To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fatores socioambientais.

Journal articles on the topic 'Fatores socioambientais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fatores socioambientais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Oderlene Vieira de, and Victor Hugo Fernandes de Almeida Ferreira. "MOTIVOS DA NÃO EVIDENCIAÇÃO DE RELATÓRIOS SOCIOAMBIENTAIS DAS COMPANHIAS LISTADAS NO NOVO MERCADO DA B3." Revista de Gestão Social e Ambiental 12, no. 3 (February 4, 2019): 58–76. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1588.

Full text
Abstract:
Embora se reconheça que, nos últimos anos, tenha ocorrido um crescimento na divulgação de relatórios de responsabilidade socioambiental das empresas, admite-se ainda que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de que esses relatórios atendam seus usuários, considerando as características de materialidade, consistência, integridade e responsabilidade na informação socioambiental. Nesse contexto, elegeu-se, como objetivo geral, analisar os motivos para não evidenciação dos relatórios socioambientais das empresas listadas no segmento Novo Mercado da B3. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, pesquisa do tipo descritiva e documental fazendo uso dos formulários de referência disponibilizados pelas empresas. Como conclusão do estudo, pode-se constatar que as empresas do segmento do Novo Mercado da B3 não estão preocupadas em buscar a tão almejada “diferenciação” mercadológica, pois, do universo de 126 empresas, 56 não evidenciaram os relatórios socioambientais e apenas 42 apontando os motivos da não evidenciação. Sendo eles: (i) não possuem políticas socioambientais (23 empresas); (ii) precisam melhorar os seus processos internos (7 empresas); (iii) fatores organizacionais e valores (7 empresas); (iv) custos (3 empresas); e (v) Legislação e Regulamentação Ambiental (2 empresas). Como contribuição acadêmica apresentou-se um novo motivo para não divulgação dos relatórios de sustentabilidade – não possuir políticas socioambientais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Gustavo Nunes, Patricia Morsch, Diene Gomes Colvara Lopes, Margarete Diprat Trevisan, André Ribeiro, Joel Hirtz do Nascimento Navarro, Denielli da Silva Gonçalves Bós, Miriam Souza dos Santos Vianna, and Ângelo José Gonçalves Bós. "Fatores socioambientais associados à ocorrência de quedas em idosos." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 12 (December 2013): 3507–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013001200007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar aspectos socioambientais associados às quedas em idosos residentes no estado do Rio Grande do Sul. Estudo descritivo, transversal, populacional, de base domiciliar, com coleta de dados primários, pertencente a um inquérito epidemiológico realizado no período de 2010 a 2011, com 6751 idosos de 59 cidades do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, denominado Perfil dos Idosos do RS. A associação entre o desfecho quedas e as variáveis independentes foram analisadas de forma univariada e múltipla, através de regressão logística, calculando desta forma a chance associada à queda, ajustando por sexo e idade. A frequência de quedas foi de 10,7%. Observamos serem fatores protetores: sexo masculino, maior escolaridade, percepção de insegurança e falta de bancos em locais públicos, participação em atividades sociais e cívicas. Foram considerados fatores de risco: faixa etária mais elevada, uso de órtese e participação em atividades comunitárias. Os resultados mantiveram-se significativos nas análises ajustadas. As quedas são comumente associadas a aspectos físicos e comportamentais, no entanto, as variáveis socioambientais também demonstram ser significativas nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Marcelo Alves Maurício da, Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues, and Rejane Jurema Mansur Cutódio Nogueira. "FATORES SOCIOAMBIENTAIS INFLUENCIADOS PELA SECA NA CONSERVAÇÃO DA CAATINGA." HOLOS 4 (September 9, 2016): 245. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4175.

Full text
Abstract:
A caatinga ocupa a maior parte da região semiárida do Brasil, encontrada exclusivamente no território brasileiro e por sua extensão está entre as mais importantes florestas secas do mundo. As estiagens recorrentes e os anos de degradação ambiental tornaram a região pouco desenvolvida e com problemas socioeconômicos acentuados. O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma síntese socioeconômica e política sobre a seca do semiárido nordestino enfatizando o bioma da região. Para tanto foram considerados critérios relacionados à conservação da caatinga e a educação contextualizada, aliados à convivência com o semiárido, fatores necessários para promoção de mudanças substanciais na estrutura social. A metodologia adotada foi uma análise bibliográfica sobre a seca e a conservação do bioma em questão com foco para a educação e o desenvolvimento sustentável. Identificou-se a necessidade de incentivos à agricultura e melhoria dos indicadores sociais, para um aproveitamento maior de parte do potencial produtivo da região semiárida brasileira. A caatinga ocupa a maior parte da região semiárida do Brasil, encontrada exclusivamente no território brasileiro e por sua extensão está entre as mais importantes florestas secas do mundo. As estiagens recorrentes e os anos de degradação ambiental tornaram a região pouco desenvolvida e com problemas socioeconômicos acentuados. O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma síntese socioeconômica e política sobre a seca do semiárido nordestino enfatizando o bioma da região. Para tanto foram considerados critérios relacionados à conservação da caatinga e a educação contextualizada, aliados à convivência com o semiárido, fatores necessários para promoção de mudanças substanciais na estrutura social. A metodologia adotada foi uma análise bibliográfica sobre a seca e a conservação do bioma em questão com foco para a educação e o desenvolvimento sustentável. Identificou-se a necessidade de incentivos à agricultura e melhoria dos indicadores sociais, para um aproveitamento maior de parte do potencial produtivo da região semiárida brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Manuella Cristine, Mariana Angélica Dos Santos, and Gabriela Souza Assis Ferreira. "A LOGÍSTICA REVERSA E OS FATORES SOCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, no. 1 (December 19, 2019): 343–53. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.82.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar e identificar os motivos pelos quais as empresas estudadas aplicam a Logística Reversa e como, a partir desse processo, conseguiram buscar benefícios, além de reduzir custos. Com o constante avanço do conhecimento da população em geral e um mundo cada vez mais globalizado, a Logística Reversa chega para agregar valor a esse cenário, trazendo, em sua amplitude, a preocupação com o retorno dos produtos de pós-venda ou pós-consumo. Após análise das empresas O Boticário, Natura, Soya e Liza, por meio de informações disponibilizadas nos sites das empresas, foi possível observar que o primeiro motivo para aplicar esse processo é a preocupação com a legislação ambiental, pois as empresas geram constantemente resíduos que precisam ter uma destinação correta. Nota-se que, após cumprimento das leis ambientais, surgem ideias e inovações, fazendo com que as embalagens descartadas sejam recolhidas e encaminhadas para o processo de reciclagem, gerando renda, empregos para a população e parcerias com pequenas empresas. Há também a utilização do óleo usado para a produção de biodiesel, que pode ser vendido para diversas finalidades, gerando receita para as empresas, além de reduzir a poluição de milhares de litros de água e evitar a emissão de Co². Dessa maneira, o desejável é que os consumidores analisem e adquiram produtos de empresas responsáveis ambientalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tokumaru, Rosana Suemi, Tiago Carlos Zortea, Anna Beatriz Carnielli Howat-Rodrigues, and Alexsandro Luiz De Andrade. "Diferenças no investimento materno em função de variáveis socioambientais." Estudos de Psicologia (Natal) 16, no. 1 (April 2011): 49–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2011000100007.

Full text
Abstract:
A partir da Teoria do Investimento Parental prevê-se diminuição no investimento com a diminuição da relação benefício/custos. Investigou-se a variação no investimento materno em função de variáveis socioambientais que podem apresentar impacto na relação benefício/custo do investimento materno. Os fatores investigados apresentaram, de forma geral, efeito sobre o investimento materno no sentido esperado de acordo com a teoria: quanto maiores os custos representados pela ausência de coabitação com pai, pouca disponibilidade de renda e início precoce da vida reprodutiva, menor o investimento materno. Conclui-se que os fatores socioambientais podem promover ou inibir o investimento materno indicando a importância de políticas públicas no sentido da promoção da estabilidade destes fatores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Nayara Batista, José Maria Dias Filho, Sonia Maria da Silva Gomes, and Mirian Gomes Conceição. "FATORES QUE IMPACTAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 4, no. 1 (February 25, 2014): 62. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v4i1.188.

Full text
Abstract:
<p>O presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais.</p> <p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Visser, Silvia, Leandro Luiz Giatti, Ricardo Augusto Chaves de Carvalho, and Jose Camilo Hurtado Guerreiro. "Estudo da associação entre fatores socioambientais e prevalência de parasitose intestinal em área periférica da cidade de Manaus (AM, Brasil)." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 8 (August 2011): 3481–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000900016.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre fatores socioambientais e condições de saneamento urbano com a prevalência de parasitoses intestinais, em uma comunidade na periferia da cidade de Manaus. O estudo consistiu de um levantamento socioambiental e de um inquérito parasitológico. Foi encontrada uma comunidade heterogênea, apresentando diferenças em relação aos níveis socioeconômicos e ambientais entre as micro-áreas avaliadas, embora as condições de saneamento básico da comunidade tenham-se mostrado precárias de uma forma geral. A prevalência de parasitose intestinal foi de 44,2%. Não foi identificada diferença significativa entre as micro-áreas com respeito à ocorrência de parasitoses intestinais. Houve associação entre parasitoses intestinais e tipo de construção residencial, faixa etária e procedência da água de higiene pessoal e do lar. O despejo do esgoto a céu aberto foi fator de risco associado a parasitoses intestinais (OR=6,72; p=0,034) e a protozoários intestinais (OR=21,87; p=0,004). Foram fatores de risco, apenas para a presença de protozoários, o despejo de esgoto em igarapé (OR=12,98; p=0,011) e o uso de fossa rudimentar (OR=9,54; p=0,019).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Dayane Otero, and Larissa Hellen dos Santos Pereira. "FATORES SOCIOAMBIENTAIS NA EPIDEMIOLOGIA DA ESQUISTOSSOMOSE NO OESTE DA BAHIA, BRASIL." Singular. Meio Ambiente e Agrárias 1, no. 2 (May 21, 2021): 21–24. http://dx.doi.org/10.33911/singular-maa.v1i2.102.

Full text
Abstract:
A Região Nordeste do Brasil é uma área de grande prevalência da esquistossomose, com destaque ao estado da Bahia, que apresenta grande parte do seu território como área endêmica da doença. A esquistossomose é um grave problema de saúde pública, já que a patogênese da doença pode levar o paciente ao óbito e dentre os fatores ambientais relacionados à sua transmissão destaca-se a falta de saneamento básico, uma vez que os ovos do parasita são eliminados nas fezes dos humanos podendo contaminar os mananciais aquáticos. O município de Barreiras, situado no Oeste da Bahia, é carente em condições básicas de saúde, principalmente nas áreas rurais, aumentando as chances de contaminação pelo helminto. Objetivos: Analisar a relação entre os fatores socioambientais e casos de esquistossomose em moradores do município de Barreiras, Oeste da Bahia. Metodologia: Foram coletados dados dos fatores de risco socioambientais e clínicos de 98 fichas de notificação obrigatória da Vigilância Epidemiológica de Barreiras de casos confirmados de esquistossomose dos anos de 2015 e 2018. Os dados foram analisados baseando-se nos testes qui-quadrado e exato de Fisher para verificar a associação entre as variáveis, sendo que o estudo se iniciou após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Resultados e Conclusão: A prevalência de esquistossomose em Barreiras é baixa em relação a outras regiões do estado. A maioria dos casos de infectados no município foi de moradores da zona rural, sendo que encontramos associação entre as variáveis forma clínica e idade dos infectados. Os fatores ambientais como a ausência de condições sanitárias adequadas com possível contaminação ambiental do município com os ovos do parasita e a presença de rios, córregos e represas na região com a presença do caramujo do gênero Biomphalaria favorecem a contaminação dos moradores principalmente da zona rural, mas também da urbana, em bairros sem infraestrutura e saneamento básico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Leovigildo Aparecido Costa, Wander Gomes de Souza, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, and Carlos De Melo Silva Neto. "Indicadores socioambientais em sistemas agroflorestais no Cerrado goiano." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 54–65. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0006.

Full text
Abstract:
O estudo propõe e analisa indicadores socioambientais de sistemas agroflorestais (SAFs) multiestrata inseridos no Cerrado goiano, para tanto, emprega o Marco para Evaluación de Sistemas de Manejo de Recursos Naturales Incorporando Indicadores de Sustentabilidad (MESMIS). É proposto ainda um índice socioambiental geral (ISG) para cada um dos oito SAFs analisados, bem como uma análise de agrupamento hierárquico para verificar as similaridades ou as diferenças entre os sistemas com base nos indicadores. Com a adaptação do método MESMIS foi possível observar a eficiência produtiva dos SAFs e dos agroecossistemas, bem como alguns fatores que influenciam no potencial de comercialização dos produtos oriundos desses sistemas. Foi possível identificar ainda, os perfis de parte dos agricultores que cultivam SAFs no Cerrado goiano, um pouco das características organizacionais dos agroecossistemas, também qual a contribuição desses sistemas para a qualidade de vida dos agricultores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Tiago Jessé Souza de, and Luana Elayne Cunha de Souza. "O papel da autoeficácia parental na saúde mental de mães de crianças com Síndrome da Zika Congênita." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 1 (January 2021): 359–68. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020261.02222019.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo buscou avaliar o papel mediador da autoeficácia parental (AEP) entre os fatores socioambientais e a saúde mental das mães de crianças com síndrome da Zika congênita (SZC). Os fatores socioambientais foram operacionalizados a partir da avaliação cognitiva e afetiva que as pessoas fazem do seu contexto (Bem-estar subjetivo, BES) e da fadiga. Participaram deste estudo 69 mães de crianças com SZC, com média de idade de 26,4 anos, residentes no estado do Ceará. Foi aplicado um questionário contendo as seguintes escalas: Escala de Afetos Positivos e Negativos, Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Avaliação da Fadiga, Questionário de Saúde Geral, Escala de Autoeficácia Parental. Os resultados apontaram que os componentes do BES, afetos negativos e satisfação com a vida, predisseram de forma significativa a saúde mental de mães de crianças com SZC, ademais a AEP prediz melhores níveis de saúde mental. Foi observado que a AEP desempenha um papel mediador na relação da satisfação com a vida, dos afetos negativos e da fadiga com a saúde mental. A AEP é um importante mecanismo psicológico que atua como mediador entre o seu contexto socioambiental e sua saúde mental. Dessa forma, estratégias de intervenções voltadas para aumentar os sentimentos de AEP em mães poderão ter um impacto positivo na melhora da sua saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mendes, Deise Daniela, Jair de Jesus Mari, Marina Singer, Gustavo Machado Barros, and Andréa F. Mello. "Estudo de revisão dos fatores biológicos, sociais e ambientais associados com o comportamento agressivo." Revista Brasileira de Psiquiatria 31, suppl 2 (October 2009): S77—S85. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462009000600006.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Estudar os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do comportamento agressivo. MÉTODO: Foi realizada uma busca em duas bases de dados eletrônicas, Medline e SciElo, por estudos retrospectivos, longitudinais e de revisão que avaliaram fatores de risco para o desenvolvimento do comportamento agressivo. RESULTADOS: Foram selecionados 11 estudos longitudinais (8 prospectivos e 3 de casos-controle) e um transversal que avaliaram os fatores de risco biológicos e socioambientais relacionados ao comportamento agressivo. Cinco estudos avaliaram a expressão gênica, cinco a exposição ao tabaco, ao álcool e a cocaína no período pré-natal, um avaliou as implicações da desnutrição precoce no desenvolvimento do comportamento agressivo e um avaliou o impacto dos maus tratos na infância. CONCLUSÃO: os principais fatores biológicos encontrados foram: genéticos (baixa expressão do gene monoaminaoxidase e do gene transportador de serotonina, variações nos genes transportador e receptor de dopamina), exposição a substâncias durante o desenvolvimento intrauterino (tabaco, álcool e cocaína) e nutricionais (desnutrição infantil). os principais fatores socioambientais encontrados foram: maus tratos na infância, pobreza, criminalidade e comportamento antissocial na infância, sendo que o maior nível de evidência esteve relacionado à negligência precoce. A interação entre fatores biológicos e ambientais pode ser catalisada por um ambiente hostil aumentando os riscos para o desenvolvimento de comportamentos agressivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira, Ana Luíza, Paulo Carrara, Kerly Priscila Jesus de Oliveira, Newton dos Santos Vianna Júnior, and Francisco Zacaron Werneck. "Determinantes do desempenho esportivo na ginástica de trampolim." Conexões 19 (September 24, 2021): e021035. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661893.

Full text
Abstract:
Introdução: encontrar crianças com elevado potencial esportivo é uma importante etapa para o processo de formação esportiva, pois é o primeiro passo na descoberta de novos talentos visando o alto rendimento. O objetivo foi investigar os determinantes do desempenho na ginástica de trampolim e sua importância atribuída de acordo com os aparelhos da modalidade. Metodologia: participaram 40 experts (treinadores, gestores e árbitros) de ginástica de trampolim com experiência nacional e internacional. Os experts responderam sobre a importância atribuída aos fatores antropométricos, físico-motor, técnico, tático, psicológico e socioambiental. Avaliaram a importância dos fatores e indicadores de desempenho nos aparelhos trampolim acrobático, tumbling e duplo minitrampolim. Resultados e discussão: os determinantes do desempenho em ordem de importância decrescente foram: físico-motores, técnicos, psicológicos, táticos, antropométricos e socioambientais, com variação entre os aparelhos. Os indicadores de desempenho: massa muscular, velocidade, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e força rápida de membros superiores apresentaram diferenças entre os aparelhos. Conclusão: revelou-se a opinião dos experts sobre quais os fatores e indicadores de desempenho são os mais importantes na ginástica de trampolim com implicações na detecção e seleção de talentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Campos, Marcela Costa, and Lia de Azevedo Almeida. "Institucionalização da gestão sustentável em instituições de ensino superior: um estudo com servidores da Universidade Federal do Tocantins." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 6, no. 14 (2019): 819–40. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.061414.

Full text
Abstract:
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um importante papel na gestão sustentável no desenvolvimento de suas atividades. Através das práticas e ações é possível constar que as mesmas podem contribuir para sociedade e meio ambiente, por meio do conhecimento científico, que normativamente são pautados por políticas e instrumentos de gestão socioambientais. Por esse motivo a pesquisa objetivou analisar a institucionalização da gestão sustentável na Universidade Federal do Tocantins, Brasil. Sendo classificada como tipo de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo passou por três etapas metodológicas, pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionário aos servidores da universidade. Como síntese de resultados relevantes, pode-se destacar que os servidores pouco conhecem sobre as práticas socioambientais, especialmente as voltadas para uso racional de água. A gestão sustentável da universidade apresenta muitos fatores limitadores quanto a atividades relacionadas à comunicação por parte da Comissão Socioambiental para com os servidores, bem como outras limitações para institucionalização das práticas, como falta de alinhamento ou o cumprimento das normativas dentro da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Jesus, Gilmar Mercês de, Elizia Simões Castelão, Tatiana de Oliveira Vieira, Daiene Rosa Gomes, and Graciete Oliveira Vieira. "Déficit nutricional em crianças de uma cidade de grande porte do interior da Bahia, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 5 (May 2014): 1581–88. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014195.01022013.

Full text
Abstract:
O estudo objetiva analisar o déficit nutricional de crianças de uma cidade de grande porte do interior da Bahia e os fatores socioambientais, características maternas e infantis associadas. Avaliou-se informações de duplas de mães e crianças de quatro anos, de uma coorte de nascidos vivos. O déficit nutricional foi definido pelo índice antropométrico estatura-para-idade (E/I), no ponto de corte -1 escore-z em relação à referência do Multicentre Growth Reference Study de 2006. As variáveis estudadas foram: características das crianças (peso ao nascer e gemelaridade) e maternas (idade na ocasião do parto, nível de instrução, paridade e realização de pré-natal) e fatores socioambientais (revestimento do piso e do teto domicílio, fonte da água consumida, canalização interna de água, água utilizada para o consumo e posse de geladeira). Utilizou-se a regressão logística para identificar os fatores associados ao déficit nutricional, o qual ocorreu em 24,6% das crianças. Peso insuficiente no nascimento, pré-natal inadequado, revestimento precário do piso do domicílio e ausência de canalização interna de água foram preditores do déficit nutricional entre as crianças do estudo. Os fatores associados ao déficit nutricional ratificam a contribuição de questões sociais na gênese da desnutrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Almeida, Ricardo, and Carlos Roberto Massao Hayashi. "Capacidade de organização social em enfrentamentos socioambientais." Revista Katálysis 23, no. 2 (August 2020): 276–88. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n2p276.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo descreve as etapas de uma pesquisa social que investigou a capacidade de organização de uma comunidade, localizada em Minas Gerais - Brasil, no enfrentamento de seus problemas socioambientais. Nos moldes de uma pesquisa participante, fez-se um diagnóstico para identificar os desafios e os potenciais mais relevantes da comunidade, os quais oportunizaram intervenções envolvendo três demandas prioritárias: melhoria das ações de educação ambiental na escola, mobilização comunitária para gestão dos resíduos eletrônicos e implementação de políticas socioambientais no município. Os resultados dessas intervenções evidenciaram que os atores sociais envolvidos, embora empenhem esforços para atuar nos enfrentamentos socioambientais, não conseguem perenizar ações a ponto de concretizar transformações mais significativas na comunidade, haja vista que no cenário prevalecem fatores como: visão superficial sobre o assunto, pouca valorização da participação coletiva por parte do poder público local e fragmentação no trabalho das lideranças comunitárias, os quais desencadeiam abandono das ações e descrédito da população nas tratativas socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Valerio, Anny Karolline Silva, Cecília De Castro Algayer, João Vitor Carneiro da Silva, and Rodrigo Ribeiro de Oliveira Junior. "O NOVO IMPERIALISMO E A DINÂMICA ENERGÉTICA NAS RELAÇÕES BRASIL-BOLÍVIA." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 11, no. 3 (November 30, 2019): 306. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n3p306-316.

Full text
Abstract:
As relações diplomáticas entre o Brasil e a Bolívia, representadas na dinâmica energética, na já estabelecida questão do gás-natural boliviano e na contemporânea questão hidrelétrica, no complexo brasileiro da bacia do Madeira e no projeto de empreendimento binacional, nutre expectativas e questionamentos acerca dos impactos socioambientais, da produção energética e das perspectivas econômicas, diplomáticas e governamentais. O presente artigo, então, apresenta conceitos eixos do desenvolvimento regional, da relação desigual e do imperialismo, uma retrospectiva da relação energética, envolvendo os fatores políticos do comércio de gás-natural, e uma perspectiva inédita, as hidrelétricas do Madeira. Assim sendo, explicita-se a latente importância da dinâmica energética atrelada a maior fronteira terrestre brasileira e seu desenvolvimento socioambiental, político e econômico, para ambos países relacionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Francielle Gonçalves, and Sandra Célia Muniz Magalhães. "CORRELAÇÃO ENTRE FATORES CLIMÁTICOS, SOCIOAMBIENTAIS E A DENGUE NA MICRORREGIÃO MONTES CLAROS/MG." Caminhos de Geografia 18, no. 61 (March 30, 2017): 231–44. http://dx.doi.org/10.14393/rcg186115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Ellen Tayanne Carla da, Ricardo Alves Olinda, Anna Stella Pachá, Arthur Oliveira Costa, Alisson Lima Brito, and Dixis Figueroa Pedraza. "Análise espacial da distribuição dos casos de dengue e sua relação com fatores socioambientais no estado da Paraíba, Brasil, 2007-2016." Saúde em Debate 44, no. 125 (June 2020): 465–77. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104202012514.

Full text
Abstract:
RESUMO A dengue é um grave problema de saúde pública, principalmente em países que apresentam condições socioambientais propícias para o desenvolvimento e proliferação do seu agente transmissor. Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição espacial da incidência da dengue no estado da Paraíba entre 2007 e 2016, avaliando a existência de dependência geográfica e sua relação com fatores socioeconômicos e ambientais. Estudo ecológico, tendo com unidade de análise os 223 municípios do estado. Utilizaram-se o Índice de Moran global e local e a estatística c de Geary para avaliar a autocorrelação espacial da dengue e a associação com variáveis socioambientais. As análises foram realizadas por meio do software estatístico R Core Team versão 3.3.2. Ao analisar a distribuição de casos de dengue nos municípios da Paraíba, pode-se identificar que a doença vem avançando e acometendo maior número de cidades a cada ano. A doença esteve presente em todos as cidades analisadas, o que demonstrou a necessidade de implementar ações de prevenção da doença em todo o estado. Mediante esta pesquisa, ficou claro que a dengue, no estado da Paraíba, não é determinada por fator único e isolado, mas sim, pela combinação de vários fatores do contexto socioeconômico e ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Berlitz, Aline, Cristiane Froehlich, Gabriela Zanandrea, and Cristine Hermann Nodari. "Responsabilidade Socioambiental Empresarial sob a Perspectiva de Alunos do Curso de Administração da Universidade Feevale." Revista de Administração IMED 10, no. 1 (October 5, 2020): 86. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2020.v10i1.3577.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo verificar a perspectiva de alunos do curso de Administração da Universidade Feevale sobre a responsabilidade socioambiental das empresas onde trabalham. Essas empresas atuam no setor industrial, comercial e de serviços e estão situadas nas regiões: Vale do Sinos, Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Paranhana, no estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar o objetivo proposto, foi empregada a pesquisa descritiva, levantamento, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 122 respondentes. Os principais resultados apontam que os segmentos industrial e de serviços destacaram-se positivamente quanto às questões ambientais e sociais, enquanto o segmento comercial teve pouco engajamento. As organizações possuem boas práticas sociais e ambientais, segundo a perspectiva dos respondentes. Percebem como benefícios dessas práticas: a redução de custos e a melhora da imagem perante a sociedade. Apesar disso, os investimentos e a complexidade para implementação de práticas socioambientais são vistos como fatores dificultadores. Conclui-se ainda a falta de engajamento das empresas em relação à responsabilidade socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Luiz, Lilian Campagnin, Elisete Dahmer Pfitscher, and Fabrícia Silva da Rosa. "PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: PROPOSIÇÃO DE AÇÕES E INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA AVALIAR O DESEMPENHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS." Revista de Administração da UFSM 8 (October 27, 2015): 8. http://dx.doi.org/10.5902/1983465917696.

Full text
Abstract:
A gestão socioambiental nos órgãos públicos federais brasileiros tornou-se obrigatória com o Decreto n.º 7.746/2012, que instituiu a elaboração e implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). O PLS foi regulamentado pela Instrução Normativa SLTI/MP n.º 10/2012, que determina, além de outros fatores: o conteúdo mínimo a estar contido no PLS, incluindo o Plano de Ações com práticas de sustentabilidade e racionalização no uso de materiais e serviços; os temas mínimos a serem abrangidos; e a forma de avaliação, que deve ocorrer por meio de indicadores. Assim, por se tratar de uma demanda emergente no setor público federal, o presente artigo tem como objetivo geral propor um rol de ações e indicadores para avaliar o desempenho socioambiental nos órgãos públicos federais. Este estudo, de natureza teórica e objetivo-exploratória, é realizado com base em pesquisa bibliográfica para trazer as seguintes contribuições: sugestão de um rol de ações socioambientais passíveis de aplicação nos órgãos públicos federais, com atendimento mínimo aos temas solicitados; elaboração de indicadores para avaliar o desempenho socioambiental nos órgãos públicos federais, nos moldes da instrução normativa regulamentadora; e proposição de uma metodologia para analisar os resultados alcançados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silveira, Kátia B. R., Jullyana F. R. Alves, Haroldo S. Ferreira, Ana L. Sawaya, and Telma M. M. T. Florêncio. "Associação entre desnutrição em crianças moradoras de favelas, estado nutricional materno e fatores socioambientais." Jornal de Pediatria 86, no. 3 (June 2010): 215–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0021-75572010000300009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Everaldo de Santana, Deloar Duda de Oliveira, and Amanda Pontes Lopes. "Acesso ao Saneamento básico e Incidência de Cólera: uma análise quantitativa entre 2010 e 2015." Saúde em Debate 43, spe3 (December 2019): 121–36. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s309.

Full text
Abstract:
RESUMO As condições de saneamento básico são um dos principais determinantes nos índices de agravos à saúde humana, principalmente no tocante a doenças infectocontagiosas por veiculação hídrica. Dentre todas, destacamos neste trabalho a cólera: doença entérica causada pelas cepas toxigênicas do Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139), que é caracterizada por um quadro de acentuada diarreia. O objetivo deste trabalho, por meio de levantamento de dados mundiais de Incidência de Cólera (IC) e percentual populacional de Acesso ao Saneamento (AS), é quantificar, evidenciar e discutir a relação entre esses dois indicadores no período de 2010 a 2015, assim como apontar outros possíveis fatores magnificantes de vulnerabilidade socioambiental para a patologia. No período analisado, foram registrados 1.575.168 casos da doença, com as maiores incidências na região do subcontinente áfrico-asiático e em países isolados nos demais continentes, como, por exemplo, Haiti (América) e Papua Nova Guiné (Oceania), que também apresentaram sérios problemas de acessibilidade a serviços de saneamento. Desta forma, apesar de sugerirmos a análise de outros fatores socioambientais, as condições de saneamento revelaram-se como um determinante expressivo para a incidência da cólera em todas as regiões do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Araújo, Luísa Magalhães, Patrícia Campos Borja, and Luiz Roberto Santos Moraes. "OCORRÊNCIA DE DENGUE E INFESTAÇÃO LARVÁRIA POR AEDES AEGYPTI: UM ESTUDO ECOLÓGICO EM MUNICÍPIO BAIANO." Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 5, no. 1 (July 26, 2017): 66. http://dx.doi.org/10.9771/gesta.v5i1.18138.

Full text
Abstract:
A dengue é uma enfermidade recorrente, com manifestações em formas graves e letais, sendo alvo de preocupação no panorama de saúde pública brasileiro. Poucos estudos têm buscado explorá-la como um fenômeno multicausal. Este artigo investigou fatores socioambientais associados à ocorrência da enfermidade na cidade de Riacho de Santana-BA. A pesquisa de delineamento ecológico fez uso de dados secundários referentes às notificações de dengue, índices de infestação larvária por <em>Aedes aegypti</em>, condições socioeconômicas, sanitárias e climáticas, tratados com ferramentas estatísticas e análise espaço-temporal. Verificou-se que a sazonalidade da ocorrência de chuva foi sucedida pela infestação larvária do <em>Aedes aegypti</em> e esta pelo aumento dos casos de dengue. A região em situação mais afetada possuía setores com condição socioeconômica de baixa renda e alta taxa de ocupação domiciliar, o que provavelmente influenciou na oferta de condições à manutenção dos elevados índices de infestação larvária. A dengue persiste nas proximidades do bairro Peral, onde vivem pessoas com menor renda e em condições de insalubridade ambiental. A complexidade socioambiental relacionada com a ocorrência da dengue na cidade envolve fatores determinantes de ordem social, ambiental e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Jorge, Pascoal Paulo, Orlando Celso Longo, Lourdes Brazil dos Santos Argueta, António Paulo Mateus, and Salvador Cuhema. "Construção civil, resíduos sólidos e crise urbana: estudo sobre a implantação da centralidade de Kilamba." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 24, 2021): e360101219624. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.19624.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda sobre a produção de resíduos durante o processo de construção da centralidade do Kilamba e os impactos provocados pelo lançamento dos mesmos no ecossistema urbano. Para responder às nossas questões de pesquisa, a estratégica metodológica utilizada foi à qualitativa através do estudo de caso. O objetivo foi identificar os impactos socioambientais no ecossistema urbano de Luanda provocado pela disposição de resíduos proveniente da construção da centralidade do Kilamba. A nossa compreensão sobre o estudo de caso se baseia na perspectiva socioambiental, destacando todos os fatores que afetam os ecossistemas, assim como: contaminação do solo e do ar; comprometimento do lençol freático, disseminação de doenças devido à proliferação de vetores; e avaliação do local. Através de levantamento bibliográfico, escolha e observações, foi possível identificar que houve produção de resíduos, muitos deles tóxicos, como por exemplo, sobras de madeira de diferentes origens, tábuas, tintas, solventes e cal e foram depositados, de forma adequada. Logo, o estudo, propõe a necessidade de adoção de políticas e gestão de resíduos na construção civil e a realização de estudos na perspectiva socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dos Santos Furtado, Michelle Alexandrina, Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, Ana Beatriz Da Costa Lameira, and Lucio Fernandes Ferreira. "Avaliação do desenvolvimento motor de lactentes dependentes de servidores em instituição de ensino superior no Amazonas." Saúde e Desenvolvimento Humano 6, no. 1 (March 1, 2018): 29. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v6i1.4096.

Full text
Abstract:
Introdução: O desenvolvimento motor (DM) é um processo sequencial e contínuo de mudanças no comportamento humano que estão relacionados à idade. O DM do lactente é marcado por importante interação com o meio, sendo vulnerável aos riscos físicos e socioambientais, quando existentes. A Alberta Infant Motor Scale (AIMS) é um instrumento de avaliação infantil que tem como objetivo principal analisar o DM de lactentes.Objetivo: Correlacionar o perfil motor de crianças de 0 a 18 meses de idade, dependentes de servidores da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com os principais fatores de risco relacionados à atrasos no DM.Método: Estudo observacional transversal, em que lactentes foram avaliados utilizando questionários de variáveis clínicas, socioeconômicas, ambientais e aplicação da AIMS.Resultados: Foi constatado que 80% da amostra apresentou adequado DM, relacionado aos positivos fatores socioeconômicos e ambientais. Apenas dois lactentes apresentaram alterações no desenvolvimento, relacionadas a posição viciosa do W-sitting.Conclusão: Nos dependentes de servidores da UFAM não foi observada a presença de fatores de risco tradicionais associados ao DM. Contudo, a permanência do “W-sitting” apresentou-se como um potencial fator de risco para o atraso no DM, já que crianças apresentando tal padrão demonstraram alteração no DM, mesmo sem outros fatores associados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Duarte, Sandoval Dias, and José Lidemberg de Sousa Lopes. "Gestão territorial e zoneamento ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe-AL: embates territoriais e perspectivas geográficas." Diversitas Journal 6, no. 1 (January 30, 2021): 957–75. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1578.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente artigo resulta de um recorte da dissertação de mestrado defendida em março de 2020 no Programa em Dinâmicas Territoriais e Cultura (PRODIC) da Universidade Estadual de Alagoas-Uneal, o qual tem como objeto de estudo a Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe-AL. O Zoneamento ambiental apresenta-se em detrimento do uso e ocupação do solo, calcado na apropriação de recursos naturais numa bacia hidrográfica, enquanto fator de análise e instrumento de gestão territorial no contexto das características geoambientais de uma bacia hidrográfica possui, com vistas a sistematizar as principais atividades desenvolvidas no campo socioambiental, potencializando o desenvolvimento socioeconômico, com enfoque no planejamento e gestão territorial. Tal estudo propõe um zoneamento ecológico-econômico (ZEE), embutido na acepção do decreto 4.297/2002 à luz dos direitos humanos e ambientais, com base em instrumentos adotados na caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe (BHRC) em Alagoas, os quais baseam-se em percepções geográficas dos recursos naturais existentes .Para tanto, o estudo teve como parâmetro metodológico e de conceitos abordados, trabalhos realizados sobre Bacias Hidrográficas, a exemplo de: Carvalho (2006), Cunico (2007), Pereira (2010), Lopes (2013), Peres (2016), Santos (2018), Jacó (2019), entre outros. Para a identificação dos impactos socioambientais, foram utilizados inicialmente imagens obtidas via satélite em sites à confecção de mapas elaborados pelo softaware Qgis, no qual o uso e ocupação do solo é enfatizado na BHRC, trazendo áreas de destaques provenientes de antropização por parte do uso das terras. A Bacia do Rio Coruripe, por sua vez, apresenta uma variação de cultivos, distribuídos nos mais de 19 municípios por onde se estendem seus leitos e margens. Para tal análise do mau uso das terras foram analisados os elementos naturais:geolologia e geomorfologia. Essas influenciadas, consubstancialmente, pela topografia e por fatores de ordem geoclimática e antrópica. Os principais problemas de impactos socioambientais, decorrem necessariamente da emissão de: resíduos sólidos, de esgoto in natura jogados ao rio e aos afluentes, das pastagens na criação do gado e do pisoteio em áreas próximas às nascentes, culturas em uso das águas do rio, do assoreamento dos mananciais, tudo isso indicando a vulnerabilidade socioambiental da BHRC. PALAVRAS-CHAVE: eutrofização, vulnerabilidade socioambiental, reflorestamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Aleixo, Natacha, João Lima Sant´Anna Neto, and Lúcio Cunha. "Análise comparativa sobre os estudos bioclimáticos no Brasil e em Portugal. Articulações e desafios." Cadernos de Geografia, no. 32 (September 1, 2013): 57–70. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_32_7.

Full text
Abstract:
As diferenciações climáticas e a vulnerabilidade das populações em distintas dimensões espaço-temporais repercutem-se em situações diferenciadas de riscos socioambientais. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os riscosclimáticos e os impactos na saúde nos territórios brasileiro e português, compreendendo as especificidades, as dinâmicas territoriais e as diferentes geografias que se verificam em ambos os países. Para isso, foram selecionadas pesquisas e estudos publicados sobre bioclimatologia humana em ambos os territórios e foram coletados dados da Organização Mundial da Saúde (Who). Esses dados foram tratados estatisticamente para a compreensão das diferenças no perfil de morbilidade das populações brasileira e portuguesa, associadas aos riscos climáticos. Verificou-se que as condições de vulnerabilidade socioambiental e de gestão dos fatores de risco oferecem capacidade de resiliência diferenciadas nos territórios. Neste contexto, a utilização da climatologia como instrumento para o planeamento e promoção da saúde é fundamental para diminuição dos impactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Aquino, Adelmo Artur de, Alex Armando da Silva, Adriano David Monteiro de Barros, and Almir Mariano de Sousa Júnior. "Detection of carbon monoxide emissions from urban solid waste in Serrinha dos Pintos/RN: study case." Independent Journal of Management & Production 9, no. 1 (March 2, 2018): 077. http://dx.doi.org/10.14807/ijmp.v9i1.655.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste principalmente na elaboração de um estudo de caso focado na detecção da emissão de monóxido de carbono (CO) causada pela incineração de resíduos sólidos urbanos do aterro público da cidade de Serrinha dos Pintos / RN, localizada em O semi-árido. O estudo visa analisar fatores possivelmente afetados pela emissão de gás tóxico, mas também fatores socioambientais, por exemplo. Assim, para uma análise significativa e coerente desses fatores a partir de resíduos sólidos urbanos, o estudo analisa as condições de trabalho encontradas nas questões ambientais, sociais e ambientais através de um questionário aplicado aos moradores da comunidade onde o aterro está localizado, Exposição ao monóxido de carbono. Assim, os resultados abrangem várias áreas que estão ligadas não só à emissão de CO,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alencar, Bianca Teshima de, Andernice dos Santos Zanetti, Shaiana Hartwig Vilella, Marta dos Santos Miranda de Araújo, Larissa Nayara Lima Silva, Rafael Teshima de Alencar, Omar Ariel Espinosa, and Antonio Francisco Malheiros. "Fatores socioambientais e prevalência de enteroparasitas em pacientes em hemodiálise no pantanal mato-grossense, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 7, 2020): e5109108738. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8738.

Full text
Abstract:
Pacientes em tratamento de hemodiálise devido ao seu sistema imunológico diminuído são facilmente acometidos por enteroparasitas, que levam a uma piora do quadro de saúde destes indivíduos. O objetivo desta pesquisa foi identificar a prevalência de enteroparasitas nos pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise e possíveis associações com os fatores socioambientais. Trata-se de um estudo transversal com 53 pacientes. Para análise de associação foi utilizado os testes qui-quadrado (x²) de Pearson e Razão de Odds (OR). Os exames coprológicos foram analisados utilizando as técnicas de Hoffman e Sheather. A positividade de enteroparasitas atingiu 92.5%, sendo Blastocystis sp. o mais predominante (95.9%). Em relação aos helmintos, apenas Ascaris lumbricoides foi encontrado (4.1%). Infecções mistas apareceram em 53% dos casos. A associação dupla mais comum foi entre Blastocystis sp. e Endolimax nana, observada em 22.4% dos casos. Nossos resultados mostraram alta prevalência de protozoários de repercussão preocupante para saúde desses pacientes como Cryptosporidium sp., Giardia lamblia e Entamoeba histolytica, evidenciando a necessidade de estratégias de prevenção das infecções parasitárias e intervenções adequadas nos pacientes sob tratamento de hemodiálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fernandes, Janainny Magalhães, Vinicius Santos Sanches, Nayara De Araújo Muzili, and Gustavo Christofoletti. "FATORES SOCIOAMBIENTAIS E MÍDIA: EXPOSIÇÃO E INFLUÊNCIA AO TABAGISMO E USO DE DROGAS NA INFÂNCIA." CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA 1, no. 2 (August 10, 2015): 43–55. http://dx.doi.org/10.18310/2358-8306.v1n2p43.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rolim, Ronnielle Cabral, and Anna Christina Farias de Carvalho. "IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELA TRANSNORDESTINA NO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO-CE." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (February 27, 2021): 10. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.594.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado de uma análise preliminar acerca de alguns impactos socioambientais que prejudicam a qualidade de vida e a qualidade ambiental das populações residentes nos Bairros Renê Lucena I e II, Alto da Bela Vista e do Sítio Lagoa do Mato I. Estas três comunidades estão diretamente relacionadas com a implantação da Ferrovia Transnordestina e as respectivas alterações observadas no meio social e ecológico, além de obter dados a respeito dos fatores econômico, cultural, segurança pública e aspectos técnicos da obra. É apresentada uma discussão conceitual em relação ao direito a um ambiente equilibrado e saudável, delineando propostas que atenuem os impactos após o processo de Licença de Instalação e de Operação da mesma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vicente, Afonso Ricardo Paloma, Geysler Rogis Flor Bertolini, and Ivano Ribeiro. "PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO QUANTO AOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE CURITIBA, A CIDADE SUSTENTÁVEL DO PLANETA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, no. 2 (October 9, 2015): 254. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015254-272.

Full text
Abstract:
Este artigo analisou a percepção da população de Curitiba em relação aos fatores de sustentabilidade no município, que foi considerado em 2010 a cidade mais sustentável do planeta. A amostra envolveu 150 moradores que pontuaram por meio de um questionário aplicado, os mesmos critérios utilizados pelo Globe Fórum, organização sueca que realizou a premiação. Por meio da análise de cluster foram identificados dois diferentes grupos de respondentes, que foram relacionados com quatro fatores de sustentabilidade extraídos pelo método da análise fatorial, sendo: meio ambiente; infraestrutura; questão social e recursos hídricos. Os resultados apontam que os indivíduos do primeiro grupo apresentam maior percepção das ações socioambientais desenvolvidas. Entre os fatores analisados, a questão social foi a melhor avaliada, enquanto o meio ambiente foi o que obteve a menor avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Costa, Mariane Patricio, Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, and Cidoval Morais de Sousa. "Riscos, Epidemias e Saúde: Contornos e Desafios no Semiárido Nordestino." Qualitas Revista Eletrônica 21, no. 3 (February 18, 2021): 74. http://dx.doi.org/10.18391/req.v21i3.5815.

Full text
Abstract:
a percepção e as intervenções humanas sobre o meio ambiente são fatores que influenciam no contexto específico do crescimento das arbovíroses, haja vista que a relação saúde/doença não é determinada apenas pela ação direta do vetor, também pelas condições ambientais, sociais, econômicas, aspectos culturais, acesso à informação, condições nutricionais, dentre outros fatores, semelhantemente à discussão sistematizada no estudo de caso em tela nos municípios de Juazeirinho, Olivedos e Tenório - PB. Tal argumentação esbarra na perspectiva de ampliar o estudo, mais especificamente tendo como objetivo analisar os fatores socioambientais determinantes da proliferação das arbovíroses nos municípios de Juazeirinho, Olivedos e Tenório de PB, identificando os problemas, responsabilidades e medidas de mitigação no contexto local e regional, a partir da percepção da prefeitura/secretaria de infraestrutura locais, bem como das comunidades residentes nas áreas de maior incidência das arboviroses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cintra Malpelli, Daniele, Irene Ciccarino, and Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes. "Um estudo de caso sobre o perfil do empreendedor nos negócios apoiados pela Yunus Negócios Sociais no Brasil." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 5, no. 2 (December 21, 2017): 84. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v5i2.12714.

Full text
Abstract:
Idealizado por Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006, pela criação do Grammen Bank), os Negócios Sociais unificam em um único modelo impactos socioambientais positivos e sustentabilidade econômico-financeira, sem a distribuição de dividendos. Estes são destinados à expansão dos próprios empreendimentos ou novas iniciativas de mesmo caráter. Foi realizada uma pesquisa ampla de caráter qualitativo, operacionalizada por entrevistas em profundidade com avaliadores e empreendedores de Negócios Sociais brasileiros da aceleradora Yunus Negócios Sociais. Com base no referencial teórico de inovação social, empreendedorismo, avaliação de projetos sociais e de impacto, o estudo identificou por meio de análise de conteúdo, os principais fatores que influenciam a avaliação de negócios sociais: Potencial de Impacto; Perfil do Empreendedor; e Sustentabilidade econômico-financeira. O presente artigo apresenta um recorte dessa pesquisa, concentrando-se na apresentação dos estudos de caso da aceleradora e de três negócios sociais, no intuito de caracterizar o perfil empreendedor, eixo essencial para os demais fatores. Esse perfil é caracterizado pelos seguintes elementos: paixão pelo negócio social; inovador social com propósito em maximizar o impacto socioambiental; empatia e gestão participativa; autoconhecimento para formar equipe complementar e autonomia nos negócios. Através da análise destes elementos, o estudo buscou contribuir com uma nova base de análise para futuras investigações e pesquisas. Além de descrever o perfil do empreendedor social brasileiro incentivado pela Yunus Negócios Sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Borges, Igo Marinho Serafim, Carla Andreza Oliveira Lima, Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Ellynes Amancio Correia Nunes, Álisson Emannuel Franco Alves, Ellydberto Amancio Correia Nunes, Francisca juliana Bezerra Nunes, Antônio Leandro Santos da Rocha, Cosme Nunes dos Santos Junior, and Clara dos Santos Batista. "O processo de urbanização e seus impactos ambientais na Cidade de Fagundes, Paraíba: recortes históricos." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 7, 2020): e345985196. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5196.

Full text
Abstract:
A expansão da população urbana nas pequenas cidades é um fenômeno comum e que demanda atenção. Atualmente, as cidades passam por um inchaço urbano decorrente principalmente do processo de globalização. Esse processo pode ser chamado de crescimento demográfico urbano. Com base nisso, nosso objetivo foi discutir e analisar os problemas socioambientais causados pelo crescimento desordenados da cidade de Fagundes-PB. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa, no qual foram analisados e discutidos dados por meio de referências bibliográficas. Como resultado obtido, observamos os problemas ambientais gerados pelo crescimento populacional desordenado, resultando em alguns problemas socioambientais, tais como: aumento do consumo de recursos naturais, povoamento irregular (em áreas de risco), falta de emprego entre outros fatores que podem prejudicar o crescimento ordenado de uma cidade. Para que a cidade de Fagundes cresça de forma a não causar prejuízos ambientais é necessário que haja investimento na área de infraestrutura, geração de emprego e preservação ambiental, tendo em vista que o crescimento econômico é dependente dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sousa, Rafael Benevides de, and Cátia Oliveira Macedo. "IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ENTRE CAMPONESES E O AGRONEGÓCIO DO DENDÊ NO NORDESTE PARAENSE." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 17, no. 1 (August 3, 2019): 256–78. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v17i1.13706.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir questões socioambientais impetradas em comunidades rurais, pressionadas pela produção da palma de dendê no nordeste paraense, em particular, nos municípios de Acará, Bujaru e Concórdia do Pará. Os dados de campo revelaram que a entrada do dendê nessa região da Amazônia pressionou os territórios campesinos, agravando problemas relacionados à água e à floresta. Destacaram-se especialmente os impactos relacionados aos igarapés, espaços de sociabilidade e rememoração das ancestralidades, agora impróprios para a realização da vida em decorrência dos poluentes químicos que fluem dos campos de dendê e alcançam os igarapés. Outros fatores concorreram para isso: o desmatamento, o consequente avanço de bichos peçonhentos sobre as unidades domésticas e os problemas relacionados a mobilidade em decorrência das péssimas condições das vias de acesso aos territórios campesinos cercados pelo dendê. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa de campo, a captação de dados qualitativos, com a técnica de entrevista sobre a história de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Alexrangel Henrique Cruz, Luciene Barbosa, Thayane Santos Siqueira, Mariana Rosário de Souza, Ariel Oliveira Celestino, Amanda Francielle Santos, and Karina Conceição Gomes Machado de Araújo. "Prevalência e fatores de risco associados à infecção da Esquistossomose mansoni e das enteroparasitoses em área endêmica, Sergipe, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 6, 2021): e26310514538. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14538.

Full text
Abstract:
Analisar a positividade e os fatores de risco associados à infecção da esquistossomose mansoni e das enteroparasitoses em área endêmica, Sergipe, Brasil. Trata-se de um estudo transversal. O estudo envolveu 160 moradores do povoado Siebra, situado na zona rural do município de Maruim, Sergipe. As positividades para Schistosoma mansoni e/ou enteroparasitos foram identificadas por meio do método Kato-Katz e do método de Ritchie, respectivamente, e correlacionados com as condições socioambientais da região. Em relação a positividade para esquistossomose foi de 49,37%; a infecção prevaleceu no sexo masculino (52,70%); em idosos (77,77%). Os maiores riscos de se infectar com Schistosoma mansoni foi em indivíduos do sexo masculino, em idade (até 9 a >40 anos), que residem em área rural, recebem ajuda governamental, que tem constante contato com águas naturais e que recebem informações sobre as parasitoses. Quanto às amostras analisadas para as enteroparasitoses, os protozoários Endolimax nana e Giardia lamblia (97,52% e 78,75%) foram os mais prevalentes; o Endolimax nana esteve mais prevalente em todas as faixas; a infecção prevaleceu no sexo feminino (42,52%) para Trichuris trichiura, 9,19% para Enterobius vermiculares, 67,81% para Entamoeba histolytica, 85,05% para Giardia lamblia, 88,50% para Entamoeba coli e 86,20% para Blastocytis hominis). O estudo revelou que Maruim é endêmico para a esquistossomose e para as enteroparasitoses e que as condições socioambientais e sanitárias contribuem com as altas taxas de positividade. Os resultados encontrados mostram a necessidade do fortalecimento de programas de saúde com o objetivo de reduzir a transmissão e sensibilizar a população em relação a essas doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Moreira, Marilene Aparecida, Andernice dos Santos Zanetti, Lucas França de Barros, Luandra Abny Moreira da Cruz, and Antonio Francisco Malheiros. "Cenário da prevalência e condições socioambientais associadas às geo-helmintíases no Brasil: Uma revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 5, 2021): e23610515000. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15000.

Full text
Abstract:
O objetivo foi conhecer a prevalência e condições socioambientais da população brasileira acometida por geo-helmintos nos últimos dez anos. Estudo exploratório e descritivo de revisão integrativa de literatura com recorte temporal de 2010-2020. Busca realizada em quatro bancos de dados de acesso aberto. Estatística descritiva utilizada para os cálculos de prevalências dos geo-helmintos e dados socioambientais. Um total de 841.107 amostras humanas foram incluídas nos 55 estudos elegíveis para esta revisão. A prevalência combinada de geo-helmintos no país foi de 19%. Ascaris lumbricoides (68%) foi o mais prevalente, seguido por Ancilostomídeos (24%) e Trichuris trichiura (8%). Alta prevalência foi observada na região Centro-Oeste (22%), Nordeste (19%) e Norte (14%). Saneamento precário, hábitos inadequados de higiene e baixa renda foram os fatores associados às geo-helmintíases mais reportados nos estudos. As infecções geo-helmínticas ainda são prevalentes no país embora apresente uma ligeira queda nos últimos cinco anos. Assim como a tendência mundial, Ascaris lumbricoides foi o geo-helminto mais prevalente. Dente os principais fatores associados às infecções, destacam-se o saneamento precário, hábitos inadequados de higiene e a baixa renda. Esperamos que os resultados desta revisão sirvam como uma contribuição para as políticas públicas e administrações regionais com programas de sensibilização da população acerca da prevenção e cuidados para não propagar a infecção, além de investimentos na infraestrutura no setor de coleta de lixo, rede de esgoto, tratamento de água e expandir a administração em massa de tratamentos antiparasitários no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cezar-Vaz, Marta Regina, Daiani Modernel Xavier, Clarice Alves Bonow, and Marlise Capa Verde Almeida de Mello. "Manifestações oculares em trabalhadores portuários: prevalência e fatores associados." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 1 (February 2019): 72–78. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900010.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Conhecer a prevalência de manifestações oculares em trabalhadores portuários e identificar fatores associados. Métodos: Estudo transversal em um Porto marítimo do extremo Sul do Brasil. Participaram 232 trabalhadores. Para coleta dos dados utilizou-se entrevista estruturada. Foi utilizado teste t de Student para amostras independentes, a fim de comparar as médias dos trabalhadores com manifestações oculares, por meio dos qualificadores em grau no mínimo moderado (presença de manifestações oculares) e aqueles sem manifestações oculares ou grau leve (ausência de manifestações oculares). O teste de Mann-Whitney foi utilizado no caso de assimetria. O teste do qui-quadrado de Pearson ou o teste exato de Fisher foram usados para comparar proporções e a análise de Regressão de Poisson foi usada para controlar os fatores de confusão. Resultados: A prevalência de manifestações oculares autorreferidos foi 92,2%. As manifestações oculares foram: coceira/prurido (49,1%), irritação (41,4%), ardor (39,2%), lacrimejamento (34,9%), sensação de cansaço (32,3%), alteração na pigmentação ocular (26,7%), dor (17,7%), ressecamento dos olhos (14,2%) e sensação de pressão atrás dos olhos (9,9). A utilização de filme para envelopar mercadoria contribuiu para maior prevalência de manifestações oculares. Já a utilização de luvas como equipamento de proteção individual auxiliou na menor prevalências dessas manifestações. Conclusão: Acredita-se que os achados do presente estudo possam subsidiar a avaliação clínica do enfermeiro na abordagem de trabalhadores portuários, assim como direcionar o planejamento e a implementação de cuidados socioambientais condizentes com as necessidades de saúde desses e de outros trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Brannstrom, Christian, Adryane Gorayeb, Wallason Farias de Souza, Nicolly Santos Leite, Leilane Oliveira Chaves, Rodrigo Guimarães, and Dweynny Rodrigues Filgueira Gê. "Perspectivas geográficas nas transformações do litoral brasileiro pela energia eólica." Revista Brasileira de Geografia 63, no. 1 (August 30, 2018): 3–28. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2018_n1_p3-28.

Full text
Abstract:
A implantação da energia eólica está transformando as condições socioambientais no litoral brasileiro, especialmente no Nordeste. Para aprofundar o tema, usamos análise espacial em Sistema de Informação Geográfico - SIG para demonstrar que quase 50% dos aerogeradores do Rio Grande do Norte e do Ceará estão localizados em até 5 km de distância da costa. Através de estudo de campo em seis casos específicos, demonstramos por quê existem conflitos entre as comunidades e os empreendimentos e, por outro lado, quais os principais fatores que causam boas relações entre as empresas de energia e as comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Duarte, Alexa Andrinne de Lima, Beatriz Pellizzari Tofanini, Marília Gabriela Gondim Rezende, and Rosangela Viana de Lima Duarte. "A RELEVÂNCIA DAS CARTILHAS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA INTERAÇÃO SOCIEDADE E UNIVERSIDADE." Terceira Margem Amazônia 6, no. 15 (January 26, 2021): 256–70. http://dx.doi.org/10.36882/2525-4812.2020v6i15p256-270.

Full text
Abstract:
As ferramentas de comunicação são importantes arquétipos, capazes de interligar a universidade e a sociedade, em suas múltiplas facetas. Este artigo apresenta uma discussão teórica que foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica em diversas bases de dados acadêmicas, buscando compreender a relevância das cartilhas socioambientais a partir da interação sociedade e universidade. Para atingir esse objetivo foram traçados inúmeros procedimentos metodológicos, como entrevistas abertas, rodas de conversas e formulários. Nas últimas décadas têm-se evidenciado inúmeros problemas ambientais, que por vezes são impulsionados por barreiras de comunicação e insuficientes ferramentas de educação ambiental em linguagem adequada a cada contexto, criadas e aplicadas coletivamente, como forma de compreender os fatores limitantes e potencializadores da produção nas terras florestais, e águas de trabalho. Os instrumentos de educação ambiental são importantes dispositivos veiculadores de conhecimentos, tecnologias sociais e inclusão produtiva. Os resultados apontam a necessidade de ampliação das ferramentas de comunicação na contemporaneidade. Portanto, faz-se necessário a execução de novos estudos e pesquisas relacionados à temática, visando ampliar a interação universidade e sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pereira, Reginaldo, Jaqueline Kelli Percio, and Diego Sacomori. "A AUTORREGULAÇÃO DOS RISCOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO INTERNACIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DA ISO /TC 229." Dom Helder Revista de Direito 2, no. 3 (October 21, 2019): 41–58. http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v2i3.1650.

Full text
Abstract:
A partir da hipótese de que os Estados apresentam dificuldades para a governança dos riscos socioambientais das novas tecnologias, em função de fatores como os limites geográficos, a perda do poder normativo e a tensão entre os sistemas jurídicos estatais e transnormativos, este artigo analisa a possibilidade de regulação internacional das novas tecnologias a partir do conjunto de normas regulamentares desenvolvidas pelo ISO/TC 229, que estabelece padrões técnicos para a nanotecnologia. O estudo justifica-se na medida em que, ao contrário da regulamentação estatal, cuja aplicabilidade depende invariavelmente de critérios de soberania, os critérios de autorregulação têm possibilidade de serem observados por agentes econômicos, sediados nos mais distintos países. O trabalho trata, inicialmente, dos desafios que a nanotecnologia impõe para a governança de riscos socioambientais. Posteriormente, aborda a autorregulação como elemento transnormativo de regulação das novas tecnologias e, por fim, a partir da análise das normas do ISO/TC 229, verifica, em exercício de indução, a adequação da autorregulamentação como mecanismo de imposição de padrões para as novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mariosa, Duarcides Ferreira, and Maria Virgínia Righetti Fernandes Camilo. "Território, Trabalho e Saúde: Repercussões Socioambientais do Estilo de Vida em Duas Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus, Amazonas." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 7, no. 2 (August 1, 2018): 189–205. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12804.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é analisar as condições socioambientais e epidemiológicas da população adulta de duas comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus, Amazonas (RDS do Tupé), comparando níveis de incidência do Diabetes Mellitus em dois grupos populacionais distintos, colocados em pontos opostos de desenvolvimento socioeconômico – a RDS do Tupé e a cidade de Manaus. Trata-se de um estudo de caso, baseado em pesquisa de campo e uso de estatísticas fornecidas pelo Ministério da Saúde e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de caráter exploratório, descritivo e transversal que emprega as técnicas de análise ecológica de grupos múltiplos e de observação etnográfica para examinar a influência das condições socioambientais nas taxas de ocorrência do Diabetes Mellitus. A análise dos dados coletados sugere que fatores sociais determinantes do Diabetes Mellitus, como o sedentarismo e a obesidade, são influenciados pelo estilo de vida típico das comunidades analisadas, afetando muito mais mulheres que os homens e que a forma não homogênea da distribuição territorial da doença exigiria ajustes nos planos de Gestão das Políticas Públicas de Saúde. Com isso, a substituição das categorias empíricas homem/mulher, fundamentada na diferença biológica entre os sexos, pela categoria analítica de gênero, que supõe a existência de relações de poder entre os sexos, implica também considerar nos estudos socioambientais e de saúde coletiva as construções sociais da identidade subjacentes às práticas que incorporam as condições materiais de vida e de existência social no território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Arentz Pereira, Carlos Augusto, Tania Oliveira Escolano, and Vitor Ottoni Pastore. "AVALIAÇÃO DE APTIDÃO TÉCNICA E SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG." Revista Internacional de Ciências 10, no. 2 (August 28, 2020): 23–42. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2020.46864.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi indicar áreas mais aptas para a implantação de parques solares fotovoltaicos na microrregião Campo Maior, no estado do Piauí. Para esta análise foram considerados fatores socioambientais, infraestrutura e potencial solar por meio da utilização de Sistema de Informação Geográfica. Para a elaboração dos levantamentos de aptidão, foram utilizados bancos de dados públicos disponíveis, principalmente de bases cartográficas e imagens de satélite georreferenciadas. A partir destes dados foi elaborada uma matriz, na qual foram atribuídos pesos para cada variável de acordo com a importância e dimensão de cada fator. A avaliação utilizou análise multicritério e ferramentas computacionais baseadas em Sistemas de Informação Geográfica, de forma a obter um mapa de aptidão para a instalação de parques solares fotovoltaicos. A aptidão foi fortemente influenciada pelo potencial de irradiação solar (GHI) e pela proximidade às linhas de transmissão. A análise multicritério foi eficaz na identificação das áreas com maior potencial para implantação de empreendimentos solares fotovoltaicos. Observou-se que há sensível influência dos pesos atribuídos e da diversidade na resolução e margem de erro dos dados de entrada no mapa obtido. A inclusão de outras variáveis, como uma melhor calibração de pesos e uma maior precisão dos dados georreferenciados, são fatores fundamentais para obtenção de resultados mais precisos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Da silva, Barbara Siqueira, Jamile Neme De Queiroz, Ricardo Carvalho Da Silva, and José Roberto de Souza Francisco. "AÇÕES ADOTADAS PELAS EMPRESAS DA B3 ALINHADAS COM OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE." Revista Mineira de Contabilidade 22, no. 2 (August 20, 2021): 37–50. http://dx.doi.org/10.51320/rmc.v22i2.1217.

Full text
Abstract:
A preocupação com as questões sociais, ambientais e econômicas é uma tendência mundial. Dada essa importância, as empresas podem publicar relatórios de sustentabilidade para evidenciar suas ações socioambientais. Portanto, o objetivo da pesquisa é verificar nos relatórios de sustentabilidade, publicados em 2017 e 2018, as ações adotadas pelas empresas da Brasil, Bolsa, Balcão (B3) para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A amostra é constituída por 44 empresas, e as informações foram coletadas por meio da análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade. A partir desses dados, gerou-se uma análise fatorial com o objetivo de agrupar os ODS em fatores. Dessa forma, formaram-se quatro fatores, denominados de fator Econômico, fator Social, fator Ambiental e fator Preservação. Sendo assim, o estudo apontou, dentro desses grupos, em quais ODS as empresas têm mais ações voltadas para o atingimento do desenvolvimento sustentável. Os resultados mostram que as empresas da B3 empregam esforços em prol dos ODS relacionados à melhoria das comunidades onde estão instaladas e oferecem beneficios aos trabalhadores para garantir sua saúde e bem-estar. Além disso, adotam medidas para reduzir impactos ambientais e preservar a vida na terra e na água. Assim, a principal contribuição da pesquisa é demonstrar que os ODS implementados, bem como as ações para atingi-los, estão relacionados ao âmbito interno das empresas. Diante disso, é necessário um maior esforço para colaboração com o meio externo à empresa, como erradicação da fome e da pobreza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Serra, Ordep, and Lorena Volpini. "CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA FRIA." Caderno CRH 29, no. 76 (April 2016): 119–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792016000100008.

Full text
Abstract:
Os autores discutem o conceito de vulnerabilidade e o aplicam ao horizonte da política, propondo tratar de vulnerabilidade política e relacioná-la com o que chamam de “violência fria”, ou seja, aquela cujos agentes conseguem blindagem institucional de modo a reduzir ou anular sua imputabilidade, por conta da dilação dos efeitos da ação predatória e da impessoalidade da sua relação com as vítimas, mas também por via de pressões sobre governos e agências de controle. A propósito, discutem a problemática da cidadania em quadro de grandes desigualdades e examinam fatores que tornam populações mais ou menos vulneráveis politicamente a danos socioambientais. Entre esses fatores, consideram a manipulação do planejamento urbano e regional com a limitação de seu caráter participativo e interferências de interesses privados na máquina pública, nesse policy-making. A propósito, examinam também a recorrente confusão proposital entre ‘interesse de governo’ e ‘interesse público’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Campos, Beatriz Costa, Gabriel Santos Vieira, Leidianny Kelly da Costa, and Rosemary Pereira Costa e. Barbosa. "A influência dos processos neuropsicológicos no aprendizado da leitura em crianças com dislexia." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 18, 2021): e21010716395. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16395.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é descrever a influência dos processos neuropsicológicos influenciam no aprendizado da leitura de crianças com dislexia, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Nesse percurso, são examinadas diversas influências socioambientais relacionadas às dificuldades específicas de aprendizagem de leitura, como o sistema de ensino e o contexto sociofamiliar. O trabalho contribui academicamente com a compreensão do transtorno, mostrando como os aspectos biológicos, cognitivos e sociais interferem no processo da dislexia e enfatizando como uma intervenção bem-sucedida depende de uma avaliação criteriosa e multidimensional desses fatores relacionados às dislexias de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dias, Henrique Machado, Mario Luiz Gomes Soares, and Elza Neffa. "Conflitos socioambientais: o caso da carcinicultura no complexo estuarino Caravelas - Nova Viçosa/Bahia-Brasil." Ambiente & Sociedade 15, no. 1 (April 2012): 111–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2012000100008.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o contexto de um conflito socioambiental no município de Caravelas, extremo sul da Bahia/Brasil, a partir da proposta de implantação do que seria o maior empreendimento de produção de camarão exótico do país, em importante região socioeconômica e ambiental associada ao banco coralíneo dos Abrolhos. Parte do pressuposto de que a carência de políticas públicas definidoras dos parâmetros decisórios do financiamento de projetos de carcinicultura tem permitido que empreendimentos sejam implantados desequilibrando o meio ambiente, sem apontar alternativas produtivas sustentáveis, a partir da geração de trabalho e de produção de alimentos. A metodologia qualitativa adotou a observação participante e o trabalho de campo objetivando identificar os danos ambientais provenientes da carcinicultura e relacioná-los aos fatores que colaboram para perpetuação desses modelos predatórios e para constituição de movimentos de resistência, visando a identificar as potencialidades locais e os possíveis caminhos de uma gestão socioambiental sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gonçalves, Nelson Veiga, Ediane Nunes de Araujo, Alcinês da Silva Sousa Júnior, Waltair Maria Martins Pereira, Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Pedro Silvestre da Silvia Campos, Mauro Wendel de Souza Matos, and Vera Regina da Cunha Menezes Palácios. "Distribuição espaço-temporal da leptospirose e fatores de risco em Belém, Pará, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 12 (December 2016): 3947–55. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152112.07022016.

Full text
Abstract:
Resumo A ocorrência da leptospirose tem desafiado a epidemiologia na utilização de diferentes tecnologias de análises em escalas geográficas locais. Este estudo transversal e descritivo objetivou identificar correlações espaciais de fatores de risco socioambientais com a leptospirose em Belém, Pará, entre 2007 e 2013. Os dados epidemiológicos foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, da Secretaria do Estado de Saúde Pública e os ambientais, demográficos e territoriais no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Homens, 20 a 39 anos, ocupação indeterminada, etnia parda, foram os mais acometidos. O diagnóstico laboratorial (82%) e o atendimento hospitalar (67,22%) demonstraram acesso satisfatório ao Sistema de Saúde. A Krigagem numérica mostrou a maior concentração da doença nos bairros Guamá e Jurunas, em áreas de menores cotas altimétricas, próximas a canais. A técnica de Buffer apontou maior concentração da doença em áreas de ausência de coleta de resíduos sólidos domiciliares (26%), esgoto (22%), água encanada (38%), e com arruamento não pavimentado (20%) e alagamento de rua (65%). A técnica de Moran demonstrou uma correlação espacial direta entre estas variáveis (p = 0,01543). A tendência geral expressou o decréscimo da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Felisberto, Pamella Olivia, Queila Turchetto, Cleiltan Novais da Silva, Rute Grossi Milani, Rejane Sartori, and Isabele Picada Emanuelli. "Gestão ambiental no setor de alimentação coletiva: estratégias de educação ambiental e marketing verde." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (May 14, 2019): 319–42. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0028.

Full text
Abstract:
As empresas passam por um período de transição e implementação de ações sustentáveis e estão sendo desafiadas a encontrar novas formas e práticas produtivas sustentáveis. Para isso, é preciso entender o conhecimento ambiental dos colaboradores e clientes. Objetivou-se, nesse estudo, realizar um diagnóstico do impacto ambiental e da percepção socioambiental em um restaurante-escola, visando desenvolver ações de práticas sustentáveis baseadas em ferramentas de educação ambiental e marketing verde. Aplicou-se uma pesquisa caraterística mista quali-quantitativa, com pesquisa de campo realizado por meio de observações sistemáticas dos processos de produção e de gerenciamento do estabelecimento, e aplicação dos instrumentos de pesquisa (questionários e matriz de impacto ambiental). Foi aplicado, com os 13 colaboradores, um instrumento composto por quatro blocos de questionários de percepção nas seguintes temáticas: comportamento ecológico; comportamento social; individualismo e coletivismo; e conhecimento socioambiental. Para os 300 clientes, adotou-se a escala do novo paradigma ecológico onde se analisaram os resultados, com o intuito de caracterizar os indivíduos avaliando os fatores: preocupação global e local; consumo verde; atitude local; decrescimento; antropocentrismo; crenças; controle do crescimento Econômico. Após a aplicação dos instrumentos de diagnóstico, apresentou-se a proposta de gestão ambiental. A partir da análise de percepção, constatou-se que os envolvidos possuem uma preocupação ambiental, mas o consumo verde ainda não se realiza e as ferramentas de gestão socioambientais vêm para contribuir com essa mudança transmitindo valores ecológicos e adotando práticas e ações sustentáveis para que possa se tronar uma empresa verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography