAM QUE OS ALUNOS NÃO TÊM CONHECIMENTO BÁSICO DA DISCIPLINA E RESSALTAM A FALTA DE NIVELAMENTO DESTES ALUNOS IMIGRANTES QUE ESTÃO NO ENSINO MÉDIO. NA REALIDADE DAS ESCOLAS PESQUISADAS OS ALUNOS IMIGRANTES SÃO EM SUA MAIORIA VENEZUELANOS E O ESPANHOL É SUA LÍNGUA MATERNA, PERCEBEU-SE QUE A LÍNGUA FALADA POR ESTES IMIGRANTES NÃO É FATOR DE GRANDES DIFICULDADES DE COMPREENSÃO PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESTA PESQUISA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Fator de escala a"

1

Dias, Gustavo, Sérgio Evangelista, and Luciana Montanari. "EFEITO DO FATOR DE ESCALA PARA OS CONTORNOS DE GRÃOS NA MICRO CONFORMAÇÃO INCREMENTAL MÚLTIPLOS PONTOS." In COBEF 2019. ABCM, 2019. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.cobef2019.cof2019-0605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mesquita, Cristina, and Cristiana Ribeiro. "Os media como fator influenciador das escolhas alimentares das famílias." In INNODOCT 2018. Editorial Universitat Politècnica de València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inn2018.2018.8910.

Full text
Abstract:
Existem fatores influenciadores das escolhas das familias, sobre alimentação dos seus filhos, tais como a publicidade e as estratégias de marketing. Os documentos oficiais (como o Referencial de Educação para os media) e algumas referências alertam para a importância da escola/jardim de infância na educação para os media a para os hábitos alimentares saudáveis. Porém, não parecem existir muitos estudos que se foquem no impacto da ação dos educadores, neste âmbito. Esta investigação teve como principal objetivo perceber qual a influência dos media nas escolhas alimentares das crianças e das suas famílias. Este estudo realizou-se no decorrer do estágio pedagógico em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Neste artigo são utilizados apenas os dados dos questionários realizados às famílias. Neste sentido, a recolha e análise dos dados inscreve-se numa perspetiva quantitativa, a partir de um questionário destinado aos pais. Como resultado, observa-se que as famílias das crianças, influenciam os hábitos alimentares das crianças e que são influenciadas pela publicidade e pelas estratégias de marketing, embora não tenham muita consciência sobre isso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Ana Luiza, Antônio de Pádua Nunes Tomasi, and Ivo de Jesus Ramos. "Uma reflexão sobre evasão escolar e formação ao longo da vida." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0101.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma reflexão sobre a evasão escolar e as contribuições da formação ao longo da vida no contexto de trajetórias acadêmicas entrecortadas. A evasão escolar ainda é uma dura realidade. Em si tratando das camadas populares a situação se torna ainda mais grave, pois a baixa escolaridade é um fator desfavorável à mobilidade social e consequentemente melhoria de vida desses indivíduos. Não obstante os diversos fatores que influenciam a descontinuidade dos estudos nas camadas populares, existe algo que move o sujeito a retornar e a assumir o papel de protagonista na sua formação. Especialmente, quando ele encontra um ambiente onde os seus saberes e competências podem ser reconhecidos. A formação ao longo da vida pode vir a ser, dentre outras, uma possibilidade de formação para os indivíduos que, por razões diversas, evadiram da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Ana Luiza, Antônio de Pádua Nunes Tomasi, and Ivo de Jesus Ramos. "Uma reflexão sobre evasão escolar e formação ao longo da vida." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0101.

Full text
Abstract:
Este artigo faz uma reflexão sobre a evasão escolar e as contribuições da formação ao longo da vida no contexto de trajetórias acadêmicas entrecortadas. A evasão escolar ainda é uma dura realidade. Em si tratando das camadas populares a situação se torna ainda mais grave, pois a baixa escolaridade é um fator desfavorável à mobilidade social e consequentemente melhoria de vida desses indivíduos. Não obstante os diversos fatores que influenciam a descontinuidade dos estudos nas camadas populares, existe algo que move o sujeito a retornar e a assumir o papel de protagonista na sua formação. Especialmente, quando ele encontra um ambiente onde os seus saberes e competências podem ser reconhecidos. A formação ao longo da vida pode vir a ser, dentre outras, uma possibilidade de formação para os indivíduos que, por razões diversas, evadiram da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Lira Teixeira, Vinicius, Annibal Hetem Junior, Gabriel Rodrigues Bruzinga, Ahda Pionkoski Grilo Pavani, and Julio Carlos Teixeira. "Modelo Analitico Para o Fator de Capacidade De Parques Eólicos A Partir Das Características Do Vento Local." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2231.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um modelo analítico para determinar o fator de capacidade da turbina eólica a partir das características do vento e da turbina. Este modelo foi validado por resultados experimentais. O modelo proposto foi utilizado para identificar analiticamente o efeito da escolha da velocidade nominal da turbina no fator de capacidade para diferentes condições de vento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Adriana, Juliano Oliveira, and Daniel Moraes. "Uma Pesquisa Qualitativa sobre Características de Produtividade em Equipes de Desenvolvimento de Software." In Escola Regional de Informática de Goiás. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/erigo.2020.13879.

Full text
Abstract:
Desenvolver software é uma atividade complexa e altamente dependente da colaboração entre equipes multidisciplinares. A produtividade da equipe é um fator determinante para o sucesso do desenvolvimento de software. Este trabalho analisa características que influenciam a produtividade de equipes de de software. Uma pesquisa de campo avaliou a presença dessas características em equipes que utilizam a metodologia ágil Scrum e em equipes que utilizam outras metodologias de desenvolvimento de software. A pesquisa indica que, na visão dos profissionais de software, equipes Scrum são superiores em muitas das características que impactam a sua produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, VINICIUS SAMUEL PEREIRA, WELLINGTON PEREIRA SILVA, and MARCELO A. RUAS. "INCIDÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM ALUNOS DE 07 A 11 ANOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO BAIRRO VILA ÁUREA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG." In Brazilian Congress. brazco, 2020. http://dx.doi.org/10.51162/brc.health2020-00027.

Full text
Abstract:
As enteroparasitoses representam um fator de grande relevancia no que se relaciona com a saude publica nos paises em desenvolvimento. Tendo como um dos principais fatores de contaminacao a exposicao e o convivio de pessoas em ambientes expostos a esgotos lancados a ceu aberto ou em rios urbanos. Motivo este que cominou na escolha da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues do municipio de Montes Claros- MG, devido a falta de infraestrutura local: passagem de um corrego a ceu aberto contaminado com esgoto no fundo da escola e a precaria educacao sanitaria da comunidade local. O objetivo geral desse trabalho foi verificar qual as enteroparasitoses mais frequentes entre os alunos de 7 a 11 anos, dessa escola. Tendo como objetivos especificos, verificar as enteroparasitoses mais frequentes entre estes estudantes. A metodologia utilizada foi baseada na analise parasitologica de Hoffman, Pons, Janer, aplicada em um total de 75 amostras, seguido por uma discursao tecnica do resultados obtidos. Ao final, foi concluido um taxa de contaminacao de 33% das amostras, onde 6% apresentavam Strongyloides stercoralis, 3% Hymenolepis nana, 3% Endolimax nana, 44% Giardia lamblia, 19% Entamoeba histolytica e 25% Entamoeba coli. Ocorrendo 64% dos casos de monoparasitismo, 24% dos casos de biparasitismos, 12% dos casos de triparasitismo , demonstrando que apesar dos fatores adversos, apenas 25 criancas apresentavam algum tipo de contaminacao. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Cláudia, and Luiz Honório. "Estresse ocupacional de docentes do ensino médio de instituições públicas." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3102.

Full text
Abstract:
O presente artigo procurou descrever e analisar os níveis de estresse ocupacional e suas manifestações nos docentes de ensino médio de escolas públicas no município de Viçosa – MG e identificar os fatores de estresse no trabalho, os principais sintomas e as estratégias de como lidar com o estresse ocupacional. Tratou-se de pesquisa descritiva, explicativa, com abordagem quantitativa e utilização da técnica survey com aplicação de questionário estruturado. As escalas utilizadas basearam-se no Modelo de Cooper, Sloan e Williams (1988), Honório (1998) e Zille (2005). Os resultados apresentaram maior significância quanto aos fatores de pressão no trabalho, na variável estrutura e no clima organizacional, e no desenvolvimento na carreira. Também evidenciaram maior predominância dos sintomas mentais sobre os físicos, como dores nos músculos do pescoço e dos ombros. Quanto às estratégias de combate ao estresse, as mais utilizadas pelos pesquisados foram o planejamento das atividades, o gozo de férias regulares e as conversas com os amigos. Acerca dos resultados obtidos, observou-se que os professores das instituições públicas estaduais apresentam maior fator de pressão comparados com os das escolas públicas federais e que as mulheres possuem maiores sintomas físicos e mentais que os homens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Luzia Alves de, Ana Paula de Castro, Shayane Ferreira dos Santos, Anna Luisa do Nascimento Ferreira, and Jéssica Ribeiro. "O uso do padlet na aprendizagem da Língua Inglesa: um relato de experiências." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.161.

Full text
Abstract:
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm um papel fundamental para o modelo de ensino ativo. Este artigo pretende investigar como a habilidade escrita em língua inglesa pode ser aprimorada com a colaboração entre os alunos, por meio da ferramenta on-line interativa Padlet. A metodologia baseia-se numa abordagem qualitativa e os instrumentos de coletas de dados foram observação, questionários e respostas das atividades. A análise dos dados demonstrou que as atividades de língua inglesa realizadas no Padlet, com apoio das TDIC, tornaram as propostas mais interessantes e que os alunos conseguem aprender ao observar as contribuições dos colegas, considerando estas um fator de auxílio à criatividade, à escrita e à aprendizagem do vocabulário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcia, Jessica, Joyce Oliveira, Vanice Cunha, et al. "Percepção dos Desenvolvedores sobre Comunicação em Desenvolvimento de Software." In Escola Regional de Informática de Goiás. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/erigo.2020.13880.

Full text
Abstract:
A comunicação tem sido um fator amplamente estudado, pois quando realizada de maneira ineficaz leva a problemas que afetam a entrega de produtos e serviços aos clientes. No contexto do desenvolvimento de software, as equipes com lacunas associadas a comunicação são prejudicadas em termos de tempo, custo e esforço. Este artigo investiga, sob a perspectiva de desenvolvedores, definições, estratégias, ferramentas, fatores e atitudes relacionados à comunicação que afetam o desenvolvimento de software. Os resultados mostram que reuniões, ferramentas de videoconferência, relações interpessoais e a confiança entre os membros da equipe são elementos que potencializam a comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Fator de escala a"

1

Dias, Nuno, and Maria Assunção Gato. Imigração, Cidadania e Políticas Públicas: a língua como fator de integração. DINAMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, 2017. http://dx.doi.org/10.15847/dinamiacet-iul.wp.2017.06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Woll, Steven. Insulin-like Growth Factor Pathway Described in Austrofundulus limnaeus Diapause and Escape Embryos. Portland State University Library, 2000. http://dx.doi.org/10.15760/etd.3198.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CIFOR. Gobernanza multinivel y gestion del carbono a escala de paisaje. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2014. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/004796.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SGC, Servicio Geológico Colombiano. Estudio de cartografía geológica a escala 1:100.000 Bloque 6 en el Vichada - Plancha 258 Caño Matavén. Convenio 211044. Escala 1:100.000. Producto. Versión 2014. Servicio Geológico Colombiano, 2014. http://dx.doi.org/10.32685/10.143.2014.264.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SGC, Servicio Geológico Colombiano. Geological Map of Colombia 2015. Escala 1:1.000.000. Producto. Versión 2015. Servicio Geológico Colombiano, 2015. http://dx.doi.org/10.32685/10.143.2015.275.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SGC, Servicio Geológico Colombiano. Estudio de cartografía geológica a escala 1:100.000 Bloque 6 en el Vichada - Plancha 239 Santa Rita. Escala 1:100.000. Convenio 211044 Producto. Versión año 2014. Servicio Geológico Colombiano, 2014. http://dx.doi.org/10.32685/10.143.2014.76.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SGC, Servicio Geológico Colombiano. Estudio de cartografía geológica a escala 1:100.000 Bloque 6 en el Vichada - Plancha 239 Bis Puerto Nariño. Escala 1:100.000. Convenio 211044. Producto. Versión año 2014. Servicio Geológico Colombiano, 2014. http://dx.doi.org/10.32685/10.143.2014.193.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SGC, Servicio Geológico Colombiano. Estudio de cartografía geológica a escala 1:100.000 Bloque 6 en el Vichada - Plancha 275 Caño Morocoto. Convenio 211044. Escala 1:100.000. Producto. Versión año año 2014. Servicio Geológico Colombiano, 2014. http://dx.doi.org/10.32685/10.143.2014.78.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Campbell, Lee E., and Adam D. Seiple. Domestic Preparedness: Sarin (GB) and Mustard (HD) Challenge and Protection Factor (PF) Testing of Escape Hoods, Draeger DefendAir and Fume Free Quick Mask 2000. Defense Technical Information Center, 2004. http://dx.doi.org/10.21236/ada442107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ortíz, Carlos Humberto. Rendimientos a escala y rentabilidad en la industria manufacturera colombiana: análisis sectorial. Banco de la República, 1995. http://dx.doi.org/10.32468/be.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!