Academic literature on the topic 'Fator de potência unitário'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Fator de potência unitário.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Fator de potência unitário"

1

Henrique Gonçalves Treviso, Carlos, Lúcio dos Reis Barbosa, Adriano Alves Pereira, João Batista Vieira Júnior, and Luiz Carlos de Freitas. "Retificador de 6 kW, fator de potência unitário, trifásico, comutação não dissipativa na conversão CC-CC e controle sincronizado em frequência." Eletrônica de Potência 8, no. 1 (June 1, 2003): 74–81. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2003.1.074081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Treviso, Carlos Henrique Gonçalves, Adriano Alves Pereira, Lúcio Dos Reis Barbosa, Luiz Carlos de Freitas, and João Batista Vieira Júnior. "Fonte de alimentação trifásica, saída 60v e 100a, com fator de potência unitário e baixo nível de RFI." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 24, no. 1 (July 15, 2003): 25. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2003v24n1p25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira Filho, Delly, Marcos C. Ribeiro, Everardo C. Mantovani, Antônio A. Soares, and Haroldo C. Fernandes. "Dimensionamento de motores para o bombeamento de água." Engenharia Agrícola 30, no. 6 (December 2010): 1012–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000600003.

Full text
Abstract:
O dimensionamento de motores com potência acima da necessária acarreta maior custo inicial, menor rendimento e menor fator de potência. Desde 1996, que se fabricam no Brasil motores elétricos com fator de serviço maior do que a unidade, obedecendo a valores prescritos em norma. O fator de serviço informa a potência disponível do motor em regime contínuo para as condições de carga nominal. A literatura técnica de dimensionamento de motores para acionamento de bombas hidráulicas indica a necessidade da adoção de acréscimos na potência dos motores. Tanto o fator de serviço, quanto o acréscimo na potência constituem fatores de segurança para o dimensionamento. Estes fatores de segurança têm a função de suprir maior demanda de potência devido a variações nas condições de trabalho, como curvas características da bomba ou do motor, e a qualidade de energia, como oscilação e desequilíbrio do sinal de tensão. Conclui-se que não seja utilizado acréscimo na potência no dimensionamento de motores com fator de serviço maior do que a unidade para acionamento de bomba hidráulica, tendo em vista que o superdimensionamento pode acarretar redução de rendimento do sistema e maior custo inicial. O dimensionamento que considera, simultaneamente, os dois fatores de segurança, implica superdimensionamento de 15% a 88%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes da Costa, Israel Divan, Carlos Renato Magalhães Duarte, and Diego Santos Gonçalves. "ANALISE DE UM RETIFICADOR MONOFÁSICO COM ALTO FATOR DE POTÊNCIA UTILIZANDO O CONVERSOR BOOST INTERLEAVED DE DUAS FASES FRENTE ÀS NORMATIVAS IEC61000-3-2 (2009) CLASSE D." Engevista 20, no. 4 (October 1, 2018): 572. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v20i4.9558.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva-se a avaliar de maneira prática, a aplicação do conversor boost intercalado no modo pre-regulador de fator de potência, como solução ao problema de distorção harmônica e empobrecimento do fator de potência que os retificadores convencionais associados a filtro capacitivo, interface inicial entre a rede elétrica monofásica ou trifásica e muitos dos sistemas eletrônicos de potência, inserem no sistema elétrico. O baixo fator de potência, baixa eficiência energética, inserção de distorção harmônica e interferência eletromagnética se tornaram hoje os principais distúrbios gerados de maneira indireta pelas cargas que compõe o sistema elétrico de potência. Retificação com alto fator de potência se torna neste contexto, uma obrigatoriedade frente às normativas IEC61000-3-2 e IEEE519. A preocupação com a qualidade da energia elétrica levará a uma nova topologia, que trata da retificação em alto fator de potência utilizando-se da estratégia do PFC Ativo aplicando o conversor boost, e como otimização de eficiência desta estrutura será demostrado posteriormente o conversor em arranjo intercalado – Interleaved PFC. Ao analisarmos de maneira prática os resultados obtidos, percebe-se o quão benéfico se torna para o sistema elétrico de potencia, trabalhar-se com correção ativa de fator de potencia integrada a sistemas front-end em equipamentos eletroeletrônicos. A densidade de potencia de um equipamento pode melhorar significativamente ao se intercalar múltiplos conversores no que se relaciona a minimização dos elementos passivos filtrantes de componentes EMI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva Pinheiro, André Luís, and Igor Martins Lordello. "CONTROLADOR DE FATOR DE POTÊNCIA UTILIZANDO ARDUINO." Projectus 2, no. 4 (April 8, 2019): 172–91. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2017v2n4p172.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo implementar um controlador de baixo custo utilizando o microcontrolador Atmega328 para corrigir o fator de potência de um circuitoelétrico. O uso do microcontrolador visa manter o fator de potência dentro de limitesaceitáveis, inserindo ou retirando capacitores do circuito. Para isso, o controlador deveadquirir os sinais de tensão e corrente, calcular o fator de potência e a partir de um conjunto de amostras, atuar sobre um banco de capacitores. O projeto foi dividido em 3 blocos modulares que funcionam em conjunto: Entrada/Condicionamento de Sinais, Aquisição/Processamento e Controle. Foram simulados diversos tipos de cargas observandoos parâmetros de tais cargas. Conforme demonstrado nos resultados deste trabalho, osistema proposto funciona dentro dos parâmetros programados e atende a valores decusto baixo sendo desta forma uma boa solução para uso residencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Marco A. Dalla, and Ricardo N. Do Prado. "Reator eletrônico auto-oscilante com alto fator de potência para alimentação de quatro lâmpadas fluorescentes independentes." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 16, no. 3 (September 2005): 373–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592005000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um reator eletrônico auto-oscilante, com freqüência de operação fixa, para alimentar quatro lâmpadas fluorescentes independentes, com alto fator de potência. Para a correção do fator de potência foram estudadas várias modificações do filtro valley-fill, existentes na literatura, selecionando uma que atendesse à norma internacional IEC 61000-3-2 quanto à distorção harmônica da corrente de entrada. Para o acionamento dos interruptores foi desenvolvida uma modificação do comando auto-oscilante, inédita na literatura, tornando-o independente da carga. Deste modo, foi montado o protótipo e feitas as aquisições experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbi, Ivo, Yales Rômulo de Novaes, Fabiana Pöttker de Souza, and Deivis Borgonovo. "Retificadores PWM trifásicos unidirecionais com alto fator de potência." Eletrônica de Potência 7, no. 1 (November 1, 2002): 7–14. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2002.1.007014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cruz Martins, Denizar, and Elias Sebastião de Andrade. "Unidade retificadora trifásica isolada com alto fator de potência." Eletrônica de Potência 7, no. 1 (November 1, 2002): 46–53. http://dx.doi.org/10.18618/rep.2002.1.046053.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Juliano Ferreira, and Eduardo Gouveia Santiago Lage. "Estudo, coleta de dados e informações específicas de um inversor off-grid fotovoltaico." Engineering Sciences 9, no. 1 (March 26, 2021): 92–101. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0010.

Full text
Abstract:
Esta obra consiste no estudo, de um conversor de corrente contínua em corrente alternada com correção do fator de potência. Atualmente, um dos maiores problemas que a rede elétrica enfrenta é o ruído (sujeira) introduzido por cargas não lineares associados ao baixo fator de potência que geralmente caracteriza esses tipos de cargas. Na presente dissertação é apresentado o projeto para a nova tecnologia mencionada, com dados dos desempenhos, com o objetivo final de ter todos os dados dos ensaios laboratoriais de um dispositivo de economia elétrica. No Brasil atualmente existe um grande número de oscilações na qualidade da energia elétrica e isso é bastante prejudicial a equipamentos eletrônicos em geral por causa deste fator. O intuito deste projeto é mostrar efeitos de oscilações, economia, cargas e mudanças de comportamento do equipado a ser descrito. Para obtenção dos resultados usaremos um protótipo de um inversor de onda senoidal pura como parte desta obra, de acordo com os testes feitos dentro das normas estabelecidas pela ANEEL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bastos, Leandro Tibiriçá de Camargo. "Morte do Homem branco e Potência-Senzala: Tradução em Tempo de Novas Ontologias." Cadernos de Tradução 39, no. 4 (December 19, 2019): 47–64. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39nespp47.

Full text
Abstract:
Badiou, em O Ser e o Evento, parte do princípio que o vazio é formado por multiplicidades inconsistentes. Essa visão impossibilita a concepção de uma unidade fechada. Acreditamos que tal formulação se mostra como um corolário filosófico importante de formulações que estãosendo feitas na antropologia. Roy Wagner, em sua obra An Anthropology of the Subject, vai formular a ideia de sujeito holográfico, sublinhando a impossibilidade de distinguir formulação e vivência. Marilyn Strathern, com seu questionamento em relação às escalas, no seu livro Partial Connections, vai na mesma direção. Podemos pensar o afastamento do modelode sujeito unitário tanto como causado pelo enorme processo de tradução para a língua dominante que aconteceu graças à globalização, como pelo estudo de narrativas de outras culturas, com outros modelos de sujeito, como nos estudos citados acima e demais esforços da antropologia. Ao contrário de uma integração institucional, esse tipo de encontro tradutórioestá levando a uma série de tensões que torna a fórmula de Viveiros de Castro, o multinaturalismo, numa reflexão central: não vivemos apenas em diferentes culturas, mas em diferentes mundos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Fator de potência unitário"

1

Cardoso, Robson Luiz. "Conversor monofásico para 10kw com fator de potência unitário." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1997. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111668.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Có, Márcio Almeida. "Carregador de baterias isolado com fator de potência unitário." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1993. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111683.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Font, Carlos Henrique Illa. "Retificadores trifásicos híbridos bidirecionais com fator de potência unitário." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92783.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2012-10-24T12:18:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 275840.pdf: 3971644 bytes, checksum: a0f9273b20e86ad49987f992f99daade (MD5)
Este trabalho apresenta duas novas topologias de retificadores trifásicos com fator de potência unitário e bidirecionalidade no fluxo de potência. Os retificadores foram denominados de retificadores híbridos por serem originados pela conexão em paralelo de dois retificadores trifásicos com topologias distintas. Uma das topologias propostas é escolhida e analisada qualitativamente e quantitativamente. Na análise teórica qualitativa, estudaram-se as características de entrada e de saída do retificador, revelando-se os modos de operação de melhor desempenho. Na análise teórica quantitativa estudou-se o equacionamento do retificador e apresentaram-se todas as equações de projeto dos elementos passivos e dos semicondutores. Os modelos para o controle das correntes de entrada e da tensão de saída são apresentados em conjunto com a estratégia de controle. Os estudos teóricos foram comprovados com o projeto e a implementação prática de um protótipo trifásico alimentado em 380 V, possuindo tensão de saída igual a 700 V e potência de saída igual a 20 kW.
This work presents two new three-phase rectifier topologies with unity power factor and bidirectional power flow capability. The rectifiers were named Hybrid Rectifiers because they are generated by the parallel connection of two different topologies of three-phase rectifiers. The proposed three-phase hybrid rectifier with output voltage control was chosen and studied in its details. In this work, theoretical analyses of the hybrid rectifier presented the main input and output characteristics, the energy distribution processing, the operation modes with improved performance, the design equations, the modeling and the control strategy. The theoretical studies were validated by the implementation of a prototype with 380 V input voltage, 700 V output voltage, 10 kHz switching frequency and 20 kW rated output power.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abreu, Pedro José Correia Miguel. "Carregador de baterias trifásico de 5kW com fator de potência unitário." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/4366.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e computadores
Foi elaborada a construção de um protótipo de um carregador de baterias de 5kW baseado num retificador. O controlo é feito através do modo de deslizamento. Nesta dissertação são apresentados todos os cálculos de dimensionamento, testes efetuados e resultados experi-mentais. A aproximação do fator de potência unitário é atingida em simulação de MATLAB. É descrito o modo como o protótipo atinge essa aproximação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guedes, Paulo André da Matta. "Sistema regenerativo de energia com alto rendimento e fator de potência unitário." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79160.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T23:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T18:44:00Z : No. of bitstreams: 1 176593.pdf: 3385811 bytes, checksum: aec7cf7e8ff04b76862fa140b157af41 (MD5)
Este trabalho se concentrou na andlise, simulagdo e experimentagdo de um inversor em ponte completa para realizar o teste de burn-in de reatores eletr6nicos utilizando-se o concerto de reciclagem de potência. A estrutura proposta substitui o banco de resistores, que tradicionalmente é utilizado pelos fabricantes neste tipo de teste, drenando a corrente de carga exigida, mas apresentando a vantagem de que a maior parte da energia devolvida para a rede. A corrente devolvida para a rede apresenta baixa taxa de distorção harmonica e alto fator de potência. Dessa forma, o teste pode ser realizado com um consumo bem menor de energia elétrica. Finalmente concluiu-se que a reciclagem de potência aplicada ao teste de burn-in de reatores eletrônicos mostrou-se bastante atraente tanto sob o aspecto econômico como também ecológico, seguindo a tendência atual da busca de otimização no uso dos recursos energéticos disponiveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Miller, Stephanie Katherine Teixeira. "Retificador trifásico isolado com fator de potência unitário baseado no transformador scott." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87836.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica.
Made available in DSpace on 2012-10-22T02:35:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 210373.pdf: 29435324 bytes, checksum: c684c98b838bfb00408d31c98cbd2084 (MD5)
O trabalho proposto nesta dissertação tem como finalidade analisar e implementar o retificador trifásico isolado com fator de potência unitário baseado no transformador Scott para operação em aplicações de médias potências (10 kW - 100 kW) de modo confiável, robusto e eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Badin, Alceu André. "Retificadores trifásicos com fator de potência unitário baseados nos transformadores trifásicos/bifásicos." Florianópolis, SC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92731.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Made available in DSpace on 2012-10-24T11:39:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2013-07-16T20:24:40Z : No. of bitstreams: 1 261750.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Este trabalho apresenta o estudo dos retificadores de tensão trifásicos isolados em baixa freqüência, com fator de potência unitário e regulação das tensões de saída, baseados nos transformadores trifásicos/bifásicos. Trata-se de conversores que transferem energia de uma fonte CA trifásica para uma fonte CC, fazendo circular na fonte CA uma corrente senoidal de alta qualidade. A separação de circuitos proporcionada pelos transformadores trifásicos/bifásicos, como a conexão Scott e a conexão Le-Blanc, permite o uso de retificadores monofásicos elevadores (boost) e abaixadores (buck) para obter uma retificação trifásica a três fios. Abordam-se, inicialmente, a conexão série do retificador elevador e, posteriormente, as estruturas abaixadoras série, paralelo e série-paralelo. Todas as estruturas são analisadas matematicamente e avaliadas em simuladores numéricos computacionais. São propostas estratégias de controle em malha fechada e metodologias de projetos para cada estrutura estudada. Complementarmente às simulações, são implementados três protótipos para corroborar os resultados das análises teóricas. Os resultados experimentais validam os resultados teóricos obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Canesin, Carlos Alberto. "Fonte chaveada com múltiplas saídas isoladas e fator de potência unitário com único interruptor." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1990. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111671.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Maccarini, Marcello Costa. "Retificador monofásico com fator de potência unitário, de alto ganho, baseado em um conversor boost híbrido." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106879.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2013
Made available in DSpace on 2013-12-05T22:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 319747.pdf: 54223935 bytes, checksum: 33563d48925bfd1c1c8abb1ed42000e7 (MD5) Previous issue date: 2013
Este trabalho apresenta uma nova topologia de retificador monofásico de elevado fator de potência, baseado em um conversor boost híbrido, com aplicação em sistemas que necessitam alto ganho estático de tensão. A topologia é resultado da integração entre um conversor CC-CC boost convencional e um dobrador de tensão a capacitor chaveado. As principais características do conversor são: tensão de saída maior que o dobro da tensão de pico de entrada; redução dos esforços de tensão sobre os semicondutores, sendo metade da tensão de saída; alta eficiência. O conversor é controlado pela técnica de valores médios instantâneos da corrente no indutor, mesma estratégia de controle utilizada em retificadores boost PFC convencionais. Foi utilizado no controle um circuito integrado muito comum em aplicações industriais. A fim de validar os estudos teóricos, um protótipo foi construído com especificações de 220 V eficazes de tensão de entrada e frequência de rede igual 60 Hz, tensão de saída igual a 800 V e potência de carga de 1000 W. A eficiência medida em laboratório foi de 96,5% para a potência nominal e de 97% para metade da potência.

Abstract: This work presents a novel single-phase recti?er topology with high power factor, based on a hybrid boost converter, with applications in systems that require high gain static voltage. Resulting from the integration of a conventional dc-dc boost converter and as witched capacitor voltage doubler. The main feature of the proposed recti?er is its ability to output a dc voltage larger than the double of the peak value of the input line voltage, while subjecting the power switches the half of the dc bus voltage and high e?ciency. The converter is controlled by average current mode control technique, same control strategy employed in the conventional boost based recti?er, where it was used to control an integrated circuit very common in industrial applications. Experimental data were obtained from a laboratory prototype with an input voltage of 220 Vrms, line frequency of 60 Hz, output voltage of 800 Vdc, load power of 1,000 W. The e?ciency of the prototype, measured in the laboratory was 96.5% for full load and 97% for half load.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Cicero Marcos Tavares. "Técnicas de comutação não dissipativa aplicadas a retificadores de três níveis operando com fator de potência unitário." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82321.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Made available in DSpace on 2012-10-19T13:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T05:04:23Z : No. of bitstreams: 1 186886.pdf: 16596364 bytes, checksum: fb6c8ceb5187806609c6c8484d274c65 (MD5)
Este trabalho apresenta os retificadores monofásico e trifásico de três níveis, operando com fator de potência unitário e comutação não dissipativa nos interruptores. Inicialmente, os retificadores são analisados no que se refere à operação em regime permanente descrição princípio de funcionamento com fator de potência unitário, apresentação de gráficos e equações que descrevem corrente e tensão nos elementos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Fator de potência unitário"

1

Ferreira, José Valberto Costa, and Rebeca Catunda Pereira Machado. "CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA ATRAVÉS DO USO DE BANCO DE CAPACITORES PARA REDUÇÃO DO VALOR DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA." In Pesquisas científicas: da teoria à prática. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902720.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges Davi, Moisés Junior Batista, Fabricio Augusto Matheus Moura, and Marcus Vinícius Borges Mendonça. "Análise das Influências de Variações nos Ganhos e Constantes de Tempo em um Regulador de Fator de Potência utilizando o ATP-EMTP." In Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210303702.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Fator de potência unitário"

1

H. G. Schmidt, Fernando, Carlos A. de Souza, and Mauricio Sperandio. "Análise do Impacto da Inserção de Geração Distribuída de Fonte Solar Fotovoltaica no Fator de Potência da Rede Elétrica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1186.

Full text
Abstract:
Com o crescente interesse dos consumidores de energia elétrica pelos benefícios trazidos pela Geração Distribuída (GD), surge a preocupação com o impacto que tal inserção trará às – por muito inalteradas – redes de distribuição. Após as mudanças trazidas ao setor pela Resolução Normativa (REN) 687/15 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que levaram ao rápido crescimento do setor no país, surgiu a necessidade de estudos de modo a mitigar os impactos técnicos e comerciais que tal modalidade de geração traz ao setor elétrico. Um dos pontos impactados pela inserção de geração junto à carga é o fator de potência (FP). Como o faturamento da GD se dá pela parcela de energia ativa entregue a rede, o agente gerador não é incentivado a controlar o FP de geração, que permanece unitário, de modo a produzir apenas energia ativa. Contudo, estes consumidores muitas vezes demandam também energia reativa, esta que necessariamente precisa ser retirada da rede, pois não é gerada pelas unidades de GD. Como a energia reativa não é faturada para clientes da baixa tensão, surge um problema técnico-comercial, já que tal energia ainda ocasiona perdas e serviços à rede da concessionária. Assim, este trabalho busca analisar o impacto causado pela GD de fonte solar fotovoltaica no FP de uma rede de distribuição a partir da simulação de um sistema elétrico com GD no software OpenDSS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

N. Alves, M., and D. M. Falcão. "Aplicação de Armazenamento de Energia em Redes de Distribuição com Elevada Penetração de Geração Solar Fotovoltaica Distribuída." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1702.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o desempenho de redes de distribuição com elevado nível de penetração de geraçãosolar fotovoltaica distribuída e sistemas de armazenamento de energia, a partir da avaliação dos parâmetros de nível de perdas, violações de tensão e taxa de carregamento de condutores e transformadores. É considerada a instalação de sistemas descentralizados de armazenamento pelos consumidores, sem controles de tensão específicos, buscando exclusivamente viabilizar o gerenciamento de energia do consumidor, de modo que seja possível observar os efeitos e possíveis benefícios indiretos na rede em cenários onde a concessionária de energia não exerce controle. Para tal, foram modelados sistemas de armazenamento que operam considerando como referência a aplicação das Tarifas Branca e Binômia, dimensionados para fornecimento de energia durante o horário de ponta e intermediário (para a Tarifa Branca) ou dimensionados para evitar que os limites contratados sejam ultrapassados (para a Tarifa Binômia), considerando, em ambos os casos, instalação de geradores com fator de potência unitário. Percebeu-se nos resultados obtidos que a aplicação de sistemas de armazenamento de energia nas condições propostas pelo estudo resulta em benefícios indiretos para a rede na maior parte dos casos, sendo a Tarifa Branca a estratégia operativa que apresenta resultados positivos mais relevantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

V. dos R. Alves, João, Carlos E. M. Rodrigues, Thiago M. Soares, Maria E. de L. Tostes, Ubiratan H. Bezerra, Elaine C. S. da Silva, Carlos J. da S. Moura, and Michel F. Rendeiro. "Análise da Influência do Fator de Potência no Cálculo de Perdas Técnicas em Redes de Distribuição." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2393.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo analisar a influência da definição do fator de potência em estudos de fluxo de carga com o objetivo de realizar o cálculo de perdas técnicas ativas e reativas, utilizando um sistema teste simplificado e um sistema de distribuição real, pertencente à área de concessão da distribuidora do estado do Pará. Será apresentada a importância de se utilizar um fator de potência que melhor represente a característica da carga da área de concessão e um algoritmo que configure o fator de potência das cargas de acordo com os dados de medição em alimentadores ou transformadores de distribuição. Os resultados mostraram as diferenças no cálculo de perdas técnicas quando da utilização do fator de potência regulatório e o fator de potência real verificado nas cargas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lucas Carvalho Souza, Thiago de Oliveira Farias, Luciano de Souza da Costa e Silva, Jose Antonio Lambert, and Fernando Nunes Marques. "CORREÇÃO AUTOMÁTICA DO FATOR DE POTÊNCIA POR MEIO DE UM COMPENSADOR ESTÁTICO DE POTÊNCIA REATIVA (SVC)." In XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-0258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Adrian Ribeiro, and Vinícius Henrique Farias Brito. "ANÁLISE COMPARATIVA PARA O CÁLCULO DA POTÊNCIA ELÉTRICA SOB CONDIÇÕES NÃO SENOIDAIS DE OPERAÇÃO." In XVIII CEEL – Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Uberlândia, 2020. http://dx.doi.org/10.14295/2596-2221.xviiiceel.2020.587.

Full text
Abstract:
A medição da potência elétrica em condições não senoidais é tema de diversos estudos na comunidade científica, todavia, ainda não existe um consenso sobre a metodologia mais adequada para cálculo da potência, sobretudo, da parcela reativa. Somado a isso, deve-se ainda reconhecer que os medidores comerciais utilizam diferentes métodos de medição da potência elétrica. Esses fatores contribuem para uma divergência na medição da potência reativa e do fator de potência em circuitos com chaveamento eletrônico. Dessa forma, esse trabalho visa avaliar duas metodologias para o cálculo da potência elétrica, uma primeira utilizada em medidores de faturamento de energia na qual é denominada de método do triângulo de potências, e uma segunda baseada na publicação IEEE Std. 1459-2010. Para isso, são simulados três distintos circuitos elétricos com elevado conteúdo harmônico. Ao final do trabalho, com os resultados apresentados, poderá se concluir que, a depender da metodologia utilizada, a distorção de tensão e/ou corrente pode influenciar significativamente na potência reativa e no fator de potência calculados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

YANG, RENATA LAUTERT, JAIR URBANETZ JUNIOR, EDUARDO FELIX RIBEIRO ROMANELI, MIRELLA AUGUSTO RODRIGUES, GERSON MáXIMO TIEPOLO, LUCIANE NEVES CUNHA, and WAGNER DA SILVA BRIGNOL. "Análise do Fator de Dimensionamento de Inversores em Sistemas Fotovoltaicos de Filmes Finos." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.069.

Full text
Abstract:
O fator de dimensionamento do inversor (FDI) consiste na relação entre a potência do inversor e a potência dos módulos em condições padrão de ensaio. Com a finalidade de verificar a influência do FDI na produção de energia, foram analisadas, a potência de saída nos momentos de limitação dos inversores bem como a irradiância e produtividade de energia no período de janeiro a agosto de 2020 em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica compostos por filmes finos (CdTe e CIGS) localizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão e Medianeira, no Paraná. Para o inversor no qual estão conectados os módulos de CdTe, o FDI foi igual a 0,98, enquanto para o inversor no qual estão conectados os módulos de CIGS o FDI foi de 0,89, onde foi observado limitação de geração em momentos de elevada irradiância, entretanto, foram os que mais geraram energia no período analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

C. Costa, Reinaldo, Eduardo J. Araújo, and Marlon L. G. Salmento. "Análise Computacional da Distorção Harmônica de Lâmpadas LED." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2157.

Full text
Abstract:
O uso de lâmpadas LED tem aumentado nos últimos anos em virtude principalmente da sua elevada eficácia luminosa e longa vida útil. Contudo, a natureza não linear deste tipo de carga resulta em uma significativa geração de harmônicos. Desta forma, o presente artigo busca compreender com mais detalhes o impacto da iluminação de LED na rede de energia elétrica. Assim, um modelo computacional foi implementado no software MatLabMR a partir das componentes harmônicas de diferentes lâmpadas obtidas experimentalmente. O modelo possibilita a análise das componentes harmônicas e do fator de potência das combinações de lâmpadas LED de diferentes potências e fabricantes, agregando dinamismo à análise de um sistema de energia elétrica com diversas lâmpadas LED conectadas. Foram realizadas simulações com as combinações de 9 lâmpadas e selecionados os seis casos mais críticos. A combinação mais crítica de lâmpadas resultou em uma distorção harmônica total de até 114,5% com fator de potência de 0,648. Neste caso, a implementação de um filtro passivo possibilitou a redução da distorção harmônica para valores abaixo de 0,2% com fator de potência de 0,987.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

M. Lima, C., H. M. Nakamura, U. C. P. Junior, I. S. de Carvalho, C. C. M. de M. Carvalho, and M. E. de L. Tostes. "Desenvolvimento de software de gerenciamento energético aplicado a análises tarifárias com estudo de caso na Universidade Federal do Pará." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1377.

Full text
Abstract:
Devido às recentes crises energéticas do setor elétrico brasileiro, tem-se a necessidade de desenvolver softwares capaz de auxiliar a gestão do consumo energético. Utilizando o sistema computacional desenvolvido é possível monitorar e analisar as tendências de grandezas elétricas, diminuir desperdício e, consequentemente, os gastos com energia elétrica. Por meio do software Sistema de Gestão de Energia Elétrica (SISGEE) desenvolvido na Universidade Federal do Pará (UFPA), tem-se monitorado o comportamento de cargas elétricas prediais em vários pontos no campus. Dado o exposto, este artigo apresenta o software, evidenciando a gestão de demanda e consumo, bem como a implementação de medidas de gerenciamento de energia, como a visualização e análise gráfica dos dados de consumo, tensão, corrente, potência (ativa, reativa e aparente), fator de potência, fator de carga, fator de demanda, distorção harmônica total de tensão e corrente, duração relativa da transgressão de tensão (precária e crítica), utilizadas para tomada de decisão para redução do consumo de energia elétrica e adequação do modelo tarifário contratado pela UFPA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

F. Lopes, Israel, Rodolfo L. Valle, and Pedro G. Barbosa. "Controle Preditivo do Conversor do Estágio Receptor de um Sistema de Transferência Indutiva de Potência." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1376.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentado um estudo com o uso de um controlador preditivo para controle de corrente de um conversor elevador pré-regulador de fator de potência para aplicação no lado receptor (ou secundáario) de sistemas de transferência indutiva potência. Para isso, são apresentadas as equações do controlador, simulações digitais e resultados experimentais que descrevem o funcionamento do sistema em enfoque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ortiz, Fernando M., Pedro Cruz, Rodrigo de S. Couto, and Luís Henrique M. K. Costa. "Caracterização de uma Rede Sem-fio de Baixa Potência e Longo Alcance para Internet das Coisas." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2485.

Full text
Abstract:
A tecnologia LoRa, que é cada vez mais empregada em Internet das Coisas, implementa redes de baixa potência e longo alcance. Dependendo dessas características, a LoRa pode ser adequada ou não para certas aplicações. Assim, é importante entender como potência e alcance dependem de parâmetros da rede e do cenário utilizado. Este trabalho analisa a comunicação entre nós LoRa e seu desempenho de acordo com a distância entre eles e o fator de espalhamento. Esseúltimo é um parâmetro da modulação LoRa que reduz a taxa de perda com consequente redução da taxa de transmissão. Por exemplo, os resultados mostram que o aumento desse fator de 7 para 11 reduz a taxa de perda de 50% para 13%, para transmissões a uma distância de 2 km.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography