Academic literature on the topic 'Fator socioeconômico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Fator socioeconômico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Fator socioeconômico"

1

Barros, José Deomar de Souza, Lucia Helena Garófalo Chaves, and Soahd Arruda Rached Farias. "MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO VAL PARAÍSO: análise socioeconômica." HOLOS 4 (August 2, 2014): 34. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1579.

Full text
Abstract:
RESUMO Mensurar a deterioração socioeconômica de uma microbacia hidrográfica é um dos primeiros passos necessários para adotar medidas mitigadoras, com vista ao desenvolvimento sustentável local. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo determinar as deteriorações socioeconômicas da microbacia hidrográfica do Riacho Val Paraiso – PB. A referida pesquisa foi realizada no período de 10 de maio de 2013 a 03 de julho de 2013, contendo uma amostra de 68 famílias. Foi elaborado um questionário socioeconômico, de acordo com a metodologia de Rocha (1997), e aplicado na forma de entrevistas em visitas feitas as comunidades rurais que fazem parte da microbacia supramencionada. Os resultados obtidos indicam que a região se encontra em elevado processo de deterioração socioeconômica, com mais de 50% da área comprometida. PALAVRAS-CHAVE: deterioração socioeconômica, desenvolvimento sustentável, fator social, fator econômico, fator tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mondini, Adriano, and Francisco Chiaravalloti Neto. "Variáveis socioeconômicas e a transmissão de dengue." Revista de Saúde Pública 41, no. 6 (December 2007): 923–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102007000600006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a relação entre o risco de ocorrência de dengue e os níveis socioeconômicos. MÉTODOS: Os casos autóctones de dengue confirmados entre setembro de 1990 a agosto de 2002 foram geocodificados e agrupados segundo setores censitários urbanos de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. Um fator socioeconômico foi gerado por meio da técnica de análise de componentes principais, agrupando os setores censitários em quatro níveis socioeconômicos. Os coeficientes de incidência foram calculados, por ano e quadriênio, para cada um dos agrupamentos de setores censitários, considerando-se o período entre setembro de um ano a agosto do ano seguinte. São apresentados mapas temáticos dos setores agrupados nos quatro níveis socioeconômicos com os respectivos coeficientes de incidência da doença. RESULTADOS: A análise de componentes principais produziu um fator socioeconômico responsável por 87% da variação total. Esse fator esteve associado com as incidências de dengue apenas no ano de 1994-1995. CONCLUSÕES: A ausência de associação encontrada entre risco de ocorrência de dengue e níveis socioeconômicos na quase totalidade dos anos estudados mostra que esta é uma questão que precisa ser mais bem estudada e, talvez, dependa da realidade de cada município. É importante que sejam verificadas as relações espaciais entre a transmissão de dengue e outras variáveis, como o grau de imunidade da população; a efetividade das medidas de controle; o grau de infestação pelo vetor; os hábitos e atitudes da população, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tibúrcio, Luiz Henrique, and Marcelo de Paula Corrêa. "Análise da vulnerabilidade da microrregião de Itajubá por meio do IVG com vistas à mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas." Ambiente & Sociedade 15, no. 3 (December 2012): 123–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2012000300008.

Full text
Abstract:
A vulnerabilidade dos municípios que compõem a microrregião de Itajubá, MG, Brasil, foi avaliada por meio da regionalização do Índice de Vulnerabilidade Geral - IVG, metodologia desenvolvida pela Fiocruz com base em indicadores socioeconômicos, epidemiológicos e climáticos. O resultado aponta para o fator socioeconômico como principal contribuinte para a vulnerabilidade na região. A análise de eventos extremos de precipitação, utilizada como indicador climático, mostrou que a variabilidade do clima foi um fator expressivo de vulnerabilidade em 30% dos municípios. A baixa qualidade dos dados epidemiológicos na escala analisada, sobretudo as taxas de incidência, foi o principal fator complicador para regionalização do IVG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Botelho, Luciano Henrique Fialho, and Luiz Antônio Abrantes. "Desoneração tributária como fator de desenvolvimento socioeconômico das regiões brasileiras." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (October 29, 2020): 1258–83. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.3145.

Full text
Abstract:
As desonerações tributárias interferem no desenvolvimento das regiões brasileiras? Tendo como objetivo equidade tributária e redução de disparidades regionais, as desonerações tributárias se tornaram uma tendência no Brasil, representando, em 2016, 21% da arrecadação federal. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar a relação das políticas de desonerações tributárias com indicadores socioeconômicos das regionais brasileiras. Para tanto, embasou-se em debates sobre desonerações tributárias, federalismo, sistema tributário e desenvolvimento e desigualdade regional. Com relação aos métodos, realizou-se de análises estatísticas descritivas, pesquisas bibliográficas e a estimação de Regressões Lineares Simples (RLS) para Dados em Painel. A partir da análise comparativa temporal, entre 2005 e 2014, apresentou-se que não foram visualizadas melhorias significativas sobre indicadores de emprego, exportação, PIB regional e arrecadação federal por região pelo efeito das desonerações tributárias. De forma geral, as regiões que apresentam maior desenvolvimento possuem melhor relação entre as desonerações tributárias e os indicadores citados. Palavras-chave: Desoneração Tributária. Federalismo. Sistema Tributário Nacional. Desenvolvimento Socioeconômico. Desigualdades Regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Candéa, Giselle Bernardo. "A influência do status socioeconômico sobre as habilidades motoras grossas nas crianças em idade escolar." Fisioterapia Brasil 18, no. 6 (January 24, 2018): 757. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i6.2059.

Full text
Abstract:
O processo de desenvolvimento motor ocorre de acordo com o padrão estabelecido por fatores biológicos e também pela influência de fatores ambientais/sociais. O status socioeconômico familiar pode ser um importante fator interveniente nas possibilidades de adquirir as habilidades motoras fundamentais necessárias ao desenvolvimento geral da criança, com sérias implicações futuras. Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis relações entre status socioeconômico sobre as habilidades motoras grossas em indivíduos em idade escolar. Metodologicamente utilizamos uma revisão sistemática com as as palavras-chave (children, fundamental motor skills, motor skills, gross motor skills, motor ability, motor competence, gross motor competence, motor skill proficiency, socioeconomic status, low economic income) para identificar artigos de banco de dados eletrônicos Scopus e PubMed, resultando em 19 artigos que formaram esta revisão. Os critérios de inclusão foram: a) escolares com idades entre 6 e 15 anos; b) avaliação das habilidades motoras grossas; c) houvesse dois ou mais grupos da amostra classificados quanto ao status socioeconômico e d) crianças hígidas. Os principais resultados mostraram uma prevalência de crianças de alto status socioeconômico com maior pontuação nas habilidades motoras em relação às crianças de baixo status socioeconômico, mas este resultado não foi homogêneo.Palavras-chave: criança, destreza motora, situação socioeconômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Diane Fernandes dos, Thaynara Maria Pontes Bulhões, Jéssica da Silva Melo, Thayse Gomes de Almeida, Ruth França Cizino da Trindade, and Eveline Lucena Vasconcelos. "Fatores socioeconômicos relacionados à gravidez na adolescência: revisão integrativa de 2015 a 2019." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 21, 2020): e8359109156. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9156.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar as evidências científicas acerca dos fatores socioeconômicos associados à ocorrência da gravidez na adolescência. Métodos: consiste em uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e na Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library online (SciELO). Foram determinados como descritores: Gravidez na adolescência, Saúde, Educação e Aspectos socioeconômicos. A coleta de dados foi realizada em 29 de agosto de 2020, ocasião em que foram selecionados e lidos, integralmente, todos os artigos. Foi utilizado formulário composto por variáveis previamente determinadas para facilitar a compilação das informações e a categorização dos estudos. Resultados: foram selecionados 16 artigos no total, somando-se todas as bases de dados. Sendo a baixa escolaridade o principal fator socioeconômico encontrado que predispõe à gravidez na adolescência. Conclusão: ficou evidente que a gravidez na adolescência é um fenômeno de representação social, sendo sua incidência maior nas classes sociais de baixo nível socioeconômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Shikida, Pery Francisco Assis. "Crimes violentos e desenvolvimento socioeconômico." Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça 2, no. 5 (December 31, 2008): 144–61. http://dx.doi.org/10.30899/dfj.v2i5.509.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo analisar a correlação entre o desenvolvimento econômico dos municípios paranaenses e a incidência de crimes violentos, pressupondo que à medida que o primeiro fator evolui o segundo diminui. Após a construção de um Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDS) para cada município paranaense, e feita a análise de correlação com os crimes violentos, o resultado encontrado foi de -0,06. Isto implica dizer que os crimes violentos tendem a cair quando o IDS aumenta, embora esta correlação seja considerada muito fraca, dado o baixo coeficiente encontrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Assis-Madeira, Elisângela Andrade, Sueli Galego Carvalho, and Silvana Maria Blascovi-Assis. "Desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral de níveis socioeconômicos alto e baixo." Revista Paulista de Pediatria 31, no. 1 (March 2013): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822013000100009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar a influência do nível socioeconômico sobre o desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral. MÉTODOS: Estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram selecionadas 49 crianças com diagnóstico clínico de paralisia cerebral de uma amostra de conveniência, com idades de três a sete anos e meio, de ambos os sexos, classificadas de acordo com o nível de gravidade da paralisia cerebral, com base no Sistema de Classificação da Função Motora Grosseira. Os participantes foram distribuídos em dois grupos de níveis socioeconômicos, alto e baixo, de acordo com o Critério de Classificação Econômica do Brasil. O desempenho funcional foi avaliado com o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Foi aplicado o teste t de Student para amostras independentes a fim de comparar as médias entre os grupos. RESULTADOS: O nível socioeconômico não afetou o desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral leve. Crianças com paralisia cerebral moderada de classe econômica baixa apresentaram escores da função social inferiores (p=0,027) aos daquelas de classe alta. Crianças com paralisia cerebral grave de nível socioeconômico baixo apresentaram desempenho inferior nas habilidades de autocuidado (p=0,021) e mobilidade (p=0,005). Essas crianças foram mais dependentes em relação à mobilidade (p=0,015) do que as de nível socioeconômico alto. CONCLUSÕES: O nível socioeconômico pode exercer influência no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral, devendo ser fator de risco considerado nas ações educacionais e de saúde voltadas a essa população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Alessandra Alexia Paiva e., Edson Douglas Silva Pontes, Francileide Amaro Dantas, Jaielison Yandro Pereira da Silva, Nayane Medeiros Santos, and Nilcimelly Rodrigues Donato. "Avaliação do consumo alimentar e das condições socioeconômicas de pacientes sob terapia de hemodiálise no sertão paraibano." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 8, 2020): e747974855. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4855.

Full text
Abstract:
O paciente em hemodiálise sofre inúmeras modificações na alimentação. A alimentação exerce influência sobre o prognóstico de doentes renais sob terapia hemodialítica e os fatores socioeconômicos podem determinar a escolha alimentar e adesão ao tratamento. A partir de então se objetivou avaliar as condições socioeconômicas e o consumo alimentar de pacientes em hemodiálise crônica do município de Patos, Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 29 pacientes adultos, com doença renal crônica em tratamento hemodialítico, atendidos no centro de hemodiálise. Os parâmetros dietéticos e socioeconômicos dos pacientes foram avaliados a partir de um questionário que foi respondido por meio de entrevistas individuais durante a sessão de hemodiálise e a avaliação das comorbidades existentes foram definidas após análise dos prontuários dos pacientes. Os resultados obtidos mostraram se tratar de pacientes com perfil socioeconômico comprometido, que tinham acesso a orientações básicas sobre alimentação, devido ao acompanhamento no serviço, porém, a maioria afirmou realizar refeições fora de casa o que impossibilitava muitas vezes suas escolhas, bem como a limitação ocasionada pelo fator. O estado nutricional dos mesmos correlaciona-se fortemente com a patologia existente e o estado psicoemocional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias, Talita F. S., Ludmila V. Lage, Raphael L. F. Ribeiro, Gustavo H. M. A. Rocha, Junio G. Rodrigues, Thiago R. Santos, Glaura C. Franco, Rosangela H. Loschi, and Mauro M. Braga. "Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG." Cadernos de Pesquisa 38, no. 133 (April 2008): 127–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742008000100006.

Full text
Abstract:
Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Fator socioeconômico"

1

Xavier, Fabio Camilo. "A gestão escolar como fator de superação da influência socioeconômica nos resultados educacionais." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1594.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-05-19T14:06:29Z No. of bitstreams: 1 fabiocamiloxavier.pdf: 1450424 bytes, checksum: ea004e7d56e9e213121b22f31a892cbf (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-01T19:15:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabiocamiloxavier.pdf: 1450424 bytes, checksum: ea004e7d56e9e213121b22f31a892cbf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-01T19:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabiocamiloxavier.pdf: 1450424 bytes, checksum: ea004e7d56e9e213121b22f31a892cbf (MD5) Previous issue date: 2012-07-19
Esta dissertação parte da premissa de que é possível uma escola obter bom desempenho mesmo em condições socioeconômicas adversas. Tendo isso em vista, uma escola municipal de Belo Horizonte foi escolhida para ser analisada, uma vez que apresenta expressivos resultados educacionais, ainda que em um contexto socioeconômico desfavorável. Procurou-se identificar as principais características da gestão que podem ter exercido influência sobre os resultados educacionais da escola em estudo de caso. A gestão foi analisada nas diferentes dimensões apontadas por estudiosos do tema, como Heloísa Lück. Importantes aspectos da gestão da escola selecionada, fundamentadas em referências de suporte, foram elencados sob a forma de um plano de intervenção educacional, objetivando seu emprego como guia de gestão para diretores escolares e aspirantes ao cargo na orientação de suas práticas.
This paper assumes that a school can achieve good performance even in adverse socioeconomic conditions. Based on this premisse, a municipal school of Belo Horizonte was chosen to be analyzed since it presents significant educational outcomes, despite its unfavorable socioeconomic context. We sought to identify the main features of management that may have influenced educational outcomes of the case study school. The management was analyzed in the different dimensions of the issue pointed out by scholars such as Heloisa Lück. Important aspects of school management selected, based on supporting references, were listed in the form of an Action Plan for Education, whose ambition is to serve as a management guide for school principals and aspiring to the position in guiding their practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paula, Abner Nunes Emerich de. "O indicador de desenvolvimento das escolas estaduais e a correção pelo fator socioeconômico: a experiência do Espírito Santo." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2016. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5836.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-09-28T15:11:02Z No. of bitstreams: 1 abnernunesemerichdepaula.pdf: 994732 bytes, checksum: b06954b23f9208b66a56f299cadd19ef (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-10-09T19:22:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 abnernunesemerichdepaula.pdf: 994732 bytes, checksum: b06954b23f9208b66a56f299cadd19ef (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-09T19:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 abnernunesemerichdepaula.pdf: 994732 bytes, checksum: b06954b23f9208b66a56f299cadd19ef (MD5) Previous issue date: 2016-11-30
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado irá discutir a experiência da correção por indicadores externos à escola, em especial pelo nível socioeconômico dos estudantes, na configuração do indicador de qualidade das escolas estaduais do Espírito Santo, utilizado pela SEDU em função de uma política de bonificação por desempenho. Para tanto, definimos como objetivos para este estudo: descrever os indicadores de desempenho das escolas; identificar uma possível correlação entre desempenho escolar e nível socioeconômico; e propor alterações que permitam maior equidade no desenho do indicador. Assumimos como hipótese que a correção pelos fatores externos à escola, apesar de influenciar positivamente os indicadores de qualidade das escolas de baixo nível socioeconômico, pode não ser o suficiente para permitir a comparabilidade entre as escolas de semelhante nível socioeconômico, já que, nas escolas da Grande Vitória, o efeito dos fatores externos parece ser maior que no interior do estado. Realizamos a discussão a partir de referenciais teóricos em dois eixos de análise: a correlação entre nível socioeconômico e desempenho do estudante (BROOKE, 2013, SOARES, 2004; SOARES e ANDRADE, 2006; SOARES E ALVES, 2013) e as políticas de responsabilização com base em avaliações (BONAMINO E SOUZA, 2012; PASSONE, 2014; BROOKE, 2006; 2011; 2013; FERREIRA, 2014; E TAVARES E PONCZEK, 2013). Por meio de pesquisa bibliográfica dos resultados de desempenho, nível socioeconômico e indicador de qualidade das escolas estaduais, identificamos uma forte correlação entre o nível socioeconômico do estudante e o desempenho acadêmico apenas na Grande Vitória. No interior do estado, a correlação encontrada não parece ser forte. Além disso, nas escolas da Grande Vitória, há uma forte correlação inversa entre os fatores externos e aqueles indicadores de qualidade utilizados pela Secretaria de Estado da Educação, a despeito da relevância dessa correção na melhoria dos indicadores. A partir de entrevistas semiestruturadas com o Subsecretário de Administração e Finanças e um diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Espírito Santo, identificamos possibilidades para explicar as correlações encontradas. Diante dos achados da pesquisa, sugerimos a alteração do indicador, com o acréscimo de uma variável para o cálculo e a definição de escolas prioritárias, nas periferias da Grande Vitória.
This dissertation is developed in the scope of the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied will discuss the experience of correction by indicators external to the school, especially by socioeconomic status of students, in the composition of the quality indicator of the state schools of Espírito Santo, used by SEDU (State Secretariat of Education) due to a policy of bonus by performance. Therefore, we set as objectives for this study: describe the performance indicators of schools; identify a possible correlation between academic performance and socioeconomic status; and propose alterations that would allow greater equity in the design of the indicator. We assume the hypothesis that the correction by factors external to the school, despite being a positive influence to the quality indicators of the low socioeconomic level schools, may not be enough to allow the comparability between schools of similar socioeconomic levels, since, in schools of Grande Vitória (Vitória‟s metropolitan area), the effect of the external factors seems to be greater than in the state‟s countryside. The discussion was held from theoretical references in two axes of analysis: the correlation between socioeconomic status and performance of the student (BROOKE, 2013, SOARES, 2004; SOARES e ANDRADE, 2006; SOARES E ALVES, 2013) and the accountability policies based on evaluations (BONAMINO E SOUZA, 2012; PASSONE, 2014; BROOKE, 2006; 2011; 2013; FERREIRA, 2014; E TAVARES E PONCZEK, 2013). Through literature review of the results of performance, socioeconomic level and quality indicator of the state schools, was identified a strong correlation between the socioeconomic status of the student and academic performance only in Grande Vitória. In state‟s countryside, the correlation found doesn‟t seem to be strong. Moreover, in Grande Vitória‟s schools, there is a strong inverse correlation between external factors and those quality indicators used by SEDU, despite the relevance of this correction in the improvement of the indicators. From semi structured interviews with the Undersecretary of Management and Finances and a director from the Union of Workers in Education of Espírito Santo, were identified possibilities to explain the correlations found. Facing the research findings, the alteration of the indicator is suggested, with the addition of a variable for calculating and defining priority schools, on the suburbs of Grande Vitoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcia, Suélen dos Santos. "COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: ATUAÇÃO DA CRESOL COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E COMBATE À POBREZA NA REGIÃO SUL/RS." Universidade Catolica de Pelotas, 2011. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/188.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-22T17:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUELEN GARCIA.pdf: 1131275 bytes, checksum: fafbee1a587c9e212004d7cf147b52a1 (MD5) Previous issue date: 2011-12-09
The modern world coexist with deep inequalities of various orders. On the one hand, groups thrive through access to material, cultural and political goods, made possible largely by the rapid advancement of technology. On the other hand, are private groups of these goods and relegated to the deep poverty. Among these, is the family farmers, still deeply affected by poverty that characterizes much of the brazilian rural area. Insistent public policies focused on efforts to minimize this framework of inequality, taking as a means of solution, almost always, the criterion of per capita income and groups located. However, recent studies point to the multiplicity of the concept of poverty. Disproving the predominant way of dealing with the problem of poverty and the development of these marginalized groups, there are theses alternatives, among which is the Theory of the Expansion of Capabilities, founded by Amartya Sen, theoretical framework that has guided the research and the preparation of this dissertation. Thus, it was possible to the assumption that the development of human capabilities will allow us to expand/ qualification of its workings, understood as the knowledge that the human being has to possess, because the sought and the acquired so methodical, reflective and free. Considering that the rural reality is made up of different social groups and labor, depicting also the socioeconomic inequalities that exist in Brazil, it was defined stratum of family farming as boundaries for the research and the voice of family farmers as a source of information about this reality. Understanding the cooperative credit as a model of policy that serves both the demands instrumental in the fight against poverty as the policies for the promotion of entrepreneurship and the growth, we decided to move the research for the unveiling of the reality of a credit cooperative. Thus, we performed a case study of the Cooperative of Rural Credit with Supportive Interaction CRESOL, placing it in the Single Cooperative of Boa Vista, City of São Lourenço do Sul / Rio Grande do Sul. The research was justified in reason, also, hat the cooperative solidarity has been recognized as an efficient alternative for economic and social inclusion of people entrepreneurs need. This is mainly due to its methodology be considered appropriate for this public meeting, therefore, to the goal markedly social of cooperative of solidarity lending, or providing job opportunities and income to the farmer, enabling him to better living conditions
O mundo contemporâneo convive com profundas desigualdades de diversas ordens. Por um lado, prosperam grupos por meio do acesso aos bens materiais, culturais e políticos, possibilitados, em grande parte, pelo acelerado avanço das tecnologias. Por outro lado, se encontram grupos privados desses bens e relegados a profunda pobreza. Dentre esses, se encontra o dos agricultores familiares, ainda profundamente afetados pela pobreza que caracteriza grande parte da área rural brasileira. Insistentes políticas públicas centram esforços no sentido de minimizar esse quadro de desigualdade, tomando como via de solução, quase sempre, o critério da renda per capita e de grupos localizados. Todavia, estudos recentes apontam para a multiplicidade da concepção de pobreza. Refutando esse modo predominante de enfrentar a problemática da pobreza e do desenvolvimento desses grupos marginalizados, surgem teses alternativas, dentre as quais se encontra a Teoria da Expansão das Capacitações, fundamentada por Amartya Sen, referencial que orientou a pesquisa e a elaboração desta dissertação. Assim, firmou-se o pressuposto de que o desenvolvimento de capacidades do ser humano permitirá a ampliação/ qualificação de seus funcionamentos, entendidos estes como os saberes que o ser humano passou a possuir, porque os procurou e os adquiriu de modo metódico, reflexivo e livre. Considerando-se que a realidade rural se compõe por diferentes grupos sociais e laborais, retratando, também, as desigualdades socioeconômicas existentes no Brasil, definiu-se o estrato da agricultura familiar como delimitação para a pesquisa e a voz do agricultor familiar como fonte de informações acerca dessa realidade. Entendendo-se o crédito cooperativo como modelo de política que atende, tanto às demandas instrumentais de combate à pobreza quanto às políticas de fomento ao empreendedorismo e ao crescimento, optou-se por encaminhar a pesquisa para o desvelamento da realidade de uma cooperativa de crédito. Assim, foi realizado um estudo de caso da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária CRESOL, situando-o na Cooperativa Singular de Boa Vista, Município de São Lourenço do Sul/Rio Grande do Sul. Justificou-se a pesquisa em razão, também, de que o cooperativismo solidário vem sendo reconhecido como eficiente alternativa para a inclusão econômica e social das populações empreendedoras carentes. Isso ocorre, principalmente, em razão de sua metodologia mostrar-se adequada a esse público, atendendo, consequentemente, ao objetivo marcadamente social do cooperativismo de crédito solidário, ou seja, propiciar oportunidades de trabalho e renda ao agricultor, possibilitando-lhe melhores condições de vida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ARRUDA, Hélida Lídia Sousa de. "O uso doméstico de lenha em uma comunidade rural próxima a um fragmento de mata atlântica, Nordeste do Brasil : análise da influência de fatores socioeconômicos." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7567.

Full text
Abstract:
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-17T13:37:08Z No. of bitstreams: 1 Helida Lidia Sousa de Arruda.pdf: 1164544 bytes, checksum: ddfe5e934a661b3dbe54a850fb1ef688 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-17T13:37:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Helida Lidia Sousa de Arruda.pdf: 1164544 bytes, checksum: ddfe5e934a661b3dbe54a850fb1ef688 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Firewood is used as a primary energy source in many countries, mainly by human populations in rural and low-income areas. Several factors are associated with the use of the resource, such as the dynamics of preference of groups of plants and socioeconomic issues of families. This study aimed to understand if socioeconomic factors influence the knowledge, use, preference and consumption of firewood in the rural community of Limierinha located near a fragment of Atlantic forest. Semistructured interviews were carried out to obtain socioeconomic data, we performed in situ in two distinct periods of the year, for the quantification of firewood. GLM analyzes were performed to observe if the relationship between the socioeconomic variables influence the knowledge, use, preference and consumption of firewood, we also carried out an estimation of the consumption of wood per capita, by residence and community, in daily, monthly and annual periods . As the main results, we found a total of 87 ethnoespices cited as known for firewood, 47 are used, and 29 preferred, in relation to the richness of known, used and preferred species, the only significant variable was age, while wood consumption Influenced by income, schooling and number of residents in the household. With this, we highlight that the consumption of firewood showed values different from those presented in the literature, and although there is a uniformity in the knowledge of the community residents about the richness of known, used and preferred species, the consumption of firewood (kg) is influenced Socioeconomic factors. In this way, new studies are necessary to understand the present aspects of wood knowledge and consumption, and the influence of socioeconomic variables.
A lenha é utilizada como fonte de energia primária em muitos Países, principalmente por populações humanas de áreas rurais e de baixa renda. Diversos fatores estão associados à utilização do recurso, como a dinâmica de preferência de grupos de plantas e questões socioeconômicas das famílias. Este estudo objetivou entender se fatores socioeconômicos influenciam o conhecimento, uso, preferência e consumo de lenha na comunidade rural de Limierinha localizada próxima a um fragmento de mata atlântica. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas para obtenção de dados socioeconômicos, realizamos in situ em dois períodos distintos do ano, para quantificação de lenha. Análises de GLM foram executadas para observar se a relação entre as variáveis socioeconômicas influenciam o conhecimento, uso, preferência e consumo de lenha, realizamos ainda uma estimativa do consumo de lenha per capita, por residência e por comunidade, em períodos diários, mensais e anuais. Como principais resultados, encontramos um total de 87 etnoespcies citadas como conhecidas para lenha, 47 são utilizadas, e 29 preferidas, em relação a riqueza de espécies conhecidas, usadas e preferidas, a única variável significativa foi à idade, enquanto o consumo de lenha mostrou-se influenciado pela renda, escolaridade e número de moradores na residência. Com isso destacamos que o consumo de lenha, mostrou valores diferentes dos apresentados na literatura, e apesar de existir uma uniformidade no conhecimento dos moradores da comunidade a respeito da riqueza de espécies conhecidas, usadas e preferidas, o consumo de lenha (kg) é influenciado por fatores socioeconômicos. Desta maneira, novos estudos são necessários para entender mlhor aspectos presentes no conhecimento e consumo de lenha, e a influencia de varíaveis socioeconômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Tayrone Felix. "O turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico e de reequilíbrio territorial: uma análise do turismo na Região Sudoeste do Estado da Bahia – Brasil." Doctoral thesis, Universitat de Barcelona, 2017. http://hdl.handle.net/10803/402203.

Full text
Abstract:
Esta tese teve como objeto de análise o turismo como fator promovedor do desenvolvimento regional e do reequilíbrio territorial. Tomando-se a região Sudoeste da Bahia, Brasil como referencial e a cidade de Vitória da Conquista, como polo territorial, procurou-se compreender qual o papel desempenhado pelo turismo para o desenvolvimento regional, avaliando-se também quais os fatores, internos e externos, positivos e negativos, que mais influenciam o seu progresso. Isso possibilitou, além da realização de um diagnóstico da realidade turística, verificar qual o papel do Estado e das políticas públicas para o turismo na região. Utilizaram-se como base do referencial teórico conceitos da geografia, da economia e do turismo e de sua participação para o desenvolvimento local e regional, como também os impactos causados pelo turismo ao meio ambiente. O estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica, na pesquisa de campo exploratória com coleta de dados por meio de entrevistas e questionários, como também em pesquisa de dados secundários junto às instituições públicas e privadas ligadas à atividade turística. Para a sistematização do diagnóstico foi utilizada a matriz FOFA ou SWOT. As investigações realizadas levam a proposição de que existem alguns municípios da região com potencial turístico a ser desenvolvido. Neste cenário, Vitória da Conquista se destaca pela liderança política e econômica que exerce na região. Acidade apresenta uma estrutura para atendimento ao turista, principalmente nas espécies turismo de negócio e de eventos que são as modalidades que apresentam maior demanda na região e produzem maior impacto na economia local. As duas hipóteses principais do trabalho foram confirmadas na investigação: que a Região Sudoeste do Estado da Bahia (Brasil) e sua capital Vitória da Conquista têm um potencial turístico elevado, como é evidente a partir da análise realizada nesta investigação, entretanto a realidade do turismo na região apresenta um desenvolvimento limitado, contribuindo pouco para o desenvolvimento regional; e a falta de planejamento público e gestão estratégica do turismo na região sudoeste é o principal impedimento para a utilização do potencial turístico existente como um fator de desenvolvimento econômico e reequilíbrio territorial. Embora não seja uma região turística privilegiada, a região tem um grande potencial a ser explorado, mas deve ser visto estrategicamente pelos governos. Para que o turismo possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento regional, deverão ocorrer muitas mudanças na administração pública, principalmente para a cidade de Vitória da Conquista, que dentre ouras coisas, deverá realizar: a) uma melhora significativa das infraestruturas de transportes e comunicação, com destaque para o novo aeroporto; b) a criação e consolidação de uma imagem de cidade com rico patrimônio histórico e cultural, com destaque para a obra de Glauber Rocha; c) um reforço para a promoção de grandes eventos empresariais e acadêmicos, os quais também dependem da construção de um Centro de Convenções de grande porte; d) a consolidação de um calendário de eventos culturais durante todo o ano; e) o fortalecimento e consolidação da gastronomia; f) a elaboração de um ousado plano de marketing que atinja os principais polos emissores de turistas, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Distrito Federal; g) a reorganização do comércio e dos serviços, de modo a atrair cada vez mais visitantes.
This thesis analyzed tourism as promoting factor of regional development and territorial balance. Taking the Southwest region of the state of Bahia in Brazil as reference and the city of Vitória da Conquista, as territorial pole, we sought to understand the role played by tourism to regional development, assessing the internal and external; positive and negative factors that influence its progress. In addition to performing a diagnosis of the local tourism reality, this allowed verifying the role of the state and public policies for tourism in the region. For the basis of the theoretical framework we used concepts of geography, economy and tourism with its contribution to the local and regional development, as well as the impacts of environmental tourism. The study was based on bibliographical research, exploratory study with data collection by means of interviews and questionnaires, as well as on secondary data research with public and private institutions linked to tourism. In order to systematize the diagnosis we used the SWOT analysis. The investigations have suggested that there are some municipalities within the region with potential for tourism to be developed. In this scenario, Vitória da Conquista stands out for its political and economic leadership in the region. The city presents a structure for dealing with tourists, especially in business and event tourism, which are the subsets with the greatest demand in the region and greater impact on the local economy. The two main hypotheses of this study were confirmed in the research: the Southwest Region of the State of Bahia and its capital Vitoria da Conquista have a high potential for tourism, however the tourism reality in the region have had a limited development, contributing little to regional development; and the lack of public tourism strategic planning and management in the southwestern region is the main obstacle to the application of the existing tourism potential as an economic development and territorial balance factors. Despite not being a privileged area for tourism, the region has great potential to be explored, which should be sought strategically by governments. In order to tourism effectively contribute to regional development, the public administration, particularly in the city of Vitória da Conquista, should perform, among other goals: a) a significant improvement of transport and communication infrastructure, especially a new airport; b) the creation and consolidation of a city image with rich historical and cultural heritage, highlighting the work of Glauber Rocha; c) strengthening the promotion of large corporate and academic events, which also depend on the construction of a large conference center; d) stablishing a cultural events calendar throughout the year; e) strengthening and consolidation of gastronomy; f) developing of a bold marketing plan to reach the main outbound tourist centers such as São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro and the Federal District; g) reorganizing the commerce and services, in order to attract more visitors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Borges, Camila Aparecida. "Padrões alimentares praticados por adolescentes: influência de fatores socioeconômicos e relação com o estado nutricional." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-29022016-134536/.

Full text
Abstract:
Introdução: A caracterização dos padrões alimentares dos adolescentes permite analisar os efeitos da dieta como um todo sobre a saúde. Objetivos: Identificar na literatura científica as múltiplas soluções adotadas nas técnicas multivariadas para obtenção de padrões alimentares; Analisar a relação entre os principais padrões alimentares praticados por adolescentes brasileiros com o excesso de peso e obesidade e Analisar a influência de fatores socioeconômicos sobre os principais padrões alimentares praticados por um grupo multiétnico de adolescentes. Métodos: Esta tese foi composta de três artigos. O primeiro corresponde a uma revisão da literatura sobre padrões alimentares estimados por diferentes técnicas multivariadas. Para os demais artigos duas bases de dados foram utilizadas: a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008 09 e o estudo Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence (HELENA) conduzido em 2006-07. A análise fatorial exploratória foi utilizada para obtenção dos padrões alimentares. O segundo artigo utilizou modelo de regressão logística para verificar a associação entre os escores dos padrões alimentares e o excesso de peso e obesidade ajustado para variáveis socioeconômicas. O terceiro artigo utilizou o modelo de regressão linear para avaliar a associação entre indicadores de renda e escolaridade e os escores dos padrões alimentares. Resultados: Na revisão da literatura foi verificado grande heterogeneidade na escolha dos critérios adotados durante as múltiplas etapas das técnicas multivariadas. No segundo manuscrito, foi verificado que quanto maior a adesão ao Padrão Lanches e ao Padrão Snacks maior a chance de estar com excesso de peso e obesidade. No terceiro manuscrito, 10 padrões alimentares foram identificados entre adolescentes de áreas urbanas no Brasil e Europa. Entre os adolescentes brasileiros, maiores níveis socioeconômicos e educacionais da pessoa de referência do domicílio foram associados positivamente com o padrão composto por queijo, cereais matinais, frutas e sucos de fruta, leite e derivados. Entre os adolescentes europeus, maiores níveis socioeconômicos e maior educação das mães foram positivamente associados ao padrão composto por bebidas lácteas, cereais matinais; leite e derivados, manteiga e margarina, além disso, maiores níveis socioeconômicos também foram negativamente associados com o padrão composto por óleos vegetais, nozes, sementes, pão, carnes, leguminosas, hortaliças e tubérculos, ovos e os maiores níveis de de educação materna foram associados negativamente com o padrão composto por pão; carne; bebidas açúcaradas e salgadinhos. Conclusão: Os achados mostraram a elevada prática de padrões alimentares baseados em alimentos com altas concentrações de gorduras e açúcares os quais estão sendo responsáveis pelo aumento no excesso de peso e obesidade entre os adolescentes brasileiros. No geral, os adolescentes que possuíram maior renda ou bens materiais e maior nível de escolaridade do adulto responsável praticaram padrões alimentares um pouco mais saudáveis. No entanto, no Brasil a maior escolaridade da pessoa de referência do domicílio por si só não está diretamente associada a melhores práticas alimentares entre os adolescentes, o contrário do que acontece na Europa. Sendo assim, o maior acesso à renda e a maior escolaridade dos responsáveis desempenham um papel importante na adoção de padrões alimentares mais saudáveis entre os adolescentes.
Introduction: The characterization of the dietary patterns practiced by adolescents allows analyzing the effects of diet as a whole on health outcomes. Objectives: To identify in the scientific literature the multiple solutions adopted in the multivariate techniques to obtain dietary patterns; To analyze the relationship between major dietary patterns practiced by Brazilian adolescents with overweight and obesity and To analyze the influence of socioeconomic factors on major dietary patterns practiced by a multiethnic group of adolescents. Methods: This thesis was composed of three manuscripts. The first manuscript was a literature review about dietary patterns estimated by different multivariate techniques. For the others manuscripts two databases were used: The Brazilian Household Budget Survey (HBS) conducted in 2008 09 and The Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence (HELENA) conducted in 2006-07. Exploratory factor analysis was used to obtain dietary patterns. The second manuscript used logistic regression model to assess the association between the dietary patterns scores and overweight adjusted for socioeconomic variables. The third manuscript used linear regression to assess the association between socioeconomic indicators and dietary patterns scores. Results: A literature review showed a great diversity in the choice of criteria used during the multiple steps of multivariate techniques. The second manuscript showed that higher adherence to Sandwiches Pattern and Snacks Pattern the higher chance of being overweight among Brazilian adolescents. In the third article, 10 dietary patterns were identified among adolescents in urban areas. Among Brazilian adolescents, higher socioeconomic and educational levels of the household reference person were associated with the pattern 4 (composed of cheese, breakfast cereals, fruits and fruit juices, dairy products). Among European adolescents, higher socioeconomic levels and increased education of mothers were positively associated with pattern 2 (composed of dairy drinks, cereals, dairy products, butter and margarine), moreover, higher socioeconomic levels were also negatively associated with the pattern 6 (composed of vegetable oils, nuts, seeds, bread, meat, legumes, starchy roots, eggs) and the highest levels of maternal education were negatively associated with the pattern 5 (consisting of bread, meat, sugary drinks and snacks). Conclusion: The findings showed the high practice of dietary patterns based on foods with high concentrations of fats and sugars, which were responsible for the increase in overweight and obesity among Brazilian adolescents. In general, the study showed that adolescents who had higher socioeconomic status practiced healthier dietary patterns. However, in Brazil the highest education of the household reference person is not directly associated with better dietary practices among adolescents, in contrast with what happens in Europe. Thus, greater access to income and more education of mothers and caregivers have an important role in the adoption of healthier dietary patterns among adolescents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Josiane Sales Alves. "Condições de vulnerabilidade sociodemográfica e estresse psicossocial materno como marcadores de risco para morbidade e estado nutricional em lactentes." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-23102018-121112/.

Full text
Abstract:
No Brasil, assim como em outros países, vários são os fatores externos associados às condições de saúde e nutrição da população, dentre eles, os fatores sociodemográficos e os fatores maternos, mais especificamente o estresse psicossocial materno. Há evidências que sugerem efeitos a longo prazo tanto do estresse materno quanto das condições sócias do início da vida. O objetivo deste trabalho foi estudar a associação entre os fatores sociodemográficos e o estresse psicossocial materno com o número de internações hospitalares e a nutrição dos lactentes de O a 12 meses, nascidos em condições de vulnerabilidade social no município de São Paulo, SP. Trata- se de um estudo epidemiológico longitudinal, uma coorte de nascimento de base populacional com quatro momentos de avaliação: terceiro trimestre da gestação; segundo, sexto e décimo segundo mês de vida do lactente. Foram avaliados os dados referentes ao nascimento, à alimentação no primeiro ano de vida, aos fatores sociodemográficos e aos transtornos mentais maternos nos períodos gestacional e puerperal de 892 díades mãe-filho. O uso de substâncias e os transtornos ansiosos foram os mais associados às alterações padrão dietético do lactente, com menor aleitamento materno e oferta de alimentos precocemente. A escolaridade materna foi o marcador mais associado com o erro alimentar, mais frequente entre mãe com Ensino Fundamental 11, do que aquelas com mais e menos escolaridade. Solteiras/sem companheiros também tenderam a mais erros alimentares. A violência mostrou- se associada à internação hospitalar. O estudo conclui que o estresse psicossocial materno e a vulnerabilidade sociodemográfica são, portanto, marcadores da morbidade e nutrição do lactente
In Brazil, as in other countries, many are the external factors that are associated with the conditions of health and nutrition of the population. Among them, the focus of this study is the socio-demographic and maternal factors, more specifically the maternal psychosocial stress. There is evidence suggesting long term effects of maternal stress and early social conditions. The aim of this work was to study the association between socio-demographic / maternal psychosocial stress and infant hospitalization, nutrition from O to 12 months, among children who were born in conditions of high social vulnerability in the municipality of Sao Paulo, Brazil. It is a longitudinal epidemiological study, a population based birth cohort, with four moments of assessments: third trimester of pregnancy, second, sixth and twelfth months of life. Data on birth, feeding practices during the first year of life, socio-demographic factors and maternal mental disorders (both during pregnancy and postpartum) of 892 dyads mother-infant were collected. It was seen that substance use and anxiety were associated with inadequate feeding practices - less breastfeeding and earlier weaning. Maternal schooling was a good marker for bad feeding practices, as well as being a single mother. Domestic violence against the pregnant women was associated with hospitalization. In conclusion, maternal social stress and social vulnerability are markers of infant morbidity and nutrition
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Diniz, Anna Paula Carvalho. "Bem-estar financeiro: uma análise multifatorial do comportamento maranhense." Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4676.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Financial wellbeing is defined as a satisfaction state with financial situation, including subjective/behavioral aspects and objective/socioeconomic and demographic aspects. The main objective of this work is to analyze the influence of behavioral factors and financial wellbeing. The behavioral determinants in this research are: shopping addiction, materialism, financial behavior, financial attitude and financial knowledge. The objective aspects are socioeconomic and demographic variables as gender human, age, marital status, children, schooling, race, ascendency, occupation and income. This research is classified as descriptive, with a qualitative approach, this way a survey with 629 individuals has been applied in São Luis MA. The collecting data instrument used has been a structured questionnaire. The analysis consisted in descriptive and multivariate statistics techniques through the analysis of the sample profile, factorial analysis of constructs, the development of financial indices, identification of differences among the socioeconomic and demographic variables (trough test t and ANOVA) and regression analysis. In the results, low levels of financial wellbeing, shopping addiction and materialism have been found. On the other hand, high levels of financial behavior and attitude have been found. Furthermore, the index of financial knowledge has shown a very low level in basic, advanced and total financial knowledge in the studied sample. About financial wellbeing, differences among the groups have been identified in socioeconomic and demographic variables: marital status, schooling, age, income, occupation and race. The linear regression has shown that financial wellbeing is determined by aspects related to Investment and Saving Accounts, Financial Attitude of Control and age. The applying of this theme in national scenario characterizes the work s innovation. From organizational view, this research has contributed for marketing action and for financing and credit policy.
O bem-estar financeiro é definido como o estado de satisfação com a situação financeira, englobando aspectos subjetivos/comportamentais e aspectos objetivos/socioeconômicos e demográficos. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a influência de fatores comportamentais no bem-estar financeiro. Os determinantes comportamentais da pesquisa são: as compras compulsivas, o materialismo, o comportamento financeiro, a atitude financeira e o conhecimento financeiro. Os aspectos objetivos são as variáveis socioeconômicas e demográficas: gênero, idade, estado civil, filhos, grau de escolaridade, raça, ascendência, ocupação e renda. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Assim, foi realizada uma survey em uma amostra de 629 indivíduos residentes em São Luís - MA. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado. A análise de dados consistiu em técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, sendo realizadas as seguintes etapas: análise do perfil da amostra, análise fatorial dos construtos, desenvolvimento do índice financeiro, identificação das diferenças entre os grupos das variáveis socioeconômicas e demográficas (através do teste t e ANOVA) e análise de regressão. Nos resultados, observaram-se baixos níveis de bem-estar financeiro, de compras compulsivas e de materialismo. Por outro lado, foram verificados altos níveis de comportamento e atitude financeiros. Ainda, o índice de conhecimento financeiro demonstrou um baixo nível de conhecimento financeiro básico, avançado e total na amostra estudada. No que diz respeito ao bem-estar financeiro, identificaram-se diferenças entre os grupos nas variáveis socioeconômicas e demográficas: estado civil, grau de escolaridade, idade, renda, ocupação e raça. A regressão linear determinou que o bem-estar financeiro é influenciado por aspectos relacionados com Investimento e Poupança, Atitude Financeira de Controle e Idade. A aplicação do tema em cenário nacional caracteriza uma inovação do trabalho. Do ponto de vista organizacional, a pesquisa contribui para ações de marketing e políticas de financiamento e crédito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torrez, Pasesa Pascuala Quispe. "Estudo clínico-epidemiológico, laboratorial e de vulnerabilidade dos acidentes escorpiônicos atendidos no Hospital Municipal de Santarém - Pará." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5134/tde-08092016-143421/.

Full text
Abstract:
Introdução: Escorpionismo é um problema de saúde no Brasil e em outras regiões do mundo. Em 2015, no Brasil, foram relatados 74.598 acidentes e 119 mortes. Neste estudo, foram descritos aspectos clínicos, epidemiológicos, laboratoriais e de vulnerabilidade nestes acidentes. Métodos: Trata-se de estudo clínico prospectivo e observacional conduzido no Hospital Municipal de Santarém (HMS), de Abril de 2008 a Janeiro de 2014. Os pacientes incluídos no estudo foram admitidos pelo autor e não representam o total de pacientes internados no HMS. Além disso, foi realizado estudo qualitativo com base teórica no conceito de vulnerabilidade que inclui as dimensões individual, social e programática. Resultados: Foram descritos 58 acidentes, presumivelmente, causados por T. obscurus na Amazônia Brasileira. A maioria dos acidentes ocorreu durante o trabalho, a maioria dos pacientes incluídos era do sexo masculino 39 (67,2%). Os principais locais de picada foram as extremidades (pés e mãos) com uma frequência de 51 (90%). Os pacientes relataram sensação de \"choques elétricos\" que podem durar horas. A grande maioria dos pacientes apresenta quadro clínico compatível com disfunção cerebelar aguda, que pode ter início minutos e durar até dois dias após a ocorrência do acidente. Apresentaram ataxia cerebelar, disdiadococinesia, dismetria, disartria, dislalia, naúseas e vômitos. Além disso, alguns pacientes, aprentaram mioclonias e fasciculações que também podem ser atribuídas à disfunção cerebelar aguda ou talvez à ação direta sobre o músculo esquelético. Seis pacientes apresentaram rabdomiólise e dois injúria renal aguda. O quadro clínico observado na maioria dos pacientes consiste, principalmente, em disfunção cerebelar aguda e manifestações neuromusculares anormais, que não foram descritos em qualquer outra região do mundo. Também foram realizadas 28 entrevistas quanti-qualitativas com pacientes vítimas de acidente escorpiônico, as quais foram submetidas à técnica de análise de discurso. Pacientes eram, em sua maioria, homens que moravam na área rural e que trabalhavam como agricultores e viviam em condições sócio demográficas desfavoráveis. Discussão: As manifestações apresentadas por esses pacientes são compatíveis com disfunção cerebelar aguda que pode ser explicada, provavelmente, porque algumas toxinas de T. obscurus (da região de Santarém), não só tem a capacidade de atravessar rapidamente, em poucos minutos, a barreira hemato-encefálica, mas também devem apresentar elevada afinidade por canais iônicos presentes nas membranas de células do cerebelo. As mioclonias e fasciculações podem ser atribuídas à disfunção muscular ou cerebelar. A vulnerabilidade individual e social foi evidenciada em vários aspectos: pouco conhecimento em relação ao comportamento de escorpiões e também às medidas preventivas, baixa escolaridade (incluindo analfabetismo), baixa qualificação profissional, trabalho informal, condições precárias de vida (falta de água encanada, energia elétrica, esgoto). Em relação à dimensão programática foi constatada dificuldade de acesso aos serviços de saúde e a falta de antiveneno no centro de referência. Portanto, o estudo destaca as particularidades do escorpionismo em Santarém e os aspectos mais importantes da vulnerabilidade destes pacientes
Introduction: Scorpionism is a health problem in Brazil and in another regions of the world. In 2015, in Brazil 74,598 accidents and 119 deaths were reported. In this study, were described clinical, epidemiologic, laboratory and vulnerability aspects of these unique scorpion accidents. Methods: A prospective and observational study was conducted in the MHS, from April, 2008 to January, 2014. Patients included in the study were admitted by the authors and do not represent the total number of hospitalized patients in the MHS. In addition, a qualitative study was conducted with the theoretical basis of the vulnerability concept, that includes individual, social and programmatic dimension. Results: We described 58 accidents presumably caused by T. obscurus in Brazilian Amazonia. Most patients were stung during work activities and the majority was male 39 (67.2%). The main sites of stung were the extremities (feet and hands), with a frequency of 51 (90%).Patients reported a sensation of \"electric shocks\" which could last hours. The vast majority of patients presented a clinical picture compatible with acute cerebellar dysfunction, that started in minutes and could last up to two days after the accident. They presented cerebellar ataxia, dysdiadocokinesia, dysmetry, dysarthria, dyslalia, nausea and vomiting. Also, some patients presented myoclonus and fasciculation which can also be attributed to cerebellar dysfunction or perhaps the result of direct action on skeletal muscle. Six patients had developed rhabdomyolysis and two acute kidney injury. The clinical picture observed in most of our patients consisted mainly from an acute cerebellar dysfunction and abnormal neuromuscular manifestations which is not described in any other region of the world. Twenty-eight quantitative and qualitative interviews with scorpion sting victims. Each patient was submitted to discourse analysis technique. The majority patients were men who live in rural areas, small farmers with unfavorable socio-demographic conditions. Discussion: The manifestations presented by these patients are compatible with acute cerebellar dysfunction which could be explained probably because some toxins from T. obscurus from Santarém region, have not only the capacity to cross quickly, within minutes, the blood-brain and also must have high affinity for ionic channels present in some cerebellar cell membranes. Myoclonus and fasciculation can be attributed to cerebellar or muscle dysfunction. The individual and social vulnerability was demonstrated in several ways: little knowledge about the scorpion behavior and about the preventive measures, low education level (including illiteracy), low-skilled, informal work, precarious living conditions (lack of running water, electricity, basic sanitation). Regarding the programmatic dimension it was found difficult access to health services and lack of antivenom serum in the reference center. Therefore, the study highlights the particularities of scorpionism in Santarem and the most important aspects of vulnerability of these patients
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mendes, Telma de Almeida Busch. "Prevalência de doenças crônicas e a utilização dos serviços de saúde por idosos residentes no Município de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-27092010-170145/.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: As doenças crônicas decorrentes do envelhecimento e o estilo de vida não saudável são os grandes fatores responsáveis pela alta morbi-mortalidade e pela grande sobrecarga no sistema de saúde. OBJETIVO: Este estudo analisa a prevalência de hipertensão e diabetes na população de 60 anos ou mais no município de São Paulo - capital e a utilização dos serviços de saúde segundo as variáveis demográficas e socioeconômicas, condições de saúde e estilo de vida. MÉTODOS: Inquérito domiciliar de saúde do tipo transversal que analisou os dados de 872 idosos residentes no município de São Paulo (ISA- Capital) por meio de um questionário dividido em blocos temáticos aplicado em uma amostra por conglomerados e estratificada segundo a escolaridade do chefe de família e nível socioeconômico. Análises bivariadas e multivariadas foram realizadas e geraram três modelos de regressão múltipla de Poisson para verificar a existência de fatores associados à hipertensão, diabetes e à utilização dos serviços. RESULTADOS: A prevalência de hipertensão referida entre os idosos foi de 46,9% e de diabetes 17,9%, valores superiores ao encontrado na população adulta. As maiores taxas de hipertensão foram encontradas entre os idosos que referiram auto-avaliação de saúde ruim/muito ruim e boa, entre os idosos que nunca beberam ou não bebem mais, entre as mulheres e entre os que se hospitalizaram pelo menos uma vez no último ano, independente da idade. Para diabetes, o mesmo resultado foi encontrado para autoavaliação de saúde, entre os viúvos e entre os idosos que se hospitalizaram pelo menos uma vez no último ano. Quanto ao uso do serviço de saúde pelos idosos em geral, a prevalência de utilização foi aproximadamente 30,6% independente de morbidade. Entre os hipertensos, 59.4% procuraram os serviços e 97,1% deles foi atendido no serviço. Entre os diabéticos 53,4% e 96,1% respectivamente sem diferença na procura ou no uso dos serviços entre os que tinham e não tinham hipertensão e diabetes. Em relação às medidas e práticas de controle sobre a HAS e DM, a medida de controle mais conhecida e praticada entre os hipertensos é tomar a medicação de rotina para controle da doença e entre os diabéticos a mais conhecida é a dieta alimentar e praticada é tomar medicação oral de rotina com distinção do nível socioeconômico para algumas medidas. CONCLUSAO: A falta de informação, conhecimento e utilização de medidas de controle destas doenças ainda são insuficientes entre os idosos. Fazem-se necessárias políticas de saúde com foco na capacitação de profissionais e na orientação familiar; enfim, políticas que incentivem não só mudanças no estilo de vida dos idosos, mas que os tornem sujeitos ativos desta mudança, atuantes neste processo.
INTRODUCTION: Chronic diseases due to the ageing process and to the unhealthy lifestyle are the greatest factors responsible for the high morbimortality and for the health system overload. OBJECTIVE: This study analyzes the prevalence of Hypertension and Diabetes of a population over 60 years old from São Paulo city, and the use of health services according to demographic and socioeconomic variables, health status, and lifestyle. METHODS: A cross-sectional household health survey analyzed data from 872 elderly resident in São Paulo city using a questionnaire divided into thematic blocks applied in a stratified cluster sample according to the educational level of the head of the family and socioeconomic level. Bivariate and multivariate analysis were carried out and generated three models of Poisson regression model in order to verify the existence of factors associated to hypertension, to diabetes and to the use of health services. RESULTS: The prevalence of reported hypertension among the elderly was 46.9% and of Diabetes, 17.9%. Such values were above the ones found in the adult population. The highest hypertension rates were found among the elderly who reported bad/verybad health status, among those who never drank or those who stopped drinking, among women, and among those who were hospitalized at least twelve months prior to the interview, independently of the age. Concerning diabetes, the same result was found for the self-assessment of health, among widows and widowers, and among the elderly who were hospitalized at least once in the past year. Concerning the use of health services by the elderly, the prevalence of use was approximately 30.6% independently of the morbidity. Among the elderly with hypertension, 70.1% searched for the service because of the hypertension, 59.4% of them did it because of reported morbidity, and 97.1% of them were assisted by the service they searched. Among the diabetic, 69.9% routinely searched for the service because of the diabetes, 53.4% of them did it because of reported morbidity and 96.1% were assisted by the service they searched, with no difference regarding the search and use of services between those with and without hypertension and diabetes. Concerning the measures and control practice of HAS and DM, the most known and practiced control measure among the elderly with hypertension is taking routine medicine for the control of the disease; and among the diabetic, the most known practice is diet and the most practiced measure is taking routine oral medicine, with a difference of socioeconomic level for some measures. CONCLUSION: There is a lack of information, knowledge and use of control measures of these diseases among the elderly. Health policies focusing on professional training and family guiding are necessary in order to encourage not only changes in the lifestyle of the elderly, but also to make them active agents of this change, acting in this process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Fator socioeconômico"

1

Carvalho, João Victor Mendes. "PROGRAMA JOVEM APRENDIZ COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO ENTRE GAROTAS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." In Ciência Política: Poder e Establishment, 165–75. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.84021100215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosana Maria dos Santos Nani de, Miranda, Tavares Rozane Franci Moraes, Silva Tâmara Moreira, Baroni Danilo Força, and Carvalho Almy Junior Cordeiro de. "DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE JUÇARA IRRIGADAS COM ÁGUA SALINA." In Ciências agrárias: inovação e responsabilidade social, 47–60. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-991061-4-9.47-60.

Full text
Abstract:
O palmiteiro juçara é uma espécie de grande importância socioeconômica devido ao seu sabor, riqueza nutricional, e presença na alimentação humana e animal. Entretanto, a maior parte de sua exploração acontece de forma intensa, ilegal e predatória, resultando em uma erosão genética substancial, causando ameaça a regeneração da espécie. Além disso, o plantio de palmeiras pode ocorrer em solos salinos, irrigados ou não com água salina, tornando um fator limitante para crescimento e produtividade da cultura. Sendo assim, o objetivo nessa pesquisa foi avaliar o efeito da salinidade do substrato na emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de juçara. O delineamento foi em blocos casualizados (DBC) com cinco tratamentos (0,1; 1,0; 2,0; 3,0; e 5,0 dS.m-1 ) e 8 repetições, contendo 25 sementes para cada repetição, semeadas em tubetes de 290 cm3 . O experimento foi conduzido por um período de 60 dias após a semeadura, aplicando diariamente 75 ml de água por tubete, com a concentração salina determinada em cada tratamento. Foram realizadas as seguintes avaliações: emergência (E), tempo médio de emergência (TME), índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento da parte aérea (CPA), diâmetro do coleto (DC), massa seca da parte aérea (MSPA), e massa seca do sistema radicular (MSSR). Desta forma, verificou-se que o aumento das soluções salinas acima de 1 dS.m-1 reduz a emergência das sementes, assim como o crescimento da parte aérea (comprimento, diâmetro, e massas secas), porém, condutividades até 5 dS.m-1 não interferem no TME e no IVE. Portanto, a água de irrigação contendo até 5 dS.m-1 pode causar danos nas sementes de juçara, retardando sua emergência e prejudicando os aspectos morfológicos na produção de mudas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Fator socioeconômico"

1

Jair, Murillo Le Luciano, and Lígia Martins Almeida Nara. "DOENÇAS PARASITÁRIAS E A RELAÇÃO COM O PANORAMA SANITÁRIO, SOCIOECONÔMICO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/730.

Full text
Abstract:
Introdução: Países subdesenvolvidos, como o Brasil, apresentam baixas, ou inexistentes, taxas de saneamento básico, evidenciando a relação direta entre o fator de desenvolvimento populacional e a prevalência de doenças parasitárias. Aspectos socioculturais potencializam essas enfermidades, principalmente quando se trata da carência socioeconômica e das condições precárias de higiene. Sendo assim, a educação em saúde torna-se um mecanismo facilitador na melhoria da qualidade vida dos indivíduos, estimulando os bons hábitos de higiene e consciência crítica para a problemática em que estão inseridos. Objetivo: realizar uma revisão narrativa da literatura sobre as parasitoses intestinais e a relação com a situação sanitária e socioeconômica no Brasil abordando a educação em saúde como método preventivo. Metodologia: A busca utilizou dados provenientes de trabalhos publicados entre os anos de 2000 a 2020 a partir da base de dados BVS, LILACS, MEDLINE e SCIELO, além de livros e manuais do Ministério da Saúde e da OMS. As palavras-chave utilizadas foram: parasitoses intestinais, educação em saúde, educação em parasitoses, doenças sanitárias e prevalência de parasitoses. Resultados: No ano de 2018, 27,3% de toda a população brasileira, não possuíam tratamento de esgoto, e os índices, atualmente, tendem ao crescimento nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A renda familiar é um fator socioeconômico intimamente relacionado ao desenvolvimento das doenças parasitárias. Moradias autoconstruídas, resultantes da grande expansão urbana, apresentam precárias condições sanitárias, pois não há investimento público econômico e atenção social voltada para a população carente. Neste contexto, a educação em saúde, associada à participação da população, contribui para a diminuição da prevalência e disseminação das enteroparasitoses. Palestras educativas podem funcionar como ferramentas na orientação e alerta quanto à transmissão e as formas de prevenção e higiene básica. Conclusão: A carência de políticas públicas efetivas de educação sanitária torna a situação envolvendo as parasitoses no Brasil preocupante. É necessário promover a associação de medidas que envolvam melhorias nas condições socioeconômicas e sanitárias. Medidas educativas preventivas contribuem para a melhora da qualidade de vida através de orientações quanto a mudanças de certos hábitos culturais e de higiene da população, principalmente nas comunidades carentes, auxiliando na diminuição dos índices de parasitoses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Anália Maria Rodrigues, DENISE REGINA LEITE LEÃO, and THAYNARA LORAYNE COSTA OLIVEIRA. "IMPACTO DAS RODOVIAS NA BIODIVERSIDADE DE FAUNA BRASILEIRA." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1112.

Full text
Abstract:
Introdução: Apesar das diversas vantagens para a sociedade humana, as rodovias não apresentam apenas aspectos positivos, pois podem ser consideradas como um dos maiores problemas que o homem tem causado ao meio ambiente, sendo um fator importante na perda de biodiversidade, causando danos direto e indireto ao ecossistema como a destruição da vegetação, além de trazerem poluição, alterações microclimática, fragmentação de habitat, e principalmente a mortalidade da fauna. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre os impactos causados pelas rodovias na fauna brasileira, e quais as estratégias que deveriam ser implementadas para reverter essa situação. Métodos: Atualmente, as rodovias ocupam grande parte do território brasileiro, o que é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, gerando oportunidades de emprego e serviços, instalando assim novos territórios residenciais, comerciais e industriais. Mediante a literatura a exploração dos recursos naturais e a diminuição de espécie têm aumentado cada vez mais, com o intuito de atender a demanda da população, e infelizmente essas ações afetam diretamente à perda continua da biodiversidade. Resultado: Um dos principais transtornos das rodovias é a divisão de habitats, dificultando o fluxo das espécies, pois a maioria dessas estradas é construída em rota de deslocamento para muitos animais, os quais ao ultrapassarem em busca de abrigo ou comida, tem grande possibilidade de colisão com os automóveis; O atropelamento de animais silvestre é muito comum em diversas rodovias pelo país, provocando a redução populacional da fauna, restringindo também a movimentação de animais, com isso muitas espécies, tanto de animais quanto de plantas, originárias de ambientes endêmicos, estão sendo ameaçadas de extinção. Conclusão: Diante dos fatos mencionados é notório que métodos de monitoramento e medidas mitigatórias precisam ser realizados para a conservação das diversas espécies, como a implantação de túneis e ecodutos de passagem de fauna, com a finalidade de proporcionar uma forma mais segura na travessia dos animais, também instalações de placas sinalizadoras na estrada e de redutores eletrônicos de velocidade em diversas rodovias pelo país, com o intuído de reduzir os índices de atropelamentos seria fundamental na diminuição desses impactos negativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera, Carla Daniela Camara, Darlene Wermouth Da Silva, Roque Cielo Filho, and Vanderlei Leopold Magalhães. "BOSQUE DA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA: UM OLHAR PARA A SOCIEDADE." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1073.

Full text
Abstract:
Introdução: A cidade de Medianeira, no Paraná, conta com um fragmento florestal de 5500 m2, conhecido localmente como "Bosque da UTFPR". Em estudo recente, acadêmicos identificaram e mediram 353 árvores de 60 espécies, pertencentes a 26 famílias botânicas. O patrimônio genético protegido pelo bosque inclui espécies arbóreas que no passado tiveram destacado papel no desenvolvimento socioeconômico do município, tais como peroba-rosa, angico, pau-marfim e cabreúva. O levantamento possibilitou mensurar o índice de diversidade biológica do parque, fator de grande importância para a conservação ambiental e manutenção de espécies nativas da flora regional. Estes resultados colocaram em evidência a importância do fragmento para a fauna existente, uma vez que os animais que vivem no bosque o usam para repouso, alimentam-se dos frutos de 70% das espécies nativas, contribuindo para a regeneração florestal, pela dispersão de sementes após o consumo. Objetivos: De posse dessas informações, o presente estudo se propôs a elaboração e implantação de uma trilha interpretativa dentro do bosque, para visitação e estudos do público estudantil do município. Material e métodos: Foram selecionados e identificados 21 indivíduos arbóreos que serão destacados na trilha por meio de placas. Em painéis, serão contemplados temas que compreendem atributos e serviços ecossistêmicos do bosque. Esses atributos foram definidos durante visitas ao local e com o suporte de pesquisas já executadas no fragmento florestal. Resultados: Os temas abordados serão: a importância das florestas urbanas; a Floresta Estacional Semidecidual; ciclagem de nutrientes na floresta; o papel das lianas na floresta; redistribuição das chuvas pela copa das árvores e o papel das abelhas nativas na polinização. Este último consolidará uma pareceria com o projeto "UTFPR amiga das abelhas". O local já é considerado um laboratório ao ar livre para o ensino de Ciências, Ecologia, Botânica, Zoologia e disciplinas afins, por meio do contato com distintas características do ecossistema florestal, e vem se tornando um ambiente extremamente favorável para a sensibilização ambiental. Conclusão: A trilha interpretativa vem a sanar uma necessidade do município de Medianeira, que, apesar de possuir áreas verdes, não conta com um espaço natural dotado de infraestrutura capaz de contemplar os objetivos da presente proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

DURAO, LILIAN, LAURICEA AQUINO RAMOS VILELA, EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS ALVES, AYANDA FERREIRA NASCIMENTO LIMA, MARIA TEREZINHA DO CARMO MARTINS, MARIA ODETE BUZZO, ADRIANO RODRIGUES TEIXEIRA, and NATHAN JOSE SANTOS DE MENDONCA. "Os desafios da escola pública em tempos de pandemia: a prática experimental como recurso prático pedagógico em aulas remotas." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0026.

Full text
Abstract:
Mediante o cenário pandêmico atual, o ensino e aprendizagem no CEPI Dom Veloso, Itumbiara –GO passou por ressignificação e precisou se adaptar a novas tecnologias e utilizar novos métodos de ensino, a fim de manter o vínculo entre os discentes, docentes e instituição, e familiares, bem como favorecer o aprendizado ou revisão de conteúdos didáticos, com o uso de ferramentas tecnologias e plataformas digitais, que também estão disponíveis para realização de atividades práticas, que nesse período de REANP, tornou-se um desafio tanto para as aulas de práticas experimentais, como para as aulas de iniciação científica e de eletivas que o Centro de Ensino proporciona. Esses desafios estão relacionados ao fato de como instigar o discente a realizar a aula prática, tanto no âmbito socioeconômico relacionado à internet e a disponibilidade de equipamentos. Por isso, as aulas práticas experimentais pautam-se na utilização de materiais simples e ações que não ofereçam riscos ao educando. Os professores elaboram suas aulas experimentais considerando o ambiente de aprendizagem que o aluno tem, no ensino remoto, assim como na utilização de materiais simples e ações que não ofereçam riscos ao educando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cunha, Clazieli Renata de Paula da, Camille Lanzarotti Nolasco, and Peter Mann de Toledo. "INMS (International Nitrogen Management System)." In VI Seminário do Programa de Pós-graduação Planejamento Urbano e Regional. Universidade do Vale do Paraíba, 2021. http://dx.doi.org/10.18066/semplur2021.09.

Full text
Abstract:
Este projeto de Iniciação Científica tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento da adaptação de metodologia para a construção de uma versão brasileira do modelo que calcula a Pegada Ecológica de Nitrogênio (N-Footprint), desenvolvido por Leach et al. (2012). O modelo realiza os cálculos a partir de um Fator de Nitrogênio Virtual que utiliza variáveis relacionadas ao consumo geral de alimentos e energia pela população. O trabalho desenvolvido neste plano colabora com o desenvolvimento do projeto internacional INMS (International Nitrogen Management System) gerido pela UNEP (programa ambiental das Organizações das Nações Unidas) que tem como finalidade melhorar o controle global do nitrogênio unindo a comunidade científica e a sociedade civil. Como muitos dos efeitos relativos ao uso do nitrogênio estão intrinsecamente relacionados à demanda de consumo de produtos agropecuários, é importante buscar informações além de dados restritos ao ciclo biológico e físico, incluindo também informações socioeconômicas, inclusive comportamentais.Neste sentido, esta proposta teve como objetivo criar indicadores para nitrogênio, a partir dos dados levantados sobre a alimentação da população da bacia do Rio da Prata, considerando a relação das atividades antrópicas, como as alterações do meio, com o nitrogênio reativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sales, Clemerson De, and Henrique Dos Santos Pereira. "INCIDÊNCIA DA ATIVIDADE MINERÁRIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1686.

Full text
Abstract:
Introdução: A mineração é essencial do ponto de vista da obtenção de matéria-prima, e assume representatividade considerável no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No Amazonas, os minerais de maior destaque, considerando sua viabilidade técnica e socioeconômica a curto e médio prazo são: materiais para construção civil, fertilizantes (calcário, potássio e uréia), caulim, ouro, cassiterita, tantalita, sílica (para a composição de componentes eletro-eletrônicos) e nióbio (para ligas diversas) - estes dois últimos importantes para o Polo Industrial de Manaus, além do gás e petróleo na província de Urucu, município de Coari, carro-chefe dos ganhos econômicos no interior do estado. Sabe-se que não se pode olvidar da particularidade da rigidez locacional das jazidas minerais, ou seja, que a ocorrência do bem mineral originou-se por meio de processos naturais que ocorreram ao longo de milhares de anos, sendo que o local onde o minério se encontra depositado independe da vontade do minerador, podendo facilmente localizar-se no interior de uma unidade de conservação e inexistir solução técnica locacional para a exploração da jazida em outra área, o que ocorre de forma diversa. Contudo, efetuando análise dos processos minerários, revelou-se que muitas atividades minerárias recaem de fato sobre Unidades de Conservação. Objetivos: O objetivo desse trabalho consistiu em obter um panorama da incidência da intenção ou atividade minerária em Unidades de Conservação localizadas no estado do Amazonas, bem como citar o entendimento jurídico atual sobre a questão. Material e Métodos: Por meio do software Google Earth somado a ferramentas de geoprocessamento, foi possível geoespacializar as sobreposições. Resultados: Os resultados demonstraram que, do total de processos minerários presentes no Amazonas (3.254), 29,80% incidem em unidades de conservação e 5,3% em Zonas de Amortecimento. Conclusão: Concomitantemente ao desenvolver este estudo, em 2018, o Ministério Público Federal - MPF ajuizou uma ação civil pública para suspender concessões e renovações de títulos para exploração minerária em unidades de conservação federais de caráter de proteção integral, em qualquer caso, ou em áreas de uso sustentável em todo o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography