Academic literature on the topic 'Feira Central de Ceilândia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Feira Central de Ceilândia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Feira Central de Ceilândia"

1

Tavares, Breitner Luiz. "Feira do rolo na pedagogia da malandragem: memória e representações sociais no espaço urbano de Ceilândia-DF." Sociedade e Estado 20, no. 1 (April 2005): 271–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922005000100018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maranhão, Renata De Sousa, and Thiago Augusto Nogueira de Queiroz. "OS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA NA FEIRA LIVRE DO MERCADO CENTRAL DE CEARÁ-MIRIM – RN." GEOCONEXÕES 1 (June 16, 2016): 31. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.4722.

Full text
Abstract:
O atual período técnico-científico-informacional é caracterizado pela existência de elementos do circuito superior da economia urbana. Contraditoriamente, neste período há objetos geográficos do circuito inferior, tais como, os mercados públicos e as feiras livres. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância cultural e econômica da feira livre do Mercado Central de Ceará-Mirim e os conflitos políticos que a envolvem. Para tal fim, utilizamos como procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica, entrevistas, observações e registro fotográficos. Os resultados mostraram a predominância de elementos do circuito inferior da economia urbana na feira livre, algumas características do circuito superior, diversos fluxos locais, regionais e nacionais de pessoas e mercadorias, além de conflitos entre feirantes, consumidores e Estado que envolve a desorganização, a insalubridade e a insegurança da feira livre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira de Andrade, Maristela. "feira de Campina Grande: tradição e identidade." REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE 4, no. 8 (July 7, 2020): 11–29. http://dx.doi.org/10.30810/rcs.v4i8.1382.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma etnografia da feira de Campina Grandecomo uma instituição multifacetada que abrange aspectos econômicos, sociais,culturais e patrimoniais, com foco na tradição como elemento central e, no seulugar na formação da identidade da cidade. No percurso etnográfico o objetivofoi desvendar a dinâmica da feira em vários planos: o espacial relativo à distribuiçãodos bens comercializados; o da variedade dos bens e dos seus integrantes,para compor este cenário múltiplo e complexo. Com a decadência da feira, acidade viveria sucessivas experiências frente a instituições, além da feira, suasuniversidades, e festa junina, que assumiram um papel simbólico marcante noprocesso de reconfiguração identitária da cidade. Do diálogo de saberes, científicoe popular, a feira pode vir a ser repensada e reintegrada ao imaginário dosseus moradores, como um bem patrimonial imaterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Marco Antonio. "Blade Runner BR, 2071." Revista de Antropologia 63, no. 1 (April 2, 2020): 12–34. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2020.168432.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o cinema de Adirley Queirós tomando seu primeiro longa metragem, A cidade é uma só? (2013), como fio condutor da interpretação. Seu cinema, situado entre Brasília e Ceilândia, sitia lugares e espaços naturalizados, dessubstancializa conceitos como os de localidade, periferia, identidade, memória, finitude, história, arquitetura, ficção, documentário. Seu cinema evoca diálogos fecundos através de figurações da alteridade, da distopia, da entropia em cenários urbanos posmetropolis, em que se percebe a insurgência das cidades satélites enquanto lócus de contestação e crítica a projetos, tão redentores quanto autoritários, como os propostos pela ideologia modernista que planeja e institui Brasília, nos anos 1950 e 1960, no Brasil central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gerhard, Felipe, Lucas Lopes Ferreira de Souza, Verónica Peñaloza, and Marianela Denegri. "Explorando aspectos utilitários e hedônicos do consumo no Fundo da Pirâmide." Revista Brasileira de Marketing 16, no. 3 (August 31, 2017): 268–80. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v16i3.3517.

Full text
Abstract:
O nmero de pesquisas sobre o Fundo da Pirmide aumentou nas ltimas dcadas; no entanto, uma discusso sobre seus hbitos de consumo ainda necessria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumidores em mercados informais, inerentes a esse segmento. Especificamente, este estudo explora os significados atribudos pelos consumidores para participar de uma feira, atravs das lentes de valores de compra hednicos e utilitrios. Atravs da triangulao de dois mtodos de pesquisa, foi analisada a Feira das Aves e seus consumidores (Brasil). Os resultados destacam o fato de a Feira ser constituda pelo sincretismo de grupos no homogneos de consumidores, que possuem diferentes razes para visit-la. Juntamente com o conceito econmico-utilitarista central de preos baixos, um elemento hednico-festivo surge como um atributo essencial do comportamento do consumidor. Nesse sentido, os indivduos fazem suas compras guiados por uma necessidade de utilidade, mas tambm h prazer na atividade de fazer compras em si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filho, Luiz Paulo Klock, Samuel Tafernaberri Vasques, and Wilson Itamar Godoy. "Organizações sociais e canais de comercialização acessados por agricultores agroecológicos: um estudo de caso na feira-livre de Chapecó/SC." COLÓQUIO 13, no. 1 (August 22, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v13i1.382.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta as experiências de agricultores que produzem alimentos no sistema de manejo agroecológico e estão inseridos nas cadeias curtas de comercialização. O objetivo do estudo é mostrar como produtores familiares, inseridos na feira central de produtos coloniais e agroecológicos do município de Chapecó, organizaram-se e comercializaram sua produção agroecológica. Verificou-se que os produtores se estruturam economicamente com a venda no canal de comercialização chamado feira-livre. Há potencialidades ao utilizar princípios da Agroecologia associados à conexão entre produtor e consumidor como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável. Porém, é necessário que os produtores desenvolvam estratégias que fortaleçam suas organizações sociais, para, assim, aprimorar práticas de cooperação e fortalecimento do desenvolvimento local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brennand, Jorgiana Melo de Aguiar. "Consumo e sociabilidade numa feira de brechós no coração do subúrbio carioca." Diálogo com a Economia Criativa 5, no. 13 (April 22, 2020): 56. http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.51356-72.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz uma análise da Feira das Brecholeiras, realizada semanalmente, embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo focado no consumo e na sociabilidade presente nesse evento, que comercializa todo tipo de mercadoria. De bijuterias a roupas de grife. A feira surgiu em 2012 como um encontro de dez mulheres, que se reuniam na estação de trem de Madureira, apenas para “desapego” de roupas que entulhavam os armários. O evento cresceu e hoje os números impressionam: são cerca de 100 expositores a cada edição, além de um cadastro de reserva formado por aproximadamente 800 interessados, um cartão de crédito (Brecholeira’s Card) para facilitar as vendas e uma página no Facebook com mais de 112 mil membros. Aliando abordagem etnográfica, por meio da observação participante, e pesquisa bibliográfica, pretende-se mostrar como esse evento, que reúne principalmente vendedoras, que se intitulam donas de brechós e sacoleiras ao mesmo tempo - daí a explicação para o nome da feira - é capaz de atrair frequentadores que buscam artigos usados, num espaço considerado de pechincha. Um dos objetivos do trabalho é analisar o consumo como um fenômeno cultural e mediador de relações sociais e a sociabilidade como elemento central nas relações entre as brecholeiras e os frequentadores da feira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scaglioni, Cicero Gularte, Bruna Andrieli Ilha Pereira, Tobias de Medeiros Rodrigues, Ivo Leite Filho, and Pedro Dorneles. "Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações." Revista Educar Mais 4, no. 3 (November 10, 2020): 738–55. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2012.

Full text
Abstract:
Atualmente ocorrem dezenas de Feiras de Ciências em nosso país. Diante disso, buscamos realizar um levantamento para catalogarmos, em uma planilha eletrônica, os trabalhos de pós-graduação em stricto sensu desenvolvidos no Brasil sobre Feiras de Ciências. Foram localizadas 111 dissertações e 13 teses, tendo como trabalho pioneiro a dissertação de Ronaldo Mancuso de 1993. Tal levantamento demonstrou uma tendência de crescimento no número de trabalhos ao longo dos últimos anos, pois das 124 produções analisadas 109 são do período de 2010 a 2019. Destacamos como possível indício o fomento das chamadas anuais do CNPq de apoio a Feiras e Mostras Científicas. Em relação ao processo de categorização final, encontramos uma dispersão no foco dos trabalhos, pois muitos, apesar de citarem Feira de Ciências, não a tiveram como tema central de pesquisa. Foi identificado que o termo “Feira de Ciências” muitas vezes é usado sem definição consensual. Assim, realizamos uma síntese sobre as definições de Feiras de Ciências apresentadas em publicações de autores renomados no tema. Essa síntese propiciou uma construção de 10 objetivos e a elaboração do mapa de elementos que envolvem uma Feira de Ciências e suas interligações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Oliveira, Orlando José Ribeiro, and Marília Flores Seixas De Oliveira. "PARENTESCO, ORALIDADE E APRENDIZAGEM ENTRE VENDEDORES DE FOLHAS NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM (SALVADOR)." Práxis Educacional 15, no. 31 (January 17, 2019): 229. http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4671.

Full text
Abstract:
A Feira de São Joaquim (Salvador/BA) centraliza o mercado e a distribuição de plantas, aqui chamadas folhas, a que são atribuídas eficácias mágico-religiosa e terapêutica, desempenhando papel central em rituais e práticas da religiosidade afro-brasileira, notadamente no candomblé. Produzidas e comercializadas por extrativistas (majoritariamente mulheres), horticultores e raizeiros, tais folhas são negociadas em grandes quantidades e variedades diretamente por quem as produz, num local da feira chamado Pedra, em transações mercantis que ocorrem durante poucas horas na madrugada, fazendo circular grandes quantidades de folha no mercado regional. As folhas resultantes de coleta (extrativismo) são produzidas hegemonicamente por mulheres, que as colhem em áreas naturais e manchas florestais remanescentes no entorno de Salvador e interior do Estado, as organizam emgrandes fardos, as levam ao mercado, onde as vendem diretamente aos consumidores. Nessasatividades, é comum a participação de familiares, sobretudo crianças e adolescentes, que asacompanham em todas as etapas produtivas, o que envolve processos de aprendizagem que se baseiamem transmissão intergeracional e oral do conhecimento étnico-referenciado sobre as plantas e seususos e abrangem aspectos da sociabilidade na feira. Este artigo decorre de pesquisa de campo eobserva, dentre outros elementos, a proeminência das relações de parentesco entre os agentes sociaisda produção e circulação e aspectos que permitem aproximações com o contexto dos mercadosafricanos tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ávila, Janayna Da Silva. "Fotojornalismo no Brasil em 1968: a ditadura e o povo no olhar de Evandro Teixeira." Discursos Fotograficos 16, no. 28 (July 12, 2020): 12. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p12.

Full text
Abstract:
O artigo analisa cinco fotografias de autoria do fotógrafo Evandro Teixeira, publicadas no Jornal do Brasil, em 1968. As imagens registram episódios da história política brasileira, ocorridos durante a ditadura civil-militar: o funeral do estudante Edson Luís, sua missa de sétimo dia, a Sexta-feira Sangrenta e a Passeata dos 100 Mil, na cidade do Rio de Janeiro. As imagens analisadas mostram como o corpo político é o elemento central desse importante documento visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Feira Central de Ceilândia"

1

Silva, Magna Pereira da. "Feira Central de Ceilândia e gastronomia regional : patrimônios do Distrito Federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23241.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2016.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-01-31T21:52:21Z No. of bitstreams: 1 2016_MagnaPereiradaSilva.pdf: 6288688 bytes, checksum: e0378bbb5276d473bfd96fe59ed034f7 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-04-12T19:37:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_MagnaPereiradaSilva.pdf: 6288688 bytes, checksum: e0378bbb5276d473bfd96fe59ed034f7 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-12T19:37:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_MagnaPereiradaSilva.pdf: 6288688 bytes, checksum: e0378bbb5276d473bfd96fe59ed034f7 (MD5)
A Feira Central de Ceilândia – FCC - nasceu junto com a cidade, Ceilândia, região administrativa de Brasília, é um reconhecido espaço dentro da cidade que se destaca por sua capacidade em atrair visitantes, tendo como seu maior atrativo uma gastronomia regional nordestina. Esta feira acompanhou todo o processo de formação de Ceilândia, cidade que se constituiu a partir de uma Campanha de Erradicação de Invasões – CEI, termo que se originou da Campanha de Erradicação de Favelas – CEF, nas décadas de 1960 e 1970, nas proximidades da recém-construída capital do país. Em meio tantas agruras vividas pelos moradores da cidade, a Feira Central de Ceilândia se constituiu um lugar de expressão da cultura nordestina por meio de sua gastronomia. Esta dissertação tem como objetivo analisar do ponto de vista histórico, cultural e social que a comida apresenta, tornando-se um referencial objeto de investigação, pois os pratos ofertados na referida feira favorecem a rememoração de tempos passados tornando possível identificarmos a FCC – Um lugar de memória – Patrimônio-territorial sujeita a constantes atividades turísticas e a Gastronomia Regional Nordestina um patrimônio imaterial.
The Feira Central de Ceilândia (Central Fair Ceilândia) - FCC - was born with the city, Ceilândia, Brasília’s administrative region, is a recognized space within the city that stands out for its ability to attract visitors. Its main attraction is the northeastern brazilian regional gastronomy. This fair accompanied the entire Ceilândia formation process, a city that was formed from Eradication Invasions Campaign - CEI, a term that originated the Eradication of Slums Campaign - CEF, in the 1960s and 1970s, near the recent built capital of the country. Amid so much misfortune experienced by residents of the city, the Central Fair Ceilândia constituted a northeastern brazilian culture’s place that manifests itself through gastronomy. This thesis aims to analyze the historical, cultural and social point of view that the food presents, becoming a research mark because the dishes offered in the fair enhance the recalling of the past. Therefore the FCC come to light as a memory’s place and territorial heritage subject to constant tourist activities, as well as the regional northeastern food an intangible heritage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Daniela Carvalho Bezerra Leite. "Feiras como espaços de hospitalidade e identidade coletiva : Feira permanente da Ceilândia/DF." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/18658.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2015.
Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2015-10-29T12:52:21Z No. of bitstreams: 1 2015_DanielaCarvalhoBezerraLeite.pdf: 5281070 bytes, checksum: 06066ca77baffc4ca3295e6537603a71 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-10-29T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_DanielaCarvalhoBezerraLeite.pdf: 5281070 bytes, checksum: 06066ca77baffc4ca3295e6537603a71 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-29T14:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_DanielaCarvalhoBezerraLeite.pdf: 5281070 bytes, checksum: 06066ca77baffc4ca3295e6537603a71 (MD5)
Esta dissertação trata das feiras como espaços de hospitalidade e identidade coletiva. O objetivo é analisar os processos de hospitalidade, comensalidade e convivência que ocorrem na feira Permanente da Ceilândia/DF. A investigação se desenvolve utilizando o método qualitativo de caráter exploratório/explicativo. O método de investigação da pesquisa foi o estudo de caso – Feira Permanente da Ceilândia/DF por meio da observação participante, entrevista e imagens fotográficas que serviram para obter o conhecimento amplo e profundo dos símbolos que refletem o pensamento e as ações dos atores. O campo simbólico de Bourdieu conduziu a análise da hospitalidade, comensalidade e convivência praticados na feira como formas de expressão cultural múltipla no Distrito Federal. A etnografia foi utilizada para reconstruir os achados a fim de responder o problema de pesquisa: se as feiras desempenham o papel de ressignificação da identidade coletiva a partir da hospitalidade, comensalidade e convivência. Assim esclarece o que ali ocorre e registra o significado do acontecimento. O estudo evidenciou que a feira possibilita para além de espaço de comércio um lugar de hospitalidade e, portanto, propenso a acolher o turista como espaço de prática cultural. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The thesis deals with fairs as spaces for hospitality and collective identity. The purpose is to analyze the processes of hospitality, edibility and coexistence that happen in the Permanent Fair of Ceilândia/DF. The research is developed by using the qualitative method and exploratory analysis. The survey research method was the case study – the Permanent Fair of Ceilândia/DF – using the participant observation, interviews and photographic images that served to obtain broad and deep knowledge of symbols that reflect the thoughts and actions of the actors. The Bourdieu‘s symbolic field conducted the analysis of hospitality, edibility and coexistence experienced at the fair as multiple forms of cultural expression in the Federal District. Ethnography was used to reconstruct the findings in order to answer the research problem: if fairs play the role of redefinition of collective identity from the hospitality, edibility and coexistence. So it clarifies what happens there and records the significance of the event. The study showed that the fair provides beyond a commercial space a place of hospitality and therefore prone to welcome tourists as a cultural space.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Calado, Lenita Maria Rodrigues. "CAMPO GRANDE E SUA FEIRA LIVRE CENTRAL : CONHECENDO A CIDADE ATRAVÉS DA FEIRA." UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, 2010. http://tede.ufgd.edu.br:8080/tede/handle/tede/230.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-02-26T14:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LenitaRodriguesCalado-capa.pdf: 325256 bytes, checksum: 222c67ec4290fea10c2243123c3c3fab (MD5) Previous issue date: 2010-06-21
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work was developed with the goal to know the town of Campo Grande-MS, through the analysis of the Feira Central, mainly between the 1970 and 2009. To this end were used in newspapers and magazines of the time, as also were held interviews with fairground undertaking and residents of the city. The fairs are events that occur in the middle ages. In Brazil accompanied the colonization; and in Campo Grande the Feira Livre Central (Free Central Fair) was regulated in 1925. Whereas the city of Campo Grande was emancipated in 1899, the fair was present in the daily field campo-grandense very early. The Feira Central installed as source provider of the city, and subsequently suffered transformations that culminated in his changing location in 2004. Was standing as the city's heritage, and included in the touristic itineraries. Campo Grande, in turn, became the capital of the State of Mato Grosso do Sul, and wanted to "modernize", taking as a model São Paulo. Urban projects, sought to review and recover his past to formulate its history. Campo Grande, then, was to shows in Feira, and the Feira Livre Central was a thumbnail of the city, with relations and cultural data of the company in question. The city reveals their rural outlines and represents products of tradeshow booths. In this study, the importance of Feira in daily life of residents, your belongs and your needs are analyzed
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de conhecer a cidade de Campo Grande-MS, através da análise da Feira Livre Central, principalmente, entre os anos de 1970 e 2009. Para tal foram utilizados jornais e revistas da época; também, foram realizadas entrevistas com feirantes e moradores da cidade. As feiras são eventos que surgem na Idade Média; no Brasil acompanharam a colonização e, em Campo Grande, a Feira Livre foi regulamentada, em 1925. Considerando que a cidade de Campo Grande foi emancipada, em 1899, a Feira esteve presente, no cotidiano campo-grandense, desde muito cedo. A Feira Livre Central instalou-se como fonte abastecedora da cidade e, posteriormente, sofreu transformações que culminaram com sua mudança de local, em 2004. Foi enaltecida como patrimônio da cidade e incluída nos roteiros turísticos. Campo Grande, por sua vez, transformou-se na capital do Estado de Mato Grosso do Sul e pretendeu modernizar-se , tendo como modelo São Paulo. Realizou projetos urbanísticos, procurou rever e reaver seu passado para formular sua história. Campo Grande, então, estava à mostra na Feira, e a Feira Livre Central era uma miniatura da cidade, com as relações e os dados culturais da sociedade em questão. A cidade revela seus contornos rurais e os representa nos produtos das barracas da feira. Neste estudo historiográfico, analisa-se a importância da Feira, no cotidiano dos moradores, seus pertencimentos e suas necessidades
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, Valmir Pereira da. "Artes de fazer a feira: práticas e representações de negociação na Feira Central de Campina Grande (PB)." Universidade Federal de Campina Grande, 2005. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1842.

Full text
Abstract:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-09-28T15:23:02Z No. of bitstreams: 1 VALMIR PEREIRA DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGCS 2005..pdf: 17395045 bytes, checksum: 2452a00001f2174717b1bb1d1b272c18 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-28T15:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALMIR PEREIRA DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGCS 2005..pdf: 17395045 bytes, checksum: 2452a00001f2174717b1bb1d1b272c18 (MD5) Previous issue date: 2005-12-28
As práticas dos sujeitos sociais revelam formas particulares de sociabilidade e interação e são constitutivas dos diferentes espaços sociais. Este trabalho toma as práticas cotidianas de negociação entre feirantes e fregueses para evidenciar os aspectos simbólicos (gestos, ações e discursos) das interações sociais e das trocas que se desenvolvem nos múltiplos espaços da Feira Central de Campina Grande. Neste sentido, busca se diferenciar de outros trabalhos que analisam as feiras livres no Nordeste a partir de uma perspectiva predominantemente mercantil, em que as relações econômicas são ressaltadas. A escolha da Feira Central de Campina Grande como lócus da pesquisa para este trabalho justifica-se, em primeiro lugar, pela amplitude de seu significado histórico, econômico e sócio-cultural, não apenas para o município, mas para toda a região do agreste nordestino. Por outro lado, a Feira Central configura-se como um mercado permanente e diversificado, já distante das feiras livres tradicionais, marcado pelas inúmeras contradições resultantes do processo de modernização das redes urbanas nordestinas. A utilização que faço da noção de negociação, inspirada na obra de Goffman e na perspectiva da micro-sociologia, permite que se analise as ações e representações dos atores sociais e os rituais de trocas que desenvolvem em público. Negociar remete à manutenção de um quadro de impressões e informações, coerentes com as intenções e necessárias a um bom ou positivo desfecho da interação. As ações dos sujeitos que "fazem a feira", (atores que participam da construção diária da Feira) tendo seus espaços como palco e cenário para os enredos de negociação, que envolvem trocas simbólicas e mercadológicas, nos permitem compreender a recorrência e/ou manutenção da Feira Central de Campina Grande enquanto lugar de interações sociais, face às especificidades e forças sócio-históricas que clivam seus micro-espaços sem que, no entanto, sejam capazes de desarticulá-los ou desagregá-los.
The practices of the people reveal peculiar forms of sociability and interaction and they are constituent of different social spaces. This work takes the daily practices of negotiation between merchants and customers to evidence the symbolic aspects (gestures, actions and speeches) of the social interactions and of the changes that grow in the multiples spaces of the Feira Central of Campina Grande. In this sense, it looks to differentiate of other works that analyze the free markets in the Northeast stating from a perspective predominantly mercantile, in that the economical relationships are stood out. The choice of the Feira Central of Campina Grande as point of the research for this work is justified in first place for its historical, economical and social-cultural meaning, not just for the municipal district, but for the whole area of the rural Northeastemer. On the other hand, the Feira Central is configured as a permanent market and diversified, already distant of traditional Feiras, marked by the countless resulting contradiction of the process of modernization of the Northeastern urban nets. The use that I do of the notion of negotiation inspired in the works of Goffman and in the perspective of the microssociology, it allows us to analize the actions and the social actors' representation, and the rituals of changes that develop in public. The negotiation show us the impressions and coherent information with the intentions and they're necessary to a good or positive ending of the interaction. The actions of the people that "fazem a Feira" ("make the fair": actors that participate of the daily construction of the fair), have their spaces as stage and scenery for the negotiation plots that involve symbolic changes and of merchadises, it allows us to understand the appeal and/or maintenance of the Feira Central of Campina Grande as place of social interaction face to the specificities and social-historical forces that part their small spaces without disarticulating them or disaggregating them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lin, Yen-Cheng, and 林諺樟. "A Study on Fire Prevention Strategy of Feira-taking Hsin-Chu City Central Feira as an example." Thesis, 2012. http://ndltd.ncl.edu.tw/handle/51808383421515164119.

Full text
Abstract:
碩士
國立交通大學
工學院產業安全與防災學程
100
In recent years, fire accidents occur frequently in internal feiras, which always cause serious injuries, wide range burning, and financial straits. Besides, the difficulties of current fire prevention management, fire safety equipment setting, maintenance, and rescue, always result from the lack of feira management, different regulations that fire safety equipment setting need to obey, and messy of feira placement, and unfortunately influent feira fire safety seriously. In this research, we analyze the fire damages and factors by foreign and domestic feira fire cases; on the other hand, we scheme out the initial strategies of fire prevention by SWOT analysis and 200 surveys to fire fighters, markets managers and consumers at three aspects: the management of fire prevention, fire-fighting equipments and rescue by SPSS analysis, to spotlight the difficulties of fire safety the Central Feira faces. By this study, we provide improving solutions and strategies of fire prevention, and expect to help improve fire safety of feiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Feira Central de Ceilândia"

1

Costa, Gabriely Pereira da, Ricardo Felipe Alexandre de Mello, Jasielle Kelem França Benjamin, Patrícia Suelene Silva Costa Gobira, Rubens Menezes Gobira, and Hellen Kempfer Phillippsen. "LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS NO MERCADO DO VER-O-PESO, BELÉM - PA E NA FEIRA CENTRAL DE CAPANEMA - PA." In As Ciências Biológicas e a Interface com vários Saberes, 70–78. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.74220040610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Marcus Vinicius Zamorim da, Alexandre Santos Fernandes Filho, Amanda Pamplona Leal Barros, Matheus do Rosário Marques Craveiro, Patrick Rafael Silva Corrêa, Rayssa Soares da Silva, Salomão Silva da Cruz, and Samuel Salin Gonçalves de Souza. "ANÁLISE TEMPORAL DO IMPACTO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE MARITUBA-PA." In AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES, 109–19. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060708.

Full text
Abstract:
O trabalho realizado tem o objetivo a análise cronológica a partir do ano de 2006 até 2017 do desenvolvimento da construção do aterro de Marituba, no estado do Pará e os impactos ambientais e sociais. O aterro sanitário é um dos meios mais ecológicos e criteriosos na disposição de Resíduos Sólidos Urbanos. O aterro de Marituba é um dos exemplos da mal gestão e construção, falhando no setor social e ambiental sendo punido judicialmente de acordo com o processo judicial instaurado no Inquérito Policial de n°. 40/2017.100116-5, proprietária da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Urbanos - CPTR Marituba, em razão das diversas denúncias, matérias jornalísticas e protestos realizados pela população em torno do aterro acerca do mau cheiro proveniente do lixo além de uma série de irregularidades, as quais evidenciaram o cometimento de diversos crimes ambientais, dentre os quais destaca-se a poluição atmosférica e hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santana, Suely, Silvana Reis Cerqueira, Rejane Maria Rosa Ribeiro, Manoelita Maria dos Santos, and Maria José Serrão Nunes. "AÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: ATIVIDADES E PROPOSTAS DO SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (SISBI-UEFS) E DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)." In Reflexões sobre os aspectos educacionais (Vol. 1), 274–83. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000581.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Suely, Silvana Reis Cerqueira, Rejane Maria Rosa Ribeiro, Manoelita Maria dos Santos, and Maria José Serrão Nunes. "AÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: ATIVIDADES E PROPOSTAS DO SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (SISBI-UEFS) E DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)." In Reflexões sobre os aspectos educacionais (Vol. 1), 274–83. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000581.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Feira Central de Ceilândia"

1

Araújo, Giovanna de Aquino Fonseca. "Requalificação espacial e Elaboração de Inventário imaterial: duas experiências em andamento na centenária Feira Central de Campina Grande-PB." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.475.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Edilane Martins, Janaína Da Conceição Braga Silva, and Karina Silva Da Costa. "PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO COM ALUNOS DE 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SESI TAGUATINGA/DF." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1800.

Full text
Abstract:
Introdução: Um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial, ainda é o lixo e buscas por alternativas para o reaproveitamento desses resíduos, o que vêm crescendo em diversos projetos nas escolas. Sabe-se que óleos de cozinha são gerados em grande quantidade e, quando despejados em lugares impróprios e de forma incorreta causam a contaminação do corpo hídrico além de entupir a rede de esgoto. Sabendo disso, foi proposto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, adotada no currículo do SESI/DF, o Projeto Sabão Ecológico, que foi desenvolvido nas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga/DF, tendo como tema central da SNCT/2019 a Bioeconomia. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de reutilizar o óleo de cozinha como alternativa para amenizar os impactos causados por este, quando descartado de forma incorreta no ambiente. Material e Métodos: O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ciências, Matemática e Projetos em 2 etapas, consistindo na coleta de óleo de cozinha usado e divisão das turmas de 8º anos em 6 grupos menores, ficando cada grupo com um tópico para pesquisa: 1-Levantamento de dados sobre a utilização de óleo proveniente de frituras; 2- Impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado de óleo; 3-História do surgimento do sabão; 4-Química da produção de sabão pelo processo de saponificação; 5- Confecção de folders ou panfletos para conscientização da comunidade escolar sobre a reutilização do óleo; 6- Confecção de receitas de diferentes tipos de sabão. A segunda etapa do trabalho consistiu na apresentação para toda a comunidade escolar durante a Feira de Ciências, por meio de apresentações que se deu por painéis, banners, maquetes, cartazes, slides impressos, além da entrega de sabão líquido e em barra para os convidados. Resultados: Todos os alunos envolvidos ficaram responsáveis pela produção de sabão em barra e sabão líquido, acompanhados pelas professoras orientadoras. Conclusão: Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas possibilita ampliar o conhecimento, tanto da comunidade escolar quanto dos educadores, tendo como ponto principal a integração da teoria e a prática a favor da conscientização e da preservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography