To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fatores Biopsicossociais.

Journal articles on the topic 'Fatores Biopsicossociais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fatores Biopsicossociais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Maria Eduarda Teodoro Ponciano de Freitas, Luana da Silva Ribeiro, Sara Samaritana da Silva Guimarães, Leonardo Fernandes Martins, and Renata Silva de Carvalho Chinelato. "Fatores biopsicossociais na história de vida de mulheres profissionais do sexo." Revista Psicologia em Pesquisa 14, no. 2 (2020): 152–78. http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27385.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender os fatores biopsicossociais no contexto de vida de seis profissionais do sexo que atuam em cidades de médio e pequeno porte, baseando-se no Modelo Biopsicossocial para compreender o processo de vida e suas influências em mulheres que exercem a profissão do sexo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário sociodemográfico e por método história de vida, utilizando a análise temática de conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados obtidos se relacionaram aos fatores que envolvem o campo biológico, psicológ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vasconcelos, Clara Batista Saturnino de, Ariana Karim de Araújo Nogueira, Samara Alves Messias Viana, and Ruth Silva Lima da Costa. "RELAÇÃO ENTRE FATORES BIOPSICOSSOCIAIS E DEPRESSÃO EM IDOSOS." REVISTA FOCO 17, no. 7 (2024): e5367. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n7-019.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda uma temática de grande relevância: os cuidados com idosos, com foco em suas condições de vida e na prevenção de doenças físicas e psicológicas. Nesse contexto, a depressão é uma condição mental prevalente na população brasileira, especialmente entre os idosos, apresentando características específicas nos padrões comportamentais deste grupo. O principal objetivo deste estudo é demostrar a relação entre fatores biopsicossociais com a depressão entre idosos O método utilizado para a realização do estudo foi revisão integrativa de literatura, cujos dados foram coletados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Eduardo, Mendes Stoffels, da Costa Bezerra Branco Ludmilla, Silveira Teixeira Yasmim, and Tavares Ribeiro de Castro e. Silva Santília. "REFLUXO GASTROESOFÁGICO: QUAIS OS IMPACTOS DOS FATORES BIOPSICOSSOCIAIS?" Revistaft 27, no. 127 (2023): 80. https://doi.org/10.5281/zenodo.10015680.

Full text
Abstract:
<strong>Introdu&ccedil;&atilde;o:&nbsp;</strong>A doen&ccedil;a do refluxo gastroesof&aacute;gico &eacute; a afec&ccedil;&atilde;o esof&aacute;gica mais comum e representa grande morbidade para o sistema de sa&uacute;de, al&eacute;m de ter impacto econ&ocirc;mico significativo e interferir na qualidade de vida do paciente. Nesse &iacute;nterim, a elucida&ccedil;&atilde;o dos fatores biopsicossociais que podem estar relacionados com o surgimento da doen&ccedil;a permite a implementa&ccedil;&atilde;o de novas abordagens terap&ecirc;uticas para diminuir os impactos da doen&ccedil;a na qualidade d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pujadas, Daniela Crispino, and Janari da Silva Pedroso. "FATORES BIOPSICOSSOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NOS ESTILOS DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL." Revista ft 29, no. 141 (2024): 08–09. https://doi.org/10.69849/revistaft/ma10202412301508.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou como fatores biopsicossociais influenciam as práticas parentais e os estilos de criação, investigando suas associações com o desenvolvimento socioemocional e de linguagem em crianças de 0 a 2 anos. A pesquisa, de delineamento transversal e abordagem quantitativa, foi realizada com 30 díades de crianças e seus cuidadores na região metropolitana de Belém-PA. Por meio do Questionário Biopsicossocial e da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley-III), os resultados apontaram que variáveis como renda familiar, estabilidade emocional dos cuidadores e práticas parentais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bittencourt, Ana Luiza Portela, Lucas Garcia França, and José Roberto Goldim. "Adolescência vulnerável: fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas." Revista Bioética 23, no. 2 (2015): 311–19. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015232070.

Full text
Abstract:
As modificações físicas, psíquicas e sociais da adolescência aprofundam a condição de vulnerabilidade e aumentam o risco de início precoce do uso de substâncias psicoativas (SPA). Realizou-se estudo transversal com 229 adolescentes usuários de SPA, em tratamento em centro de atenção psicossocial à infância e adolescência (Capsia), durante o período correspondente aos primeiros dez anos de funcionamento desse serviço, com a finalidade de traçar o perfil biopsicossocial dos usuários e identificar fatores de risco para o início do uso de drogas entre adolescentes. A maioria dos prontuários analis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cheffer, Maycon Hoffmann, Luana Patricia Weizemann, Jessika Francis Melo Queiroz, Claudia Aparecida Godoy Rocha, Elenice de Fatima Souza Capelario, and Ieda Harumi Higarashi. "Dimensões biopsicossociais na rotina escolar de crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade durante a pandemia de COVID-19." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 12 (June 22, 2023): 139–53. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v12.4764.

Full text
Abstract:
Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta a atenção, o controle de impulsos e o comportamento motor dos indivíduos diagnosticados. A pandemia da Covid-19 influenciou as dimensões biopsicossociais dos indivíduos com TDAH. A compreensão das interferências nos diferentes aspectos desse transtorno torna-se relevante para oferecer qualidade de vida, manejo clínico e escolar adequado aos diagnosticados com TDAH. Objetivo: Descrever a rotina escolar e os principais fatores biopsicossociais enfrentados por crianças e adolescentes com T
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Juscelio Pereira da, Fabianna de Jesus-Moraleida, Diogo Carvalho Felício, Bárbara Zille de Queiroz, Manuela Loureiro Ferreira, and Leani Souza Máximo Pereira. "Fatores biopsicossociais associados com a incapacidade em idosos com dor lombar aguda: estudo BACE-Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 7 (2019): 2679–90. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018247.14172017.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo transversal avaliou a associação de fatores biopsicossociais com a incapacidade em idosos com um novo episódio de dor lombar aguda. Foram incluídos idosos com um novo episódio de dor lombar aguda e excluídos aqueles com alterações cognitivas e deficiências motoras graves. A incapacidade foi avaliada pelo Roland Morris Disability Questionnaire. Os fatores biopsicossociais (variáveis clínicas, funcionais, estado de saúde, psicológicas e sociais) foram avaliados por um questionário estruturado multidimensional e exame físico. Regressão linear multivariada foi utilizada para aná
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chiavegato Filho, Luiz Gonzaga, and Alfredo Pereira Jr. "LER/DORT: multifatorialidade etiológica e modelos explicativos." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 8, no. 14 (2004): 149–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832004000100009.

Full text
Abstract:
Parte-se de uma breve revisão bibliográfica sobre as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), analisando os fatores etiológicos envolvidos e os modelos explicativos vigentes. Discute-se a proposta de uma abordagem integradora de fatores biopsicossociais envolvidos na gênese e evolução das LER/DORT. Considera-se que a transição do estudo dos fatores isolados para a consideração de formas dinâmicas de interação desses fatores possibilitará a evolução da atual abordagem multidisciplinar para um modelo transdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kian, Nelson, Daniela Gonçalves Marques Lacerda, Mariana Buque Sanchez, and Paola Alves Fernandes. "Fatores biopsicossociais do profissional estriador de resina e suas condições de trabalho." Multitemas 22, no. 52 (2017): 247. http://dx.doi.org/10.20435/multi.v22i52.1578.

Full text
Abstract:
A matéria-prima da resina é um importante produto de exportação no Brasil. A técnica de resinagem consiste em várias etapas, sendo o estriador um elemento essencial nesse processo de extração. O objetivo deste estudo foi identificar os riscos ocupacionais do profissional Estriador de resina, bem como suas condições de trabalho e questões preventivas. Trata-se de um estudo de caso, no qual os dados foram colhidos por meio de uma entrevista com roteiro semiestruturado contendo dados demográficos, dados profissionais, fatores de risco, agravos à saúde e os aspectos biopsicossociais. Posteriorment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Joyce, and Thais Silva Beltrame. "Características neuromotoras e biopsicossocias de lactentes com histórico de risco biológico." Fisioterapia em Movimento 23, no. 1 (2010): 25–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000100003.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Os avanços tecnológicos têm permitido maior sobrevivência de recém-nascidos de risco. No entanto, os fatores de risco biológico aos quais essas crianças foram expostas fazem com que tenham maior chance de apresentar atrasos no desenvolvimento. OBJETIVO: O presente estudo objetivou avaliar as características neuromotoras e biopsicossociais de lactentes com histórico de risco biológico. METODOLOGIA: A amostra foi constituída de 25 lactentes com idade desde o nascimento a dois meses de vida, com registro de nascimento na cidade de Fraiburgo, SC. Os fatores de risco biológicos presente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Moreira, Maria Eduarda Soares, Maria Gabryelly Lima Santos, Maria Eduarda Marcellus Andrade de Almeida, et al. "Hemorragia pós-parto como emergência obstétrica: fatores de risco e desfechos maternos - revisão narrativa." Brazilian Journal of Health Review 8, no. 3 (2025): e79909. https://doi.org/10.34119/bjhrv8n3-137.

Full text
Abstract:
Considerando que a hemorragia pós-parto (HPP) é uma das principais causas de mortalidade materna e uma emergência obstétrica de alta prevalência e impacto, objetiva-se neste estudo reunir evidências científicas sobre seus fatores de risco, complicações e impactos biopsicossociais. Para tanto, procede-se a uma revisão narrativa da literatura, com buscas realizadas nas bases BVS, Mendeley e PubMed, incluindo 10 estudos publicados entre 2017 e 2024, em português e inglês. Desse modo, observa-se que fatores como histórico prévio de HPP, anemia, cesariana, gravidez múltipla, placenta prévia e atoni
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro, Aline Souto, Beatriz Majella Binato, Danielle Galdino de Paula, and Raisa Duarte da Silva Ribeiro. "Impactos biopsicossociais do consumo abusivo de álcool: revisão integrativa." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 7 (2024): e8586. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.7-306.

Full text
Abstract:
Estratégias voltadas a prevenção de álcool no Brasil é uma tarefa complexa, pois consiste na avaliação não somente individual, mas coletiva que engloba ações no campo da saúde, educação e assistência social que visa promover o bem estar e o cuidado as pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool, seus familiares e à comunidade em geral. Objetivando identificar e analisar fatores biopsicossociais em usuários de álcool realizou-se uma revisão integrativa a partir de artigos disponíveis nos portais de busca online BVS sendo elencados: PubMed e Scielo. 202 publicações foram identificadas na
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Toneli, Luana Santos, Maria Beatriz da Silva, Adriana Avanzi Marques Pinto, Fernanda Cenci Queiroz, and Luciana Meneguim Pereira de Queiroz. "Influência dos fatores biopsicossociais no desenvolvimento de bebês prematuros e a termo." Research, Society and Development 13, no. 3 (2024): e11113345370. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i3.45370.

Full text
Abstract:
O período de gestação completo pode variar entre 37 e 42 semanas. Um bebê é considerado extremamente prematuro quando nasce com menos de 28 semanas de gestação, muito prematuro entre 28 e 32 semanas, e prematuro moderado a tardio quando nascido entre 32 e 36 semanas. O objetivo desse estudo foi compreender a relação existente entre o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês pré-termo e a termo e os aspectos biopsicossociais. O método trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Com os resultados do primeiro quadro é possível observar que foram analisados 9 artigos, que identificou três
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Da Mata Oliveira, Carolina, Julia Oliveira silva, Larissa Rodrigues de Almeida Rego Oliveira, et al. "Desenvolvimento Sexual dos Adolescentes e seus Aspectos Biopsicossociais." Periódicos Brasil. Pesquisa Científica 3, no. 2 (2024): 120–29. http://dx.doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.52.

Full text
Abstract:
Introdução: A adolescência é um período de vulnerabilidade no qual os jovens estão mais suscetíveis a mudanças biopsicossociais e passam por transformações na identidade pessoal. A sexualidade é construída a partir do convívio social e de aspectos físicos em transição. Assim, o processo de evolução sexual constitui um importante fator da personalidade do adolescente e é essencial a disseminação de informações sobre essa fase e suas respectivas influências. Objetivo: Avaliar os aspectos sociais, culturais, psicológicos e físicos os quais atuam no desenvolvimento sexual dos adolescentes. Metodol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Reis, Erica Melo dos, Patrícia costa dos Santos, and Silvia Helena Modenesi Pucci. "IDEAÇÃO E TENTATIVA DE SUICÍDIO EM IDOSOS: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 6 (2021): 211–20. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i6.1364.

Full text
Abstract:
O presente estudo propõe uma reflexão a fim de averiguar os fatores de risco que abarcam a tentativa e o suicídio na população idosa no Brasil. Desta forma dispor-se a colaborar com trabalhos preventivos coligados a essa população. A análise foi concretizada nas bases de dados Lilacs, Scielo, Medline e Pepsico, considerando os trabalhos divulgados entre os anos de 2010- 2020. Por meio de uma revisão de bibliográfica, foi possível identificar que os fatores biopsicossociais contribuem como fatores de risco e proteção para o suicídio nesta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rios, Amanda Rodrigues, Gustavo Fonseca Genelhu Soares, Amanda Garcia Da Costa, et al. "A influência dos aspectos biopsicossociais nas elevadas taxas de suicídio da população transgênero." Revista Eletrônica Acervo Científico 15 (December 11, 2020): e4863. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e4863.2020.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou analisar como os aspectos biopsicossociais específicos da população transgênero, travesti e não-binária influenciam nas elevadas taxas de suicídio desse grupo. Foram analisados como fatores de risco para o comportamento suicida nessa população o desrespeito ao nome social, dificuldade de acesso à terapia hormonal e cirurgias de adequação de gênero, rejeição familiar, disforia de gênero, trans/travestifobia, além do racismo dentro da mesma população. Ademais, observa-se a marginalização social dessa comunidade no acesso à atenção à saúde, diante de situações de discriminação,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Trapp, Edgar Henrique Hein, Joyce De Oliveira Figueredo, and Roberta Da Silva Georgette. "Inclusão social do idoso: fatores relevantes e a atuação do psicólogo." Revista Kairós : Gerontologia 19, Especial22 (2016): 295–310. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2016v19iespecial22p295-310.

Full text
Abstract:
O presente artigo descreve, por meio de pesquisa bibliográfica, alguns aspectos inerentes ao envelhecimento marcado por mudanças biopsicossociais que diferem de uma pessoa a outra, e podem levar os idosos a serem excluídos em alguns contextos sociais, identificando-se também quais são os meios que atualmente contribuem para incluí-los na sociedade como as Universidades da Terceira Idade, a família, bem como a atuação do psicólogo nessa inserção, trabalhando com grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Carrascoza, Karina Camillo, Áderson Luiz Costa Júnior, Gláucia Maria Bovi Ambrozano, and Antônio Bento Alves de Moraes. "Análise de variáveis biopsicossociais relacionadas ao desmame precoce." Paidéia (Ribeirão Preto) 15, no. 30 (2005): 93–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2005000100011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi identificar alguns fatores que influenciam a ocorrência do desmame precoce, incluindo uma avaliação da influência do estresse vivenciado pela mãe na interrupção da amamentação natural. O estudo envolveu 40 mães cujos filhos eram atendidos pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais - Cepae - FOP/UNICAMP. Como critério de inclusão no estudo, a mãe deveria ter realizado o desmame antes do sexto mês de vida da criança. A inclusão da mãe e coleta de dados ocorreu, no máximo, um mês após a interrupção da amamentação natural. As participant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Neves, Larissa Calista dos Santos, Kelly Cristina Lira de Andrade, Nicolle Rocha de Araújo Paes, and Anansa Bezerra de Aquino. "A dependência química de opioides em populações marginalizadas: os desafios biopsicossociais." Brazilian Journal of Health Review 8, no. 4 (2025): e81121. https://doi.org/10.34119/bjhrv8n4-105.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso indiscriminado de opioides provoca bem-estar temporário e consequente dependência. Além do impacto fisiológico, há correlação com fatores sociais, já que populações marginalizadas são mais afetadas e o acesso à saúde é um fator agravante. Objetivos: Analisar os desafios biopsicossociais relacionados à dependência de opióides em populações marginalizadas. Metodologia: Revisão integrativa de literatura, com os dados retirados da base Medline via PubMed e Scielo, com filtro para artigos publicados entre 2019 e 2024. Utilizou-se a estratégia de busca“Substance Use Disorder” AND “
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferreira, Gabrielle Izadora, Gabrielle Araujo Barros, Júlia Lima Sobreiro, Layla Francisconi Gonçalves, Mariana Matos, and Sofia Mattos. "O impacto dos fatores biopsicossociais no desenvolvimento do transtorno por abuso de substâncias em adolescentes." STUDIES IN HEALTH SCIENCES 4, no. 1 (2023): 244–54. http://dx.doi.org/10.54022/shsv4n1-026.

Full text
Abstract:
A adolescência é um período delicado na vida do ser humano, devido às diversas mudanças biológicas, psíquicas e comportamentais que ocorrem neste momento. Estas mudanças tornam os jovens dentro dessa faixa etária mais suscetíveis à exposição e ao consumo excessivo de substâncias psicoativas. Nos últimos anos o número de casos de Transtorno por Abuso de Substâncias entre adolescentes teve um aumento significativo. Objetivos: O presente trabalho pretende analisar a influência dos fatores biopsicossociais no desenvolvimento do transtorno por abuso de substância entre adolescentes e estabelecer se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gonzaga, Paulo Guilherme Alves, Carla Anatália Aparecida de Araújo Pereira, Bruna de Souza Costa, et al. "A gravidez na adolescência e suas perspectivas biopsicossociais." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 10 (2021): e8968. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8968.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Abordar os fatores epidemiológicos e sociodemográficos ligados a gravidez na adolescência. Métodos: Esta revisão integrativa teve como base um levantamento bibliográfico acerca da gravidez na adolescência. As etapas para sua construção foram: selecionar a temática, buscar artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021 nas bases de dados digitais, estabelecer critérios de inclusão, exclusão, e discussão dos artigos, sendo selecionados ao final 16 artigos. Resultados: A taxa de fecundidade da população vem caindo, mas percebe-se que adolescentes entre 15 e 19 anos representam 23% da f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cruz, Vitória dos Santos, Yesly Marinho da Rocha Barreto, Hozana Fernanda da Silva, et al. "Análise dos impactos biopsicossociais da hanseníase em adultos." Research, Society and Development 10, no. 7 (2021): e38610716872. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16872.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o impacto da hanseníase na qualidade de vida dos portadores. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF). Como critérios de inclusão: artigos que abordem a temática, nos últimos dez anos. Como critérios de exclusão: artigos que não contemplavam o tema. Foram encontrados 85 estudos nas bases selecionadas e após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 estudos para compor a revisão. Resultados: A hanseníase é uma doença tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferreira, Ana Célia Guedes Roque, Anna Luiza Cardoso Oliva, Leonardo Bruno Melo Reis, Lucas Teles Guerra, Maria Izabel de Azevedo Ferreira, and Kimberly Morais Pinho. "Diabetes Mellitus tipo 2: incidência e seus impactos biopsicossociais na infância / Type 2 diabetes mellitus: incidence and its biopsychosocial impacts in childhood." Brazilian Journal of Health Review 4, no. 2 (2021): 7502–10. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n2-291.

Full text
Abstract:
A Diabetes Mellitus tipo dois é uma patologia crônica que atinge, em sua maioria, indivíduos adultos, causando resistência ou menor produção do hormônio insulina, culminando na diminuição do metabolismo da glicose. Isso, por sua vez, gera um acúmulo de glicose no organismo, causando a hiperglicemia, importante característica da doença. Em decorrência do estilo de vida da sociedade contemporânea, com predomínio do sedentarismo e alimentação inadequada, a incidência da Diabetes Mellitus tipo dois tem aumentado, afetando também crianças e adolescentes. Além disso, fatores biopsicossociais influen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Burti, Juliana Schulze, Isa Maia Sales, Priscila dos Santos Silva, and Luciane Frizo Mendes. "AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DO ASSOALHO PÉLVICO E SEXUALIDADE EM DOIS GRUPOS DE MULHERES BRASILEIRAS." Revista Brasileira de Sexualidade Humana 34 (November 26, 2023): 1124. http://dx.doi.org/10.35919/rbsh.v34.1124.

Full text
Abstract:
O organismo feminino passa por intensas mudanças ao longo da vida, e a região urogenital é impactada. Fatores biopsicossociais influenciam o aparecimento de disfunções. Este estudo objetivou avaliar função e sintomas pélvicos e sexuais em dois grupos de mulheres acima de 40 anos: indígenas e urbanas. As avaliações foram presenciais, por questionários sociodemográficos, FSFI e ICIQ-SF. Avaliou-se 70 mulheres (37 indígenas e 33 urbanas), com idade média de 55 ± 12 anos. 53% eram casadas, 39% analfabetas, com maior percentual de analfabetas nas indígenas (73%), que apresentaram maior IMC, maior n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gomes, Roberta de Figueiredo, Angela Maria de Freitas, Adriana Machado Vasques, Adriana Gutterres Pereira, Eloisa Elena Silveira Ferreira, and Mirna WettersPortuguez. "Epilepsia de Ausência na Infância e seu Impacto na Aprendizagem." Revista Neurociências 21, no. 4 (2013): 628–32. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8144.

Full text
Abstract:
Introdução. A epilepsia de ausência na infância é um distúrbio neuro­lógico que causa importantes dificuldades biopsicossociais e um atraso no desenvolvimento da aprendizagem. Objetivo. Descrever a im­portância do diagnóstico precoce e verificar fatores que impactam na aprendizagem em crianças com epilepsia de ausência. Método. Revi­são de literatura pertinente acerca da epilepsia de ausência na infância, seu impacto na aprendizagem e respectivas repercussões. Conclusão. Ainda que a epilepsia de ausência possa ser uma condição comum encontrada em crianças, geralmente o seu diagnóstico não cost
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pinto, Júlia Peres, Circéa Amália Ribeiro, and Myriam Aparecida Mandetta Pettengill. "O processo de recuperação da criança após a alta hospitalar: revisão integrativa." Acta Paulista de Enfermagem 23, no. 6 (2010): 837–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000600019.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar o conhecimento disponível a respeito do processo de recuperação da criança hospitalizada e de sua família após a alta. MÉTODOS: Revisão integrativa da literatura realizada em bases de dados, de âmbito nacional e internacional, com abordagem qualitativa dos dados. RESULTADOS: Os 16 artigos selecionados pertencem a periódicos internacionais, foram publicados entre 1990 a 2005 e permitiram a identificação dos seguintes temas: Manifestações biopsicossociais da criança e da família. Fatores relacionados às manifestações biopsicossociais da criança e da família; Benefícios da a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lima, Douglas Bertoloto, and Jaqueline de Carvalho Rodrigues. "Fatores associados à adição ao trabalho em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 18, no. 3 (2025): e16577. https://doi.org/10.55905/revconv.18n.3-301.

Full text
Abstract:
O workaholism, ou adição ao trabalho, tem se mostrado prejudicial à saúde biopsicossocial dos indivíduos, estando frequentemente associada à baixa satisfação com o trabalho, à pouca qualidade de vida. Objetivo: analisar na literatura a relação existente entre a adição ao trabalho em profissionais de enfermagem, observando seus antecedentes e consequentes e as principais variáveis analisadas em paralelo. Método: trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2024. Foram incluídos artigos originais publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, entre j
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

De Almeida, Vivaldo Gemaque, and Pablício Pereira Cardoso. "DEPRESSÃO NO IDOSO: FATORES DE RISCO, PREVENÇÃO E ESTRATÉGIAS DE CUIDADO." Revista Contemporânea 3, no. 8 (2023): 11663–68. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n8-095.

Full text
Abstract:
A depressão é um importante problema de saúde pública entre idosos, com prevalência de 10-15% na comunidade e até 42% nos institucionalizados. Está associada a diversos fatores de risco biopsicossociais como doenças clínicas, declínio funcional e isolamento social. Quando não adequadamente tratada, leva a desfechos negativos como pior qualidade de vida, incapacidade e mortalidade aumentada. Este estudo objetivou explorar, por revisão de literatura, estratégias de prevenção e cuidado da depressão em idosos. A identificação dos fatores de risco possibilita importantes ações preventivas nos nívei
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

De Souza, Brunna Romanelli Amorim, Jade Papin Ferreira, and Jean Carlos Fernando Besson. "Novas descobertas acerca dos aspectos imunológicos do Vitiligo e sua relação com o biopsicossocial de mulheres acometidas." Brazilian Journal of Development 9, no. 7 (2023): 22804–20. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n7-114.

Full text
Abstract:
O vitiligo é uma doença crônica caracterizada por uma despigmentação irregular da pele, devido a destruição progressiva dos melanócitos. Inicia-se normalmente em indivíduos mais jovens entre 10 a 30 anos. É considerado uma patologia multifatorial, visto que sofre influências genéticas, imunológicas e ambientais. A despeito da genética é irrefutável a contribuição de mais de 50 loci genéticos no desenvolvimento e progressão da doença. Já a imunologia, apesar de ainda questionada, tem ganhado grande notoriedade uma vez que em 2011, o vitiligo foi oficialmente classificado pelo consenso internaci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lara, de Castro Santana, Camarota Evangelista Laura, Rodrigues de Queiroz Ronara, Rezende Batista Alessandra, Pierazzo Rodrigues Freitas Jéssya, and Bocamino Caruso Júlia. "RELATO DE EXPERIÊNCIA COLOSTOMIA HÁ 10 ANOS: ESTÁ TUDO BEM?" Revistaft 26, no. 116 (2022): 75. https://doi.org/10.5281/zenodo.7365775.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um relato de experi&ecirc;ncia sobre o atendimento a uma paciente com&nbsp; hist&oacute;ria de obstru&ccedil;&atilde;o intestinal e uso de bolsa de colostomia h&aacute; mais de dez anos, relacionando&nbsp; seu caso &agrave;s repercuss&otilde;es na qualidade de vida, bem como suas poss&iacute;veis complica&ccedil;&otilde;es. O&nbsp; objetivo deste texto &eacute; descrever como o uso prolongado da bolsa de colostomia interfere nos&nbsp; fatores biopsicossociais e afeta negativamente o &acirc;mbito familiar. A partir da obten&ccedil;&atilde;o dos&nbsp; dados colhidos duran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Poubel, Denise Coelho, Rafaela Fernandes Martins, and Matheus Garcia Coelho. "SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REALIDADE NA PRÁXIS DOCENTE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 10 (2022): 749–61. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i10.7163.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo explorar questões a respeito da Síndrome de Burnout que se instala no mundo do trabalho docente. Suas principais características, os fatores que contribuem para esse quadro no âmbito escolar, assim como os sintomas, prevenção e sua influência na produtividade do docente. Diante disso, compreender esses fatores auxiliará no tratamento e formas de evitar o Burnout, bem como a busca por uma melhor qualidade de vida e saúde mental do educador. Lembrando que somos seres biopsicossociais, dessa forma, o tratamento é subjetivo e individualizado. Por fim conclusões
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Hoffmann, Ernesto José, Fabio Ribeiro, Jussara Martins Farnese, and Estefânia Wanderley Barbosa Lima. "Sintomas depressivos e fatores associados entre idosos residentes em uma comunidade no norte de Minas Gerais, Brasil." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 59, no. 3 (2010): 190–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852010000300004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar a prevalência de sintomas depressivos de uma população idosa residente em uma comunidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, e avaliar sua associação com aspectos biopsicossociais e capacidade funcional. MÉTODOS: Estudo transversal, observacional e de base populacional. Foi avaliada a totalidade dos idosos residentes na área de abrangência de uma Equipe de Saúde da Família, sendo eles entrevistados em seus domicílios. Foi utilizado questionário adaptado do Brazil Old Age Schedule (BOAS) para coletar os dados biopsicossociais. Para avaliar sintomas depressivos, foi aplic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Machado Bertoldo, Maria Luiza, Jordana Quiel Barros Martins, Maria Paula Caetano Lima Chaves, and Laura Casagrande Nunes Souza. "PERCEPÇÕES DA DOR: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DAS PERSPECTIVAS FISIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 7, no. 2 (2025): 146–68. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n2p146-168.

Full text
Abstract:
A dor é um fenômeno complexo que envolve não apenas aspectos biológicos, mas também influências psicológicas e sociais. Esta revisão narrativa tem como objetivo analisar criticamente os diversos fatores que influenciam a percepção da dor, adotando uma abordagem multidimensional. Aspectos biológicos, como idade, gênero, hormônios e predisposições genéticas, são fundamentais na modulação da dor. Fatores psicológicos, como emoções, cognições, e condições como ansiedade e depressão, podem amplificar ou atenuar a dor, enquanto o suporte social e normas culturais desempenham papéis cruciais. Os resu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Torres, Mayara Cardoso, Jeferson Manoel Teixeira, Henrique Rezende Fidelis, et al. "ALTERAÇÕES DERMATOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS BIOPSICOSSOCIAIS EM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE." Revista Brasileira Medicina de Excelência 3, no. 3 (2025): 153–63. https://doi.org/10.56238/rbmev3n3-001.

Full text
Abstract:
As alterações dermatológicas, embora frequentemente percebidas como condições clínicas isoladas, podem ter impactos significativos na saúde mental e na qualidade de vida dos indivíduos afetados. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre doenças de pele e o desenvolvimento de distúrbios biopsicossociais em estudantes e profissionais de saúde, populações particularmente vulneráveis ao estresse ocupacional e acadêmico. A pesquisa analisa como as doenças de pele, como acne, dermatite, psoríase e vitiligo, podem influenciar fatores como autoestima, ansiedade, estresse, desempenho aca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

De Moura-Ferreira, Maria Cristina, Luana Pacheco Silva, Sérgio Ferreira Tannús, et al. "Queimaduras: aspectos biopsicossociais, autoestima e imagem corporal pós-trauma." Caderno Pedagógico 21, no. 1 (2024): 2448–58. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n1-130.

Full text
Abstract:
A queimadura é uma lesão na pele, no qual é o maior órgão do corpo humano e protege o nosso corpo de agentes externos, auxiliando em ínumeros aspectos. Quando ocorre a queimadura, essa proteção é rompida e nosso corpo fica a mercê de agentes maléficos. A depender da gravidade e da extensão da queimadura, o paciente passa por diversas dificuldades, que por vezes são de autoestima, mas que também se relacionam aos aspectos sociais. As dificuldades ocorrem desde as condições para realizar o tratamento da queimadura, pois muitas famílias não possuem nem se quer fatores econômicos para sustentar o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Souza, Natália Pereira dos Santos, Stéphanie De Souza Costa Viana, Márlon Juliano Romero Aliberti, and Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues. "O gerontólogo e as novas necessidades de avaliação da saúde do idoso." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 1 (2019): 111–15. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9783.

Full text
Abstract:
O Gerontólogo é o profissional que compreende as questões multidimensionais da velhice, por isso esse trabalho procurou salientar a importância desse profissional a partir da análise das associações dos fatores biopsicossociais com a ocorrência de hospitalização em 534 idosos. Os resultados mostraram que a avaliação e o tratamento proposto a idosos devem ser expandidos para além do tratamento do problema agudo, a fim de construir um melhor dimensionamento do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sardá Junior, Jamir João, Emil Kupek, and Roberto Moraes Cruz. "Preditores biopsicossociais de incapacidade física e depressão em trabalhadores do setor de frigoríficos atendidos em um programa de reabilitação profissional." Acta Fisiátrica 16, no. 2 (2009): 76–80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v16i2a103171.

Full text
Abstract:
Um grande número de trabalhadores é acometido por doenças ocupacionais que tem, dentre seus sintomas, dores crônicas, incapacidade e depressão. Embora existam evidências sobre a contribuição de fatores relacionados ao ambiente de trabalho e fatores orgânicos em quadros de doenças ocupacionais, a incapacidade e a presença de depressão associadas a essas condições são fenômenos multifatoriais mediados por aspectos biopsicossociais. O presente artigo examina as relações entre fatores clínicos, ambientais, demográficos e incapacidade, depressão em uma população de trabalhadores do setor de frigorí
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Eduardo Soares Damasco. "Apostas e aprendizagem: um enfoque comportamental e biopsicossocial sobre o vício em jogos de azar." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 18, no. 7 (2025): e19084. https://doi.org/10.55905/revconv.18n.7-013.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de explorar as explicações comportamentais e biopsicossociais do vício em jogos de azar, com ênfase na Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura, no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner e no papel do sistema de recompensa dopaminérgico. A metodologia adotada consistiu em uma revisão narrativa, priorizando publicações dos últimos dez anos, além de obras clássicas essenciais ao tema. A proposta central foi integrar diferentes perspectivas teóricas que abordam a etiologia e a manutenção do transtorno do jogo. Os resul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

de Oliveira, Simone Poliana Moraes, Jeanne Viana De Oliveira, Sônia Maria Alves Da Silva, Francisca da Silva Garcia, Milierne Nascimento Evangelista Souza, and Gean Souza Soares. "Uma visão geral dos fatores biopsicossociais associados à vulnerabilidade ao uso de drogas por crianças: revisão sistemática." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 1 (2023): 85–103. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n1-009.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso e abuso de álcool e outras drogas tem sido considerado um problema importante de saúde pública, e esse consumo tem aumentado entre as crianças. Objetivo: analisar os fatores biopsicossociais relacionados à vulnerabilidade ao uso de drogas por crianças por meio da literatura. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo revisão sistemática da literatura. Foram considerados artigos completos publicados em revistas indexadas disponíveis nas bases de dados online como Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Pubmed e Google Scholar. Resultados: Foram incluídos 09 estudos com dese
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Emile de Jesus, Júlia Maria de Holanda Raulino, Alex Maxwelder Borges Sant'Anna Silva, et al. "Fatores predisponentes associados ao desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático após internamento nas unidades de terapia intensiva." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 8 (2024): e9240. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.8-104.

Full text
Abstract:
Introdução: O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) compreende uma série de reações associadas a uma memória de um evento traumático. O internamento em unidades de terapia intensiva (UTI), unidades destinadas a pacientes graves que necessitam de uma monitorização contínua, devido ao seu grande aporte tecnológico, são frequentemente associadas desencadeamento de experiências estressantes e traumáticas podendo repercutir negativamente na saúde mental dos pacientes durante o período de internamento. Objetivo: descrever os fatores predisponentes associados ao desenvolvimento do Transtorno d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Almondes, Katie Moraes de. "Psicologia da saúde e cronobiologia: diálogo possível?" Psicologia: Ciência e Profissão 33, no. 3 (2013): 646–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932013000300010.

Full text
Abstract:
A Psicologia da saúde visa a avaliar o papel do comportamento na etiologia da doença, a elaborar prognósticos dos comportamentos prejudiciais à saúde e a promover comportamentos saudáveis. Seu pressuposto epistemológico, o modelo biopsicossocial, envolve a interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais na análise do processo saúde e doença. A cronobiologia ocupa-se da investigação temporal recorrente de variáveis fisiológicas e comportamentais assim como do ajuste temporal dessas variáveis ao ambiente e às suas demandas sociais. A proposta deste artigo, de caráter teórico, foi expor a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Carvalho, Bruna Damas de, Joyce Vitória Cândido Romano, Sarah de Paula Marinho Oliveira Sales, et al. "Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor infantil: principais causas pré-natais, intrínsecas e extrínsecas." Research, Society and Development 12, no. 9 (2023): e9912943309. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i9.43309.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento infantil é um processo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Tem como produto tornar a criança competente para responder as suas necessidades e às do seu meio, considerando seu contexto de vida. Fatores extrínsecos como alimentação adequada, estímulos biopsicossociais e atividade física, assim como fatores intrínsecos (genética, sistema neuroendócrino), vão apresentar influências profundas e marcantes tanto no crescimento quanto no desenvol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Albuquerque, Sara Tenorio de, Mariana Lacerda de Carvalho, Isaac Cunha Araujo e. Silva, et al. "A relação da teoria das monoaminas com o transtorno depressivo maior." Caderno Pedagógico 21, no. 5 (2024): e3481. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n5-072.

Full text
Abstract:
O transtorno depressivo maior (TDM), a forma mais agravada da depressão é um transtorno psiquiátrico que faz com que o indivíduo que o possua apresente sinais de desesperança, falta de interesse nas atividades do dia a dia, perda do apetite, dificuldades para dormir e ideias autodestrutivas. Ademias, múltiplas patologias estão implicadas no TDM, incluindo a desregulação de neurotransmissores monoaminas, como serotonina, noradrenalina e dopamina; a qual caracteriza a “Teoria das Monoaminas”, uma das teorias mais aceitas para explicar o transtorno depressivo maior. Dessa forma, o presente artigo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Maciel, Álvaro Campos Cavalcanti, and Ricardo Oliveira Guerra. "Influência dos fatores biopsicossociais sobre a capacidade funcional de idosos residentes no nordestes do Brasil." Revista Brasileira de Epidemiologia 10, no. 2 (2007): 178–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2007000200006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a influência dos fatores sociodemográficos, de saúde física e neuropsiquiátricos sobre a capacidade funcional de idosos residentes no município de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil. MÉTODOS: Desenvolveu-se um estudo transversal, no qual uma amostra representativa de 310 idosos residentes na zona urbana da cidade de Santa Cruz-RN foi entrevistada, a partir da utilização de um questionário que continha informações sobre perfil sociodemográfico, condições de saúde física, função cognitiva e sintomatologia depressiva, além dos Índices de Katz e Lawton, que mediram as ativi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Landolfi, Tarson Brito, Aniely da Rosa Ribeiro, Milciana Urbiêta Barboza, and Nelson Kian. "Os Fatores Biopsicossociais de um Trabalhador: Estudo de Caso de um Profissional Mecânico de Bicicletas." Brazilian Journal of Health Review 3, no. 4 (2020): 9728–46. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n4-206.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Havanna Florentino, Fabíola Gabriellen de Barros Brito, and Milena Nunes Alves de Sousa. "Fatores biopsicossociais que influenciam pacientes pós-bariátricos a se submeterem à cirurgia de contorno corporal." Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, no. 1 (2023): e11640. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e11640.2023.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o que provoca alterações psicossociais que levam pacientes pós-bariátricos a se submeterem à cirurgia de contorno corporal. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir da pesquisa nas bases de dados Portal Capes, Science Direct e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para tal, foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Obesity”, "Bariatric Surgery" e "Plastic Surgery" combinados utilizando o operador booleano “AND”. Foram adotados os estudos que responderam à pergunta norteadora dessa revisão, publicados entre 2018
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Dias Monteiro, Carolina, Jaqueline De Sá Cabral Melo, Maria Eduarda Pimentel Dias, and Nelson Kian. "Os fatores biopsicossociais de um trabalhador: estudo de caso de um profissional motorista de ônibus urbano." Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES) ISSN - 2594-9888 7, no. 1 (2021): 66–71. http://dx.doi.org/10.55028/pecibes.v7i1.13338.

Full text
Abstract:
O motorista de ônibus urbano influencia diretamente nas atividades das pessoas que utilizam o transporte público, uma vez que o transporte é essencial para que uma cidade funcione. O motorista durante a sua jornada de trabalho é submetido a múltiplos riscos que podem gerar agravos, portanto, este estudo tem como objetivo verificar os fatores biopsicossociais envolvidos na saúde do profissional que atua como motorista de transporte coletivo urbano por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados foi por meio de um check-list com abordagem sobre vida pessoal, social, profissional e econômica. O
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Roberto Rocha Moreira, Paulo, Leandro Westphal, Jaciele Santos da Silva Sousa, Alvim João Faust, and Chrisllayne Oliveira da Silva. "Fatores relacionados à depressão em idosos hospitalizados: uma revisão integrativa." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 14, no. 3 (2024): e11235. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v14i3.11235.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca dos fatores relacionados à depressão em idosos hospitalizados. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa, na qual as buscas ocorreram em três bases de dados, Bireme, Pubmed e Scopus, mediante aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos e utilizando a estratégia PICo. Resultado: Foram incluídos 13 estudos na síntese desta revisão. Os estudos apresentaram que os fatores associados à depressão em idosos hospitalizados foram a fragilidade, quadro clínico de comorbidade, baixo apoio social e abuso de substâncias. O desenvolvimento do quad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Aline Lucena da. "FATORES DE RISCO DA OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: PRÉ E “PÓS” PANDEMIA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 6 (2022): 1250–62. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i6.6054.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou verificar quais são os principais fatores de risco que podem estar associados ao desenvolvimento da obesidade na adolescência pré e pós pandemia. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica com a pesquisa de trabalhos publicados entre 2012 à 2022 sobre a temática nas seguintes plataformas: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Como resultado foi evidenciado alguns fatores que contribuíam para a obesidade, dentre eles, alt
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

E Silva, Julia Rocha, Ana Luísa Pereira Rodrigues, Beatriz Emanuele da Silva Medeiros Guimarães, et al. "Aspectos epidemiológicos e biopsicossociais em pacientes portadoras de câncer de mama." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (2021): e6120. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6120.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico das mulheres acometidas por câncer de mama no estado de Minas Gerais e identificar os prejuízos psicossociais ocasionados após o diagnóstico. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo transversal, com coleta de dados do Sistema de Informação do Câncer de Mama (SISMAMA) – DATASUS e no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), os quais foram projetados na plataforma Microsoft Excel, para confecção de tabelas e gráficos e posterior discussão de dados. Resultados: Traçou-se um perfil epidemiológico das mulheres mais acometidas por tal patologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!